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O QUE EU JÁ SEI?

Avaliação diagnóstica

Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar os seus conhecimentos em Geografia?

  1. As paisagens podem mudar ao longo do dia de acordo com os ritmos da natureza.
Imagem: Fotografia. Uma praia lotada com pessoas no mar e embaixo de guarda-sóis na areia. No fundo, mata com coqueiros. Fim da imagem.

LEGENDA: Praia no município de Ilhabela, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de calça e casaco de costas segurando um guarda-chuva. Ao lado dela há um carrinho embaixo de um guarda-chuva e mais para frente um homem parado. Ela caminha em uma rua de pedras embaixo da chuva. Dos lados tem construções antigas brancas com janelas e portas em azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. paisagem em período da noite com chuva?

    ( ) 1

    ( ) 2

  1. paisagem em período do dia ensolarado?

    ( ) 1

    ( ) 2

  1. Indique o tipo de roupa ou acessório você usaria nas condições a seguir.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Condições do

    tempo atmosférico

    Tipo de roupa ou acessórios

    Chuvoso

    _____

    Ensolarado e quente

    _____

    Nublado e frio

    _____

9

  1. No dia a dia, convivemos com diferentes profissionais. Relacione o profissional com a descrição do seu trabalho.

COLUNA 1

Dentista

Bombeiro

Gari

COLUNA 2

Acordo ainda sem a luz do Sol, coloco meu uniforme e começo a trabalhar muito cedo. Varro as ruas para deixar a cidade bem limpa!

Sou um profissional que cuida da saúde das pessoas. Passo boa parte do meu dia cuidando dos dentes de meus pacientes.

No nosso trabalho, temos que estar sempre de prontidão. Se ocorrer um incêndio ou pessoas estiverem em risco, somos chamados para ajudar.

  1. Indique dois materiais de construção que foram usados na moradia onde você vive.

    _____

  1. Agora, faça um desenho que mostre características do local onde você mora.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

10

UNIDADE 1. O dia a dia no lugar de viver

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. No meio, uma praça com uma fonte, canteiros com árvores, um parquinho e pessoas caminhando. Ao redor, as ruas, com faixas nas duas direções e faixas de pedestres. Tem alguns carros e ônibus nas ruas. Para a esquerda tem algumas quadras com casas e prédios e para a direita tem uma quadra com o prédio da escola, ao lado de quadras de esporte, uma quadra com uma papelaria e uma loja, uma quadra com prédios e uma quadra com um prédio e uma lanchonete.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Como é a paisagem desse lugar de viver? Indique alguns elementos dessa paisagem.
  1. Quais atividades as pessoas estão realizando?
  1. Essas atividades estão acontecendo durante o dia ou durante a noite?

Fim do complemento.

12

DESAFIO À VISTA!

Como as paisagens e as atividades das pessoas podem mudar ao longo do dia?

CAPÍTULO 1. As paisagens no nosso dia a dia

Ao longo do dia, frequentamos diversos lugares, convivemos com diferentes pessoas e observamos muitas paisagens.

Na escola, por exemplo, você convive com os colegas, os professores e os demais profissionais.

Que tal conhecer melhor seus colegas de classe? Afinal, você vai passar parte do dia com eles.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

  1. Convide um colega para jogar. Para isso, sigam as instruções.
    • Escolham um objeto para representar cada jogador.
    • Utilizem um dado para indicar a quantidade de casas que cada um deve avançar.
    • Façam um sorteio para ver quem começa o jogo.
    • O jogo termina quando um dos jogadores chegar à escola.
Imagem: Ilustração. Um jogo de tabuleiro com uma faixa de casas, sendo os números pares em amarelo e os ímpares em rosa. Os números vão de 1 até 44. O jogo começa do lado esquerdo, onde tem o desenho de uma moto na faixa de pedestres e uma fileira de prédios, com um avião acima. Algumas das casas tem textos e ilustrações. Início: 1. Qual o local da escola que você mais gosta. 5: o que mais chama sua atenção na paisagem do lugar onde você estuda? 9: você mora perto da escola? Ilustração de uma mochila. 16: qual é a atividade que você mais gosta de realizar na escola. 19: avance uma casa. 22: ilustração de carros. 24: qual é a sua comida preferida? Ilustração de frutas e chocolate. 28: onde você gosta de brincar? Ilustração de uma bicicleta. 30: volte três casas. 32: o que você faz para se divertir? 40: pergunte o que desejar para p colega! 44: você chegou à escola! Ilustração de uma sala de aula.  Fim da imagem.

13

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compartilhe com os colegas e o professor o que você descobriu sobre seu parceiro de jogo.

14

A paisagem

Nas paisagens, existem elementos feitos pelas pessoas e elementos que não foram feitos por elas.

  1. Observe a paisagem retratada na fotografia.
Imagem: Fotografia. Paisagem com plantações, arvores e painéis de energia solar. Para a direita tem algumas casas e no fundo da paisagem uma cadeira de montanhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Rio Rufino, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

15

Cartografando

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe a paisagem do lugar que você mais gosta de frequentar.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.
  1. Agora, preencha o quadro a seguir com os elementos da paisagem que você desenhou.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Elementos feitos pelas pessoas

    Elementos que não foram feitos pelas pessoas

    _____

    _____

16

As paisagens: dia e noite

Você já percebeu diferenças na paisagem durante o dia e durante a noite?

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com uma grande avenida principal, com fileiras de postes de iluminação do lado. Há grandes áreas cobertas por árvores e no fundo algumas casas e prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de dia do município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade durante a noite com uma grande avenida principal, com fileiras de postes de iluminação acesos do lado. Há grandes áreas cobertas por árvores e no fundo algumas casas e prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista à noite do município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

17

  1. As fotografias retratam o mesmo local?

    ( ) Sim

    ( ) Não

  1. Qual é a principal diferença que você observa entre as duas fotografias?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Escolha uma paisagem do lugar onde você vive e desenhe como ela é de dia e como ela é à noite.

A paisagem do meu lugar de viver

Imagem: Ilustração. Um círculo laranja com o desenho de um sol. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um círculo azul com o desenho de uma lua. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

18

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Para compreender por que existem o dia e a noite, vamos simular o movimento do planeta Terra e como ele é iluminado pelo Sol. Para isso, sigam as orientações.

Materiais necessários:

LEGENDA: O globo terrestre é uma representação reduzida do planeta Terra. FIM DA LEGENDA.

Como vocês vão fazer:

  1. No globo terrestre, localizem o Brasil, o Japão e outros países sobre os quais vocês já ouviram falar.
  1. Em seguida, o professor vai girar o globo terrestre. Observem o movimento.
  1. Depois, escureçam a sala de aula e um aluno deverá segurar a lanterna. Ele deverá manter a lanterna parada, iluminando o globo terrestre.

LEGENDA: Nessa ilustração, o globo terrestre representa o planeta Terra e a lanterna representa o Sol. FIM DA LEGENDA.

  1. Observem como o globo terrestre é iluminado conforme gira.
    • Como acontecem os dias e as noites? Explique com suas palavras.

      _____

19

Boxe complementar:

Você sabia?

Estamos todos acostumados: quando o Sol se põe, o dia termina e vem a noite; depois da noite, começa um novo dia; e assim sucessivamente.

Isso ocorre devido ao movimento de rotação do planeta Terra. Ao girar ao redor de si mesmo, isto é, ao redor de seu eixo imaginário, uma face do planeta Terra é iluminada pelo Sol, enquanto a outra face não é iluminada.

Para dar uma volta completa ao redor de si mesmo, o planeta Terra leva 24 horas aproximadamente.

LEGENDA: Ilustração esquemática e com cores fantasia. Nela, os elementos não estão representados de forma proporcional. FIM DA LEGENDA.

Fonte: André de Castro Milone e outros. Introdução à astronomia e astrofísica. São José dos Campos: Inpe, 2003. p. 21.

Fim do complemento.

20

CAPÍTULO 2. O dia a dia das pessoas

Todos os dias, as pessoas costumam realizar diferentes atividades, desde a hora em que acordam até a hora em que vão dormir.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

    A família do Marcelo

    Todo mundo na minha casa acorda cedo.

    A gente toma café juntos, e a gente janta todos juntos.

    Meu pai não vem almoçar em casa, porque ele trabalha longe.

    Minha mãe vem todos os dias porque ela trabalha mais perto.

    As crianças, de noite, vão dormir antes dos grandes.

    FONTE: Ruth Rocha. A família do Marcelo

FONTE: São Paulo: Salamandra, 2001. p. 11-13.

  1. Quais são as atividades que todos os membros dessa família realizam juntos?

    _____

  1. Qual é o membro dessa família que não almoça em casa?

    ( ) Pai

    ( ) Mãe

    • Por que ele não almoça em casa?

      _____

    1. Pinte as atividades que são realizadas de dia e à noite por essa família.

      Dia: Laranja

      Noite: Azul

Trabalhar

Tomar café da manhã

Jantar

Dormir

Almoçar

21

Os adultos realizam diferentes atividades de trabalho durante o dia e durante a noite.

2. Escreva os períodos do dia em que cada profissional costuma exercer seu trabalho.

Manhã

Tarde

Noite

LEGENDA: Médica pediatra atendendo criança no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

____

LEGENDA: Gari varrendo rua no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

____

LEGENDA: Engenheiro visitando construção no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

____

LEGENDA: Bombeiros no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

____

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

22

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Considerando o seu lugar de viver, complete o quadro com exemplos de profissionais que trabalham nos períodos indicados.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Meu lugar de viver

Profissionais que trabalham principalmente de dia

Profissionais que trabalham principalmente à noite

Profissionais que trabalham de dia ou à noite

_____

_____

_____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe um profissional com quem você convive.

23

Cartografando

Uma das atividades mais importantes que as crianças realizam durante o dia, pela manhã ou à tarde, é ir para a escola.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

  1. Partindo da casa onde o aluno mora, o motorista do ônibus segue em frente e depois vira à _____, na Avenida _____. Em seguida, vira à _____, na Avenida _____, e vai em frente. Depois, o motorista vira à _____, chegando à escola.
  1. A escola fica _____ à praça, na Avenida _____. .

24

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou os elementos que formam as paisagens e as atividades das pessoas durante o dia e à noite. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a pintura abaixo.
    1. Indique dois elementos da paisagem representados na pintura que:
Imagem: Ilustração. Mulheres de vestido bordando e costurando sentadas em cadeiras. Para a esquerda tem um forno à lenha. Atrás tem uma casa com mais mulheres na janela, um homem de chapéu em cima de um cavalo, uma certa com vacas, pessoas com enxadas em plantações, algumas casas, uma igreja e árvores coloridas. No céu tem pássaros voando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres rendeiras, de Militão dos Santos, de 2014. FIM DA LEGENDA.

  1. A cena representada na pintura acontece:

    ( ) durante o dia.

    ( ) durante a noite.

  1. Assinale as atividades representadas na pintura.

    ( ) Cuidar da plantação.

    ( ) Arrumar a moradia.

    ( ) Cuidar dos animais.

    ( ) Brincar no balanço.

    ( ) Fazer renda.

    ( ) Dirigir um trator.

    ( ) Cozinhar alimentos.

    ( ) Andar a cavalo.

25

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Imagine a pintura da página anterior em outro período do dia. Em seguida, faça um desenho para representar como seria essa paisagem e o que as pessoas estariam fazendo.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço elementos da paisagem que são feitos pelas pessoas e os que não são feitos pelas pessoas em diferentes paisagens?

_____

_____

_____

b) Percebo transformações da paisagem durante o dia e à noite?

_____

_____

_____

c) Indico exemplos de atividades que são realizadas pelas pessoas em diferentes períodos do dia?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Tive atitudes respeitosas com meus colegas?

_____

_____

_____

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

26

DESAFIO À VISTA!

Quais são as características de seu lugar de viver e como elas podem ser representadas?

CAPÍTULO 3. As características do lugar de viver

Cada lugar tem suas próprias características.

Alguns lugares apresentam ruas com muitas árvores. Em outros, as ruas quase não têm árvores.

Existem lugares com ruas largas e outros com ruas tão estreitas que só passa um carro por vez.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Represente, por meio de um desenho, a paisagem da rua onde você mora.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Na paisagem que você desenhou, existem elementos feitos pelas pessoas? Se sim, quais?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Nessa paisagem, existem elementos que não foram feitos pelas pessoas? Se sim, quais?

27

  1. Leia a descrição feita por um aluno do caminho que ele faz todos os dias para ir de sua moradia até a escola.
  1. Agora, observe a representação que esse aluno fez dos elementos da paisagem que existem no caminho entre a moradia dele e a escola, por meio de um mapa mental .

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A representação feita pelo aluno corresponde à descrição? Explique.

28

Pontos de referência

No trajeto da moradia até a escola e da escola até a moradia, muitos elementos da paisagem podem ser observados.

Alguns deles se destacam e ajudam a nos orientar e localizar. Esses elementos são chamados pontos de referência .

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com o texto, quais foram os elementos da paisagem que mais chamaram a atenção da personagem?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, esses elementos da paisagem podem ser considerados pontos de referência?

29

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Faça um mapa mental do caminho que você costuma fazer para chegar à escola.
    • Lembre-se de representar os principais pontos de referência pelos quais você passa no caminho.
  1. Quais foram os pontos de referência que você representou no seu mapa mental?

    _____

30

Trabalho de Campo

Na companhia do professor e dos colegas, você vai observar a paisagem da rua da escola.

Preste muita atenção em todos os elementos dessa paisagem e lembre-se de levar seu livro e um lápis para fazer as anotações. Bom trabalho!

  1. Complete a ficha.
  1. Ficha 1
    • Nome da rua da escola: _____
    • A rua da escola é: _____

      ( ) de terra.

      ( ) estreita.

      ( ) com muitas árvores.

      ( ) tranquila.

      ( ) limpa.

      ( ) pavimentada.

      ( ) larga.

      ( ) com poucas árvores.

      ( ) movimentada.

      ( ) suja.

    • Na rua da sua escola:
    • existem estabelecimentos comerciais?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

    • existe iluminação pública?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Depois, converse com os colegas e o professor sobre o que você observou na paisagem da rua da escola.

31

Observe também se existem placas de sinalização na paisagem da rua da escola.

As placas de sinalização organizam o trânsito de veículos e de pedestres, além de contribuir para a segurança de todos.

  1. Observe as placas de sinalização.
    1. Existem algumas dessas placas de sinalização na paisagem da rua da sua escola? Se sim, circule-as.
  1. O que cada uma das placas acima indica? Preencha o quadro com o significado de cada uma.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Placa

    O que indica

    A

    _____

    B

    _____

    C

    _____

    D

    _____

    E

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que mais chamou sua atenção na paisagem da rua da escola? Por quê?

32

Diferentes pontos de vista, diferentes visões

Podemos observar e representar objetos, pessoas e locais de diferentes pontos de vista, isto é, de diferentes visões.

  1. Observe as representações.

LEGENDA: Visão vertical (De cima para baixo) FIM DA LEGENDA.

Imagem: Visão frontal (de frente). A menina está abaixada olhando para o caderno. Seta para a direita. Vista frontal do caderno em cima da mesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Visão frontal (De frente) FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Visão oblíqua (De cima e de lado) FIM DA LEGENDA..

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Se a menina está olhando para os mesmos objetos, por que existem diferenças entre o que ela vê?

33

Cartografando

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Ilustração. Vista inclinada de um balde de lixo amarelo com tampa vermelha.  Fim da imagem.

_____

_____

_____

_____

Observação: Representações ilustrativas sem escala e proporção. Fim da observação.

34

CAPÍTULO 4. Representar os lugares

Você estudou que os lugares que frequentamos no dia a dia têm características próprias.

Mas será que as escolas e as salas de aula que as crianças frequentam são todas iguais?

  1. Observe as salas de aula onde Felipe e Mariana estudam.

LEGENDA: Sala de aula de Felipe. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Sala de aula de Mariana. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são as diferenças entre as salas de aula onde Felipe e Mariana estudam?

    _____

  1. A sua sala de aula é mais parecida com a sala de Felipe ou com a sala de Mariana?

    _____

35

  1. Observe as posições das carteiras dos alunos em relação à carteira de Felipe.
  1. à frente de Felipe: _____
  1. à esquerda de Felipe: _____
  1. à direita de Felipe: _____
  1. atrás de Felipe: _____
  1. Considere as salas de aula da página anterior.
    1. Se você estivesse na mesma posição da professora na sala de aula de Felipe, o armário estaria:

      ( ) à sua direita.

      ( ) à sua esquerda.

    1. Se você estivesse na mesma posição do professor na sala de aula de Mariana, o armário estaria

      ( ) à sua direita.

      ( ) à sua esquerda.

36

Representando uma sala de aula

Existem muitas maneiras de representar os lugares que frequentamos.

Observe duas maneiras diferentes de representar uma sala de aula: a planta cartográfica e a maquete .

LEGENDA: Planta cartográfica de uma sala de aula. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Maquete de uma sala de aula. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais diferenças podem ser observadas entre essas duas formas de representação?

    _____

37

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com alguns colegas e organizem a planta cartográfica e a maquete da sala de aula onde vocês estudam.

    Materiais necessários:

    • Pincel
    • Cola
    • Caixa grande de papelão
    • Caixas pequenas vazias
    • Tampinhas de garrafa pet
    • Lápis e canetas coloridas
    • Tintas de várias cores
    • Tesoura com pontas arredondadas

Etapas do trabalho:

Etapa 1: Observação da sala de aula

A mesa do professor será o ponto de referência para a observação da sala de aula. Fiquem perto dela e observem:

38

  1. Etapa 3: Construção da planta cartográfica
  1. Sobre uma folha de papel, coloquem o objeto que representará a mesa do professor. Tomando esse objeto como referência, coloquem os outros objetos para representar os demais móveis que existem na sala de aula, de acordo com a posição que eles ocupam.
  1. Com um lápis, contornem todos os objetos sobre a folha de papel.
  1. Retirem os objetos que vocês colocaram sobre a folha. Vocês têm agora a planta da sala de aula.
    1. Etapa 4: Construção da maquete
  1. Peguem a caixa grande de papelão para representar a sala de aula.

    2. Utilizem os lápis coloridos e as tintas para pintar os objetos e deixá-los mais bonitos.

    3. Coloquem dentro da caixa o objeto que representará a mesa do professor e, depois, posicionem os demais materiais.

    4. Colem os objetos na caixa de papelão, na mesma posição que eles ocupam na sala de aula.

  1. Pronto! A maquete está construída.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Observem a maquete sob diferentes visões ou pontos de vista, isto é, nas visões vertical, frontal e oblíqua.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

39

  1. Agora, em uma folha de papel, crie uma nova planta cartográfica da sala de aula a partir da observação da maquete na visão vertical (de cima para baixo). Depois, cole a planta cartográfica no espaço a seguir.

Planta cartográfica da sala de aula

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda do professor, organizem uma exposição das maquetes. Ele vai convidar outras pessoas da comunidade escolar para apreciar os trabalhos de vocês.
    • Expliquem aos visitantes da exposição quais são as diferenças entre as visões vertical, frontal e oblíqua. Em seguida, peçam a eles que observem a maquete desses três pontos de vista.

40

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou as características do lugar de viver e as diferentes formas de representar as paisagens. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe diferentes maneiras de representar o lugar de viver.
  1. Escreva em qual visão foi feita cada representação.
    • Desenho: _____
    • Planta cartográfica: _____
    1. Quais são os pontos de referência que se destacam nesse lugar de viver? _____
    1. Agora, indique dois pontos de referência que se destacam em seu lugar de viver. _____

41

  1. Observe um mapa mental que uma aluna fez do seu lugar de viver.
Imagem: Ilustração. Desenho de um bairro. Na vertical, as ruas: Alameda do Ipê, Rua Margarida e Avenida das Rosas. Na horizontal, as ruas: Avenida das Acácias, Rua Pau-Brasil e Rua Camélia. No canto superior esquerdo, na esquina da Alameda do Ipê e Avenida das Acácias, “Minha Casa”. Na outra extremidade da Avenida das Acácias está a escola. Na rua Pau-Brasil: uma quadra de esportes, um parque e um clube. Na Alameda das Rosas: Farmácia do lado esquerdo e padaria do lado direito.  Fim da imagem.
  1. Qual é o ponto de referência que está à direita da casa da aluna?

    _____

  1. Qual é o ponto de referência que está atrás da padaria?

    _____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico características da paisagem e pontos de referência no meu lugar de viver?

_____

_____

_____

b) Reconheço diferentes tipos de representação e as visões em que foram feitas?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Contribuí para o andamento das atividades?

_____

_____

_____

d) Realizei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____