48

UNIDADE 2. Cidade e campo: produção, circulação e consumo

Imagem: Ilustração. Uma cidade com prédios do lado esquerdo, uma rua com carros, um posto de gasoli-nas e um Shopping Center. Atrás, uma praça com uma fonte ornamental. Para a direita, quadras com casas e uma avenida com carros, motos e caminhões. Ao lado, uma cerca de madeira e uma área de plantações, um celeiro vermelho com um silo e gados atrás. Nos prédios da esquerda está marcado o número 1 e nas plantações o número 2. Fim da imagem.

49

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais elementos da paisagem predominam no local indicado pelo número 1?

    2. Quais elementos da paisagem predominam no local indicado pelo número 2?

Fim do complemento.

50

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 5 e 6

Como diversos produtos que consumimos em nosso dia a dia são fabricados e transportados até o lugar onde vivemos?

CAPÍTULO 5. Mercadorias: da produção ao consumo

Os produtos que consumimos são geralmente produzidos por muitas pessoas e passam por diversas etapas antes de chegarem aos consumidores.

  1. Observe a representação.

Etapas de produção e consumo de um telefone celular

Imagem: Infográfico. Etapas de produção e consumo de um telefone celular. Um planeta Terra com algu-mas ilustrações ao redor. Entre eles há setas formando um ciclo. Extração de matéria-prima: um vagão com material dentro, ao lado, um caminhão. Processamento de material: duas torres. Fa-bricação de peças: uma indústria. Montagem do produto: uma peça de quebra-cabeça amarelo. Uso do produto: um celular. Produto deixa de ser utilizado: uma folha com duas setas verdes.   Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que a imagem representa?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Os produtos consumidos em sua moradia ou em sua escola costumam ser reaproveitados pelas pessoas?

51

Para a fabricação dos produtos que consumimos são utilizados diversos recursos naturais. A água, o solo, os minerais e as plantas são exemplos de recursos naturais.

  1. Observe a sequência das fotografias e leia as legendas.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma estrada no meio de uma floresta com vegetação densa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Existem diversas áreas de plantação de árvores destinadas a fornecer madeira para indústrias, como se observa nesta fotografia feita no município de Guararema, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de seta vermelha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma floresta com árvores altas com troncos finos. Na frente, uma área com vegeta-ção baixa e pilhas de madeira cortadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: As árvores são derrubadas e transportadas até as madeireiras, como se observa nesta fotografia feita no município de Belmonte, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de seta vermelha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um banco e um gaveteiro de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: A madeira das árvores pode ser aproveitada para a fabricação de móveis, como o banco retratado nesta fotografia, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração de seta vermelha. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma casa de madeira pintada de azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Diversos tipos de madeira são aproveitados em construções de moradias, como na casa retratada nesta fotografia, no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual recurso natural retratado nas fotografias pode ser aproveitado pelas pessoas com o cultivo de árvores?
  1. De acordo com os exemplos, para que esse recurso natural é utilizado?

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Quando solicitado, converse com um colega sobre a importância dos recursos naturais para as pessoas.

52

Os recursos naturais

Quando solicitado, leia os textos em voz alta e conheça como os recursos naturais podem ser classificados.

São considerados recursos naturais renováveis os recursos inesgotáveis ou que podem ser repostos pela natureza ou pelas pessoas. A luz do Sol, por exemplo, é considerada um recurso inesgotável. As plantas, por sua vez, podem ser repostas pela natureza ou pelas pessoas.

Imagem: Fotografia. Uma cachoeira baixa, com a água escorrendo entre pedras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rio no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2020. A água é um recurso natural renovável pela própria natureza. No entanto, a poluição de rios e córregos provocada pelas pessoas prejudica a renovação natural desse recurso. FIM DA LEGENDA.

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que, se retirados do ambiente, demoram milhões de anos para serem repostos pela natureza. Esses recursos não podem ser repostos pelas pessoas, e seu consumo em excesso tem levado ao seu esgotamento. Alguns exemplos são o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e os minérios, como o ferro, o ouro e outros.

Imagem: Fotografia. Um grande campo de terra. No fundo, uma cidade.   Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de bauxita no município de Barcarena, no estado do Pará, em 2019. A bauxita é um minério utilizado para a fabricação de alumínio e demora milhões de anos para se formar. Sua exploração em grandes quantidades pelas pessoas pode provocar o seu esgotamento. FIM DA LEGENDA.

53

  1. Observe as fotografias e classifique cada recurso natural retratado em renovável ou não renovável.
Imagem: Fotografia. Toras de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Madeira. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque para uma pessoa usando luvas de proteção virando um líquido escuro es-pesso em um recipiente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Petróleo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um copo de água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma rocha irregular marrom escura.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ferro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma rocha irregular transparente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Diamante. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma rocha irregular cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Prata. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia a afirmativa a seguir.

A natureza não pode ser vista apenas como uma fonte de recurso para as pessoas. Os recursos naturais devem ser preservados para a manutenção da vida na Terra.

  1. Escreva no caderno um texto expressando sua opinião sobre a afirmativa que você leu.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Agora, elabore um desenho com base em suas ideias.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Apresente seu texto e seu desenho. Converse com os colegas e o professor sobre eles.

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Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

O petróleo é um recurso natural não renovável. Conheça, a seguir, o caminho do petróleo da natureza até chegar aos postos de combustíveis.

