52
UNIDADE 2. Os grupos sociais e os lugares de viver
LEGENDA: Pic-nic, de Arcangelo Ianelli, 1950. FIM DA LEGENDA.
53
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Qual atividade cultural foi representada na pintura?
- No lugar onde você vive, há atividades culturais que favorecem a integração entre as pessoas? Se sim, quais são elas?
- Em quais locais atividades culturais como essa podem ser realizadas?
Fim do complemento.
54
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 5 e 6
Quais atividades culturais podem ocorrer em diferentes lugares de viver?
CAPÍTULO 5. As pessoas e as atividades de lazer e esportivas
Em cada localidade, podemos encontrar diversas manifestações e atividades culturais. Muitas delas estão relacionadas com atividades de lazer e esportivas, favorecendo a união entre as pessoas.
55
- A imagem representa uma paisagem:
( ) do campo.
( ) da cidade.
( ) do campo e da cidade.
- Quais atividades as pessoas representadas na imagem estão praticando:
- no campo?
_____
- na cidade?
_____
- no campo?
- Em uma folha de papel, desenhe uma atividade de lazer ou uma atividade esportiva que favoreça a integração entre as pessoas no seu lugar de viver. Depois, compartilhe seu desenho com os colegas e o professor.
56
- Observe as fotografias de diferentes locais destinados à prática de lazer e de esportes.
LEGENDA: Ciclovia no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praça no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Campo de futebol no município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual desses locais de lazer e de esporte pode ser encontrado tanto na cidade como no campo?
_____
- Você costuma frequentar algum local semelhante ao das fotografias? Se sim, qual?
_____
- Qual dos locais retratados nas fotografias não apresenta bom estado de conservação? Explique.
_____
- Em sua opinião, por que é importante que locais destinados à prática de lazer e de esportes sejam bem conservados e cuidados pelas pessoas?
_____
57
Boxe complementar:
Entreviste
- Entreviste duas pessoas do seu lugar de viver para saber quais atividades de lazer e de esporte elas gostam de praticar.
Entrevista 1
- Nome do entrevistado: _____; Idade: _____
- Assinale três atividades de lazer ou de esporte que o entrevistado gosta de praticar.
( )
( )
( )
( )
( )
( )
( )
( )
- Outras atividades: _____
Entrevista 2
- Nome do entrevistado: _____; Idade: _____
- Assinale três atividades de lazer ou de esporte que o entrevistado gosta de praticar.
( )
( )
( )
( )
( )
( )
( )
( )
- Outras atividades: _____
- Depois de realizar as entrevistas, compare as respostas.
- Os entrevistados realizam o mesmo tipo de atividade de lazer e de esporte? Se sim, indique as respostas semelhantes. Das atividades citadas pelos entrevistados, quais podem favorecer a convivência entre as pessoas?
Fim do complemento.
58
CAPÍTULO 6. As pessoas e as atividades artísticas
Na cidade e no campo, existem diversos grupos sociais que realizam diferentes atividades artísticas. A literatura de cordel e o repente são exemplos desse tipo de atividade e estão presentes em várias localidades brasileiras.
- Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Cordéis
O cordel é diferente
Do repente improvisado
O cordel é sempre escrito
Em folheto e declamado
O repente é improviso
Sem ter nada decorado.
Mas o nome do “cordel”
Provém lá de Portugal
Os cordéis ali ficavam
Pendurados num varal
No Brasil é diferente
“Folheto” é o nome usual.
O cordel foi no passado
O jornal do sertanejo
Sem TV nem internet
Num pequeno vilarejo
Esperavam o poeta
Com a rima e com gracejo.
Hoje é muito diferente
De alguns anos atrás
Porque hoje está presente
Nas maiores capitais
Todo o mundo já conhece
Suas rimas naturais.
Quem escreve o cordel
É chamado cordelista
E quem canta improvisado
É chamado repentista
Seja escrito ou de improviso
Rimas são a sua pista.
FONTE: César Obeid. Vida rima com cordel. São Paulo: Mundo Mirim, 2013. p. 6-11.
59
- De acordo com o texto, qual é a origem da palavra cordel?
_____
- A partir da leitura do texto, relacione as duas colunas.
COLUNA 1:
Cordel
Repente
Repentista
Cordelista
COLUNA 2:
Quem escreve o cordel.
É sempre escrito em folheto.
É improviso sem ter nada decorado.
Quem canta improvisado.
- Em seu lugar de viver, as pessoas costumam elaborar cordéis e repentes?
_____
Boxe complementar:
Você sabia?
