78
UNIDADE 3. CONSUMO CONSCIENTE E RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
79
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Identifique quais são os espaços que podem ser frequentados por todas as pessoas na representação.
- Quais são os serviços públicos que podem ser identificados no local representado?
- Quais mudanças poderiam ser realizadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas no local representado?
Fim do complemento.
80
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 9 e 10
Quais são os serviços públicos que contribuem para a boa qualidade de vida da população?
CAPÍTULO 9. As pessoas e os serviços públicos
Em muitas localidades, diversos serviços públicos são prestados à população, visando garantir que todos tenham boa qualidade de vida. Observe a representação a seguir e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
81
82
- Consulte a representação e os textos das páginas anteriores para realizar as atividades.
- Escreva cinco serviços públicos prestados à população que foram representados na imagem.
_____
- Em quais construções representadas na imagem acontecem os serviços de:
- educação?
_____
- saúde?
_____
- lazer?
_____
- Quais dos serviços representados na imagem existem no lugar onde você vive? Desenhe um símbolo para representar cada um deles.
- educação?
- Escreva cinco serviços públicos prestados à população que foram representados na imagem.
- Converse com um adulto de sua convivência e liste quais são os serviços públicos de boa qualidade e os serviços públicos que precisam melhorar no lugar onde você vive.
Serviços públicos de boa qualidade
Serviços públicos que precisam melhorar
- Compartilhe sua resposta com os colegas e o professor.
83
Quem paga pelos serviços públicos?
Todas as pessoas têm direito aos serviços públicos. Eles são prestados diretamente por instituições públicas ou por empresas particulares que devem seguir regras definidas pelo governo.
O dinheiro necessário para executar e manter os serviços públicos vem de impostos e taxas pagos pela população. Geralmente, o valor de impostos e taxas está incluído nas contas de água, luz, entre outras, e em produtos que compramos em lojas e em supermercados, por exemplo.
O dinheiro arrecadado com os impostos e as taxas também é utilizado para pagar os salários dos governantes e dos servidores públicos.
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Rua em bairro no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais serviços públicos não estão sendo fornecidos aos moradores da rua mostrada na fotografia?
_____
- Os serviços públicos
devem
ter qualidade e são de responsabilidade do governo. Converse com um
colega
e indique uma ação que poderia ser feita pela população para melhorar os serviços públicos na rua apresentada na fotografia.
_____
84
Quem trabalha nos serviços públicos?
As pessoas que trabalham nos diversos serviços públicos são conhecidas como servidores públicos ou funcionários públicos.
Os servidores públicos atendem aos interesses de toda a população e contribuem para o desenvolvimento de um município, de um estado ou do país.
Para que um serviço público seja prestado com qualidade, é necessário que existam vários profissionais realizando suas funções com responsabilidade e transparência.
Toda a população tem o direito de ter acesso aos serviços públicos. Nesse sentido, o servidor público tem um papel fundamental para garantir esse direito e cuidar do que é de todos.
- Observe uma mensagem divulgada pelo Corpo de Bombeiros no estado do Rio Grande do Sul.
- Essa mensagem foi feita em homenagem a qual data comemorativa?
_____
- Considerando essa mensagem e o texto desta página, qual é a importância do trabalho do servidor público?
_____
85
Boxe complementar:
Entreviste
Para entender melhor a importância do trabalho dos servidores públicos, vocês realizarão uma entrevista com alguns profissionais do serviço público. Com a orientação do professor, reúnam-se em grupos e sigam as etapas.
Etapa 1
- Façam um levantamento dos diferentes profissionais que atuam nos serviços públicos do seu lugar de viver.
• Escolham dois servidores públicos para serem entrevistados.
• Indiquem um integrante do grupo que, na companhia do professor, convidará os profissionais para a entrevista com a classe.
Etapa 2
- Elaborem perguntas para
serem
feitas aos entrevistados. Por exemplo:
Como é o seu trabalho no dia a dia?
Quais são os aspectos favoráveis e desfavoráveis do seu trabalho?
Qual é a importância do seu trabalho para a sociedade?
- Lembrem-se de agradecer a presença dos entrevistados.
Etapa 3
- Depois da entrevista, conversem sobre quais foram as principais descobertas sobre o trabalho dos servidores públicos. Em seguida, registrem as conclusões no espaço abaixo.
Fim do complemento.
86
CAPÍTULO 10. A coleta de lixo
A coleta, o encaminhamento e o tratamento do lixo são serviços públicos essenciais para garantir a qualidade de vida das pessoas. Quando solicitado, leia os textos em voz alta e conheça alguns tipos de lixo produzidos em grandes cidades.
Tipos de lixo
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
87
Para onde vai o lixo?
Dar destino adequado ao lixo é muito importante para gerar menos problemas ao ambiente e evitar doenças. Além disso, muitos materiais descartados no lixo podem ser reaproveitados ou reciclados. Conheça, a seguir, alguns destinos dados ao lixo.
- Quais são os principais tipos de lixo produzidos em uma cidade?
_____
- Os diferentes tipos de lixo produzidos em uma cidade têm o mesmo destino? Por quê?
_____
- Quais são as vantagens do
aterro
sanitário em relação ao lixão?
_____
88
Trabalho de campo
Vamos observar como o lixo está sendo cuidado no entorno da escola? Para isso, sigam as orientações do professor e as etapas a seguir.
Etapa 1
- Com base em uma planta cartográfica ou em imagens digitais do município, observem os nomes das ruas do entorno da escola e os principais pontos de referência que auxiliam na localização.
- Com a ajuda do professor, tracem um roteiro indicando por onde vão caminhar e os locais de parada para fazer observações sobre a
coleta
e o destino do lixo no entorno da escola.
Etapa 2
- No dia e no horário combinados, acompanhem o professor na caminhada pelo entorno da escola. Lembrem-se de levar caderno e lápis para fazer anotações.
- Registrem informações como os locais onde foram encontradas lixeiras públicas e lixeiras de materiais recicláveis, assim como os locais onde havia lixo descartado inadequadamente, como em ruas, calçadas, terrenos e praças.
- Se possível,
conversem
com moradores sobre o serviço de
coleta
de lixo.
Etapa 3
- De volta à sala de aula, compartilhem as informações coletadas.
- Utilizando a planta cartográfica ou a imagem digital impressa, elaborem uma representação do entorno da escola.
- Criem uma legenda para representar as situações observadas em relação ao lixo e indique sua localização.
- Se possível, exponham o resultado do trabalho em um painel na sala de aula, na escola ou em canais digitais para o acesso virtual da comunidade escolar.
89
O lixo e as pessoas
Um dos deveres de todas as pessoas é jogar o lixo na lixeira. No entanto, há pessoas que ainda descartam lixo nas ruas, nas praças, nas praias, nos rios e em outros locais inadequados. Vamos refletir um pouco sobre esse problema?
- Leia o texto silenciosamente.
Quadrilha da sujeira
Inspirado em Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade.
João joga um palitinho de sorvete na rua de Teresa que joga uma latinha de refrigerante na rua de Raimundo que joga um saquinho plástico na rua de Joaquim que joga uma garrafinha velha na rua de Lili.
Lili joga um pedacinho de isopor na rua de João que joga uma embalagenzinha de não sei o que na rua de Teresa que joga um lencinho de papel na rua de Raimundo que joga uma tampinha de refrigerante na rua de Joaquim que joga um papelzinho de bala na rua de J. Pinto Fernandes que ainda nem tinha entrado na história.
FONTE: Ricardo Azevedo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais. São Paulo: Moderna, 2007. p. 31.
- O que as personagens citadas no texto estavam fazendo?
_____
- Em sua opinião, quais são as consequências dessas atitudes para a qualidade de vida dos moradores desse local e para o ambiente?
_____
90
Cartografando
Observe a representação das ruas e da história criada por Ricardo Azevedo no texto da página anterior.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
91
- Observe a representação da página anterior e leia a legenda a seguir.
LEGENDA: Palito de sorvete. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caixa de papelão. FIM DA LEGENDA.;
LEGENDA: Sacola plástica. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lata de refrigerante. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lenço de papel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Isopor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Garrafa de vidro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tampinha de refrigerante. FIM DA LEGENDA.
- Nessa legenda, qual é o símbolo que está faltando?
_____
- Quais são os objetos que foram jogados na rua José de Anchieta?
_____
- Alguns objetos citados no texto foram descartados como lixo nas ruas, mas eles podem ser reciclados. Quais desses objetos você colocaria em cada uma das lixeiras ao lado?
- Lixeira vermelha:
_____
- Lixeira azul:
_____
- Lixeira verde:
_____
- Lixeira amarela:
_____
- Lixeira vermelha:
LEGENDA: PLÁSTICO FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PAPEL FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VIDRO FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: METAL FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lixeiras para coleta de material reciclável. FIM DA LEGENDA.
- Em seu lugar de viver, ocorrem situações semelhantes à descrita no texto “Quadrilha da sujeira”? Explique.
92
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você conheceu diversos serviços públicos que favorecem uma boa qualidade de vida para as pessoas, como a coleta de lixo.Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Leia o texto.
O que é o princípio dos 3Rs?
Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo princípio dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. [...]
Reduzir
Significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.
Reutilizar
É, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.
Reciclar
Envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados. Para facilitar o trabalho de encaminhar material pós-consumo para reciclagem, é importante fazer a separação no lugar de origem – a casa, o escritório, a fábrica, o hospital, a escola etc.
FONTE: Getulio Apolinário Ferreira. O princípio dos 3Rs para o consumo consciente. Folha Vitória, 2 jun. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fu2. Acesso em: 9 mar. 2021.
- Quais iniciativas relacionadas à redução, à reutilização ou à reciclagem do lixo existem no lugar onde você vive ou na sua escola? Dê dois exemplos.
93
- Reúnam-se em grupos e discutam como vocês podem contribuir para reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido nas moradias e nos estabelecimentos comerciais e industriais. Escrevam uma frase com a proposta que acharem mais interessante e que vocês
consideram
possível de ser cumprida.
_____
- Os servidores públicos são profissionais que trabalham para atender a população e contribuem para a qualidade da prestação de serviços. Pensando nisso, reúnam-se em grupos e organizem uma campanha para a valorização desses profissionais, por meio de cartazes ou imagens digitais. Cada grupo
deve
escolher um profissional diferente, como bombeiro, professor, enfermeiro e gari.
- Se possível, exponham esses cartazes na escola ou em alguma rede social.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço diferentes serviços públicos que ajudam a garantir a qualidade de vida das pessoas? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Identifico diferentes tipos de lixo produzidos e os principais locais de destino? |
_____ |
_____ |
_____ |
c) Indico exemplos de ações relacionadas à produção e ao descarte de lixo que podem contribuir para a preservação do ambiente? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
d) Respeitei meus colegas e professor? |
_____ |
_____ |
_____ |
e) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
94
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 11 e 12
Quais são as ações que contribuem para o consumo consciente da água?
CAPÍTULO 11. A água no dia a dia das pessoas
Todos nós precisamos de água para viver. Além de ser essencial à sobrevivência das pessoas e dos outros seres vivos, a água é fundamental para a realização de várias atividades do cotidiano.
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Criança bebendo água em um parque público. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Água sendo utilizada para lavar louças. FIM DA LEGENDA.
- Quais são os usos da água retratados nas fotografias?
_____
- A fotografia 1 retrata o uso da água para a manutenção da vida. Que tipo de água as pessoas
devem
beber? Por quê?
_____
95
O tratamento da água
O tratamento de água é um serviço público essencial para a população.
A água destinada ao consumo das pessoas precisa ser limpa, ou seja, não pode conter microrganismos que fazem mal à saúde.
Nos rios e nas represas, a água pode apresentar impurezas. O processo de retirada de impurezas da água é chamado tratamento da água.
A água adequada para o consumo é denominada água potável.
LEGENDA: Placa indicando a qualidade da água na nascente de um rio no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- O que a placa da fotografia informa?
_____
- Você já viu placas como essa? Se sim, compartilhe sua experiência com os colegas.
- Qual é a importância do tratamento da água para as pessoas?
_____
96
Observe a representação das etapas do tratamento de água e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.
- Complete o texto com as palavras do quadro a seguir.
microrganismos
represa
filtração
flocos
decantação
estação de tratamento
A água de uma _____ é levada até uma _____.
97
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
FONTE: Sabesp. Tratamento de água. Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 9 mar. 2021.
Nela, a água recebe substâncias que fazem com que as impurezas se juntem, formando _____. Eles se depositam no fundo do tanque de _____, separando-se da água.
Em seguida, a água passa por um processo de _____ e recebe outras substâncias que eliminam os _____.
98
O tratamento do esgoto
Assim como o tratamento da água, o tratamento do esgoto é um serviço público importante para a qualidade de vida das pessoas e para a preservação do ambiente.
Quando solicitado, leia o texto em voz alta.
Coleta e tratamento de esgoto
Ao lavar as mãos, tomar banho, lavar as roupas, louças e usar a descarga do vaso sanitário, forma-se o esgoto.
O contato com essa água residual pode causar doenças pela quantidade de microrganismos ou resíduos tóxicos que provocam o crescimento de bactérias, vírus ou fungos.
Daí a importância dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos, pois eles evitam a contaminação e transmissão de doenças.
Além das questões de saúde, o sistema de coleta e tratamento de esgotos também evita a poluição dos córregos, rios e mares, com a preservação dos recursos hídricos e fontes de abastecimento de água.
FONTE: Sabesp. Coleta de esgotos. Disponível em: http://fdnc.io/fu3. Acesso em: 9 mar. 2021.
- Observe a representação.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- O esgoto da fábrica representada na imagem está sendo despejado de maneira correta? Explique sua resposta.
_____
99
- Observe novamente a representação das páginas 96 e 97 e numere as etapas do processo de coleta, tratamento e distribuição da água na sequência em que elas ocorrem.
LEGENDA: A água é retirada de rios e represas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A água passa por um processo de filtração, eliminando partículas menores que ainda estejam presentes. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A água tratada é armazenada. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A água é distribuída à população. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Investigue
- Com um adulto de sua convivência, responda às perguntas.
- Em seu lugar de viver, todas as pessoas têm acesso a água tratada?
( ) Sim.
( ) Não.
- A água que você utiliza em sua moradia é:
( ) tratada e encanada.
( ) retirada de um poço.
- O esgoto do lugar onde você vive é tratado?
( ) Sim.
( ) Não.
- Em seu lugar de viver, todas as pessoas têm acesso a água tratada?
- Avalie a situação do tratamento da água e do esgoto no seu lugar de viver, assinalando uma das opções a seguir.
( )
( )
( )
Fim do complemento.
100
CAPÍTULO 12. Uso consciente da água
Apesar de existir grande quantidade de água no planeta Terra, a maior parte dela não pode ser consumida pelas pessoas. Por isso, é essencial usar a água de forma consciente nas atividades do dia a dia.
- Assinale as atividades feitas em sua moradia que envolvem o uso de água.
( ) Cozinhar.
( ) Regar as plantas.
( ) Tomar banho.
( ) Lavar a louça.
( ) Beber.
( ) Lavar roupas.
( ) Limpar a casa.
( ) Escovar os dentes.
( ) Outras: _____
- Em sua moradia, a água utilizada em alguma dessas atividades costuma ser reaproveitada?
( ) Sim.
( ) Não.
- Pense nas atividades assinaladas anteriormente: em alguma delas a água utilizada poderia ser reaproveitada? Se sim, de que forma?
_____
- Pense em duas sugestões para o uso consciente da água em seu lugar de viver e registre-as a seguir.
_____
- Compartilhe suas sugestões com os colegas e o professor.
101
- Você já pensou em orientar as pessoas a usar a água de maneira consciente por meio da divulgação de cartazes? Leia o cartaz a seguir.
- Crie dois desenhos e duas frases para incentivar as pessoas a usar a água de maneira consciente.
_____
102
Os usos da água
A água doce é utilizada de diversas maneiras pelas pessoas. Uma parte dessa água é empregada em algumas atividades. Veja a seguir.
Geração de energia: por meio do movimento das águas dos rios, é possível gerar energia elétrica. Além disso, essa água também pode ser utilizada para o abastecimento humano.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
Navegação: muitos rios são naturalmente navegáveis, por isso, são utilizados como vias de transporte para mercadorias e pessoas.
Já em outros rios são construídas eclusas que permitem o tráfego de embarcações.
LEGENDA: Eclusa no Rio Tietê, no município de Barra Bonita, no estado de São Paulo, em 2017. As eclusas são construções feitas no curso dos rios para corrigir desníveis, como cachoeiras e quedas-d’água. FIM DA LEGENDA.
103
Agricultura: nas áreas em que não chove na quantidade e no momento adequados a cada tipo de plantação, ocorre uso de água para a irrigação. Em todo o mundo, a atividade agrícola é a que mais consome água doce.
LEGENDA: Uso de água para irrigação de lavoura de milho no município de Buritama, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Indústria: a água é utilizada na produção de alimentos e de papel, por exemplo. Também pode ser utilizada para resfriar máquinas.
LEGENDA: Uso de água em indústria de produção de tecidos no município de Guaranésia, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Lazer: as águas dos rios também são usadas em atividades de lazer, como os esportes náuticos e a natação. Muitas pessoas costumam visitar balneários, estâncias termais e cachoeiras.
LEGENDA: Pessoas nadando nas águas do Rio São Francisco, no município de Olho d’Água do Casado, no estado de Alagoas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
104
- Considerando a atividade de geração de energia elétrica, por que é importante preservar a água dos rios?
_____
- Os rios podem ser usados pelas pessoas para transportar o quê?
_____
- Como a água pode ser utilizada na indústria?
_____
- Você já praticou alguma atividade de lazer nas águas de um rio? Se sim, qual?
_____
- Além das atividades citadas nas páginas anteriores, as águas dos rios podem ser utilizadas pelas pessoas em quais outras atividades?
_____
- A poluição da água dos rios pode prejudicar as atividades citadas anteriormente? Se sim, de que forma?
_____
105
Cartografando
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil: consumo de água, por tipo de uso (2018)
Fonte: Agência Nacional de Águas. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2019: informe anual. Brasília: ANA, 2019. p. 32.
- No Brasil, qual é o principal uso da água?
_____
- Qual é a atividade econômica que se relaciona a esse uso da água?
_____
- Por que essa atividade econômica utiliza muita água?
_____
- Em sua opinião, que ações poderiam ser realizadas para economizar água
nessa
atividade econômica?
_____
106
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou sobre os usos da água no dia a dia e aprendeu várias ações que podem contribuir para o seu consumo consciente. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Circule as três atividades realizadas em sua moradia que consomem mais água.
LEGENDA: LAVAR A LOUÇA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: REGAR AS PLANTAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DAR A DESCARGA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LAVAR ROUPA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: TOMAR BANHO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: LIMPAR A CASA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BEBER. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: COZINHAR. FIM DA LEGENDA.
- Escreva uma sugestão de como realizar alguma dessas atividades utilizando menos água.
_____
- A água utilizada em nossa moradia
deve
ser coletada e levada para uma estação de tratamento de esgoto. Por que é importante que o esgoto seja coletado e tratado?
_____
- A água é importante para a realização de várias atividades. A água virtual é a água utilizada para produzir uma mercadoria ou realizar um serviço. A maior parte dos alimentos que consumimos no dia a dia necessita de água para serem produzidos. Observe a imagem da próxima página e responda.
107
Fonte: Water Footprint Network. Virtual water inside products. Disponível em: http://fdnc.io/fu4. Acesso em: 22 abr. 2021.
- Quais são os produtos que mais consomem água em sua produção?
_____
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Reconheço a importância da água no dia a dia? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Identifico principais usos da água pelas pessoas? |
_____ |
_____ |
_____ |
c) Indico exemplos de cuidados na utilização da água? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
d) Participei das aulas e das conversas coletivas? |
_____ |
_____ |
_____ |
e) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |