78

UNIDADE 3. CONSUMO CONSCIENTE E RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. No canto inferior direito tem algumas construções abandonadas com pichações, ao lado de uma rua com um caminhão. Do outro lado da rua, uma praça com um parquinho. E uma avenida com muito trânsito. Ao lado da avenida há um rio com uma ponte por cima, cheia de carros e caminhões. No fundo há vários prédios e um centro cultural. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

79

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Identifique quais são os espaços que podem ser frequentados por todas as pessoas na representação.
  1. Quais são os serviços públicos que podem ser identificados no local representado?
  2. Quais mudanças poderiam ser realizadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas no local representado?

Fim do complemento.

80

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Quais são os serviços públicos que contribuem para a boa qualidade de vida da população?

CAPÍTULO 9. As pessoas e os serviços públicos

Em muitas localidades, diversos serviços públicos são prestados à população, visando garantir que todos tenham boa qualidade de vida. Observe a representação a seguir e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Imagem: Ilustração. Um bairro com carros andando nas ruas, pessoas nas calçadas e faixas de pedestre. Há praças de direção e de velocidade. Na primeira fileira de quadras há uma praça, uma quadra de esportes e um parque. Quadro com texto. Lazer: Serviço de construção e manutenção de parques, praças, teatros, museus, entre outros, onde as pessoas praticam atividades físicas, passeiam e convivem umas com as outras. Perto da quadra, texto. Fornecimento: de eletricidade Serviço de fornecimento de energia elétrica e de iluminação de ruas e outros espaços públicos. Na segunda fileira de quadras há um prédio azul de abastecimento de água. Abastecimento de água: Serviço de fornecimento de água tratada, ou seja, que passou por um processo de retirada de impurezas e de agentes causadores de doenças. Na calçada ao lado há um toldo representando um ponto de ônibus. Transporte coletivo: Serviço de transporte de pessoas, como ônibus, trens e barcos. Do outro lado da rua há uma delegacia e um hospital. Policiamento: Serviço para garantir a segurança da população. Saúde: Serviço de prevenção e cuidados com a saúde dos habitantes, como vacinação e atendimento médico. Na terceira fileira de quadras tem casas e prédios. Pavimentação de ruas: Serviço de revestimento de ruas para os veículos e as pessoas circularem em segurança e com mais facilidade. Limpeza pública: Serviço de limpeza e conservação de ruas, monumentos, praças e parques. Ao lado há uma creche com flores desenhadas nas paredes e crianças brincando na frente. Educação: Serviço prestado em locais como creches, escolas e universidades, onde as pessoas podem estudar e aprender coletivamente. Do lado da creche tem uma biblioteca e uma escola. Biblioteca: Local onde é prestado o serviço de empréstimo de livros e de outros materiais, permitindo que as pessoas ampliem o conhecimento. Na rua do lado da escola, tem uma caixa de texto na rua. Sinalização de trânsito: Serviço de organização do tráfego de veículos e pedestres nas ruas, nas avenidas e nas estradas. Na rua tem um caminhão de lixo. Coleta de lixo: Serviço de recolhimento do lixo produzido em moradias, escolas, hospitais, estabelecimentos de comércio, entre outros. No canto inferior direita há um centro de saúde.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

81

Imagem: Ilustração. Um bairro com carros andando nas ruas, pessoas nas calçadas e faixas de pedestre. Há praças de direção e de velocidade. Na primeira fileira de quadras há uma praça, uma quadra de esportes e um parque. Quadro com texto. Lazer: Serviço de construção e manutenção de parques, praças, teatros, museus, entre outros, onde as pessoas praticam atividades físicas, passeiam e convivem umas com as outras. Perto da quadra, texto. Fornecimento: de eletricidade Serviço de fornecimento de energia elétrica e de iluminação de ruas e outros espaços públicos. Na segunda fileira de quadras há um prédio azul de abastecimento de água. Abastecimento de água: Serviço de fornecimento de água tratada, ou seja, que passou por um processo de retirada de impurezas e de agentes causadores de doenças. Na calçada ao lado há um toldo representando um ponto de ônibus. Transporte coletivo: Serviço de transporte de pessoas, como ônibus, trens e barcos. Do outro lado da rua há uma delegacia e um hospital. Policiamento: Serviço para garantir a segurança da população. Saúde: Serviço de prevenção e cuidados com a saúde dos habitantes, como vacinação e atendimento médico. Na terceira fileira de quadras tem casas e prédios. Pavimentação de ruas: Serviço de revestimento de ruas para os veículos e as pessoas circularem em segurança e com mais facilidade. Limpeza pública: Serviço de limpeza e conservação de ruas, monumentos, praças e parques. Ao lado há uma creche com flores desenhadas nas paredes e crianças brincando na frente. Educação: Serviço prestado em locais como creches, escolas e universidades, onde as pessoas podem estudar e aprender coletivamente. Do lado da creche tem uma biblioteca e uma escola. Biblioteca: Local onde é prestado o serviço de empréstimo de livros e de outros materiais, permitindo que as pessoas ampliem o conhecimento. Na rua do lado da escola, tem uma caixa de texto na rua. Sinalização de trânsito: Serviço de organização do tráfego de veículos e pedestres nas ruas, nas avenidas e nas estradas. Na rua tem um caminhão de lixo. Coleta de lixo: Serviço de recolhimento do lixo produzido em moradias, escolas, hospitais, estabelecimentos de comércio, entre outros. No canto inferior direita há um centro de saúde.  Fim da imagem.

82

  1. Consulte a representação e os textos das páginas anteriores para realizar as atividades.
    1. Escreva cinco serviços públicos prestados à população que foram representados na imagem.

      _____

    1. Em quais construções representadas na imagem acontecem os serviços de:
      • educação?

        _____

      • saúde?

        _____

      • lazer?

        _____

        Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

      1. Quais dos serviços representados na imagem existem no lugar onde você vive? Desenhe um símbolo para representar cada um deles.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Converse com um adulto de sua convivência e liste quais são os serviços públicos de boa qualidade e os serviços públicos que precisam melhorar no lugar onde você vive.

Imagem: Ilustração de um sinal de correto verde. Fim da imagem.

Serviços públicos de boa qualidade

Imagem: Ilustração de um xís vermelho. Fim da imagem.

Serviços públicos que precisam melhorar

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

83

Quem paga pelos serviços públicos?

Todas as pessoas têm direito aos serviços públicos. Eles são prestados diretamente por instituições públicas ou por empresas particulares que devem seguir regras definidas pelo governo.

O dinheiro necessário para executar e manter os serviços públicos vem de impostos e taxas pagos pela população. Geralmente, o valor de impostos e taxas está incluído nas contas de água, luz, entre outras, e em produtos que compramos em lojas e em supermercados, por exemplo.

O dinheiro arrecadado com os impostos e as taxas também é utilizado para pagar os salários dos governantes e dos servidores públicos.

Imagem: Fotografia. Uma calçada de terra com lado de árvores. Nos cantos da calçada tem pneus coloridos e montes de lixo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua em bairro no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Quais serviços públicos não estão sendo fornecidos aos moradores da rua mostrada na fotografia?

    _____

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Os serviços públicos devem ter qualidade e são de responsabilidade do governo. Converse com um colega e indique uma ação que poderia ser feita pela população para melhorar os serviços públicos na rua apresentada na fotografia.

    _____

84

Quem trabalha nos serviços públicos?

As pessoas que trabalham nos diversos serviços públicos são conhecidas como servidores públicos ou funcionários públicos.

Os servidores públicos atendem aos interesses de toda a população e contribuem para o desenvolvimento de um município, de um estado ou do país.

Para que um serviço público seja prestado com qualidade, é necessário que existam vários profissionais realizando suas funções com responsabilidade e transparência.

Toda a população tem o direito de ter acesso aos serviços públicos. Nesse sentido, o servidor público tem um papel fundamental para garantir esse direito e cuidar do que é de todos.

Imagem: Ilustração. Cartaz. No canto superior esquerdo, logotipo do corpo de bombeiros militar do Rio Grande do Sul. Ao lado, o texto: A mais honrosa das ocupações é servir ao público e seu útil ao maior número de pessoas. Michel de Montaigne. Abaixo, ilustração de dez pessoas: homem de cabelo preto e topete, homem de cabelo castanho e bigode, homem de cabelo preto, barba e óculos, homem loiro, mulher de cabelo preto e franja, mulher loira, homem de cabelo castanho e óculos, homem de cabelo castanho, mulher de cabelo castanho ondulado e óculos e um homem moreno de gravata. Há uma faixa na frente deles: dia do servidor público. 28 de outubro.  Fim da imagem.
  1. Essa mensagem foi feita em homenagem a qual data comemorativa?

    _____

  1. Considerando essa mensagem e o texto desta página, qual é a importância do trabalho do servidor público?

    _____

85

Boxe complementar:

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Entreviste

Para entender melhor a importância do trabalho dos servidores públicos, vocês realizarão uma entrevista com alguns profissionais do serviço público. Com a orientação do professor, reúnam-se em grupos e sigam as etapas.

Etapa 1

  • Façam um levantamento dos diferentes profissionais que atuam nos serviços públicos do seu lugar de viver.

    • Escolham dois servidores públicos para serem entrevistados.

    • Indiquem um integrante do grupo que, na companhia do professor, convidará os profissionais para a entrevista com a classe.

    Etapa 2

  • Elaborem perguntas para serem feitas aos entrevistados. Por exemplo:

    Como é o seu trabalho no dia a dia?

    Quais são os aspectos favoráveis e desfavoráveis do seu trabalho?

    Qual é a importância do seu trabalho para a sociedade?

  • Lembrem-se de agradecer a presença dos entrevistados.

    Etapa 3

  • Depois da entrevista, conversem sobre quais foram as principais descobertas sobre o trabalho dos servidores públicos. Em seguida, registrem as conclusões no espaço abaixo.
Imagem: Ilustração. Uma página de caderno em branco com um lápis no canto inferior direito.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

86

CAPÍTULO 10. A coleta de lixo

A coleta, o encaminhamento e o tratamento do lixo são serviços públicos essenciais para garantir a qualidade de vida das pessoas. Quando solicitado, leia os textos em voz alta e conheça alguns tipos de lixo produzidos em grandes cidades.

Tipos de lixo

Imagem: Infográfico. Tipos de lixo. Um bairro com linhas de chamada indicando os tipos de lixo gerados. Uma das quadras tem dois prédios com fachadas de vidro. Linha de chamada para uma garrafa plástica, uma caixa de suco e uma casca de banana. Lixo domiciliar: Composto de restos de comida, embalagens de produtos, papel higiênico, plásticos, entre outros. Atrás, um prédio alto de um hospital. Linha de chamada para: esparadrapo, seringa e frascos de remédio. Lixo dos serviços de saúde: Composto de embalagens de remédio, algodão, esparadrapo, agulhas e seringas usadas, entre outros. Esse tipo de lixo é perigoso e, por isso, deve receber tratamento diferenciado. Na parte inferior, uma quadra com várias lojas. Linha de chamada para: caixa de papelão, papéis e copo plástico. Lixo comercial: Composto principalmente de embalagens de papéis, papelões e plásticos. Há uma fábrica com fumaça saindo das chaminés. Linha de chamada para: uma lata, corrente e pregos. Lixo industrial: Pode conter retalhos de tecido, plástico, papel, couro, borracha, produtos químicos e outros materiais utilizados nas indústrias. Para a direita há um rio e uma usina. Usina de incineração: O lixo dos serviços de saúde, como seringas usadas e restos de remédios, é queimado nesses locais. Ao lado, áreas de lixão e aterro sanitário. Lixão: O lixo é depositado em extensas áreas a céu aberto e não recebe nenhum tipo de tratamento. Aterro sanitário: O lixo é depositado sobre uma superfície não permeável, como o plástico. Em seguida, é compactado e coberto com uma camada de terra, gerando menos impacto ao ambiente. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

87

Para onde vai o lixo?

Dar destino adequado ao lixo é muito importante para gerar menos problemas ao ambiente e evitar doenças. Além disso, muitos materiais descartados no lixo podem ser reaproveitados ou reciclados. Conheça, a seguir, alguns destinos dados ao lixo.

Imagem: Infográfico. Tipos de lixo. Um bairro com linhas de chamada indicando os tipos de lixo gerados. Uma das quadras tem dois prédios com fachadas de vidro. Linha de chamada para uma garrafa plástica, uma caixa de suco e uma casca de banana. Lixo domiciliar: Composto de restos de comida, embalagens de produtos, papel higiênico, plásticos, entre outros. Atrás, um prédio alto de um hospital. Linha de chamada para: esparadrapo, seringa e frascos de remédio. Lixo dos serviços de saúde: Composto de embalagens de remédio, algodão, esparadrapo, agulhas e seringas usadas, entre outros. Esse tipo de lixo é perigoso e, por isso, deve receber tratamento diferenciado. Na parte inferior, uma quadra com várias lojas. Linha de chamada para: caixa de papelão, papéis e copo plástico. Lixo comercial: Composto principalmente de embalagens de papéis, papelões e plásticos. Há uma fábrica com fumaça saindo das chaminés. Linha de chamada para: uma lata, corrente e pregos. Lixo industrial: Pode conter retalhos de tecido, plástico, papel, couro, borracha, produtos químicos e outros materiais utilizados nas indústrias. Para a direita há um rio e uma usina. Usina de incineração: O lixo dos serviços de saúde, como seringas usadas e restos de remédios, é queimado nesses locais. Ao lado, áreas de lixão e aterro sanitário. Lixão: O lixo é depositado em extensas áreas a céu aberto e não recebe nenhum tipo de tratamento. Aterro sanitário: O lixo é depositado sobre uma superfície não permeável, como o plástico. Em seguida, é compactado e coberto com uma camada de terra, gerando menos impacto ao ambiente. Fim da imagem.
  1. Quais são os principais tipos de lixo produzidos em uma cidade?

    _____

  1. Os diferentes tipos de lixo produzidos em uma cidade têm o mesmo destino? Por quê?

    _____

  1. Quais são as vantagens do aterro sanitário em relação ao lixão?

    _____

88

Trabalho de campo

Imagem: Ilustração. Um caderno aberto com um lápis em cima. Do lado tem duas fotos, uma de uma árvore com uma casa e uma de prédios. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Vamos observar como o lixo está sendo cuidado no entorno da escola? Para isso, sigam as orientações do professor e as etapas a seguir.

Etapa 1

89

O lixo e as pessoas

Um dos deveres de todas as pessoas é jogar o lixo na lixeira. No entanto, há pessoas que ainda descartam lixo nas ruas, nas praças, nas praias, nos rios e em outros locais inadequados. Vamos refletir um pouco sobre esse problema?

Quadrilha da sujeira

Inspirado em Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade.

João joga um palitinho de sorvete na rua de Teresa que joga uma latinha de refrigerante na rua de Raimundo que joga um saquinho plástico na rua de Joaquim que joga uma garrafinha velha na rua de Lili.

Lili joga um pedacinho de isopor na rua de João que joga uma embalagenzinha de não sei o que na rua de Teresa que joga um lencinho de papel na rua de Raimundo que joga uma tampinha de refrigerante na rua de Joaquim que joga um papelzinho de bala na rua de J. Pinto Fernandes que ainda nem tinha entrado na história.

FONTE: Ricardo Azevedo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais. São Paulo: Moderna, 2007. p. 31.

Imagem: Ilustração. Uma rua com uma sequência de desenhos. Da esquerda para a direita. Um menino de cabelo castanho e camiseta amarela jogando lixo no chão. Uma casa. Uma árvore. Uma menina loira de vestido vermelho jogando uma lata no chão. Uma lata de lixo cheia. Um menino negro de camiseta azul andando de bicicleta e jogando uma sacola de papel para trás. Uma casa verde. Um menino de cabelo castanho enrolado jogando uma garrada de plástico no chão. Um carro laranja. Um prédio. Uma menina de cabelo preto usando um vestido azul e jogando lixo no chão. Um menino loiro de camiseta vermelha com lixo em sua frente. Uma lata de lixo vazia e árvores.  Fim da imagem.
  1. O que as personagens citadas no texto estavam fazendo?

    _____

  1. Em sua opinião, quais são as consequências dessas atitudes para a qualidade de vida dos moradores desse local e para o ambiente?

    _____

90

Cartografando

Observe a representação das ruas e da história criada por Ricardo Azevedo no texto da página anterior.

Imagem: Ilustração. Planta baixa de um bairro. Na horizontal, as ruas: Rua Jose Anchieta, Rua Pedro Álvares Cabral. Rua Pedro I. Rua Vicente de Carvalho. Na vertical, as ruas: Rua Princesa Isabel, Rua Joana de Souza, Rua Pedro II. Nas quadras há casas e prédios. Em algumas ruas há lixos sendo indicados por linhas de chamada. Na rua José de Anchieta: um palito de sorvete e uma caixa de papelão. Na rua Pedro Álvares Cabral: um papel amassado e uma lata. Na rua Pedro I: uma sacola plástica e uma tampinha vermelha. Na rua Vicente de Carvalho: uma garrafa de vidro. Na rua Princesa Isabel: um pedaço de isopor. Na rua Pedro II: um papel de bala.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

91

  1. Observe a representação da página anterior e leia a legenda a seguir.
Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Palito de sorvete. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caixa de papelão. FIM DA LEGENDA.;

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sacola plástica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lata de refrigerante. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lenço de papel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Isopor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Garrafa de vidro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tampinha de refrigerante. FIM DA LEGENDA.

  1. Nessa legenda, qual é o símbolo que está faltando?

    _____

  1. Quais são os objetos que foram jogados na rua José de Anchieta?

    _____

  1. Alguns objetos citados no texto foram descartados como lixo nas ruas, mas eles podem ser reciclados. Quais desses objetos você colocaria em cada uma das lixeiras ao lado?
    • Lixeira vermelha:

      _____

    • Lixeira azul:

      _____

    • Lixeira verde:

      _____

    • Lixeira amarela:

      _____

Imagem: Ilustração. Quatro latas de lixo coloridas com o desenho de um triângulo feito com setas na frente e o nome. Vermelha: plástico. Azul: papel. Verde: vidro. Amarela: metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLÁSTICO FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro latas de lixo coloridas com o desenho de um triângulo feito com setas na frente e o nome. Vermelha: plástico. Azul: papel. Verde: vidro. Amarela: metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: PAPEL FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro latas de lixo coloridas com o desenho de um triângulo feito com setas na frente e o nome. Vermelha: plástico. Azul: papel. Verde: vidro. Amarela: metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: VIDRO FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro latas de lixo coloridas com o desenho de um triângulo feito com setas na frente e o nome. Vermelha: plástico. Azul: papel. Verde: vidro. Amarela: metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: METAL FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Lixeiras para coleta de material reciclável. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em seu lugar de viver, ocorrem situações semelhantes à descrita no texto “Quadrilha da sujeira”? Explique.

92

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você conheceu diversos serviços públicos que favorecem uma boa qualidade de vida para as pessoas, como a coleta de lixo.Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Leia o texto.

    O que é o princípio dos 3Rs?

    Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo princípio dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. [...]

    Reduzir

    Significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.

    Reutilizar

    É, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.

    Reciclar

    Envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados. Para facilitar o trabalho de encaminhar material pós-consumo para reciclagem, é importante fazer a separação no lugar de origem – a casa, o escritório, a fábrica, o hospital, a escola etc.

    FONTE: Getulio Apolinário Ferreira. O princípio dos 3Rs para o consumo consciente. Folha Vitória, 2 jun. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fu2. Acesso em: 9 mar. 2021.

    • Quais iniciativas relacionadas à redução, à reutilização ou à reciclagem do lixo existem no lugar onde você vive ou na sua escola? Dê dois exemplos.
Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo preto usando calça jeans e camiseta vermelha de manga longa. Ela está sentada em cima de uma pilha de caixas de papelão que estão dentro de um carrinho de mercado. A menina segura mais uma caixa em cima da cabeça.  Fim da imagem.

93

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúnam-se em grupos e discutam como vocês podem contribuir para reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido nas moradias e nos estabelecimentos comerciais e industriais. Escrevam uma frase com a proposta que acharem mais interessante e que vocês consideram possível de ser cumprida.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Os servidores públicos são profissionais que trabalham para atender a população e contribuem para a qualidade da prestação de serviços. Pensando nisso, reúnam-se em grupos e organizem uma campanha para a valorização desses profissionais, por meio de cartazes ou imagens digitais. Cada grupo deve escolher um profissional diferente, como bombeiro, professor, enfermeiro e gari.
    • Se possível, exponham esses cartazes na escola ou em alguma rede social.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço diferentes serviços públicos que ajudam a garantir a qualidade de vida das pessoas?

_____

_____

_____

b) Identifico diferentes tipos de lixo produzidos e os principais locais de destino?

_____

_____

_____

c) Indico exemplos de ações relacionadas à produção e ao descarte de lixo que podem contribuir para a preservação do ambiente?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Respeitei meus colegas e professor?

_____

_____

_____

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

94

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Quais são as ações que contribuem para o consumo consciente da água?

CAPÍTULO 11. A água no dia a dia das pessoas

Todos nós precisamos de água para viver. Além de ser essencial à sobrevivência das pessoas e dos outros seres vivos, a água é fundamental para a realização de várias atividades do cotidiano.

Imagem: Fotografia. Um menino de cabelo preto liso e camiseta rosa. Ele está abaixado bebendo água de um bebedouro prateado. Fim da imagem.

LEGENDA: Criança bebendo água em um parque público. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de cabelo branco e camiseta cinza lavando louça. Fim da imagem.

LEGENDA: Água sendo utilizada para lavar louças. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são os usos da água retratados nas fotografias?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A fotografia 1 retrata o uso da água para a manutenção da vida. Que tipo de água as pessoas devem beber? Por quê?

    _____

95

O tratamento da água

O tratamento de água é um serviço público essencial para a população.

A água destinada ao consumo das pessoas precisa ser limpa, ou seja, não pode conter microrganismos que fazem mal à saúde.

Nos rios e nas represas, a água pode apresentar impurezas. O processo de retirada de impurezas da água é chamado tratamento da água.

A água adequada para o consumo é denominada água potável.

Imagem: Fotografia. Um rio com algumas plantas boiando. Do lado, uma placa de madeira com o texto: nascente. Água não potável.  Fim da imagem.

LEGENDA: Placa indicando a qualidade da água na nascente de um rio no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. O que a placa da fotografia informa?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Você já viu placas como essa? Se sim, compartilhe sua experiência com os colegas.
    1. Qual é a importância do tratamento da água para as pessoas?

      _____

96

Observe a representação das etapas do tratamento de água e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Imagem: Infográfico. Uma estação de tratamento de água. No canto esquerdo, a represa. A água de uma represa ou de um rio é levada até uma estação de tratamento. Essa água está misturada com terra e outras impurezas. Em seguida, a água segue para tanques com hélices. Na estação de tratamento, a água recebe substâncias que fazem com que as partículas de impurezas fiquem juntas, formando flocos. O próximo passo é a decantação, que são grandes tanques. No tanque de decantação, os flocos se depositam no fundo e são separados da água. A próxima etapa é o tanque de filtração. Depois de decantada, a água passa por um processo de filtração, que retém os flocos menores de impurezas que não foram separados na etapa anterior. Em seguida, um tanque cilíndrico. Por fim, a água recebe outras substâncias que servem para matar os microrganismos. A última etapa antes de seguir para a cidade é o reservatório de água tratada. Da estação de tratamento, a água segue para os reservatórios, também conhecidos como caixa-d’água central. Desse reservatório, a água é distribuída à população das cidades. Fim da imagem.
  1. Complete o texto com as palavras do quadro a seguir.

microrganismos

represa

filtração

flocos

decantação

estação de tratamento

A água de uma _____ é levada até uma _____.

97

Imagem: Infográfico. Uma estação de tratamento de água. No canto esquerdo, a represa. A água de uma represa ou de um rio é levada até uma estação de tratamento. Essa água está misturada com terra e outras impurezas. Em seguida, a água segue para tanques com hélices. Na estação de tratamento, a água recebe substâncias que fazem com que as partículas de impurezas fiquem juntas, formando flocos. O próximo passo é a decantação, que são grandes tanques. No tanque de decantação, os flocos se depositam no fundo e são separados da água. A próxima etapa é o tanque de filtração. Depois de decantada, a água passa por um processo de filtração, que retém os flocos menores de impurezas que não foram separados na etapa anterior. Em seguida, um tanque cilíndrico. Por fim, a água recebe outras substâncias que servem para matar os microrganismos. A última etapa antes de seguir para a cidade é o reservatório de água tratada. Da estação de tratamento, a água segue para os reservatórios, também conhecidos como caixa-d’água central. Desse reservatório, a água é distribuída à população das cidades. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

FONTE: Sabesp. Tratamento de água. Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 9 mar. 2021.

Nela, a água recebe substâncias que fazem com que as impurezas se juntem, formando _____. Eles se depositam no fundo do tanque de _____, separando-se da água.

Em seguida, a água passa por um processo de _____ e recebe outras substâncias que eliminam os _____.

98

O tratamento do esgoto

Assim como o tratamento da água, o tratamento do esgoto é um serviço público importante para a qualidade de vida das pessoas e para a preservação do ambiente.

Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Coleta e tratamento de esgoto

Ao lavar as mãos, tomar banho, lavar as roupas, louças e usar a descarga do vaso sanitário, forma-se o esgoto.

O contato com essa água residual pode causar doenças pela quantidade de microrganismos ou resíduos tóxicos que provocam o crescimento de bactérias, vírus ou fungos.

Daí a importância dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos, pois eles evitam a contaminação e transmissão de doenças.

Além das questões de saúde, o sistema de coleta e tratamento de esgotos também evita a poluição dos córregos, rios e mares, com a preservação dos recursos hídricos e fontes de abastecimento de água.

FONTE: Sabesp. Coleta de esgotos. Disponível em: http://fdnc.io/fu3. Acesso em: 9 mar. 2021.

  1. Observe a representação.
Imagem: Ilustração. Uma cidade no fundo da onde sai um tubo, a rede coletora de esgoto, que vai até um prédio com tanques de água, que é a estação de tratamento de esgoto. Dele sai um tudo que vai até o rio. Ao lado, uma indústria com fumaça saindo das chaminés. Dela sai um tubo que despeja água poluída no rio.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

99

  1. Observe novamente a representação das páginas 96 e 97 e numere as etapas do processo de coleta, tratamento e distribuição da água na sequência em que elas ocorrem.
Imagem: Ilustração. Dois tanques quadrados ao lado de um rio. Fim da imagem.

LEGENDA: A água é retirada de rios e represas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um prédio com alguns tanques na frente. Fim da imagem.

LEGENDA: A água passa por um processo de filtração, eliminando partículas menores que ainda estejam presentes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma caixa d’água cilíndrica.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água tratada é armazenada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um tubo que sai de um prédio.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água é distribuída à população. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Com um adulto de sua convivência, responda às perguntas.
    1. Em seu lugar de viver, todas as pessoas têm acesso a água tratada?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

    1. A água que você utiliza em sua moradia é:

      ( ) tratada e encanada.

      ( ) retirada de um poço.

    1. O esgoto do lugar onde você vive é tratado?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

  1. Avalie a situação do tratamento da água e do esgoto no seu lugar de viver, assinalando uma das opções a seguir.

( )

Imagem: Ilustração. Uma emoji sorrindo. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma emoji com expressão neutra. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma emoji triste. Fim da imagem.

Fim do complemento.

100

CAPÍTULO 12. Uso consciente da água

Apesar de existir grande quantidade de água no planeta Terra, a maior parte dela não pode ser consumida pelas pessoas. Por isso, é essencial usar a água de forma consciente nas atividades do dia a dia.

  1. Assinale as atividades feitas em sua moradia que envolvem o uso de água.

    ( ) Cozinhar.

    ( ) Regar as plantas.

    ( ) Tomar banho.

    ( ) Lavar a louça.

    ( ) Beber.

    ( ) Lavar roupas.

    ( ) Limpar a casa.

    ( ) Escovar os dentes.

    ( ) Outras: _____

  1. Em sua moradia, a água utilizada em alguma dessas atividades costuma ser reaproveitada?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

  1. Pense nas atividades assinaladas anteriormente: em alguma delas a água utilizada poderia ser reaproveitada? Se sim, de que forma?

    _____

  1. Pense em duas sugestões para o uso consciente da água em seu lugar de viver e registre-as a seguir.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Compartilhe suas sugestões com os colegas e o professor.

101

  1. Você já pensou em orientar as pessoas a usar a água de maneira consciente por meio da divulgação de cartazes? Leia o cartaz a seguir.
Imagem: Cartaz. Fundo azul com a ilustração de uma torneira prateada com uma gota pingando. Acima, o texto: feche bem as torneiras depois de utilizá-las. Fim da imagem.

102

Os usos da água

A água doce é utilizada de diversas maneiras pelas pessoas. Uma parte dessa água é empregada em algumas atividades. Veja a seguir.

Geração de energia: por meio do movimento das águas dos rios, é possível gerar energia elétrica. Além disso, essa água também pode ser utilizada para o abastecimento humano.

Imagem: Ilustração. Uma usina hidrelétrica. No fundo, uma cidade com prédios. Representação de elementos que compõem uma usina hidrelétrica. Na parte de cima há uma represa. A água da represa passa por uma barragem. Antes de chegar no rio que está para baixo, há um gerador e uma turbina. Do lado, uma construção, a estação de distribuição.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

Navegação: muitos rios são naturalmente navegáveis, por isso, são utilizados como vias de transporte para mercadorias e pessoas.

Já em outros rios são construídas eclusas que permitem o tráfego de embarcações.

Imagem: Fotografia. Uma usina hidrelétrica.  Fim da imagem.

LEGENDA: Eclusa no Rio Tietê, no município de Barra Bonita, no estado de São Paulo, em 2017. As eclusas são construções feitas no curso dos rios para corrigir desníveis, como cachoeiras e quedas-d’água. FIM DA LEGENDA.

103

Agricultura: nas áreas em que não chove na quantidade e no momento adequados a cada tipo de plantação, ocorre uso de água para a irrigação. Em todo o mundo, a atividade agrícola é a que mais consome água doce.

Imagem: Fotografia. Irrigação feita com canos em uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Uso de água para irrigação de lavoura de milho no município de Buritama, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Indústria: a água é utilizada na produção de alimentos e de papel, por exemplo. Também pode ser utilizada para resfriar máquinas.

Imagem: Fotografia. Um homem de bermuda cinza, botas de borracha e camiseta branca. Ele está na frente de uma máquina cilíndrica da onde sai vapor de água. Fim da imagem.

LEGENDA: Uso de água em indústria de produção de tecidos no município de Guaranésia, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Lazer: as águas dos rios também são usadas em atividades de lazer, como os esportes náuticos e a natação. Muitas pessoas costumam visitar balneários, estâncias termais e cachoeiras.

