48
UNIDADE 2. Cidade e campo: produção, circulação e consumo
49
Boxe complementar:
Primeiros contatos
-
Quais elementos da paisagem predominam no local indicado pelo
número 1?
2. Quais elementos da paisagem predominam no local indicado pelo número 2?
Fim do complemento.
50
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 5 e 6
Como diversos produtos que consumimos em nosso dia a dia são fabricados e transportados até o lugar onde vivemos?
CAPÍTULO 5. Mercadorias: da produção ao consumo
Os produtos que consumimos são geralmente produzidos por muitas pessoas e passam por diversas etapas antes de chegarem aos consumidores.
- Observe a representação.
Etapas de produção e consumo de um telefone celular
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
-
O que a imagem representa?
- Os produtos consumidos em sua moradia ou em sua escola costumam ser reaproveitados pelas pessoas?
51
Para a fabricação dos produtos que consumimos são utilizados diversos recursos naturais. A água, o solo, os minerais e as plantas são exemplos de recursos naturais.
- Observe a sequência das fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Existem diversas áreas de plantação de árvores destinadas a fornecer madeira para indústrias, como se observa nesta fotografia feita no município de Guararema, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As árvores são derrubadas e transportadas até as madeireiras, como se observa nesta fotografia feita no município de Belmonte, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A madeira das árvores pode ser aproveitada para a fabricação de móveis, como o banco retratado nesta fotografia, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Diversos tipos de madeira são aproveitados em construções de moradias, como na casa retratada nesta fotografia, no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual recurso natural retratado nas fotografias pode ser aproveitado pelas pessoas com o cultivo de árvores?
-
De acordo com os exemplos, para que esse recurso natural é
utilizado?
- Quando solicitado, converse com um colega sobre a importância dos recursos naturais para as pessoas.
52
Os recursos naturais
Quando solicitado, leia os textos em voz alta e conheça como os recursos naturais podem ser classificados.
São considerados recursos naturais renováveis os recursos inesgotáveis ou que podem ser repostos pela natureza ou pelas pessoas. A luz do Sol, por exemplo, é considerada um recurso inesgotável. As plantas, por sua vez, podem ser repostas pela natureza ou pelas pessoas.
LEGENDA: Rio no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2020. A água é um recurso natural renovável pela própria natureza. No entanto, a poluição de rios e córregos provocada pelas pessoas prejudica a renovação natural desse recurso. FIM DA LEGENDA.
Os recursos naturais não renováveis são aqueles que, se retirados do ambiente, demoram milhões de anos para serem repostos pela natureza. Esses recursos não podem ser repostos pelas pessoas, e seu consumo em excesso tem levado ao seu esgotamento. Alguns exemplos são o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e os minérios, como o ferro, o ouro e outros.
LEGENDA: Extração de bauxita no município de Barcarena, no estado do Pará, em 2019. A bauxita é um minério utilizado para a fabricação de alumínio e demora milhões de anos para se formar. Sua exploração em grandes quantidades pelas pessoas pode provocar o seu esgotamento. FIM DA LEGENDA.
53
- Observe as fotografias e classifique cada recurso natural retratado em renovável ou não renovável.
LEGENDA: Madeira. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Petróleo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Água. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ferro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Diamante. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Prata. FIM DA LEGENDA.
- Leia a afirmativa a seguir.
A natureza não pode ser vista apenas como uma fonte de recurso para as pessoas. Os recursos naturais devem ser preservados para a manutenção da vida na Terra.
-
Escreva no
caderno um texto
expressando sua opinião sobre a afirmativa que você leu.
-
Agora, elabore um
desenho com base em suas ideias.
- Apresente seu texto e seu desenho. Converse com os colegas e o professor sobre eles.
54
Boxe complementar:
Investigue
O petróleo é um recurso natural não renovável. Conheça, a seguir, o caminho do petróleo da natureza até chegar aos postos de combustíveis.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Agora é a sua vez! O petróleo é a matéria-prima utilizada na produção da gasolina e do óleo diesel, mas há outros produtos que são fabricados com esse recurso natural.
- Pesquise dois desses produtos e escreva um texto sobre cada um deles, destacando suas formas de fabricação e seus usos pelas pessoas.
- Em classe, apresente suas descobertas para os colegas e o professor.
Fim do complemento.
55
Cartografando
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: principais recursos minerais e energéticos
Fonte: IBGE. Mapas. Recursos minerais. Disponível em: http://fdnc.io/frQ. Acesso em: 16 fev. 2021.
- Na unidade da federação onde você vive são extraídos recursos minerais e energéticos? Quais?
- Qual é a unidade da federação que extrai a maior diversidade de recursos naturais e energéticos?
- Em quais unidades federativas do Brasil o petróleo é explorado?
56
Consumo consciente
Você já observou quantos produtos consome em seu dia a dia? Vamos refletir em relação ao que consumimos?
-
Quando solicitado, leia o poema em voz alta.
Consumo consciente
Seguem algumas dicas
Do consumo consciente
Pense antes de comprar
Sem temer o diferente
Que impacto o produto
Gera no meio ambiente?
Sempre tenha preferência
Por produtos mais duráveis
Sempre que possível evite
Os produtos descartáveis
Valorize e divulgue
As empresas responsáveis
Sempre evite os produtos
Com excesso de embalagem
Mesmo sendo lixo limpo
Com possível reciclagem
O melhor é nem comprar
Pra mudar, basta coragem
[...]
FONTE: César Obeid. Aquecimento global não dá rima com legal. São Paulo: Moderna, 2008. p. 34-35.
-
Identifique no poema um exemplo de consumo responsável.
- De acordo com o poema, o que as pessoas devem fazer para consumir com responsabilidade?
57
- Leiam as frases.
Diminua o desperdício enquanto é tempo.
Evite usar sacolas plásticas!
Pense várias vezes antes de comprar algo.
Valorize empresas responsáveis!
Evite comprar produtos com muitas embalagens.
- Expliquem qual é a relação entre as frases e o consumo consciente.
- Agora, escrevam em uma folha à parte frases semelhantes de incentivo ao consumo responsável para serem divulgadas em sua escola. Com a ajuda do professor, vocês poderão criar uma campanha com esse tema.
-
Por quais meios de comunicação essas frases poderiam ser divulgadas
para que fossem lidas pelas pessoas que fazem parte da comunidade
escolar?
3. Em sua opinião, por que é importante ser um consumidor consciente?
58
CAPÍTULO 6. O transporte de mercadorias e de pessoas
Para o deslocamento de mercadorias e de pessoas podem ser utilizados diversos meios de transporte, que circulam em diferentes tipos de via, como rodovias, ferrovias e hidrovias.
No Brasil, os principais tipos de transporte de mercadorias são o rodoviário, o ferroviário e o aquaviário.
- Leia e interprete a representação.
Fonte: CNT. Boletim estatístico da Confederação Nacional do Transporte, fev. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/eJT. Acesso em: 16 fev. 2021.
-
De acordo com a representação, qual é o tipo de transporte de
mercadorias mais utilizado no Brasil?
-
Considerando esse tipo de transporte, o que é necessário para que as
entregas de mercadorias sejam feitas de forma segura?
- No lugar onde você vive, quais são os tipos de transporte mais utilizados para a entrega de mercadorias?
59
Como a maior parte do transporte de mercadorias no Brasil é feita por meio de rodovias, é muito importante que elas estejam em bom estado de conservação. Assim, os produtos podem ser entregues de maneira rápida e segura.
-
Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Seis em cada dez rodovias do país apresentam algum tipo de problema, aponta CNT
Há algum tipo de problema em 59% de toda a malha rodoviária pavimentada do Brasil. Esses trechos têm classificação regular, ruim ou péssima, segundo aponta a Pesquisa CNT de Rodovias 2019 […], divulgada [...] pela Confederação Nacional de Transportes.
O estudo avalia toda a malha federal pavimentada e os principais trechos estaduais, também pavimentados. [...]
Em relação ao pavimento, 52,4% da extensão avaliada apresentava problemas. [...]
No que diz respeito à sinalização, 48,1% é considerada regular, ruim ou péssima. […]
Na avaliação da geometria da via, que considera o tipo e o perfil da rodovia, a presença de faixa adicional, de curvas perigosas e de acostamento, constatou-se que 76,3% da malha é deficitária . [...]
FONTE: Beatriz Roscoe. Seis em cada dez rodovias do país apresentam algum tipo de problema, aponta CNT. Poder 360, 22 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/frS. Acesso em: 15 fev. 2021.
LEGENDA: Caminhões trafegando pela rodovia BR-364, no município de Itapuã do Oeste, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Indique as palavras da notícia cujo significado você desconhecia.
- De acordo com a notícia, a maioria das rodovias brasileiras estava bem conservada em 2019?
- Quais foram os principais problemas identificados nas rodovias brasileiras?
60
Produtos: de onde vêm, para onde vão
- Observe a representação e leia os textos.
61
Fonte: Anne-Sophie Baumann . De onde as coisas vêm ? São Paulo: Moderna, 2001.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Qual foi o principal ingrediente utilizado pelo padeiro para fazer o pão?
- O principal ingrediente utilizado foi retirado diretamente da natureza?
- A produção desse ingrediente está relacionada a qual atividade econômica do setor primário?
- Qual atividade econômica do setor secundário está relacionada à produção desse ingrediente?
- Em quais estabelecimentos do setor terciário o pão costuma ser comercializado?
-
O produto plantado pelo agricultor poderá ser utilizado para a
fabricação de outros alimentos? Se sim, de quais?
g) Você costuma consumir algum desses alimentos? Se sim, quais?
62
Cartografando
Observe a planta cartográfica de um trecho do bairro de Vila Mariana, localizado no município de São Paulo. Nessa planta cartográfica, os pontos marcados em verde correspondem aos locais onde a farinha de trigo deve ser entregue.
Trecho do bairro de Vila Mariana em São Paulo (SP)
Fonte: Geosite da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Disponível em: http://fdnc.io/d8n. Acesso em: 15 fev. 2021.
63
-
Para explicar a rota de
entrega da farinha escolhida pelo motorista do caminhão, substitua
os
_____, indicados nas frases a seguir, por direções cardeais e colaterais.
Para isso, oriente-se pela rosa dos ventos.
- Seguindo pela Avenida Onze de Junho na direção _____, o motorista deve fazer a primeira entrega.
- Continuar pela direção _____ para fazer a segunda entrega.
- Ao chegar à Rua Coronel Lisboa, o motorista deve ir na direção _____ por três quarteirões para realizar a terceira entrega.
- Agora, ele deve seguir na direção _____ por quatro quarteirões para realizar a quarta entrega.
- Depois, deve seguir um quarteirão na direção _____ para realizar a quinta entrega.
- Deve, então, seguir na direção _____ por pouco mais de dois quarteirões para realizar a sexta entrega.
- Na sequência, deve seguir na direção _____ por dois quarteirões para realizar a sétima entrega.
- Para realizar a oitava entrega, o motorista deve seguir na direção _____.
- Agora, deve seguir na direção _____ por dois quarteirões para realizar a nona entrega.
- E, por fim, deve realizar a última entrega seguindo um quarteirão na direção _____.
-
Retome a planta cartográfica. Orientando-se novamente pela rosa dos
ventos, responda às atividades, indicando direções cardeais ou
colaterais.
- Em relação ao ponto 3, em qual direção está o museu A?
- A biblioteca está em qual direção em relação ao ponto 6?
- O monumento B está em qual direção em relação ao ponto 4?
- O museu C está em qual direção em relação ao ponto 5?
- Em relação ao ponto 7, em que direção está o monumento A?
- O museu B está em qual direção em relação ao ponto 2?
64
Cidade: circulação de veículos e de pessoas
Principalmente nas grandes cidades, a circulação de veículos é intensa.
-
Quando solicitado, leia o poema em voz alta.
Engarrafamento
Nada a fazer
no meio de engarrafamento,
a não ser
desamarrar os nós do pensamento,
e se deixar levar [...]
para o galho mais alto
de um sonho.
E, de lá de cima,
olhar o mundo
com profunda
paciência.
FONTE: Roseana Murray. Paisagens. São Paulo: Lê, 2005. p. 24.
- O poema aborda uma situação comum em muitas cidades. Que situação é essa?
- Em sua opinião, por que os engarrafamentos podem ser comuns nas cidades?
- Você já vivenciou uma situação de engarrafamento como a citada no poema? Se sim, como se sentiu?
65
Para se locomover nas cidades, as pessoas podem usar o transporte coletivo, como ônibus, metrô e trem, e o transporte particular, como automóveis, motos e bicicletas, ou ir a pé.
- Observe as representações e leia as informações.
• Um automóvel transporta até 5 pessoas.
• Um ônibus transporta cerca de 45 pessoas.
- Quantos automóveis foram representados na imagem A? Esses automóveis, juntos, podem transportar até quantas pessoas?
- Quantos ônibus foram representados na imagem B no mesmo espaço ocupado pelos automóveis na imagem A? Juntos, esses ônibus podem transportar quantas pessoas?
- Em muitas cidades, os governos municipais incentivam o uso do meio de transporte coletivo em vez do meio de transporte particular. Por que isso ocorre?
66
- Leia o quadro, que apresenta o número de veículos necessários para transportar a quantidade de pessoas indicada.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Número de pessoas |
Meio de transporte |
Número de veículos necessários |
Papel desse meio de transporte na mobilidade urbana |
---|---|---|---|
|
Ônibus |
1 |
Quanto mais pessoas usarem o transporte coletivo, menos congestionamentos vão ocorrer nas cidades. Além disso, a emissão de gases poluentes no ar será reduzida. |
Automóvel |
6 |
Muitas vezes, o automóvel é usado para transportar apenas uma pessoa. Isso contribui para os congestionamentos e para o aumento da poluição. O ideal é as pessoas só usarem o carro quando for realmente necessário e oferecerem carona aos amigos e aos vizinhos. |
|
Bicicleta |
30 |
A bicicleta ocupa pouco espaço e não polui o ar. Além disso, pedalar é uma ótima atividade física. Deve-se incentivar a construção de ciclovias nas cidades, a fim de garantir a segurança dos ciclistas. |
- Em sua opinião, qual meio de transporte deveria ser mais utilizado pelos moradores em uma cidade grande? Por quê?
Boxe complementar:
Você sabia?
No Brasil, existe uma lei que determina que toda cidade com mais de 20 mil habitantes precisa ter um Plano de Mobilidade Urbana. Esse plano deve orientar e planejar ações que contribuam para melhorar as formas de locomoção da população da cidade.
Fim do complemento.
67
O trânsito corresponde ao movimento de pessoas e de mercadorias. As leis de trânsito foram criadas para organizar o movimento de pessoas e de veículos e para garantir a segurança de todos. A sinalização de trânsito é feita com placas, sinais luminosos e faixas pintadas no chão. Observe alguns exemplos e, quando solicitado, leia-os em voz alta.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Placas de regulamentação |
Placas de advertência |
Sinais luminosos |
---|---|---|
Parada obrigatória. |
Semáforo à frente. |
Pare. |
Siga em frente. |
Área escolar. |
Atenção. |
Proibido estacionar. |
Obras. |
Siga. |
Velocidade máxima permitida: 40 km/h. |
Saliência ou lombada. |
-
Na companhia de um adulto, identifique os tipos de sinalização que
existem:
- na rua onde você mora;
- na rua de sua escola.
68
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 5 e 6
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou as diferentes etapas de produção, circulação e consumo de mercadorias.
Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
-
Escolha um produto que é extraído, produzido ou fabricado no
município onde você vive. Depois, responda às atividades a seguir.
- Escreva o nome do produto que você escolheu.
- Indique se esse produto foi retirado diretamente da natureza ou se passou por alguma transformação na indústria.
- Identifique os tipos de transporte que costumam ser utilizados para levar esse produto até outros municípios, estados ou países.
- Indique os tipos de estabelecimento onde esse produto é vendido.
-
Identifique como esse produto é utilizado pelas pessoas.
- Ao final, faça um desenho representando as etapas de produção, transporte e consumo desse produto. Crie textos curtos para acompanhar cada etapa dos processos representados.
-
Agora você vai realizar uma atividade para descobrir se adota
práticas de consumo consciente.
- Responda às perguntas a seguir, utilizando as palavras nunca , às vezes e sempre.
- Parte do lixo produzido em sua moradia costuma ser reciclado?
- Costuma usar utensílios que são descartáveis?
- Apaga as lâmpadas que estão acesas em locais desocupados?
- Fecha a torneira enquanto lava a louça ou escova os dentes?
- Reaproveita papéis e embalagens de produtos?
69
- Para saber o resultado do teste, some os pontos conforme indicado.
- Conte 0 para cada resposta: Nunca .
- Conte 1 ponto para cada resposta: Às vezes .
- Conte 3 pontos para cada resposta: Sempre .
- Veja o resultado do teste.
- De 0 a 4 pontos – Você precisa refletir mais sobre seus hábitos de consumo.
- De 5 a 10 pontos – Você já está atento a práticas de consumo consciente, mas ainda pode aprender mais para preservar o ambiente.
- De 11 a 15 pontos – Parabéns! Continue agindo em favor do bem-estar das pessoas e da preservação do ambiente.
- De acordo com o resultado do teste, escreva um texto sobre práticas relacionadas ao consumo consciente que você considera importantes.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Identifico recursos naturais usados na fabricação de alguns produtos? |
b) Reconheço que a produção de uma mercadoria envolve várias atividades de trabalho? |
c) Identifico meios utilizados para o transporte de mercadorias? |
d) Consigo sugerir ações relacionadas ao consumo consciente? |
Sobre a postura de estudante |
e) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo? |
f) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade? |
70
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 7 e 8
Quais elementos podem contribuir para a interligação entre o espaço urbano e o espaço rural?
CAPÍTULO 7. A integração entre o espaço urbano e o espaço rural
O município é composto de um espaço urbano, chamado cidade, e de um espaço rural, denominado campo .
Várias atividades realizadas no espaço urbano têm relação com as atividades praticadas no espaço rural e vice-versa. Assim, pode-se dizer que o espaço urbano e o espaço rural têm uma relação de interdependência, ou seja, eles se complementam fornecendo produtos, serviços e mão de obra de um espaço para o outro.
Grande parte do que é produzido no espaço rural é consumido no espaço urbano.
Exemplo 1
LEGENDA: Plantação de tomates. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comércio de tomates e de outros alimentos. FIM DA LEGENDA.
No espaço urbano, vendem-se inúmeros produtos que são utilizados no espaço rural.
Exemplo 2
LEGENDA: Comércio de tratores. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Agricultor prepara o solo para cultivo. FIM DA LEGENDA.
- Explique a relação entre o espaço rural e o espaço urbano em cada um dos exemplos apresentados.
71
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Vista de plantação de soja no município de Vilhena, no estado de Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Interior do Mercado Municipal de Curitiba, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comércio no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
-
Escolha uma fotografia que represente o espaço urbano e outra que
represente o espaço rural e explique a relação entre elas.
- De acordo com a atividade anterior, explique por que podemos afirmar que existe uma interdependência entre o espaço rural e o espaço urbano dos municípios.
72
Do campo para a cidade, da cidade para o campo
O livro com o qual você estuda é resultado do trabalho de diferentes pessoas, como autores, editores, ilustradores e vários outros profissionais. A confecção de um livro é feita, geralmente, em indústrias localizadas no espaço urbano.
Os livros são feitos de papel. Você sabe de onde vem o papel? Para descobrir, observe as imagens na sequência indicada e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.
- A matéria-prima do papel é a celulose, material extraído da madeira das árvores. Para a obtenção de celulose, plantam-se, por exemplo, eucaliptos no espaço rural.
- Os eucaliptos são cortados em toras , que são transportadas até a indústria de papel.
- Na indústria de papel, a madeira é descascada e picada e depois cozida, formando a celulose, que é transformada em papel.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
73
- O papel é transportado para a gráfica, onde receberá tinta por meio de um sistema de impressão, e será montado conforme o número de páginas e as dimensões do livro.
- Já pronto, os livros são transportados para as livrarias para serem vendidos.
Como você observou, a matéria-prima do papel é obtida no campo e depois encaminhada às indústrias. Os livros são vendidos geralmente nas cidades e podem ser utilizados pelos moradores das cidades e do campo.
- A matéria-prima do papel é obtida a partir do cultivo de árvores, como o eucalipto. Esse cultivo geralmente ocorre no espaço urbano ou no espaço rural?
- As gráficas que produzem os livros se localizam geralmente em qual espaço?
- Os livros são vendidos em livrarias e em outros estabelecimentos comerciais.Onde geralmente se localizam as livrarias e os demais estabelecimentos comerciais?
- Onde moram as pessoas que leem os livros?
74
População rural e população urbana no Brasil
No Brasil, você sabe quantas pessoas vivem no campo e quantas vivem na cidade?
- Leia a tabela sobre a distribuição da população brasileira de 1960 a 2015.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Brasil: população urbana, rural e total (1960-2015) |
|||
---|---|---|---|
Ano |
População urbana |
População rural |
População total |
1960 |
32.004.817 |
38.987.526 |
70.992.343 |
1970 |
52.904.744 |
41.603.839 |
94.508.583 |
1980 |
82.013.375 |
39.137.198 |
121.150.573 |
1991 |
110.875.826 |
36.041.633 |
146.917.459 |
2000 |
137.755.550 |
31.835.143 |
169.590.693 |
2010 |
160.925.792 |
29.830.007 |
190.755.799 |
2015 |
204.860.000 |
31.294.000 |
173.566.000 |
FONTE: Fontes: IBGE. Sinopse do censo demográfico de 2010. Disponível em: http://fdnc.io/3Nf. IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2015. Tabela 1.1. Disponível em: http://fdnc.io/fs5. Acessos em: 16 fev. 2021.
- No Brasil, em 1960, havia mais pessoas morando no espaço rural ou no espaço urbano?
- Em que ano a população urbana se tornou maior que a população rural no Brasil?
- O que ocorreu com a população rural brasileira no período de 1970 a 2015?
- Pesquise em livros ou na internet informações sobre a atual população brasileira que vive no campo e a que vive na cidade. Escreva um texto relatando as suas descobertas sobre as populações rural e urbana do Brasil.
75
Boxe complementar:
Você sabia?
A migração de um grande número de habitantes do espaço rural para o espaço urbano é chamada êxodo rural. Veja alguns dos principais motivos do êxodo rural que ocorreu no Brasil nas últimas décadas.
- O uso de máquinas no campo, como as semeadeiras e as colheitadeiras, fez com que o trabalho manual fosse reduzido, aumentando o desemprego rural.
-
Grandes e médios proprietários de terras compraram pequenas
propriedades, contribuindo para que famílias saíssem do campo e
fossem viver em cidades.
Em diversos casos, os moradores do campo se mudam para as cidades em busca de melhores condições de vida, como trabalhos mais bem remunerados e mais acesso aos serviços de saúde e de educação.
LEGENDA: Pequena propriedade rural no município de Santa Maria de Jetibá, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Semeadeira, também conhecida como plantadeira, em área rural do município de Cambé, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
76
CAPÍTULO 8. O transporte e a comunicação no espaço rural e no espaço urbano
Os meios de transporte e de comunicação permitem a interligação entre diversos espaços geográficos.
Entre o campo e a cidade, por exemplo, esses meios possibilitam a troca de produtos e de serviços, como de saúde e de educação, entre outros.
Os meios de transporte e de comunicação auxiliam no desenvolvimento e na interligação das atividades realizadas no espaço rural e no espaço urbano.
- Observe a representação.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
77
- Qual é a importância dos meios de transporte e de comunicação?
- O que os meios de transporte e de comunicação permitem que ocorra entre o campo e a cidade?
- Liste os meios de transporte e de comunicação representados na imagem da página anterior. Siga o modelo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Meios de transporte |
Meios de comunicação |
---|---|
Bicicleta _____ |
Televisão _____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- Se no espaço representado na imagem um morador do campo fosse adquirir um produto na cidade, que meio de transporte ele poderia utilizar?
- Se essa pessoa precisasse adquirir o produto sem sair de casa, como ela poderia fazer?
- Quais são os meios de transporte e de comunicação que você mais observa no lugar onde você vive?
- Entre os meios de comunicação representados a seguir, escreva o nome daquele que você mais utiliza em seu dia a dia.
- Entre os meios de transporte representados a seguir, escreva o nome daquele que você mais utiliza em seu dia a dia.
Observação: Representações ilustrativas sem escala e proporção. Fim da observação.
- Compartilhe as respostas das atividades g e h com os colegas e o professor.
78
Cartografando
- Leia e interprete os gráficos.
Meios de comunicação mais utilizados por um grupo de alunos para conversar com os colegas
Meios de transporte mais utilizados por um grupo de alunos no dia a dia
- O que representam os gráficos?
- Quais foram os meios de comunicação e de transporte mais utilizados pelos alunos?
- Quais são os meios de comunicação e de transporte mais utilizados pelos alunos de sua sala de aula?
79
-
Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Projeto-piloto leva internet a quem vive no campo
Santa Catarina investe R$ 5,5 milhões para levar internet ao meio rural. Já em fase final, o Projeto-piloto em Comunidades Rurais Digitais atende onze municípios com a instalação de antenas repetidoras de sinal de internet e telefonia móvel. Em Bocaina do Sul, na serra catarinense, o sistema já está funcionando e transformando a vida dos agricultores de oito comunidades rurais. [...]
O sinal de internet e telefonia permite que os cidadãos tenham acesso a inúmeros serviços, como: comércio eletrônico, ensino a distância, turismo rural, entre outros. Além da oportunidade de inclusão digital e de inclusão social para as comunidades rurais. [...]
FONTE: Ana Ceron. Projeto-piloto do governo do Estado leva internet ao meio rural catarinense. Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, 18 abr. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fs1. Acesso em: 17 fev. 2021.
LEGENDA: Torres e antenas de telefonia em área rural do município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com a notícia, quais tecnologias de comunicação foram instaladas nos espaços rurais do estado de Santa Catarina?
- Quantos municípios do estado serão beneficiados com essa nova infraestrutura ligada aos serviços de comunicação?
- Como o acesso a esses meios de comunicação tem favorecido os produtores rurais desse estado?
80
Cartografando
- Observe e interprete a planta cartográfica que representa parte do espaço urbano e do espaço rural de um município.
- A mãe de Elisa costuma comprar o jornal na banca. A banca de jornal se encontra em qual direção em relação à moradia de Elisa?
- O pai de Elisa trabalha no hospital agendando consultas médicas no computador. O hospital está localizado em qual direção em relação à moradia de Elisa?
81
- Em sua moradia, André costuma realizar pesquisas escolares na internet. A escola se localiza em qual direção em relação à moradia de André?
- O pai de André utiliza o telefone celular para se comunicar com os compradores dos produtos de seu sítio. A antena de telefonia celular está localizada em qual direção da casa de André?
82
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 7 e 8
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou as formas de interligação entre o espaço urbano e o espaço rural.
Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- O espaço urbano e o espaço rural se complementam e se relacionam. Identifique a relação que as fotografias representam entre esses dois espaços.
LEGENDA: Ordenha de leite no município de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Venda de queijos no município de Serra Negra, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fábrica de calçados no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trabalhador em plantação no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual produto está sendo obtido na fotografia 1? E na fotografia 3?
- O produto da fotografia 1 costuma ser produzido no campo ou na cidade? E o da fotografia 3?
- Onde está sendo vendido o produto da fotografia 2: no campo ou na cidade?
- Onde está sendo utilizado o produto da fotografia 4: no campo ou cidade?
83
-
Você sabe o que é uma carta enigmática? O professor vai explicar o
seu significado. Depois, crie uma carta enigmática sobre o município
onde você vive, destacando características de seu espaço rural e de
seu espaço urbano.
Para elaborar a carta enigmática, utilize os símbolos indicados no quadro a seguir, de acordo com o significado de cada um deles. Não deixe de incluir em sua carta todos esses símbolos.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Reconheço que o espaço urbano e o espaço rural são interligados? |
b) Identifico algumas razões que têm levado as pessoas a se mudar do campo para a cidade? |
c) Reconheço diferentes meios de comunicação e de transporte utilizados na integração entre o espaço rural e o espaço urbano? |
Sobre a postura de estudante |
d) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo? |
e) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade? |