MP030

O QUE EU JÁ SEI?

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

AO LONGO DESTE ANO, VOCÊ VIVENCIARÁ MUITOS MOMENTOS DE NOVOS APRENDIZADOS. ANTES DISSO, QUE TAL AVALIAR OS SEUS CONHECIMENTOS EM GEOGRAFIA?

PROFESSOR Atenção professor: Professor, se considerar mais adequado, solicitar aos alunos que registrem e entreguem as respostas das avaliações deste livro em folhas avulsas. Fim da observação.
  1. QUAL É A SUA COR PREFERIDA? ESCREVA O SEU NOME COM ESSA COR.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal. Providenciar lápis de cor para os alunos.
  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS.
Imagem: Fotografia. Uma sala de aula. Na frente, mesa maior encostada na parede e uma lousa branca. Na parede do canto há um armário branco e na área da sala há carteiras com cadeiras vermelhas enfileiradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE SOROCABA, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um parquinho feito de madeiras coloridas em uma área gramada. Há uma casinha, balanços e gangorras.  Fim da imagem.

LEGENDA: PARQUE NO MUNICÍPIO DE CÂNDIDO RODRIGUES, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

ATIVIDADES

FOTOGRAFIA 1

FOTOGRAFIA 2

BRINCAR

( )

( )

ESTUDAR

( )

( )

CONVERSAR

( )

( )

PROFESSOR Resposta: Fotografia 1: Estudar e conversar.
PROFESSOR Fotografia 2: Brincar e conversar.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações específicas

Avaliação diagnóstica

A avaliação deve ser aplicada no início do ciclo de aprendizagem, visando identificar os conhecimentos dos alunos nos anos anteriores. Para aferir os resultados, é possível adotar como referência as rubricas reproduzidas na página MP012 deste manual. A partir dos resultados obtidos, pode-se repensar o planejamento, propor o aprofundamento de alguns conteúdos e adotar estratégias de superação de defasagens. Sugere-se que o professor realize a leitura dos enunciados com os alunos, pois, possivelmente, muitos ainda não têm autonomia de leitura.

Objetivos de aprendizagem

  1. Registrar o nome na cor preferida.
  1. Identificar diferentes usos dos espaços pelas pessoas, com base na interpretação de fotografias.
  1. Trabalhar proporcionalidade e diferentes tipos de moradia.
  1. Elaborar desenho de observação de objeto escolar.

    Para complementar

  1. Os alunos devem escrever seu nome, trabalhando um elemento de sua identidade, e determinar sua cor de preferência. As preferências das pessoas é um dos temas trabalhados no volume.
  1. Espera-se que os alunos marquem que estudar e conversar são atividades que podem ser realizadas em salas de aula (fotografia 1) e que brincar e conversar são atividades que podem ser desenvolvidas em parques (fotografia 2).
  1. Espera-se que os alunos reconheçam o prédio como a construção mais alta e circulem-no de vermelho. Com relação à construção mais baixa, espera-se que circulem a casa de azul.
  1. Observar se o objeto representado está em seu tamanho real ou reduzido, verificando a percepção dos alunos.

    O olhar espacial

    Fazer a análise geográfica significa dar conta de estudar, analisar, compreender o mundo com o olhar espacial. [...] “O olhar espacial supõe desencadear o estudo de determinada realidade social verificando as marcas inscritas nesse espaço. O modo como se distribuem os fenômenos e a disposição espacial que assumem representam muitas questões, que por não serem visíveis têm que ser descortinadas, analisadas através daquilo que a organização espacial está mostrando.

    CALLAI, Helena C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, maio-ago., 2005. p. 237.

MP031

  1. OBSERVE AS IMAGENS.
Imagem: Ilustração. Uma casa de um andar com as paredes pintadas de amarelo. Ilustração. Uma casa de dois andares com as paredes pintadas de azul. Ilustração. Um prédio de cinco andares com paredes em tons de marrom.   Fim da imagem.

LEGENDA: CASA TÉRREA FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: SOBRADO FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: PRÉDIO FIM DA LEGENDA.

  1. CIRCULE DE VERMELHO A CONSTRUÇÃO MAIS ALTA.
  1. COMO CHAMAMOS ESSA CONSTRUÇÃO? ASSINALE.

( ) CASA TÉRREA

( ) SOBRADO

( ) PRÉDIO

PROFESSOR Resposta: Prédio: Vermelho.
  1. CIRCULE DE AZUL A CONSTRUÇÃO MAIS BAIXA.
  1. COMO CHAMAMOS ESSA CONSTRUÇÃO? ASSINALE.

( ) CASA TÉRREA

( ) SOBRADO

( ) PRÉDIO

PROFESSOR Resposta: Casa Térrea: Azul.
  1. DESENHE UM OBJETO QUE VOCÊ UTILIZA NA ESCOLA.

_____

NOME DO OBJETO: _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Superando defasagens

Ao término da correção da avaliação, é importante verificar as aprendizagens consolidadas pelos alunos. Com relação aos alunos com baixo nível de proficiência, podem ser propostas algumas intervenções, a fim de minimizar defasagens de aprendizagens.

  1. Nessa etapa do processo de alfabetização, é possível que alguns alunos ainda não saibam registrar o nome de forma correta. Nesse caso, identificar se há por parte deles o conhecimento das letras e de seus valores sonoros, possibilitando a oportunidade de reescrita.
  1. A interpretação de fotografias é muito importante no processo de alfabetização geográfica, pois permite aos alunos identificar diferentes elementos do espaço, expressos nas paisagens, e a associar seus usos pelas pessoas. Caso surjam dificuldades de associar os tipos de atividades que podem ser realizadas em cada um dos espaços retratados, considerar a experiência pessoal dos alunos.
  1. No processo de alfabetização cartográfica, aos poucos deve ocorrer o desenvolvimento das questões envolvendo proporções e escalas. Caso os alunos tenham dificuldade de reconhecer o que é mais alto e mais baixo, pode-se pedir que observem, no espaço em que se encontram, diferentes objetos, e que os classifiquem do maior para o menor.
  1. Os desenhos de observação, de memória e de imaginação auxiliam no desenvolvimento do pensamento espacial. Muitos alunos nessa faixa etária ainda estão aprimorando a coordenação motora fina. Nesse caso, importa verificar se eles conseguem representar objetos que existem no espaço da sala de aula, aplicando princípios básicos que envolvam relações de semelhança com o objeto, respeitando suas proporções.

MP032

Comentários para o professor:

Organização das sequências didáticas

As sequências didáticas deste livro estão organizadas em quatro unidades, cada uma delas composta de dois módulos. Os módulos se alinham tematicamente e são organizados a partir de uma questão problema, desenvolvida ao longo do estudo de dois capítulos.

Unidade > Visando garantir uma aprendizagem significativa, todas as unidades começam com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos que serão abordados nos capítulos que as compõem.

Módulo > Os módulos são compostos de dois capítulos relacionados com a mesma questão problema e tema central.

Questão problema > A questão problema corresponde a uma problematização que estrutura o módulo e está relacionada com objetos de conhecimento e habilidades constantes na BNCC.

Capítulo > As atividades propostas em cada capítulo permitem que se realize a construção do conhecimento a partir de observações, análises e estabelecimento de correlações.

Na introdução do módulo, são apresentados os conteúdos, os conceitos e as atividades desenvolvidos, os pré-requisitos pedagógicos para sua elaboração e os principais objetivos de aprendizagem enfocados nos dois capítulos que o compõem.

Na conclusão do módulo, encontram-se orientações que favorecem um diagnóstico a partir da avaliação de processo de aprendizagem para o acompanhamento individual e coletivo dos alunos, bem como proposições de ações para minimizar defasagens nas aprendizagens.

MP033

Unidade 1 Eu e meus colegas no lugar de viver

Esta unidade permite aos alunos trabalhar com elementos de identidade e de pertencimento, desenvolver percepções e relações espaciais a partir do corpo, além de explorar características paisagens de seu lugar de viver e das relações de convívio ali presentes.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção Módulos da unidade, composto pela ilustração de duas pastas dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

Capítulos 1 e 2: exploram noções de identidade e semelhanças e diferenças entre as pessoas.

Capítulos 3 e 4: enfocam os elementos da paisagem e as relações de convivência.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção Primeiros contatos, composto pela ilustração de um olho dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir de uma fotografia de crianças brincando em um parque.

Introdução do módulo dos capítulos 1 e 2

Estemódulo, formado pelos capítulos 1 e 2, possibilita trabalhar com elementos da subjetividade dos alunos, explorando seus nomes, algo fundamental para desenvolver as noções de identidade e de pertencimento. Também permite identificar semelhanças e diferenças entre eles e seus colegas, desenvolvendo percepções e relações espaciais a partir do corpo.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção Questão problema, composto pela ilustração de uma lâmpada acesa com um ponto de interrogação no interior dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

O que tenho de semelhante e de diferente em relação aos meus colegas?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção Atividades do módulo, composto pela ilustração de um lápis dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam aos alunos trabalhar aspectos da sua identidade e da relação com os outros. Além disso, promove o desenvolvimento da habilidade EF01GE09, que se refere ao uso de referenciais espaciais para a localização de elementos do lugar de vivência.

São desenvolvidas atividades de compreensão de textos, elaboração de mapa do corpo, representação por meio de desenho de dados quantitativos e de partes do corpo.

Como pré-requisitos, é importante o conhecimento sobre alguns dados pessoais e as diferentes preferências das pessoas.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção Principais objetivos de aprendizagem, composto pela ilustração de uma lupa com um sinal de exclamação dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

MP034

UNIDADE 1. EU E MEUS COLEGAS NO LUGAR DE VIVER

Imagem: Fotografia. Oito crianças correndo em um parque. Da esquerda para a direita: um menino loiro de bermuda preta e camiseta azul. Um menino de cabelo castanho liso usando uma bermuda jeans e camiseta amarela. Uma menina negra de cabelo curto usando um vestido jeans. Uma menina loira de cabelo curto usando uma blusa bege e calça rosa; ela segura a coleira de um cachorro bege. Uma menina de camiseta verde que está com a mão no cachorro. Uma menina de cabelo castanho liso com os braços erguidos, usando um macacão vermelho. Um menino moreno de camiseta azul listrada. Um menino loiro com os braços erguidos, camiseta verde, bermuda cinza e camisa xadrez por cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM PARQUE NA SÉRVIA, UM PAÍS DA EUROPA. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou grupos, para garantir a troca de conhecimento entre os alunos.
  • A leitura de fotografias e imagens é fundamental no trabalho desenvolvido nesta coleção, pois possibilita o desenvolvimento de processos cognitivos, como observação, descrição e o estabelecimento de relações entre os elementos presentes na imagem e a realidade dos alunos. Uma fotografia ou imagem também pode ser entendida como um texto e deve ser explorada de forma sistemática, favorecendo o olhar atento e a aprendizagem.
  1. professor e a identidade da criança

    [...] As ideias da criança a respeito do mundo são construídas a partir da sua relação com o meio e se modificam à medida que os conhecimentos são construídos. [...]

    Podemos afirmar que o papel do professor na constituição da identidade da criança é fundamental, pois ele tem em mãos alguns elementos do universo infantil capazes de trazer à tona certas vivências, que contribuirão para a constituição dos sujeitos de forma prazerosa e divertida.

    PAIVA, Núbia Silvia G. A construção da identidade da criança na educação infantil numa perspectiva histórico-cultural. Olhares & Trilhas, n. 11, p. 89-94, 2010.

MP035

Boxe complementar:

PRIMEIROS CONTATOS

  1. QUAIS SÃO AS ATIVIDADES QUE AS CRIANÇAS DA FOTOGRAFIA ESTÃO REALIZANDO?
    PROFESSOR Resposta: 1. As crianças estão brincando com um cachorro.

    2. ONDE ELAS ESTÃO REALIZANDO ESSAS ATIVIDADES?

    PROFESSOR Resposta: 2. Elas estão em um parque.
  1. VOCÊ REALIZA ATIVIDADES SEMELHANTES NO SEU LUGAR DE VIVER?
    PROFESSOR Resposta: 3. Resposta pessoal.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos na observação da fotografia.
  • Solicitar que observem a paisagem do local representado e indiquem quais elementos são possíveis de identificar.
  • Pedir para que indiquem as atividades que estão sendo realizadas pelas crianças.

    Primeiros contatos

  1. Se os alunos não realizarem atividades semelhantes às das crianças retratadas na fotografia, orientá-los a indicar as atividades que realizam no lugar onde vivem e a compará-las com as realizadas pelos colegas de classe.

MP036

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 1 E 2

O QUE TENHO DE SEMELHANTE E DE DIFERENTE EM RELAÇÃO AOS MEUS COLEGAS?

CAPÍTULO 1. EU E MEUS COLEGAS

TODAS AS CRIANÇAS TÊM UM NOME. TER UM NOME É UM DIREITO.

O NOME GERALMENTE É ACOMPANHADO DE UM SOBRENOME, QUE INDICA A FAMÍLIA À QUAL SE PERTENCE.

ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO.

GABRIELA

GABRIELA MENINA, GABRIELA LEVADA. [...] GABRIELA SAPECA:

— MENINA, COMO É QUE VOCÊ SE CHAMA?

— EU NÃO ME CHAMO, NÃO, OS OUTROS É QUE ME CHAMAM GABRIELA. GABRIELA SERELEPE:

— MENINA, PARA ONDE VAI ESSA RUA?

— A RUA NÃO VAI, NÃO, A GENTE É QUE VAI NELA.

FONTE: RUTH ROCHA. MARCELO, MARMELO, MARTELO. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011. P. 28.

Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo castanho liso usando um vestido laranja de bolinhas vermelhas. Ela está na frente de uma área com arbustos, casas vermelhas e azuis e uma montanha com árvores.   Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. QUAL É O NOME DA PERSONAGEM DO TEXTO?
    PROFESSOR Resposta: Gabriela.
  1. QUAL É A IMPORTÂNCIA DO NOME E DO SOBRENOME PARA UMA PESSOA? CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ISSO.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos reconheçam que o nome e o sobrenome fazem parte da identidade pessoal, indicando a qual família pertencemos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema permite aos alunos refletir sobre sua identidade e sobre as diferenças e semelhanças entre as pessoas de sua convivência. Conversar com eles sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Fazer a leitura do texto de Ruth Rocha em voz alta. Incentivar os alunos a comentar sobre sua compreensão do texto.
  • Compartilhar as respostas das atividades.
  • O nome e o sobrenome da criança é um referencial que lhe é muito significativo e lhe traz estabilidade no convívio social, por isso é algo importante a ser desenvolvido.

    Atividade complementar

    Propor aos alunos que formem uma roda, falem seus nomes e depois comecem a brincadeira popular a seguir:

    Todos cantam: – O/A (nome da primeira criança) comeu pão na casa do João.

    A criança responde: − Quem, eu?

    Todos cantam: – Você!

    A criança responde: – Eu não!

    Todos cantam: − Então, quem foi?

    A criança responde: − Foi (nome de alguma outra criança).

    E a canção segue até que todos da roda tenham sido citados.

    As atividades do capítulo 1 permitem aos alunos refletir sobre sua identidade, trabalhando com referências, como o nome e o sobrenome, e, também, reconhecer as semelhanças e as diferenças entre as pessoas de sua convivência.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial.

    Objeto de conhecimento: Pontos de referência.

    Habilidade: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

MP037

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

VOCÊ SABE COMO O SEU NOME FOI ESCOLHIDO? PARA DESCOBRIR, FAÇA AS SEGUINTES PERGUNTAS ÀS PESSOAS DE SUA CONVIVÊNCIA. PEÇA A ELAS QUE O AJUDEM A FAZER AS ANOTAÇÕES.

  1. CIRCULE AS LETRAS QUE FORMAM O SEU NOME.
    PROFESSOR Respostas pessoais baseadas na experiência de cada aluno.

    A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

    • AGORA, REESCREVA SEU NOME:
    1. QUEM ESCOLHEU SEU NOME?

      _____

    1. POR QUE ESSE NOME FOI ESCOLHIDO?

      _____

    1. FORAM SUGERIDOS OUTROS NOMES? QUAIS?

      _____

    1. SEU NOME ESTÁ REGISTRADO EM ALGUM DOCUMENTO? EM QUAL?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Podem ser citados a Certidão de Nascimento, o Registro Geral e o passaporte.
    1. PARA QUE SERVE UM DOCUMENTO COM IDENTIFICAÇÃO?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Para indicar com precisão quem é a pessoa, seu nome, sobrenome, filiação, data e local de nascimento.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

      • CONTE O QUE DESCOBRIU PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • A seção Investigue permite aos alunos conhecer os motivos de escolha do próprio nome.
  • Solicitar que conversem com adultos de sua convivência sobre como o seu nome foi escolhido e, se necessário, ajudá-los no preenchimento das respostas.
  • Formar uma roda de conversa em sala de aula para que os alunos possam expressar suas opiniões em relação às atividades propostas.
  • Comentar a importância da certidão de nascimento e da carteira de identidade como documentos pessoais. Se achar conveniente, mostrar modelos desses documentos.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Ao investigar a origem do nome, exercita-se a investigação e a reflexão, favorecendo desfazer crenças e solucionar dúvidas em relação a si mesmo, com acolhimento da diversidade, conforme preconizam a competência geral da Educação Básica 2 e a competência específica de Ciências Humanas 4.

    Fim do complemento.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte superior, o título: O nome da gente. No centro, ilustração de um regador dourado com lápis de cor dentro. Ele está virado e saem riscos coloridos da ponta, indo até uma pilha de papel. Há desenhos junto com os riscos coloridos: árvore, flores, folhas e um gato.   Fim da imagem.

    O nome da gente, de Naira Passoni, Parahuari Branco. Curitiba: ETrix, 2014.

    O livro conta a história de uma folha de papel em branco que busca alguém que possa lhe rabiscar, escrever e desenhar. É um livro personalizável que incentiva a criança a escrever e reconhecer o seu nome escrito, as letras e os sons.

MP038

EU E AS OUTRAS PESSOAS

TODOS NÓS NOS RELACIONAMOS COM OUTRAS PESSOAS NO DIA A DIA. VOCÊ JÁ IMAGINOU COMO SERIA SE NÃO TIVÉSSEMOS A AJUDA DE OUTRAS PESSOAS?

Imagem: Ilustração. Uma pipa amarela e rosa.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma bola de futebol.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um skate amarelo.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um par de óculos de natação.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma bicicleta cor-de-rosa.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ TEVE VERGONHA DE PEDIR AJUDA A OUTRAS PESSOAS? EM QUAL SITUAÇÃO? CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ISSO.
PROFESSOR Resposta baseada na experiência pessoal do aluno.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. COM UM COLEGA, RELEIAM OS VERSOS COLORIDOS E RESPONDAM:
    • COMO OS ERROS PODEM NOS AJUDAR A APRENDER?
PROFESSOR Atenção professor: É importante que os alunos percebam o erro como uma etapa do caminho para o conhecimento, mostrando falhas e inadequações e abrindo novas tentativas, possibilidades e recombinações. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer a leitura da letra da canção em voz alta.
  • Chamar a atenção dos alunos para o respeito pelos outros e levá-los a reconhecer a importância de uma convivência harmoniosa.
  • Orientá-los a reconhecer que cada pessoa faz e aprende as coisas de um jeito diferente e, muitas vezes, aprende com os próprios erros. Esta abordagem contribui para que os alunos reconheçam a relevância da vida familiar e social, favorecendo o reconhecimento e o respeito às diferenças e estimulando a cooperação.
  • No desenvolvimento das unidades deste volume, serão indicadas outras abordagens do tema vida familiar e social, relacionada a fatos atuais de relevância nacional e mundial.
  • Se considerar pertinente, solicitar a um aluno a leitura em voz alta das frases coloridas que estão destacadas na letra da canção e, em seguida, perguntar aos demais se compreenderam o significado de todas as palavras e a frase completa, estimulando um momento de compreensão de vocabulário.
  • Solicitar aos alunos que, em duplas, apresentem oralmente suas respostas para as atividades.

    Para complementar

  1. Comentar com os alunos que pedir ajuda em um momento de dificuldade não é motivo para se envergonhar. Ajudar o outro e aceitar ajuda das pessoas são atitudes que contribuem para promover valores como solidariedade, urbanidade e cooperação.
  1. desenvolvimento da lateralidade

    A “lateralização” surge, já no primeiro ano de vida, ligada à assimetria funcional, quando a mão dominante é preferida nas tarefas manuais novas. [...] Esse processo leva ao conhecimento da lateralidade, primeiro no próprio corpo e, depois, sobre os outros corpos. [...] A lateralidade é reconhecida no próprio sujeito, aproximadamente aos seis anos, e nos outros, mais ou menos aos oito anos. Por volta dos 4-5 anos, a criança compreende que tem uma direita e uma esquerda, mas não sabe distinguir entre elas nos membros do corpo. Aos 6-7 anos, já sabe distinguir suas duas mãos, seus dois pés, e, depois, seus dois olhos. Aproximadamente aos 8-9 anos reconhece com precisão as partes direita e esquerda.

    Quanto à orientação espacial, aos 5-6 anos, a criança confunde-se ao seguir um referencial no próprio corpo (para a direita ou esquerda), mas não tem dúvida se o referencial for um objeto. [...]

MP039

CARTOGRAFANDO

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO REALIZAR UMA ATIVIDADE QUE EXIGE COLABORAÇÃO E RESPEITO. VOCÊ VAI MAPEAR O CORPO DE UM COLEGA, E ELE VAI MAPEAR O SEU.

  1. SIGA AS INSTRUÇÕES PARA MAPEAR O CORPO DO COLEGA. O PROFESSOR VAI AJUDÁ-LO.
  1. SEPARE UMA FOLHA DE PAPEL MAIOR QUE A ALTURA DE SEU COLEGA.
    PROFESSOR Atenção professor: Auxiliar os alunos na elaboração do mapa do corpo. Fim da observação.
  1. PEÇA A SEU COLEGA QUE SE DEITE SOBRE ESSA FOLHA DE PAPEL. COM UMA CANETA, CONTORNE O CORPO DELE. DEPOIS É A VEZ DELE: DEITE-SE SOBRE OUTRA FOLHA DE PAPEL PARA QUE ELE POSSA CONTORNAR O SEU CORPO.
Imagem: Fotografia. Um menino de cabelo preto usando camiseta verde, calça jeans e um tênis. Ele está deitado em cima de folhas de papel pardo, com os braços e pernas abertas. Ao lado, uma menina de cabelo preto e liso usando uma saia branca e camiseta laranja está sentada usando uma caneta para fazer o contorno do corpo do menino na folha.  Fim da imagem.

LEGENDA: JULIANA DESENHANDO O MAPA DO CORPO DE PEDRO. FIM DA LEGENDA.

  1. ESCREVA O SEU NOME NO MAPA DO SEU CORPO.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Fotografia. Folhas de papel pardo com o desenho do contorno do corpo de uma pessoa.   Fim da imagem.

LEGENDA: MAPA DO CORPO DE PEDRO. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades permitem aos alunos representar e explorar as noções de lateralidade e de proporcionalidade.

Fim do complemento.

  • Para realizar a atividade 1, sugere-se utilizar folhas de papel kraft e canetas coloridas.
  • Organizar uma roda com os alunos, que ficarão sentados no chão, deixando livre o espaço central.
  • Solicitar a um aluno que se deite no chão, sobre folhas de papel kraft, que consigam envolver todo o corpo.
  • Orientar outro aluno para que contorne o corpo do colega com caneta colorida. Seria interessante que todos os alunos fossem mapeados; porém, caso isso não seja possível durante a aula, devido à limitação de tempo, cada aluno pode trazer seu mapeamento pronto de casa.
  • Se possível, pendurar os mapas do corpo dos alunos na sala de aula e solicitar a eles que comparem os diferentes desenhos.
  • A partir dos mapas, explorar as noções de lateralidade e formular questões como: que partes do nosso corpo se encontram representadas na parte de cima do mapa do corpo? E na parte debaixo do mapa do corpo? E do lado direito da representação? E do lado esquerdo?
  • Ao mapear o corpo: “o aluno toma consciência de sua estatura, da posição de seus membros, dos lados de seu corpo. Ao representá-los, terá necessidade de se utilizar de procedimentos de mapeador – generalizar, observar a proporcionalidade, selecionar elementos mais significativos –, para que a representação não perca a característica de sua imagem”. (ALMEIDA, Rosângela D. de; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 1992. p. 47.)

    Isso evidencia a existência de duas operações intelectuais diferentes: uma, que consiste em orientar-se em sua própria topografia corporal, e outra, que consiste em utilizar seu corpo como um meio para orientar-se no espaço [...]. O esquema corporal é o resultado da relação estabelecida entre o espaço postural e o espaço ambiente.

    ALMEIDA, Rosângela D. de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 39.

MP040

  1. AGORA, VOCÊ VAI MEDIR A SUA ALTURA UTILIZANDO O MAPA DO SEU CORPO. SIGA AS INSTRUÇÕES.
  1. COLOQUE O MAPA DO SEU CORPO NO CHÃO.
  1. ESTIQUE UM BARBANTE SOBRE O MAPA, DA CABEÇA AOS PÉS, E, COM UMA TESOURA DE PONTAS ARREDONDADAS, CORTE-O.
  1. EM SEGUIDA, ESTIQUE O BARBANTE NO CHÃO E MEÇA QUANTOS PALMOS ELE TEM.
PROFESSOR Atenção professor: Alertar os alunos sobre os cuidados ao manipular a tesoura. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Uma menina de cabelo castanho sentada no chão. Ela usa uma sapatilha, calça jeans e camiseta vermelha. A menina está com as duas mãos abertas lado a lado em cima de uma corda que está esticada ao seu lado.   Fim da imagem.

LEGENDA: ANA MEDINDO QUANTOS PALMOS TEM O BARBANTE. FIM DA LEGENDA.

  1. PINTE UMA MÃO PARA CADA PALMO QUE VOCÊ CONTOU.
Imagem: Ilustração. Um quadro com cinco fileiras de desenhos de mãos, cada fileira com oito desenhos. Elas estão em branco para serem coloridas.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. DE QUE OUTRAS MANEIRAS É POSSÍVEL MEDIR A ALTURA DE UMA PESSOA?
PROFESSOR Resposta: Utilizando a fita métrica, a régua ou a trena, por exemplo.
MANUAL DO PROFESSOR
  • As atividades 2, 3 e 4 podem ser aprofundadas nas aulas de Matemática, ao trabalhar unidades de medida.
  • Explicar aos alunos que farão uma atividade de medida do corpo a partir de um barbante, que é uma forma de medição não convencional.
  • Explicar que, atualmente, o metro é a unidade de medida de comprimento mais utilizada no Brasil e em muitos outros países. A medida exata do metro foi reproduzida em uma barra de platina, que está guardada na França, e cópias desse metro foram distribuídas pelo mundo todo.
  • Solicitar aos alunos que indiquem outras maneiras possíveis de medir a própria altura e discutir com eles essas outras possibilidades.

    Atividade complementar

    Lateralidade

    Após mapear o corpo dos alunos, realizar a atividade que possibilita a eles perceber a correspondência entre os lados direito e esquerdo do próprio corpo e os contornos desenhados no papel.

    Solicitar a eles que caminhem sobre o contorno de seu corpo desenhado no papel pardo. Em seguida, pedir a cada aluno que se posicione sobre o contorno da cabeça e coloque o barbante sobre o desenho, marcando os lados (D) direito e (E) esquerdo.

    Lateralidade espelhada

    Solicitar aos alunos que se posicionem sobre os pés do desenho e identifiquem novamente as partes de cada lado do corpo, porém observando que, como mudaram de posição, a sua direita corresponderá ao lado esquerdo do contorno. Assim, ao ouvirem a ordem de ir até o braço esquerdo, por exemplo, devem se deslocar para o lado contrário de seu corpo.

    Gráficos

    O gráfico possibilita leitura imediata: ele é visual, mostra os dados organizados de forma lógica, prendendo-se à essência. É uma linguagem universal que permite ver a informação. E a evolução nos níveis de leitura ajuda a:

    - definir o problema;

    - perceber a organização lógica dos dados levantados;

    - simplificar os dados sem destruí-los;

MP041

  1. O PROFESSOR ANOTARÁ NA LOUSA AS INFORMAÇÕES RELATIVAS À ALTURA DOS ALUNOS DA CLASSE.
    1. ANOTE, NO QUADRO, QUANTOS ALUNOS TÊM AS SEGUINTES MEDIDAS:
PROFESSOR Resposta: As respostas dependem da altura dos alunos.
Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo preto e liso preso, usando uma calça azul e camiseta branca. Ela segura uma fita métrica que vai da ponta do seu pé até a mão que está erguida para cima da cabeça.  Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

ALTURA

ATÉ 10 PALMOS

DE 11 A 15 PALMOS

MAIS DE 15 PALMOS

NÚMERO DE ALUNOS

_____

_____

_____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. REPRESENTE, POR MEIO DE DESENHO, OS DADOS DO QUADRO ACIMA, UTILIZANDO CORES E FORMAS.
PROFESSOR Resposta: Essa é uma atividade na qual os alunos devem representar dados numéricos, a partir de desenhos. Verificar as diversas formas que poderão ser apresentadas. Os gráficos serão trabalhados mais adiante de forma sistematizada.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
  1. A MAIORIA DOS ALUNOS DA CLASSE TEM:

    ( ) ATÉ 10 PALMOS DE ALTURA.

    ( ) DE 11 A 15 PALMOS DE ALTURA.

    ( ) MAIS DE 15 PALMOS DE ALTURA.

PROFESSOR Resposta: A resposta depende da altura da maioria dos alunos da classe.
MANUAL DO PROFESSOR

- pesquisar novos caminhos e interpretações possíveis;

- comunicar os resultados das investigações;

- propor soluções: mudanças, permanências, novas investigações?

PASSINI, Elza Y. Aprendizagem significativa de gráficos no ensino de Geografia. In: ALMEIDA, Rosângela D. de (org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. p. 174.

  • Anotar os dados da altura dos alunos na lousa, conforme o exemplo a seguir, para ajudá-los na execução.

    Altura (em palmos)

    Número de alunos

    até 10

    Tabela. Altura (em palmos): até 10. Número de alunos: seis.

    de 11 a 15

    Altura (em palmos): de 11 a 15. Número de alunos: quatro.

    mais de 15

    Altura (em palmos): mais de 15. Número de alunos: cinco.

  • Conversar com os alunos sobre as diferentes maneiras de registrar os dados que foram obtidos. Eles podem registrá-los por meio de um desenho livre. Alguns alunos, eventualmente, podem elaborar representação que se assemelhe com um gráfico de colunas ou barras.
  • Chamar a atenção para a altura predominante dos alunos. É possível que eles falem sobre as diferenças de altura. Caso isso ocorra, esclarecer que as pessoas apresentam alturas diferentes, dependendo da constituição física e das características familiares, herdadas geneticamente.

MP042

CAPÍTULO 2. DIFERENTES PREFERÊNCIAS

AS PESSOAS PODEM APRESENTAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO À SUA APARÊNCIA, COMO A ALTURA, A COR DO CABELO, A COR DOS OLHOS E DIVERSAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.

ESSAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS TAMBÉM EXISTEM EM RELAÇÃO AO JEITO DE SER DE CADA PESSOA.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO POEMA.

DO QUE VOCÊ GOSTA?

VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…

… DE ACORDAR PENSANDO

QUE É TERÇA OU QUINTA-FEIRA E,

DE REPENTE, SE LEMBRAR DE QUE É DOMINGO? […]

VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…

… DE FECHAR OS OLHOS COM

FORÇA PARA VER APARECER UM

MONTÃO DE LUZES E CORES OU

FORMAS GEOMÉTRICAS POR

DETRÁS DAS PÁLPEBRAS ? […]

VOCÊ SABE ME DIZER SE VOCÊ GOSTA…

… DE OLHAR A LUA CHEIA

POR UM TEMPÃO, ATÉ COMEÇAR

A ENXERGAR MARES, ESTRADAS,

E CONSTRUÇÕES NA LUA?

FONTE: GÉRARD GRÉVERAND. DO QUE É QUE VOCÊ GOSTA? PEQUENOS MOMENTOS, GRANDES PRAZERES. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2001. P. 4, 29 E 43.

Imagem: Ilustração. Uma menina negra de cabelo longo preto cacheado deitada em uma cama. Ela usa uma calça cinza e uma camiseta rosa com um coração no meio. Está com as mãos atrás da cabeça e olha para cima sorrindo. Acima dela, um balão com o desenho de uma praia com um barco e um coqueiro, algumas casas e estrelas no céu.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. HÁ ALGO MENCIONADO NO POEMA QUE VOCÊ TAMBÉM GOSTA DE FAZER?
PROFESSOR Resposta: A resposta depende do gosto dos alunos.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EXISTEM OUTRAS COISAS QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER? SE SIM, QUAIS?
PROFESSOR Resposta: Os alunos devem apontar exemplos.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer a leitura do texto em voz alta, com os alunos em grupos, com pausas e conversando com cada grupo a cada pausa, para que comentem o que foi lido e acrescentem suas observações.
  • Verificar também a compreensão dos alunos para o vocabulário, esclarecendo as dúvidas pontuais.
  • Comentar algumas semelhanças e diferenças físicas existentes entre eles, como a cor do cabelo, a cor dos olhos, ressaltando a importância do respeito às diferenças.
  • Conversar com os alunos sobre o que eles gostam de fazer.
  • Destacar a importância do respeito às preferências dos colegas e compartilhar entre os grupos as respostas das atividades. Esta atividade contribui para que ampliem sua compreensão sobre a relevância da vida familiar e social, estimulando a tolerância e a valorização das diferenças.
  • Se julgar pertinente, reunir os alunos em grupos para uma produção de escrita, com desenhos ou colagens.
  • Propor aos alunos a produção de um cartaz com o título “Nós gostamos de”.
  • Solicitar, no dia combinado, que cada grupo produza cartazes com frases curtas ou palavras representativas das coisas de que mais gostam.
  • Verificar se os alunos escreveram corretamente as frases ou palavras em relação ao que foi proposto e se desenharam ou fizeram colagens relacionadas às frases.
  • Expor os cartazes na sala de aula ou em algum espaço da escola para serem apreciados pela comunidade escolar.

    As atividades do capítulo 2 permitem aos alunos refletir sobre as diferenças e semelhanças entre as pessoas e explorar noções de lateralidade na determinação de esquerda e direita a partir do próprio corpo.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial.

    Objeto de conhecimento: Pontos de referência.

    Habilidade: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

MP043

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM UM COLEGA E COMPLETE O QUADRO A SEGUIR COM AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM DE VOCÊS.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Quadro: equivalente textual a seguir.

AS NOSSAS PREFERÊNCIAS

AS MINHAS PREFERÊNCIAS

AS PREFERÊNCIAS DO MEU COLEGA

COR

_____

_____

FRUTA

_____

_____

TIPO DE MÚSICA

_____

_____

ESPORTE

_____

_____

  1. VOCÊ E SEU COLEGA TÊM ALGUMA PREFERÊNCIA SEMELHANTE? SE SIM, CIRCULE-A DE VERDE NO QUADRO.
  1. VOCÊ E SEU COLEGA TÊM ALGUMA PREFERÊNCIA DIFERENTE? SE SIM, CIRCULE-A DE VERMELHO NO QUADRO.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR: É IMPORTANTE RESPEITAR E VALORIZAR AS DIFERENTES PREFERÊNCIAS? POR QUÊ?
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos reconheçam que todas as pessoas devem ser respeitadas e que elas têm os mesmos direitos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • As atividades propostas permitem aos alunos perceber as semelhanças e as diferenças entre os colegas e são importantes para começar a trabalhar as noções de identidade e de alteridade com base na troca de experiências. Ao investigar suas características pessoais e compará-las às dos colegas, os alunos criam um importante repertório que revela sua identidade e os situa em seu grupo.
  • Orientá-los a responder à atividade em duplas e, depois, socializar as respostas com os demais colegas.

    Atividade complementar

    Fazer a leitura do poema, relacionando-o ao tema do respeito às diferenças.

    Você diz que sabe muito

    Borboleta sabe mais

    Anda de perna pra cima

    Coisa que você não faz.

    Tem dia que eu digo ui

    Tem hora que eu digo ai

    Tem vez que eu digo vem

    Tem outras que eu digo vai.

    AZEVEDO, Ricardo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais! São Paulo: Moderna, 2007. p. 9.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte superior, o título: Os diferentes. A sílaba “RE” está destacada em vermelho. Abaixo, uma menina de cabelo liso e vestido vermelho olha para o rabo de um animal, com espinhos.   Fim da imagem.

    Os direfentes, de Paula Bossio. São Paulo: Pulo do Gato, 2018.

    Uma menina vive dentro de sua casa, habituada com as mesmas pessoas e seu modo de agir. Entretanto, ao andar pelas ruas, fica admirada com as pessoas que encontra em seu caminho, observando a diversidade na aparência, nos gestos, ou nos modos de ser e de vestir. E começa a perceber que nem todos são como ela.

MP044

CARTOGRAFANDO

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

VAMOS CONHECER MAIS UMA CARACTERÍSTICA QUE PODE SER DIFERENTE ENTRE AS PESSOAS?

POR EXEMPLO, HÁ ALUNOS QUE COSTUMAM ESCREVER COM A MÃO ESQUERDA, E OUTROS, COM A MÃO DIREITA.

EXISTEM, AINDA, ALUNOS QUE ESCREVEM TANTO COM A MÃO ESQUERDA QUANTO COM A MÃO DIREITA.

  1. COM UM LÁPIS, FAÇA O CONTORNO DA MÃO QUE VOCÊ COSTUMA USAR PARA ESCREVER.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
  1. PROFESSOR Resposta pessoal.
    VOCÊ FEZ O DESENHO DA SUA MÃO:

    ( ) ESQUERDA.

    ( ) DIREITA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades possibilitam aos alunos explorar as noções de lateralidade e de proporcionalidade e representar os dados referentes a diferentes mãos utilizadas para escrever.

Fim do complemento.

  • Ao realizar as atividades, os alunos, além de desenvolverem as noções de direita e esquerda, começam a compreender a questão do tamanho real e do tamanho reduzido, fundamental na alfabetização cartográfica. É importante, inicialmente, trabalhar a noção de tamanho real e de tamanho reduzido utilizando exemplos do cotidiano. Ao reduzir um objeto ou um espaço, eles percebem a importância da proporcionalidade. Essas noções básicas serão necessárias para a leitura de mapas e plantas cartográficas.
  • Comentar com os alunos que o desenho do contorno da mão está no tamanho real.
  • Em seguida, perguntar: “Como vocês fariam para desenhar a mão em um espaço menor?”.

MP045

  1. AGORA, O PROFESSOR VAI ANOTAR NA LOUSA QUANTOS ALUNOS ESCREVEM COM A MÃO ESQUERDA, QUANTOS ESCREVEM COM A MÃO DIREITA E QUANTOS ESCREVEM COM AS DUAS MÃOS. ANOTE O NÚMERO DE ALUNOS QUE ESCREVEM COM A MÃO:
    • ESQUERDA.

      _____

    • DIREITA.

      _____

    • ESQUERDA E DIREITA.

      _____

PROFESSOR Resposta: A resposta vai depender do número de alunos que escrevem com cada uma das mãos ou com as duas.
  1. VAMOS REPRESENTAR ESSES DADOS DE FORMA DIFERENTE? NO GRÁFICO A SEGUIR, PINTE DE ACORDO COM A LEGENDA.

    Quadro. Quadradinho vermelho para cada aluno que escreve com a mão direita. PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A MÃO ESQUERDA

    Quadradinho azul para cada aluno que escreve com a mão esquerda. PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A MÃO DIREITA

    Quadradinho amarelo para cada aluno que escreve com a mão direita e esquerda. PARA CADA ALUNO QUE ESCREVE COM A MÃO ESQUERDA E A DIREITA

PROFESSOR Respostas variáveis.
Imagem: Ilustração. Uma mão direita.  Fim da imagem.
Imagem: A seguir, vinte quadradinhos em branco para serem coloridos.  Fim da imagem.
Imagem: Uma mão esquerda.  Fim da imagem.
Imagem: A seguir, vinte quadradinhos em branco para serem coloridos.  Fim da imagem.
Imagem: Duas mãos, uma esquerda e uma direita.  Fim da imagem.
Imagem: A seguir, vinte quadradinhos em branco para serem coloridos.  Fim da imagem.
  1. EM SUA CLASSE, HÁ MAIS ALUNOS QUE ESCREVEM COM:
PROFESSOR Resposta: A resposta para esta atividade vai depender da resposta da atividade 4.

( )

Imagem: Ilustração. Uma mão direita.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma mão esquerda.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Duas mãos, uma direita e uma esquerda.   Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • O trabalho com gráficos em Geografia integra a alfabetização cartográfica. É importante os alunos começarem a ter contato com esse tipo de representação desde o início da escolaridade para compreenderem as informações transmitidas por meio dessa linguagem.
  • Na atividade 3, os alunos vão quantificar os dados que serão representados em forma de gráfico de barras na atividade 4. Esse é o primeiro passo para que eles aprendam a interpretar esse tipo de linguagem (construção e leitura de gráfico).
  • Ao realizar a atividade 4, os alunos também entram em contato com a utilização de símbolos, como as mãozinhas. Os símbolos formam as legendas dos trabalhos cartográficos, assunto recorrente ao longo da coleção.
  • Para os alunos acompanharem a construção do gráfico de barras, sugerimos reproduzi-lo em uma folha grande fixada na lousa. Esse material poderá compor o mural da sala de aula.
  • A atividade 5, em que os alunos devem calcular a quantidade de crianças destras, canhotas e ambidestras, pode ser realizada em duplas. Quando todos os alunos concluírem os cálculos, fazer a contagem coletiva para que verifiquem se chegaram ao resultado correto.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    O trabalho desenvolvido permite aos alunos desenvolver noções relativas à lateralidade, ao raciocínio espaço-temporal e ao pensamento espacial, por meio do uso da linguagem cartográfica, aproximando-se da competência específica de Ciências Humanas 7 e das competências específicas de Geografia 3 e 4.

    Fim do complemento.

    A utilização de gráficos

    Assim como o mapa, o gráfico é uma representação da realidade que utiliza símbolos e legendas. Do mesmo modo, requer certo nível de abstração que é atingido por meio de um trabalho de reconstrução desde as séries iniciais. As noções básicas podem ser desenvolvidas com o simples exercício de levantamento de dados, ou seja, a quantificação. Numa etapa posterior, esses dados serão comparados e representados. Os dados podem se referir a ambientes próximos e familiares ao aluno e, aos poucos, avançar para um âmbito maior.

    KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: memórias da Terra. São Paulo: FTD, 1996. p. 46-47.

MP046

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU QUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS E POSSUEM CARACTERÍSTICAS E PREFERÊNCIAS PRÓPRIAS. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. COMPLETE A FICHA A SEGUIR COM INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ E SEU COLEGA.
PROFESSOR Respostas pessoais.

SER CRIANÇA

EU ME CHAMO _____ E DO QUE MAIS GOSTO EM MIM É _____.

DESENHE SEU ROSTO.

_____

MINHA COR PREFERIDA É _____ E A COR PREFERIDA DO MEU COLEGA É _____.

GOSTO DE BRINCAR DE _____ E O MEU COLEGA GOSTA DE _____.

EU ESCREVO COM A MÃO:

( ) DIREITA.

( ) ESQUERDA.

( ) ESQUERDA E DIREITA.

MEU COLEGA ESCREVE COM A MÃO:

( ) DIREITA.

( ) ESQUERDA.

( ) ESQUERDA E DIREITA.

MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 1 e 2.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Representar a si mesmo e indicar dados pessoais e de um colega.

    Espera-se que os alunos realizem uma representação de seu rosto, indicando diferentes partes do corpo. Espera-se também que, conversando em duplas, consigam preencher uma ficha com seus dados pessoais e de seus colegas, reconhecendo a diversidade de características e preferências das pessoas.

  1. Representar parte do corpo, reconhecendo seu posicionamento no corpo.

    Espera-se que os alunos, a partir de desenho de observação, representem uma parte do corpo e identifiquem a qual hemisfério corporal está relacionada (superior, inferior ou esquerdo e direito).

MP047

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO UMA PARTE DO SEU CORPO.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.   Fim da imagem.
  1. QUAL É A PARTE DO CORPO QUE VOCÊ REPRESENTOU?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. CONSIDERANDO SEU CORPO, ESSA PARTE ESTÁ DO LADO:

    ( ) DIREITO.

    ( ) ESQUERDO.

PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a coerência da resposta dos alunos. Fim da observação.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) SEI QUAL É O MEU NOME E SOBRENOME?

B) RECONHEÇO AS MINHAS PREFERÊNCIAS E A DOS MEUS COLEGAS?

C) REPRESENTO PARTES DO MEU CORPO?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

D) PARTICIPEI DAS AULAS E CONVERSAS EM GRUPO?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que aparentemente não foram consolidados.

MP048

Comentários para o professor:

Conclusão do módulo dos capítulos 1 e 2

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 1 e 2. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: O que tenho de semelhante e de diferente em relação aos meus colegas?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre identidade, pertencimento e percepção de relações espaciais.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção Verificação da avaliação de processo de aprendizagem, composto pela ilustração de um sinal de correto dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões:

O que achei mais interessante de aprender foi…;Meu ponto forte no processo de aprender foi…; O meu desafio maior no processo de aprender foi…; Eu aprendo melhor quando…

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção Superando defasagens, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa correndo dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP049

Introdução do módulo dos capítulos 3 e 4

Este módulo é formado pelos capítulos 3 e 4 e possibilita aos alunos identificar as características das paisagens do lugar de viver, reconhecendo seus elementos e as formas de convívio pelas pessoas.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Quais são as diferenças e as semelhanças entre as paisagens dos lugares de viver?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam descrever características dos lugares de vivência dos alunos e usos de espaços públicos, promovendo o desenvolvimento das habilidades EF01GE01 e EF01GE03. Também possibilita aos alunos elaborar representação das paisagens do lugar de viver, assim como realizar a observação de representações e noções de lateralidade, desenvolvendo as habilidades EF01GE08 e EF01GE09.

São desenvolvidas atividades de leitura e compreensão de textos, interpretação de imagens, representação de trajeto, elaboração de símbolos, desenhos de imaginação e trabalho de campo no lugar de viver.

Como pré-requisito, os alunos devem ser capazes de comparar representações de paisagens, identificando elementos feitos ou não pelas pessoas.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP050

DESAFIO À VISTA!

CAPÍTULOS 3 E 4

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS E AS SEMELHANÇAS ENTRE AS PAISAGENS DOS LUGARES DE VIVER?

CAPÍTULO 3. OS LUGARES DE VIVER

EM NOSSO DIA A DIA CONVIVEMOS COM DIVERSAS PESSOAS EM DIFERENTES LUGARES.

  1. ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO E CONHEÇA UM POUCO DO DIA A DIA DE ARTUR.
Imagem: Fotografia. Um menino moreno de cabelo raspado parado sorrindo com uma das mãos na cintura. Ele usa uma camisa xadrez laranja e azul, uma calça vermelha e tênis preto. Ao lado dele há um balão de fala. O menino diz: meu nome é Artur. Durante a semana, eu acordo bem cedo para ir à escola. À tarde, faço minha lição e sempre que dá tempo vou com minha mãe a uma praça perto de casa. Lá encontro com meus vizinhos, jogamos bola e andamos de bicicleta. À noite, fico em casa. Gosto de ver televisão com meu pai e de jogar varetas com meu irmão. Aos fins de semana é muito bom quando saímos para fazer compras no mercado e para ir a outros lugares, como o cinema. Fim da imagem.

LEGENDA: ARTUR FIM DA LEGENDA.

MEU NOME É ARTUR. DURANTE A SEMANA, EU ACORDO BEM CEDO PARA IR À ESCOLA. À TARDE, FAÇO MINHA LIÇÃO E SEMPRE QUE DÁ TEMPO VOU COM MINHA MÃE A UMA PRAÇA PERTO DE CASA. LÁ ENCONTRO COM MEUS VIZINHOS, JOGAMOS BOLA E ANDAMOS DE BICICLETA. À NOITE, FICO EM CASA. GOSTO DE VER TELEVISÃO COM MEU PAI E DE JOGAR VARETAS COM MEU IRMÃO. AOS FINS DE SEMANA É MUITO BOM QUANDO SAÍMOS PARA FAZER COMPRAS NO MERCADO E PARA IR A OUTROS LUGARES, COMO O CINEMA.

Círculo verde.DURANTE A SEMANA. Círculo laranja.AOS FINS DE SEMANA.

( ) ESCOLA

( ) CINEMA

( ) MERCADO

( ) PRAÇA

PROFESSOR Resposta: Verde: escola e praça. Laranja: cinema e mercado.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema permite aos alunos refletir sobre as semelhanças e as diferenças entre as paisagens dos lugares de vivência. Conversar com eles sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Fazer a leitura coletiva do texto e solicitar aos alunos que realizem as atividades.
  • Chamar a atenção deles para as atividades que são realizadas por Artur e os lugares que ele frequenta durante a semana e nos fins de semana.

    As atividades do capítulo 3 permitem aos alunos reconhecer distintos lugares de vivência e as atividades e situações de convívio realizadas pelas pessoas nesses espaços.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Forma de representação e pensamento espacial.

    Objetos de conhecimento: O modo de vida das crianças em diferentes lugares; Situações de convívio em diferentes locais; Pontos de referências.

MP051

CONHECEMOS UM POUCO SOBRE O DIA A DIA DE ARTUR, OS LUGARES QUE ELE FREQUENTA E AS PESSOAS COM QUEM CONVIVE.

  1. AGORA, PREENCHA O QUADRO A SEGUIR COM OS LUGARES QUE VOCÊ COSTUMA FREQUENTAR DURANTE A SEMANA E NOS FINS DE SEMANA. DEPOIS, INDIQUE COM QUEM VOCÊ CONVIVE EM CADA LUGAR.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Quadro: equivalente textual a seguir.

LUGARES QUE FREQUENTO

COM QUEM CONVIVO NESSES LUGARES

DURANTE A SEMANA

_____

_____

NOS FINS DE SEMANA

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. DE ACORDO COM O QUADRO ACIMA, RESPONDA.
    1. QUE LUGARES VOCÊ COSTUMA FREQUENTAR COM SEUS FAMILIARES?
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    1. EM QUAIS LUGARES VOCÊ PREFERE FICAR COM SEUS AMIGOS? POR QUÊ?
      PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Para a atividade 2, fazer na lousa um quadro semelhante ao apresentado no livro e, a partir da conversa com os alunos, completá-lo com diferentes informações.
  • Solicitar aos alunos que completem o quadro apresentado na atividade com suas informações. Após o preenchimento, incentive-os a comentar as respostas da atividade.
  • A Geografia envolve a dinâmica entre o espaço e as relações humanas; portanto, é fundamental o papel das pessoas na construção do conhecimento geográfico. É importante que os alunos observem e avaliem o universo cultural em que estão inseridos, que comparem seu ponto de vista com o de outras pessoas, que construam hipóteses e que as validem, conforme a ampliação e a construção de seus conhecimentos.

    Para complementar

    3. Comentar os lugares citados pelos alunos, chamando a atenção deles para as atividades realizadas em cada um deles, levando-os a compreender as funções dos espaços.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas no capítulo permitem uma aproximação da competência geral da Educação Básica 1 no sentido de entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    Fim do complemento.

    Habilidades: (EF01GE01) Descrever características de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares; (EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para lazer e diferentes manifestações; (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referências espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

MP052

CARTOGRAFANDO

  1. OBSERVE A REPRESENTAÇÃO DO LUGAR DE VIVER DE ARTUR. LEIA NOVAMENTE O DEPOIMENTO DELE NA PÁGINA 24 E TRACE OS TRAJETOS.
Imagem: Ilustração. Imagem aérea de um bairro, com quadras com casas, prédios e comércios. Na primeira fileira de quadras: prédio, praça, casas e prédios. Na segunda fileira de quadras: casas, posto de gasolina, hospital, padaria, banca, casas. Na terceira fileira de quadras: escola, cinema, mercado, banco, farmácia, casa do Artur e loja de roupas. Na quarta fileira de quadras: casas, prédios e restaurante. Duas linhas saem da casa de Artur, uma destacada como verde segue para a esquerda até a escola e a outra destacada em vermelho segue para a esquerda e depois para cima até a praça.  Fim da imagem.

Observação: REPRESENTAÇÃO ILUSTRATIVA SEM ESCALA E PROPORÇÃO. Fim da observação.

  1. TRACE, COM LÁPIS VERDE, O TRAJETO QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA, PELA MANHÃ.
  1. TRACE, COM LÁPIS VERMELHO, O TRAJETO QUE ARTUR FAZ DURANTE A SEMANA, À TARDE.
  1. ESCOLHA UM DOS LUGARES FREQUENTADOS POR ARTUR NOS FINS DE SEMANA E TRACE, COM LÁPIS AZUL, O TRAJETO QUE ELE DEVE FAZER PARA IR DE CASA ATÉ LÁ.
PROFESSOR Resposta: Os alunos podem traçar dois trajetos saindo da casa de Artur até o mercado ou até o cinema.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades permitem aos alunos realizar uma primeira aproximação com a determinação de diferentes trajetos, com base em uma representação desenvolvendo noções de lateralidade.

Fim do complemento.

  • A atividade pode ser feita em dupla. Sugere-se que, enquanto o professor faz a leitura do texto, os alunos marquem o trajeto na representação.
  • Solicitar que indiquem pontos de referência importantes presentes na representação.
  • Enfatizar a importância de observar e de considerar os elementos da paisagem como fontes de informação e de localização.
  • Solicitar que listem os locais públicos e os estabelecimentos representados e indiquem suas principais funções.
  • Verificar com os alunos se próximo de seus locais de moradia ou da escola existem estabelecimentos como os representados na imagem.

    O lugar e o mundo

    [...] Milton Santos nos ensina que cada lugar é, à sua maneira, o mundo. Assim, o conceito de lugar apoderou-se de inúmeras interpretações, tendo sempre a necessidade de adjetivá-lo: lugar da existência, da coexistência, da copresença, da solidariedade, do acontecer solidário, da dimensão do espaço cotidiano, do singular e do subjetivo. [...] O lugar [...] é um espaço que dá lugar ao sentido, ao bom senso, ao pensamento sensato. [...].

    CAVALCANTE, Márcio Balbino. O lugar no mundo e o mundo no lugar: a geografia da sociedade globalizada. Caminhos de Geografia, v. 12, n. 40, dez. 2011. p. 91. Disponível em: http://fdnc.io/ftH. Acesso em: 5 jun. 2021.

MP053

  1. DE ACORDO COM A REPRESENTAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR, COMPLETE AS FRASES COM AS EXPRESSÕES DOS QUADROS.

AO LADO

ATRÁS

EM FRENTE

  1. A FARMÁCIA ESTÁ _____ DO BANCO.
  1. O MERCADO ESTÁ _____ AO HOSPITAL.
  1. A PRAÇA ESTÁ _____ DO HOSPITAL.
  1. A BANCA DE JORNAL ESTÁ _____ DA PADARIA.
  1. O RESTAURANTE ESTÁ _____ À LOJA DE ROUPAS.
PROFESSOR Resposta: A) ao lado
PROFESSOR B) em frente
PROFESSOR C) atrás
PROFESSOR D) ao lado
PROFESSOR E) em frente

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. ESCOLHA TRÊS LUGARES MOSTRADOS NA REPRESENTAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR E CRIE UM SÍMBOLO PARA ELES. DEPOIS, IDENTIFIQUE ESSE LUGAR. OBSERVE O EXEMPLO.
PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Uma cruz vermelha.  Fim da imagem.

HOSPITAL

_____

MANUAL DO PROFESSOR
  • A atividade 2 permite o desenvolvimento das diferentes relações espaciais. Auxiliar os alunos na leitura da representação e na determinação da posição dos elementos que formam a paisagem.
  • Na atividade 3, o trabalho com a criação de símbolos que, em conjunto, formam as legendas contribui para a construção da noção de representação, importante para a leitura de mapas e plantas cartográficas.
  • Compartilhar com os alunos os diferentes símbolos criados por eles para representar um mesmo tipo de estabelecimento.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. No centro, o título: ônibus. Ilustração de uma menina de cabelo liso e curto usando bermuda jeans, camiseta amarela e casaco vermelho. Ela está parada de pé em um ponto de ônibus e há árvores atrás dela.   Fim da imagem.

    LEGENDA: Ônibus, de Marianne Dubuc. São Paulo: Jujuba, 2015. FIM DA LEGENDA.

    Uma menina sai em sua primeira viagem de ônibus para visitar a avó. No trajeto, ela observa cada detalhe, faz amigos e vive aventuras. Quanta coisa para contar para a avó!

MP054

LOCAIS DE CONVIVÊNCIA

É IMPORTANTE ESTARMOS ATENTOS À NOSSA CONVIVÊNCIA COM FAMILIARES, COLEGAS E VIZINHOS NOS MAIS DIVERSOS LOCAIS.

  1. OBSERVE AS IMAGENS.
Imagem: Ilustração. 1. Um parque com lagos e árvores. Atrás do parque há prédios. Tem três crianças brincando com uma bola na área gramada ao lado de uma das árvores: uma menina de cabelo castanho liso e camiseta rosa, um menino de camiseta amarela e um menino de camiseta vermelha. Ao lado deles, uma mulher de cabelo castanho preso em um coque olha. Ela usa uma calça jeans, camiseta branca e segura uma mochila vermelha. Para a direita há três adultos de pé: uma mulher loira de camiseta regata branca com a mão na cabeça, um homem de cabelo castanho e camiseta verde e um homem de camiseta branca e boné. Mais para o fundo do parque há outras pessoas.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 2. Mulher de cabelo castanho preso em um rabo, usando calça jeans, regata branca e uma bolsa. Ela caminha na calçada segurando a mão de um menino loiro que usa uma bermuda azul marinho e camiseta branca com uma faixa laranja. Atrás deles, uma mulher de regata rosa anda. Ao lado, na rua, há vários carros.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 3. Quatro pessoas sentadas em uma sala, onde há dois sofás, uma mesa de centro com um vaso de flores laranjas, uma televisão e um abajur. Da esquerda para a direita: menino de cabelo castanho usando uma bermuda verde e camiseta laranja. Menino loiro de cabelo espetado usando uma bermuda branca e camiseta azul; ele segura uma caixa amarela no seu colo. Um homem de cabelo castanho usa uma calça jeans e camiseta polo branca. Ele está com uma mão erguida para a frente e sorri. Mulher loira com o cabelo preso em um coque usando um vestido laranja. Ela está com as mãos cruzadas no colo.   Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar com os alunos a leitura e apreciação de cada uma das ilustrações, destacando os principais elementos que formam cada paisagem. Chamar a atenção deles para as pessoas e as atividades que elas estão realizando.
  • Solicitar aos alunos que observem a quantidade de pessoas em cada paisagem representada, a posição em que estão umas em relação às outras (de frente, de lado, de costas).
  • Pedir aos alunos que imaginem os sons desses locais representados: o que as pessoas conversam, como conversam, se há pássaros, som de carros, de televisão, entre outros.
  • É importante esclarecer que para Milton Santos “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.” (SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teórico e metodológico da Geografia. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 67).

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Ao abordar a relação de convivência entre as pessoas, os alunos compreendem a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural, além de agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia e responsabilidade, de acordo com a competência específica de Ciências Humanas 1 e a competência específica de Geografia 7.

    Fim do complemento.

MP055

  1. IDENTIFIQUE O LOCAL DE CONVIVÊNCIA MOSTRADO EM CADA IMAGEM. UTILIZE AS PALAVRAS DOS QUADROS.

SALA

PRAÇA

RUA

PROFESSOR Resposta: Imagem 1: Praça
PROFESSOR Imagem 2: Rua
PROFESSOR Imagem 3: Sala
  1. O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NO LOCAL REPRESENTADO NA:
    • IMAGEM 1?

      ( ) PASSEANDO COM O CACHORRO.

      ( ) CAMINHANDO.

      ( ) JOGANDO BOLA.

      ( ) CONVERSANDO.

      PROFESSOR Resposta: CAMINHANDO.
      PROFESSOR JOGANDO BOLA.
      PROFESSOR CONVERSANDO
    • IMAGEM 2?

      ( ) ANDANDO DE SKATE.

      ( ) CONVERSANDO.

      ( ) CAMINHANDO.

      ( ) DIRIGINDO VEÍCULOS.

      PROFESSOR Resposta: CONVERSANDO.
      PROFESSOR CAMINHANDO.
      PROFESSOR DIRIGINDO VEÍCULOS.
    • IMAGEM 3?

      ( ) COMENDO.

      ( ) VENDO TELEVISÃO.

      ( ) DORMINDO.

      ( ) CONVERSANDO.

      PROFESSOR Resposta: CONVERSANDO.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. PARA CADA UM DOS LOCAIS REPRESENTADOS NA PÁGINA ANTERIOR, CITE UMA ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS.
PROFESSOR Resposta: Os alunos podem citar, por exemplo, que, na imagem 1, as pessoas não devem jogar lixo no chão; que, na imagem 2, devem respeitar as normas de circulação na rua e na calçada; e que, na imagem 3, devem ter conversas respeitosas entre os familiares.
MANUAL DO PROFESSOR
  • As atividades contribuem para a reflexão sobre o lugar de vivência e sobre as normas estabelecidas nesse lugar. É importante perguntar aos alunos como se deve agir na rua, na escola e em casa, para verificar como percebem as normas dos diferentes locais e como lidam com elas. Essa discussão permite a reflexão sobre a utilidade e a legitimidade das regras, as razões pelas quais são estabelecidas de determinada maneira e não de outra, como alteram e determinam a configuração dos locais.
  • Orientar e acompanhar os alunos na realização das atividades propostas, sempre relacionando cada resposta às imagens da página anterior.
  • Compartilhar com os alunos as respostas das atividades.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Vida familiar e social

    As atividades enfocam as relações de convivência dos alunos com seus familiares e membros da comunidade do lugar de viver, seja nos espaços públicos ou privados, permitindo refletir sobre a vida familiar e social.

    Após a realização da atividade 2, é possível propor aos alunos a produção de escrita, um texto coletivo para ser afixado no mural da sala de aula, valorizando as atitudes que favoreçam a convivência entre as pessoas. Observar na produção se os alunos escreveram corretamente as palavras e se produziram um texto adequado em relação ao que foi proposto.

    Fim do complemento.

MP056

CAPÍTULO 4. DIFERENTES PAISAGENS

AO NOSSO REDOR, PODEMOS ENCONTRAR CONSTRUÇÕES, RUAS, PRAÇAS E MUITOS OUTROS ELEMENTOS QUE FORMAM A PAISAGEM DO LUGAR DE VIVER.

O VENTO TÃO PASSAGEIRO,

AS ESTRADAS, AS ESTRELAS,

AS ESQUINAS DA CIDADE,

OS HOMENS E SEUS CAMINHOS,

OS BARCOS SOLTOS NO MAR,

AS FLORES COM TANTAS CORES,

E O TREM QUE, DE LONGE, APITA

ANUNCIANDO A CHEGADA

DAQUELA MOÇA BONITA!

FONTE: RICARDO AZEVEDO. DEZENOVE POEMAS DESENGONÇADOS. SÃO PAULO: ÁTICA, 2002. P. 29.

Imagem: Ilustração. Um trem soltando fumaça em um trilho. Na janela do primeiro vagão tem uma menina de cabelo preto e liso. Ao lado do trilho há um galho com flores lilás e um pássaro laranja. No céu tem o sol e estrelas.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer a leitura do poema em voz alta. Em seguida, solicitar aos alunos que façam a leitura de pequenos trechos do poema, verificando a fluência em leitura oral dos alunos. O monitoramento do progresso deles na fluência permite conhecer com mais detalhes os problemas de leitura de cada um e, assim, oferecer a ajuda necessária.
  • Perguntar aos alunos qual é o assunto do poema “Pela janela”, apresentado nesta página.
  • Comentar os elementos principais mencionados no poema, desenvolvendo um trabalho de compreensão de texto. Observar durante a atividade se a interpretação do texto pelos alunos contribuiu para o estabelecimento de relações pertinentes e se estão também compreendendo o vocabulário.
  1. As atividades do capítulo 4 possibilitam aos alunos compreender que existem elementos da paisagem que foram feitos pelas pessoas e aqueles que não foram feitos por elas, assim como permitem descrever características da paisagem do lugar de viver.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Formas de representação e pensamento espacial.

    Objetos de conhecimento: O modo de vida das crianças em diferentes lugares; Pontos de referência.

MP057

  1. DE ACORDO COM O POEMA, COMPLETE O QUADRO A SEGUIR CLASSIFICANDO OS ELEMENTOS DA PAISAGEM. SIGA OS EXEMPLOS.

Quadro: equivalente textual a seguir.

ELEMENTOS DA PAISAGEM

ELEMENTOS QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS

ELEMENTOS QUE FORAM FEITOS PELAS PESSOAS

MONTANHA

AVIÃO

_____

PROFESSORResposta: passarinho

_____

PROFESSORResposta: estradas

_____

PROFESSORResposta: estrelas

_____

PROFESSORResposta: cidade

_____

PROFESSORResposta: mar

_____

PROFESSORResposta: barcos

_____

PROFESSORResposta: flores

_____

PROFESSORResposta: trem

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. AGORA, FAÇA UM DESENHO DA PAISAGEM DESCRITA NO POEMA.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Os alunos podem incluir no desenho todos os elementos citados na atividade anterior. Não é possível saber a posição desses elementos na paisagem, pois o texto não esclarece isso. Comentar, porém, o ponto de vista do autor, que vê a paisagem do alto de uma janela.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar a eles que citem os elementos da paisagem mencionados no poema, como a montanha, o passarinho, o avião, o vento, as estradas, as estrelas, as esquinas, os homens, os caminhos, os barcos, o mar, as flores, o trem e a moça.
  • Orientar os alunos a relacionar o tipo de trabalho a alguns elementos citados no poema. Exemplos: barco, barqueiro, construtor de barcos; avião, piloto, comissário de bordo, mecânico de aviões; estradas, guarda rodoviário, caixa do pedágio, engenheiro; estrelas, astronauta, astrônomo.
  • Comentar as características gerais dos elementos da paisagem que foram feitos pelas pessoas e dos elementos que não foram feitos por elas, propondo aos alunos que comparem com os elementos da paisagem do lugar em que vivem.
  • Orientá-los a criar um desenho de imaginação e a destacar alguns elementos que aparecem no texto do poema.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas no capítulo se relacionam com a competência específica de Ciências Humanas 3 ao propor a identificação, comparação e explicação da intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade, de modo a fazer com que os alunos participem efetivamente das dinâmicas da vida social, da mesma forma que se aproxima da competência específica de Geografia 3 ao desenvolver autonomia e senso crítico para a compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço.

    Fim do complemento.

    Habilidades: (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares; (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

MP058

CARTOGRAFANDO

Imagem: Ilustração. Dez imagens de locais espalhados e ligados por faixas representando opções de caminho, entrelaçadas. 1: uma escola com uma cerca de vidro e jardim na frente. 2: um sobrado branco com um canteiro na frente. 2: um prédio com a fachada de vidro e portaria na frente. Um pin de localização diz: você está aqui. 3: entrada de um aquário, com tanques de vidro com peixes dentro. 4: um parque de diversões. 5: uma casa e dois prédios. 6: fachada de um mercado. 7: um lago rodeado por pedras, árvores e arbustos. 8: um barco a vela na praia. 9: uma fazenda, com uma casa principal branca e azul e animais em cercas na frente. Resposta: Uma linha rosa partindo do número 2 até o 9. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

A atividade permite aos alunos identificar os elementos que constituem a paisagem por meio da observação de um percurso.

Fim do complemento.

  • Orientar os alunos na observação do percurso, destacando os principais elementos da paisagem nos diferentes locais.
  • Comentar com eles as diferenças entre o início do trajeto (cidade), a primeira paisagem, e o final do trajeto (campo), a última paisagem.
  • Perguntar aos alunos quanto tempo eles imaginam que demoraria para percorrer esse trajeto e quais meios de transporte poderiam ser utilizados. Esse levantamento de hipótese, mesmo que feito para um percurso fictício, estimula o desenvolvimento de noções espaciais e temporais.
  • Estimulá-los a observar na paisagem a variedade dos elementos que foram feitos pelas pessoas e dos elementos que não foram feitos por elas.

    A prática de ensino da Geografia e a espacialidade

    Um ponto de partida relevante para se refletir sobre a construção de conhecimentos geográficos, na escola, parece ser o papel e a importância da Geografia para a vida dos alunos. Há um certo consenso entre os estudiosos da prática de ensino de que esse papel é o de prover bases e meios de desenvolvimento e ampliação da capacidade dos alunos de apreensão da realidade sob o ponto de vista da espacialidade, ou seja, de compreensão do papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço. O que se acredita é que, ao longo da História, os seres humanos organizam-se em sociedade e vão produzindo sua subsistência, produzindo com isso seu espaço, que vai se configurando conforme os modos culturais e materiais de organização dessa sociedade. Há, dessa forma, um caráter de espacialidade em toda prática social, como há um caráter social da espacialidade.

MP059

  1. IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NO PRÉDIO INDICADO E PRECISA IR ATÉ A CASA NO CAMPO. TRACE DE VERMELHO, NA REPRESENTAÇÃO, O TRAJETO QUE VOCÊ DEVERÁ FAZER PARA CHEGAR LÁ.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. OBSERVE O TRAJETO QUE VOCÊ TRAÇOU E DESENHE:

ELEMENTOS DA PAISAGEM FEITOS PELAS PESSOAS

_____

PROFESSOR Atenção professor: Elementos que os alunos podem representar: roda-gigante, montanha-russa, entrada do aquário, prédios, casa, mercado. Fim da observação.

ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS

_____

PROFESSOR Atenção professor: Elementos que os alunos podem representar: céu, lago, árvores. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. EXPLIQUE O SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos a descobrir o caminho e marcar com o lápis esse percurso.
  • Solicitar que observem nas diversas paisagens do trajeto elementos que foram feitos pelas pessoas e elementos que não foram feitos por elas. Perguntar: “Há elementos na paisagem do campo que foram feitos pelas pessoas? Quais? Há elementos na paisagem da cidade que não foram feitos pelas pessoas? Quais?”.
  • Propor que desenhem esses elementos que foram feitos ou não pelas pessoas.
  • Organizar os alunos em uma roda de conversa e solicitar que justifiquem suas escolhas. Perguntar: “Por que vocês escolheram desenhar esses elementos? Existem outros exemplos de elementos da paisagem que foram feitos ou não pelas pessoas?”.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. No centro, o título: esta casa é minha. Embaixo, desenho de uma casa branca rodeada por árvores de diversos tamanhos. Em uma delas tem um esquilo no galho.   Fim da imagem.

    Esta casa é minha!, de Ana Maria Machado. São Paulo: Moderna, 2009.

    Uma família vivia em um apartamento na cidade grande. Um dia, mudaram para uma casa à beira da praia, em um local cheio de bichos e passarinhos no mato. Decidiram fazer uma reforma, mas alguma coisa aconteceu. Onde foram parar os bichos? A natureza dá a resposta.

    Além disso, o pensar geográfico contribui para a contextualização do próprio aluno como cidadão do mundo [...]. O conhecimento geográfico é, pois, indispensável à formação de indivíduos participantes da vida social à medida que propicia o entendimento do espaço geográfico e do papel desse espaço nas práticas sociais.

    CAVALCANTI, Lana de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. p. 11.

MP060

TRABALHO DE CAMPO

MUITAS VEZES, ANDAMOS PELO LUGAR ONDE FICA NOSSA MORADIA E NOSSA ESCOLA SEM PRESTAR MUITA ATENÇÃO AO QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR.

QUANDO OLHAMOS MAIS ATENTAMENTE, PORÉM, PODEMOS DESCOBRIR MUITAS COISAS.

  1. COMO É A PAISAGEM DO SEU LUGAR DE VIVER? ACOMPANHADO DE UM ADULTO DE SUA CONVIVÊNCIA, OBSERVE-A ATENTAMENTE. DEPOIS, ASSINALE OS ELEMENTOS QUE PODEM SER OBSERVADOS NESSA PAISAGEM.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Uma casa com paredes amarelas.  Fim da imagem.

( ) CASA

Imagem: Ilustração. Uma rua com duas faixas.  Fim da imagem.

( ) RUA

Imagem: Ilustração. Um carro vermelho andando na rua.  Fim da imagem.

( ) VEÍCULO

Imagem: Ilustração. Três prédios, um amarelo, um azul e um rosa.  Fim da imagem.

( ) PRÉDIOS

Imagem: Ilustração. Uma árvore.  Fim da imagem.

( ) ÁRVORE

Imagem: Ilustração. Um cachorro e um boi.  Fim da imagem.

( ) ANIMAIS

Imagem: Ilustração. Duas montanhas com uma nuvem branca em cima.  Fim da imagem.

( ) MORROS

Imagem: Ilustração. Um homem de cabelo preto e liso e um menino de cabelo ruivo enrolado.  Fim da imagem.

( ) PESSOAS

Imagem: Ilustração. Um rio passando por uma floresta.  Fim da imagem.

( ) RIO

Imagem: Ilustração. Um prédio de três andares, em cima a placa: escola.  Fim da imagem.

( ) ESCOLA

Imagem: Ilustração. Um prédio com uma placa com uma cruz em cima.  Fim da imagem.

( ) HOSPITAL

Imagem: Ilustração. Um carrinho de supermercado.   Fim da imagem.

( ) MERCADO

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Trabalho de campo

As atividades permitem aos alunos observar e descrever elementos que constituem a paisagem de seu lugar de viver.

Fim do complemento.

  • Orientar coletivamente a seleção dos elementos presentes na paisagem do lugar de viver dos alunos proposta na atividade.
  • Antes de propor a atividade 2, lembrá-los de que o desenho da paisagem do lugar onde vivem (onde moram ou estudam) deve conter elementos que foram feitos pelas pessoas e elementos que não foram feitos por elas.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades se relacionam com a competência específica de Ciências Humanas 7 ao utilizar a linguagem cartográfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado à localização e à direção, além da Competência específica de Geografia 4, ao desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso da linguagem cartográfica para a resolução de problemas que envolvem informações geográficas.

    Fim do complemento.

MP061

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. AGORA, EM UMA FOLHA DE PAPEL, REPRESENTE UMA PAISAGEM DO TRAJETO ENTRE SUA MORADIA E A ESCOLA.
    • APRESENTE-A PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    1. DESCREVA OS ELEMENTOS DA PAISAGEM PRÓXIMOS À SUA MORADIA E PRÓXIMOS À SUA ESCOLA UTILIZANDO AS PALAVRAS DOS QUADROS A SEGUIR.

MUITOS

MUITAS

POUCOS

POUCAS

  1. NA PAISAGEM PRÓXIMA DO LUGAR ONDE MORO EXISTEM _____ MORROS E _____ ÁRVORES. GERALMENTE, HÁ _____ PESSOAS ANDANDO NAS CALÇADAS E _____ VEÍCULOS NAS RUAS. HÁ TAMBÉM _____ CONSTRUÇÕES, COMO CASAS E PRÉDIOS.
    PROFESSOR Resposta: A) muitos/poucos
    PROFESSOR muitas/poucas
    PROFESSOR muitas/poucas
    PROFESSOR muitos/poucos
    PROFESSOR muitas/poucas
  1. NA PAISAGEM PRÓXIMA À MINHA ESCOLA EXISTEM _____ MORROS E _____ ÁRVORES. GERALMENTE, HÁ _____ PESSOAS ANDANDO NAS CALÇADAS E _____ VEÍCULOS NAS RUAS. HÁ TAMBÉM _____ CONSTRUÇÕES, COMO CASAS E PRÉDIOS.
    PROFESSOR Resposta: B) muitos/poucos
    PROFESSOR muitas/poucas
    PROFESSOR muitas/poucas
    PROFESSOR muitos/poucos
    PROFESSOR muitas/poucas
MANUAL DO PROFESSOR
  • A atividade 2, feita em uma folha à parte, pode depois ser exposta na sala de aula.
  • Orientar os alunos a pensar e escolher os elementos que vão representar antes de realizarem o desenho.
  • Encorajá-los a imaginar onde ficam esses elementos, qual é a distância entre eles, a ordem de cada um e o tamanho que apresentam. Esse exercício favorece o desenvolvimento das noções de proporção e escala.
  • Compartilhar com os alunos algumas produções, observando se os tópicos listados anteriormente foram contemplados de alguma forma.
  • Anotar as palavras muitos, muitas, poucos e poucas na lousa, ler uma a uma.
  • Solicitar aos alunos que completem os textos com o termo mais adequado a cada situação.
  • Perguntar sobre o tempo que costumam levar para ir da escola à moradia deles, os meios de transporte que utilizam e o que podem observar pelo caminho.

    Atividade complementar

    Solicitar aos alunos que observem, no caminho de casa para a escola, ou vice-versa, se há mais elementos que foram feitos pelas pessoas ou mais elementos que não foram feitos por elas. Orientá-los para que registrem os elementos da paisagem por meio de fotografias e enviem-nas para a escola.

    Realizar uma seleção das fotos enviadas pelos alunos e fazer uma projeção na sala de aula, pedindo que identifiquem os elementos que foram feitos ou não pelas pessoas.

MP062

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

AVALIAÇÃO DE PROCESSO DE APRENDIZAGEM

NAS AULAS ANTERIORES, VOCÊ ESTUDOU ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS PAISAGENS DOS LUGARES DE VIVER. AGORA, VAMOS AVALIAR OS CONHECIMENTOS QUE FORAM CONSTRUÍDOS?

  1. OBSERVE A PINTURA.
Imagem: Ilustração. Na frente, um lago rodeado por arbustos e flores. Atrás, uma feira com algumas barracas com toldos listrados coloridos e pessoas ao redor. Do lado direito, pessoas ao redor de uma mesa que está embaixo de um guarda-sol e pessoas ao redor de um pano com melancias empilhadas em cima. Há algumas casas espalhadas e no fundo uma montanha coberta por vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: FEIRA DE DOMINGO, DE EDIVALDO, 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM FEITOS PELAS PESSOAS.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Casas, tendas, escada, guarda-sol, entre outros.
  1. CITE DOIS ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE NÃO FORAM FEITOS PELAS PESSOAS.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Água, árvores, plantas, animais, entre outros.
  1. O QUE AS PESSOAS ESTÃO FAZENDO NO LOCAL REPRESENTADO?

    ( ) CONVERSANDO.

    ( ) CAMINHANDO.

    ( ) NADANDO NO LAGO.

    ( ) COMPRANDO PRODUTOS NA FEIRA.

PROFESSOR Resposta: C) Conversando.
PROFESSOR Caminhando.
PROFESSOR Comprando produtos na feira.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 3 e 4.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Reconhecer elementos naturais e humanizados da paisagem e atividades realizadas pelas pessoas.

    Espera-se que os alunos reconheçam em uma pintura elementos da paisagem que são feitos pelas pessoas e elementos que não são feitos por elas e diferentes atividades que estão sendo representadas.

  1. Indicar atitudes que favoreçam a convivência das pessoas em distintos locais.

    Espera-se que os alunos indiquem situações que favoreçam o convívio coletivo em espaços de uso público ou frequentados por muitas pessoas.

  1. Reconhecer posicionamento de pontos de referências.

    Espera-se que os alunos consigam desenvolver noções de lateralidade indicando posicionamento de pontos de referência indicados em uma representação.

MP063

  1. ASSINALE A ATITUDE QUE FAVORECE A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS NOS LOCAIS LISTADOS A SEGUIR.
  1. NO MERCADO.
    PROFESSOR Resposta: A) Aguardar a sua vez na fila.
  1. NA RUA.
    PROFESSOR Resposta: B) Não jogar lixo no chão.

( ) CORRER NOS CORREDORES.

( ) AGUARDAR SUA VEZ NA FILA.

( ) NÃO JOGAR LIXO NO CHÃO.

( ) DEIXAR O LIXO NA CALÇADA.

  1. INDIQUE O ELEMENTO DA PAISAGEM QUE ESTÁ:
    1. AO LADO DO MERCADO.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Banco.
    1. ATRÁS DO MERCADO.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Escola.
Imagem: Ilustração. Uma quadra rodeada por calçada de tijolos brancos e no meio, uma escola, no canto superior esquerdo, um mercado, no canto inferior esquerdo e um prédio de um banco, do lado direito.  Fim da imagem.

AUTOAVALIAÇÃO

AGORA É HORA DE VOCÊ REFLETIR SOBRE SEU APRENDIZADO. ASSINALE A RESPOSTA QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS APROPRIADA.

Tabela: equivalente textual a seguir.

SOBRE AS APRENDIZAGENS

SIM

EM PARTE

NÃO

A) RECONHEÇO ELEMENTOS DA PAISAGEM QUE FORAM FEITOS OU NÃO PELAS PESSOAS?

B) CONHEÇO ATITUDES QUE FAVORECEM A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS?

C) INDICO UM TRAJETO E A POSIÇÃO DE ELEMENTOS EM UMA REPRESENTAÇÃO?

SOBRE A POSTURA DE ESTUDANTE

SIM

EM PARTE

NÃO

D) ELABOREI AS ATIVIDADES COM RESPONSABILIDADE?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo com a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas servem para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos que aparentemente não foram consolidados.

MP064

Comentários para o professor:

Conclusão do módulo dos capítulos 3 e 4

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 3 e 4. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais são as diferenças e as semelhanças entre as paisagens dos lugares de viver?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as características das paisagens do lugar de viver.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões:

O que achei mais interessante de aprender foi…; Meu ponto forte no processo de aprender foi…; O meu desafio maior no processo de aprender foi…; Eu aprendo melhor quando…

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.