MP137
Comentários para o professor
Unidade 4 As pessoas, o trabalho e o ambiente
Esta unidade permite aos alunos estabelecer relações entre o espaço físico e as pessoas por meio do trabalho, observando características das paisagens do campo e da cidade e as formas como o trabalho influencia a ocupação e o uso do solo e pode impactar o ambiente.
Módulos da unidade
Capítulos 13 e 14: exploram os elementos das paisagens e os principais tipos de trabalhos realizados pelas pessoas no campo e na cidade.
Capítulos 15 e 16: abordam os impactos ambientais provocados pelas atividades econômicas realizadas pelas pessoas.
Primeiros contatos
As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir de uma fotografia que retrata trabalhadores rurais durante atividade colheita em espaço rural de um município.
Introdução do módulo dos capítulos 13 e 14
Este módulo é formado pelos capítulos 13 e 14 e permite aos alunos observar e descrever os elementos das paisagens do campo e da cidade, refletindo sobre os principais tipos de trabalho realizados pelas pessoas.
Questão problema
Quais são as características do trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade?
Atividades do módulo
As atividades do módulo possibilitam aos alunos descrever características de diversas atividades econômicas realizadas no campo e na cidade, incluindo as minerais, agropecuárias e industriais, favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF02GE07.
São propostas atividades de interpretação de pinturas, fotografias e planta cartográfica, além de leitura e compreensão de textos.
Como pré-requisito, os alunos devem ser capazes de distinguir diferentes tipos de trabalho que podem ser realizados pelas pessoas.
Principais objetivos de aprendizagem
- Reconhecer as principais características do trabalho que predomina no campo relacionado à agricultura, à pecuária e ao extrativismo.
- Reconhecer as principais atividades de trabalho que predominam na cidade relacionadas à indústria, ao comércio e à prestação de serviços.
- Identificar diferentes matérias-primas usadas nas indústrias que são obtidas por meio do trabalho na agricultura, na pecuária e no extrativismo.
MP138
UNIDADE 4. As pessoas, o trabalho e o ambiente
LEGENDA: Trabalhadores ensacando cebolas após a colheita no município de Cafarnaum, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou grupos, para garantir a troca de conhecimento entre os alunos.
As atividades propostas permitem aos alunos mobilizar seus conhecimentos prévios e ser introduzidos à temática dos capítulos que serão estudados.
Solicitar que, em duplas ou em grupos, observem a fotografia identificando com eles o trabalho de diversas pessoas em uma plantação de cebolas.
Comentar que as pessoas que aparecem na fotografia realizam um trabalho que apresenta estreitas relações com os ciclos e os elementos da natureza.
O trabalho
[...] O trabalho surge por uma necessidade humana de transformar a natureza e dela retirar o seu sustento ou os meios que auxiliaram na realização de tarefas ou de algum lazer. Diante de uma necessidade, o homem se utiliza do trabalho para transformar as matérias naturais em produtos que atendem às suas necessidades. O trabalho é essencial tanto para a vivência em sociedade quanto para a sobrevivência do próprio homem enquanto ser biológico [...].
[...] O trabalho é a categoria fundante do ser social. Ele é a categoria que dá origem ao agir humano. Sem ele, as inúmeras e variadas formas de atividade humana não poderiam existir. Ele é fundante, pois é a única categoria social que faz a mediação entre o homem e a natureza, gerando novas possibilidades e necessidades.
LEITE, Ângelo Antônio Macêdo. O trabalho e a origem do homem em sociedade: uma análise através da filosofia de Marx e Lukács. Cadernos Cajuína, v. 2, n. 2, p. 79-80, 2017. Disponível em: http://fdnc.io/ftU. Acesso em: 28 maio 2021.
MP139
Boxe complementar:
Primeiros contatos
-
Qual é o trabalho retratado na fotografia?
PROFESSOR
Resposta: 1. Colheita.
-
Que produto é colhido
nessa plantação?
PROFESSOR
Resposta: 2. Cebolas.
-
Em seu lugar de viver há pessoas que realizam um trabalho
semelhante?
PROFESSOR
Resposta: 3. Resposta pessoal.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
• Orientar os alunos para que identifiquem a relação entre o espaço físico e os agricultores por meio do trabalho e da atividade que está sendo realizada por eles.
• Solicitar aos alunos que identifiquem a etapa do trabalho agrícola retratada na fotografia.
• Investigar os conhecimentos prévios dos alunos com relação às diferentes etapas do trabalho na agricultura.
• Perguntar: “Quais etapas foram realizadas antes dessa atividade?”.
• Orientar uma roda de conversa sobre os principais desafios enfrentados pelos agricultores.
• Explorar os elementos das paisagens retratados na fotografia.
• Orientá-los a responder às questões propostas e incentivá-los a relatar oralmente suas conclusões.
Primeiros contatos
- Espera-se que os alunos reconheçam que o trabalho retratado na fotografia se relaciona com a agricultura (colheita).
- Espera-se que os alunos reconheçam que os trabalhadores rurais realizam a colheita de cebolas.
- Os alunos devem relatar o trabalho de plantio de alimentos por pessoas que, eventualmente, pratiquem a agricultura em seu lugar de viver.
MP140
DESAFIO À VISTA!
Quais são as características do trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade?
CAPÍTULO 13. O trabalho no campo
As paisagens do campo, também chamadas de paisagens rurais, podem ser diferentes entre si devido às diversas atividades de trabalho que as pessoas realizam e às variadas formas de uso do solo.
- Observe a pintura.
LEGENDA: Fazenda poemas líricos , de Malu Delibo, 2005. FIM DA LEGENDA.
-
Quais elementos da paisagem foram representados
nessa pintura?
_____
PROFESSOR
Resposta: Plantas, animais, pessoas, casas, cercas, lago, estradas, entre outros.
-
Quais atividades as pessoas estão realizando?
_____
PROFESSOR
As pessoas estão cuidando de animais e de plantações (ao fundo).
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Desafio à vista!
A questão problema permite aos alunos identificar formas de trabalho e compreender como essas atividades são realizadas pelas pessoas. Conversar com os alunos sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo .
Fim do complemento.
- Realizar a leitura em voz alta da frase inicial.
- Solicitar aos alunos que observem a pintura e que indiquem os elementos que compõem a paisagem e as atividades que as pessoas estão realizando.
-
Conversar com os alunos sobre o fato de que, atualmente, os
espaços rurais (campo) e os espaços urbanas (cidade) têm algumas
semelhanças em termos de acesso a tecnologias, a tipos de
construção e a algumas atividades econômicas.
As atividades do capítulo 13 possibilitam aos alunos conhecer e refletir sobre as atividades que as pessoas realizam no espaço rural com destaque para a agricultura, a pecuária e o extrativismo.
A BNCC neste capítulo
Unidade temática: Mundo do trabalho.
Objeto de conhecimento: Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes.
Habilidade: (EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.
MP141
Ao observar as paisagens do campo, podemos identificar as atividades que estão sendo desenvolvidas.
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Propriedade rural no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais elementos da paisagem podem ser observados em cada plano da imagem?
-
Plano 1:
_____
PROFESSOR
Resposta: plantação, máquina agrícola, trabalhador e estrada.
-
Plano 2:
_____
PROFESSOR
Resposta: plantação.
-
Horizonte:
_____
PROFESSOR
Resposta: céu e nuvens.
-
Imagine como seria um dia de trabalho de um agricultor. Em seguida,
escreva no
caderno um texto
relatando a jornada de trabalho desse agricultor.
- Lembre-se de indicar o horário de início das atividades, as tarefas a realizar e os horários de almoço e de término das atividades.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
- Comentar que a fotografia desta página apresenta diferentes planos de observação.
- Auxilie-os a explorar cada um desses planos, destacando os elementos da paisagem.
- Comentar o modo de vida e o trabalho das pessoas que estão no espaço rural retratado na fotografia.
-
Solicitar aos alunos que considerem os elementos da paisagem.
-
Organizar uma roda de conversa e orientá-los a refletir sobre
as características de um dia de trabalho de um agricultor.
Após o diálogo, desenvolver oralmente uma atividade de
compreensão de textos, criar um texto coletivo com a participação dos alunos que
poderá ser escrito na lousa e registrado no
caderno de
Geografia.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades desenvolvidas neste capítulo aproximam os alunos da competência geral da Educação Básica 6, ao valorizar a diversidade de saberes e vivências, e possibilitam entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania. Também se relaciona com a competência específica de Ciências Humanas 3, ao identificar e comparar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade e estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza, conhecimentos relacionados à competência específica de Geografia 2.
Fim do complemento.
-
Organizar uma roda de conversa e orientá-los a refletir sobre
as características de um dia de trabalho de um agricultor.
Após o diálogo, desenvolver oralmente uma atividade de
compreensão de textos, criar um texto coletivo com a participação dos alunos que
poderá ser escrito na lousa e registrado no
caderno de
Geografia.
