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Comentários para o professor

Unidade 3. Consumo consciente e responsabilidade das pessoas

Esta unidade permite aos alunos explorar serviços públicos que favorecem a qualidade de vida das pessoas e a conservação do ambiente no lugar de viver, permitindo uma reflexão sobre o consumo consciente.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Capítulos 9 e 10: exploram diversos serviços públicos prestados à população, com destaque para a coleta e o tratamento do lixo.

Capítulos 11 e 12: exploram o uso da água no dia a dia e nas diferentes atividades das pessoas e a importância de sua conservação.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As páginas de abertura correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir de uma representação de parte de uma cidade, na qual é possível observar diversos elementos da paisagem, alguns que favorecem e outros que não favorecem a qualidade de vida das pessoas.

Introdução do módulo dos capítulos 9 e 10

Este módulo é formado pelos capítulos 9 e 10 e permite aos alunos identificar alguns serviços públicos essenciais e desenvolver a consciência da relevância desses serviços para a qualidade de vida das pessoas. Possibilita também refletir sobre as atribuições dos funcionários públicos e sua responsabilidade e importância social, além de relacionar a produção de lixo doméstico e da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo das pessoas.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Quais são os serviços públicos que contribuem para a boa qualidade de vida da população?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF03GE07, que se relaciona ao reconhecimento e à elaboração de legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas, e da habilidade EF03GE08, que permite relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e possibilita construir propostas para o consumo consciente, considerando mudança de hábitos de consumo em casa e na escola.

São desenvolvidas atividades de interpretação de infográfico, fotografias e representações espaciais (reconhecendo símbolos e legendas), leitura e compreensão de textos, entrevista, trabalho de campo e elaboração de representação do entorno da escola.

Como pré-requisito, é importante que os alunos reconheçam elementos que podem favorecer a qualidade de vida das pessoas em uma localidade.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

• Identificar diferentes tipos de serviço público importantes para garantir a qualidade de vida das pessoas.

• Identificar diferentes tipos de lixo produzidos e principais locais de destino.

• Reconhecer exemplos de ações relacionadas à produção e ao descarte de lixo que podem contribuir para a preservação do ambiente e para a qualidade de vida das pessoas.

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UNIDADE 3. CONSUMO CONSCIENTE E RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. No canto inferior direito tem algumas construções abandonadas com pichações, ao lado de uma rua com um caminhão. Do outro lado da rua, uma praça com um parquinho. E uma avenida com muito trânsito. Ao lado da avenida há um rio com uma ponte por cima, cheia de carros e caminhões. No fundo há vários prédios e um centro cultural. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR
  • A seção Primeiros contatos apresenta atividades preparatórias de levantamento de conhecimentos prévios que poderão ser trabalhadas em duplas ou em grupos, para garantir a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Solicitar aos alunos que observem a representação, explorando os seguintes elementos: tipos de construção, elementos naturais da paisagem, oferta de serviços públicos e espaços que podem ser frequentados por todas as pessoas (como parques, praças e ruas).
  • Propor que relacionem os elementos identificados na imagem com as suas respectivas experiências cotidianas, ressaltando a importância da preservação dos espaços públicos.
  • Indicar que alguns elementos importantes para favorecer o ordenamento do espaço e a convivência das pessoas não foram representados intencionalmente, como os sinais de trânsito.

    O uso de diferentes linguagens em sala de aula

    PROFESSOR Nas aulas de geografia, podemos utilizar diversas propostas usando não apenas o jornal, mas outros gêneros textuais, literatura, científico, audiovisual, além da linguagem cartográfica. Ao utilizar qualquer uma dessas linguagens, propomos como objetivo o uso de diferentes gêneros textuais para estimular a capacidade leitora e possibilitar ao aluno a competência de criar seus próprios textos. Para a concretização desses objetivos, é importante conduzir a aula de maneira que haja emprego de técnicas de leitura e escrita, prever em que momento da aula se fará uso dos textos e quais os métodos utilizados para análises dos textos e relacioná-los com o uso social.
    PROFESSOR Nas atividades voltadas para a pesquisa, podemos lidar, ao mesmo tempo, com textos científicos e jornalísticos, na medida em que eles permitem a organização das informações coletadas.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Identifique quais são os espaços que podem ser frequentados por todas as pessoas na representação.
  1. Quais são os serviços públicos que podem ser identificados no local representado?
  2. Quais mudanças poderiam ser realizadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas no local representado?
    PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a interpretação da imagem feita pelos alunos. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Quando as atividades de aprendizagem possibilitam ao aluno a sua aproximação com vários tipos de textos produzidos, isso o auxiliará a perceber a diferença no estilo da escrita e do uso que se faz do texto informativo de caráter jornalístico e um analítico com características científicas. A maneira como trabalhar com textos em aulas segue várias orientações metodológicas, como, por exemplo, iniciar o texto problematizando o título e, desse modo, ampliar o debate do tema que está sendo estudado na sala. [...]

FONTE: CASTELLAR, Sonia et al. Ensino de Geografia e História. São Paulo: Cengage Learning, 2012. p. 65-66.

  • Realizar um levantamento sobre os serviços públicos e infraestruturas urbanas essenciais para a qualidade de vida das pessoas.
  • Mediar a relação dos alunos com a representação, estimulando que evidenciem suas interpretações.
  • Compartilhar as respostas das atividades.

    Primeiros contatos

  1. Ruas e parque.
  1. Asfaltamento de ruas, iluminação, construção de viaduto e parque.
  1. Possíveis exemplos: recolhimento de lixo e entulho, implantação de semáforos e placas de sinalização, conservação do viaduto, aplicação de faixa de pedestres, diminuição do número de veículos nas ruas com a oferta de transporte público, inserção de lixeiras nas ruas, entre outras.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Quais são os serviços públicos que contribuem para a boa qualidade de vida da população?

CAPÍTULO 9. As pessoas e os serviços públicos

Em muitas localidades, diversos serviços públicos são prestados à população, visando garantir que todos tenham boa qualidade de vida. Observe a representação a seguir e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Imagem: Ilustração. Um bairro com carros andando nas ruas, pessoas nas calçadas e faixas de pedestre. Há praças de direção e de velocidade. Na primeira fileira de quadras há uma praça, uma quadra de esportes e um parque. Quadro com texto. Lazer: Serviço de construção e manutenção de parques, praças, teatros, museus, entre outros, onde as pessoas praticam atividades físicas, passeiam e convivem umas com as outras. Perto da quadra, texto. Fornecimento: de eletricidade Serviço de fornecimento de energia elétrica e de iluminação de ruas e outros espaços públicos. Na segunda fileira de quadras há um prédio azul de abastecimento de água. Abastecimento de água: Serviço de fornecimento de água tratada, ou seja, que passou por um processo de retirada de impurezas e de agentes causadores de doenças. Na calçada ao lado há um toldo representando um ponto de ônibus. Transporte coletivo: Serviço de transporte de pessoas, como ônibus, trens e barcos. Do outro lado da rua há uma delegacia e um hospital. Policiamento: Serviço para garantir a segurança da população. Saúde: Serviço de prevenção e cuidados com a saúde dos habitantes, como vacinação e atendimento médico. Na terceira fileira de quadras tem casas e prédios. Pavimentação de ruas: Serviço de revestimento de ruas para os veículos e as pessoas circularem em segurança e com mais facilidade. Limpeza pública: Serviço de limpeza e conservação de ruas, monumentos, praças e parques. Ao lado há uma creche com flores desenhadas nas paredes e crianças brincando na frente. Educação: Serviço prestado em locais como creches, escolas e universidades, onde as pessoas podem estudar e aprender coletivamente. Do lado da creche tem uma biblioteca e uma escola. Biblioteca: Local onde é prestado o serviço de empréstimo de livros e de outros materiais, permitindo que as pessoas ampliem o conhecimento. Na rua do lado da escola, tem uma caixa de texto na rua. Sinalização de trânsito: Serviço de organização do tráfego de veículos e pedestres nas ruas, nas avenidas e nas estradas. Na rua tem um caminhão de lixo. Coleta de lixo: Serviço de recolhimento do lixo produzido em moradias, escolas, hospitais, estabelecimentos de comércio, entre outros. No canto inferior direita há um centro de saúde.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema possibilita aos alunos identificar quais serviços públicos favorecem uma melhor qualidade de vida no lugar de viver e que são de responsabilidade dos governantes. Conversar com eles sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Realizar a leitura do texto inicial e, em seguida, solicitar aos alunos que descrevam os elementos da paisagem representada e identifiquem suas características principais.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Ao tratar de questões relacionadas a serviços públicos essenciais, favorece-se o desenvolvimento da competência geral da Educação Básica 7. Por promover a argumentação com base em fatos, dados e informações confiáveis favorecendo a consciência socioambiental e o posicionamento ético em relação aos outros, os alunos aproximam-se da competência específica de Ciências Humanas 6 e da competência específica de Geografia 6

    Fim do complemento.

    As atividades do capítulo 9 possibilitam aos alunos identificar os principais serviços públicos que garantem a qualidade de vida das pessoas e do ambiente.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial.

    Objeto de conhecimento: Representações cartográficas.

    Habilidade: (EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

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Imagem: Ilustração. Um bairro com carros andando nas ruas, pessoas nas calçadas e faixas de pedestre. Há praças de direção e de velocidade. Na primeira fileira de quadras há uma praça, uma quadra de esportes e um parque. Quadro com texto. Lazer: Serviço de construção e manutenção de parques, praças, teatros, museus, entre outros, onde as pessoas praticam atividades físicas, passeiam e convivem umas com as outras. Perto da quadra, texto. Fornecimento: de eletricidade Serviço de fornecimento de energia elétrica e de iluminação de ruas e outros espaços públicos. Na segunda fileira de quadras há um prédio azul de abastecimento de água. Abastecimento de água: Serviço de fornecimento de água tratada, ou seja, que passou por um processo de retirada de impurezas e de agentes causadores de doenças. Na calçada ao lado há um toldo representando um ponto de ônibus. Transporte coletivo: Serviço de transporte de pessoas, como ônibus, trens e barcos. Do outro lado da rua há uma delegacia e um hospital. Policiamento: Serviço para garantir a segurança da população. Saúde: Serviço de prevenção e cuidados com a saúde dos habitantes, como vacinação e atendimento médico. Na terceira fileira de quadras tem casas e prédios. Pavimentação de ruas: Serviço de revestimento de ruas para os veículos e as pessoas circularem em segurança e com mais facilidade. Limpeza pública: Serviço de limpeza e conservação de ruas, monumentos, praças e parques. Ao lado há uma creche com flores desenhadas nas paredes e crianças brincando na frente. Educação: Serviço prestado em locais como creches, escolas e universidades, onde as pessoas podem estudar e aprender coletivamente. Do lado da creche tem uma biblioteca e uma escola. Biblioteca: Local onde é prestado o serviço de empréstimo de livros e de outros materiais, permitindo que as pessoas ampliem o conhecimento. Na rua do lado da escola, tem uma caixa de texto na rua. Sinalização de trânsito: Serviço de organização do tráfego de veículos e pedestres nas ruas, nas avenidas e nas estradas. Na rua tem um caminhão de lixo. Coleta de lixo: Serviço de recolhimento do lixo produzido em moradias, escolas, hospitais, estabelecimentos de comércio, entre outros. No canto inferior direita há um centro de saúde.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos com relação aos serviços públicos que estão representados.
  • Organizar os alunos em pequenos grupos ou em duplas e solicitar que leiam os textos informativos relacionados a esses serviços públicos.
  • Solicitar que comentem sobre a importância de cada um dos serviços públicos representados na imagem, informando que, embora sejam de responsabilidade dos governantes, alguns desses serviços podem também ser prestados pela iniciativa privada: segurança particular, escolas, hospitais, transporte e lazer, tendo a supervisão das esferas governamentais.

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  1. Consulte a representação e os textos das páginas anteriores para realizar as atividades.
    1. Escreva cinco serviços públicos prestados à população que foram representados na imagem.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Os alunos podem citar: abastecimento de água, transporte coletivo, pavimentação de ruas, educação, limpeza pública, fornecimento de eletricidade, lazer, policiamento, saúde, sinalização de trânsito, biblioteca e coleta de lixo.
    1. Em quais construções representadas na imagem acontecem os serviços de:
      • educação?

        _____

        PROFESSOR Resposta: Escola e creche.
      • saúde?

        _____

        PROFESSOR Resposta: Hospital e centro de saúde.
      • lazer?

        _____

        PROFESSOR Resposta: Quadra e parque.

        Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

      1. Quais dos serviços representados na imagem existem no lugar onde você vive? Desenhe um símbolo para representar cada um deles.
        PROFESSOR Resposta pessoal. Avaliar a pertinência das representações feitas pelos alunos.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Converse com um adulto de sua convivência e liste quais são os serviços públicos de boa qualidade e os serviços públicos que precisam melhorar no lugar onde você vive.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Imagem: Ilustração de um sinal de correto verde. Fim da imagem.

Serviços públicos de boa qualidade

Imagem: Ilustração de um xís vermelho. Fim da imagem.

Serviços públicos que precisam melhorar

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a pertinência das respostas dos alunos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos para que respondam às atividades, retomando a representação das páginas anteriores.
  • Solicitar aos alunos que continuem em pequenos grupos ou que realizem as atividades individualmente.
  • Conversar sobre os locais representados nas páginas anteriores.
  • Solicitar que observem onde acontece a prestação dos serviços de educação, saúde e lazer, verificando o tipo de serviço público e o estabelecimento onde é prestado.
  • Solicitar que identifiquem quais serviços públicos representados existem no lugar onde vivem, pedindo para que criem e desenhem um novo símbolo que represente cada um deles. Ressaltar que o símbolo deve corresponder ao tipo de serviço prestado.
  • Orientá-los na construção desses símbolos, incentivando-os a refletir sobre formas de representação sem o uso de elementos textuais.
  • A atividade 2 poderá ser realizada como tarefa de casa, criando mais uma oportunidade para os alunos comentarem com os adultos de sua convivência o que estão aprendendo e ouvir a opinião deles sobre o tema.
  • Compartilhar as respostas dos alunos e realizar um levantamento sobre a qualidade dos serviços prestados no local onde vivem e quais deles precisam melhorar.

    Para leitura do aluno

    A cidade politicamente correta, de Elisabete da Cruz. São Paulo: Carochinha, 2020.

    A cidade de Fraterna sempre foi tranquila e organizada, até a chegada de moradores inesperados. O caos aparente do início vai aos poucos se ajeitando com a elaboração de um plano estratégico pelos moradores da cidade, sobretudo das crianças. Nessa história, temas importantes, como saúde, educação, habitação e outros, aparecem de um jeito divertido e nos levam a pensar sobre nosso papel na sociedade.

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte de cima, uma bolha laranja com o título: a cidade politicamente correta. A seguir, um grupo de cinco crianças em cima de um cartaz com o desenho de uma cidade. Fim da imagem.

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Quem paga pelos serviços públicos?

Todas as pessoas têm direito aos serviços públicos. Eles são prestados diretamente por instituições públicas ou por empresas particulares que devem seguir regras definidas pelo governo.

O dinheiro necessário para executar e manter os serviços públicos vem de impostos e taxas pagos pela população. Geralmente, o valor de impostos e taxas está incluído nas contas de água, luz, entre outras, e em produtos que compramos em lojas e em supermercados, por exemplo.

O dinheiro arrecadado com os impostos e as taxas também é utilizado para pagar os salários dos governantes e dos servidores públicos.

Imagem: Fotografia. Uma calçada de terra com lado de árvores. Nos cantos da calçada tem pneus coloridos e montes de lixo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua em bairro no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Quais serviços públicos não estão sendo fornecidos aos moradores da rua mostrada na fotografia?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Coleta de lixo e conservação de ruas e calçadas.

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Os serviços públicos devem ter qualidade e são de responsabilidade do governo. Converse com um colega e indique uma ação que poderia ser feita pela população para melhorar os serviços públicos na rua apresentada na fotografia.

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem indicar que os moradores do município devem reivindicar o serviço de coleta de lixo, bem como a conservação das ruas e calçadas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que comentem quem pode utilizar os serviços públicos e quem paga por eles, levantando seus conhecimentos prévios a respeito do assunto.
  • Comentar que todas as pessoas têm direito a esses serviços.
  • Orientar para que façam a leitura do texto, observem a fotografia e pensem sobre quais serviços públicos faltam no local mostrado na foto.
  • Retomar a conversa sobre quem deveria prestar tais serviços com qualidade à população, indicando o governo como responsável.
  • Organizar os alunos em duplas para que proponham uma ação que poderia ser feita para melhorar a prestação de serviços nesse local. Depois, orientá-los a socializar essas ideias com os demais colegas.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Educação fiscal

    Ao abordar a questão do financiamento dos serviços públicos, é possível aprofundar com os alunos questões relacionadas à educação fiscal, permitindo relacionar a arrecadação de impostos com a prestação de serviços essenciais à população. Nesse sentido, é interessante apresentar a animação Turma do tributo. Ao término do vídeo, conversar com os alunos sobre os prejuízos da sonegação fiscal. Disponível em: http://fdnc.io/fqH. Acesso em: 3 jun. 2021.

    Fim do complemento.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    A atividade que envolve a reflexão sobre a desigualdade no acesso a serviços públicos e a proposição de soluções de melhorias para esse problema do mundo contemporâneo permite aos alunos uma aproximação da competência geral da Educação Básica 2 e da competência específica de Ciências Humanas 2.

    Fim do complemento.

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Quem trabalha nos serviços públicos?

As pessoas que trabalham nos diversos serviços públicos são conhecidas como servidores públicos ou funcionários públicos.

Os servidores públicos atendem aos interesses de toda a população e contribuem para o desenvolvimento de um município, de um estado ou do país.

Para que um serviço público seja prestado com qualidade, é necessário que existam vários profissionais realizando suas funções com responsabilidade e transparência.

Toda a população tem o direito de ter acesso aos serviços públicos. Nesse sentido, o servidor público tem um papel fundamental para garantir esse direito e cuidar do que é de todos.

Imagem: Ilustração. Cartaz. No canto superior esquerdo, logotipo do corpo de bombeiros militar do Rio Grande do Sul. Ao lado, o texto: A mais honrosa das ocupações é servir ao público e seu útil ao maior número de pessoas. Michel de Montaigne. Abaixo, ilustração de dez pessoas: homem de cabelo preto e topete, homem de cabelo castanho e bigode, homem de cabelo preto, barba e óculos, homem loiro, mulher de cabelo preto e franja, mulher loira, homem de cabelo castanho e óculos, homem de cabelo castanho, mulher de cabelo castanho ondulado e óculos e um homem moreno de gravata. Há uma faixa na frente deles: dia do servidor público. 28 de outubro.  Fim da imagem.
  1. Essa mensagem foi feita em homenagem a qual data comemorativa?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Ao dia do servidor público, em 28 de outubro.
  1. Considerando essa mensagem e o texto desta página, qual é a importância do trabalho do servidor público?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem indicar que o trabalho do servidor público contribui para o desenvolvimento do município, estado ou país, cuidando do que é de todos e garantindo a qualidade de vida das pessoas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura em voz alta e compartilhada do texto.
  • Conversar com os alunos sobre os servidores públicos que eles conhecem.
  • Organizar um quadro na lousa com os servidores públicos citados pelos alunos.
  • Verificar a opinião deles sobre como é o trabalho desses profissionais e sua importância social. Se for possível, compartilhar sua experiência no funcionalismo público com eles.
  • Orientar os alunos para que observem a mensagem divulgada no dia do funcionário público, solicitando que respondam às atividades.
  • Verificar se reconhecem que o trabalho do servidor público contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida da população já que ajuda a gerir o patrimônio e o bem público.

    O que são serviços públicos?

    Serviços fornecidos à comunidade pelo Estado, aos quais, por princípio, todo cidadão tem direito. Abrangem todos os serviços prestados pelo aparelho burocrático-administrativo dos governos e o conjunto de benefícios que o Estado é obrigado por lei a prestar à população em áreas como educação, saúde, previdência social, saneamento básico e lazer. De modo geral, os serviços públicos se enquadram no setor terciário da economia e são financiados com os impostos pagos pelos contribuintes. Apesar disso, muitos deles são pagos pela população de forma direta, extratributária, conforme o nível de consumo – caso de luz, água e telefone.

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Boxe complementar:

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Entreviste

Para entender melhor a importância do trabalho dos servidores públicos, vocês realizarão uma entrevista com alguns profissionais do serviço público. Com a orientação do professor, reúnam-se em grupos e sigam as etapas.

Etapa 1

  • Façam um levantamento dos diferentes profissionais que atuam nos serviços públicos do seu lugar de viver.

    • Escolham dois servidores públicos para serem entrevistados.

    • Indiquem um integrante do grupo que, na companhia do professor, convidará os profissionais para a entrevista com a classe.

    Etapa 2

  • Elaborem perguntas para serem feitas aos entrevistados. Por exemplo:

    Como é o seu trabalho no dia a dia?

    Quais são os aspectos favoráveis e desfavoráveis do seu trabalho?

    Qual é a importância do seu trabalho para a sociedade?

  • Lembrem-se de agradecer a presença dos entrevistados.

    Etapa 3

  • Depois da entrevista, conversem sobre quais foram as principais descobertas sobre o trabalho dos servidores públicos. Em seguida, registrem as conclusões no espaço abaixo.
PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a coerência da produção de escrita dos alunos. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Uma página de caderno em branco com um lápis no canto inferior direito.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Ocorre ainda que alguns serviços, embora de responsabilidade do Estado, também sejam fornecidos parcialmente à população por empresas particulares, que recebem concessões ou licenças especiais. É o caso da educação, saúde, transporte urbano e até mesmo policiamento particular.

FONTE: SANDRONI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia. Rio de Janeiro: Best Seller, 1999. p. 554.

  • As entrevistas são recursos fundamentais para que os alunos possam coletar informações e conhecer diferentes aspectos do lugar de viver.
  • Na seção Entreviste, orientar os alunos na realização das entrevistas com funcionários públicos: quem procurar para entrevistar, ouvir com atenção, anotar ou solicitar ajuda para registrar os comentários e as informações.
  • Os alunos podem conversar com um funcionário público da escola, pessoas conhecidas por seus familiares, ainda que por telefone ou videochamada, ou que trabalhem em instituições públicas próximas de sua moradia.
  • Estimular as trocas a respeito do que os alunos compreenderam sobre o trabalho de um funcionário público. O registro deve ser feito por meio de uma produção de escrita (esse texto poderá ser coletivo ou individual). Avaliar se os alunos produziram um texto adequado em relação ao que foi proposto.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    A atividade de entrevista favorece o exercício da empatia e do diálogo e a compreensão de si e do outro, valorizando o respeito à diferença, aproximando os alunos da competência geral da Educação Básica 9 e da competência específica de Ciências Humanas 1.

    Fim do complemento.

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CAPÍTULO 10. A coleta de lixo

A coleta, o encaminhamento e o tratamento do lixo são serviços públicos essenciais para garantir a qualidade de vida das pessoas. Quando solicitado, leia os textos em voz alta e conheça alguns tipos de lixo produzidos em grandes cidades.

Tipos de lixo

Imagem: Infográfico. Tipos de lixo. Um bairro com linhas de chamada indicando os tipos de lixo gerados. Uma das quadras tem dois prédios com fachadas de vidro. Linha de chamada para uma garrafa plástica, uma caixa de suco e uma casca de banana. Lixo domiciliar: Composto de restos de comida, embalagens de produtos, papel higiênico, plásticos, entre outros. Atrás, um prédio alto de um hospital. Linha de chamada para: esparadrapo, seringa e frascos de remédio. Lixo dos serviços de saúde: Composto de embalagens de remédio, algodão, esparadrapo, agulhas e seringas usadas, entre outros. Esse tipo de lixo é perigoso e, por isso, deve receber tratamento diferenciado. Na parte inferior, uma quadra com várias lojas. Linha de chamada para: caixa de papelão, papéis e copo plástico. Lixo comercial: Composto principalmente de embalagens de papéis, papelões e plásticos. Há uma fábrica com fumaça saindo das chaminés. Linha de chamada para: uma lata, corrente e pregos. Lixo industrial: Pode conter retalhos de tecido, plástico, papel, couro, borracha, produtos químicos e outros materiais utilizados nas indústrias. Para a direita há um rio e uma usina. Usina de incineração: O lixo dos serviços de saúde, como seringas usadas e restos de remédios, é queimado nesses locais. Ao lado, áreas de lixão e aterro sanitário. Lixão: O lixo é depositado em extensas áreas a céu aberto e não recebe nenhum tipo de tratamento. Aterro sanitário: O lixo é depositado sobre uma superfície não permeável, como o plástico. Em seguida, é compactado e coberto com uma camada de terra, gerando menos impacto ao ambiente. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre o que sabem a respeito dos tipos de lixo e como são gerados.
  • Solicitar que leiam os textos em voz alta e de forma compartilhada, para que seja possível verificar a fluência em leitura oral. O desenvolvimento contínuo da fluência vai tornando a leitura mais precisa e agradável aos ouvintes.
  • Comentar que, no espaço rural, há produção de lixo composto por embalagens com resíduos de produtos químicos, como adubos e fertilizantes, além de dejetos da produção animal, dejetos de ração e restos de colheita e do lixo produzido nos domicílios.

    As atividades do capítulo 10 permitem refletir sobre a produção do lixo, identificando os principais tipos e seu destino e a responsabilidade das pessoas em seu descarte consciente.

    A BNCC neste capítulo

    Unidades temáticas: Formas de representação e pensamento espacial; Natureza, ambientes e qualidade de vida.

    Objetos de conhecimento: Representações cartográficas; Produção, circulação e consumo.

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Para onde vai o lixo?

Dar destino adequado ao lixo é muito importante para gerar menos problemas ao ambiente e evitar doenças. Além disso, muitos materiais descartados no lixo podem ser reaproveitados ou reciclados. Conheça, a seguir, alguns destinos dados ao lixo.

Imagem: Infográfico. Tipos de lixo. Um bairro com linhas de chamada indicando os tipos de lixo gerados. Uma das quadras tem dois prédios com fachadas de vidro. Linha de chamada para uma garrafa plástica, uma caixa de suco e uma casca de banana. Lixo domiciliar: Composto de restos de comida, embalagens de produtos, papel higiênico, plásticos, entre outros. Atrás, um prédio alto de um hospital. Linha de chamada para: esparadrapo, seringa e frascos de remédio. Lixo dos serviços de saúde: Composto de embalagens de remédio, algodão, esparadrapo, agulhas e seringas usadas, entre outros. Esse tipo de lixo é perigoso e, por isso, deve receber tratamento diferenciado. Na parte inferior, uma quadra com várias lojas. Linha de chamada para: caixa de papelão, papéis e copo plástico. Lixo comercial: Composto principalmente de embalagens de papéis, papelões e plásticos. Há uma fábrica com fumaça saindo das chaminés. Linha de chamada para: uma lata, corrente e pregos. Lixo industrial: Pode conter retalhos de tecido, plástico, papel, couro, borracha, produtos químicos e outros materiais utilizados nas indústrias. Para a direita há um rio e uma usina. Usina de incineração: O lixo dos serviços de saúde, como seringas usadas e restos de remédios, é queimado nesses locais. Ao lado, áreas de lixão e aterro sanitário. Lixão: O lixo é depositado em extensas áreas a céu aberto e não recebe nenhum tipo de tratamento. Aterro sanitário: O lixo é depositado sobre uma superfície não permeável, como o plástico. Em seguida, é compactado e coberto com uma camada de terra, gerando menos impacto ao ambiente. Fim da imagem.
  1. Quais são os principais tipos de lixo produzidos em uma cidade?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Os principais tipos de lixo produzidos em uma cidade são: lixo industrial, lixo dos serviços de saúde, lixo domiciliar e lixo comercial.
  1. Os diferentes tipos de lixo produzidos em uma cidade têm o mesmo destino? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Não. O lixo pode ter diferentes destinos, como o lixão, o aterro sanitário e as usinas de incineração.
  1. Quais são as vantagens do aterro sanitário em relação ao lixão?

    _____

    PROFESSOR Resposta: No aterro sanitário, o lixo é compactado e depositado em superfície não permeável, gerando menos impactos ao ambiente.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar um levantamento com os alunos sobre o que sabem a respeito do destino dos variados tipos de lixo e perguntar se acham que os diferentes tipos de lixo produzidos em uma cidade devem ter o mesmo destino.
  • Solicitar que leiam os textos que acompanham a representação e que respondam às atividades, verificando se reconhecem a nocividade dos lixões para a saúde das pessoas e para o ambiente.
  • Comentar que o lixo, tanto no espaço rural como no urbano, é um problema de responsabilidade coletiva; sua solução tem início na redução do consumo. Por outro lado, é fundamental que os cidadãos estejam atentos às ações governamentais que devem garantir que os resíduos tenham destinação adequada. Comprometer-se com a redução da geração de resíduos sólidos é um aspecto de relevância para a educação ambiental.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Ao promover a argumentação com base em fatos, dados e informações, favorecendo a consciência socioambiental, com posicionamento ético em relação ao planeta, as atividades estão de acordo com o que estabelecem a competência geral da Educação Básica 7, a competência específica de Ciências Humanas 6 e a competência específica de Geografia 6.

    Fim do complemento.

    Habilidades: (EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas; (EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

MP120

Trabalho de campo

Imagem: Ilustração. Um caderno aberto com um lápis em cima. Do lado tem duas fotos, uma de uma árvore com uma casa e uma de prédios. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Vamos observar como o lixo está sendo cuidado no entorno da escola? Para isso, sigam as orientações do professor e as etapas a seguir.

Etapa 1

PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a coerência das produções dos alunos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Trabalho de campo

A atividade permite aos alunos observar a situação do entorno da escola em relação à coleta de lixo e destino do lixo. Ao se sentirem parte integrante desse ambiente, os alunos podem desenvolver o senso de corresponsabilidade por esse e outros espaços.

Fim do complemento.

  • Orientar os alunos na preparação do trabalho de campo que visa identificar aspectos relacionados à coleta de lixo e ao descarte de resíduos sólidos no entorno da escola. Para repertoriar o trabalho, é importante selecionar uma planta cartográfica ou imagem digital da escola e seu entorno.
  • Juntamente com os alunos, fazer um levantamento das principais ruas e pontos de referência que existem no entorno da escola, localizando-os na planta ou imagem digital.
  • Indicar o roteiro que será realizado a pé com os alunos e os pontos de parada previstos.
  • Orientá-los a andar sempre com o grupo e no trajeto observar qualquer aspecto relacionado ao lixo, como a presença de lixeira, postos de coleta, locais de descarte inapropriado, entre outros. Orientá-los para que façam esses registros indicando a localização.
  • Conversar com moradores e comerciantes do bairro sobre o serviço de coleta de lixo no local, dias de coletas, tipos de coletas etc.
  • Na volta à sala de aula (etapa 3), redistribuir os alunos em grupos e auxiliá-los na organização das informações coletadas e na representação das situações evidenciadas na planta ou imagem digital a partir de uma legenda elaborada pelos próprios alunos. Se preferir, o formato final do mapeamento relacionado ao lixo no entorno da escola pode ser feito digitalmente, acrescentando fotos das legendas criadas pelos alunos sob uma base georreferenciada disponível gratuitamente na internet.

    A simbologia cartográfica

    Um mapa é, definitivamente, um conjunto de sinais e de cores que traduz a mensagem expressa pelo autor. Os objetos cartografados, materiais ou conceituais, são transcritos através de grafismo ou símbolos, que resultam de uma convenção proposta ao leitor pelo redator, e que é lembrada num quadro de sinais ou legenda do mapa. [...] A tendência mais antiga tem sido a de utilizar tanto quanto possível símbolos “naturais”, figurativos ou analógicos, de forma que possam ser reconhecidos sem dificuldade. Por exemplo, durante muito tempo as montanhas foram representadas em elevação ou em perspectiva. Ainda nos mapas modernos, o azul dos rios e do mar ou o verde das florestas têm um valor de sugestão universal. Aliás, toda vez que o desenho o permite, os objetos materiais e as formas reais (construções, redes viárias, limites de campos ou de florestas...) merecem ser representados por seus contornos exatos em projeção.

MP121

O lixo e as pessoas

Um dos deveres de todas as pessoas é jogar o lixo na lixeira. No entanto, há pessoas que ainda descartam lixo nas ruas, nas praças, nas praias, nos rios e em outros locais inadequados. Vamos refletir um pouco sobre esse problema?

Quadrilha da sujeira

Inspirado em Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade.

João joga um palitinho de sorvete na rua de Teresa que joga uma latinha de refrigerante na rua de Raimundo que joga um saquinho plástico na rua de Joaquim que joga uma garrafinha velha na rua de Lili.

Lili joga um pedacinho de isopor na rua de João que joga uma embalagenzinha de não sei o que na rua de Teresa que joga um lencinho de papel na rua de Raimundo que joga uma tampinha de refrigerante na rua de Joaquim que joga um papelzinho de bala na rua de J. Pinto Fernandes que ainda nem tinha entrado na história.

FONTE: Ricardo Azevedo. Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais. São Paulo: Moderna, 2007. p. 31.

Imagem: Ilustração. Uma rua com uma sequência de desenhos. Da esquerda para a direita. Um menino de cabelo castanho e camiseta amarela jogando lixo no chão. Uma casa. Uma árvore. Uma menina loira de vestido vermelho jogando uma lata no chão. Uma lata de lixo cheia. Um menino negro de camiseta azul andando de bicicleta e jogando uma sacola de papel para trás. Uma casa verde. Um menino de cabelo castanho enrolado jogando uma garrada de plástico no chão. Um carro laranja. Um prédio. Uma menina de cabelo preto usando um vestido azul e jogando lixo no chão. Um menino loiro de camiseta vermelha com lixo em sua frente. Uma lata de lixo vazia e árvores.  Fim da imagem.
  1. O que as personagens citadas no texto estavam fazendo?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Descartando lixo na rua.
  1. Em sua opinião, quais são as consequências dessas atitudes para a qualidade de vida dos moradores desse local e para o ambiente?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O lixo pode poluir o ambiente e prejudicar a qualidade de vida dos moradores, pois contribui para a disseminação de doenças e aumenta o risco de enchentes.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Realizar a leitura em voz alta do texto inicial e conversar sobre a responsabilidade coletiva no descarte do lixo e sobre algumas consequências provocadas pelo descarte inadequado.
  • Solicitar aos alunos que leiam o texto “Quadrilha da sujeira” em voz alta, avaliando a fluência em leitura oral.
  • Solicitar que registrem o que os personagens estavam fazendo e quais seriam as consequências dessas atitudes para a qualidade de vida dos moradores da localidade, realizando uma compreensão de texto.
  • Compartilhar as respostas e avaliar pelas colocações dos alunos se realmente houve compreensão do que foi lido.
  • Comentar sobre a quantidade de lixo que se acumularia se todas as pessoas tomassem as atitudes dos personagens e ressaltar quais seriam as possíveis consequências disso, tais como a ocorrência de enchentes e a transmissão de doenças.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    A elaboração da atividade de trabalho de campo em grupos favorece a valorização do exercício da escuta, do diálogo, da flexibilidade e da tomada de decisões conjuntas, contribuindo para o desenvolvimento da competência geral da Educação Básica 10. Ao identificar em planta cartográfica ou imagem digital os elementos vistos nas ruas do entorno da escola, desenvolve-se o princípio do raciocínio geográfico de localização, promovendo uma aproximação com a competência específica de Geografia 3.

    Fim do complemento.

    [...] A vantagem dos símbolos abstratos é que um mesmo grafismo pode ser utilizado para ilustrar objetos muito diversos. É por isso que seu uso se difundiu tão bem em cartografia temática. [...] A liberdade do cartógrafo, no entanto, não é ilimitada, ainda que sua imaginação possa manifestar-se amplamente. Isso porque o mapa não é uma convenção qualquer. Ele é um meio de transmitir uma visão sobre o mundo e de convencer o leitor. Para ser inteligível, ele implica uma certa lógica e, para ser claro, uma certa elegância na apresentação. Nessas condições, um mau uso da simbologia cartográfica pode levar a grandes erros de interpretação.

    FONTE: JOLY, Fernand. A cartografia. Campinas: Papirus, 1990. p. 17-20.

MP122

Cartografando

Observe a representação das ruas e da história criada por Ricardo Azevedo no texto da página anterior.

Imagem: Ilustração. Planta baixa de um bairro. Na horizontal, as ruas: Rua Jose Anchieta, Rua Pedro Álvares Cabral. Rua Pedro I. Rua Vicente de Carvalho. Na vertical, as ruas: Rua Princesa Isabel, Rua Joana de Souza, Rua Pedro II. Nas quadras há casas e prédios. Em algumas ruas há lixos sendo indicados por linhas de chamada. Na rua José de Anchieta: um palito de sorvete e uma caixa de papelão. Na rua Pedro Álvares Cabral: um papel amassado e uma lata. Na rua Pedro I: uma sacola plástica e uma tampinha vermelha. Na rua Vicente de Carvalho: uma garrafa de vidro. Na rua Princesa Isabel: um pedaço de isopor. Na rua Pedro II: um papel de bala.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

PROFESSOR Atenção professor: Comentar com os alunos que, geralmente, os papéis de bala são embalagens plásticas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

As atividades permitem aos alunos observar uma planta cartográfica e localizar alguns tipos de lixo descartados na rua. Também permitem identificar características da paisagem que podem ser observadas do ponto de vista vertical e relacionar o uso adequado de símbolos às temáticas propostas.

Fim do complemento.

  • Solicitar aos alunos para observar a representação das ruas.
  • Conversar com eles sobre quais características da paisagem podem ser observadas do ponto de vista vertical: a distância entre os elementos, as dimensões das construções, as ruas e os calçamentos, além do comprimento e largura dos elementos.
  • Solicitar que observem os símbolos utilizados na representação e que conversem sobre a possibilidade de haver outros símbolos para representar os mesmos elementos.

    A importância da Cartografia

    [...] É fundamental que o ensino da Geografia, e aqui mais especificamente da Cartografia, tenha início nos primeiros anos escolares da criança. Ao observar e assimilar as informações do espaço vivido e conseguir visualizar estas mesmas informações em uma representação gráfica bidimensional, a criança estará adquirindo todo um saber científico que trará mais luz para as atividades da sua vida diária. Atividades estas que dependem do ato de deslocar-se de um lugar para o outro, dando todo sentido ao estudo da orientação espacial, da localização.

    FONTE: PISSINATI, Mariza Cleonice; ARCHELA, Rosely Sampaio. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia. Geografia, Londrina, v. 16, n. 1, p. 170, jan./jun. 2007. Disponível em: http://fdnc.io/3Zy. Acesso em: 3 jun. 2021.

MP123

  1. Observe a representação da página anterior e leia a legenda a seguir.
Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Palito de sorvete. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caixa de papelão. FIM DA LEGENDA.;

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sacola plástica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lata de refrigerante. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lenço de papel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Isopor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Garrafa de vidro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quadro com legenda. Palito de sorvete. Caixa de papelão. Sacola plástica. Lata de refrigerante. Lenço de papel. Isopor. Garrafa de vidro. Tampinha de refrigerante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tampinha de refrigerante. FIM DA LEGENDA.

  1. Nessa legenda, qual é o símbolo que está faltando?

    _____

    PROFESSOR Resposta: O símbolo que representa o papel de bala, que foi jogado na rua Pedro II.
  1. Quais são os objetos que foram jogados na rua José de Anchieta?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Um palito de sorvete e uma caixa de papelão.
  1. Alguns objetos citados no texto foram descartados como lixo nas ruas, mas eles podem ser reciclados. Quais desses objetos você colocaria em cada uma das lixeiras ao lado?
    • Lixeira vermelha:

      _____

      PROFESSOR Resposta: Sacola plástica, tampinha de refrigerante, embalagem de bala.
    • Lixeira azul:

      _____

      PROFESSOR Resposta: Caixa de papelão, lenço de papel.
    • Lixeira verde:

      _____

      PROFESSOR Resposta: Garrafa de vidro,
    • Lixeira amarela:

      _____

      PROFESSOR Resposta: Lata de refrigerante.
Imagem: Ilustração. Quatro latas de lixo coloridas com o desenho de um triângulo feito com setas na frente e o nome. Vermelha: plástico. Azul: papel. Verde: vidro. Amarela: metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: PLÁSTICO FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro latas de lixo coloridas com o desenho de um triângulo feito com setas na frente e o nome. Vermelha: plástico. Azul: papel. Verde: vidro. Amarela: metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: PAPEL FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro latas de lixo coloridas com o desenho de um triângulo feito com setas na frente e o nome. Vermelha: plástico. Azul: papel. Verde: vidro. Amarela: metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: VIDRO FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro latas de lixo coloridas com o desenho de um triângulo feito com setas na frente e o nome. Vermelha: plástico. Azul: papel. Verde: vidro. Amarela: metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: METAL FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Lixeiras para coleta de material reciclável. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em seu lugar de viver, ocorrem situações semelhantes à descrita no texto “Quadrilha da sujeira”? Explique.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos reflitam sobre o seu lugar de viver e as atitudes dos cidadãos com quem convivem. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Chamar a atenção dos alunos para os símbolos criados dos lixos descartados inadequadamente que estão representados na visão oblíqua (diferentemente da planta que está na visão vertical).
  • Orientar na elaboração das atividades e no compartilhamento das respostas.
  • Conversar sobre a existência de lixeiras de resíduos sólidos recicláveis no lugar de viver.
  • Se possível, levar para a sala de aula quatro caixas encapadas de cor vermelha, azul, amarela e verde e escolher objetos existentes na sala de aula de distintos materiais e pedir para que os alunos indiquem em qual caixa cada lixo “fictício” deveria ser descartado.
  • Na atividade 2, realizar uma roda de conversa sobre situações semelhantes à descrita no texto e que, eventualmente, tenham ocorrido no lugar de viver deles.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    A leitura de planta cartográfica promove a exploração da linguagem cartográfica para a construção do conhecimento e o desenvolvimento do raciocínio espacial de localização e extensão. Dessa maneira, aproxima os alunos da competência geral da Educação Básica 4, da competência específica de Ciências Humanas 7 e das competências específicas de Geografia 3 e 4.

    Fim do complemento.

    Para leitura do aluno

    Duda cata tudo, de Sheila Kaplan. Rio de Janeiro: Rovelle, 2015.

    Tudo o que Duda encontra na rua, leva para casa. Cuida de cada objeto e até encontra um novo uso para ele. Mas vive preocupado com a quantidade de lixo produzido e descartado de forma inadequada. Então resolve atrair seus amigos para uma brincadeira de coleta seletiva e reaproveitamento dos objetos encontrados.

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Um menino de cabelo preto e camiseta amarela anda na direção de uma caixa de papelão e garrafas de vidro. Ao lado, título do livro: Duda cata tudo. Atrás, prédios. Fim da imagem.

MP124

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você conheceu diversos serviços públicos que favorecem uma boa qualidade de vida para as pessoas, como a coleta de lixo.Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Leia o texto.

    O que é o princípio dos 3Rs?

    Um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo é apontado pelo princípio dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. [...]

    Reduzir

    Significa consumir menos produtos e preferir aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos e tenham maior durabilidade.

    Reutilizar

    É, por exemplo, usar novamente as embalagens. Exemplo: os potes plásticos de sorvetes servem para guardar alimentos ou outros materiais.

    Reciclar

    Envolve a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos por meio de processos industriais ou artesanais. É fabricar um produto a partir de um material usado. Podemos produzir papel reciclando papéis usados. Papelão, latas, vidros e plásticos também podem ser reciclados. Para facilitar o trabalho de encaminhar material pós-consumo para reciclagem, é importante fazer a separação no lugar de origem – a casa, o escritório, a fábrica, o hospital, a escola etc.

    FONTE: Getulio Apolinário Ferreira. O princípio dos 3Rs para o consumo consciente. Folha Vitória, 2 jun. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fu2. Acesso em: 9 mar. 2021.

    • Quais iniciativas relacionadas à redução, à reutilização ou à reciclagem do lixo existem no lugar onde você vive ou na sua escola? Dê dois exemplos.
Imagem: Ilustração. Uma menina de cabelo preto usando calça jeans e camiseta vermelha de manga longa. Ela está sentada em cima de uma pilha de caixas de papelão que estão dentro de um carrinho de mercado. A menina segura mais uma caixa em cima da cabeça.  Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção Professor, é preciso despertar nos alunos a consciência ambiental para que eles passem a gerenciar adequadamente os resíduos sólidos produzidos em sua moradia, escola e comunidade. Se os alunos não conseguirem identificar iniciativas relacionadas à redução, à reutilização ou à reciclagem de lixo em sua moradia ou escola, pedir a eles que indiquem propostas nesse sentido. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 9 e 10.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Indicar exemplos de iniciativas relacionadas à redução, à reutilização ou à reciclagem do lixo no lugar de viver.


    Espera-se que os alunos, a partir das informações trazidas no texto, sejam capazes de identificar duas iniciativas relacionadas à redução, reutilização ou reciclagem do lixo na sua moradia ou na sua escola.


  1. Elaborar proposta para reduzir, reutilizar ou reciclar o lixo produzido nas moradias ou nos estabelecimentos comerciais do lugar de viver.


    Espera-se que os alunos sejam capazes de propor uma ação sustentável que contribua para melhorar a qualidade de vida do lugar de viver, podendo envolver a redução, a reutilização ou a reciclagem do lixo.


  1. Elaborar campanha de valorização dos funcionários públicos, evidenciando sua importância social.


    Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer a importância do trabalho dos funcionários públicos e elaborem uma campanha (ou uma única peça publicitária) na forma de cartazes ou imagens digitais valorizando a prática do profissional.

MP125

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúnam-se em grupos e discutam como vocês podem contribuir para reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido nas moradias e nos estabelecimentos comerciais e industriais. Escrevam uma frase com a proposta que acharem mais interessante e que vocês consideram possível de ser cumprida.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Jogar lixo no lixo, reaproveitar embalagens, separar garrafas de sucos, refrigerantes e embalagens de leite para serem recicladas. Os alunos devem escrever uma frase com a proposta indicada.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Os servidores públicos são profissionais que trabalham para atender a população e contribuem para a qualidade da prestação de serviços. Pensando nisso, reúnam-se em grupos e organizem uma campanha para a valorização desses profissionais, por meio de cartazes ou imagens digitais. Cada grupo deve escolher um profissional diferente, como bombeiro, professor, enfermeiro e gari.
    • Se possível, exponham esses cartazes na escola ou em alguma rede social.
PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a pertinência das produções dos alunos. Fim da observação.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

PROFESSOR Respostas pessoais.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço diferentes serviços públicos que ajudam a garantir a qualidade de vida das pessoas?

_____

_____

_____

b) Identifico diferentes tipos de lixo produzidos e os principais locais de destino?

_____

_____

_____

c) Indico exemplos de ações relacionadas à produção e ao descarte de lixo que podem contribuir para a preservação do ambiente?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Respeitei meus colegas e professor?

_____

_____

_____

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

Boxe complementar:

De olho nas competências

A atividade de propor ações em favor da reutilização e da reciclagem do lixo no lugar de viver exercita a curiosidade intelectual, incluindo a investigação e a reflexão para resolver problemas, permitindo aos alunos uma aproximação da competência geral da Educação Básica 2.

A elaboração de atividades em grupo favorece o exercício da escuta, do diálogo, da flexibilidade e da tomada de decisões conjuntas, contribuindo para o desenvolvimento da competência geral da Educação Básica 10.

Fim do complemento.

MP126

Conclusão do módulo dos capítulos 9 e 10

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 9 e 10. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais são os serviços públicos que contribuem para a boa qualidade de vida da população?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre os diversos serviços públicos prestados à população, com destaque para a coleta e o tratamento do lixo.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando…

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP127

Introdução do módulo dos capítulos 11 e 12

Este módulo é formado pelos capítulos 11 e 12 e possibilita aos alunos identificar como as pessoas utilizam a água no dia a dia e em diversas atividades, conhecer as finalidades das estações de tratamento de água e de esgoto e as etapas do tratamento, desenvolvendo atitudes conscientes no uso dos recursos hídricos.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Quais são as ações que contribuem para o consumo consciente da água?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades do módulo possibilitam aos alunos identificar e compreender os tipos de uso da água em atividades cotidianas no lugar de viver e em outros locais e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos, conforme preconiza a habilidade EF03GE09. Além disso, também permitem identificar os cuidados necessários para a utilização da água na agricultura e na geração de energia, a fim de garantir a manutenção do abastecimento de água potável, conforme estabelece a habilidade EF03GE10.

São desenvolvidas atividades de leitura e de interpretação de textos e também interpretação de infográficos, fotografias, imagens e gráfico.

Como pré-requisito, é importante que os alunos reconheçam a importância da água para as atividades realizadas pelas pessoas.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP128

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Quais são as ações que contribuem para o consumo consciente da água?

CAPÍTULO 11. A água no dia a dia das pessoas

Todos nós precisamos de água para viver. Além de ser essencial à sobrevivência das pessoas e dos outros seres vivos, a água é fundamental para a realização de várias atividades do cotidiano.

Imagem: Fotografia. Um menino de cabelo preto liso e camiseta rosa. Ele está abaixado bebendo água de um bebedouro prateado. Fim da imagem.

LEGENDA: Criança bebendo água em um parque público. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de cabelo branco e camiseta cinza lavando louça. Fim da imagem.

LEGENDA: Água sendo utilizada para lavar louças. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são os usos da água retratados nas fotografias?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A água está sendo usada para o consumo (beber) e para lavar louças.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A fotografia 1 retrata o uso da água para a manutenção da vida. Que tipo de água as pessoas devem beber? Por quê?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Atividade de levantamento de conhecimentos prévios dos alunos. Espera-se que os alunos respondam que as pessoas devem consumir água potável, fervida ou tratada para evitar doenças.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Desafio à vista!

A questão problema possibilita aos alunos refletir sobre formas responsáveis de uso da água, agindo em favor da preservação desse recurso tão importante à vida. Ler a questão para os alunos e solicitar que compartilhem o que sabem sobre ações que contribuem para o consumo consciente de água. Conversar com eles sobre essa questão e registrar suas respostas, guardando esses registros para que sejam retomados na Conclusão do módulo.

Fim do complemento.

  • Realizar a leitura do texto inicial e solicitar aos alunos que descrevam quais são os usos da água que estão sendo retratados nas fotografias.
  • Identificar qual tipo de água é indicado para que as pessoas bebam. Conversar, na sequência, sobre o que sabem a respeito do tratamento de água: qual é a finalidade do tratamento, como é realizado, onde acontece e quais são as etapas envolvidas.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Ao tratar do tema dos recursos hídricos e da importância de sua conservação, é possível promover a construção gradativa de argumentações que favoreçam a consciência socioambiental e o exercício do protagonismo voltado para o bem comum, conforme preconizam a competência geral da Educação Básica 7, a competência específica de Ciências Humanas 6 e a competência específica de Geografia 6.

    Fim do complemento.

    As atividades desenvolvidas no capítulo 11 permitem aos alunos conhecer e refletir sobre o aproveitamento da água em atividades cotidianas e a importância do seu tratamento.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida.

    Objeto de conhecimento: Impactos das atividades humanas.

    Habilidade: (EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.

MP129

O tratamento da água

O tratamento de água é um serviço público essencial para a população.

A água destinada ao consumo das pessoas precisa ser limpa, ou seja, não pode conter microrganismos que fazem mal à saúde.

Nos rios e nas represas, a água pode apresentar impurezas. O processo de retirada de impurezas da água é chamado tratamento da água.

A água adequada para o consumo é denominada água potável.

Imagem: Fotografia. Um rio com algumas plantas boiando. Do lado, uma placa de madeira com o texto: nascente. Água não potável.  Fim da imagem.

LEGENDA: Placa indicando a qualidade da água na nascente de um rio no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. O que a placa da fotografia informa?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A placa indica que a água desse local não é potável, ou seja, não é adequada para o consumo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Você já viu placas como essa? Se sim, compartilhe sua experiência com os colegas.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    1. Qual é a importância do tratamento da água para as pessoas?

      _____

      PROFESSOR Resposta: O tratamento da água retira as impurezas e os microrganismos que podem fazer mal à saúde humana.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que leiam o texto e verificar a compreensão com relação ao vocabulário. Perguntar se sabem o significado das palavras do texto e orientá-los a consultar o glossário e um dicionário impresso ou digital.
  • Orientar para que observem a fotografia que acompanha o texto desta página e que descrevam os elementos que a compõem, chamando a atenção para o que está escrito na placa e para o motivo de ter sido ali colocada.
  • Explicar que a aparente limpeza da água de um rio, lago ou represa não significa que ela seja adequada ao consumo, pois pode conter microrganismos invisíveis a olho nu, que podem contaminá-la e causar doenças às pessoas e aos animais.
  • Perguntar aos alunos se já observaram uma placa como essa em seu lugar de viver e se alguém os alertou sobre a aparente limpeza de uma água contaminada.

MP130

Observe a representação das etapas do tratamento de água e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Imagem: Infográfico. Uma estação de tratamento de água. No canto esquerdo, a represa. A água de uma represa ou de um rio é levada até uma estação de tratamento. Essa água está misturada com terra e outras impurezas. Em seguida, a água segue para tanques com hélices. Na estação de tratamento, a água recebe substâncias que fazem com que as partículas de impurezas fiquem juntas, formando flocos. O próximo passo é a decantação, que são grandes tanques. No tanque de decantação, os flocos se depositam no fundo e são separados da água. A próxima etapa é o tanque de filtração. Depois de decantada, a água passa por um processo de filtração, que retém os flocos menores de impurezas que não foram separados na etapa anterior. Em seguida, um tanque cilíndrico. Por fim, a água recebe outras substâncias que servem para matar os microrganismos. A última etapa antes de seguir para a cidade é o reservatório de água tratada. Da estação de tratamento, a água segue para os reservatórios, também conhecidos como caixa-d’água central. Desse reservatório, a água é distribuída à população das cidades. Fim da imagem.
  1. Complete o texto com as palavras do quadro a seguir.

microrganismos

represa

filtração

flocos

decantação

estação de tratamento

A água de uma _____ é levada até uma _____.

PROFESSOR Resposta: represa; estação de tratamento.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar aos alunos que observem a representação e que leiam os textos de forma compartilhada e em voz alta, verificando a fluência em leitura oral. Orientá-los a prestar atenção ao ritmo e à precisão da leitura, de forma a torná-la mais agradável e de melhor compreensão pelos demais alunos.
  • Depois da leitura compartilhada do texto sobre o tratamento da água, solicitar que um aluno relate, resumidamente, quais são as etapas do tratamento.
  • Espera-se que os alunos percebam que todos os tipos de atividades econômicas são responsáveis por economizar água para que ela não falte no futuro.

    Para leitura do aluno

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Ilustração em azul de duas pessoas embaixo de um guarda-chuva. No centro, o título: água sim.  Fim da imagem.

    Água sim, de Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2011.

    Este é um livro de poemas sobre a água em todos os seus estados físicos. A cada mudança de página, as palavras do poeta serpenteiam como a água pelas pedras, árvores, nuvens, passando pelo gelo, pelo solo, pelo rio. Os desenhos e suas texturas acompanham as sensações inspiradas pelo texto e nos levam a refletir sobre sua importância para a vida e a necessidade de preservar nossos recursos hídricos.

    Abastecimento de água

    Um sistema de abastecimento de água pode ser entendido como o conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços com objetivo de distribuir água potável para o consumo humano, bem como para o consumo industrial, comercial, dentre outros usos.

    Sendo assim, o sistema de abastecimento de água convencional é composto por três etapas principais que garantem a disponibilidade de água potável para a população. Na captação, a água encontrada na natureza (rios, lagos, reservatórios) é retirada e direcionada a uma Estação de Tratamento de Água (ETA), onde são removidas impurezas para que a água se torne potável.

MP131

Imagem: Infográfico. Uma estação de tratamento de água. No canto esquerdo, a represa. A água de uma represa ou de um rio é levada até uma estação de tratamento. Essa água está misturada com terra e outras impurezas. Em seguida, a água segue para tanques com hélices. Na estação de tratamento, a água recebe substâncias que fazem com que as partículas de impurezas fiquem juntas, formando flocos. O próximo passo é a decantação, que são grandes tanques. No tanque de decantação, os flocos se depositam no fundo e são separados da água. A próxima etapa é o tanque de filtração. Depois de decantada, a água passa por um processo de filtração, que retém os flocos menores de impurezas que não foram separados na etapa anterior. Em seguida, um tanque cilíndrico. Por fim, a água recebe outras substâncias que servem para matar os microrganismos. A última etapa antes de seguir para a cidade é o reservatório de água tratada. Da estação de tratamento, a água segue para os reservatórios, também conhecidos como caixa-d’água central. Desse reservatório, a água é distribuída à população das cidades. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

FONTE: Sabesp. Tratamento de água. Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 9 mar. 2021.

Nela, a água recebe substâncias que fazem com que as impurezas se juntem, formando _____. Eles se depositam no fundo do tanque de _____, separando-se da água.

Em seguida, a água passa por um processo de _____ e recebe outras substâncias que eliminam os _____.

PROFESSOR Respostas: flocos; decantação; filtração; microrganismos.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Chamar a atenção para a existência das represas e dos reservatórios destinados a fornecer água para o abastecimento das populações, cujas águas são aproveitadas de rios ou mananciais.
  • Orientar os alunos para que relatem como a água chega às moradias das pessoas, contextualizando que, antes do tratamento, a água é retirada de rios, lagos, riachos, represas ou do lençol freático. Informar que manter esses locais protegidos é essencial para a permanência do abastecimento de água para a população.

    Boxe complementar:

    Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: Água potável e saneamento

    Visando desenvolver o objetivo 6: “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”, pode-se solicitar uma atividade de elaboração de um texto coletivo sobre a situação do acesso à água potável no lugar de viver, avaliando seus aspectos positivos e negativos.

    Informar aos alunos que, segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2021, o consumo de água doce cresce cerca de 1% ao ano, fruto do aumento populacional, do desenvolvimento econômico e das mudanças nos padrões de consumo. Estima-se que até 2030 o consumo de água crescerá 25% em relação ao ano de 2021.

    Fim do complemento.

    A partir de então, a água pode seguir para as redes de distribuição, em que os consumidores são conectados por meio de ligações e recebem a água pronta para o consumo.

    FONTE: MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. SNIS Água e esgoto. Disponível em: http://fdnc.io/fqL. Acesso em: 3 jun. 2021.

MP132

O tratamento do esgoto

Assim como o tratamento da água, o tratamento do esgoto é um serviço público importante para a qualidade de vida das pessoas e para a preservação do ambiente.

Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

Coleta e tratamento de esgoto

Ao lavar as mãos, tomar banho, lavar as roupas, louças e usar a descarga do vaso sanitário, forma-se o esgoto.

O contato com essa água residual pode causar doenças pela quantidade de microrganismos ou resíduos tóxicos que provocam o crescimento de bactérias, vírus ou fungos.

Daí a importância dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos, pois eles evitam a contaminação e transmissão de doenças.

Além das questões de saúde, o sistema de coleta e tratamento de esgotos também evita a poluição dos córregos, rios e mares, com a preservação dos recursos hídricos e fontes de abastecimento de água.

FONTE: Sabesp. Coleta de esgotos. Disponível em: http://fdnc.io/fu3. Acesso em: 9 mar. 2021.

  1. Observe a representação.
Imagem: Ilustração. Uma cidade no fundo da onde sai um tubo, a rede coletora de esgoto, que vai até um prédio com tanques de água, que é a estação de tratamento de esgoto. Dele sai um tudo que vai até o rio. Ao lado, uma indústria com fumaça saindo das chaminés. Dela sai um tubo que despeja água poluída no rio.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos e fazer um levantamento dos conhecimentos prévios em relação ao processo de tratamento de esgoto.
  • Realizar a leitura compartilhada do texto e esclarecer dúvidas em relação às terminologias e vocabulário, orientando uma consulta ao dicionário e comentando os significados das palavras desconhecidas pelos alunos.
  • Orientar a compreensão de textos que, segundo a Política Nacional de Alfabetização (PNA), é o propósito principal da leitura, conforme destacado na Parte Geral deste Manual do Professor.
  • Solicitar que indiquem se o esgoto da fábrica representada está sendo tratado e que justifiquem a resposta, indicando as consequências dessa ação.
  • Retomar a questão da água proveniente do esgoto, discutindo as características de sua composição e as consequências do contato ou da ingestão para a saúde das pessoas.

    Esgotamento sanitário

    Após o consumo em atividades domésticas, a água incorpora impurezas de diversas naturezas, muitas delas nocivas ao ser humano e ao ambiente, caracterizando o que é conhecido como esgoto sanitário.

    Um sistema de esgotamento sanitário pode ser entendido como conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços, nesse caso, com o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos e com isso evitar a proliferação de doenças e a poluição de corpos hídricos após seu lançamento na natureza.

    Para tanto, o sistema de esgotamento sanitário convencional consiste em duas etapas principais.

MP133

  1. Observe novamente a representação das páginas 96 e 97 e numere as etapas do processo de coleta, tratamento e distribuição da água na sequência em que elas ocorrem.
Imagem: Ilustração. Dois tanques quadrados ao lado de um rio. Fim da imagem.

LEGENDA: A água é retirada de rios e represas. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: 1
Imagem: Ilustração. Um prédio com alguns tanques na frente. Fim da imagem.

LEGENDA: A água passa por um processo de filtração, eliminando partículas menores que ainda estejam presentes. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: 2
Imagem: Ilustração. Uma caixa d’água cilíndrica.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água tratada é armazenada. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: 3
Imagem: Ilustração. Um tubo que sai de um prédio.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água é distribuída à população. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: 4

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Com um adulto de sua convivência, responda às perguntas.
    1. Em seu lugar de viver, todas as pessoas têm acesso a água tratada?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

    1. A água que você utiliza em sua moradia é:

      ( ) tratada e encanada.

      ( ) retirada de um poço.

    1. O esgoto do lugar onde você vive é tratado?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

  1. Avalie a situação do tratamento da água e do esgoto no seu lugar de viver, assinalando uma das opções a seguir.
    PROFESSOR Respostas pessoais

( )

Imagem: Ilustração. Uma emoji sorrindo. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma emoji com expressão neutra. Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Uma emoji triste. Fim da imagem.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Na atividade 2, solicitar aos alunos que, inicialmente, observem as imagens das etapas de limpeza da água em uma estação de tratamento e que numerem as imagens na ordem em que essas etapas acontecem.
  • Na seção Investigue, orientar os alunos para que realizem a atividade como tarefa de casa, perguntando aos adultos de sua convivência como é o tratamento de água e de esgoto no lugar onde vivem, se todas as moradias recebem água tratada encanada e se possuem rede de coleta de esgoto.
  • Socializar as informações levantadas, comparando as realidades e avaliando os serviços de tratamento de água e esgoto no lugar de viver.
  • Realizar uma roda de conversa sobre as consequências para o meio ambiente e para a vida das pessoas quando o tratamento de água e de esgoto não é realizado.

    Boxe complementar:

    Tema Contemporâneo Transversal: Educação ambiental

    Esta é uma oportunidade para refletir sobre o uso racional dos recursos naturais do planeta e sobre o tema educação ambiental. Orientar os alunos a ouvir o episódio “O caminho da água”, do podcast infantil Histórias de ninar para pequenos cientistas. Depois, realizar uma roda de conversa, levantando as informações que mais surpreenderam os alunos. Perguntar se ter conhecido melhor o “caminho” da água contribuiu para que refletissem sobre a importância da sua preservação. Disponível em: http://fdnc.io/fqN. Acesso em: 3 jun. 2021.

    Fim do complemento.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    A atividade de investigação exercita a curiosidade intelectual e o espírito investigativo, conforme preconizam a competência geral da Educação Básica 2 e a competência específica de Geografia 1.

    Fim do complemento.

    A coleta é feita por uma rede de tubulações que conecta a fonte geradora dos esgotos domésticos (casas, prédios, edifícios comerciais) à uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), onde boa parte dos poluentes são removidos da água até que sejam atingidos limites seguros para o lançamento do esgoto tratado em um rio ou lago, também chamados de corpos receptores.

    FONTE: MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. SNIS Água e esgoto. Disponível em: http://fdnc.io/fqL. Acesso em: 3 jun. 2021.

MP134

CAPÍTULO 12. Uso consciente da água

Apesar de existir grande quantidade de água no planeta Terra, a maior parte dela não pode ser consumida pelas pessoas. Por isso, é essencial usar a água de forma consciente nas atividades do dia a dia.

  1. Assinale as atividades feitas em sua moradia que envolvem o uso de água.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    ( ) Cozinhar.

    ( ) Regar as plantas.

    ( ) Tomar banho.

    ( ) Lavar a louça.

    ( ) Beber.

    ( ) Lavar roupas.

    ( ) Limpar a casa.

    ( ) Escovar os dentes.

    ( ) Outras: _____

  1. Em sua moradia, a água utilizada em alguma dessas atividades costuma ser reaproveitada?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

  1. Pense nas atividades assinaladas anteriormente: em alguma delas a água utilizada poderia ser reaproveitada? Se sim, de que forma?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos respondam que sim. Eles podem indicar o reaproveitamento da água usada para lavar roupas, tomar banho, limpar a casa etc. Fim da observação.
  1. Pense em duas sugestões para o uso consciente da água em seu lugar de viver e registre-as a seguir.

    _____

    PROFESSOR Resposta pessoal.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Compartilhe suas sugestões com os colegas e o professor.
PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a pertinência das respostas dos alunos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre como é o uso da água em seu cotidiano.
  • Orientar para que registrem quais atividades que utilizam água são realizadas em sua moradia.
  • Questionar sobre a existência, em sua moradia, de recursos ou equipamentos para que a água seja reaproveitada.
  • Elaborar com os alunos uma lista de atitudes que podem ser tomadas para que a água possa ser reaproveitada. O compromisso individual e a adoção de hábitos responsáveis em relação ao ambiente são objetivos da educação ambiental.

    As atividades do capítulo 12 permitem aos alunos identificar como as pessoas utilizam a água em diversas atividades e refletir sobre atitudes conscientes no uso dos recursos hídricos, de modo a não comprometer seu acesso e qualidade, e propor ações de reaproveitamento de água.

    A BNCC neste capítulo

    Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida.

    Objeto de conhecimento: Impactos das atividades humanas.

MP135

  1. Você já pensou em orientar as pessoas a usar a água de maneira consciente por meio da divulgação de cartazes? Leia o cartaz a seguir.
Imagem: Cartaz. Fundo azul com a ilustração de uma torneira prateada com uma gota pingando. Acima, o texto: feche bem as torneiras depois de utilizá-las. Fim da imagem.
PROFESSOR Atenção professor: Avaliar a pertinência das produções dos alunos. Fim da observação.
PROFESSOR Resposta: Algumas atitudes são: fechar o chuveiro enquanto passa o sabonete e o xampu, fechar a torneira enquanto escova os dentes e usar a água da chuva para lavar o quintal, por exemplo.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Na atividade 5, orientar os alunos na criação dos desenhos e das frases, promovendo uma produção de escrita que vise fomentar o consumo consciente da água.
  • Registrar na lousa uma lista de dicas que incentivem as pessoas a usar a água de maneira consciente. Essas dicas serão apresentadas em forma de cartaz. Para cada dica, incentivar os alunos a pensar em símbolos ou ilustrações adequados para representá-la.
  • Conversar sobre as maneiras de elaborar textos para cartazes, de modo que o texto seja breve, mas transmita a informação completa de como usar racionalmente a água.
  • Distribuir o material necessário para a elaboração dos cartazes, garantindo que sejam afixados em locais com maior circulação de pessoas.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Ao tratar do tema do uso consciente da água, promove-se a construção de argumentações que favorecem a consciência socioambiental, atendendo, assim, à competência geral da Educação Básica 7, à competência específica das Ciências Humanas 6 e à competência específica de Geografia 6. Ao explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade e utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza, os alunos aproximam-se da competência específica de Ciências Humanas 3 e da competência específica de Geografia 1, respectivamente. A proposta de criar cartazes para uma campanha de consumo consciente da água, tendo como base a realidade do lugar de viver, permite o trabalho da construção do conhecimento a partir de diferentes linguagens e gêneros textuais, como preveem a competência geral da Educação Básica 4, a competência específica de Ciências Humanas 7 e a competência específica de Geografia 4.

    Fim do complemento.

    Habilidades: (EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos; (EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.

MP136

Os usos da água

A água doce é utilizada de diversas maneiras pelas pessoas. Uma parte dessa água é empregada em algumas atividades. Veja a seguir.

Geração de energia: por meio do movimento das águas dos rios, é possível gerar energia elétrica. Além disso, essa água também pode ser utilizada para o abastecimento humano.

Imagem: Ilustração. Uma usina hidrelétrica. No fundo, uma cidade com prédios. Representação de elementos que compõem uma usina hidrelétrica. Na parte de cima há uma represa. A água da represa passa por uma barragem. Antes de chegar no rio que está para baixo, há um gerador e uma turbina. Do lado, uma construção, a estação de distribuição.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

Navegação: muitos rios são naturalmente navegáveis, por isso, são utilizados como vias de transporte para mercadorias e pessoas.

Já em outros rios são construídas eclusas que permitem o tráfego de embarcações.

Imagem: Fotografia. Uma usina hidrelétrica.  Fim da imagem.

LEGENDA: Eclusa no Rio Tietê, no município de Barra Bonita, no estado de São Paulo, em 2017. As eclusas são construções feitas no curso dos rios para corrigir desníveis, como cachoeiras e quedas-d’água. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Conversar com os alunos sobre o que sabem a respeito do uso da água pelas pessoas em atividades fora das moradias.
  • Organizar os alunos em grupos e solicitar que cada um leia em voz alta um dos usos da água citados no texto e relate as informações apreendidas e as observações que fez das fotografias, destacando o que mais lhe chamou a atenção.
  • Fazer a leitura da fotografia que representa o uso da água para produção de energia elétrica e explorar com os alunos as características da paisagem para a instalação de uma usina hidrelétrica.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Ao trabalhar os principais usos dos rios e as possíveis causas do comprometimento dos recursos hídricos, é possível utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza, promover a consciência socioambiental e agir com responsabilidade propondo ações sobre questões socioambientais, o que aproxima os alunos das competências específicas de Geografia 1, 6 e 7.

    Fim do complemento.

MP137

Agricultura: nas áreas em que não chove na quantidade e no momento adequados a cada tipo de plantação, ocorre uso de água para a irrigação. Em todo o mundo, a atividade agrícola é a que mais consome água doce.

Imagem: Fotografia. Irrigação feita com canos em uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Uso de água para irrigação de lavoura de milho no município de Buritama, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Indústria: a água é utilizada na produção de alimentos e de papel, por exemplo. Também pode ser utilizada para resfriar máquinas.

Imagem: Fotografia. Um homem de bermuda cinza, botas de borracha e camiseta branca. Ele está na frente de uma máquina cilíndrica da onde sai vapor de água. Fim da imagem.

LEGENDA: Uso de água em indústria de produção de tecidos no município de Guaranésia, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Lazer: as águas dos rios também são usadas em atividades de lazer, como os esportes náuticos e a natação. Muitas pessoas costumam visitar balneários, estâncias termais e cachoeiras.

Imagem: Fotografia. Pessoas nadando em um rio. Elas estão apoiadas em cilindros de isopor boiando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas nadando nas águas do Rio São Francisco, no município de Olho d’Água do Casado, no estado de Alagoas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR
  • Solicitar que indiquem outros usos que podem ser feitos das águas dos rios além do que são mostrados nas fotos. O abastecimento de água, por exemplo, é fundamental para a qualidade de vida e a manutenção da saúde, e a pesca é fonte de subsistência de muitas famílias e costuma ser realizada em diversos locais do Brasil.
  • Comentar sobre a importância da água para cada um dos usos citados e que imaginem como seria a vida das pessoas sem água.

    Para leitura do aluno

    Quem vai salvar a vida?, de Ruth Rocha. São Paulo: Salamandra, 2015.

    O meio ambiente é tudo o que existe ao nosso redor. Pequenas atitudes, como não jogar lixo na rua ou economizar água, são muito importantes para salvar a vida do nosso planeta. O menino desta história está consciente de que a responsabilidade de todos nesse assunto não pode ser delegada, só que seus pais estão alheios ao problema.

    Imagem: Ilustração. Capa de livro. Um menino de bermuda amarela e cabelo castanho na areia da praia. Ele está com as mãos na cintura e olha para a areia que está coberta por lixos: latas, garrafas, caixas. No centro, o título: quem vai salvar a vida?  Fim da imagem.

MP138

  1. Considerando a atividade de geração de energia elétrica, por que é importante preservar a água dos rios?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Para que o volume de água a ser utilizado para a produção de energia não diminua.
  1. Os rios podem ser usados pelas pessoas para transportar o quê?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Para transportar mercadorias e pessoas.
  1. Como a água pode ser utilizada na indústria?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A água pode ser utilizada na produção de alimentos e no resfriamento das máquinas.
  1. Você já praticou alguma atividade de lazer nas águas de um rio? Se sim, qual?

    _____

    PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Além das atividades citadas nas páginas anteriores, as águas dos rios podem ser utilizadas pelas pessoas em quais outras atividades?

    _____

    PROFESSOR Resposta: As águas dos rios também podem ser utilizadas para a navegação, a mineração e a pesca, por exemplo.
  1. A poluição da água dos rios pode prejudicar as atividades citadas anteriormente? Se sim, de que forma?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar que todas essas atividades podem ser prejudicadas. A poluição da água dos rios diminuiria a disponibilidade de água limpa para o consumo humano, para as atividades industriais, para a agricultura, para atividades de lazer e, inclusive, para a geração de energia. A poluição da água pode causar também a contaminação do solo. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas e solicitar que retomem as informações dos textos e das fotografias das páginas anteriores.
  • Retomar os diferentes exemplos de usos das águas dos rios apresentados, chamando a atenção para a situação dos rios no lugar em que vivem.
  • Conversar sobre a importância da preservação da água dos rios para a obtenção da energia elétrica e navegação; sobre o uso da água nas indústrias, na produção ou na lavagem de equipamentos e no resfriamento de máquinas; na agricultura para irrigar as plantações; em diversas atividades de lazer; entre outros.
  • Comentar que o aproveitamento de rios para a geração de energia é muito presente no Brasil, mas que há desvantagens ambientais na construção de usinas hidrelétricas. Explicar que a contenção da água em represas gera alagamentos que podem provocar a destruição de parte da vegetação, o assoreamento de alguns rios, a diminuição ou extinção de espécies da fauna e, em algumas localidades, o deslocamento das populações ribeirinhas e indígenas, muitas delas moradoras das áreas próximas aos rios.
  • Compartilhar as respostas dos alunos para as atividades, realizando, ao final, uma conversa sobre as consequências da poluição da água dos rios.

    O uso da água

    Atualmente, o principal uso de água no país, em termos de quantidade utilizada, é a irrigação. Esse uso corresponde à prática agrícola que utiliza um conjunto de equipamentos e técnicas para suprir a deficiência total ou parcial de água para as culturas, e varia de acordo com a necessidade de cada cultura, tipo de solo, relevo, clima e outras variáveis. Normalmente, a irrigação permite uma suplementação do regime de chuvas, viabilizando o cultivo em regiões com escassez mais acentuada de água, como o semiárido, ou em locais com períodos específicos de seca, como a região central do Brasil.

MP139

Cartografando

Brasil: consumo de água, por tipo de uso (2018)

Imagem: Gráfico. Água usada por atividade a cada 100 litros consumidos. No eixo horizontal, litros. No eixo vertical, atividade.  Atividade: irrigação. Litros: 66.  Atividade: criação animal. Litros: 12.  Atividade: indústria. Litros: 9.  Atividade: abastecimento urbano. Litros: 9.  Atividade: abastecimento rural. Litros: 2.  Atividade: outros. Litros: 2.   Fim da imagem.

Fonte: Agência Nacional de Águas. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2019: informe anual. Brasília: ANA, 2019. p. 32.

  1. No Brasil, qual é o principal uso da água?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Irrigação.
  1. Qual é a atividade econômica que se relaciona a esse uso da água?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Agricultura.
  1. Por que essa atividade econômica utiliza muita água?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Porque as plantas precisam de água para crescer e se desenvolver.
  1. Em sua opinião, que ações poderiam ser realizadas para economizar água nessa atividade econômica?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem indicar que o uso da técnica de irrigação por gotejamento e o armazenamento da água da chuva em reservatórios são exemplos de ações que economizam água. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Alfabetização cartográfica

A atividade permite aos alunos ler e interpretar dados sobre a utilização da água no Brasil por meio de gráfico de barras.

Fim do complemento.

  • Solicitar aos alunos que observem o gráfico e relatem o que entenderam. Verificar se identificam quais atividades utilizam mais água no Brasil.
  • Conversar sobre os símbolos indicados no gráfico e solicitar que sugiram outros símbolos que poderiam ser utilizados.

    Boxe complementar:

    De olho nas competências

    Ao trabalhar a leitura de gráficos, realiza-se um trabalho com uma linguagem singular, favorecendo o desenvolvimento da competência geral da Educação Básica 4, da competência específica de Ciências Humanas 7 e da competência específica de Geografia 4.

    Fim do complemento.

    Estima-se atualmente um total de cerca de 7,3 milhões de hectares de área irrigada no Brasil.

    FONTE: AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil 2019: informe anual. Brasília: ANA, 2019. p. 34. Disponível em: http://fdnc.io/fqP. Acesso em: 3 jun. 2021.

MP140

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou sobre os usos da água no dia a dia e aprendeu várias ações que podem contribuir para o seu consumo consciente. Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

  1. Circule as três atividades realizadas em sua moradia que consomem mais água.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Destaque para as mãos de uma pessoa lavando um prato.  Fim da imagem.

LEGENDA: LAVAR A LOUÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um vaso de flor. Fim da imagem.

LEGENDA: REGAR AS PLANTAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Destaque para uma pessoa apertando a descarga do vaso sanitário. Fim da imagem.

LEGENDA: DAR A DESCARGA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Destaque para uma pessoa pegando um pano amarelo de dentro da máquina de lavar. Fim da imagem.

LEGENDA: LAVAR ROUPA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino de cabelo castanho tomando banho. Fim da imagem.

LEGENDA: TOMAR BANHO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de um balde e uma vassoura. Fim da imagem.

LEGENDA: LIMPAR A CASA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma pessoa bebendo um copo de água. Fim da imagem.

LEGENDA: BEBER. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Panelas no fogão.  Fim da imagem.

LEGENDA: COZINHAR. FIM DA LEGENDA.

  1. A água utilizada em nossa moradia deve ser coletada e levada para uma estação de tratamento de esgoto. Por que é importante que o esgoto seja coletado e tratado?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Para evitar a contaminação das águas, impedindo a transmissão de doenças e apoluição do ambiente.
  1. A água é importante para a realização de várias atividades. A água virtual é a água utilizada para produzir uma mercadoria ou realizar um serviço. A maior parte dos alimentos que consumimos no dia a dia necessita de água para serem produzidos. Observe a imagem da próxima página e responda.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de processo de aprendizagem

As atividades dessa seção possibilitam retomar os conhecimentos trabalhados nos capítulos 11 e 12.

Objetivos de aprendizagem e intencionalidade pedagógica das atividades

  1. Identificar atividades na moradia que consomem mais água e propor solução para a diminuição de consumo.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de, a partir das imagens e dos textos, identificar três atividades na moradia que costumam consumir maior quantidade de água e depois escrever uma produção textual com proposta de redução de consumo para alguma delas.

  1. Reconhecer a importância do tratamento do esgoto.

    Espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer que a coleta e o tratamento de esgoto é um serviço público essencial para garantir a saúde das pessoas e a preservação do ambiente (evitando a contaminação dos solos e rios).

  1. Identificar produtos em que se utiliza muita água no processo de fabricação.

    Espera-se que os alunos, a partir de leitura de infográfico, sejam capazes de reconhecer que em algumas atividades econômicas há um alto consumo de água para a produção e transformação de mercadorias.

MP141

Imagem: Infográfico. Água virtual em alguns produtos. Sequência de ilustrações com gotas do lado representando a quantidade de água. Laranja: para produzir 100 gramas de laranja, são necessários 50 litros de água. Ao lado, 1 gota de água. Ovo: para produzir um ovo, são necessários 200 litros de água. Ao lado, 4 gotas de água. Milho: para produzir 500 gramas de milho, são necessários 450 litros de água. Ao lado, 9 gotas de água. Pão: para produzir 500 gramas de pão, são necessários 650 litros de água. Ao lado, 13 gotas de água. Leite: para produzir 1 litro de leite, são necessários 1.000 litros de água. Ao lado, 20 gotas de água. Queijo: para produzir 500 gramas de queijo, são necessários 2.500 litros de água. Ao lado, 50 gotas de água. Bife: para produzir 300 gramas de carne, são necessários 4.500 litros de água. Ao lado, 90 gotas de água. Fim da imagem.

Fonte: Water Footprint Network. Virtual water inside products. Disponível em: http://fdnc.io/fu4. Acesso em: 22 abr. 2021.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Assinale a resposta que você considera mais apropriada.

PROFESSOR Respostas pessoais.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

Sim

Em parte

Não

a) Reconheço a importância da água no dia a dia?

_____

_____

_____

b) Identifico principais usos da água pelas pessoas?

_____

_____

_____

c) Indico exemplos de cuidados na utilização da água?

_____

_____

_____

Sobre a postura de estudante

Sim

Em parte

Não

d) Participei das aulas e das conversas coletivas?

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_____

e) Elaborei as atividades com responsabilidade?

_____

_____

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Autoavaliação

A autoavaliação é uma atividade individual. Ela permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens e sua postura de estudante, contribuindo para a reflexão sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não é necessário atribuir uma pontuação ou um conceito ao aluno. As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente que não foram aparentemente consolidados.

MP142

Comentários para o professor

Conclusão do módulo dos capítulos 11 e 12

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 11 e 12. Nesse sentido, cabe retomar as respostas dos alunos para a questão problema presente no Desafio à vista!: Quais são as ações que contribuem para o consumo consciente da água?

Sugere-se mostrar aos alunos o registro das respostas para a questão problema do módulo e, na sequência, solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram apreendidos sobre uso da água no dia a dia e nas diferentes atividades das pessoas e sobre a importância de sua conservação.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Por meio das atividades que foram propostas na avaliação de processo de aprendizagem, é possível realizar o acompanhamento dos alunos dentro da experiência contínua de avaliação formativa.

Sugere-se elaborar rubricas e estabelecer pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, considerando os objetivos de aprendizagem e a intencionalidade pedagógica de cada uma delas.

Caso se tenha optado pela realização das atividades em dupla ou em grupo, pode-se avaliar cada aluno a partir de critérios relacionados às contribuições para o trabalho coletivo, ao respeito pelos colegas e à proatividade na execução das propostas.

As atividades de autoavaliação também podem ser incrementadas com outras reflexões: O que achei mais interessante de aprender foi… ; Meu ponto forte no processo de aprender foi… ; O meu desafio maior no processo de aprender foi… ; Eu aprendo melhor quando…

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.