Além dos versos rimados, uma das marcas da literatura de cordel é a ilustração das estórias usando a técnica da xilogravura. São utilizados pedaços de madeira nos quais são feitos entalhes representando desenhos. Depois, o artista pinta essa madeira, que é prensada contra um papel para imprimir a imagem.
LEGENDA: Imagem da matriz de xilogravura Os boiadeiros, de J. Borges. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imagem da xilogravura obtida da matriz Os boiadeiros, de J. Borges. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
60
A música e a dança também são atividades artísticas praticadas pelas pessoas. Vamos conhecer um exemplo.
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
- Página de notícia:
Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês
Há quatro anos, em todo último domingo de cada mês, o Projeto Pagode na Disciplina fecha a rua de sua sede, no Jardim Miriam, na zona sul paulistana, para um dia animado de samba, pagode e reconhecimento da cultura popular brasileira. Idealizado por músicos e moradores do bairro, o evento de junho é realizado [...] de forma gratuita e livre para todas as idades.
A roda de samba conta com o repertório de grandes nomes […]. Também são tocadas composições escritas pelos sambistas locais. A diversão chega a reunir até 400 pessoas por domingo. Quando é aniversário da roda de samba, o público chega a cerca de mil participantes.
FONTE: Laura Dourado. Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês . Folha de S.Paulo , 28 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fpU. Acesso em: 29 mar. 2021.
Fim da página de notícia.
- Qual evento artístico costuma acontecer no último domingo de cada mês no Bairro Jardim Miriam, localizado na cidade de São Paulo?
_____
- Quem idealizou esse evento?
_____
- Quem pode frequentar o evento?
_____
- No lugar onde você vive são organizados eventos artísticos parecidos com esse? Se sim, quais?
_____
61
Nos mais diversos locais do Brasil, as pessoas realizam diferentes atividades artísticas. Algumas acontecem no campo e outras, na cidade.
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Apresentação de maracatu em espaço rural do município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Apresentação de artista de rua em espaço urbano do município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Apresentação de orquestra em espaço urbano do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Apresentação de banda pífanos em espaço rural do município de Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
a) Quais fotografias retratam atividades artísticas sendo realizadas:
• na cidade?
_____
• no campo?
_____
b) Você já assistiu a algum tipo de atividade artística como essas? Se sim, compartilhe sua experiência com os colegas e o professor.
62
Cartografando
As praças e os parques são espaços públicos que todas as pessoas podem frequentar. Muitas vezes, as pessoas se encontram e utilizam esses espaços para realizar atividades de lazer, esportivas e artísticas.
Nesta imagem, a linha vermelha indica o trajeto que Maíra fez com seu pai em um parque próximo de sua moradia.
63
- Complete as frases com as informações que faltam.
- Maíra entrou no parque pela Rua da _____. Ela seguiu em frente e logo viu do seu lado _ uma roda de choro. Ela virou à esquerda e seguiu em frente até encontrar uma banda tocando _____ de um coreto.
- Maíra então virou à _____ e seguiu em frente. Foi quando ela se deparou com um grupo de jovens jogando basquete em uma quadra de esportes.
- Seguindo em frente, do seu lado _____, Maíra viu um campo onde havia pessoas jogando futebol. Ela continuou em frente e, no final do caminho, pôde assistir a uma apresentação de maracatu. Em seguida, virou à direita e depois à esquerda e saiu do parque pela Rua da _____.
64
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 5 e 6
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou algumas atividades culturais que contribuem para a convivência das pessoas no campo e na cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe a pintura.
LEGENDA: Alegrias do campo, de Maria da Graça Jannes, 2008. FIM DA LEGENDA.
- Quais atividades de lazer e esportivas você
observa
na pintura?
_____
- A paisagem retratada representa o campo ou a cidade? Explique.
_____
- Assinale as atividades culturais que promovem a integração entre pessoas e acontecem no seu lugar de viver.
65
- Indique dois outros exemplos de atividades culturais que também costumam acontecer em seu lugar de viver.
_____
- Para conhecermos um pouco mais sobre as principais atividades culturais do seu lugar de viver, siga as orientações.
- O professor vai organizar os alunos em dois grupos de trabalho.
- Cada grupo vai elaborar cartazes ou apresentações digitais mostrando as atividades culturais do seu lugar de viver.
Grupo 1
- Atividades de lazer, esportivas e artísticas praticadas no campo.
Grupo 2
- Atividades de lazer, esportivas e artísticas praticadas na cidade.
- Comparem as atividades culturais que são realizadas no campo e na cidade. Em seguida, escrevam um texto indicando semelhanças e diferenças entre elas.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico atividades culturais que podem ser realizadas no campo e na cidade? |
|||
b) Reconheço que as atividades culturais favorecem a convivência entre as pessoas? |
|||
c) Indico exemplos de atividades culturais praticadas no meu lugar de viver? |
|||
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
d) Respeitei meus colegas e professor? |
|||
e) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
66
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 7 e 8
Quais influências culturais de diferentes povos estão presentes em seu lugar de viver?
CAPÍTULO 7. As influências culturais das comunidades tradicionais
Em diversas localidades do Brasil, encontramos grupos de pessoas que têm uma forma de organização social baseada nos princípios de coletividade e de tradição. Conhecidos como povos e comunidades tradicionais, esses grupos dependem dos locais onde vivem para sua sobrevivência e para a manutenção de seu modo de vida. Seus hábitos e suas práticas são transmitidos dos mais idosos para os mais jovens.
Diversos povos e comunidades tradicionais vivem da atividade extrativista para consumo próprio ou para a venda dos produtos. Quando solicitado, leia o texto em voz alta e conheça mais sobre esses grupos.
Ribeirinhos: vivem em localidades próximas a rios. Os ribeirinhos vivem principalmente da pesca. Em alguns lugares, eles habitam moradias de madeira feitas na forma de palafitas .
Glossário:
Fim do glossário.
LEGENDA: Moradia em comunidade ribeirinha no município de Santana, no estado do Amapá, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Seringueiros: vivem em áreas de floresta e sobrevivem extraindo látex de árvores chamadas seringueiras. O látex é a matéria-prima da borracha de origem vegetal, usada na fabricação de vários produtos.
LEGENDA: Seringueiro extraindo látex no município de Tarauacá, no estado do Acre, em 2017. FIM DA LEGENDA.
67
Castanheiros: coletam as sementes de árvores chamadas castanheiras. A castanha-do-pará, por exemplo, é utilizada no preparo de vários alimentos e serve também como matéria-prima na indústria.
LEGENDA: Castanheiro no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Babaçueiros: sobrevivem da extração das folhas, do caule e das sementes de árvores chamadas babaçus. A partir das sementes, por exemplo, extrai-se um óleo utilizado na fabricação de cremes, sabão, margarina, entre outros produtos.
LEGENDA: Babaçueira quebrando coco de babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Pescadores artesanais: dependem principalmente da pesca, realizada em pequena quantidade. Em alguns locais do litoral, essas populações são chamadas caiçaras.
LEGENDA: Pescador artesanal no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
1. Preencha o quadro com a principal atividade realizada pelos povos e comunidades tradicionais.
Tabela: equivalente textual a seguir.
População tradicional |
Principal atividade |
---|---|
Castanheiros |
|
Pescadores artesanais |
|
Babaçueiros |
|
Ribeirinhos |
|
Seringueiros |
2. Em seu lugar de viver, há comunidades tradicionais semelhantes a essas?
68
As influências culturais dos povos indígenas
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, havia no Brasil 7.103 localidades indígenas distribuídas em 827 municípios brasileiros. Nelas viviam cerca de 900 mil indígenas, de diferentes povos com hábitos, tradições e línguas distintas.
- Leia os textos silenciosamente e observe as fotografias.
As casas
Entre os grupos indígenas há muitas formas de conceber e construir as casas, pois cada grupo tem um jeito diferente de pensar e de se relacionar com o ambiente onde vive. A casa é sempre parte da cultura de um povo.
A maneira como ela é usada, dividida e construída reflete o jeito que os moradores têm de organizar o mundo. Além disso, as construções variam muito de acordo com o modo de vida, o clima, o tipo de ambiente e os materiais de que os grupos dispõem para a construção. [...]
As formas das casas variam segundo os costumes de cada grupo: podem ser circulares, retangulares, pentagonais, ovais... O formato das aldeias também muda de acordo com o povo. [...]
FONTE: Casas. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/4p. Acesso em: 29 mar. 2021.
LEGENDA: Moradia indígena do povo kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, em 2018. Nessa moradia, costumam conviver todos os membros da comunidade. FIM DA LEGENDA.
69
As artes
Entre os povos indígenas, a criação artística está em toda a parte: na pintura corporal, na construção das casas, nas apresentações musicais, nos objetos usados para comer e guardar coisas. [...]
FONTE: Artes. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/fq5. Acesso em: 29 mar. 2021.
LEGENDA: Artesanato indígena do povo baniwa, no município de Santarém, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
As brincadeiras
Os índios possuem muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não índios, como a peteca [...]. Já outros são curiosos e originais. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos jogam junto e assim ensinam as melhores técnicas para quem quiser virar um craque!
FONTE: Brincadeiras. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/CN. Acesso em: 29 mar. 2021.
LEGENDA: Peteca feita por integrante do povo kuikuro, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2012. FIM DA LEGENDA.
- No texto da página anterior, identifique e sublinhe os elementos que interferem na forma como os diferentes povos indígenas constroem suas moradias.
- No texto “As artes”, identifique e sublinhe exemplos de manifestações artísticas indígenas.
- Qual brinquedo de origem indígena foi citado no texto “As brincadeiras”? Você já brincou com ele?
_____
- Assim como as crianças indígenas, você costuma brincar com adultos de sua convivência? Se sim, quais são as brincadeiras?
70
Cada povo indígena tem uma identidade própria relacionada ao espaço onde vive, às atividades que realiza, à história que viveu, entre outros aspectos.
- Leia silenciosamente o relato feito por crianças do povo indígena huni kuin, também conhecido como kaxinawá.
Ser criança huni kuin é...
... saber andar na mata, sem se perder.
... ser batizado com jenipapo e se pintar de urucum.
... comer mingau de banana, mani mutsa, logo pela manhã.
... pedir licença aos espíritos para entrar na floresta.
FONTE: Manual das crianças huni kuin. Disponível em: http://fdnc.io/fq6. Acesso em: 29 mar. 2021.
- Agora, escreva duas frases que caracterizam o que é ser criança em seu lugar de viver. Depois, compartilhe com os colegas e o professor.
Frase 1: _____
Frase 2: _____
71
Boxe complementar:
Investigue
Você e seus colegas vão pesquisar informações sobre a diversidade dos povos indígenas e suas diferentes expressões culturais. Para essa pesquisa, vocês podem consultar o site Povos Indígenas no Brasil Mirim, do Instituto Socioambiental.
O professor vai ajudar a definir os grupos de trabalho. Cada grupo deve pesquisar um dos temas a seguir, buscando informações sobre diferentes povos indígenas e comparando seus modos de vida e suas culturas.
LEGENDA: ARTE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BRINCADEIRAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ALIMENTAÇÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MITOS E LENDAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MORADIAS. FIM DA LEGENDA.
Participantes do grupo: _____
Tema da pesquisa: _____
- Cada grupo deve preparar uma apresentação.
- Podem ser elaborados cartazes, vídeos, apresentações.
- Juntamente com o professor, marquem o dia da apresentação e escolham o local onde podem ser expostos os trabalhos, distantes uns dos outros. Verifiquem se precisarão reservar dispositivos eletrônicos.
- Cada grupo deve expor seu trabalho em um modo chamado Galeria de ideias. Durante as apresentações, novos grupos serão formados, sendo que nesses novos grupos deve ser mantido um aluno de cada um dos cinco grupos originais.
- Os alunos devem circular pelo local dos trabalhos expostos. Diante de cada trabalho, o aluno que pertence ao grupo que o elaborou faz a apresentação aos demais colegas.
- Ao término de todas as apresentações, conversem sobre como os hábitos e as tradições indígenas fazem parte de nossa cultura.
Galeria de ideias
Reunidos em grupos, os alunos organizam as apresentações.
Durante as apresentações, novos grupos são formados e cada aluno apresenta os resultados de sua pesquisa.
Fim do complemento.
72
CAPÍTULO 8. Influências culturais: povos africanos, europeus e asiáticos
Nossos hábitos e modos de viver têm influências de vários povos que chegaram ao Brasil ao longo dos tempos.
Quando solicitado, leia os textos em voz alta e conheça algumas influências culturais deixadas pelos principais povos que vieram para o Brasil.
Os povos africanos foram trazidos para as terras que formariam o Brasil. Cada povo tinha hábitos e culturas específicos. As influências culturais dos diferentes povos africanos na cultura brasileira foram muitas, como em algumas técnicas agrícolas e de extração de minérios.
ALIMENTAÇÃO
Diversos ingredientes e alimentos que fazem parte de nossa culinária são influência de hábitos alimentares de diferentes povos africanos, como o acarajé e o vatapá.
LEGENDA: VATAPÁ FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ACARAJÉ FIM DA LEGENDA.
LÍNGUA
Muitas palavras usadas na língua portuguesa falada no Brasil têm origem em diferentes línguas africanas.
LEGENDA: COCHILO: sono leve e breve. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CAÇULA: o mais novo dos filhos ou irmãos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: QUITUTE: comida refinada; petisco. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: XARÁ: pessoas que têm o mesmo nome. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FUBÁ: farinha de milho. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CAFUNÉ: carinho feito com a ponta dos dedos na cabeça de alguém. FIM DA LEGENDA.
73
INSTRUMENTOS MUSICAIS
Instrumentos musicais como o agogô, o atabaque, a cuíca e o berimbau são de origem africana.
LEGENDA: ATABAQUE FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CUÍCA FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: AGOGÔ FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BERIMBAU FIM DA LEGENDA.
RITMOS MUSICAIS E DANÇAS
Diferentes ritmos musicais e danças comuns hoje no Brasil, como o samba, o maracatu, o lundu, a capoeira e a congada, são resultado da presença africana no país.
LEGENDA: CAPOEIRA FIM DA LEGENDA.
1. Os povos africanos que vieram para o Brasil tinham os mesmos costumes e formas de viver?
_____
2. De que forma os povos africanos influenciaram a cultura brasileira? Indique três exemplos.
_____
3. Em seu lugar de viver há influências dos povos africanos que podem ser observadas no dia a dia das pessoas? Dê exemplos.
_____
74
Os principais povos europeus e asiáticos que vieram para o Brasil foram os portugueses, os italianos, os alemães, os sírios, os libaneses e os japoneses.
Conheça um pouco das influências culturais desses povos na paisagem e na cultura brasileira.
Portugueses: uma herança dos portugueses é a língua portuguesa, considerada a língua oficial do Brasil. Outras influências também podem ser notadas na culinária e nas características das construções.
LEGENDA: Construção com azulejos portugueses no município de São Luís, no estado do Maranhão, em 2020. A tradição portuguesa de revestir as paredes das construções com azulejos de cores branca e azul pode ser vista em muitas cidades brasileiras. FIM DA LEGENDA.
Alemães: a influência alemã está presente no desenvolvimento da atividade industrial, na realização de festas tradicionais e na arquitetura de algumas localidades do Brasil.
LEGENDA: Construção característica da arquitetura alemã no município de Canela, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
75
Italianos: algumas das contribuições para a cultura brasileira estão relacionadas ao desenvolvimento da agricultura e da indústria, ao modo de falar e à culinária.
LEGENDA: A pizza é uma das receitas trazidas pelos italianos que se tornou muito comum no Brasil. São Paulo é uma das cidades do mundo que mais consomem pizza. FIM DA LEGENDA.
Sírios e libaneses: as influências desses povos foram marcantes na forma de praticar o comércio e na alimentação.
LEGENDA: O quibe e a esfirra foram alimentos trazidos para o Brasil por sírios e libaneses. FIM DA LEGENDA.
Japoneses: contribuíram para o desenvolvimento da agricultura, sobretudo na produção de verduras, frutas e legumes.
LEGENDA: A partir de 1919, muitos japoneses se estabeleceram em Mogi das Cruzes, local que tem hoje grande concentração de descendentes de japoneses. Trabalhador agrícola no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Em seu lugar de viver, há influências dos povos
europeus
e asiáticos que podem ser observadas no dia a dia das pessoas? Dê exemplos.
_____
76
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 7 e 8
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou os povos e comunidades tradicionais e a influência de diversos grupos em nosso modo de vida. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Observe as fotografias de manifestações culturais de diferentes origens praticadas no Brasil.
LEGENDA: Frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dança do toré no município de Tacaratu, no estado de Pernambuco, em 2014. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dança de carimbó no município de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Dança de pau de fitas no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Samba de roda no município de Terra Nova, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Alguma das manifestações culturais representadas nas fotos costuma ocorrer no seu lugar de viver? Se sim, qual?
_____
- Que outras manifestações culturais as pessoas praticam no seu lugar de viver? Indique dois exemplos.
_____
77
- O professor vai dividir a turma em cinco grupos.
- Cada grupo deve pesquisar as seguintes informações sobre as manifestações culturais e fazer os registros de suas descobertas.
Grupo 1: dança do toré
Grupo 2: dança de pau de fitas
Grupo 3: frevo
Grupo 4: samba de roda
Grupo 5: carimbó
- Qual é sua origem?
_____
- Onde costuma ser praticada?
_____
- Quais são suas principais características?
_____
- No dia indicado pelo professor, apresentem oralmente suas descobertas aos colegas. Se for possível, apresentem imagens ou vídeos sobre a manifestação cultural estudada.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço que existem diferentes povos e comunidades tradicionais no Brasil? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Identifico influências culturais de grupos e povos de diferentes origens no lugar onde vivo? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Participei das aulas e das conversas com o grupo? |
_____ |
_____ |
_____ |
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |