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5º ANO – Esportes
TEMA 1 – Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro
Tabela: equivalente textual a seguir.
Prepare-se para as aulas |
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Objetivos |
Identificar os elementos comuns da categoria esporte de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro. Vivenciar e experimentar atividades relacionadas aos esportes de rede – voleibol de quadra e vôlei sentado. Experimentar o voleibol paralímpico e reconhecer a importância de valorizar ações que visem à inclusão de pessoas com deficiência em todos os segmentos da vida em sociedade. |
Habilidades da BNCC |
EF35EF05 e EF35EF06 No 3 ᵒ ano, foram vivenciados os esportes de invasão, bem como observadas as diferenças entre jogo e esporte. No 4 ᵒ ano, os alunos participaram de esportes de campo e taco. Agora, no 5 ᵒ ano, serão experimentados os esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro. |
Número de aulas |
8 |
Materiais |
Rede de voleibol, corda elástica grande (ou tecido elástico ou barbante grosso), bolas grandes de plástico e giz. |
Sequência de atividades |
Peça aos alunos que observem as imagens dos esportes apresentados e apontem a principal característica que os diferencia dos vistos em anos anteriores. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”. |
Sensibilização |
Após as atividades anteriores, realize as propostas da seção “Construção de valores”. |
Avaliação |
Averigue a aprendizagem a partir do reconhecimento de características específicas do assunto abordado. |
Para começar
Para introdução do tema, leve para a aula cópias (se possível, ampliadas e coloridas) das fotografias da próxima página (ou impressões de imagens semelhantes obtidas na internet). Reúna os alunos em círculo e mostre-lhes as fotos.
Enquanto as observam, incentive-os a identificar a principal característica que diferencia esses esportes dos vistos em anos anteriores, como boliche, atletismo, futebol, handebol e beisebol . Pergunte a eles: “O que há em comum nos esportes mostrados nessas fotografias?”.
Espera-se que os alunos percebam a utilização de uma rede divisória entre os espaços do jogo (quadra, campo ou mesa).
Caso eles sintam dificuldade em fazer essa identificação, incentive-os a encontrar o objeto que aparece nas cinco imagens (a rede).
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LEGENDA: Voleibol de quadra. Brasil e Camarões na Copa do Mundo Feminina de Vôlei, Osaka, Japão, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tênis de campo. Britânicos e australianos no Aberto da Austrália de Tênis, Melbourne, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tênis de mesa. China e Coreia do Sul na final do World Tour Korea Open, Busan, Coreia do Sul, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Badminton. Atletas japoneses no All Japan Championships, Tóquio, Japão, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Peteca. Goiás e São Paulo, no Campeonato de Peteca, em Goiânia (GO), 2009. FIM DA LEGENDA.
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Análise e Compreensão
Para conhecer o voleibol
O voleibol de quadra foi criado em 1895 pelo professor de Educação Física William George Morgan, da Associação Cristã de Moços de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Apesar da prática constante do recém-criado basquetebol, um grupo de alunos pediu ao professor Morgan que inventasse um jogo no qual não houvesse tanto contato físico entre os participantes. Morgan pegou uma rede de tênis e fixou-a a uma distância maior do solo, dividindo o espaço de jogo em dois lados. Ele usou como bola a câmara de uma bola de basquetebol e apresentou aos alunos algumas regras para o desenvolvimento da atividade, então chamada de mintonette. Para iniciar a disputa do ponto, o jogador de uma das equipes deveria se posicionar no final do seu espaço de jogo e fazer o saque, ou seja, golpear a bola com uma das mãos de modo que ela passasse por cima da rede e alcançasse o campo do adversário. Se a bola tocasse no solo, a equipe que sacou marcaria um ponto. Para evitar a marcação de pontos, os jogadores do outro time deveriam usar as mãos para rebater a bola para o outro campo, também com o intuito de fazê-la tocar no solo. Se isso acontecesse, o saque passaria a ser da equipe que colocou a bola no chão do adversário, não constituindo ponto, mas “vantagem”.
Pouco tempo depois, a modalidade foi oficialmente denominada volleyball. Inicialmente eram comuns apenas os movimentos do saque por baixo, do toque e do bloqueio, porém, com a evolução da modalidade, surgiram outros movimentos, como a cortada, a manchete, os rolamentos e os mergulhos.
No Brasil, o voleibol de quadra começou a despertar maior interesse da população na década de 1980 devido à transmissão em canal de televisão de partidas da seleção brasileira e de equipes em competições nacionais.
O bom desempenho das seleções masculinas e femininas nos eventos esportivos no final do século XX e início do XXI mantiveram a popularização do voleibol em nosso país, destacando-se os três ouros olímpicos da seleção masculina (1992, 2004 e 2016) e os dois ouros olímpicos da seleção feminina (2008 e 2012), além dos títulos em campeonatos mundiais e ligas mundiais, pelos homens, e nos grand prix, pelas mulheres. Em 2018, ligas mundiais e grand prix foram substituídos pela Liga das Nações do Voleibol, tanto para jogos masculinos como femininos.
Atualmente, a modalidade continua atraindo muitos adeptos, tanto apreciadores quanto praticantes, caracterizando-se como um importante esporte a ser tratado no ambiente escolar.
Experimentação e Fruição
Voleibol com bola grande de plástico
Objetivos: Compreender o desenvolvimento do jogo de voleibol. Vivenciar o jogo de forma adaptada.
Materiais: rede de voleibol, corda elástica grande (ou tecido elástico ou barbante grosso), bolas grandes de plástico e giz
Procedimentos
Adote os seguintes procedimentos para a realização desta atividade.
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PROFESSOR
Estenda uma corda comprida (ou tecido elástico ou barbante grosso) entre duas traves de futsal em uma quadra poliesportiva (ou em outro local semelhante) para simular redes de voleibol. Faça as demarcações de miniquadras com o giz (em sentido transversal ao do campo de jogo) e peça aos alunos que se organizem em grupos de três ou quatro integrantes. Distribua uma bola grande de plástico às equipes posicionadas em cada miniquadra (por ser um material leve, a velocidade de deslocamento dela é mais compatível com a faixa etária).
Estabeleça algumas regras básicas: a bola deve ser rebatida para o outro lado da rede e, se tocar na quadra oposta, a equipe que a lançou ganha um ponto; se, no entanto, ela cair fora do campo de jogo do adversário ou na própria quadra de quem a tentou lançar, o ponto vai para o outro time. Explique também aos alunos que não é permitido a um jogador tocar na bola duas vezes seguidas, bem como que as equipes não podem dar mais de três toques nela ao tentar rebatê-la para o outro lado.
Realize um rodízio para que os alunos vivenciem o jogo entre diferentes grupos.
Em um segundo momento, utilize a demarcação do campo de vôlei da quadra poliesportiva (ou espaço semelhante) para a realização da atividade, a qual também deve ser feita com as bolas grandes de plástico. Use corda ou rede de voleibol para separar os espaços de jogo. Depois, organize a turma em três grupos e faça um revezamento entre eles de modo que, enquanto dois grupos jogam, o terceiro aguarda sua vez observando a partida. Para facilitar o saque, oriente os alunos a realizá-lo do centro de cada lado da quadra (ou próximo da rede, se a dificuldade persistir).
Observação: Durante a execução dessa última atividade, não é necessário que ocorra o rodízio formal do voleibol, pois os grupos são compostos de mais de seis integrantes. Promova somente um revezamento no posicionamento dos alunos, de forma que eles experimentem jogar próximos e distantes da rede.
Discussão
Forme um círculo para conversar sobre as vivências da turma com o voleibol: “Quais foram as principais dificuldades encontradas nessas atividades?”, “Onde foi mais prazeroso jogar, nas miniquadras ou na quadra grande? Por quê?” (Destaque que, nas miniquadras, há maior facilidade para o desenvolvimento do jogo, possibilitando um maior número de contatos dos alunos com a bola.), “Qual é o principal movimento executado durante as atividades?” (Rebatida.), “Como é possível marcar pontos?” (Quando a bola toca na quadra adversária ou é rebatida para fora do campo de jogo, entre outras possibilidades.).
Peça aos alunos que relatem as diferenças nos deslocamentos feitos pelos jogadores no voleibol de quadra – um esporte de rede – e os realizados por atletas do futebol de campo, basquetebol e handebol – esportes de invasão. Espera-se que eles percebam que no voleibol de quadra, e em outros esportes de rede, cada equipe joga em seu campo, não havendo ocupação do campo adversário, o que ocorre nos esportes de invasão.
Procure levantar com a turma informações sobre como se pode pontuar nos esportes de rede e de invasão. (Nos esportes de rede não há um alvo específico e a marcação de pontos decorre das ações da equipe ou mesmo de erros do adversário; nos esportes de invasão há um alvo específico a ser alcançado para que haja pontuação, como o gol, no futebol, e a cesta, no basquetebol.)
Observação: Explique aos alunos que os esportes de parede de rebote/muro, como o squash, também são da categoria esportes de rede.
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Construção de valores
Voleibol paralímpico
PROFESSOR
Objetivo: Experimentar o voleibol paralímpico direcionado para pessoas com deficiência.
Materiais: corda elástica grande (ou tecido elástico), bolas grandes de plástico e giz
Procedimentos
Organize os alunos em grupos de seis e peça-lhes que sentem no chão, formando um círculo. Oriente-os a fazer rebatidas com a bola entre os componentes do grupo, não podendo se levantar para executar os movimentos.
Em outro momento, demarque miniquadras divididas por uma corda elástica, que representa a rede de voleibol. Disponha cada grupo de seis alunos em seus respectivos lados da quadra para iniciar o jogo de voleibol paralímpico.
Explique que as regras são as mesmas do voleibol de quadra.
Acompanhe as partidas e, ao término delas, converse com eles sobre essa atividade: “Como foi a experiência de jogar sentado?”, “Vocês também se divertiram?”. Ressalte a importância de valorizar ações que visem à inclusão de pessoas com deficiência em todos os segmentos da vida em sociedade.
Boxe complementar:
Para saber mais
- Confederação Brasileira de Voleibol. Vôlei Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/dLf. Acesso em: 2 mar. 2021.
- Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em: http://fdnc.io/dM2. Acesso em: 2 mar. 2021.
Fim do complemento.
Avaliação e Registro
Solicite aos alunos o preenchimento de uma tabela, como a do modelo abaixo, que compara as características da categoria de esporte de rede/quadra dividida com a de invasão ou territorial. Escreva-a na lousa ou providencie cópias dela para a turma.
Tabela: equivalente textual a seguir.
CARACTERÍSTICAS DAS CATEGORIAS DE ESPORTES DE REDE/QUADRA DIVIDIDA E DE INVASÃO OU TERRITORIAL |
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Categoria de esporte |
Características |
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Rede/quadra dividida |
Invasão ou territorial |
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Individual e/ou coletivo |
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Objetivos |
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Ocupação dos espaços do campo/quadra |
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Exemplos de movimentos |
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Possibilidades para pontuar |
Fonte: GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas, Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 71, abr. 2004. Disponível em: http://fdnc.io/dM3. Acesso em: 6 abr. 2021.
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TEMA 2 – Classificação dos esportes
Tabela: equivalente textual a seguir.
Prepare-se para as aulas |
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Objetivos |
Compreender o modelo de classificação dos esportes. Efetuar a classificação de diferentes modalidades esportivas. |
Habilidades da BNCC |
EF35EF05 e EF35EF06 |
Número de aulas |
6 |
Materiais |
Figuras de modalidades esportivas e papel sulfite. |
Sequência de atividades |
Peça aos alunos que relembrem os esportes vivenciados nos anos anteriores. A seguir, nas próximas aulas, realize as atividades propostas na seção “Experimentação e Fruição”. |
Avaliação |
Verifique a aprendizagem dos alunos por meio de pesquisa e peça que estabeleçam relações acerca do tema tratado. |
Para começar
Nosso propósito, neste momento, é realizar uma síntese das categorias esportivas contempladas durante os anos iniciais, bem como fundamentar o conceito de esporte e apresentar uma possibilidade de classificação das suas manifestações.
Essa classificação inclui a categoria de esporte de combate ou luta e a de esporte técnico-combinatório ou estético, as quais não foram contempladas de forma específica pelo fato de a abordagem delas ocorrer a partir do terceiro ciclo da Base Nacional Comum Curricular. Portanto, esse momento é oportuno para explicar aos alunos a existência dessas duas categorias no modelo de classificação dos esportes adotado nesta coleção. Na categoria dos esportes de combate ou luta, podem ser citados como exemplos o judô, o boxe e a esgrima. Na categoria de esportes técnico-combinatórios ou estéticos, os exemplos são a ginástica artística, a ginástica rítmica e o nado artístico.
Inicie o tema com uma retomada de todos os esportes que foram vivenciados nos anos anteriores. Peça aos alunos que relembrem as modalidades vivenciadas, escrevendo-as na lousa. Caso eles não tenham tido contato com os conteúdos do primeiro volume desta coleção (1º e 2ᵒ anos), é importante resgatar todos os esportes trabalhados naqueles dois anos, bem como identificar as categorias nas quais cada um deles se enquadra.
É provável que nessa conversa os alunos citem alguns conteúdos que não se enquadram como esporte. Essa ocorrência cria uma situação interessante para resgatar o conceito de esporte e recordar a diferença entre jogo e esporte. Ressalte que, para que uma prática corporal seja entendida como esporte, ela deve pertencer a uma associação, federação ou confederação, as quais estabelecem normatizações e regulamentos referentes a determinada modalidade esportiva. Essas instituições são responsáveis pela padronização das regras e pela organização de competições oficiais.
Caso não surja tal situação, procure provocá-la. Pergunte aos alunos se algumas manifestações da cultura corporal de movimento são ou não esportes, tais como basquetebol, judô, queimada, capoeira, danças, atletismo, ginástica localizada etc.
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Análise e Compreensão
Modelo de classificação dos esportes
Vários pesquisadores buscam uma classificação para os esportes que facilite o entendimento e o ensino. Nos dois livros da coleção, bem como no documento da Base Nacional Comum Curricular, foi adotada a classificação elaborada pelo professor Fernando Jaime González (2004) 1 .
O primeiro critério que González propõe para a classificação diz respeito à interação do jogador com os companheiros. São considerados esportes coletivos as práticas corporais que estabelecem uma relação colaborativa entre os companheiros de equipe. Os esportes individuais são aqueles em que não há essa colaboração.
O segundo critério leva em conta a relação estabelecida com o adversário, ou seja, identifica esportes em que há relação ou oposição direta com o adversário e esportes em que essa situação não ocorre. No primeiro caso, temos como exemplos o judô, o beisebol , o voleibol e o basquetebol, que exigem constantes adaptações dos jogadores em relação às ações de seus adversários. Essa particularidade diferencia esses esportes daqueles em que não há essa interação ou oposição direta, como o atletismo, a ginástica artística e o remo.
Outros critérios de classificação apresentados por González mantêm relação direta com o critério de interação com o adversário, já que propõem uma divisão específica, tanto para os esportes em que há interação ou oposição direta com os adversários quanto para aqueles em que não há essa interação ou oposição.
Esse autor propõe que, para os esportes em que os adversários não interagem (sem oposição direta), o critério para avaliar o vencedor seja a comparação dos desempenhos dos participantes. São três as categorias: esportes de marca, como atletismo e natação; esportes técnico-combinatórios, como ginástica artística e skate ; e esportes de precisão, como arco e flecha e golfe.
No caso dos esportes em que os adversários interagem (com oposição direta), o critério de classificação deve ser o objetivo tático da ação. São quatro as categorias: esportes de combate ou luta, como judô e esgrima; esportes de campo e taco, como beisebol e críquete; esportes de rede/quadra dividida ou muro/parede de rebote, como voleibol e squash ; e esportes de invasão ou territoriais, como futebol de campo e basquetebol.
É importante observar que existe uma diferença fundamental entre os grupos de esportes com e sem interação entre os adversários: a tomada de decisão. Os esportes sem interação não exigem tomadas de decisão durante sua realização, pois não há interferência do adversário. Basta que o atleta execute sua técnica de movimento da melhor forma possível. Nos esportes com interação, é necessário que os atletas tomem sucessivas decisões de acordo com as ações promovidas pelos adversários. Desse modo, além da execução técnica, o atleta precisa demonstrar uma boa leitura de jogo (prever ou saber antecipar a ação do adversário) combinada com decisões inteligentes para resolver os problemas que cada situação de jogo lhe impõe (fazer uma escolha bem-sucedida entre passar a bola, driblar ou chutar ao gol em um lance de um jogo de futebol, por exemplo).
Nota de rodapé: 1. GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas: Educación Física y Deportes , Buenos Aires, ano 10, n. 71, abril 2004. Disponível em: http://fdnc.io/dM3. Acesso em: 2 mar. 2021. Fim da nota.
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O modelo de classificação abaixo propicia ao aluno uma visão da complexidade inerente ao conteúdo “esportes”.
MAPA DOS ESPORTES
LEGENDA: Mapa dos esportes (GONZÁLEZ; FRAGA, 2009 2 ). FIM DA LEGENDA.
Experimentação e Fruição
Classificação dos esportes
Objetivo: Classificar as modalidades olímpicas de acordo com os critérios do modelo de classificação.
Materiais: imagens de modalidades esportivas, papel sulfite
Procedimentos
Reúna-se com os alunos para relacionar os esportes identificados em “Para começar” (e suas respectivas categorias) com o modelo de classificação apresentado em “Análise e Compreensão”.
Em outro momento, organize os alunos em grupos e distribua cópias dos pictogramas das modalidades esportivas dos Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados de 2020 para 2021 por conta da pandemia de Covid-19 (veja figura na próxima página). Copie na lousa a tabela de classificação dos esportes (página 173), a qual deve ser reproduzida e preenchida por eles em uma folha de papel sulfite.
Nota de rodapé: 2. GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Educação Física: ensino fundamental: livro do professor. In: Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Lições do Rio Grande: livro do professor. Porto Alegre: SE/DP, 2009. v. 2, p. 115-129. Fim da nota.
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PICTOGRAMAS DOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO
173
Tabela: equivalente textual a seguir.
CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES |
|||||||
Relação com o adversário |
Esporte sem interação ou oposição direta |
Esporte com interação ou oposição direta |
|||||
Categorias de esporte |
Esportes de marca |
Esportes técnico- -combinatórios ou estéticos |
Esportes de precisão |
Esportes de luta ou combate |
Esportes de campo e taco |
Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro |
Esportes de invasão ou territorial |
Coletivos |
Atletismo (revezamentos) Canoagem velocidade (por equipe) Ciclismo de pista (por equipe) Natação (revezamentos) Remo (por equipe) Vela (dupla) |
Ginástica rítmica (por equipe) Nado artístico Salto ornamental (dupla) Trampolim acrobático (dupla) |
Beisebol Softbol |
Badminton (dupla) Tênis (dupla) Tênis de mesa (dupla) Voleibol Vôlei de praia |
Basquete 3 × 3 Basquetebol Futebol Handebol Hóquei sobre grama Polo aquático Rúgbi |
||
Individuais |
Atletismo Canoagem slalom Canoagem velocidade Ciclismo BMX corrida Ciclismo de pista Ciclismo de estrada Ciclismo mountain bike Hipismo saltos Levantamento de peso Maratona aquática Natação Remo Triatlo Vela Escalada esportiva |
Ginástica artística Ginástica rítmica Ciclismo BMX freestyle Hipismo adestramento Salto ornamental Trampolim acrobático Caratê Kata Skate Surfe |
Tiro esportivo Tiro com arco Golfe |
Boxe Esgrima Judô Luta estilo livre Taekwondo Caratê Kumite |
Badminton Tênis Tênis de mesa |
Fonte: GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas, Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 71, abr. 2004.
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Observação: É importante destacar que o pentatlo moderno não pode ser classificado em uma única categoria, pois combina esportes de diferentes categorias: esporte de precisão (tiro), esporte de marca (natação, corrida e hipismo/saltos) e esporte de combate (esgrima). O mesmo ocorre com o hipismo concurso completo de equitação (CCE), que envolve esporte técnico-combinatório (adestramento) e esporte de marca (saltos e cross-country).
Discussão
Depois de preenchida a tabela de classificação dos esportes, organize os alunos em círculo e incentive o debate sobre as modalidades esportivas presentes nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 por meio de perguntas: “Qual categoria teve o maior número de esportes?” (Esportes de marca.), “Em quais categorias houve disputas de esportes individuais?” (Esportes de marca, técnico-combinatórios, de precisão, de combate e de rede.), “Em quais categorias houve disputas de esportes coletivos?” (Esportes de marca, técnico-combinatórios, campo e taco, de rede e invasão.), “Em quais categorias ocorreram competições tanto individuais quanto coletivas?” (Esportes de marca, técnico-combinatórios e de rede.), “Vocês sabiam que havia essa grande quantidade de esportes nos Jogos Olímpicos?”, “Como essa tabela pode nos ajudar a melhorar nossa compreensão sobre a variedade de esportes?” (É importante destacar que a tabela nos revela a grande diversidade que há no mundo do esporte).
Aproveite para propor uma reflexão sobre a reduzida divulgação de modalidades esportivas na mídia. Pergunte aos alunos quais seriam os motivos de os canais de televisão abertos fazerem apenas a cobertura de jogos de futebol e, esporadicamente, de outras modalidades, como o voleibol e o basquetebol. Questione-os sobre a relação possível de ser estabelecida entre os critérios para selecionar os produtos transmitidos na televisão aberta envolvendo eventos esportivos e o interesse da população. É uma forma, por exemplo, de reforçar o consumo do futebol masculino em detrimento do feminino e de demais modalidades esportivas.
Boxe complementar:
Para saber mais
-
GONZÁLEZ, F. J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 10, n. 71, abril 2004. Disponível em:
http://fdnc.io/dM3. Acesso em: 2
mar.
2021.
O artigo explica os critérios adotados para alicerçar o modelo de classificação do esporte que tem como referência a lógica interna presente nas variadas modalidades esportivas.
-
Lições do Rio Grande. Secretaria da Educação do Governo do Rio Grande do Sul. Referencial Curricular do Estado do Rio Grande do Sul – Educação Física
(caderno
do aluno). Disponível em:
http://fdnc.io/dM4. Acesso em: 2
mar.
2021.
Material destinado aos estudantes com sugestões de atividades didático-pedagógicas.
Fim do complemento.
Avaliação e Registro
Solicite aos alunos que pesquisem em casa, com a participação dos familiares, quais são as modalidades esportivas presentes nos Jogos Olímpicos de Inverno e como ocorre o desenvolvimento de cada uma delas. Em seguida, oriente-os a classificar cada modalidade na categoria de esporte de acordo com o modelo de classificação trabalhado nas aulas.