84
UNIDADE 3. As paisagens brasileiras
85
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Quais diferenças você observa entre as paisagens assinaladas com as letras A, B e C?
- O que poderia explicar a ausência de ocupação humana no local marcado com a letra B?
Fim do complemento.
86
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 9 e 10
Quais são as características das paisagens brasileiras e como elas vêm sendo transformadas?
CAPÍTULO 9. Brasil: relevos e rios
O Brasil apresenta paisagens muito diversificadas em decorrência da combinação de diferentes elementos naturais e humanos.
Um elemento natural que pode caracterizar as paisagens é o relevo. Ele corresponde às diversas formas e altitudes da superfície terrestre.
Observe como diferentes formas e altitudes do relevo podem ser representadas em um bloco-diagrama e em um perfil topográfico.
Bloco-diagrama
Perfil topográfico
- O que o bloco-diagrama e o perfil topográfico têm em comum?
- De acordo com o perfil topográfico, qual é a referência utilizada para medir a altitude de um local?
87
Cartografando
As diferentes altitudes do território brasileiro também podem ser representadas em um mapa físico.
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: físico
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 112.
- Localize no mapa a Planície do Rio Amazonas. Quais são as altitudes predominantes?
- Agora, localize no mapa duas serras com altitude superior a 500 metros e escreva o nome delas.
- No lugar onde você vive, quais são as altitudes predominantes?
88
Características das principais formas do relevo brasileiro
No Brasil, as principais formas de relevo são os planaltos, as depressões e as planícies.
Planaltos
Os planaltos são superfícies com altitudes, geralmente, acima de 300 metros. Nos planaltos podem-se encontrar morros, chapadas e serras.
LEGENDA: Morro no Planalto Central, no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista da Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso, em 2019. As chapadas aparecem nas áreas de planaltos e apresentam o topo aplainado, lembrando a forma de uma mesa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Serra da Mantiqueira, no município de Santo Antônio do Pinhal, no estado de São Paulo, em 2020. As serras aparecem em áreas de planalto. Geralmente, elas apresentam encostas bem inclinadas e altitudes maiores que as das áreas vizinhas. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
89
Depressões
As depressões são superfícies com altitudes menores que as das áreas vizinhas. Elas são, portanto, áreas rebaixadas entre outras mais elevadas. As depressões podem ser planas ou apresentar ondulações.
LEGENDA: Depressão do Rio São Francisco, no município de São Roque de Minas, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Planícies
As planícies são superfícies mais ou menos planas, geralmente extensas e de baixas altitudes. Estão em alguns locais no interior do país e próximas ao litoral, onde formam as planícies litorâneas.
LEGENDA: Vista de planície no município de Pontal do Paraná, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as principais formas de relevo no Brasil?
- Em qual forma de relevo podemos encontrar os morros, as chapadas e as serras?
90
Cartografando
Há mais de quarenta anos, geógrafos e outros profissionais estudaram o relevo brasileiro por meio de um projeto de pesquisa chamado Radambrasil. Nesse projeto foram utilizadas fotografias e imagens de radar para elaborar um novo mapa do relevo brasileiro.
O mapa a seguir representa as principais unidades de relevo identificadas no território brasileiro pelo projeto Radambrasil.
Brasil: unidades de relevo
Fonte: Jurandyr L. S. Ross (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. p. 53.
- Compare esse mapa com o mapa da página 87 e responda às atividades.
- Em quais unidades de relevo encontram-se os picos mais altos do Brasil? E em quais se encontram os locais de menor altitude?
- Localize a unidade da federação em que você mora. Qual é a unidade de relevo predominante nela?
91
Os rios e o relevo
As formas de relevo interferem nas características dos rios.
De acordo com o relevo, os rios podem ser classificados em dois tipos. Vamos conhecê-los? Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
- Rios de planalto: são os rios que percorrem áreas de planalto e, por isso, geralmente apresentam cachoeiras ou quedas-d’água. Costumam ser aproveitados para a geração de energia elétrica e para a captação de água.
LEGENDA: Queda-d’água formada em rio de planalto no município Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Rios de planície: são os rios que percorrem áreas de planície e costumam ser aproveitados para o transporte de pessoas e de produtos, para a pesca e para o lazer.
LEGENDA: Rio em área de planície no município de Fonte Boa, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as principais formas de aproveitamento das águas dos rios de planalto e dos rios de planície pelas pessoas?
- Agora você vai produzir um texto relatando como o rio de seu lugar de viver é aproveitado pelas pessoas.
- Quando solicitado, comente o seu texto com os colegas.
92
Características de um rio
Podemos observar um rio por meio de suas características.
O local onde as águas de um rio surgem na superfície é chamado nascente. Já o local onde ele deságua é denominado foz.
No caminho entre a nascente e a foz, o rio principal pode receber as águas de outros rios, que são chamados afluentes.
Observe a representação.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
- Como se chama o local onde as águas de um rio surgem na superfície?
- •E o local onde as águas de um rio deságuam?
- De acordo com a representação, as águas dos rios correm dos locais de maior altitude para os locais de menor altitude, ou dos locais de menor altitude para os locais de maior altitude?
- Quantos afluentes tem o rio principal representado acima?
- Descreva, com suas palavras, as características da paisagem do rio desde a nascente até a sua foz, de acordo com a representação.
93
- Leia o texto silenciosamente.
Água do rio
Água do rio à noite é escura como a noite é escura.
Água do rio na manhã, cintilante.
Água do rio à margem do rio, se mexe a terra é cor da terra!
Água do rio no meu rosto, transparente e refrescante!
Água do rio no meu rosto, transparente e refrescante!
Água do rio que desce a cachoeira e molha a serra!
Água que pinta o mapa e alimenta a nossa terra.
Água do rio que desce a cachoeira e molha a serra!
Água que pinta o mapa e alimenta a nossa terra.
Escuta o passeio da água,
O caminho do rio no meio da mata.
Escuta o passeio da água,
Que vem da nascente, não para, não para!
Embaixo da ponte.
Ao lado da casa!
Em volta do monte,
Está funda, está rasa.
FONTE: Margareth Darezzo. Canteiro: músicas para brincar. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2019.
- Quais são as características do rio descritas no texto?
- Considerando um rio do seu lugar de viver, escreva um texto sobre ele, destacando algumas características. Depois, compartilhe seu texto com os colegas e o professor.
94
As bacias hidrográficas brasileiras
A extensão de terras drenada por um rio principal e seus afluentes é chamada bacia hidrográfica.
No Brasil, as bacias hidrográficas podem ser agrupadas em regiões hidrográficas.
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: regiões hidrográficas
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 123.
- Qual é a maior região hidrográfica brasileira? Escrevam o nome de seu rio principal.
- A unidade da federação em que vocês vivem faz parte de qual região hidrográfica?
- No lugar onde você vive, as formas de relevo e a presença de rios interferem na vida das pessoas? De que forma?
95
Boxe complementar:
Você sabia?
As formas de relevo estão em constante transformação.
A chuva, o vento e a água dos rios e do mar, por exemplo, podem alterar ao longo do tempo as formas de relevo, ainda que não possamos perceber no dia a dia essas transformações.
As pessoas também podem modificar o relevo.
LEGENDA: Abertura de túnel no município de Paraibuna, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Os rios também podem ser modificados pela natureza e pelas pessoas. Os seres humanos podem alterar o curso de um rio para a construção de uma usina hidrelétrica.
LEGENDA: Usina Hidrelétrica de Xingó no Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
96
Capítulo 10. Brasil: clima e vegetação
Observando o tempo atmosférico por um longo período e identificando características que predominam na dinâmica atmosférica, meteorologistas e outros profissionais determinaram os diferentes tipos de clima que existem no mundo e no Brasil.
Observe o mapa e leia os textos sobre os climas do Brasil.
Brasil: climas
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 119.
97
- De acordo com o mapa da página anterior, indique o clima predominante nas unidades da federação a seguir.
- Goiás, Maranhão e Tocantins.
- Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Amazonas, Roraima e Acre.
- Identifique o tipo de clima predominante em cada município retratado.
LEGENDA: No município de Petrolina, localizado no estado de Pernambuco, faz calor o ano inteiro e a falta de chuva é frequente. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No município serrano de Belo Horizonte, localizado no estado de Minas Gerais, as temperaturas são amenas, mas têm queda no inverno. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No município de Belém, localizado no estado do Pará, faz calor durante todo o ano e costuma chover quase todos os dias. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No município de Porto Alegre, localizado no estado do Rio Grande do Sul, costuma chover o ano inteiro. O inverno é rigoroso e o verão é muito quente. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No município de Cuiabá, localizado no estado de Mato Grosso, as temperaturas são muito altas e chove bastante. No inverno, chove pouco. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: No município de Salvador, localizado no estado da Bahia, costuma chover o ano inteiro e as temperaturas são elevadas. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
98
As formações vegetais brasileiras
Devido à influência do clima, do solo e do relevo, existem diversas formações vegetais no Brasil. Esses tipos de vegetação apresentam grande biodiversidade, ou seja, uma enorme variedade de espécies vegetais e animais.
Contudo, boa parte da vegetação que cobria o território brasileiro foi destruída pela ação humana ao longo dos anos.
- Leia e compare os mapas.
Brasil: vegetação nativa
Brasil: vegetação nativa e áreas transformadas
FONTE: Fonte dos mapas: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 121.
- O que os mapas representam?
- Localize nos mapas a unidade da federação onde você vive. Qual é a formação vegetal nativa nessa unidade da federação?
- Comparando os dois mapas, indique as formações vegetais que mais foram transformadas ao longo do tempo.
99
Características das principais formações vegetais brasileiras
Leia os textos e conheça as principais formações vegetais no Brasil e as causas de sua devastação.
Floresta Amazônica
É uma das maiores florestas do mundo, apresentando um grande número de espécies vegetais e animais. Algumas das principais razões do seu desmatamento decorrem da agricultura (sobretudo do cultivo de soja), da pecuária e da exploração mineral.
LEGENDA: Vista da Floresta Amazônica no município de Careiro, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Cerrado
Vegetação característica da Região Centro-Oeste, o Cerrado apresenta grande diversidade de espécies e vem sendo seriamente ameaçado pelo crescimento das atividades agropecuárias e de extração mineral.
LEGENDA: Vegetação de Cerrado no município de General Carneiro, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Caatinga
Formação vegetal encontrada nas áreas de clima semiárido da Região Nordeste. O clima semiárido influencia as características da vegetação e da vida animal. A Caatinga vem sendo desmatada principalmente para a criação de gado e para a produção de lenha e carvão vegetal.
LEGENDA: Vegetação de Caatinga no município de Cabrobó, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Indique as atividades que têm contribuído para a devastação da Floresta Amazônica e do Cerrado.
- Qual formação vegetal tem sido ameaçada pela produção de lenha e de carvão vegetal?
100
Mata Atlântica
A Mata Atlântica ocupava originalmente uma extensa área, estendendo-se praticamente por todo o litoral brasileiro. Foi uma das florestas mais devastadas do país, e, atualmente, áreas remanescentes dessa vegetação estão na porção do território onde se concentra grande parte da população brasileira. O crescimento das cidades e a agropecuária são fatores que vêm contribuindo para o seu desmatamento.
LEGENDA: Vegetação de Mata Atlântica no município de Mascote, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Vegetação Litorânea
A Vegetação Litorânea está presente em diferentes locais da costa brasileira. Nessa formação vegetal encontram-se os manguezais, que se desenvolvem em solos alagados, e as restingas, que se encontram próximas a praias.
Com o processo de expansão urbana, essa vegetação vem sofrendo constante devastação.
LEGENDA: Manguezal no município de Cananéia, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Mata dos Pinhais ou de Araucária
É a formação vegetal que ocorre no sul do Brasil. A Mata dos Pinhais está praticamente extinta. A araucária, conhecida como pinheiro-brasileiro, foi intensamente explorada para a construção de moradias e a fabricação de móveis.
LEGENDA: Vegetação de araucária no município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
101
Campos
Vegetação rasteira formada principalmente de gramíneas. Os Campos concentram-se especialmente no Rio Grande do Sul, onde formam o chamado Pampa Gaúcho. As áreas ocupadas por essa formação vegetal têm sido aproveitadas sobretudo pela pecuária.
LEGENDA: Vegetação de Campos no município de São Martinho da Serra, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Pantanal
No Pantanal, a vegetação é muito variada, composta de áreas de floresta, Caatinga, Cerrado, Campos e vegetação aquática. O Pantanal ocupa uma vasta planície de inundação banhada por inúmeros cursos de água.
LEGENDA: Vegetação do Pantanal no município de Miranda, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as principais causas da devastação da Mata Atlântica e da Vegetação Litorânea no Brasil?
- Por que a Mata dos Pinhais está quase extinta?
- Quais são as diferenças entre as formações vegetais de Campos e do Pantanal?
102
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou as características das paisagens brasileiras e sua transformação pelas pessoas.
Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Observe o bloco-diagrama.
LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.
- Identifique as formas de relevo que correspondem aos números 1, 2 e 3. Depois, explique as principais características de cada uma delas.
- Leia novamente o mapa de climas do Brasil na página 96 e o mapa de vegetação nativa do Brasil na página 98.
- Qual é o clima predominante na capital do Brasil? Descreva as características principais desse clima.
- Qual é o clima predominante nas áreas onde ocorre a vegetação de Campos no Brasil?
- Qual é o clima predominante nas áreas onde ocorre a Floresta Amazônica no Brasil?
- Agora, você vai conhecer um pouco mais sobre as transformações nas paisagens naturais do lugar onde você vive. Siga as orientações.
- O professor dividirá a turma em dois grupos: verde e azul.
- Cada grupo deve pesquisar em livros, jornais, revistas ou na internet textos, fotografias, pinturas, letras de canção, poesias e depoimentos sobre algumas mudanças nas paisagens naturais do lugar em que vive.
- O grupo azul deve pesquisar informações relacionadas às mudanças nos rios, e o grupo verde, aquelas relacionadas às mudanças na vegetação.
103
Grupo azul - Mudanças nos rios
- Como eram os rios do seu lugar de viver?
- Ao longo do tempo, que ações humanas ocorreram perto desses rios?
- Como essas atividades humanas transformaram os rios de seu lugar de viver?
Grupo verde - Mudanças na vegetação
- Como era a vegetação nativa no seu lugar de viver?
- Que atividades humanas foram realizadas nesse lugar ao longo do tempo?
- Como essas atividades humanas transformaram a vegetação nativa de seu lugar de viver?
- De acordo com os resultados da pesquisa, cada grupo deve criar uma apresentação no formato de um telejornal. Para isso, elaborem roteiros com as falas dos jornalistas e incluam imagens durante a apresentação.
- No dia combinado, os grupos devem apresentar seus telejornais aos colegas e ao professor.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Sei diferenciar as três principais formas de relevo brasileiras? |
b) Identifico as características de um rio e suas formas de aproveitamento? |
c) Reconheço os principais tipos de clima e formações vegetais do Brasil? |
d) Sei indicar ações que contribuem para transformar as paisagens naturais? |
Sobre a postura de estudante |
e) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo? |
f) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade? |
104
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 11 e 12
Como as paisagens do campo e da cidade são transformadas pelo trabalho das pessoas?
CAPÍTULO 11. O trabalho na agricultura, na pecuária e no extrativismo
Por meio do trabalho, as pessoas transformam as paisagens do campo e da cidade. Elas podem fazer plantações, construir casas, ruas, estradas, entre outras ações.
- Observe as fotografias.
LEGENDA: Paisagem rural do município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem urbana no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
105
- As fotografias da página anterior mostram paisagens do mesmo município? Como você sabe?
- Qual das fotografias mostra a paisagem rural do município? Qual mostra a paisagem urbana?
- Que diferenças você observa entre essas paisagens?
- Observe as imagens a seguir. Depois, indique quais elementos predominam na paisagem rural e na paisagem urbana.
- Casas afastadas umas das outras.
- Muitas construções.
- Ruas asfaltadas.
- Pastagens.
- Plantações.
- Concentração de casas.
- Quais outros elementos você identifica na paisagem rural e na paisagem urbana de um município? Converse com os colegas e o professor.
106
O trabalho e os setores da economia
O trabalho realizado pelas pessoas no campo e na cidade está ligado às diversas atividades econômicas que são desenvolvidas em diferentes locais. Podemos agrupar as atividades econômicas em três setores. Vamos conhecê-los? Quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Setor primário
O setor primário corresponde às atividades relacionadas à agricultura, à pecuária, ao extrativismo vegetal, mineral e animal, além da silvicultura, atividade ligada ao plantio de árvores, que, geralmente, são comercializadas.
LEGENDA: Trabalhadores em plantação de hortaliças no município de Serra Negra, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Setor secundário
O setor secundário corresponde às atividades relacionadas à indústria e à construção civil. A indústria é responsável por transformar as matérias-primas, obtidas no setor primário, em produtos industrializados. Já a construção civil se refere à construção de casas, prédios, pontes e estradas.
LEGENDA: Trabalhador em indústria de produtos para áudio, no município de Regente Feijó, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
Setor terciário
O setor terciário corresponde às atividades relacionadas ao comércio e à prestação de serviços. Os bancários, os funcionários públicos, os vendedores, os professores e os profissionais liberais, como médicos, dentistas, advogados e arquitetos, são exemplos de trabalhadores do setor terciário.
LEGENDA: Dentista no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
107
- Considere os profissionais a seguir.
Médico
Cabeleireiro
Garimpeiro
Pedreiro
Professor
Vendedor
Agricultor
Bombeiro
Pescador
Operador de máquinas
- Quais profissionais fazem parte do setor primário da economia?
- Quais profissionais fazem parte do setor secundário da economia?
- Quais profissionais fazem parte do setor terciário da economia?
Boxe complementar:
Entreviste
Com a ajuda de um adulto de sua convivência, escolha um trabalhador de seu lugar de viver para entrevistar. Siga o roteiro de entrevista. Se possível, elabore outras perguntas.
- Qual é o seu nome e a sua atividade profissional?
- Onde é o seu local de trabalho?
- Há quanto tempo você trabalha nessa área?
- Você já exerceu outras profissões? Quais?
- Do que você mais gosta em seu trabalho?
- Do que menos gosta em seu trabalho?
- Se pudesse escolher, você mudaria de profissão? Por quê?
- Depois, em sala de aula, compartilhe as informações obtidas na entrevista com os colegas e o professor.
Fim do complemento.
108
A agricultura e a pecuária
Atualmente, a agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas desenvolvidas no espaço rural brasileiro. Essas atividades são praticadas, geralmente, em grandes ou pequenas propriedades.
Vamos entender algumas características das formas de produção que predominam no Brasil nas pequenas e nas grandes propriedades?
Grandes propriedades rurais
- Quem trabalha na produção?
Empregados fixos e outros que trabalham em alguns períodos do ano, como nas épocas do plantio e da colheita.
- O que produzem?
Em geral, apenas um tipo de produto em grande quantidade, como a soja, o café, a cana-de-açúcar e outros.
LEGENDA: Colheita mecanizada de soja no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pecuária no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
109
As grandes propriedades ocupam a maior parte do espaço rural brasileiro. No entanto, a maioria da população rural do país vive e trabalha nas pequenas propriedades.
Pequenas propriedades rurais
- Quem trabalha na produção?
A família do proprietário e, em alguns casos, outros trabalhadores empregados.
- O que produzem?
Geralmente, alimentos variados, como mandioca, milho, verduras e hortaliças, que são produzidos para o próprio consumo e para o abastecimento da população que vive em municípios próximos.
LEGENDA: Agricultor em pequena propriedade rural no município de Coari, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Criação de suínos em pequena propriedade no município de Açucena, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Investigue
Traga para a sala de aula notícias sobre o trabalho na agricultura e na pecuária. Você poderá encontrá-las em jornais, revistas ou na internet. Comente com adultos de sua convivência as notícias encontradas.
Apresente as notícias que você selecionou aos colegas e ao professor. Em seguida, classifique-as de acordo com o tipo de propriedade rural a que elas se referem.
Fim do complemento.
110
Cartografando
A agricultura é uma atividade econômica de grande importância no Brasil. Vamos conhecer os principais produtos agrícolas cultivados em nosso país?
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: principais produtos agrícolas por unidade da federação* (2019)
LEGENDA: *Itens com produção acima de 100 mil toneladas. FIM DA LEGENDA.
Fonte: IBGE. Produção agrícola municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
- Quais são os produtos agrícolas cultivados na unidade da federação em que você vive?
- Arroz e feijão são consumidos pela maior parte da população brasileira diariamente. Em quais unidades da federação são cultivados esses produtos agrícolas?
111
Principais tipos de rebanho
A pecuária é a atividade econômica de criação e reprodução de animais.
Os animais criados nessa atividade podem ser classificados conforme seu tamanho em: animais de grande, médio e pequeno porte.
Animais de grande porte
Asininos: fazem o transporte de pessoas e de mercadorias.
LEGENDA: Mula. FIM DA LEGENDA.
Bovinos: criados para a produção de carne, leite e couro.
LEGENDA: Vaca. FIM DA LEGENDA.
Bufalinos: criados para a produção de carne, leite e couro.
LEGENDA: Búfalo. FIM DA LEGENDA.
Equinos: fazem o transporte de pessoas e de mercadorias.
LEGENDA: Cavalo. FIM DA LEGENDA.
Animais de médio porte
Caprinos: criados para a obtenção de carne, leite e couro.
LEGENDA: Cabra. FIM DA LEGENDA.
Suínos: criados para a obtenção de carne.
LEGENDA: Porco. FIM DA LEGENDA.
Ovinos: criados para a produção de carne e lã.
LEGENDA: Carneiro. FIM DA LEGENDA.
Animais de pequeno porte
Galináceos: com esses animais obtêm-se carne e ovos.
LEGENDA: Galinha. FIM DA LEGENDA.
Apicultura: com as abelhas obtém-se o mel.
LEGENDA: Abelha. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representações ilustrativas sem escala e proporção. Fim da observação.
- Organize, no caderno, um quadro mostrando os animais que geralmente são criados na pecuária, de acordo com seu tamanho.
- Em sua opinião, por que a pecuária é uma atividade econômica importante?
112
O extrativismo
O extrativismo é a atividade econômica de extração dos recursos naturais pelas pessoas. O extrativismo pode ser praticado para o consumo, para a venda ou para a utilização dos recursos extraídos na atividade industrial.
Podemos classificar o extrativismo em três tipos.
Extrativismo animal
É a atividade de pesca e de caça de animais realizada de acordo com as leis governamentais.
LEGENDA: Pesca no município de Beruri, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo vegetal
É a atividade de extração de recursos vegetais da natureza, que não foram cultivados pelas pessoas.
LEGENDA: Mulher quebrando sementes de palmeira murumuru, coletadas na Floresta Amazônica, no município de Abaetetuba, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Extrativismo mineral
É a atividade de extração de minérios, como ouro, ferro, carvão mineral, gás natural, petróleo, diamante e outros.
LEGENDA: Extração de ametista, no município de Ametista do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
113
- Observe as imagens.
Extração de látex
Garimpo de ouro
Coleta de ostras
- Qual é o tipo de extrativismo que está representado na imagem 1?
- Qual é o tipo de extrativismo que está representado na imagem 2?
- Qual é o tipo de extrativismo que está representado na imagem 3?
- Como o produto extraído na imagem 1 costuma ser utilizado?
- Como o produto extraído na imagem 2 costuma ser utilizado?
f) Como o produto extraído na imagem 3 costuma ser utilizado?
Boxe complementar:
Investigue
Várias receitas culinárias têm como ingrediente algumas sementes. Essas sementes, muitas vezes, podem ter alto valor nutritivo. Embora possam ser cultivadas pela agricultura, algumas sementes são obtidas por meio do extrativismo vegetal, como a castanha-do-pará, a castanha-de-caju, o pinhão, entre outras.
- Pesquisem em livros, revistas ou na internet uma receita que utilize sementes que podem ser obtidas por meio do extrativismo vegetal. Depois, compartilhem a receita com os colegas e o professor.
LEGENDA: Castanhas-de-caju. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
114
CAPÍTULO 12. O trabalho na indústria, comércio e serviços
Muitas pessoas, sobretudo aquelas que vivem em espaços urbanos, trabalham em atividades relacionadas à indústria, ao comércio e ao setor de prestação de serviços.
Indústria
As indústrias transformam as matérias-primas em diversos produtos. Podemos classificar as indústrias de acordo com o tipo de produto fabricado.
Indústria de base
A indústria de base fabrica os materiais a ser utilizados por outras indústrias. Ela também é chamada indústria de bens de produção.
LEGENDA: Indústria siderúrgica no município de Marabá, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Indústria de bens intermediários
A indústria de bens intermediários produz máquinas, ferramentas e peças utilizadas por outras indústrias. Esse tipo de indústria também é chamado indústria de bens de capital.
LEGENDA: Indústria de pneus para carretas e caminhões no município de Bauru, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Indústria de bens de consumo
A indústria de bens de consumo fabrica produtos vendidos diretamente aos consumidores.
LEGENDA: Indústria automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as principais diferenças entre esses três tipos de indústria?
115
Nas indústrias de bens de consumo, utilizam-se diferentes matérias-primas para a fabricação dos mais variados produtos.
Vamos conhecer alguns exemplos de indústrias de bens de consumo?
Indústria alimentícia
Matéria-prima: leite
LEGENDA: Queijos e iogurtes. FIM DA LEGENDA.
Indústria têxtil
Matéria-prima: algodão
LEGENDA: Camisetas. FIM DA LEGENDA.
Indústria de calçados
Matéria-prima: couro
LEGENDA: Bolsas e calçados. FIM DA LEGENDA.
- Cite um exemplo de indústria de bem de consumo, identificando a matéria-prima e o produto final fabricado.
- Em sua opinião, o trabalho realizado em cada indústria de bem de consumo citada é semelhante? Explique.
- Quando solicitado, comente com os colegas e o professor o que acabou de aprender sobre os diferentes tipos de indústria.
116
A agroindústria
A maior parte das indústrias está localizada no espaço urbano. No entanto, existem indústrias localizadas no espaço rural.
As agroindústrias se caracterizam por fabricar ou beneficiar produtos com matérias-primas obtidas pela agricultura, pela pecuária e pelo extrativismo.
LEGENDA: Vista de agroindústria de produção de álcool e açúcar no município de Brotas, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Agroindústria de produção de doce de leite no município de Carmo de Minas, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- O que é produzido na agroindústria retratada na fotografia 1?
- O que é produzido na agroindústria retratada na fotografia 2?
- Existem agroindústrias no município onde você vive? Se sim, quais?
- Você e sua família já compraram produtos dessas agroindústrias? Compartilhe essa experiência com os colegas e o professor.
117
O comércio e a prestação de serviços
O comércio é a atividade econômica baseada na compra e na venda de produtos. Lojas, padarias, farmácias, mercados, postos de combustível e restaurantes são exemplos de estabelecimentos comerciais.
Nos estabelecimentos comerciais, podem ser vendidos produtos originários do espaço rural e do espaço urbano. Esses produtos podem ser obtidos por meio das diversas atividades econômicas: agricultura, pecuária, extrativismo e indústria.
- Observe alguns exemplos de estabelecimentos comerciais.
LEGENDA: Comércio de roupas no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Padaria no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mercado de frutas e legumes no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Registre em seu caderno.
- Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial retratado na fotografia 1?
- Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial retratado na fotografia 2?
- Qual produto está sendo vendido no estabelecimento comercial retratado na fotografia 3?
- Em quais estabelecimentos comerciais esses produtos estão sendo vendidos?
118
Alguns estabelecimentos não estão relacionados com a compra e a venda de produtos, mas com a prestação de serviços específicos para as pessoas, como é o caso dos bancos, das escolas e dos hospitais.
Bancários, professores, médicos são alguns exemplos de prestadores de serviço.
- Observe alguns exemplos de profissionais que atuam na prestação de serviços.
LEGENDA: Médica em consultório no município de Itaparica, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mecânicos em oficina no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Barbeiros em barbearia no município de Limeira, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual serviço está sendo prestado pelo profissional na fotografia 1?
- Qual serviço está sendo prestado pelo profissional na fotografia 2?
- Qual serviço está sendo prestado pelo profissional na fotografia 3?
- Em quais estabelecimentos de prestação de serviços esses profissionais realizam suas atividades?
119
- Leia os anúncios de empregos.
- Quais vagas de emprego fazem referência a profissionais do setor de comércio?
- Quais vagas de emprego fazem referência a profissionais do setor de prestação de serviços?
- Agora é a sua vez! Considerando os estabelecimentos que existem no seu lugar de viver, crie um anúncio de vaga de emprego no setor de comércio ou de prestação de serviços.
120
O artesanato
O artesanato é uma atividade econômica que garante o sustento de muitas famílias. O artesão é a pessoa que produz um objeto com trabalho manual.
O modo de fazer e as técnicas de artesanato costumam ser transmitidos entre as gerações. O artesão com mais experiência de trabalho é chamado mestre. Ele ensina aos mais jovens a arte do seu ofício.
LEGENDA: Artesanato em capim dourado, no município de Mateiros, no estado de Tocantins, em 2015. FIM DA LEGENDA.
Cestas e trançados
Principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil é possível encontrar artesãos que fabricam e vendem cestas e trançados feitos de fibras vegetais. Eles produzem esteiras, chapéus, redes, peneiras, entre outros.
Objetos de rochas esculpidas
Em diversas localidades da Região Sudeste, vários artesãos produzem vasos, potes, gamelas, caixas e esculturas esculpindo rochas.
LEGENDA: Artesanato feito de pedra-sabão, no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
121
Rendas
A arte em renda tem importante papel na economia de muitos municípios da Região Nordeste. As rendas estão presentes em roupas, almofadas e toalhas.
LEGENDA: Renda de bilro confeccionada por artesã no município de Aquiraz, no estado do Ceará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Artesanato em barro, no município de Caruaru, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Objetos de barro
Nas feiras e nos mercados da Região Nordeste, por exemplo, são vendidos os tradicionais bonecos de barro.
LEGENDA: Cuias de porongo no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Objetos feitos de frutos
Muitos artesãos da Região Sul fabricam cuias de porongo, um tipo de fruto. As cuias são objetos utilizados para servir chimarrão.
- No município onde você vive há atividade artesanal? Se sim, qual?
- Quais são as matérias-primas que costumam ser utilizadas nessa produção artesanal?
122
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou como as paisagens do campo e da cidade são transformadas pelo trabalho das pessoas.
Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Você estudou que as atividades realizadas pelas pessoas podem ser agrupadas em setores da economia. Observe o esquema.
Setores da economia
Setor primário
Setor secundário
Setor terciário
- Quais são as atividades econômicas do setor primário?
- Quais são as atividades econômicas do setor secundário?
- Quais são as atividades econômicas do setor terciário?
- Qual é o setor da economia que predomina no espaço rural?
- Quais são os setores da economia que predominam no espaço urbano dos municípios?
- Observe as imagens que retratam profissionais que trabalham em várias atividades econômicas.
- Quais são as imagens que retratam profissionais do setor primário?
- Qual é a imagem que retrata um profissional do setor secundário?
- Qual é a imagem que retrata um profissional do setor terciário?
123
- Observe as fotografias e leia as legendas.
LEGENDA: Mineração de ouro no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Plantação de soja no município de Vilhena, no estado de Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- As paisagens retratadas nas fotografias 1 e 2 correspondem a paisagens naturais? Justifique sua resposta.
- Qual é a atividade econômica retratada na fotografia1?
- Qual é a atividade econômica retratada na fotografia 2?
- Em sua opinião, o que é possível fazer para que as atividades de trabalho das pessoas não provoquem problemas ambientais?
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Reconheço atividades de trabalho realizadas em diferentes setores da economia: primário, secundário e terciário? |
b) Identifico em quais espaços as atividades de trabalho dos setores primário, secundário e terciário costumam ocorrer? |
c) Consigo indicar no lugar em que vivo diferentes tipos de trabalhadores? |
Sobre a postura de estudante |
d) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo? |
e) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade? |