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O QUE EU JÁ SEI?
Avaliação diagnóstica
Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar os seus conhecimentos em Geografia? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Leia o texto sobre a rua onde Tatiana Belinky morou quando criança.
Rua Itacolomi
Crescia grama entre os paralelepípedos da Rua Itacolomi quando a nossa pequena família – meus pais e nós três crianças, eu com treze e meus irmãos com dez e quatro anos – se mudou para essa rua tranquila do bairro de Higienópolis.
A rua era toda arborizada, com simpáticos e bem cuidados jardins na frente de casas boas, alguns verdadeiros palacetes , nos seus amplos terrenos, tudo muito elegante.
Hoje, a Rua Itacolomi é quase um corredor de altos edifícios, muitos dos quais de consultórios e escritórios, e das antigas casas só restou a lembrança, afora algumas mansões [...].
FONTE: Tatiana Belinky. Olhos de ver. São Paulo: Moderna, 2004. p. 9.
- Indique dois elementos da paisagem que caracterizavam a rua onde a autora vivia quando era criança.
- Quais mudanças na paisagem ocorreram na rua onde ela morava?
- Você já presenciou transformações da paisagem no lugar onde vive? Explique.
- Existem manifestações culturais no campo e na cidade. Cite duas manifestações culturais do lugar onde você vive.
- Uma das frases a seguir traz uma informação
incorreta
sobre os povos e as comunidades tradicionais do Brasil. Indique qual é a frase e depois explique por que está incorreta.
- Os povos e as comunidades tradicionais se organizam e ocupam seus territórios sem valorizar seus antepassados e suas tradições.
- Diversos povos e comunidades tradicionais vivem da atividade extrativista, utilizando os recursos extraídos da natureza.
- Indígenas, quilombolas, ribeirinhos, castanheiros e pescadores artesanais são exemplos de povos e comunidades tradicionais.
9
- Podemos representar o espaço geográfico de várias maneiras. Indique o nome dos tipos de representação a seguir utilizando o banco de palavras.
Globo terrestre
Croqui
Planta cartográfica
Maquete
- Indique dois exemplos de usos da água pelas pessoas e crie um símbolo para representar cada um deles.
- Escreva um pequeno texto indicando duas formas de economizar água.
- Considerando que a produção de lixo vem crescendo a cada dia, explique uma ação que as pessoas podem adotar para resolver esse problema.
- No Brasil, o desmatamento é uma prática que vem ocorrendo no campo. Explique por que ele costuma acontecer.
- Observe a fotografia.
- Qual é o problema ambiental retratado na fotografia?
b) Indique outro problema ambiental comum em grandes cidades.
- Qual é o problema ambiental retratado na fotografia?
LEGENDA: Município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.
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UNIDADE 1. Brasil: aqui é meu país
LEGENDA: Composição de imagens de satélite com o limite do território brasileiro e o município de Goiânia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Esta é Júlia de Azevedo. Ela vive em Goiânia, um município do estado de Goiás.
O estado de Goiás é uma das unidades da federação do Brasil.
O Brasil está localizado no continente americano. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Qual é o nome do município onde você vive? Ele faz parte de qual unidade da federação brasileira?
- Você conhece outros municípios ou unidades da federação? E outros países?
Fim do complemento.
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DESAFIO À VISTA!
Capítulos 1 e 2
Como os mapas podem ajudar as pessoas a conhecer o espaço geográfico?
CAPÍTULO 1. Os mapas: representações do espaço geográfico
Os mapas são representações do espaço geográfico. Eles reproduzem a superfície do planeta Terra ou parte dela em superfícies planas, como uma folha de papel.
Os mapas são utilizados, entre outras finalidades, para que as pessoas possam se orientar e localizar objetos e fenômenos.
Ao longo do tempo, as pessoas produziram diversos tipos de mapas em materiais e superfícies variados. Atualmente, os mapas são produzidos, principalmente, em papel ou em meios digitais.
LEGENDA: Representação esquemática. FIM DA LEGENDA.
Fonte: elaborado com base em Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 10.
- Explique com suas palavras o que são os mapas.
- Para que servem os mapas?
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- Observe os mapas.
LEGENDA: Ga-Sur, mapa feito em placa de barro cozida. Ele foi produzido há cerca de 4.500 anos e representa rios e montanhas localizados no atual Iraque, país asiático. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mapa de Bedolina, feito em rochas há cerca de 4.400 anos. O mapa representava uma aldeia na região do Rio Pó, ao norte da Itália, país europeu. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Terra Brasilis, mapa de Lopo Homem, feito em pergaminho, em 1519. Esse mapa foi o primeiro a representar as terras que mais tarde formariam o Brasil. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mapa digital do Brasil, em 2020. Esse mapa pode ser acessado pelo computador e mostra a divisão do território brasileiro. FIM DA LEGENDA.
- Em que superfície foi feito o mapa 1?
- Em que superfície foi feito o mapa 2?
- Em que superfície foi feito o mapa 3?
- Qual é a principal diferença entre o mapa 4 e os outros mapas mostrados nesta página?
Boxe complementar:
Você sabia?
O globo terrestre é uma representação tridimensional do planeta Terra. Esse tipo de representação se aproxima mais da forma real do nosso planeta.
Fim do complemento.
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A produção de mapas e de plantas cartográficas
Atualmente, os mapas são elaborados utilizando as mais variadas tecnologias, como computadores, fotografias aéreas, imagens de satélites artificiais e de radares.
Diversos profissionais especializados em diferentes áreas do conhecimento trabalham na elaboração de mapas e também na criação das plantas cartográficas.
Observe as representações.
LEGENDA: Imagem de satélite de parte da área urbana do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fotografia aérea de parte de um bairro do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- Considere as representações.
- O que é a representação 1?
- O que é a representação 2?
- Qual representação mostra uma área maior do espaço geográfico?
- Localize o estádio do Maracanã nas representações. Em qual delas podemos observar mais detalhes do estádio?
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Assim como os mapas, as plantas cartográficas também são representações planas da superfície terrestre. No entanto, as plantas cartográficas geralmente apresentam mais detalhes que os mapas.
- Observe a planta cartográfica. Ela foi feita com base na fotografia aérea da página anterior.
LEGENDA: Planta cartográfica elaborada especialmente para esta coleção. FIM DA LEGENDA.
- Agora, compare a fotografia aérea da página anterior com a planta cartográfica e responda.
- Como os elementos da paisagem registrados na fotografia aérea foram representados na planta cartográfica?
- Quais elementos da paisagem indicados na planta cartográfica não haviam sido reconhecidos por você ao observar a fotografia aérea?
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Tipos de mapa
Os mapas não são todos iguais. Cada tipo de mapa apresenta informações específicas. Conheça, a seguir, alguns tipos diferentes de mapa.
Mapa político
Os mapas políticos representam as divisões territoriais entre os países, as unidades da federação e os municípios.
O mapa político do Brasil, por exemplo, representa o território brasileiro e os limites entre as unidades da federação.
1. Brasil: político
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 113.
Mapa físico
Os mapas físicos representam algumas características naturais dos espaços geográficos, como a altitude, os rios e os tipos de clima e de vegetação.
2. Brasil: físico - altitudes
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 112.
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Mapa temático
Os mapas temáticos representam diferentes informações, como a distribuição da população em uma unidade da federação, as principais atividades econômicas de um país, entre outros.
3. Brasil: turismo
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 142.
- Reveja o mapa desta página e os da página anterior e indique o que cada um representa.
- Mapa 1.
- Mapa 2.
- Mapa 3.
- Quando solicitado, comente o que você acabou de aprender em relação aos diferentes tipos de mapa.
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CAPÍTULO 2. Os mapas e as direções cardeais
É importante para as pessoas saber a localização dos lugares: das casas, das escolas, das ruas, entre outros. Para isso, elas podem utilizar pontos de referência e, com base neles, indicar as direções.
As direções podem ser determinadas por meio da observação do movimento do planeta Terra em relação ao Sol.
Observe as fotografias.
LEGENDA: Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2018. Ao amanhecer, o Sol sempre aparece do mesmo lado no horizonte. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2018. Ao entardecer, o Sol sempre desaparece no lado oposto. FIM DA LEGENDA.
- Quais diferenças podem ser observadas entre as fotos do amanhecer e do entardecer?
- Em sua opinião, por que isso acontece? Levante hipóteses e compartilhe com os colegas e o professor.
- Você já observou a posição do Sol no amanhecer e no entardecer no seu lugar de viver? Comente com os colegas e o professor o que você observou.
- Em sua opinião, por que isso acontece? Levante hipóteses e compartilhe com os colegas e o professor.
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Boxe complementar:
Investigue
Há muito tempo as pessoas utilizam o Sol para se orientar. Agora, vamos observar a posição do Sol em relação à sua escola e descobrir algumas direções.
- Durante três dias, você vai observar a posição do Sol no momento em que chega à escola e quando vai embora, sempre do mesmo local. Lembre-se de nunca olhar diretamente para o Sol, evitando danos à visão.
- Em sala de aula, faça um desenho representando a posição do Sol no momento em que chegou à escola. Em casa, faça um desenho representando a posição do Sol no momento em que saiu da escola.
- Após os três dias, desenhe o Sol observado no início da manhã no canto superior direito de uma folha de papel. No canto superior esquerdo da folha, desenhe o Sol observado no final da tarde.
- Tracem uma linha ligando os dois desenhos.
- No centro da folha, faça um desenho de sua escola.
- Após finalizar o desenho, você vai produzir um texto com suas conclusões sobre a posição do Sol e a localização da escola. Depois, compare essas conclusões com as informações dos quadros a seguir.
A parte da escola iluminada diretamente pelo Sol, no início da manhã, está na direção leste.
A parte da escola iluminada diretamente pelo Sol, ao final da tarde, está na direção oeste.
Fim do complemento.
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Os pontos cardeais e a rosa dos ventos
Com base na observação da posição do Sol no horizonte, foram estabelecidos os pontos cardeais. Eles indicam as direções e são abreviados da seguinte maneira:
Quadro: equivalente textual a seguir.
Ponto cardeal |
Abreviação |
---|---|
Norte |
N |
Sul |
S |
Leste |
L |
Oeste |
O |
Os pontos cardeais são representados em uma figura chamada rosa dos ventos.
Os pontos colaterais indicam as direções situadas entre os pontos cardeais. Eles também são abreviados com siglas. Conheça os pontos colaterais e suas siglas no quadro a seguir.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Ponto colateral |
Abreviação |
---|---|
Nordeste |
NE |
Sudeste |
SE |
Noroeste |
NO |
Sudoeste |
SO |
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Além de ajudar as pessoas a se orientar, os pontos cardeais e os pontos colaterais ajudam na localização dos elementos físicos e humanos da paisagem.
- Observe a representação.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Tendo como ponto de referência a rosa dos ventos e o Sol, ao amanhecer, determine as direções cardeais e colaterais.
- Em qual direção está localizada a igreja?
- Em qual direção está localizada a casa lilás?
- Em qual direção está localizada a padaria?
- Em qual direção está localizado o carro azul?
- Imagine que você está no supermercado. Em qual direção precisaria seguir para chegar ao campo de futebol?
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A escala
Representar a superfície terrestre ou parte dela em uma superfície plana não é tarefa simples. Como selecionar os elementos do espaço geográfico que devem ser representados em uma folha de papel? E como reduzir o tamanho desses elementos para que eles possam ser representados de forma proporcional?
Para isso, geógrafos, cartógrafos e outros profissionais elaboram mapas e plantas cartográficas utilizando a escala. Existem dois tipos de escala: a gráfica e a numérica.
Escala gráfica
A escala gráfica é geralmente utilizada nos mapas que representam grandes extensões do espaço geográfico. Veja os exemplos.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Escala gráfica |
Significado |
---|---|
|
Indica que 1 centímetro, no mapa, corresponde a 100 quilômetros no espaço real. |
|
Indica que 1 centímetro, no mapa, corresponde a 250 quilômetros no espaço real. |
- Leia a escala do mapa.
Brasil: político
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 90.
- Qual é o tipo de escala que está sendo utilizada no mapa?
- O que essa escala indica?
- Por que utilizamos a escala gráfica em um mapa?
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- Observe os mapas.
Fonte: mapas elaborados com base em IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 90.
- Qual mapa mostra mais detalhes do território brasileiro?
- Qual mapa mostra menos detalhes do território brasileiro?
- Um centímetro no mapa 1 corresponde a quantos quilômetros no espaço real?
- Um centímetro no mapa 2 corresponde a quantos quilômetros no espaço real?
- Um centímetro no mapa 3 corresponde a quantos quilômetros no espaço real?
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Escala numérica
A escala numérica aparece, principalmente, nas plantas cartográficas, mas também pode ser encontrada nos mapas.
Veja os exemplos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Escala numérica |
Como se lê |
Significado |
---|---|---|
1:100 |
Um por cem. |
Indica que 1 centímetro, na planta cartográfica ou no mapa, corresponde a 100 centímetros no espaço real. |
1:1.000 |
Um por mil. |
Indica que 1 centímetro, na planta cartográfica ou no mapa, corresponde a 1.000 centímetros no espaço real. |
Como podemos utilizar a escala numérica para criar a planta cartográfica da sala de aula?
Observe no quadro a seguir as medidas reais de uma sala de aula, em metros.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Medidas reais da sala de aula (em metros) |
||
---|---|---|
Elementos |
Comprimento |
Largura |
Sala de aula |
10 m |
6 m |
Porta |
1 m |
Agora, observe no quadro a seguir as medidas da mesma sala de aula reduzidas na escala numérica 1:100.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Medidas da sala de aula reduzidas para a escala 1:100 |
||
---|---|---|
Elementos |
Comprimento |
Largura |
Sala de aula |
10 cm |
6 cm |
Porta |
1 cm |
- Escrevam um texto que explique como podemos reduzir as medidas reais de uma sala de aula utilizando a escala 1:100.
- Compartilhem o texto com os demais colegas e o professor.
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Observe como foi representada a planta cartográfica da sala de aula com as medidas reduzidas na escala numérica 1:100.
- Agora é a sua vez! Faça uma planta cartográfica da sala de aula onde você estuda utilizando a escala numérica 1:100. Siga as orientações.
- Utilizando uma fita métrica, ou outro instrumento de medida, meça com os colegas a sala de aula e seus principais elementos.
- Registre as medidas da sala de aula e de seus principais elementos em um quadro no seu caderno.
- Em seguida, reduza as medidas para que possa representar a sala de aula em uma
folha
de papel, utilizando a escala numérica 1:100.
- Se possível, desenhe a planta cartográfica da sala de aula em um papel quadriculado. Lembre-se de compor a legenda da planta cartográfica.
- Apresente a sua planta cartográfica da sala de aula para os colegas e o professor.
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Cartografando
Os mapas são representações do espaço geográfico. Os continentes, os países, as unidades da federação e os municípios podem ser representados no papel, de forma reduzida, com o uso da escala.
Assim como os textos, os mapas transmitem informações que precisam ser lidas e interpretadas. Eles apresentam elementos que facilitam a leitura e a interpretação. Veja, a seguir, os principais elementos do mapa.
Rio Grande do Sul: principais vias de transporte
O título indica o assunto tratado no mapa.
A legenda informa o significado dos símbolos utilizados no mapa.
A rosa dos ventos indica a orientação do mapa.
A escala indica quanto o espaço real foi reduzido para ser representado no mapa.
Fonte: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Atlas socioeconômico Rio Grande do Sul. Infraestrutura. Modais de Transporte. Disponível em: http://fdnc.io/fr3. Acesso em: 24 fev. 2021.
A fonte indica a origem das informações representadas no mapa.
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- Leia e interprete o mapa da página anterior.
- Quais são os cinco elementos principais de um mapa?
- Qual é o título do mapa?
- Qual é o tipo de escala que foi utilizado no mapa?
- O que a escala indica?
- Leia a legenda. Em seguida, liste três elementos representados no mapa.
- Para que serve a legenda de um mapa?
- Qual é a capital do estado do Rio Grande do Sul? Explique como você chegou a essa resposta.
- Liste outras três cidades que foram representadas no mapa.
- Por que é importante que os mapas tenham rosa dos ventos?
- O que a fonte de um mapa indica?
- Agora, leia e interprete o mapa.
Roraima: principais vias de transporte
Fonte: IBGE Educa. Crianças. Mapas estaduais: Roraima. Disponível em: http://fdnc.io/fr4. Acesso em: 14 fev. 2021.
- Qual é o título desse mapa?
- Qual é o tipo de escala que foi utilizado no mapa?
- Leia a legenda e cite dois elementos representados no mapa.
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 1 e 2
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você aprendeu sobre os mapas e também estudou as direções cardeais e colaterais.
Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Leia e interprete o mapa.
Região Sul: econômico (2019)
FONTE: Fontes: IBGE. Produção da extração vegetal e da silvicultura 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020; Produção agrícola municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020; Produção pecuária municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
- Qual é o título do mapa acima?
- Trata-se de um mapa: político, físico ou temático?
- Qual é o tipo de escala que foi utilizado no mapa? O que ela indica?
- Os cinco elementos principais de um mapa foram representados? Quais são eles?
- Onde podemos identificar o significado dos símbolos nesse mapa?
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- Observe a representação.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Em qual direção se localiza a casa de Flávia? E a de Fernando?
- Descreva o caminho que Larissa deve fazer para chegar à casa de Fernando.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Sei indicar para que servem os mapas? |
b) Identifico diversos tipos de mapas? |
c) Reconheço os principais elementos que constituem os mapas? |
d) Sei determinar os pontos cardeais e colaterais? |
Sobre a postura de estudante |
e) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo? |
f) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade? |
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DESAFIO À VISTA!
Capítulos 3 e 4
Como é a organização político-administrativa do Brasil?
CAPÍTULO 3. Brasil: unidades político-administrativas
Atualmente, o território brasileiro apresenta uma divisão político-administrativa em unidades da federação e municípios. As unidades da federação constituem-se nos 26 estados e no Distrito Federal.
Vamos conhecer um pouco sobre o município de Goiânia, capital do estado de Goiás.
- Quais elementos da paisagem podem ser identificados na fotografia de parte do município de Goiânia?
LEGENDA: Vista de parte do município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
31
O município de Goiânia localiza-se em Goiás, uma das unidades da federação brasileira.
Em 2020, o estado de Goiás era formado por 246 municípios.
- Observe a divisão do estado de Goiás em municípios.
Goiás: divisão municipal (2017)
Fonte: IBGE Mapas. Mapa político do estado de Goiás. Disponível em: http://fdnc.io/frf. Acesso em: 5 abr. 2021.
- Goiânia é a capital do estado de Goiás. No mapa, qual é o número que indica a localização de Goiânia?
- Cite três municípios que estão localizados próximo a Goiânia.
- Cite três unidades da federação que fazem divisa com o estado de Goiás.
- Quantos municípios o estado de Goiás tinha em 2020?
- Localize o Distrito Federal no mapa. O que você sabe sobre essa unidade da federação?
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Cartografando
- Observe a planta cartográfica de parte do município de Goiânia.
Planta cartográfica de parte do município de Goiânia
Fonte: Google Maps. Disponível em: http://fdnc.io/dFh. Acesso em: 14 mar. 2021.
33
- Na planta cartográfica, em quais quadrículas o Bosque dos Buritis está localizado?
- Em qual quadrícula localiza-se:
- o hospital?
- o teatro?
- a prefeitura?
- a igreja?
- o shopping center?
- Observe a fotografia.
LEGENDA: Vista de parte do município de Goiânia, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- De qual ponto de vista essa fotografia foi feita?
- Quais elementos da paisagem podem ser identificados?
- O que a fotografia do município de Goiânia retrata: o espaço urbano, o espaço rural ou ambos? Justifique sua resposta.
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Brasil: unidades da federação e as regiões
Como vimos, o Brasil está dividido em 26 estados e o Distrito Federal, que são chamados unidades da federação ou unidades federativas.
Nos mapas, as unidades da federação podem estar indicadas pelos seus nomes ou pelas siglas correspondentes aos nomes.
No Brasil atual, as unidades da federação podem ser agrupadas em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Essas regiões foram estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nessa divisão regional do IBGE, foram agrupadas unidades da federação com aspectos econômicos, sociais e naturais semelhantes.
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: divisão regional
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
- Em qual unidade da federação você vive?
- Qual é a sigla que representa essa unidade da federação?
- Em qual região se localiza a unidade da federação onde você vive?
- Quais outras unidades da federação fazem parte dessa região? Escreva as siglas delas.
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Divisão geoeconômica
Existem outras formas de divisão do território brasileiro em regiões.
A chamada divisão regional geoeconômica , por exemplo, baseia-se em aspectos de ordem econômica e histórica.
Nessa divisão regional, ao contrário da divisão estabelecida pelo IBGE, os limites regionais não correspondem aos limites das unidades da federação. De acordo com ela, o Brasil apresenta três regiões geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: divisão geoeconômica
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 150.
- Compare os mapas da divisão regional do Brasil proposta pelo IBGE e o da divisão geoeconômica. Quais são as principais diferenças entre eles?
- Observe atentamente a divisão geoeconômica do Brasil. Cite as unidades da federação que estão inseridas em duas regiões geoeconômicas simultaneamente, isto é, ao mesmo tempo.
- A unidade da federação onde você vive faz parte de qual ou de quais regiões geoeconômicas?
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Brasil: limites e divisas
Você sabe como os limites entre municípios, estados e países são demarcados? Observe as placas.
LEGENDA: Placa no limite entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Placa na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Os limites entre os municípios e as divisas entre os estados podem ser sinalizados por meio de placas. Há limites de municípios e divisas de estados estabelecidos a partir de algum elemento da paisagem, como um rio, uma serra, uma rodovia, uma linha férrea, entre outros.
Do mesmo modo, elementos naturais ou construídos pelas pessoas costumam ser usados para indicar os limites do território de um país. Chamamos de fronteira a área ou faixa ao longo da linha de limite entre dois territórios.
LEGENDA: Os rios Iguaçu e Paraná demarcam a fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
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- Observe o mapa do município de Quilombo, localizado no estado de Santa Catarina.
Município de Quilombo
Fonte: IBGE Mapas. Mapa municipal estatístico – Quilombo (SC). Disponível em: http://fdnc.io/frk. Acesso em: 14 fev. 2021.
- De acordo com o mapa, qual elemento natural foi utilizado para demarcar o limite entre os municípios de Quilombo e Marema?
- Agora, observe o mapa do município de Santa Isabel do Ivaí, localizado no estado do Paraná.
Município de Santa Isabel do Ivaí
Fonte: IBGE Mapas. Mapa municipal estatístico – Santa Isabel do Ivaí (PR). Disponível em: http://fdnc.io/frj. Acesso em: 14 fev. 2021.
- Qual elemento construído pelas pessoas foi utilizado como limite entre os municípios de Santa Isabel do Ivaí e Loanda?
- Quais municípios fazem limite com o município onde você vive?
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O Brasil e os continentes
O Brasil está localizado na parte sul do continente americano, também conhecida como América do Sul.
Para localizar os lugares com mais exatidão, foram criadas linhas imaginárias. As linhas imaginárias são traçadas nos mapas e nos globos terrestres.
Vamos saber mais sobre elas? Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Os paralelos
Os paralelos correspondem às linhas horizontais traçadas nos mapas e nos globos terrestres.
A linha do Equador é um paralelo importante. Ela divide a esfera terrestre em hemisfério norte e hemisfério sul.
Além da linha do Equador, existem outros paralelos importantes, como o Círculo Polar Ártico, o Trópico de Câncer, o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.
Globo terrestre: hemisférios norte e sul
Os meridianos
Os meridianos correspondem às linhas verticais traçadas nos mapas e nos globos terrestres.
O mais importante deles é o Meridiano de Greenwich, que divide a esfera terrestre em hemisfério leste (ou oriental) e hemisfério oeste (ou ocidental).
Globo terrestre: hemisférios leste e oeste
FONTE: Fonte das ilustrações: elaborado com base em IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 18.
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Planisfério é o nome dado aos mapas que representam toda a superfície terrestre em um plano.
Planisfério: continentes e oceanos
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 34.
- Você vai construir um modelo de globo terrestre para representar os hemisférios. Para isso, vai precisar de uma esfera e de canetas coloridas. Siga as orientações.
- Trace uma linha na esfera dividindo-a em duas partes iguais. Ela será o paralelo principal, isto é, a linha do Equador. Escreva o nome dessa linha e identifique, na esfera, os hemisférios norte e sul.
- Agora, com uma cor diferente, trace, na esfera, o Meridiano de Greenwich. Escreva o nome dele e identifique os hemisférios leste e oeste.
- Se quiser, faça o contorno dos continentes e pinte cada um com uma cor. Você também pode traçar e identificar os demais paralelos.
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CAPÍTULO 4. Quem governa o município, a unidade da federação e o país?
Não é uma tarefa fácil administrar um município, uma unidade da federação ou um país. Os governantes dessas unidades político-administrativas devem cumprir as leis que são criadas para atender às necessidades da população. No Brasil, os governantes e os responsáveis pela elaboração das leis são escolhidos por meio do voto.
Poder Legislativo
No município, os vereadores têm a função de criar leis ou rever as que já existem. Eles trabalham na Câmara Municipal, também conhecida como Câmara de Vereadores.
Existem leis que também são criadas para atender às necessidades da população de cada unidade da federação. Elas são de responsabilidade dos deputados estaduais e distritais, que trabalham na Assembleia Legislativa.
A elaboração e a revisão das leis do país são responsabilidades dos deputados federais e dos senadores. Eles trabalham no Congresso Nacional, localizado em Brasília.
LEGENDA: Câmara de Vereadores no município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fachada da Assembleia Legislativa do estado do Paraná, localizada no município de Curitiba, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fachada do Congresso Nacional em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. No prédio do Congresso Nacional estão o plenário do Senado Federal e a Câmara dos Deputados. FIM DA LEGENDA.
- Quem são as pessoas responsáveis por fazer as leis no município? E na unidade da federação? E no país?
- Por que a criação de leis é importante nos municípios, nas unidades da federação e no país?
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E quem são as pessoas responsáveis por colocar em prática as leis e garantir que sejam atendidas as necessidades da população?
Poder Executivo
No município, o prefeito é o responsável por executar ações de administração. Ele nomeia secretários municipais para ajudá-lo a resolver problemas ligados à saúde, ao transporte, à educação, ao meio ambiente e a outros assuntos.
LEGENDA: Sede da prefeitura municipal de Esmeralda, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Na unidade da federação, o governador, com os secretários estaduais, tem o dever de promover ações e políticas em favor da melhoria da qualidade de vida dos habitantes da unidade da federação que governa.
No país, a execução de ações em favor da população fica a cargo do presidente. O presidente trabalha com uma equipe de ministros e outros funcionários públicos.
LEGENDA: Sede do governo do estado do Espírito Santo, no município de Vitória, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Poder Judiciário
Há também representantes do poder público, como juízes e desembargadores, que são responsáveis por garantir o cumprimento das leis.
- Quem são as pessoas responsáveis pela execução das leis no município? E na unidade da federação? E no país?
LEGENDA: Edifícios que abrigam os ministérios do governo federal em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.
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O papel dos cidadãos
Os administradores do município, da unidade da federação e do país têm muitas responsabilidades. Por isso, os eleitores devem escolher com cuidado em quem votar e fiscalizar o trabalho dos governantes eleitos.
Também é importante que as pessoas exercitem a cidadania participando diretamente da criação de políticas públicas. Os conselhos municipais, ou conselhos de políticas públicas, são uma das formas de os habitantes de um município participarem do planejamento e da fiscalização das ações do governo em diversas áreas, como educação e saúde. Qualquer cidadão ou grupo de pessoas pode propor a criação de um conselho municipal no lugar onde vive.
- Por que é importante que os eleitores escolham com responsabilidade os governantes?
- Qual é a importância dos conselhos municipais?
- Em sua opinião, por que o trabalho dos governantes
deve
ser fiscalizado pela população?
- Em uma roda de conversa, debata a seguinte questão:
Considerando o seu lugar de viver, quais ações envolvendo governantes e cidadãos poderiam melhorar a qualidade de vida da população?
- Após debater com os colegas, produza um texto com as suas conclusões e compartilhe-o com o professor.
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Boxe complementar:
Você sabia?
Brasília é a capital do Brasil, e nela está a sede do governo federal
Brasília faz parte do Distrito Federal, que é uma das unidades da federação brasileiras. No Distrito Federal estão alocados as sedes do governo federal brasileiro, assim como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
Brasília não é um município e, sim, uma cidade. Quem mora nela não escolhe um prefeito, mas um governador, que é responsável por administrar todo o Distrito Federal.
O Distrito Federal é dividido em regiões administrativas. Entre as diversas regiões administrativas, podemos citar Taguatinga, Ceilândia, Paranoá, Águas Claras e Samambaia.
Com exceção de Brasília, as regiões administrativas também são conhecidas como cidades-satélites, e todas elas são governadas pelo governador do Distrito Federal.
Distrito Federal
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 157.
Fim do complemento.
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Boxe complementar:
Investigue
Converse com um adulto de sua convivência e pesquise informações em livros e na internet para responder às perguntas a seguir.
- Quando teve início o mandato do prefeito do município onde você vive? E quando vai terminar?
- Cite duas secretarias municipais que existem no município onde você vive.
- Existem conselhos municipais no seu município? De quais áreas?
- Quantos vereadores trabalham na Câmara Municipal do município onde você vive?
- No município onde você vive, os governantes têm cumprido seus deveres com relação:
- à saúde?
- à educação?
- ao meio ambiente?
- Apresente os dados coletados para o professor e relate oralmente o que você aprendeu sobre o município onde vive.
- Apresente os dados coletados para o professor e relate oralmente o que você aprendeu sobre o município onde vive.
Fim do complemento.
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- Vamos promover uma eleição em sala de aula para a escolha do novo prefeito do município? O desafio é que os candidatos e os eleitores só podem ser crianças. Siga as orientações para organizar a eleição.
- O professor vai organizar a classe em grupos.
- Cada grupo vai se reunir e escolher a pessoa que será candidata a prefeito do município, bem como o nome do partido ao qual ela pertence.
- Os demais integrantes do grupo devem criar projetos que favoreçam a população do município onde vivem, como se fossem secretários municipais.
- O grupo vai pesquisar e formar um plano de governo, indicando cinco ações principais que gostariam de realizar no município.
- Cada grupo deve elaborar alguns cartazes ou gravar um vídeo explicando essas cinco propostas de ações.
- Organizem uma apresentação das propostas para a classe, ou, se possível, para outras turmas da escola.
- Depois da apresentação, realizem a votação. Os votos devem ser secretos, depositados em uma urna, e a apuração será supervisionada pelo professor.
- Em um cartaz escrevam o nome de quem foi eleito e o nome de seu partido. Em seguida, anotem as cinco propostas de ações a
serem
realizadas por ele e seu grupo.
LEGENDA: Jovem votando em urna eletrônica, município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou a organização político-administrativa do Brasil.
Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Vimos que o Brasil é um país que está localizado no continente americano.
- Tomando como referência a linha do Equador, o Brasil está localizado no hemisfério norte ou no hemisfério sul?
- Tomando como referência o meridiano de Greenwich, o Brasil está localizado no hemisfério leste ou no hemisfério oeste?
- Consulte um mapa com a divisão regional atual do território brasileiro estabelecida pelo IBGE e responda.
- Indique a região que abriga a capital do país.
- Cite as unidades da federação que compõem essa região.
- Qual é a região com
menor
número
de unidades da federação?
- Cite as unidades da federação que compõem essa região.
- Indique a região com maior
número
de unidades da federação.
- Cite as unidades da federação que compõem essa região.
- Indique a região com a maior extensão territorial.
- Cite as unidades da federação que compõem essa região.
- Qual é a região que abriga os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro?
- Cite as unidades da federação que compõem essa região.
- Indique dois países com os quais o Brasil faz limite.
- Indique a região que abriga a capital do país.
- Crie um texto sobre o município onde você vive contendo informações sobre suas formas de:
- organização territorial.
- Importante: indique em qual país, região e unidade da federação o município onde você vive está inserido.
- organização política.
- Importante: indique quem são os principais governantes do município.
- Em sua opinião, como a população pode contribuir com governantes em favor da melhoria da qualidade de vida das pessoas em seu lugar de viver?
- organização territorial.
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- Leia as manchetes.
FONTE: A Voz da Cidade, 12 mar. 2021. Disponível em: http://fdnc.io/fwk. Acesso em: 14 fev. 2021.
FONTE: G1, 9 jan. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fwm. Acesso em: 14 fev. 2021.
- A qual esfera de poder está relacionada a manchete A?
- A qual esfera de poder está relacionada a manchete B?
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Reconheço as diferentes divisões político-territoriais do Brasil? |
b) Sei indicar exemplos de tipos de limites e divisas? |
c) Diferencio as funções de cada um dos Três Poderes no Brasil: Legislativo, Executivo e Judiciário? |
d) Consigo indicar modos de exercitar a cidadania? |
Sobre a postura de estudante |
e) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo? |
f) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade? |