42
UNIDADE 2. Conviver em diferentes lugares
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
43
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- O que mais chamou a sua atenção no bairro representado?
- O bairro onde você mora se parece com o bairro da representação? Em que é parecido ou diferente?
Fim do complemento.
44
Desafio à vista!
Como as características de um bairro podem influenciar a vida de seus moradores?
CAPÍTULO 5. A paisagem dos bairros
A moradia e a rua onde vivemos fazem parte de um bairro. Em uma cidade existem vários bairros.
O que você costuma observar quando passa nas ruas dos diferentes bairros onde vive? Casas e prédios? Lojas? Mercados? Praças? Parques? O movimento das pessoas e dos veículos?
Esses e muitos outros elementos formam a paisagem de um bairro.
- Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
O bairro do Marcelo
Perto da minha casa tem um lugar que tem uma porção de lojas!
Tem uma quitanda onde a gente pode comprar todas as frutas e verduras...
Maçãs, bananas, tomates e berinjelas...
Tem uma livraria que tem livros grandes e pequenos, engraçados e sem graça, com figuras e sem figuras.
Nesta livraria eu vi um livro com um cachorrão na capa!
Nesse lugar tem uma loja onde só vendem sapatos e eu fui lá com minha mãe e a minha irmã. Eu comprei um par de tênis vermelho e minha irmã comprou um de bolinhas...
FONTE: Ruth Rocha. O bairro do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2012. p. 5-9.
45
- Quais elementos da paisagem existem perto da casa de Marcelo?
_____
- Quais elementos se destacam na paisagem do bairro onde você vive?
- _____
- Observe os símbolos e assinale aqueles que representam elementos da paisagem presentes no bairro onde você vive.
LEGENDA: Moradia FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indústria FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Loja FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Hospital FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Escola FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praça FIM DA LEGENDA.
- Crie símbolos para representar outros elementos que existem na paisagem do bairro onde você vive.
_____
46
O bairro onde vivo
- Preencha a ficha com informações sobre o bairro onde você vive.
- Nome do bairro: _____
- O que mais chama minha atenção na paisagem do bairro: _____
- Desenhe uma paisagem que pode ser vista no bairro onde você vive.
- O que você mudaria nessa paisagem para melhorar a vida dos moradores? Comente com os colegas e o professor.
47
Cartografando
Ao desenhar a paisagem do bairro onde vive, você pode ter representado os elementos da paisagem de diferentes pontos de vista, ou seja, de diferentes visões.
Observe as representações.
LEGENDAS DAS IMAGENS: Visão frontal FIM DA LEGENDA.
LEGENDAS DAS IMAGENS: Visão oblíqua FIM DA LEGENDA.
LEGENDAS DAS IMAGENS: Visão vertical FIM DA LEGENDA.
- Agora, escolha um elemento da paisagem que existe em seu bairro e represente-o nas diferentes visões.
Visão frontal: _____
Visão oblíqua: _____
Visão vertical: _____
48
A convivência no seu bairro
Uma boa convivência entre os moradores e os frequentadores de um bairro é muito importante. Como é a sua relação com as pessoas e com o ambiente no bairro onde você vive?
- Usando um dado, percorra as casas do jogo a seguir, respondendo às questões que aparecerem. Se desejar, convide alguém de sua convivência para fazer o percurso com você.
Casa 3. Ao encontrar uma pessoa, você:
- cumprimenta.
- já começa a conversar.
- não cumprimenta.
Casa 16. Ao atravessar a rua, você:
- aguarda o semáforo e sai correndo.
- atravessa fora da faixa de pedestres.
- pede ajuda a um adulto e atravessa na faixa de pedestres.
Casa 23. Ao levar seu cachorro para passear, você:
- não coloca a guia no cachorro.
- não recolhe a sujeira dele.
- coloca a guia no cachorro e recolhe a sujeira dele.
Casa 32. Na fila da padaria ou do mercado, você:
- aguarda a sua vez.
- pede para passar na frente.
- finge-se de distraído e tenta furar a fila.
49
Casa 41. Você costuma colocar seu lixo:
- no chão.
- na lixeira.
- no bolso.
Casa 45. Ao ver um idoso precisando de ajuda, você:
- prefere não ajudar.
- ignora.
- oferece ajuda.
Casa 51. Em um parque, você realiza suas atividades de lazer:
- respeitando outras pessoas que ali estão.
- ocupando espaços que já estão sendo utilizados por outras pessoas para outras atividades.
- em áreas que não são permitidas para uso.
Casa 55. Ao andar de carro, você:
- não usa o cinto de segurança.
- usa sempre o cinto de segurança.
- usa o cinto de segurança apenas para viajar.
Casa 65. O lixo produzido em sua moradia:
- é colocado em um terreno vazio que fica por perto.
- é colocado na calçada no dia e no horário da coleta pelo caminhão de lixo.
- é colocado na calçada em qualquer dia e horário.
Casa 82. Ao usar guarda-chuva em um dia chuvoso, você:
- anda pelo meio da rua com ele, já que nas calçadas costuma ter muita gente.
- espera sempre que as pessoas desviem de você.
- procura não bater com ele em ninguém, para não machucar os outros pedestres na calçada.
50
- Vamos avaliar como é a sua relação com as pessoas e com o ambiente do bairro onde você mora?
- Some os pontos de acordo com as respostas que você deu no jogo da página anterior. Para isso, consulte o quadro abaixo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Casa
Pontos por resposta
Meus pontos
A
B
C
3
2
1
0
_____
16
0
0
2
_____
23
0
0
2
_____
32
2
0
0
_____
41
0
2
1
_____
49
0
0
2
_____
56
2
0
0
_____
60
0
2
0
_____
70
0
2
0
_____
87
0
0
2
_____
Total: _____
- Agora, de acordo com o seu total de pontos, veja como é a sua relação com as pessoas e com o ambiente no bairro onde você mora.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Pontos
Avaliação
0 a 7
Cuidado! Você precisa mudar urgentemente suas atitudes.
O bairro onde você mora agradece!
8 a 15
Atenção! Você precisa melhorar a sua relação com o bairro onde mora.
16 a 20
Parabéns! Você é muito responsável com o bairro.
- Some os pontos de acordo com as respostas que você deu no jogo da página anterior. Para isso, consulte o quadro abaixo.
- Como é a convivência entre as pessoas no bairro onde você mora? Dê um exemplo para explicar sua resposta.
_____
51
CAPÍTULO 6. O bairro e sua comunidade
Nos diferentes bairros, vivem muitas pessoas. As pessoas convivem entre si e muitas vezes formam comunidades e também associações de moradores.
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Página de internet
Tradicionalmente realizada no Bairro Borboleta, a “Festa Alemã” começa nesta quinta-feira, 13, e termina no dia 23 de setembro. O evento comemora os 160 anos da imigração dos povos germânicos a Juiz de Fora por meio de apresentações culturais do país europeu com danças, músicas folclóricas, comida típica [...].
“A Festa Alemã [...] tem como base as famílias. Elas trabalham anualmente para manter estas tradições, seja no dia a dia, seja no final de semana”, ressaltou Duca, organizador do evento.
FONTE: Diário regional. Festa Alemã começa nesta quinta no Bairro Borboleta. Disponível em: http://fdnc.io/fp1. Acesso em: 20 mar. 2021.
Fim da Página de internet
- O bairro citado na notícia está localizado em qual cidade?
_____
- De acordo com a notícia, quem costuma organizar essa festa?
_____
- Quais foram os principais atrativos da festa?
_____
- No bairro onde você vive, há comemorações semelhantes organizadas pelos moradores como a que foi realizada no Bairro Borboleta? Se sim, escreva no caderno um pequeno texto sobre essa comemoração e compartilhe-o com os colegas e o professor.
52
Os bairros e os migrantes
Quando uma pessoa vai morar em outro estado ou em outro país, ela recebe o nome de migrante.
- Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Um migrante pernambucano
José Dias da Silva nasceu no sítio Santa Maria, município de Buenos Aires, no estado de Pernambuco, em 10 de novembro de 1961. [...] Sendo filho de agricultores, exercia a mesma profissão dos pais desde criança. [...] Brincava nas horas de folga e nos fins de semana com os irmãos e colegas, com brinquedos confeccionados por eles mesmos. Brinquedos feitos de troncos de milho, madeira, latas, barro, entre outros. O tempo passa. Aos 20 anos foi para a cidade vizinha trabalhar numa usina de açúcar. [...] Anos depois, em 1980, veio com o irmão, que já morava em Diadema, no estado de São Paulo. Nessa cidade morou, trabalhando numa fábrica de borracha. Mudou-se para São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, em 1982, fixando residência no Bairro Montanhão, onde mora com a família até hoje. [...]
FONTE: Mirian Aparecida de Souza. Um pernambucano na cidade grande. Museu da Pessoa. Disponível em: http://fdnc.io/ftM. Acesso em: 20 mar. 2021.
- Em qual localidade do estado de Pernambuco José Dias da Silva nasceu?
_____
- Para onde ele se mudou em 1980?
_____
- Para qual local ele se mudou em 1982?
_____
- José Dias da Silva pode ser chamado de migrante? Por quê?
_____
53
Quando os migrantes se mudam para uma nova localidade, eles trazem consigo hábitos e costumes que podem influenciar o modo de vida de onde passam a morar.
- Leia a notícia silenciosamente e observe a fotografia.
O tradicional concurso de desenhos da Fundação Japão […] este ano mudou. Para inovar, os 212 participantes deste ano enviaram fotografias sobre o tema O Japão perto de mim. […]
O trabalho vencedor este ano veio de Maringá, no Paraná, de autoria da aluna Maria Júlia. A foto, intitulada Revoada dos tsuru, foi feita em homenagem ao avô, Edson Battilani. […]
A aluna […] é também grande apreciadora da cultura japonesa. “Adoro comida japonesa, animes e as aulas na escola. Estudo a língua japonesa desde o primeiro ano. Também gosto de origamis. A minha cidade, Maringá, recebeu muitos imigrantes japoneses. Tenho muitos amigos descendentes de japoneses e, na minha família, meu tio e priminho Otávio.”
Glossário:
Fim do glossário.
FONTE: Carolina Jardon. Aluna da rede pública ganha concurso nacional de fotografia. Agência Brasília, 3 dez. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/ftN. Acesso em: 20 mar. 2021.
- Em qual cidade brasileira, que recebeu muitos migrantes japoneses, mora a aluna ganhadora de um concurso de fotografia organizado pela Fundação Japão?
_____
- Dê dois exemplos de elementos relacionados à cultura japonesa que a aluna aprecia.
_____
- Em qual cidade brasileira, que recebeu muitos migrantes japoneses, mora a aluna ganhadora de um concurso de fotografia organizado pela Fundação Japão?
- No lugar onde você vive, há influências culturais de migrantes vindos de outros países? Compartilhe com os colegas e o professor.
LEGENDA: Revoada dos tsuru, fotografia de Maria Júlia Battilani Belo, vencedora do concurso de fotografias, promovido pela Fundação Japão, em 2020. FIM DA LEGENDA.
54
- Na companhia de um adulto de sua convivência, utilize a ficha a seguir para entrevistar uma pessoa que more em seu bairro e que tenha vindo de outro estado ou de outro país.
Entrevista
- Nome: _____
- Onde morava: _____
- Há quanto tempo você vive no bairro? _____
- Você gosta de morar aqui? Por quê? _____
- Por que você migrou? _____
- Quais costumes e tradições praticados em seu lugar de origem você ainda pratica hoje em dia no bairro? _____
55
- Compartilhe as informações obtidas na entrevista com os colegas e o professor.
- Indique quais foram os principais lugares de origem dos migrantes entrevistados.
_____
- Indique quais foram os principais lugares de origem dos migrantes entrevistados.
- Escrevam um texto coletivo destacando as principais razões que levam as pessoas a migrar e sobre a contribuição cultural que trazem para os novos lugares de viver.
56
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 5 e 6
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou as diferentes paisagens dos bairros, a convivência entre as pessoas, seus hábitos e costumes. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Quais são os fatores que contribuem para a boa convivência no bairro? Será que um bairro apresenta sempre condições adequadas a todos os moradores? Observe as fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Mulher passeando com seu cão no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Transporte público adaptado para pessoas com deficiência no município de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Quais situações retratadas nas fotografias podem contribuir para uma melhor qualidade de vida nos bairros?
_____
57
- Muitos migrantes vindos de outros estados ou países influenciaram a história, os costumes e as tradições do lugar onde vivemos. Represente, por meio de um desenho, uma tradição ou um costume do seu lugar de viver que tenha sido influenciado por migrantes.
Nome da tradição ou do costume: _____
Local de origem dos migrantes: _____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico elementos da paisagem dos bairros? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Consigo indicar atitudes que contribuem para uma boa convivência na comunidade do bairro? |
_____ |
_____ |
_____ |
c) Reconheço que migrantes influenciam os costumes e as tradições de um bairro? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
d) Tive atitudes respeitosas com meus colegas e professor? |
_____ |
_____ |
_____ |
e) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
58
Desafio à vista!
Capítulos 7 e 8
Como os meios de transporte e os meios de comunicação podem conectar lugares e pessoas de forma segura?
CAPÍTULO 7. Os meios de transporte
Há crianças que vão a pé para a escola. Outras vão de ônibus, de carro, de barco ou de bicicleta. Existem muitos meios de transporte que podem ser usados para o transporte escolar.
- Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Texto 1
Projeto Bicicleta na Escola
Menos poluição, mais saúde [...] e mais integração com a cidade. A bicicleta ganha cada vez mais espaço no cenário urbano . E, enquanto as ciclovias vão se multiplicando pelo país, um projeto em Florianópolis também incentiva o uso da bicicleta pelos estudantes da rede municipal de educação. [...]
“A ideia nasceu no momento em que percebemos que as crianças estavam indo de bicicleta para a escola, transformando o brinquedo em meio de transporte. E, como as ruas não são pensadas para os pedestres e muito menos para as bicicletas, começamos a pensar numa forma de orientar e fazer valer o direito de ir e vir.” [...]
FONTE: Projeto Bicicleta na Escola. Rede Brasileira Infância e Consumo. Disponível em: http://fdnc.io/fp5. Acesso em: 26 maio 2021.
LEGENDA: Crianças indo para a escola no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
59
Texto 2
Atravessando o rio
Acordar antes de o Sol nascer, caminhar até a beira de um rio agitado, entrar em um bote ou em uma lancha de pequeno porte [...]. Essa é a rotina de muitas crianças ribeirinhas. [...].
FONTE: Pedro Peduzzi. Problemas no transporte dificultam acesso de crianças à escola na Amazônia. Agência Brasil, 17 abr. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/ftP. Acesso em: 21 mar. 2021.
LEGENDA: Crianças a caminho da escola próximo ao município de Curumu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o meio de transporte utilizado pelas crianças do texto 1 para ir à escola?
_____
- Qual é o meio de transporte utilizado pelas crianças do texto 2 para ir à escola?
_____
- Qual é a relação entre o local onde as crianças de cada texto vivem e os meios de transporte que utilizam para ir à escola?
_____
60
2. Como você costuma ir para a escola?
_____
3. Você já enfrentou alguma dificuldade no caminho para a escola? Se sim, escreva o que aconteceu.
_____
4. Alguns meios de transporte podem prejudicar a qualidade do ar. Observe a imagem.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
- Quais meios de transporte estão prejudicando a qualidade do ar? De que forma?
_____
- O meio de transporte que você utiliza para ir à escola pode prejudicar a qualidade do ar? Explique.
- Converse com os colegas e o professor sobre os meios de transporte que mais poluem o ar.
61
Cartografando
Vamos descobrir como a maioria dos alunos de sua classe vai à escola?
1. O professor vai anotar na lousa a quantidade de alunos que vai à escola utilizando cada forma de locomoção apresentada no quadro. Registre o resultado.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Como os alunos vão à escola |
||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Forma de locomoção |
|
|
|
|
|
|
|
Outros |
A pé |
Ônibus escolar |
Carro |
Ônibus coletivo |
Trem ou metrô |
Charrete |
Barco |
||
Número de alunos |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Agora, represente os dados da atividade anterior em um gráfico.
- Pinte, na malha quadriculada, um quadradinho para cada cinco alunos que utilizam a mesma forma de locomoção para ir à escola.
- Como a maioria dos alunos de sua classe vai à escola?
62
Segurança nos transportes
Para a segurança de todos, as pessoas devem ter alguns cuidados ao utilizar um meio de transporte.
- Relacione cada meio de transporte com as práticas e os equipamentos de segurança necessários.
COLUNA 1
COLUNA 2
LEGENDA: Usar cinto de segurança. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Embarcar e desembarcar apenas nos pontos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Usar colete salva-vidas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Usar capacete, joelheiras e cotoveleiras. FIM DA LEGENDA.
- Converse com os colegas e o professor sobre como essas práticas contribuem para a segurança das pessoas.
63
Você sabia?
Ao transitar pelas ruas, é preciso ter cuidado e atenção para evitar acidentes. Leia algumas recomendações importantes.
- Sempre atravesse as ruas de mãos dadas com um adulto. Além de ser mais seguro, são duas pessoas prestando atenção no caminho.
- Olhe para os dois lados antes de atravessar as ruas. Se vir um carro, aguarde.
- Nunca atravesse as ruas entre os carros. Utilize sempre a faixa de pedestres e caminhe em linha reta.
- Espere sempre o semáforo para carros ficar vermelho para atravessar a rua. Se houver semáforo para pedestres, espere-o ficar verde.
- Quando andar de carro ou de transporte escolar, use sempre o cinto de segurança e nunca coloque as mãos para fora do veículo.
64
CAPÍTULO 8. Os meios de comunicação
Existem diversos meios de comunicação. O rádio, a televisão, o jornal, a revista, o telefone e a carta são alguns meios de comunicação.
Atualmente, a internet facilita o acesso à informação e a comunicação entre as pessoas por meio do uso de computadores, tablets e telefones celulares, por exemplo.
- Escreva quais meios de comunicação você utilizaria nas seguintes situações:
- Como você convidaria um amigo para brincar em sua casa no fim de semana se ele morasse longe de você?
_____
- Como você poderia enviar uma mensagem escrita para alguém que não
usa
telefone
nem
internet?
_____
- Como você poderia se informar sobre algo importante que aconteceu em outra cidade?
_____
- Como você poderia solicitar às autoridades a colocação de uma placa de
trânsito
na rua da escola?
_____
- Como você convidaria um amigo para brincar em sua casa no fim de semana se ele morasse longe de você?
65
- Leia as respostas de um
colega
para a atividade anterior e compare-as com as suas.
- Em todas as situações vocês utilizariam os mesmos meios de comunicação? Registre as semelhanças e as diferenças.
_____
- Quais meios de comunicação vocês utilizam para
obter
informações sobre fatos que acontecem no dia a dia?
_____
3. Assinale quais meios de comunicação você utiliza para se divertir.
- Em todas as situações vocês utilizariam os mesmos meios de comunicação? Registre as semelhanças e as diferenças.
LEGENDA: Televisão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Computador. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tablet. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Telefone celular. FIM DA LEGENDA.
Outros: _____
66
Cuidados ao usar os meios de comunicação
Ao assistir à televisão, usar o computador e o telefone celular, é importante que você tenha alguns cuidados.
Quando solicitado, leia as recomendações em voz alta.
- Utilize esses meios de comunicação por no máximo duas horas por dia.
- Acesse conteúdos e programas adequados para sua idade, de preferência na companhia de um adulto. Aproveite para conversar com ele sobre os conteúdos acessados.
- Desligue os aparelhos durante as refeições.
- Não use os aparelhos uma hora antes de ir dormir.
- Aproveite o convívio com seus amigos e sua família, dedicando menos tempo ao uso desses aparelhos. Lembre-se também de praticar atividades físicas em espaços abertos, como parques e praças.
- Você
pratica
algumas dessas recomendações ao usar os meios de comunicação? Se sim, quais?
_____
- Compartilhe sua resposta com os colegas e o professor. Juntos, escrevam outras recomendações para o uso adequado dos meios de comunicação.
_____
67
Jornal: um importante meio de comunicação
Os jornais podem divertir e informar as pessoas a respeito de muitos assuntos. Podemos ler um jornal impresso ou pela internet, utilizando um computador, telefone celular ou tablet .
- Quando solicitado, leia o relato em voz alta.
Quando eu era criança, queria ser cientista.
Também queria ser cirurgião, o médico que opera as pessoas. E queria, claro, ser astronauta. E ainda arqueólogo, que procura tesouros enterrados.
Fui crescendo e vi que queria muitas coisas sem conseguir ser nenhuma.
Tentei ser advogado, que conhece as leis e defende o direito das pessoas. Pensei até em virar professor. [...]
Aos poucos percebi que era jornalista. [...]
FONTE: Otávio Frias Filho. O jornalista é um verdadeiro ignorante; mas um ignorante curioso. Folha de S.Paulo – Folhinha, 7 set. 2013, p. 3. Disponível em: http://fdnc.io/fp9. Acesso em: 21 mar. 2021.
- De acordo com o relato, antes de ser jornalista, quais profissões o autor pensou em seguir?
_____
- Escreva o nome de um jornal impresso que circula no lugar onde você vive.
_____
- Escreva o nome de um jornal do lugar onde você vive que pode ser acessado pela internet.
_____
68
- Agora é a vez de vocês virarem jornalistas! O professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo
deve
produzir um texto informativo para ser inserido em um jornal do 2ᵒ ano. Sigam as etapas.
- Escolham um tema interessante para ser comunicado a todos os alunos da escola.
Tema: _____
- Pensem em um título e escrevam um texto informativo sobre o tema escolhido.
Título: _____
Texto: _____
- Escolham um tema interessante para ser comunicado a todos os alunos da escola.
69
- Escolham uma fotografia ou façam um desenho para acompanhar o texto informativo escrito pelo grupo. Colem-no no espaço a seguir.
- _____
- Depois de uma revisão e com a ajuda do professor, vocês
devem
reunir os textos de cada grupo e produzir um jornal da classe. Escolham em qual formato o jornal estará disponível para leitura:
( ) impresso em papel.
( ) exposto em mural da escola.
( ) publicado na internet.
- Escolham um nome para o jornal:
_____
- Comparem o jornal produzido por vocês com outro existente no lugar onde vocês vivem. Registrem o que eles têm de:
- semelhante: _____
- diferente: _____
70
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 7 e 8
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou os meios de transporte e os meios de comunicação em diferentes locais. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Escreva o nome de dois meios de comunicação que aparecem na imagem e indique uma semelhança e uma diferença entre eles.
_____
- Como cada uma das crianças representadas na ilustração vai para a escola?
- Flávio: _____
- Adriana: _____
- Diego: _____
- Marcos:_____
71
- Qual recomendação de segurança você daria a cada criança, considerando o meio de transporte utilizado por ela para ir à escola?
- Flávio: _____
- Marcos: _____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço que os meios de transporte e os meios de comunicação são importantes para interligar pessoas e lugares? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Indico atitudes responsáveis que devemos ter ao utilizar os meios de transporte e os meios de comunicação? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Participei das aulas e das conversas coletivas? |
_____ |
_____ |
_____ |