MP069

Comentários para o professor

Unidade 2 Conviver em diferentes lugares

Os conhecimentos desenvolvidos nesta unidade permitem aos alunos conhecer características dos bairros, os aspectos da formação cultural desses locais e a importância dos meios de transporte e de comunicação no dia a dia.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Capítulos 5 e 6: exploram as diferentes paisagens e as formas de convivência nos bairros, incluindo as influências culturais exercidas por diferentes grupos.

Capítulos 7 e 8: tratam dos meios de transportes e de comunicação em diferentes locais.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir de uma representação na qual é possível observar diferentes características de um bairro, como espaços públicos, estabelecimentos de comércio e serviços e movimento dos moradores.

Introdução do módulo dos capítulos 5 e 6

Este módulo é formado pelos capítulos 5 e 6 e possibilita aos alunos observar a paisagem dos bairros e os lugares de convivência das pessoas, além de compreender sua formação, inclusive por migrantes, e desenvolver a criação de símbolos e representações cartográficas em diferentes visões.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Como as características de um bairro podem influenciar a vida de seus moradores?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento das habilidades EF02GE01 e EF02GE02, já que permite o trabalho com a boa convivência no bairro e com relatos de moradores que vieram de outros locais, possibilitando reconhecer tradições e costumes das pessoas na comunidade em que se vive.

O módulo inclui atividades de compreensão de texto, de leitura de fotografias e representações, de elaboração de símbolos e desenho de observação e de memória e de jogo de percurso sobre atitudes cidadãs no bairro.

Como pré-requisitos, importa que os alunos reconheçam diferentes elementos da paisagem e realizem a leitura de representações cartográficas e iconográficas.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP070

UNIDADE 2. Conviver em diferentes lugares

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro com várias quadras, ruas com semáforos e faixas de pedestres, carros e caminhões. Da esquerda para a direita: um prédio marrom, o teatro com pessoas paradas na frente e um ponto de Ônibus; uma quadra com um supermercado ao lado de um estacionamento; uma quadra com um parque com canteiros com árvores, uma fonte ornamental e uma lanchonete; uma quadra com um shopping e um cinema; uma quadra com casas, uma quadra com um hospital; uma quadra com uma escola e o ginásio; uma quadra com uma creche com parquinho dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou em grupos, para garantir a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • As atividades propostas possibilitam aos alunos ler e interpretar a representação de um bairro e identificar e descrever os principais elementos que compõem essa paisagem.
  • Solicitar aos alunos que observem a representação.
  • Orientá-los a escolher um ponto de referência na representação e, a partir dele, observar as características dos elementos que constituem a paisagem e a ocupação do espaço pelas pessoas.
  • Avaliar os elementos da paisagem representada, destacando as semelhanças e as diferenças em relação à paisagem do lugar de vivência.

    O lugar e o bairro no ensino de Geografia

    Se trabalharmos a partir de situações e lugares próximos aos alunos e explicarmos a lógica que ordena a organização desses espaços, então os educandos poderão acompanhar os processos de mudanças que se operam no seu entorno, porque tiveram a oportunidade de, em sala de aula, estabelecer a analogia entre o ambiente anterior e aquele que se estabeleceu após a sua interferência como cidadão ativo, porque contribuímos com algumas ferramentas que lhes possibilitaram a aquisição de conhecimentos que potencialmente proporcionam sua ação efetiva. E, por essa razão, nossos alunos serão capazes de relacionar suas experiências vividas nas aulas com o seu cotidiano: reconhecer o sentido entre escola-bairro-vida-cidade (e também relações inversas).

MP071

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. O que mais chamou a sua atenção no bairro representado?
  1. O bairro onde você mora se parece com o bairro da representação? Em que é parecido ou diferente?
    PROFESSOR Respostas pessoais.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

A esse aluno será possível trazer para a sala de aula sua vivência fora dos muros da escola. [...]

DUARTE, Celma Soares da Mota. O lugar e o bairro no ensino de Geografia: refletindo sobre situações de ensino em uma escola da periferia de Uberlândia. Revista de Ensino de Geografia, v. 2, n. 3, p. 113-136, jul.-dez. 2011.

  • Questionar sobre a organização do bairro representado: quais espaços de convivência existem no local?
  • Perguntar o que existe na praça p ara as pessoas conviverem harmoniosamente nesse local de lazer.
  • Compartilhar as respostas das atividades.

    Primeiros contatos

  1. Os alunos podem destacar o arruamento, as áreas livres, os estabelecimentos comerciais e de serviços, entre outros elementos representados.
  1. Espera-se que os alunos identifiquem semelhanças e diferenças entre o bairro deles e o bairro representado na imagem.

MP072

Desafio à vista!

Como as características de um bairro podem influenciar a vida de seus moradores?

CAPÍTULO 5. A paisagem dos bairros

A moradia e a rua onde vivemos fazem parte de um bairro. Em uma cidade existem vários bairros.

O que você costuma observar quando passa nas ruas dos diferentes bairros onde vive? Casas e prédios? Lojas? Mercados? Praças? Parques? O movimento das pessoas e dos veículos?

Esses e muitos outros elementos formam a paisagem de um bairro.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

    O bairro do Marcelo

    Perto da minha casa tem um lugar que tem uma porção de lojas!

    Tem uma quitanda onde a gente pode comprar todas as frutas e verduras...

    Maçãs, bananas, tomates e berinjelas...

    Tem uma livraria que tem livros grandes e pequenos, engraçados e sem graça, com figuras e sem figuras.

    Nesta livraria eu vi um livro com um cachorrão na capa!

    Nesse lugar tem uma loja onde só vendem sapatos e eu fui lá com minha mãe e a minha irmã. Eu comprei um par de tênis vermelho e minha irmã comprou um de bolinhas...

FONTE: Ruth Rocha. O bairro do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2012. p. 5-9.

Imagem: Ilustração. Uma mulher de cabelo castanho usando camiseta rosa, calça azul e uma bolsa e um menino moreno de cabelo cacheado usando uma camiseta azul. Eles estão parados na frente de algumas lojas. Da esquerda para a direita: uma lixeira verde, uma árvore, uma loja de frutas e verduras, com cestas de alimentos na frente; uma livraria, com livros em exposição na fachada, uma loja de sapatos e um banco de madeira.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema possibilita aos alunos reconhecer e relatar características dos bairros e formas de convívio das pessoas que podem favorecer a qualidade de vida no local. Conversar com eles sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Realizar a leitura compartilhada do texto introdutório.
  • Conversar com os alunos sobre o que compreenderam do texto e sobre as características gerais do bairro onde moram e dos bairros pelos quais circulam.
  • Orientá-los a realizar a leitura em voz alta do texto “O bairro do Marcelo”, observando a fluência em leitura oral e esclarecendo dúvidas de vocabulário.

    As atividades do capítulo 5 possibilitam aos alunos observar e refletir sobre as características dos bairros e das comunidades, de suas paisagens, de seus locais de convivência, estabelecendo semelhanças e diferenças entre eles e compreendendo a influência de migrantes e dos grupos sociais no lugar de vivência.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.

    Objeto de conhecimento: Convivência e interações entre pessoas da comunidade.

MP073

PROFESSOR Resposta: Quitanda, livraria e loja de sapatos.
  1. Quais elementos se destacam na paisagem do bairro onde você vive?
    1. _____
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar diversos elementos: uma construção, uma praça, um rio, o mar, uma avenida, uma ponte, um estabelecimento comercial etc. Fim da observação.
  1. Observe os símbolos e assinale aqueles que representam elementos da paisagem presentes no bairro onde você vive.
PROFESSOR Resposta de acordo com a realidade do bairro do aluno.

LEGENDA: Moradia FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Indústria FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Loja FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Hospital FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Escola FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Praça FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Crie símbolos para representar outros elementos que existem na paisagem do bairro onde você vive.

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que descrevam oralmente o bairro em que a personagem Marcelo vive e relatem se no bairro onde eles moram há características semelhantes. Nesta atividade de compreensão de texto, verificar se a interpretação do texto pelos alunos contribuiu para o estabelecimento de relações pertinentes entre o texto lido e o texto recontado.
  • Solicitar que observem os símbolos reproduzidos na atividade 3 e leiam a legenda que descreve o que eles representam.
  • Propor que imaginem outros locais que esses símbolos podem representar. O símbolo da loja, por exemplo, pode ser utilizado para representar uma sorveteria ou uma padaria; o símbolo da escola pode ser utilizado para representar uma biblioteca ou um centro cultural; o símbolo da praça pode ser utilizado para representar um parque ou jardim. Esta atividade é importante, pois ajuda os alunos a compreender que um símbolo é uma representação visual e pode conter diversos significados, os quais serão definidos de acordo com a legenda.
  • Conversar com os alunos sobre a característica fundamental de um símbolo para representar adequadamente um elemento.
  • Solicitar aos alunos que mostrem os símbolos que criaram na atividade 4 e expliquem a razão de suas escolhas.

    Habilidades: (EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive; (EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

MP074

O bairro onde vivo

  1. Preencha a ficha com informações sobre o bairro onde você vive.
PROFESSOR Resposta: Os alunos devem desenvolver uma produção de escrita utilizando informações da paisagem do bairro onde vivem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Desenhe uma paisagem que pode ser vista no bairro onde você vive.
PROFESSOR Resposta: Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que você mudaria nessa paisagem para melhorar a vida dos moradores? Comente com os colegas e o professor.
PROFESSOR Resposta: A resposta pode variar de acordo com a realidade dos alunos. Eles poderão citar o calçamento das ruas, a coleta de lixo, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos a observar elementos da paisagem do bairro onde vivem, sempre na companhia de um adulto de sua convivência. Devem prestar atenção em construções, sinalizações, estabelecimentos comerciais, vegetação e estado de conservação das ruas, além de aspectos relacionados à circulação das pessoas, ao movimento nas ruas e ao respeito às sinalizações.
  • Solicitar que descrevam na ficha apresentada na atividade 1 os elementos que lhes chamaram a atenção no bairro e por quê.
  • Conversar sobre a elaboração do desenho de uma paisagem do bairro, solicitando que desenhem elementos característicos da paisagem desse lugar.
  • Orientar os alunos a fazer o desenho da paisagem a partir da observação. Caso não seja possível, solicitar um desenho de memória. O importante é que sejam retratados os principais elementos que compõem a paisagem do bairro.
  • Compartilhar as ideias sobre as vantagens e as desvantagens de viver nesse bairro, se sentem falta de algo nos locais por onde passam e o que mudariam na paisagem para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

    Atividade complementar

    Orientar os alunos a trocar informações sobre os bairros onde vivem, com o objetivo de trabalhar os elementos da paisagem. Algumas perguntas podem ser feitas: “Quais são os estabelecimentos comerciais que existem no bairro onde moram?”, “Quais locais do bairro você e sua família costumam frequentar? Você costuma sair do bairro onde vive para aproveitar o comércio de outros bairros?”.

    Após a troca de informações, alguns alunos podem reportar as informações sobre os bairros que lhes foram passadas por outros colegas, o que favorece o desenvolvimento da comunicação oral.

    A observação da paisagem

    Ao iniciar um estudo novo, a observação é fundamental para produzir motivações, a partir da problematização do tema e da realidade observada. A observação de seres ou objetos encontrados pelos alunos deve ser, assim, guiada pela sua curiosidade e necessidades mais imediatas.

    [...] A paisagem problematizada através de uma observação direta do lugar de vivência do aluno ou de uma observação indireta de uma paisagem representada pode fornecer elementos importantes para a construção de conhecimentos referentes ao espaço nela expresso [...].

    CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. p. 81.

MP075

Cartografando

Ao desenhar a paisagem do bairro onde vive, você pode ter representado os elementos da paisagem de diferentes pontos de vista, ou seja, de diferentes visões.

Observe as representações.

LEGENDAS DAS IMAGENS: Visão frontal FIM DA LEGENDA.

LEGENDAS DAS IMAGENS: Visão oblíqua FIM DA LEGENDA.

LEGENDAS DAS IMAGENS: Visão vertical FIM DA LEGENDA.

Visão frontal: _____

Visão oblíqua: _____

Visão vertical: _____

PROFESSOR Resposta: Avaliar a coerência das representações feitas pelos alunos.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

A atividade possibilita aos alunos desenvolver a habilidade de elaborar representações de diferentes pontos de vista: frontal, oblíquo e vertical.

Fim do complemento.

  • Solicitar aos alunos que observem as imagens das construções nos três pontos de vista e descrevam as características que podem observar em cada um.
  • Conversar com eles sobre os elementos que podem ser percebidos nas imagens da casa: para observar a altura da porta, da janela e da parede, a visão mais adequada é a frontal; para observar o formato e o tamanho do telhado, a visão vertical é a mais adequada; para observar o formato geral da casa, a visão oblíqua é a mais adequada.
  • Realizar o mesmo procedimento na observação das imagens do edifício: características semelhantes podem ser identificadas tanto na casa quanto no edifício.
  • Comentar com os alunos que o ponto de vista vertical é utilizado nos mapas e em outras representações cartográficas.

MP076

A convivência no seu bairro

Uma boa convivência entre os moradores e os frequentadores de um bairro é muito importante. Como é a sua relação com as pessoas e com o ambiente no bairro onde você vive?

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Usando um dado, percorra as casas do jogo a seguir, respondendo às questões que aparecerem. Se desejar, convide alguém de sua convivência para fazer o percurso com você.

Casa 3. Ao encontrar uma pessoa, você:

  1. cumprimenta.
  1. já começa a conversar.
  1. não cumprimenta.

Casa 16. Ao atravessar a rua, você:

  1. aguarda o semáforo e sai correndo.
  1. atravessa fora da faixa de pedestres.
  1. pede ajuda a um adulto e atravessa na faixa de pedestres.

Casa 23. Ao levar seu cachorro para passear, você:

  1. não coloca a guia no cachorro.
  1. não recolhe a sujeira dele.
  1. coloca a guia no cachorro e recolhe a sujeira dele.

Casa 32. Na fila da padaria ou do mercado, você:

  1. aguarda a sua vez.
  1. pede para passar na frente.
  1. finge-se de distraído e tenta furar a fila.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Antes de iniciar o jogo de percurso sobre a convivência das pessoas no bairro, fazer uma leitura com os alunos mostrando as “casas” especiais assinaladas com os números 3, 16, 23, 32, 41, 45, 51, 55, 65 e 82. Solicitar que respondam às perguntas associadas a cada uma delas, toda vez que passarem por elas, anotando suas respostas para que possam fazer uma contagem de pontos ao final.
  • Solicitar aos alunos que apresentem o jogo para os adultos de sua convivência e joguem com eles, como tarefa de casa.
  • Em sala de aula, o jogo poderá ser desenvolvido com os alunos em grupos ou duplas. Os alunos vão precisar de marcadores coloridos para marcar a posição nas “casas” e devem jogar seguindo a mesma sequência.
  • Cada aluno deverá registrar em seu caderno a resposta escolhida; por exemplo, casa 3: resposta a.
  • Caso os alunos tenham dificuldade na leitura dos textos das “casas”, esta poderá ser feita pelo professor.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas estão relacionadas à utilização do raciocínio espaço-temporal e dos conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza, conforme preconizam a competência específica de Ciências Humanas 7 e a competência específica de Geografia 1.

    Fim do complemento.

MP077

Casa 41. Você costuma colocar seu lixo:

  1. no chão.
  1. na lixeira.
  1. no bolso.

Casa 45. Ao ver um idoso precisando de ajuda, você:

  1. prefere não ajudar.
  1. ignora.
  1. oferece ajuda.

Casa 51. Em um parque, você realiza suas atividades de lazer:

  1. respeitando outras pessoas que ali estão.
  1. ocupando espaços que já estão sendo utilizados por outras pessoas para outras atividades.
  1. em áreas que não são permitidas para uso.

Casa 55. Ao andar de carro, você:

  1. não usa o cinto de segurança.
  1. usa sempre o cinto de segurança.
  1. usa o cinto de segurança apenas para viajar.

Casa 65. O lixo produzido em sua moradia:

  1. é colocado em um terreno vazio que fica por perto.
  1. é colocado na calçada no dia e no horário da coleta pelo caminhão de lixo.
  1. é colocado na calçada em qualquer dia e horário.

Casa 82. Ao usar guarda-chuva em um dia chuvoso, você:

  1. anda pelo meio da rua com ele, já que nas calçadas costuma ter muita gente.
  1. espera sempre que as pessoas desviem de você.
  1. procura não bater com ele em ninguém, para não machucar os outros pedestres na calçada.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Após a realização do jogo, realizar com os alunos uma roda de conversa sobre atitudes e ações dos moradores e frequentadores de um bairro que favorecem a convivência entre as pessoas.
  • Se possível, elaborar um quadro na lousa para os alunos listarem os aspectos satisfatórios e os que podem ser melhorados no bairro da escola. Avaliar com eles as informações registradas no quadro e de que modo cada indivíduo pode contribuir para melhorar o bairro onde vive. Pedir aos alunos que anotem as respostas no caderno de Geografia.
  • Demonstrar que a adoção de atitudes que assegurem um convívio pacífico e harmonioso é um dever de todos, assim como é um direito poder viver em um lugar seguro. Este tópico favorece a educação em direitos humanos por discutir a ideia de responsabilidade, segundo a qual devemos proteger os direitos e as liberdades de outras pessoas para que os nossos também sejam respeitados por elas.

    Para leitura do aluno

    A cidade dos sapos: uma cidade sustentável, de Ana Suzuki. Ilustrações de Jefferson Galdino. São Paulo: Sowilo, 2020.

    Um grupo de crianças foi transformado em sapinhos e, com isso, elas tiveram a experiência de conviver com outros sapos. Passaram a cuidar do lugar em que os sapos vivem, pensando em sua sobrevivência e, o melhor de tudo, aprenderam a dar valor à vida de todo ser vivo.

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte superior, o título: a cidade dos sapos. No centro, desenho de um sapo sorrindo.  Fim da imagem.

MP078

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Vamos avaliar como é a sua relação com as pessoas e com o ambiente do bairro onde você mora?
    1. Some os pontos de acordo com as respostas que você deu no jogo da página anterior. Para isso, consulte o quadro abaixo.
      PROFESSOR Resposta: A pontuação deve variar conforme as respostas dadas.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      Casa

      Pontos por resposta

      Meus pontos

      A

      B

      C

      3

      2

      1

      0

      _____

      16

      0

      0

      2

      _____

      23

      0

      0

      2

      _____

      32

      2

      0

      0

      _____

      41

      0

      2

      1

      _____

      49

      0

      0

      2

      _____

      56

      2

      0

      0

      _____

      60

      0

      2

      0

      _____

      70

      0

      2

      0

      _____

      87

      0

      0

      2

      _____

      Total: _____

    1. Agora, de acordo com o seu total de pontos, veja como é a sua relação com as pessoas e com o ambiente no bairro onde você mora.
      PROFESSOR Resposta: Auxiliar os alunos a reconhecer a avaliação relativa aos pontos obtidos no jogo e refletir sobre ela.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      Pontos

      Avaliação

      0 a 7

      Cuidado! Você precisa mudar urgentemente suas atitudes.

      O bairro onde você mora agradece!

      8 a 15

      Atenção! Você precisa melhorar a sua relação com o bairro onde mora.

      16 a 20

      Parabéns! Você é muito responsável com o bairro.

  1. Como é a convivência entre as pessoas no bairro onde você mora? Dê um exemplo para explicar sua resposta.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os alunos devem escrever se os moradores do bairro têm uma boa relação entre si e se tomam atitudes que consideram a coletividade.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer uma leitura do quadro, orientando os alunos a preenchê-lo com os dados que anotaram em seu caderno durante o jogo.
  • Solicitar a cada aluno que marque os pontos obtidos de acordo com o quadro.
  • Verificar o total de pontos de cada aluno.
  • Criar uma roda de conversa, avaliando as atitudes para uma boa convivência das pessoas na comunidade, o que pode ser mantido e o que pode melhorar.
  • Solicitar aos alunos uma produção de escrita por meio da montagem de um cartaz com frases retiradas do próprio jogo que sejam significativas para eles.

    As atividades do capítulo 6 oferecem aos alunos a possibilidade de refletir sobre o modo de vida dos moradores de seu lugar de vivência, verificando a influência dos migrantes e outros grupos sociais na formação de um bairro ou de uma comunidade.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.

    Objeto de conhecimento: Convivência e interações entre pessoas na comunidade.

MP079

CAPÍTULO 6. O bairro e sua comunidade

Nos diferentes bairros, vivem muitas pessoas. As pessoas convivem entre si e muitas vezes formam comunidades e também associações de moradores.

Página de internet

Festa Alemã começa no Bairro Borboleta em Juiz de Fora, Minas Gerais

Tradicionalmente realizada no Bairro Borboleta, a “Festa Alemã” começa nesta quinta-feira, 13, e termina no dia 23 de setembro. O evento comemora os 160 anos da imigração dos povos germânicos a Juiz de Fora por meio de apresentações culturais do país europeu com danças, músicas folclóricas, comida típica [...].

“A Festa Alemã [...] tem como base as famílias. Elas trabalham anualmente para manter estas tradições, seja no dia a dia, seja no final de semana”, ressaltou Duca, organizador do evento.

FONTE: Diário regional. Festa Alemã começa nesta quinta no Bairro Borboleta. Disponível em: http://fdnc.io/fp1. Acesso em: 20 mar. 2021.

Fim da Página de internet

  1. O bairro citado na notícia está localizado em qual cidade?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Na cidade de Juiz de Fora.
  1. De acordo com a notícia, quem costuma organizar essa festa?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A festa é organizada por famílias de origem alemã que gostam de manter as tradições do país de onde vieram seus antepassados.
  1. Quais foram os principais atrativos da festa?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Danças, músicas folclóricas e comidas típicas alemãs.
  1. No bairro onde você vive, há comemorações semelhantes organizadas pelos moradores como a que foi realizada no Bairro Borboleta? Se sim, escreva no caderno um pequeno texto sobre essa comemoração e compartilhe-o com os colegas e o professor.
PROFESSOR Resposta: Se no bairro onde os alunos moram não houver comemorações semelhantes à que foi realizada no Bairro Borboleta, pedir a eles que escrevam sobre uma comemoração que gostariam que existisse em seu bairro.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura compartilhada do texto em voz alta, avaliando a fluência em leitura oral, identificando aqueles alunos que apresentam mais dificuldades e solicitar a releitura de um trecho menor, com o objetivo de aprimorar a fluência leitora. É importante também verificar a compreensão do vocabulário e do glossário pelos alunos e incentivá-los a utilizar dicionários impressos ou digitais.
  • Conversar sobre as semelhanças entre a convivência dos moradores do Bairro Borboleta e a convivência entre os moradores do bairro onde os alunos moram.
  • Comentar com eles algumas informações sobre a origem da imigração alemã no Brasil.
  • Conversar sobre as relações afetivas que diversas pessoas estabelecem no bairro onde vivem, perguntando-lhes se eles identificam isso em seus lugares de viver.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas neste capítulo permitem promover o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes e identidades, além de estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, conforme preconizam a competência específica de Ciências Humanas 4 e a competência específica de Geografia 2.

    Fim do complemento.

    Habilidades: (EF02GE01) Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive; (EF02GE02) Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

MP080

Os bairros e os migrantes

Quando uma pessoa vai morar em outro estado ou em outro país, ela recebe o nome de migrante.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

    Um migrante pernambucano

    José Dias da Silva nasceu no sítio Santa Maria, município de Buenos Aires, no estado de Pernambuco, em 10 de novembro de 1961. [...] Sendo filho de agricultores, exercia a mesma profissão dos pais desde criança. [...] Brincava nas horas de folga e nos fins de semana com os irmãos e colegas, com brinquedos confeccionados por eles mesmos. Brinquedos feitos de troncos de milho, madeira, latas, barro, entre outros. O tempo passa. Aos 20 anos foi para a cidade vizinha trabalhar numa usina de açúcar. [...] Anos depois, em 1980, veio com o irmão, que já morava em Diadema, no estado de São Paulo. Nessa cidade morou, trabalhando numa fábrica de borracha. Mudou-se para São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, em 1982, fixando residência no Bairro Montanhão, onde mora com a família até hoje. [...]

    FONTE: Mirian Aparecida de Souza. Um pernambucano na cidade grande. Museu da Pessoa. Disponível em: http://fdnc.io/ftM. Acesso em: 20 mar. 2021.

  1. Em qual localidade do estado de Pernambuco José Dias da Silva nasceu?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Em um sítio chamado Santa Maria, no município de Buenos Aires.
  1. Para onde ele se mudou em 1980?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Ele se mudou para Diadema, no estado de São Paulo.
  1. Para qual local ele se mudou em 1982?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Para São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. José Dias da Silva pode ser chamado de migrante? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Sim, pois ele nasceu em um estado e mudou-se para outro.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que realizem em voz alta a leitura compartilhada do texto “Um migrante pernambucano” e esclarecer dúvidas de vocabulário. Avaliar a fluência em leitura oral, observando a velocidade, a precisão e a clareza na leitura dos alunos.
  • Conversar com eles sobre as características dos locais pelos quais a pessoa citada no texto passou antes de se fixar em São Bernardo do Campo.
  • Chamar a atenção dos alunos para o fato de José ter se mudado, na década de 1980, para uma localidade que estava em fase de crescimento devido à industrialização.
  • Destacar o rápido crescimento da população de São Bernardo do Campo: o número de habitantes aumentou 14 vezes em apenas 30 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2017, a população de São Bernardo do Campo era de 827.427 habitantes e, em 2020, a população estava estimada em 844.483 pessoas.

    Imigrantes japoneses

    A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão de obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico. Para conseguir isso, o governo japonês adotou uma política de emigração desde o princípio de sua modernização, iniciada na era Meiji (1868). Apesar de não serem favoráveis à imigração, em 1906, os governos do Japão e do estado de São Paulo levaram adiante esse processo.

MP081

Quando os migrantes se mudam para uma nova localidade, eles trazem consigo hábitos e costumes que podem influenciar o modo de vida de onde passam a morar.

  1. Leia a notícia silenciosamente e observe a fotografia.

    Aluna da rede pública ganha concurso nacional de fotografia

    O tradicional concurso de desenhos da Fundação Japão […] este ano mudou. Para inovar, os 212 participantes deste ano enviaram fotografias sobre o tema O Japão perto de mim. […]

    O trabalho vencedor este ano veio de Maringá, no Paraná, de autoria da aluna Maria Júlia. A foto, intitulada Revoada dos tsuru, foi feita em homenagem ao avô, Edson Battilani. […]

    A aluna […] é também grande apreciadora da cultura japonesa. “Adoro comida japonesa, animes e as aulas na escola. Estudo a língua japonesa desde o primeiro ano. Também gosto de origamis. A minha cidade, Maringá, recebeu muitos imigrantes japoneses. Tenho muitos amigos descendentes de japoneses e, na minha família, meu tio e priminho Otávio.”

    Glossário:

    Fim do glossário.

    FONTE: Carolina Jardon. Aluna da rede pública ganha concurso nacional de fotografia. Agência Brasília, 3 dez. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/ftN. Acesso em: 20 mar. 2021.

    1. Em qual cidade brasileira, que recebeu muitos migrantes japoneses, mora a aluna ganhadora de um concurso de fotografia organizado pela Fundação Japão?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Maringá (PR).
    1. Dê dois exemplos de elementos relacionados à cultura japonesa que a aluna aprecia.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Comida japonesa, animes, língua japonesa e origamis.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, há influências culturais de migrantes vindos de outros países? Compartilhe com os colegas e o professor.
PROFESSOR Resposta: Os alunos poderão citar festas típicas, influências na produção agrícola de frutas, verduras e legumes, entre outras.

LEGENDA: Revoada dos tsuru, fotografia de Maria Júlia Battilani Belo, vencedora do concurso de fotografias, promovido pela Fundação Japão, em 2020. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos na realização da leitura do texto em voz alta, verificando a compreensão do vocabulário. Pode-se solicitar a leitura em voz alta a um aluno e, em seguida, perguntar aos demais se compreenderam o significado das palavras do texto.
  • Chamar a atenção dos alunos para a tradição de criar origamis surgida a partir da influência cultural dos migrantes japoneses em vários locais do Brasil, principalmente nos estados do Paraná, São Paulo e Amazonas. Comentar com os alunos sobre o origami : a técnica teve origem no Japão, sendo aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como o tsuru (grou), que simboliza felicidade, boa sorte e saúde, e o sapo, que significa amor e felicidade, entre outros.
  • Destacar, por meio do texto, a influência dos migrantes externos ou imigrantes para a formação cultural, social e econômica da população brasileira.
  • Demonstrar que as pessoas devem ser respeitadas em suas diferenças, a despeito de suas origens, proporcionando reflexões que contribuam para que os alunos reconheçam que migrantes também são sujeitos de direitos, independentemente do lugar onde estejam, contribuindo, assim, para a educação em direitos humanos.

    A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. Do porto de Kobe a embarcação trouxe, numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão, além de 12 passageiros independentes.

    ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO. História da imigração japonesa no Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/dfM. Acesso em: 8 jun. 2021

MP082

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Na companhia de um adulto de sua convivência, utilize a ficha a seguir para entrevistar uma pessoa que more em seu bairro e que tenha vindo de outro estado ou de outro país.
    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos deverão preencher a ficha de acordo com as respostas dos entrevistados. Fim da observação.

    Entrevista

    • Nome: _____
    • Onde morava: _____
    • Há quanto tempo você vive no bairro? _____
    • Você gosta de morar aqui? Por quê? _____
    • Por que você migrou? _____
    • Quais costumes e tradições praticados em seu lugar de origem você ainda pratica hoje em dia no bairro? _____
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos na realização da entrevista, realizando a leitura de cada item da ficha e comentando o que é importante registrar em cada um deles.
  • Explicar a eles que a entrevista é uma tarefa de casa, a ser feita na companhia de um adulto de sua convivência.
  • Socializar o resultado das entrevistas em uma roda de conversa.
  • Identificar os locais de origem dos entrevistados, as razões da migração e a relação deles com o lugar onde vivem atualmente.
  • Convidar, se possível, algumas pessoas entrevistadas pelos alunos para uma conversa na escola. Os entrevistados poderão relatar diretamente para a turma suas experiências sobre a migração e detalhes da sua adaptação ao novo lugar de vivência.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Diversidade cultural

    As atividades propostas permitem abordar o tema da multiculturalidade a partir da pesquisa de informações feita diretamente com pessoas provenientes de diversas localidades e que vivem atualmente na comunidade.

    Fim do complemento.

    Para leitura do aluno

    Dora, uma menina nordestina , de Gabriel Ben. Rio de Janeiro: Grupo Editorial ZIT, 2020.

    Esta é a história de Dora, uma menina que saiu do Nordeste e foi para a Região Sudeste, chegando ao Rio de Janeiro. Lá, ela ficou impressionada com a floresta e com o ar fresco que vinha dela, com os diferentes bichos que viviam por ali. Tudo era muito diferente do que conhecia.

    Entrevistas reveladoras de histórias e concepções de mundo

    As entrevistas associadas às observações vão permitindo número cada vez maior de nexos que contribuem para o conhecimento da realidade de determinado espaço. Elas ampliam o adentramento na vida da cidade ou da vila por meio da fala dos moradores e dos trabalhadores do local.

    Contar significa retomar fatos, acontecimentos, relembrar detalhes, comportamentos, e também oferece a oportunidade de pensarmos quem somos e como somos. Nas entrevistas, a memória é retomada, nossas lembranças, imagens e representações de mundo são compartilhadas com o outro e, por vezes, pontos obscuros de nossa trajetória de vida são aclarados.

MP083

  1. Compartilhe as informações obtidas na entrevista com os colegas e o professor.
    1. Indique quais foram os principais lugares de origem dos migrantes entrevistados.

      _____

      PROFESSOR Resposta: A resposta depende das entrevistas.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Escrevam um texto coletivo destacando as principais razões que levam as pessoas a migrar e sobre a contribuição cultural que trazem para os novos lugares de viver.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Auxiliar os alunos na avaliação das entrevistas realizadas com os migrantes.
  • Anotar na lousa os locais de origem dos migrantes. Se possível, em um mapa político do Brasil ou em um planisfério, identificar esses locais.
  • Realizar a contagem com os alunos e identificar quais são os três locais de origem mais citados.
  • Promover uma roda de conversa visando identificar as principais razões que levaram os entrevistados a migrar, por exemplo: encontrar parentes, superar dificuldades financeiras, buscar novas oportunidades de trabalho, entre outras.
  • Anotar as conclusões na lousa.
  • Identificar as principais marcas e contribuições culturais dos migrantes, como hábitos de alimentação, de vestir, de cantar ou tocar músicas, entre outras. A partir das contribuições culturais levantadas, iniciar uma produção de escrita de um texto coletivo que pode ser corrigido à medida que as ideias forem compartilhadas. Após a construção de uma versão final validada e escrita na lousa, transcrever para um cartaz a ser colocado em sala de aula ou outro local da escola.

    Ao falarmos de nossa vida, estamos muitas vezes contando parte da história do Brasil.

    PONTUSCHKA, Nídia N.; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Núria. H. Estudo do meio: momentos significativos de apreensão do real. In: Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. p. 171-212.

MP084

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 5 e 6

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou as diferentes paisagens dos bairros, a convivência entre as pessoas, seus hábitos e costumes. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Quais são os fatores que contribuem para a boa convivência no bairro? Será que um bairro apresenta sempre condições adequadas a todos os moradores? Observe as fotografias e leia as legendas.

LEGENDA: Mulher passeando com seu cão no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Transporte público adaptado para pessoas com deficiência no município de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 5 e 6.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Identificar atitudes e ações que favorecem a convivência das pessoas nos bairros.

    Espera-se que os alunos, a partir da leitura e da interpretação de fotografias, consigam identificar fatores que contribuem para a qualidade de vida nos bairros.

  1. Reconhecer tradições e costumes introduzidos por migrantes no lugar de viver.

    Espera-se que os alunos consigam identificar no bairro onde vivem influências de migrantes na comunidade indicando sua origem e representando-os a partir de desenho de memória.

MP085

  1. Muitos migrantes vindos de outros estados ou países influenciaram a história, os costumes e as tradições do lugar onde vivemos. Represente, por meio de um desenho, uma tradição ou um costume do seu lugar de viver que tenha sido influenciado por migrantes.
    PROFESSOR Resposta: Os alunos poderão representar, por meio de desenho, comidas típicas, festas ou comemorações trazidas pelos migrantes, entre outras manifestações.

Nome da tradição ou do costume: _____

Local de origem dos migrantes: _____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

PROFESSOR Respostas pessoais.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico elementos da paisagem dos bairros?

_____

_____

_____

b) Consigo indicar atitudes que contribuem para uma boa convivência na comunidade do bairro?

_____

_____

_____

c) Reconheço que migrantes influenciam os costumes e as tradições de um bairro?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Tive atitudes respeitosas com meus colegas e professor?

_____

_____

_____

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

MP086

Comentários para o professor

Conclusão do módulo dos capítulos 5 e 6

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 5 e 6. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como as características de um bairro podem influenciar a vida de seus moradores?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as paisagens dos bairros, a convivência entre as pessoas e as influências de migrantes na comunidade.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando...

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP087

Introdução do módulo dos capítulos 7 e 8

Este módulo é formado pelos capítulos 7 e 8 e possibilita aos alunos conhecer diferentes exemplos de meios de transporte e de meios de comunicação, refletindo sobre sua importância e os usos adequados de cada um deles.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Como os meios de transporte e os meios de comunicação podem conectar lugares e pessoas de forma segura?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02GE03, que contempla o estudo dos meios de transporte e de comunicação considerando riscos e cuidados inerentes a eles.

São desenvolvidas atividades relacionadas à compreensão e à produção de textos, à leitura de fotografias, imagens e tabelas, à construção de gráficos e à elaboração de símbolos.

Como pré-requisitos, é importante que os alunos tenham conhecimentos relacionados à identificação de elementos das paisagens e à leitura e elaboração de símbolos para representá-los.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP088

Desafio à vista!

Capítulos 7 e 8

Como os meios de transporte e os meios de comunicação podem conectar lugares e pessoas de forma segura?

CAPÍTULO 7. Os meios de transporte

Há crianças que vão a pé para a escola. Outras vão de ônibus, de carro, de barco ou de bicicleta. Existem muitos meios de transporte que podem ser usados para o transporte escolar.

  1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

    Texto 1

    Projeto Bicicleta na Escola

    Menos poluição, mais saúde [...] e mais integração com a cidade. A bicicleta ganha cada vez mais espaço no cenário urbano. E, enquanto as ciclovias vão se multiplicando pelo país, um projeto em Florianópolis também incentiva o uso da bicicleta pelos estudantes da rede municipal de educação. [...]

    “A ideia nasceu no momento em que percebemos que as crianças estavam indo de bicicleta para a escola, transformando o brinquedo em meio de transporte. E, como as ruas não são pensadas para os pedestres e muito menos para as bicicletas, começamos a pensar numa forma de orientar e fazer valer o direito de ir e vir.” [...]

    FONTE: Projeto Bicicleta na Escola. Rede Brasileira Infância e Consumo. Disponível em: http://fdnc.io/fp5. Acesso em: 26 maio 2021.

LEGENDA: Crianças indo para a escola no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão proposta possibilita aos alunos identificar alguns meios de transporte e de comunicação e compreender sua importância para a conexão entre as pessoas e os locais. Conversar com os alunos sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Solicitar aos alunos que realizem a leitura dos textos em voz alta verificando a fluência em leitura oral. O monitoramento do progresso dos alunos na fluência permite conhecer com mais detalhes os problemas de leitura de cada um e, assim, oferecer a ajuda necessária. Verificar também a compreensão do vocabulário e do glossário pelos alunos.
  • Orientar os alunos na descrição das fotos, indicando o local retratado, as pessoas envolvidas e o que elas estão realizando.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades desenvolvidas neste capítulo permitem exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação e a reflexão, além de desenvolver e utilizar processos práticos e procedimentos de investigação para compreender questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia, aproximando os alunos da competência geral da Educação Básica 2 e competência específica de Geografia 5. Possibilitam também desenvolver o princípio do raciocínio geográfico de conexão entre distintas localidades, promovendo uma aproximação com a competência específica de Geografia 3.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 7 permitem aos alunos refletir sobre as características e funções dos meios de transporte considerando as possíveis consequências ambientais de seu uso.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.

    Objeto de conhecimento: Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação.

    Habilidade: (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

MP089

Texto 2

Atravessando o rio

Acordar antes de o Sol nascer, caminhar até a beira de um rio agitado, entrar em um bote ou em uma lancha de pequeno porte [...]. Essa é a rotina de muitas crianças ribeirinhas. [...].

FONTE: Pedro Peduzzi. Problemas no transporte dificultam acesso de crianças à escola na Amazônia. Agência Brasil, 17 abr. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/ftP. Acesso em: 21 mar. 2021.

LEGENDA: Crianças a caminho da escola próximo ao município de Curumu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o meio de transporte utilizado pelas crianças do texto 1 para ir à escola?

    _____

    PROFESSOR Resposta: As crianças do texto 1 utilizam bicicletas para ir à escola.
  1. Qual é o meio de transporte utilizado pelas crianças do texto 2 para ir à escola?

    _____

    PROFESSOR Resposta: As crianças do texto 2 utilizam botes ou lanchas.
  1. Qual é a relação entre o local onde as crianças de cada texto vivem e os meios de transporte que utilizam para ir à escola?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os meios de transporte variam de acordo com as características do local onde as crianças vivem. Por exemplo, em cidades com vias em bom estado de conservação e ciclovias, as crianças podem ir à escola de bicicleta; nos lugares onde há rios, os meios de transporte mais adequados são botes, lanchas ou barcos.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar em relação aos cuidados necessários para o uso dos meios de transporte retratados: no uso da bicicleta, é preciso atentar para a segurança dos ciclistas nas ruas, para a falta de sinalização e para locais exclusivos para as bicicletas; no uso do barco, atentar para o fato de que em épocas de seca, a vazão dos rios diminui, o que dificulta o acesso às localidades. A superlotação pode gerar problemas para a segurança dos passageiros.
  • Conversar sobre a relação dos meios de transporte com o lugar de viver. Nas regiões com muitos rios, o barco é um meio de transporte muito utilizado. Cidades com terreno plano ou com ciclovias favorecem o uso da bicicleta.
  • Destacar que é por meio da locomoção que realizamos atividades importantes para nossa vida; portanto, locomover-se, ir e vir também é um direito de todo cidadão. A compreensão sobre a relevância da liberdade para transitar constitui-se num elemento imprescindível da educação em direitos humanos, previsto no artigo 13ᵒ da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

MP090

2. Como você costuma ir para a escola?

_____

PROFESSOR Atenção professor: Os alunos deverão indicar sua forma de deslocamento. Fim da observação.

3. Você já enfrentou alguma dificuldade no caminho para a escola? Se sim, escreva o que aconteceu.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Os alunos deverão descrever uma situação que tenha ocorrido no trajeto entre a moradia e a escola. Fim da observação.

4. Alguns meios de transporte podem prejudicar a qualidade do ar. Observe a imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais meios de transporte estão prejudicando a qualidade do ar? De que forma?

    _____

PROFESSOR Resposta: Ônibus, carros e motocicletas que lançam fumaça no ar.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O meio de transporte que você utiliza para ir à escola pode prejudicar a qualidade do ar? Explique.
PROFESSOR Resposta pessoal. Caso se desloquem em veículos motorizados, é provável que produzam poluentes, pois, em geral, eles dependem da queima de combustível.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas e o professor sobre os meios de transporte que mais poluem o ar.
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem responder que os meios de transporte movidos a combustível, como carros e ônibus, são os que mais poluem o ar. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos a conversar sobre os meios de transporte que utilizam para chegar à escola e as possíveis dificuldades que enfrentam no trajeto.
  • Solicitar a eles que descrevam a imagem da atividade 4, chamando a atenção para a fumaça expelida pelos ônibus, automóveis e motocicletas.
  • Comentar que essa fumaça contém gases poluentes e alertar para as consequências dessa poluição para a qualidade de vida das pessoas.

    Para leitura do aluno

    O menino que perdeu o ônibus, de Guto Lins. Rio de Janeiro: Grupo Editorial ZIT, 2020.

    Apesar de correr muito rápido, o menino só chega a tempo de ver seu ônibus partir. Passada a decepção, o menino começa a reparar em tudo o que existe ao seu redor, e todo um mundo de imprevistos e flagrantes lhe é apresentado.

    Gráficos: fazer e entender

    A criança observa o gráfico e distingue sua forma e conteúdo, extraindo a informação. Em estágios sucessivos de “melhoramento”, mediante a elaboração e leitura dos gráficos, o aluno passa a perceber a relação entre as informações, antes isoladas, até chegar à síntese. Ao analisar os dados e fazer a síntese, a criança pode perceber a Geografia presente nos dados.

    [...] É importante que os professores ofereçam situações reais para que as crianças observem, coletem dados concretos do espaço de vivência e elaborem gráficos.

MP091

Cartografando

Vamos descobrir como a maioria dos alunos de sua classe vai à escola?

1. O professor vai anotar na lousa a quantidade de alunos que vai à escola utilizando cada forma de locomoção apresentada no quadro. Registre o resultado.

PROFESSOR Respostas variáveis.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Como os alunos vão à escola

Forma de locomoção

Outros

A pé

Ônibus escolar

Carro

Ônibus coletivo

Trem ou metrô

Charrete

Barco

Número de alunos

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

PROFESSOR Resposta: Se necessário, adaptar a atividade à realidade da classe.
  1. Agora, represente os dados da atividade anterior em um gráfico.
    1. Pinte, na malha quadriculada, um quadradinho para cada cinco alunos que utilizam a mesma forma de locomoção para ir à escola.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Como a maioria dos alunos de sua classe vai à escola?
PROFESSOR Resposta: A resposta depende da principal forma de locomoção da classe para ir à escola.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades propostas possibilitam aos alunos desenvolver as habilidades de organizar dados em uma tabela e construir gráficos de colunas.

Fim do complemento.

  • Reproduzir na lousa o quadro sobre as formas de locomoção apresentado.
  • Realizar o levantamento dos dados sobre as formas de locomoção utilizadas pelos alunos para se deslocar até a escola.
  • Marcar um sinal para cada aluno na forma de locomoção correspondente. Contar os sinais e escrever a quantidade correspondente para cada forma de locomoção.
  • Conversar sobre o resultado do quadro: a forma de locomoção mais utilizada e a menos utilizada pelos alunos.
  • Orientá-los na construção do gráfico de colunas proposto na atividade. É importante ressaltar que cada quadradinho corresponde a cinco alunos da classe. Caso a quantidade de alunos que utiliza a mesma forma de locomoção não seja um múltiplo de 5, solicitar que sugiram ideias de representação para essa situação. Uma solução possível é não pintar todo o quadradinho, apenas a parte proporcional à quantidade indicada.
  • Conversar sobre outros possíveis símbolos para representar a forma de locomoção mais utilizada pelos alunos, destacando qual meio de transporte predomina.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Conforme proposto na atividade de construção de gráfico, ao utilizar a linguagem cartográfica para a resolução de problemas que envolvem informações geográficas, os alunos se aproximam da competência específica de Geografia 4.

    Essa linguagem é importante para cidadãos do mundo, porque é universal; expõe a essência da informação, desenvolve o pensamento lógico; uma importante ferramenta para investigação e apresentação dos resultados de uma pesquisa.

    PASSINI, Elza Y. Gráficos: fazer e entender. In: PONTUSCHKA, Nídia N.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. de (org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002. p. 209.

    Fim do complemento.

MP092

Segurança nos transportes

Para a segurança de todos, as pessoas devem ter alguns cuidados ao utilizar um meio de transporte.

  1. Relacione cada meio de transporte com as práticas e os equipamentos de segurança necessários.

COLUNA 1

COLUNA 2

LEGENDA: Usar cinto de segurança. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Embarcar e desembarcar apenas nos pontos. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Usar colete salva-vidas. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Usar capacete, joelheiras e cotoveleiras. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas e o professor sobre como essas práticas contribuem para a segurança das pessoas.
PROFESSOR Resposta: O cinto de segurança impede que o passageiro seja arremessado para fora do veículo em caso de colisão; o colete impede que a pessoa afunde; capacete, joelheiras e cotoveleiras protegem os membros em acidentes de bicicleta; e os pontos de ônibus são locais adequados para os passageiros embarcarem e desembarcarem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos a observar as imagens que representam cenas de uso seguro dos meios de transporte e os respectivos meios.
  • Solicitar que descrevam as cenas e falem sobre os possíveis locais em que são utilizados esses meios de transporte.
  • Conversar sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e a forma adequada de utilizar os meios de transporte.
  • Orientar os alunos para que relatem outras atitudes que visam garantir a segurança durante o uso de cada tipo de meio de transporte.
  • Conversar com os alunos sobre algumas regras de trânsito conhecidas por eles e sua importância. Demonstrar que um trânsito seguro é importante para que o direito à locomoção e o direito à vida sejam assegurados. Destacar que, a exemplo do que acontece com outros direitos, sua garantia só é possível por meio da soma de ações individuais. A compreensão sobre as responsabilidades individuais na afirmação dos direitos é importante para a educação em direitos humanos.
  • Montar um mural na classe com algumas regras e elaborar desenhos para ilustrá-las.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Educação para o trânsito

    Esta é uma oportunidade para tratar da temática da educação para o trânsito, conversando com os alunos sobre as medidas de segurança na utilização de diferentes meios de transporte.

    Fim do complemento.

    Educação para o trânsito

    A educação para o trânsito é uma temática que precisa ser trabalhada continuamente e envolvendo diversos grupos sociais. É fundamental, por exemplo, que a mensagem chegue aos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes, pois são eles os responsáveis pelo transporte desses indivíduos e pelos ensinamentos no dia a dia deles. [...] Outro público que é muito importante educar para o trânsito são os profissionais que atuam no dia a dia das crianças enquanto elas não estão sob os cuidados de seus familiares. São eles: educadores, assistentes sociais, profissionais de escolas e organizações sociais, médicos e demais profissionais da área da saúde.

MP093

Você sabia?

Ao transitar pelas ruas, é preciso ter cuidado e atenção para evitar acidentes. Leia algumas recomendações importantes.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Na seção Você sabia?, solicitar aos alunos que observem as imagens e descrevam as cenas representadas. Realizar a leitura compartilhada das informações, solicitando a cada aluno que leia um item.
  • Conversar sobre as medidas de segurança que eles tomam para evitar acidentes nas ruas.

    Atividade complementar

    Organizar os alunos em grupos e orientá-los a elaborar desenhos que retratem atitudes responsáveis de segurança no trânsito.

    Solicitar que criem legendas para os desenhos.

    Montar um painel em um local da escola com as representações criadas pelos alunos.

    A formação desses profissionais é fundamental, pois eles são fortes multiplicadores da prevenção e fazem parte da rotina de aprendizado e cuidado com essas crianças e adolescentes. Por fim, também é preciso que a formação para prevenção de acidentes chegue aos legisladores e responsáveis pela tomada de decisões sobre a segurança no trânsito.

    CRIANÇA SEGURA BRASIL. Guia de boas práticas no trânsito . 2017. p. 18. Disponível em: http://fdnc.io/ftQ. Acesso em: 9 jun. 2021.

MP094

CAPÍTULO 8. Os meios de comunicação

Existem diversos meios de comunicação. O rádio, a televisão, o jornal, a revista, o telefone e a carta são alguns meios de comunicação.

Atualmente, a internet facilita o acesso à informação e a comunicação entre as pessoas por meio do uso de computadores, tablets e telefones celulares, por exemplo.

  1. Escreva quais meios de comunicação você utilizaria nas seguintes situações:
    1. Como você convidaria um amigo para brincar em sua casa no fim de semana se ele morasse longe de você?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Espera-se que os alunos respondam que o telefone, a mensagem de texto e/ou o correio eletrônico (e-mail) e a mensagem de voz poderiam ser utilizados.
    1. Como você poderia enviar uma mensagem escrita para alguém que não usa telefone nem internet?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Espera-se que os alunos indiquem a carta.
    1. Como você poderia se informar sobre algo importante que aconteceu em outra cidade?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Espera-se que os alunos respondam: por meio de jornal, revista, internet, televisão e/ou rádio.
    1. Como você poderia solicitar às autoridades a colocação de uma placa de trânsito na rua da escola?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Espera-se que os alunos escolham entre a carta e/ou o correio eletrônico (e-mail).
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer a leitura em voz alta do texto inicial.
  • Perguntar aos alunos quais são os meios de comunicação que conhecem.
  • Escrever na lousa uma lista com os meios de comunicação citados pelos alunos.
  • Conversar com eles sobre os usos desses meios de comunicação, solicitando que relatem situações em que cada um deles é usado e sua importância para a vida das pessoas.
  • Com base na conversa sobre os meios de comunicação e seus usos, orientar os alunos para a produção de escrita, em que devem criar uma lista contendo os principais meios de comunicação que costumam utilizar.
  • Verificar se escreveram as palavras corretamente e se produziram um texto adequado ao que foi proposto.
  • Comentar com eles que existem pessoas que não têm acesso a todos os meios de comunicação, principalmente à internet, ou têm acesso restrito. Essas pessoas estão inseridas em um processo de exclusão digital.

    Boxe complementar:

    Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9: Indústria, inovação e infraestrutura

    As atividades favorecem a compreensão da importância do amplo acesso da população à infraestrutura e às tecnologias de informação e comunicação por meio do reconhecimento das mais diversas atividades cotidianas que envolvem o uso dos meios de comunicação. Comentar que, em 2019, cerca de 8 a cada 10 brasileiros tinham internet na sua residência (segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, a proporção de domicílios brasileiros com acesso à internet era de 82,7%). Entretanto, na ocasião, 40 milhões de pessoas não tinham acesso à internet no país.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 8 permitem aos alunos refletir sobre a utilização de diversos meios de comunicação e sua importância para as pessoas, considerando alguns cuidados nos seus usos.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.

    Objeto de conhecimento: Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação.

    Habilidade: (EF02GE03) Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

MP095

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leia as respostas de um colega para a atividade anterior e compare-as com as suas.
    1. Em todas as situações vocês utilizariam os mesmos meios de comunicação? Registre as semelhanças e as diferenças.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Pedir aos alunos que comparem suas respostas para fazer a atividade.
    1. Quais meios de comunicação vocês utilizam para obter informações sobre fatos que acontecem no dia a dia?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Espera-se que os alunos respondam: o jornal, a televisão, a revista, o rádio e sites da internet.

      3. Assinale quais meios de comunicação você utiliza para se divertir.

      PROFESSOR Resposta pessoal.

LEGENDA: Televisão. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Computador. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Tablet. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Telefone celular. FIM DA LEGENDA.

Outros: _____

MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre os meios de comunicação que mais utilizam, de que forma utilizam e para que utilizam.
  • Orientar o registro da atividade 3 e conversar sobre cada meio de comunicação, suas vantagens, desvantagens e possibilidades de uso.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades relacionadas aos diversos meios de comunicação permitem aos alunos refletir sobre como agir pessoal e coletivamente com autonomia e responsabilidade, conforme preconiza a competência geral da Educação Básica 10. Ao identificar e explicar a intervenção humana na natureza e na sociedade, os alunos aproximam-se da competência específica de Ciências Humanas 3. No desenvolvimento da autonomia e senso crítico para a compreensão e aplicação do raciocínio geográfico, os alunos trabalham a competência específica de Geografia 3.

    Fim do complemento.

MP096

Cuidados ao usar os meios de comunicação

Ao assistir à televisão, usar o computador e o telefone celular, é importante que você tenha alguns cuidados.

Quando solicitado, leia as recomendações em voz alta.

  1. Você pratica algumas dessas recomendações ao usar os meios de comunicação? Se sim, quais?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Respostas pessoais.
  1. Compartilhe sua resposta com os colegas e o professor. Juntos, escrevam outras recomendações para o uso adequado dos meios de comunicação.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Como outras recomendações, os alunos podem mencionar o cuidado com as informações falsas, não conversar com desconhecidos nas redes sociais, evitar compartilhar fotografias e informações pessoais, entre outras.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que realizem a leitura compartilhada do texto em voz alta, observando a fluência em leitura oral e chamando a atenção deles para a velocidade, a precisão e a clareza na leitura, para que todos entendam o que está sendo lido.
  • Conversar com os alunos sobre cada um dos itens citados, evidenciando as desvantagens do uso excessivo dos meios de comunicação.
  • Solicitar que relatem os cuidados que tomam ao usar esses meios de comunicação e perguntar se conhecem alguém que já foi prejudicado por usá-los inadequadamente.
  • Orientá-los na produção de escrita com outras sugestões de uso adequado desses meios de comunicação.
  • Avaliar se produziram um texto pertinente em relação ao que foi proposto.

    Atividade complementar

    Orientar os alunos a elaborar cartazes com dicas de cuidados que as pessoas devem tomar no uso da televisão, do computador e do celular.

    Organizá-los em grupos e distribuir a cada grupo uma das informações apresentadas no texto.

    Solicitar a cada grupo que escreva, com letras grandes e legíveis, a informação em uma folha de cartolina e elabore um desenho grande, claro e ilustrativo da ação.

    Formar uma roda de conversa e pedir aos alunos que compartilhem os cartazes com os demais colegas, para que estes possam fazer sugestões de melhoria.

    Orientá-los a fixar os cartazes nas dependências da escola.

    O jornal na sala de aula

    Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Trazendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, os jornais são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual. Além disso, eles se modernizaram e passaram por reestruturações gráficas e editoriais para proporcionar leitura mais agradável de seu conteúdo.

MP097

Jornal: um importante meio de comunicação

Os jornais podem divertir e informar as pessoas a respeito de muitos assuntos. Podemos ler um jornal impresso ou pela internet, utilizando um computador, telefone celular ou tablet .

  1. Quando solicitado, leia o relato em voz alta.

Relato de um jornalista

Quando eu era criança, queria ser cientista.

Também queria ser cirurgião, o médico que opera as pessoas. E queria, claro, ser astronauta. E ainda arqueólogo, que procura tesouros enterrados.

Fui crescendo e vi que queria muitas coisas sem conseguir ser nenhuma.

Tentei ser advogado, que conhece as leis e defende o direito das pessoas. Pensei até em virar professor. [...]

Aos poucos percebi que era jornalista. [...]

FONTE: Otávio Frias Filho. O jornalista é um verdadeiro ignorante; mas um ignorante curioso. Folha de S.Paulo – Folhinha, 7 set. 2013, p. 3. Disponível em: http://fdnc.io/fp9. Acesso em: 21 mar. 2021.

  1. Escreva o nome de um jornal impresso que circula no lugar onde você vive.

    _____

    PROFESSOR Resposta: A resposta dos alunos depende do local onde vivem.
  1. Escreva o nome de um jornal do lugar onde você vive que pode ser acessado pela internet.

    _____

    PROFESSOR Resposta: A resposta dos alunos depende do local onde vivem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre as profissões que eles gostariam de exercer no futuro.
  • Ler para eles o trecho do texto reproduzido na atividade 1.
  • Comentar as profissões citadas nesse texto.
  • Conversar sobre os jornais impressos e digitais que os alunos conhecem.
  • Solicitar que investiguem nomes de jornais impressos que circulam no lugar onde vivem. Orientá-los a conversar, se possível, com alguém que trabalhe na biblioteca da escola para obter informações a esse respeito. Anotar essas informações em uma lista.
  • Organizar os alunos em duplas e propor que façam as atividades.

    Para leitura do aluno

    Rádio 2031, de Cecília Cavalieri França. Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2011.

    Falando diretamente da Estação Espacial Atmosfera, um locutor de rádio convida seus ouvintes a fazer uma viagem interplanetária, ouvindo o movimento dos planetas e apreciando uma orquestra celestial.

    Para uma criança tomar gosto pelos periódicos, o primeiro passo é acabar com a ideia de que jornal é coisa de “gente grande”. Dentro da gama variada de assuntos abordados, certamente são encontradas notícias locais ou de entretenimento que atraem também os pequenos.

    AUGUSTO, Agnes. Jornal na sala de aula: leitura e assunto novo todo dia. Nova Escola, set. 2004. Disponível em: http://fdnc.io/ZS. Acesso em: 9 jun. 2021.

MP098

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Agora é a vez de vocês virarem jornalistas! O professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo deve produzir um texto informativo para ser inserido em um jornal do 2ᵒ ano. Sigam as etapas.
    1. Escolham um tema interessante para ser comunicado a todos os alunos da escola.

      Tema: _____

      PROFESSOR Resposta: Estimular a participação dos alunos na escolha do tema e na elaboração dessa produção de escrita coletiva.
    1. Pensem em um título e escrevam um texto informativo sobre o tema escolhido.

      Título: _____

      Texto: _____

MANUAL DO PROFESSOR
  • A produção de textos informativos (notícias) deve contemplar a retomada de elementos centrais desse gênero textual. Atentar para as noções que os alunos têm sobre a produção desse gênero, para o tema sobre o qual vão realizar a produção de escrita e para como planejam comunicar suas ideias.
  • Indicar algumas das principais caraterísticas do gênero textual notícia: cunho informativo (descritivo e/ou narrativo); uso de linguagem formal, clara e objetiva; tamanho (textos relativamente curtos); presença de título (um principal e outros auxiliares); uso da terceira pessoa (tom impessoal); importância de os fatos serem reais e atuais.
  • Solicitar aos alunos que tragam para a sala de aula diferentes notícias de jornais e revistas para que façam a leitura e observem como os temas são comunicados. Após a leitura dessas notícias, perguntar: “Qual é o tema da notícia?”; “Do que ela trata?”; “O que o tema propõe?”. Em seguida, permitir aos alunos que façam livremente a produção de escrita, verificando se escreveram corretamente as palavras e se produziram um texto adequado ao que foi proposto.

    Ler e escrever em Geografia

    Ler e escrever em Geografia é uma estratégia cognitiva disciplinar que, na parceria com as demais áreas, permite ao aluno adquirir uma visão de mundo, reconhecer e estabelecer seu lugar no espaço geográfico, o que inclui a noção, também da sua possibilidade de exclusão. Apesar da multiplicação de recursos disponíveis para a aprendizagem há, ainda, a permanência da palavra, mantendo válida a afirmativa de que ensinar é sempre uma aventura com a fala, já que esta é a ferramenta mais utilizada no ensino. [...] A leitura em Geografia surge como o caminho para buscar, selecionar, organizar e interpretar a informação, que é a expressão de um momento do lugar e da vida, portanto uma expressão passageira.

MP099

  1. Escolham uma fotografia ou façam um desenho para acompanhar o texto informativo escrito pelo grupo. Colem-no no espaço a seguir.
  1. _____
PROFESSOR Resposta: Avaliar a pertinência das produções dos alunos.
  1. Depois de uma revisão e com a ajuda do professor, vocês devem reunir os textos de cada grupo e produzir um jornal da classe. Escolham em qual formato o jornal estará disponível para leitura:
    PROFESSOR Resposta: As respostas dependem do consenso entre os alunos.

    ( ) impresso em papel.

    ( ) exposto em mural da escola.

    ( ) publicado na internet.

  1. Escolham um nome para o jornal:

    _____

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Comparem o jornal produzido por vocês com outro existente no lugar onde vocês vivem. Registrem o que eles têm de:
    1. semelhante: _____
    1. diferente: _____
PROFESSOR Resposta: Solicitar aos alunos que indiquem elementos com relação ao formato do jornal, à quantidade de páginas, aos tipos de textos, entre outros aspectos.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Os alunos deverão escolher ou produzir imagens para representar o texto que foi escrito e fazer a apresentação para os colegas e o professor.
  • Classificar os textos por temas e verificar onde e como poderão ser apresentados para a comunidade escolar.
  • Auxiliar os alunos a comparar o jornal produzido com os jornais que circulam ou são frequentemente consultados no lugar onde vivem.

    Daí que, mais importante que reter a informação obtida pela leitura do lugar e da vida que ele abriga, os exercícios de leitura e de escrita devem propiciar aos alunos as condições para que ele possa, de forma permanente e autônoma, localizar a nova informação, pela leitura do mundo, e expressá-la, escrevendo para o mundo, de forma pertinente a seu tempo e a seu espaço, tornando-se também legível pelos seus pares.

    SCHAFFER, Neiva Otero. Ler a paisagem, o mapa, o livro... In: NEVES, Iara C. B. et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9ª ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011. p. 87-88.

MP100

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 7 e 8

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou os meios de transporte e os meios de comunicação em diferentes locais. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Escreva o nome de dois meios de comunicação que aparecem na imagem e indique uma semelhança e uma diferença entre eles.

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem indicar a televisão e o jornal e apontar como semelhança o fato de ambos permitirem que as pessoas se informem sobre o que acontece em locais distantes. Como diferença, eles podem apontar que o jornal é um meio de comunicação que utiliza a comunicação escrita e a televisão valoriza a comunicação pela imagem e pelo som. Fim da observação.
  1. Como cada uma das crianças representadas na ilustração vai para a escola?
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 7 e 8.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Reconhecer diferentes meios de comunicação, comparando suas características.

    Espera-se que os alunos, a partir de leitura de imagem, identifiquem meios de comunicação representados e comparem suas semelhanças e diferenças (por exemplo, se a comunicação ocorre por áudio, texto, imagens ou vídeos).

  1. Identificar os meios de transporte utilizados no dia a dia.

    Espera-se que os alunos, a partir de leitura de imagem, identifiquem meios de transporte utilizados para conduzir as crianças até a escola.

  1. Indicar formas e equipamentos de segurança associados a diferentes meios de transporte.

    Espera-se que os alunos, a partir de leitura de imagem, sugiram formas seguras de utilizar meios de transporte preservando a vida das pessoas.

MP101

  1. Qual recomendação de segurança você daria a cada criança, considerando o meio de transporte utilizado por ela para ir à escola?

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

PROFESSOR Respostas pessoais.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço que os meios de transporte e os meios de comunicação são importantes para interligar pessoas e lugares?

_____

_____

_____

b) Indico atitudes responsáveis que devemos ter ao utilizar os meios de transporte e os meios de comunicação?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Participei das aulas e das conversas coletivas?

_____

_____

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

MP102

Comentários para o professor

Conclusão do módulo dos capítulos 7 e 8

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 7 e 8. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Como os meios de transporte e os meios de comunicação podem conectar lugares e pessoas de forma segura?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre a presença dos meios de transporte e de comunicação na vida das pessoas.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando…

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.