108
UNIDADE 4. O trabalho das pessoas e os impactos ambientais
LEGENDA: Vista de parte do município de Guaíra, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
109
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Quais são as características da paisagem retratada?
- Que atividades realizadas pelas pessoas estão representadas na fotografia?
- Quais são as principais atividades que as pessoas exercem no lugar onde você vive?
Fim do complemento.
110
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 13 e 14
Como é o trabalho das pessoas na agricultura, na pecuária e no extrativismo?
CAPÍTULO 13. A produção na agricultura e na pecuária
Arroz e feijão são alimentos que a maioria da população brasileira consome diariamente. Legumes, verduras e diferentes tipos de carne também costumam estar presentes na maior parte das refeições dos brasileiros.
O arroz, o feijão, os legumes e as verduras são produzidos pela agricultura. O agricultor prepara o solo, semeia e cuida da plantação até a época da colheita. Vamos conhecer as condições necessárias para que o agricultor obtenha uma boa produção?
-
Temperatura adequada aos diferentes tipos de plantação
Existem plantações que se desenvolvem melhor em locais de baixas temperaturas e outras que se adaptam às condições de temperaturas mais elevadas.
LEGENDA: Plantação de maçãs no município de Veranópolis, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. O cultivo de maçãs se desenvolve melhor em locais mais frios. FIM DA LEGENDA.
-
Solos férteis
Existem solos que são naturalmente férteis, mas há outros que não apresentam essa condição. Nesse caso, o agricultor precisa adubar ou fertilizar o solo. Além disso, para uma boa colheita, é importante utilizar sementes de qualidade.
LEGENDA: Cultura de trigo em solo fertilizado no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
111
-
Relevo
Os locais de relevo plano favorecem o trabalho na agricultura, permitindo a utilização de máquinas e equipamentos. Quando o terreno é montanhoso ou muito inclinado, o agricultor precisa adotar técnicas especiais, como o cultivo em degraus.
LEGENDA: Plantação em degraus na China, um país da Ásia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
-
Importância da água
Todas as plantações precisam de água. Alguns cultivos se desenvolvem bem em áreas mais secas, outros precisam de muita água, como é o caso do cultivo do arroz. Há agricultores que regam suas plantações com frequência e outros que utilizam equipamentos de irrigação.
LEGENDA: Plantação irrigada no município de Petrolina, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com as informações apresentadas, quais condições auxiliam o agricultor a ter uma boa produção em relação:
- à temperatura do local do cultivo?
_____
- aos solos?
_____
- ao relevo?
_____
- à água?
_____
112
Diferentes formas de produção agrícola
Vamos conhecer duas importantes formas de produção agrícola que envolvem diferentes tipos de trabalho dos agricultores.
Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Agricultura de subsistência
A produção na agricultura de subsistência é voltada ao consumo das pessoas que cuidam da plantação, e o que sobra costuma ser vendido. Nesse tipo de agricultura, são utilizados instrumentos simples, como enxadas, foices e arados. Geralmente, a mão de obra é familiar e as propriedades são pequenas.
LEGENDA: Agricultor no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Agricultura comercial
A produção na agricultura comercial é destinada à venda. Geralmente, ela é praticada em propriedades de média e de grande extensão, com a utilização de máquinas. Os trabalhadores são assalariados ou meeiros e a produção é vendida no mercado interno ou externo.
LEGENDA: Colheita mecanizada no município de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, em 2021. FIM DA LEGENDA.
113
- Quais são as principais diferenças entre a agricultura de
subsistência
e a agricultura comercial em relação:
- ao tamanho das propriedades onde a prática agrícola é realizada?
_____
- ao tipo de mão de obra?
_____
- aos equipamentos utilizados?
_____
- ao destino da produção?
_____
- ao tamanho das propriedades onde a prática agrícola é realizada?
- Faça um desenho relacionado ao modo de trabalho realizado na agricultura de subsistência ou na agricultura comercial. Dê um título para o seu desenho.
Agricultura:
_____
114
Os trabalhadores do campo e suas tarefas
Os trabalhadores do campo, assim como os da cidade, têm alguns direitos, como férias, aposentadoria e outros benefícios.
No campo, os trabalhadores podem ter diferentes condições de trabalho e exercer funções variadas.
Conheça alguns trabalhadores do campo e suas funções.
Administrador da propriedade
Organiza as atividades dos outros trabalhadores, que podem ser pessoas de sua família ou contratadas.
Trabalhador fixo
Cuida das plantações ou da criação de animais, recebendo um salário pelo seu trabalho.
Parceiro
Cuida das plantações ou da criação de animais e divide parte da produção com o dono da propriedade.
Arrendatário
Aluga parte da terra dos proprietários e escolhe o que vai plantar ou criar.
Trabalhador volante, também chamado boia-fria
Costuma realizar tarefas de plantio ou colheita por um tempo determinado. Muitos vivem nas cidades próximas às plantações e são transportados de ônibus ou de caminhões até os locais de trabalho.
- Leiam novamente as funções de alguns trabalhadores do campo e escolham dois profissionais para comparar. Escrevam um texto destacando as semelhanças e as diferenças entre esses trabalhadores. Compartilhem o texto com os colegas e o professor.
115
A pecuária: a criação de animais
A pecuária é uma importante atividade econômica. Ela consiste na criação e na reprodução de animais. Por meio da pecuária, obtemos alimentos e matérias-primas como o leite, o couro e outros para diversas indústrias. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
-
Pecuária extensiva
Os animais são criados soltos em grandes áreas e, muitas vezes, se alimentam de pastagens. Nessa forma de criação, há um pequeno número de trabalhadores no trato desses animais.
LEGENDA: Gado criado solto no pasto, no município de Rio Rufino, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
-
Pecuária intensiva
Os animais são criados confinados e, por isso, não são necessárias grandes extensões de terra para eles ocuparem. No estábulo , os animais recebem alimentação especial e a produção de leite é feita, muitas vezes, por ordenha mecânica. Nesse tipo de atividade, é necessário um número maior de trabalhadores para cuidar dos animais.
LEGENDA: Gado criado confinado no município de Itaobim, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com as fotografias, em qual município está sendo praticada a:
- pecuária intensiva?
_____
- pecuária extensiva?
_____
- pecuária intensiva?
- Em qual forma de criação é necessário um número maior de trabalhadores? Por quê?
116
Principais produtos da agricultura e da pecuária no Brasil
No Brasil, a agricultura e a pecuária são atividades econômicas responsáveis pela produção de muitos alimentos.
Milho: consumido como alimento, também é utilizado para a produção de ração para os animais.
LEGENDA: Plantação de milho no município de Mamborê, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Soja: utilizada na produção de alimentos e de ração animal. Grande parte da produção de soja do Brasil é vendida para outros países.
LEGENDA: Plantação de soja no município de Querência, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Café: produto destinado aos mercados interno e externo. O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo.
LEGENDA: Plantação de café no município de Vera Cruz, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Cana-de-açúcar: atualmente é utilizada na produção de diferentes tipos de açúcar e do etanol, que é usado como combustível em veículos.
LEGENDA: Plantação de cana-de-açúcar na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
117
Arroz: a maior parte da produção nacional é consumida pela própria população do país.
LEGENDA: Plantação de arroz no município de Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Frango: é um dos produtos mais vendidos pelo Brasil para outros países.
LEGENDA: Criação de frango no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.
Carne bovina e leite: a carne produzida no Brasil é vendida internamente e para outros países. O leite é destinado, principalmente, ao mercado interno.
LEGENDA: Pecuária bovina no município de Catalão, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Hortaliças, frutas e verduras: a produção é feita geralmente em pequenas propriedades, muitas vezes localizadas próximas a grandes cidades.
LEGENDA: Plantação de hortaliças no município de Passos, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais dos produtos apresentados costumam ser consumidos por você?
- Em seu lugar de viver, há produção de algum desses produtos? Se sim, qual?
118
Cartografando
- Observe a representação de um local situado no espaço rural em diferentes visões.
- Em qual das imagens o local foi representado na visão vertical?
( ) 1
( ) 2
- A representação 1 foi feita em qual visão?
( ) Visão vertical.
( ) Visão oblíqua.
2. Agora, observe a planta cartográfica deste local.
- Opa! Veja que o desenhista não completou a legenda da planta. Escreva o significado de cada símbolo.
Legenda
_____
_____
_____
_____
119
- Procure uma fotografia de uma paisagem próxima do seu lugar de viver em que seja possível identificar uma atividade agrícola ou de criação animal. Faça um desenho dessa paisagem.
- Identifique os principais elementos da paisagem que você desenhou e crie um símbolo para representar cada um deles.
_____
_____
_____
_____
120
CAPÍTULO 14. Diferentes formas de extrativismo
Como você estudou, na agricultura e na pecuária as pessoas cultivam plantações e criam animais.
No extrativismo, o trabalho das pessoas consiste em extrair da natureza diversos produtos que serão utilizados para consumo direto, para serem comercializados ou transformados nas indústrias. Esses produtos são retirados das florestas, das águas de rios, mares, lagos e também do solo.
Quando solicitado, leia o texto em voz alta e conheça as três formas principais de extrativismo.
-
Extrativismo de
coleta
É realizado por pessoas que extraem produtos da natureza para serem aproveitados diretamente em sua alimentação, na construção de moradias, para a criação de objetos, entre outras finalidades.
LEGENDA: Quebradeira de coco babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. O óleo extraído do coco babaçu é utilizado na fabricação de cremes, sabão e margarina. FIM DA LEGENDA.
-
Extrativismo como atividade econômica complementar
É praticado por pessoas que não conseguem viver apenas da agricultura ou da pecuária. Elas procuram melhorar seu ganho mensal com a retirada e a venda de recursos da natureza, como plantas, sementes, frutos, peixes, e de minerais, como o ouro e pedras preciosas.
LEGENDA: Garimpeiro extraindo ouro no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
121
-
Extrativismo para a produção industrial
É praticado por empresas nacionais e internacionais que utilizam tecnologia para a extração de produtos, como máquinas especiais e instrumentos diversos para localizar as reservas minerais e radares para determinar onde se encontram os maiores cardumes de peixes no mar, por exemplo. Os trabalhadores dessas empresas recebem salário por seu trabalho e os produtos retirados são utilizados em diferentes indústrias.
- Em seu lugar de viver existem atividades extrativas? Se sim, quais?
- Na fotografia 1 da página anterior, qual é o produto que está sendo retirado da natureza? Como ele pode ser aproveitado pelas pessoas?
- Observe as fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Coleta de açaí no município de Santarém, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pesca no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Extração de minério de ferro no município de Congonhas, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- O que está sendo extraído em cada uma das fotografias?
- Fotografia 1: _____
- Fotografia 2: _____
- Fotografia 3: _____
- Escreva um texto explicando as diferenças do trabalho realizado pelas pessoas nos vários tipos de extrativismo.
122
Produtos do extrativismo mineral
Existem muitos recursos minerais no planeta Terra. Os recursos minerais levam milhões de anos para serem formados. Por isso, à medida que são extraídos da natureza, diminuem em quantidade.
Faça a leitura silenciosa do texto e conheça alguns recursos minerais utilizados na fabricação de diferentes produtos de uso cotidiano.
Cobre: mineral utilizado principalmente na produção de condutores e fios elétricos e na fabricação de utensílios domésticos.
LEGENDA: Fios de cobre, utilizados em instalações elétricas. FIM DA LEGENDA.
Ferro: mineral utilizado na produção de ferramentas, máquinas, eletrodomésticos e automóveis, por exemplo. Quando misturado com outros elementos e aquecido em altas temperaturas, pode dar origem ao aço.
LEGENDA: Fogão feito de placas de aço. FIM DA LEGENDA.
Bauxita: mineral utilizado para a fabricação de alumínio, que é usado na produção de utensílios de cozinha, bicicletas e partes de aviões, por exemplo.
LEGENDA: Utensílio de cozinha feito de alumínio. FIM DA LEGENDA.
123
Areia: quando misturada a outros minerais, é utilizada na fabricação do vidro e na construção de casas e edifícios.
LEGENDA: Edifícios com janelas de vidro no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Calcário: utilizado na produção de cimento, que é usado em construções. O calcário também pode ser empregado na preparação de solos para o plantio.
LEGENDA: Cimento sendo utilizado na construção de casas no município de Aracruz, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Cite exemplos de objetos presentes em uma moradia que são fabricados com o
ferro
e com a areia.
_____
- Na escola onde você estuda, há algum objeto produzido com bauxita?
_____
- Comente suas respostas com os colegas e o professor.
124
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 13 e 14
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou sobre o trabalho das pessoas na agricultura, na pecuária e no extrativismo. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
- Leia o texto silenciosamente.
O campo: aqui começa a nossa história
No campo, também conhecido como espaço rural, ao lado de extensas áreas cobertas por plantações e pastos formados para a criação de animais, também podemos ver terrenos ainda cobertos de vegetação nativa [...].
Dá para ver, também, como parte do ambiente natural foi modificado para dar lugar, por exemplo, às plantações de café, trigo, cana-de-açúcar, laranja, milho; às pastagens de bois, ovelhas e cabras; às instalações de granja para criação de aves e produção de ovos, e os armazéns para guardar o que foi produzido.
E quem é que cuida de tudo isso? Os trabalhadores do campo, que iniciam suas atividades antes mesmo de o Sol nascer. Eles passam a maior parte do dia plantando, colhendo e cuidando dos animais. E, como dizem, “vão dormir com as galinhas”, isto é, geralmente dormem logo ao anoitecer.
[...] Os trabalhadores do campo têm também dificuldades. Às vezes não encontram trabalho na época da colheita porque a produção foi perdida, seja por falta de chuva ou chuva demais, seja pela presença de pragas ou quando são substituídos pelas máquinas. E, sem trabalho, muitos acabam saindo do campo para tentar a sorte nas cidades.
FONTE: Teddy Chu. Do campo à mesa: o caminho dos alimentos. São Paulo: Moderna, 2012. p. 11-13.
- De acordo com o texto, como é a
rotina
dos trabalhadores do campo?
_____
- Localize e sublinhe no texto uma dificuldade que os trabalhadores do campo costumam enfrentar.
- De acordo com o texto, como é a
rotina
dos trabalhadores do campo?
125
- Marque com um X a atividade econômica responsável pela obtenção dos produtos listados no quadro a seguir.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Produtos |
Agricultura |
Pecuária |
Extrativismo |
---|---|---|---|
Ovos. |
_____ |
_____ |
_____ |
Peixes. |
_____ |
_____ |
_____ |
Abóbora. |
_____ |
_____ |
_____ |
Leite. |
_____ |
_____ |
_____ |
Maçã. |
_____ |
_____ |
_____ |
Elementos representados sem escala e proporção entre si.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Identifico os produtos obtidos pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Reconheço características do trabalho ligado à agricultura, à pecuária e ao extrativismo? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Respeitei meus colegas e o professor? |
_____ |
_____ |
_____ |
d) Elaborei as atividades com responsabilidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
126
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Quais são os principais impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades econômicas no campo e na cidade?
CAPÍTULO 15. Campo: impactos sociais e ambientais
Grande parte das atividades realizadas no campo está relacionada às atividades realizadas na cidade. Observe a representação.
As atividades realizadas no campo abastecem a população da cidade com produtos obtidos da agricultura, da pecuária e do extrativismo.
As atividades realizadas na cidade abastecem a população do campo com produtos da indústria, por meio do comércio.
- Que relação entre as atividades econômicas do campo e as da cidade foi representada na imagem?
_____
- Cite três produtos representados que são produzidos:
- na cidade;
- no campo.
127
Cartografando
Na paisagem rural retratada na fotografia, podem ser identificadas duas atividades econômicas. Observe.
LEGENDA: Vista de área de plantação e extrativismo mineral no município de Ibiporã, no estado do Paraná, em 2015. FIM DA LEGENDA.
- Qual atividade econômica pode ser observada no plano 1 da fotografia?
_____
- No plano 2, qual atividade econômica pode ser observada?
_____
- Quais elementos da paisagem você
observa
no plano 3?
_____
128
O espaço rural brasileiro tem passado por diversas transformações.
Quando solicitado, leia o texto em voz alta e conheça algumas transformações no campo que causam impactos ao ambiente e à vida das pessoas.
A mecanização da agricultura
Atualmente, tem sido cada vez mais comum o uso de máquinas, como tratores e colheitadeiras, na agricultura. Esse uso ocasiona o aumento da produção agrícola, mas, por outro lado, faz crescer o desemprego no campo, já que diversas máquinas substituem o trabalho que antes era feito pelas pessoas.
LEGENDA: Colheitadeiras em plantação de Campo Verde, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
O desmatamento
Muitas vezes, as pessoas retiram a vegetação natural para praticar a agricultura, a pecuária e a mineração. A retirada da vegetação natural, chamada de desmatamento, pode ocasionar a extinção de diversas espécies animais e vegetais, além de contribuir para o empobrecimento do solo e afetar o curso dos rios e o regime de chuvas.
Em muitas áreas do Brasil, o desmatamento ainda ocorre de forma irregular.
LEGENDA: Desmatamento para a extração mineral no município de Altamira, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
129
O uso excessivo de água
Nas atividades ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo mineral, utiliza-se grande quantidade de água. Esse uso intenso pode causar a redução da quantidade de água disponível para o consumo das pessoas.
LEGENDA: Irrigação em plantação no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
O uso de agrotóxicos
Agrotóxicos são substâncias desenvolvidas para prevenir ou eliminar pragas que atacam as plantações. Eles possibilitam um aumento da produção agrícola brasileira, mas seu uso frequente e inadequado pode ocasionar a contaminação do solo e de diversos cursos de água. A ingestão de agrotóxicos pode prejudicar a saúde humana e animal.
LEGENDA: Aplicação de agrotóxicos em plantação de laranja no município de Cristalina, no estado de Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Considerando o espaço rural brasileiro:
- identifique uma ação humana que tem causado prejuízos ao ambiente e explique como isso ocorre;
- identifique uma ação humana que tem causado prejuízos às pessoas e explique como isso ocorre;
- escolha uma das ações comentadas na atividade anterior e pense em uma forma de controlar ou reduzir os impactos que ela causa.
130
CAPÍTULO 16. Cidade: impactos sociais e ambientais
No processo de crescimento de grande parte das cidades brasileiras, as formas de ocupação e algumas atividades de trabalho vêm provocando diversos problemas sociais e ambientais. Veja alguns exemplos.
Moradias em áreas de risco
A falta de moradias dignas a preços mais acessíveis à população é um problema comum nas grandes cidades. Muitas pessoas, sem condição de comprar ou alugar uma casa, acabam ocupando áreas que estão mais perto de seus locais de trabalho, embora inadequadas, como as encostas de morros e as margens de rios e córregos.
LEGENDA: Moradia em área de risco no município de Osasco, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Contaminação e poluição das águas
Em muitas cidades, o sistema de tratamento de esgoto não atinge todas as moradias, estabelecimentos comerciais e indústrias. Esse esgoto não tratado acaba por contaminar córregos e rios.
Além disso, muitas vezes, também há despejo de lixo nesses cursos de água, favorecendo sua poluição e o aumento de doenças na população.
LEGENDA: Moradias próximas a um córrego no município de Maceió, no estado de Alagoas, em 2018. FIM DA LEGENDA.
131
Engarrafamentos
Em muitas cidades brasileiras, os sistemas de transporte coletivo são deficientes, contribuindo para o aumento do número de automóveis. Isso causa congestionamentos, que dificultam o deslocamento das pessoas no dia a dia e agravam a poluição do ar.
LEGENDA: Congestionamento em avenida no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Baixa qualidade de serviços públicos
Outro problema que atinge a vida de grande parte dos moradores das cidades é a má qualidade dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação, coleta de lixo e segurança, entre outros. Isso afeta as pessoas e as atividades econômicas realizadas na cidade relacionadas, principalmente, à indústria, ao comércio e à prestação de serviços.
LEGENDA: Fila de pessoas para vacinação no município de Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- No espaço urbano do município onde você vive existem os problemas sociais e ambientais mencionados? Se sim, quais?
- Quais outros problemas ocorrem no espaço urbano do município onde você vive?
132
- Em sua opinião, quais medidas poderiam ser tomadas para solucionar um dos problemas urbanos mencionados anteriormente? Pensando nisso, escreva uma proposta que favoreça a qualidade de vida das pessoas e as atividades econômicas desenvolvidas nas cidades.
_____
- Agora, faça um desenho que represente como seria a paisagem de uma cidade sem esse problema.
133
Boxe complementar:
Investigue
- Procure em jornais, revistas ou na internet uma notícia que trate de um problema ambiental ou social no município onde você vive. Cole a notícia no espaço abaixo.
- Qual problema foi abordado na notícia?
_____
- Esse problema ocorre no espaço urbano ou rural de seu município?
_____
- De acordo com a notícia, a população do município fez alguma reivindicação ou apresentou alguma proposta para resolver esse problema? Explique.
Fim do complemento.
134
Construções que provocam menos impactos ambientais
Existem métodos de construção planejados para que a ocupação humana não prejudique o meio ambiente.
Atualmente, morar em um edifício ou em uma casa que cause poucos impactos ao ambiente é o desejo de muitas pessoas.
Quando for solicitado, leia os textos em voz alta e observe a representação.
LEGENDA: Ilustração esquemática. FIM DA LEGENDA.
135
Cartografando
Você vai pensar em como construir uma casa em uma cidade que cause poucos impactos ao ambiente. Para isso, considere as recomendações a seguir.
- Evite retirar as árvores do terreno onde a casa será construída.
- Pense em quais materiais utilizar para fazer as paredes, o telhado, os tijolos; que tipo de energia será utilizada; como a água poderá ser reaproveitada. Quanto menos itens você tiver de comprar, melhor! Reutilize!
- Faça um desenho dessa casa indicando os materiais que serão utilizados.
136
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou alguns impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades econômicas no campo e na cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
O município ideal
- Reúna-se com os colegas e planejem um município sustentável. Para isso, sigam as orientações.
- Conversem sobre os impactos que as atividades econômicas podem provocar no campo e na cidade.
- Em seguida, leiam algumas ideias que podem auxiliar na criação do município sustentável.
Pensem em uma forma de ocupação que evite o desmatamento nas áreas onde houver atividades ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo.
Lembrem-se de que nas áreas destinadas à agricultura deve-se dar atenção à utilização exagerada de agrotóxicos e de água, de modo que seja possível preservar o ambiente e a saúde das pessoas.
Fiquem atentos aos espaços de circulação de veículos. Planejem as estradas que interligam a cidade e o campo com boa qualidade.
Valorizem as construções sustentáveis, que consomem menos água e energia elétrica e geram menos lixo.
Planejem a localização das moradias principalmente na cidade, para que não sejam construídas em áreas de risco, como encostas de morros e margens de córregos.
Organizem com cuidado a distribuição de ruas e avenidas para não haver congestionamentos.
Reflitam sobre uma forma de ocupação dos espaços do campo e da cidade que não levem à poluição dos rios.
137
- Escrevam suas primeiras ideias para o município sustentável. Para isso, considerem os seguintes aspectos em relação à organização do espaço do campo e da cidade.
Cidade
Tamanho da cidade (grande, média, pequena).
Meios de transporte predominantes.
Principais construções e estabelecimentos.
Utilização das águas dos rios.
Áreas verdes e de lazer.
Campo
Propriedades agrícolas (grandes e pequenas).
Tipos de agricultura e de extrativismo.
Tipos de animais criados pela pecuária.
Utilização das águas dos rios.
Vegetação nativa.
- Depois, desenhem o município sustentável em uma folha avulsa inserindo as ideias pensadas para os espaços do campo e da cidade do município.
- Apresentem o seu município sustentável para os colegas e o professor.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
Sim |
Em parte |
Não |
---|---|---|---|
a) Conheço os impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade? |
_____ |
_____ |
_____ |
b) Proponho soluções para melhorar o ambiente do lugar onde vivo? |
_____ |
_____ |
_____ |
Sobre a postura de estudante |
Sim |
Em parte |
Não |
c) Participei das aulas e das conversas coletivas? |
_____ |
_____ |
_____ |
d) Elaborei as atividades propostas com dedicação? |
_____ |
_____ |
_____ |
138
O QUE EU APRENDI?
Avaliação de resultado
Você aprendeu muitas coisas ao longo do ano. Agora é o momento de avaliar essas aprendizagens.
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 1, 2, 3 e 4.
- A paisagem pode ser representada de diversas maneiras. Associe a representação com a sua descrição.
A. Desenho
B. Planta cartográfica
C. Croqui
D. Mapa mental
E. Maquete
( ) Representação dos principais elementos da paisagem, geralmente feita a mão.
( ) Representação tridimensional da paisagem.
( ) Representação de memória de uma paisagem conhecida ou de um trajeto percorrido pelas pessoas.
( ) Representação da paisagem que possui legenda com o significado dos símbolos.
( ) Representação da paisagem que pode ser feita na visão vertical, frontal ou oblíqua.
2. O que é um ponto de referência? Qual é a sua importância?
_____
- Indique dois pontos de referência que se destacam nos arredores da escola em que você estuda.
_____
- Indique dois pontos de referência que se destacam nos arredores da escola em que você estuda.
139
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 5, 6, 7 e 8.
- Com relação às atividades culturais que as pessoas realizam, assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) a) As pessoas relacionam-se umas com as outras e praticam diversas atividades culturais em seu lugar de viver.
( ) b) A literatura, a música e a dança são exemplos de atividades artísticas praticadas pelas pessoas apenas nas cidades.
( ) c) Jogar futebol e dançar maracatu são atividades culturais realizadas tanto nas cidades quanto no campo.
- Relacione as comunidades tradicionais indicadas com as principais atividades que elas realizam.
Seringueiros
Castanheiros
Ribeirinhos
Pesca
Coleta de sementes
Extração de látex
- Cite um exemplo de influência cultural que cada um dos povos a seguir teve na cultura brasileira.
- Povos indígenas: _____
- Povos africanos: _____
- Povos europeus: _____
- Povos asiáticos: _____
140
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 9, 10, 11 e 12.
- Complete as frases utilizando as palavras do quadro.
servidores; salários; impostos
O dinheiro necessário para executar e manter os serviços públicos vem de _____ e taxas pagos pela população. Ele também é utilizado para pagar os _____ dos governantes e dos _____ públicos.
- Indique os principais destinos do lixo produzido no Brasil.
(A) Usina de incineração. (B) Aterro sanitário. (C) Lixão.
( ) a) O lixo é depositado a céu aberto e não recebe tratamento, podendo atrair insetos e animais e contaminar o solo e a água.
( ) b) O lixo é depositado sobre uma superfície impermeável e depois é compactado e coberto por uma camada de terra.
( ) c) O lixo é queimado em fornos de alta temperatura. É comum o lixo hospitalar ser direcionado para esses locais.
- Indique dois exemplos de usos que a água pode ter pelas pessoas e crie um símbolo para representar cada um deles.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Uso
Símbolo
_____
_____
_____
_____
141
Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.
- Indique uma diferença entre a agricultura de
subsistência
e a agricultura comercial.
_____
- Indique um produto do extrativismo mineral utilizado pelas indústrias.
_____
- O desmatamento é um problema ambiental relacionado ao campo. Explique por que ele costuma acontecer.
_____
- Indique uma consequência da mecanização agrícola para o trabalhador do campo.
_____
- Indique uma causa e uma consequência da contaminação e da poluição das águas nas grandes cidades.
_____