MP137

Comentários para o professor

Unidade 4 As pessoas, o trabalho e o ambiente

Esta unidade permite aos alunos estabelecer relações entre o espaço físico e as pessoas por meio do trabalho, observando características das paisagens do campo e da cidade e as formas como o trabalho influencia a ocupação e o uso do solo e pode impactar o ambiente.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Capítulos 13 e 14: exploram os elementos das paisagens e os principais tipos de trabalhos realizados pelas pessoas no campo e na cidade.

Capítulos 15 e 16: abordam os impactos ambientais provocados pelas atividades econômicas realizadas pelas pessoas.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir de uma fotografia que retrata trabalhadores rurais durante atividade colheita em espaço rural de um município.

Introdução do módulo dos capítulos 13 e 14

Este módulo é formado pelos capítulos 13 e 14 e permite aos alunos observar e descrever os elementos das paisagens do campo e da cidade, refletindo sobre os principais tipos de trabalho realizados pelas pessoas.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Quais são as características do trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam aos alunos descrever características de diversas atividades econômicas realizadas no campo e na cidade, incluindo as minerais, agropecuárias e industriais, favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF02GE07.

São propostas atividades de interpretação de pinturas, fotografias e planta cartográfica, além de leitura e compreensão de textos.

Como pré-requisito, os alunos devem ser capazes de distinguir diferentes tipos de trabalho que podem ser realizados pelas pessoas.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP138

UNIDADE 4. As pessoas, o trabalho e o ambiente

Imagem: Fotografia. Uma plantação de cebolas. Há pilhas de cebolas, fileiras de sacos laranjas cheios de cebolas e entre eles alguns trabalhadores, usando blusas de manga longa e chapéus. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores ensacando cebolas após a colheita no município de Cafarnaum, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou grupos, para garantir a troca de conhecimento entre os alunos.

As atividades propostas permitem aos alunos mobilizar seus conhecimentos prévios e ser introduzidos à temática dos capítulos que serão estudados.

Solicitar que, em duplas ou em grupos, observem a fotografia identificando com eles o trabalho de diversas pessoas em uma plantação de cebolas.

Comentar que as pessoas que aparecem na fotografia realizam um trabalho que apresenta estreitas relações com os ciclos e os elementos da natureza.

O trabalho

[...] O trabalho surge por uma necessidade humana de transformar a natureza e dela retirar o seu sustento ou os meios que auxiliaram na realização de tarefas ou de algum lazer. Diante de uma necessidade, o homem se utiliza do trabalho para transformar as matérias naturais em produtos que atendem às suas necessidades. O trabalho é essencial tanto para a vivência em sociedade quanto para a sobrevivência do próprio homem enquanto ser biológico [...].

[...] O trabalho é a categoria fundante do ser social. Ele é a categoria que dá origem ao agir humano. Sem ele, as inúmeras e variadas formas de atividade humana não poderiam existir. Ele é fundante, pois é a única categoria social que faz a mediação entre o homem e a natureza, gerando novas possibilidades e necessidades.

LEITE, Ângelo Antônio Macêdo. O trabalho e a origem do homem em sociedade: uma análise através da filosofia de Marx e Lukács. Cadernos Cajuína, v. 2, n. 2, p. 79-80, 2017. Disponível em: http://fdnc.io/ftU. Acesso em: 28 maio 2021.

MP139

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Qual é o trabalho retratado na fotografia?
    PROFESSOR Resposta: 1. Colheita.
  1. Que produto é colhido nessa plantação?
    PROFESSOR Resposta: 2. Cebolas.
  1. Em seu lugar de viver há pessoas que realizam um trabalho semelhante?
    PROFESSOR Resposta: 3. Resposta pessoal.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

• Orientar os alunos para que identifiquem a relação entre o espaço físico e os agricultores por meio do trabalho e da atividade que está sendo realizada por eles.

• Solicitar aos alunos que identifiquem a etapa do trabalho agrícola retratada na fotografia.

• Investigar os conhecimentos prévios dos alunos com relação às diferentes etapas do trabalho na agricultura.

• Perguntar: “Quais etapas foram realizadas antes dessa atividade?”.

• Orientar uma roda de conversa sobre os principais desafios enfrentados pelos agricultores.

• Explorar os elementos das paisagens retratados na fotografia.

• Orientá-los a responder às questões propostas e incentivá-los a relatar oralmente suas conclusões.

Primeiros contatos

  1. Espera-se que os alunos reconheçam que o trabalho retratado na fotografia se relaciona com a agricultura (colheita).
  1. Espera-se que os alunos reconheçam que os trabalhadores rurais realizam a colheita de cebolas.
  1. Os alunos devem relatar o trabalho de plantio de alimentos por pessoas que, eventualmente, pratiquem a agricultura em seu lugar de viver.

MP140

DESAFIO À VISTA!

Quais são as características do trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade?

CAPÍTULO 13. O trabalho no campo

As paisagens do campo, também chamadas de paisagens rurais, podem ser diferentes entre si devido às diversas atividades de trabalho que as pessoas realizam e às variadas formas de uso do solo.

  1. Observe a pintura.
Imagem: Ilustração. Uma pintura mostrando áreas de plantações e criação de gado. No meio, um lago com algumas árvores ao redor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fazenda poemas líricos , de Malu Delibo, 2005. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais elementos da paisagem foram representados nessa pintura?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Plantas, animais, pessoas, casas, cercas, lago, estradas, entre outros.
  1. Quais atividades as pessoas estão realizando?

    _____

    PROFESSOR As pessoas estão cuidando de animais e de plantações (ao fundo).
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema permite aos alunos identificar formas de trabalho e compreender como essas atividades são realizadas pelas pessoas. Conversar com os alunos sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo .

Fim do complemento.

  • Realizar a leitura em voz alta da frase inicial.
  • Solicitar aos alunos que observem a pintura e que indiquem os elementos que compõem a paisagem e as atividades que as pessoas estão realizando.
  • Conversar com os alunos sobre o fato de que, atualmente, os espaços rurais (campo) e os espaços urbanas (cidade) têm algumas semelhanças em termos de acesso a tecnologias, a tipos de construção e a algumas atividades econômicas.

    As atividades do capítulo 13 possibilitam aos alunos conhecer e refletir sobre as atividades que as pessoas realizam no espaço rural com destaque para a agricultura, a pecuária e o extrativismo.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Mundo do trabalho.

    Objeto de conhecimento: Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes.

    Habilidade: (EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.

MP141

Ao observar as paisagens do campo, podemos identificar as atividades que estão sendo desenvolvidas.

  1. Observe a fotografia.
Imagem: Fotografia. Um trator passando por uma plantação. Atrás, mais uma área de plantação, com plantas verdes. O céu é azul com nuvens. A fotografia está separada em setores. Plano 1: primeira parte de plantação e trator. Plano 2: plantação verde. Horizonte: o céu.  Fim da imagem.

LEGENDA: Propriedade rural no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Plano 1: _____
    PROFESSOR Resposta: plantação, máquina agrícola, trabalhador e estrada.
  1. Plano 2: _____
    PROFESSOR Resposta: plantação.
  1. Horizonte: _____
    PROFESSOR Resposta: céu e nuvens.
  1. Imagine como seria um dia de trabalho de um agricultor. Em seguida, escreva no caderno um texto relatando a jornada de trabalho desse agricultor.
    • Lembre-se de indicar o horário de início das atividades, as tarefas a realizar e os horários de almoço e de término das atividades.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Comentar que a fotografia desta página apresenta diferentes planos de observação.
  • Auxilie-os a explorar cada um desses planos, destacando os elementos da paisagem.
  • Comentar o modo de vida e o trabalho das pessoas que estão no espaço rural retratado na fotografia.
  1. Solicitar aos alunos que considerem os elementos da paisagem.
    • Organizar uma roda de conversa e orientá-los a refletir sobre as características de um dia de trabalho de um agricultor. Após o diálogo, desenvolver oralmente uma atividade de compreensão de textos, criar um texto coletivo com a participação dos alunos que poderá ser escrito na lousa e registrado no caderno de Geografia.

      Boxe complementar:

      De olho nas competências

      As atividades desenvolvidas neste capítulo aproximam os alunos da competência geral da Educação Básica 6, ao valorizar a diversidade de saberes e vivências, e possibilitam entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania. Também se relaciona com a competência específica de Ciências Humanas 3, ao identificar e comparar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade e estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza, conhecimentos relacionados à competência específica de Geografia 2.

      Fim do complemento.

MP142

O trabalho na agricultura

O trabalho na agricultura é voltado para o cultivo de alimentos e costuma envolver diversas etapas. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Imagem: Infográfico. Série de figuras numeradas. 1: um homem de camisa branca e chapéu despejando o conteúdo de um saco na terra. O solo pode receber adubo para tornar-se mais fértil. 2: o homem segura uma máquina parecida com um carrinho nas mãos. Depois, o solo pode ser arado para que a água penetre nele com mais facilidade. 3: o homem está abaixado segurando mudas. Sementes ou mudas são plantadas no solo. 4: fileiras de mudas sendo irrigadas por jatos de água. A plantação é irrigada para que as plantas recebam água na quantidade adequada a cada tipo de cultivo. 5: o homem está abaixado ao lado da plantação. As plantas recebem cuidados durante o período de desenvolvimento. 6: três trabalhadores estão abaixados na plantação. Na época adequada, os agricultores fazem a colheita. 7: um caminhão. Os produtos colhidos são transportados até as indústrias ou até os locais de consumo.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre os produtos de origem agrícola.
  • Orientá-los a observar que no infográfico estão representadas diferentes etapas do trabalho na agricultura.
  1. Solicitar que descrevam as atividades antes de ler os textos que acompanham a imagens.
    • Conversar sobre cada uma das etapas e solicitar que leiam em voz alta, verificando a fluência em leitura oral dos alunos, comparando o que observaram com a descrição.
    • Chamar a atenção para os instrumentos que o agricultor usa em cada etapa. Essa observação será importante para os alunos desenvolverem a diferenciação entre os conceitos de agricultura familiar e de agricultura comercial.
    • Conversar sobre o destino da produção representada e os consumidores desse produto.
    • Informar aos alunos que as imagens e os textos correspondem à realidade específica de pequenos agricultores e que no Brasil há outros tipos de agricultura, como a agricultura comercial, caracterizada por grandes propriedades, utilização de máquinas e produção em larga escala.

      Para leitura do aluno

      Imagem: Ilustração. Capa de livro. No centro, o título: tudo começa na semente. Ao redor, frutas e vegetais: morango, ervilhas, espiga de milhos, limão, tomate.  Fim da imagem.

      Tudo começa na semente: como os alimentos crescem, de Emily Bone. [S.l.]: Usborne, 2018.

      Compramos os alimentos colhidos, embalados no supermercado e não temos muita curiosidade em saber de onde eles vêm. Este livro explica como a maioria dos alimentos nasce a partir de uma sementinha e apresenta outras informações interessantes sobre os alimentos, algumas das quais
      nunca ouvimos falar.

MP143

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa.  Fim da imagem.

Escolha um alimento que você costuma consumir no dia a dia que seja obtido da agricultura. Em seguida:

PROFESSOR Resposta: Avaliar a coerência do texto e dos desenhos produzidos pelos alunos.
  1. pesquise quais são as etapas envolvidas no plantio e na colheita desse alimento. Consulte jornais, revistas e internet.
  1. escreva um texto e produza desenhos que expliquem e ilustrem cada etapa do cultivo desse alimento.
  1. apresente o texto e os desenhos para os colegas e o professor.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Organizar os alunos em grupos orientando-os a fazer como tarefa de casa a pesquisa proposta na seção Investigue sobre alimentos obtidos na atividade agrícola.
  • Orientar os alunos na pesquisa de informações em jornais, revistas, livros e na internet, assim como na conversa com adultos de sua convivência que conheçam as etapas de produção do alimento, obtendo outras informações.
  • Solicitar aos alunos no retorno à sala de aula que enfoquem os aspectos das etapas de plantio e de colheita, para que o tema não se amplie demais.
  • Auxiliar na realização da síntese de cada item, orientando-os a registrar os aspectos principais de cada etapa.
  1. Retomar as características de um cartaz: título em letras grandes, imagens ilustrativas do tema e uso de legendas claras e completas, porém sintéticas.
    • Orientar os alunos na produção de escrita e na seleção ou elaboração dos desenhos, verificando a possibilidade de imprimirem ou desenharem representações sobre as etapas de plantio e colheita do produto investigado.
    • Socializar os cartazes entre os alunos da classe e organizar uma exposição nas dependências da escola. Nesse momento, relembrar que os produtos da agricultura são fruto do trabalho realizado no campo. Enfatizar que todos têm direito a um emprego digno e a um salário justo. A compreensão sobre a importância do trabalho para a sociedade é elemento da educação em direitos humanos .
    • Acompanhar os alunos na execução das atividades da seção Investigue , indicando a eles fontes confiáveis de pesquisa e orientando a produção de escrita .

MP144

O trabalho na pecuária

A pecuária é a atividade de criação de animais para a obtenção de alimentos ou de matéria-prima para a produção de objetos e outros produtos.

No Brasil, a criação de bois e vacas é mais comum, no entanto, ocorre também a criação de diversos outros animais.

• Observe as fotografias e leia os textos e as legendas.

A criação de bois e vacas é praticada para a obtenção de leite e carne e para a produção de couro.

Imagem: Fotografia. Um homem de calça jeans, camisa branca e chapéu sentado em um banco de madeira ordenhando uma vaca bege com manchas pretas. Atrás tem um bezerro e mais uma vaca. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador tirando leite de vaca no município de Guarani, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

A lã retirada das ovelhas é tratada e transformada em fios e tecidos que podem ser usados para fazer roupas. A carne da ovelha também é consumida pelas pessoas.

Imagem: Fotografia. Dois homens usando chapéu cortando o pelo de uma ovelha. Um deles corta perto da cabeça e o outro perto das costas. No fundo tem mais algumas ovelhas e pessoas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores cortando lã de ovelha no município de Esteio, no estado do Rio Grande do Sul, em 2008. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura compartilhada e em voz alta dos textos.
  • Orientar os alunos a observar cada fotografia e a verificar se ela retrata a criação de animais para a obtenção de alimento ou para a obtenção de materiais utilizados na produção de objetos.
  • Comentar com eles que a pecuária é uma importante atividade econômica realizada no Brasil, com destaque para a criação de galináceos e bovinos. O país passou a ser o principal exportador de carne bovina e possui o segundo maior rebanho de bovinos do mundo, atrás apenas da Índia.

    Perdas e desperdício de alimentos

    A produção e o consumo sustentáveis de alimento não são apenas uma moda passageira, mas duas áreas que demandam a aplicação do conhecimento científico para ampliar a oferta de alimentos com menor impacto ambiental. Em um mundo que enfrenta mudanças climáticas e escassez de recursos naturais, e ainda convive com o flagelo da insegurança alimentar, a redução das perdas e do desperdício de alimento deve ser uma prioridade global.

    A produção de alimentos no mundo, em relação ao período de 2005 a 2007, precisa aumentar 60% até 2050 para suprir a crescente demanda, resultante do crescimento da população no hemisfério sul, aumento do consumo nos países em desenvolvimento e mudanças nos padrões de consumo. [...]

MP145

A criação de aves, como galinhas e perus, é uma atividade importante para a produção de ovos, carne e outros produtos.

LEGENDA: Trabalhador em criação de perus no município de Mineiros, no estado de Goiás, em 2013. FIM DA LEGENDA.

A criação de cabras, para a produção de leite e de couro, é uma atividade que se destaca em vários locais do Brasil.

LEGENDA: Trabalhador conduzindo rebanho de cabras no município de Canudos, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais atividades os trabalhadores da pecuária estão realizando em cada fotografia?
  1. 1: _____
    PROFESSOR Resposta: ordenha.
  1. 2:_____
    PROFESSOR Resposta: retirada de lã.
  1. 3:_____
    PROFESSOR Resposta: criação de aves.
  1. 4: _____
    PROFESSOR Resposta: condução de rebanho.
    1. No seu lugar de viver, há criação de animais?
      PROFESSOR Resposta: Resposta pessoal.

      ( ) Sim

      ( ) Não

    1. Se sim, que tipos de animais são criados? _____
PROFESSOR Resposta: Caso haja prática da pecuária no município onde os alunos vivem, pedir que identifiquem se é criação de bois, galinhas, porcos, cabras, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR

Grande parte do ganho necessário para fazer frente a este desafio de aumentar a produção global de alimentos pode vir da redução do desperdício. As perdas e desperdício de alimentos são um entrave para “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, segundo dos dezessete objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. [...]

EMBRAPA. Perdas e desperdício de alimentos. Disponível em: http://fdnc.io/fpt. Acesso em: 28 maio 2021.

  • Conversar com os alunos sobre os produtos que resultam da criação de animais: lã, couro, carne, ovos e leite.
  • Solicitar que associem as fotografias ao objetivo da criação dos animais.
  • Conversar sobre o desperdício de alimentos e solicitar que relatem se já presenciaram situações em que isso ocorreu e onde aconteceu.
  • Comentar as informações do texto Perdas e desperdício de alimentos, relatando que o problema ocorre não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
  • Chamar a atenção dos alunos para a necessidade de garantir alimento para as pessoas de todo o planeta.
  • Conversar sobre o desperdício depois da colheita e o que podemos fazer para evitá-lo.

    Boxe complementar:

    Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2: Fome zero e agricultura sustentável

    Para desenvolver o ODS 2, ligado ao desafio de “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, pode-se promover uma roda de conversa e anotar na lousa as principais ideias dos alunos para evitar o desperdício de alimentos no mundo. Com a classe dividida em grupos e utilizando as anotações, orientá-los na criação de um desenho sobre o tema e na socialização de suas produções.

    Fim do complemento.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Educação alimentar e nutricional

    Este é um momento propício para abordar com os alunos algumas características de uma alimentação saudável, além do tema do desperdício de alimentos.

    Fim do complemento.

MP146

O trabalho no extrativismo

O extrativismo é a atividade de retirada de recursos da natureza para o uso das pessoas, para o comércio ou para a utilização na indústria. O extrativismo pode ser vegetal, animal ou mineral.

Observe exemplos de alguns produtos obtidos por meio do extrativismo.

Extrativismo vegetal

Imagem: Extrativismo vegetal. Fotografia de um homem sem camisa e de bermuda vermelha em cima de uma árvore. Seta. O fruto do açaí é utilizado no preparo de diferentes alimentos. Fim da imagem.

LEGENDA: Coleta de açaí no município de Barcelos, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

O fruto do açaí é utilizado no preparo de diferentes alimentos.

LEGENDA: Açaí. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo animal

LEGENDA: Pesca no município de Bataguassu, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Nos rios e nos mares, ocorre a pesca de peixes e de outros animais que servem de alimento para as pessoas.

LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo mineral

LEGENDA: Extração de calcário no município de Lagoa da Confusão, no estado de Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.

O calcário é um material que pode ser extraído do solo e é utilizado para a fabricação de diversos produtos.

Imagem: Fotografia de uma pilha de giz colorido.  Fim da imagem.

LEGENDA: Giz escolar. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

• Realizar a leitura do texto inicial.

• Comentar com os alunos que extrativismo é toda atividade de coleta/extração de produtos naturais de origem vegetal: madeira, folhas e frutos; animal: peixes, crustáceos, moluscos; mineral: petróleo, ouro, prata e bauxita.

• Organizar os alunos em grupos e distribuir a leitura de um tipo de extrativismo para cada grupo.

• Orientá-los a ler o texto sobre o tipo de extrativismo selecionado para o grupo e relatar oralmente aos demais colegas o que entenderam e o que mais lhes chamou a atenção.

• Observar a fluência em leitura oral . O monitoramento do progresso dos alunos na fluência permite conhecer com mais detalhes os problemas de leitura de cada um e, assim, oferecer a eles a ajuda necessária.

Atividade complementar

Providenciar um mapa político do Brasil para explorar com os alunos os locais onde ocorre a atividade extrativista desses produtos.

Realizar a leitura das informações das legendas das fotos sobre os estados onde é praticado cada tipo de extrativismo, localizando-os no mapa.

Colocar, no mapa, etiquetas com a indicação do produto extraído em cada localidade citada. Esta atividade é importante para os alunos compreenderem onde ocorre espacialmente as situações de extrativismo retratadas. Sugerir a eles uma pesquisa na internet sobre outras localidades brasileiras onde ocorre extrativismo vegetal, animal ou mineral, identificando os produtos extraídos.

Completar a colocação das etiquetas do mapa com base nas informações coletadas.

Extrativismo

[...] A atividade extrativista sustentável possibilita reduzir e mitigar impactos ambientais negativos a longo prazo sobre os meios bióticos e abióticos. Por fim, o extrativismo sustentável deve levar em consideração a viabilidade econômica, bem como promover melhorias sociais e não comprometer o equilíbrio ecológico local [...]. É reconhecido que o extrativismo se apresenta como alternativa para geração de renda a grupos tradicionais e agroextrativistas, como atividade de subsistência, ou mesmo de complemento à renda familiar [...]. No Brasil, a gama de produtos extrativos é bastante extensa, abrangendo borrachas, gomas não elásticas, ceras, fibras, oleaginosas, tanantes, alimentícios, aromáticas, corantes, medicinais, tóxicas, madeira, caça e pesca, envolvendo grande parcela dos trabalhadores rurais na coleta e beneficiamento de produtos [...]. A falta de informações sobre as práticas extrativistas dificulta o desenvolvimento de estratégias eficazes para o manejo sustentável e conservação de espécies e recursos, por isso a avaliação quantitativa dos impactos do extrativismo é importante para o desenvolvimento de planos de manejo e conservação para o recurso explorado [...].

PEREIRA, Ana Laura B. Síntese do conhecimento científico sobre extrativismo de recursos naturais.
Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul: UFMS, 2020. p. 9.

MP147

  1. Quais produtos retratados nas fotografias você já consumiu ou utilizou?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Identifique o tipo de extrativismo realizado para a obtenção ou para a fabricação dos produtos representados a seguir.

LEGENDA: Portão de ferro. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo _____.

PROFESSOR Resposta: mineral

LEGENDA: Móveis de madeira. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo ._____

PROFESSOR Resposta: vegetal

LEGENDA: Caranguejo. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo _____

PROFESSOR Resposta: animal.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No seu lugar de viver, existem trabalhadores que praticam o extrativismo? Se sim, de qual tipo? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

• Solicitar aos alunos que observem as fotografias relacionadas aos diferentes tipos de extrativismo e os exemplos de produtos obtidos por meio dessa atividade.

• Verificar se esses produtos são consumidos ou utilizados no cotidiano deles.

• Observar as imagens desta página e solicitar aos alunos que indiquem o tipo de extrativismo realizado para a obtenção dos produtos representados.

• Conversar com eles sobre a existência de alguma atividade extrativista no lugar em que vivem.

• Conversar também sobre o uso racional dos recursos naturais para que não se esgotem suas reservas.

Boxe complementar:

Tema Contemporâneo Transversal: Educação ambiental

Esta é uma boa oportunidade para tratar da importância da fiscalização e do controle dos recursos naturais ligados ao extrativismo.

Fim do complemento.

MP148

CAPÍTULO 14. O trabalho na cidade

As paisagens da cidade, também denominadas paisagens urbanas, são marcadas pela presença de diversas construções, como casas e prédios.

As grandes cidades costumam apresentar um intenso movimento de pessoas e de veículos. Nelas, encontramos muitos trabalhadores que desenvolvem atividades em indústrias, em estabelecimentos comerciais ou prestando serviços diversos.

  1. Observe a pintura.

LEGENDA: Madrugada, de Cristiano Sidoti, 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais atividades de trabalho realizadas nas cidades você conhece? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura em voz alta do texto inicial.
  • Solicitar aos alunos que observem a pintura apresentada e indiquem os elementos que compõem a paisagem e as atividades que os moradores desse local podem realizar.
  • Conversar com eles sobre a vida das pessoas na cidade.
  • Solicitar aos alunos que comentem o que sabem do trabalho, do lazer, das moradias, das atividades comerciais e de serviço, da circulação de pessoas e de outros aspectos que envolvam a organização do espaço urbano.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    As atividades relacionadas ao trabalho realizado pelas pessoas na indústria, no comércio e na prestação de serviços aproximam os alunos da competência específica de Ciências Humanas 5, ao comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados. Também se relaciona com a competência específica de Geografia 3, ao desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 14 possibilitam aos alunos conhecer e refletir sobre as atividades que as pessoas realizam no espaço urbano com destaque para as atividades na indústria, no comércio e na prestação de serviços.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Mundo do trabalho.

    Objeto de conhecimento: Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes.

    Habilidade: (EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.

MP149

O trabalho na indústria

Nas indústrias, as matérias-primas são utilizadas para a fabricação de diversos produtos. As matérias-primas podem ser obtidas por meio da agricultura, da pecuária e do extrativismo.

Existem indústrias instaladas no campo, mas a maioria delas está localizada nas cidades.

LEGENDA: Indústria de calçados no município de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Seta para: um par de tênis azul e cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tênis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma fábrica com robôs montadores laranjas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria de automóveis no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Seta para: um carro vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Automóvel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em qual das indústrias mostradas nas fotografias há maior quantidade de trabalhadores? Em sua opinião, por que isso acontece?
PROFESSOR Resposta: Na indústria de calçados, pois na de automóveis há robôs desenvolvendo as atividades.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No espaço urbano de seu lugar de viver há indústrias? Se sim, cite exemplos.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que descrevam os elementos retratados em cada uma das fotografias, a maneira de produzir, os equipamentos utilizados, o produto obtido, o tempo provável de produção de cada item e as pessoas envolvidas.
  • Conversar com eles sobre os trabalhadores e os equipamentos tecnológicos envolvidos na produção dos dois produtos. Relembrar que o trabalho realizado nas fábricas deve ser digno para o trabalhador e sua remuneração deve ser justa. Estes são princípios relevantes da educação em direitos humanos .
  • Solicitar que observem as imagens e descrevam as situações representadas, apontando equipamentos, produtos e pessoas
    envolvidas.
  • Perguntar aos alunos se sabem como algum outro produto industrializado é fabricado. Se souberem, solicitar que expliquem as etapas envolvidas nesse processo.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Trabalho, ciência e tecnologia

    Este é um bom momento para conversar com os alunos sobre a presença da tecnologia; robôs, esteiras rolantes na indústria e seus impactos positivos, como o aumento da produtividade, e negativos, como o aumento do desemprego, devido à intensificação da mecanização.

    Fim do complemento.

MP150

O trabalho no comércio e na prestação de serviços

O comércio e a prestação de serviços são atividades realizadas principalmente na cidade.

O comércio é a atividade baseada na compra e na venda de diferentes produtos. Em padarias, mercados, lojas e outros estabelecimentos ocorre a atividade comercial, em que são vendidos produtos do campo e da cidade.

Existem também estabelecimentos que não estão relacionados com a compra e a venda de produtos, mas com a prestação de serviços . A prestação de serviços é feita por trabalhadores em bancos, escolas, hospitais, salões de beleza e outros.

  1. Observe as fotografias e complete as frases a seguir com a atividade de cada profissional.
Imagem: Fotografia. Uma mulher de cabelo castanho usando uma camiseta azul. Ela segura uma peça de roupa vermelha nas mãos. Atrás dela, prateleiras com roupas de diversas cores dobradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedora em loja no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Dentista no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. A vendedora da loja trabalha no _____
    PROFESSOR Resposta: comércio.
  1. A dentista trabalha na _____
    PROFESSOR Resposta: prestação de serviços.
  1. Registre no quadro dois exemplos de trabalhadores que atuam no seu lugar de viver.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Comércio

    Prestação de serviços

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem indicar vendedor, atendente de farmácia, entre outros. Fim da observação.

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem indicar médico, professor, mecânico, entre outros. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura compartilhada do texto introdutório e conversar com os alunos sobre o que caracteriza o comércio e a prestação de serviços.
  • Observar as fotografias reproduzidas e solicitar aos alunos que as descrevam.
  • Elaborar na lousa uma lista de atividades relacionadas ao comércio e à prestação de serviços conhecidas pelos alunos.
  • Escrever, ao lado de cada um dos itens mencionados, os tipos de trabalhador envolvidos.
  • Conversar sobre as atividades de comércio e de prestação de serviços desenvolvidas no lugar em que vivem.
  • Perguntar a eles se sentem falta de algum tipo de comércio ou serviço no lugar em que vivem e por quê.
  • Orientar os alunos a registrar as informações solicitadas.

    Para leitura do aluno

    Fred topete cabeleireiro, de Michael Roher. Valinhos: Roda & Cia, 2015.

    A visita ao cabeleireiro, um profissional prestador de serviços, proporciona um penteado com fantasia e momentos cheios de histórias e referências artísticas de diferentes lugares do mundo.

    Crescimento das atividades de serviços

    A participação das atividades de serviços no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil passou de 55,7% em 1947 para 74% neste ano [2020]. O comércio, porém, não teve o mesmo desempenho, caindo de 16,3% para 13,7%. Os dados fazem parte de um estudo da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre o desempenho dessas atividades [...]. O estudo [...] aponta mudança significativa na inserção do setor terciário na economia brasileira. [...]

    O economista responsável pelo estudo, Antonio Everton Chaves, afirmou que as taxas mostram as mudanças de paradigmas do funcionamento da economia nacional. “Enquanto o comércio de bens revelou estrangulamento do consumo interno, os serviços se constituíram em alternativas para o ambiente de negócios, expondo por onde a economia brasileira iria passar a crescer com mais intensidade.” [...]

    BRASIL, Cristina Indio do. Serviços avançam e comércio recua na participação no PIB desde 1947. Agência Brasil, 2 dez. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/ftV. Acesso em: 10 jun. 2021.

MP151

Cartografando

Observe a representação de um bairro onde há diferentes estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços.

Imagem: Ilustração. Mapa de uma cidade com seis ruas na horizontal e quatro na vertical. Horizontal, de cima para baixo: Rua Via Láctea, Rua Urano, Rua Saturno, Rua Júpiter, Rua Vênus, Avenida Mercúrio. Na Vertical, da esquerda para a direita: Rua das Estrelas, Avenida Marte, Avenida Terra, Rua Lua Brilhante. Em cada quadra há um desenho e ao lado uma legenda indicando o que tem naquela quadra. Primeira fileira: casas, hospital, prédios. Segunda fileira: padaria, lojas, prédios. Terceira fileira: sorveteria, casas e casas. Quarta fileira: casas, prédios e prédios. Quinta fileira: supermercado, casas e casas. Sexta fileira: prédios, escola, prédios. Sétima fileira: banca de jornal, escola e casas. Oitava fileira: lojas, praça, papelaria e casas. Nona fileira: prédios, praça, banco e prédios. Há duas linhas rosas, uma liga a primeira quadra, com casas, até a banca de jornal e a outra liga a primeira quadra, com casas, até a escola.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração de uma casa laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Casas FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de uma maleta vermelha com uma cruz. Fim da imagem.

LEGENDA: Hospital FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um pão. Fim da imagem.

LEGENDA: Padaria FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Prédios FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de dois sorvetes. Fim da imagem.

LEGENDA: Sorveteria FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um carrinho de supermercado. Fim da imagem.

LEGENDA: Supermercado FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um jornal. Fim da imagem.

LEGENDA: Banca de jornal FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de uma escola. Fim da imagem.

LEGENDA: Escola FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de duas sacolas. Fim da imagem.

LEGENDA: Lojas FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de uma praça com árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um lápis e um tubo de cola. Fim da imagem.

LEGENDA: Papelaria FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um cofre. Fim da imagem.

LEGENDA: Banco FIM DA LEGENDA.

  1. No desenho, circule de azul os símbolos que representam estabelecimentos destinados às atividades de comércio e de vermelho os destinados às atividades de prestação de serviços.
    PROFESSOR Resposta: Azul: padaria, sorveteria, supermercado, banca de jornal, lojas e papelaria. Vermelho: hospital, escola e banco.
  1. Localize, na representação, uma casa laranja situada na Rua Urano.Tendo essa casa como ponto de partida, trace um trajeto possível de ser feito a pé para chegar:
    1. à escola.
    1. à banca de jornal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades permitem aos alunos identificar símbolos em uma representação e descrever trajetos, considerando pontos de referência e desenvolvendo a orientação espacial por meio do uso de termos como “esquerda”, “direita” e “em frente”.

Fim do complemento.

• Solicitar aos alunos que observem os símbolos da legenda, ao lado da representação gráfica do bairro.

• Orientá-los a localizar na representação gráfica do bairro cada um desses símbolos.

• Conversar sobre outros símbolos que poderiam representar cada um dos elementos citados.

• Solicitar que identifiquem os símbolos que indicam atividades de comércio e de prestação de serviços.

• Organizá-los em grupos para que elaborem os trajetos solicitados.

• Indicar a localização da Rua Urano e solicitar que elaborem trajetos, por escrito, com descrições de caminhos dessa rua até a escola e até a banca de jornal, utilizando termos como “direita”, “esquerda” e “em frente”.

• Solicitar que compartilhem as descrições de trajetos com os colegas, comparando as sugestões dos grupos e identificando semelhanças e diferenças entre elas.

MP152

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou as atividades dos trabalhadores do campo e da cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Relacione os trabalhadores com as atividades que executam e os produtos ou serviços que realizam.

COLUNA 1: Trabalhador

Pescador

Agricultor

Coletor de frutos

Vaqueiro

Minerador

Vendedor de roupas

Dentista

Operário

COLUNA 2: Atividade

Extrativismo animal

Extrativismo vegetal

Agricultura

Extrativismo mineral

Pecuária

Comércio

Prestação de serviços

Indústria

COLUNA 3: Produto ou serviço

Alface

Peixe

Açaí

Ouro

Carne

Roupas

Automóvel

Cuidados dentários

PROFESSOR Resposta: Pescador - Extrativismo animal - Peixe; Agricultor - Agricultura - Alface; Coletor de frutos - Extrativismo vegetal - Açaí; Vaqueiro - Pecuária - Carne; Minerador - Extrativismo mineral - Ouro; Vendedor de roupas - Comércio - Roupas; Dentista - Prestação de serviços - Cuidados dentários; Operário - Indústria - Automóvel.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 13 e 14.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Relacionar diferentes trabalhadores com as atividades que realizam e os produtos ou serviços que realizam.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de realizar uma atividade de correlação mais complexa, conectando o nome de cada profissional à atividade que costuma realizar e aos produtos que costumam produzir ou serviços que costumam prestar.

  1. Relacionar diferentes trabalhadores do seu lugar de viver com as atividades que realizam e os produtos ou serviços que realizam.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de indicar o nome de cada profissional da sua comunidade com a atividade que costuma realizar e os produtos que costumam produzir ou serviços prestados.

  1. Indicar exemplos de produtos industrializados utilizados no dia a dia.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer que vários produtos que utilizam no cotidiano são feitos de diversos recursos naturais e transformados pela indústria.

  1. Reconhecer exemplos de profissionais que trabalham na prestação de serviços.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer a diferença entre profissionais que trabalham no comércio e profissionais que trabalham no setor de prestação de serviços.

MP153

  1. Complete o quadro indicando um produto ou serviço do campo ou da cidade que pode ser encontrado em seu lugar de viver. Identifique um trabalhador relacionado a esse produto ou serviço. Observe o exemplo.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Produto ou serviço

    Trabalhador

    Texto em letra cursiva: Corte de cabelo.

    Palavra em letra cursiva: Cabeleireiro

    _____

    PROFESSOR Resposta: Leite

    _____

    PROFESSOR Resposta: Criador de gado

    _____

    PROFESSOR Resposta: Roupas

    _____

    PROFESSOR Resposta: Vendedor de roupas
  1. Cite dois produtos que você utiliza transformados pela indústria.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os alunos podem citar caderno, caneta, tênis, entre outros.
  1. Que tipo de profissionais são os médicos, os dentistas e os professores?

    ( ) Comerciantes.

    ( ) Prestadores de serviços.

    PROFESSOR Resposta: Prestadores de serviços

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

PROFESSOR Respostas pessoais.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço diferentes trabalhadores do campo e da cidade?

_____

_____

_____

b) Reconheço características do trabalho na agricultura, pecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços?

_____

_____

_____

c) Identifico diferentes matérias-primas utilizadas nas indústrias?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual e permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e a postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

MP154

Conclusão do módulo dos capítulos 13 e 14

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 13 e 14. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais são as características do trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as diversas formas de trabalho e as atividades econômicas do campo e da cidade.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi…; Meu ponto forte no processo de aprender foi…; O meu desafio maior no processo de aprender foi…; Eu aprendo melhor quando...

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

  1. Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, podem-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.

    Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar com os alunos a leitura de textos e imagens de profissionais realizando atividades de trabalho no campo e na cidade para que reconheçam as paisagens onde realizam suas atividades e as características desse trabalho, verificando se eles conseguem associar alguns produtos com as atividades de trabalho envolvidas em sua fabricação.

    A página MP169 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.

MP155

Introdução do módulo dos capítulos 15 e 16

Este módulo é formado pelos capítulos 15 e 16 e possibilita aos alunos identificar e refletir sobre impactos ambientais e suas consequências para a vida das pessoas no campo e na cidade, com destaque para a conservação dos solos e dos rios.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Quais são os principais impactos ambientais no campo e na cidade e como eles podem ser evitados?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02GE11, relacionada com os usos dos recursos naturais no campo e na cidade e com os impactos ambientais causados pela ação humana.

São desenvolvidas atividades de interpretação de fotografias, imagens e representações espaciais (imagens de satélite e planta cartográfica), de leitura e de compreensão de textos, de produção de escrita, de desenho de imaginação e de investigação sobre o uso da água no lugar de viver.

Como pré-requisitos, é importante que os alunos conheçam alguns elementos que afetam negativamente o ambiente no lugar de viver.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP156

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Quais são os principais impactos ambientais no campo e na cidade e como eles podem ser evitados?

CAPÍTULO 15. Impactos ambientais: campo e cidade

As atividades realizadas pelas pessoas no campo e na cidade muitas vezes podem provocar impactos no ambiente.

Impactos ambientais no campo

A paisagem do campo tem sido transformada por diversas atividades, como a agricultura, a pecuária, o extrativismo, entre outras.

  1. Nestas imagens de satélite, a cor verde representa a vegetação. Compare-as e responda.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 1990. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

• O que ocorreu com a vegetação da área mostrada nas imagens de satélite entre 1990 e 2019?

PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos percebam que houve diminuição da vegetação. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema permite aos alunos refletir sobre os principais impactos ambientais que ocorrem nos espaços rurais e urbanos e sobre algumas formas de minimizá-los. Conversar com eles sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo .

Fim do complemento.

  • Comentar que a paisagem do campo no Brasil tem sido transformada por diversas atividades, como a agricultura, a pecuária e o extrativismo. Essas transformações são, portanto, resultado do impacto das atividades humanas no ambiente.
  • Solicitar que observem as imagens de satélite e estabeleçam semelhanças e diferenças entre elas.

    Para leitura do aluno

    Cuidado, Dona Mata! , de Regina Siguemoto. São Paulo: Formato, 2019.

    Dona Mata estava toda orgulhosa porque o Homem começou a derrubar árvores para fazer escavações em busca de ouro. Depois de algum tempo, sente-se quase morta e percebe que fora ingênua em acreditar nele. Os bichos da mata decidem salvar Dona Mata e impedem o Homem de continuar a destruí-la

    As atividades do capítulo 15 possibilitam aos alunos reconhecer alguns impactos ambientais causados pela ação das pessoas no campo e na cidade.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida.

    Objeto de conhecimento: Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade.

    Habilidade: (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.

MP157

A agricultura e a pecuária são atividades que, muitas vezes, têm sido praticadas em áreas antes ocupadas por vegetação nativa . É comum que as plantas sejam retiradas para a abertura de áreas de cultivo agrícola e de pastagens.

Algumas vezes, agricultores e criadores de gado colocam fogo na vegetação para limpar o terreno. Essa técnica é chamada de queimada . Além de destruir a vegetação, a queimada pode causar o desaparecimento de animais e reduzir a fertilidade do solo.

Imagem: Fotografia. Uma floresta pegando fogo. Fim da imagem.

LEGENDA: Queimada no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

A prática do extrativismo, principalmente o mineral, também tem provocado o desmatamento de grandes áreas, pois, para explorar minérios, a vegetação é retirada.

LEGENDA: Área de extração de minério de ferro no município de Canaã dos Carajás, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Indique uma das consequências das queimadas.

    _____

    PROFESSOR Resposta: As queimadas podem provocar o desaparecimento de plantas e animais e a perda da fertilidade do solo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais atividades econômicas do campo podem causar danos ao ambiente?
PROFESSOR Resposta: A agricultura, a pecuária e o extrativismo, principalmente o mineral.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar sobre a intensificação do desmatamento nos últimos anos, citando algumas causas para isso, como a expansão agropecuária, a atividade mineradora, a crescente demanda da sociedade por recursos naturais, o crescimento da urbanização e o aumento das queimadas naturais ou intencionais.
  • Comentar que importantes referências da comunidade científica brasileira e internacional têm indicado que o desmatamento da Amazônia está alcançando um limite crítico.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Os conhecimentos desenvolvidos, voltados aos impactos ambientais provocados pelas pessoas no campo e na cidade na realização das atividades econômicas, aproximam os alunos da competência geral da Educação Básica 7, no sentido de formular, negociar e defender ideias e pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global. E também se relaciona com a competência específica de Geografia 4, ao desenvolver o pensamento espacial fazendo uso da linguagem cartográfica na leitura de imagens de satélites de paisagens sendo transformadas pelo desmatamento e pela ocupação urbana.

    Fim do complemento.

MP158

Impactos ambientais nas cidades

Nas grandes cidades, as pessoas realizam diversas atividades. Algumas delas podem prejudicar o ambiente. Para evitar esse problema, têm sido pensadas soluções para a conservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Áreas verdes

Em algumas cidades, a ausência de áreas verdes e a concentração de casas, prédios e ruas favorecem a ocorrência de enchentes, pois a água da chuva não consegue penetrar no solo.

Com a criação de parques e outras áreas verdes, amplia-se a superfície onde a água da chuva pode penetrar.

Qualidade do ar

A grande quantidade de veículos contribui para a poluição do ar.

O estímulo ao uso de transporte público e a fiscalização da emissão de gases pelos veículos reduzem a poluição do ar.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que leiam os textos do infográfico em voz alta verificando a fluência em leitura oral. Orientá-los a prestar atenção ao ritmo e à precisão da leitura, a fim de torná-la progressivamente mais cadenciada.
  • Solicitar que observem todos os elementos representados e que identifiquem algumas situações que causam impacto negativo no ambiente, como geração de gases que poluem o ar; descarte inadequado de lixo orgânico, lixo reciclável e resíduos hospitalares; destinação do lixo a lixões em vez de aterros sanitários; impermeabilização dos solos e retirada da vegetação.
  • Organizar os alunos em grupos e solicitar que reflitam sobre as consequências de cada impacto ambiental representado na imagem:

    - poluição do ar: aumento de problemas respiratórios, diminuição da vegetação, elevação da temperatura do ar e aumento do efeito estufa;

    - descarte inadequado de resíduos orgânicos: contaminação de recicláveis e perda de oportunidade de realizar a compostagem de alimentos e gerar adubo;

    - descarte inadequado de resíduos hospitalares: contaminação das águas e de pessoas que tenham contato com o material;

    - descarte inadequado de materiais recicláveis: poluição do ambiente, perda da oportunidade de reciclar materiais e aumento da demanda por recursos naturais para a produção de novos produtos para consumo;

    - uso inadequado de lixões: contaminação dos solos e das águas e transmissão de doenças às pessoas que residam próximo a eles;

    - impermeabilização dos solos: enchentes, aumento da temperatura do ar e dificuldade de abastecimento dos lençóis freáticos;

    - retirada da vegetação: aumento de problemas respiratórios, elevação da temperatura do ar e redução da biodiversidade.

  1. Indicar aos alunos que proponham outras ações que possam atenuar tais impactos, além das que estão especificadas no infográfico.

    Problemas ambientais

    [...] A industrialização, a produção, circulação e consumo de mercadorias e a concentração populacional nas cidades, que se intensificaram nos últimos dois séculos, tanto promoveram a explosão urbana quanto introduziram paulatinamente a degradação dos ambientes urbanos (MENDONÇA, 2001, p. 82)*. Esses conceitos permitem concluir que, muito importante para compreender o espaço urbano − ou a cidade − devem-se estudar e analisar sua forma e seu crescimento como subsídios às políticas de planejamento e de gestão ambiental. E ainda, obter informações e dados ambientais suscetíveis a cruzamentos, análises e discussões, tornando-os visíveis e acessíveis ao público, de forma a conscientizar a população sobre questões de educação ambiental, que deve ser permanente. [...]

MP159

Lixo

Com muitas pessoas vivendo nas grandes cidades, há elevada produção de lixo. Muitas vezes, não existem áreas próximas à ocupação urbana onde o lixo produzido possa ser depositado e tratado.

A coleta seletiva e a reciclagem reduzem a quantidade de resíduos que chegam às áreas de descarte de lixo.

Solo e rios

Em algumas cidades, o esgoto é lançado diretamente no solo ou nos rios.

A coleta e o tratamento do esgoto evitam a poluição do solo e dos rios.

  1. De acordo com o infográfico, responda.
    1. Indique dois problemas ambientais que podem ocorrer nas cidades que foram mencionados no infográfico.

      _____

      PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar enchentes, falta de áreas verdes, execesso de lixo e poluição do ar, do solo e dos rios. Fim da observação.
    1. Quais atitudes reduziriam ou solucionariam esses dois problemas?

      _____

      PROFESSOR Resposta: A criação de áreas verdes reduziria as enchentes; a coleta seletiva e a reciclagem reduziriam o descarte de lixo; o uso do transporte público e a fiscalização da emissão de gases solucionariam a poluição do ar; o tratamento do esgoto evitaria a poluição do solo e dos rios.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Alguns desses problemas existem no seu lugar de viver? Se sim, quais? Compartilhe suas respostas com os colegas e o professor.
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem relacionar o conteúdo apresentado com a própria realidade. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Os danos socioambientais urbanos e/ou suas ameaças são caracterizados pela poluição sonora, poluição atmosférica, poluição hídrica, desmatamento irregular, degradação ambiental e desequilíbrio ecológico (danos à fauna e à flora), além da lesão ao patrimônio cultural de valor histórico, cultural, urbanístico e paisagístico e riscos à qualidade de vida (saúde e bem-estar).

FRANCISCO, Denise Pinheiro. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem geográfica. RA´EGA, n. 9, p. 50-52, 2005. Disponível em: http://fdnc.io/fpB.
Acesso em: 28 maio 2021.

*MENDONÇA, Francisco. Abordagem interdisciplinar da problemática ambiental urbano-metropolitana. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba: UFPR, 2001. p. 79-95.

  • Socializar as respostas dos alunos para as atividades, avaliando as consequências identificadas por eles e as soluções propostas.
  • Auxiliá-los a identificar os impactos ambientais mais comuns no lugar onde moram.
  • Conversar com eles sobre as consequências desses impactos no ambiente e na vida das pessoas e as possíveis soluções para esses problemas. Relembrar que o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário é um direito humano fundamental reconhecido em 2010 pela ONU, reforçando a educação em direitos humanos .

    Atividade complementar

    Solicitar aos alunos que representem por meio de um desenho uma situação em que haja um problema causado por um impacto ambiental e uma situação em que houve uma interferência positiva no meio ambiente para enfrentar o problema.

    Socializar os registros e conversar sobre as situações propostas.

MP160

Cartografando

Para facilitar a localização de fenômenos em uma representação, podemos dividi-la em quadrículas.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

  1. Indique quais atividades causadoras de impactos ambientais estão representadas em cada uma das seguintes quadrículas.
    • D1: _____
      PROFESSOR Resposta: depósito de lixo no solo
    • D7: _____
      PROFESSOR Resposta: plantação
    • C10: _____
      PROFESSOR Resposta: queimada
    • E7: _____
      PROFESSOR Resposta: extração mineral
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades permitem aos alunos observar e avaliar em detalhes os impactos ambientais que podem ocorrer em uma paisagem.

Fim do complemento.

  • Conversar com os alunos, explorando os elementos que formam a paisagem representada para, em seguida, mostrar a eles como a leitura da quadrícula pode ser feita.
  • Chamar a atenção para a letra A e o número 1 destacando os elementos da paisagem que aparecem nesse quadrante e, em seguida, explorar a letra A e o número 2, e assim por diante.

    Educação comunitária e ambiental

    [...] A elaboração de políticas de humanização e democratização das cidades necessita certamente de planejadores e urbanistas, mas necessita também de vontade política e de uma educação para a cidadania. [...] O desenvolvimento sustentável tem um componente educativo formidável: a preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e a formação da consciência depende da educação. É aqui que entra em cena a ecopedagogia. Ela é uma pedagogia para a promoção da aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida cotidiana .

    GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. In: TORRES, Carlos Alberto (ed.). Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI . Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales Editorial (Clacso), 2001. p. 88-89.

MP161

  1. Indique em quais quadrículas se encontram as seguintes áreas com impactos ambientais.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem a legenda que acompanha a representação e os símbolos utilizados.
  • Pedir que localizem esses símbolos na representação antes de responderem às atividades.
  • Os alunos poderão fazer as atividades em duplas para haver troca de conhecimentos.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. No lado direito, título: azul e lindo o planeta Terra, nossa casa. Para a esquerda, ilustração de um planeta com um sorriso desenhado.  Fim da imagem.

    Azul e lindo: planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha. Ilustrações de: Otavio Roth. São Paulo: Salamandra, 2015.

    Este livro explica como impedir que os solos se tornem desertos, as águas fiquem envenenadas e as florestas sejam devastadas, para que se possa viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo.

MP162

CAPÍTULO 16. Cuidados com o solo e a água

O solo e a água são importantes para garantir a sobrevivência das pessoas e de outros seres vivos.

Muitas técnicas utilizadas nas atividades econômicas realizadas no campo possibilitam garantir a preservação do solo e da água.

Precisamos cuidar do solo

A rotação de culturas é uma técnica que contribui para a conservação do solo.

Imagem: Ilustração. Planta de uma propriedade rural. Na horizontal passa uma rua, para baixo dela há duas plantações: cultivo de trigo na esquerda e cultivo de beterraba na direita. Para cima da rua tem no centro o celeiro, ao lado de três silos e a residência. Para a direita uma horta e o pomar; para a esquerda uma estrutura com criação de galinhas e criação de porcos. No fundo, criação de bois, solo em descanso e cultivo de soja.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

LEGENDA:

  1. Residência
  1. Celeiro
  1. Silos
  1. Pomar
  1. Cultivo de soja
  1. Solo em descanso
  1. Criação de bois
  1. Criação de porcos
  1. Criação de galinhas
  1. Cultivo de trigo

    11. Cultivo de beterraba

    12. Horta

  1. Cite dois dos cultivos agrícolas que foram representados.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os alunos podem citar: soja, trigo ou beterraba.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura do texto esclarecendo dúvidas de vocabulário.
  • Conversar com os alunos sobre o significado das palavras “impacto”; nesse caso, consequências de uma ação ou atividade, e “ambiental”, relativo ao ambiente.
  • Solicitar que observem as representações de uma propriedade rural nos dois momentos, identificando semelhanças e diferenças entre elas.
  • Chamar a atenção para alguns elementos apresentados nas imagens, como as construções, que permaneceram iguais em ambos os momentos.
  • Comentar com os alunos a importância da rotação de culturas na produção agrícola.

    A importância da rotação de culturas

    “[É possível] [...] demonstrar os benefícios da rotação de culturas para a sustentabilidade da produção agrícola [...] Os dados obtidos têm demonstrado que os benefícios da rotação de culturas sobre a qualidade do solo, bem como sobre a dinâmica de pragas, doenças e plantas daninhas, resultam em aumentos na produtividade de todas as culturas econômicas envolvidas no sistema de produção, podendo ainda reduzir os custos de produção pela racionalização do uso de insumos.

    Do mesmo modo, a rotação de culturas tem se revelado uma prática essencial para aumentar a estabilidade da produção das culturas face às variações climáticas comumente observadas no Paraná, não só pela melhoria na qualidade do solo e pela produção de cobertura, mas também por proporcionar a diversificação de cultivares e o escalonamento da época de semeadura.”(FRANCHINI, Julio Cezar et al. Importância da rotação de culturas para a produção agrícola sustentável no Paraná. Londrina: Embrapa, 2011. p. 9. Disponível em: http://fdnc.io/fpC. Acesso em: 28 maio 2021.)

    As atividades do capítulo 16 possibilitam aos alunos compreender a importância da preservação do solo e reconhecer a rotação de culturas como uma técnica de cultivo que favorece a sua conservação. Também permite reconhecer a importância da água para a vida na Terra, sua distribuição no planeta e conhecer formas de uso consciente e sustentável desse recurso.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida.

    Objeto de conhecimento: Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade.

MP163

  1. Observe novamente a representação. Por que a área indicada pelo número 6 não foi usada para nenhum cultivo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Porque a área ficou em descanso para o solo se recuperar.
Imagem: Ilustração. Planta de uma propriedade rural. Na horizontal passa uma rua, para baixo dela há duas plantações: cultivo de repolho na esquerda e cultivo de trigo na direita. Para cima da rua tem no centro o celeiro, ao lado de três silos e a residência. Para a direita uma horta e o pomar; para a esquerda uma estrutura com criação de galinhas e criação de porcos. No fundo, criação de bois, cultivo de soja e solo em descanso.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

LEGENDA:

  1. Residência
  1. Celeiro
  1. Silos
  1. Pomar
  1. Cultivo de soja
  1. Solo em descanso
  1. Criação de bois
  1. Criação de porcos
  1. Criação de galinhas
  1. Cultivo de repolho
  1. Cultivo de trigo
  1. Horta
  1. Compare, nas duas representações, as áreas indicadas pelo número 10. O que foi plantado primeiro e o que foi plantado dois anos depois nessa área?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Primeiro, foi cultivado trigo e, dois anos depois, repolho.
  1. Que técnica agrícola foi utilizada nessa propriedade rural? Qual é a importância dessa técnica para o solo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A rotação de culturas. Essa técnica de agricultura contribui para a conservação do solo.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além da agricultura, que outras atividades são realizadas nessa propriedade rural?
PROFESSOR Resposta: Criação de bois, porcos, galinhas e armazenamento de alimentos nos silos.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Observar a representação da propriedade rural dois anos depois e orientar os alunos para que percebam que houve mudanças no tipo de plantação ou um “descanso”, ou seja, o solo ficou descoberto, sem nenhum tipo de plantio. O processo de alternância de cultivos em um mesmo solo, somado a momentos de descanso, é chamado de rotação de culturas. A rotação de culturas serve para reconstituir e preservar os nutrientes do solo, garantindo sua fertilidade por mais tempo sem o uso de fertilizantes químicos.
  • Retomar as imagens e identificar com os alunos as áreas de descanso do solo (6) e as áreas de alternância de cultivos (10 e 11).
  • Informá-los de que, mesmo realizando a rotação de culturas e o “descanso” do solo, pode ser necessário o uso de adubos para enriquecê-lo com nutrientes.
  • Comentar que o uso de fertilizantes químicos em excesso pode contaminar o solo e a água existente próximo à área de plantio, como os rios, ou no subsolo. Os adubos orgânicos constituem uma alternativa mais sustentável.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Os conhecimentos desenvolvidos relacionados aos cuidados com os solos e a água se aproximam da competência específica de Ciências Humanas 6 ao construir argumentos com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, relacionando também à competência específica de Geografia 1 ao utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e resolução de problemas.

    Fim do complemento.

    Habilidade: (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.

MP164

Precisamos cuidar da água

A água é fundamental para a sobrevivência das pessoas e de todos os outros seres vivos.

A maior parte da superfície terrestre é coberta por oceanos e mares, compostos de água salgada. Assim, apesar de haver muita água no planeta, grande quantidade dela não pode ser consumida pelas pessoas.

A água que as pessoas consomem é a água doce, e ela existe em menor quantidade.

Imagem: Ilustração de um copo cheio de água. Fim da imagem.

Representação da proporção de água salgada presente nos oceanos e mares.

Imagem: Ilustração de um copo com parte com água. Fim da imagem.

Representação da proporção de água doce presente nas geleiras.

Imagem: Ilustração de um copo com pouca água. Fim da imagem.

Representação da proporção de água doce presente nos rios, lagos e nos reservatórios subterrâneos, que serve para o consumo das pessoas.

Imagem: Ilustração. Planeta Terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Planeta Terra FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. A maior parte da água do planeta Terra é _____
    PROFESSOR Resposta: salgada.
  1. Uma parte da água doce do planeta Terra está congelada nas _____
    PROFESSOR Resposta: geleiras.
  1. Parte da água doce disponível para o consumo das pessoas está nos _____, _____ e nos reservatórios subterrâneos do planeta.
    PROFESSOR Resposta: rios, lagos
MANUAL DO PROFESSOR
  • Ler o texto introdutório e conversar com os alunos sobre as ideias principais.
  • Orientá-los a observar a representação da quantidade de água existente no planeta, chamando a atenção deles para a pequena parcela de água doce disponível em rios e lagos que pode ser tratada e aproveitada para consumo humano.
  • Utilizar a ilustração para mostrar aos alunos que a maior parte da superfície do planeta Terra é coberta pelos oceanos (água salgada).
  • Orientar o preenchimento das lacunas nas frases apresentadas.
  • Solicitar a um aluno que leia a frase de cada item até a lacuna e aos demais que sugiram a palavra que a completa.
  • Conversar sobre a escassez de água e suas causas principais.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Educação em direitos humanos

    Este é um momento propício para trabalhar com os alunos o “direito à água”, garantido na Declaração Universal dos Direitos da Água, publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992.

    Fim do complemento.

    Direito à água

  1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
  1. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
  1. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia [...].

MP165

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Converse com um adulto de sua convivência e registre as respostas dele para as perguntas a seguir.
PROFESSOR Respostas pessoais com base no depoimento do adulto de convivência dos alunos.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Com base nas respostas do entrevistado, desenhe e escreva uma atitude que você pode ter no dia a dia para não desperdiçar água.

    _____

    _____

PROFESSOR Resposta: Avaliar a pertinência das representações feitas pelos alunos.
MANUAL DO PROFESSOR
  1. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis [...].
  1. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
  1. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

    Declaração universal dos direitos da água. ONU, 1992. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Disponível em: http://fdnc.io/fpD. Acesso em: 28 maio 2021.

    • Orientar os alunos na realização da conversa com o adulto de sua convivência sobre a proposta na seção Investigue, como tarefa de casa, e solicitar que observem o consumo de água das pessoas que moram na residência, identificando os momentos em que há mais consumo e se há desperdícios.
    • Realizar a leitura de cada item e esclarecer as possíveis dúvidas.
    • Salientar que o entrevistado deve ser alguém que conheça como é feito o abastecimento de água da moradia.
    • Socializar os resultados das entrevistas, estabelecendo semelhanças e diferenças entre os registros.
    • Cuidar para que eles desenhem uma situação em que tenham economizado água no lugar onde vivem.

MP166

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou os impactos ambientais que as atividades realizadas pelas pessoas podem provocar nas paisagens do campo e da cidade e os cuidados para evitar esses problemas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Leia o poema.

Cidadania é quando...

[...] Não desperdiço

Nem alimento

Nem energia

Senão, um dia

A terra se cansa

Usar demais

Somente a paz

E a esperança

[...] Eu colaboro

Faço minha parte

Faço com gosto

Faço com arte

Sozinho, sou pouco

Junto com os outros

Eu sou mais forte

Sou mais feliz!

FONTE: Nílson José Machado. Cidadania é quando... São Paulo: Escrituras, 2001. p. 19, 38-39.

  1. O poema aborda o não desperdício de alimentos. Por que isso é importante?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Evitar o desperdício de alimentos contribui para a redução da produção agrícola, que interfere no ambiente.
  1. Veja o trecho do poema que está assinalado e indique uma técnica que podemos utilizar nos solos para favorecer sua conservação.

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar a rotação de culturas. Fim da observação.
  1. Indique uma atitude que pode ser tomada para evitar o desperdício de água.

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos citem fechar a torneira ao escovar os dentes, usar balde e vassoura para limpar quintais e calçadas, entre outras. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 15 e 16.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Indicar ações coletivas que possam contribuir para a preservação dos recursos naturais como o solo e a água.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de ler e interpretar um texto, para fazer inferências a partir dele sobre ações e técnicas que contribuam para evitar o desperdício de alimentos, a conservação dos solos e a preservação da água doce.

  1. Elaborar representação de problema ambiental do lugar de viver.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de elaborar um desenho de memória ou uma colagem indicando problemas ambientais do lugar de viver, seja no campo, seja na cidade.

  1. Indicar exemplos de ações que podem contribuir para minimizar problemas ambientais no lugar de viver.

    Espera-se que os alunos, a partir da representação elaborada, sejam capazes de propor uma ação que contribua para melhorar um problema ambiental presente no cotidiano do lugar onde vivem.

MP167

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Represente por meio de desenho ou de colagem um problema ambiental do seu lugar de viver.

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Quais atitudes poderiam ser tomadas para ajudar a resolver o problema ambiental que você representou?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Resposta pessoal. Assegurar que a resposta tenha relação com a representação que foi elaborada na atividade anterior.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

PROFESSOR Respostas pessoais.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Indico exemplos de impactos ambientais causados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade?

_____

_____

_____

b) Reconheço a importância de preservar o solo e a água?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Contribuí com o desenvolvimento do trabalho juntamente com os colegas?

_____

_____

_____

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual e permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e a postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Ao propor soluções para minimizar problemas ambientais do lugar de viver, é possível desenvolver a competência geral 10, a competência específica de Ciências Humanas 3 e a competência específica de Geografia 7.

Fim do complemento.

MP168

Comentários para o professor

Conclusão do módulo dos capítulos 15 e 16

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 15 e 16. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais são os principais impactos ambientais no campo e na cidade e como eles podem ser evitados?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre a os impactos ambientais provocados pelas atividades econômicas realizadas pelas pessoas.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi…; Meu ponto forte no processo de aprender foi…; O meu desafio maior no processo de aprender foi…; Eu aprendo melhor quando...