Imagem: Infográfico. Uma sequência de passos. 1: O petróleo é extraído de jazidas localizadas em terra ou no fundo de mares e oceanos. Ilustração de uma plataforma de petróleo, com poços e um heli-porto. 2: Na refinaria, o petróleo é transformado em vários produtos, como gasolina e óleo die-sel. Ilustração de três tanques cilíndricos. 3: Na distribuidora, a gasolina e o óleo diesel são arma-zenados em caminhões destinados a transportar esses combustíveis até os postos. Ilustração de uma indústria com tanques cilíndricos no fundo. 4: Nos postos de combustíveis, a gasolina e o óleo diesel são vendidos aos consumidores. Ilustração de um posto de gasolina.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  • Agora é a sua vez! O petróleo é a matéria-prima utilizada na produção da gasolina e do óleo diesel, mas há outros produtos que são fabricados com esse recurso natural.
  1. Pesquise dois desses produtos e escreva um texto sobre cada um deles, destacando suas formas de fabricação e seus usos pelas pessoas.
  1. Em classe, apresente suas descobertas para os colegas e o professor.

Fim do complemento.

55

Cartografando

Brasil: principais recursos minerais e energéticos

Imagem: Mapa. Brasil: principais recursos minerais e energéticos. Mapa do Brasil dividido em estados. Há desenhos representando os recursos em cada estado. Acre: Potássio. Amazonas: ouro, petróleo, gás natural e estanho. Roraima: ouro. Rondônia: estanho e calcário. Pará: estanho, ouro, diaman-te, alumínio, ferro e manganês. Amapá: ouro e estanho. Mato Grosso: diamante e ouro. Tocan-tins: calcário e ouro. Piauí: diamante. Ceará: sal marinho e gás natural. Rio Grande do Norte: pe-tróleo e gás natural. Paraíba: fósforo. Sergipe: potássio, petróleo e gás natural. Bahia: cobre, chumbo, fósforo, petróleo, gás natural e ouro. Goiás: diamante e estanho. Minas Gerais: ferro, alumínio e calcário. Espírito Santo: petróleo e gás natural. Rio de Janeiro: petróleo, gás natural e sal marinho. Mato Grosso do Sul: manganês, ferro, ouro e diamante. São Paulo; alumínio e gás natural. Paraná: carvão mineral, chumbo, flúor, petróleo e gás natural. Santa Catarina: ouro, flúor e carvão mineral. Rio Grande do Sul: calcário.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Mapas. Recursos minerais. Disponível em: http://fdnc.io/frQ. Acesso em: 16 fev. 2021.

  1. Na unidade da federação onde você vive são extraídos recursos minerais e energéticos? Quais?
  1. Qual é a unidade da federação que extrai a maior diversidade de recursos naturais e energéticos?
  1. Em quais unidades federativas do Brasil o petróleo é explorado?

56

Consumo consciente

Você já observou quantos produtos consome em seu dia a dia? Vamos refletir em relação ao que consumimos?

  1. Quando solicitado, leia o poema em voz alta.

    Consumo consciente

    Seguem algumas dicas

    Do consumo consciente

    Pense antes de comprar

    Sem temer o diferente

    Que impacto o produto

    Gera no meio ambiente?

    Sempre tenha preferência

    Por produtos mais duráveis

    Sempre que possível evite

    Os produtos descartáveis

    Valorize e divulgue

    As empresas responsáveis

    Sempre evite os produtos

    Com excesso de embalagem

    Mesmo sendo lixo limpo

    Com possível reciclagem

    O melhor é nem comprar

    Pra mudar, basta coragem

    [...]

Imagem: Ilustração. Uma árvore. Sua copa é redonda, formando uma imagem parecida com o planeta terra, onde as folhas são os continentes.  Fim da imagem.

FONTE: César Obeid. Aquecimento global não dá rima com legal. São Paulo: Moderna, 2008. p. 34-35.

  1. Identifique no poema um exemplo de consumo responsável.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com o poema, o que as pessoas devem fazer para consumir com responsabilidade?

57

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Leiam as frases.
Imagem: Ilustração. Um bilhete verde com o texto: Diminua o desperdício enquanto é tempo.  Fim da imagem.

Diminua o desperdício enquanto é tempo.

Imagem: Ilustração. Um bilhete laranja com o texto: Evite usar sacolas plásticas!  Fim da imagem.

Evite usar sacolas plásticas!

Imagem: Ilustração. Um bilhete amarelo com o texto: Pense várias vezes antes de comprar algo.  Fim da imagem.

Pense várias vezes antes de comprar algo.

Imagem: Ilustração. Um bilhete rosa com o texto: Valorize empresas responsáveis.   Fim da imagem.

Valorize empresas responsáveis!

Imagem: Ilustração. Um bilhete vermelho com o texto: Evite comprar produtos com muitas embalagens.  Ilustração. Um caderno com um espiral e um lápis na frente.   Fim da imagem.

Evite comprar produtos com muitas embalagens.

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Expliquem qual é a relação entre as frases e o consumo consciente.
  1. Agora, escrevam em uma folha à parte frases semelhantes de incentivo ao consumo responsável para serem divulgadas em sua escola. Com a ajuda do professor, vocês poderão criar uma campanha com esse tema.
  1. Por quais meios de comunicação essas frases poderiam ser divulgadas para que fossem lidas pelas pessoas que fazem parte da comunidade escolar?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    3. Em sua opinião, por que é importante ser um consumidor consciente?

58

CAPÍTULO 6. O transporte de mercadorias e de pessoas

Para o deslocamento de mercadorias e de pessoas podem ser utilizados diversos meios de transporte, que circulam em diferentes tipos de via, como rodovias, ferrovias e hidrovias.

No Brasil, os principais tipos de transporte de mercadorias são o rodoviário, o ferroviário e o aquaviário.

  1. Leia e interprete a representação.
Imagem: Gráfico. Brasil: mercadorias transportadas por tipos de transporte (2019). Na barra horizontal, ilustrações dos meios de transporte. Na barra vertical, porcentagens representadas através do desenho de uma caixa. Meio de transporte: rodoviário. Porcentagem: 61%. Meio de transporte: ferroviário. Porcentagem: 21%. Meio de transporte: aquaviário (fluvial e marítimo). Porcentagem: 13%. Meio de transporte: outros. Porcentagem: 5%.  Fim da imagem.

Fonte: CNT. Boletim estatístico da Confederação Nacional do Transporte, fev. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/eJT. Acesso em: 16 fev. 2021.

  1. De acordo com a representação, qual é o tipo de transporte de mercadorias mais utilizado no Brasil?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Considerando esse tipo de transporte, o que é necessário para que as entregas de mercadorias sejam feitas de forma segura?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, quais são os tipos de transporte mais utilizados para a entrega de mercadorias?

59

Como a maior parte do transporte de mercadorias no Brasil é feita por meio de rodovias, é muito importante que elas estejam em bom estado de conservação. Assim, os produtos podem ser entregues de maneira rápida e segura.

  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

    Seis em cada dez rodovias do país apresentam algum tipo de problema, aponta CNT

    Há algum tipo de problema em 59% de toda a malha rodoviária pavimentada do Brasil. Esses trechos têm classificação regular, ruim ou péssima, segundo aponta a Pesquisa CNT de Rodovias 2019 […], divulgada [...] pela Confederação Nacional de Transportes.

    O estudo avalia toda a malha federal pavimentada e os principais trechos estaduais, também pavimentados. [...]

Em relação ao pavimento, 52,4% da extensão avaliada apresentava problemas. [...]

No que diz respeito à sinalização, 48,1% é considerada regular, ruim ou péssima. […]

Na avaliação da geometria da via, que considera o tipo e o perfil da rodovia, a presença de faixa adicional, de curvas perigosas e de acostamento, constatou-se que 76,3% da malha é deficitária . [...]

FONTE: Beatriz Roscoe. Seis em cada dez rodovias do país apresentam algum tipo de problema, aponta CNT. Poder 360, 22 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/frS. Acesso em: 15 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Um caminhão com duas carretas em uma estrada. Nas margens, áreas gramadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Caminhões trafegando pela rodovia BR-364, no município de Itapuã do Oeste, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Indique as palavras da notícia cujo significado você desconhecia.
  1. De acordo com a notícia, a maioria das rodovias brasileiras estava bem conservada em 2019?
  1. Quais foram os principais problemas identificados nas rodovias brasileiras?

60

Produtos: de onde vêm, para onde vão

Imagem: Infográfico. Produtos: de onde vêm, para onde vão. Observe a representação e leia os textos. Na parte superior esquerda, um trator passa por uma área de terra, deixando como rastro linhas horizontais. 1: as sementes do trigo são semeadas. Ao lado, plantação de trigo, com detalhe para um ramo. 2: o trigo está maduro. As espigas estão cheias de grãos. A seguir, caminhões passam pela plantação de trigo, colhendo os ramos e jogando na caçamba de um caminhão que está es-tacionado ao lado. 3: essas máquinas são as ceifadeiras-debulhadoras, que cortam e batem as espigas para fazer cair os grãos. A seguir, o caminhão está parado ao lado de grandes cilindros prateados. 4: os grãos de trigo são estocados em silos. Na próxima imagem, um homem está parado ao lado de uma máquina que enche sacos de grãos. 5: os grãos de trigo são triturados para se obter uma farinha muito fina e branca.  Fim da imagem.

61

Imagem: A seguir, um caminhão está na frente de uma padaria. Um homem de macacão e boné segura uma caixa na frente de um homem de camiseta amarela. 6: a farinha é vendida ao padeiro. Na próxima imagem, duas pessoas estão fazendo pão. Ao lado delas há prateleiras cheia de pães e um forno industrial. 7: é muito cedo e o padeiro já está tra-balhando. Farinha, fermento, um pouco de água e direto para o forno! Que beleza de pão.  Fim da imagem.

Fonte: Anne-Sophie Baumann . De onde as coisas vêm ? São Paulo: Moderna, 2001.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. Qual foi o principal ingrediente utilizado pelo padeiro para fazer o pão?
  1. O principal ingrediente utilizado foi retirado diretamente da natureza?
  1. A produção desse ingrediente está relacionada a qual atividade econômica do setor primário?
  1. Qual atividade econômica do setor secundário está relacionada à produção desse ingrediente?
  1. Em quais estabelecimentos do setor terciário o pão costuma ser comercializado?
  1. O produto plantado pelo agricultor poderá ser utilizado para a fabricação de outros alimentos? Se sim, de quais?

    g) Você costuma consumir algum desses alimentos? Se sim, quais?

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Cartografando

Observe a planta cartográfica de um trecho do bairro de Vila Mariana, localizado no município de São Paulo. Nessa planta cartográfica, os pontos marcados em verde correspondem aos locais onde a farinha de trigo deve ser entregue.

Trecho do bairro de Vila Mariana em São Paulo (SP)

Imagem: Mapa. Trecho do bairro de Vila Mariana em São Paulo (SP). Um bairro com as ruas marcadas em branco e as áreas das quadras em amarelo. Há 3 museus. A: na Rua Botucatu. B: na Rua Berta. C: em uma rua não nomeada, paralela à Rua Doutor Tirso Martins. Uma biblioteca, na parte norte do mapa, próxima à Rua Mairinque. Dois monumentos, ambos na Rua Domingos de Morais, sen-do A mais para norte e B mais para sul. No canto esquerdo da Rua Onze de Junho há um cami-nhão de entrega de farinha e 10 pontos destacados em verde: 1 e 2 na Rua Onze de Junho; 3 próximo à Rua Embaú; 4 na Rua Domingos de Morais; 5 e 5na Rua Loefgreen; 7 e 8 na Rua Padre Machado; 9 na Rua Luís Góis e 10 em uma rua sem nome, no sul do mapa, próximo à Rua dos Jacintos. Fim da imagem.

Fonte: Geosite da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Disponível em: http://fdnc.io/d8n. Acesso em: 15 fev. 2021.

63

  1. Para explicar a rota de entrega da farinha escolhida pelo motorista do caminhão, substitua os _____, indicados nas frases a seguir, por direções cardeais e colaterais. Para isso, oriente-se pela rosa dos ventos.
    1. Seguindo pela Avenida Onze de Junho na direção _____, o motorista deve fazer a primeira entrega.
    1. Continuar pela direção _____ para fazer a segunda entrega.
    1. Ao chegar à Rua Coronel Lisboa, o motorista deve ir na direção _____ por três quarteirões para realizar a terceira entrega.
    1. Agora, ele deve seguir na direção _____ por quatro quarteirões para realizar a quarta entrega.
    1. Depois, deve seguir um quarteirão na direção _____ para realizar a quinta entrega.
    1. Deve, então, seguir na direção _____ por pouco mais de dois quarteirões para realizar a sexta entrega.
    1. Na sequência, deve seguir na direção _____ por dois quarteirões para realizar a sétima entrega.
    1. Para realizar a oitava entrega, o motorista deve seguir na direção _____.
    1. Agora, deve seguir na direção _____ por dois quarteirões para realizar a nona entrega.
    1. E, por fim, deve realizar a última entrega seguindo um quarteirão na direção _____.
  1. Retome a planta cartográfica. Orientando-se novamente pela rosa dos ventos, responda às atividades, indicando direções cardeais ou colaterais.
    1. Em relação ao ponto 3, em qual direção está o museu A?
    1. A biblioteca está em qual direção em relação ao ponto 6?
    1. O monumento B está em qual direção em relação ao ponto 4?
    1. O museu C está em qual direção em relação ao ponto 5?
    1. Em relação ao ponto 7, em que direção está o monumento A?
    1. O museu B está em qual direção em relação ao ponto 2?

64

Cidade: circulação de veículos e de pessoas

Principalmente nas grandes cidades, a circulação de veículos é intensa.

  1. Quando solicitado, leia o poema em voz alta.

    Engarrafamento

    Nada a fazer

    no meio de engarrafamento,

    a não ser

    desamarrar os nós do pensamento,

    e se deixar levar [...]

    para o galho mais alto

    de um sonho.

    E, de lá de cima,

    olhar o mundo

    com profunda

    paciência.

    FONTE: Roseana Murray. Paisagens. São Paulo: Lê, 2005. p. 24.

Imagem: Ilustração. Congestionamento com vários veículos. Da frente para trás: um carro cinza com uma mulher dirigindo, um carro amarelo com uma mulher de cabelo preto dentro, um carro rosa com uma mulher, um carro cinza com um homem dirigindo e um menino no banco de trás, um carro azul com uma menina dirigindo, com notas musicais ao redor dela, um ônibus escolar, um carro amarelo com uma mulher de cabelo castanho, um carro bege com um homem loiro, um carro rosa com uma senhora de óculos e um homem de capacete em uma moto. Em cima, um passari-nho amarelo.  Fim da imagem.
  1. O poema aborda uma situação comum em muitas cidades. Que situação é essa?
  1. Em sua opinião, por que os engarrafamentos podem ser comuns nas cidades?
  1. Você já vivenciou uma situação de engarrafamento como a citada no poema? Se sim, como se sentiu?

65

Para se locomover nas cidades, as pessoas podem usar o transporte coletivo, como ônibus, metrô e trem, e o transporte particular, como automóveis, motos e bicicletas, ou ir a pé.

  1. Observe as representações e leia as informações.
Imagem: Ilustração. A: Um pedaço de rua com quatro faixas, em cada uma tem quatro carros.  Fim da imagem.

Um automóvel transporta até 5 pessoas.

Imagem: B: Um pedaço de rua com quatro faixas, em cada uma tem dois ônibus.  Fim da imagem.

Um ônibus transporta cerca de 45 pessoas.

  1. Quantos automóveis foram representados na imagem A? Esses automóveis, juntos, podem transportar até quantas pessoas?
  1. Quantos ônibus foram representados na imagem B no mesmo espaço ocupado pelos automóveis na imagem A? Juntos, esses ônibus podem transportar quantas pessoas?
  1. Em muitas cidades, os governos municipais incentivam o uso do meio de transporte coletivo em vez do meio de transporte particular. Por que isso ocorre?

66

  1. Leia o quadro, que apresenta o número de veículos necessários para transportar a quantidade de pessoas indicada.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Número de

pessoas

Meio de

transporte

Número de

veículos

necessários

Papel desse meio de transporte

na mobilidade urbana

Tabela. Número de pessoas: ilustração de trinta pessoas.

Ônibus

Meio de transporte: ônibus. Número de veículos necessários: 1. Papel desse meio de transporte na modalidade urbana: Quanto mais pessoas usarem o transporte coletivo, menos congestionamentos vão ocorrer nas cidades. Além disso, a emissão de gases poluentes no ar será reduzida.

1

Quanto mais pessoas usarem o transporte coletivo, menos congestionamentos vão ocorrer nas cidades. Além disso, a emissão de gases poluentes no ar será reduzida.

Automóvel

Meio de transporte: automóvel. Núme-ro de veículos necessários: 6. Papel desse meio de transporte na modalidade urbana: Muitas vezes, o automóvel é usado para transportar apenas uma pessoa. Isso contribui para os conges-tionamentos e para o aumento da poluição. O ideal é as pessoas só usarem o carro quando for realmente necessário e oferecerem carona aos amigos e aos vizinhos.

6

Muitas vezes, o automóvel é usado para transportar apenas uma pessoa. Isso contribui para os congestionamentos e para o aumento da poluição. O ideal é as pessoas só usarem o carro quando for realmente necessário e oferecerem carona aos amigos e aos vizinhos.

Bicicleta

Meio de transporte: bicicleta. Número de veículos necessários: 30. Papel desse meio de transporte na modalidade urba-na: A bicicleta ocupa pouco espaço e não polui o ar. Além disso, pedalar é uma ótima atividade física. Deve-se incentivar a construção de ciclovias nas cidades, a fim de garantir a segurança dos ciclistas.

30

A bicicleta ocupa pouco espaço e não polui o ar. Além disso, pedalar é uma ótima atividade física. Deve-se incentivar a construção de ciclovias nas cidades, a fim de garantir a segurança dos ciclistas.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Você sabia?

No Brasil, existe uma lei que determina que toda cidade com mais de 20 mil habitantes precisa ter um Plano de Mobilidade Urbana. Esse plano deve orientar e planejar ações que contribuam para melhorar as formas de locomoção da população da cidade.

Fim do complemento.

67

O trânsito corresponde ao movimento de pessoas e de mercadorias. As leis de trânsito foram criadas para organizar o movimento de pessoas e de veículos e para garantir a segurança de todos. A sinalização de trânsito é feita com placas, sinais luminosos e faixas pintadas no chão. Observe alguns exemplos e, quando solicitado, leia-os em voz alta.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Placas de

regulamentação

Placas de advertência

Sinais luminosos

Tabela. Placa de regulamentação: parada obrigatória, placa hexagonal vermelha com a palavra PARE;

Parada obrigatória.

Placas de advertência: semáforo à frente, placa amarela no formato deum losango com o desenho de um semáforo;

Semáforo à frente.

Sinais luminosos: pare, luz vermelha do semáforo;

Pare.

siga em frente, placa circular com uma seta para frente;

Siga em frente.

Área escolar.

área escolar, placa amarela no formato deum losango com o desenho de um adulto e uma criança de mãos dadas;
atenção, luz amarela do semáforo;

Atenção.

proibido estacionar: placa com a letra E atrás de uma faixa vermelha de proibido;

Proibido estacionar.

obras, placa amarela no formato deum losango com o desenho de um homem segurando uma pá;

Obras.

Siga.

 siga, luz verde do semáforo.

Velocidade máxima permitida: 40 km/h.

saliência ou lombada, placa amarela no formato deum losango com o desenho de uma lombada.
velocidade máxima permitida: 40km/h, placa circular com o número 40.

Saliência ou lombada.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.
  1. Na companhia de um adulto, identifique os tipos de sinalização que existem:
    1. na rua onde você mora;
    1. na rua de sua escola.

68

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 5 e 6

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou as diferentes etapas de produção, circulação e consumo de mercadorias.

Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Escolha um produto que é extraído, produzido ou fabricado no município onde você vive. Depois, responda às atividades a seguir.
    1. Escreva o nome do produto que você escolheu.
    1. Indique se esse produto foi retirado diretamente da natureza ou se passou por alguma transformação na indústria.
    1. Identifique os tipos de transporte que costumam ser utilizados para levar esse produto até outros municípios, estados ou países.
    1. Indique os tipos de estabelecimento onde esse produto é vendido.
    1. Identifique como esse produto é utilizado pelas pessoas.

      Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

    1. Ao final, faça um desenho representando as etapas de produção, transporte e consumo desse produto. Crie textos curtos para acompanhar cada etapa dos processos representados.
  1. Agora você vai realizar uma atividade para descobrir se adota práticas de consumo consciente.
    1. Responda às perguntas a seguir, utilizando as palavras nunca , às vezes e sempre.
  1. Parte do lixo produzido em sua moradia costuma ser reciclado?
  1. Costuma usar utensílios que são descartáveis?
  1. Apaga as lâmpadas que estão acesas em locais desocupados?
  1. Fecha a torneira enquanto lava a louça ou escova os dentes?
  1. Reaproveita papéis e embalagens de produtos?
Imagem: Ilustração. Destaque para uma mão segurando um fio que sai de uma luminária acesa; uma tor-neira prateada pingando; uma lata de lixo com sois sacos em cima. Os sacos são verdes e tem três setas formando um triângulo. Fim da imagem.

69

  1. Para saber o resultado do teste, some os pontos conforme indicado.
  1. Conte 0 para cada resposta: Nunca .
  1. Conte 1 ponto para cada resposta: Às vezes .
  1. Conte 3 pontos para cada resposta: Sempre .
  1. Veja o resultado do teste.
  1. De 0 a 4 pontos – Você precisa refletir mais sobre seus hábitos de consumo.
  1. De 5 a 10 pontos – Você já está atento a práticas de consumo consciente, mas ainda pode aprender mais para preservar o ambiente.
  1. De 11 a 15 pontos – Parabéns! Continue agindo em favor do bem-estar das pessoas e da preservação do ambiente.
  1. De acordo com o resultado do teste, escreva um texto sobre práticas relacionadas ao consumo consciente que você considera importantes.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Identifico recursos naturais usados na fabricação de alguns produtos?

b) Reconheço que a produção de uma mercadoria envolve várias atividades de trabalho?

c) Identifico meios utilizados para o transporte de mercadorias?

d) Consigo sugerir ações relacionadas ao consumo consciente?

Sobre a postura de estudante

e) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo?

f) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade?

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 7 e 8

Quais elementos podem contribuir para a interligação entre o espaço urbano e o espaço rural?

CAPÍTULO 7. A integração entre o espaço urbano e o espaço rural

Imagem: Fotografia. Três tomates.   Fim da imagem.

O município é composto de um espaço urbano, chamado cidade, e de um espaço rural, denominado campo .

Várias atividades realizadas no espaço urbano têm relação com as atividades praticadas no espaço rural e vice-versa. Assim, pode-se dizer que o espaço urbano e o espaço rural têm uma relação de interdependência, ou seja, eles se complementam fornecendo produtos, serviços e mão de obra de um espaço para o outro.

Grande parte do que é produzido no espaço rural é consumido no espaço urbano.

Exemplo 1

Imagem: Fotografia. Um galho cm tomates verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de tomates. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Seta para a direita.  Fim da imagem.
Imagem: Uma banca com caixas de papelão com diversas frutas e legumes: tomates, pimentões, cenouras e pepino.   Fim da imagem.

LEGENDA: Comércio de tomates e de outros alimentos. FIM DA LEGENDA.

No espaço urbano, vendem-se inúmeros produtos que são utilizados no espaço rural.

Exemplo 2

Imagem: Fotografia. Tratores azuis estacionados. Fim da imagem.

LEGENDA: Comércio de tratores. FIM DA LEGENDA.

Imagem:  Seta para a direita.  Fim da imagem.
Imagem: Um trator em um campo de terra, com um homem dirigindo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultor prepara o solo para cultivo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Explique a relação entre o espaço rural e o espaço urbano em cada um dos exemplos apresentados.

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  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Um grande campo com plantações em áreas retangulares.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de plantação de soja no município de Vilhena, no estado de Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um corredor com barracas de frutas e legumes dos dois lados. As frutas e legumes estão separados em caixas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior do Mercado Municipal de Curitiba, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cruzamento de duas ruas. Na esquina tem construções antigas, várias pessoas cami-nhando e uma barraca de roupa.   Fim da imagem.

LEGENDA: Comércio no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Escolha uma fotografia que represente o espaço urbano e outra que represente o espaço rural e explique a relação entre elas.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com a atividade anterior, explique por que podemos afirmar que existe uma interdependência entre o espaço rural e o espaço urbano dos municípios.

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Do campo para a cidade, da cidade para o campo

O livro com o qual você estuda é resultado do trabalho de diferentes pessoas, como autores, editores, ilustradores e vários outros profissionais. A confecção de um livro é feita, geralmente, em indústrias localizadas no espaço urbano.

Os livros são feitos de papel. Você sabe de onde vem o papel? Para descobrir, observe as imagens na sequência indicada e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.

  1. A matéria-prima do papel é a celulose, material extraído da madeira das árvores. Para a obtenção de celulose, plantam-se, por exemplo, eucaliptos no espaço rural.
  1. Os eucaliptos são cortados em toras , que são transportadas até a indústria de papel.
  1. Na indústria de papel, a madeira é descascada e picada e depois cozida, formando a celulose, que é transformada em papel.
Imagem: Ilustração. 1: um homem de cabelo preto usando cala, botas e uma camiseta marrom. Ele está plantando mudas. Atrás dele tem mais algumas mudas plantadas. A matéria-prima do papel é a celulose, material extraído da madeira das árvores. Para a obtenção de celulose, plantam-se, por exemplo, eucaliptos no espaço rural. 2: um caminhão com toras de madeira. Atrás, vários tocos de árvores desmatadas. 3: uma máquina onde entra grãos de trigo e sai um pó, que passa por uma esteira. Na indústria de papel, a madeira é descascada e picada e depois cozida, formando a celulose, que é transformada em papel.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

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  1. O papel é transportado para a gráfica, onde receberá tinta por meio de um sistema de impressão, e será montado conforme o número de páginas e as dimensões do livro.
  1. Já pronto, os livros são transportados para as livrarias para serem vendidos.
Imagem: 4: um homem de camiseta verde operando uma máqui-na que tem três rolos em uma esteira. O papel é transportado para a gráfica, onde receberá tinta por meio de um sistema de impressão, e será montado conforme o número de páginas e as di-mensões do livro. 5: uma pessoa empurrando um carrinho com caixas na direção de uma livraria. Já pronto, os livros são transportados para as livrarias para serem vendidos. Fim da imagem.

Como você observou, a matéria-prima do papel é obtida no campo e depois encaminhada às indústrias. Os livros são vendidos geralmente nas cidades e podem ser utilizados pelos moradores das cidades e do campo.

  1. A matéria-prima do papel é obtida a partir do cultivo de árvores, como o eucalipto. Esse cultivo geralmente ocorre no espaço urbano ou no espaço rural?
  1. As gráficas que produzem os livros se localizam geralmente em qual espaço?
  1. Os livros são vendidos em livrarias e em outros estabelecimentos comerciais.Onde geralmente se localizam as livrarias e os demais estabelecimentos comerciais?
  1. Onde moram as pessoas que leem os livros?

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População rural e população urbana no Brasil

No Brasil, você sabe quantas pessoas vivem no campo e quantas vivem na cidade?

  1. Leia a tabela sobre a distribuição da população brasileira de 1960 a 2015.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Brasil: população urbana, rural e total (1960-2015)

Ano

População urbana

População rural

População total

1960

32.004.817

38.987.526

70.992.343

1970

52.904.744

41.603.839

94.508.583

1980

82.013.375

39.137.198

121.150.573

1991

110.875.826

36.041.633

146.917.459

2000

137.755.550

31.835.143

169.590.693

2010

160.925.792

29.830.007

190.755.799

2015

204.860.000

31.294.000

173.566.000

FONTE: Fontes: IBGE. Sinopse do censo demográfico de 2010. Disponível em: http://fdnc.io/3Nf. IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2015. Tabela 1.1. Disponível em: http://fdnc.io/fs5. Acessos em: 16 fev. 2021.

  1. No Brasil, em 1960, havia mais pessoas morando no espaço rural ou no espaço urbano?
  1. Em que ano a população urbana se tornou maior que a população rural no Brasil?
  1. O que ocorreu com a população rural brasileira no período de 1970 a 2015?
  1. Pesquise em livros ou na internet informações sobre a atual população brasileira que vive no campo e a que vive na cidade. Escreva um texto relatando as suas descobertas sobre as populações rural e urbana do Brasil.
Imagem: Ilustração. Um parque com duas crianças e dois adultos: uma menina de camiseta rosa e azul e camelo preto com tranças, um menino ruivo de camiseta roxa, um homem de cabelo preto e camiseta azul e uma mulher de cabelo preto e camiseta vermelha.  Ilustração. Pessoas caminhando em uma faixa de pedestres com prédios no fundo: uma mulher de cabelo preto, saia e regata vermelha, um homem de cabelo preto com camiseta verde e uma mulher ruiva de regata azul empurrando um carrinho de bebe.   Fim da imagem.

75

Boxe complementar:

Você sabia?

A migração de um grande número de habitantes do espaço rural para o espaço urbano é chamada êxodo rural. Veja alguns dos principais motivos do êxodo rural que ocorreu no Brasil nas últimas décadas.

  • O uso de máquinas no campo, como as semeadeiras e as colheitadeiras, fez com que o trabalho manual fosse reduzido, aumentando o desemprego rural.
  • Grandes e médios proprietários de terras compraram pequenas propriedades, contribuindo para que famílias saíssem do campo e fossem viver em cidades.

    Em diversos casos, os moradores do campo se mudam para as cidades em busca de melhores condições de vida, como trabalhos mais bem remunerados e mais acesso aos serviços de saúde e de educação.

    Imagem: Fotografia. Duas pessoas de calça e moletom abaixados pegando verduras de uma horta. Ao fundo, algumas construções.   Fim da imagem.

    LEGENDA: Pequena propriedade rural no município de Santa Maria de Jetibá, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Fotografia. Um trator tipo semeadeira amarelo passando por uma grande área de plantações.   Fim da imagem.

    LEGENDA: Semeadeira, também conhecida como plantadeira, em área rural do município de Cambé, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

76

CAPÍTULO 8. O transporte e a comunicação no espaço rural e no espaço urbano

Os meios de transporte e de comunicação permitem a interligação entre diversos espaços geográficos.

Entre o campo e a cidade, por exemplo, esses meios possibilitam a troca de produtos e de serviços, como de saúde e de educação, entre outros.

Os meios de transporte e de comunicação auxiliam no desenvolvimento e na interligação das atividades realizadas no espaço rural e no espaço urbano.

  1. Observe a representação.
Imagem: Ilustração. Um bairro construído nas margens de um rio. Dele sai uma estrada para o fundo, onde há cadeiras de montanhas. Na margem do rio tem um porto com um navio atracado. Ao lado, um aeroporto. No restante da cidade tem um mercado, uma rodoviária, um estádio, um shopping, casas e prédios. Há alguns balões de fala com ilustrações: um homem de camiseta amarela e chapéu andando de cavalo, próximo a uma plantação. Um homem moreno no computador, em uma casa na parte do fundo da cidade. Um homem sentado no sofá assistindo televisão em um dos prédios. Um caminhão branco e vermelho na rua atrás do estacionamento. Uma menina loira de capacete andando de bicicleta em uma praça. Uma mulher entrando em um ônibus, na rua ao lado do porto. Um homem de jaqueta e capacete andando de moto na rua na frente do shop-ping.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

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  1. Qual é a importância dos meios de transporte e de comunicação?
  1. O que os meios de transporte e de comunicação permitem que ocorra entre o campo e a cidade?
  1. Liste os meios de transporte e de comunicação representados na imagem da página anterior. Siga o modelo.
Imagem: Ilustração de selo indicando Modelo. Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Meios de transporte

Meios de comunicação

Bicicleta _____

Televisão _____

_____

_____

_____

_____

  1. Se no espaço representado na imagem um morador do campo fosse adquirir um produto na cidade, que meio de transporte ele poderia utilizar?
  1. Se essa pessoa precisasse adquirir o produto sem sair de casa, como ela poderia fazer?
  1. Quais são os meios de transporte e de comunicação que você mais observa no lugar onde você vive?
  1. Entre os meios de comunicação representados a seguir, escreva o nome daquele que você mais utiliza em seu dia a dia.
Imagem: Fotografia. Um celular.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma tela de televisão curva.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um envelope de carta internacional.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um notebook prateado.  Fim da imagem.
  1. Entre os meios de transporte representados a seguir, escreva o nome daquele que você mais utiliza em seu dia a dia.
Imagem: Fotografia. Uma moto preta e vermelha.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um ônibus azul com detalhes amarelos na frente.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma bicicleta.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um carro esportivo branco.   Fim da imagem.

Observação: Representações ilustrativas sem escala e proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compartilhe as respostas das atividades g e h com os colegas e o professor.

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Cartografando

Meios de comunicação mais utilizados por um grupo de alunos para conversar com os colegas

Imagem: Gráfico. Meios de comunicação mais utilizados por um grupo de alunos para conversar com os colegas. No eixo vertical, número de alunos. No eixo horizontal, meios de comunicação. Meio de comunicação: telefone móvel. Número de alunos: 10. Meio de comunicação: telefone fixo. Nú-mero de alunos: 6. Meio de comunicação: carta. Número de alunos: 2. Meio de comunicação: outro. Número de alunos: 5.   Fim da imagem.

Meios de transporte mais utilizados por um grupo de alunos no dia a dia

Imagem:  Gráfico. Meios de transporte mais utilizados por um grupo de alunos no dia a dia. No eixo verti-cal, número de alunos. No eixo horizontal, meios de transporte. Meio de transporte: bicicleta. Número de alunos: 3. Meio de transporte: carro. Número de alunos: 5. Meio de transporte: ôni-bus. Número de alunos: 12. Meio de transporte: outros. Número de alunos: 10.  Fim da imagem.
  1. O que representam os gráficos?
  1. Quais foram os meios de comunicação e de transporte mais utilizados pelos alunos?
  1. Quais são os meios de comunicação e de transporte mais utilizados pelos alunos de sua sala de aula?

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  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

    Projeto-piloto leva internet a quem vive no campo

    Santa Catarina investe R$ 5,5 milhões para levar internet ao meio rural. Já em fase final, o Projeto-piloto em Comunidades Rurais Digitais atende onze municípios com a instalação de antenas repetidoras de sinal de internet e telefonia móvel. Em Bocaina do Sul, na serra catarinense, o sistema já está funcionando e transformando a vida dos agricultores de oito comunidades rurais. [...]

    O sinal de internet e telefonia permite que os cidadãos tenham acesso a inúmeros serviços, como: comércio eletrônico, ensino a distância, turismo rural, entre outros. Além da oportunidade de inclusão digital e de inclusão social para as comunidades rurais. [...]

    FONTE: Ana Ceron. Projeto-piloto do governo do Estado leva internet ao meio rural catarinense. Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, 18 abr. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fs1. Acesso em: 17 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Torres de transmissão no meio de árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Torres e antenas de telefonia em área rural do município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. De acordo com a notícia, quais tecnologias de comunicação foram instaladas nos espaços rurais do estado de Santa Catarina?
  1. Quantos municípios do estado serão beneficiados com essa nova infraestrutura ligada aos serviços de comunicação?
  1. Como o acesso a esses meios de comunicação tem favorecido os produtores rurais desse estado?

80

Cartografando

Imagem: Ilustração. Planta de um bairro. Na primeira fileira de quadras: casas, uma padaria, antena de rádio, prédios e um posto de gasolina. Na segunda fileira de quadras: casas, prédios, uma banca de jornal, um hospital, um banco, e um supermercado. Para o lado direito, um bairro rural. Na parte de cima: casas, escola, pomar, horta, curral e antena de celular. Na parte inferior, árvores e um lago com um píer de madeira.   Fim da imagem.
  1. A mãe de Elisa costuma comprar o jornal na banca. A banca de jornal se encontra em qual direção em relação à moradia de Elisa?
  1. O pai de Elisa trabalha no hospital agendando consultas médicas no computador. O hospital está localizado em qual direção em relação à moradia de Elisa?

81

  1. Em sua moradia, André costuma realizar pesquisas escolares na internet. A escola se localiza em qual direção em relação à moradia de André?
  1. O pai de André utiliza o telefone celular para se comunicar com os compradores dos produtos de seu sítio. A antena de telefonia celular está localizada em qual direção da casa de André?

82

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 7 e 8

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou as formas de interligação entre o espaço urbano e o espaço rural.

Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. O espaço urbano e o espaço rural se complementam e se relacionam. Identifique a relação que as fotografias representam entre esses dois espaços.
Imagem: Fotografia. Um homem de boné, camiseta roxa listrada, calça jeans e bota de borracha. Ele está sentado em um banco de madeira e tira leite de uma vaca marrom. No fundo há mais vacas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ordenha de leite no município de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Seta para a direita.  Fim da imagem.
Imagem: Uma bancada com mostradores de vidro. Atrás há diversos tipos de queijo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Venda de queijos no município de Serra Negra, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de cabelo preto e camisa rosa e um de cabelo preto e camiseta branca. Eles costuram sapatos. Na frente há máquinas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fábrica de calçados no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Seta para a direita.  Fim da imagem.
Imagem: Destaque para uma pessoa usando sapatos marrons plantando uma muda. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador em plantação no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual produto está sendo obtido na fotografia 1? E na fotografia 3?
  1. O produto da fotografia 1 costuma ser produzido no campo ou na cidade? E o da fotografia 3?
  1. Onde está sendo vendido o produto da fotografia 2: no campo ou na cidade?
  1. Onde está sendo utilizado o produto da fotografia 4: no campo ou cidade?

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  1. Você sabe o que é uma carta enigmática? O professor vai explicar o seu significado. Depois, crie uma carta enigmática sobre o município onde você vive, destacando características de seu espaço rural e de seu espaço urbano.
    Para elaborar a carta enigmática, utilize os símbolos indicados no quadro a seguir, de acordo com o significado de cada um deles. Não deixe de incluir em sua carta todos esses símbolos.
Imagem: Tabela. Símbolo: quadrado laranja. Significado: município. Símbolo: triângulo marrom. Significado: urbano. Símbolo: círculo verde. Significado: rural. Símbolo: quadrado rosa. Significado: integra-ção. Símbolo: retângulo roxo. Significado: pessoas. Símbolo: triângulo amarelo. Significado: pro-dutos. Símbolo: círculo azul. Significado: transporte. Símbolo: retângulo vermelho. Significado: comunicação.  Fim da imagem.

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Reconheço que o espaço urbano e o espaço rural são interligados?

b) Identifico algumas razões que têm levado as pessoas a se mudar do campo para a cidade?

c) Reconheço diferentes meios de comunicação e de transporte utilizados na integração entre o espaço rural e o espaço urbano?

Sobre a postura de estudante

d) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo?

e) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade?