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UNIDADE 3. As paisagens brasileiras

Imagem: Ilustração. Imagem aérea. Do lado esquerdo, uma cidade com prédios e casas. Do lado direito, montanhas ao fundo e na frente uma área coberta por vegetação, com algumas casas espaçadas. Há um rio que vai das montanhas até o mar que está no canto inferior da folha. A cidade é a letra A, as montanhas é a letra B e as casas no campo é a letra C. Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais diferenças você observa entre as paisagens assinaladas com as letras A, B e C?
  1. O que poderia explicar a ausência de ocupação humana no local marcado com a letra B?

Fim do complemento.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Quais são as características das paisagens brasileiras e como elas vêm sendo transformadas?

CAPÍTULO 9. Brasil: relevos e rios

O Brasil apresenta paisagens muito diversificadas em decorrência da combinação de diferentes elementos naturais e humanos.

Um elemento natural que pode caracterizar as paisagens é o relevo. Ele corresponde às diversas formas e altitudes da superfície terrestre.

Observe como diferentes formas e altitudes do relevo podem ser representadas em um bloco-diagrama e em um perfil topográfico.

Bloco-diagrama

Perfil topográfico

Imagem: Ilustração. Bloco-diagrama: imagem em três dimensões com o mar na esquerda e uma cadeira de montanhas na direita. Perfil topográfico:  Gráfico indicando a altitude (em metros em relação ao nível do mar). Do lado esquerdo, uma linha vertical graduada com as alti-tudes. O mar está no nível zero. A montanha sobe até 300, desce até 100 e em seguida sobe no-vamente até 650.   Fim da imagem.
  1. O que o bloco-diagrama e o perfil topográfico têm em comum?
  1. De acordo com o perfil topográfico, qual é a referência utilizada para medir a altitude de um local?

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Cartografando

As diferentes altitudes do território brasileiro também podem ser representadas em um mapa físico.

Brasil: físico

Imagem: Mapa. Brasil: físico. Mapa do Brasil mostrando o relevo. O laranja mais escuro é altitude acima de 1.200 m: trechos em todo o litoral das regiões Sul e Sudeste (Serra Geral, Serra do Mar e Serra da Mantiqueira) e partes espalhadas no Sudeste e Nordeste (Chapada Diamantina) e no Norte (Ser-ra Pacaraima). Em laranja, altitude entre acima de 800: áreas ao redor das Serras e Chapada. Áreas em laranja mais claro, maior que 200 maior parte do país, englobando as regiões Sul, Su-deste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte (Planalto Central, Planalto Brasileiro e Planalto das Guianas). Em verde, altitude de até 200m, partes da região Sul, litoral das regiões Sudeste e Nordeste e partes das regiões Centro-Oeste e Norte: Planície do Pantanal, Planície Costeira e Planície Amazônica. Os picos estão destacados: Neblina, 2.994 metros; 31 de março, 2.973 metros; Bandeira, 2.892 metros.  Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 112.

  1. Localize no mapa a Planície do Rio Amazonas. Quais são as altitudes predominantes?
  1. Agora, localize no mapa duas serras com altitude superior a 500 metros e escreva o nome delas.
  1. No lugar onde você vive, quais são as altitudes predominantes?

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Características das principais formas do relevo brasileiro

No Brasil, as principais formas de relevo são os planaltos, as depressões e as planícies.

Planaltos

Os planaltos são superfícies com altitudes, geralmente, acima de 300 metros. Nos planaltos podem-se encontrar morros, chapadas e serras.

Imagem: Fotografia. Paisagem com um morro parcialmente coberto por vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Morro no Planalto Central, no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Paisagem de um morro com a parte superior plana e coberta por vegetação.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso, em 2019. As chapadas aparecem nas áreas de planaltos e apresentam o topo aplainado, lembrando a forma de uma mesa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cadeia de montanhas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Serra da Mantiqueira, no município de Santo Antônio do Pinhal, no estado de São Paulo, em 2020. As serras aparecem em áreas de planalto. Geralmente, elas apresentam encostas bem inclinadas e altitudes maiores que as das áreas vizinhas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um esquema com o mar do lado direito e montanhas do lado esquerdo, indicando os diferentes tipos de relevo. Nas montanhas: planalto. Na margem do mar: planície. No morro mais baixo ao lado da planície: Depressão.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

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Depressões

As depressões são superfícies com altitudes menores que as das áreas vizinhas. Elas são, portanto, áreas rebaixadas entre outras mais elevadas. As depressões podem ser planas ou apresentar ondulações.

Imagem: Fotografia. Paisagem com campos com vegetação e montanhas baixas no fundo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Depressão do Rio São Francisco, no município de São Roque de Minas, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Planícies

As planícies são superfícies mais ou menos planas, geralmente extensas e de baixas altitudes. Estão em alguns locais no interior do país e próximas ao litoral, onde formam as planícies litorâneas.

Imagem: Fotografia. Uma praia com o mar na direita e uma cidade na esquerda.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de planície no município de Pontal do Paraná, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são as principais formas de relevo no Brasil?
  1. Em qual forma de relevo podemos encontrar os morros, as chapadas e as serras?

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Cartografando

Há mais de quarenta anos, geógrafos e outros profissionais estudaram o relevo brasileiro por meio de um projeto de pesquisa chamado Radambrasil. Nesse projeto foram utilizadas fotografias e imagens de radar para elaborar um novo mapa do relevo brasileiro.

O mapa a seguir representa as principais unidades de relevo identificadas no território brasileiro pelo projeto Radambrasil.

Brasil: unidades de relevo

Imagem: Mapa. Brasil: unidades de relevo. Mapa do Brasil dividido em três cores, cada um representando um relevo. Planaltos: áreas espalhadas pelas cinco regiões, com maior concentração no Nordes-te, Sudeste e Sul. Os planaltos são: Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planaltos e Cha-pada dos Parecis, Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste, Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná. Depressões: áreas ao redor dos planaltos, em maior concentração na região Norte. Planí-cies: Área litorânea do Nordeste, parte oeste da região Centro-Oeste e mais áreas na região Nor-te. As planícies são: Planície do Rio Amazonas, Planície Litorânea e Planície e Pantanal Mato-grossense.  Fim da imagem.

Fonte: Jurandyr L. S. Ross (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. p. 53.

  1. Em quais unidades de relevo encontram-se os picos mais altos do Brasil? E em quais se encontram os locais de menor altitude?
  1. Localize a unidade da federação em que você mora. Qual é a unidade de relevo predominante nela?

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Os rios e o relevo

As formas de relevo interferem nas características dos rios.

De acordo com o relevo, os rios podem ser classificados em dois tipos. Vamos conhecê-los? Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Imagem: Fotografia. Paisagem de uma cachoeira baixa com a água caindo entre as pedras. Dos lados, árvo-res.   Fim da imagem.

LEGENDA: Queda-d’água formada em rio de planalto no município Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um rio extenso com a água marrom. Nas margens tem barcos e dos lados áreas com árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Rio em área de planície no município de Fonte Boa, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são as principais formas de aproveitamento das águas dos rios de planalto e dos rios de planície pelas pessoas?

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Agora você vai produzir um texto relatando como o rio de seu lugar de viver é aproveitado pelas pessoas.
    • Quando solicitado, comente o seu texto com os colegas.

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Características de um rio

Podemos observar um rio por meio de suas características.

O local onde as águas de um rio surgem na superfície é chamado nascente. Já o local onde ele deságua é denominado foz.

No caminho entre a nascente e a foz, o rio principal pode receber as águas de outros rios, que são chamados afluentes.

Observe a representação.

Imagem: Ilustração. Imagem em 3 dimensões do mar na esquerda e montanhas na direita. Em cima das montanhas há uma nascente. A água segue em queda d’água pela montanha. Na parte plana, vários rios se juntam: afluentes da margem esquerda, afluentes da margem direita e rio princi-pal. Quando chega no mar é a foz.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. Como se chama o local onde as águas de um rio surgem na superfície?
    • •E o local onde as águas de um rio deságuam?
    1. De acordo com a representação, as águas dos rios correm dos locais de maior altitude para os locais de menor altitude, ou dos locais de menor altitude para os locais de maior altitude?
    1. Quantos afluentes tem o rio principal representado acima?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Descreva, com suas palavras, as características da paisagem do rio desde a nascente até a sua foz, de acordo com a representação.

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  1. Leia o texto silenciosamente.

    Água do rio

    Água do rio à noite é escura como a noite é escura.

    Água do rio na manhã, cintilante.

    Água do rio à margem do rio, se mexe a terra é cor da terra!

    Água do rio no meu rosto, transparente e refrescante!

    Água do rio no meu rosto, transparente e refrescante!

    Água do rio que desce a cachoeira e molha a serra!

    Água que pinta o mapa e alimenta a nossa terra.

    Água do rio que desce a cachoeira e molha a serra!

    Água que pinta o mapa e alimenta a nossa terra.

    Escuta o passeio da água,

    O caminho do rio no meio da mata.

    Escuta o passeio da água,

    Que vem da nascente, não para, não para!

    Embaixo da ponte.

    Ao lado da casa!

    Em volta do monte,

    Está funda, está rasa.

FONTE: Margareth Darezzo. Canteiro: músicas para brincar. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2019.

Imagem: Ilustração. Faixas coloridas. Na esquerda, uma faixa em azul formando o contorno do rosto de uma pessoa de perfil. Ao lado, uma faixa vermelha com árvores. Para cima, uma faixa azul com lua e estrelas.   Fim da imagem.
  1. Quais são as características do rio descritas no texto?
  1. Considerando um rio do seu lugar de viver, escreva um texto sobre ele, destacando algumas características. Depois, compartilhe seu texto com os colegas e o professor.

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As bacias hidrográficas brasileiras

A extensão de terras drenada por um rio principal e seus afluentes é chamada bacia hidrográfica.

No Brasil, as bacias hidrográficas podem ser agrupadas em regiões hidrográficas.

Brasil: regiões hidrográficas

Imagem: Mapa. Brasil: regiões hidrográficas. Mapa do Brasil dividido por cores, cada uma representando uma região Hidrográfica. Amazônica: rios Acre, Purus, Javari, Jutaí, Juruá, Solimões, Iça, Uaupés, Negro, Branco, Mamoré, Guaporé, Madeira, Aripuanã, Jurema, Tapajós, Teles Pires, Arinos, Ja-manxim, Tupinambaranas, Uatumã, Urariquera, Mapuera, Trombetas, Paru, Jari, Araguari, Caruá, Iriri, Xingu. Tocantins-Araguaia: rios das Mortes, Garças, Araguaia, Tocantins, Capim, Guamá. Do Parnaíba: Gurgueia, Canindé, Poti, Paraíba. São Francisco: Rio São Francisco, Corrente, Carinha-nha, Paracatu, das Velhas, Paraopeba. Paraná: rios Verde, Parnaíba, Grande, Pardo, Tietê, Para-napanema, Ivaí, Paraná, Iguaçu. Paraguai: rios Paraguai, Cuiabá, Taquari, Negro, Miranda, Apa. Uruguai: rios Pelotas, Ibicuí, Quaraí. Atrântico Nordeste Ocidental: Gurupi, Pindaré, Grajaú, Mea-rim, Itapecuru. Atlântico Nordeste Oriental: rios Jaguaribe, Piranhas-Açu, Potengi, Paraíba, Capi-baribe. Atlântico Leste: rios Vaza-Burris, Itapicuru, Paraguaçu, das Contas, Pardo, Jequitinhonha, Mucuri. Atlântico Sudeste: rios Doce, Paraíba do Sul, Iguape. Atlântico Sul: rios Itajai, Jacuí, Ca-maquã. Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 123.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Qual é a maior região hidrográfica brasileira? Escrevam o nome de seu rio principal.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. A unidade da federação em que vocês vivem faz parte de qual região hidrográfica?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, as formas de relevo e a presença de rios interferem na vida das pessoas? De que forma?

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Boxe complementar:

Você sabia?

As formas de relevo estão em constante transformação.

A chuva, o vento e a água dos rios e do mar, por exemplo, podem alterar ao longo do tempo as formas de relevo, ainda que não possamos perceber no dia a dia essas transformações.

As pessoas também podem modificar o relevo.

Imagem: Fotografia. Homem de jaqueta azul e capacete de proteção parado com as mãos para trás em um túnel de barro. Ao lado dele, um caminhão vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Abertura de túnel no município de Paraibuna, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Os rios também podem ser modificados pela natureza e pelas pessoas. Os seres humanos podem alterar o curso de um rio para a construção de uma usina hidrelétrica.

Imagem: Fotografia. Uma usina hidrelétrica em uma barragem.   Fim da imagem.

LEGENDA: Usina Hidrelétrica de Xingó no Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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Capítulo 10. Brasil: clima e vegetação

Observando o tempo atmosférico por um longo período e identificando características que predominam na dinâmica atmosférica, meteorologistas e outros profissionais determinaram os diferentes tipos de clima que existem no mundo e no Brasil.

Observe o mapa e leia os textos sobre os climas do Brasil.

Brasil: climas

Imagem: Mapa. Brasil: climas. Mapa do Brasil dividido por cores, cada uma representando um clima. Clima equatorial úmido: É um clima quente e úmido, com temperaturas elevadas durante a maior parte do ano. As chuvas são bem distribuídas durante o ano todo. Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia e parte do Mato Grosso. Clima tropical: É marcado pela existência de duas esta-ções bem definidas: uma estação quente e chuvosa (verão) e outra mais fria e seca (inverno). Maranhão, Tocantins, Goiás e partes do Piauí, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Clima subtropical úmido: Apresenta verão quente e inverno rigoroso, com temperaturas baixas, geadas e, ocasionalmente, neve nas áreas de serra. As chuvas são bem distribuídas durante o ano inteiro. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Clima tropical de altitude: Tem duas estações do ano bem definidas (verão e inverno), mas apresenta temperaturas mais baixas devido à altitude. Partes de São Pau-lo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Clima litorâneo úmido: Ocorre na maior parte da faixa litorânea das regiões Nordeste e Sudeste. É caracterizado pela ocorrência de chuvas durante quase o ano todo. Faixa do litoral pegando parte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Clima tropical semiárido: É o clima característico do sertão nordestino: quente durante todo o ano, com poucas chuvas. Parte do Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe.  Fim da imagem.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 119.

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  1. De acordo com o mapa da página anterior, indique o clima predominante nas unidades da federação a seguir.
    1. Goiás, Maranhão e Tocantins.
    1. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
    1. Amazonas, Roraima e Acre.
  1. Identifique o tipo de clima predominante em cada município retratado.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com uma avenida em primeiro plano e alguns prédios es-paçados.  Fim da imagem.

LEGENDA: No município de Petrolina, localizado no estado de Pernambuco, faz calor o ano inteiro e a falta de chuva é frequente. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com prédios e uma torre de igreja amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: No município serrano de Belo Horizonte, localizado no estado de Minas Gerais, as temperaturas são amenas, mas têm queda no inverno. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com casas na parte da frente e prédios no fundo., A cidade está ao lado do mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: No município de Belém, localizado no estado do Pará, faz calor durante todo o ano e costuma chover quase todos os dias. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com prédios e grandes áreas com árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: No município de Porto Alegre, localizado no estado do Rio Grande do Sul, costuma chover o ano inteiro. O inverno é rigoroso e o verão é muito quente. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um conjunto de prédios com uma avenida passando no meio.  Fim da imagem.

LEGENDA: No município de Cuiabá, localizado no estado de Mato Grosso, as temperaturas são muito altas e chove bastante. No inverno, chove pouco. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade na beira do mar. No canto esquerdo, uma torre com uma passarela.   Fim da imagem.

LEGENDA: No município de Salvador, localizado no estado da Bahia, costuma chover o ano inteiro e as temperaturas são elevadas. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

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As formações vegetais brasileiras

Devido à influência do clima, do solo e do relevo, existem diversas formações vegetais no Brasil. Esses tipos de vegetação apresentam grande biodiversidade, ou seja, uma enorme variedade de espécies vegetais e animais.

Contudo, boa parte da vegetação que cobria o território brasileiro foi destruída pela ação humana ao longo dos anos.

  1. Leia e compare os mapas.

Brasil: vegetação nativa

Imagem: Mapa. Brasil: vegetação nativa. Mapa do Brasil separado por cores, cada uma representando uma vegetação. Floresta Amazônica: maior parte da Região Norte e parte oeste da região Nor-deste. Mata atlântica: faixa no litoral das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Floresta Tropical: áreas ao lado da mata atlântica. Mata dos Pinhais ou de Araucária: região entre o Paraná e Santa Cata-rina. Cerrado: áreas principalmente da região Centro-Oeste. Caatinga: áreas espalhadas pela região Nordeste. Vegetação do Pantanal: uma pequena área no lado leste da região Centro-Oeste. Vegetação litorânea: áreas pequenas no litoral das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Campinas do Rio Negro: pequenas áreas no Norte. Contato entre tipos de vegetação: áreas espalhadas por todo o Brasil.  Fim da imagem.

Brasil: vegetação nativa e áreas transformadas

Imagem: Mapa. Brasil: vegetação nativa e áreas transformadas. Mapa do Brasil separado por cores, cada uma representando uma vegetação. Floresta Amazônica: maior parte da Região Norte e parte oeste da região Nordeste. Mata atlântica: pequena faixa no litoral das regiões Sul e Sudeste. Mata dos Pinhais ou de Araucária: pequena região entre o Paraná e Santa Catarina. Cerrado: áreas espalhadas na região Centro-Oeste. Caatinga: áreas espalhadas pela região Nordeste. Ve-getação litorânea: áreas pequenas no litoral das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Campinas do Rio Negro: pequenas áreas no Norte. Contato entre tipos de vegetação: áreas espalhadas por todo o Brasil. Área transformada pela ação humana: áreas em todas as regiões, em maior con-centração nas regiões Sul, Sudeste e litoral do Nordeste.  Fim da imagem.
Imagem: Mapa. Brasil: vegetação nativa e áreas transformadas. Mapa do Brasil separado por cores, cada uma representando uma vegetação. Floresta Amazônica: maior parte da Região Norte e parte oeste da região Nordeste. Mata atlântica: pequena faixa no litoral das regiões Sul e Sudeste. Mata dos Pinhais ou de Araucária: pequena região entre o Paraná e Santa Catarina. Cerrado: áreas espalhadas na região Centro-Oeste. Caatinga: áreas espalhadas pela região Nordeste. Ve-getação litorânea: áreas pequenas no litoral das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Campinas do Rio Negro: pequenas áreas no Norte. Contato entre tipos de vegetação: áreas espalhadas por todo o Brasil. Área transformada pela ação humana: áreas em todas as regiões, em maior con-centração nas regiões Sul, Sudeste e litoral do Nordeste.  Fim da imagem.

FONTE: Fonte dos mapas: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 121.

  1. O que os mapas representam?
  1. Localize nos mapas a unidade da federação onde você vive. Qual é a formação vegetal nativa nessa unidade da federação?
  1. Comparando os dois mapas, indique as formações vegetais que mais foram transformadas ao longo do tempo.

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Características das principais formações vegetais brasileiras

Leia os textos e conheça as principais formações vegetais no Brasil e as causas de sua devastação.

Floresta Amazônica

É uma das maiores florestas do mundo, apresentando um grande número de espécies vegetais e animais. Algumas das principais razões do seu desmatamento decorrem da agricultura (sobretudo do cultivo de soja), da pecuária e da exploração mineral.

Imagem: Fotografia. Paisagem com uma floresta densa. No meio dela, um rio curvo, no formato da letra U.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Floresta Amazônica no município de Careiro, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Cerrado

Vegetação característica da Região Centro-Oeste, o Cerrado apresenta grande diversidade de espécies e vem sendo seriamente ameaçado pelo crescimento das atividades agropecuárias e de extração mineral.

Imagem: Fotografia. Paisagem com algumas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação de Cerrado no município de General Carneiro, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Caatinga

Formação vegetal encontrada nas áreas de clima semiárido da Região Nordeste. O clima semiárido influencia as características da vegetação e da vida animal. A Caatinga vem sendo desmatada principalmente para a criação de gado e para a produção de lenha e carvão vegetal.

Imagem: Fotografia. Cactos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação de Caatinga no município de Cabrobó, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Indique as atividades que têm contribuído para a devastação da Floresta Amazônica e do Cerrado.
  1. Qual formação vegetal tem sido ameaçada pela produção de lenha e de carvão vegetal?

100

Mata Atlântica

A Mata Atlântica ocupava originalmente uma extensa área, estendendo-se praticamente por todo o litoral brasileiro. Foi uma das florestas mais devastadas do país, e, atualmente, áreas remanescentes dessa vegetação estão na porção do território onde se concentra grande parte da população brasileira. O crescimento das cidades e a agropecuária são fatores que vêm contribuindo para o seu desmatamento.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma floresta com árvores de copa verde e árvores de copa marrom.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação de Mata Atlântica no município de Mascote, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Vegetação Litorânea

A Vegetação Litorânea está presente em diferentes locais da costa brasileira. Nessa formação vegetal encontram-se os manguezais, que se desenvolvem em solos alagados, e as restingas, que se encontram próximas a praias.

Com o processo de expansão urbana, essa vegetação vem sofrendo constante devastação.

Imagem: Fotografia. Árvores em cima de uma área de água. Elas possuem raízes altas e tronco fino.   Fim da imagem.

LEGENDA: Manguezal no município de Cananéia, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Mata dos Pinhais ou de Araucária

É a formação vegetal que ocorre no sul do Brasil. A Mata dos Pinhais está praticamente extinta. A araucária, conhecida como pinheiro-brasileiro, foi intensamente explorada para a construção de moradias e a fabricação de móveis.

Imagem: Fotografia. Uma fileira de árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação de araucária no município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

101

Campos

Vegetação rasteira formada principalmente de gramíneas. Os Campos concentram-se especialmente no Rio Grande do Sul, onde formam o chamado Pampa Gaúcho. As áreas ocupadas por essa formação vegetal têm sido aproveitadas sobretudo pela pecuária.

Imagem: Fotografia. Bois e ovelhas em um campo gramado.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação de Campos no município de São Martinho da Serra, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Pantanal

No Pantanal, a vegetação é muito variada, composta de áreas de floresta, Caatinga, Cerrado, Campos e vegetação aquática. O Pantanal ocupa uma vasta planície de inundação banhada por inúmeros cursos de água.

Imagem: Fotografia. Uma floresta com um lago pequeno no meio.   Fim da imagem.

LEGENDA: Vegetação do Pantanal no município de Miranda, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são as principais causas da devastação da Mata Atlântica e da Vegetação Litorânea no Brasil?
  1. Por que a Mata dos Pinhais está quase extinta?
  1. Quais são as diferenças entre as formações vegetais de Campos e do Pantanal?

102

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou as características das paisagens brasileiras e sua transformação pelas pessoas.

Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Observe o bloco-diagrama.
Imagem: Ilustração. Corte em três dimensões de uma paisagem. Do lado esquerdo uma praia com o nú-mero 1. Para a direita, uma área mais alta e no fundo montanhas, com o número 2. Entre as duas áreas, há um espaço formando um buraco, com o número 3.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia novamente o mapa de climas do Brasil na página 96 e o mapa de vegetação nativa do Brasil na página 98.
    1. Qual é o clima predominante na capital do Brasil? Descreva as características principais desse clima.
    1. Qual é o clima predominante nas áreas onde ocorre a vegetação de Campos no Brasil?
    1. Qual é o clima predominante nas áreas onde ocorre a Floresta Amazônica no Brasil?
  1. Agora, você vai conhecer um pouco mais sobre as transformações nas paisagens naturais do lugar onde você vive. Siga as orientações.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    1. O professor dividirá a turma em dois grupos: verde e azul.
    1. Cada grupo deve pesquisar em livros, jornais, revistas ou na internet textos, fotografias, pinturas, letras de canção, poesias e depoimentos sobre algumas mudanças nas paisagens naturais do lugar em que vive.
    1. O grupo azul deve pesquisar informações relacionadas às mudanças nos rios, e o grupo verde, aquelas relacionadas às mudanças na vegetação.

103

Grupo azul - Mudanças nos rios

  1. Como eram os rios do seu lugar de viver?
  1. Ao longo do tempo, que ações humanas ocorreram perto desses rios?
  1. Como essas atividades humanas transformaram os rios de seu lugar de viver?

Grupo verde - Mudanças na vegetação

  1. Como era a vegetação nativa no seu lugar de viver?
  1. Que atividades humanas foram realizadas nesse lugar ao longo do tempo?
  1. Como essas atividades humanas transformaram a vegetação nativa de seu lugar de viver?
  1. De acordo com os resultados da pesquisa, cada grupo deve criar uma apresentação no formato de um telejornal. Para isso, elaborem roteiros com as falas dos jornalistas e incluam imagens durante a apresentação.
  1. No dia combinado, os grupos devem apresentar seus telejornais aos colegas e ao professor.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Sei diferenciar as três principais formas de relevo brasileiras?

b) Identifico as características de um rio e suas formas de aproveitamento?

c) Reconheço os principais tipos de clima e formações vegetais do Brasil?

d) Sei indicar ações que contribuem para transformar as paisagens naturais?

Sobre a postura de estudante

e) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo?

f) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade?

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Como as paisagens do campo e da cidade são transformadas pelo trabalho das pessoas?

CAPÍTULO 11. O trabalho na agricultura, na pecuária e no extrativismo

Por meio do trabalho, as pessoas transformam as paisagens do campo e da cidade. Elas podem fazer plantações, construir casas, ruas, estradas, entre outras ações.

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Imagem aérea de uma área com vegetação. Na frente, casas e áreas retangulares com plantações. Ao fundo, área com árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem rural do município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com uma avenida no meio, árvores na calcada, casas e prédios ao fundo.   Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem urbana no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

105

  1. As fotografias da página anterior mostram paisagens do mesmo município? Como você sabe?
  1. Qual das fotografias mostra a paisagem rural do município? Qual mostra a paisagem urbana?
  1. Que diferenças você observa entre essas paisagens?
  1. Observe as imagens a seguir. Depois, indique quais elementos predominam na paisagem rural e na paisagem urbana.
  1. Casas afastadas umas das outras.
Imagem: Ilustração. Duas casas dentro de cercados de madeira. Na frente, um caminhão em uma estrada de terra e áreas de plantações.    Fim da imagem.
  1. Muitas construções.
Imagem: Ilustração. Um bairro com casas e prédios ao fundo.  Fim da imagem.
  1. Ruas asfaltadas.
Imagem: Ilustração. Um cruzamento entre duas ruas. No cruzamento há faixas de pedestre e na rua há um carro vermelho e dois caminhões.  Fim da imagem.
  1. Pastagens.
Imagem: Ilustração. Uma área com cerca de madeira e vacas entre árvores.  Fim da imagem.
  1. Plantações.
Imagem: Ilustração. Uma plantação com fileiras de plantas.  Fim da imagem.
  1. Concentração de casas.
Imagem: Ilustração. Um bairro com casas de muro branco. A calçada é larga e tem duas pessoas nela.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais outros elementos você identifica na paisagem rural e na paisagem urbana de um município? Converse com os colegas e o professor.

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O trabalho e os setores da economia

O trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade está ligado às diversas atividades econômicas que são desenvolvidas em diferentes locais. Podemos agrupar as atividades econômicas em três setores. Vamos conhecê-los? Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Setor primário

O setor primário corresponde às atividades relacionadas à agricultura, à pecuária, ao extrativismo vegetal, mineral e animal, além da silvicultura, atividade ligada ao plantio de árvores, que, geralmente, são comercializadas.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa de camiseta amarela e jaqueta jeans, calça e bota. Ela usa um chapéu e segura um repolho nas mãos. Ao lado dela, uma caixa vermelha com mais repolho. Ao redor, uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores em plantação de hortaliças no município de Serra Negra, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Setor secundário

O setor secundário corresponde às atividades relacionadas à indústria e à construção civil. A indústria é responsável por transformar as matérias-primas, obtidas no setor primário, em produtos industrializados. Já a construção civil se refere à construção de casas, prédios, pontes e estradas.

Imagem: Fotografia. Um homem de cabelo preto usando uma camiseta cinza, protetor auricular e óculos de proteção. Ele serra uma madeira com uma ferramenta. Ao lado, pilhas de tábuas de madeira. Atrás, mais dois homens com equipamentos de proteção.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador em indústria de produtos para áudio, no município de Regente Feijó, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Setor terciário

O setor terciário corresponde às atividades relacionadas ao comércio e à prestação de serviços. Os bancários, os funcionários públicos, os vendedores, os professores e os profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados e arquitetos, são exemplos de trabalhadores do setor terciário.

Imagem: Fotografia. Um menino de bermuda verde e camiseta branca sentado em uma cadeira de dentis-ta. Ao lado dele, uma mulher de touca, luva e jaleco olha para a boca do menino.   Fim da imagem.

LEGENDA: Dentista no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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Médico

Cabeleireiro

Garimpeiro

Pedreiro

Professor

Vendedor

Agricultor

Bombeiro

Pescador

Operador de máquinas

  1. Quais profissionais fazem parte do setor primário da economia?
  1. Quais profissionais fazem parte do setor secundário da economia?
  1. Quais profissionais fazem parte do setor terciário da economia?

Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Com a ajuda de um adulto de sua convivência, escolha um trabalhador de seu lugar de viver para entrevistar. Siga o roteiro de entrevista. Se possível, elabore outras perguntas.

Imagem: Ilustração de uma folha de caderno. Ao lado, selo indicando Modelo. Fim da imagem.

  • Qual é o seu nome e a sua atividade profissional?
  • Onde é o seu local de trabalho?
  • Há quanto tempo você trabalha nessa área?
  • Você já exerceu outras profissões? Quais?
  • Do que você mais gosta em seu trabalho?
  • Do que menos gosta em seu trabalho?
  • Se pudesse escolher, você mudaria de profissão? Por quê?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  • Depois, em sala de aula, compartilhe as informações obtidas na entrevista com os colegas e o professor.

Fim do complemento.

108

A agricultura e a pecuária

Atualmente, a agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas desenvolvidas no espaço rural brasileiro. Essas atividades são praticadas, geralmente, em grandes ou pequenas propriedades.

Vamos entender algumas características das formas de produção que predominam no Brasil nas pequenas e nas grandes propriedades?

Grandes propriedades rurais

Imagem: Fotografia. Um trator amarelo em uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita mecanizada de soja no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Bois brancos espalhados em uma área gramada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pecuária no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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As grandes propriedades ocupam a maior parte do espaço rural brasileiro. No entanto, a maioria da população rural do país vive e trabalha nas pequenas propriedades.

Pequenas propriedades rurais

Imagem: Fotografia. Homem de camiseta azul e boné. Ele está abaixado segurando folhas em uma planta-ção.   Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultor em pequena propriedade rural no município de Coari, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Oito porcos dentro de um cercado de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de suínos em pequena propriedade no município de Açucena, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Traga para a sala de aula notícias sobre o trabalho na agricultura e na pecuária. Você poderá encontrá-las em jornais, revistas ou na internet. Comente com adultos de sua convivência as notícias encontradas.

Apresente as notícias que você selecionou aos colegas e ao professor. Em seguida, classifique-as de acordo com o tipo de propriedade rural a que elas se referem.

Fim do complemento.

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Cartografando

A agricultura é uma atividade econômica de grande importância no Brasil. Vamos conhecer os principais produtos agrícolas cultivados em nosso país?

Brasil: principais produtos agrícolas por unidade da federação* (2019)

Imagem: Mapa. Brasil: principais produtos agrícolas por unidade da federação* (2019). Mapa do Brasil se-parado em estados. Em cada um tem ilustrações que representam produtos agrícolas. Acre: mandioca. Amazonas: mandioca. Roraima: arroz. Amapá: mandioca. Rondônia: arroz, mandioca, soja, café e milho. Mato Grosso: soja, feijão, milho, mandioca, algodão e arroz. Pará: mandioca, milho, laranja e soja. Maranhão: algodão, mandioca, soja, milho e arroz. Piauí: mandioca, milho e soja. Ceará: feijão, mandioca e milho. Rio Grande do Norte: mandioca. Paraíba: mandioca. Per-nambuco: mandioca. Alagoas: laranja e mandioca. Sergipe: laranja, milho e mandioca. Tocantins: arroz, milho, soja e mandioca. Bahia: soja, algodão, laranja, mandioca, café, milho e soja. Goiás: mandioca, milho, soja, feijão, algodão, arroz e laranja. Distrito federal: milho e soja. Minas Ge-rais: algodão, café, feijão, laranja, mandioca, milho, soja e trigo. Espírito Santo: café e mandioca. Rio de janeiro: mandioca. Mato Grosso do Sul: algodão, mandioca, milho e soja. São Paulo: café, feijão, laranja, milho, mandioca, soja e trigo. Paraná: milho, feijão, arroz, laranja, mandioca, soja e trigo. Santa Catarina: mandioca, soja, milho, arroz e trigo. Rio grande do Sul: arroz, mandioca, trigo, soja, milho e laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: *Itens com produção acima de 100 mil toneladas. FIM DA LEGENDA.

Fonte: IBGE. Produção agrícola municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

  1. Quais são os produtos agrícolas cultivados na unidade da federação em que você vive?
  1. Arroz e feijão são consumidos pela maior parte da população brasileira diariamente. Em quais unidades da federação são cultivados esses produtos agrícolas?

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Principais tipos de rebanho

A pecuária é a atividade econômica de criação e reprodução de animais.

Os animais criados nessa atividade podem ser classificados conforme seu tamanho em: animais de grande, médio e pequeno porte.

Animais de grande porte

Asininos: fazem o transporte de pessoas e de mercadorias.

Imagem: Esquema. Animais de grande porte. Ao redor, quatro linhas, cada uma levando até um animal: Mula, Asininos: fazem o transporte de pessoas e de mercadorias.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mula. FIM DA LEGENDA.

Bovinos: criados para a produção de carne, leite e couro.

Imagem: Vaca, Bovinos: criados para a produção de carne, leite e couro. Fim da imagem.

LEGENDA: Vaca. FIM DA LEGENDA.

Bufalinos: criados para a produção de carne, leite e couro.

Imagem:  Búfalo, Bufalinos: criados para a produção de carne, leite e couro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Búfalo. FIM DA LEGENDA.

Equinos: fazem o transporte de pessoas e de mercadorias.

Imagem: Cavalo, Equinos: fazem o transporte de pessoas e de mercadorias Fim da imagem.

LEGENDA: Cavalo. FIM DA LEGENDA.

Animais de médio porte

Caprinos: criados para a obtenção de carne, leite e couro.

Imagem: Esquema. Animais de médio porte. Ao redor, três linhas, cada uma levando até um animal: Ca-bra, Caprinos: criados para a obtenção de carne, leite e couro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cabra. FIM DA LEGENDA.

Suínos: criados para a obtenção de carne.

Imagem: Porco, Suínos: criados para a obtenção de carne.  Fim da imagem.

LEGENDA: Porco. FIM DA LEGENDA.

Ovinos: criados para a produção de carne e lã.

Imagem: Carneiro, Ovinos: criados para a produção de carne e lã. Fim da imagem.

LEGENDA: Carneiro. FIM DA LEGENDA.

Animais de pequeno porte

Galináceos: com esses animais obtêm-se carne e ovos.

Imagem: Esquema. Animais de pequeno porte. Ao redor, duas linhas, cada uma levando até um animal: galinha, Galináceos: com esses animais obtêm-se carne e ovos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Galinha. FIM DA LEGENDA.

Apicultura: com as abelhas obtém-se o mel.

Imagem: Abelha, Apicultura: com as abelhas obtém-se o mel. Fim da imagem.

LEGENDA: Abelha. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representações ilustrativas sem escala e proporção. Fim da observação.

  1. Organize, no caderno, um quadro mostrando os animais que geralmente são criados na pecuária, de acordo com seu tamanho.
  1. Em sua opinião, por que a pecuária é uma atividade econômica importante?

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O extrativismo

O extrativismo é a atividade econômica de extração dos recursos naturais pelas pessoas. O extrativismo pode ser praticado para o consumo, para a venda ou para a utilização dos recursos extraídos na atividade industrial.

Podemos classificar o extrativismo em três tipos.

Extrativismo animal

É a atividade de pesca e de caça de animais realizada de acordo com as leis governamentais.

Imagem: Fotografia. Um homem sem camisa e de chapéu de palha. Ele está sentado em uma canoa de madeira em um rio e segura uma vara de pesca. Na água em sua frente há um peixe pulando que espirra água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pesca no município de Beruri, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo vegetal

É a atividade de extração de recursos vegetais da natureza, que não foram cultivados pelas pessoas.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de saia florida e regata branca em uma sala. Ela está sentada em uma cadeira e segura um martelo em cima de uma tora de madeira. Ao lado dela o chão está coberto por sementes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mulher quebrando sementes de palmeira murumuru, coletadas na Floresta Amazônica, no município de Abaetetuba, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Extrativismo mineral

É a atividade de extração de minérios, como ouro, ferro, carvão mineral, gás natural, petróleo, diamante e outros.

Imagem: Fotografia. Dois homens de camiseta verde e boné, um está de pé e o outro abaixado em um carrinho de metal. Eles estão em um túnel de terra.   Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de ametista, no município de Ametista do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

113

Extração de látex

Imagem: Ilustração. Um homem moreno de bermuda jeans e chapéu de palha. Ele faz riscos com uma ferramenta de corte em uma árvore. Dos riscos escorre um líquido branco que cai em um pote.   Fim da imagem.

Garimpo de ouro

Imagem: Ilustração. Um homem de bermuda verde, camiseta vermelha e boné roxo. Ele está abaixado em cima de uma pedra que está na água e segura uma cumbuca.   Fim da imagem.

Coleta de ostras

Imagem: Ilustração. Um homem de calça jeans, botas de borracha, camiseta roxa e chapéu. Ele está abai-xado com a mão na raiz de uma árvore.   Fim da imagem.
  1. Qual é o tipo de extrativismo que está representado na imagem 1?
  1. Qual é o tipo de extrativismo que está representado na imagem 2?
  1. Qual é o tipo de extrativismo que está representado na imagem 3?
  1. Como o produto extraído na imagem 1 costuma ser utilizado?
  1. Como o produto extraído na imagem 2 costuma ser utilizado?

    f) Como o produto extraído na imagem 3 costuma ser utilizado?

Boxe complementar:

Investigue

Várias receitas culinárias têm como ingrediente algumas sementes. Essas sementes, muitas vezes, podem ter alto valor nutritivo. Embora possam ser cultivadas pela agricultura, algumas sementes são obtidas por meio do extrativismo vegetal, como a castanha-do-pará, a castanha-de-caju, o pinhão, entre outras.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  • Pesquisem em livros, revistas ou na internet uma receita que utilize sementes que podem ser obtidas por meio do extrativismo vegetal. Depois, compartilhem a receita com os colegas e o professor.

    Imagem: wFotografia. Castanhas-de-caju.   Fim da imagem.

    LEGENDA: Castanhas-de-caju. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

114

CAPÍTULO 12. O trabalho na indústria, comércio e serviços

Muitas pessoas, sobretudo aquelas que vivem em espaços urbanos, trabalham em atividades relacionadas à indústria, ao comércio e ao setor de prestação de serviços.

Indústria

As indústrias transformam as matérias-primas em diversos produtos. Podemos classificar as indústrias de acordo com o tipo de produto fabricado.

Indústria de base

A indústria de base fabrica os materiais a ser utilizados por outras indústrias. Ela também é chamada indústria de bens de produção.

Imagem: Fotografia. Fileiras de caminhos pretos com guarda corpo de ferro amarelo nos cantos. Na fren-te, objetos em chamas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria siderúrgica no município de Marabá, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Indústria de bens intermediários

A indústria de bens intermediários produz máquinas, ferramentas e peças utilizadas por outras indústrias. Esse tipo de indústria também é chamado indústria de bens de capital.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de uniforme azul: calça, camiseta e boné. Ela tem o cabelo castanho pre-so em um rabo. A mulher está na frente de uma máquina com um painel com visor e botões. Em seu lado, um suporte azul com um pneu de carro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria de pneus para carretas e caminhões no município de Bauru, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Indústria de bens de consumo

A indústria de bens de consumo fabrica produtos vendidos diretamente aos consumidores.

Imagem: Fotografia. Um homem de calça e camiseta cinza e boné. Ele está sentado em uma máquina e na frente dele uma estrutura amarela de ferro com fileiras de carcaças de carro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais são as principais diferenças entre esses três tipos de indústria?

115

Nas indústrias de bens de consumo, utilizam-se diferentes matérias-primas para a fabricação dos mais variados produtos.

Vamos conhecer alguns exemplos de indústrias de bens de consumo?

Indústria alimentícia

Matéria-prima: leite

Imagem: Esquema. Matéria-prima: leite. Seta para fotografia. Queijos e iogurtes. Uma tábua de madeira com pedaços de queijo, dois copos de vidro com iogurte e um pote de vidro com patê.  Fim da imagem.

LEGENDA: Queijos e iogurtes. FIM DA LEGENDA.

Indústria têxtil

Matéria-prima: algodão

Imagem: Esquema. Matéria-prima: algodão. Seta para fotografia. Camisetas. Um manequim com uma camiseta azul. Do lado, uma pilha com mais três camisetas, uma vermelha, uma amarela e uma verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Camisetas. FIM DA LEGENDA.

Indústria de calçados

Matéria-prima: couro

Imagem: Esquema. Matéria-prima: couro. Seta para fotografia. Bolsas e calçados. Uma bolsa preta com um sapato marrom do lado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bolsas e calçados. FIM DA LEGENDA.

  1. Cite um exemplo de indústria de bem de consumo, identificando a matéria-prima e o produto final fabricado.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o trabalho realizado em cada indústria de bem de consumo citada é semelhante? Explique.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quando solicitado, comente com os colegas e o professor o que acabou de aprender sobre os diferentes tipos de indústria.

116

A agroindústria

A maior parte das indústrias está localizada no espaço urbano. No entanto, existem indústrias localizadas no espaço rural.

As agroindústrias se caracterizam por fabricar ou beneficiar produtos com matérias-primas obtidas pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo.

Imagem: Fotografia. Uma fábrica no meio de uma área rural. Na parte da esquerda há seis tanques cilíndri-cos. Na parte da direita há construções com chaminés saindo fumaça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de agroindústria de produção de álcool e açúcar no município de Brotas, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de camiseta branca, touca e máscara virando uma jarra com um líquido bege dentro de potes de vidro. Na frente dela há fileiras de potes, alguns preenchidos e outros vazios. Na frente, mais uma pessoa segura uma jarra e ao fundo um homem vira uma panela.   Fim da imagem.

LEGENDA: Agroindústria de produção de doce de leite no município de Carmo de Minas, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. O que é produzido na agroindústria retratada na fotografia 1?
  1. O que é produzido na agroindústria retratada na fotografia 2?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Existem agroindústrias no município onde você vive? Se sim, quais?
    • Você e sua família já compraram produtos dessas agroindústrias? Compartilhe essa experiência com os colegas e o professor.

117

O comércio e a prestação de serviços

O comércio é a atividade econômica baseada na compra e na venda de produtos. Lojas, padarias, farmácias, mercados, postos de combustível e restaurantes são exemplos de estabelecimentos comerciais.

Nos estabelecimentos comerciais, podem ser vendidos produtos originários do espaço rural e do espaço urbano. Esses produtos podem ser obtidos por meio das diversas atividades econômicas: agricultura, pecuária, extrativismo e indústria.

  1. Observe alguns exemplos de estabelecimentos comerciais.
Imagem: Fotografia. Uma loja com araras e cabides com roupas coloridas e algumas pessoas olhando.   Fim da imagem.

LEGENDA: Comércio de roupas no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em primeiro plano, duas cestas de metal com pães. Atrás, uma fila de pessoas em uma padaria. Ao lado delas há um balcão com pães.   Fim da imagem.

LEGENDA: Padaria no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um corredor de supermercado com frutas. Uma mulher de calça, camiseta azul e máscara mexe em uma prateleira com frutas. Ao lado dela, um homem de camiseta verde e máscara está apoiado em uma caixa de papelão.   Fim da imagem.

LEGENDA: Mercado de frutas e legumes no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Registre em seu caderno.

  1. Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial retratado na fotografia 1?
  1. Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial retratado na fotografia 2?
  1. Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial retratado na fotografia 3?
  1. Em quais estabelecimentos comerciais esses produtos estão sendo vendidos?

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Alguns estabelecimentos não estão relacionados com a compra e a venda de produtos, mas com a prestação de serviços específicos para as pessoas, como é o caso dos bancos, das escolas e dos hospitais.

Bancários, professores, médicos são alguns exemplos de prestadores de serviço.

  1. Observe alguns exemplos de profissionais que atuam na prestação de serviços.
Imagem: Fotografia. Uma mulher morena com duas crianças no colo: uma menina de cabelo preto e liso com franja e vestido azul e um menino de cabelo preto e liso com uma regata cinza. Na frente deles há uma mesa azul. Do outro lado da mesa, uma mulher de jaleco branco e touca sorri. Ela segura papéis nas mãos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Médica em consultório no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de calça jeans e camiseta azul na frente de um carro com o capo aberto. Ao lado, mais um carro estacionado.   Fim da imagem.

LEGENDA: Mecânicos em oficina no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma barbearia com dois homens sentados em cadeiras e dois cabelereiros, um atrás de cada uma.  Fim da imagem.

LEGENDA: Barbeiros em barbearia no município de Limeira, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual serviço está sendo prestado pelo profissional na fotografia 1?
  1. Qual serviço está sendo prestado pelo profissional na fotografia 2?
  1. Qual serviço está sendo prestado pelo profissional na fotografia 3?
  1. Em quais estabelecimentos de prestação de serviços esses profissionais realizam suas atividades?

119

  1. Leia os anúncios de empregos.
Imagem: Ilustração. Uma página de jornal com o título: classificados. Encontre sua vaga aqui. A seguir, seis retângulos com propagandas. 1: estamos contratando, vendedor de veículos. Deixar currículo com o gerente da concessionária. 2: Há vagas, mecânico de autos. Contato: 999-1234 (Paulo). 3: Precisa-se de cabelereiro (a) com experiência. Contato: 999-5678 – João. 4: Precisa-se de pedrei-ro. Entrar em contato com Manuel de Campos pelo telefone 456-2376. 5: estamos contratando confeiteiros com experiência em bolos de aniversário e casamento. Entrar em contato com Ro-sana pelo e-mail rosana@bolosgostosos.com. 6: Precisa-se de balconista em papelaria. Contato: 987-5654. Fim da imagem.
  1. Quais vagas de emprego fazem referência a profissionais do setor de comércio?
  1. Quais vagas de emprego fazem referência a profissionais do setor de prestação de serviços?
  1. Agora é a sua vez! Considerando os estabelecimentos que existem no seu lugar de viver, crie um anúncio de vaga de emprego no setor de comércio ou de prestação de serviços.

120

Imagem: Infográfico. O artesanato é uma atividade econômica que garante o sustento de muitas famílias. O artesão é a pessoa que produz um objeto com trabalho manual. O modo de fazer e as técnicas de artesanato costumam ser transmitidos entre as gerações. O artesão com mais experiência de trabalho é chamado mestre. Ele ensina aos mais jovens a arte do seu ofício. Mapa do Brasil com as regiões em padrões diferentes. Região Norte: uma arara em um galho, um boto cor-de-rosa e uma vitória régia. Seta para a foto de vasos, cestas e travessas. Artesanato em capim dourado, no município de Mateiros, no estado de Tocantins, em 2015. Cestas e trançados Principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil é possível encontrar artesãos que fabricam e vendem cestas e trançados feitos de fibras vegetais. Eles produzem esteiras, chapéus, redes, peneiras, entre outros. Região Centro-Oeste: um pelicano, uma árvore e um violão. Seta para a fotografia de uma feira com mesas com diversos tipo de vasos e esculturas. Artesanato feito de pedra-sabão, no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2019. Objetos de rochas es-culpidas. Em diversas localidades da Região Sudeste, vários artesãos produzem vasos, potes, gamelas, caixas e esculturas esculpindo rochas. Região Nordeste: um chapéu, um boi e um cacto. Seta para fotografia com o destaque da mão de uma pessoa bordando uma flor. Renda de bilro confeccionada por artesã no município de Aquiraz, no estado do Ceará, em 2018. Rendas. A arte em renda tem importante papel na economia de muitos municípios da Região Nordeste. As ren-das estão presentes em roupas, almofadas e toalhas. Mais uma seta para fotografia de bonecos vestindo calça azul, blusa amarela e chapéu com estrelas. Artesanato em barro, no município de Caruaru, no estado de Pernambuco, em 2020. Objetos de barro. Nas feiras e nos mercados da Região Nordeste, por exemplo, são vendidos os tradicionais bonecos de barro. Região Sudeste: um queijo e uma igreja. Região Sul: um cavalo e uma flor. Seta para a fotografia de vários vasos de madeira pendurados. Cuias de porongo no município de Porto Alegre, no estado do Rio Gran-de do Sul, em 2018. Objetos feitos de frutos. Muitos artesãos da Região Sul fabricam cuias de porongo, um tipo de fruto. As cuias são objetos utilizados para servir chimarrão. Fim da imagem.

O artesanato

O artesanato é uma atividade econômica que garante o sustento de muitas famílias. O artesão é a pessoa que produz um objeto com trabalho manual.

O modo de fazer e as técnicas de artesanato costumam ser transmitidos entre as gerações. O artesão com mais experiência de trabalho é chamado mestre. Ele ensina aos mais jovens a arte do seu ofício.

Imagem: Cestas e trançados Principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil é possível encontrar artesãos que fabricam e vendem cestas e trançados feitos de fibras vegetais. Eles produzem esteiras, chapéus, redes, peneiras, entre outros. Região Centro-Oeste: um pelicano, uma árvore e um violão. Seta para a fotografia de uma feira com mesas com diversos tipo de vasos e esculturas. Artesanato feito de pedra-sabão, no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2019.  Fim da imagem.

LEGENDA: Artesanato em capim dourado, no município de Mateiros, no estado de Tocantins, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Cestas e trançados

Principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil é possível encontrar artesãos que fabricam e vendem cestas e trançados feitos de fibras vegetais. Eles produzem esteiras, chapéus, redes, peneiras, entre outros.

Objetos de rochas esculpidas

Em diversas localidades da Região Sudeste, vários artesãos produzem vasos, potes, gamelas, caixas e esculturas esculpindo rochas.

Imagem: Objetos de rochas esculpidas. Em diversas localidades da Região Sudeste, vários artesãos produzem vasos, potes, gamelas, caixas e esculturas esculpindo rochas. Região Nordeste: um chapéu, um boi e um cacto. Seta para fotografia com o destaque da mão de uma pessoa bordando uma flor. Renda de bilro confeccionada por artesã no município de Aquiraz, no estado do Ceará, em 2018.  Fim da imagem.

LEGENDA: Artesanato feito de pedra-sabão, no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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Rendas

A arte em renda tem importante papel na economia de muitos municípios da Região Nordeste. As rendas estão presentes em roupas, almofadas e toalhas.

Imagem: Rendas. A arte em renda tem importante papel na economia de muitos municípios da Região Nordeste. As rendas estão presentes em roupas, almofadas e toalhas. Mais uma seta para fotografia de bonecos vestindo calça azul, blusa amarela e chapéu com estrelas. Artesanato em barro, no município de Caruaru, no estado de Pernambuco, em 2020. Fim da imagem.

LEGENDA: Renda de bilro confeccionada por artesã no município de Aquiraz, no estado do Ceará, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Objetos de barro. Nas feiras e nos mercados da Região Nordeste, por exemplo, são vendidos os tradicionais bonecos de barro. Região Sudeste: um queijo e uma igreja. Região Sul: um cavalo e uma flor. Seta para a fotografia de vários vasos de madeira pendurados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Artesanato em barro, no município de Caruaru, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Objetos de barro

Nas feiras e nos mercados da Região Nordeste, por exemplo, são vendidos os tradicionais bonecos de barro.

Imagem: Cuias de porongo no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. Objetos feitos de frutos. Muitos artesãos da Região Sul fabricam cuias de porongo, um tipo de fruto. As cuias são objetos utilizados para servir chimarrão. Fim da imagem.

LEGENDA: Cuias de porongo no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Objetos feitos de frutos

Muitos artesãos da Região Sul fabricam cuias de porongo, um tipo de fruto. As cuias são objetos utilizados para servir chimarrão.

  1. No município onde você vive há atividade artesanal? Se sim, qual?
  1. Quais são as matérias-primas que costumam ser utilizadas nessa produção artesanal?

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou como as paisagens do campo e da cidade são transformadas pelo trabalho das pessoas.

Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Você estudou que as atividades realizadas pelas pessoas podem ser agrupadas em setores da economia. Observe o esquema.

Setores da economia

Setor primário

Setor secundário

Setor terciário

  1. Quais são as atividades econômicas do setor primário?
  1. Quais são as atividades econômicas do setor secundário?
  1. Quais são as atividades econômicas do setor terciário?
  1. Qual é o setor da economia que predomina no espaço rural?
  1. Quais são os setores da economia que predominam no espaço urbano dos municípios?
  1. Observe as imagens que retratam profissionais que trabalham em várias atividades econômicas.
Imagem: Esquema. Setores da economia. Sai uma linha que divide em três: setor primário, setor secundá-rio e setor terciário.  Ilustração. Um homem usando macacão cinza, capacete amarelo de proteção e óculos. Ele está soldando um objeto. Ilustração. Um homem de bermuda, camiseta e chapéu de pé em cima de um barco de madeira. Ele lança uma rede de pesca para a frente. Ilustração. Um homem moreno de cabelo preto e curto usando um uniforme azul. Ele tem um estetoscópio pendurado no pescoço e segura um termômetro e uma prancheta.  Ilustração. Um homem de calça jeans, camisa xadrez e chapéu ajoelhado segurando uma alface. Na frente dele há uma plantação de alfaces.   Fim da imagem.
  1. Quais são as imagens que retratam profissionais do setor primário?
  1. Qual é a imagem que retrata um profissional do setor secundário?
  1. Qual é a imagem que retrata um profissional do setor terciário?

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  1. Observe as fotografias e leia as legendas.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma área com morros de pedra. Na frente, uma área com árvores ao lado de um rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mineração de ouro no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma área coberta por vegetação.   Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de soja no município de Vilhena, no estado de Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. As paisagens retratadas nas fotografias 1 e 2 correspondem a paisagens naturais? Justifique sua resposta.
  1. Qual é a atividade econômica retratada na fotografia1?
  1. Qual é a atividade econômica retratada na fotografia 2?
  1. Em sua opinião, o que é possível fazer para que as atividades de trabalho das pessoas não provoquem problemas ambientais?

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Reconheço atividades de trabalho realizadas em diferentes setores da economia: primário, secundário e terciário?

b) Identifico em quais espaços as atividades de trabalho dos setores primário, secundário e terciário costumam ocorrer?

c) Consigo indicar no lugar em que vivo diferentes tipos de trabalhadores?

Sobre a postura de estudante

d) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo?

e) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade?