108

UNIDADE 4. O trabalho das pessoas e os impactos ambientais

Imagem: Fotografia. Uma cidade com quadras com casas. Na frente e do lado direito, áreas de plantações.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de Guaíra, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

109

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais são as características da paisagem retratada?
  1. Que atividades realizadas pelas pessoas estão representadas na fotografia?
  1. Quais são as principais atividades que as pessoas exercem no lugar onde você vive?

Fim do complemento.

110

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

Como é o trabalho das pessoas na agricultura, na pecuária e no extrativismo?

CAPÍTULO 13. A produção na agricultura e na pecuária

Arroz e feijão são alimentos que a maioria da população brasileira consome diariamente. Legumes, verduras e diferentes tipos de carne também costumam estar presentes na maior parte das refeições dos brasileiros.

O arroz, o feijão, os legumes e as verduras são produzidos pela agricultura. O agricultor prepara o solo, semeia e cuida da plantação até a época da colheita. Vamos conhecer as condições necessárias para que o agricultor obtenha uma boa produção?

Imagem: Fotografia. Uma mangueira carregada de mangas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de maçãs no município de Veranópolis, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. O cultivo de maçãs se desenvolve melhor em locais mais frios. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma plantação de trigo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cultura de trigo em solo fertilizado no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

111

Imagem: Fotografia. Uma plantação organizada em fileiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação em degraus na China, um país da Ásia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma grande área com plantações. No meio, um rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação irrigada no município de Petrolina, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. à temperatura do local do cultivo?

    _____

  1. aos solos?

    _____

  1. ao relevo?

    _____

  1. à água?

    _____

112

Diferentes formas de produção agrícola

Vamos conhecer duas importantes formas de produção agrícola que envolvem diferentes tipos de trabalho dos agricultores.

Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Agricultura de subsistência

A produção na agricultura de subsistência é voltada ao consumo das pessoas que cuidam da plantação, e o que sobra costuma ser vendido. Nesse tipo de agricultura, são utilizados instrumentos simples, como enxadas, foices e arados. Geralmente, a mão de obra é familiar e as propriedades são pequenas.

Imagem: Fotografia. Um homem de calça, botas de borracha, camisa e chapéu. Ele segura as rédeas de um cavalo. Ao lado, plantações.  Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultor no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Agricultura comercial

A produção na agricultura comercial é destinada à venda. Geralmente, ela é praticada em propriedades de média e de grande extensão, com a utilização de máquinas. Os trabalhadores são assalariados ou meeiros e a produção é vendida no mercado interno ou externo.

Imagem: Fotografia. Uma grande área com plantações e um trator no meio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita mecanizada no município de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, em 2021. FIM DA LEGENDA.

113

  1. Quais são as principais diferenças entre a agricultura de subsistência e a agricultura comercial em relação:
    1. ao tamanho das propriedades onde a prática agrícola é realizada?

      _____

    1. ao tipo de mão de obra?

      _____

    1. aos equipamentos utilizados?

      _____

    1. ao destino da produção?

      _____

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Faça um desenho relacionado ao modo de trabalho realizado na agricultura de subsistência ou na agricultura comercial. Dê um título para o seu desenho.

Agricultura:

_____

Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

114

Os trabalhadores do campo e suas tarefas

Os trabalhadores do campo, assim como os da cidade, têm alguns direitos, como férias, aposentadoria e outros benefícios.

No campo, os trabalhadores podem ter diferentes condições de trabalho e exercer funções variadas.

Conheça alguns trabalhadores do campo e suas funções.

Administrador da propriedade

Organiza as atividades dos outros trabalhadores, que podem ser pessoas de sua família ou contratadas.

Trabalhador fixo

Cuida das plantações ou da criação de animais, recebendo um salário pelo seu trabalho.

Parceiro

Cuida das plantações ou da criação de animais e divide parte da produção com o dono da propriedade.

Arrendatário

Aluga parte da terra dos proprietários e escolhe o que vai plantar ou criar.

Trabalhador volante, também chamado boia-fria

Costuma realizar tarefas de plantio ou colheita por um tempo determinado. Muitos vivem nas cidades próximas às plantações e são transportados de ônibus ou de caminhões até os locais de trabalho.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

115

A pecuária: a criação de animais

A pecuária é uma importante atividade econômica. Ela consiste na criação e na reprodução de animais. Por meio da pecuária, obtemos alimentos e matérias-primas como o leite, o couro e outros para diversas indústrias. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Imagem: Fotografia. Um campo gramado com bois. Fim da imagem.

LEGENDA: Gado criado solto no pasto, no município de Rio Rufino, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um cercado de madeira com bois.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gado criado confinado no município de Itaobim, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. De acordo com as fotografias, em qual município está sendo praticada a:
    1. pecuária intensiva?

      _____

    1. pecuária extensiva?

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em qual forma de criação é necessário um número maior de trabalhadores? Por quê?

116

Principais produtos da agricultura e da pecuária no Brasil

No Brasil, a agricultura e a pecuária são atividades econômicas responsáveis pela produção de muitos alimentos.

Milho: consumido como alimento, também é utilizado para a produção de ração para os animais.

Imagem: Fotografia. Uma plantação vista de perto. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de milho no município de Mamborê, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Soja: utilizada na produção de alimentos e de ração animal. Grande parte da produção de soja do Brasil é vendida para outros países.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma plantação com um trator no meio. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de soja no município de Querência, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Café: produto destinado aos mercados interno e externo. O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma plantação com plantas verdes escuras. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de café no município de Vera Cruz, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Cana-de-açúcar: atualmente é utilizada na produção de diferentes tipos de açúcar e do etanol, que é usado como combustível em veículos.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma plantação com plantas verde claras. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de cana-de-açúcar na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

117

Arroz: a maior parte da produção nacional é consumida pela própria população do país.

Imagem: Fotografia. Uma plantação ao lado de um rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de arroz no município de Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Frango: é um dos produtos mais vendidos pelo Brasil para outros países.

Imagem: Fotografia. Uma área com vários pintinhos cercados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de frango no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Carne bovina e leite: a carne produzida no Brasil é vendida internamente e para outros países. O leite é destinado, principalmente, ao mercado interno.

Imagem: Fotografia. Um campo gramado com alguns bois. Fim da imagem.

LEGENDA: Pecuária bovina no município de Catalão, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Hortaliças, frutas e verduras: a produção é feita geralmente em pequenas propriedades, muitas vezes localizadas próximas a grandes cidades.

Imagem: Fotografia. Uma horta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de hortaliças no município de Passos, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais dos produtos apresentados costumam ser consumidos por você?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em seu lugar de viver, há produção de algum desses produtos? Se sim, qual?

118

Cartografando

  1. Observe a representação de um local situado no espaço rural em diferentes visões.
Imagem: Ilustração. 1: vista inclinada de uma casa com um lago com animais atrás. Do lado, duas áreas de plantação e uma estrutura com vacas dentro. No fundo, algumas árvores. 2: imagem da casa com plantações em planta.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 1: vista inclinada de uma casa com um lago com animais atrás. Do lado, duas áreas de plantação e uma estrutura com vacas dentro. No fundo, algumas árvores. 2: imagem da casa com plantações em planta.  Fim da imagem.
  1. Em qual das imagens o local foi representado na visão vertical?

    ( ) 1

    ( ) 2

  1. A representação 1 foi feita em qual visão?

    ( ) Visão vertical.

    ( ) Visão oblíqua.

    2. Agora, observe a planta cartográfica deste local.

Imagem: Ilustração. Um quadrado verde com quadrados menores dentro, cada um com um desenho. Um lago, uma vaca, uma casa, cenouras e uma árvore. Ao lado, legenda: curral, lago, plantação de cenoura, casa, plantação de laranja.  Fim da imagem.

Legenda

Imagem: Ilustração. Um quadrado verde com quadrados menores dentro, cada um com um desenho. Um lago, uma vaca, uma casa, cenouras e uma árvore. Ao lado, legenda: curral, lago, plantação de cenoura, casa, plantação de laranja.  Fim da imagem.

_____

_____

_____

_____

119

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Procure uma fotografia de uma paisagem próxima do seu lugar de viver em que seja possível identificar uma atividade agrícola ou de criação animal. Faça um desenho dessa paisagem.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

120

CAPÍTULO 14. Diferentes formas de extrativismo

Como você estudou, na agricultura e na pecuária as pessoas cultivam plantações e criam animais.

No extrativismo, o trabalho das pessoas consiste em extrair da natureza diversos produtos que serão utilizados para consumo direto, para serem comercializados ou transformados nas indústrias. Esses produtos são retirados das florestas, das águas de rios, mares, lagos e também do solo.

Quando solicitado, leia o texto em voz alta e conheça as três formas principais de extrativismo.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de cabelo preto preso, bermuda branca e camiseta regata vermelha. Ela usa uma madeira para mexer a comida que está em uma grande panela em sua frente. Fim da imagem.

LEGENDA: Quebradeira de coco babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. O óleo extraído do coco babaçu é utilizado na fabricação de cremes, sabão e margarina. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem sem camisa de bermuda amarela e boné. Ele está abaixado ao lado de um rio mexendo em uma cumbuca com terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Garimpeiro extraindo ouro no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

121

  1. Em seu lugar de viver existem atividades extrativas? Se sim, quais?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Na fotografia 1 da página anterior, qual é o produto que está sendo retirado da natureza? Como ele pode ser aproveitado pelas pessoas?
  1. Observe as fotografias e leia as legendas.
Imagem: Fotografia. Uma mulher de cabelo preto usando calça jeans e camiseta azul estampada. Ela tira os frutos do açaí dos galhos e coloca em um pote de metal que está na sua frente. Fim da imagem.

LEGENDA: Coleta de açaí no município de Santarém, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de bermuda azul, camiseta cinza e vermelha e boné. Ele está de pé em uma canoa em um rio, pescando com uma rede.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pesca no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma escavadeira amarela no meio de morros de terra. Na frente, três caminhões.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de minério de ferro no município de Congonhas, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. O que está sendo extraído em cada uma das fotografias?
    • Fotografia 1: _____
    • Fotografia 2: _____
    • Fotografia 3: _____
    1. Escreva um texto explicando as diferenças do trabalho realizado pelas pessoas nos vários tipos de extrativismo.

122

Produtos do extrativismo mineral

Existem muitos recursos minerais no planeta Terra. Os recursos minerais levam milhões de anos para serem formados. Por isso, à medida que são extraídos da natureza, diminuem em quantidade.

Faça a leitura silenciosa do texto e conheça alguns recursos minerais utilizados na fabricação de diferentes produtos de uso cotidiano.

Cobre: mineral utilizado principalmente na produção de condutores e fios elétricos e na fabricação de utensílios domésticos.

Imagem: Fotografia. Fio de cobre enrolado. Fim da imagem.

LEGENDA: Fios de cobre, utilizados em instalações elétricas. FIM DA LEGENDA.

Ferro: mineral utilizado na produção de ferramentas, máquinas, eletrodomésticos e automóveis, por exemplo. Quando misturado com outros elementos e aquecido em altas temperaturas, pode dar origem ao aço.

Imagem: Fotografia. Um fogão branco de quatro bocas. Fim da imagem.

LEGENDA: Fogão feito de placas de aço. FIM DA LEGENDA.

Bauxita: mineral utilizado para a fabricação de alumínio, que é usado na produção de utensílios de cozinha, bicicletas e partes de aviões, por exemplo.

Imagem: Fotografia. Um ralador de metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: Utensílio de cozinha feito de alumínio. FIM DA LEGENDA.

123

Areia: quando misturada a outros minerais, é utilizada na fabricação do vidro e na construção de casas e edifícios.

Imagem: Fotografia. Uma cidade com prédios com fachada de vídeo e algumas áreas cobertas por árvores entre eles. Fim da imagem.

LEGENDA: Edifícios com janelas de vidro no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Calcário: utilizado na produção de cimento, que é usado em construções. O calcário também pode ser empregado na preparação de solos para o plantio.

Imagem: Fotografia. Um homem negro usando calça jeans, bota, uma camiseta e boné. Ele está passando cimento em uma parede de tijolos em construção.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cimento sendo utilizado na construção de casas no município de Aracruz, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Cite exemplos de objetos presentes em uma moradia que são fabricados com o ferro e com a areia.

    _____

  1. Na escola onde você estuda, há algum objeto produzido com bauxita?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Comente suas respostas com os colegas e o professor.

124

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre o trabalho das pessoas na agricultura, na pecuária e no extrativismo. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Leia o texto silenciosamente.

    O campo: aqui começa a nossa história

    No campo, também conhecido como espaço rural, ao lado de extensas áreas cobertas por plantações e pastos formados para a criação de animais, também podemos ver terrenos ainda cobertos de vegetação nativa [...].

    Dá para ver, também, como parte do ambiente natural foi modificado para dar lugar, por exemplo, às plantações de café, trigo, cana-de-açúcar, laranja, milho; às pastagens de bois, ovelhas e cabras; às instalações de granja para criação de aves e produção de ovos, e os armazéns para guardar o que foi produzido.

    E quem é que cuida de tudo isso? Os trabalhadores do campo, que iniciam suas atividades antes mesmo de o Sol nascer. Eles passam a maior parte do dia plantando, colhendo e cuidando dos animais. E, como dizem, “vão dormir com as galinhas”, isto é, geralmente dormem logo ao anoitecer.

    [...] Os trabalhadores do campo têm também dificuldades. Às vezes não encontram trabalho na época da colheita porque a produção foi perdida, seja por falta de chuva ou chuva demais, seja pela presença de pragas ou quando são substituídos pelas máquinas. E, sem trabalho, muitos acabam saindo do campo para tentar a sorte nas cidades.

    FONTE: Teddy Chu. Do campo à mesa: o caminho dos alimentos. São Paulo: Moderna, 2012. p. 11-13.

    1. De acordo com o texto, como é a rotina dos trabalhadores do campo?

      _____

    1. Localize e sublinhe no texto uma dificuldade que os trabalhadores do campo costumam enfrentar.

125

  1. Marque com um X a atividade econômica responsável pela obtenção dos produtos listados no quadro a seguir.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Produtos

Agricultura

Pecuária

Extrativismo

Fotografia. Três ovos. Ovos.

_____

_____

_____

Fotografia. Dois peixes cinzas.Peixes.

_____

_____

_____

Fotografia. Uma abóbora com um pedaço cortado.Abóbora.

_____

_____

_____

Fotografia. Uma caixa de leite.Leite.

_____

_____

_____

Fotografia. Uma maçã.Maçã.

_____

_____

_____

Elementos representados sem escala e proporção entre si.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico os produtos obtidos pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo?

_____

_____

_____

b) Reconheço características do trabalho ligado à agricultura, à pecuária e ao extrativismo?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Respeitei meus colegas e o professor?

_____

_____

_____

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

126

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Quais são os principais impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades econômicas no campo e na cidade?

CAPÍTULO 15. Campo: impactos sociais e ambientais

Grande parte das atividades realizadas no campo está relacionada às atividades realizadas na cidade. Observe a representação.

As atividades realizadas no campo abastecem a população da cidade com produtos obtidos da agricultura, da pecuária e do extrativismo.

As atividades realizadas na cidade abastecem a população do campo com produtos da indústria, por meio do comércio.

Imagem: Ilustração. Um ciclo de produtos. Do lado esquerdo, uma cidade. Do lado direito, uma casa no lago ao lado de plantações. Da casa para a cidade, uma seta com: laranjas, mandioca, uma carreta com minerais, carne, banana, ovos, bambu e trigo. As atividades realizadas no campo abastecem a população da cidade com produtos obtidos da agricultura, da pecuária e do extrativismo. Da cidade para o campo, seta com: um trator, camisetas, remédios, um caminhão, enxada e martelo, calça jeans. As atividades realizadas na cidade abastecem a população do campo com produtos da indústria, por meio do comércio. Fim da imagem.
  1. Que relação entre as atividades econômicas do campo e as da cidade foi representada na imagem?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Cite três produtos representados que são produzidos:
    1. na cidade;
    1. no campo.

127

Cartografando

Na paisagem rural retratada na fotografia, podem ser identificadas duas atividades econômicas. Observe.

Imagem: Fotografia. Um campo gramado. Atrás dele, uma área sem vegetação, coberta com áreas de barro. No fundo, morro com árvores. A fotografia está dividida em três partes. Plano 1: a área gramada. Plano 2: a área coberta por barro. Plano 3: a parte dos morros com árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de área de plantação e extrativismo mineral no município de Ibiporã, no estado do Paraná, em 2015. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual atividade econômica pode ser observada no plano 1 da fotografia?

    _____

  1. No plano 2, qual atividade econômica pode ser observada?

    _____

  1. Quais elementos da paisagem você observa no plano 3?

    _____

128

O espaço rural brasileiro tem passado por diversas transformações.

Quando solicitado, leia o texto em voz alta e conheça algumas transformações no campo que causam impactos ao ambiente e à vida das pessoas.

A mecanização da agricultura

Atualmente, tem sido cada vez mais comum o uso de máquinas, como tratores e colheitadeiras, na agricultura. Esse uso ocasiona o aumento da produção agrícola, mas, por outro lado, faz crescer o desemprego no campo, já que diversas máquinas substituem o trabalho que antes era feito pelas pessoas.

Imagem: Fotografia. Duas máquinas verdes no meio de uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheitadeiras em plantação de Campo Verde, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

O desmatamento

Muitas vezes, as pessoas retiram a vegetação natural para praticar a agricultura, a pecuária e a mineração. A retirada da vegetação natural, chamada de desmatamento, pode ocasionar a extinção de diversas espécies animais e vegetais, além de contribuir para o empobrecimento do solo e afetar o curso dos rios e o regime de chuvas.

Em muitas áreas do Brasil, o desmatamento ainda ocorre de forma irregular.

Imagem: Fotografia. Uma área parcialmente coberta por árvores e a restante coberta por barro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desmatamento para a extração mineral no município de Altamira, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

129

O uso excessivo de água

Nas atividades ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo mineral, utiliza-se grande quantidade de água. Esse uso intenso pode causar a redução da quantidade de água disponível para o consumo das pessoas.

Imagem: Fotografia. Jatos de água irrigando uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Irrigação em plantação no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

O uso de agrotóxicos

Agrotóxicos são substâncias desenvolvidas para prevenir ou eliminar pragas que atacam as plantações. Eles possibilitam um aumento da produção agrícola brasileira, mas seu uso frequente e inadequado pode ocasionar a contaminação do solo e de diversos cursos de água. A ingestão de agrotóxicos pode prejudicar a saúde humana e animal.

Imagem: Fotografia. Um avião voando baixo e despejando água em uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aplicação de agrotóxicos em plantação de laranja no município de Cristalina, no estado de Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. identifique uma ação humana que tem causado prejuízos ao ambiente e explique como isso ocorre;

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. identifique uma ação humana que tem causado prejuízos às pessoas e explique como isso ocorre;

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. escolha uma das ações comentadas na atividade anterior e pense em uma forma de controlar ou reduzir os impactos que ela causa.

130

CAPÍTULO 16. Cidade: impactos sociais e ambientais

No processo de crescimento de grande parte das cidades brasileiras, as formas de ocupação e algumas atividades de trabalho vêm provocando diversos problemas sociais e ambientais. Veja alguns exemplos.

Moradias em áreas de risco

A falta de moradias dignas a preços mais acessíveis à população é um problema comum nas grandes cidades. Muitas pessoas, sem condição de comprar ou alugar uma casa, acabam ocupando áreas que estão mais perto de seus locais de trabalho, embora inadequadas, como as encostas de morros e as margens de rios e córregos.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma comunidade com as casas construídas ao redor de um deslizamento de terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia em área de risco no município de Osasco, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Contaminação e poluição das águas

Em muitas cidades, o sistema de tratamento de esgoto não atinge todas as moradias, estabelecimentos comerciais e indústrias. Esse esgoto não tratado acaba por contaminar córregos e rios.

Além disso, muitas vezes, também há despejo de lixo nesses cursos de água, favorecendo sua poluição e o aumento de doenças na população.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma comunidade com as casas construídas ao lado de um rio poluído.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradias próximas a um córrego no município de Maceió, no estado de Alagoas, em 2018. FIM DA LEGENDA.

131

Engarrafamentos

Em muitas cidades brasileiras, os sistemas de transporte coletivo são deficientes, contribuindo para o aumento do número de automóveis. Isso causa congestionamentos, que dificultam o deslocamento das pessoas no dia a dia e agravam a poluição do ar.

Imagem: Fotografia. Uma avenida com um canteiro no meio e trânsito nas duas direções. Nas margens da avenida há árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Congestionamento em avenida no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Baixa qualidade de serviços públicos

Outro problema que atinge a vida de grande parte dos moradores das cidades é a má qualidade dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação, coleta de lixo e segurança, entre outros. Isso afeta as pessoas e as atividades econômicas realizadas na cidade relacionadas, principalmente, à indústria, ao comércio e à prestação de serviços.

Imagem: Fotografias. Uma fila de pessoas em um corredor com paredes de tijolo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fila de pessoas para vacinação no município de Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No espaço urbano do município onde você vive existem os problemas sociais e ambientais mencionados? Se sim, quais?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais outros problemas ocorrem no espaço urbano do município onde você vive?

132

  1. Em sua opinião, quais medidas poderiam ser tomadas para solucionar um dos problemas urbanos mencionados anteriormente? Pensando nisso, escreva uma proposta que favoreça a qualidade de vida das pessoas e as atividades econômicas desenvolvidas nas cidades.

    _____

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    • Agora, faça um desenho que represente como seria a paisagem de uma cidade sem esse problema.
Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

133

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Procure em jornais, revistas ou na internet uma notícia que trate de um problema ambiental ou social no município onde você vive. Cole a notícia no espaço abaixo.

    Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

  1. Qual problema foi abordado na notícia?

    _____

  1. Esse problema ocorre no espaço urbano ou rural de seu município?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com a notícia, a população do município fez alguma reivindicação ou apresentou alguma proposta para resolver esse problema? Explique.

Fim do complemento.

134

Construções que provocam menos impactos ambientais

Existem métodos de construção planejados para que a ocupação humana não prejudique o meio ambiente.

Atualmente, morar em um edifício ou em uma casa que cause poucos impactos ao ambiente é o desejo de muitas pessoas.

Quando for solicitado, leia os textos em voz alta e observe a representação.

Imagem: Ilustração. Uma casa de dois andares com paredes de tijolos, janelas de vidro e madeira e placas de energia no telhado. Uma das paredes está destacada mostrando o interior: um banheiro. O tijolo é feito do solo do próprio terreno ou de material reciclado. O aquecimento da água é feito com energia solar, que não causa poluição do ar. A janela é ampla para permitir a entrada de luz solar, ocasionando a redução do consumo de energia elétrica. Portas e janelas são feitas de madeira de árvores plantadas, para que áreas de vegetação nativa não sejam desmatadas. Ao lado da casa, lixeiras coloridas. Os materiais do lixo são separados e encaminhados para reciclagem, contribuindo para que uma quantidade menor de materiais seja extraída da natureza. Do outro lado, uma caixa d’água e uma caixa branca. A água da chuva é captada e utilizada para a limpeza da casa, permitindo a redução do consumo da água. A instalação de uma estação doméstica de tratamento de esgoto permite que a água suja da moradia seja tratada. Na frente, um canteiro com uma horta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ilustração esquemática. FIM DA LEGENDA.

135

Cartografando

Você vai pensar em como construir uma casa em uma cidade que cause poucos impactos ao ambiente. Para isso, considere as recomendações a seguir.

Imagem: Ilustração. Área em branco com quatro lápis de cor formando uma borda.  Fim da imagem.

136

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou alguns impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades econômicas no campo e na cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

O município ideal

  1. Conversem sobre os impactos que as atividades econômicas podem provocar no campo e na cidade.
  1. Em seguida, leiam algumas ideias que podem auxiliar na criação do município sustentável.

    Pensem em uma forma de ocupação que evite o desmatamento nas áreas onde houver atividades ligadas à agricultura, à pecuária e ao extrativismo.

    Lembrem-se de que nas áreas destinadas à agricultura deve-se dar atenção à utilização exagerada de agrotóxicos e de água, de modo que seja possível preservar o ambiente e a saúde das pessoas.

    Fiquem atentos aos espaços de circulação de veículos. Planejem as estradas que interligam a cidade e o campo com boa qualidade.

    Valorizem as construções sustentáveis, que consomem menos água e energia elétrica e geram menos lixo.

    Planejem a localização das moradias principalmente na cidade, para que não sejam construídas em áreas de risco, como encostas de morros e margens de córregos.

    Organizem com cuidado a distribuição de ruas e avenidas para não haver congestionamentos.

    Reflitam sobre uma forma de ocupação dos espaços do campo e da cidade que não levem à poluição dos rios.

Imagem: Ilustração. Um caderno vermelho com espiral do lado esquerdo. Dentro, texto.  Fim da imagem.

137

Imagem: Ilustração. Um caminhão com a frente azul e a caçamba vermelha. Fim da imagem.
  1. Escrevam suas primeiras ideias para o município sustentável. Para isso, considerem os seguintes aspectos em relação à organização do espaço do campo e da cidade.
Imagem: Ilustração. Uma régua amarela e duas canetas, uma verde e uma vermelha. Ao lado, uma casa e um prédio. Fachada de uma loja com um toldo listrado na frente. Uma árvore ao lado de arbustos. Atrás, duas vacas abaixadas comendo grama.   Fim da imagem.

Cidade

Tamanho da cidade (grande, média, pequena).

Meios de transporte predominantes.

Principais construções e estabelecimentos.

Utilização das águas dos rios.

Áreas verdes e de lazer.

Campo

Propriedades agrícolas (grandes e pequenas).

Tipos de agricultura e de extrativismo.

Tipos de animais criados pela pecuária.

Utilização das águas dos rios.

Vegetação nativa.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Depois, desenhem o município sustentável em uma folha avulsa inserindo as ideias pensadas para os espaços do campo e da cidade do município.
  1. Apresentem o seu município sustentável para os colegas e o professor.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Conheço os impactos sociais e ambientais provocados pelas atividades das pessoas no campo e na cidade?

_____

_____

_____

b) Proponho soluções para melhorar o ambiente do lugar onde vivo?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Participei das aulas e das conversas coletivas?

_____

_____

_____

d) Elaborei as atividades propostas com dedicação?

_____

_____

_____

138

O QUE EU APRENDI?

Avaliação de resultado

Você aprendeu muitas coisas ao longo do ano. Agora é o momento de avaliar essas aprendizagens.

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 1, 2, 3 e 4.

  1. A paisagem pode ser representada de diversas maneiras. Associe a representação com a sua descrição.

    A. Desenho

    B. Planta cartográfica

    C. Croqui

    D. Mapa mental

    E. Maquete

    ( ) Representação dos principais elementos da paisagem, geralmente feita a mão.

    ( ) Representação tridimensional da paisagem.

    ( ) Representação de memória de uma paisagem conhecida ou de um trajeto percorrido pelas pessoas.

    ( ) Representação da paisagem que possui legenda com o significado dos símbolos.

    ( ) Representação da paisagem que pode ser feita na visão vertical, frontal ou oblíqua.

    2. O que é um ponto de referência? Qual é a sua importância?

    _____

    • Indique dois pontos de referência que se destacam nos arredores da escola em que você estuda.

      _____

139

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 5, 6, 7 e 8.

  1. Com relação às atividades culturais que as pessoas realizam, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) a) As pessoas relacionam-se umas com as outras e praticam diversas atividades culturais em seu lugar de viver.

( ) b) A literatura, a música e a dança são exemplos de atividades artísticas praticadas pelas pessoas apenas nas cidades.

( ) c) Jogar futebol e dançar maracatu são atividades culturais realizadas tanto nas cidades quanto no campo.

  1. Relacione as comunidades tradicionais indicadas com as principais atividades que elas realizam.

Seringueiros

Castanheiros

Ribeirinhos

Pesca

Coleta de sementes

Extração de látex

  1. Cite um exemplo de influência cultural que cada um dos povos a seguir teve na cultura brasileira.
    1. Povos indígenas: _____
    1. Povos africanos: _____
    1. Povos europeus: _____
    1. Povos asiáticos: _____

140

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 9, 10, 11 e 12.

  1. Complete as frases utilizando as palavras do quadro.

servidores; salários; impostos

O dinheiro necessário para executar e manter os serviços públicos vem de _____ e taxas pagos pela população. Ele também é utilizado para pagar os _____ dos governantes e dos _____ públicos.

  1. Indique os principais destinos do lixo produzido no Brasil.

    (A) Usina de incineração. (B) Aterro sanitário. (C) Lixão.

    ( ) a) O lixo é depositado a céu aberto e não recebe tratamento, podendo atrair insetos e animais e contaminar o solo e a água.

    ( ) b) O lixo é depositado sobre uma superfície impermeável e depois é compactado e coberto por uma camada de terra.

    ( ) c) O lixo é queimado em fornos de alta temperatura. É comum o lixo hospitalar ser direcionado para esses locais.

  1. Indique dois exemplos de usos que a água pode ter pelas pessoas e crie um símbolo para representar cada um deles.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Uso

    Símbolo

    _____

    _____

    _____

    _____

141

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.

  1. Indique uma diferença entre a agricultura de subsistência e a agricultura comercial.

    _____

  1. Indique um produto do extrativismo mineral utilizado pelas indústrias.

    _____

  1. O desmatamento é um problema ambiental relacionado ao campo. Explique por que ele costuma acontecer.

    _____

  1. Indique uma consequência da mecanização agrícola para o trabalhador do campo.

    _____

  1. Indique uma causa e uma consequência da contaminação e da poluição das águas nas grandes cidades.

    _____