Imagem: Fotografia. Pessoas nadando em um rio. Elas estão apoiadas em cilindros de isopor boiando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas nadando nas águas do Rio São Francisco, no município de Olho d’Água do Casado, no estado de Alagoas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

104

  1. Considerando a atividade de geração de energia elétrica, por que é importante preservar a água dos rios?

    _____

  1. Os rios podem ser usados pelas pessoas para transportar o quê?

    _____

  1. Como a água pode ser utilizada na indústria?

    _____

  1. Você já praticou alguma atividade de lazer nas águas de um rio? Se sim, qual?

    _____

  1. Além das atividades citadas nas páginas anteriores, as águas dos rios podem ser utilizadas pelas pessoas em quais outras atividades?

    _____

  1. A poluição da água dos rios pode prejudicar as atividades citadas anteriormente? Se sim, de que forma?

    _____

105

Cartografando

Brasil: consumo de água, por tipo de uso (2018)

Imagem: Gráfico. Água usada por atividade a cada 100 litros consumidos. No eixo horizontal, litros. No eixo vertical, atividade.  Atividade: irrigação. Litros: 66.  Atividade: criação animal. Litros: 12.  Atividade: indústria. Litros: 9.  Atividade: abastecimento urbano. Litros: 9.  Atividade: abastecimento rural. Litros: 2.  Atividade: outros. Litros: 2.   Fim da imagem.

Fonte: Agência Nacional de Águas. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2019: informe anual. Brasília: ANA, 2019. p. 32.

  1. No Brasil, qual é o principal uso da água?

    _____

  1. Qual é a atividade econômica que se relaciona a esse uso da água?

    _____

  1. Por que essa atividade econômica utiliza muita água?

    _____

  1. Em sua opinião, que ações poderiam ser realizadas para economizar água nessa atividade econômica?

    _____

106

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre os usos da água no dia a dia e aprendeu várias ações que podem contribuir para o seu consumo consciente. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Circule as três atividades realizadas em sua moradia que consomem mais água.
Imagem: Ilustração. Destaque para as mãos de uma pessoa lavando um prato.  Fim da imagem.

LEGENDA: LAVAR A LOUÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um vaso de flor. Fim da imagem.

LEGENDA: REGAR AS PLANTAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Destaque para uma pessoa apertando a descarga do vaso sanitário. Fim da imagem.

LEGENDA: DAR A DESCARGA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Destaque para uma pessoa pegando um pano amarelo de dentro da máquina de lavar. Fim da imagem.

LEGENDA: LAVAR ROUPA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino de cabelo castanho tomando banho. Fim da imagem.

LEGENDA: TOMAR BANHO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um balde e uma vassoura. Fim da imagem.

LEGENDA: LIMPAR A CASA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma pessoa bebendo um copo de água. Fim da imagem.

LEGENDA: BEBER. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Panelas no fogão.  Fim da imagem.

LEGENDA: COZINHAR. FIM DA LEGENDA.

  1. A água utilizada em nossa moradia deve ser coletada e levada para uma estação de tratamento de esgoto. Por que é importante que o esgoto seja coletado e tratado?

    _____

  1. A água é importante para a realização de várias atividades. A água virtual é a água utilizada para produzir uma mercadoria ou realizar um serviço. A maior parte dos alimentos que consumimos no dia a dia necessita de água para serem produzidos. Observe a imagem da próxima página e responda.

107

Imagem: Infográfico. Água virtual em alguns produtos. Sequência de ilustrações com gotas do lado representando a quantidade de água. Laranja: para produzir 100 gramas de laranja, são necessários 50 litros de água. Ao lado, 1 gota de água. Ovo: para produzir um ovo, são necessários 200 litros de água. Ao lado, 4 gotas de água. Milho: para produzir 500 gramas de milho, são necessários 450 litros de água. Ao lado, 9 gotas de água. Pão: para produzir 500 gramas de pão, são necessários 650 litros de água. Ao lado, 13 gotas de água. Leite: para produzir 1 litro de leite, são necessários 1.000 litros de água. Ao lado, 20 gotas de água. Queijo: para produzir 500 gramas de queijo, são necessários 2.500 litros de água. Ao lado, 50 gotas de água. Bife: para produzir 300 gramas de carne, são necessários 4.500 litros de água. Ao lado, 90 gotas de água. Fim da imagem.

Fonte: Water Footprint Network. Virtual water inside products. Disponível em: http://fdnc.io/fu4. Acesso em: 22 abr. 2021.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço a importância da água no dia a dia?

_____

_____

_____

b) Identifico principais usos da água pelas pessoas?

_____

_____

_____

c) Indico exemplos de cuidados na utilização da água?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Participei das aulas e das conversas coletivas?

_____

_____

_____

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____