52

UNIDADE 2. Os grupos sociais e os lugares de viver

Imagem: Ilustração. Pintura de três meninas em cima de uma toalha em um campo. Duas delas estão sentadas e uma está deitada com o rosto apoiado nas mãos. Ao lado delas há uma cesta e um chapéu.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pic-nic, de Arcangelo Ianelli, 1950. FIM DA LEGENDA.

53

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Qual atividade cultural foi representada na pintura?
  1. No lugar onde você vive, há atividades culturais que favorecem a integração entre as pessoas? Se sim, quais são elas?
  1. Em quais locais atividades culturais como essa podem ser realizadas?

Fim do complemento.

54

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 5 e 6

Quais atividades culturais podem ocorrer em diferentes lugares de viver?

CAPÍTULO 5. As pessoas e as atividades de lazer e esportivas

Em cada localidade, podemos encontrar diversas manifestações e atividades culturais. Muitas delas estão relacionadas com atividades de lazer e esportivas, favorecendo a união entre as pessoas.

Imagem: Ilustração. Um bairro. Na quadra do meio tem uma praça com arquibancada com pessoas, canteiros com árvores, uma quadra de basquete, uma fonte ornamental e uma quadra de futebol. Nas quadras ao redor há casas e prédios. Para a direita, plantações e uma quadra de futebol de areia. Do lado tem um rio com uma canoa e uma casa na beira do rio.  Fim da imagem.

55

  1. A imagem representa uma paisagem:

    ( ) do campo.

    ( ) da cidade.

    ( ) do campo e da cidade.

  1. Quais atividades as pessoas representadas na imagem estão praticando:
    1. no campo?

      _____

    1. na cidade?

      _____

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Em uma folha de papel, desenhe uma atividade de lazer ou uma atividade esportiva que favoreça a integração entre as pessoas no seu lugar de viver. Depois, compartilhe seu desenho com os colegas e o professor.

56

  1. Observe as fotografias de diferentes locais destinados à prática de lazer e de esportes.
Imagem: Fotografia. Uma pessoa andando de bicicleta em uma ciclovia. A ciclovia está ao lado de uma rua com carros e do lado dela há prédios. Há uma placa com o desenho de uma bicicleta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ciclovia no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma praça com arbustos, árvores e brinquedos de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praça no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas jogando futebol em um campo de areia. Do lado, pessoas assistem sentadas em uma arquibancada de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Campo de futebol no município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual desses locais de lazer e de esporte pode ser encontrado tanto na cidade como no campo?

    _____

  1. Você costuma frequentar algum local semelhante ao das fotografias? Se sim, qual?

    _____

  1. Qual dos locais retratados nas fotografias não apresenta bom estado de conservação? Explique.

    _____

  1. Em sua opinião, por que é importante que locais destinados à prática de lazer e de esportes sejam bem conservados e cuidados pelas pessoas?

    _____

57

Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Entreviste duas pessoas do seu lugar de viver para saber quais atividades de lazer e de esporte elas gostam de praticar.
Imagem: Ilustração. Uma sequência de figuras. Embaixo de cada uma delas há um quadrado vazio para ser preenchido. Um banco de madeira, um computador, um controle de videogame, uma bicicleta, uma pilha de livros, uma bola de futebol, cortinas vermelhas em um palco, um aparelho de som com notas musicais. Fim da imagem.

Entrevista 1

( )

Imagem: Ilustração. Um banco de madeira. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um computador. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um controle de videogame. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma bicicleta. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma pilha de livros. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma bola de futebol. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. cortinas vermelhas em um palco. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um aparelho de som com notas musicais. Fim da imagem.

Entrevista 2

( )

Imagem: Ilustração. Um banco de madeira. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um computador. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um controle de videogame. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma bicicleta. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma pilha de livros. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma bola de futebol. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. cortinas vermelhas em um palco. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um aparelho de som com notas musicais. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Depois de realizar as entrevistas, compare as respostas.
    • Os entrevistados realizam o mesmo tipo de atividade de lazer e de esporte? Se sim, indique as respostas semelhantes. Das atividades citadas pelos entrevistados, quais podem favorecer a convivência entre as pessoas?

Fim do complemento.

58

CAPÍTULO 6. As pessoas e as atividades artísticas

Na cidade e no campo, existem diversos grupos sociais que realizam diferentes atividades artísticas. A literatura de cordel e o repente são exemplos desse tipo de atividade e estão presentes em várias localidades brasileiras.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Cordéis

O cordel é diferente

Do repente improvisado

O cordel é sempre escrito

Em folheto e declamado

O repente é improviso

Sem ter nada decorado.

Mas o nome do “cordel”

Provém lá de Portugal

Os cordéis ali ficavam

Pendurados num varal

No Brasil é diferente

“Folheto” é o nome usual.

O cordel foi no passado

O jornal do sertanejo

Sem TV nem internet

Num pequeno vilarejo

Esperavam o poeta

Com a rima e com gracejo.

Hoje é muito diferente

De alguns anos atrás

Porque hoje está presente

Nas maiores capitais

Todo o mundo já conhece

Suas rimas naturais.

Quem escreve o cordel

É chamado cordelista

E quem canta improvisado

É chamado repentista

Seja escrito ou de improviso

Rimas são a sua pista.

FONTE: César Obeid. Vida rima com cordel. São Paulo: Mundo Mirim, 2013. p. 6-11.

Imagem: Ilustração. Desenhos na borda de um poema. Uma casa marrom; dois varais com desenhos pendurados com pregador; um homem de chapéu usando uma camiseta roxa segurando um microfone; um menino de camiseta azul e chapéu segurando uma sanfona, um cacto; um casal dançando, ele com calça vermelha, camisa azul e chapéu e ele de vestido longo azul e cabelo preto. É noite e o céu está azul escuro com lua e estrelas.  Fim da imagem.

59

  1. De acordo com o texto, qual é a origem da palavra cordel?

    _____

  1. A partir da leitura do texto, relacione as duas colunas.

COLUNA 1:

Cordel

Repente

Repentista

Cordelista

COLUNA 2:

Quem escreve o cordel.

É sempre escrito em folheto.

É improviso sem ter nada decorado.

Quem canta improvisado.

  1. Em seu lugar de viver, as pessoas costumam elaborar cordéis e repentes?

    _____

Boxe complementar:

Você sabia?

Além dos versos rimados, uma das marcas da literatura de cordel é a ilustração das estórias usando a técnica da xilogravura. São utilizados pedaços de madeira nos quais são feitos entalhes representando desenhos. Depois, o artista pinta essa madeira, que é prensada contra um papel para imprimir a imagem.

Imagem: Ilustração. Pintura de dois homens em cima de cavalos virados para a direita e ao redor mais cavalos, bois e cactos. Há uma borda marrom e o fundo da imagem é amarelado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem da matriz de xilogravura Os boiadeiros, de J. Borges. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Pintura de dois homens em cima de cavalos virados para a esquerda e ao redor mais cavalos, bois e cactos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem da xilogravura obtida da matriz Os boiadeiros, de J. Borges. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

60

A música e a dança também são atividades artísticas praticadas pelas pessoas. Vamos conhecer um exemplo.

  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
    1. Página de notícia:

Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês

Há quatro anos, em todo último domingo de cada mês, o Projeto Pagode na Disciplina fecha a rua de sua sede, no Jardim Miriam,  na zona sul paulistana, para um dia animado de samba, pagode e reconhecimento da cultura popular brasileira. Idealizado por músicos e moradores do bairro, o evento de junho é realizado [...] de forma gratuita e livre para todas as idades.

A roda de samba conta com o repertório de grandes nomes […]. Também são tocadas composições escritas pelos sambistas locais. A diversão chega a reunir até 400 pessoas por domingo. Quando é aniversário da roda de samba, o público chega a cerca de mil participantes.

FONTE: Laura Dourado. Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês . Folha de S.Paulo , 28 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fpU. Acesso em: 29 mar. 2021.

Fim da página de notícia.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Qual evento artístico costuma acontecer no último domingo de cada mês no Bairro Jardim Miriam, localizado na cidade de São Paulo?

    _____

  1. Quem idealizou esse evento?

    _____

  1. Quem pode frequentar o evento?

    _____

  1. No lugar onde você vive são organizados eventos artísticos parecidos com esse? Se sim, quais?

    _____

61

Nos mais diversos locais do Brasil, as pessoas realizam diferentes atividades artísticas. Algumas acontecem no campo e outras, na cidade.

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Uma praça no meio de vegetação com pessoas dançando. Elas vestem roupas grandes, com penas e tecidos coloridos típicos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de maracatu em espaço rural do município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem usando camiseta cinza e chapéu segurando uma estrutura com barras verticais que seguram dois bonecos com o formato e tamanho de humanos, um atrás dele e um na frente. Ele está na faixa de pedestres de uma avenida e há carros estacionados. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de artista de rua em espaço urbano do município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma orquestra com as pessoas sentadas em cadeiras enfileiradas, No fundo há uma lona azul com o texto: sons do Brasil.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de orquestra em espaço urbano do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois homens de cabelo branco tocando uma flauta de madeira. Ambos vestem uma camisa azul estampada e usam um chapéu marrom com estrelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de banda pífanos em espaço rural do município de Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

a) Quais fotografias retratam atividades artísticas sendo realizadas:

• na cidade?

_____

• no campo?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

b) Você já assistiu a algum tipo de atividade artística como essas? Se sim, compartilhe sua experiência com os colegas e o professor.

62

Cartografando

As praças e os parques são espaços públicos que todas as pessoas podem frequentar. Muitas vezes, as pessoas se encontram e utilizam esses espaços para realizar atividades de lazer, esportivas e artísticas.

Nesta imagem, a linha vermelha indica o trajeto que Maíra fez com seu pai em um parque próximo de sua moradia.

Imagem: Ilustração. Uma praça no meio de duas ruas: Rua da Paz e Rua da Amizade. Na praça há áreas gramadas com árvores, canteiros com flores, um campo de futebol com um grupo de pessoas uniformizadas jogando, um grupo de pessoas com roupas coloridas dançando próximo a uma das entradas da praça, mesas de piquenique, uma quadra de basquete com pessoas jogando, um lago, um grupo de pessoas sentados tocando instrumentos musicais e uma banda tocando em um coreto, com pessoas ao redor assistindo.  Fim da imagem.

63

  1. Maíra entrou no parque pela Rua da _____. Ela seguiu em frente e logo viu do seu lado _ uma roda de choro. Ela virou à esquerda e seguiu em frente até encontrar uma banda tocando _____ de um coreto.
  1. Maíra então virou à _____ e seguiu em frente. Foi quando ela se deparou com um grupo de jovens jogando basquete em uma quadra de esportes.
  1. Seguindo em frente, do seu lado _____, Maíra viu um campo onde havia pessoas jogando futebol. Ela continuou em frente e, no final do caminho, pôde assistir a uma apresentação de maracatu. Em seguida, virou à direita e depois à esquerda e saiu do parque pela Rua da _____.

64

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 5 e 6

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou algumas atividades culturais que contribuem para a convivência das pessoas no campo e na cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a pintura.
Imagem: Ilustração. Um rio na horizontal. Na parte da frente dele tem algumas árvores, flores e pessoas brincando com diversos objetos: bola, carrinho, corda... Atrás do rio tem mais algumas pessoas, plantações de flores coloridas e algumas casas. No fundo há montanhas e algumas crianças empinando pipas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Alegrias do campo, de Maria da Graça Jannes, 2008. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais atividades de lazer e esportivas você observa na pintura?

    _____

  1. A paisagem retratada representa o campo ou a cidade? Explique.

    _____

  1. Assinale as atividades culturais que promovem a integração entre pessoas e acontecem no seu lugar de viver.
Imagem: Ilustração. Três meninos jogando futebol.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três casais de mãos dadas, os homens de chapéu e as meninas de trança. Em cima, bandeirinhas de festa junina.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quatro pessoas praticando esportes: um menino segura uma vara, um menino segura uma bola, uma menina segura uma raquete e um menino está em uma bicicleta.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três homens tocando instrumentos em uma roda. Um está sentado com um tambor, um está de pé segurando um violão e o outro está sentado com um microfone.  Fim da imagem.

65

  1. Indique dois outros exemplos de atividades culturais que também costumam acontecer em seu lugar de viver.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Para conhecermos um pouco mais sobre as principais atividades culturais do seu lugar de viver, siga as orientações.
  1. O professor vai organizar os alunos em dois grupos de trabalho.
  1. Cada grupo vai elaborar cartazes ou apresentações digitais mostrando as atividades culturais do seu lugar de viver.

Grupo 1

Imagem: Ilustração de um pedaço de papel verde. Fim da imagem.

Grupo 2

Imagem: Ilustração de um pedaço de papel amarelo. Fim da imagem.
  1. Comparem as atividades culturais que são realizadas no campo e na cidade. Em seguida, escrevam um texto indicando semelhanças e diferenças entre elas.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico atividades culturais que podem ser realizadas no campo e na cidade?

b) Reconheço que as atividades culturais favorecem a convivência entre as pessoas?

c) Indico exemplos de atividades culturais praticadas no meu lugar de viver?

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Respeitei meus colegas e professor?

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

66

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 7 e 8

Quais influências culturais de diferentes povos estão presentes em seu lugar de viver?

CAPÍTULO 7. As influências culturais das comunidades tradicionais

Em diversas localidades do Brasil, encontramos grupos de pessoas que têm uma forma de organização social baseada nos princípios de coletividade e de tradição. Conhecidos como povos e comunidades tradicionais, esses grupos dependem dos locais onde vivem para sua sobrevivência e para a manutenção de seu modo de vida. Seus hábitos e suas práticas são transmitidos dos mais idosos para os mais jovens.

Diversos povos e comunidades tradicionais vivem da atividade extrativista para consumo próprio ou para a venda dos produtos. Quando solicitado, leia o texto em voz alta e conheça mais sobre esses grupos.

Ribeirinhos: vivem em localidades próximas a rios. Os ribeirinhos vivem principalmente da pesca. Em alguns lugares, eles habitam moradias de madeira feitas na forma de palafitas .

Glossário:

Palafita:
tipo de moradia construída sobre estacas de madeira, para evitar que a casa seja inundada quando a água dos rios sobe.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Uma casa de madeira com um deck em cima de um rio. Atrás tem coqueiros. Do lado da casa tem varais com roupas penduradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia em comunidade ribeirinha no município de Santana, no estado do Amapá, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Seringueiros: vivem em áreas de floresta e sobrevivem extraindo látex de árvores chamadas seringueiras. O látex é a matéria-prima da borracha de origem vegetal, usada na fabricação de vários produtos.

Imagem: Fotografia. Um homem de bermuda jeans, bota de borracha e camiseta azul ao lado de uma árvore. Há um balde do lado da árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: Seringueiro extraindo látex no município de Tarauacá, no estado do Acre, em 2017. FIM DA LEGENDA.

67

Castanheiros: coletam as sementes de árvores chamadas castanheiras. A castanha-do-pará, por exemplo, é utilizada no preparo de vários alimentos e serve também como matéria-prima na indústria.

Imagem: Fotografia. Um homem de cabelo branco e chapéu usando uma bermuda azul e camiseta cinza. Ele está abaixado usando um facão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Castanheiro no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Babaçueiros: sobrevivem da extração das folhas, do caule e das sementes de árvores chamadas babaçus. A partir das sementes, por exemplo, extrai-se um óleo utilizado na fabricação de cremes, sabão, margarina, entre outros produtos.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de cabelo preto preso em um rabo usando uma regata azul. Ao redor dela há vários cocos e uma galinha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Babaçueira quebrando coco de babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Pescadores artesanais: dependem principalmente da pesca, realizada em pequena quantidade. Em alguns locais do litoral, essas populações são chamadas caiçaras.

Imagem: Fotografia. Barcos de madeira em um mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador artesanal no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

1. Preencha o quadro com a principal atividade realizada pelos povos e comunidades tradicionais.

Tabela: equivalente textual a seguir.

População tradicional

Principal atividade

Castanheiros

Pescadores artesanais

Babaçueiros

Ribeirinhos

Seringueiros

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Em seu lugar de viver, há comunidades tradicionais semelhantes a essas?

68

As influências culturais dos povos indígenas

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, havia no Brasil 7.103 localidades indígenas distribuídas em 827 municípios brasileiros. Nelas viviam cerca de 900 mil indígenas, de diferentes povos com hábitos, tradições e línguas distintas.

  1. Leia os textos silenciosamente e observe as fotografias.

    As casas

    Entre os grupos indígenas há muitas formas de conceber e construir as casas, pois cada grupo tem um jeito diferente de pensar e de se relacionar com o ambiente onde vive. A casa é sempre parte da cultura de um povo.

    A maneira como ela é usada, dividida e construída reflete o jeito que os moradores têm de organizar o mundo. Além disso, as construções variam muito de acordo com o modo de vida, o clima, o tipo de ambiente e os materiais de que os grupos dispõem para a construção. [...]

    As formas das casas variam segundo os costumes de cada grupo: podem ser circulares, retangulares, pentagonais, ovais... O formato das aldeias também muda de acordo com o povo. [...]

    FONTE: Casas. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/4p. Acesso em: 29 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Dois meninos indígenas sem camisa. Um deles está ajoelhado e o outro de pé. Eles estão na frente de ocas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia indígena do povo kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, em 2018. Nessa moradia, costumam conviver todos os membros da comunidade. FIM DA LEGENDA.

69

As artes

Entre os povos indígenas, a criação artística está em toda a parte: na pintura corporal, na construção das casas, nas apresentações musicais, nos objetos usados para comer e guardar coisas. [...]

FONTE: Artes. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/fq5. Acesso em: 29 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Vasos de palha indígenas, com padrões geométricos. Eles estão pendurados. Fim da imagem.

LEGENDA: Artesanato indígena do povo baniwa, no município de Santarém, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

As brincadeiras

Os índios possuem muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não índios, como a peteca [...]. Já outros são curiosos e originais. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos jogam junto e assim ensinam as melhores técnicas para quem quiser virar um craque!

FONTE: Brincadeiras. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/CN. Acesso em: 29 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma peteca feita de palha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Peteca feita por integrante do povo kuikuro, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2012. FIM DA LEGENDA.

  1. No texto da página anterior, identifique e sublinhe os elementos que interferem na forma como os diferentes povos indígenas constroem suas moradias.
  1. No texto “As artes”, identifique e sublinhe exemplos de manifestações artísticas indígenas.
  1. Qual brinquedo de origem indígena foi citado no texto “As brincadeiras”? Você já brincou com ele?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Assim como as crianças indígenas, você costuma brincar com adultos de sua convivência? Se sim, quais são as brincadeiras?

70

Cada povo indígena tem uma identidade própria relacionada ao espaço onde vive, às atividades que realiza, à história que viveu, entre outros aspectos.

  1. Leia silenciosamente o relato feito por crianças do povo indígena huni kuin, também conhecido como kaxinawá.

    Ser criança huni kuin é...

    ... saber andar na mata, sem se perder.

    ... ser batizado com jenipapo e se pintar de urucum.

    ... comer mingau de banana, mani mutsa, logo pela manhã.

    ... pedir licença aos espíritos para entrar na floresta.

    FONTE: Manual das crianças huni kuin. Disponível em: http://fdnc.io/fq6. Acesso em: 29 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas de mãos dadas formando uma roda. Eles estão em uma área no meio de casas, que estão construídas lado a lado formando um círculo.  Fim da imagem.

71

Boxe complementar:

Investigue

Você e seus colegas vão pesquisar informações sobre a diversidade dos povos indígenas e suas diferentes expressões culturais. Para essa pesquisa, vocês podem consultar o site Povos Indígenas no Brasil Mirim, do Instituto Socioambiental.

O professor vai ajudar a definir os grupos de trabalho. Cada grupo deve pesquisar um dos temas a seguir, buscando informações sobre diferentes povos indígenas e comparando seus modos de vida e suas culturas.

Imagem: Ilustração. Um vaso e um pincel com tinta laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: ARTE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma peteca. Fim da imagem.

LEGENDA: BRINCADEIRAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma cumbuca com comida, uma colher e uma faca. Fim da imagem.

LEGENDA: ALIMENTAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um livro aberto com fumaça saindo de dentro. Ao lado, uma pena. Fim da imagem.

LEGENDA: MITOS E LENDAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma oca.  Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIAS. FIM DA LEGENDA.

Participantes do grupo: _____

Tema da pesquisa: _____

Galeria de ideias

Imagem: Esquema. Reunidos em grupos, os alunos organizam as apresentações. Desenho de cinco grupos, cada um com cinco bolinhas de cada cor. Seta para a direita. Durante as apresentações, novos grupos são formados e cada aluno apresenta os resultados de sua pesquisa. Desenho de cinco grupos, cada um com uma bolinha de cada cor.  Fim da imagem.

Reunidos em grupos, os alunos organizam as apresentações.

Durante as apresentações, novos grupos são formados e cada aluno apresenta os resultados de sua pesquisa.

Fim do complemento.

72

CAPÍTULO 8. Influências culturais: povos africanos, europeus e asiáticos

Nossos hábitos e modos de viver têm influências de vários povos que chegaram ao Brasil ao longo dos tempos.

Quando solicitado, leia os textos em voz alta e conheça algumas influências culturais deixadas pelos principais povos que vieram para o Brasil.

Os povos africanos foram trazidos para as terras que formariam o Brasil. Cada povo tinha hábitos e culturas específicos. As influências culturais dos diferentes povos africanos na cultura brasileira foram muitas, como em algumas técnicas agrícolas e de extração de minérios.

ALIMENTAÇÃO

Diversos ingredientes e alimentos que fazem parte de nossa culinária são influência de hábitos alimentares de diferentes povos africanos, como o acarajé e o vatapá.

Imagem: Fotografia. Uma tábua de madeira com dois potes em cima. Dentro, vatapá.  Fim da imagem.

LEGENDA: VATAPÁ FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Alimento parecido com um lanche com camarão dentro, acarajé.  Fim da imagem.

LEGENDA: ACARAJÉ FIM DA LEGENDA.

LÍNGUA

Muitas palavras usadas na língua portuguesa falada no Brasil têm origem em diferentes línguas africanas.

Imagem: Ilustração. Um menino deitado no colo de uma mulher que usa um vestido e um arco no cabelo. Ela está apoiada em duas almofadas. Ao redor, algumas definições. COCHILO: sono leve e breve. CAFUNÉ: carinho feito com a ponta dos dedos na cabeça de alguém. FUBÁ: farinha de milho. CAÇULA: o mais novo dos filhos ou irmãos. QUITUTE: comida refinada; petisco. XARÁ: pessoas que têm o mesmo nome. Fim da imagem.

LEGENDA: COCHILO: sono leve e breve. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: CAÇULA: o mais novo dos filhos ou irmãos. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: QUITUTE: comida refinada; petisco. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: XARÁ: pessoas que têm o mesmo nome. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: FUBÁ: farinha de milho. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: CAFUNÉ: carinho feito com a ponta dos dedos na cabeça de alguém. FIM DA LEGENDA.

73

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Instrumentos musicais como o agogô, o atabaque, a cuíca e o berimbau são de origem africana.

Imagem: Ilustração. Um homem de calça e camiseta tocando um tambor.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Atabaque, instrumento de percussão alto e marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: ATABAQUE FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cuíca, instrumento de percussão prateado. Fim da imagem.

LEGENDA: CUÍCA FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Agogô, instrumento prateado com dois objetos no formato de cone. Fim da imagem.

LEGENDA: AGOGÔ FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um berimbau. Fim da imagem.

LEGENDA: BERIMBAU FIM DA LEGENDA.

RITMOS MUSICAIS E DANÇAS

Diferentes ritmos musicais e danças comuns hoje no Brasil, como o samba, o maracatu, o lundu, a capoeira e a congada, são resultado da presença africana no país.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas dançando capoeira, um homem de camiseta branca e calça azul e uma mulher de camiseta azul, calça vermelha e cabelo longo.  Fim da imagem.

LEGENDA: CAPOEIRA FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

1. Os povos africanos que vieram para o Brasil tinham os mesmos costumes e formas de viver?

_____

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

2. De que forma os povos africanos influenciaram a cultura brasileira? Indique três exemplos.

_____

3. Em seu lugar de viver há influências dos povos africanos que podem ser observadas no dia a dia das pessoas? Dê exemplos.

_____

74

Os principais povos europeus e asiáticos que vieram para o Brasil foram os portugueses, os italianos, os alemães, os sírios, os libaneses e os japoneses.

Conheça um pouco das influências culturais desses povos na paisagem e na cultura brasileira.

Portugueses: uma herança dos portugueses é a língua portuguesa, considerada a língua oficial do Brasil. Outras influências também podem ser notadas na culinária e nas características das construções.

Imagem: Fotografia. Prédios com azulejos na fechada. A rua na frente deles é de pedra e tem postes de iluminação. Fim da imagem.

LEGENDA: Construção com azulejos portugueses no município de São Luís, no estado do Maranhão, em 2020. A tradição portuguesa de revestir as paredes das construções com azulejos de cores branca e azul pode ser vista em muitas cidades brasileiras. FIM DA LEGENDA.

Alemães: a influência alemã está presente no desenvolvimento da atividade industrial, na realização de festas tradicionais e na arquitetura de algumas localidades do Brasil.

Imagem: Fotografia. Uma casa bege e marrom, com uma torre mais alta. Na frente, área gramada e algumas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Construção característica da arquitetura alemã no município de Canela, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

75

Italianos: algumas das contribuições para a cultura brasileira estão relacionadas ao desenvolvimento da agricultura e da indústria, ao modo de falar e à culinária.

Imagem: Fotografia. Uma pizza com queijo, tomates e manjericão.  Fim da imagem.

LEGENDA: A pizza é uma das receitas trazidas pelos italianos que se tornou muito comum no Brasil. São Paulo é uma das cidades do mundo que mais consomem pizza. FIM DA LEGENDA.

Sírios e libaneses: as influências desses povos foram marcantes na forma de praticar o comércio e na alimentação.

Imagem: Fotografia. Um prato com quibes, esfihas e rodelas de limão.  Fim da imagem.

LEGENDA: O quibe e a esfirra foram alimentos trazidos para o Brasil por sírios e libaneses. FIM DA LEGENDA.

Japoneses: contribuíram para o desenvolvimento da agricultura, sobretudo na produção de verduras, frutas e legumes.

Imagem: Fotografia. Um homem de camiseta usando um chapéu. Ele está em uma estufa com fileiras de plantações e segura mudas em uma cesta.  Fim da imagem.

LEGENDA: A partir de 1919, muitos japoneses se estabeleceram em Mogi das Cruzes, local que tem hoje grande concentração de descendentes de japoneses. Trabalhador agrícola no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Em seu lugar de viver, há influências dos povos europeus e asiáticos que podem ser observadas no dia a dia das pessoas? Dê exemplos.

    _____

76

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 7 e 8

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou os povos e comunidades tradicionais e a influência de diversos grupos em nosso modo de vida. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe as fotografias de manifestações culturais de diferentes origens praticadas no Brasil.
Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas na beira de um rio. Os meninos vestem calças e as meninas saias coloridas, eles seguram um guarda-chuva colorido em cima da cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Várias mulheres enfileiradas com roupas de palha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Dança do toré no município de Tacaratu, no estado de Pernambuco, em 2014. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas dançando. Os homens vestem calça branca e camisa laranja estampada. As mulheres usam blusa branca e saias coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Dança de carimbó no município de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas dançando. Os homens usam calça, camisa e lenço vermelho no pescoço e as mulheres usam vestido longo. Eles seguram fitas colorias que estão presas a uma haste no meio. Fim da imagem.

LEGENDA: Dança de pau de fitas no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homens de camisa floridas com chapéu. Na frente deles, um grupo de meninas usando camiseta branca e saia florida. Fim da imagem.

LEGENDA: Samba de roda no município de Terra Nova, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Alguma das manifestações culturais representadas nas fotos costuma ocorrer no seu lugar de viver? Se sim, qual?

    _____

  1. Que outras manifestações culturais as pessoas praticam no seu lugar de viver? Indique dois exemplos.

    _____

77

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. O professor vai dividir a turma em cinco grupos.
    1. Cada grupo deve pesquisar as seguintes informações sobre as manifestações culturais e fazer os registros de suas descobertas.

Grupo 1: dança do toré

Grupo 2: dança de pau de fitas

Grupo 3: frevo

Grupo 4: samba de roda

Grupo 5: carimbó

  1. No dia indicado pelo professor, apresentem oralmente suas descobertas aos colegas. Se for possível, apresentem imagens ou vídeos sobre a manifestação cultural estudada.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço que existem diferentes povos e comunidades tradicionais no Brasil?

_____

_____

_____

b) Identifico influências culturais de grupos e povos de diferentes origens no lugar onde vivo?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Participei das aulas e das conversas com o grupo?

_____

_____

_____

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____