8
O QUE EU JÁ SEI?
Avaliação diagnóstica
Ao longo deste ano, você vivenciará muitos momentos de novos aprendizados. Antes disso, que tal avaliar os seus conhecimentos em Geografia? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Observe a fotografia que retrata o espaço urbano e o espaço rural de um município brasileiro.
LEGENDA: Vista do município de Santo Antônio do Amparo, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Cite dois elementos da paisagem que podem ser identificados no espaço urbano.
- Cite dois elementos da paisagem que podem ser identificados no espaço rural.
- Cite um exemplo de trabalhador que costuma realizar suas atividades no espaço urbano dos municípios. Depois, indique a qual tipo de atividade econômica seu trabalho está relacionado.
- Cite um exemplo de trabalhador que costuma realizar suas atividades no espaço rural dos municípios. Depois, indique a qual tipo de atividade econômica seu trabalho está relacionado.
- Podemos afirmar que o campo e a cidade são espaços que se complementam? Explique sua resposta.
- Como as atividades realizadas pelas pessoas podem causar impactos ambientais no espaço urbano? E no espaço rural?
9
- Leia a frase.
Diversos povos contribuíram para a formação da população e da cultura brasileira.
- Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta citando exemplos.
- Cite um exemplo de ação que moradores de uma localidade podem fazer para melhorar a qualidade de vida do lugar onde vivem.
- Leia e interprete o mapa.
Região Centro-Oeste: político
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 156.
- De acordo com a legenda, qual é a capital do Brasil? Como ela foi representada no mapa?
- Quais são os nomes das capitais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás?
- Tomando como referência Brasília, em que direção cardeal está Cuiabá?
- Tomando como referência Campo Grande, em que direção colateral está Goiânia?
10
UNIDADE 1. População e diversidade cultural
Gente brasileira
A diversidade é uma das características da população brasileira. Além das diversas manifestações culturais, existem vários jeitos de falar e diferentes maneiras de pensar e de viver no Brasil.
Quanta gente!
De acordo com a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), em 2020, o Brasil era o país com a sexta maior população do mundo, com aproximadamente 212 milhões de habitantes.
Comida brasileira
A culinária brasileira é uma mistura de alimentos, temperos e técnicas de preparo.
Em 2020, 8 em cada 10 brasileiros viviam em áreas urbanas.
Fontes: IBGE. Estimativas da população residente nos municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fwJ. Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2019. População residente, por lugar de nascimento e unidade da federação de residência. Disponível em: http://fdnc.io/fwK. Acessos em: 28 out. 2020; OIM. Perfil migratório do Brasil 2009. Brasília: OIM/Ministério do Trabalho e Emprego, 2010. p. 16-17; ONU. International Migration Report. Nova York: ONU, 2017. p. 30.
11
Gente que vem de fora
Cerca de 4,4 milhões de estrangeiros, principalmente portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, chegaram ao país entre 1820 e 1930.
Atualmente, o Brasil atrai pessoas de várias partes do mundo. Mas há também muitos brasileiros que moram em outros países.
Gente que vem, gente que vai
Quem muda de um local para outro leva consigo seus gostos e hábitos culinários, seus costumes, seu jeito de se vestir e de falar.
Nos últimos anos, muitos brasileiros se mudaram para outras unidades da federação e levaram consigo diferentes hábitos culturais.
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Por que podemos afirmar que a diversidade é uma característica da população brasileira?
- No seu lugar de viver, existem pessoas que têm hábitos ou modos de vida diferentes? Explique sua resposta.
- Como o deslocamento de pessoas pode interferir nas características culturais de uma população?
Fim do complemento.
12
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 1 e 2
Quais mudanças podem ser observadas na população mundial e na do Brasil com o passar do tempo?
CAPÍTULO 1. Dinâmica populacional
Em 2020, a população do planeta Terra estava próxima de 7,7 bilhões de pessoas, e as projeções feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU) indicavam que a população mundial chegaria a 8,5 bilhões de pessoas até 2030.
A população absoluta é o número total de habitantes de um país ou de uma região. Quando um país tem uma elevada população absoluta, dizemos que ele é populoso.
Para conhecer essa informação, os governos dos países realizam uma pesquisa que registra o número e as características da população. Essa pesquisa chama-se censo ou recenseamento demográfico.
- Leia e interprete o mapa.
Mundo: países mais populosos (2020)
Fonte: UNFPA. Situação da população mundial 2020. Brasília: UNFPA, 2020. p. 142-146.
- Em 2020, quais eram os países que apresentavam uma população absoluta superior à do Brasil?
13
- Leia e interprete o gráfico.
Mundo: crescimento da população (1950-2050)
Fonte: ONU. Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais. Divisão de População. Perspectivas da população mundial 2019. Nova York: ONU, 2019. p. 5.
- De que trata o gráfico?
- Qual era a população mundial em 1950?
- Considerando, no gráfico, o ano de 1950, quanto tempo depois a quantidade da população mundial triplicou?
- De acordo com as projeções indicadas no gráfico, qual será a população mundial em 2050?
- Em sua opinião, quais são as possíveis consequências do rápido crescimento da população mundial? Compartilhe sua resposta com os colegas e o professor.
14
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
População mundial deve ter mais de 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos
A população mundial deve aumentar em 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos, afirma um relatório das Nações Unidas […]. O total de habitantes do planeta deve passar dos atuais 7,7 bilhões para 9,7 bilhões em 2050.
A pesquisa […] afirma que a população mundial pode atingir o seu pico no final do século, com perto de 11 bilhões de pessoas.
[...] Entre 2019 e 2050, nove países representarão mais da metade do crescimento projetado da população mundial: Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Indonésia, Egito e Estados Unidos.
Por volta de 2027, a Índia deve superar a China como o país mais populoso do mundo.
FONTE: ONU. População mundial deve ter mais 2 bilhões de pessoas nos próximos 30 anos. ONU News, 17 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fwP. Acesso em: 26 fev. 2021.
LEGENDA: Pessoas em rua na cidade de Varanasi, na Índia, um país da Ásia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o assunto tratado na notícia?
- De acordo com a notícia, quando a população mundial poderá atingir o seu pico, com cerca de 11 milhões de pessoas?
- Qual será o país com a maior população mundial em 2027?
15
O IBGE e o estudo da população brasileira
No Brasil, o censo demográfico é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O censo demográfico revela informações sobre a população, como o número de habitantes nas áreas rurais e urbanas, o nível de escolaridade de crianças, jovens e adultos, as condições econômicas das famílias, entre outras. Além do censo demográfico, o IBGE realiza outras pesquisas importantes, que orientam os governantes no planejamento de ações em favor da qualidade de vida das pessoas.
- Leia e interprete os gráficos.
1. Brasil: população de homens e mulheres (2019)
2. Brasil: população segundo cor ou raça (2019)
FONTE: Fonte dos gráficos: IBGE Educa. População. Quantidade de homens e mulheres. Disponível em: http://fdnc.io/fsH.Cor ou raça. Disponível em: http://fdnc.io/ebQ. Acessos em: 26 fev. 2021.
- De acordo com os gráficos, quais foram as informações sobre a população brasileira levantadas pelo IBGE?
- No gráfico 1, qual era a porcentagem de mulheres no Brasil? E de homens?
- No gráfico 2, qual era a porcentagem de brancos no Brasil? E de pardos?
- Com base nos gráficos, quais conclusões podemos obter a respeito das características da população brasileira?
16
A estrutura etária da população
Outro aspecto levantado pelo IBGE é a estrutura etária, que se refere à distribuição por idade da população de um estado, de uma região ou de um país.
Conhecer a estrutura etária de uma população é importante, pois as necessidades das pessoas em cada faixa etária são diferentes. Crianças e jovens, por exemplo, necessitam de diversos serviços relacionados à educação. As pessoas adultas precisam de políticas que facilitem a obtenção de emprego. Os idosos, por sua vez, necessitam de bons serviços de saúde e da aposentadoria .
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil e regiões: distribuição etária da população (2019)
Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua 2019: características gerais dos domicílios e dos moradores. p. 8. Disponível em: http://fdnc.io/fwQ. Acesso em: 26 fev. 2021.
- De acordo com o gráfico, qual era o grupo etário que apresentava a maior porcentagem da população brasileira? E a menor?
- Na região onde você vive, quais eram os grupos etários que apresentavam a maior e a
menor
porcentagem da população em 2019?
- Considerando o lugar onde você mora, que medidas poderiam ser tomadas pelos governantes para melhorar as condições de vida das pessoas de sua faixa etária? Converse com os colegas e o professor.
17
O crescimento da população do Brasil
A população de um país cresce quando:
- o número de nascimentos é maior que o número de mortes, levando ao que chamamos de crescimento natural ;
- o
número
de pessoas que
entram
no país é maior que o
número
de pessoas que saem, gerando um fenômeno denominado saldo migratório positivo.
Apesar de a população brasileira continuar crescendo nos últimos anos, o ritmo de crescimento tem diminuído.
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil: crescimento da população (1890-2020)
Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. p. 68-69; BRASIL. Diário Oficial da União, 27 ago. 2020, ed. 165, seção 1, p. 71. Disponível em: http://fdnc.io/fwT. Acesso em: 26 fev. 2021.
- De acordo com o gráfico, qual era a população brasileira em 1890?
- Quanto a população brasileira cresceu entre 2000 e 2010?
- Qual era a população do Brasil em 2020?
- Pesquisem no site do IBGE a população estimada do Brasil em tempo real. Lembrem-se de anotar a data e o horário do acesso.
- Depois, comparem as suas anotações com as dos outros colegas.
18
A expectativa de vida no Brasil
Uma importante mudança ocorrida nos últimos anos em relação à população brasileira foi o crescimento do número de adultos, sobretudo de idosos. Essa mudança se relaciona com o aumento do tempo médio de vida das pessoas, que é chamado de expectativa de vida ao nascer.
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta e interprete o gráfico.
Expectativa de vida do brasileiro ao nascer foi de 76,6 anos em 2019, diz IBGE
A expectativa de vida ao nascer dos brasileiros era de 76,6 anos em 2019, de acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) […].
Essa estimativa vem crescendo desde 1940. Naquele ano, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de apenas 45,5 anos, ou seja, os brasileiros hoje vivem, em média, 31,1 anos a mais do que em meados do século passado.
Entre os estados, a maior expectativa de vida foi registrada em Santa Catarina (79,9 anos) – 3,3 anos acima da média nacional de 76,6 anos. […] No outro extremo, a população com menor expectativa de vida está no Maranhão, com 71,4 anos, seguido pelo Piauí, com 71,6 anos, e por Rondônia, com 71,9 anos.
FONTE: Expectativa de vida do brasileiro ao nascer foi de 76,6 anos em 2019, diz IBGE. G1, 26 nov. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fwU. Acesso em: 26 fev. 2021.
Brasil: expectativa de vida (1940-2019)
- De acordo com o texto, qual era a expectativa de vida do brasileiro em 2019?
- Em relação ao ano de 1940, quantos anos a mais de vida um brasileiro teve em média em 2019?
- Qual era a unidade da federação com a maior expectativa de vida? E a menor?
- Quais fatores podem contribuir para o aumento da expectativa de vida da população brasileira?
- Em sua opinião, por que é importante que os governantes invistam em ações relacionadas a melhoria de centros de saúde, acesso a saneamento básico e campanhas sobre hábitos de vida saudável? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
19
Cartografando
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: expectativa de vida ao nascer e proporção de pessoas com 60 anos ou mais de idade (2018)
Fonte: IBGE. Tábua completa de mortalidade para o Brasil 2018: breve análise da evolução da mortalidade no Brasil. p. 11. Disponível em: http://fdnc.io/fwV. Acesso em: 26 fev. 2021; Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua 2018: características gerais dos domicílios e dos moradores. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
- As unidades da federação com maior expectativa de vida estão representadas com uma cor mais clara ou mais escura?
- De acordo com o mapa, a população de qual unidade da federação apresentava maior expectativa de vida?
- Em relação à população idosa, as unidades da federação com maior proporção de pessoas com 60 anos ou mais de vida estão representadas com um símbolo de tamanho maior ou menor?
- Quais são as unidades da federação que apresentavam menor porcentagem de idosos em 2018?
- Quais foram a expectativa de vida e a porcentagem de idoso em sua unidade da federação?
20
CAPÍTULO 2. Migrações no Brasil
Você estudou alguns fenômenos que explicam as mudanças que ocorreram na população brasileira. Agora, você vai conhecer outro fenômeno importante: a migração.
Migração é o deslocamento de pessoas de um lugar para outro. Quando o deslocamento de pessoas ocorre dentro de um mesmo país, esse fenômeno é chamado de migração interna ou nacional. Quando as pessoas se mudam de um país para outro, ocorre a migração externa ou internacional.
As migrações internas e externas podem interferir no crescimento da população (quando entram muitos migrantes) ou na diminuição dela (quando saem muitos migrantes).
Migração interna no Brasil
Para o estudo das migrações, é possível investigar a naturalidade das pessoas. A naturalidade se refere ao local de nascimento de uma pessoa, ou seja, o município e a unidade da federação onde ela nasceu. Com base nisso, a população pode ser dividida em:
Naturais: pessoas que vivem no mesmo município ou unidade da federação onde nasceram.
Não naturais: pessoas que vivem em um município ou unidade da federação diferente daquela de onde nasceram.
- Escreva um texto relatando o que a palavra naturalidade significa.
- Em relação à naturalidade das pessoas, como podemos dividir a população?
21
Cartografando
Leia e interprete o mapa.
Brasil: população conforme a unidade da federação de nascimento (2015)
Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2015: síntese de indicadores. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- De acordo com o mapa, em quais unidades da federação a proporção da população natural era maior?
- Em quais unidades da federação a proporção da população não natural era maior?
- Em 2015, na sua unidade da federação predominava a população natural ou não natural?
- Você faz parte da população natural ou da população não natural da unidade da federação onde mora? Apresente sua resposta para o professor. Ele vai organizar uma tabela na lousa com os dados da classe.
- Em seguida, você e os colegas vão levantar hipóteses sobre os possíveis motivos que levam as pessoas a migrar.
22
Por que as pessoas migram?
A migração de uma população está relacionada principalmente à qualidade de vida no lugar de nascimento. Grande parte das pessoas que migram procura melhores condições de vida, como emprego e melhores serviços de saúde e de educação. No Brasil, a desigualdade de condições de vida entre as localidades tem sido uma das causas de diversos fluxos migratórios.
- Leia e interprete o esquema.
Fonte: elaborado com base em Antonio de Ponte Jardim e Leila Regina Ervatti. Migração interna na primeira década do século XXI: subsídios para projeções. In: Mudança demográfica no Brasil no início do século XXI : subsídios para as projeções da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. p. 106.
- De acordo com o esquema, qual região brasileira apresentava o maior número de pessoas que vieram de outras regiões de 2005 a 2010?
- Qual região brasileira apresentava o maior
número
de pessoas que saíram para morar em outras regiões nesse mesmo período?
- Que fatores contribuem para que as pessoas deixem seu lugar de nascimento e migrem para outras localidades do país?
23
Migração externa no Brasil
- Leia a tabela.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Brasil: número de migrantes externos segundo o país de nascimento (2018)
País de nascimento
Número de migrantes externos
Venezuela
32.104
Haiti
14.154
Colômbia
9.447
Bolívia
7.813
Uruguai
5.532
Argentina
4.696
China
4.180
Peru
2.931
Estados Unidos
2.499
Portugal
1.205
Fonte: Leonardo Cavalcanti, Tadeu de Oliveira e Marília de Macedo (org.). Imigração e refúgio no Brasil: relatório anual 2019. Brasília: Observatório das migrações internacionais, 2019. p. 82.
- O que a tabela informa?
- De acordo com a tabela, cite os três países com o maior número de migrantes externos residentes no Brasil em 2018.
- De qual continente veio a maior parte dos migrantes externos que residiam no Brasil nessa data?
24
No passado, o Brasil era chamado “terra de imigrantes”, pois recebia uma grande quantidade de migrantes externos, que saíam de seus países de origem por diversas razões. Atualmente, essa situação mudou.
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil: porcentagem de imigrantes em relação à população absoluta (1920-2018)
Fonte: elaborado com base em Lucas Borges Teixeira. O Brasil tem pouco imigrante. UOL Notícias, 18 ago. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fwW. Acesso em: 26 fev. 2021.
- Por que o Brasil não é considerado uma “terra de imigrantes” atualmente?
- Em 2018, qual era a porcentagem de imigrantes em relação à população brasileira?
- Em que ano o Brasil abrigou a maior quantidade de imigrantes? Quantos eram e quanto representavam no total da população brasileira?
25
Os refugiados
Muitos migrantes externos que deixam seus países de origem contra a sua vontade recebem o nome de refugiados. Trata-se de pessoas que saem de seu país de origem devido a conflitos de naturezas diversas. Há pessoas que também solicitam refúgio em outros países em razão da ocorrência de alguns fenômenos naturais, como terremotos, alagamentos e secas prolongadas.
Diferentemente de outros migrantes externos que escolhem os países para os quais querem migrar, os refugiados se deslocam para garantir sua segurança, não podendo voltar ao seu país enquanto houver instabilidades políticas, sociais e ambientais.
Muitos migrantes externos que têm chegado ao Brasil conseguiram obter melhor qualidade de vida em relação aos seus países de origem. No entanto, eles precisam superar alguns desafios, como aprender o nosso idioma, conseguir emprego e se adaptar à nova forma de viver.
- Quem são os refugiados?
- Os refugiados se
deslocam
de seus países por vontade própria? Explique.
- Quais são os desafios enfrentados pelos migrantes externos ao vir morar no Brasil? Converse com os colegas sobre as dificuldades encontradas por essas pessoas ao chegar a um novo país.
Entreviste
Na companhia de um adulto de sua convivência, entreviste uma pessoa que tenha nascido em outro país. Utilize o roteiro a seguir.
- Qual é o seu país de origem?
- Quais foram os motivos da migração?
- Quais são os hábitos e os costumes do seu país de origem?
Se necessário, crie outras perguntas para o roteiro. Por fim, apresente aos colegas e ao professor o resultado de sua entrevista.
Fim do complemento.
26
Retomando os conhecimentos
Capítulos 1 e 2
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou alguns aspectos que interferem no crescimento da população e os motivos que levam as pessoas a migrar de uma região para outra ou de um país para outro.
Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, responda às atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Leia a tabela.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Brasil: população por unidade da federação (2020)
UF
População
UF
População
UF
População
AC
894.470
MA
7.114.598
RJ
17.366.189
AL
3.351.543
MG
21.292.666
RN
3.534.165
AM
4.207.714
MS
2.809.394
RO
1.796.460
AP
861.773
MT
3.526.220
RR
631.181
BA
14.930.634
PA
8.690.745
RS
11.422.973
CE
9.187.103
PB
4.039.277
SC
7.252.502
DF
3.055.149
PE
9.616.621
SE
2.318.822
ES
4.064.052
PI
3.281.480
SP
46.289.333
GO
7.113.540
PR
11.516.840
TO
1.590.248
Fonte: BRASIL. Diário Oficial da União, 27 ago. 2020, ed. 165, seção 1, p. 71. Disponível em: http://fdnc.io/fwX. Acesso em: 26 fev. 2021.
- De acordo com a tabela, qual era a unidade da federação mais populosa do Brasil?
- Qual era a unidade da federação menos populosa?
- Qual era a população absoluta na unidade da federação onde você vive em 2020? E atualmente?
- Quais fatores contribuem para o crescimento da população?
- O Brasil é considerado um país populoso. Em 2020, a população brasileira era de aproximadamente 212 milhões de pessoas.
- Explique a frase acima, listando em ordem decrescente os seis países mais populosos do mundo.
27
- Leia alguns depoimentos de migrantes que vivem na cidade de São Paulo.
Migração e diversidade
“Sou Ana Maria da Silva Adão, moro em São Paulo, nasci em Minas Gerais e sou neta de indígena.”
“Meu nome é Yenny Marlene Rodrigues Cruz, eu nasci no Peru, em Tacna. Eu cresci na Bolívia e agora estou morando no Brasil.”
“Sou Mafalda Ponzone Matarazzo, sou descendente de italianos, meus avós eram italianos.”
O que essas pessoas têm em comum é a riqueza de histórias. [...]
FONTE: Filipe Gonçalves. Pesquisa da USP revela que moradores de SP têm DNA de 25 povos do mundo, a maior diversidade do país. G1, 25 jan. 2021. Disponível em: http://fdnc.io/fwY. Acesso em: 26 fev. 2021.
- Por que no texto esses depoimentos de migrantes são vistos como uma “riqueza de histórias”?
- Que motivos levam uma pessoa a migrar?
- Quais dificuldades um migrante pode ter ao chegar ao novo destino?
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Sei identificar o que é um país populoso? |
b) Consigo indicar razões que podem levar a população de um país a crescer e a existência de fluxos migratórios? |
c) Sei interpretar gráficos e mapas relacionados a características da população brasileira? |
Sobre a postura de estudante |
d) Participei das atividades propostas com responsabilidade? |
e) Eu me envolvi positivamente nas aulas e respeitei a opinião dos colegas? |
28
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 3 e 4
Quais elementos revelam a diversidade cultural e as desigualdades sociais no Brasil?
CAPÍTULO 3. Diversidade cultural
O Brasil é um país com grande extensão territorial e diversidade cultural. Isso significa que em nosso país há muitos grupos étnico-culturais com diferentes características, hábitos alimentares, línguas e formas de falar.
A diversidade cultural brasileira é marcada pela influência de vários povos, principalmente indígenas, africanos e europeus.
Festas, danças e outras manifestações culturais apresentam características próprias em cada localidade do Brasil.
- Observe a pintura.
LEGENDA: Carnaval, de Fulvio Pennacchi, 1982. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a festa representada na pintura?
- Essa festa é realizada da mesma maneira em todo o território brasileiro?
- Descreva como é essa festa no seu lugar de viver, apontando as semelhanças e as diferenças entre ela e a representação feita pelo artista.
29
Boxe complementar:
Você sabia?
A diversidade cultural brasileira pode ser reconhecida pelo seu patrimônio imaterial. Para saber o que é patrimônio imaterial, leia o texto silenciosamente. Em seguida, relate aos colegas e ao professor o que você compreendeu.
Patrimônio imaterial no Brasil
Patrimônio imaterial é o conjunto de bens que têm valor, mas não têm preço […]. Reúne conhecimentos, práticas e modos de vida e de expressão e também lugares.
Ele é transmitido de geração a geração, e cada uma delas traz contribuições a ele, preservando a memória coletiva e criando um sentimento de identidade, de pertencimento a um grupo – ou seja, uma ideia de continuidade. […]
No Brasil, há um órgão que cuida disso: é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo esse órgão, os bens culturais são os conhecimentos, ou seja, tudo aquilo que uma comunidade sabe, o saber que ela acumulou e desenvolveu; as formas de expressão, que são a linguagem, a literatura, a música, a culinária, as artes em geral, incluindo jogos ou brincadeiras; as celebrações, festas e rituais; e os lugares, como praças, santuários etc.
A Festa do Divino Espírito Santo, em Goiás, é um exemplo de patrimônio cultural imaterial na categoria das celebrações. Outras celebrações e expressões artísticas brasileiras incluem o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o ofício das baianas de acarajé, o bumba meu boi e a roda de capoeira.
Para preservar o patrimônio cultural, os órgãos responsáveis realizam pesquisas e levantamentos em conjunto com as comunidades. Também ensinam às novas gerações sobre seus valores culturais e históricos.
FONTE: Escola Britannica. Patrimônio imaterial. Disponível em: http://fdnc.io/fx2. Acesso em: 26 fev. 2021.
LEGENDA: Roda de capoeira no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
30
Em cada localidade do Brasil, podemos encontrar manifestações culturais diferentes, como festas, danças e alimentos típicos.
Quando solicitado, leia o texto em voz alta e conheça algumas manifestações culturais brasileiras. Depois, comente com os colegas e o professor o que você aprendeu sobre a pluralidade cultural que não conhecia.
Pluralidade cultural
O nosso país é exemplo
Da grande diversidade
Por sua rica cultura
Sinal de brasilidade
Com todas as diferenças
Mostra a sua pluralidade.
Terra dos muitos sotaques
Cores e manifestações
E com as várias etnias
Preservando as tradições
As diferenças existem
Entre as várias regiões.
Nordestino fala oxente
Que é próprio da região
O mineiro fala uai...
Com muita satisfação
O gaúcho já fala tchê
E numa forte expressão.
[...]
O Brasil é um grande palco
De bela apresentação
Do frevo, samba e forró
Carnaval e folião
Ciranda e coco de roda
Xote, xaxado e baião.
[...]
Tem a Festa do Divino
Que é muito popular
Tem a Folia de Reis
Maracatu pra dançar
Além da bela catira
E o belo boi-bumbá.
A nossa cultura é rica
Pois tem forte tradição
Na música e na poesia
E também na religião
Carnaval e futebol
É verdadeira paixão.
[...]
31
Famosas festas juninas
É uma grande tradição
No nordeste brasileiro
É a maior animação
Fogueira e milho assado
Quadrilha, forró e quentão.
[...]
Esse é o país da alegria
É cheio de sonoridade
Tem ritmo de todo jeito
Forte musicalidade
Sendo um misto de beleza
É sua própria identidade.
Terra dos vários sabores
Com culinária aprovada
Pamonha e acarajé
Pé de moleque, feijoada
Baião de dois, tapioca
Carne de sol, galinhada.
Tem pato no tucupi
E também no tacacá
Tem churrasco com fartura
E o gostoso mungunzá
O chimarrão lá no sul
E na Bahia o vatapá.
[...]
Esse é um breve relato
Da nossa pluralidade
O Brasil é um país
Que tem sua identidade
Mostra em todos os ritmos
A sua originalidade.
FONTE: Juarês Alencar Pereira. Pluralidade cultural. Disponível em: http://fdnc.io/fwH. Acesso em: 26 fev. 2021.
- Quais manifestações culturais citadas no texto podem ser observadas no seu lugar de viver?
- No seu lugar de viver existem manifestações culturais que não foram citadas no texto? Se sim, quais são elas?
32
Festas e danças populares no Brasil
Em qualquer lugar do nosso país, as festas e as danças populares são resultado da influência de diferentes povos, sejam indígenas, africanos, europeus, ou mesmo de migrantes vindos de outras regiões do Brasil. Que tal conhecer algumas festas e danças populares?
Festival Folclórico de Parintins
Festa popular que ocorre no mês de junho no município de Parintins, no estado do Amazonas. O evento retrata a lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi por meio de danças, músicas e encenações. O festival também é marcado pela disputa entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido.
Cavalhada
Festa popular no estado de Goiás que recria as batalhas medievais com homens montados em cavalos.
Siriri
Dança popular nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao som de instrumentos como a viola de cocho, o ganzá e o tamboril, essa dança é praticada em rodas ou fileiras.
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Celebração de origem portuguesa que inclui uma procissão em homenagem à santa protetora dos navegadores. Tem destaque no estado do Rio Grande do Sul, sendo acompanhada por muitas embarcações.
Fandango caiçara
Dança tradicional das comunidades caiçaras localizadas no litoral dos estados do Paraná e de São Paulo. Nessa dança, as batidas de tamanco e o som de violas, rabecas e machetes dão ritmo à coreografia.
33
Círio de Nazaré
Celebração religiosa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré que acontece no mês de outubro no município de Belém, no estado do Pará, e que atrai milhões de devotos anualmente.
Bumba meu boi
Festa popular no estado do Maranhão, na qual o boi é o personagem principal. Em outros lugares do Brasil, essa festa é conhecida como Boi-bumbá, Boi de Reis, Boi Pintadinho, entre outros nomes.
Festa junina
Evento que ocorre no mês de junho em todo o Brasil, mas que ganha destaque em estados da Região Nordeste. As danças e as comidas típicas, como o munguzá e a pamonha, estão sempre presentes.
Folia de Reis
Celebração religiosa realizada entre os meses de dezembro e janeiro, principalmente nos estados de Minas Gerais e Goiás. Em forma de procissão, grupos de pessoas cantam e dançam pelas ruas.
Samba de lenço
Dança popular no estado de São Paulo caracterizada pelo uso de lenço por homens e mulheres. Os instrumentos utilizados são o chocalho, o pandeiro e a zabumba.
- Você já ouviu falar dessas festas e danças populares?
- Alguma delas é realizada no lugar onde você vive? Se sim, quais?
- Pesquisem outras informações sobre as festas e as danças populares retratadas no infográfico e produzam um texto coletivo sobre elas.
34
CAPÍTULO 4. Brasil: país de contrastes
Vimos que o Brasil é um país populoso e apresenta grande diversidade cultural.
No entanto, há pessoas em nosso país que têm melhores condições de vida que outras, tendo mais acesso a moradias dignas, a oportunidades de trabalho e a serviços de saúde e de educação, por exemplo. Essa desigualdade também pode ser observada em outros países do mundo.
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais de idade (2019)
Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2019. Taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, por sexo e grupo de idade. Disponível em: http://fdnc.io/fx5. Acesso em: 26 fev. 2021.
35
- Quais eram as unidades da federação que apresentavam as maiores taxas de analfabetismo no Brasil em 2019?
- Quais eram as unidades da federação que apresentavam as menores taxas de analfabetismo em 2019?
- Em 2019, qual era a taxa de analfabetismo na unidade da federação onde você vive?
- De acordo com o mapa, é possível afirmar que há igualdade de acesso à educação no Brasil? Explique.
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil: escolaridade média da população de 18 a 29 anos por localidade (2017)
Fonte: Priscila Cruz e Luciano Monteiro (org.). Anuário brasileiro da educação básica 2019. 8ª ed. São Paulo: Todos pela educação/Moderna, 2019. p. 77.
- De acordo com o gráfico, qual era a escolaridade média da população que vivia em espaços urbanos? E em espaços rurais?
- Em sua opinião, qual pode ser a causa dessa diferença na escolaridade entre os espaços urbano e rural?
- Com os colegas e o professor, reflitam sobre a desigualdade no acesso à educação e elaborem duas propostas que poderiam ajudar a resolver essa desigualdade.
- A alfabetização é um direito de todos os cidadãos brasileiros.
- Converse com os colegas e explique por que é importante que o direito a saber ler e escrever seja garantido a todos.
36
A desigualdade de rendimento salarial
A maioria das pessoas trabalha e recebe um salário mensal que contribui para o pagamento de suas despesas. Esse salário pode variar em razão do local onde a pessoa trabalha e do tipo de atividade que ela exerce.
De acordo com a legislação brasileira, um trabalhador com registro em carteira não pode receber menos que um salário mínimo.
No entanto, muitas pessoas realizam trabalhos informais, isto é, que não são registrados por lei, perdendo uma série de direitos, como o recebimento de salário mínimo, férias, entre outros.
- Explique as diferenças entre a remuneração do trabalho formal e a do informal, estabelecendo relação com o texto lido.
- Leia e interprete o gráfico.
LEGENDA: Carteira de trabalho. FIM DA LEGENDA.
Brasil: rendimento médio mensal de homens e mulheres (2019)
Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua 2019: rendimento de todas as fontes. p. 1. Disponível em: http://fdnc.io/fx6. Acesso em: 26 fev. 2021.
- De acordo com o gráfico, qual era o rendimento médio mensal no Brasil?
- Qual era a diferença de rendimento médio mensal entre homens e mulheres?
- Em sua opinião, por que existe essa diferença no rendimento médio mensal entre homens e mulheres? Você concorda com essa situação?
37
No Brasil e em outros países, é possível observar diferenças nos rendimentos médios dos homens e das mulheres.
- Quando solicitado, leia a notícia silenciosamente e relate aos colegas e ao professor o que você compreendeu.
Participação das mulheres no mercado de trabalho
Apesar de terem conquistado mais espaço, as mulheres ainda têm menos espaço no mercado de trabalho e possuem uma participação maior no serviço familiar não remunerado em comparação com os homens.
É o que apontam dados divulgados [...] pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A pesquisa mostra ainda que, entre as mulheres, a taxa de desemprego é maior. [...]
Os dados da OIT indicam que, proporcionalmente, há mais mulheres com dificuldade de encontrar trabalho do que homens – e essa tendência vem piorando.
FONTE: Karina Trevizan. Participação das mulheres no mercado de trabalho segue menor que a dos homens, diz OIT. G1, 7 mar. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fx7. Acesso em: 26 fev. 2021.
LEGENDA: Mulheres trabalhando em indústria no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Segundo a notícia, qual é a situação das mulheres com relação ao mercado de trabalho?
38
Cartografando
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: rendimento médio de homens e mulheres (2020)
Fonte: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua trimestral. Rendimento médio nominal, habitualmente recebido por mês e efetivamente recebido no mês de referência, do trabalho principal e de todos os trabalhos, por sexo. Disponível em: http://fdnc.io/fsP. Acesso em: 26 fev. 2021.
- Qual é o título do mapa?
- O que o mapa representa com relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil?
- De acordo com o mapa, o rendimento médio salarial de homens e mulheres variava em 2020 entre as unidades da federação? Dê um exemplo.
- Compare a média de rendimentos de homens e mulheres na unidade da federação onde você vive.
39
Outro aspecto que marca a desigualdade social no Brasil está relacionado ao rendimento mensal domiciliar, que é calculado pela soma dos rendimentos de todas as pessoas que moram na mesma moradia.
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: rendimento mensal domiciliar por pessoa (2019)
Fonte: IBGE. IBGE divulga o rendimento domiciliar per capita 2019. Agência IBGE Notícias, 28 fev. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fx8. Acesso em: 26 fev. 2021.
- Qual é o título do mapa?
- O que o mapa representa com relação à desigualdade social?
- Localize no mapa a unidade da federação em que você vive. Nela, em 2019, qual era o rendimento mensal por pessoa nos domicílios?
40
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você conheceu a diversidade cultural e a desigualdade social que existem no Brasil.
Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos por meio de uma atividade a ser realizada com os colegas?
- Para conhecer melhor algumas manifestações culturais do lugar onde vocês vivem, sua classe será organizada em grupos. Cada grupo vai pesquisar um tema diferente indicado pelo professor. Os temas serão os seguintes:
Etapa 1 – Pesquisa
- De acordo com o tema, pesquisem informações em livros, jornais ou na internet sobre as manifestações culturais no lugar onde vocês vivem.
- Anotem as principais informações pesquisadas e escolham fotos, ilustrações e vídeos que as caracterizem.
Etapa 2 – Apresentação
- Com as informações pesquisadas, organizem uma apresentação por meio de cartazes, com textos, desenhos ou colagens. Se preferirem, também é possível realizar a apresentação utilizando recursos digitais.
- Combinem com o professor o dia, o tempo da apresentação de cada grupo e informem os materiais e os recursos que serão necessários.
- A apresentação será avaliada pela sua comunicação escrita, visual e oral. Assim, antes de realizá-la, é importante fazer a revisão dos textos e das imagens a serem apresentados.
- No dia da apresentação, convidem outras pessoas da comunidade escolar para compartilhar esse momento de aprendizado.
41
- Leia a notícia e responda às atividades a seguir em uma
folha
avulsa. Depois, entregue-a ao professor.
Isadora Faber
Isadora Faber é uma menina brasileira de 16 anos que criou a página “Diário de Classe” [...], quando tinha apenas 13 anos. Por meio da página, Isadora começou a denunciar os problemas de sua escola, em Florianópolis: fios soltos e desencapados, portas quebradas, ventiladores que não funcionavam, entre outros. […] A iniciativa acabou inspirando a criação de outros diários de classes pelo Brasil. Hoje, Isadora lidera movimentos em prol da qualidade da educação pública no Brasil.
FONTE: Plan International Brasil. Conheça dez mulheres que estão transformando o mundo. Plan International, 6 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fx9. Acesso em: 26 fev. 2021.
- De acordo com a notícia, quais situações motivaram Isadora a se mobilizar para transformar a realidade educacional do Brasil?
- O que Isadora fez para mudar essa realidade?
- Inspirando-se no exemplo de Isadora, escreva um texto sobre outra ação que poderia ser realizada para transformar a realidade de outras crianças no seu lugar de viver.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Reconheço que existem no Brasil e no meu lugar de viver diferentes manifestações culturais? |
b) Reconheço que no Brasil e em outros países existem desigualdades sociais entre seus habitantes? |
c) Consigo indicar ações que podem contribuir para diminuir a desigualdade social no Brasil? |
Sobre a postura de estudante |
d) Participei das atividades propostas com responsabilidade? |
e) Eu me envolvi positivamente nas aulas e nas conversas com o grupo? |