102

UNIDADE 4. As pessoas, o trabalho e o ambiente

Imagem: Fotografia. Uma plantação de cebolas. Há pilhas de cebolas, fileiras de sacos laranjas cheios de cebolas e entre eles alguns trabalhadores, usando blusas de manga longa e chapéus. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores ensacando cebolas após a colheita no município de Cafarnaum, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

103

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Qual é o trabalho retratado na fotografia?
  1. Que produto é colhido nessa plantação?
  1. Em seu lugar de viver há pessoas que realizam um trabalho semelhante?

Fim do complemento.

104

DESAFIO À VISTA!

Quais são as características do trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade?

CAPÍTULO 13. O trabalho no campo

As paisagens do campo, também chamadas de paisagens rurais, podem ser diferentes entre si devido às diversas atividades de trabalho que as pessoas realizam e às variadas formas de uso do solo.

  1. Observe a pintura.
Imagem: Ilustração. Uma pintura mostrando áreas de plantações e criação de gado. No meio, um lago com algumas árvores ao redor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fazenda poemas líricos, de Malu Delibo, 2005. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais elementos da paisagem foram representados nessa pintura?

    _____

  1. Quais atividades as pessoas estão realizando?

    _____

105

Ao observar as paisagens do campo, podemos identificar as atividades que estão sendo desenvolvidas.

  1. Observe a fotografia.
Imagem: Fotografia. Um trator passando por uma plantação. Atrás, mais uma área de plantação, com plantas verdes. O céu é azul com nuvens. A fotografia está separada em setores. Plano 1: primeira parte de plantação e trator. Plano 2: plantação verde. Horizonte: o céu.  Fim da imagem.

LEGENDA: Propriedade rural no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Plano 1: _____
  1. Plano 2: _____
  1. Horizonte: _____
  1. Imagine como seria um dia de trabalho de um agricultor. Em seguida, escreva no caderno um texto relatando a jornada de trabalho desse agricultor.
    • Lembre-se de indicar o horário de início das atividades, as tarefas a realizar e os horários de almoço e de término das atividades.

106

O trabalho na agricultura

O trabalho na agricultura é voltado para o cultivo de alimentos e costuma envolver diversas etapas. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Imagem: Infográfico. Série de figuras numeradas. 1: um homem de camisa branca e chapéu despejando o conteúdo de um saco na terra. O solo pode receber adubo para tornar-se mais fértil. 2: o homem segura uma máquina parecida com um carrinho nas mãos. Depois, o solo pode ser arado para que a água penetre nele com mais facilidade. 3: o homem está abaixado segurando mudas. Sementes ou mudas são plantadas no solo. 4: fileiras de mudas sendo irrigadas por jatos de água. A plantação é irrigada para que as plantas recebam água na quantidade adequada a cada tipo de cultivo. 5: o homem está abaixado ao lado da plantação. As plantas recebem cuidados durante o período de desenvolvimento. 6: três trabalhadores estão abaixados na plantação. Na época adequada, os agricultores fazem a colheita. 7: um caminhão. Os produtos colhidos são transportados até as indústrias ou até os locais de consumo.  Fim da imagem.

107

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa.  Fim da imagem.

Escolha um alimento que você costuma consumir no dia a dia que seja obtido da agricultura. Em seguida:

  1. pesquise quais são as etapas envolvidas no plantio e na colheita desse alimento. Consulte jornais, revistas e internet.
  1. escreva um texto e produza desenhos que expliquem e ilustrem cada etapa do cultivo desse alimento.
  1. apresente o texto e os desenhos para os colegas e o professor.

Fim do complemento.

108

O trabalho na pecuária

A pecuária é a atividade de criação de animais para a obtenção de alimentos ou de matéria-prima para a produção de objetos e outros produtos.

No Brasil, a criação de bois e vacas é mais comum, no entanto, ocorre também a criação de diversos outros animais.

• Observe as fotografias e leia os textos e as legendas.

A criação de bois e vacas é praticada para a obtenção de leite e carne e para a produção de couro.

Imagem: Fotografia. Um homem de calça jeans, camisa branca e chapéu sentado em um banco de madeira ordenhando uma vaca bege com manchas pretas. Atrás tem um bezerro e mais uma vaca. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador tirando leite de vaca no município de Guarani, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

A lã retirada das ovelhas é tratada e transformada em fios e tecidos que podem ser usados para fazer roupas. A carne da ovelha também é consumida pelas pessoas.

Imagem: Fotografia. Dois homens usando chapéu cortando o pelo de uma ovelha. Um deles corta perto da cabeça e o outro perto das costas. No fundo tem mais algumas ovelhas e pessoas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores cortando lã de ovelha no município de Esteio, no estado do Rio Grande do Sul, em 2008. FIM DA LEGENDA.

109

A criação de aves, como galinhas e perus, é uma atividade importante para a produção de ovos, carne e outros produtos.

LEGENDA: Trabalhador em criação de perus no município de Mineiros, no estado de Goiás, em 2013. FIM DA LEGENDA.

A criação de cabras, para a produção de leite e de couro, é uma atividade que se destaca em vários locais do Brasil.

LEGENDA: Trabalhador conduzindo rebanho de cabras no município de Canudos, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais atividades os trabalhadores da pecuária estão realizando em cada fotografia?
  1. 1: _____
  1. 2:_____
  1. 3:_____
  1. 4: _____
    1. No seu lugar de viver, há criação de animais?

      ( ) Sim

      ( ) Não

    1. Se sim, que tipos de animais são criados? _____

110

O trabalho no extrativismo

O extrativismo é a atividade de retirada de recursos da natureza para o uso das pessoas, para o comércio ou para a utilização na indústria. O extrativismo pode ser vegetal, animal ou mineral.

Observe exemplos de alguns produtos obtidos por meio do extrativismo.

Extrativismo vegetal

Imagem: Extrativismo vegetal. Fotografia de um homem sem camisa e de bermuda vermelha em cima de uma árvore. Seta. O fruto do açaí é utilizado no preparo de diferentes alimentos. Fim da imagem.

LEGENDA: Coleta de açaí no município de Barcelos, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

O fruto do açaí é utilizado no preparo de diferentes alimentos.

LEGENDA: Açaí. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo animal

LEGENDA: Pesca no município de Bataguassu, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Nos rios e nos mares, ocorre a pesca de peixes e de outros animais que servem de alimento para as pessoas.

LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo mineral

LEGENDA: Extração de calcário no município de Lagoa da Confusão, no estado de Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

O calcário é um material que pode ser extraído do solo e é utilizado para a fabricação de diversos produtos.

Imagem: Fotografia de uma pilha de giz colorido.  Fim da imagem.

LEGENDA: Giz escolar. FIM DA LEGENDA.

111

  1. Quais produtos retratados nas fotografias você já consumiu ou utilizou?

    _____

  1. Identifique o tipo de extrativismo realizado para a obtenção ou para a fabricação dos produtos representados a seguir.

LEGENDA: Portão de ferro. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo _____.

LEGENDA: Móveis de madeira. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo ._____

LEGENDA: Caranguejo. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No seu lugar de viver, existem trabalhadores que praticam o extrativismo? Se sim, de qual tipo? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

112

CAPÍTULO 14. O trabalho na cidade

As paisagens da cidade, também denominadas paisagens urbanas, são marcadas pela presença de diversas construções, como casas e prédios.

As grandes cidades costumam apresentar um intenso movimento de pessoas e de veículos. Nelas, encontramos muitos trabalhadores que desenvolvem atividades em indústrias, em estabelecimentos comerciais ou prestando serviços diversos.

  1. Observe a pintura.

LEGENDA: Madrugada, de Cristiano Sidoti, 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais atividades de trabalho realizadas nas cidades você conhece? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

113

O trabalho na indústria

Nas indústrias, as matérias-primas são utilizadas para a fabricação de diversos produtos. As matérias-primas podem ser obtidas por meio da agricultura, da pecuária e do extrativismo.

Existem indústrias instaladas no campo, mas a maioria delas está localizada nas cidades.

LEGENDA: Indústria de calçados no município de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Seta para: um par de tênis azul e cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tênis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma fábrica com robôs montadores laranjas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria de automóveis no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Seta para: um carro vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Automóvel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em qual das indústrias mostradas nas fotografias há maior quantidade de trabalhadores? Em sua opinião, por que isso acontece?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No espaço urbano de seu lugar de viver há indústrias? Se sim, cite exemplos.

114

O trabalho no comércio e na prestação de serviços

O comércio e a prestação de serviços são atividades realizadas principalmente na cidade.

O comércio é a atividade baseada na compra e na venda de diferentes produtos. Em padarias, mercados, lojas e outros estabelecimentos ocorre a atividade comercial, em que são vendidos produtos do campo e da cidade.

Existem também estabelecimentos que não estão relacionados com a compra e a venda de produtos, mas com a prestação de serviços. A prestação de serviços é feita por trabalhadores em bancos, escolas, hospitais, salões de beleza e outros.

  1. Observe as fotografias e complete as frases a seguir com a atividade de cada profissional.
Imagem: Fotografia. Uma mulher de cabelo castanho usando uma camiseta azul. Ela segura uma peça de roupa vermelha nas mãos. Atrás dela, prateleiras com roupas de diversas cores dobradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedora em loja no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Dentista no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. A vendedora da loja trabalha no _____
  1. A dentista trabalha na _____
  1. Registre no quadro dois exemplos de trabalhadores que atuam no seu lugar de viver.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Comércio

    Prestação de serviços

    _____

    _____

115

Cartografando

Observe a representação de um bairro onde há diferentes estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços.

Imagem: Ilustração. Mapa de uma cidade com seis ruas na horizontal e quatro na vertical. Horizontal, de cima para baixo: Rua Via Láctea, Rua Urano, Rua Saturno, Rua Júpiter, Rua Vênus, Avenida Mercúrio. Na Vertical, da esquerda para a direita: Rua das Estrelas, Avenida Marte, Avenida Terra, Rua Lua Brilhante. Em cada quadra há um desenho e ao lado uma legenda indicando o que tem naquela quadra. Primeira fileira: casas, hospital, prédios. Segunda fileira: padaria, lojas, prédios. Terceira fileira: sorveteria, casas e casas. Quarta fileira: casas, prédios e prédios. Quinta fileira: supermercado, casas e casas. Sexta fileira: prédios, escola, prédios. Sétima fileira: banca de jornal, escola e casas. Oitava fileira: lojas, praça, papelaria e casas. Nona fileira: prédios, praça, banco e prédios.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração de uma casa laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Casas FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de uma maleta vermelha com uma cruz. Fim da imagem.

LEGENDA: Hospital FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um pão. Fim da imagem.

LEGENDA: Padaria FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Prédios FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de dois sorvetes. Fim da imagem.

LEGENDA: Sorveteria FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um carrinho de supermercado. Fim da imagem.

LEGENDA: Supermercado FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um jornal. Fim da imagem.

LEGENDA: Banca de jornal FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de uma escola. Fim da imagem.

LEGENDA: Escola FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de duas sacolas. Fim da imagem.

LEGENDA: Lojas FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de uma praça com árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um lápis e um tubo de cola. Fim da imagem.

LEGENDA: Papelaria FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um cofre. Fim da imagem.

LEGENDA: Banco FIM DA LEGENDA.

  1. No desenho, circule de azul os símbolos que representam estabelecimentos destinados às atividades de comércio e de vermelho os destinados às atividades de prestação de serviços.
  1. Localize, na representação, uma casa laranja situada na Rua Urano.Tendo essa casa como ponto de partida, trace um trajeto possível de ser feito a pé para chegar:
    1. à escola.
    1. à banca de jornal.

116

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou as atividades dos trabalhadores do campo e da cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Relacione os trabalhadores com as atividades que executam e os produtos ou serviços que realizam.

COLUNA 1: Trabalhador

Pescador

Agricultor

Coletor de frutos

Vaqueiro

Minerador

Vendedor de roupas

Dentista

Operário

COLUNA 2: Atividade

Extrativismo animal

Extrativismo vegetal

Agricultura

Extrativismo mineral

Pecuária

Comércio

Prestação de serviços

Indústria

COLUNA 3: Produto ou serviço

Alface

Peixe

Açaí

Ouro

Carne

Roupas

Automóvel

Cuidados dentários

117

  1. Complete o quadro indicando um produto ou serviço do campo ou da cidade que pode ser encontrado em seu lugar de viver. Identifique um trabalhador relacionado a esse produto ou serviço. Observe o exemplo.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Produto ou serviço

    Trabalhador

    Texto em letra cursiva: Corte de cabelo.

    Palavra em letra cursiva: Cabeleireiro

    _____

    _____

    _____

    _____

  1. Cite dois produtos que você utiliza transformados pela indústria.

    _____

  1. Que tipo de profissionais são os médicos, os dentistas e os professores?

    ( ) Comerciantes.

    ( ) Prestadores de serviços.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço diferentes trabalhadores do campo e da cidade?

_____

_____

_____

b) Reconheço características do trabalho na agricultura, pecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços?

_____

_____

_____

c) Identifico diferentes matérias-primas utilizadas nas indústrias?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

118

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Quais são os principais impactos ambientais no campo e na cidade e como eles podem ser evitados?

CAPÍTULO 15. Impactos ambientais: campo e cidade

As atividades realizadas pelas pessoas no campo e na cidade muitas vezes podem provocar impactos no ambiente.

Impactos ambientais no campo

A paisagem do campo tem sido transformada por diversas atividades, como a agricultura, a pecuária, o extrativismo, entre outras.

  1. Nestas imagens de satélite, a cor verde representa a vegetação. Compare-as e responda.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 1990. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

• O que ocorreu com a vegetação da área mostrada nas imagens de satélite entre 1990 e 2019?

119

A agricultura e a pecuária são atividades que, muitas vezes, têm sido praticadas em áreas antes ocupadas por vegetação nativa. É comum que as plantas sejam retiradas para a abertura de áreas de cultivo agrícola e de pastagens.

Algumas vezes, agricultores e criadores de gado colocam fogo na vegetação para limpar o terreno. Essa técnica é chamada de queimada. Além de destruir a vegetação, a queimada pode causar o desaparecimento de animais e reduzir a fertilidade do solo.

Imagem: Fotografia. Uma floresta pegando fogo. Fim da imagem.

LEGENDA: Queimada no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

A prática do extrativismo, principalmente o mineral, também tem provocado o desmatamento de grandes áreas, pois, para explorar minérios, a vegetação é retirada.

LEGENDA: Área de extração de minério de ferro no município de Canaã dos Carajás, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Indique uma das consequências das queimadas.

    _____

  1. Quais atividades econômicas do campo podem causar danos ao ambiente?

120

Impactos ambientais nas cidades

Nas grandes cidades, as pessoas realizam diversas atividades. Algumas delas podem prejudicar o ambiente. Para evitar esse problema, têm sido pensadas soluções para a conservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Áreas verdes

Em algumas cidades, a ausência de áreas verdes e a concentração de casas, prédios e ruas favorecem a ocorrência de enchentes, pois a água da chuva não consegue penetrar no solo.

Com a criação de parques e outras áreas verdes, amplia-se a superfície onde a água da chuva pode penetrar.

Qualidade do ar

A grande quantidade de veículos contribui para a poluição do ar.

O estímulo ao uso de transporte público e a fiscalização da emissão de gases pelos veículos reduzem a poluição do ar.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

121

Lixo

Com muitas pessoas vivendo nas grandes cidades, há elevada produção de lixo. Muitas vezes, não existem áreas próximas à ocupação urbana onde o lixo produzido possa ser depositado e tratado.

A coleta seletiva e a reciclagem reduzem a quantidade de resíduos que chegam às áreas de descarte de lixo.

Solo e rios

Em algumas cidades, o esgoto é lançado diretamente no solo ou nos rios.

A coleta e o tratamento do esgoto evitam a poluição do solo e dos rios.

  1. De acordo com o infográfico, responda.
    1. Indique dois problemas ambientais que podem ocorrer nas cidades que foram mencionados no infográfico.

      _____

    1. Quais atitudes reduziriam ou solucionariam esses dois problemas?

      _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Alguns desses problemas existem no seu lugar de viver? Se sim, quais? Compartilhe suas respostas com os colegas e o professor.

122

Cartografando

Para facilitar a localização de fenômenos em uma representação, podemos dividi-la em quadrículas.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

  1. Indique quais atividades causadoras de impactos ambientais estão representadas em cada uma das seguintes quadrículas.
    • D1: _____
    • D7: _____
    • C10: _____
    • E7: _____

123

  1. Indique em quais quadrículas se encontram as seguintes áreas com impactos ambientais.

124

CAPÍTULO 16. Cuidados com o solo e a água

O solo e a água são importantes para garantir a sobrevivência das pessoas e de outros seres vivos.

Muitas técnicas utilizadas nas atividades econômicas realizadas no campo possibilitam garantir a preservação do solo e da água.

Precisamos cuidar do solo

A rotação de culturas é uma técnica que contribui para a conservação do solo.

Imagem: Ilustração. Planta de uma propriedade rural. Na horizontal passa uma rua, para baixo dela há duas plantações: cultivo de trigo na esquerda e cultivo de beterraba na direita. Para cima da rua tem no centro o celeiro, ao lado de três silos e a residência. Para a direita uma horta e o pomar; para a esquerda uma estrutura com criação de galinhas e criação de porcos. No fundo, criação de bois, solo em descanso e cultivo de soja.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

LEGENDA:

  1. Residência
  1. Celeiro
  1. Silos
  1. Pomar
  1. Cultivo de soja
  1. Solo em descanso
  1. Criação de bois
  1. Criação de porcos
  1. Criação de galinhas
  1. Cultivo de trigo

    11. Cultivo de beterraba

    12. Horta

  1. Cite dois dos cultivos agrícolas que foram representados.

    _____

125

  1. Observe novamente a representação. Por que a área indicada pelo número 6 não foi usada para nenhum cultivo?

    _____

Imagem: Ilustração. Planta de uma propriedade rural. Na horizontal passa uma rua, para baixo dela há duas plantações: cultivo de repolho na esquerda e cultivo de trigo na direita. Para cima da rua tem no centro o celeiro, ao lado de três silos e a residência. Para a direita uma horta e o pomar; para a esquerda uma estrutura com criação de galinhas e criação de porcos. No fundo, criação de bois, cultivo de soja e solo em descanso.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

LEGENDA:

  1. Residência
  1. Celeiro
  1. Silos
  1. Pomar
  1. Cultivo de soja
  1. Solo em descanso
  1. Criação de bois
  1. Criação de porcos
  1. Criação de galinhas
  1. Cultivo de repolho
  1. Cultivo de trigo
  1. Horta
  1. Compare, nas duas representações, as áreas indicadas pelo número 10. O que foi plantado primeiro e o que foi plantado dois anos depois nessa área?

    _____

  1. Que técnica agrícola foi utilizada nessa propriedade rural? Qual é a importância dessa técnica para o solo?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além da agricultura, que outras atividades são realizadas nessa propriedade rural?

126

Precisamos cuidar da água

A água é fundamental para a sobrevivência das pessoas e de todos os outros seres vivos.

A maior parte da superfície terrestre é coberta por oceanos e mares, compostos de água salgada. Assim, apesar de haver muita água no planeta, grande quantidade dela não pode ser consumida pelas pessoas.

A água que as pessoas consomem é a água doce, e ela existe em menor quantidade.

Imagem: Ilustração de um copo cheio de água. Fim da imagem.

Representação da proporção de água salgada presente nos oceanos e mares.

Imagem: Ilustração de um copo com parte com água. Fim da imagem.

Representação da proporção de água doce presente nas geleiras.

Imagem: Ilustração de um copo com pouca água. Fim da imagem.

Representação da proporção de água doce presente nos rios, lagos e nos reservatórios subterrâneos, que serve para o consumo das pessoas.

Imagem: Ilustração. Planeta Terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Planeta Terra FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. A maior parte da água do planeta Terra é _____
  1. Uma parte da água doce do planeta Terra está congelada nas _____
  1. Parte da água doce disponível para o consumo das pessoas está nos _____, _____ e nos reservatórios subterrâneos do planeta.

127

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Converse com um adulto de sua convivência e registre as respostas dele para as perguntas a seguir.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Com base nas respostas do entrevistado, desenhe e escreva uma atitude que você pode ter no dia a dia para não desperdiçar água.

    _____

    _____

128

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou os impactos ambientais que as atividades realizadas pelas pessoas podem provocar nas paisagens do campo e da cidade e os cuidados para evitar esses problemas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Leia o poema.

Cidadania é quando...

[...] Não desperdiço

Nem alimento

Nem energia

Senão, um dia

A terra se cansa

Usar demais

Somente a paz

E a esperança

[...] Eu colaboro

Faço minha parte

Faço com gosto

Faço com arte

Sozinho, sou pouco

Junto com os outros

Eu sou mais forte

Sou mais feliz!

FONTE: Nílson José Machado. Cidadania é quando... São Paulo: Escrituras, 2001. p. 19, 38-39.

  1. O poema aborda o não desperdício de alimentos. Por que isso é importante?

    _____

  1. Veja o trecho do poema que está assinalado e indique uma técnica que podemos utilizar nos solos para favorecer sua conservação.

    _____

  1. Indique uma atitude que pode ser tomada para evitar o desperdício de água.

    _____

129

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Represente por meio de desenho ou de colagem um problema ambiental do seu lugar de viver.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Quais atitudes poderiam ser tomadas para ajudar a resolver o problema ambiental que você representou?

    _____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Indico exemplos de impactos ambientais causados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade?

_____

_____

_____

b) Reconheço a importância de preservar o solo e a água?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Contribuí com o desenvolvimento do trabalho juntamente com os colegas?

_____

_____

_____

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

130

O QUE EU APRENDI ?

Avaliação de resultado

Você aprendeu muitas coisas ao longo do ano. Agora, é o momento de avaliar essas aprendizagens.

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 1, 2, 3 e 4.

  1. Observe a paisagem retratada na fotografia.

LEGENDA: Vista do município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Cite um elemento da paisagem que foi feito pelas pessoas.

    _____

  1. Cite um elemento da paisagem que não foi feito pelas pessoas.

    _____

  1. Essa paisagem foi retratada durante o dia ou durante a noite? Explique.

    _____

  1. Dê exemplos de dois trabalhadores de seu lugar de viver que trabalham durante o dia ou durante a noite.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Profissionais que trabalham durante o dia

    Profissionais que trabalham durante a noite

    _____

    _____

    _____

    _____

131

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 5, 6, 7 e 8.

  1. Indique em qual visão foram representadas cada uma das paisagens de um bairro. Na visão frontal, oblíqua ou vertical?

_____

Imagem: Ilustração. Imagem em planta de um bairro com casas, prédios e uma escola na quadra do meio. Fim da imagem.

_____

  1. A partir da entrevista realizada com um migrante do seu lugar de viver, qual foi o fato contado por ele que mais chamou a sua atenção?

    _____

  1. Cite dois pontos de referência que podem ser observados em seu caminho de casa até a escola.

    _____

  1. Indique os meios de comunicação utilizados em sua moradia para:
    1. diversão. _____
    1. obter informações. _____

132

O QUE EU APRENDI?

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 9, 10, 11 e 12.

  1. Observe as fotografias.

LEGENDA: Vista do município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Vista do município de Bueno Brandão, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Destaque três elementos que formam a paisagem da fotografia A.

    _____

  1. Destaque três elementos que formam a paisagem da fotografia B.

    _____

  1. Cite uma atitude que pode beneficiar a qualidade de vida nas cidades.

    _____

  1. Cite três tipos de poluição que prejudicam a qualidade de vida das pessoas.

    _____

133

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.

  1. Indique um profissional que trabalha no seu lugar de viver e, em seguida, indique a qual atividade ele está relacionado.
    1. Profissional: _____
    1. Assinale abaixo a qual tipo de atividade o trabalho desse profissional se relaciona.

      ( ) Agricultura.

      ( ) Pecuária.

      ( ) Extrativismo.

      ( ) Indústria.

      ( ) Comércio.

      ( ) Prestação de serviços.

  1. Muitas pessoas trabalham no extrativismo, atividade que consiste na retirada de recursos da natureza. Quais tipos de extrativismo existem?

    _____

  1. Cite duas sugestões para economizar água: uma sugestão para a sua moradia e outra para a escola onde você estuda.
    1. Moradia: _____
    1. Escola: _____
  1. Assinale onde é mais comum ocorrer os diferentes tipos de impactos ambientais.
    1. Queimadas em áreas que eram ocupadas por vegetação nativa.

      ( ) Campo.

      ( ) Cidade.

    1. Grande quantidade de veículos provocando poluição do ar.

      ( ) Campo.

      ( ) Cidade.