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP169

Tabela: equivalente textual a seguir.

Modelo de ficha de acompanhamento

Escola: _____

Ano: _____ Turma: _____

Aluno(a): _____

Professor(a): _____

Níveis de desempenho (ND): 1 – Avançado; 2 – Adequado; 3 – Básico; 4 – Iniciante

Módulo

Objetivos de aprendizagem

ND

Capítulos 1 e 2

Reconhecer em diferentes paisagens elementos que são feitos pelas pessoas e elementos que não são feitos por elas.

Perceber transformações da paisagem durante o dia e à noite.

Reconhecer distintos profissionais, relacionando suas atividades aos períodos do dia em que costumam trabalhar.

Desenvolver habilidades de localização utilizando noções como esquerda, direita, frente, atrás, entre outras.

Capítulos 3 e 4

Indicar diferentes características das paisagens dos lugares de viver.

Identificar diferentes pontos de referência no lugar de viver.

Reconhecer formas de representar uma paisagem, como o desenho, o mapa mental, a planta cartográfica
e a maquete.

Identificar diferentes formas de visão em uma representação.

Capítulos 5 e 6

Identificar diferentes elementos da paisagem dos bairros.

Identificar atitudes que contribuem para uma boa convivência da comunidade do bairro.

Desenvolver representações utilizando símbolos e as diferentes visões.

Reconhecer influências de migrantes e grupos sociais nos costumes e nas tradições do bairro onde vive.

Capítulos 7 e 8

Reconhecer diferentes meios de transporte e de comunicação utilizados pelas pessoas.

Reconhecer a importância dos meios de transporte e de comunicação para interligar pessoas e lugares.

Indicar usos e atitudes responsáveis e seguros relacionados aos meios de transportes e de comunicação.

Capítulos 9 e 10

Identificar os elementos que constituem as paisagens do campo e da cidade.

Reconhecer diferentes modos de vida das pessoas que vivem no campo e na cidade.

Identificar aspectos que favorecem a qualidade de vida no lugar de viver.

Interpretar representações de paisagens do campo e da cidade elaboradas de distintos pontos de vista.

Capítulos 11 e 12

Reconhecer transformações das paisagens ao longo do tempo.

Identificar diferentes tipos de poluição que alteram as paisagens e prejudicam a qualidade de vida das pessoas.

Elaborar representações das paisagens e suas transformações.

Capítulos 13 e 14

Reconhecer as principais características do trabalho que predomina no campo relacionado à agricultura, à pecuária e ao extrativismo.

Reconhecer as principais atividades de trabalho que predominam na cidade relacionadas à indústria, ao comércio e à prestação de serviços.

Identificar diferentes matérias-primas usadas nas indústrias que são obtidas por meio do trabalho na agricultura, na pecuária e no extrativismo.

Capítulos 15 e 16

Identificar impactos ambientais que ocorrem no campo e na cidade, propondo soluções para minimizá-los.

Reconhecer técnicas de conservação do solo e formas de uso responsável da água.

MP170

O QUE EU APRENDI ?

Avaliação de resultado

Você aprendeu muitas coisas ao longo do ano. Agora, é o momento de avaliar essas aprendizagens.

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 1, 2, 3 e 4.

  1. Observe a paisagem retratada na fotografia.

LEGENDA: Vista do município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Cite um elemento da paisagem que foi feito pelas pessoas.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Ponte, estrada, entre outros.
  1. Cite um elemento da paisagem que não foi feito pelas pessoas.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Rio, árvores, entre outros.
  1. Essa paisagem foi retratada durante o dia ou durante a noite? Explique.

    _____

    PROFESSOR Resposta: A paisagem foi retratada de dia, pois se observa a luz do Sol formando as sombras.
  1. Dê exemplos de dois trabalhadores de seu lugar de viver que trabalham durante o dia ou durante a noite.
    PROFESSOR Resposta: As respostas dependem da localidade onde vivem os alunos.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Profissionais que trabalham durante o dia

    Profissionais que trabalham durante a noite

    _____

    _____

    _____

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de resultado

Esta avaliação pode ser aplicada ao término do módulo de trabalho e ao final do bimestre, do semestre ou do ano. Fica a critério do professor aplicá-la integralmente ou selecionar algumas atividades a partir do que foi priorizado ao longo dos estudos. Sugere-se estabelecer pontuações ou conceitos distintos para atividades valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo do curso. Vale considerar a possibilidade de elaborar rubricas visando sistematizar os critérios de correção e minimizar elementos de subjetividade, favorecendo uma devolutiva mais clara e transparente de seus resultados.

Se julgar pertinente, solicitar aos alunos que respondam em uma folha avulsa, sem a cópia do enunciado e numerando as respectivas atividades antes de suas respostas.

Objetivos de aprendizagem das atividades 1 e 2

  1. Indicar elementos naturais e humanizados em uma paisagem, reconhecendo ritmos da natureza em paisagem representada.
  1. Indicar exemplos de trabalhadores do lugar de viver e dos períodos em que costumam trabalhar.

MP171

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 5, 6, 7 e 8.

  1. Indique em qual visão foram representadas cada uma das paisagens de um bairro. Na visão frontal, oblíqua ou vertical?

_____

PROFESSOR Resposta: Visão oblíqua.
Imagem: Ilustração. Imagem em planta de um bairro com casas, prédios e uma escola na quadra do meio. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Visão vertical.
  1. A partir da entrevista realizada com um migrante do seu lugar de viver, qual foi o fato contado por ele que mais chamou a sua atenção?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Cite dois pontos de referência que podem ser observados em seu caminho de casa até a escola.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Indique os meios de comunicação utilizados em sua moradia para:
    1. diversão. _____
      PROFESSOR Resposta: Os alunos podem indicar livro, videogame , entre outros..
    1. obter informações. _____
      PROFESSOR Resposta: Os alunos podem indicar jornal, TV, entre outros..
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos de aprendizagem das atividades 3 a 6

  1. Indicar visões em que foram elaboradas diferentes formas de representação.
  1. Relatar informação fornecida por migrante do lugar de viver.
  1. Indicar pontos de referência observados no caminho da moradia até a escola.
  1. Indicar exemplos de meios de comunicação utilizados na moradia para atividades de lazer e para a obtenção de notícias.

MP172

O QUE EU APRENDI?

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 9, 10, 11 e 12.

  1. Observe as fotografias.

LEGENDA: Vista do município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Vista do município de Bueno Brandão, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Destaque três elementos que formam a paisagem da fotografia A.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Lago, vegetação, conjunto de prédios.
  1. Destaque três elementos que formam a paisagem da fotografia B.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Casas distantes umas das outras, áreas de plantação, morro com vegetação.
  1. Cite uma atitude que pode beneficiar a qualidade de vida nas cidades.

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar não jogar lixo na rua e ser educado com os vizinhos. Fim da observação.
  1. Cite três tipos de poluição que prejudicam a qualidade de vida das pessoas.

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem responder: poluição do ar, poluição dos rios, poluição sonora, poluição visual. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos de aprendizagem das atividades 7 a 9

  1. Reconhecer elementos da paisagem do campo e da cidade por meio de fotografias, diferenciando essas paisagens.
  1. Dar exemplos de atitudes que podem contribuir para a qualidade de vida dos moradores da cidade.
  1. Indicar exemplos de poluição que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas.

MP173

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.

  1. Indique um profissional que trabalha no seu lugar de viver e, em seguida, indique a qual atividade ele está relacionado.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
    1. Profissional: _____
    1. Assinale abaixo a qual tipo de atividade o trabalho desse profissional se relaciona.

      ( ) Agricultura.

      ( ) Pecuária.

      ( ) Extrativismo.

      ( ) Indústria.

      ( ) Comércio.

      ( ) Prestação de serviços.

  1. Muitas pessoas trabalham no extrativismo, atividade que consiste na retirada de recursos da natureza. Quais tipos de extrativismo existem?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Extrativismo mineral, extrativismo vegetal e extrativismo animal.
  1. Cite duas sugestões para economizar água: uma sugestão para a sua moradia e outra para a escola onde você estuda.
    1. Moradia: _____
      PROFESSOR Resposta: não deixar torneira aberta ao escovar os dentes.
    1. Escola: _____
      PROFESSOR Resposta: fechar bem a torneira para não ficar pingando água.
  1. Assinale onde é mais comum ocorrer os diferentes tipos de impactos ambientais.
    1. Queimadas em áreas que eram ocupadas por vegetação nativa.

      ( ) Campo.

      ( ) Cidade.

      PROFESSOR Resposta: Campo
    1. Grande quantidade de veículos provocando poluição do ar.

      ( ) Campo.

      ( ) Cidade.

      PROFESSOR Resposta: Cidade
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos de aprendizagem das atividades 10 a 13

  1. Apontar exemplo de profissional do lugar de viver, indicando a atividade econômica exercida e sua importância social.
  1. Indicar exemplos de tipos de extrativismo.
  1. Propor ações de uso racional da água na moradia e na escola.
  1. Reconhecer impactos ambientais que costumam ocorrer no campo e/ou na cidade.