8

O QUE EU JÁ SEI?

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

AO LONGO DESTE ANO, VOCÊ VIVENCIARÁ MUITOS MOMENTOS DE NOVOS APRENDIZADOS. ANTES DISSO, QUE TAL AVALIAR OS SEUS CONHECIMENTOS EM GEOGRAFIA?

  1. QUAL É A SUA COR PREFERIDA? ESCREVA O SEU NOME COM ESSA COR.

    _____

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
Imagem: Fotografia. Uma sala de aula. Na frente, mesa maior encostada na parede e uma lousa branca. Na parede do canto há um armário branco e na área da sala há carteiras com cadeiras vermelhas enfileiradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE SOROCABA, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um parquinho feito de madeiras coloridas em uma área gramada. Há uma casinha, balanços e gangorras.  Fim da imagem.

LEGENDA: PARQUE NO MUNICÍPIO DE CÂNDIDO RODRIGUES, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

ATIVIDADES

FOTOGRAFIA 1

FOTOGRAFIA 2

BRINCAR

( )

( )

ESTUDAR

( )

( )

CONVERSAR

( )

( )

9

  1. OBSERVE AS IMAGENS.
Imagem: Ilustração. Uma casa de um andar com as paredes pintadas de amarelo. Ilustração. Uma casa de dois andares com as paredes pintadas de azul. Ilustração. Um prédio de cinco andares com paredes em tons de marrom.   Fim da imagem.

LEGENDA: CASA TÉRREA FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: SOBRADO FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: PRÉDIO FIM DA LEGENDA.

  1. CIRCULE DE VERMELHO A CONSTRUÇÃO MAIS ALTA.
  1. COMO CHAMAMOS ESSA CONSTRUÇÃO? ASSINALE.

( ) CASA TÉRREA

( ) SOBRADO

( ) PRÉDIO

  1. CIRCULE DE AZUL A CONSTRUÇÃO MAIS BAIXA.
  1. COMO CHAMAMOS ESSA CONSTRUÇÃO? ASSINALE.

( ) CASA TÉRREA

( ) SOBRADO

( ) PRÉDIO

  1. DESENHE UM OBJETO QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA.

_____

NOME DO OBJETO: _____

10

UNIDADE 1. EU E MEUS COLEGAS NO LUGAR DE VIVER

Imagem: Fotografia. Oito crianças correndo em um parque. Da esquerda para a direita: um menino loiro de bermuda preta e camiseta azul. Um menino de cabelo castanho liso usando uma bermuda jeans e camiseta amarela. Uma menina negra de cabelo curto usando um vestido jeans. Uma menina loira de cabelo curto usando uma blusa bege e calça rosa; ela segura a coleira de um cachorro bege. Uma menina de camiseta verde que está com a mão no cachorro. Uma menina de cabelo castanho liso com os braços erguidos, usando um macacão vermelho. Um menino moreno de camiseta azul listrada. Um menino loiro com os braços erguidos, camiseta verde, bermuda cinza e camisa xadrez por cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUE NA SÉRVIA, UM PAÍS DA EUROPA. FIM DA LEGENDA.

11

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE AS CRIANÇAS DA FOTOGRAFIA ESTÃO REALIZANDO?

    2. ONDE ELAS ESTÃO REALIZANDO ESSAS ATIVIDADES?

  1. VOCÊ REALIZA ATIVIDADES SEMELHANTES NO SEU LUGAR DE VIVER?

Fim do complemento.

12

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 1 E 2

O QUE TENHO DE SEMELHANTE E DE DIFERENTE EM RELAÇÃO AOS MEUS COLEGAS?

CAPÍTULO 1. EU E MEUS COLEGAS

TODAS AS CRIANÇAS TÊM UM NOME. TER UM NOME É UM DIREITO.

O NOME GERALMENTE É ACOMPANHADO DE UM SOBRENOME, QUE INDICA A FAMÍLIA À QUAL SE PERTENCE.

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

GABRIELA

GABRIELA MENINA, GABRIELA LEVADA. [...] GABRIELA SAPECA:

— MENINA, COMO É QUE VOCÊ SE CHAMA?

— EU NÃO ME CHAMO, NÃO, OS OUTROS É QUE ME CHAMAM GABRIELA. GABRIELA SERELEPE:

— MENINA, PARA ONDE VAI ESSA RUA?

— A RUA NÃO VAI, NÃO, A GENTE É QUE VAI NELA.

FONTE: RUTH ROCHA. MARCELO, MARMELO, MARTELO. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011. P. 28.

Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo castanho liso usando um vestido laranja de bolinhas vermelhas. Ela está na frente de uma área com arbustos, casas vermelhas e azuis e uma montanha com árvores.   Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. QUAL É O NOME DA PERSONAGEM DO TEXTO?
  1. QUAL É A IMPORTÂNCIA DO NOME E DO SOBRENOME PARA UMA PESSOA? CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ISSO.

13

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

VOCÊ SABE COMO O SEU NOME FOI ESCOLHIDO? PARA DESCOBRIR, FAÇA AS SEGUINTES PERGUNTAS ÀS PESSOAS DE SUA CONVIVÊNCIA. PEÇA A ELAS QUE O AJUDEM A FAZER AS ANOTAÇÕES.

  1. CIRCULE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME.

    A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

    • AGORA, REESCREVA SEU NOME:
    1. QUEM ESCOLHEU SEU NOME?

      _____

    1. POR QUE ESSE NOME FOI ESCOLHIDO?

      _____

    1. FORAM SUGERIDOS OUTROS NOMES? QUAIS?

      _____

    1. SEU NOME ESTÁ REGISTRADO EM ALGUM DOCUMENTO? EM QUAL?

      _____

    1. PARA QUE SERVE UM DOCUMENTO COM IDENTIFICAÇÃO?

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

      • CONTE O QUE DESCOBRIU PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

Fim do complemento.

14

EU E AS OUTRAS PESSOAS

TODOS NÓS NOS RELACIONAMOS COM OUTRAS PESSOAS NO DIA A DIA. VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO SERIA SE NÃO TIVÉSSEMOS A AJUDA DE OUTRAS PESSOAS?

Imagem: Ilustração. Uma pipa amarela e rosa.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma bola de futebol.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um skate amarelo.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um par de óculos de natação.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma bicicleta cor-de-rosa.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ TEVE VERGONHA DE PEDIR AJUDA A OUTRAS PESSOAS? EM QUAL SITUAÇÃO? CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ISSO.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. COM UM COLEGA, RELEIAM OS VERSOS COLORIDOS E RESPONDAM:
    • COMO OS ERROS PODEM NOS AJUDAR A APRENDER?

15

CARTOGRAFANDO

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO REALIZAR UMA ATIVIDADE QUE EXIGE COLABORAÇÃO E RESPEITO. VOCÊ VAI MAPEAR O CORPO DE UM COLEGA, E ELE VAI MAPEAR O SEU.

  1. SIGA AS INSTRUÇÕES PARA MAPEAR O CORPO DO COLEGA. O PROFESSOR VAI AJUDÁ-LO.
  1. SEPARE UMA FOLHA DE PAPEL MAIOR QUE A ALTURA DE SEU COLEGA.
  1. PEÇA A SEU COLEGA QUE SE DEITE SOBRE ESSA FOLHA DE PAPEL. COM UMA CANETA, CONTORNE O CORPO DELE. DEPOIS É A VEZ DELE: DEITE-SE SOBRE OUTRA FOLHA DE PAPEL PARA QUE ELE POSSA CONTORNAR O SEU CORPO.
Imagem: Fotografia. Um menino de cabelo preto usando camiseta verde, calça jeans e um tênis. Ele está deitado em cima de folhas de papel pardo, com os braços e pernas abertas. Ao lado, uma menina de cabelo preto e liso usando uma saia branca e camiseta laranja está sentada usando uma caneta para fazer o contorno do corpo do menino na folha.  Fim da imagem.

LEGENDA: JULIANA DESENHANDO O MAPA DO CORPO DE PEDRO. FIM DA LEGENDA.

  1. ESCREVA O SEU NOME NO MAPA DO SEU CORPO.
Imagem: Fotografia. Folhas de papel pardo com o desenho do contorno do corpo de uma pessoa.   Fim da imagem.

LEGENDA: MAPA DO CORPO DE PEDRO. FIM DA LEGENDA.

16

  1. AGORA, VOCÊ VAI MEDIR A SUA ALTURA UTILIZANDO O MAPA DO SEU CORPO. SIGA AS INSTRUÇÕES.
  1. COLOQUE O MAPA DO SEU CORPO NO CHÃO.
  1. ESTIQUE UM BARBANTE SOBRE O MAPA, DA CABEÇA AOS PÉS, E, COM UMA TESOURA DE PONTAS ARREDONDADAS, CORTE-O.
  1. EM SEGUIDA, ESTIQUE O BARBANTE NO CHÃO E MEÇA QUANTOS PALMOS ELE TEM.
Imagem: Fotografia. Uma menina de cabelo castanho sentada no chão. Ela usa uma sapatilha, calça jeans e camiseta vermelha. A menina está com as duas mãos abertas lado a lado em cima de uma corda que está esticada ao seu lado.   Fim da imagem.

LEGENDA: ANA MEDINDO QUANTOS PALMOS TEM O BARBANTE. FIM DA LEGENDA.

  1. PINTE UMA MÃO PARA CADA PALMO QUE VOCÊ CONTOU.
Imagem: Ilustração. Um quadro com cinco fileiras de desenhos de mãos, cada fileira com oito desenhos. Elas estão em branco para serem coloridas.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. DE QUE OUTRAS MANEIRAS É POSSÍVEL MEDIR A ALTURA DE UMA PESSOA?

17

  1. O PROFESSOR ANOTARÁ NA LOUSA AS INFORMAÇÕES RELATIVAS À ALTURA DOS ALUNOS DA CLASSE.
    1. ANOTE, NO QUADRO, QUANTOS ALUNOS TÊM AS SEGUINTES MEDIDAS:
Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo preto e liso preso, usando uma calça azul e camiseta branca. Ela segura uma fita métrica que vai da ponta do seu pé até a mão que está erguida para cima da cabeça.  Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

ALTURA

ATÉ 10 PALMOS

DE 11 A 15 PALMOS

MAIS DE 15 PALMOS

NÚMERO DE ALUNOS

_____

_____

_____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. REPRESENTE, POR MEIO DE DESENHO, OS DADOS DO QUADRO ACIMA, UTILIZANDO CORES E FORMAS.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
  1. A MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE TEM:

    ( ) ATÉ 10 PALMOS DE ALTURA.

    ( ) DE 11 A 15 PALMOS DE ALTURA.

    ( ) MAIS DE 15 PALMOS DE ALTURA.

18

CAPÍTULO 2. DIFERENTES PREFERÊNCIAS

AS PESSOAS PODEM APRESENTAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO À SUA APARÊNCIA, COMO A ALTURA, A COR DO CABELO, A COR DOS OLHOS E DIVERSAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.

ESSAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS TAMBÉM EXISTEM EM RELAÇÃO AO JEITO DE SER DE CADA PESSOA.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.

DO QUE VOCÊ GOSTA?

VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…

… DE ACORDAR PENSANDO

QUE É TERÇA OU QUINTA-FEIRA E,

DE REPENTE, SE LEMBRAR DE QUE É DOMINGO? […]

VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…

… DE FECHAR OS OLHOS COM

FORÇA PARA VER APARECER UM

MONTÃO DE LUZES E CORES OU

FORMAS GEOMÉTRICAS POR

DETRÁS DAS PÁLPEBRAS ? […]

VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…

… DE OLHAR A LUA CHEIA

POR UM TEMPÃO, ATÉ COMEÇAR

A ENXERGAR MARES, ESTRADAS,

E CONSTRUÇÕES NA LUA?

FONTE: GÉRARD GRÉVERAND. DO QUE É QUE VOCÊ GOSTA? PEQUENOS MOMENTOS, GRANDES PRAZERES. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2001. P. 4, 29 E 43.

Imagem: Ilustração. Uma menina negra de cabelo longo preto cacheado deitada em uma cama. Ela usa uma calça cinza e uma camiseta rosa com um coração no meio. Está com as mãos atrás da cabeça e olha para cima sorrindo. Acima dela, um balão com o desenho de uma praia com um barco e um coqueiro, algumas casas e estrelas no céu.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. HÁ ALGO MENCIONADO NO POEMA QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTA DE FAZER?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EXISTEM OUTRAS COISAS QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER? SE SIM, QUAIS?

19

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM UM COLEGA E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR COM AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM DE VOCÊS.

Quadro: equivalente textual a seguir.

AS NOSSAS PREFERÊNCIAS

AS MINHAS PREFERÊNCIAS

AS PREFERÊNCIAS DO MEU COLEGA

COR

_____

_____

FRUTA

_____

_____

TIPO DE MÚSICA

_____

_____

ESPORTE

_____

_____

  1. VOCÊ E SEU COLEGA TÊM ALGUMA PREFERÊNCIA SEMELHANTE? SE SIM, CIRCULE-A DE VERDE NO QUADRO.
  1. VOCÊ E SEU COLEGA TÊM ALGUMA PREFERÊNCIA DIFERENTE? SE SIM, CIRCULE-A DE VERMELHO NO QUADRO.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR: É IMPORTANTE RESPEITAR E VALORIZAR AS DIFERENTES PREFERÊNCIAS? POR QUÊ?

20

CARTOGRAFANDO

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

VAMOS CONHECER MAIS UMA CARACTERÍSTICA QUE PODE SER DIFERENTE ENTRE AS PESSOAS?

POR EXEMPLO, HÁ ALUNOS QUE COSTUMAM ESCREVER COM A MÃO ESQUERDA, E OUTROS, COM A MÃO DIREITA.

EXISTEM, AINDA, ALUNOS QUE ESCREVEM TANTO COM A MÃO ESQUERDA QUANTO COM A MÃO DIREITA.

  1. COM UM LÁPIS, FAÇA O CONTORNO DA MÃO QUE VOCÊ COSTUMA USAR PARA ESCREVER.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
  1. VOCÊ FEZ O DESENHO DA SUA MÃO:

    ( ) ESQUERDA.

    ( ) DIREITA.

21

  1. AGORA, O PROFESSOR VAI ANOTAR NA LOUSA QUANTOS ALUNOS ESCREVEM COM A MÃO ESQUERDA, QUANTOS ESCREVEM COM A MÃO DIREITA E QUANTOS ESCREVEM COM AS DUAS MÃOS. ANOTE O NÚMERO DE ALUNOS QUE ESCREVEM COM A MÃO:
    • ESQUERDA.

      _____

    • DIREITA.

      _____

    • ESQUERDA E DIREITA.

      _____

  1. VAMOS REPRESENTAR ESSES DADOS DE FORMA DIFERENTE? NO GRÁFICO A SEGUIR, PINTE DE ACORDO COM A LEGENDA.

    Quadro. Quadradinho vermelho para cada aluno que escreve com a mão direita. PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A MÃO ESQUERDA

    Quadradinho azul para cada aluno que escreve com a mão esquerda. PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A MÃO DIREITA

    Quadradinho amarelo para cada aluno que escreve com a mão direita e esquerda. PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A MÃO ESQUERDA E A DIREITA

Imagem: Ilustração. Uma mão direita.  Fim da imagem.
Imagem: A seguir, vinte quadradinhos em branco para serem coloridos.  Fim da imagem.
Imagem: Uma mão esquerda.  Fim da imagem.
Imagem: A seguir, vinte quadradinhos em branco para serem coloridos.  Fim da imagem.
Imagem: Duas mãos, uma esquerda e uma direita.  Fim da imagem.
Imagem: A seguir, vinte quadradinhos em branco para serem coloridos.  Fim da imagem.
  1. EM SUA CLASSE, HÁ MAIS ALUNOS QUE ESCREVEM COM:
Imagem: Ilustração. Uma mão direita.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma mão esquerda.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Duas mãos, uma direita e uma esquerda.   Fim da imagem.

22

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU QUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS E POSSUEM CARACTERÍSTICAS E PREFERÊNCIAS PRÓPRIAS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. COMPLETE A FICHA A SEGUIR COM INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ E SEU COLEGA.

SER CRIANÇA

EU ME CHAMO _____ E DO QUE MAIS GOSTO EM MIM É _____.

DESENHE SEU ROSTO.

_____

MINHA COR PREFERIDA É _____ E A COR PREFERIDA DO MEU COLEGA É _____.

GOSTO DE BRINCAR DE _____ E O MEU COLEGA GOSTA DE _____.

EU ESCREVO COM A MÃO:

( ) DIREITA.

( ) ESQUERDA.

( ) ESQUERDA E DIREITA.

MEU COLEGA ESCREVE COM A MÃO:

( ) DIREITA.

( ) ESQUERDA.

( ) ESQUERDA E DIREITA.

23

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UMA PARTE DO SEU CORPO.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
  1. QUAL É A PARTE DO CORPO QUE VOCÊ REPRESENTOU?

    _____

  1. CONSIDERANDO SEU CORPO, ESSA PARTE ESTÁ DO LADO:

    ( ) DIREITO.

    ( ) ESQUERDO.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) SEI QUAL É O MEU NOME E SOBRENOME?

B) RECONHEÇO AS MINHAS PREFERÊNCIAS E A DOS MEUS COLEGAS?

C) REPRESENTO PARTES DO MEU CORPO?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

D) PARTICIPEI DAS AULAS E CONVERSAS EM GRUPO?

24

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 3 E 4

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS E AS SEMELHANÇAS ENTRE AS PAISAGENS DOS LUGARES DE VIVER?

CAPÍTULO 3. OS LUGARES DE VIVER

EM NOSSO DIA A DIA CONVIVEMOS COM DIVERSAS PESSOAS EM DIFERENTES LUGARES.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E CONHEÇA UM POUCO DO DIA A DIA DE ARTUR.
Imagem: Fotografia. Um menino moreno de cabelo raspado parado sorrindo com uma das mãos na cintura. Ele usa uma camisa xadrez laranja e azul, uma calça vermelha e tênis preto. Ao lado dele há um balão de fala. O menino diz: meu nome é Artur. Durante a semana, eu acordo bem cedo para ir à escola. À tarde, faço minha lição e sempre que dá tempo vou com minha mãe a uma praça perto de casa. Lá encontro com meus vizinhos, jogamos bola e andamos de bicicleta. À noite, fico em casa. Gosto de ver televisão com meu pai e de jogar varetas com meu irmão. Aos fins de semana é muito bom quando saímos para fazer compras no mercado e para ir a outros lugares, como o cinema. Fim da imagem.

LEGENDA: ARTUR FIM DA LEGENDA.

MEU NOME É ARTUR. DURANTE A SEMANA, EU ACORDO BEM CEDO PARA IR À ESCOLA. À TARDE, FAÇO MINHA LIÇÃO E SEMPRE QUE DÁ TEMPO VOU COM MINHA MÃE A UMA PRAÇA PERTO DE CASA. LÁ ENCONTRO COM MEUS VIZINHOS, JOGAMOS BOLA E ANDAMOS DE BICICLETA. À NOITE, FICO EM CASA. GOSTO DE VER TELEVISÃO COM MEU PAI E DE JOGAR VARETAS COM MEU IRMÃO. AOS FINS DE SEMANA É MUITO BOM QUANDO SAÍMOS PARA FAZER COMPRAS NO MERCADO E PARA IR A OUTROS LUGARES, COMO O CINEMA.

Círculo verde.DURANTE A SEMANA. Círculo laranja.AOS FINS DE SEMANA.

( ) ESCOLA

( ) CINEMA

( ) MERCADO

( ) PRAÇA

25

CONHECEMOS UM POUCO SOBRE O DIA A DIA DE ARTUR, OS LUGARES QUE ELE FREQUENTA E AS PESSOAS COM QUEM CONVIVE.

  1. AGORA, PREENCHA O QUADRO A SEGUIR COM OS LUGARES QUE VOCÊ COSTUMA FREQUENTAR DURANTE A SEMANA E NOS FINS DE SEMANA. DEPOIS, INDIQUE COM QUEM VOCÊ CONVIVE EM CADA LUGAR.

Quadro: equivalente textual a seguir.

LUGARES QUE FREQUENTO

COM QUEM CONVIVO NESSES LUGARES

DURANTE A SEMANA

_____

_____

NOS FINS DE SEMANA

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. DE ACORDO COM O QUADRO ACIMA, RESPONDA.
    1. QUE LUGARES VOCÊ COSTUMA FREQUENTAR COM SEUS FAMILIARES?
    1. EM QUAIS LUGARES VOCÊ PREFERE FICAR COM SEUS AMIGOS? POR QUÊ?

26

CARTOGRAFANDO

  1. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO LUGAR DE VIVER DE ARTUR. LEIA NOVAMENTE O DEPOIMENTO DELE NA PÁGINA 24 E TRACE OS TRAJETOS.
Imagem: Ilustração. Imagem aérea de um bairro, com quadras com casas, prédios e comércios. Na primeira fileira de quadras: prédio, praça, casas e prédios. Na segunda fileira de quadras: casas, posto de gasolina, hospital, padaria, banca, casas. Na terceira fileira de quadras: escola, cinema, mercado, banco, farmácia, casa do Artur e loja de roupas. Na quarta fileira de quadras: casas, prédios e restaurante. Duas linhas saem da casa de Artur, uma destacada como verde segue para a esquerda até a escola e a outra destacada em vermelho segue para a esquerda e depois para cima até a praça.  Fim da imagem.

Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.

  1. TRACE, COM LÁPIS VERDE, O TRAJETO QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA, PELA MANHÃ.
  1. TRACE, COM LÁPIS VERMELHO, O TRAJETO QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA, À TARDE.
  1. ESCOLHA UM DOS LUGARES FREQUENTADOS POR ARTUR NOS FINS DE SEMANA E TRACE, COM LÁPIS AZUL, O TRAJETO QUE ELE DEVE FAZER PARA IR DE CASA ATÉ LÁ.

27

  1. DE ACORDO COM A REPRESENTAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR, COMPLETE AS FRASES COM AS EXPRESSÕES DOS QUADROS.

AO LADO

ATRÁS

EM FRENTE

  1. A FARMÁCIA ESTÁ _____ DO BANCO.
  1. O MERCADO ESTÁ _____ AO HOSPITAL.
  1. A PRAÇA ESTÁ _____ DO HOSPITAL.
  1. A BANCA DE JORNAL ESTÁ _____ DA PADARIA.
  1. O RESTAURANTE ESTÁ _____ À LOJA DE ROUPAS.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. ESCOLHA TRÊS LUGARES MOSTRADOS NA REPRESENTAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR E CRIE UM SÍMBOLO PARA ELES. DEPOIS, IDENTIFIQUE ESSE LUGAR. OBSERVE O EXEMPLO.
Imagem: Ilustração. Uma cruz vermelha.  Fim da imagem.

HOSPITAL

_____

28

LOCAIS DE CONVIVÊNCIA

É IMPORTANTE ESTARMOS ATENTOS À NOSSA CONVIVÊNCIA COM FAMILIARES, COLEGAS E VIZINHOS NOS MAIS DIVERSOS LOCAIS.

  1. OBSERVE AS IMAGENS.
Imagem: Ilustração. 1. Um parque com lagos e árvores. Atrás do parque há prédios. Tem três crianças brincando com uma bola na área gramada ao lado de uma das árvores: uma menina de cabelo castanho liso e camiseta rosa, um menino de camiseta amarela e um menino de camiseta vermelha. Ao lado deles, uma mulher de cabelo castanho preso em um coque olha. Ela usa uma calça jeans, camiseta branca e segura uma mochila vermelha. Para a direita há três adultos de pé: uma mulher loira de camiseta regata branca com a mão na cabeça, um homem de cabelo castanho e camiseta verde e um homem de camiseta branca e boné. Mais para o fundo do parque há outras pessoas.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 2. Mulher de cabelo castanho preso em um rabo, usando calça jeans, regata branca e uma bolsa. Ela caminha na calçada segurando a mão de um menino loiro que usa uma bermuda azul marinho e camiseta branca com uma faixa laranja. Atrás deles, uma mulher de regata rosa anda. Ao lado, na rua, há vários carros.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 3. Quatro pessoas sentadas em uma sala, onde há dois sofás, uma mesa de centro com um vaso de flores laranjas, uma televisão e um abajur. Da esquerda para a direita: menino de cabelo castanho usando uma bermuda verde e camiseta laranja. Menino loiro de cabelo espetado usando uma bermuda branca e camiseta azul; ele segura uma caixa amarela no seu colo. Um homem de cabelo castanho usa uma calça jeans e camiseta polo branca. Ele está com uma mão erguida para a frente e sorri. Mulher loira com o cabelo preso em um coque usando um vestido laranja. Ela está com as mãos cruzadas no colo.   Fim da imagem.

29

  1. IDENTIFIQUE O LOCAL DE CONVIVÊNCIA MOSTRADO EM CADA IMAGEM. UTILIZE AS PALAVRAS DOS QUADROS.

SALA

PRAÇA

RUA

  1. O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NO LOCAL REPRESENTADO NA:
    • IMAGEM 1?

      ( ) PASSEANDO COM O CACHORRO.

      ( ) CAMINHANDO.

      ( ) JOGANDO BOLA.

      ( ) CONVERSANDO.

    • IMAGEM 2?

      ( ) ANDANDO DE SKATE.

      ( ) CONVERSANDO.

      ( ) CAMINHANDO.

      ( ) DIRIGINDO VEÍCULOS.

    • IMAGEM 3?

      ( ) COMENDO.

      ( ) VENDO TELEVISÃO.

      ( ) DORMINDO.

      ( ) CONVERSANDO.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. PARA CADA UM DOS LOCAIS REPRESENTADOS NA PÁGINA ANTERIOR, CITE UMA ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS.

30

CAPÍTULO 4. DIFERENTES PAISAGENS

AO NOSSO REDOR, PODEMOS ENCONTRAR CONSTRUÇÕES, RUAS, PRAÇAS E MUITOS OUTROS ELEMENTOS QUE FORMAM A PAISAGEM DO LUGAR DE VIVER.

O VENTO TÃO PASSAGEIRO,

AS ESTRADAS, AS ESTRELAS,

AS ESQUINAS DA CIDADE,

OS HOMENS E SEUS CAMINHOS,

OS BARCOS SOLTOS NO MAR,

AS FLORES COM TANTAS CORES,

E O TREM QUE, DE LONGE, APITA

ANUNCIANDO A CHEGADA

DAQUELA MOÇA BONITA!

FONTE: RICARDO AZEVEDO. DEZENOVE POEMAS DESENGONÇADOS. SÃO PAULO: ÁTICA, 2002. P. 29.

Imagem: Ilustração. Um trem soltando fumaça em um trilho. Na janela do primeiro vagão tem uma menina de cabelo preto e liso. Ao lado do trilho há um galho com flores lilás e um pássaro laranja. No céu tem o sol e estrelas.  Fim da imagem.

31

  1. DE ACORDO COM O POEMA, COMPLETE O QUADRO A SEGUIR CLASSIFICANDO OS ELEMENTOS DA PAISAGEM. SIGA OS EXEMPLOS.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. AGORA, FAÇA UM DESENHO DA PAISAGEM DESCRITA NO POEMA.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

32

CARTOGRAFANDO

Imagem: Ilustração. Dez imagens de locais espalhados e ligados por faixas representando opções de caminho, entrelaçadas. 1: uma escola com uma cerca de vidro e jardim na frente. 2: um sobrado branco com um canteiro na frente. 2: um prédio com a fachada de vidro e portaria na frente. Um pin de localização diz: você está aqui. 3: entrada de um aquário, com tanques de vidro com peixes dentro. 4: um parque de diversões. 5: uma casa e dois prédios. 6: fachada de um mercado. 7: um lago rodeado por pedras, árvores e arbustos. 8: um barco a vela na praia. 9: uma fazenda, com uma casa principal branca e azul e animais em cercas na frente.

33

  1. IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NO PRÉDIO INDICADO E PRECISA IR ATÉ A CASA NO CAMPO. TRACE DE VERMELHO, NA REPRESENTAÇÃO, O TRAJETO QUE VOCÊ DEVERÁ FAZER PARA CHEGAR LÁ.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. OBSERVE O TRAJETO QUE VOCÊ TRAÇOU E DESENHE:

ELEMENTOS DA PAISAGEM FEITOS PELAS PESSOAS

_____

ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EXPLIQUE O SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

34

TRABALHO DE CAMPO

MUITAS VEZES, ANDAMOS PELO LUGAR ONDE FICA NOSSA MORADIA E NOSSA ESCOLA SEM PRESTAR MUITA ATENÇÃO AO QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR.

QUANDO OLHAMOS MAIS ATENTAMENTE, PORÉM, PODEMOS DESCOBRIR MUITAS COISAS.

  1. COMO É A PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER? ACOMPANHADO DE UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA, OBSERVE-A ATENTAMENTE. DEPOIS, ASSINALE OS ELEMENTOS QUE PODEM SER OBSERVADOS NESSA PAISAGEM.
Imagem: Ilustração. Uma casa com paredes amarelas.  Fim da imagem.

( ) CASA

Imagem: Ilustração. Uma rua com duas faixas.  Fim da imagem.

( ) RUA

Imagem: Ilustração. Um carro vermelho andando na rua.  Fim da imagem.

( ) VEÍCULO

Imagem: Ilustração. Três prédios, um amarelo, um azul e um rosa.  Fim da imagem.

( ) PRÉDIOS

Imagem: Ilustração. Uma árvore.  Fim da imagem.

( ) ÁRVORE

Imagem: Ilustração. Um cachorro e um boi.  Fim da imagem.

( ) ANIMAIS

Imagem: Ilustração. Duas montanhas com uma nuvem branca em cima.  Fim da imagem.

( ) MORROS

Imagem: Ilustração. Um homem de cabelo preto e liso e um menino de cabelo ruivo enrolado.  Fim da imagem.

( ) PESSOAS

Imagem: Ilustração. Um rio passando por uma floresta.  Fim da imagem.

( ) RIO

Imagem: Ilustração. Um prédio de três andares, em cima a placa: escola.  Fim da imagem.

( ) ESCOLA

Imagem: Ilustração. Um prédio com uma placa com uma cruz em cima.  Fim da imagem.

( ) HOSPITAL

Imagem: Ilustração. Um carrinho de supermercado.   Fim da imagem.

( ) MERCADO

35

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. AGORA, EM UMA FOLHA DE PAPEL, REPRESENTE UMA PAISAGEM DO TRAJETO ENTRE SUA MORADIA E A ESCOLA.
    • APRESENTE-A PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
    1. DESCREVA OS ELEMENTOS DA PAISAGEM PRÓXIMOS À SUA MORADIA E PRÓXIMOS À SUA ESCOLA UTILIZANDO AS PALAVRAS DOS QUADROS A SEGUIR.

MUITOS

MUITAS

POUCOS

POUCAS

  1. NA PAISAGEM PRÓXIMA DO LUGAR ONDE MORO EXISTEM _____ MORROS E _____ ÁRVORES. GERALMENTE, HÁ _____ PESSOAS ANDANDO NAS CALÇADAS E _____ VEÍCULOS NAS RUAS. HÁ TAMBÉM _____ CONSTRUÇÕES, COMO CASAS E PRÉDIOS.
  1. NA PAISAGEM PRÓXIMA À MINHA ESCOLA EXISTEM _____ MORROS E _____ ÁRVORES. GERALMENTE, HÁ _____ PESSOAS ANDANDO NAS CALÇADAS E _____ VEÍCULOS NAS RUAS. HÁ TAMBÉM _____ CONSTRUÇÕES, COMO CASAS E PRÉDIOS.

36

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS DOS LUGARES DE VIVER. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. OBSERVE A PINTURA.
Imagem: Ilustração. Na frente, um lago rodeado por arbustos e flores. Atrás, uma feira com algumas barracas com toldos listrados coloridos e pessoas ao redor. Do lado direito, pessoas ao redor de uma mesa que está embaixo de um guarda-sol e pessoas ao redor de um pano com melancias empilhadas em cima. Há algumas casas espalhadas e no fundo uma montanha coberta por vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: FEIRA DE DOMINGO, DE EDIVALDO, 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM FEITOS PELAS PESSOAS.

    _____

  1. CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.

    _____

  1. O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NO LOCAL REPRESENTADO?

    ( ) CONVERSANDO.

    ( ) CAMINHANDO.

    ( ) NADANDO NO LAGO.

    ( ) COMPRANDO PRODUTOS NA FEIRA.

37

  1. ASSINALE A ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS NOS LOCAIS LISTADOS A SEGUIR.
  1. NO MERCADO.
  1. NA RUA.

( ) CORRER NOS CORREDORES.

( ) AGUARDAR SUA VEZ NA FILA.

( ) NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO.

( ) DEIXAR O LIXO NA CALÇADA.

  1. INDIQUE O ELEMENTO DA PAISAGEM QUE ESTÁ:
    1. AO LADO DO MERCADO.

      _____

    1. ATRÁS DO MERCADO.

      _____

Imagem: Ilustração. Uma quadra rodeada por calçada de tijolos brancos e no meio, uma escola, no canto superior esquerdo, um mercado, no canto inferior esquerdo e um prédio de um banco, do lado direito.  Fim da imagem.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) RECONHEÇO ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS OU NÃO PELAS PESSOAS?

B) CONHEÇO ATITUDES QUE FAVORECEM A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS?

C) INDICO UM TRAJETO E A POSIÇÃO DE ELEMENTOS EM UMA REPRESENTAÇÃO?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

D) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE?