8
O QUE EU JÁ SEI?
Avaliação diagnóstica
Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar os seus conhecimentos em Geografia?
- As paisagens podem mudar ao longo do dia de acordo com os ritmos da natureza.
LEGENDA: Praia no município de Ilhabela, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rua no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual fotografia retrata uma:
-
paisagem em período da noite com chuva?
( ) 1
( ) 2
-
paisagem em período do dia ensolarado?
( ) 1
( ) 2
-
Indique o tipo de
roupa ou acessório
você usaria nas condições a seguir.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Condições do
tempo atmosférico
Tipo de roupa ou acessórios
Chuvoso
_____
Ensolarado e quente
_____
Nublado e frio
_____
9
- No dia a dia, convivemos com diferentes profissionais. Relacione o profissional com a descrição do seu trabalho.
COLUNA 1
Dentista
Bombeiro
Gari
COLUNA 2
Acordo ainda sem a luz do Sol, coloco meu uniforme e começo a trabalhar muito cedo. Varro as ruas para deixar a cidade bem limpa!
Sou um profissional que cuida da saúde das pessoas. Passo boa parte do meu dia cuidando dos dentes de meus pacientes.
No nosso trabalho, temos que estar sempre de prontidão. Se ocorrer um incêndio ou pessoas estiverem em risco, somos chamados para ajudar.
-
Indique dois materiais de construção que foram usados na moradia
onde você vive.
_____
- Agora, faça um desenho que mostre características do local onde você mora.
10
UNIDADE 1. O dia a dia no lugar de viver
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
- A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou grupos, para garantir a troca de conhecimento entre os alunos.
- Solicitar aos alunos que comentem as características do local representado, destacando elementos da paisagem, estabelecimentos de comércio e de serviços e atividades rotineiras das pessoas.
- Observar os elementos da paisagem que foram identificados pelos alunos.
- Chamar a atenção dos alunos para a visão em que a representação da paisagem foi feita. Caso tenham dificuldade, retomar os conhecimentos com relação às diferentes visões: vertical, oblíqua e frontal.
11
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Como é a paisagem desse lugar de viver? Indique alguns elementos dessa paisagem.
- Quais atividades as pessoas estão realizando?
- Essas atividades estão acontecendo durante o dia ou durante a noite?
Fim do complemento.
12
DESAFIO À VISTA!
Como as paisagens e as atividades das pessoas podem mudar ao longo do dia?
CAPÍTULO 1. As paisagens no nosso dia a dia
Ao longo do dia, frequentamos diversos lugares, convivemos com diferentes pessoas e observamos muitas paisagens.
Na escola, por exemplo, você convive com os colegas, os professores e os demais profissionais.
Que tal conhecer melhor seus colegas de classe? Afinal, você vai passar parte do dia com eles.
-
Convide um
colega para jogar.
Para isso, sigam as instruções.
- Escolham um objeto para representar cada jogador.
- Utilizem um dado para indicar a quantidade de casas que cada um deve avançar.
- Façam um sorteio para ver quem começa o jogo.
- O jogo termina quando um dos jogadores chegar à escola.
13
- Compartilhe com os colegas e o professor o que você descobriu sobre seu parceiro de jogo.
14
A paisagem
Nas paisagens, existem elementos feitos pelas pessoas e elementos que não foram feitos por elas.
- Observe a paisagem retratada na fotografia.
LEGENDA: Vista do município de Rio Rufino, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
-
Agora, liste os elementos da paisagem no quadro.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Elementos feitos pelas pessoas
Elementos que não foram feitos pelas pessoas
_____
_____
15
Cartografando
- Desenhe a paisagem do lugar que você mais gosta de frequentar.
-
Agora, preencha o quadro a seguir com os elementos da paisagem que
você desenhou.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Elementos feitos pelas pessoas
Elementos que não foram feitos pelas pessoas
_____
_____
16
As paisagens: dia e noite
Você já percebeu diferenças na paisagem durante o dia e durante a noite?
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Vista de dia do município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista à noite do município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.
17
-
As fotografias retratam o mesmo local?
( ) Sim
( ) Não
-
Qual é a principal diferença que você
observa entre as
duas fotografias?
_____
- Escolha uma paisagem do lugar onde você vive e desenhe como ela é de dia e como ela é à noite.
A paisagem do meu lugar de viver
- Quais são as diferenças que você observou na paisagem do seu lugar de viver de dia e à noite?
18
- Para compreender por que existem o dia e a noite, vamos simular o movimento do planeta Terra e como ele é iluminado pelo Sol. Para isso, sigam as orientações.
Materiais necessários:
- Um globo terrestre
- Uma lanterna
LEGENDA: O globo terrestre é uma representação reduzida do planeta Terra. FIM DA LEGENDA.
Como vocês vão fazer:
- No globo terrestre, localizem o Brasil, o Japão e outros países sobre os quais vocês já ouviram falar.
- Em seguida, o professor vai girar o globo terrestre. Observem o movimento.
- Depois, escureçam a sala de aula e um aluno deverá segurar a lanterna. Ele deverá manter a lanterna parada, iluminando o globo terrestre.
LEGENDA: Nessa ilustração, o globo terrestre representa o planeta Terra e a lanterna representa o Sol. FIM DA LEGENDA.
-
Observem como o
globo terrestre é
iluminado conforme gira.
-
Como acontecem os dias e as noites? Explique com suas palavras.
_____
-
Como acontecem os dias e as noites? Explique com suas palavras.
19
Boxe complementar:
Você sabia?
Estamos todos acostumados: quando o Sol se põe, o dia termina e vem a noite; depois da noite, começa um novo dia; e assim sucessivamente.
Isso ocorre devido ao movimento de rotação do planeta Terra. Ao girar ao redor de si mesmo, isto é, ao redor de seu eixo imaginário, uma face do planeta Terra é iluminada pelo Sol, enquanto a outra face não é iluminada.
Para dar uma volta completa ao redor de si mesmo, o planeta Terra leva 24 horas aproximadamente.
LEGENDA: Ilustração esquemática e com cores fantasia. Nela, os elementos não estão representados de forma proporcional. FIM DA LEGENDA.
Fonte: André de Castro Milone e outros. Introdução à astronomia e astrofísica. São José dos Campos: Inpe, 2003. p. 21.
Fim do complemento.
20
CAPÍTULO 2. O dia a dia das pessoas
Todos os dias, as pessoas costumam realizar diferentes atividades, desde a hora em que acordam até a hora em que vão dormir.
-
Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
A família do Marcelo
Todo mundo na minha casa acorda cedo.
A gente toma café juntos, e a gente janta todos juntos.
Meu pai não vem almoçar em casa, porque ele trabalha longe.
Minha mãe vem todos os dias porque ela trabalha mais perto.
As crianças, de noite, vão dormir antes dos grandes.
FONTE: Ruth Rocha. A família do Marcelo
FONTE: São Paulo: Salamandra, 2001. p. 11-13.
-
Quais são as atividades que todos os membros dessa família realizam
juntos?
_____
-
Qual é o membro dessa família que não almoça em casa?
( ) Pai
( ) Mãe
-
Por que ele não almoça em casa?
_____
-
Pinte as atividades que são realizadas de dia e à noite por essa
família.
Dia: Laranja
Noite: Azul
-
Por que ele não almoça em casa?
Trabalhar
Tomar café da manhã
Jantar
Dormir
Almoçar
21
Os adultos realizam diferentes atividades de trabalho durante o dia e durante a noite.
2. Escreva os períodos do dia em que cada profissional costuma exercer seu trabalho.
Manhã
Tarde
Noite
LEGENDA: Médica pediatra atendendo criança no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
____
LEGENDA: Gari varrendo rua no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
____
LEGENDA: Engenheiro visitando construção no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
____
LEGENDA: Bombeiros no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
____
- Quando se tornar adulto, qual profissão você gostaria de exercer? Esse trabalho seria realizado em qual período do dia?
22
- Considerando o seu lugar de viver, complete o quadro com exemplos de profissionais que trabalham nos períodos indicados.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Meu lugar de viver |
||
---|---|---|
Profissionais que trabalham principalmente de dia |
Profissionais que trabalham principalmente à noite |
Profissionais que trabalham de dia ou à noite |
_____ |
_____ |
_____ |
- Desenhe um profissional com quem você convive.
-
Agora, assinale o período do dia em que ele trabalha.
( ) Manhã.
( ) Tarde.
( ) Noite.
23
Cartografando
Uma das atividades mais importantes que as crianças realizam durante o dia, pela manhã ou à tarde, é ir para a escola.
- Observe a linha laranja na representação. Ela mostra o trajeto que o ônibus faz da casa de um aluno até a escola. Depois, complete as frases.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
- Partindo da casa onde o aluno mora, o motorista do ônibus segue em frente e depois vira à _____, na Avenida _____. Em seguida, vira à _____, na Avenida _____, e vai em frente. Depois, o motorista vira à _____, chegando à escola.
- A escola fica _____ à praça, na Avenida _____. .
24
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 1 e 2
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou os elementos que formam as paisagens e as atividades das pessoas durante o dia e à noite. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
-
Observe a pintura abaixo.
- Indique dois elementos da paisagem representados na pintura que:
LEGENDA: Mulheres rendeiras, de Militão dos Santos, de 2014. FIM DA LEGENDA.
- foram feitos pelas pessoas. _____
- não foram feitos pelas pessoas. _____
-
A cena representada na pintura acontece:
( ) durante o dia.
( ) durante a noite.
-
Assinale as atividades representadas na pintura.
( ) Cuidar da plantação.
( ) Arrumar a moradia.
( ) Cuidar dos animais.
( ) Brincar no balanço.
( ) Fazer renda.
( ) Dirigir um trator.
( ) Cozinhar alimentos.
( ) Andar a cavalo.
25
- Imagine a pintura da página anterior em outro período do dia. Em seguida, faça um desenho para representar como seria essa paisagem e o que as pessoas estariam fazendo.
-
A cena que você desenhou se passa durante o dia ou à noite?
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço elementos da paisagem que são feitos pelas pessoas e os que não são feitos pelas pessoas em diferentes paisagens? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Percebo transformações da paisagem durante o dia e à noite? |
_____ |
_____ |
_____ |
c) Indico exemplos de atividades que são realizadas pelas pessoas em diferentes períodos do dia? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
d) Tive atitudes respeitosas com meus colegas? |
_____ |
_____ |
_____ |
e) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
26
DESAFIO À VISTA!
Quais são as características de seu lugar de viver e como elas podem ser representadas?
CAPÍTULO 3. As características do lugar de viver
Cada lugar tem suas próprias características.
Alguns lugares apresentam ruas com muitas árvores. Em outros, as ruas quase não têm árvores.
Existem lugares com ruas largas e outros com ruas tão estreitas que só passa um carro por vez.
- Represente, por meio de um desenho, a paisagem da rua onde você mora.
- Na paisagem que você desenhou, existem elementos feitos pelas pessoas? Se sim, quais?
- Nessa paisagem, existem elementos que não foram feitos pelas pessoas? Se sim, quais?
27
- Leia a descrição feita por um aluno do caminho que ele faz todos os dias para ir de sua moradia até a escola.
- Agora, observe a representação que esse aluno fez dos elementos da paisagem que existem no caminho entre a moradia dele e a escola, por meio de um mapa mental .
- A representação feita pelo aluno corresponde à descrição? Explique.
28
Pontos de referência
No trajeto da moradia até a escola e da escola até a moradia, muitos elementos da paisagem podem ser observados.
Alguns deles se destacam e ajudam a nos orientar e localizar. Esses elementos são chamados pontos de referência .
-
Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Um caminho mais longo
[...] Um dia, minha mãe escolheu um caminho diferente para me levar à escola. Era um caminho mais longo, mas ela precisava passar por uma loja, para comprar uma coisa qualquer.
Então, nós passamos por uma rua que eu não conhecia.
Era uma rua linda, cheia de árvores plantadas dos dois lados, uma alameda ; as copas se juntavam, em cima, formando um túnel. [...]
Eu voltei para casa pensando naquilo, e ainda pensei por muitos dias.
A ideia de plantar uma árvore na nossa calçada não saía da minha cabeça.
FONTE: Ruth Rocha. Rubens , o semeador. São Paulo: Moderna, 2012. p. 7-8.
- De acordo com o texto, quais foram os elementos da paisagem que mais chamaram a atenção da personagem?
- Em sua opinião, esses elementos da paisagem podem ser considerados pontos de referência?
29
-
Faça um mapa mental do
caminho que você costuma fazer para chegar à escola.
- Lembre-se de representar os principais pontos de referência pelos quais você passa no caminho.
-
Quais foram os pontos de referência que você representou no seu mapa
mental?
_____
30
Trabalho de Campo
Na companhia do professor e dos colegas, você vai observar a paisagem da rua da escola.
Preste muita atenção em todos os elementos dessa paisagem e lembre-se de levar seu livro e um lápis para fazer as anotações. Bom trabalho!
- Complete a ficha.
-
Ficha 1
- Nome da rua da escola: _____
-
A rua da escola é:
_____
( ) de terra.
( ) estreita.
( ) com muitas árvores.
( ) tranquila.
( ) limpa.
( ) pavimentada.
( ) larga.
( ) com poucas árvores.
( ) movimentada.
( ) suja.
- Na rua da sua escola:
-
existem estabelecimentos comerciais?
( ) Sim.
( ) Não.
-
existe iluminação pública?
( ) Sim.
( ) Não.
- Depois, converse com os colegas e o professor sobre o que você observou na paisagem da rua da escola.
31
Observe também se existem placas de sinalização na paisagem da rua da escola.
As placas de sinalização organizam o trânsito de veículos e de pedestres, além de contribuir para a segurança de todos.
-
Observe as placas de sinalização.
- Existem algumas dessas placas de sinalização na paisagem da rua da sua escola? Se sim, circule-as.
-
O que cada uma das placas acima indica? Preencha o quadro com o
significado de cada uma.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Placa
O que indica
A
_____
B
_____
C
_____
D
_____
E
_____
- O que mais chamou sua atenção na paisagem da rua da escola? Por quê?
32
Diferentes pontos de vista, diferentes visões
Podemos observar e representar objetos, pessoas e locais de diferentes pontos de vista, isto é, de diferentes visões.
- Observe as representações.
LEGENDA: Visão vertical (De cima para baixo) FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Visão frontal (De frente) FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Visão oblíqua (De cima e de lado) FIM DA LEGENDA..
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Se a menina está olhando para os mesmos objetos, por que existem diferenças entre o que ela vê?
33
Cartografando
- Escreva a visão em que cada objeto foi representado.
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
Observação: Representações ilustrativas sem escala e proporção. Fim da observação.
34
CAPÍTULO 4. Representar os lugares
Você estudou que os lugares que frequentamos no dia a dia têm características próprias.
Mas será que as escolas e as salas de aula que as crianças frequentam são todas iguais?
- Observe as salas de aula onde Felipe e Mariana estudam.
LEGENDA: Sala de aula de Felipe. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sala de aula de Mariana. FIM DA LEGENDA.
-
Quais são as diferenças entre as salas de aula onde Felipe e Mariana
estudam?
_____
-
A sua sala de aula é mais parecida com a sala de Felipe ou com a
sala de Mariana?
_____
35
- Observe as posições das carteiras dos alunos em relação à carteira de Felipe.
- Localize quem está sentado:
- à frente de Felipe: _____
- à esquerda de Felipe: _____
- à direita de Felipe: _____
- atrás de Felipe: _____
-
Considere as salas de aula da página anterior.
-
Se você estivesse na mesma posição da professora na sala de aula
de Felipe, o armário estaria:
( ) à sua direita.
( ) à sua esquerda.
-
Se você estivesse na mesma posição do professor na sala de aula
de Mariana, o armário estaria
( ) à sua direita.
( ) à sua esquerda.
-
Se você estivesse na mesma posição da professora na sala de aula
de Felipe, o armário estaria:
36
Representando uma sala de aula
Existem muitas maneiras de representar os lugares que frequentamos.
Observe duas maneiras diferentes de representar uma sala de aula: a planta cartográfica e a maquete .
LEGENDA: Planta cartográfica de uma sala de aula. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Maquete de uma sala de aula. FIM DA LEGENDA.
-
Quais diferenças podem ser observadas entre essas duas formas de
representação?
_____
37
-
Reúna-se com alguns colegas e organizem a planta cartográfica e a
maquete da sala
de aula onde vocês estudam.
Materiais necessários:
- Pincel
- Cola
- Caixa grande de papelão
- Caixas pequenas vazias
- Tampinhas de garrafa pet
- Lápis e canetas coloridas
- Tintas de várias cores
- Tesoura com pontas arredondadas
Etapas do trabalho:
Etapa 1: Observação da sala de aula
A mesa do professor será o ponto de referência para a observação da sala de aula. Fiquem perto dela e observem:
- o número de carteiras;
- o número de fileiras;
- a localização da porta e das janelas;
-
a posição dos móveis e de objetos, como carteiras, mesa do
professor, armários,
cesto de lixo,
lousa e outros.
Etapa 2: Seleção dos materiais
Observem os materiais que seu grupo reuniu, como as caixas pequenas e as tampinhas de garrafa, e escolham quais podem representar cada móvel ou objeto de sua sala de aula.
38
- Etapa 3: Construção da planta cartográfica
- Sobre uma folha de papel, coloquem o objeto que representará a mesa do professor. Tomando esse objeto como referência, coloquem os outros objetos para representar os demais móveis que existem na sala de aula, de acordo com a posição que eles ocupam.
- Com um lápis, contornem todos os objetos sobre a folha de papel.
-
Retirem os objetos que vocês colocaram sobre a folha. Vocês têm
agora a planta da sala de aula.
- Etapa 4: Construção da maquete
-
Peguem a caixa
grande de papelão para representar a sala de aula.
2. Utilizem os lápis coloridos e as tintas para pintar os objetos e deixá-los mais bonitos.
3. Coloquem dentro da caixa o objeto que representará a mesa do professor e, depois, posicionem os demais materiais.
4. Colem os objetos na caixa de papelão, na mesma posição que eles ocupam na sala de aula.
- Pronto! A maquete está construída.
- Observem a maquete sob diferentes visões ou pontos de vista, isto é, nas visões vertical, frontal e oblíqua.
- A maquete representa a sala de aula do jeito que ela é? Converse com os colegas e explique sua resposta.
39
- Agora, em uma folha de papel, crie uma nova planta cartográfica da sala de aula a partir da observação da maquete na visão vertical (de cima para baixo). Depois, cole a planta cartográfica no espaço a seguir.
Planta cartográfica da sala de aula
-
Com a ajuda do professor, organizem uma exposição das maquetes. Ele
vai convidar outras pessoas da comunidade escolar para apreciar os
trabalhos de vocês.
- Expliquem aos visitantes da exposição quais são as diferenças entre as visões vertical, frontal e oblíqua. Em seguida, peçam a eles que observem a maquete desses três pontos de vista.
40
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou as características do lugar de viver e as diferentes formas de representar as paisagens. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe diferentes maneiras de representar o lugar de viver.
-
Escreva em qual visão foi feita cada representação.
- Desenho: _____
- Planta cartográfica: _____
- Quais são os pontos de referência que se destacam nesse lugar de viver? _____
- Agora, indique dois pontos de referência que se destacam em seu lugar de viver. _____
41
- Observe um mapa mental que uma aluna fez do seu lugar de viver.
-
Qual é o ponto de referência que está à direita da casa da aluna?
_____
-
Qual é o ponto de referência que está atrás da padaria?
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico características da paisagem e pontos de referência no meu lugar de viver? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Reconheço diferentes tipos de representação e as visões em que foram feitas? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Contribuí para o andamento das atividades? |
_____ |
_____ |
_____ |
d) Realizei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |