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Comentários para o professor

Unidade 2. Os grupos sociais e os lugares de viver

Esta unidade permite aos alunos explorar diferentes atividades culturais realizadas pelas pessoas e reconhecer influências culturais de diversos povos e grupos no lugar de viver.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Capítulos 5 e 6: exploram as atividades esportivas, de lazer e artísticas praticadas no campo e na cidade.

Capítulos 7 e 8: exploram as influências culturais de diversos povos e grupos sociais nos lugares de viver.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir da pintura Pic-nic, de Arcangelo Ianelli, na qual podem ser observadas três pessoas fazendo piquenique em um campo.

Introdução do módulo dos capítulos 5 e 6

Este módulo é formado pelos capítulos 5 e 6 e permite aos alunos reconhecer diferentes atividades esportivas, de lazer e artísticas praticadas no campo e na cidade que possibilitam a integração social.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Quais atividades culturais podem ocorrer em diferentes lugares de viver?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF03GE01, que se relaciona ao processo de identificação e comparação de aspectos culturais dos grupos de seus lugares de viver, no campo e na cidade.

São desenvolvidas atividades como interpretação de fotografias e representações espaciais, leitura e compreensão de textos e entrevistas.

Como pré-requisito, é importante que os alunos reconheçam costumes e tradições inseridos no bairro ou comunidade em que vivem.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP080

UNIDADE 2. Os grupos sociais e os lugares de viver

Imagem: Ilustração. Pintura de três meninas em cima de uma toalha em um campo. Duas delas estão sentadas e uma está deitada com o rosto apoiado nas mãos. Ao lado delas há uma cesta e um chapéu.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pic-nic, de Arcangelo Ianelli, 1950. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou grupos, para garantir a troca de conhecimento entre os alunos.
  • Orientar os alunos a realizar a leitura atenta da pintura.
  • Perguntar qual situação está sendo representada, como é a paisagem retratada e se algo na representação permite afirmar que se trata de uma representação recente. Depois, comentar que o autor da pintura, Arcangelo Ianelli (1922-2009), foi um pintor, escultor, ilustrador e desenhista paulista que representou mais destacadamente paisagens urbanas e marinhas, pessoas e telas abstratas.
  • Solicitar aos alunos que estabeleçam relações entre a atividade de lazer retratada e as que costumam ocorrer no lugar de viver ao responder às atividades propostas.
  • Comentar que o piquenique é uma manifestação cultural que costuma ser realizada em espaços públicos ao ar livre, e que promove a interação das pessoas por meio do compartilhamento de conversas e refeição.

    Declaração universal sobre a diversidade cultural

    Artigo – A diversidade cultural, patrimônio comum da humanidade

    A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade das identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. [...] A diversidade cultural é tão necessária para o gênero humano como a diversidade biológica o é para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.

    Artigo 2ᵒ – Da diversidade cultural ao pluralismo cultural

    Nas nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir a interação harmoniosa e a vontade de viver em conjunto de pessoas e grupos com identidades culturais plurais, variadas e dinâmicas.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Qual atividade cultural foi representada na pintura?
    PROFESSOR Resposta: Um piquenique.
  1. No lugar onde você vive, há atividades culturais que favorecem a integração entre as pessoas? Se sim, quais são elas?
    PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Em quais locais atividades culturais como essa podem ser realizadas?
    PROFESSOR Atenção professor: Avaliar os conhecimentos prévios dos alunos. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que respondam às atividades da seção Primeiros contatos.
  • Compartilhar as respostas dos alunos, retomando os elementos da pintura.
  • Conversar sobre a existência dessa forma de lazer em seu lugar de viver. Se possível, organizar um piquenique com os alunos em local a ser escolhido por eles.

    Primeiros contatos

    3. Os alunos podem indicar locais ao ar livre, espaços rurais ou espaços públicos nas cidades, como praças e parques.

    As políticas que favorecem a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. [...] Inseparável de um contexto democrático, o pluralismo cultural é propício aos intercâmbios culturais e ao desenvolvimento das capacidades criadoras que nutrem a vida pública.

    Artigo 3ᵒ – A diversidade cultural, fator de desenvolvimento

    A diversidade cultural amplia as possibilidades de escolha à disposição de todos; é uma das origens do desenvolvimento, entendido não apenas em termos de crescimento econômico, mas também como meio de acesso a uma existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória.

    UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural. Disponível em: http://fdnc.io/egS. Acesso em: 2 jun. 2021.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 5 e 6

Quais atividades culturais podem ocorrer em diferentes lugares de viver?

CAPÍTULO 5. As pessoas e as atividades de lazer e esportivas

Em cada localidade, podemos encontrar diversas manifestações e atividades culturais. Muitas delas estão relacionadas com atividades de lazer e esportivas, favorecendo a união entre as pessoas.

Imagem: Ilustração. Um bairro. Na quadra do meio tem uma praça com arquibancada com pessoas, canteiros com árvores, uma quadra de basquete, uma fonte ornamental e uma quadra de futebol. Nas quadras ao redor há casas e prédios. Para a direita, plantações e uma quadra de futebol de areia. Do lado tem um rio com uma canoa e uma casa na beira do rio.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema possibilita aos alunos refletir sobre elementos relacionados às práticas de esporte, lazer e manifestações artísticas que favorecem a integração das pessoas nos espaços de vivência cotidiana. Conversar com os alunos sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Realizar a leitura do texto inicial colocando-se como modelo de leitor.
  • Solicitar aos alunos que observem a representação, questionando: “Quais locais estão representados?; “Como está representada a paisagem da cidade?”; “E a paisagem do campo?”.
  • Orientá-los no registro das atividades, compartilhando suas respostas.
  • Conversar com os alunos sobre como os hábitos e os costumes das pessoas marcam suas formas de agir e o lugar onde vivem, explicando que alguns hábitos ou atividades específicas interferem na rotina de determinado lugar. As diversas atividades dos grupos sociais estão relacionadas com seus modos de vida e as características da cidade e do campo e as atividades de lazer e de esporte podem favorecer a integração das pessoas.

    As atividades do capítulo 5 possibilitam aos alunos refletir e observar com atenção as diferentes atividades realizadas pelas pessoas em seu lugar de viver e em outros locais, como as práticas esportivas e de lazer e a convivência das pessoas na cidade e no campo.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.

    Objeto de conhecimento: A cidade e o campo: aproximações e diferenças.

    Habilidade: (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

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  1. A imagem representa uma paisagem:

    ( ) do campo.

    ( ) da cidade.

    ( ) do campo e da cidade.

    PROFESSOR Resposta: do campo e da cidade.
  1. Quais atividades as pessoas representadas na imagem estão praticando:
    1. no campo?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Jogo de futebol, pesca, plantio e colheita de alimentos e criação de animais.
    1. na cidade?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Jogo de futebol, jogo de basquete, exercício físico, apresentação musical e dança.

Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Em uma folha de papel, desenhe uma atividade de lazer ou uma atividade esportiva que favoreça a integração entre as pessoas no seu lugar de viver. Depois, compartilhe seu desenho com os colegas e o professor.
PROFESSOR Atenção professor: Avaliar coerência das produções dos alunos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Na atividade 3, orientar os alunos sobre o desenho de memória que represente atividade de lazer ou esportiva que favoreça a união e o convívio das pessoas no lugar de viver.
  • Socializar os desenhos, solicitando aos alunos que descrevam as atividades representadas.
  • Expor em um mural na sala de aula, em outro espaço da escola ou onde possam ser compartilhados digitalmente, para que os alunos reconheçam a diversidade de práticas culturais no lugar onde vivem.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Os conhecimentos desenvolvidos de valorizar a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, vivências, identidades, culturas e potencialidades, exercitando a empatia e a cooperação, aproximam os alunos das competências gerais da Educação Básica 6 e 9. Já o exercício do respeito à diferença em uma sociedade plural estabelece relação com a competência específica de Ciências Humanas 1. Além disso, a atividade de análise de representação de espaço urbano e rural de um município permite desenvolver o princípio de raciocínio geográfico de extensão, conforme preconiza a competência específica de Geografia 3.

    Fim do complemento.

    Para leitura do aluno

    Dança na praça, de Jonas Ribeiro. São Paulo: Suinara, 2017.

    Essa é a história de duas crianças que saem em busca de algodão-doce na praça e vão encontrando diferentes pessoas que fazem diferentes atividades. Pelas conversas, elas conquistam novas amizades, dão asas à imaginação e ganham acolhimento.

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Capa azul com o título na parte de cima: dança na praça. Abaixo, um grupo de pessoas ao redor de uma fonte com estátuas de leões.  Fim da imagem.

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  1. Observe as fotografias de diferentes locais destinados à prática de lazer e de esportes.
Imagem: Fotografia. Uma pessoa andando de bicicleta em uma ciclovia. A ciclovia está ao lado de uma rua com carros e do lado dela há prédios. Há uma placa com o desenho de uma bicicleta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ciclovia no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma praça com arbustos, árvores e brinquedos de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praça no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas jogando futebol em um campo de areia. Do lado, pessoas assistem sentadas em uma arquibancada de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Campo de futebol no município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual desses locais de lazer e de esporte pode ser encontrado tanto na cidade como no campo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O campo de futebol.
  1. Você costuma frequentar algum local semelhante ao das fotografias? Se sim, qual?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Qual dos locais retratados nas fotografias não apresenta bom estado de conservação? Explique.

    _____

    PROFESSOR Resposta: A praça da fotografia 2. O mato está alto, encobrindo o passeio e os brinquedos.
  1. Em sua opinião, por que é importante que locais destinados à prática de lazer e de esportes sejam bem conservados e cuidados pelas pessoas?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Para que as pessoas possam praticar suas atividades com segurança, favorecendo também o convívio social.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem as fotografias relacionadas a diferentes locais destinados à prática de lazer e de esportes.
  • Orientá-los para que realizem individualmente a atividade.
  • Compartilhar as respostas da atividade, verificando se os alunos reconhecem que algumas práticas esportivas e de lazer podem ocorrer tanto no campo como na cidade.
  • Realizar uma roda de conversa sobre a importância das atividades de lazer e sua influência na qualidade de vida das pessoas e sobre a necessidade de serem criados espaços específicos para essas práticas, garantindo sua conservação.
  • Solicitar aos alunos que comentem quais dessas atividades costumam ocorrer no lugar de viver e se os espaços onde são realizadas estão bem conservados.

    Organização do espaço e as sociedades

    As sociedades, ao longo do processo histórico, organizaram e reorganizaram o espaço, concomitantemente à transformação da natureza. Dessa forma, a organização espacial é a expressão material do homem, resultado do trabalho social. Ela reflete as características do grupo que a construiu.

    A leitura da organização do espaço deve ser iniciada pelos espaços conhecidos dos alunos. O conteúdo dessa leitura é a própria sociedade em que eles atuam e revela como a sociedade divide o seu espaço e como os grupos sociais se apropriam dele. [...]

    CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.). Ensino de Geografia. Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2006. p 63.

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Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Entreviste duas pessoas do seu lugar de viver para saber quais atividades de lazer e de esporte elas gostam de praticar.
PROFESSOR Atenção professor: As respostas dependem das pessoas entrevistadas pelos alunos. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Uma sequência de figuras. Embaixo de cada uma delas há um quadrado vazio para ser preenchido. Um banco de madeira, um computador, um controle de videogame, uma bicicleta, uma pilha de livros, uma bola de futebol, cortinas vermelhas em um palco, um aparelho de som com notas musicais. Fim da imagem.

Entrevista 1

( )

Imagem: Ilustração. Um banco de madeira. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um computador. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um controle de videogame. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma bicicleta. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma pilha de livros. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma bola de futebol. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. cortinas vermelhas em um palco. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um aparelho de som com notas musicais. Fim da imagem.

Entrevista 2

( )

Imagem: Ilustração. Um banco de madeira. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um computador. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um controle de videogame. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma bicicleta. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma pilha de livros. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. uma bola de futebol. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. cortinas vermelhas em um palco. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. um aparelho de som com notas musicais. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Depois de realizar as entrevistas, compare as respostas.
    • Os entrevistados realizam o mesmo tipo de atividade de lazer e de esporte? Se sim, indique as respostas semelhantes. Das atividades citadas pelos entrevistados, quais podem favorecer a convivência entre as pessoas?
PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a coerência das respostas dos alunos. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos na realização da seção Entreviste, com participação de duas pessoas de sua convivência. Este trabalho pode ser realizado como tarefa de casa, pois é um momento importante para os alunos compartilharem seus estudos com os seus familiares, bem como conhecer diversas opiniões sobre o tema estudado.
  • Indicar que, a partir desse recurso de pesquisa, os alunos vão identificar as principais atividades esportivas e de lazer praticadas pelos entrevistados.
  • Compilar os resultados levantados pelos alunos. Indicar as atividades que foram mais citadas e solicitar a cada um que compare com os dados referentes aos seus entrevistados.
  • Orientar que identifiquem as atividades realizadas de forma coletiva e que estimulem a integração e a convivência das pessoas.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    A atividade de entrevista exercita a empatia, o diálogo e a compreensão de si e do outro, valorizando o respeito à diferença, conforme preconizam a competência geral da Educação Básica 9 e a competência específica de Ciências Humanas 1.

    Fim do complemento.

MP086

CAPÍTULO 6. As pessoas e as atividades artísticas

Na cidade e no campo, existem diversos grupos sociais que realizam diferentes atividades artísticas. A literatura de cordel e o repente são exemplos desse tipo de atividade e estão presentes em várias localidades brasileiras.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Cordéis

O cordel é diferente

Do repente improvisado

O cordel é sempre escrito

Em folheto e declamado

O repente é improviso

Sem ter nada decorado.

Mas o nome do “cordel”

Provém lá de Portugal

Os cordéis ali ficavam

Pendurados num varal

No Brasil é diferente

“Folheto” é o nome usual.

O cordel foi no passado

O jornal do sertanejo

Sem TV nem internet

Num pequeno vilarejo

Esperavam o poeta

Com a rima e com gracejo.

Hoje é muito diferente

De alguns anos atrás

Porque hoje está presente

Nas maiores capitais

Todo o mundo já conhece

Suas rimas naturais.

Quem escreve o cordel

É chamado cordelista

E quem canta improvisado

É chamado repentista

Seja escrito ou de improviso

Rimas são a sua pista.

FONTE: César Obeid. Vida rima com cordel. São Paulo: Mundo Mirim, 2013. p. 6-11.

Imagem: Ilustração. Desenhos na borda de um poema. Uma casa marrom; dois varais com desenhos pendurados com pregador; um homem de chapéu usando uma camiseta roxa segurando um microfone; um menino de camiseta azul e chapéu segurando uma sanfona, um cacto; um casal dançando, ele com calça vermelha, camisa azul e chapéu e ele de vestido longo azul e cabelo preto. É noite e o céu está azul escuro com lua e estrelas.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura compartilhada do texto.
  • Comentar que o cordel é um gênero literário com origem em Portugal, cujos textos geralmente estão relacionados a histórias antigas, romances, guerras, conquistas, mas também relatam acontecimentos recentes. Principalmente nos estados da Região Nordeste do Brasil, o cordel tornou-se importante meio de divulgação de acontecimentos e referências culturais, como o registro de enchentes, secas, vaquejadas e outros. Para mais informações sobre esse gênero recomenda-se a consulta do verbete no site da Fundação Joaquim Nabuco.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Os conhecimentos desenvolvidos neste capítulo favorecem a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas vivências, identidades, culturas e potencialidades, exercitando a empatia e a cooperação, aproximando os alunos das competências gerais da Educação Básica 6 e 9. Ao exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural, é possível aproximar-se da competência específica de Ciências Humanas 1. Ao trabalhar a leitura de um cordel, que é um tipo de linguagem artística, promove-se o desenvolvimento da competência geral da Educação Básica 4, da competência específica de Ciências Humanas 7 e da competência específica de Geografia 4, explorando diversas linguagens para a construção do conhecimento.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 6 permitem aos alunos compreender como os hábitos das pessoas marcam suas formas de agir e de conviver, conhecendo e comparando expressões culturais de diferentes locais a exemplo da literatura, da música, da dança, entre outras. Também possibilitam desenvolver relações espaciais topológicas e projetivas explorando direções e posições em um trajeto.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.

    Objeto de conhecimento: A cidade e o campo: aproximações e diferenças.

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  1. De acordo com o texto, qual é a origem da palavra cordel?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A palavra é de origem portuguesa e provém do fato de essas publicações ficarem penduradas em um varal, com cordões.
  1. A partir da leitura do texto, relacione as duas colunas.

COLUNA 1:

Cordel

Repente

Repentista

Cordelista

COLUNA 2:

Quem escreve o cordel.

É sempre escrito em folheto.

É improviso sem ter nada decorado.

Quem canta improvisado.

PROFESSOR Resposta: Cordel: É sempre escrito em folheto.; Repente: É improviso sem ter nada decorado.; Repentista: Quem canta improvisado.; Cordelista: Quem escreve o cordel.
  1. Em seu lugar de viver, as pessoas costumam elaborar cordéis e repentes?

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

Você sabia?

Além dos versos rimados, uma das marcas da literatura de cordel é a ilustração das estórias usando a técnica da xilogravura. São utilizados pedaços de madeira nos quais são feitos entalhes representando desenhos. Depois, o artista pinta essa madeira, que é prensada contra um papel para imprimir a imagem.

Imagem: Ilustração. Pintura de dois homens em cima de cavalos virados para a direita e ao redor mais cavalos, bois e cactos. Há uma borda marrom e o fundo da imagem é amarelado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem da matriz de xilogravura Os boiadeiros, de J. Borges. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Pintura de dois homens em cima de cavalos virados para a esquerda e ao redor mais cavalos, bois e cactos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem da xilogravura obtida da matriz Os boiadeiros, de J. Borges. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos para que leiam novamente o texto antes de fazer a atividade.
  • Verificar a compreensão dos alunos para o vocabulário do texto do cordel, perguntando: “Você ampliou seu vocabulário com a leitura do cordel?”; “O que significa para você a palavra cordel?”. Propor outras perguntas se considerar importante para a compreensão dos alunos.
  • Organizar uma roda de conversa e propor que avaliem as rimas e a diferença entre um cordelista e um repentista.
  • Verificar se há produção de literatura de cordel no lugar de viver dos alunos; se houver, é interessante apresentar alguns exemplos para que eles conheçam.
  • Realizar a leitura compartilhada do texto da seção Você sabia?. Solicitar aos alunos que observem as imagens que ajudam a entender o princípio da técnica da xilogravura de entalhe em madeira.
  • Apresentar exemplos de trabalhos de gravadores de xilogravura populares renomados, como Manoel Serafim, Mestre Noza e Zé Caboclo. Além de J. Borges, autor das imagens.

    Atividade complementar

    Apresentar para os alunos o vídeo “Como é que se faz xilogravura?”, produzido pela TV Brasil, disponível em: http://fdnc.io/ftY. Acesso em: 2 jun. 2021.

    Solicitar aos alunos que observem as etapas do processo de elaboração das xilogravuras. Conversar sobre o que chamou mais a atenção no trabalho artístico do xilogravurista Mestre Jerônimo Soares.

    Habilidade: (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

MP088

A música e a dança também são atividades artísticas praticadas pelas pessoas. Vamos conhecer um exemplo.

  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
    1. Página de notícia:

Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês

Há quatro anos, em todo último domingo de cada mês, o Projeto Pagode na Disciplina fecha a rua de sua sede, no Jardim Miriam,  na zona sul paulistana, para um dia animado de samba, pagode e reconhecimento da cultura popular brasileira. Idealizado por músicos e moradores do bairro, o evento de junho é realizado [...] de forma gratuita e livre para todas as idades.

A roda de samba conta com o repertório de grandes nomes […]. Também são tocadas composições escritas pelos sambistas locais. A diversão chega a reunir até 400 pessoas por domingo. Quando é aniversário da roda de samba, o público chega a cerca de mil participantes.

FONTE: Laura Dourado. Criada por moradores, roda de samba no Jardim Miriam fecha rua uma vez por mês . Folha de S.Paulo , 28 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fpU. Acesso em: 29 mar. 2021.

Fim da página de notícia.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Qual evento artístico costuma acontecer no último domingo de cada mês no Bairro Jardim Miriam, localizado na cidade de São Paulo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Um evento com roda de samba e pagode.
  1. Quem idealizou esse evento?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os músicos e os moradores do bairro.
  1. Quem pode frequentar o evento?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Qualquer pessoa, pois o evento é gratuito e para todas as idades.
  1. No lugar onde você vive são organizados eventos artísticos parecidos com esse? Se sim, quais?

    _____

    PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que façam a leitura da notícia em voz alta, verificando a fluência em leitura oral com relação à velocidade e à precisão. Para os alunos que apresentam maior dificuldade, avaliar que tipo de ajuda poderá ser oferecida.
  • Após a realização da leitura da notícia, esclarecer possíveis dúvidas de vocabulário.
  • Compartilhar as respostas da atividade 2, que trata da interpretação da notícia. A atividade proposta permite ao aluno realizar a compreensão de textos que, segundo a Política Nacional de Alfabetização (PNA), é o propósito principal da leitura, conforme destacado na Parte Geral deste Manual do Professor.
  • Conversar com os alunos sobre as manifestações artísticas que conhecem e que apreciam.
  • Comentar que o samba é um ritmo musical muito conhecido em diversas localidades brasileiras, tendo surgido no início do século XX no Rio de Janeiro, em comunidades com forte presença de afrodescendentes. Verificar as representações sociais dos alunos sobre o samba e se é um ritmo musical que congrega pessoas no lugar onde vivem.

    Origem e tipos de samba

    A palavra samba procede da expressão africana semba (umbigada), empregada para designar dança de roda, popular em todo o Brasil. Os sambas mais conhecidos são os da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Na Bahia, adquiriu denominações conforme as variações coreográficas. No Rio de Janeiro, inicialmente era a dança de roda entre os habitantes dos morros, daí nasceu o samba urbano carioca, espalhado por todo o território nacional.

    Existem várias modalidades de samba.

  • O samba de breque, com ritmo acentuadamente sincopado, caracteriza-se por paradas súbitas, os chamados "breques", que permitem que o cantor encaixe comentários falados alusivos ao tema. Seu mais conhecido intérprete é o cantor Moreira da Silva, cujo maior sucesso foi O rei do gatilho, de 1962.

MP089

Nos mais diversos locais do Brasil, as pessoas realizam diferentes atividades artísticas. Algumas acontecem no campo e outras, na cidade.

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Uma praça no meio de vegetação com pessoas dançando. Elas vestem roupas grandes, com penas e tecidos coloridos típicos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de maracatu em espaço rural do município de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem usando camiseta cinza e chapéu segurando uma estrutura com barras verticais que seguram dois bonecos com o formato e tamanho de humanos, um atrás dele e um na frente. Ele está na faixa de pedestres de uma avenida e há carros estacionados. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de artista de rua em espaço urbano do município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma orquestra com as pessoas sentadas em cadeiras enfileiradas, No fundo há uma lona azul com o texto: sons do Brasil.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de orquestra em espaço urbano do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois homens de cabelo branco tocando uma flauta de madeira. Ambos vestem uma camisa azul estampada e usam um chapéu marrom com estrelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de banda pífanos em espaço rural do município de Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

a) Quais fotografias retratam atividades artísticas sendo realizadas:

• na cidade?

_____

Resposta: Fotografias 2 e 3.

• no campo?

_____

Resposta: Fotografias 1 e 4.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

b) Você já assistiu a algum tipo de atividade artística como essas? Se sim, compartilhe sua experiência com os colegas e o professor.

Resposta pessoal.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem as fotografias relacionadas a diferentes formas de expressão artísticas, verificando se algumas delas são comuns no lugar de viver ou se foram vistas em outras localidades onde os alunos já estiveram.
  • Conversar sobre as expressões artísticas que compõem o maracatu rural e os grupos sociais que deram origem a ele.
  • Comentar que algumas manifestações artísticas podem estar relacionadas a outras atividades; o maracatu rural, por exemplo, ocorre de acordo com o ciclo de plantio e colheita da cana-de-açúcar.
  • Conversar sobre as atividades artísticas que ocorrem no local onde vivem.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte superior, um quadro amarelo com o título: o Brasil em festa. Há o desenho de uma menina com saia colorida segurando um guarda-chuva, um homem usando chapéu e um pano por cima do ombro, um casal no meio, com o homem usando calça xadrez e colete e a mulher um vestido com tranças, um casal abraçado, ambos com roupas de bolinhas e uma mulher de vestido longo segurando um boneco nas mãos.  Fim da imagem.

    O Brasil em festa, de Sávia Dumont. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.

    Diversas festas brasileiras estão representadas nesta obra com ilustrações feitas de tecidos coloridos. Manifestações culturais como cantos, danças, folguedos, cerimônias, rezas, carnaval e folias exemplificam algumas das nossas riquezas e tradições populares brasileiras.

  • Já o samba-canção privilegia a melodia, geralmente romântica e sentimental, como o samba Castigo, de Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves.
  • O samba-enredo deve compreender os resumos poéticos de tema histórico, folclórico, literário, biográfico ou livre que for escolhido para enredo ou assunto da apresentação da escola de samba em seu desfile.
  • O samba-exaltação apresenta letra de tema patriótico. A ênfase musical recai sobre o arranjo orquestral, sendo Aquarela do Brasil, grande sucesso de Ari Barroso, o exemplo perfeito desse estilo. A música foi gravada pelo cantor Francisco Alves em 1939.

    Biblioteca Nacional. O samba completa cem anos. Disponível em: http://fdnc.io/fpV. Acesso em: 2 jun. 2021.

MP090

Cartografando

As praças e os parques são espaços públicos que todas as pessoas podem frequentar. Muitas vezes, as pessoas se encontram e utilizam esses espaços para realizar atividades de lazer, esportivas e artísticas.

Nesta imagem, a linha vermelha indica o trajeto que Maíra fez com seu pai em um parque próximo de sua moradia.

Imagem: Ilustração. Uma praça no meio de duas ruas: Rua da Paz e Rua da Amizade. Na praça há áreas gramadas com árvores, canteiros com flores, um campo de futebol com um grupo de pessoas uniformizadas jogando, um grupo de pessoas com roupas coloridas dançando próximo a uma das entradas da praça, mesas de piquenique , uma quadra de basquete com pessoas jogando, um lago, um grupo de pessoas sentados tocando instrumentos musicais e uma banda tocando em um coreto, com pessoas ao redor assistindo.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

PROFESSOR Alfabetização cartográfica
PROFESSOR A atividade possibilita aos alunos construir relações espaciais topológicas e projetivas por meio da descrição de trajetos, utilizando termos como direita, esquerda, em frente e dentro.

Fim do complemento.

  • Orientar os alunos na leitura da descrição do trajeto, solicitando para que observem a representação do parque, os elementos da paisagem que o compõem e a distribuição espacial das suas áreas e os seus frequentadores.
  • Comentar sobre a importância das áreas verdes no parque e sua contribuição para a qualidade de vida das pessoas que moram ao redor ou que frequentam o local. É importante que os alunos reconheçam e valorizem a importância dessas áreas e assumam o compromisso de mantê-las em bom estado, inclusive exigindo providências do poder público quando necessário. Estes são aspectos de grande significado para o tema da educação ambiental, previsto para ser abordado neste volume.
  • Chamar a atenção para o fato de que não há local adequado para crianças pequenas brincarem, como um parquinho. As crianças mais velhas, por exemplo, podem jogar bola e andar de patins no parque.
    PROFESSOR Alfabetização cartográfica
    PROFESSOR [...] A apropriação e o uso da linguagem cartográfica devem ser entendidos no contexto da construção dos conhecimentos geográficos, o que significa dizer que não se pode usá-la per se, mas como instrumental primordial, porém não único, para a elaboração de saberes sobre territórios, regiões, lugares e outros. Se a supervalorizarmos, em detrimento do saber geográfico, corremos o sério risco de defender a linguagem por ela mesma, o que, ao nosso ver, a esvazia em importância e significado tanto no ensino superior como no básico. É preciso que ocorra a aprendizagem e o uso da linguagem cartográfica para, sobretudo, entendermos a lógica da (re)produção dos territórios; caso contrário, ela perde seu sentido ou razão de ser no ensino geográfico superior e básico. [...]

MP091

  1. Maíra entrou no parque pela Rua da _____. Ela seguiu em frente e logo viu do seu lado _ uma roda de choro. Ela virou à esquerda e seguiu em frente até encontrar uma banda tocando _____ de um coreto.
    PROFESSOR Resposta: Paz, esquerdo, dentro.
  1. Maíra então virou à _____ e seguiu em frente. Foi quando ela se deparou com um grupo de jovens jogando basquete em uma quadra de esportes.
    PROFESSOR Resposta: direita.
  1. Seguindo em frente, do seu lado _____, Maíra viu um campo onde havia pessoas jogando futebol. Ela continuou em frente e, no final do caminho, pôde assistir a uma apresentação de maracatu. Em seguida, virou à direita e depois à esquerda e saiu do parque pela Rua da _____.
    PROFESSOR Resposta: direito, Amizade.
MANUAL DO PROFESSOR

Entendemos que a linguagem cartográfica não deve se esgotar em si e per se, caso contrário daríamos aulas de mapas e não com mapas. A nosso ver, fazer essa distinção é muito importante nas aulas de geografia tanto no ensino superior quanto básico, pois estas não devem se resumir a aulas de mapas; pelo contrário, temos que superar a visão mecânica de alfabetização e dar aulas com mapas e todos os outros tipos de linguagem passíveis de serem usadas em sala de aula para ensinar nossos alunos a “ler”.

KATUTA, Ângela Massumi. A linguagem cartográfica no ensino superior e básico. In: PONTUSCHKA, Nídia N.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. (org.). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2006. p. 133-135.

  • Chamar a atenção dos alunos para as áreas reservadas às manifestações artísticas que, por serem planas e abertas, possibilitam a presença de várias pessoas e, além disso, localizam-se perto das entradas do parque, podendo chamar a atenção dos que por ali passam.
  • Solicitar que observem que há espaço para os jogos de tabuleiro, que podem ser utilizados por pessoas de todas as faixas etárias.
  • Compartilhar as respostas, verificando se há alunos com dificuldade nas habilidades de orientação e projeção espacial.

    Atividade complementar

    Propor outros trajetos a serem realizados por Maíra e seu pai e solicitar aos alunos que os descrevam: do coreto até o espaço para jogos de tabuleiro, da quadra de basquete até o local onde ocorre a apresentação de maracatu, entre outros.

    Organizar os alunos em grupos e solicitar a cada um que escolha dois pontos de referência no parque e que descreva o caminho para chegar de um ponto a outro.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Ao utilizar a linguagem cartográfica para leitura e interpretação da representação relacionando localização, distância e direção, a proposta aproxima os alunos da competência específica de Ciências Humanas 7. Por desenvolver o pensamento espacial na resolução de problemas que envolvem informações geográficas e com a aplicação do princípio de raciocínio geográfico relacionado à localização e distribuição, as competências específicas de Geografia 3 e 4 são trabalhadas.

    Fim do complemento.

MP092

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 5 e 6

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou algumas atividades culturais que contribuem para a convivência das pessoas no campo e na cidade. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe a pintura.
Imagem: Ilustração. Um rio na horizontal. Na parte da frente dele tem algumas árvores, flores e pessoas brincando com diversos objetos: bola, carrinho, corda... Atrás do rio tem mais algumas pessoas, plantações de flores coloridas e algumas casas. No fundo há montanhas e algumas crianças empinando pipas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Alegrias do campo, de Maria da Graça Jannes, 2008. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais atividades de lazer e esportivas você observa na pintura?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os alunos podem indicar: pescar, soltar pipa, jogar bola, pular corda, entre outras atividades.
  1. A paisagem retratada representa o campo ou a cidade? Explique.

    _____

    PROFESSOR Resposta: O campo. Há a presença de vegetação e áreas de plantio e não há concentração de construções ou arruamentos.
  1. Assinale as atividades culturais que promovem a integração entre pessoas e acontecem no seu lugar de viver.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Três meninos jogando futebol.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três casais de mãos dadas, os homens de chapéu e as meninas de trança. Em cima, bandeirinhas de festa junina.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quatro pessoas praticando esportes: um menino segura uma vara, um menino segura uma bola, uma menina segura uma raquete e um menino está em uma bicicleta.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três homens tocando instrumentos em uma roda. Um está sentado com um tambor, um está de pé segurando um violão e o outro está sentado com um microfone.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 5 e 6.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Identificar atividades de lazer e esportivas.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer em uma pintura as atividades de lazer e esportivas que foram representadas em uma paisagem do campo.

  1. Reconhecer atividades culturais que favorecem a integração entre pessoas.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer, com base em imagens, as atividades culturais que são realizadas coletivamente, favorecendo a criação de vínculos e a união entre as pessoas.

  1. Identificar atividades culturais que acontecem no lugar de viver.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de indicar atividades culturais que são realizadas no lugar de viver.

  1. Investigar sobre principais atividades culturais realizadas no campo e na cidade do município onde vivem.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de coletar informações sobre atividades culturais relevantes que ocorrem nos espaços urbano e rural do município onde vivem.

MP093

  1. Indique dois outros exemplos de atividades culturais que também costumam acontecer em seu lugar de viver.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Para conhecermos um pouco mais sobre as principais atividades culturais do seu lugar de viver, siga as orientações.
  1. O professor vai organizar os alunos em dois grupos de trabalho.
  1. Cada grupo vai elaborar cartazes ou apresentações digitais mostrando as atividades culturais do seu lugar de viver.

Grupo 1

Imagem: Ilustração de um pedaço de papel verde. Fim da imagem.

Grupo 2

Imagem: Ilustração de um pedaço de papel amarelo. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Avaliar as produções dos alunos. Fim da observação.
  1. Comparem as atividades culturais que são realizadas no campo e na cidade. Em seguida, escrevam um texto indicando semelhanças e diferenças entre elas.
PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a coerência das respostas dos alunos. Fim da observação.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Identifico atividades culturais que podem ser realizadas no campo e na cidade?

b) Reconheço que as atividades culturais favorecem a convivência entre as pessoas?

c) Indico exemplos de atividades culturais praticadas no meu lugar de viver?

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Respeitei meus colegas e professor?

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

Boxe complementar:

De olho nas competências

A elaboração de atividades de levantamento de práticas culturais no município onde vivem os alunos permite reconhecer diferentes manifestações culturais, favorecendo o desenvolvimento da competência geral da Educação Básica 3 e da competência específica de Ciências Humanas 4. A comparação de dados de atividades culturais realizadas em distintas localidades do município (campo e cidade), atrelada ao desenvolvimento do princípio do raciocínio geográfico de diferenciação, aproxima os alunos da competência específica de Geografia 3.

Fim do complemento.

MP094

Comentários para o professor

Conclusão do módulo dos capítulos 5 e 6

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 5 e 6. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais atividades culturais podem ocorrer em diferentes lugares de viver?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as atividades esportivas, de lazer e artísticas praticadas no campo e na cidade.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas elaboradas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando...

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP095

Introdução do módulo dos capítulos 7 e 8

Este módulo é formado pelos capítulos 7 e 8 e permite aos alunos reconhecer o modo de vida e os hábitos de diferentes populações tradicionais em distintas localidades, relacionando-os com os modos de vida do seu lugar de viver. Além disso, permite identificar influências culturais de vários povos nos costumes e hábitos da comunidade da qual fazem parte.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Quais influências culturais de diferentes povos estão presentes em seu lugar de viver?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam aos alunos reconhecer as influências culturais dos povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos nos hábitos da população brasileira e no seu lugar de viver, compreendendo como diferentes grupos populacionais contribuem para a riqueza cultural do país, desenvolvendo a habilidade EF03GE02. Também permitem identificar modos de vida de diferentes povos e comunidades tradicionais em distintas localidades, identificando suas influências no lugar onde vivem, o que propicia o desenvolvimento da habilidade EF03GE03.

São propostas atividades de leitura e de compreensão de textos, interpretação de fotografias e de imagens e atividade de investigação utilizando diferentes fontes.

Como pré-requisito, é importante que os alunos reconheçam diferentes hábitos culturais de pessoas que vivam em distintas localidades.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP096

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 7 e 8

Quais influências culturais de diferentes povos estão presentes em seu lugar de viver?

CAPÍTULO 7.As influências culturais das comunidades tradicionais

Em diversas localidades do Brasil, encontramos grupos de pessoas que têm uma forma de organização social baseada nos princípios de coletividade e de tradição. Conhecidos como povos e comunidades tradicionais, esses grupos dependem dos locais onde vivem para sua sobrevivência e para a manutenção de seu modo de vida. Seus hábitos e suas práticas são transmitidos dos mais idosos para os mais jovens.

Diversos povos e comunidades tradicionais vivem da atividade extrativista para consumo próprio ou para a venda dos produtos. Quando solicitado, leia o texto em voz alta e conheça mais sobre esses grupos.

Ribeirinhos: vivem em localidades próximas a rios. Os ribeirinhos vivem principalmente da pesca. Em alguns lugares, eles habitam moradias de madeira feitas na forma de palafitas .

Glossário:

Palafita:
tipo de moradia construída sobre estacas de madeira, para evitar que a casa seja inundada quando a água dos rios sobe.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Uma casa de madeira com um deck em cima de um rio. Atrás tem coqueiros. Do lado da casa tem varais com roupas penduradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia em comunidade ribeirinha no município de Santana, no estado do Amapá, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Seringueiros: vivem em áreas de floresta e sobrevivem extraindo látex de árvores chamadas seringueiras. O látex é a matéria-prima da borracha de origem vegetal, usada na fabricação de vários produtos.

Imagem: Fotografia. Um homem de bermuda jeans, bota de borracha e camiseta azul ao lado de uma árvore. Há um balde do lado da árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: Seringueiro extraindo látex no município de Tarauacá, no estado do Acre, em 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema possibilita aos alunos refletir sobre hábitos e tradições culturais de grupos sociais de diferentes origens em distintos lugares de viver. Solicitar aos alunos que comentem as práticas culturais do lugar onde moram, perguntando se conhecem as origens delas. Conversar com eles sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Solicitar aos alunos que, de forma compartilhada, realizem a leitura dos textos em voz alta, para possibilitar a avaliação do desenvolvimento da fluência em leitura oral. Fazer algumas pausas e solicitar a um aluno que reconte o que acabou de ler. Esclarecer as dúvidas de vocabulário e de conteúdo, se necessário.
  • Perguntar aos alunos se conhecem grupos de pessoas que sobrevivem e desenvolvem sua cultura utilizando conhecimentos reproduzidos entre gerações.
  • Compartilhar as observações dos alunos em uma roda de conversa.
  • Solicitar que indiquem o que mais chamou a atenção deles nos textos sobre essas populações tradicionais.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Diversidade cultural

    Para desenvolver o tema sobre a diversidade cultural, propor aos alunos a leitura da história em quadrinhos Mundo dos clones, no site Plenarinho, da Câmara dos Deputados, disponível em: http://fdnc.io/fq2. Acesso em: 2 jun. 2021.

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 7 possibilitam aos alunos compreender diferentes modos de vida e de trabalho das populações tradicionais e reconhecer as influências culturais dos povos indígenas em tradições e hábitos brasileiros e no lugar de viver.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.

    Objeto de conhecimento: A cidade e o campo: aproximações e diferenças.

MP097

Castanheiros: coletam as sementes de árvores chamadas castanheiras. A castanha-do-pará, por exemplo, é utilizada no preparo de vários alimentos e serve também como matéria-prima na indústria.

Imagem: Fotografia. Um homem de cabelo branco e chapéu usando uma bermuda azul e camiseta cinza. Ele está abaixado usando um facão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Castanheiro no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Babaçueiros: sobrevivem da extração das folhas, do caule e das sementes de árvores chamadas babaçus. A partir das sementes, por exemplo, extrai-se um óleo utilizado na fabricação de cremes, sabão, margarina, entre outros produtos.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de cabelo preto preso em um rabo usando uma regata azul. Ao redor dela há vários cocos e uma galinha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Babaçueira quebrando coco de babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Pescadores artesanais: dependem principalmente da pesca, realizada em pequena quantidade. Em alguns locais do litoral, essas populações são chamadas caiçaras.

Imagem: Fotografia. Barcos de madeira em um mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador artesanal no município de Bertioga, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

1. Preencha o quadro com a principal atividade realizada pelos povos e comunidades tradicionais.

Tabela: equivalente textual a seguir.

População tradicional

Principal atividade

Castanheiros

PROFESSORResposta: Coleta de sementes de castanheiras.

Pescadores artesanais

PROFESSORResposta: Pesca em pequena quantidade.

Babaçueiros

PROFESSORResposta: Coleta das folhas, do caule e das sementes de babaçu.

Ribeirinhos

PROFESSORResposta: Pesca.

Seringueiros

PROFESSORResposta: Extração do látex de seringueiras.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

2. Em seu lugar de viver, há comunidades tradicionais semelhantes a essas?

Resposta: Os alunos devem considerar a realidade do local onde vivem.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar sobre a importância das populações tradicionais para a preservação do meio ambiente, na medida em que elas dependem dos recursos da natureza para a sua sobrevivência e manutenção das suas formas de vida, não realizando a exploração de forma predatória. Conhecer esses diferentes modos de vida contribui para a educação ambiental, uma vez que colabora para a reflexão do uso sustentável dos recursos naturais.
  • Orientar os alunos a preencher o quadro da atividade 1 com as informações comentadas e verificar se há relatos sobre presença de comunidades tradicionais no lugar de viver.
  • Observar a compreensão de textos no preenchimento do quadro referente às atividades realizadas sobre as populações tradicionais. Verificar se as respostas dos alunos são pertinentes ao texto apresentado.
  • Na atividade 2, verificar se conseguiram identificar comunidades tradicionais presentes em seu lugar de viver.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Ao observar e reconhecer diferentes manifestações culturais, recorrendo a conhecimentos prévios e suas próprias vivências e valorizando a diversidade de indivíduos, os alunos se aproximam da competência geral da Educação Básica 3 e da competência específica de Ciências Humanas 4. Os conhecimentos desenvolvidos com relação às comunidades tradicionais permitem aos alunos colaborar para a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva, de acordo com o que preconiza a competência geral da Educação Básica 1. Ao exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos, os alunos se aproximam da competência específica de Ciências Humanas 1.

    Fim do complemento.

    Habilidades: (EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens; (EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

MP098

As influências culturais dos povos indígenas

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, havia no Brasil 7.103 localidades indígenas distribuídas em 827 municípios brasileiros. Nelas viviam cerca de 900 mil indígenas, de diferentes povos com hábitos, tradições e línguas distintas.

  1. Leia os textos silenciosamente e observe as fotografias.

    As casas

    Entre os grupos indígenas há muitas formas de conceber e construir as casas, pois cada grupo tem um jeito diferente de pensar e de se relacionar com o ambiente onde vive. A casa é sempre parte da cultura de um povo.

    A maneira como ela é usada, dividida e construída reflete o jeito que os moradores têm de organizar o mundo. Além disso, as construções variam muito de acordo com o modo de vida, o clima, o tipo de ambiente e os materiais de que os grupos dispõem para a construção. [...]

    As formas das casas variam segundo os costumes de cada grupo: podem ser circulares, retangulares, pentagonais, ovais... O formato das aldeias também muda de acordo com o povo. [...]

    FONTE: Casas. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/4p. Acesso em: 29 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Dois meninos indígenas sem camisa. Um deles está ajoelhado e o outro de pé. Eles estão na frente de ocas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia indígena do povo kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, em 2018. Nessa moradia, costumam conviver todos os membros da comunidade. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Atenção professor: Nesta coleção, os nomes de povos indígenas foram grafados de acordo com a norma ortográfica vigente, respeitando o processo de alfabetização dos alunos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar uma atividade de levantamento de conhecimentos prévios a respeito das populações indígenas.
  • Fazer a leitura do texto inicial em voz alta e orientar a leitura silenciosa do texto “As casas”.
  • Perguntar aos alunos o que mais lhes chamou a atenção na leitura.
  • Comentar com eles que os seguintes elementos interferem na forma como os diferentes povos indígenas constroem suas casas: o clima, o tipo de ambiente e os materiais de que dispõem para a construção, seu modo de vida, a organização da aldeia e seu funcionamento.
  • Orientar para que observem e descrevam a fotografia da moradia, comentando que cada povo possui uma forma diferenciada de morar e organizar as construções nas aldeias.
  • Nesses textos, como em todos os demais da coleção, os nomes dos povos indígenas foram grafados de acordo com a norma ortográfica oficial, respeitando o processo de alfabetização dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa decisão é respaldada por antropólogos como Julio Cezar Mellati, especialista em etnologia indígena, que critica uma norma de 1953 que propunha o uso permanente de maiúscula e singular nos nomes indígenas: “Não vejo o que justifique essa norma, uma vez que em textos em português não se costuma iniciar com letra maiúscula nomes de nacionalidades (franceses, venezuelanos etc.)”. (MELATTI, Julio Cezar. Como escrever palavras indígenas? Revista de Atualidade Indígena, Brasília: Funai, n. 16, p. 9-15, maio/jun. 1979. In: BRASIL. Fundação Nacional do Índio. Manual de Redação Oficial da Funai. Brasília: Funai, 2016, p. 21. Disponível em: http://fdnc.io/dZX. Acesso em: 22 abr. 2021.)

MP099

As artes

Entre os povos indígenas, a criação artística está em toda a parte: na pintura corporal, na construção das casas, nas apresentações musicais, nos objetos usados para comer e guardar coisas. [...]

FONTE: Artes. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/fq5. Acesso em: 29 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Vasos de palha indígenas, com padrões geométricos. Eles estão pendurados. Fim da imagem.

LEGENDA: Artesanato indígena do povo baniwa, no município de Santarém, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

As brincadeiras

Os índios possuem muitos jogos e brincadeiras. Alguns são bastante conhecidos por vários povos indígenas e outros também são comuns entre os não índios, como a peteca [...]. Já outros são curiosos e originais. Existem brincadeiras que só as crianças jogam, outras que os adultos jogam junto e assim ensinam as melhores técnicas para quem quiser virar um craque!

FONTE: Brincadeiras. Povos indígenas no Brasil Mirim. Instituto Socioambiental . Disponível em: http://fdnc.io/CN. Acesso em: 29 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma peteca feita de palha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Peteca feita por integrante do povo kuikuro, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2012. FIM DA LEGENDA.

  1. No texto da página anterior, identifique e sublinhe os elementos que interferem na forma como os diferentes povos indígenas constroem suas moradias.
    PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a interpretação do texto pelos alunos. Fim da observação.
    PROFESSOR Resposta: Trecho sublinhado - as construções variam muito de acordo com o modo de vida, o clima, o tipo de ambiente e os materiais de que os grupos dispõem para a construção.
  1. No texto “As artes”, identifique e sublinhe exemplos de manifestações artísticas indígenas.
    PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a interpretação do texto pelos alunos. Fim da observação.
    PROFESSOR Resposta: Trecho sublinhado - na pintura corporal, na construção das casas, nas apresentações musicais, nos objetos usados para comer e guardar coisas.
  1. Qual brinquedo de origem indígena foi citado no texto “As brincadeiras”? Você já brincou com ele?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A peteca.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Assim como as crianças indígenas, você costuma brincar com adultos de sua convivência? Se sim, quais são as brincadeiras?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

• Ler os textos e observar as imagens com os alunos.

• Conversar sobre as artes e as brincadeiras indígenas.

• Solicitar que relatem semelhanças e diferenças entre as brincadeiras citadas no texto e as que eles costumam realizar no lugar onde vivem.

• Retomar com os alunos a importância de conhecer, respeitar e preservar os direitos e a cultura dos povos indígenas.

• Orientá-los na elaboração da atividade retomando as informações dos textos e compartilhando as respostas ao final.

Boxe complementar:

De olho nas competências

As atividades permitem valorizar diversas manifestações artísticas e culturais dos povos indígenas, contemplando a competência geral da Educação Básica 3.

Fim do complemento.

Gavião: brincadeira do povo indígena kalapalo

O adulto que é o gavião desenha na areia uma grande árvore com muitos galhos e cada criança finge ser um passarinho e cada um monta seu ninho e senta-se lá. O gavião sai à caça dos passarinhos, que então saem dos seus ninhos e se reúnem num local, batendo os pés no chão, e provocando-o com uma cantoria. Já bem perto do grupo, ergue-se de um pulo e tenta apanhá-los e os passarinhos por sua vez correm em direções diferentes e quando necessário refugiam-se nos ninhos. Quando todos tiverem sido presos em um lugar, o último vira gavião.

OKADA, Elisabete C. R.; BARRETO, Selva Maria G. Vivenciando os jogos e brincadeiras indígenas na educação infantil. p. 216. Disponível em: http://fdnc.io/fq3. Acesso em: 2 jun. 2021.

MP100

Cada povo indígena tem uma identidade própria relacionada ao espaço onde vive, às atividades que realiza, à história que viveu, entre outros aspectos.

  1. Leia silenciosamente o relato feito por crianças do povo indígena huni kuin, também conhecido como kaxinawá.

    Ser criança huni kuin é...

    ... saber andar na mata, sem se perder.

    ... ser batizado com jenipapo e se pintar de urucum.

    ... comer mingau de banana, mani mutsa, logo pela manhã.

    ... pedir licença aos espíritos para entrar na floresta.

    FONTE: Manual das crianças huni kuin. Disponível em: http://fdnc.io/fq6. Acesso em: 29 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas de mãos dadas formando uma roda. Eles estão em uma área no meio de casas, que estão construídas lado a lado formando um círculo.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer a leitura do texto inicial em voz alta.
  • Retomar com os alunos as diversas formas de viver dos povos indígenas.
  • Solicitar a diferentes alunos que façam a leitura de uma das frases escritas por crianças sobre o modo de vida do povo indígena huni kuin, também conhecido como kaxinawá.
  • Na atividade 2, orientar uma produção de escrita com a criação de frases significativas que revelem o que é ser criança no lugar onde os alunos vivem.

    Para leitura do aluno

    Pindorama: terra das palmeiras, de Marilda Castanha. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.

    Como diversos povos indígenas viviam e se relacionavam com a natureza antes da chegada dos colonizadores europeus? Como elementos da cultura indígena se mostram presentes ainda hoje em nossa cultura? Essas e outras perguntas são respondidas nesta obra com ricas ilustrações e registros históricos sobre os povos indígenas brasileiros.

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. No canto superior direito, o título: pindorama, terra das palmeiras. Desenho de um animal com o corpo com desenhos formando padrões.  Fim da imagem.

MP101

Boxe complementar:

Investigue

Você e seus colegas vão pesquisar informações sobre a diversidade dos povos indígenas e suas diferentes expressões culturais. Para essa pesquisa, vocês podem consultar o site Povos Indígenas no Brasil Mirim, do Instituto Socioambiental.

O professor vai ajudar a definir os grupos de trabalho. Cada grupo deve pesquisar um dos temas a seguir, buscando informações sobre diferentes povos indígenas e comparando seus modos de vida e suas culturas.

PROFESSOR Atenção professor: As respostas dependem do tema escolhido pelos grupos. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Um vaso e um pincel com tinta laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: ARTE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma peteca. Fim da imagem.

LEGENDA: BRINCADEIRAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma cumbuca com comida, uma colher e uma faca. Fim da imagem.

LEGENDA: ALIMENTAÇÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um livro aberto com fumaça saindo de dentro. Ao lado, uma pena. Fim da imagem.

LEGENDA: MITOS E LENDAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma oca.  Fim da imagem.

LEGENDA: MORADIAS. FIM DA LEGENDA.

Participantes do grupo: _____

Tema da pesquisa: _____

Galeria de ideias

Imagem: Esquema. Reunidos em grupos, os alunos organizam as apresentações. Desenho de cinco grupos, cada um com cinco bolinhas de cada cor. Seta para a direita. Durante as apresentações, novos grupos são formados e cada aluno apresenta os resultados de sua pesquisa. Desenho de cinco grupos, cada um com uma bolinha de cada cor.  Fim da imagem.

Reunidos em grupos, os alunos organizam as apresentações.

Durante as apresentações, novos grupos são formados e cada aluno apresenta os resultados de sua pesquisa.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Na seção Investigue, orientar os alunos na pesquisa sobre a diversidade dos povos indígenas e suas diferentes expressões culturais.
  • Retomar cada item a ser pesquisado e, se possível, acessar com os alunos o site Povos Indígenas no Brasil Mirim, do Instituto Socioambiental. Disponível em: http://fdnc.io/6w. Acesso em: 20 jun. 2021.
  • Indicar aos alunos que eles também podem consultar outras fontes confiáveis para o desenvolvimento do tema de trabalho.
  • Conversar sobre as possíveis formas de apresentação da pesquisa.
  • Orientar os alunos na elaboração dos materiais e textos explicativos que devem compor o produto final.
  • Verificar a produção de escrita, observando se os alunos escreveram corretamente as palavras do texto e se produziram um texto adequado em relação ao que foi proposto.
  • Organizar a exposição no modelo Galeria de ideias, que permite a todos os alunos assumir a função de comunicar os resultados obtidos pela investigação e se apropriar dos trabalhos desenvolvidos pelos outros grupos.
  • Realizar uma roda de conversa sobre diferentes aspectos culturais e modos de viver dos povos indígenas.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    A elaboração da atividade de investigação em grupos promove a consulta e a curadoria de fontes de informações e valoriza o exercício de escuta e diálogo, aproximando os alunos das competências gerais da Educação Básica 1 e 9.

    Permite também compreender a si mesmo em contraponto com a diversidade humana, reconhecendo suas emoções e as dos outros, aproximando-se do previsto na competência geral da Educação Básica 8.

    Fim do complemento.

MP102

CAPÍTULO 8. Influências culturais: povos africanos, europeus e asiáticos

Nossos hábitos e modos de viver têm influências de vários povos que chegaram ao Brasil ao longo dos tempos.

Quando solicitado, leia os textos em voz alta e conheça algumas influências culturais deixadas pelos principais povos que vieram para o Brasil.

Os povos africanos foram trazidos para as terras que formariam o Brasil. Cada povo tinha hábitos e culturas específicos. As influências culturais dos diferentes povos africanos na cultura brasileira foram muitas, como em algumas técnicas agrícolas e de extração de minérios.

ALIMENTAÇÃO

Diversos ingredientes e alimentos que fazem parte de nossa culinária são influência de hábitos alimentares de diferentes povos africanos, como o acarajé e o vatapá.

Imagem: Fotografia. Uma tábua de madeira com dois potes em cima. Dentro, vatapá.  Fim da imagem.

LEGENDA: VATAPÁ FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Alimento parecido com um lanche com camarão dentro, acarajé.  Fim da imagem.

LEGENDA: ACARAJÉ FIM DA LEGENDA.

LÍNGUA

Muitas palavras usadas na língua portuguesa falada no Brasil têm origem em diferentes línguas africanas.

Imagem: Ilustração. Um menino deitado no colo de uma mulher que usa um vestido e um arco no cabelo. Ela está apoiada em duas almofadas. Ao redor, algumas definições. COCHILO: sono leve e breve. CAFUNÉ: carinho feito com a ponta dos dedos na cabeça de alguém. FUBÁ: farinha de milho. CAÇULA: o mais novo dos filhos ou irmãos. QUITUTE: comida refinada; petisco. XARÁ: pessoas que têm o mesmo nome. Fim da imagem.

LEGENDA: COCHILO: sono leve e breve. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: CAÇULA: o mais novo dos filhos ou irmãos. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: QUITUTE: comida refinada; petisco. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: XARÁ: pessoas que têm o mesmo nome. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: FUBÁ: farinha de milho. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: CAFUNÉ: carinho feito com a ponta dos dedos na cabeça de alguém. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar a leitura do texto em voz alta, avaliando a fluência em leitura oral dos alunos. O monitoramento constante do progresso dos alunos na fluência permite ao professor conhecer com mais detalhes as dificuldades de cada um e assim oferecer a ajuda necessária.
  • Informar aos alunos que os africanos trazidos para o Brasil durante a colonização portuguesa vieram à força, sendo escravizados. Eram procedentes de diversas localidades do continente.

    Atividade complementar

    Organizar com os alunos brincadeiras e jogos de origem africana.

    Ensinar diferentes brincadeiras como a Acompanhe meus pés, oriunda do Zaire: “As crianças estão em um círculo. O líder canta e bate palmas. Ele para de cantar na frente de uma das crianças e realiza algum tipo de dança. Se a criança conseguir copiar os passos, ela se torna o novo líder. Se não conseguir, o líder escolhe outra criança e repete a dança”. (CUNHA, Débora da; FREITAS, Cláudio de L. Apostila de jogos infantis africanos e afro-brasileiros. In: II Semana de Consciência Negra. Belém, nov. 2010, p. 1. Disponível em: http://fdnc.io/dhH. Acesso em: 2 jun. 2021.)

    As atividades do capítulo 8 possibilitam aos alunos identificar as marcas da contribuição cultural e econômica dos povos africanos, europeus e asiáticos no lugar de vivência e em outros locais.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.

    Objeto de conhecimento: A cidade e o campo: aproximações e diferenças.

    Habilidade: (EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

MP103

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Instrumentos musicais como o agogô, o atabaque, a cuíca e o berimbau são de origem africana.

Imagem: Ilustração. Um homem de calça e camiseta tocando um tambor.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Atabaque, instrumento de percussão alto e marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: ATABAQUE FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cuíca, instrumento de percussão prateado. Fim da imagem.

LEGENDA: CUÍCA FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Agogô, instrumento prateado com dois objetos no formato de cone. Fim da imagem.

LEGENDA: AGOGÔ FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um berimbau. Fim da imagem.

LEGENDA: BERIMBAU FIM DA LEGENDA.

RITMOS MUSICAIS E DANÇAS

Diferentes ritmos musicais e danças comuns hoje no Brasil, como o samba, o maracatu, o lundu, a capoeira e a congada, são resultado da presença africana no país.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas dançando capoeira, um homem de camiseta branca e calça azul e uma mulher de camiseta azul, calça vermelha e cabelo longo.  Fim da imagem.

LEGENDA: CAPOEIRA FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

1. Os povos africanos que vieram para o Brasil tinham os mesmos costumes e formas de viver?

_____

PROFESSOR Resposta: Não. Eles tinham costumes e formas de viver diferentes.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

2. De que forma os povos africanos influenciaram a cultura brasileira? Indique três exemplos.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem dar exemplos da alimentação, da língua, das danças, dos ritmos e dos instrumentos musicais e das técnicas de extração de minérios e de construção de moradias. Fim da observação.
PROFESSOR Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

3. Em seu lugar de viver há influências dos povos africanos que podem ser observadas no dia a dia das pessoas? Dê exemplos.

_____

PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura compartilhada dos demais textos sobre alimentação, linguagem, instrumentos e ritmos musicais e danças.
  • Conversar com os alunos sobre os elementos da cultura dos povos africanos mais presentes nos hábitos e costumes do seu lugar de viver.
  • Compartilhar as respostas das atividades, ressaltando as significativas contribuições dos povos africanos nos hábitos de vida, objetos e expressões artísticas do povo brasileiro e solicitando que relatem influências africanas no lugar de viver.

    Boxe complementar:

    PROFESSOR De olho nas competências
    PROFESSOR Ao observar e reconhecer diferentes manifestações culturais recorrendo a conhecimentos prévios e suas próprias vivências e valorizando a diversidade de indivíduos, o capítulo favorece o desenvolvimento da competência geral da Educação Básica 3 e da competência específica de Ciências Humanas 4.

    Fim do complemento.

    PROFESSOR Para leitura do aluno
    PROFESSOR Imagem: Ilustração. Capa de livro. Fundo amarelo com o desenho de um menino negro com um chapéu marrom. Na parte superior, o título: o pequeno príncipe preto.  Fim da imagem.
    PROFESSOR O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020.
    PROFESSOR Em um minúsculo planeta, vive o Pequeno Príncipe Preto. Além dele, existe apenas uma árvore Baobá, sua única companheira que lhe transmite muita sabedoria. Quando surgem as ventanias, ele passa a viver diferentes aventuras que falam da riqueza da cultura negra e do respeito à sua origem africana.
    PROFESSOR A cultura africana
    PROFESSOR Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada em virtude da migração dos escravos. […]
    PROFESSOR A influência da cultura africana é também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o caruru e o acarajé.

    Portal da cultura afro-brasileira. A cultura africana. Disponível em: http://fdnc.io/ftZ. Acesso em: 2 jun. 2021.

MP104

Os principais povos europeus e asiáticos que vieram para o Brasil foram os portugueses, os italianos, os alemães, os sírios, os libaneses e os japoneses.

Conheça um pouco das influências culturais desses povos na paisagem e na cultura brasileira.

Portugueses: uma herança dos portugueses é a língua portuguesa, considerada a língua oficial do Brasil. Outras influências também podem ser notadas na culinária e nas características das construções.

Imagem: Fotografia. Prédios com azulejos na fechada. A rua na frente deles é de pedra e tem postes de iluminação. Fim da imagem.

LEGENDA: Construção com azulejos portugueses no município de São Luís, no estado do Maranhão, em 2020. A tradição portuguesa de revestir as paredes das construções com azulejos de cores branca e azul pode ser vista em muitas cidades brasileiras. FIM DA LEGENDA.

Alemães: a influência alemã está presente no desenvolvimento da atividade industrial, na realização de festas tradicionais e na arquitetura de algumas localidades do Brasil.

Imagem: Fotografia. Uma casa bege e marrom, com uma torre mais alta. Na frente, área gramada e algumas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Construção característica da arquitetura alemã no município de Canela, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura dos textos em voz alta e de maneira compartilhada pelos alunos sobre a influência dos povos europeus e asiáticos na cultura brasileira.
  • Solicitar aos alunos que descrevam as fotografias e verifiquem se há paisagens ou alimentos semelhantes no lugar onde vivem.
  • Organizar uma roda de conversa verificando os conhecimentos prévios em relação aos imigrantes e à imigração, questionando quais teriam sido os motivos que levaram portugueses e italianos a sair dos seus países de origem.

    Os sobrenomes de origem europeia no Brasil

    Os 46,8 milhões de trabalhadores registrados na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) [trata-se de um conjunto de dados socioeconômicos que os empregadores fornecem ao Ministério do Trabalho] carregavam 531.009 sobrenomes distintos. Nesse contingente, que equivale a quase um quarto da população brasileira, a imensa maioria tem nomes de família oriundos da Península Ibérica: o último ou o segundo sobrenome de 88,1% dos registrados é de origem portuguesa ou espanhola. Há, por exemplo, 6 milhões de Silva, 3,5 milhões de Santos e 1,9 milhão de Oliveira. A seguir, aparecem os sobrenomes italianos (7,2% dos empregados), alemães (3,2%), europeus do leste (0,8%) e japoneses (0,7%).

MP105

Italianos: algumas das contribuições para a cultura brasileira estão relacionadas ao desenvolvimento da agricultura e da indústria, ao modo de falar e à culinária.

Imagem: Fotografia. Uma pizza com queijo, tomates e manjericão.  Fim da imagem.

LEGENDA: A pizza é uma das receitas trazidas pelos italianos que se tornou muito comum no Brasil. São Paulo é uma das cidades do mundo que mais consomem pizza. FIM DA LEGENDA.

Sírios e libaneses: as influências desses povos foram marcantes na forma de praticar o comércio e na alimentação.

Imagem: Fotografia. Um prato com quibes, esfihas e rodelas de limão.  Fim da imagem.

LEGENDA: O quibe e a esfirra foram alimentos trazidos para o Brasil por sírios e libaneses. FIM DA LEGENDA.

Japoneses: contribuíram para o desenvolvimento da agricultura, sobretudo na produção de verduras, frutas e legumes.

Imagem: Fotografia. Um homem de camiseta usando um chapéu. Ele está em uma estufa com fileiras de plantações e segura mudas em uma cesta.  Fim da imagem.

LEGENDA: A partir de 1919, muitos japoneses se estabeleceram em Mogi das Cruzes, local que tem hoje grande concentração de descendentes de japoneses. Trabalhador agrícola no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Em seu lugar de viver, há influências dos povos europeus e asiáticos que podem ser observadas no dia a dia das pessoas? Dê exemplos.

    _____

    PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Como o Brasil não recebe grandes fluxos migratórios há mais de um século, a presença atual de sobrenomes de outros países é modesta.

PIVETTA, Marcos. Efeitos persistentes da imigração. Pesquisa Fapesp , ed. 257, jul. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fq9. Acesso em: 2 jun. 2021.

  • Conversar com os alunos sobre a influência cultural dos povos europeus e asiáticos no lugar em que eles vivem. Essa influência pode estar na alimentação, na arquitetura e em festas e comemorações, entre outros elementos.
  • Solicitar que descrevam alguma das influências culturais dos povos europeus ou asiáticos na cultura brasileira.
  • Orientar para que eles representem, em um desenho, alguma das influências culturais dos povos europeus ou asiáticos na cultura brasileira.
  • Solicitar aos alunos que socializem os desenhos em uma roda de conversa e justifiquem suas escolhas.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    A temática permite valorizar diversas manifestações artísticas e culturais dos povos europeus e asiáticos contemplando a competência geral da Educação Básica 3.

    Fim do complemento.

MP106

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 7 e 8

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou os povos e comunidades tradicionais e a influência de diversos grupos em nosso modo de vida. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Observe as fotografias de manifestações culturais de diferentes origens praticadas no Brasil.
Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas na beira de um rio. Os meninos vestem calças e as meninas saias coloridas, eles seguram um guarda-chuva colorido em cima da cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Várias mulheres enfileiradas com roupas de palha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Dança do toré no município de Tacaratu, no estado de Pernambuco, em 2014. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas dançando. Os homens vestem calça branca e camisa laranja estampada. As mulheres usam blusa branca e saias coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Dança de carimbó no município de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas dançando. Os homens usam calça, camisa e lenço vermelho no pescoço e as mulheres usam vestido longo. Eles seguram fitas colorias que estão presas a uma haste no meio. Fim da imagem.

LEGENDA: Dança de pau de fitas no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homens de camisa floridas com chapéu. Na frente deles, um grupo de meninas usando camiseta branca e saia florida. Fim da imagem.

LEGENDA: Samba de roda no município de Terra Nova, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Alguma das manifestações culturais representadas nas fotos costuma ocorrer no seu lugar de viver? Se sim, qual?

    _____

    PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Que outras manifestações culturais as pessoas praticam no seu lugar de viver? Indique dois exemplos.

    _____

    PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 7 e 8.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Reconhecer manifestações culturais com distintas origens que costumam ocorrer no lugar de viver.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer diferentes danças por meio de fotografias, identificando aquelas que acontecem no lugar de viver, e indicar outros exemplos de manifestações culturais que se destacam.

  1. Investigar danças brasileiras de distintas origens.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de coletar informações e preparar apresentação sobre distintas danças brasileiras que costumam ser praticadas em diferentes localidades do Brasil. É importante envolvê-los no planejamento dessa atividade, definindo a data da apresentação e as formas de exposição dos trabalhos. Para avaliar a apresentação do grupo, pode-se considerar a pertinência ao que foi solicitado, além da oralidade de cada um.

MP107

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. O professor vai dividir a turma em cinco grupos.
    1. Cada grupo deve pesquisar as seguintes informações sobre as manifestações culturais e fazer os registros de suas descobertas.

Grupo 1: dança do toré

Grupo 2: dança de pau de fitas

Grupo 3: frevo

Grupo 4: samba de roda

Grupo 5: carimbó

PROFESSOR Atenção professor: As respostas dependem da escolha de cada grupo. Fim da observação.
  1. No dia indicado pelo professor, apresentem oralmente suas descobertas aos colegas. Se for possível, apresentem imagens ou vídeos sobre a manifestação cultural estudada.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

PROFESSOR Respostas pessoais.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço que existem diferentes povos e comunidades tradicionais no Brasil?

_____

_____

_____

b) Identifico influências culturais de grupos e povos de diferentes origens no lugar onde vivo?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

c) Participei das aulas e das conversas com o grupo?

_____

_____

_____

d) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

Boxe complementar:

Tema Contemporâneo Transversal: Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras

As atividades propostas relacionadas a diferentes danças e manifestações culturais de diferentes povos e influências diversas permitem ao aluno reconhecer a grande diversidade brasileira. Pode-se aprofundar a temática assistindo-se a alguns dos episódios da série Danças Brasileiras, que apresenta o trabalho de pesquisa de Antônio Nóbrega e Rosane Almeida. Disponível em: http://fdnc.io/fu1. Acesso em: 2 jun. 2021.

Fim do complemento.

MP108

Conclusão do módulo dos capítulos 7 e 8

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 7 e 8. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais influências culturais de diferentes povos estão presentes em seu lugar de viver?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre as influências culturais de diversos povos e grupos sociais dos lugares de viver.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando…

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.