MP030

O QUE EU JÁ SEI?

Avaliação diagnóstica

Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar os seus conhecimentos em Geografia?

  1. As paisagens podem mudar ao longo do dia de acordo com os ritmos da natureza.
PROFESSOR Atenção Professor, se considerar mais adequado, solicitar aos alunos que registrem e entreguem as respostas das avaliações deste livro em folhas avulsas. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Uma praia lotada com pessoas no mar e embaixo de guarda-sóis na areia. No fundo, mata com coqueiros. Fim da imagem.

LEGENDA: Praia no município de Ilhabela, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de calça e casaco de costas segurando um guarda-chuva. Ao lado dela há um carrinho embaixo de um guarda-chuva e mais para frente um homem parado. Ela caminha em uma rua de pedras embaixo da chuva. Dos lados tem construções antigas brancas com janelas e portas em azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. paisagem em período da noite com chuva?

    ( ) 1

    ( ) 2

    PROFESSOR Resposta: 2
  1. paisagem em período do dia ensolarado?

    ( ) 1

    ( ) 2

    PROFESSOR Resposta: 1
  1. Indique o tipo de roupa ou acessório você usaria nas condições a seguir.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Condições do

    tempo atmosférico

    Tipo de roupa ou acessórios

    Chuvoso

    _____

    PROFESSORResposta: Guarda-chuva, capa de chuva.

    Ensolarado e quente

    _____

    PROFESSORResposta: Regata, bermuda, saia, chinelo, boné.

    Nublado e frio

    _____

    PROFESSORResposta: Casaco, gorro, cachecol, calça, luvas.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação diagnóstica

A avaliação deve ser aplicada no início do ciclo de aprendizagem, visando identificar os conhecimentos dos alunos nos anos anteriores. Para aferir os resultados, é possível adotar como referência as rubricas reproduzidas na página MP012 deste manual. A partir dos resultados obtidos, pode-se repensar o planejamento, propor o aprofundamento de alguns conteúdos e adotar estratégias de superação de defasagens.

Objetivos de aprendizagem

  1. Identificar diferentes ritmos na natureza por meio da interpretação de fotografias.
  1. Indicar roupas e acessórios adequados para diferentes tempos atmosféricos.
  1. Relacionar o profissional com a descrição de sua atividade de trabalho.
  1. Identificar materiais de construção utilizados na moradia.
  1. Elaborar representação indicando características do lugar de viver.

    Superando defasagens

    Ao término da correção da avaliação, é importante verificar as aprendizagens consolidadas pelos alunos. Com relação aos alunos com baixo nível de proficiência, podem ser propostas algumas intervenções a fim de minimizar eventuais defasagens de aprendizagem.

  1. Para os alunos com dificuldade de interpretação das fotografias e seus elementos da paisagem representados, pode-se propor que a atividade seja feita oralmente, explorando com eles as imagens. Chamar a atenção dos alunos para a interferência dos elementos da natureza ao observar a própria paisagem (luminosidade – o dia e a noite) ou os hábitos das pessoas (uso de guarda-chuva e roupas de banho – indicando chuva ou calor). Ressaltar que a temática da relação das pessoas com a natureza e as atividades nos períodos do dia será desenvolvida na Unidade 2 deste volume.
  1. Retomar a experiência pessoal dos alunos, caso eles tenham dificuldade de indicar roupas e acessórios apropriados para serem usados nas condições atmosféricas citadas, a exemplo da própria roupa que esteja usando no dia e as condições momentâneas do tempo atmosférico na localidade. Pode-se também retomar as terminologias indicadas no enunciado e no quadro, verificando se os motivos das dificuldades relacionam-se ao vocabulário.
  1. A esfera do mundo do trabalho é impo rtante para desenvolver a compreensão do espaço geográfico e das relações sociais que são estabelecidas. Caso os alunos tenham dificuldade de relacionar os profissionais com suas atividades de trabalho, retomar em voz alta a leitura das caixas de texto verificando se há o desconhecimento da profissão ou do nome desse profissional. Pode-se mostrar vídeos e imagens desse profissional no seu local de trabalho a fim de esclarecer eventuais dúvidas.

MP031

  1. No dia a dia, convivemos com diferentes profissionais. Relacione o profissional com a descrição do seu trabalho.

COLUNA 1

Dentista

Bombeiro

Gari

COLUNA 2

Acordo ainda sem a luz do Sol, coloco meu uniforme e começo a trabalhar muito cedo. Varro as ruas para deixar a cidade bem limpa!

Sou um profissional que cuida da saúde das pessoas. Passo boa parte do meu dia cuidando dos dentes de meus pacientes.

No nosso trabalho, temos que estar sempre de prontidão. Se ocorrer um incêndio ou pessoas estiverem em risco, somos chamados para ajudar.

PROFESSOR Resposta: Gari: Acordo ainda sem a luz do Sol, coloco meu uniforme e começo a trabalhar muito cedo. Varro as ruas para deixar a cidade bem limpa!; dentista: Sou um profissional que cuida da saúde das pessoas. Passo boa parte do meu dia cuidando dos dentes de meus pacientes; bombeiro: No nosso trabalho, temos que estar sempre de prontidão. Se ocorrer um incêndio ou pessoas estiverem em risco, somos chamados para ajudar.
  1. Indique dois materiais de construção que foram usados na moradia onde você vive.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os alunos podem indicar barro, madeira, tijolo, cimento.
  1. Agora, faça um desenho que mostre características do local onde você mora.
PROFESSOR Resposta: Desenho pessoal identificando elementos da paisagem do local de moradia.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  1. Caso os alunos tenham dificuldade de identificar os materiais de construção utilizados em sua moradia, pode-se retomar exemplos desses materiais a partir de imagens ou daqueles utilizados na construção da escola onde estudam (explorando-os de forma visual e, se possível, tátil).
  1. A representação de uma paisagem pode incitar alguns desafios relacionados à perspectiva ou à dificuldade de representar seus elementos de forma reconhecível, principalmente nesse momento em que os alunos ainda estão desenvolvendo sua coordenação motora fina. Pode-se pedir a eles que descrevam oralmente a paisagem que representaram, reconhecendo seus principais elementos.

MP032

Comentários para o professor

Organização das sequências didáticas

As sequências didáticas deste livro estão organizadas em quatro unidades, cada uma delas composta de dois módulos. Os módulos se alinham tematicamente e são organizados a partir de uma questão problema, desenvolvida ao longo do estudo de dois capítulos.

Imagem: Fluxograma. Unidade. Ao lado, seta com informações: visando garantir uma aprendizagem significativa, todas as unidades começam com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos que serão abordados nos capítulos que as compõem. Divide em dois: em cada um está escrito: módulo, questão problema. Ao lado, seta com informações: Os módulos são compostos de dois capítulos relacionados com a mesma questão problema e tema central. A questão problema corresponde a uma problematização que estrutura o módulo e está relacionada com objetos de conhecimento e habilidades constantes na BNCC. Cada módulo divide em dois capítulos. As atividades propostas em cada capítulo permitem que se realize a construção do conhecimento a partir de observações, análises e estabelecimento de correlações. Fim da imagem.

Na introdução do módulo, são apresentados os conteúdos, os conceitos e as atividades desenvolvidos, os pré-requisitos pedagógicos para sua elaboração e os principais objetivos de aprendizagem enfocados nos dois capítulos que o compõem.

Na conclusão do módulo, encontram-se orientações que favorecem um diagnóstico a partir da avaliação de processo de aprendizagem para o acompanhamento individual e coletivo dos alunos, bem como proposições de ações para minimizar defasagens nas aprendizagens.

Imagem: Fluxograma. Unidade. Ao lado, seta com informações: visando garantir uma aprendizagem significativa, todas as unidades começam com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os assuntos que serão abordados nos capítulos que as compõem. Divide em dois: em cada um está escrito: módulo, questão problema. Ao lado, seta com informações: Os módulos são compostos de dois capítulos relacionados com a mesma questão problema e tema central. A questão problema corresponde a uma problematização que estrutura o módulo e está relacionada com objetos de conhecimento e habilidades constantes na BNCC. Cada módulo divide em dois capítulos. As atividades propostas em cada capítulo permitem que se realize a construção do conhecimento a partir de observações, análises e estabelecimento de correlações. Fim da imagem.

MP033

Unidade 1 O dia a dia no lugar de viver

Esta unidade permite aos alunos reconhecer características e diversas formas de representar a paisagem do lugar de viver e outras paisagens, assim como identificar mudanças nas paisagens durante o dia e à noite e sua influência nas atividades que as pessoas realizam.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção Módulos da unidade, composto pela ilustração de duas pastas dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

Capítulos 1 e 2: exploram as características das paisagens durante o dia e à noite, bem como as atividades realizadas pelas pessoas em distintos períodos do dia.

Capítulos 3 e 4: abordam as características do lugar de viver do aluno, permitindo o desenvolvimento dos pontos de referência, das diferentes visões e de representações espaciais, como o mapa mental, a planta cartográfica e a maquete.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção Primeiros contatos, composto pela ilustração de um olho dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir da representação de uma paisagem urbana no período diurno, na qual é possível observar diversos elementos e atividades realizadas pelas pessoas.

Introdução do módulo dos capítulos 1 e 2

Este módulo é formado pelos capítulos 1 e 2 e possibilita aos alunos observar e identificar as características principais das paisagens, fazendo uma aproximação com a paisagem de seu lugar de viver e destacando seus elementos e a participação das pessoas e dos fenômenos naturais nas mudanças e permanências das paisagens.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção Questão problema, composto pela ilustração de uma lâmpada acesa com um ponto de interrogação no interior dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

Como as paisagens e as atividades das pessoas podem mudar ao longo do dia?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção Atividades do módulo, composto pela ilustração de um lápis dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02GE06 por meio do trabalho com as características das paisagens durante o dia e à noite e as atividades das pessoas. Os alunos terão a possibilidade de trabalhar com os referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, por meio de representações espaciais, conforme preconiza a habilidade EF02GE10.

São propostas atividades de interpretação de fotografias e representações espaciais, leitura e compreensão de textos, jogo de percurso e desenhos de memória ou observação.

Como pré-requisitos, é importante que os alunos reconheçam características da paisagem de seu lugar de vivência e identifiquem atividades de trabalho de pessoas de sua comunidade.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção Principais objetivos de aprendizagem, composto pela ilustração de uma lupa com um sinal de exclamação dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

MP034

UNIDADE 1. O dia a dia no lugar de viver

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. No meio, uma praça com uma fonte, canteiros com árvores, um parquinho e pessoas caminhando. Ao redor, as ruas, com faixas nas duas direções e faixas de pedestres. Tem alguns carros e ônibus nas ruas. Para a esquerda tem algumas quadras com casas e prédios e para a direita tem uma quadra com o prédio da escola, ao lado de quadras de esporte, uma quadra com uma papelaria e uma loja, uma quadra com prédios e uma quadra com um prédio e uma lanchonete.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

MP035

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Como é a paisagem desse lugar de viver? Indique alguns elementos dessa paisagem.
  1. Quais atividades as pessoas estão realizando?
  1. Essas atividades estão acontecendo durante o dia ou durante a noite?
    PROFESSOR Resposta: Avaliar a interpretação dos alunos sobre a imagem.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Além disso, o pensar geográfico contribui para a contextualização do próprio aluno como cidadão do mundo, ao contextualizar espacialmente os fenômenos, ao conhecer o mundo em que vive, desde a escala local à regional, nacional e mundial. O conhecimento geográfico é, pois, indispensável à formação de indivíduos participantes da vida social à medida que propicia o entendimento do espaço geográfico e do papel desse espaço nas práticas sociais.

CAVALCANTI, Lana de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 14ª ed. Campinas: Papirus, 2010. p. 11.


  • Solicitar aos alunos que descrevam como seriam as características da paisagem durante a noite, apontando quais mudanças ela poderia apresentar.
  • Após a leitura da representação, pode ser realizada uma produção de texto em dupla ou em grupo para incentivar a troca de conhecimentos. Os alunos também podem criar desenhos e fotografar a paisagem do lugar de viver, reconhecendo seus principais elementos.
  • Compartilhar as respostas dos alunos para as atividades. É importante que tenham um caderno de Geografia para fazer anotações e desenhos além do próprio livro.

    Primeiros contatos

  1. Os alunos podem responder que essa paisagem representa um espaço urbano com muitas casas, prédios, comércio, ruas asfaltadas, entre outros elementos.
  1. Há pessoas brincando e conversando em uma praça, caminhando pelas calçadas e atravessando a rua pela faixa de pedestres; há também movimentação de carros e ônibus.
  1. Durante o dia, pois pode ser observada a sombra das pessoas, dos veículos e dos edifícios na paisagem.

MP036

DESAFIO À VISTA!

Como as paisagens e as atividades das pessoas podem mudar ao longo do dia?

CAPÍTULO 1. As paisagens no nosso dia a dia

Ao longo do dia, frequentamos diversos lugares, convivemos com diferentes pessoas e observamos muitas paisagens.

Na escola, por exemplo, você convive com os colegas, os professores e os demais profissionais.

Que tal conhecer melhor seus colegas de classe? Afinal, você vai passar parte do dia com eles.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

  1. Convide um colega para jogar. Para isso, sigam as instruções.
    • Escolham um objeto para representar cada jogador.
    • Utilizem um dado para indicar a quantidade de casas que cada um deve avançar.
    • Façam um sorteio para ver quem começa o jogo.
    • O jogo termina quando um dos jogadores chegar à escola.
Imagem: Ilustração. Um jogo de tabuleiro com uma faixa de casas, sendo os números pares em amarelo e os ímpares em rosa. Os números vão de 1 até 44. O jogo começa do lado esquerdo, onde tem o desenho de uma moto na faixa de pedestres e uma fileira de prédios, com um avião acima. Algumas das casas tem textos e ilustrações. Início: 1. Qual o local da escola que você mais gosta. 5: o que mais chama sua atenção na paisagem do lugar onde você estuda? 9: você mora perto da escola? Ilustração de uma mochila. 16: qual é a atividade que você mais gosta de realizar na escola. 19: avance uma casa. 22: ilustração de carros. 24: qual é a sua comida preferida? Ilustração de frutas e chocolate. 28: onde você gosta de brincar? Ilustração de uma bicicleta. 30: volte três casas. 32: o que você faz para se divertir? 40: pergunte o que desejar para p colega! 44: você chegou à escola! Ilustração de uma sala de aula.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema possibilita aos alunos reconhecer como as paisagens e as atividades das pessoas podem mudar ao longo do dia. Conversar com os alunos sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • O jogo proposto proporciona aos alunos um momento lúdico. Trata-se de um jogo cujo objetivo é conhecer melhor os colegas e propiciar a troca de informações entre eles. Providenciar um dado e pequenos objetos para funcionar como marcadores.
  • Realizar a leitura em voz alta das regras e sanar possíveis dúvidas.
  • Chamar a atenção dos alunos para os elementos da paisagem do entorno da escola. As atividades do capítulo 1 permitem aos alunos reconhecer as mudanças da paisagem durante o dia e à noite e como as pessoas realizam suas atividades nos diferentes horários.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Mundo do trabalho.

    Objeto de conhecimento: Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes.

    Habilidade: (EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

MP037

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compartilhe com os colegas e o professor o que você descobriu sobre seu parceiro de jogo.

    Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Criar uma roda de conversa ao final do jogo, avaliando com os alunos a participação de cada um deles na atividade.
  • Indicar para os alunos que também é possível aprender brincando. O lazer e o repouso devem ser respeitados, conforme o Artigo 24 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Essa proposição colabora para a educação em direitos humanos, uma vez que contribui para que as crianças se reconheçam como sujeitos de direitos.
  • No desenvolvimento das unidades deste volume, serão indicadas outras abordagens do tema educação em direitos humanos, relacionado a fatos atuais de relevância nacional e mundial.
  • Verificar as descobertas dos alunos sobre os colegas. Avaliar se houve maior aproximação entre eles, pois isso será muito importante na realização dos trabalhos que serão feitos em dupla e em grupo ao longo do ano.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Nas atividades do capítulo que exploram características do lugar de viver, há a possibilidade de criar situações para valorizar a diversidade de saberes e as vivências culturais, aproximando os alunos da competência geral da Educação Básica 6.

    No desenvolvimento dos conhecimentos sobre os elementos que constituem as paisagens e suas representações, os alunos podem desenvolver o raciocínio espaço-temporal e utilizar as linguagens cartográficas e iconográficas na representação do lugar de vivência, conforme preconizam a competência específica de Ciências Humanas 7 e a competência específica de Geografia 4.

    Fim do complemento.

MP038

A paisagem

Nas paisagens, existem elementos feitos pelas pessoas e elementos que não foram feitos por elas.

  1. Observe a paisagem retratada na fotografia.
Imagem: Fotografia. Paisagem com plantações, arvores e painéis de energia solar. Para a direita tem algumas casas e no fundo da paisagem uma cadeira de montanhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Rio Rufino, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos na observação da fotografia, fazendo a leitura da legenda e marcando um ponto de referência, a partir do qual possam iniciar a observação da paisagem, destacando seus principais elementos.
  • Comentar que, em locais ocupados pelas pessoas, a vegetação nativa costuma ser retirada para dar lugar às diferentes edificações e áreas de cultivo ou de pastagem. Assim, a vegetação presente nas áreas modificadas pela ocupação humana, geralmente, é cultivada pelas pessoas.
  • Solicitar aos alunos o preenchimento do quadro.
  • Conversar sobre os elementos que foram feitos pelas pessoas e aqueles que não foram feitos por elas.

MP039

Cartografando

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe a paisagem do lugar que você mais gosta de frequentar.
    PROFESSOR Resposta: Representação autoral.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.
  1. Agora, preencha o quadro a seguir com os elementos da paisagem que você desenhou.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Elementos feitos pelas pessoas

    Elementos que não foram feitos pelas pessoas

    _____

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos diferenciem, a partir da representação autoral, os elementos da paisagem feitos pelas pessoas e os que não foram feitos por elas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades permitem aos alunos uma primeira aproximação do conceito de paisagem natural e de paisagem transformada ou humanizada, por meio de um desenho de memória.

Fim do complemento.

  • Perguntar aos alunos se já haviam pensado sobre “quem constrói as paisagens”. Questionar, também se eles acreditam que a paisagem do lugar de viver sempre foi do modo como é na atualidade.
  • Verificar as respostas e conversar sobre os conhecimentos prévios dos alunos.
  • Compartilhar, se possível, os desenhos elaborados pelos alunos, listando na lousa diferentes exemplos de elementos da paisagem feitos ou não pelas pessoas.

    Desenho de memória

    O desenho de memória é realizado a partir de memória visual de determinadas situações, locais, objetos do cotidiano ou artísticos. Serve para ativar os recursos desenhistas e a memória visual, que tem presença importante na construção do desenho.

    IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006. p. 76.

MP040

As paisagens: dia e noite

Você já percebeu diferenças na paisagem durante o dia e durante a noite?

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com uma grande avenida principal, com fileiras de postes de iluminação do lado. Há grandes áreas cobertas por árvores e no fundo algumas casas e prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de dia do município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade durante a noite com uma grande avenida principal, com fileiras de postes de iluminação acesos do lado. Há grandes áreas cobertas por árvores e no fundo algumas casas e prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista à noite do município de Palmas, no estado do Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • As atividades possibilitam aos alunos estabelecer semelhanças e diferenças nas paisagens e nas atividades diurnas e noturnas.
  • Solicitar aos alunos que observem as imagens e as descrevam, indicando o local e a data por meio da leitura da legenda.
  • Orientá-los a estabelecer semelhanças e diferenças entre as imagens.
  • Chamar a atenção dos alunos para o fato de que se trata da mesma paisagem em períodos diferentes do dia.
  • Solicitar que citem os elementos que indicam se tratar da mesma paisagem: coincidência do traçado das vias, posição dos postes de iluminação, localização das árvores, entre outros elementos da paisagem.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. No centro, com letras coloridas, o título: e foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas. Abaixo, ilustração do rosto de uma pessoa com cabelo castanho enrolado.  Fim da imagem.

    E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, de Emicida. Ilustrações de Aldo Fabrini. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.

    Nessa história existem duas meninas – uma tem medo do escuro da noite, porque tudo parece desconhecido, e a outra tem medo da claridade, porque durante o dia tudo fica revelado.

    A paisagem segundo Milton Santos

    Tudo o que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc. [...]

    Nossa visão depende da localização em que se está, se no chão, em um andar baixo ou alto de um edifício, num miradouro estratégico, num avião...

MP041

  1. As fotografias retratam o mesmo local?

    ( ) Sim

    ( ) Não

    PROFESSOR Resposta: Sim.
  1. Qual é a principal diferença que você observa entre as duas fotografias?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos percebam que a principal diferença entre as duas fotografias é a presença de luz solar, que caracteriza que uma fotografia foi feita de dia e a outra, à noite. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Escolha uma paisagem do lugar onde você vive e desenhe como ela é de dia e como ela é à noite.

A paisagem do meu lugar de viver

PROFESSOR Resposta: Avaliar a coerência dos desenhos feitos pelos alunos.
Imagem: Ilustração. Um círculo laranja com o desenho de um sol. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um círculo azul com o desenho de uma lua. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos tenham observado diferenças na luminosidade e nas atividades realizadas pelas pessoas, além de diferenças em relação aos elementos da natureza, como a presença ou a ausência de luz solar. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que apontem os elementos que variam entre as duas fotografias: as luzes dos postes apagadas durante o dia e acesas à noite; a iluminação das construções ao fundo da imagem durante a noite, a cor do céu, entre outros elementos da paisagem.
  • Orientar os alunos na elaboração dos desenhos do lugar onde vivem durante o dia e à noite.
  • Solicitar que relatem como é a paisagem do lugar onde vivem durante o dia e à noite, citando elementos como construções, vegetação, pessoas que circulam nas ruas, animais que aparecem durante o dia, mas não à noite, entre outros.
  • Solicitar que elaborem os desenhos da paisagem de dia e da paisagem à noite contemplando a representação desses elementos citados, indicando que se trata do mesmo lugar, mas em períodos diferentes do dia.
  • Formar uma roda de conversa para que os alunos compartilhem como é o lugar que desenharam nos períodos diurno e noturno.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades de reconhecimento do dia e da noite e suas características permitem comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, aproximando os alunos da competência específica de Ciências Humanas 5.

    Fim do complemento.

    A paisagem toma escalas diferentes e assoma diversamente aos nossos olhos, segundo o lugar onde estejamos, ampliando-se quanto mais se sobe em altura, porque desse modo desaparecem ou se atenuam os obstáculos à visão, e o horizonte vislumbrado não se rompe.

    A dimensão da paisagem é a dimensão da percepção, o que chega aos sentidos.

    SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Edusp, 2008. p. 67-68.

MP042

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Para compreender por que existem o dia e a noite, vamos simular o movimento do planeta Terra e como ele é iluminado pelo Sol. Para isso, sigam as orientações.

Materiais necessários:

LEGENDA: O globo terrestre é uma representação reduzida do planeta Terra. FIM DA LEGENDA.

Como vocês vão fazer:

  1. No globo terrestre, localizem o Brasil, o Japão e outros países sobre os quais vocês já ouviram falar.
  1. Em seguida, o professor vai girar o globo terrestre. Observem o movimento.
  1. Depois, escureçam a sala de aula e um aluno deverá segurar a lanterna. Ele deverá manter a lanterna parada, iluminando o globo terrestre.

LEGENDA: Nessa ilustração, o globo terrestre representa o planeta Terra e a lanterna representa o Sol. FIM DA LEGENDA.

  1. Observem como o globo terrestre é iluminado conforme gira.
    • Como acontecem os dias e as noites? Explique com suas palavras.

      _____

      PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos concluam que, na face da Terra que está sendo iluminada pelo Sol, é dia, e, na face que não está recebendo luz solar, é noite. Conforme o planeta gira (movimento de rotação), a face iluminada vai se alternando com a face não iluminada, dando origem aos dias e às noites. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • A atividade com o globo terrestre permite aproximar os alunos da ideia de formação do dia e da noite no planeta Terra. Não é uma demonstração exata, mas fornece elementos para eles terem ideia de que o movimento de rotação do planeta é responsável pela sucessão dos dias e das noites.
  • Solicitar aos alunos que observem a localização de alguns países no globo terrestre e localizar o Brasil e o Japão. Para que tal atividade seja uma demonstração mais fiel à realidade, usar uma lanterna de lente grande e não a aproximar muito do globo para que a luz não incida apenas em um ponto do globo, mas abranja uma área extensa, já que os raios de luz do Sol não incidem apenas em um ponto, mas em uma extensa área do planeta. Depois de ajustada a incidência de luz, iluminar a face do globo em que está localizado o Japão.
  • Observar que, quando é dia no Japão, o Brasil fica na parte escura do planeta, que corresponde ao período da noite.

    Rotação da Terra

    O movimento de rotação é caracterizado pelo deslocamento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo. Esse processo tem duração de 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos, sendo responsável pela variação diária na radiação solar, em que uma parte da Terra fica voltada para o Sol, caracterizando o dia; enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, noite.

    A velocidade do movimento de rotação é impressionante: cerca de 1.666 quilômetros por hora. [...]

    Apesar da grande velocidade atingida durante o movimento de rotação, os habitantes da Terra não conseguem perceber esse movimento. Por esse motivo, temos a impressão de que é o Sol que está se deslocando ao redor da Terra. Essa concepção foi defendida durante anos, principalmente pela Igreja

MP043

Boxe complementar:

Você sabia?

Estamos todos acostumados: quando o Sol se põe, o dia termina e vem a noite; depois da noite, começa um novo dia; e assim sucessivamente.

Isso ocorre devido ao movimento de rotação do planeta Terra. Ao girar ao redor de si mesmo, isto é, ao redor de seu eixo imaginário, uma face do planeta Terra é iluminada pelo Sol, enquanto a outra face não é iluminada.

Para dar uma volta completa ao redor de si mesmo, o planeta Terra leva 24 horas aproximadamente.

LEGENDA: Ilustração esquemática e com cores fantasia. Nela, os elementos não estão representados de forma proporcional. FIM DA LEGENDA.

Fonte: André de Castro Milone e outros. Introdução à astronomia e astrofísica. São José dos Campos: Inpe, 2003. p. 21.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura do texto da seção Você sabia? em voz alta, chamando a atenção dos alunos para a representação. Verificar a compreensão de texto, assim como a interpretação da representação.
  • Chamar a atenção para o fato de que a Terra gira em torno de si mesma, realizando o movimento que chamamos de rotação, responsável pela sucessão de dias e noites.
  • Solicitar a alguns alunos que leiam os parágrafos do texto e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Incentivá-los a explicar o que compreenderam do fenômeno de ocorrência do dia e da noite.
  • Retomar a atividade com o globo terrestre e a lanterna procurando esclarecer os termos e as expressões do texto: eixo, Sol, planeta, rotação, girar, 24 horas, face do planeta iluminada.

    Católica, sendo classificada como modelo geocêntrico. No entanto, cientistas provaram o contrário e estabeleceram o modelo heliocêntrico, sendo o Sol o centro do universo.

    O movimento de rotação é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele há a alternância de exposição à radiação solar, pois se somente uma porção do planeta fosse voltada para o Sol, sua temperatura seria muito elevada, enquanto a outra porção apresentaria temperaturas baixas.

    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Astronomia: movimentos da Terra. Disponível em: http://fdnc.io/foP. Acesso em: 7 jun. 2021.

MP044

CAPÍTULO 2. O dia a dia das pessoas

Todos os dias, as pessoas costumam realizar diferentes atividades, desde a hora em que acordam até a hora em que vão dormir.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

    A família do Marcelo

    Todo mundo na minha casa acorda cedo.

    A gente toma café juntos, e a gente janta todos juntos.

    Meu pai não vem almoçar em casa, porque ele trabalha longe.

    Minha mãe vem todos os dias porque ela trabalha mais perto.

    As crianças, de noite, vão dormir antes dos grandes.

    FONTE: Ruth Rocha. A família do Marcelo

FONTE: São Paulo: Salamandra, 2001. p. 11-13.

  1. Quais são as atividades que todos os membros dessa família realizam juntos?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Eles tomam café da manhã e jantam juntos.
  1. Qual é o membro dessa família que não almoça em casa?

    ( ) Pai

    ( ) Mãe

    PROFESSOR Resposta: Pai.
    • Por que ele não almoça em casa?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Porque ele trabalha longe de casa.
    1. Pinte as atividades que são realizadas de dia e à noite por essa família.

      Dia: Laranja

      Noite: Azul

Trabalhar

Tomar café da manhã

Jantar

Dormir

Almoçar

PROFESSOR Resposta: Laranja: tomar café da manhã, almoçar e trabalhar; azul: jantar e dormir.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos na realização da leitura compartilhada do texto “A família do Marcelo” em voz alta, observando a fluência em leitura oral. Verificar a velocidade e a precisão da leitura. Para aqueles que apresentam maior dificuldade, solicitar a releitura de trecho e repetir o procedimento em outros momentos.
  • Solicitar que identifiquem o narrador do texto e justifiquem sua escolha. Os indicadores de que a personagem Marcelo é o narrador são as expressões “minha casa”, “meu pai”, “minha mãe” e “a gente”.
  • Orientá-los na descrição da imagem, indicando o local em que ocorre a cena, as pessoas representadas e o que elas estão fazendo.
  • Conversar sobre as atividades das personagens fora de casa: os pais trabalham, mas somente a mãe volta para almoçar com as crianças, pois trabalha em um local mais perto da residência da família.
  • Chamar a atenção para a influência das distâncias espaciais das atividades escolares e de trabalho na organização da rotina da família.
  • Conversar com os alunos sobre a rotina da família da personagem Marcelo no final do dia e perguntar: “Por que as crianças vão dormir mais cedo que os adultos?”.
  • Solicitar aos alunos que realizem o registro das respostas, com base no que conversaram.

    As atividades do capítulo 2 permitem aos alunos reconhecer as atividades realizadas pelas pessoas em locais e tempos diferentes e, por meio de representações espaciais, determinar as noções de esquerda, direita, frente, atrás, entre outras.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: Mundo do trabalho; Formas de representação e pensamento espacial.

    Objetos de conhecimento: Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes;

    Localização, orientação e representação espacial.

MP045

Os adultos realizam diferentes atividades de trabalho durante o dia e durante a noite.

2. Escreva os períodos do dia em que cada profissional costuma exercer seu trabalho.

Manhã

Tarde

Noite

LEGENDA: Médica pediatra atendendo criança no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

____

PROFESSOR Resposta: Manhã, tarde, noite.

LEGENDA: Gari varrendo rua no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

____

PROFESSOR Resposta: Manhã, tarde.

LEGENDA: Engenheiro visitando construção no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

____

PROFESSOR Resposta: Manhã, tarde.

LEGENDA: Bombeiros no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

____

PROFESSOR Resposta: Manhã, tarde, noite.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal. Avaliar a pertinência das respostas dos alunos.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem, na atividade 2, os profissionais retratados nas fotografias e que descrevam suas funções e os períodos do dia em que trabalham. Comentar as atividades dos diferentes profissionais.
  • Perguntar a eles se conhecem alguém que tenha uma dessas profissões e em que período do dia essa pessoa trabalha.
  • Conversar sobre a importância de ter um trabalho e um salário justo, como preconiza o Artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Compreender que o acesso ao trabalho justo, digno e seguro é um direito que contribui para a educação em direitos humanos.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte superior, uma faixa amarela com o título do livro: quem faz os dias da semana? Em seguida, desenho de pássaros e uma menina sorrindo, usando uma roupa rosa e um lenço amarelo de bolinha na cabeça.  Fim da imagem.

    Quem faz os dias da semana?, de Lúcia Pimentel Góes. São Paulo: Escala Educacional, 2004.

    De forma poética e por meio de contos folclóricos, vamos conhecer como as pessoas e os diferentes povos vivem as semanas, algumas divertidas, outras inesperadas.

    Habilidades: (EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.); (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

MP046

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Considerando o seu lugar de viver, complete o quadro com exemplos de profissionais que trabalham nos períodos indicados.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Meu lugar de viver

Profissionais que trabalham principalmente de dia

Profissionais que trabalham principalmente à noite

Profissionais que trabalham de dia ou à noite

_____

PROFESSORAtenção professor: Os alunos podem responder: bancários, vendedores, cabeleireiros, entre outros. Fim da observação.

_____

PROFESSORAtenção professor: Os alunos podem responder: vigilantes, seguranças, coletores de lixo, entre outros. Fim da observação.

_____

PROFESSORAtenção professor: Os alunos podem responder: professores, médicos, motoristas de ônibus, entre outros. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe um profissional com quem você convive.
PROFESSOR Atenção professor: Se julgar interessante, compartilhar os desenhos do profissional que convive com os alunos e pedir que expliquem por que essa pessoa trabalha nesse período do dia, verificando a coerência da resposta. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos a realizar a atividade 3 como tarefa de casa e a comentar com adultos de sua convivência o conteúdo que estão desenvolvendo.
  • Organizar os alunos em grupos para que conversem sobre os profissionais que trabalham no lugar onde vivem e verifiquem se atuam principalmente durante o dia, durante a noite ou nos dois períodos.
  • Reunir os grupos em uma roda de conversa e solicitar que relatem as observações feitas e as possíveis dúvidas sobre o período de trabalho de determinados profissionais.
  • Comentar sobre alguns profissionais que trabalham durante o dia e à noite: porteiro, policial, segurança, recepcionista, comissário de bordo, piloto, garçom, médico, taxista, bombeiro, vigia, vendedor, professor, cozinheiro, entre outros.

    O desenvolvimento da lateralidade

    A “laterização” surge, já no primeiro ano de vida, ligada à assimetria funcional, quando a mão dominante é preferida nas tarefas manuais novas. Vê-se aí que a laterização está relacionada com a dominância hemisférica. Esse processo leva ao conhecimento da lateralidade, primeiro no próprio corpo e, depois, sobre os outros corpos. Isso implica saber que se tem mão direita e mão esquerda e reconhecê-las. No entanto, pode haver oscilação da lateralidade até os sete anos. A lateralidade é reconhecida no próprio sujeito, aproximadamente, aos seis anos e, nos outros, mais ou menos aos oito anos. Por volta dos 4-5 anos, a criança compreende que tem uma direita e uma esquerda, mas não sabe distinguir entre elas nos membros do corpo. Aos 6-7 anos, já sabe distinguir suas duas mãos, seus dois pés, e, depois, seus dois olhos. Aproximadamente aos 8-9 anos reconhece com precisão as partes direita e esquerda do corpo.

MP047

Cartografando

Uma das atividades mais importantes que as crianças realizam durante o dia, pela manhã ou à tarde, é ir para a escola.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

  1. Partindo da casa onde o aluno mora, o motorista do ônibus segue em frente e depois vira à _____, na Avenida _____. Em seguida, vira à _____, na Avenida _____, e vai em frente. Depois, o motorista vira à _____, chegando à escola.
    PROFESSOR Resposta: esquerda; das Emas; direita; das Garças; direita.
  1. A escola fica _____ à praça, na Avenida _____. .
    PROFESSOR Resposta: em frente; dos Tuiuiús.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

A atividade possibilita aos alunos desenvolver habilidades e orientação espacial por meio da descrição de um trajeto e do uso de termos como “em frente”, “à direita” e “à esquerda”, relacionados ao desenvolvimento das relações espaciais topológicas e projetivas.

Fim do complemento.

  • Conversar com os alunos sobre os elementos da paisagem da representação, localizando a casa e a escola do aluno e os demais pontos de referência: mercado, clube, hospital, banco, farmácia, parque, padaria e o nome das avenidas.
  • Solicitar aos alunos que observem a representação do trajeto apresentado na imagem.
  • Propor que descrevam o trajeto realizado pelo ônibus, citando o nome das avenidas, as direções e os pontos de referência.
  • Orientar os alunos a preencher as lacunas do texto de acordo com essa descrição.
  • Solicitar a eles que descrevam um novo trajeto caso o motorista do ônibus, após passar pela casa do aluno, vire à direita e não à esquerda, e passe pela Avenida dos Pássaros.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    No desenvolvimento da atividade, os alunos têm a possibilidade de trabalhar as noções de lateralidade relativas à competência específica de Ciências Humanas 7. Ao utilizar as linguagens cartográfica e iconográfica ligadas ao desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal e ao trabalho com a localização, distância e direção, os alunos se aproximam das competências específicas de Geografia 3 e 4.

    Fim do complemento.

    Quanto à orientação espacial, aos 5-6 anos a criança confunde-se ao seguir um referencial no próprio corpo (para a direita ou esquerda), mas não tem dúvida se o referencial for um objeto. Por exemplo, não sabe que direção tomar quando lhe solicitam que caminhe para a direita, mas não tem dúvida se lhe pedirem para ir em direção a uma árvore que está à direita. Isso evidencia a existência de duas operações intelectuais diferentes: uma, que consiste em orientar-se em sua própria topografia corporal, e outra, que consiste em utilizar seu corpo como um meio para orientar-se no espaço [...]. O esquema corporal é o resultado da relação estabelecida entre o espaço postural e o espaço ambiente.

    ALMEIDA, Rosângela D. de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2001. p. 39.

MP048

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou os elementos que formam as paisagens e as atividades das pessoas durante o dia e à noite. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a pintura abaixo.
    1. Indique dois elementos da paisagem representados na pintura que:
Imagem: Ilustração. Mulheres de vestido bordando e costurando sentadas em cadeiras. Para a esquerda tem um forno à lenha. Atrás tem uma casa com mais mulheres na janela, um homem de chapéu em cima de um cavalo, uma certa com vacas, pessoas com enxadas em plantações, algumas casas, uma igreja e árvores coloridas. No céu tem pássaros voando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres rendeiras, de Militão dos Santos, de 2014. FIM DA LEGENDA.

  1. A cena representada na pintura acontece:

    ( ) durante o dia.

    ( ) durante a noite.

    PROFESSOR Resposta: durante o dia.
  1. Assinale as atividades representadas na pintura.

    ( ) Cuidar da plantação.

    ( ) Arrumar a moradia.

    ( ) Cuidar dos animais.

    ( ) Brincar no balanço.

    ( ) Fazer renda.

    ( ) Dirigir um trator.

    ( ) Cozinhar alimentos.

    ( ) Andar a cavalo.

    PROFESSOR Resposta: Cuidar da plantação, arrumar a moradia, cuidar dos animais, brincar no balanço, fazer renda e andar a cavalo.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam aos alunos retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 1 e 2.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Reconhecer os elementos da paisagem, o período do dia e as atividades realizadas pelas pessoas a partir de uma representação.
    1. Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer em uma pintura elementos naturais e humanizados de uma paisagem e as atividades cotidianas ou de trabalho que as pessoas podem realizar em diferentes períodos do dia.
  1. Elaborar representação de paisagem noturna, indicando os elementos da paisagem e as atividades das pessoas.
    1. Espera-se que os alunos sejam capazes de elaborar um desenho de observação e imaginação, selecionando elementos da paisagem da pintura e representando possíveis atividades cotidianas e de trabalho que as pessoas realizam no período noturno.

MP049

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Imagine a pintura da página anterior em outro período do dia. Em seguida, faça um desenho para representar como seria essa paisagem e o que as pessoas estariam fazendo.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos representem a cena como se fosse noite. Fim da observação.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço elementos da paisagem que são feitos pelas pessoas e os que não são feitos pelas pessoas em diferentes paisagens?

_____

_____

_____

b) Percebo transformações da paisagem durante o dia e à noite?

_____

_____

_____

c) Indico exemplos de atividades que são realizadas pelas pessoas em diferentes períodos do dia?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Tive atitudes respeitosas com meus colegas?

_____

_____

_____

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual e permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e a postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

MP050

Comentários para o professor

Conclusão do módulo dos capítulos 1 e 2

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 1 e 2. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como as paisagens e as atividades das pessoas podem mudar ao longo do dia?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre os elementos que compõem as paisagens e as atividades das pessoas em diferentes períodos do dia.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção Verificação da avaliação de processo de aprendizagem, composto pela ilustração de um sinal de correto dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

Por meio das atividades propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando…

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção Superando defasagens, composto pela ilustração da silhueta de uma pessoa correndo dentro de um círculo verde. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP051

Comentários para o professor

Introdução do módulo dos capítulos 3 e 4

Este módulo é formado pelos capítulos 3 e 4 e possibilita aos alunos reconhecer as características do lugar em que vivem, seus pontos de referência e as diversas formas de se representar as paisagens.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Quais são as características de seu lugar de viver e como elas podem ser representadas?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02GE08 ao permitir que os alunos reconheçam características de seu lugar de viver e formas de representá-las. Também são aplicados princípios de localização e posição de objetos por meio de representações espaciais da sala de aula como previsto na habilidade EF02GE10.

São realizadas atividades de reconhecimento e elaboração de diferentes tipos de representação por meio de símbolos, mapas mentais, plantas cartográficas, maquetes e desenhos de memória ou observação, interpretação de fotografias, leitura e compreensão de textos, além de trabalho de campo na rua da escola.

Como pré-requisito, é importante que os alunos tenham conhecimentos relacionados à identificação de distintos elementos que constituem as paisagens.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP052

DESAFIO À VISTA!

Quais são as características de seu lugar de viver e como elas podem ser representadas?

CAPÍTULO 3. As características do lugar de viver

Cada lugar tem suas próprias características.

Alguns lugares apresentam ruas com muitas árvores. Em outros, as ruas quase não têm árvores.

Existem lugares com ruas largas e outros com ruas tão estreitas que só passa um carro por vez.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Represente, por meio de um desenho, a paisagem da rua onde você mora.
PROFESSOR Resposta: Desenho pessoal identificando elementos da paisagem da rua onde os alunos moram.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Na paisagem que você desenhou, existem elementos feitos pelas pessoas? Se sim, quais?
PROFESSOR Atenção professor: É muito provável que os alunos incluam no desenho o traçado da rua e a própria moradia, elementos feitos pelas pessoas. Avaliar se os outros elementos representados são feitos pelas pessoas. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Nessa paisagem, existem elementos que não foram feitos pelas pessoas? Se sim, quais?
PROFESSOR Atenção professor: É possível que os alunos incluam e identifiquem elementos como árvores e céu. Verificar se reconhecem corretamente os elementos que não foram feitos pelas pessoas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema permite aos alunos observar elementos da paisagem do lugar de viver e indicar como é possível representá-los. Conversar com eles sobre essa pergunta e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Na atividade 1, conversar sobre o desenho da rua onde os alunos moram, que pode ser elaborado do ponto de vista frontal ou do ponto de vista vertical.
  • Informar que o desenho pode conter elementos que foram feitos pelas pessoas e elementos que não foram feitos por elas.
  • Solicitar aos alunos que apresentem os desenhos aos colegas, descrevendo a rua e seus elementos constituintes.
  • Comparar as representações, observando semelhanças e diferenças entre as paisagens do lugar onde vivem os alunos.

    As atividades do capítulo 3 permitem aos alunos observar características e formas de representação dos lugares de viver por meio de desenho e mapa mental, destacando os principais elementos da paisagem.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial.

    Objeto de conhecimento: Localização, orientação e representação espacial.

    Habilidade: (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

MP053

  1. Leia a descrição feita por um aluno do caminho que ele faz todos os dias para ir de sua moradia até a escola.
  1. Agora, observe a representação que esse aluno fez dos elementos da paisagem que existem no caminho entre a moradia dele e a escola, por meio de um mapa mental.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos reconheçam os elementos mencionados e representados no texto e suas posições relativas. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A representação feita pelo aluno corresponde à descrição? Explique.
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos respondam que, embora não exista uma única forma de fazer uma representação, o desenho está coerente com a descrição. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Na atividade 2, fazer a leitura compartilhada da descrição do trajeto entre a moradia e a escola apresentada na atividade.
  • Conversar com os alunos sobre os elementos gráficos que compõem a descrição.
  • Questionar se eles acham que os símbolos são adequados e se existem outras possibilidades de representação.
  • Organizar os alunos em duplas e solicitar que observem as duas formas de representação do trajeto.
  • Ler cada parte da descrição e relacioná-la com um trecho da representação gráfica.
  • Orientar a comparação da descrição do trajeto com a representação gráfica dele.
  • Conversar sobre essas formas de representação, identificando semelhanças e diferenças entre elas.
  • A descrição apresenta símbolos e texto descritivo e tem a função de narrar um acontecimento, e não simplesmente localizar os elementos no espaço.
  • A representação gráfica é visual e localiza elementos constituintes de uma paisagem.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    No trabalho de leitura e reconhecimento dos elementos da paisagem e sua representação, os alunos estão desenvolvendo conhecimentos geográficos ao exercitar o interesse e o espírito de investigação relativos à competência específica de Geografia 1. Ao comparar e explicar a intervenção das pessoas na natureza e na sociedade, eles se aproximam da competência específica de Ciências Humanas 3.

    Fim do complemento.

MP054

Pontos de referência

No trajeto da moradia até a escola e da escola até a moradia, muitos elementos da paisagem podem ser observados.

Alguns deles se destacam e ajudam a nos orientar e localizar. Esses elementos são chamados pontos de referência.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com o texto, quais foram os elementos da paisagem que mais chamaram a atenção da personagem?
PROFESSOR Resposta: As árvores, que, plantadas nos dois lados da rua, formavam uma alameda.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, esses elementos da paisagem podem ser considerados pontos de referência?
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos afirmem que sim, devido às características das árvores, com sua parte superior (copa) se juntando e formando um túnel. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer a leitura do texto inicial em voz alta.
  • Conversar com os alunos sobre o que sabem a respeito dos pontos de referência e sua importância na descrição de um trajeto.
  • Solicitar que realizem a leitura do texto “Um caminho mais longo”, observando a fluência em leitura oral e esclarecendo as dúvidas de vocabulário. Orientar os alunos no uso do dicionário impresso ou digital.
  • Conversar sobre o trajeto realizado pela personagem e o ponto de referência citado inicialmente (a loja).
  • Solicitar aos alunos que identifiquem os elementos da paisagem que mais chamaram a atenção da personagem e perguntar se conhecem uma rua com as mesmas características.

    Atividade complementar

    Descrever para os alunos um trajeto da sala de aula até determinado ponto da escola sem dizer qual é o local final, apenas dando orientações como “sigam em frente”, “virem à direita”, “subam a escada”. Depois, descrever o mesmo caminho introduzindo pontos de referência: “sigam em frente até a sala do 4ᵒ ano”, “virem à direita na secretaria”, “subam a escada ao lado da biblioteca”. Solicitar que descubram o local do qual se trata.

    Orientar um aluno para que descreva um trajeto sem pontos de referência e depois com pontos de referência para que os demais descubram de qual local se trata.

MP055

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Faça um mapa mental do caminho que você costuma fazer para chegar à escola.
    • Lembre-se de representar os principais pontos de referência pelos quais você passa no caminho.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Quais foram os pontos de referência que você representou no seu mapa mental?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Retome a noção de ponto de referência, lembrando que se trata de um elemento da paisagem que se destaca e que é utilizado para orientação localização.
MANUAL DO PROFESSOR

Alfabetização cartográfica

As atividades possibilitam aos alunos elaborar um mapa mental de um trajeto e localizar pontos de referência.

  • Solicitar a alguns alunos que descrevam oralmente o trajeto que realizam de casa até a escola, identificando nomes de ruas, direções seguidas e pontos de referência.
  • Desenhar na lousa um desses trajetos, escolhendo, com os alunos, a forma de representação: proporção entre os elementos representados, localização e distância, pontos de referência, entre outros.
  • Orientá-los na elaboração do mapa mental, como no exemplo do trajeto desenhado na lousa.
  • Socializar os mapas mentais, observando características que os tornam claros e coerentes e indicando sugestões de melhoria na representação.
  • Conversar sobre os pontos de referência possíveis de serem indicados na representação de um trajeto. Uma placa de propaganda não é adequada, por exemplo, pois pode ser retirada do local. Elementos fixos, como construções, podem ser considerados boas referências.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Nas atividades de criação do mapa mental e no trabalho de campo que os alunos vão desenvolver a seguir é possível exercitar a curiosidade intelectual, incluindo a investigação, a reflexão e a análise crítica no conhecimento do lugar onde vivem, aproximando-os da competência geral da Educação Básica 2. Ao construir argumentos com base nos conhecimentos das Ciências Humanas para negociar e defender ideias e opiniões, desenvolve-se a competência específica de Ciências Humanas 6. Já ao estimular o desenvolvimento do pensamento espacial, fazendo uso da linguagem cartográfica e iconográfica, os alunos se aproximam da competência específica de Geografia 4.

    Fim do complemento.

    Cartas mentais para conhecer o espaço vivido

    Para conhecer o espaço de vida do indivíduo, pede-se a ele que trace a mão, sem fornecer-lhe um mapa-base, o plano dos lugares que frequenta regularmente. A isso se dá o nome de carta mental. Tais documentos revelam práticas bastante diferenciadas realizadas no espaço. Por exemplo, pessoas isoladas saem pouco dos belos quarteirões e não conhecem, a não ser pela mídia, os quarteirões desfavorecidos. Situação semelhante pode ocorrer com crianças que conhecem somente o bairro da periferia em que residem: para elas, o resto é imaginário.

    PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Núria H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009. p. 313.

MP056

Trabalho de Campo

Na companhia do professor e dos colegas, você vai observar a paisagem da rua da escola.

Preste muita atenção em todos os elementos dessa paisagem e lembre-se de levar seu livro e um lápis para fazer as anotações. Bom trabalho!

  1. Complete a ficha.
  1. Ficha 1
    • Nome da rua da escola: _____
      PROFESSOR Resposta: Caso necessário, informar aos alunos o nome da rua da escola.
    • A rua da escola é: _____
      PROFESSOR Resposta: As respostas devem acompanhar as características da paisagem da rua da escola.

      ( ) de terra.

      ( ) estreita.

      ( ) com muitas árvores.

      ( ) tranquila.

      ( ) limpa.

      ( ) pavimentada.

      ( ) larga.

      ( ) com poucas árvores.

      ( ) movimentada.

      ( ) suja.

    • Na rua da sua escola:
    • existem estabelecimentos comerciais?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

    • existe iluminação pública?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Depois, converse com os colegas e o professor sobre o que você observou na paisagem da rua da escola.

Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Trabalho de campo

As atividades permitem aos alunos identificar e observar elementos da paisagem da rua da escola e sua conservação pelas pessoas.

Fim do complemento.

  • Orientar os alunos na realização da atividade 1: observação da rua da escola.
  • Ressaltar que, durante a atividade, devem estar atentos ao movimento dos veículos e devem atravessar as ruas na faixa de pedestres com atenção e cuidado.
  • Solicitar que levem os livros e lápis para fazer as anotações solicitadas.
  • Durante a realização da atividade, orientar os alunos na observação das construções, da iluminação pública, do calçamento, da vegetação, da conservação do local, dos estabelecimentos comerciais ou residências, da circulação de veículos e de pessoas.
  • Propor que observem os sons e os cheiros percebidos. Esses elementos também compõem a paisagem do local observado.

    Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental

    [...] A noção de espaço é construída socialmente e a criança vai ampliando e complexificando o seu espaço vivido concretamente. A capacidade de percepção e a possibilidade de sua representação são um desafio que motiva a criança a desencadear a procura, a aprender a ser curiosa, para entender o que acontece ao seu redor, e não ser simplesmente espectadora da vida. [...]

MP057

Observe também se existem placas de sinalização na paisagem da rua da escola.

As placas de sinalização organizam o trânsito de veículos e de pedestres, além de contribuir para a segurança de todos.

  1. Observe as placas de sinalização.
    1. Existem algumas dessas placas de sinalização na paisagem da rua da sua escola? Se sim, circule-as.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. O que cada uma das placas acima indica? Preencha o quadro com o significado de cada uma.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Placa

    O que indica

    A

    _____

    PROFESSORResposta: Proibido trânsito de pedestres.

    B

    _____

    PROFESSORResposta: Velocidade máxima permitida: 50 km/h.

    C

    _____

    PROFESSORResposta: Proibido estacionar.

    D

    _____

    PROFESSORResposta: Área escolar.

    E

    _____

    PROFESSORResposta: Parada obrigatória.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que mais chamou sua atenção na paisagem da rua da escola? Por quê?
PROFESSOR Atenção professor: Verificar se os alunos destacaram os principais elementos da paisagem da rua da escola. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Chamar a atenção dos alunos para as placas de sinalização.
  • Orientá-los na identificação das placas de sinalização existentes e incentivá-los a verificar se estão em bom estado de conservação. De volta à sala de aula, formar uma roda de conversa comentando cada uma das observações feitas pelos alunos.
  • Solicitar que observem as placas de sinalização reproduzidas na atividade 3 e identifiquem o significado de cada uma delas.
  • Perguntar quais placas de sinalização eles viram na rua da escola e se alguma delas está representada na atividade.
  • Conversar com os alunos sobre a situação da sinalização de trânsito na rua da escola, comentando se a rua está devidamente sinalizada e se as pessoas respeitam essa sinalização.
  • Conversar sobre a importância das placas de sinalização e o que aconteceria caso elas não existissem.
  • Orientá-los a comentar o que mais chamou a atenção na observação da rua. Caso haja possibilidade, esse momento é propício para solicitar uma produção de escrita de um texto coletivo com o título “A rua da escola”. Verificar se os alunos escreveram corretamente as palavras e se produziram um texto adequado ao propósito da atividade.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Educação para o trânsito

    As atividades propostas permitem explorar a sinalização de trânsito no lugar de viver e os possíveis problemas decorrentes de sua ausência.

    Fim do complemento.

MP058

Diferentes pontos de vista, diferentes visões

Podemos observar e representar objetos, pessoas e locais de diferentes pontos de vista, isto é, de diferentes visões.

  1. Observe as representações.

LEGENDA: Visão vertical (De cima para baixo) FIM DA LEGENDA.

Imagem: Visão frontal (de frente). A menina está abaixada olhando para o caderno. Seta para a direita. Vista frontal do caderno em cima da mesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Visão frontal (De frente) FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Visão oblíqua (De cima e de lado) FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Se a menina está olhando para os mesmos objetos, por que existem diferenças entre o que ela vê?
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos afirmem que essas diferenças se devem ao fato de o objeto ser observado de diferentes pontos de vista. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem uma mesa com um objeto sobre ela de diferentes pontos de vista: vertical, frontal e oblíquo.
  • Verificar se os alunos escolheram objetos cujos formatos propiciem a visualização de diferentes faces e ângulos em distintos pontos de vista. Sugerir que evitem objetos esféricos, por exemplo, que não apresentam nenhuma ou quase nenhuma diferença quando observados nas visões vertical, frontal e oblíqua.
  • Conversar com eles sobre as partes que conseguem observar do objeto em cada ponto de vista.
  • Chamar a atenção para as características dos objetos que podem ser mais bem observadas de certos pontos de vista. Olhando a mesa de frente, podem saber a altura dela. Olhando a mesa de cima para baixo, podem saber o formato e o tamanho do tampo dela.
  • Solicitar que analisem os elementos representados nas ilustrações da atividade 1 e que descrevam o que é possível observar dos objetos em cada uma das visões.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte superior, o título escrito em vermelho: vó, para de fotografar! Ilustração de uma mulher de cabelo branco e liso usando uma blusa listrada, casaco azul, óculos de armação vermelha. Ela segura uma máquina fotográfica na frente do rosto.  Fim da imagem.

    Vó, para de fotografar!, de Ilan Brenman e Guilherme Karsten. São Paulo: Melhoramentos, 2017.

    A avó está sempre a fotografar a neta querida, o tempo todo, em datas especiais ou no cotidiano, e a menina fica irritada. O que ela não percebe é que, para sua avó, é importante guardar esses momentos no seu álbum de lembranças.

    Visão lateral, vertical e oblíqua

    A visão vertical e a visão oblíqua são fundamentais no letramento cartográfico, pois “todo mapa é uma visão vertical” (Simielli, 2010)*. A visão que a criança está habituada a ver no cotidiano é a visão lateral (frontal ou oblíqua), mas dificilmente ela tem a possibilidade da visão vertical. Portanto, essa é uma “visão abstrata ou que temos que nela chegar a partir de uma abstração” (idem). É a partir dessa abstração que o aluno compreende e lê o mapa.

    O alfabeto cartográfico (ponto, linha e área) também é fundamental para o domínio da linguagem. A criança precisa fazer a leitura de algo tridimensional, mas que está representado em duas dimensões, por meio de representações cartográficas. A compreensão da legenda é outro aspecto importante. Para Simielli, primeiramente a criança precisa entender como se dá a sua estruturação.

MP059

Cartografando

_____

PROFESSOR Resposta: Vertical.

_____

PROFESSOR Resposta: Frontal.

_____

PROFESSOR Resposta: Oblíqua.

_____

PROFESSOR Resposta: Frontal.

_____

PROFESSOR Resposta: Vertical.
Imagem: Ilustração. Vista inclinada de um balde de lixo amarelo com tampa vermelha.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Oblíqua.

_____

PROFESSOR Resposta: Vertical.

_____

PROFESSOR Resposta: Oblíqua.

_____

PROFESSOR Resposta: Frontal.

Observação: Representações ilustrativas sem escala e proporção. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

A atividade possibilita aos alunos observar objetos de diferentes pontos de vista (de cima para baixo, de cima e de lado e de frente) e relacioná-los às noções cartográficas de visão frontal, visão vertical e visão oblíqua.

Fim do complemento.

  • Solicitar aos alunos que observem os objetos representados e que descrevam as características e os formatos desses objetos.
  • Orientar os alunos a refletir sobre a visão em que podem perceber o tamanho do telhado da casa e o desenho das telhas (vertical), a visão em que podem perceber a altura da casa (frontal), as visões em que podem perceber quantos andares há na casa (frontal e oblíqua) e a visão em que podem observar as janelas da lateral (oblíqua).
  • Chamar a atenção para a observação da lixeira. Como não há elementos ao seu redor e seu formato é arredondado, tanto na visão oblíqua quanto na frontal é possível observar as mesmas características: lateral amarela com texturas finas. Somente na visão frontal é possível observar a altura da lixeira. Orientá-los a relacionar essas características ao nome da visão correspondente.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas aproximam os alunos da competência específica de Geografia 4 ao desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso da linguagem cartográfica para a resolução de problemas que envolvem informações geográficas.

    Fim do complemento.

    necessita observar e identificar os elementos da foto, para, em um segundo momento, hierar Para tal, a criança quizar, selecionar, generalizar e agrupar e, somente depois, fazer as representações, partindo-se então do mais simples, com elementos presentes no dia a dia, para os mais complexos.

    BREDA, Thiara V.; PICANÇO, Jefferson de L.; ZACHARIAS, Andréa Aparecida. Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto. TERRÆ, v. 9, p. 46, 2012. Disponível em: http://fdnc.io/fos. Acesso em: 27 maio 2021.

    *SIMIELLI, M. E. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, R. D. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2010. p. 71-94.

MP060

CAPÍTULO 4. Representar os lugares

Você estudou que os lugares que frequentamos no dia a dia têm características próprias.

Mas será que as escolas e as salas de aula que as crianças frequentam são todas iguais?

  1. Observe as salas de aula onde Felipe e Mariana estudam.

LEGENDA: Sala de aula de Felipe. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Sala de aula de Mariana. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são as diferenças entre as salas de aula onde Felipe e Mariana estudam?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem apontar diferenças na forma geométrica da sala de aula (a sala de aula de Felipe é retangular, enquanto a de Mariana é quadrada), na posição dos objetos e na disposição das carteiras. Fim da observação.
  1. A sua sala de aula é mais parecida com a sala de Felipe ou com a sala de Mariana?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifiquem semelhanças entre a sala de aula deles e a de Mariana ou de Felipe.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que descrevam as características da sala de aula em que estudam.
  • Orientá-los a observar as representações da sala de aula em que as personagens estudam e estabelecer semelhanças e diferenças entre elas. Semelhanças: apresentam os mesmos elementos (quantidade de alunos, tipo das mesas dos alunos, tipo da mesa do professor, armário, lixeira, lousa, porta, piso, paredes). Diferenças: o formato da sala, a organização das fileiras de mesas dos alunos e a disposição de alguns elementos.
  • Chamar a atenção para o fato de as representações apresentarem os mesmos elementos, mas a forma de organização ser diferente.
  • Perguntar aos alunos se eles notam vantagens ou desvantagens na diferença de formato dessas salas. Uma desvantagem na organização da sala em que a personagem Felipe estuda é a distância entre os alunos das últimas fileiras e a lousa. Uma vantagem na organização da sala em que a personagem Mariana estuda é a facilidade de serem formadas duplas, pois as fileiras têm número par de mesas. Essa conversa sobre a organização da sala de aula é importante para desenvolver nos alunos a ideia de que a organização espacial pode influenciar na vida das pessoas de maneira positiva ou não.

    As atividades do capítulo 4 permitem aos alunos trabalhar com as noções espaciais topológicas e projetivas e, com base na sala de aula, elaborar uma planta cartográfica e uma maquete aplicando as noções de bidimensionalidade e tridimensionalidade, auxiliando-os a compreender de forma prática a dimensão de objetos e espaços.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial.

    Objeto de conhecimento: Localização, orientação e representação espacial.

MP061

  1. Observe as posições das carteiras dos alunos em relação à carteira de Felipe.
  1. à frente de Felipe: _____
    PROFESSOR Resposta: Carolina.
  1. à esquerda de Felipe: _____
    PROFESSOR Resposta: Clara.
  1. à direita de Felipe: _____
    PROFESSOR Resposta: João.
  1. atrás de Felipe: _____
    PROFESSOR Resposta: Luísa.
  1. Considere as salas de aula da página anterior.
    1. Se você estivesse na mesma posição da professora na sala de aula de Felipe, o armário estaria:

      ( ) à sua direita.

      ( ) à sua esquerda.

      PROFESSOR Resposta: à sua esquerda.
    1. Se você estivesse na mesma posição do professor na sala de aula de Mariana, o armário estaria

      ( ) à sua direita.

      ( ) à sua esquerda.

      PROFESSOR Resposta: à sua direita.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem a posição de um colega na sala de aula e identifiquem quem está à direita, à esquerda, na frente e atrás desse colega. Repetir a proposta solicitando a um aluno que indique outro colega para ser localizado na sala de aula.
  • Escolher outro aluno para indicar as referências de localização e solicitar ao aluno que sugeriu o colega a ser observado que diga se as indicações estão corretas ou não.
  • Solicitar aos alunos que observem o local onde a personagem Felipe está sentada e identifiquem a localização dos alunos que estão ao redor em relação a ela.
  • Solicitar que observem novamente as imagens da página anterior e verifiquem outros elementos de localização, identificando o que está à direita da professora de Felipe, à esquerda do livro verde da professora de Mariana, à esquerda da lousa de ambos e outros pontos de localização.
  • Propor que realizem o registro das respostas das atividades.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas permitem utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado à localização e distância, aproximando os alunos da competência específica de Ciências Humanas 7 e da competência específica de Geografia 4.

    Fim do complemento.

    Habilidades: (EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência; (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

MP062

Representando uma sala de aula

Existem muitas maneiras de representar os lugares que frequentamos.

Observe duas maneiras diferentes de representar uma sala de aula: a planta cartográfica e a maquete .

LEGENDA: Planta cartográfica de uma sala de aula. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Maquete de uma sala de aula. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais diferenças podem ser observadas entre essas duas formas de representação?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem identificar que a planta cartográfica foi representada em uma folha de papel e, portanto, é uma representação plana e bidimensional. Já a maquete tem volume e, portanto, é uma representação tridimensional. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem as duas formas de representação da sala de aula: planta cartográfica e maquete.
  • Orientá-los na descrição das diferenças e semelhanças entre as representações. Semelhanças: quantidade e formato de mesas, cadeiras, lixeira, lousa, paredes, armários e janelas. Diferenças: a planta cartográfica é uma representação bidimensional, na qual é possível observar apenas o formato, a largura e o comprimento dos objetos representados. A maquete tem volume, é uma representação tridimensional, na qual é possível observar o formato, o comprimento, a largura e a altura de cada elemento.

    Representação bidimensional e tridimensional

    O mapa e a planta são representações planas (bidimensionais) da realidade (tridimensional). Para compreendê-las, a criança necessita de amadurecimento e certo domínio de informações sobre o meio representado. Uma das grandes dificuldades das crianças (e de muitos adultos) na compreensão de um mapa diz respeito à transferência de um conjunto de elementos tridimensionais para uma superfície plana, com apenas duas dimensões (largura e comprimento). [...]

    Na passagem do tridimensional para a representação bidimensional, o professor poderá trabalhar, inicialmente, com a construção de uma maquete [...]. Nessa atividade, ele [o aluno] irá trabalhar com a escala intuitiva, ou seja, a percepção do que é maior ou menor, de modo que as carteiras não fiquem menores que o cesto do lixo.

MP063

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com alguns colegas e organizem a planta cartográfica e a maquete da sala de aula onde vocês estudam.

    Materiais necessários:

    • Pincel
    • Cola
    • Caixa grande de papelão
    • Caixas pequenas vazias
    • Tampinhas de garrafa pet
    • Lápis e canetas coloridas
    • Tintas de várias cores
    • Tesoura com pontas arredondadas
PROFESSOR Atenção professor: Alertar os alunos sobre os riscos ao manusear a tesoura. Fim da observação.

Etapas do trabalho:

Etapa 1: Observação da sala de aula

A mesa do professor será o ponto de referência para a observação da sala de aula. Fiquem perto dela e observem:

MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos na construção da planta cartográfica e da maquete, de acordo com as indicações contidas na atividade. Se julgar conveniente, organizar os alunos em grupos e combinar quais materiais cada um deles deverá trazer para a construção da maquete da sala de aula.
  • Informar a eles que, além de desenvolver as habilidades de representação espacial, o uso da maquete é uma importante ferramenta na inclusão de pessoas com deficiência visual.

    Depois da maquete, os alunos estão mais preparados para compreender a representação bidimensional do espaço, ou seja, a planta ou o mapa. [...] Como o trabalho com mapas envolve um maior grau de abstração, a criança começa por reconstruir a representação, tornando-se mapeador.

    Etapa por etapa, ela desenvolverá códigos para representar o espaço, desvendando mecanismos e recursos, de acordo com o grau de abstração que foi atingido.

    KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didática de Geografia: memórias da terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996. p. 39-40.

MP064

PROFESSOR Atenção Professor, se necessário, orientar os alunos a utilizar mais de uma folha de papel para fazer a planta cartográfica da sala de aula. Fim da observação.
  1. Etapa 3: Construção da planta cartográfica
  1. Sobre uma folha de papel, coloquem o objeto que representará a mesa do professor. Tomando esse objeto como referência, coloquem os outros objetos para representar os demais móveis que existem na sala de aula, de acordo com a posição que eles ocupam.
  1. Com um lápis, contornem todos os objetos sobre a folha de papel.
  1. Retirem os objetos que vocês colocaram sobre a folha. Vocês têm agora a planta da sala de aula.
    1. Etapa 4: Construção da maquete
  1. Peguem a caixa grande de papelão para representar a sala de aula.

    2. Utilizem os lápis coloridos e as tintas para pintar os objetos e deixá-los mais bonitos.

    3. Coloquem dentro da caixa o objeto que representará a mesa do professor e, depois, posicionem os demais materiais.

    4. Colem os objetos na caixa de papelão, na mesma posição que eles ocupam na sala de aula.

  1. Pronto! A maquete está construída.
PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a coerência das representações e a produção das maquetes pelos alunos. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Observem a maquete sob diferentes visões ou pontos de vista, isto é, nas visões vertical, frontal e oblíqua.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: A maquete representa a sala de aula e seus principais elementos em tamanho reduzido. É uma representação tridimensional da sala de aula, isto é, ela apresenta volume.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Organizar os alunos em grupos de, no máximo, quatro integrantes para que todos possam participar da atividade ativamente.
  • Chamar a atenção para a etapa 3. É importante que eles organizem, em uma folha de papel, os elementos da sala de aula. Verificar o tamanho da folha para que os objetos possam ser colocados.
  • Solicitar que contornem esses objetos com uma caneta. Desse modo, ao retirarem os objetos, eles terão um esboço da planta cartográfica da sala de aula. A partir desse esboço, eles devem montar a maquete.
  • Ajudar os alunos a recortar a porta e as janelas na caixa de papelão, na mesma posição em que elas estão na sala de aula.
  • Conversar com eles sobre a maquete como representação da realidade, que é tridimensional e que, portanto, tem volume. Ela é a representação de elementos de determinado local por meio de objetos em tamanho reduzido. A maquete é um importante instrumento para desenvolver noções de organização espacial, e compreensão da relação entre o tamanho real e o tamanho reduzido.

    Maquetes nas aulas de Geografia

    O uso da maquete no ensino da Geografia é um recurso didático importante, pois auxilia a compreensão de temas com elevado grau de dificuldade e abstração, além de promover a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência visual parcial ou total pela utilização do tato no processo de aprendizagem. A maquete permite a visualização em terceira dimensão dos objetos em estudo. [...] A maquete é um recurso didático que pode auxiliar os estudantes na compreensão dos conceitos da Geografia nas mais diferentes escalas, permitindo estabelecer associações entre as diversas proporções, desde o local até o global.

MP065

  1. Agora, em uma folha de papel, crie uma nova planta cartográfica da sala de aula a partir da observação da maquete na visão vertical (de cima para baixo). Depois, cole a planta cartográfica no espaço a seguir.

Planta cartográfica da sala de aula

PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a pertinência das representações feitas pelos alunos. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda do professor, organizem uma exposição das maquetes. Ele vai convidar outras pessoas da comunidade escolar para apreciar os trabalhos de vocês.
    • Expliquem aos visitantes da exposição quais são as diferenças entre as visões vertical, frontal e oblíqua. Em seguida, peçam a eles que observem a maquete desses três pontos de vista.
PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a participação dos alunos na exposição das maquetes. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Essas associações devem estar relacionadas com o cotidiano do estudante e respeitar o seu desenvolvimento cognitivo.

OLIVEIRA, Bárbara Renata de; MALANSKI, Lawrence M. O uso da maquete no ensino de Geografia. Extensão em Foco, n. 2, p. 181, 2008. Disponível em: http://fdnc.io/foR. Acesso em: 8 jun. 2021.

  • Orientar os alunos na elaboração da planta cartográfica da sala de aula com base na maquete construída: a planta deve apresentar a mesma distância entre os objetos, o mesmo tamanho proporcional entre eles e a mesma organização espacial da maquete. O tamanho da representação pode ser menor que o da maquete, mas as características citadas devem ser mantidas. A redução proporcional está relacionada à noção de escala, que será trabalhada em anos posteriores.
  • Solicitar que finalizem a planta cartográfica com uma legenda dos elementos constituintes: elaborar uma lista de símbolos dos elementos utilizados e escrever ao lado o que representam.

    Atividade complementar

    Com a ajuda dos alunos, promover uma exposição das maquetes e da planta cartográfica para a comunidade escolar. Eles podem redigir um convite à comunidade para que visite a exposição. Este é mais um momento que possibilita a produção de escrita na produção do convite. Observar se os alunos produziram um texto adequado em relação ao que foi proposto e se escreveram as frases corretamente.

MP066

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou as características do lugar de viver e as diferentes formas de representar as paisagens. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe diferentes maneiras de representar o lugar de viver.
PROFESSOR Atenção Professor, chamar a atenção dos alunos para os aviões, que representam os diferentes pontos de vista. Fim da observação.
  1. Escreva em qual visão foi feita cada representação.
    • Desenho: _____
      PROFESSOR Resposta: visão oblíqua.
    • Planta cartográfica: _____
      PROFESSOR Resposta: visão vertical.
    1. Quais são os pontos de referência que se destacam nesse lugar de viver? _____
      PROFESSOR Resposta: Banco, mercado, escola, parque e prédio.
    1. Agora, indique dois pontos de referência que se destacam em seu lugar de viver. _____
      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam aos alunos retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 3 e 4.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Reconhecer diferentes formas de representação espacial, indicando as visões em que foram elaboradas e os pontos de referência representados, para, na sequência, indicar pontos de referência do lugar de viver.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de distinguir características de um desenho e de uma planta cartográfica, reconhecendo as perspectivas visuais em que foram elaborados e os pontos de referência representados. Tais pontos podem servir de exemplos para os alunos indicarem os pontos de referência do lugar de viver.

  1. Interpretar a representação espacial e reconhecer o posicionamento de elementos da paisagem.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de interpretar um mapa mental, indicando o posicionamento de pontos de referência representados, o que propicia o desenvolvimento de noções de lateralidade.

MP067

  1. Observe um mapa mental que uma aluna fez do seu lugar de viver.
Imagem: Ilustração. Desenho de um bairro. Na vertical, as ruas: Alameda do Ipê, Rua Margarida e Avenida das Rosas. Na horizontal, as ruas: Avenida das Acácias, Rua Pau-Brasil e Rua Camélia. No canto superior esquerdo, na esquina da Alameda do Ipê e Avenida das Acácias, “Minha Casa”. Na outra extremidade da Avenida das Acácias está a escola. Na rua Pau-Brasil: uma quadra de esportes, um parque e um clube. Na Alameda das Rosas: Farmácia do lado esquerdo e padaria do lado direito.  Fim da imagem.
  1. Qual é o ponto de referência que está à direita da casa da aluna?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Uma loja.
  1. Qual é o ponto de referência que está atrás da padaria?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Um clube.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico características da paisagem e pontos de referência no meu lugar de viver?

_____

_____

_____

b) Reconheço diferentes tipos de representação e as visões em que foram feitas?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Contribuí para o andamento das atividades?

_____

_____

_____

d) Realizei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual e permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e a postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

MP068

Comentários para o professor

Conclusão do módulo dos capítulos 3 e 4

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 3 e 4. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais são as características de seu lugar de viver e como elas podem ser representadas?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as formas de representação das características de seu lugar de viver.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção.  Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando…

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.