164

5º ANO – Esportes

TEMA 1 – Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro

Tabela: equivalente textual a seguir.

Prepare-se para as aulas

Objetivos

Identificar os elementos comuns da categoria esporte de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro.

Vivenciar e experimentar atividades relacionadas aos esportes de rede – voleibol de quadra e vôlei sentado.

Experimentar o voleibol paralímpico e reconhecer a importância de valorizar ações que visem à inclusão de pessoas com deficiência em todos os segmentos da vida em sociedade.

Habilidades da BNCC

EF35EF05 e EF35EF06

No 3 ano, foram vivenciados os esportes de invasão, bem como observadas as diferenças entre jogo e esporte. No 4 ano, os alunos participaram de esportes de campo e taco. Agora, no 5 ano, serão experimentados os esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro.

Número de aulas

8

Materiais

Rede de voleibol, corda elástica grande (ou tecido elástico ou barbante grosso), bolas grandes de plástico e giz.

Sequência de atividades

Peça aos alunos que observem as imagens dos esportes apresentados e apontem a principal característica que os diferencia dos vistos em anos anteriores. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”.

Sensibilização

Após as atividades anteriores, realize as propostas da seção “Construção de valores”.

Avaliação

Averigue a aprendizagem a partir do reconhecimento de características específicas do assunto abordado.

Para começar

Para introdução do tema, leve para a aula cópias (se possível, ampliadas e coloridas) das fotografias da próxima página (ou impressões de imagens semelhantes obtidas na internet). Reúna os alunos em círculo e mostre-lhes as fotos.

Enquanto as observam, incentive-os a identificar a principal característica que diferencia esses esportes dos vistos em anos anteriores, como boliche, atletismo, futebol, handebol e beisebol . Pergunte a eles: “O que há em comum nos esportes mostrados nessas fotografias?”.

Espera-se que os alunos percebam a utilização de uma rede divisória entre os espaços do jogo (quadra, campo ou mesa).

Caso eles sintam dificuldade em fazer essa identificação, incentive-os a encontrar o objeto que aparece nas cinco imagens (a rede).

165

Imagem: Fotografia. Uma mulher com uniforme amarelo e azul, com o braço esquerdo estendido na direção de uma bola sobre uma rede. Do outro lado da rede, duas mulheres usando uniforme branco com os braços estendidos na direção da bola.  Fim da imagem.

LEGENDA: Voleibol de quadra. Brasil e Camarões na Copa do Mundo Feminina de Vôlei, Osaka, Japão, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma quadra azul, com uma rede no meio, com dois jogadores de cada lado segurando raquetes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tênis de campo. Britânicos e australianos no Aberto da Austrália de Tênis, Melbourne, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois jogadores de costas, segurando raquete pequena, seguida de uma mesa com uma rede no meio. No fundo, do outro lado da mesa, dois jogadores com uniforme rosa, segurando raquetes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tênis de mesa. China e Coreia do Sul na final do World Tour Korea Open, Busan, Coreia do Sul, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de costas, seguido de uma rede. Atrás, um homem com uniforme azul segurando uma raquete, sob uma peteca de plástico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Badminton. Atletas japoneses no All Japan Championships, Tóquio, Japão, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas meninas de costas com uniforme branco com a mão esticada na direção de uma peteca. Seguindo, há uma rede, no fundo duas meninas com uniforme azul em uma quadra verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Peteca. Goiás e São Paulo, no Campeonato de Peteca, em Goiânia (GO), 2009. FIM DA LEGENDA.

166

Análise e Compreensão

Para conhecer o voleibol

O voleibol de quadra foi criado em 1895 pelo professor de Educação Física William George Morgan, da Associação Cristã de Moços de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Apesar da prática constante do recém-criado basquetebol, um grupo de alunos pediu ao professor Morgan que inventasse um jogo no qual não houvesse tanto contato físico entre os participantes. Morgan pegou uma rede de tênis e fixou-a a uma distância maior do solo, dividindo o espaço de jogo em dois lados. Ele usou como bola a câmara de uma bola de basquetebol e apresentou aos alunos algumas regras para o desenvolvimento da atividade, então chamada de mintonette. Para iniciar a disputa do ponto, o jogador de uma das equipes deveria se posicionar no final do seu espaço de jogo e fazer o saque, ou seja, golpear a bola com uma das mãos de modo que ela passasse por cima da rede e alcançasse o campo do adversário. Se a bola tocasse no solo, a equipe que sacou marcaria um ponto. Para evitar a marcação de pontos, os jogadores do outro time deveriam usar as mãos para rebater a bola para o outro campo, também com o intuito de fazê-la tocar no solo. Se isso acontecesse, o saque passaria a ser da equipe que colocou a bola no chão do adversário, não constituindo ponto, mas “vantagem”.

Pouco tempo depois, a modalidade foi oficialmente denominada volleyball. Inicialmente eram comuns apenas os movimentos do saque por baixo, do toque e do bloqueio, porém, com a evolução da modalidade, surgiram outros movimentos, como a cortada, a manchete, os rolamentos e os mergulhos.

No Brasil, o voleibol de quadra começou a despertar maior interesse da população na década de 1980 devido à transmissão em canal de televisão de partidas da seleção brasileira e de equipes em competições nacionais.

O bom desempenho das seleções masculinas e femininas nos eventos esportivos no final do século XX e início do XXI mantiveram a popularização do voleibol em nosso país, destacando-se os três ouros olímpicos da seleção masculina (1992, 2004 e 2016) e os dois ouros olímpicos da seleção feminina (2008 e 2012), além dos títulos em campeonatos mundiais e ligas mundiais, pelos homens, e nos grand prix, pelas mulheres. Em 2018, ligas mundiais e grand prix foram substituídos pela Liga das Nações do Voleibol, tanto para jogos masculinos como femininos.

Atualmente, a modalidade continua atraindo muitos adeptos, tanto apreciadores quanto praticantes, caracterizando-se como um importante esporte a ser tratado no ambiente escolar.

Experimentação e Fruição

Voleibol com bola grande de plástico

Objetivos: Compreender o desenvolvimento do jogo de voleibol. Vivenciar o jogo de forma adaptada.

Materiais: rede de voleibol, corda elástica grande (ou tecido elástico ou barbante grosso), bolas grandes de plástico e giz

Procedimentos

Adote os seguintes procedimentos para a realização desta atividade.

167

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Estenda uma corda comprida (ou tecido elástico ou barbante grosso) entre duas traves de futsal em uma quadra poliesportiva (ou em outro local semelhante) para simular redes de voleibol. Faça as demarcações de miniquadras com o giz (em sentido transversal ao do campo de jogo) e peça aos alunos que se organizem em grupos de três ou quatro integrantes. Distribua uma bola grande de plástico às equipes posicionadas em cada miniquadra (por ser um material leve, a velocidade de deslocamento dela é mais compatível com a faixa etária).

Estabeleça algumas regras básicas: a bola deve ser rebatida para o outro lado da rede e, se tocar na quadra oposta, a equipe que a lançou ganha um ponto; se, no entanto, ela cair fora do campo de jogo do adversário ou na própria quadra de quem a tentou lançar, o ponto vai para o outro time. Explique também aos alunos que não é permitido a um jogador tocar na bola duas vezes seguidas, bem como que as equipes não podem dar mais de três toques nela ao tentar rebatê-la para o outro lado.

Realize um rodízio para que os alunos vivenciem o jogo entre diferentes grupos.

Em um segundo momento, utilize a demarcação do campo de vôlei da quadra poliesportiva (ou espaço semelhante) para a realização da atividade, a qual também deve ser feita com as bolas grandes de plástico. Use corda ou rede de voleibol para separar os espaços de jogo. Depois, organize a turma em três grupos e faça um revezamento entre eles de modo que, enquanto dois grupos jogam, o terceiro aguarda sua vez observando a partida. Para facilitar o saque, oriente os alunos a realizá-lo do centro de cada lado da quadra (ou próximo da rede, se a dificuldade persistir).

Observação: Durante a execução dessa última atividade, não é necessário que ocorra o rodízio formal do voleibol, pois os grupos são compostos de mais de seis integrantes. Promova somente um revezamento no posicionamento dos alunos, de forma que eles experimentem jogar próximos e distantes da rede.

Discussão

Forme um círculo para conversar sobre as vivências da turma com o voleibol: “Quais foram as principais dificuldades encontradas nessas atividades?”, “Onde foi mais prazeroso jogar, nas miniquadras ou na quadra grande? Por quê?” (Destaque que, nas miniquadras, há maior facilidade para o desenvolvimento do jogo, possibilitando um maior número de contatos dos alunos com a bola.), “Qual é o principal movimento executado durante as atividades?” (Rebatida.), “Como é possível marcar pontos?” (Quando a bola toca na quadra adversária ou é rebatida para fora do campo de jogo, entre outras possibilidades.).

Peça aos alunos que relatem as diferenças nos deslocamentos feitos pelos jogadores no voleibol de quadra – um esporte de rede – e os realizados por atletas do futebol de campo, basquetebol e handebol – esportes de invasão. Espera-se que eles percebam que no voleibol de quadra, e em outros esportes de rede, cada equipe joga em seu campo, não havendo ocupação do campo adversário, o que ocorre nos esportes de invasão.

Procure levantar com a turma informações sobre como se pode pontuar nos esportes de rede e de invasão. (Nos esportes de rede não há um alvo específico e a marcação de pontos decorre das ações da equipe ou mesmo de erros do adversário; nos esportes de invasão há um alvo específico a ser alcançado para que haja pontuação, como o gol, no futebol, e a cesta, no basquetebol.)

Observação: Explique aos alunos que os esportes de parede de rebote/muro, como o squash, também são da categoria esportes de rede.

168

Construção de valores

Voleibol paralímpico

PROFESSOR Imagem: Ícone: ATENÇÃO PARA A SEGURANÇA. Fim da imagem.

Objetivo: Experimentar o voleibol paralímpico direcionado para pessoas com deficiência.

Materiais: corda elástica grande (ou tecido elástico), bolas grandes de plástico e giz

Procedimentos

Organize os alunos em grupos de seis e peça-lhes que sentem no chão, formando um círculo. Oriente-os a fazer rebatidas com a bola entre os componentes do grupo, não podendo se levantar para executar os movimentos.

Em outro momento, demarque miniquadras divididas por uma corda elástica, que representa a rede de voleibol. Disponha cada grupo de seis alunos em seus respectivos lados da quadra para iniciar o jogo de voleibol paralímpico.

Explique que as regras são as mesmas do voleibol de quadra.

Acompanhe as partidas e, ao término delas, converse com eles sobre essa atividade: “Como foi a experiência de jogar sentado?”, “Vocês também se divertiram?”. Ressalte a importância de valorizar ações que visem à inclusão de pessoas com deficiência em todos os segmentos da vida em sociedade.

Boxe complementar:

Para saber mais

  1. Confederação Brasileira de Voleibol. Vôlei Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/dLf. Acesso em: 2 mar. 2021.
  1. Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em: http://fdnc.io/dM2. Acesso em: 2 mar. 2021.

Fim do complemento.

Avaliação e Registro

Solicite aos alunos o preenchimento de uma tabela, como a do modelo abaixo, que compara as características da categoria de esporte de rede/quadra dividida com a de invasão ou territorial. Escreva-a na lousa ou providencie cópias dela para a turma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

CARACTERÍSTICAS DAS CATEGORIAS DE ESPORTES DE REDE/QUADRA DIVIDIDA E DE INVASÃO OU TERRITORIAL

Categoria de esporte

Características

Rede/quadra dividida

Invasão ou territorial

Individual e/ou coletivo

Objetivos

Ocupação dos espaços do campo/quadra

Exemplos de movimentos

Possibilidades para pontuar

Fonte: GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas, Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 71, abr. 2004. Disponível em: http://fdnc.io/dM3. Acesso em: 6 abr. 2021.

169

TEMA 2 – Classificação dos esportes

Tabela: equivalente textual a seguir.

Prepare-se para as aulas

Objetivos

Compreender o modelo de classificação dos esportes.

Efetuar a classificação de diferentes modalidades esportivas.

Habilidades da BNCC

EF35EF05 e EF35EF06

Número de aulas

6

Materiais

Figuras de modalidades esportivas e papel sulfite.

Sequência de atividades

Peça aos alunos que relembrem os esportes vivenciados nos anos anteriores. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”.

Avaliação

Verifique a aprendizagem dos alunos por meio de pesquisa e peça que estabeleçam relações acerca do tema tratado.

Para começar

Nosso propósito, neste momento, é realizar uma síntese das categorias esportivas contempladas durante os anos iniciais, bem como fundamentar o conceito de esporte e apresentar uma possibilidade de classificação das suas manifestações.

Essa classificação inclui a categoria de esporte de combate ou luta e a de esporte técnico-combinatório ou estético, as quais não foram contempladas de forma específica pelo fato de a abordagem delas ocorrer a partir do terceiro ciclo da Base Nacional Comum Curricular. Portanto, esse momento é oportuno para explicar aos alunos a existência dessas duas categorias no modelo de classificação dos esportes adotado nesta coleção. Na categoria dos esportes de combate ou luta, podem ser citados como exemplos o judô, o boxe e a esgrima. Na categoria de esportes técnico-combinatórios ou estéticos, os exemplos são a ginástica artística, a ginástica rítmica e o nado artístico.

Inicie o tema com uma retomada de todos os esportes que foram vivenciados nos anos anteriores. Peça aos alunos que relembrem as modalidades vivenciadas, escrevendo-as na lousa. Caso eles não tenham tido contato com os conteúdos do primeiro volume desta coleção (1º e 2ᵒ anos), é importante resgatar todos os esportes trabalhados naqueles dois anos, bem como identificar as categorias nas quais cada um deles se enquadra.

É provável que nessa conversa os alunos citem alguns conteúdos que não se enquadram como esporte. Essa ocorrência cria uma situação interessante para resgatar o conceito de esporte e recordar a diferença entre jogo e esporte. Ressalte que, para que uma prática corporal seja entendida como esporte, ela deve pertencer a uma associação, federação ou confederação, as quais estabelecem normatizações e regulamentos referentes a determinada modalidade esportiva. Essas instituições são responsáveis pela padronização das regras e pela organização de competições oficiais.

Caso não surja tal situação, procure provocá-la. Pergunte aos alunos se algumas manifestações da cultura corporal de movimento são ou não esportes, tais como basquetebol, judô, queimada, capoeira, danças, atletismo, ginástica localizada etc.

170

Análise e Compreensão

Modelo de classificação dos esportes

Vários pesquisadores buscam uma classificação para os esportes que facilite o entendimento e o ensino. Nos dois livros da coleção, bem como no documento da Base Nacional Comum Curricular, foi adotada a classificação elaborada pelo professor Fernando Jaime González (2004) 1 .

O primeiro critério que González propõe para a classificação diz respeito à interação do jogador com os companheiros. São considerados esportes coletivos as práticas corporais que estabelecem uma relação colaborativa entre os companheiros de equipe. Os esportes individuais são aqueles em que não há essa colaboração.

O segundo critério leva em conta a relação estabelecida com o adversário, ou seja, identifica esportes em que há relação ou oposição direta com o adversário e esportes em que essa situação não ocorre. No primeiro caso, temos como exemplos o judô, o beisebol , o voleibol e o basquetebol, que exigem constantes adaptações dos jogadores em relação às ações de seus adversários. Essa particularidade diferencia esses esportes daqueles em que não há essa interação ou oposição direta, como o atletismo, a ginástica artística e o remo.

Outros critérios de classificação apresentados por González mantêm relação direta com o critério de interação com o adversário, já que propõem uma divisão específica, tanto para os esportes em que há interação ou oposição direta com os adversários quanto para aqueles em que não há essa interação ou oposição.

Esse autor propõe que, para os esportes em que os adversários não interagem (sem oposição direta), o critério para avaliar o vencedor seja a comparação dos desempenhos dos participantes. São três as categorias: esportes de marca, como atletismo e natação; esportes técnico-combinatórios, como ginástica artística e skate ; e esportes de precisão, como arco e flecha e golfe.

No caso dos esportes em que os adversários interagem (com oposição direta), o critério de classificação deve ser o objetivo tático da ação. São quatro as categorias: esportes de combate ou luta, como judô e esgrima; esportes de campo e taco, como beisebol e críquete; esportes de rede/quadra dividida ou muro/parede de rebote, como voleibol e squash ; e esportes de invasão ou territoriais, como futebol de campo e basquetebol.

É importante observar que existe uma diferença fundamental entre os grupos de esportes com e sem interação entre os adversários: a tomada de decisão. Os esportes sem interação não exigem tomadas de decisão durante sua realização, pois não há interferência do adversário. Basta que o atleta execute sua técnica de movimento da melhor forma possível. Nos esportes com interação, é necessário que os atletas tomem sucessivas decisões de acordo com as ações promovidas pelos adversários. Desse modo, além da execução técnica, o atleta precisa demonstrar uma boa leitura de jogo (prever ou saber antecipar a ação do adversário) combinada com decisões inteligentes para resolver os problemas que cada situação de jogo lhe impõe (fazer uma escolha bem-sucedida entre passar a bola, driblar ou chutar ao gol em um lance de um jogo de futebol, por exemplo).

Nota de rodapé: 1. GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas: Educación Física y Deportes , Buenos Aires, ano 10, n. 71, abril 2004. Disponível em: http://fdnc.io/dM3. Acesso em: 2 mar. 2021. Fim da nota.

171

O modelo de classificação abaixo propicia ao aluno uma visão da complexidade inerente ao conteúdo “esportes”.

MAPA DOS ESPORTES

Imagem: Esquema. MAPA DOS ESPORTES. 1. ESPORTES, podem ser classificados de acordo com a RELAÇÃO DE OPOSIÇÃO SEM INTERAÇÃO ENTRE ADVERSÁRIOS, e podem ser classificados de acordo com o tipo de DESEMPENHO COMPARADO em: 1.1. MARCA, que podem ser: individual ou coletiva. 1.2. TÉCNICO-COMBINATÓRIO, que podem ser: Individual ou coletivo. 1.3. PRECISÃO, que podem ser: individual ou coletivo. 2. ESPORTES, podem ser classificados de acordo com a RELAÇÃO DE OPOSIÇÃO COM INTERAÇÃO ENTRE ADVERSÁRIOS, podem ser classificados de acordo com os PRINCÍPIOS TÁTICOS DO JOGO em 2.1. COMBATE, que são individuais. 2.2 CAMPO E TACO, que são coletivos. 2.3. REDE DIVISÓRIA OU PAREDE DE REBOTE, que pode ser individual ou coletivo. 2.4. INVASÃO, que são coletivos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mapa dos esportes (GONZÁLEZ; FRAGA, 2009 2 ). FIM DA LEGENDA.

Experimentação e Fruição

Classificação dos esportes

Objetivo: Classificar as modalidades olímpicas de acordo com os critérios do modelo de classificação.

Materiais: imagens de modalidades esportivas, papel sulfite

Procedimentos

Reúna-se com os alunos para relacionar os esportes identificados em “Para começar” (e suas respectivas categorias) com o modelo de classificação apresentado em “Análise e Compreensão”.

Em outro momento, organize os alunos em grupos e distribua cópias dos pictogramas das modalidades esportivas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados de 2020 para 2021 por conta da pandemia de Covid-19 (veja figura na próxima página). Copie na lousa a tabela de classificação dos esportes (página 173), a qual deve ser reproduzida e preenchida por eles em uma folha de papel sulfite.

Nota de rodapé: 2. GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Educação Física: ensino fundamental: livro do professor. In: Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Lições do Rio Grande: livro do professor. Porto Alegre: SE/DP, 2009. v. 2, p. 115-129. Fim da nota.

172

PICTOGRAMAS DOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO

Imagem: Atletismo: silhueta de uma pessoa correndo. 
Remo: silhueta de duas pessoas em um barco segurando remos. 
Taekwondo: silhueta de uma pessoa com a perna direita estendida para cima.  
Trampolim acrobático: silhueta de uma pessoa saltando sobre um trampolim.  
Maratona aquática: silhueta de uma pessoa nadando na água.  
Beisebol/Softbol: silhueta de uma pessoa com perna e os braços estendidos.  
Caratê Kumite: silhueta de duas pessoas de quimono, um está com a perna estendida na direção do rosto do outro.  
Ginástica rítmica: silhueta de uma pessoa saltando segurando uma fita no ar.  
Ciclismo mountain bike: silhueta de uma pessoa em cima de uma bicicleta em declive.  
Hipismo saltos: slhueta de uma pessoa sobre um cavalo saltando.  
Badminton: silhueta de uma pessoa segurando uma raquete na direção de uma peteca. 
Rúgbi: silhueta de uma pessoa segurando uma bola oval.  
Tênis: silhueta de uma pessoa segurando uma raquete e uma bola no ar; 
Triatlo: silhueta de uma pessoa de bicicleta, outra correndo e atrás, uma nadando.  
Nado artístico: silhueta de duas pessoas com os braços estendidos dentro da água.  
Boxe: silhueta de uma pessoa com o braço direito estendido com o punho fechado.  
Ciclismo BMX corrida: silhueta de uma pessoa sobre uma bicicleta com rodas pequenas. 
Golfe: silhueta de uma pessoa segurando um bastão de golfe. 
Escalada esportiva: silhueta de uma pessoa subindo sobre uma parede sinuosa.  
Hóquei sobre grama: silhueta de uma pessoa correndo com um bastão atrás de uma bola.  
Basquete 3x3: silhueta de uma pessoa segurando uma bola na direção de uma cesta, ao lado texto 3X3. 
Salto ornamental: silhueta de uma pessoa com o corpo inclinado no ar, abaixo, água. 
Tênis de mesa: silhueta de uma pessoa segurando uma raquete na direção de uma bola, abaixo, uma linha. 
Vela: silhueta de um barco a vela.  
Natação: silhueta de uma pessoa na água. 
Canoagem slalom: silhueta de uma pessoa em uma canoa segurando um remo. 
Ciclismo BMX freestyle: silhueta de uma pessoa em uma bicicleta de cabeça para baixo. Abaixo, uma pista.  
Handebol: silhueta de uma pessoa saltando com uma bola na mão.  
Esgrima: silhueta de uma pessoa segurando uma espada.  
Judô: silhueta de duas pessoas de quimono, à esquerda, a pessoa está caindo de ponta-cabeça, ao lado, uma pessoa segura com as mãos no quimono do adversário.  
Basquetebol: silhueta de uma pessoa segurando uma bola na direção de uma cesta. 
Skate: silhueta de uma pessoa em cima de um skate em uma pista.  
Tiro com arco: silhueta de uma pessoa segurando um arco e flecha.  
Vôlei de praia: silhueta de uma pessoa com as mãos juntas caindo no chão em direção de uma bola. Abaixo duas linhas pontilhadas.  
Pentatlo moderno: silhueta de uma pessoa em cavalo, uma pessoa correndo, uma pessoa na água, uma pessoa segurando uma espada e outra pessoa segurando uma arma.  
Canoagem velocidade: silhueta de uma pessoa com um braço segurando um remo sobre a água.  
Ciclismo de estrada: silhueta de uma pessoa sobre uma bicicleta.  
Hipismo adestramento: silhueta de uma pessoa montada em um cavalo.  
Futebol: silhueta de uma pessoa chutando uma bola. 
Levantamento de peso: silhueta de uma pessoa de perfil segurando um peso.  
Beisebol/Softbol Beisebol: silhueta de uma pessoa de boné segurando um bastão com as mãos. 
Surfe: silhueta de uma pessoa em cima de uma prancha de surf sobre a água. 
Tiro esportivo: silhueta de uma pessoa segurando uma arma.  
Voleibol: silhueta de uma pessoa saltando com a mão estendida na direção de uma bola no ar.  
Polo aquático: silhueta de uma pessoa segurando uma bola com as mãos.  
Caratê Kata: silhueta de uma pessoa de quimono, com os joelhos e braços flexionados.  
Ciclismo de pista: silhueta de uma pessoa sobre uma bicicleta, com uma roda escura.  
Hipismo CCE: silhueta de uma pessoa montada em um cavalo, com o cavalo com a cabeça baixa.  
Ginástica artística: silhueta de uma pessoa com as mãos no chão e as pernas estendidas para cima.  
Luta estilo livro: silhueta de tudas pessoas lutando. Fim da imagem.

173

Tabela: equivalente textual a seguir.

CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES

Relação com o adversário

Esporte sem interação ou oposição direta

Esporte com interação ou oposição direta

Categorias de esporte

Esportes de marca

Esportes técnico- -combinatórios ou estéticos

Esportes de precisão

Esportes de luta ou combate

Esportes de campo e taco

Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro

Esportes de invasão ou territorial

Coletivos

Atletismo (revezamentos)

Canoagem velocidade (por equipe)

Ciclismo de pista (por equipe)

Natação (revezamentos)

Remo (por equipe)

Vela (dupla)

Ginástica rítmica (por equipe)

Nado artístico

Salto ornamental (dupla)

Trampolim acrobático (dupla)

Beisebol

Softbol

Badminton (dupla)

Tênis (dupla)

Tênis de mesa (dupla)

Voleibol

Vôlei de praia

Basquete 3 × 3

Basquetebol

Futebol

Handebol

Hóquei sobre grama

Polo aquático

Rúgbi

Individuais

Atletismo

Canoagem slalom

Canoagem velocidade

Ciclismo BMX corrida

Ciclismo de pista

Ciclismo de estrada

Ciclismo mountain bike

Hipismo saltos

Levantamento de peso

Maratona aquática

Natação

Remo

Triatlo

Vela

Escalada esportiva

Ginástica artística

Ginástica rítmica

Ciclismo BMX freestyle

Hipismo adestramento

Salto ornamental

Trampolim acrobático

Caratê Kata

Skate

Surfe

Tiro esportivo

Tiro com arco

Golfe

Boxe

Esgrima

Judô

Luta estilo livre

Taekwondo

Caratê Kumite

Badminton

Tênis

Tênis de mesa

Fonte: GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas, Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 71, abr. 2004.

174

Observação: É importante destacar que o pentatlo moderno não pode ser classificado em uma única categoria, pois combina esportes de diferentes categorias: esporte de precisão (tiro), esporte de marca (natação, corrida e hipismo/saltos) e esporte de combate (esgrima). O mesmo ocorre com o hipismo concurso completo de equitação (CCE), que envolve esporte técnico-combinatório (adestramento) e esporte de marca (saltos e cross-country).

Discussão

Depois de preenchida a tabela de classificação dos esportes, organize os alunos em círculo e incentive o debate sobre as modalidades esportivas presentes nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 por meio de perguntas: “Qual categoria teve o maior número de esportes?” (Esportes de marca.), “Em quais categorias houve disputas de esportes individuais?” (Esportes de marca, técnico-combinatórios, de precisão, de combate e de rede.), “Em quais categorias houve disputas de esportes coletivos?” (Esportes de marca, técnico-combinatórios, campo e taco, de rede e invasão.), “Em quais categorias ocorreram competições tanto individuais quanto coletivas?” (Esportes de marca, técnico-combinatórios e de rede.), “Vocês sabiam que havia essa grande quantidade de esportes nos Jogos Olímpicos?”, “Como essa tabela pode nos ajudar a melhorar nossa compreensão sobre a variedade de esportes?” (É importante destacar que a tabela nos revela a grande diversidade que há no mundo do esporte).

Aproveite para propor uma reflexão sobre a reduzida divulgação de modalidades esportivas na mídia. Pergunte aos alunos quais seriam os motivos de os canais de televisão abertos fazerem apenas a cobertura de jogos de futebol e, esporadicamente, de outras modalidades, como o voleibol e o basquetebol. Questione-os sobre a relação possível de ser estabelecida entre os critérios para selecionar os produtos transmitidos na televisão aberta envolvendo eventos esportivos e o interesse da população. É uma forma, por exemplo, de reforçar o consumo do futebol masculino em detrimento do feminino e de demais modalidades esportivas.

Boxe complementar:

Para saber mais

  1. GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 10, n. 71, abril 2004. Disponível em: http://fdnc.io/dM3. Acesso em: 2 mar. 2021.

    O artigo explica os critérios adotados para alicerçar o modelo de classificação do esporte que tem como referência a lógica interna presente nas variadas modalidades esportivas.

  1. Lições do Rio Grande. Secretaria da Educação do Governo do Rio Grande do Sul. Referencial Curricular do Estado do Rio Grande do Sul – Educação Física (caderno do aluno). Disponível em: http://fdnc.io/dM4. Acesso em: 2 mar. 2021.

    Material destinado aos estudantes com sugestões de atividades didático-pedagógicas.

Fim do complemento.

Avaliação e Registro

Solicite aos alunos que pesquisem em casa, com a participação dos familiares, quais são as modalidades esportivas presentes nos Jogos Olímpicos de Inverno e como ocorre o desenvolvimento de cada uma delas. Em seguida, oriente-os a classificar cada modalidade na categoria de esporte de acordo com o modelo de classificação trabalhado nas aulas.