MP142
O trabalho na agricultura
O trabalho na agricultura é voltado para o cultivo de alimentos e costuma envolver diversas etapas. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
MANUAL DO PROFESSOR
- Conversar com os alunos sobre os produtos de origem agrícola.
- Orientá-los a observar que no infográfico estão representadas diferentes etapas do trabalho na agricultura.
-
Solicitar que descrevam as atividades antes de ler os textos que
acompanham a imagens.
- Conversar sobre cada uma das etapas e solicitar que leiam em voz alta, verificando a fluência em leitura oral dos alunos, comparando o que observaram com a descrição.
- Chamar a atenção para os instrumentos que o agricultor usa em cada etapa. Essa observação será importante para os alunos desenvolverem a diferenciação entre os conceitos de agricultura familiar e de agricultura comercial.
- Conversar sobre o destino da produção representada e os consumidores desse produto.
-
Informar aos alunos que as imagens e os textos correspondem à
realidade específica de pequenos agricultores e que no Brasil
há outros tipos de agricultura, como a agricultura comercial,
caracterizada por grandes propriedades, utilização de máquinas
e produção em larga escala.
Para leitura do aluno
Tudo começa na semente: como os alimentos crescem, de Emily Bone. [S.l.]: Usborne, 2018.
Compramos os alimentos colhidos, embalados no supermercado e não temos muita curiosidade em saber de onde eles vêm. Este livro explica como a maioria dos alimentos nasce a partir de uma sementinha e apresenta outras informações interessantes sobre os alimentos, algumas das quais
nunca ouvimos falar.
MP143
Boxe complementar:
Investigue
Escolha um alimento que você costuma consumir no dia a dia que seja obtido da agricultura. Em seguida:
PROFESSOR
Resposta: Avaliar a coerência do texto e dos desenhos produzidos pelos alunos.- pesquise quais são as etapas envolvidas no plantio e na colheita desse alimento. Consulte jornais, revistas e internet.
- escreva um texto e produza desenhos que expliquem e ilustrem cada etapa do cultivo desse alimento.
- apresente o texto e os desenhos para os colegas e o professor.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
- Organizar os alunos em grupos orientando-os a fazer como tarefa de casa a pesquisa proposta na seção Investigue sobre alimentos obtidos na atividade agrícola.
- Orientar os alunos na pesquisa de informações em jornais, revistas, livros e na internet, assim como na conversa com adultos de sua convivência que conheçam as etapas de produção do alimento, obtendo outras informações.
- Solicitar aos alunos no retorno à sala de aula que enfoquem os aspectos das etapas de plantio e de colheita, para que o tema não se amplie demais.
- Auxiliar na realização da síntese de cada item, orientando-os a registrar os aspectos principais de cada etapa.
-
Retomar as características de um cartaz: título em letras grandes,
imagens ilustrativas do tema e uso de legendas claras e completas,
porém sintéticas.
- Orientar os alunos na produção de escrita e na seleção ou elaboração dos desenhos, verificando a possibilidade de imprimirem ou desenharem representações sobre as etapas de plantio e colheita do produto investigado.
- Socializar os cartazes entre os alunos da classe e organizar uma exposição nas dependências da escola. Nesse momento, relembrar que os produtos da agricultura são fruto do trabalho realizado no campo. Enfatizar que todos têm direito a um emprego digno e a um salário justo. A compreensão sobre a importância do trabalho para a sociedade é elemento da educação em direitos humanos .
- Acompanhar os alunos na execução das atividades da seção Investigue , indicando a eles fontes confiáveis de pesquisa e orientando a produção de escrita .
MP144
O trabalho na pecuária
A pecuária é a atividade de criação de animais para a obtenção de alimentos ou de matéria-prima para a produção de objetos e outros produtos.
No Brasil, a criação de bois e vacas é mais comum, no entanto, ocorre também a criação de diversos outros animais.
• Observe as fotografias e leia os textos e as legendas.
A criação de bois e vacas é praticada para a obtenção de leite e carne e para a produção de couro.
LEGENDA: Trabalhador tirando leite de vaca no município de Guarani, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
A lã retirada das ovelhas é tratada e transformada em fios e tecidos que podem ser usados para fazer roupas. A carne da ovelha também é consumida pelas pessoas.
LEGENDA: Trabalhadores cortando lã de ovelha no município de Esteio, no estado do Rio Grande do Sul, em 2008. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Realizar a leitura compartilhada e em voz alta dos textos.
- Orientar os alunos a observar cada fotografia e a verificar se ela retrata a criação de animais para a obtenção de alimento ou para a obtenção de materiais utilizados na produção de objetos.
-
Comentar com eles que a pecuária é uma importante atividade
econômica realizada no Brasil, com destaque para a criação de
galináceos e bovinos. O país passou a ser o principal exportador
de carne bovina e possui o segundo maior rebanho de bovinos do
mundo, atrás apenas da Índia.
Perdas e desperdício de alimentos
A produção e o consumo sustentáveis de alimento não são apenas uma moda passageira, mas duas áreas que demandam a aplicação do conhecimento científico para ampliar a oferta de alimentos com menor impacto ambiental. Em um mundo que enfrenta mudanças climáticas e escassez de recursos naturais, e ainda convive com o flagelo da insegurança alimentar, a redução das perdas e do desperdício de alimento deve ser uma prioridade global.
A produção de alimentos no mundo, em relação ao período de 2005 a 2007, precisa aumentar 60% até 2050 para suprir a crescente demanda, resultante do crescimento da população no hemisfério sul, aumento do consumo nos países em desenvolvimento e mudanças nos padrões de consumo. [...]
MP145
A criação de aves, como galinhas e perus, é uma atividade importante para a produção de ovos, carne e outros produtos.
LEGENDA: Trabalhador em criação de perus no município de Mineiros, no estado de Goiás, em 2013. FIM DA LEGENDA.
A criação de cabras, para a produção de leite e de couro, é uma atividade que se destaca em vários locais do Brasil.
LEGENDA: Trabalhador conduzindo rebanho de cabras no município de Canudos, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais atividades os trabalhadores da pecuária estão realizando em cada fotografia?
-
1:
_____
PROFESSOR
Resposta: ordenha.
-
2:_____
PROFESSOR
Resposta: retirada de lã.
-
3:_____
PROFESSOR
Resposta: criação de aves.
-
4:
_____
PROFESSOR
Resposta: condução de rebanho.-
No seu lugar de viver, há criação de animais?
PROFESSOR
Resposta: Resposta pessoal.( ) Sim
( ) Não
- Se sim, que tipos de animais são criados? _____
-
No seu lugar de viver, há criação de animais?
PROFESSOR
Resposta: Caso haja prática da pecuária no município onde os alunos vivem, pedir que identifiquem se é criação de bois, galinhas, porcos, cabras, entre outros.MANUAL DO PROFESSOR
Grande parte do ganho necessário para fazer frente a este desafio de aumentar a produção global de alimentos pode vir da redução do desperdício. As perdas e desperdício de alimentos são um entrave para “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, segundo dos dezessete objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. [...]
EMBRAPA. Perdas e desperdício de alimentos. Disponível em: http://fdnc.io/fpt. Acesso em: 28 maio 2021.
- Conversar com os alunos sobre os produtos que resultam da criação de animais: lã, couro, carne, ovos e leite.
- Solicitar que associem as fotografias ao objetivo da criação dos animais.
- Conversar sobre o desperdício de alimentos e solicitar que relatem se já presenciaram situações em que isso ocorreu e onde aconteceu.
- Comentar as informações do texto Perdas e desperdício de alimentos, relatando que o problema ocorre não somente no Brasil, mas em todo o mundo.
- Chamar a atenção dos alunos para a necessidade de garantir alimento para as pessoas de todo o planeta.
-
Conversar sobre o desperdício depois da colheita e o que podemos
fazer para evitá-lo.
Boxe complementar:
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2: Fome zero e agricultura sustentável
Para desenvolver o ODS 2, ligado ao desafio de “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, pode-se promover uma roda de conversa e anotar na lousa as principais ideias dos alunos para evitar o desperdício de alimentos no mundo. Com a classe dividida em grupos e utilizando as anotações, orientá-los na criação de um desenho sobre o tema e na socialização de suas produções.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Educação alimentar e nutricional
Este é um momento propício para abordar com os alunos algumas características de uma alimentação saudável, além do tema do desperdício de alimentos.
Fim do complemento.
MP146
O trabalho no extrativismo
O extrativismo é a atividade de retirada de recursos da natureza para o uso das pessoas, para o comércio ou para a utilização na indústria. O extrativismo pode ser vegetal, animal ou mineral.
Observe exemplos de alguns produtos obtidos por meio do extrativismo.
Extrativismo vegetal
LEGENDA: Coleta de açaí no município de Barcelos, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
O fruto do açaí é utilizado no preparo de diferentes alimentos.
LEGENDA: Açaí. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo animal
LEGENDA: Pesca no município de Bataguassu, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Nos rios e nos mares, ocorre a pesca de peixes e de outros animais que servem de alimento para as pessoas.
LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo mineral
LEGENDA: Extração de calcário no município de Lagoa da Confusão, no estado de Tocantins, em 2019. FIM DA LEGENDA.
O calcário é um material que pode ser extraído do solo e é utilizado para a fabricação de diversos produtos.
LEGENDA: Giz escolar. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
• Realizar a leitura do texto inicial.
• Comentar com os alunos que extrativismo é toda atividade de coleta/extração de produtos naturais de origem vegetal: madeira, folhas e frutos; animal: peixes, crustáceos, moluscos; mineral: petróleo, ouro, prata e bauxita.
• Organizar os alunos em grupos e distribuir a leitura de um tipo de extrativismo para cada grupo.
• Orientá-los a ler o texto sobre o tipo de extrativismo selecionado para o grupo e relatar oralmente aos demais colegas o que entenderam e o que mais lhes chamou a atenção.
• Observar a fluência em leitura oral . O monitoramento do progresso dos alunos na fluência permite conhecer com mais detalhes os problemas de leitura de cada um e, assim, oferecer a eles a ajuda necessária.
Atividade complementar
Providenciar um mapa político do Brasil para explorar com os alunos os locais onde ocorre a atividade extrativista desses produtos.
Realizar a leitura das informações das legendas das fotos sobre os estados onde é praticado cada tipo de extrativismo, localizando-os no mapa.
Colocar, no mapa, etiquetas com a indicação do produto extraído em cada localidade citada. Esta atividade é importante para os alunos compreenderem onde ocorre espacialmente as situações de extrativismo retratadas. Sugerir a eles uma pesquisa na internet sobre outras localidades brasileiras onde ocorre extrativismo vegetal, animal ou mineral, identificando os produtos extraídos.
Completar a colocação das etiquetas do mapa com base nas informações coletadas.
Extrativismo
[...] A atividade extrativista sustentável possibilita reduzir e mitigar impactos ambientais negativos a longo prazo sobre os meios bióticos e abióticos. Por fim, o extrativismo sustentável deve levar em consideração a viabilidade econômica, bem como promover melhorias sociais e não comprometer o equilíbrio ecológico local [...]. É reconhecido que o extrativismo se apresenta como alternativa para geração de renda a grupos tradicionais e agroextrativistas, como atividade de subsistência, ou mesmo de complemento à renda familiar [...]. No Brasil, a gama de produtos extrativos é bastante extensa, abrangendo borrachas, gomas não elásticas, ceras, fibras, oleaginosas, tanantes, alimentícios, aromáticas, corantes, medicinais, tóxicas, madeira, caça e pesca, envolvendo grande parcela dos trabalhadores rurais na coleta e beneficiamento de produtos [...]. A falta de informações sobre as práticas extrativistas dificulta o desenvolvimento de estratégias eficazes para o manejo sustentável e conservação de espécies e recursos, por isso a avaliação quantitativa dos impactos do extrativismo é importante para o desenvolvimento de planos de manejo e conservação para o recurso explorado [...].
PEREIRA, Ana Laura B. Síntese do conhecimento científico sobre
extrativismo de recursos naturais.
Dissertação de mestrado do
Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul: UFMS, 2020.
p. 9.
MP147
-
Quais produtos retratados nas fotografias você já consumiu ou
utilizou?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Identifique o tipo de extrativismo realizado para a obtenção ou para a fabricação dos produtos representados a seguir.
LEGENDA: Portão de ferro. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo _____.
PROFESSOR
Resposta: mineralLEGENDA: Móveis de madeira. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo ._____
PROFESSOR
Resposta: vegetalLEGENDA: Caranguejo. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo _____
PROFESSOR
Resposta: animal.
- No seu lugar de viver, existem trabalhadores que praticam o extrativismo? Se sim, de qual tipo? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
• Solicitar aos alunos que observem as fotografias relacionadas aos diferentes tipos de extrativismo e os exemplos de produtos obtidos por meio dessa atividade.
• Verificar se esses produtos são consumidos ou utilizados no cotidiano deles.
• Observar as imagens desta página e solicitar aos alunos que indiquem o tipo de extrativismo realizado para a obtenção dos produtos representados.
• Conversar com eles sobre a existência de alguma atividade extrativista no lugar em que vivem.
• Conversar também sobre o uso racional dos recursos naturais para que não se esgotem suas reservas.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Educação ambiental
Esta é uma boa oportunidade para tratar da importância da fiscalização e do controle dos recursos naturais ligados ao extrativismo.
Fim do complemento.
MP148
CAPÍTULO 14. O trabalho na cidade
As paisagens da cidade, também denominadas paisagens urbanas, são marcadas pela presença de diversas construções, como casas e prédios.
As grandes cidades costumam apresentar um intenso movimento de pessoas e de veículos. Nelas, encontramos muitos trabalhadores que desenvolvem atividades em indústrias, em estabelecimentos comerciais ou prestando serviços diversos.
- Observe a pintura.
LEGENDA: Madrugada, de Cristiano Sidoti, 2016. FIM DA LEGENDA.
-
Quais elementos da paisagem urbana foram representados
nessa pintura?
_____
PROFESSOR
Resposta: Edifícios, carros, trem, ônibus, caminhão, um viaduto, avenida, rio.
-
Quais atividades de trabalho realizadas nas cidades você conhece?
Converse com os colegas e o professor sobre isso.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Realizar a leitura em voz alta do texto inicial.
- Solicitar aos alunos que observem a pintura apresentada e indiquem os elementos que compõem a paisagem e as atividades que os moradores desse local podem realizar.
- Conversar com eles sobre a vida das pessoas na cidade.
-
Solicitar aos alunos que comentem o que sabem do trabalho, do
lazer, das moradias, das atividades comerciais e de serviço, da
circulação de pessoas e de outros aspectos que envolvam a
organização do espaço urbano.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades relacionadas ao trabalho realizado pelas pessoas na indústria, no comércio e na prestação de serviços aproximam os alunos da competência específica de Ciências Humanas 5, ao comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados. Também se relaciona com a competência específica de Geografia 3, ao desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço.
Fim do complemento.
As atividades do capítulo 14 possibilitam aos alunos conhecer e refletir sobre as atividades que as pessoas realizam no espaço urbano com destaque para as atividades na indústria, no comércio e na prestação de serviços.
A BNCC neste capítulo
Unidade temática: Mundo do trabalho.
Objeto de conhecimento: Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes.
Habilidade: (EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.
MP149
O trabalho na indústria
Nas indústrias, as matérias-primas são utilizadas para a fabricação de diversos produtos. As matérias-primas podem ser obtidas por meio da agricultura, da pecuária e do extrativismo.
Existem indústrias instaladas no campo, mas a maioria delas está localizada nas cidades.
LEGENDA: Indústria de calçados no município de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tênis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indústria de automóveis no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Automóvel. FIM DA LEGENDA.
- Em qual das indústrias mostradas nas fotografias há maior quantidade de trabalhadores? Em sua opinião, por que isso acontece?
PROFESSOR
Resposta: Na indústria de calçados, pois na de automóveis há robôs desenvolvendo as atividades.
- No espaço urbano de seu lugar de viver há indústrias? Se sim, cite exemplos.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que descrevam os elementos retratados em cada uma das fotografias, a maneira de produzir, os equipamentos utilizados, o produto obtido, o tempo provável de produção de cada item e as pessoas envolvidas.
- Conversar com eles sobre os trabalhadores e os equipamentos tecnológicos envolvidos na produção dos dois produtos. Relembrar que o trabalho realizado nas fábricas deve ser digno para o trabalhador e sua remuneração deve ser justa. Estes são princípios relevantes da educação em direitos humanos .
-
Solicitar que observem as imagens e descrevam as situações
representadas, apontando equipamentos, produtos e pessoas
envolvidas. -
Perguntar aos alunos se sabem como algum outro produto
industrializado é fabricado. Se souberem, solicitar que expliquem
as etapas envolvidas nesse processo.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Trabalho, ciência e tecnologia
Este é um bom momento para conversar com os alunos sobre a presença da tecnologia; robôs, esteiras rolantes na indústria e seus impactos positivos, como o aumento da produtividade, e negativos, como o aumento do desemprego, devido à intensificação da mecanização.
Fim do complemento.
MP150
O trabalho no comércio e na prestação de serviços
O comércio e a prestação de serviços são atividades realizadas principalmente na cidade.
O comércio é a atividade baseada na compra e na venda de diferentes produtos. Em padarias, mercados, lojas e outros estabelecimentos ocorre a atividade comercial, em que são vendidos produtos do campo e da cidade.
Existem também estabelecimentos que não estão relacionados com a compra e a venda de produtos, mas com a prestação de serviços . A prestação de serviços é feita por trabalhadores em bancos, escolas, hospitais, salões de beleza e outros.
- Observe as fotografias e complete as frases a seguir com a atividade de cada profissional.
LEGENDA: Vendedora em loja no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dentista no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
-
A vendedora da loja trabalha no
_____
PROFESSOR
Resposta: comércio.
-
A dentista trabalha na
_____
PROFESSOR
Resposta: prestação de serviços.
-
Registre no quadro dois exemplos de trabalhadores que atuam no seu
lugar de viver.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Comércio
Prestação de serviços
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem indicar vendedor, atendente de farmácia, entre outros. Fim da observação._____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem indicar médico, professor, mecânico, entre outros. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
- Realizar a leitura compartilhada do texto introdutório e conversar com os alunos sobre o que caracteriza o comércio e a prestação de serviços.
- Observar as fotografias reproduzidas e solicitar aos alunos que as descrevam.
- Elaborar na lousa uma lista de atividades relacionadas ao comércio e à prestação de serviços conhecidas pelos alunos.
- Escrever, ao lado de cada um dos itens mencionados, os tipos de trabalhador envolvidos.
- Conversar sobre as atividades de comércio e de prestação de serviços desenvolvidas no lugar em que vivem.
- Perguntar a eles se sentem falta de algum tipo de comércio ou serviço no lugar em que vivem e por quê.
-
Orientar os alunos a registrar as informações solicitadas.
Para leitura do aluno
Fred topete cabeleireiro, de Michael Roher. Valinhos: Roda & Cia, 2015.
A visita ao cabeleireiro, um profissional prestador de serviços, proporciona um penteado com fantasia e momentos cheios de histórias e referências artísticas de diferentes lugares do mundo.
Crescimento das atividades de serviços
A participação das atividades de serviços no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil passou de 55,7% em 1947 para 74% neste ano [2020]. O comércio, porém, não teve o mesmo desempenho, caindo de 16,3% para 13,7%. Os dados fazem parte de um estudo da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre o desempenho dessas atividades [...]. O estudo [...] aponta mudança significativa na inserção do setor terciário na economia brasileira. [...]
O economista responsável pelo estudo, Antonio Everton Chaves, afirmou que as taxas mostram as mudanças de paradigmas do funcionamento da economia nacional. “Enquanto o comércio de bens revelou estrangulamento do consumo interno, os serviços se constituíram em alternativas para o ambiente de negócios, expondo por onde a economia brasileira iria passar a crescer com mais intensidade.” [...]
BRASIL, Cristina Indio do. Serviços avançam e comércio recua na participação no PIB desde 1947. Agência Brasil, 2 dez. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/ftV. Acesso em: 10 jun. 2021.
MP151
Cartografando
Observe a representação de um bairro onde há diferentes estabelecimentos de comércio e de prestação de serviços.
LEGENDA: Casas FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Hospital FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Padaria FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Prédios FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Sorveteria FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Supermercado FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Banca de jornal FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Escola FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lojas FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praça FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Papelaria FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Banco FIM DA LEGENDA.
-
No desenho, circule de
azul os símbolos que
representam estabelecimentos destinados às atividades de comércio e
de vermelho os destinados
às atividades de prestação de serviços.
PROFESSOR
Resposta: Azul: padaria, sorveteria, supermercado, banca de jornal, lojas e papelaria. Vermelho: hospital, escola e banco.
-
Localize, na representação, uma casa laranja situada na Rua
Urano.Tendo essa casa como ponto de partida, trace um trajeto
possível de ser feito a pé para chegar:
- à escola.
- à banca de jornal.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Alfabetização cartográfica
As atividades permitem aos alunos identificar símbolos em uma representação e descrever trajetos, considerando pontos de referência e desenvolvendo a orientação espacial por meio do uso de termos como “esquerda”, “direita” e “em frente”.
Fim do complemento.
• Solicitar aos alunos que observem os símbolos da legenda, ao lado da representação gráfica do bairro.
• Orientá-los a localizar na representação gráfica do bairro cada um desses símbolos.
• Conversar sobre outros símbolos que poderiam representar cada um dos elementos citados.
• Solicitar que identifiquem os símbolos que indicam atividades de comércio e de prestação de serviços.
• Organizá-los em grupos para que elaborem os trajetos solicitados.
• Indicar a localização da Rua Urano e solicitar que elaborem trajetos, por escrito, com descrições de caminhos dessa rua até a escola e até a banca de jornal, utilizando termos como “direita”, “esquerda” e “em frente”.
• Solicitar que compartilhem as descrições de trajetos com os colegas, comparando as sugestões dos grupos e identificando semelhanças e diferenças entre elas.
MP152
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 13 e 14
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou as atividades dos trabalhadores do campo e da cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Relacione os trabalhadores com as atividades que executam e os produtos ou serviços que realizam.
COLUNA 1: Trabalhador
Pescador
Agricultor
Coletor de frutos
Vaqueiro
Minerador
Vendedor de roupas
Dentista
Operário
COLUNA 2: Atividade
Extrativismo animal
Extrativismo vegetal
Agricultura
Extrativismo mineral
Pecuária
Comércio
Prestação de serviços
Indústria
COLUNA 3: Produto ou serviço
Alface
Peixe
Açaí
Ouro
Carne
Roupas
Automóvel
Cuidados dentários
PROFESSOR
Resposta: Pescador - Extrativismo animal - Peixe; Agricultor - Agricultura - Alface; Coletor de frutos - Extrativismo vegetal - Açaí; Vaqueiro - Pecuária - Carne; Minerador - Extrativismo mineral - Ouro; Vendedor de roupas - Comércio - Roupas; Dentista - Prestação de serviços - Cuidados dentários; Operário - Indústria - Automóvel.MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de processo de aprendizagem
As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 13 e 14.
Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades
-
Relacionar diferentes trabalhadores com as atividades que realizam
e os produtos ou serviços que realizam.
Espera-se que os alunos sejam capazes de realizar uma atividade de correlação mais complexa, conectando o nome de cada profissional à atividade que costuma realizar e aos produtos que costumam produzir ou serviços que costumam prestar.
-
Relacionar diferentes trabalhadores do seu lugar de viver com as
atividades que realizam e os produtos ou serviços que realizam.
Espera-se que os alunos sejam capazes de indicar o nome de cada profissional da sua comunidade com a atividade que costuma realizar e os produtos que costumam produzir ou serviços prestados.
-
Indicar exemplos de produtos industrializados utilizados no dia a
dia.
Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer que vários produtos que utilizam no cotidiano são feitos de diversos recursos naturais e transformados pela indústria.
-
Reconhecer exemplos de profissionais que trabalham na prestação de
serviços.
Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer a diferença entre profissionais que trabalham no comércio e profissionais que trabalham no setor de prestação de serviços.
MP153
-
Complete o quadro indicando um produto ou serviço do campo ou da
cidade que pode ser encontrado em seu lugar de viver. Identifique um
trabalhador relacionado a esse produto ou serviço. Observe o
exemplo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Produto ou serviço
Trabalhador
_____
PROFESSOR
Resposta: Leite_____
PROFESSOR
Resposta: Criador de gado_____
PROFESSOR
Resposta: Roupas_____
PROFESSOR
Resposta: Vendedor de roupas
-
Cite dois produtos que você utiliza transformados pela indústria.
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem citar caderno, caneta, tênis, entre outros.
-
Que tipo de profissionais são os médicos, os dentistas e os
professores?
( ) Comerciantes.
( ) Prestadores de serviços.
PROFESSOR
Resposta: Prestadores de serviços
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
PROFESSOR
Respostas pessoais.Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço diferentes trabalhadores do campo e da cidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Reconheço características do trabalho na agricultura, pecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços? |
_____ |
_____ |
_____ |
c) Identifico diferentes matérias-primas utilizadas nas indústrias? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
MANUAL DO PROFESSOR
Autoavaliação
A autoavaliação é uma atividade individual e permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e a postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.
MP154
Conclusão do módulo dos capítulos 13 e 14
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 13 e 14. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais são as características do trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade?
Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as diversas formas de trabalho e as atividades econômicas do campo e da cidade.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.
Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.
Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.
As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi…; Meu ponto forte no processo de aprender foi…; O meu desafio maior no processo de aprender foi…; Eu aprendo melhor quando...
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Reconhecer as principais características do trabalho que predomina no campo relacionado à agricultura, à pecuária e ao extrativismo.
- Reconhecer as principais atividades de trabalho que predominam na cidade relacionadas à indústria, ao comércio e à prestação de serviços.
- Identificar diferentes matérias-primas usadas nas indústrias que são obtidas por meio do trabalho na agricultura, na pecuária e no extrativismo.
-
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, podem-se
elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar com os alunos a leitura de textos e imagens de profissionais realizando atividades de trabalho no campo e na cidade para que reconheçam as paisagens onde realizam suas atividades e as características desse trabalho, verificando se eles conseguem associar alguns produtos com as atividades de trabalho envolvidas em sua fabricação.
A página MP169 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
MP155
Introdução do módulo dos capítulos 15 e 16
Este módulo é formado pelos capítulos 15 e 16 e possibilita aos alunos identificar e refletir sobre impactos ambientais e suas consequências para a vida das pessoas no campo e na cidade, com destaque para a conservação dos solos e dos rios.
Questão problema
Quais são os principais impactos ambientais no campo e na cidade e como eles podem ser evitados?
Atividades do módulo
As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02GE11, relacionada com os usos dos recursos naturais no campo e na cidade e com os impactos ambientais causados pela ação humana.
São desenvolvidas atividades de interpretação de fotografias, imagens e representações espaciais (imagens de satélite e planta cartográfica), de leitura e de compreensão de textos, de produção de escrita, de desenho de imaginação e de investigação sobre o uso da água no lugar de viver.
Como pré-requisitos, é importante que os alunos conheçam alguns elementos que afetam negativamente o ambiente no lugar de viver.
Principais objetivos de aprendizagem
- Identificar impactos ambientais que ocorrem no campo e na cidade, propondo soluções para minimizá-los.
- Reconhecer técnicas de conservação do solo e formas de uso responsável da água.
MP156
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Quais são os principais impactos ambientais no campo e na cidade e como eles podem ser evitados?
CAPÍTULO 15. Impactos ambientais: campo e cidade
As atividades realizadas pelas pessoas no campo e na cidade muitas vezes podem provocar impactos no ambiente.
Impactos ambientais no campo
A paisagem do campo tem sido transformada por diversas atividades, como a agricultura, a pecuária, o extrativismo, entre outras.
- Nestas imagens de satélite, a cor verde representa a vegetação. Compare-as e responda.
LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 1990. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Nova Mamoré, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
• O que ocorreu com a vegetação da área mostrada nas imagens de satélite entre 1990 e 2019?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos percebam que houve diminuição da vegetação. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Desafio à vista!
A questão problema permite aos alunos refletir sobre os principais impactos ambientais que ocorrem nos espaços rurais e urbanos e sobre algumas formas de minimizá-los. Conversar com eles sobre essa questão e registrar as respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo .
Fim do complemento.
- Comentar que a paisagem do campo no Brasil tem sido transformada por diversas atividades, como a agricultura, a pecuária e o extrativismo. Essas transformações são, portanto, resultado do impacto das atividades humanas no ambiente.
-
Solicitar que observem as imagens de satélite e estabeleçam
semelhanças e diferenças entre elas.
Para leitura do aluno
Cuidado, Dona Mata! , de Regina Siguemoto. São Paulo: Formato, 2019.
Dona Mata estava toda orgulhosa porque o Homem começou a derrubar árvores para fazer escavações em busca de ouro. Depois de algum tempo, sente-se quase morta e percebe que fora ingênua em acreditar nele. Os bichos da mata decidem salvar Dona Mata e impedem o Homem de continuar a destruí-la
As atividades do capítulo 15 possibilitam aos alunos reconhecer alguns impactos ambientais causados pela ação das pessoas no campo e na cidade.
A BNCC neste capítulo
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Objeto de conhecimento: Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade.
Habilidade: (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
MP157
Algumas vezes, agricultores e criadores de gado colocam fogo na vegetação para limpar o terreno. Essa técnica é chamada de queimada . Além de destruir a vegetação, a queimada pode causar o desaparecimento de animais e reduzir a fertilidade do solo.
LEGENDA: Queimada no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
A prática do extrativismo, principalmente o mineral, também tem provocado o desmatamento de grandes áreas, pois, para explorar minérios, a vegetação é retirada.
LEGENDA: Área de extração de minério de ferro no município de Canaã dos Carajás, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
-
Indique uma das consequências das queimadas.
_____
PROFESSOR
Resposta: As queimadas podem provocar o desaparecimento de plantas e animais e a perda da fertilidade do solo.
- Quais atividades econômicas do campo podem causar danos ao ambiente?
PROFESSOR
Resposta: A agricultura, a pecuária e o extrativismo, principalmente o mineral.MANUAL DO PROFESSOR
- Conversar sobre a intensificação do desmatamento nos últimos anos, citando algumas causas para isso, como a expansão agropecuária, a atividade mineradora, a crescente demanda da sociedade por recursos naturais, o crescimento da urbanização e o aumento das queimadas naturais ou intencionais.
-
Comentar que importantes referências da comunidade científica
brasileira e internacional têm indicado que o desmatamento da
Amazônia está alcançando um limite crítico.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Os conhecimentos desenvolvidos, voltados aos impactos ambientais provocados pelas pessoas no campo e na cidade na realização das atividades econômicas, aproximam os alunos da competência geral da Educação Básica 7, no sentido de formular, negociar e defender ideias e pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global. E também se relaciona com a competência específica de Geografia 4, ao desenvolver o pensamento espacial fazendo uso da linguagem cartográfica na leitura de imagens de satélites de paisagens sendo transformadas pelo desmatamento e pela ocupação urbana.
Fim do complemento.
MP158
Impactos ambientais nas cidades
Nas grandes cidades, as pessoas realizam diversas atividades. Algumas delas podem prejudicar o ambiente. Para evitar esse problema, têm sido pensadas soluções para a conservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Áreas verdes
Em algumas cidades, a ausência de áreas verdes e a concentração de casas, prédios e ruas favorecem a ocorrência de enchentes, pois a água da chuva não consegue penetrar no solo.
Com a criação de parques e outras áreas verdes, amplia-se a superfície onde a água da chuva pode penetrar.
Qualidade do ar
A grande quantidade de veículos contribui para a poluição do ar.
O estímulo ao uso de transporte público e a fiscalização da emissão de gases pelos veículos reduzem a poluição do ar.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que leiam os textos do infográfico em voz alta verificando a fluência em leitura oral. Orientá-los a prestar atenção ao ritmo e à precisão da leitura, a fim de torná-la progressivamente mais cadenciada.
- Solicitar que observem todos os elementos representados e que identifiquem algumas situações que causam impacto negativo no ambiente, como geração de gases que poluem o ar; descarte inadequado de lixo orgânico, lixo reciclável e resíduos hospitalares; destinação do lixo a lixões em vez de aterros sanitários; impermeabilização dos solos e retirada da vegetação.
-
Organizar os alunos em grupos e solicitar que reflitam sobre as
consequências de cada impacto ambiental representado na imagem:
- poluição do ar: aumento de problemas respiratórios, diminuição da vegetação, elevação da temperatura do ar e aumento do efeito estufa;
- descarte inadequado de resíduos orgânicos: contaminação de recicláveis e perda de oportunidade de realizar a compostagem de alimentos e gerar adubo;
- descarte inadequado de resíduos hospitalares: contaminação das águas e de pessoas que tenham contato com o material;
- descarte inadequado de materiais recicláveis: poluição do ambiente, perda da oportunidade de reciclar materiais e aumento da demanda por recursos naturais para a produção de novos produtos para consumo;
- uso inadequado de lixões: contaminação dos solos e das águas e transmissão de doenças às pessoas que residam próximo a eles;
- impermeabilização dos solos: enchentes, aumento da temperatura do ar e dificuldade de abastecimento dos lençóis freáticos;
- retirada da vegetação: aumento de problemas respiratórios, elevação da temperatura do ar e redução da biodiversidade.
-
Indicar aos alunos que proponham outras ações que possam atenuar
tais impactos, além
das que estão especificadas no infográfico.
Problemas ambientais
[...] A industrialização, a produção, circulação e consumo de mercadorias e a concentração populacional nas cidades, que se intensificaram nos últimos dois séculos, tanto promoveram a explosão urbana quanto introduziram paulatinamente a degradação dos ambientes urbanos (MENDONÇA, 2001, p. 82)*. Esses conceitos permitem concluir que, muito importante para compreender o espaço urbano − ou a cidade − devem-se estudar e analisar sua forma e seu crescimento como subsídios às políticas de planejamento e de gestão ambiental. E ainda, obter informações e dados ambientais suscetíveis a cruzamentos, análises e discussões, tornando-os visíveis e acessíveis ao público, de forma a conscientizar a população sobre questões de educação ambiental, que deve ser permanente. [...]
MP159
Lixo
Com muitas pessoas vivendo nas grandes cidades, há elevada produção de lixo. Muitas vezes, não existem áreas próximas à ocupação urbana onde o lixo produzido possa ser depositado e tratado.
A coleta seletiva e a reciclagem reduzem a quantidade de resíduos que chegam às áreas de descarte de lixo.
Solo e rios
Em algumas cidades, o esgoto é lançado diretamente no solo ou nos rios.
A coleta e o tratamento do esgoto evitam a poluição do solo e dos rios.
-
De acordo com o infográfico, responda.
-
Indique dois problemas ambientais que podem ocorrer nas cidades
que foram mencionados no infográfico.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar enchentes, falta de áreas verdes, execesso de lixo e poluição do ar, do solo e dos rios. Fim da observação.
-
Quais atitudes reduziriam ou solucionariam esses dois problemas?
_____
PROFESSOR
Resposta: A criação de áreas verdes reduziria as enchentes; a coleta seletiva e a reciclagem reduziriam o descarte de lixo; o uso do transporte público e a fiscalização da emissão de gases solucionariam a poluição do ar; o tratamento do esgoto evitaria a poluição do solo e dos rios.
-
Indique dois problemas ambientais que podem ocorrer nas cidades
que foram mencionados no infográfico.
- Alguns desses problemas existem no seu lugar de viver? Se sim, quais? Compartilhe suas respostas com os colegas e o professor.
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem relacionar o conteúdo apresentado com a própria realidade. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Os danos socioambientais urbanos e/ou suas ameaças são caracterizados pela poluição sonora, poluição atmosférica, poluição hídrica, desmatamento irregular, degradação ambiental e desequilíbrio ecológico (danos à fauna e à flora), além da lesão ao patrimônio cultural de valor histórico, cultural, urbanístico e paisagístico e riscos à qualidade de vida (saúde e bem-estar).
FRANCISCO, Denise Pinheiro. Danos
socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem geográfica. RA´EGA, n. 9, p.
50-52, 2005. Disponível em:
http://fdnc.io/fpB.
Acesso em: 28 maio 2021.
*MENDONÇA, Francisco. Abordagem interdisciplinar da problemática ambiental urbano-metropolitana. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba: UFPR, 2001. p. 79-95.
- Socializar as respostas dos alunos para as atividades, avaliando as consequências identificadas por eles e as soluções propostas.
- Auxiliá-los a identificar os impactos ambientais mais comuns no lugar onde moram.
-
Conversar com eles sobre as consequências desses impactos no
ambiente e na vida das pessoas e as possíveis soluções para esses
problemas. Relembrar que o acesso à água potável e ao esgotamento
sanitário é um direito humano fundamental reconhecido em 2010 pela
ONU, reforçando a
educação em direitos humanos .
Atividade complementar
Solicitar aos alunos que representem por meio de um desenho uma situação em que haja um problema causado por um impacto ambiental e uma situação em que houve uma interferência positiva no meio ambiente para enfrentar o problema.
Socializar os registros e conversar sobre as situações propostas.
MP160
Cartografando
Para facilitar a localização de fenômenos em uma representação, podemos dividi-la em quadrículas.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
-
Indique quais atividades causadoras de impactos ambientais estão
representadas em cada uma das seguintes quadrículas.
-
D1:
_____
PROFESSOR
Resposta: depósito de lixo no solo -
D7:
_____
PROFESSOR
Resposta: plantação -
C10:
_____
PROFESSOR
Resposta: queimada -
E7:
_____
PROFESSOR
Resposta: extração mineral
-
D1:
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Alfabetização cartográfica
As atividades permitem aos alunos observar e avaliar em detalhes os impactos ambientais que podem ocorrer em uma paisagem.
Fim do complemento.
- Conversar com os alunos, explorando os elementos que formam a paisagem representada para, em seguida, mostrar a eles como a leitura da quadrícula pode ser feita.
-
Chamar a atenção para a
letra A e o
número 1
destacando os elementos da paisagem que aparecem nesse quadrante
e, em seguida, explorar a
letra A e o
número 2, e assim
por diante.
Educação comunitária e ambiental
[...] A elaboração de políticas de humanização e democratização das cidades necessita certamente de planejadores e urbanistas, mas necessita também de vontade política e de uma educação para a cidadania. [...] O desenvolvimento sustentável tem um componente educativo formidável: a preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e a formação da consciência depende da educação. É aqui que entra em cena a ecopedagogia. Ela é uma pedagogia para a promoção da aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida cotidiana .
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. In: TORRES, Carlos Alberto (ed.). Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI . Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales Editorial (Clacso), 2001. p. 88-89.
MP161
- Indique em quais quadrículas se encontram as seguintes áreas com impactos ambientais.
-
Área desmatada para pecuária:
_____
PROFESSOR
Resposta: C8, C9, D8, D9 -
Área com solo poluído por descarte de lixo sem tratamento:
_____
PROFESSOR
Resposta: C1, C2, D1, D2. -
Área de concentração de poluente do ar:
_____
PROFESSOR
Resposta: C3, C4, D3, D4.
MANUAL DO PROFESSOR
- Solicitar aos alunos que observem a legenda que acompanha a representação e os símbolos utilizados.
- Pedir que localizem esses símbolos na representação antes de responderem às atividades.
-
Os alunos poderão fazer as atividades em duplas para haver troca
de conhecimentos.
Para leitura do aluno
Azul e lindo: planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha. Ilustrações de: Otavio Roth. São Paulo: Salamandra, 2015.
Este livro explica como impedir que os solos se tornem desertos, as águas fiquem envenenadas e as florestas sejam devastadas, para que se possa viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo.
MP162
CAPÍTULO 16. Cuidados com o solo e a água
O solo e a água são importantes para garantir a sobrevivência das pessoas e de outros seres vivos.
Muitas técnicas utilizadas nas atividades econômicas realizadas no campo possibilitam garantir a preservação do solo e da água.
Precisamos cuidar do solo
A rotação de culturas é uma técnica que contribui para a conservação do solo.
- Observe a representação de uma propriedade rural.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
LEGENDA:
- Residência
- Celeiro
- Silos
- Pomar
- Cultivo de soja
- Solo em descanso
- Criação de bois
- Criação de porcos
- Criação de galinhas
-
Cultivo de trigo
11. Cultivo de beterraba
12. Horta
-
Cite dois dos cultivos agrícolas que foram representados.
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem citar: soja, trigo ou beterraba.
MANUAL DO PROFESSOR
- Realizar a leitura do texto esclarecendo dúvidas de vocabulário.
- Conversar com os alunos sobre o significado das palavras “impacto”; nesse caso, consequências de uma ação ou atividade, e “ambiental”, relativo ao ambiente.
- Solicitar que observem as representações de uma propriedade rural nos dois momentos, identificando semelhanças e diferenças entre elas.
- Chamar a atenção para alguns elementos apresentados nas imagens, como as construções, que permaneceram iguais em ambos os momentos.
-
Comentar com os alunos a importância da rotação de culturas na
produção agrícola.
A importância da rotação de culturas
“[É possível] [...] demonstrar os benefícios da rotação de culturas para a sustentabilidade da produção agrícola [...] Os dados obtidos têm demonstrado que os benefícios da rotação de culturas sobre a qualidade do solo, bem como sobre a dinâmica de pragas, doenças e plantas daninhas, resultam em aumentos na produtividade de todas as culturas econômicas envolvidas no sistema de produção, podendo ainda reduzir os custos de produção pela racionalização do uso de insumos.
Do mesmo modo, a rotação de culturas tem se revelado uma prática essencial para aumentar a estabilidade da produção das culturas face às variações climáticas comumente observadas no Paraná, não só pela melhoria na qualidade do solo e pela produção de cobertura, mas também por proporcionar a diversificação de cultivares e o escalonamento da época de semeadura.”(FRANCHINI, Julio Cezar et al. Importância da rotação de culturas para a produção agrícola sustentável no Paraná. Londrina: Embrapa, 2011. p. 9. Disponível em: http://fdnc.io/fpC. Acesso em: 28 maio 2021.)
As atividades do capítulo 16 possibilitam aos alunos compreender a importância da preservação do solo e reconhecer a rotação de culturas como uma técnica de cultivo que favorece a sua conservação. Também permite reconhecer a importância da água para a vida na Terra, sua distribuição no planeta e conhecer formas de uso consciente e sustentável desse recurso.
A BNCC neste capítulo
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Objeto de conhecimento: Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade.
MP163
-
Observe novamente a representação. Por que a área indicada pelo
número 6 não foi
usada para nenhum cultivo?
_____
PROFESSOR
Resposta: Porque a área ficou em descanso para o solo se recuperar.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
LEGENDA:
- Residência
- Celeiro
- Silos
- Pomar
- Cultivo de soja
- Solo em descanso
- Criação de bois
- Criação de porcos
- Criação de galinhas
- Cultivo de repolho
- Cultivo de trigo
- Horta
-
Compare, nas duas representações, as áreas indicadas pelo
número 10. O que
foi plantado primeiro e o que foi plantado dois anos depois
nessa área?
_____
PROFESSOR
Resposta: Primeiro, foi cultivado trigo e, dois anos depois, repolho.
-
Que técnica agrícola foi utilizada
nessa propriedade
rural? Qual é a importância dessa técnica para o solo?
_____
PROFESSOR
Resposta: A rotação de culturas. Essa técnica de agricultura contribui para a conservação do solo.
- Além da agricultura, que outras atividades são realizadas nessa propriedade rural?
PROFESSOR
Resposta: Criação de bois, porcos, galinhas e armazenamento de alimentos nos silos.MANUAL DO PROFESSOR
- Observar a representação da propriedade rural dois anos depois e orientar os alunos para que percebam que houve mudanças no tipo de plantação ou um “descanso”, ou seja, o solo ficou descoberto, sem nenhum tipo de plantio. O processo de alternância de cultivos em um mesmo solo, somado a momentos de descanso, é chamado de rotação de culturas. A rotação de culturas serve para reconstituir e preservar os nutrientes do solo, garantindo sua fertilidade por mais tempo sem o uso de fertilizantes químicos.
- Retomar as imagens e identificar com os alunos as áreas de descanso do solo (6) e as áreas de alternância de cultivos (10 e 11).
- Informá-los de que, mesmo realizando a rotação de culturas e o “descanso” do solo, pode ser necessário o uso de adubos para enriquecê-lo com nutrientes.
-
Comentar que o uso de fertilizantes químicos em
excesso pode
contaminar o solo e a água existente próximo à área de plantio,
como os rios, ou no subsolo. Os adubos orgânicos constituem uma
alternativa mais sustentável.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Os conhecimentos desenvolvidos relacionados aos cuidados com os solos e a água se aproximam da competência específica de Ciências Humanas 6 ao construir argumentos com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, relacionando também à competência específica de Geografia 1 ao utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e resolução de problemas.
Fim do complemento.
Habilidade: (EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
MP164
Precisamos cuidar da água
A água é fundamental para a sobrevivência das pessoas e de todos os outros seres vivos.
A maior parte da superfície terrestre é coberta por oceanos e mares, compostos de água salgada. Assim, apesar de haver muita água no planeta, grande quantidade dela não pode ser consumida pelas pessoas.
A água que as pessoas consomem é a água doce, e ela existe em menor quantidade.
- Observe a representação. Depois, complete as frases.
Representação da proporção de água salgada presente nos oceanos e mares.
Representação da proporção de água doce presente nas geleiras.
Representação da proporção de água doce presente nos rios, lagos e nos reservatórios subterrâneos, que serve para o consumo das pessoas.
LEGENDA: Planeta Terra FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
-
A maior parte da água do planeta Terra é
_____
PROFESSOR
Resposta: salgada.
-
Uma parte da água doce do planeta Terra está congelada nas
_____
PROFESSOR
Resposta: geleiras.
-
Parte da água doce disponível para o consumo das pessoas está nos
_____,
_____ e nos reservatórios subterrâneos do planeta.
PROFESSOR
Resposta: rios, lagos
MANUAL DO PROFESSOR
- Ler o texto introdutório e conversar com os alunos sobre as ideias principais.
- Orientá-los a observar a representação da quantidade de água existente no planeta, chamando a atenção deles para a pequena parcela de água doce disponível em rios e lagos que pode ser tratada e aproveitada para consumo humano.
- Utilizar a ilustração para mostrar aos alunos que a maior parte da superfície do planeta Terra é coberta pelos oceanos (água salgada).
- Orientar o preenchimento das lacunas nas frases apresentadas.
- Solicitar a um aluno que leia a frase de cada item até a lacuna e aos demais que sugiram a palavra que a completa.
-
Conversar sobre a escassez de água e suas causas principais.
Boxe complementar:
Tema Contemporâneo Transversal: Educação em direitos humanos
Este é um momento propício para trabalhar com os alunos o “direito à água”, garantido na Declaração Universal dos Direitos da Água, publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992.
Fim do complemento.
Direito à água
- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia [...].
MP165
Investigue
- Converse com um adulto de sua convivência e registre as respostas dele para as perguntas a seguir.
PROFESSOR
Respostas pessoais com base no depoimento do adulto de convivência dos alunos.-
De onde vem a água que usamos na nossa moradia?
_____
-
A água que chega à nossa moradia é adequada para o consumo? Por quê?
_____
-
Precisamos pagar pela água que utilizamos em nossa moradia?
( ) Sim
( ) Não
-
Qual atividade realizada em nossa moradia consome mais água?
_____
-
Com base nas respostas do entrevistado, desenhe e escreva uma
atitude que você pode ter no dia a dia para não desperdiçar água.
_____
_____
PROFESSOR
Resposta: Avaliar a pertinência das representações feitas pelos alunos.MANUAL DO PROFESSOR
- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis [...].
- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
-
O planejamento da gestão da água
deve levar em conta a
solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual
sobre a Terra.
Declaração universal dos direitos da água. ONU, 1992. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Disponível em: http://fdnc.io/fpD. Acesso em: 28 maio 2021.
- Orientar os alunos na realização da conversa com o adulto de sua convivência sobre a proposta na seção Investigue, como tarefa de casa, e solicitar que observem o consumo de água das pessoas que moram na residência, identificando os momentos em que há mais consumo e se há desperdícios.
- Realizar a leitura de cada item e esclarecer as possíveis dúvidas.
- Salientar que o entrevistado deve ser alguém que conheça como é feito o abastecimento de água da moradia.
- Socializar os resultados das entrevistas, estabelecendo semelhanças e diferenças entre os registros.
- Cuidar para que eles desenhem uma situação em que tenham economizado água no lugar onde vivem.
MP166
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou os impactos ambientais que as atividades realizadas pelas pessoas podem provocar nas paisagens do campo e da cidade e os cuidados para evitar esses problemas. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Leia o poema.
Cidadania é quando...
[...] Não desperdiço
Nem alimento
Nem energia
Senão, um dia
A terra se cansa
Usar demais
Somente a paz
E a esperança
[...] Eu colaboro
Faço minha parte
Faço com gosto
Faço com arte
Sozinho, sou pouco
Junto com os outros
Eu sou mais forte
Sou mais feliz!
FONTE: Nílson José Machado. Cidadania é quando... São Paulo: Escrituras, 2001. p. 19, 38-39.
-
O poema aborda o não desperdício de alimentos. Por que isso é
importante?
_____
PROFESSOR
Resposta: Evitar o desperdício de alimentos contribui para a redução da produção agrícola, que interfere no ambiente.
-
Veja o trecho do poema que está assinalado e indique uma técnica que
podemos utilizar nos solos para favorecer sua conservação.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar a rotação de culturas. Fim da observação.
-
Indique uma atitude que pode ser tomada para evitar o desperdício de
água.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos citem fechar a torneira ao escovar os dentes, usar balde e vassoura para limpar quintais e calçadas, entre outras. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de processo de aprendizagem
As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 15 e 16.
Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades
-
Indicar ações coletivas que possam contribuir para a
preservação dos recursos naturais como o solo e a água.
Espera-se que os alunos sejam capazes de ler e interpretar um texto, para fazer inferências a partir dele sobre ações e técnicas que contribuam para evitar o desperdício de alimentos, a conservação dos solos e a preservação da água doce.
-
Elaborar representação de problema ambiental do lugar de viver.
Espera-se que os alunos sejam capazes de elaborar um desenho de memória ou uma colagem indicando problemas ambientais do lugar de viver, seja no campo, seja na cidade.
-
Indicar exemplos de ações que podem contribuir para minimizar
problemas ambientais no lugar de viver.
Espera-se que os alunos, a partir da representação elaborada, sejam capazes de propor uma ação que contribua para melhorar um problema ambiental presente no cotidiano do lugar onde vivem.
MP167
-
Represente por meio de desenho ou de colagem um problema ambiental
do seu lugar de viver.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
-
Quais atitudes poderiam ser tomadas para ajudar a resolver o
problema ambiental que você representou?
_____
PROFESSOR
Resposta: Resposta pessoal. Assegurar que a resposta tenha relação com a representação que foi elaborada na atividade anterior.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
PROFESSOR
Respostas pessoais.Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Indico exemplos de impactos ambientais causados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Reconheço a importância de preservar o solo e a água? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Contribuí com o desenvolvimento do trabalho juntamente com os colegas? |
_____ |
_____ |
_____ |
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
MANUAL DO PROFESSOR
Autoavaliação
A autoavaliação é uma atividade individual e permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e a postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Ao propor soluções para minimizar problemas ambientais do lugar de viver, é possível desenvolver a competência geral 10, a competência específica de Ciências Humanas 3 e a competência específica de Geografia 7.
Fim do complemento.
MP168
Comentários para o professor
Conclusão do módulo dos capítulos 15 e 16
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 15 e 16. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais são os principais impactos ambientais no campo e na cidade e como eles podem ser evitados?
Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre a os impactos ambientais provocados pelas atividades econômicas realizadas pelas pessoas.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.
Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.
Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.
As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi…; Meu ponto forte no processo de aprender foi…; O meu desafio maior no processo de aprender foi…; Eu aprendo melhor quando...
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Identificar impactos ambientais que ocorrem no campo e na cidade, propondo soluções para minimizá-los.
-
Reconhecer técnicas de conservação do solo e formas de uso
responsável da água.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, podem-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar com os alunos a leitura de imagens que explicitem impactos ambientais comuns no campo e na cidade, solicitando que indiquem razões de sua ocorrência. Vale retomar a importância da água e do solo para a vida, indicando iniciativas que ocorreram em outras localidades do mundo e no município onde vivem que favoreceram a conservação desses recursos naturais.
A página MP169 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
MP169
Tabela: equivalente textual a seguir.
