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O QUE EU JÁ SEI?

Avaliação diagnóstica

Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar os seus conhecimentos em Geografia? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Leia o texto sobre a rua onde Tatiana Belinky morou quando criança.

    Rua Itacolomi

    Crescia grama entre os paralelepípedos da Rua Itacolomi quando a nossa pequena família – meus pais e nós três crianças, eu com treze e meus irmãos com dez e quatro anos – se mudou para essa rua tranquila do bairro de Higienópolis.

    A rua era toda arborizada, com simpáticos e bem cuidados jardins na frente de casas boas, alguns verdadeiros palacetes , nos seus amplos terrenos, tudo muito elegante.

Hoje, a Rua Itacolomi é quase um corredor de altos edifícios, muitos dos quais de consultórios e escritórios, e das antigas casas só restou a lembrança, afora algumas mansões [...].

FONTE: Tatiana Belinky. Olhos de ver. São Paulo: Moderna, 2004. p. 9.

  1. Indique dois elementos da paisagem que caracterizavam a rua onde a autora vivia quando era criança.
  1. Quais mudanças na paisagem ocorreram na rua onde ela morava?
  1. Você já presenciou transformações da paisagem no lugar onde vive? Explique.
  1. Existem manifestações culturais no campo e na cidade. Cite duas manifestações culturais do lugar onde você vive.
  1. Uma das frases a seguir traz uma informação incorreta sobre os povos e as comunidades tradicionais do Brasil. Indique qual é a frase e depois explique por que está incorreta.
    1. Os povos e as comunidades tradicionais se organizam e ocupam seus territórios sem valorizar seus antepassados e suas tradições.
    1. Diversos povos e comunidades tradicionais vivem da atividade extrativista, utilizando os recursos extraídos da natureza.
    1. Indígenas, quilombolas, ribeirinhos, castanheiros e pescadores artesanais são exemplos de povos e comunidades tradicionais.

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  1. Podemos representar o espaço geográfico de várias maneiras. Indique o nome dos tipos de representação a seguir utilizando o banco de palavras.

Globo terrestre

Croqui

Planta cartográfica

Maquete

Imagem: Ilustração. Planta baixa de uma quadra, com a legenda indicando o que é cada desenho. Do lado esquerdo, três casas, um prédio e árvores. Do lado direito, uma construção grande azul.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Desenho em 3 dimensões de uma casa.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Maquete de um bairro. Há ruas com carros, casas, prédios e um lago rodeado por ár-vores.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um globo terrestre em um suporte de plástico.  Fim da imagem.
  1. Indique dois exemplos de usos da água pelas pessoas e crie um símbolo para representar cada um deles.
  1. Escreva um pequeno texto indicando duas formas de economizar água.
  1. Considerando que a produção de lixo vem crescendo a cada dia, explique uma ação que as pessoas podem adotar para resolver esse problema.
  1. No Brasil, o desmatamento é uma prática que vem ocorrendo no campo. Explique por que ele costuma acontecer.
  1. Observe a fotografia.
    1. Qual é o problema ambiental retratado na fotografia?

      b) Indique outro problema ambiental comum em grandes cidades.

Imagem: Fotografia. Uma comunidade com casas de tijolos construídas na margem de um rio. O rio está poluído, com pilhas de lixo. Na frente das casas tem varais com roupas penduradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.

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UNIDADE 1. Brasil: aqui é meu país

Imagem: Fotografia. Uma menina de cabelo castanho liso e longo. Ela está sorrindo e sentada de pernas cruzadas. Ela usa uma calça cinza e uma camiseta branca. Atrás dela, imagem do mapa mundi, com os continentes em verde e marrom e o oceano em azul. O Brasil está destacado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Composição de imagens de satélite com o limite do território brasileiro e o município de Goiânia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina de cabelo castanho liso e longo. Ela está sorrindo e sentada de pernas cruzadas. Ela usa uma calça cinza e uma camiseta branca. Atrás dela, imagem do mapa mundi, com os continentes em verde e marrom e o oceano em azul. O Brasil está destacado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Esta é Júlia de Azevedo. Ela vive em Goiânia, um município do estado de Goiás.

O estado de Goiás é uma das unidades da federação do Brasil.

O Brasil está localizado no continente americano. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Qual é o nome do município onde você vive? Ele faz parte de qual unidade da federação brasileira?
  1. Você conhece outros municípios ou unidades da federação? E outros países?

Fim do complemento.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 1 e 2

Como os mapas podem ajudar as pessoas a conhecer o espaço geográfico?

CAPÍTULO 1. Os mapas: representações do espaço geográfico

Os mapas são representações do espaço geográfico. Eles reproduzem a superfície do planeta Terra ou parte dela em superfícies planas, como uma folha de papel.

Os mapas são utilizados, entre outras finalidades, para que as pessoas possam se orientar e localizar objetos e fenômenos.

Ao longo do tempo, as pessoas produziram diversos tipos de mapas em materiais e superfícies variados. Atualmente, os mapas são produzidos, principalmente, em papel ou em meios digitais.

Imagem: Ilustração. Planeta Terra. Seta para a direita. Planeta Terra com uma folha ao redor, formando um cilindro ao redor do planeta. Seta para a direita. Mapa mundi. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática. FIM DA LEGENDA.

Fonte: elaborado com base em Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 10.

  1. Explique com suas palavras o que são os mapas.
  1. Para que servem os mapas?

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  1. Observe os mapas.
Imagem: Fotografia. Um pedaço de rocha marrom com linhas esculpidas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ga-Sur, mapa feito em placa de barro cozida. Ele foi produzido há cerca de 4.500 anos e representa rios e montanhas localizados no atual Iraque, país asiático. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma rocha bege com um mapa desenhado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mapa de Bedolina, feito em rochas há cerca de 4.400 anos. O mapa representava uma aldeia na região do Rio Pó, ao norte da Itália, país europeu. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um mapa antigo, com o leste do Brasil desenhado. No oceano há caravelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Terra Brasilis, mapa de Lopo Homem, feito em pergaminho, em 1519. Esse mapa foi o primeiro a representar as terras que mais tarde formariam o Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Parte do mapa da América do Sul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mapa digital do Brasil, em 2020. Esse mapa pode ser acessado pelo computador e mostra a divisão do território brasileiro. FIM DA LEGENDA.

  1. Em que superfície foi feito o mapa 1?
  1. Em que superfície foi feito o mapa 2?
  1. Em que superfície foi feito o mapa 3?
  1. Qual é a principal diferença entre o mapa 4 e os outros mapas mostrados nesta página?

Boxe complementar:

Você sabia?

O globo terrestre é uma representação tridimensional do planeta Terra. Esse tipo de representação se aproxima mais da forma real do nosso planeta.

Imagem: Fotografia. Um globo terrestre em um suporte de plástico.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

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A produção de mapas e de plantas cartográficas

Atualmente, os mapas são elaborados utilizando as mais variadas tecnologias, como computadores, fotografias aéreas, imagens de satélites artificiais e de radares.

Diversos profissionais especializados em diferentes áreas do conhecimento trabalham na elaboração de mapas e também na criação das plantas cartográficas.

Observe as representações.

Imagem: Fotografia. Imagem via satélite de uma cidade com o mar do lado direito.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte da área urbana do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade, com um grande estádio de futebol no meio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fotografia aérea de parte de um bairro do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. Considere as representações.
    1. O que é a representação 1?
    1. O que é a representação 2?
    1. Qual representação mostra uma área maior do espaço geográfico?
    1. Localize o estádio do Maracanã nas representações. Em qual delas podemos observar mais detalhes do estádio?

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Assim como os mapas, as plantas cartográficas também são representações planas da superfície terrestre. No entanto, as plantas cartográficas geralmente apresentam mais detalhes que os mapas.

  1. Observe a planta cartográfica. Ela foi feita com base na fotografia aérea da página anterior.
Imagem: Mapa. Planta de uma cidade com legenda na parte inferior indicando as construções. No centro, um estádio de futebol. Ao redor há entradas que são rampas ou passarelas e várias árvores es-palhadas. Para a direita do estádio tem uma piscina. Ao redor de todas essas construções há ruas ou avenidas contornando quadras de casas e prédios. Na parte superior do mapa há ferrovias e linhas de metro. Fim da imagem.
Imagem: Mapa. Planta de uma cidade com legenda na parte inferior indicando as construções. No centro, um estádio de futebol. Ao redor há entradas que são rampas ou passarelas e várias árvores es-palhadas. Para a direita do estádio tem uma piscina. Ao redor de todas essas construções há ruas ou avenidas contornando quadras de casas e prédios. Na parte superior do mapa há ferrovias e linhas de metro. Fim da imagem.

LEGENDA: Planta cartográfica elaborada especialmente para esta coleção. FIM DA LEGENDA.

  1. Como os elementos da paisagem registrados na fotografia aérea foram representados na planta cartográfica?
  1. Quais elementos da paisagem indicados na planta cartográfica não haviam sido reconhecidos por você ao observar a fotografia aérea?

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Tipos de mapa

Os mapas não são todos iguais. Cada tipo de mapa apresenta informações específicas. Conheça, a seguir, alguns tipos diferentes de mapa.

Mapa político

Os mapas políticos representam as divisões territoriais entre os países, as unidades da federação e os municípios.

O mapa político do Brasil, por exemplo, representa o território brasileiro e os limites entre as unidades da federação.

1. Brasil: político

Imagem: Mapa. Brasil: divisão política. Mapa do Brasil dividido em estados. Acre. Amazonas. Roraima. Rondônia. Mato Grosso. Pará. Amapá. Maranhão. Piauí. Tocantins. Ceará. Rio Grande do Norte. Paraíba. Pernambuco. Alagoas. Sergipe. Bahia. Distrito Federal. Minas Gerais. Mato Grosso do Sul. Espírito Santo. Rio de Janeiro. São Paulo. Paraná. Santa Catarina. Rio Grande do Sul.  Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 113.

Mapa físico

Os mapas físicos representam algumas características naturais dos espaços geográficos, como a altitude, os rios e os tipos de clima e de vegetação.

2. Brasil: físico - altitudes

Imagem: Mapa. Brasil: físico – altitudes. Mapa do Brasil mostrando os relevos. O marrom mostra altitude de 1.200 metros, e vai ficando mais claro, passando pelas altitudes de 800, 500, 200, 100 e 0. As Áreas de maior altitude são no Sul e Sudeste, onde há trechos de 1.200 metros de altitude que vão diminuindo ao redor. As áreas de atitude zero se concentram na região Norte.   Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 112.

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Mapa temático

Os mapas temáticos representam diferentes informações, como a distribuição da população em uma unidade da federação, as principais atividades econômicas de um país, entre outros.

3. Brasil: turismo

Imagem: Mapa. Brasil: turismo. Mapa do Brasil dividido em estados com algumas áreas coloridas, cada uma representando a principal função turística. Diversificadas: partes da região Norte, Acre, Amazo-nas, norte de Roraima, leste do Amapá. Praias (marítimas, lacustres, fluviais): maior parte do litoral brasileiro e mais pequenas áreas no Amazonas, Pará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Gros-so e uma área maior no Mato Grosso do Sul. Serrana: pequenas áreas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e centro da Bahia. Estâncias hidrominerais: áreas pequenas em Goiás e Minas Gerais. Histórico-culturais: pequenas áreas espalhadas por toda a região Sul e Centro-Oeste e mais al-gumas áreas em Goiás e na região Nordeste. Rurais-ecoturismo: áreas no Amazonas, Pará, Goiás, Mato Grosso e pequenas áreas espalhadas por toda a região Sul e Centro-Oeste. Religiosas: área na Bahia e no Ceará. Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 142.

  1. Reveja o mapa desta página e os da página anterior e indique o que cada um representa.
    1. Mapa 1.
    1. Mapa 2.
    1. Mapa 3.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quando solicitado, comente o que você acabou de aprender em relação aos diferentes tipos de mapa.

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CAPÍTULO 2. Os mapas e as direções cardeais

É importante para as pessoas saber a localização dos lugares: das casas, das escolas, das ruas, entre outros. Para isso, elas podem utilizar pontos de referência e, com base neles, indicar as direções.

As direções podem ser determinadas por meio da observação do movimento do planeta Terra em relação ao Sol.

Observe as fotografias.

Imagem: Fotografia. Uma paisagem de um campo aberto com o sol no horizonte, do lado direito.   Fim da imagem.

LEGENDA: Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2018. Ao amanhecer, o Sol sempre aparece do mesmo lado no horizonte. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma paisagem de um campo aberto com o sol no horizonte, do lado esquerdo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2018. Ao entardecer, o Sol sempre desaparece no lado oposto. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais diferenças podem ser observadas entre as fotos do amanhecer e do entardecer?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Em sua opinião, por que isso acontece? Levante hipóteses e compartilhe com os colegas e o professor.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Você já observou a posição do Sol no amanhecer e no entardecer no seu lugar de viver? Comente com os colegas e o professor o que você observou.

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Boxe complementar:

Investigue

Há muito tempo as pessoas utilizam o Sol para se orientar. Agora, vamos observar a posição do Sol em relação à sua escola e descobrir algumas direções.

  1. Durante três dias, você vai observar a posição do Sol no momento em que chega à escola e quando vai embora, sempre do mesmo local. Lembre-se de nunca olhar diretamente para o Sol, evitando danos à visão.

    Imagem: Ilustração. Duas crianças de uniforme olhando para o sol no horizonte, no meio de prédios. Um menino de cabelo castanho com uma mochila nas costas e uma menina de cabelo castanho on-dulado segurando uma pasta nas mãos. Do lado esquerdo deles há uma escola. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Em sala de aula, faça um desenho representando a posição do Sol no momento em que chegou à escola. Em casa, faça um desenho representando a posição do Sol no momento em que saiu da escola.
  1. Após os três dias, desenhe o Sol observado no início da manhã no canto superior direito de uma folha de papel. No canto superior esquerdo da folha, desenhe o Sol observado no final da tarde.
  1. Tracem uma linha ligando os dois desenhos.
  1. No centro da folha, faça um desenho de sua escola.
  1. Após finalizar o desenho, você vai produzir um texto com suas conclusões sobre a posição do Sol e a localização da escola. Depois, compare essas conclusões com as informações dos quadros a seguir.

    A parte da escola iluminada diretamente pelo Sol, no início da manhã, está na direção leste.

    A parte da escola iluminada diretamente pelo Sol, ao final da tarde, está na direção oeste.

Fim do complemento.

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Os pontos cardeais e a rosa dos ventos

Com base na observação da posição do Sol no horizonte, foram estabelecidos os pontos cardeais. Eles indicam as direções e são abreviados da seguinte maneira:

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ponto cardeal

Abreviação

Norte

N

Sul

S

Leste

L

Oeste

O

Os pontos cardeais são representados em uma figura chamada rosa dos ventos.

Imagem: Ilustração. Uma rosa dos ventos. Duas estrelas, cada uma com quatro pontas e cada ponta indi-cando uma direção diferente. Para cima: N. Para baixo: S. Para a direita: L. Para a esquerda: O. Entre N e O: NO. Entre N e L: NL. Entre S e O: SO. Entre S e L: SE.   Fim da imagem.

Os pontos colaterais indicam as direções situadas entre os pontos cardeais. Eles também são abreviados com siglas. Conheça os pontos colaterais e suas siglas no quadro a seguir.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ponto colateral

Abreviação

Nordeste

NE

Sudeste

SE

Noroeste

NO

Sudoeste

SO

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Além de ajudar as pessoas a se orientar, os pontos cardeais e os pontos colaterais ajudam na localização dos elementos físicos e humanos da paisagem.

  1. Observe a representação.
Imagem: Ilustração. Um bairro. No meio, uma praça com uma rosa dos ventos no centro. De cada um dos lados, uma quadra com construções: uma com casas e uma igreja no meio; uma com um campo de futebol com pessoas jogando e uma arquibancada; uma com uma escola e uma farmácia; uma com supermercado e padaria. Ao redor, quadras com árvores.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. Em qual direção está localizada a igreja?
  1. Em qual direção está localizada a casa lilás?
  1. Em qual direção está localizada a padaria?
  1. Em qual direção está localizado o carro azul?
  1. Imagine que você está no supermercado. Em qual direção precisaria seguir para chegar ao campo de futebol?

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A escala

Representar a superfície terrestre ou parte dela em uma superfície plana não é tarefa simples. Como selecionar os elementos do espaço geográfico que devem ser representados em uma folha de papel? E como reduzir o tamanho desses elementos para que eles possam ser representados de forma proporcional?

Para isso, geógrafos, cartógrafos e outros profissionais elaboram mapas e plantas cartográficas utilizando a escala. Existem dois tipos de escala: a gráfica e a numérica.

Escala gráfica

A escala gráfica é geralmente utilizada nos mapas que representam grandes extensões do espaço geográfico. Veja os exemplos.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Escala gráfica

Significado

Ilustração. Uma barra horizontal de escala, que vai de 0 até 100km.

Indica que 1 centímetro, no mapa, corresponde a 100 quilômetros no espaço real.

Ilustração. Uma barra horizontal de escala, que vai de 0 até 250km.

Indica que 1 centímetro, no mapa, corresponde a 250 quilômetros no espaço real.

  1. Leia a escala do mapa.

Brasil: político

Imagem: Mapa. Brasil: político. Mapa do Brasil dividido em estados, em cada um está a sua sigla: AC. AM. RR. RO. PA. AP. TO. MT. DF. GO. MS. MA. PI. CE. RN. PB. PE. AL. SE. BA. MG. ES. RJ. SP. PR. SC. RS.   Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 90.

  1. Qual é o tipo de escala que está sendo utilizada no mapa?
  1. O que essa escala indica?
  1. Por que utilizamos a escala gráfica em um mapa?

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  1. Observe os mapas.
Imagem: Mapa. Na parte de cima, uma rosa dos ventos. A seguir, três mapas de diferentes tamanhos, mostrando a mesma coisa. 1: escala 1 para 1.270km; mapa pequeno do Brasil com uma linha hori-zontal que passa pela região Norte, linha do Equador, e uma linha na vertical, linha de 50°. 2: es-cala 1 para 730km; mapa médio do Brasil com uma linha horizontal que passa pela região Norte, linha do Equador, e uma linha na vertical, linha de 50°. 3: escala 1 para 450km; mapa grande do Brasil com uma linha horizontal que passa pela região Norte, linha do Equador, e uma linha na vertical, linha de 50°. Fim da imagem.

Fonte: mapas elaborados com base em IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 90.

  1. Qual mapa mostra mais detalhes do território brasileiro?
  1. Qual mapa mostra menos detalhes do território brasileiro?
  1. Um centímetro no mapa 1 corresponde a quantos quilômetros no espaço real?
  1. Um centímetro no mapa 2 corresponde a quantos quilômetros no espaço real?
  1. Um centímetro no mapa 3 corresponde a quantos quilômetros no espaço real?

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Escala numérica

A escala numérica aparece, principalmente, nas plantas cartográficas, mas também pode ser encontrada nos mapas.

Veja os exemplos.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Escala numérica

Como se lê

Significado

1:100

Um por cem.

Indica que 1 centímetro, na planta cartográfica ou no mapa, corresponde a 100 centímetros no espaço real.

1:1.000

Um por mil.

Indica que 1 centímetro, na planta cartográfica ou no mapa, corresponde a 1.000 centímetros no espaço real.

Como podemos utilizar a escala numérica para criar a planta cartográfica da sala de aula?

Observe no quadro a seguir as medidas reais de uma sala de aula, em metros.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Medidas reais da sala de aula (em metros)

Elementos

Comprimento

Largura

Sala de aula

10 m

6 m

Porta

1 m

Agora, observe no quadro a seguir as medidas da mesma sala de aula reduzidas na escala numérica 1:100.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Medidas da sala de aula reduzidas para a escala 1:100

Elementos

Comprimento

Largura

Sala de aula

10 cm

6 cm

Porta

1 cm

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Escrevam um texto que explique como podemos reduzir as medidas reais de uma sala de aula utilizando a escala 1:100.
    • Compartilhem o texto com os demais colegas e o professor.

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Observe como foi representada a planta cartográfica da sala de aula com as medidas reduzidas na escala numérica 1:100.

Imagem: Ilustração. Malha quadriculada com o desenho da planta de uma sala de aula e legenda na parte inferior, indicando: carteira, mesa do professor, janela, porta, armário. A porta está na parede superior à direita. Embaixo, mesa do professor e na parede inferior tem 3 armários. Ao lado dos armários há uma janela, que tem o tamanho de 3 quadradinho. No restante da área da sala tem quatro fileiras de carteiras, cada uma com quatro carteiras. Fim da imagem.
  1. Agora é a sua vez! Faça uma planta cartográfica da sala de aula onde você estuda utilizando a escala numérica 1:100. Siga as orientações.
    1. Utilizando uma fita métrica, ou outro instrumento de medida, meça com os colegas a sala de aula e seus principais elementos.
    1. Registre as medidas da sala de aula e de seus principais elementos em um quadro no seu caderno.
    1. Em seguida, reduza as medidas para que possa representar a sala de aula em uma folha de papel, utilizando a escala numérica 1:100.

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    1. Se possível, desenhe a planta cartográfica da sala de aula em um papel quadriculado. Lembre-se de compor a legenda da planta cartográfica.
      • Apresente a sua planta cartográfica da sala de aula para os colegas e o professor.

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Cartografando

Os mapas são representações do espaço geográfico. Os continentes, os países, as unidades da federação e os municípios podem ser representados no papel, de forma reduzida, com o uso da escala.

Assim como os textos, os mapas transmitem informações que precisam ser lidas e interpretadas. Eles apresentam elementos que facilitam a leitura e a interpretação. Veja, a seguir, os principais elementos do mapa.

Rio Grande do Sul: principais vias de transporte

O título indica o assunto tratado no mapa.

Imagem: Mapa. Na parte superior, título. O título indica o assunto tratado no mapa. Rio Grande do Sul: principais vias de transporte. No canto esquerdo, legenda. A legenda informa o significado dos símbolos utilizados no mapa. No canto direito, rosa dos ventos e escala. A rosa dos ventos indica a orientação do mapa. A escala indica quanto o espaço real foi reduzido para ser representado no mapa. Embaixo, fonte. A fonte indica a origem das informações representadas no mapa. O mapa mostra o estado do Rio Grande do Sul, com linhas vermelhas por toda a área, representando as estradas e algumas linhas pretas representando as rodovias. Capital do estado: Porto Alegre. Aeroportos: Santo Ângelo, Uruguaiana, Santa maria, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Porto Alegre e Pelotas. Cidades importantes além das citadas: Santana do livramento, Santa Cruz do Sul, São Lourenço. Porto: Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande.  Fim da imagem.

A legenda informa o significado dos símbolos utilizados no mapa.

A rosa dos ventos indica a orientação do mapa.

A escala indica quanto o espaço real foi reduzido para ser representado no mapa.

Fonte: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Atlas socioeconômico Rio Grande do Sul. Infraestrutura. Modais de Transporte. Disponível em: http://fdnc.io/fr3. Acesso em: 24 fev. 2021.

A fonte indica a origem das informações representadas no mapa.

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  1. Leia e interprete o mapa da página anterior.
    1. Quais são os cinco elementos principais de um mapa?
    1. Qual é o título do mapa?
    1. Qual é o tipo de escala que foi utilizado no mapa?
    1. O que a escala indica?
    1. Leia a legenda. Em seguida, liste três elementos representados no mapa.
    1. Para que serve a legenda de um mapa?
    1. Qual é a capital do estado do Rio Grande do Sul? Explique como você chegou a essa resposta.
    1. Liste outras três cidades que foram representadas no mapa.
    1. Por que é importante que os mapas tenham rosa dos ventos?
    1. O que a fonte de um mapa indica?
  1. Agora, leia e interprete o mapa.

Roraima: principais vias de transporte

Imagem: Mapa. Roraima: principais vias de transporte. Mapa do estado de Roraima. Capital do estado: Boa Vista. Cidades: Uiramutã, Pacaraima, Amajari, Normandia, Bonfim, Alto Alegre, Cantá, Mucajaí, Iracema, Cacaraí, São luiz, Rorainópolis, Caroebe, São João da Baliza. Aeroporto: Boa Vista. Os rios estão destacados em azul e as rodovias em vermelho. As rodovias ligam as principais cidades.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE Educa. Crianças. Mapas estaduais: Roraima. Disponível em: http://fdnc.io/fr4. Acesso em: 14 fev. 2021.

  1. Qual é o título desse mapa?
  1. Qual é o tipo de escala que foi utilizado no mapa?
  1. Leia a legenda e cite dois elementos representados no mapa.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você aprendeu sobre os mapas e também estudou as direções cardeais e colaterais.

Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Leia e interprete o mapa.

Região Sul: econômico (2019)

Imagem: Mapa. Região Sul: econômico (2019). Mapa da região sul dividido em estados. Dentro de cada um, ilustrações representando as atividades econômicas. Paraná, capital Curitiba: algodão, café, milho, soja, suínos, erva-mate, galináceos, madeira, feijão, arroz, trigo e mandioca. Santa Catari-na, capital Florianópolis: galináceos, suínos, feijão, mandioca, madeira e arroz. Rio Grande do Sul, capital Porto Alegre: bovinos, suínos, arroz, milho, uva, soja, trigo, galináceos, ovinos, erva-mate e mandioca.  Fim da imagem.

FONTE: Fontes: IBGE. Produção da extração vegetal e da silvicultura 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020; Produção agrícola municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020; Produção pecuária municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

  1. Qual é o título do mapa acima?
  1. Trata-se de um mapa: político, físico ou temático?
  1. Qual é o tipo de escala que foi utilizado no mapa? O que ela indica?
  1. Os cinco elementos principais de um mapa foram representados? Quais são eles?
  1. Onde podemos identificar o significado dos símbolos nesse mapa?

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  1. Observe a representação.
Imagem: Ilustração. Uma rua na horizontal e duas na vertical. Na primeira quadra tem a casa da Flávia e na segunda quadra a casa do Fernando. Na segunda fileira, segunda quadra, tem a casa da Larissa, do lado de uma praça com a rosa dos ventos. Uma linha vermelha com uma seta sai da casa da Larissa, segue pela calçada na horizontal para a direita, segue para cima pela faixa de pedestres e depois para a esquerda na calçada até a casa de Fernando.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. Em qual direção se localiza a casa de Flávia? E a de Fernando?
  1. Descreva o caminho que Larissa deve fazer para chegar à casa de Fernando.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Sei indicar para que servem os mapas?

b) Identifico diversos tipos de mapas?

c) Reconheço os principais elementos que constituem os mapas?

d) Sei determinar os pontos cardeais e colaterais?

Sobre a postura de estudante

e) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo?

f) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade?

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 3 e 4

Como é a organização político-administrativa do Brasil?

CAPÍTULO 3. Brasil: unidades político-administrativas

Atualmente, o território brasileiro apresenta uma divisão político-administrativa em unidades da federação e municípios. As unidades da federação constituem-se nos 26 estados e no Distrito Federal.

Vamos conhecer um pouco sobre o município de Goiânia, capital do estado de Goiás.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais elementos da paisagem podem ser identificados na fotografia de parte do município de Goiânia?
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma paisagem de parque com árvores e um lago. Na frente, uma rota-tória e uma avenida. Ao fundo, prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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O município de Goiânia localiza-se em Goiás, uma das unidades da federação brasileira.

Em 2020, o estado de Goiás era formado por 246 municípios.

  1. Observe a divisão do estado de Goiás em municípios.

Goiás: divisão municipal (2017)

Imagem: Mapa. Goiás: divisão municipal (2017). Mapa do estado de Goiás dividido em cidades. Ao redor: Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Brasília e Mato Grosso do Sul. No Distrito Federa, capital federal: Brasília. No meio de Goiás, está destacada uma cidade: Goiânia. Fazendo divisa com Goiânia, as cidades: Goianira, Santo Antônio de Goiás, Nerópolis, Goianápolis, Trindade, Goiânia, Senador Canedo, Abadia de Goiás e Aparecida de Goiânia.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE Mapas. Mapa político do estado de Goiás. Disponível em: http://fdnc.io/frf. Acesso em: 5 abr. 2021.

  1. Goiânia é a capital do estado de Goiás. No mapa, qual é o número que indica a localização de Goiânia?
  1. Cite três municípios que estão localizados próximo a Goiânia.
  1. Cite três unidades da federação que fazem divisa com o estado de Goiás.
  1. Quantos municípios o estado de Goiás tinha em 2020?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Localize o Distrito Federal no mapa. O que você sabe sobre essa unidade da federação?

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Cartografando

  1. Observe a planta cartográfica de parte do município de Goiânia.

Planta cartográfica de parte do município de Goiânia

Imagem: Mapa. Planta cartográfica de parte do município de Goiânia. Mapa com ruas e praças. As praças: Praça Almirante Tamandaré, Bosque Buritis e Praça Cívica. Abaixo, uma legenda com alguns lo-cais. Prefeitura: na rua Dez, dentro da Praça Cívica. Museu de Artes de Goiânia: na Rua Um, den-tro do Bosque dos Buritis. Teatro: na Avenida Tocantins. Shopping Center: na Avenida Araguaia. Hospital: na Rua Cinco. Igreja: na Alameda dos Buritis. Restaurante: na Rua Três. Centro Cultural: na Rua Doutor Olinto Manso Pereira. Assembleia Legislativa: na Alameda dos Buritis, dentro do Bosque dos Buritis.  Fim da imagem.
Imagem: Mapa. Planta cartográfica de parte do município de Goiânia. Mapa com ruas e praças. As praças: Praça Almirante Tamandaré, Bosque Buritis e Praça Cívica. Abaixo, uma legenda com alguns lo-cais. Prefeitura: na rua Dez, dentro da Praça Cívica. Museu de Artes de Goiânia: na Rua Um, den-tro do Bosque dos Buritis. Teatro: na Avenida Tocantins. Shopping Center: na Avenida Araguaia. Hospital: na Rua Cinco. Igreja: na Alameda dos Buritis. Restaurante: na Rua Três. Centro Cultural: na Rua Doutor Olinto Manso Pereira. Assembleia Legislativa: na Alameda dos Buritis, dentro do Bosque dos Buritis.  Fim da imagem.

Fonte: Google Maps. Disponível em: http://fdnc.io/dFh. Acesso em: 14 mar. 2021.

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  1. Na planta cartográfica, em quais quadrículas o Bosque dos Buritis está localizado?
  1. Em qual quadrícula localiza-se:
    • o hospital?
    • o teatro?
    • a prefeitura?
    • a igreja?
    • o shopping center?
    1. Observe a fotografia.
Imagem: Fotografia. Cruzamento de duas avenidas, com duas rotatórias. Ao redor, áreas de construção e áreas de vegetação. Acima, um avião voando inclinado com uma linha na diagonal até a fotogra-fia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. De qual ponto de vista essa fotografia foi feita?
  1. Quais elementos da paisagem podem ser identificados?
  1. O que a fotografia do município de Goiânia retrata: o espaço urbano, o espaço rural ou ambos? Justifique sua resposta.

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Brasil: unidades da federação e as regiões

Como vimos, o Brasil está dividido em 26 estados e o Distrito Federal, que são chamados unidades da federação ou unidades federativas.

Nos mapas, as unidades da federação podem estar indicadas pelos seus nomes ou pelas siglas correspondentes aos nomes.

No Brasil atual, as unidades da federação podem ser agrupadas em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essas regiões foram estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa divisão regional do IBGE, foram agrupadas unidades da federação com aspectos econômicos, sociais e naturais semelhantes.

  1. Leia e interprete o mapa.

Brasil: divisão regional

Imagem: Mapa. Brasil: divisão regional. Mapa do Brasil dividido em estados e regiões. Cada região está colorida de uma cor. Região Norte. Acre (AC). Amazonas (AM). Roraima (RR). Rondônia (RO). Pará (PA). Amapá (AP). Tocantins (TO). Região Centro-Oeste. Mato Grosso (MT). Distrito Federal (DF). Goiás (GO). Mato Grosso do Sul (MS). Região Nordeste. Maranhão (MA). Piauí (PI). Ceará (CE). Rio Grande do Norte (RN). Paraíba (PB). Pernambuco (PE). Alagoas (AL). Sergipe (SE). Bahia (BA). Região Sudeste. Minas Gerais (MG). Espírito Santo (ES). Rio de Janeiro (RJ). São Paulo (SP). Região Sul. Paraná (PR). Santa Catarina (SC). Rio Grande do Sul (RS). Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.

  1. Em qual unidade da federação você vive?
  1. Qual é a sigla que representa essa unidade da federação?
  1. Em qual região se localiza a unidade da federação onde você vive?
  1. Quais outras unidades da federação fazem parte dessa região? Escreva as siglas delas.

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Divisão geoeconômica

Existem outras formas de divisão do território brasileiro em regiões.

A chamada divisão regional geoeconômica , por exemplo, baseia-se em aspectos de ordem econômica e histórica.

Nessa divisão regional, ao contrário da divisão estabelecida pelo IBGE, os limites regionais não correspondem aos limites das unidades da federação. De acordo com ela, o Brasil apresenta três regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

  1. Leia e interprete o mapa.

Brasil: divisão geoeconômica

Imagem: Mapa. Brasil: divisão geoeconômica. Mapa do Brasil dividido em cores, cada uma representando uma divisão geoeconômica. Amazônia: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Para, Amapá e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Nordeste? Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e partes do Maranhão, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Cen-tro-Sul: Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Ca-tarina, Rio Grande do Sul e parte do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 150.

  1. Compare os mapas da divisão regional do Brasil proposta pelo IBGE e o da divisão geoeconômica. Quais são as principais diferenças entre eles?
  1. Observe atentamente a divisão geoeconômica do Brasil. Cite as unidades da federação que estão inseridas em duas regiões geoeconômicas simultaneamente, isto é, ao mesmo tempo.
  1. A unidade da federação onde você vive faz parte de qual ou de quais regiões geoeconômicas?

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Brasil: limites e divisas

Você sabe como os limites entre municípios, estados e países são demarcados? Observe as placas.

Imagem: Fotografia. Uma placa azul retangular na beira da estrada. Texto na placa: limite de municípios. Xique-xique e Itaguaçu da Bahia.   Fim da imagem.

LEGENDA: Placa no limite entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma placa azul retangular na beira da estrada. Texto na placa: divisa de estados. Mi-nas Gerais, Goiás e Rio São Marcos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Placa na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Os limites entre os municípios e as divisas entre os estados podem ser sinalizados por meio de placas. Há limites de municípios e divisas de estados estabelecidos a partir de algum elemento da paisagem, como um rio, uma serra, uma rodovia, uma linha férrea, entre outros.

Do mesmo modo, elementos naturais ou construídos pelas pessoas costumam ser usados para indicar os limites do território de um país. Chamamos de fronteira a área ou faixa ao longo da linha de limite entre dois territórios.

Imagem: Fotografia. Paisagem mostrando o encontro de dois rios: Rio Iguaçu e Rio Paraná. Nas margens dos rios, forma-se três blocos de terra, cada um é um país: Paraguai, Argentina e Brasil.   Fim da imagem.

LEGENDA: Os rios Iguaçu e Paraná demarcam a fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

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  1. Observe o mapa do município de Quilombo, localizado no estado de Santa Catarina.

Município de Quilombo

Imagem: Mapa. Município de Quilombo. Mapa da região de Quilombo. Ao redor, as cidades: Formosa do Sul, Santiago do Sul, São Domingos, Ipuaçu, Entre Rios, Marema, lajeado Grande, Coronel Freitas, União do Oeste e Jardinópolis. Há dois rios em Quilombo: Rio do Ouro e Rio Chapecó. Linhas vermelhas indicam as rodovias principais: uma na vertical quem se ramifica em duas na parte superior do município.   Fim da imagem.
Imagem: Mapa. Município de Quilombo. Mapa da região de Quilombo. Ao redor, as cidades: Formosa do Sul, Santiago do Sul, São Domingos, Ipuaçu, Entre Rios, Marema, lajeado Grande, Coronel Freitas, União do Oeste e Jardinópolis. Há dois rios em Quilombo: Rio do Ouro e Rio Chapecó. Linhas vermelhas indicam as rodovias principais: uma na vertical quem se ramifica em duas na parte superior do município.   Fim da imagem.

Fonte: IBGE Mapas. Mapa municipal estatístico – Quilombo (SC). Disponível em: http://fdnc.io/frk. Acesso em: 14 fev. 2021.

  1. Agora, observe o mapa do município de Santa Isabel do Ivaí, localizado no estado do Paraná.

Município de Santa Isabel do Ivaí

Imagem: Mapa. Município de Santa Isabel do Ivaí. Mapa da região de Santa Isabel do Ivaí. Ao redor, as cidades: Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Icaraíma, Ivaté, Douradina, Tapira, Santa Mônica, Cidade Gaúcha, Planalto do Paraná, Loanda, Nova londrina, Marilena, São Pedro do Paraná e Porto Rico. Há dois rios em Santa Isabel do Ivaí: Rio Tamanduateí e Rio Taquara. Li-nhas vermelhas indicam as rodovias principais: linhas irregulares ao norte de Santa Isabel do Ivaí.    Fim da imagem.
Imagem: Mapa. Município de Santa Isabel do Ivaí. Mapa da região de Santa Isabel do Ivaí. Ao redor, as cidades: Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Icaraíma, Ivaté, Douradina, Tapira, Santa Mônica, Cidade Gaúcha, Planalto do Paraná, Loanda, Nova londrina, Marilena, São Pedro do Paraná e Porto Rico. Há dois rios em Santa Isabel do Ivaí: Rio Tamanduateí e Rio Taquara. Li-nhas vermelhas indicam as rodovias principais: linhas irregulares ao norte de Santa Isabel do Ivaí.    Fim da imagem.

Fonte: IBGE Mapas. Mapa municipal estatístico – Santa Isabel do Ivaí (PR). Disponível em: http://fdnc.io/frj. Acesso em: 14 fev. 2021.

  1. Quais municípios fazem limite com o município onde você vive?

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O Brasil e os continentes

O Brasil está localizado na parte sul do continente americano, também conhecida como América do Sul.

Para localizar os lugares com mais exatidão, foram criadas linhas imaginárias. As linhas imaginárias são traçadas nos mapas e nos globos terrestres.

Vamos saber mais sobre elas? Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Os paralelos

Os paralelos correspondem às linhas horizontais traçadas nos mapas e nos globos terrestres.

A linha do Equador é um paralelo importante. Ela divide a esfera terrestre em hemisfério norte e hemisfério sul.

Além da linha do Equador, existem outros paralelos importantes, como o Círculo Polar Ártico, o Trópico de Câncer, o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

Globo terrestre: hemisférios norte e sul

Imagem: Ilustração. Globo terrestre com uma linha na horizontal, Equador. Para cima: Hemisfério Norte, os continentes estão vermelhos. E são cortados pelo Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer. Para baixo: Hemisfério Sul, os continentes estão amarelos. E são cortados pelo Círculo polar An-tártico e Trópico de Capricórnio.   Fim da imagem.

Os meridianos

Os meridianos correspondem às linhas verticais traçadas nos mapas e nos globos terrestres.

O mais importante deles é o Meridiano de Greenwich, que divide a esfera terrestre em hemisfério leste (ou oriental) e hemisfério oeste (ou ocidental).

Globo terrestre: hemisférios leste e oeste

Imagem: Ilustração. Globo terrestre com uma linha na vertical: Meridiano de Greenwich. Para a esquerda, Hemisfério Oeste, os continentes estão em laranja. Para a direita, Hemisfério Leste, os continen-tes estão em verde.   Fim da imagem.

FONTE: Fonte das ilustrações: elaborado com base em IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 18.

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Planisfério é o nome dado aos mapas que representam toda a superfície terrestre em um plano.

Planisfério: continentes e oceanos

Imagem: Mapa. Planisfério: continentes e oceanos. Mapa do planeta Terra com os continentes coloridos e os oceanos em azul: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Pacífico. A le-genda indica os continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania. Tem linhas na horizontal, de cima para baixo: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador, Trópico de Capri-córnio e Círculo Polar Antártico. Na vertical: Meridiano de Greenwich.    Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 34.

  1. Trace uma linha na esfera dividindo-a em duas partes iguais. Ela será o paralelo principal, isto é, a linha do Equador. Escreva o nome dessa linha e identifique, na esfera, os hemisférios norte e sul.
  1. Agora, com uma cor diferente, trace, na esfera, o Meridiano de Greenwich. Escreva o nome dele e identifique os hemisférios leste e oeste.
  1. Se quiser, faça o contorno dos continentes e pinte cada um com uma cor. Você também pode traçar e identificar os demais paralelos.
Imagem: Fotografia. Destaque para a mão de uma pessoa traçando uma linha horizontal em uma bolinha de isopor com uma caneta preta. Na mesa há uma caneta vermelha.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Destaque para a mão de uma pessoa traçando uma linha vertical em uma bolinha de isopor com uma caneta vermelha. Na mesa há uma caneta preta.  Fim da imagem.

40

CAPÍTULO 4. Quem governa o município, a unidade da federação e o país?

Não é uma tarefa fácil administrar um município, uma unidade da federação ou um país. Os governantes dessas unidades político-administrativas devem cumprir as leis que são criadas para atender às necessidades da população. No Brasil, os governantes e os responsáveis pela elaboração das leis são escolhidos por meio do voto.

Poder Legislativo

No município, os vereadores têm a função de criar leis ou rever as que já existem. Eles trabalham na Câmara Municipal, também conhecida como Câmara de Vereadores.

Existem leis que também são criadas para atender às necessidades da população de cada unidade da federação. Elas são de responsabilidade dos deputados estaduais e distritais, que trabalham na Assembleia Legislativa.

A elaboração e a revisão das leis do país são responsabilidades dos deputados federais e dos senadores. Eles trabalham no Congresso Nacional, localizado em Brasília.

Imagem: Fotografia. Fachada da Câmara Municipal de Campinas. Prédio antigo e cinza, com uma grade azul na frente, escada e uma rampa.   Fim da imagem.

LEGENDA: Câmara de Vereadores no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná. Um prédio cinza com janelas grandes de vidro e uma grade branca na frente.   Fim da imagem.

LEGENDA: Fachada da Assembleia Legislativa do estado do Paraná, localizada no município de Curitiba, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de duas torres altas e de cada lado uma construção com o formato de uma parte de uma esfera. Na frente, um lago e áreas gramadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fachada do Congresso Nacional em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. No prédio do Congresso Nacional estão o plenário do Senado Federal e a Câmara dos Deputados. FIM DA LEGENDA.

  1. Quem são as pessoas responsáveis por fazer as leis no município? E na unidade da federação? E no país?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que a criação de leis é importante nos municípios, nas unidades da federação e no país?

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E quem são as pessoas responsáveis por colocar em prática as leis e garantir que sejam atendidas as necessidades da população?

Poder Executivo

No município, o prefeito é o responsável por executar ações de administração. Ele nomeia secretários municipais para ajudá-lo a resolver problemas ligados à saúde, ao transporte, à educação, ao meio ambiente e a outros assuntos.

Imagem: Fotografia. Fachada da Prefeitura de Esmeralda. Prédio branco e azul na frente de um jardim com canteiros com flores e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sede da prefeitura municipal de Esmeralda, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Na unidade da federação, o governador, com os secretários estaduais, tem o dever de promover ações e políticas em favor da melhoria da qualidade de vida dos habitantes da unidade da federação que governa.

No país, a execução de ações em favor da população fica a cargo do presidente. O presidente trabalha com uma equipe de ministros e outros funcionários públicos.

Imagem: Fotografia. Fachada de uma construção antiga amarela e branca, com uma escadaria na frente e uma estátua.   Fim da imagem.

LEGENDA: Sede do governo do estado do Espírito Santo, no município de Vitória, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Poder Judiciário

Há também representantes do poder público, como juízes e desembargadores, que são responsáveis por garantir o cumprimento das leis.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quem são as pessoas responsáveis pela execução das leis no município? E na unidade da federação? E no país?
Imagem: Fotografia. Um gramado com duas fileiras de prédios com fachada de vidro, um de cada lado.   Fim da imagem.

LEGENDA: Edifícios que abrigam os ministérios do governo federal em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.

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O papel dos cidadãos

Os administradores do município, da unidade da federação e do país têm muitas responsabilidades. Por isso, os eleitores devem escolher com cuidado em quem votar e fiscalizar o trabalho dos governantes eleitos.

Também é importante que as pessoas exercitem a cidadania participando diretamente da criação de políticas públicas. Os conselhos municipais, ou conselhos de políticas públicas, são uma das formas de os habitantes de um município participarem do planejamento e da fiscalização das ações do governo em diversas áreas, como educação e saúde. Qualquer cidadão ou grupo de pessoas pode propor a criação de um conselho municipal no lugar onde vive.

  1. Por que é importante que os eleitores escolham com responsabilidade os governantes?
  1. Qual é a importância dos conselhos municipais?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que o trabalho dos governantes deve ser fiscalizado pela população?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em uma roda de conversa, debata a seguinte questão:

Considerando o seu lugar de viver, quais ações envolvendo governantes e cidadãos poderiam melhorar a qualidade de vida da população?

Imagem: Ilustração. Pessoas com cartazes e bandeiras. Da esquerda para a direita: uma menina negra de camiseta azul segurando uma bandeira em uma mão e com o outro braço erguido. Uma mulher de cabelo preto e liso segurando um cartaz amarelo acima da cabeça. Uma mulher negra de ca-belo curto segurando um cartaz branco. Um homem de cabelo castanho e camiseta branca com um braço erguido para cima. Uma mulher de cabelo branco usando camiseta, saia e um casado, segurando um cartar amarelo. Um homem de cabelo preto e barba segurando um megafone em uma mão e um cartaz laranja na outra. M homem loiro de camiseta amarela sentado em uma cadeira de rodas, segurando um cartaz branco.  Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Você sabia?

Brasília é a capital do Brasil, e nela está a sede do governo federal

Brasília faz parte do Distrito Federal, que é uma das unidades da federação brasileiras. No Distrito Federal estão alocados as sedes do governo federal brasileiro, assim como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

Brasília não é um município e, sim, uma cidade. Quem mora nela não escolhe um prefeito, mas um governador, que é responsável por administrar todo o Distrito Federal.

O Distrito Federal é dividido em regiões administrativas. Entre as diversas regiões administrativas, podemos citar Taguatinga, Ceilândia, Paranoá, Águas Claras e Samambaia.

Com exceção de Brasília, as regiões administrativas também são conhecidas como cidades-satélites, e todas elas são governadas pelo governador do Distrito Federal.

Distrito Federal

Imagem: Mapa. Distrito Federal. A área do Distrito Federal está em rosa claro, ao redor: Goiás e Minas Gerais no canto inferior direito. Há algumas áreas destacadas em rosa mais escuro, representan-do área urbanizada: Planaltina, Sobradinho, Paranoá, Plano piloto, Guará, Cruzeiro, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama e Brazlândia. Em verde estão destacados: Parque nacional de Brasília e Jardim Botânico de Brasília. Há um aeroporto internacional ao norte do Jardim Botânico. Linhas vermelhas indicam as rodovias, por toda a área com maior concentração nas áreas urbanizadas, linhas pretas as ferrovias e azuis os rios.  Fim da imagem.

Imagem: Mapa. Distrito Federal. A área do Distrito Federal está em rosa claro, ao redor: Goiás e Minas Gerais no canto inferior direito. Há algumas áreas destacadas em rosa mais escuro, representan-do área urbanizada: Planaltina, Sobradinho, Paranoá, Plano piloto, Guará, Cruzeiro, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama e Brazlândia. Em verde estão destacados: Parque nacional de Brasília e Jardim Botânico de Brasília. Há um aeroporto internacional ao norte do Jardim Botânico. Linhas vermelhas indicam as rodovias, por toda a área com maior concentração nas áreas urbanizadas, linhas pretas as ferrovias e azuis os rios.  Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 157.

Fim do complemento.

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Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Converse com um adulto de sua convivência e pesquise informações em livros e na internet para responder às perguntas a seguir.

  1. Quando teve início o mandato do prefeito do município onde você vive? E quando vai terminar?
  1. Cite duas secretarias municipais que existem no município onde você vive.
  1. Existem conselhos municipais no seu município? De quais áreas?
  1. Quantos vereadores trabalham na Câmara Municipal do município onde você vive?
  1. No município onde você vive, os governantes têm cumprido seus deveres com relação:
    1. à saúde?
    1. à educação?
    1. ao meio ambiente?
      • Apresente os dados coletados para o professor e relate oralmente o que você aprendeu sobre o município onde vive.

        Imagem: Ilustração. Um grupo de crianças de uniforme com camiseta branca de mangas azuis, sentadas ao redor de uma mesa redonda. Uma menina de cabelo castanho preso em um rabo; uma menina loira de cabelo liso; uma menina morena de cabelo preso em maria-chiquinha; uma menina ori-ental de cabelo preto e liso, um menino moreno de cabelo curto e um menino loiro de cabelo liso. Na mesa há papéis espalhados, canetas e réguas. Ao lado da mesa, uma mulher de cabelo castanho cacheado usando um vestido rosa. Eles estão em uma sala e no fundo tem um armário com livros e um globo terrestre. Fim da imagem.

Fim do complemento.

45

  1. Vamos promover uma eleição em sala de aula para a escolha do novo prefeito do município? O desafio é que os candidatos e os eleitores só podem ser crianças. Siga as orientações para organizar a eleição.

    Imagem: Fotografia. Uma urna eletrônica.   Fim da imagem.

    1. O professor vai organizar a classe em grupos.
    1. Cada grupo vai se reunir e escolher a pessoa que será candidata a prefeito do município, bem como o nome do partido ao qual ela pertence.
    1. Os demais integrantes do grupo devem criar projetos que favoreçam a população do município onde vivem, como se fossem secretários municipais.
    1. O grupo vai pesquisar e formar um plano de governo, indicando cinco ações principais que gostariam de realizar no município.
    1. Cada grupo deve elaborar alguns cartazes ou gravar um vídeo explicando essas cinco propostas de ações.
    1. Organizem uma apresentação das propostas para a classe, ou, se possível, para outras turmas da escola.
    1. Depois da apresentação, realizem a votação. Os votos devem ser secretos, depositados em uma urna, e a apuração será supervisionada pelo professor.
    1. Em um cartaz escrevam o nome de quem foi eleito e o nome de seu partido. Em seguida, anotem as cinco propostas de ações a serem realizadas por ele e seu grupo.

      Imagem: Fotografia. Um homem de cabelo castanho usando calça, camiseta azul e moletom. Ele está pa-rado atrás de uma mesa olhando para baixo. Na mesa tem um papelão da Justiça Eleitoral na vertical, formando um escudo.   Fim da imagem.

      LEGENDA: Jovem votando em urna eletrônica, município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou a organização político-administrativa do Brasil.

Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Vimos que o Brasil é um país que está localizado no continente americano.
    1. Tomando como referência a linha do Equador, o Brasil está localizado no hemisfério norte ou no hemisfério sul?
    1. Tomando como referência o meridiano de Greenwich, o Brasil está localizado no hemisfério leste ou no hemisfério oeste?
  1. Consulte um mapa com a divisão regional atual do território brasileiro estabelecida pelo IBGE e responda.
    1. Indique a região que abriga a capital do país.
      • Cite as unidades da federação que compõem essa região.
      1. Qual é a região com menor número de unidades da federação?
        • Cite as unidades da federação que compõem essa região.
        1. Indique a região com maior número de unidades da federação.
          • Cite as unidades da federação que compõem essa região.
          1. Indique a região com a maior extensão territorial.
            • Cite as unidades da federação que compõem essa região.
            1. Qual é a região que abriga os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro?
              • Cite as unidades da federação que compõem essa região.
              1. Indique dois países com os quais o Brasil faz limite.
  1. Crie um texto sobre o município onde você vive contendo informações sobre suas formas de:
    1. organização territorial.
      • Importante: indique em qual país, região e unidade da federação o município onde você vive está inserido.
      1. organização política.
        • Importante: indique quem são os principais governantes do município.
        1. Em sua opinião, como a população pode contribuir com governantes em favor da melhoria da qualidade de vida das pessoas em seu lugar de viver?

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  1. Leia as manchetes.
Imagem: Ilustração. Página de um jornal com o título da matéria: Câmara de Vereadores aprova proibição de aumento da tarifa de água em Resende.  Fim da imagem.

FONTE: A Voz da Cidade, 12 mar. 2021. Disponível em: http://fdnc.io/fwk. Acesso em: 14 fev. 2021.

Imagem: Ilustração. Página de um jornal com o título da matéria: Prefeitura de Leme abre inscrições para vagas em creches.   Fim da imagem.

FONTE: G1, 9 jan. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fwm. Acesso em: 14 fev. 2021.

  1. A qual esfera de poder está relacionada a manchete A?
  1. A qual esfera de poder está relacionada a manchete B?

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Reconheço as diferentes divisões político-territoriais do Brasil?

b) Sei indicar exemplos de tipos de limites e divisas?

c) Diferencio as funções de cada um dos Três Poderes no Brasil: Legislativo, Executivo e Judiciário?

d) Consigo indicar modos de exercitar a cidadania?

Sobre a postura de estudante

e) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo?

f) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade?