8
O QUE EU JÁ SEI?
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
AO LONGO DESTE ANO, VOCÊ VIVENCIARÁ MUITOS MOMENTOS DE NOVOS APRENDIZADOS. ANTES DISSO, QUE TAL AVALIAR OS SEUS CONHECIMENTOS EM GEOGRAFIA?
- QUAL É A SUA COR PREFERIDA? ESCREVA O SEU NOME COM ESSA COR.
_____
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
LEGENDA: SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE SOROCABA, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PARQUE NO MUNICÍPIO DE CÂNDIDO RODRIGUES, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- MARQUE COM UM X AS ATIVIDADES QUE AS PESSOAS COSTUMAM REALIZAR NESSES LOCAIS.
Tabela: equivalente textual a seguir.
ATIVIDADES |
FOTOGRAFIA 1 |
FOTOGRAFIA 2 |
---|---|---|
BRINCAR |
( ) |
( ) |
ESTUDAR |
( ) |
( ) |
CONVERSAR |
( ) |
( ) |
9
- OBSERVE AS IMAGENS.
LEGENDA: CASA TÉRREA FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SOBRADO FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PRÉDIO FIM DA LEGENDA.
- CIRCULE DE VERMELHO A CONSTRUÇÃO MAIS ALTA.
- COMO CHAMAMOS ESSA CONSTRUÇÃO? ASSINALE.
( ) CASA TÉRREA
( ) SOBRADO
( ) PRÉDIO
- CIRCULE DE AZUL A CONSTRUÇÃO MAIS BAIXA.
- COMO CHAMAMOS ESSA CONSTRUÇÃO? ASSINALE.
( ) CASA TÉRREA
( ) SOBRADO
( ) PRÉDIO
- DESENHE UM OBJETO QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA.
_____
NOME DO OBJETO: _____
10
UNIDADE 1. EU E MEUS COLEGAS NO LUGAR DE VIVER
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUE NA SÉRVIA, UM PAÍS DA EUROPA. FIM DA LEGENDA.
11
Boxe complementar:
PRIMEIROS CONTATOS
- QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE AS CRIANÇAS DA FOTOGRAFIA ESTÃO REALIZANDO?
2. ONDE ELAS ESTÃO REALIZANDO ESSAS ATIVIDADES?
- VOCÊ REALIZA ATIVIDADES SEMELHANTES NO SEU LUGAR DE VIVER?
Fim do complemento.
12
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 1 E 2
O QUE TENHO DE SEMELHANTE E DE DIFERENTE EM RELAÇÃO AOS MEUS COLEGAS?
CAPÍTULO 1. EU E MEUS COLEGAS
TODAS AS CRIANÇAS TÊM UM NOME. TER UM NOME É UM DIREITO.
O NOME GERALMENTE É ACOMPANHADO DE UM SOBRENOME, QUE INDICA A FAMÍLIA À QUAL SE PERTENCE.
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.
GABRIELA
GABRIELA MENINA, GABRIELA LEVADA. [...] GABRIELA SAPECA:
— MENINA, COMO É QUE VOCÊ SE CHAMA?
— EU NÃO ME CHAMO, NÃO, OS OUTROS É QUE ME CHAMAM GABRIELA. GABRIELA SERELEPE:
— MENINA, PARA ONDE VAI ESSA RUA?
— A RUA NÃO VAI, NÃO, A GENTE É QUE VAI NELA.
FONTE: RUTH ROCHA. MARCELO, MARMELO, MARTELO. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011. P. 28.
- QUAL É O NOME DA PERSONAGEM DO TEXTO?
- QUAL É A IMPORTÂNCIA DO NOME E DO SOBRENOME PARA UMA PESSOA? CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ISSO.
13
Boxe complementar:
Investigue
VOCÊ SABE COMO O SEU NOME FOI ESCOLHIDO? PARA DESCOBRIR, FAÇA AS SEGUINTES PERGUNTAS ÀS PESSOAS DE SUA CONVIVÊNCIA. PEÇA A ELAS QUE O AJUDEM A FAZER AS ANOTAÇÕES.
- CIRCULE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
- AGORA, REESCREVA SEU NOME:
- QUEM ESCOLHEU SEU NOME?
_____
- POR QUE ESSE NOME FOI ESCOLHIDO?
_____
- FORAM SUGERIDOS OUTROS NOMES? QUAIS?
_____
- SEU NOME ESTÁ REGISTRADO EM ALGUM DOCUMENTO? EM QUAL?
_____
- PARA QUE SERVE UM DOCUMENTO COM IDENTIFICAÇÃO?
_____
- CONTE O QUE DESCOBRIU PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
Fim do complemento.
14
EU E AS OUTRAS PESSOAS
TODOS NÓS NOS RELACIONAMOS COM OUTRAS PESSOAS NO DIA A DIA. VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO SERIA SE NÃO TIVÉSSEMOS A AJUDA DE OUTRAS PESSOAS?
- ACOMPANHE A LEITURA DA LETRA DA CANÇÃO.
ERRAR É HUMANO
NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,
VOCÊ NÃO SER O MELHOR DA ESCOLA,
CAMPEÃO DE SKATE, O BOM DE BOLA OU DE NATAÇÃO.
NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,
APRENDER A ANDAR DE BICICLETA
SE ESCORANDO EM OUTRA MÃO.
NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,
VOCÊ NÃO SABER A TABUADA,
PEGAR UMA ONDA, CONTAR PIADA, RODAR PIÃO.
NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO,
PRECISAR DE ALGUÉM QUE AJUDE
A REFAZER SUA LIÇÃO.
A VIDA IRÁ, VOCÊ VAI VER,
AOS POUCOS TE ENSINANDO
QUE O CERTO VOCÊ VAI SABER
ERRANDO, ERRANDO, ERRANDO.
NÃO, NÃO É VERGONHA, NÃO.
TODOS SEMPRE TÊM ALGUM DEFEITO,
NÃO EXISTE A PERFEIÇÃO.
FONTE: TOQUINHO; ELIFAS ANDREATO. ERRAR É HUMANO. INTÉRPRETE: TOQUINHO. EM: TOQUINHO. CANÇÕES DE TODAS AS CRIANÇA S. [S. L.]: PHILIPS, 1987. CD. FAIXA 9.
- VOCÊ JÁ TEVE VERGONHA DE PEDIR AJUDA A OUTRAS PESSOAS? EM QUAL SITUAÇÃO? CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ISSO.
- COM UM COLEGA, RELEIAM OS VERSOS COLORIDOS E RESPONDAM:
- COMO OS ERROS PODEM NOS AJUDAR A APRENDER?
15
CARTOGRAFANDO
VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO REALIZAR UMA ATIVIDADE QUE EXIGE COLABORAÇÃO E RESPEITO. VOCÊ VAI MAPEAR O CORPO DE UM COLEGA, E ELE VAI MAPEAR O SEU.
- SIGA AS INSTRUÇÕES PARA MAPEAR O CORPO DO COLEGA. O PROFESSOR VAI AJUDÁ-LO.
- SEPARE UMA FOLHA DE PAPEL MAIOR QUE A ALTURA DE SEU COLEGA.
- PEÇA A SEU COLEGA QUE SE DEITE SOBRE ESSA FOLHA DE PAPEL. COM UMA CANETA, CONTORNE O CORPO DELE. DEPOIS É A VEZ DELE: DEITE-SE SOBRE OUTRA FOLHA DE PAPEL PARA QUE ELE POSSA CONTORNAR O SEU CORPO.
LEGENDA: JULIANA DESENHANDO O MAPA DO CORPO DE PEDRO. FIM DA LEGENDA.
- ESCREVA O SEU NOME NO MAPA DO SEU CORPO.
LEGENDA: MAPA DO CORPO DE PEDRO. FIM DA LEGENDA.
16
- AGORA, VOCÊ VAI MEDIR A SUA ALTURA UTILIZANDO O MAPA DO SEU CORPO. SIGA AS INSTRUÇÕES.
- COLOQUE O MAPA DO SEU CORPO NO CHÃO.
- ESTIQUE UM BARBANTE SOBRE O MAPA, DA CABEÇA AOS PÉS, E, COM UMA TESOURA DE PONTAS ARREDONDADAS, CORTE-O.
- EM SEGUIDA, ESTIQUE O BARBANTE NO CHÃO E MEÇA QUANTOS PALMOS ELE TEM.
LEGENDA: ANA MEDINDO QUANTOS PALMOS TEM O BARBANTE. FIM DA LEGENDA.
- PINTE UMA MÃO PARA CADA PALMO QUE VOCÊ CONTOU.
- QUANTOS PALMOS REPRESENTAM A SUA ALTURA?
_____
- DE QUE OUTRAS MANEIRAS É POSSÍVEL MEDIR A ALTURA DE UMA PESSOA?
17
- O PROFESSOR ANOTARÁ NA LOUSA AS INFORMAÇÕES RELATIVAS À ALTURA DOS ALUNOS DA CLASSE.
- ANOTE, NO QUADRO, QUANTOS ALUNOS TÊM AS SEGUINTES MEDIDAS:
Quadro: equivalente textual a seguir.
ALTURA |
ATÉ 10 PALMOS |
DE 11 A 15 PALMOS |
MAIS DE 15 PALMOS |
---|---|---|---|
NÚMERO DE ALUNOS |
_____ |
_____ |
_____ |
- REPRESENTE, POR MEIO DE DESENHO, OS DADOS DO QUADRO ACIMA, UTILIZANDO CORES E FORMAS.
- A MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE TEM:
( ) ATÉ 10 PALMOS DE ALTURA.
( ) DE 11 A 15 PALMOS DE ALTURA.
( ) MAIS DE 15 PALMOS DE ALTURA.
18
CAPÍTULO 2. DIFERENTES PREFERÊNCIAS
AS PESSOAS PODEM APRESENTAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO À SUA APARÊNCIA, COMO A ALTURA, A COR DO CABELO, A COR DOS OLHOS E DIVERSAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.
ESSAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS TAMBÉM EXISTEM EM RELAÇÃO AO JEITO DE SER DE CADA PESSOA.
- ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
DO QUE VOCÊ GOSTA?
VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…
… DE ACORDAR PENSANDO
QUE É TERÇA OU QUINTA-FEIRA E,
DE REPENTE, SE LEMBRAR DE QUE É DOMINGO? […]
VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…
… DE FECHAR OS OLHOS COM
FORÇA PARA VER APARECER UM
MONTÃO DE LUZES E CORES OU
FORMAS GEOMÉTRICAS POR
DETRÁS DAS PÁLPEBRAS ? […]
VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…
… DE OLHAR A LUA CHEIA
POR UM TEMPÃO, ATÉ COMEÇAR
A ENXERGAR MARES, ESTRADAS,
E CONSTRUÇÕES NA LUA?
FONTE: GÉRARD GRÉVERAND. DO QUE É QUE VOCÊ GOSTA? PEQUENOS MOMENTOS, GRANDES PRAZERES. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2001. P. 4, 29 E 43.
- HÁ ALGO MENCIONADO NO POEMA QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTA DE FAZER?
- EXISTEM OUTRAS COISAS QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER? SE SIM, QUAIS?
19
- CONVERSE COM UM COLEGA E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR COM AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM DE VOCÊS.
Quadro: equivalente textual a seguir.
AS NOSSAS PREFERÊNCIAS |
||
---|---|---|
AS MINHAS PREFERÊNCIAS |
AS PREFERÊNCIAS DO MEU COLEGA |
|
COR |
_____ |
_____ |
FRUTA |
_____ |
_____ |
TIPO DE MÚSICA |
_____ |
_____ |
ESPORTE |
_____ |
_____ |
- VOCÊ E SEU COLEGA TÊM ALGUMA PREFERÊNCIA SEMELHANTE? SE SIM, CIRCULE-A DE VERDE NO QUADRO.
- VOCÊ E SEU COLEGA TÊM ALGUMA PREFERÊNCIA DIFERENTE? SE SIM, CIRCULE-A DE VERMELHO NO QUADRO.
- CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR: É IMPORTANTE RESPEITAR E VALORIZAR AS DIFERENTES PREFERÊNCIAS? POR QUÊ?
20
CARTOGRAFANDO
VAMOS CONHECER MAIS UMA CARACTERÍSTICA QUE PODE SER DIFERENTE ENTRE AS PESSOAS?
POR EXEMPLO, HÁ ALUNOS QUE COSTUMAM ESCREVER COM A MÃO ESQUERDA, E OUTROS, COM A MÃO DIREITA.
EXISTEM, AINDA, ALUNOS QUE ESCREVEM TANTO COM A MÃO ESQUERDA QUANTO COM A MÃO DIREITA.
- COM UM LÁPIS, FAÇA O CONTORNO DA MÃO QUE VOCÊ COSTUMA USAR PARA ESCREVER.
- VOCÊ FEZ O DESENHO DA SUA MÃO:
( ) ESQUERDA.
( ) DIREITA.
21
- AGORA, O PROFESSOR VAI ANOTAR NA LOUSA QUANTOS ALUNOS ESCREVEM COM A MÃO ESQUERDA, QUANTOS ESCREVEM COM A MÃO DIREITA E QUANTOS ESCREVEM COM AS DUAS MÃOS. ANOTE O NÚMERO DE ALUNOS QUE ESCREVEM COM A MÃO:
- ESQUERDA.
_____
- DIREITA.
_____
- ESQUERDA E DIREITA.
_____
- ESQUERDA.
- VAMOS REPRESENTAR ESSES DADOS DE FORMA DIFERENTE? NO GRÁFICO A SEGUIR, PINTE DE ACORDO COM A LEGENDA.
PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A MÃO ESQUERDA
PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A MÃO DIREITA
PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A MÃO ESQUERDA E A DIREITA
- EM SUA CLASSE, HÁ MAIS ALUNOS QUE ESCREVEM COM:
22
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 1 e 2
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU QUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS E POSSUEM CARACTERÍSTICAS E PREFERÊNCIAS PRÓPRIAS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- COMPLETE A FICHA A SEGUIR COM INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ E SEU COLEGA.
SER CRIANÇA
EU ME CHAMO _____ E DO QUE MAIS GOSTO EM MIM É _____.
DESENHE SEU ROSTO.
_____
MINHA COR PREFERIDA É _____ E A COR PREFERIDA DO MEU COLEGA É _____.
GOSTO DE BRINCAR DE _____ E O MEU COLEGA GOSTA DE _____.
EU ESCREVO COM A MÃO:
( ) DIREITA.
( ) ESQUERDA.
( ) ESQUERDA E DIREITA.
MEU COLEGA ESCREVE COM A MÃO:
( ) DIREITA.
( ) ESQUERDA.
( ) ESQUERDA E DIREITA.
23
- FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UMA PARTE DO SEU CORPO.
- QUAL É A PARTE DO CORPO QUE VOCÊ REPRESENTOU?
_____
- CONSIDERANDO SEU CORPO, ESSA PARTE ESTÁ DO LADO:
( ) DIREITO.
( ) ESQUERDO.
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) SEI QUAL É O MEU NOME E SOBRENOME? |
|||
B) RECONHEÇO AS MINHAS PREFERÊNCIAS E A DOS MEUS COLEGAS? |
|||
C) REPRESENTO PARTES DO MEU CORPO? |
|||
SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
D) PARTICIPEI DAS AULAS E CONVERSAS EM GRUPO? |
24
DESAFIO À VISTA!
CAPÍTULOS 3 E 4
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS E AS SEMELHANÇAS ENTRE AS PAISAGENS DOS LUGARES DE VIVER?
CAPÍTULO 3. OS LUGARES DE VIVER
EM NOSSO DIA A DIA CONVIVEMOS COM DIVERSAS PESSOAS EM DIFERENTES LUGARES.
- ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E CONHEÇA UM POUCO DO DIA A DIA DE ARTUR.
LEGENDA: ARTUR FIM DA LEGENDA.
MEU NOME É ARTUR. DURANTE A SEMANA, EU ACORDO BEM CEDO PARA IR À ESCOLA. À TARDE, FAÇO MINHA LIÇÃO E SEMPRE QUE DÁ TEMPO VOU COM MINHA MÃE A UMA PRAÇA PERTO DE CASA. LÁ ENCONTRO COM MEUS VIZINHOS, JOGAMOS BOLA E ANDAMOS DE BICICLETA. À NOITE, FICO EM CASA. GOSTO DE VER TELEVISÃO COM MEU PAI E DE JOGAR VARETAS COM MEU IRMÃO. AOS FINS DE SEMANA É MUITO BOM QUANDO SAÍMOS PARA FAZER COMPRAS NO MERCADO E PARA IR A OUTROS LUGARES, COMO O CINEMA.
- PINTE OS QUADRINHOS QUE INDICAM OS LUGARES QUE ARTUR FREQUENTA DE ACORDO COM A LEGENDA.
DURANTE A SEMANA. AOS FINS DE SEMANA.
( ) ESCOLA
( ) CINEMA
( ) MERCADO
( ) PRAÇA
25
CONHECEMOS UM POUCO SOBRE O DIA A DIA DE ARTUR, OS LUGARES QUE ELE FREQUENTA E AS PESSOAS COM QUEM CONVIVE.
- AGORA, PREENCHA O QUADRO A SEGUIR COM OS LUGARES QUE VOCÊ COSTUMA FREQUENTAR DURANTE A SEMANA E NOS FINS DE SEMANA. DEPOIS, INDIQUE COM QUEM VOCÊ CONVIVE EM CADA LUGAR.
Quadro: equivalente textual a seguir.
LUGARES QUE FREQUENTO |
COM QUEM CONVIVO NESSES LUGARES |
|
---|---|---|
DURANTE A SEMANA |
_____ |
_____ |
NOS FINS DE SEMANA |
_____ |
_____ |
- DE ACORDO COM O QUADRO ACIMA, RESPONDA.
- QUE LUGARES VOCÊ COSTUMA FREQUENTAR COM SEUS FAMILIARES?
- EM QUAIS LUGARES VOCÊ PREFERE FICAR COM SEUS AMIGOS? POR QUÊ?
26
CARTOGRAFANDO
- OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO LUGAR DE VIVER DE ARTUR. LEIA NOVAMENTE O DEPOIMENTO DELE NA PÁGINA 24 E TRACE OS TRAJETOS.
Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.
- TRACE, COM LÁPIS VERDE, O TRAJETO QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA, PELA MANHÃ.
- TRACE, COM LÁPIS VERMELHO, O TRAJETO QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA, À TARDE.
- ESCOLHA UM DOS LUGARES FREQUENTADOS POR ARTUR NOS FINS DE SEMANA E TRACE, COM LÁPIS AZUL, O TRAJETO QUE ELE DEVE FAZER PARA IR DE CASA ATÉ LÁ.
27
- DE ACORDO COM A REPRESENTAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR, COMPLETE AS FRASES COM AS EXPRESSÕES DOS QUADROS.
AO LADO
ATRÁS
EM FRENTE
- A FARMÁCIA ESTÁ _____ DO BANCO.
- O MERCADO ESTÁ _____ AO HOSPITAL.
- A PRAÇA ESTÁ _____ DO HOSPITAL.
- A BANCA DE JORNAL ESTÁ _____ DA PADARIA.
- O RESTAURANTE ESTÁ _____ À LOJA DE ROUPAS.
- ESCOLHA TRÊS LUGARES MOSTRADOS NA REPRESENTAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR E CRIE UM SÍMBOLO PARA ELES. DEPOIS, IDENTIFIQUE ESSE LUGAR. OBSERVE O EXEMPLO.
HOSPITAL
_____
28
LOCAIS DE CONVIVÊNCIA
É IMPORTANTE ESTARMOS ATENTOS À NOSSA CONVIVÊNCIA COM FAMILIARES, COLEGAS E VIZINHOS NOS MAIS DIVERSOS LOCAIS.
- OBSERVE AS IMAGENS.
29
- IDENTIFIQUE O LOCAL DE CONVIVÊNCIA MOSTRADO EM CADA IMAGEM. UTILIZE AS PALAVRAS DOS QUADROS.
SALA
PRAÇA
RUA
- IMAGEM 1: _____
- IMAGEM 2: _____
- IMAGEM 3: _____
- O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NO LOCAL REPRESENTADO NA:
- IMAGEM 1?
( ) PASSEANDO COM O CACHORRO.
( ) CAMINHANDO.
( ) JOGANDO BOLA.
( ) CONVERSANDO.
- IMAGEM 2?
( ) ANDANDO DE SKATE.
( ) CONVERSANDO.
( ) CAMINHANDO.
( ) DIRIGINDO VEÍCULOS.
- IMAGEM 3?
( ) COMENDO.
( ) VENDO TELEVISÃO.
( ) DORMINDO.
( ) CONVERSANDO.
- IMAGEM 1?
- PARA CADA UM DOS LOCAIS REPRESENTADOS NA PÁGINA ANTERIOR, CITE UMA ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS.
30
CAPÍTULO 4. DIFERENTES PAISAGENS
AO NOSSO REDOR, PODEMOS ENCONTRAR CONSTRUÇÕES, RUAS, PRAÇAS E MUITOS OUTROS ELEMENTOS QUE FORMAM A PAISAGEM DO LUGAR DE VIVER.
- ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.
PELA JANELA
LÁ DO ALTO DA JANELA
VEJO A VIDA E VEJO A LUZ.
VEJO A MONTANHA DISTANTE,
O JEITO QUE A NOITE CRESCE,
O PASSARINHO CANTANDO,
O AVIÃO QUE RELUZ ,
O VENTO TÃO PASSAGEIRO,
AS ESTRADAS, AS ESTRELAS,
AS ESQUINAS DA CIDADE,
OS HOMENS E SEUS CAMINHOS,
OS BARCOS SOLTOS NO MAR,
AS FLORES COM TANTAS CORES,
E O TREM QUE, DE LONGE, APITA
ANUNCIANDO A CHEGADA
DAQUELA MOÇA BONITA!
FONTE: RICARDO AZEVEDO. DEZENOVE POEMAS DESENGONÇADOS. SÃO PAULO: ÁTICA, 2002. P. 29.
31
- DE ACORDO COM O POEMA, COMPLETE O QUADRO A SEGUIR CLASSIFICANDO OS ELEMENTOS DA PAISAGEM. SIGA OS EXEMPLOS.
Quadro: equivalente textual a seguir.
- AGORA, FAÇA UM DESENHO DA PAISAGEM DESCRITA NO POEMA.
32
CARTOGRAFANDO
- OBSERVE A REPRESENTAÇÃO.
33
- IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NO PRÉDIO INDICADO E PRECISA IR ATÉ A CASA NO CAMPO. TRACE DE VERMELHO, NA REPRESENTAÇÃO, O TRAJETO QUE VOCÊ DEVERÁ FAZER PARA CHEGAR LÁ.
- OBSERVE O TRAJETO QUE VOCÊ TRAÇOU E DESENHE:
ELEMENTOS DA PAISAGEM FEITOS PELAS PESSOAS
_____
ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS
_____
- EXPLIQUE O SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
34
TRABALHO DE CAMPO
MUITAS VEZES, ANDAMOS PELO LUGAR ONDE FICA NOSSA MORADIA E NOSSA ESCOLA SEM PRESTAR MUITA ATENÇÃO AO QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR.
QUANDO OLHAMOS MAIS ATENTAMENTE, PORÉM, PODEMOS DESCOBRIR MUITAS COISAS.
- COMO É A PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER? ACOMPANHADO DE UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA, OBSERVE-A ATENTAMENTE. DEPOIS, ASSINALE OS ELEMENTOS QUE PODEM SER OBSERVADOS NESSA PAISAGEM.
( ) CASA
( ) RUA
( ) VEÍCULO
( ) PRÉDIOS
( ) ÁRVORE
( ) ANIMAIS
( ) MORROS
( ) PESSOAS
( ) RIO
( ) ESCOLA
( ) HOSPITAL
( ) MERCADO
35
- AGORA, EM UMA FOLHA DE PAPEL, REPRESENTE UMA PAISAGEM DO TRAJETO ENTRE SUA MORADIA E A ESCOLA.
- APRESENTE-A PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- DESCREVA OS ELEMENTOS DA PAISAGEM PRÓXIMOS À SUA MORADIA E PRÓXIMOS À SUA ESCOLA UTILIZANDO AS PALAVRAS DOS QUADROS A SEGUIR.
MUITOS
MUITAS
POUCOS
POUCAS
- NA PAISAGEM PRÓXIMA DO LUGAR ONDE MORO EXISTEM _____ MORROS E _____ ÁRVORES. GERALMENTE, HÁ _____ PESSOAS ANDANDO NAS CALÇADAS E _____ VEÍCULOS NAS RUAS. HÁ TAMBÉM _____ CONSTRUÇÕES, COMO CASAS E PRÉDIOS.
- NA PAISAGEM PRÓXIMA À MINHA ESCOLA EXISTEM _____ MORROS E _____ ÁRVORES. GERALMENTE, HÁ _____ PESSOAS ANDANDO NAS CALÇADAS E _____ VEÍCULOS NAS RUAS. HÁ TAMBÉM _____ CONSTRUÇÕES, COMO CASAS E PRÉDIOS.
36
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM
NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS DOS LUGARES DE VIVER. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?
- OBSERVE A PINTURA.
LEGENDA: FEIRA DE DOMINGO, DE EDIVALDO, 2021. FIM DA LEGENDA.
- CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM FEITOS PELAS PESSOAS.
_____
- CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.
_____
- O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NO LOCAL REPRESENTADO?
( ) CONVERSANDO.
( ) CAMINHANDO.
( ) NADANDO NO LAGO.
( ) COMPRANDO PRODUTOS NA FEIRA.
37
- ASSINALE A ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS NOS LOCAIS LISTADOS A SEGUIR.
- NO MERCADO.
- NA RUA.
( ) CORRER NOS CORREDORES.
( ) AGUARDAR SUA VEZ NA FILA.
( ) NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO.
( ) DEIXAR O LIXO NA CALÇADA.
- INDIQUE O ELEMENTO DA PAISAGEM QUE ESTÁ:
- AO LADO DO MERCADO.
_____
- ATRÁS DO MERCADO.
_____
- AO LADO DO MERCADO.
AUTOAVALIAÇÃO
AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.
Tabela: equivalente textual a seguir.
SOBRE AS APRENDIZAGENS |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
---|---|---|---|
A) RECONHEÇO ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS OU NÃO PELAS PESSOAS? |
|||
B) CONHEÇO ATITUDES QUE FAVORECEM A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS? |
|||
C) INDICO UM TRAJETO E A POSIÇÃO DE ELEMENTOS EM UMA REPRESENTAÇÃO? |
|||
SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE |
SIM |
EM PARTE |
NÃO |
D) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE? |