102
UNIDADE 4. As pessoas, o trabalho e o ambiente
LEGENDA: Trabalhadores ensacando cebolas após a colheita no município de Cafarnaum, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
103
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Qual é o trabalho retratado na fotografia?
- Que produto é colhido nessa plantação?
- Em seu lugar de viver há pessoas que realizam um trabalho semelhante?
Fim do complemento.
104
DESAFIO À VISTA!
Quais são as características do trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade?
CAPÍTULO 13. O trabalho no campo
As paisagens do campo, também chamadas de paisagens rurais, podem ser diferentes entre si devido às diversas atividades de trabalho que as pessoas realizam e às variadas formas de uso do solo.
- Observe a pintura.
LEGENDA: Fazenda poemas líricos, de Malu Delibo, 2005. FIM DA LEGENDA.
- Quais elementos da paisagem foram representados
nessa
pintura?
_____
- Quais atividades as pessoas estão realizando?
_____
105
Ao observar as paisagens do campo, podemos identificar as atividades que estão sendo desenvolvidas.
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Propriedade rural no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais elementos da paisagem podem ser observados em cada plano da imagem?
- Plano 1: _____
- Plano 2: _____
- Horizonte: _____
- Imagine como seria um dia de trabalho de um agricultor. Em seguida, escreva no
caderno
um texto relatando a jornada de trabalho desse agricultor.
- Lembre-se de indicar o horário de início das atividades, as tarefas a realizar e os horários de almoço e de término das atividades.
106
O trabalho na agricultura
O trabalho na agricultura é voltado para o cultivo de alimentos e costuma envolver diversas etapas. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
107
Boxe complementar:
Investigue
Escolha um alimento que você costuma consumir no dia a dia que seja obtido da agricultura. Em seguida:
- pesquise quais são as etapas envolvidas no plantio e na colheita desse alimento. Consulte jornais, revistas e internet.
- escreva um texto e produza desenhos que expliquem e ilustrem cada etapa do cultivo desse alimento.
- apresente o texto e os desenhos para os colegas e o professor.
Fim do complemento.
108
O trabalho na pecuária
A pecuária é a atividade de criação de animais para a obtenção de alimentos ou de matéria-prima para a produção de objetos e outros produtos.
No Brasil, a criação de bois e vacas é mais comum, no entanto, ocorre também a criação de diversos outros animais.
• Observe as fotografias e leia os textos e as legendas.
A criação de bois e vacas é praticada para a obtenção de leite e carne e para a produção de couro.
LEGENDA: Trabalhador tirando leite de vaca no município de Guarani, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
A lã retirada das ovelhas é tratada e transformada em fios e tecidos que podem ser usados para fazer roupas. A carne da ovelha também é consumida pelas pessoas.
LEGENDA: Trabalhadores cortando lã de ovelha no município de Esteio, no estado do Rio Grande do Sul, em 2008. FIM DA LEGENDA.
109
A criação de aves, como galinhas e perus, é uma atividade importante para a produção de ovos, carne e outros produtos.
LEGENDA: Trabalhador em criação de perus no município de Mineiros, no estado de Goiás, em 2013. FIM DA LEGENDA.
A criação de cabras, para a produção de leite e de couro, é uma atividade que se destaca em vários locais do Brasil.
LEGENDA: Trabalhador conduzindo rebanho de cabras no município de Canudos, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais atividades os trabalhadores da pecuária estão realizando em cada fotografia?
- 1: _____
- 2:_____
- 3:_____
- 4:
_____
- No seu lugar de viver, há criação de animais?
( ) Sim
( ) Não
- Se sim, que tipos de animais são criados? _____
- No seu lugar de viver, há criação de animais?
110
O trabalho no extrativismo
O extrativismo é a atividade de retirada de recursos da natureza para o uso das pessoas, para o comércio ou para a utilização na indústria. O extrativismo pode ser vegetal, animal ou mineral.
Observe exemplos de alguns produtos obtidos por meio do extrativismo.
Extrativismo vegetal
LEGENDA: Coleta de açaí no município de Barcelos, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
O fruto do açaí é utilizado no preparo de diferentes alimentos.
LEGENDA: Açaí. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo animal
LEGENDA: Pesca no município de Bataguassu, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Nos rios e nos mares, ocorre a pesca de peixes e de outros animais que servem de alimento para as pessoas.
LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo mineral
LEGENDA: Extração de calcário no município de Lagoa da Confusão, no estado de Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.
O calcário é um material que pode ser extraído do solo e é utilizado para a fabricação de diversos produtos.
LEGENDA: Giz escolar. FIM DA LEGENDA.
111
- Quais produtos retratados nas fotografias você já consumiu ou utilizou?
_____
- Identifique o tipo de extrativismo realizado para a obtenção ou para a fabricação dos produtos representados a seguir.
LEGENDA: Portão de ferro. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo _____.
LEGENDA: Móveis de madeira. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo ._____
LEGENDA: Caranguejo. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo _____
- No seu lugar de viver, existem trabalhadores que praticam o extrativismo? Se sim, de qual tipo? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
112
CAPÍTULO 14. O trabalho na cidade
As paisagens da cidade, também denominadas paisagens urbanas, são marcadas pela presença de diversas construções, como casas e prédios.
As grandes cidades costumam apresentar um intenso movimento de pessoas e de veículos. Nelas, encontramos muitos trabalhadores que desenvolvem atividades em indústrias, em estabelecimentos comerciais ou prestando serviços diversos.
- Observe a pintura.
LEGENDA: Madrugada, de Cristiano Sidoti, 2016. FIM DA LEGENDA.
- Quais elementos da paisagem urbana foram representados
nessa
pintura?
_____
- Quais atividades de trabalho realizadas nas cidades você conhece? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
113
O trabalho na indústria
Nas indústrias, as matérias-primas são utilizadas para a fabricação de diversos produtos. As matérias-primas podem ser obtidas por meio da agricultura, da pecuária e do extrativismo.
Existem indústrias instaladas no campo, mas a maioria delas está localizada nas cidades.
LEGENDA: Indústria de calçados no município de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tênis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indústria de automóveis no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Automóvel. FIM DA LEGENDA.
- Em qual das indústrias mostradas nas fotografias há maior quantidade de trabalhadores? Em sua opinião, por que isso acontece?
- No espaço urbano de seu lugar de viver há indústrias? Se sim, cite exemplos.
114
O trabalho no comércio e na prestação de serviços
O comércio e a prestação de serviços são atividades realizadas principalmente na cidade.
O comércio é a atividade baseada na compra e na venda de diferentes produtos. Em padarias, mercados, lojas e outros estabelecimentos ocorre a atividade comercial, em que são vendidos produtos do campo e da cidade.
Existem também estabelecimentos que não estão relacionados com a compra e a venda de produtos, mas com a prestação de serviços. A prestação de serviços é feita por trabalhadores em bancos, escolas, hospitais, salões de beleza e outros.
- Observe as fotografias e complete as frases a seguir com a atividade de cada profissional.
LEGENDA: Vendedora em loja no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dentista no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- A vendedora da loja trabalha no _____
- A dentista trabalha na _____
- Registre no quadro dois exemplos de trabalhadores que atuam no seu lugar de viver.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Comércio
Prestação de serviços
_____
_____
115
Cartografando
Observe a representação de um bairro onde há diferentes estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços.
LEGENDA: Casas FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Hospital FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Padaria FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Prédios FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sorveteria FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Supermercado FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Banca de jornal FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Escola FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lojas FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praça FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Papelaria FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Banco FIM DA LEGENDA.
- No desenho, circule de azul os símbolos que representam estabelecimentos destinados às atividades de comércio e de vermelho os destinados às atividades de prestação de serviços.
- Localize, na representação, uma casa laranja situada na Rua Urano.Tendo essa casa como ponto de partida, trace um trajeto possível de ser feito a pé para chegar:
- à escola.
- à banca de jornal.
116
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 13 e 14
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou as atividades dos trabalhadores do campo e da cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Relacione os trabalhadores com as atividades que executam e os produtos ou serviços que realizam.
COLUNA 1: Trabalhador
Pescador
Agricultor
Coletor de frutos
Vaqueiro
Minerador
Vendedor de roupas
Dentista
Operário
COLUNA 2: Atividade
Extrativismo animal
Extrativismo vegetal
Agricultura
Extrativismo mineral
Pecuária
Comércio
Prestação de serviços
Indústria
COLUNA 3: Produto ou serviço
Alface
Peixe
Açaí
Ouro
Carne
Roupas
Automóvel
Cuidados dentários
117
- Complete o quadro indicando um produto ou serviço do campo ou da cidade que pode ser encontrado em seu lugar de viver. Identifique um trabalhador relacionado a esse produto ou serviço. Observe o exemplo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Produto ou serviço
Trabalhador
_____
_____
_____
_____
- Cite dois produtos que você utiliza transformados pela indústria.
_____
- Que tipo de profissionais são os médicos, os dentistas e os professores?
( ) Comerciantes.
( ) Prestadores de serviços.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço diferentes trabalhadores do campo e da cidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Reconheço características do trabalho na agricultura, pecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços? |
_____ |
_____ |
_____ |
c) Identifico diferentes matérias-primas utilizadas nas indústrias? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
118
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Quais são os principais impactos ambientais no campo e na cidade e como eles podem ser evitados?
CAPÍTULO 15. Impactos ambientais: campo e cidade
As atividades realizadas pelas pessoas no campo e na cidade muitas vezes podem provocar impactos no ambiente.
Impactos ambientais no campo
A paisagem do campo tem sido transformada por diversas atividades, como a agricultura, a pecuária, o extrativismo, entre outras.
- Nestas imagens de satélite, a cor verde representa a vegetação. Compare-as e responda.
LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 1990. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
• O que ocorreu com a vegetação da área mostrada nas imagens de satélite entre 1990 e 2019?
119
Algumas vezes, agricultores e criadores de gado colocam fogo na vegetação para limpar o terreno. Essa técnica é chamada de queimada. Além de destruir a vegetação, a queimada pode causar o desaparecimento de animais e reduzir a fertilidade do solo.
LEGENDA: Queimada no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
A prática do extrativismo, principalmente o mineral, também tem provocado o desmatamento de grandes áreas, pois, para explorar minérios, a vegetação é retirada.
LEGENDA: Área de extração de minério de ferro no município de Canaã dos Carajás, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Indique uma das consequências das queimadas.
_____
- Quais atividades econômicas do campo podem causar danos ao ambiente?
120
Impactos ambientais nas cidades
Nas grandes cidades, as pessoas realizam diversas atividades. Algumas delas podem prejudicar o ambiente. Para evitar esse problema, têm sido pensadas soluções para a conservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Áreas verdes
Em algumas cidades, a ausência de áreas verdes e a concentração de casas, prédios e ruas favorecem a ocorrência de enchentes, pois a água da chuva não consegue penetrar no solo.
Com a criação de parques e outras áreas verdes, amplia-se a superfície onde a água da chuva pode penetrar.
Qualidade do ar
A grande quantidade de veículos contribui para a poluição do ar.
O estímulo ao uso de transporte público e a fiscalização da emissão de gases pelos veículos reduzem a poluição do ar.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
121
Lixo
Com muitas pessoas vivendo nas grandes cidades, há elevada produção de lixo. Muitas vezes, não existem áreas próximas à ocupação urbana onde o lixo produzido possa ser depositado e tratado.
A coleta seletiva e a reciclagem reduzem a quantidade de resíduos que chegam às áreas de descarte de lixo.
Solo e rios
Em algumas cidades, o esgoto é lançado diretamente no solo ou nos rios.
A coleta e o tratamento do esgoto evitam a poluição do solo e dos rios.
- De acordo com o infográfico, responda.
- Indique dois problemas ambientais que podem ocorrer nas cidades que foram mencionados no infográfico.
_____
- Quais atitudes reduziriam ou solucionariam esses dois problemas?
_____
- Indique dois problemas ambientais que podem ocorrer nas cidades que foram mencionados no infográfico.
- Alguns desses problemas existem no seu lugar de viver? Se sim, quais? Compartilhe suas respostas com os colegas e o professor.
122
Cartografando
Para facilitar a localização de fenômenos em uma representação, podemos dividi-la em quadrículas.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
- Indique quais atividades causadoras de impactos ambientais estão representadas em cada uma das seguintes quadrículas.
- D1: _____
- D7: _____
- C10: _____
- E7: _____
123
- Indique em quais quadrículas se encontram as seguintes áreas com impactos ambientais.
- Área desmatada para pecuária: _____
- Área com solo poluído por descarte de lixo sem tratamento: _____
- Área de concentração de poluente do ar: _____
124
CAPÍTULO 16. Cuidados com o solo e a água
O solo e a água são importantes para garantir a sobrevivência das pessoas e de outros seres vivos.
Muitas técnicas utilizadas nas atividades econômicas realizadas no campo possibilitam garantir a preservação do solo e da água.
Precisamos cuidar do solo
A rotação de culturas é uma técnica que contribui para a conservação do solo.
- Observe a representação de uma propriedade rural.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
LEGENDA:
- Residência
- Celeiro
- Silos
- Pomar
- Cultivo de soja
- Solo em descanso
- Criação de bois
- Criação de porcos
- Criação de galinhas
- Cultivo de trigo
11. Cultivo de beterraba
12. Horta
- Cite dois dos cultivos agrícolas que foram representados.
_____
125
- Observe novamente a representação. Por que a área indicada pelo
número
6 não foi usada para nenhum cultivo?
_____
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
LEGENDA:
- Residência
- Celeiro
- Silos
- Pomar
- Cultivo de soja
- Solo em descanso
- Criação de bois
- Criação de porcos
- Criação de galinhas
- Cultivo de repolho
- Cultivo de trigo
- Horta
- Compare, nas duas representações, as áreas indicadas pelo
número
10. O que foi plantado primeiro e o que foi plantado dois anos depois
nessa
área?
_____
- Que técnica agrícola foi utilizada
nessa
propriedade rural? Qual é a importância dessa técnica para o solo?
_____
- Além da agricultura, que outras atividades são realizadas nessa propriedade rural?
126
Precisamos cuidar da água
A água é fundamental para a sobrevivência das pessoas e de todos os outros seres vivos.
A maior parte da superfície terrestre é coberta por oceanos e mares, compostos de água salgada. Assim, apesar de haver muita água no planeta, grande quantidade dela não pode ser consumida pelas pessoas.
A água que as pessoas consomem é a água doce, e ela existe em menor quantidade.
- Observe a representação. Depois, complete as frases.
Representação da proporção de água salgada presente nos oceanos e mares.
Representação da proporção de água doce presente nas geleiras.
Representação da proporção de água doce presente nos rios, lagos e nos reservatórios subterrâneos, que serve para o consumo das pessoas.
LEGENDA: Planeta Terra FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- A maior parte da água do planeta Terra é _____
- Uma parte da água doce do planeta Terra está congelada nas _____
- Parte da água doce disponível para o consumo das pessoas está nos _____, _____ e nos reservatórios subterrâneos do planeta.
127
Investigue
- Converse com um adulto de sua convivência e registre as respostas dele para as perguntas a seguir.
- De onde vem a água que usamos na nossa moradia?
_____
- A água que chega à nossa moradia é adequada para o consumo? Por quê?
_____
- Precisamos pagar pela água que utilizamos em nossa moradia?
( ) Sim
( ) Não
- Qual atividade realizada em nossa moradia consome mais água?
_____
- Com base nas respostas do entrevistado, desenhe e escreva uma atitude que você pode ter no dia a dia para não desperdiçar água.
_____
_____
128
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou os impactos ambientais que as atividades realizadas pelas pessoas podem provocar nas paisagens do campo e da cidade e os cuidados para evitar esses problemas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Leia o poema.
Cidadania é quando...
[...] Não desperdiço
Nem alimento
Nem energia
Senão, um dia
A
terra
se cansa
Usar demais
Somente a paz
E a esperança
[...] Eu colaboro
Faço minha parte
Faço com gosto
Faço com arte
Sozinho, sou pouco
Junto com os outros
Eu sou mais forte
Sou mais feliz!
FONTE: Nílson José Machado. Cidadania é quando... São Paulo: Escrituras, 2001. p. 19, 38-39.
- O poema aborda o não desperdício de alimentos. Por que isso é importante?
_____
- Veja o trecho do poema que está assinalado e indique uma técnica que podemos utilizar nos solos para favorecer sua conservação.
_____
- Indique uma atitude que pode ser tomada para evitar o desperdício de água.
_____
129
- Represente por meio de desenho ou de colagem um problema ambiental do seu lugar de viver.
_____
- Quais atitudes poderiam ser tomadas para ajudar a resolver o problema ambiental que você representou?
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Indico exemplos de impactos ambientais causados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Reconheço a importância de preservar o solo e a água? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Contribuí com o desenvolvimento do trabalho juntamente com os colegas? |
_____ |
_____ |
_____ |
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
130
O QUE EU APRENDI ?
Avaliação de resultado
Você aprendeu muitas coisas ao longo do ano. Agora, é o momento de avaliar essas aprendizagens.
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 1, 2, 3 e 4.
- Observe a paisagem retratada na fotografia.
LEGENDA: Vista do município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Cite um elemento da paisagem que foi feito pelas pessoas.
_____
- Cite um elemento da paisagem que não foi feito pelas pessoas.
_____
- Essa paisagem foi retratada durante o dia ou durante a noite? Explique.
_____
- Dê exemplos de dois trabalhadores de seu lugar de viver que trabalham durante o dia ou durante a noite.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Profissionais que trabalham durante o dia
Profissionais que trabalham durante a noite
_____
_____
_____
_____
131
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 5, 6, 7 e 8.
- Indique em qual visão foram representadas cada uma das paisagens de um bairro. Na visão frontal, oblíqua ou vertical?
_____
_____
- A partir da entrevista realizada com um migrante do seu lugar de viver, qual foi o fato contado por ele que mais chamou a sua atenção?
_____
- Cite dois pontos de referência que podem ser observados em seu caminho de casa até a escola.
_____
- Indique os meios de comunicação utilizados em sua moradia para:
- diversão. _____
- obter informações. _____
132
O QUE EU APRENDI?
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 9, 10, 11 e 12.
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Vista do município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do município de Bueno Brandão, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Destaque três elementos que formam a paisagem da fotografia A.
_____
- Destaque três elementos que formam a paisagem da fotografia B.
_____
- Cite uma atitude que pode beneficiar a qualidade de vida nas cidades.
_____
- Cite três tipos de poluição que prejudicam a qualidade de vida das pessoas.
_____
133
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.
- Indique um profissional que trabalha no seu lugar de viver e, em seguida, indique a qual atividade ele está relacionado.
- Profissional: _____
- Assinale abaixo a qual tipo de atividade o trabalho desse profissional se relaciona.
( ) Agricultura.
( ) Pecuária.
( ) Extrativismo.
( ) Indústria.
( ) Comércio.
( ) Prestação de serviços.
- Muitas pessoas trabalham no extrativismo, atividade que consiste na retirada de recursos da natureza. Quais tipos de extrativismo existem?
_____
- Cite duas sugestões para economizar água: uma sugestão para a sua moradia e outra para a escola onde você estuda.
- Moradia: _____
- Escola: _____
- Assinale onde é mais comum ocorrer os diferentes tipos de impactos ambientais.
- Queimadas em áreas que eram ocupadas por vegetação nativa.
( ) Campo.
( ) Cidade.
- Grande quantidade de veículos provocando poluição do ar.
( ) Campo.
( ) Cidade.
- Queimadas em áreas que eram ocupadas por vegetação nativa.