Modelo de ficha de acompanhamento |
||
---|---|---|
Escola: _____ Ano: _____ Turma: _____ Aluno(a): _____ Professor(a): _____ Níveis de desempenho (ND): 1 – Avançado; 2 – Adequado; 3 – Básico; 4 – Iniciante |
||
Módulo |
Objetivos de aprendizagem |
ND |
Capítulos 1 e 2 |
Reconhecer em diferentes paisagens elementos que são feitos pelas pessoas e elementos que não são feitos por elas. |
|
Perceber transformações da paisagem durante o dia e à noite. |
||
Reconhecer distintos profissionais, relacionando suas atividades aos períodos do dia em que costumam trabalhar. |
||
Desenvolver habilidades de localização utilizando noções como esquerda, direita, frente, atrás, entre outras. |
||
Capítulos 3 e 4 |
Indicar diferentes características das paisagens dos lugares de viver. |
|
Identificar diferentes pontos de referência no lugar de viver. |
||
Reconhecer formas de representar uma paisagem, como o desenho,
o mapa mental, a planta cartográfica |
||
Identificar diferentes formas de visão em uma representação. |
||
Capítulos 5 e 6 |
Identificar diferentes elementos da paisagem dos bairros. |
|
Identificar atitudes que contribuem para uma boa convivência da comunidade do bairro. |
||
Desenvolver representações utilizando símbolos e as diferentes visões. |
||
Reconhecer influências de migrantes e grupos sociais nos costumes e nas tradições do bairro onde vive. |
||
Capítulos 7 e 8 |
Reconhecer diferentes meios de transporte e de comunicação utilizados pelas pessoas. |
|
Reconhecer a importância dos meios de transporte e de comunicação para interligar pessoas e lugares. |
||
Indicar usos e atitudes responsáveis e seguros relacionados aos meios de transportes e de comunicação. |
||
Capítulos 9 e 10 |
Identificar os elementos que constituem as paisagens do campo e da cidade. |
|
Reconhecer diferentes modos de vida das pessoas que vivem no campo e na cidade. |
||
Identificar aspectos que favorecem a qualidade de vida no lugar de viver. |
||
Interpretar representações de paisagens do campo e da cidade elaboradas de distintos pontos de vista. |
||
Capítulos 11 e 12 |
Reconhecer transformações das paisagens ao longo do tempo. |
|
Identificar diferentes tipos de poluição que alteram as paisagens e prejudicam a qualidade de vida das pessoas. |
||
Elaborar representações das paisagens e suas transformações. |
||
Capítulos 13 e 14 |
Reconhecer as principais características do trabalho que predomina no campo relacionado à agricultura, à pecuária e ao extrativismo. |
|
Reconhecer as principais atividades de trabalho que predominam na cidade relacionadas à indústria, ao comércio e à prestação de serviços. |
||
Identificar diferentes matérias-primas usadas nas indústrias que são obtidas por meio do trabalho na agricultura, na pecuária e no extrativismo. |
||
Capítulos 15 e 16 |
Identificar impactos ambientais que ocorrem no campo e na cidade, propondo soluções para minimizá-los. |
|
Reconhecer técnicas de conservação do solo e formas de uso responsável da água. |
MP170
O QUE EU APRENDI ?
Avaliação de resultado
Você aprendeu muitas coisas ao longo do ano. Agora, é o momento de avaliar essas aprendizagens.
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 1, 2, 3 e 4.
- Observe a paisagem retratada na fotografia.
LEGENDA: Vista do município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
-
Cite um elemento da paisagem que foi feito pelas pessoas.
_____
PROFESSOR
Resposta: Ponte, estrada, entre outros.
-
Cite um elemento da paisagem que não foi feito pelas pessoas.
_____
PROFESSOR
Resposta: Rio, árvores, entre outros.
-
Essa paisagem foi retratada durante o dia ou durante a noite?
Explique.
_____
PROFESSOR
Resposta: A paisagem foi retratada de dia, pois se observa a luz do Sol formando as sombras.
-
Dê exemplos de dois trabalhadores de seu lugar de viver que
trabalham durante o dia ou durante a noite.
PROFESSOR
Resposta: As respostas dependem da localidade onde vivem os alunos.Tabela: equivalente textual a seguir.
Profissionais que trabalham durante o dia
Profissionais que trabalham durante a noite
_____
_____
_____
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de resultado
Esta avaliação pode ser aplicada ao término do módulo de trabalho e ao final do bimestre, do semestre ou do ano. Fica a critério do professor aplicá-la integralmente ou selecionar algumas atividades a partir do que foi priorizado ao longo dos estudos. Sugere-se estabelecer pontuações ou conceitos distintos para atividades valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo do curso. Vale considerar a possibilidade de elaborar rubricas visando sistematizar os critérios de correção e minimizar elementos de subjetividade, favorecendo uma devolutiva mais clara e transparente de seus resultados.
Se julgar pertinente, solicitar aos alunos que respondam em uma folha avulsa, sem a cópia do enunciado e numerando as respectivas atividades antes de suas respostas.
Objetivos de aprendizagem das atividades 1 e 2
- Indicar elementos naturais e humanizados em uma paisagem, reconhecendo ritmos da natureza em paisagem representada.
- Indicar exemplos de trabalhadores do lugar de viver e dos períodos em que costumam trabalhar.
MP171
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 5, 6, 7 e 8.
- Indique em qual visão foram representadas cada uma das paisagens de um bairro. Na visão frontal, oblíqua ou vertical?
_____
PROFESSOR
Resposta: Visão oblíqua._____
PROFESSOR
Resposta: Visão vertical.-
A partir da entrevista realizada com um migrante do seu lugar de
viver, qual foi o fato contado por ele que mais chamou a sua
atenção?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
-
Cite dois pontos de referência que podem ser observados em seu
caminho de casa até a escola.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.
-
Indique os meios de comunicação utilizados em sua moradia para:
-
diversão.
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem indicar livro, videogame , entre outros..
-
obter informações.
_____
PROFESSOR
Resposta: Os alunos podem indicar jornal, TV, entre outros..
-
diversão.
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos de aprendizagem das atividades 3 a 6
- Indicar visões em que foram elaboradas diferentes formas de representação.
- Relatar informação fornecida por migrante do lugar de viver.
- Indicar pontos de referência observados no caminho da moradia até a escola.
- Indicar exemplos de meios de comunicação utilizados na moradia para atividades de lazer e para a obtenção de notícias.
MP172
O QUE EU APRENDI?
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 9, 10, 11 e 12.
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Vista do município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do município de Bueno Brandão, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
-
Destaque três elementos que formam a paisagem da fotografia A.
_____
PROFESSOR
Resposta: Lago, vegetação, conjunto de prédios.
-
Destaque três elementos que formam a paisagem da fotografia B.
_____
PROFESSOR
Resposta: Casas distantes umas das outras, áreas de plantação, morro com vegetação.
-
Cite uma atitude que pode beneficiar a qualidade de vida nas
cidades.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar não jogar lixo na rua e ser educado com os vizinhos. Fim da observação.
-
Cite três tipos de poluição que prejudicam a qualidade de vida das
pessoas.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem responder: poluição do ar, poluição dos rios, poluição sonora, poluição visual. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos de aprendizagem das atividades 7 a 9
- Reconhecer elementos da paisagem do campo e da cidade por meio de fotografias, diferenciando essas paisagens.
- Dar exemplos de atitudes que podem contribuir para a qualidade de vida dos moradores da cidade.
- Indicar exemplos de poluição que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas.
MP173
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.
-
Indique um profissional que trabalha no seu lugar de viver e, em
seguida, indique a qual atividade ele está relacionado.
PROFESSOR
Respostas pessoais.- Profissional: _____
-
Assinale abaixo a qual tipo de atividade o trabalho desse
profissional se relaciona.
( ) Agricultura.
( ) Pecuária.
( ) Extrativismo.
( ) Indústria.
( ) Comércio.
( ) Prestação de serviços.
-
Muitas pessoas trabalham no extrativismo, atividade que consiste na
retirada de recursos da natureza. Quais tipos de extrativismo
existem?
_____
PROFESSOR
Resposta: Extrativismo mineral, extrativismo vegetal e extrativismo animal.
-
Cite duas sugestões para economizar água: uma sugestão para a sua
moradia e outra para a escola onde você estuda.
-
Moradia:
_____
PROFESSOR
Resposta: não deixar torneira aberta ao escovar os dentes.
-
Escola:
_____
PROFESSOR
Resposta: fechar bem a torneira para não ficar pingando água.
-
Moradia:
_____
-
Assinale onde é mais comum ocorrer os diferentes tipos de impactos
ambientais.
-
Queimadas em áreas que eram ocupadas por vegetação nativa.
( ) Campo.
( ) Cidade.
PROFESSOR
Resposta: Campo
-
Grande quantidade de veículos provocando poluição do ar.
( ) Campo.
( ) Cidade.
PROFESSOR
Resposta: Cidade
-
Queimadas em áreas que eram ocupadas por vegetação nativa.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos de aprendizagem das atividades 10 a 13
- Apontar exemplo de profissional do lugar de viver, indicando a atividade econômica exercida e sua importância social.
- Indicar exemplos de tipos de extrativismo.
- Propor ações de uso racional da água na moradia e na escola.
- Reconhecer impactos ambientais que costumam ocorrer no campo e/ou na cidade.