42
UNIDADE 2. A tecnologia na produção, no transporte e na comunicação
LEGENDA: Colheita de soja no município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Polo industrial no município de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
43
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- O que você entende pela palavra tecnologia?
- Como as fotografias dessa abertura se relacionam com essa palavra?
- Como a tecnologia está presente nas diferentes atividades econômicas e no seu dia a dia?
Fim do complemento.
LEGENDA: Profissional utilizando exoesqueleto em indústria automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas caminhando em área comercial no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
44
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 5 e 6
Como as atividades econômicas estão sendo transformadas pelas novas tecnologias?
CAPÍTULO 5. A tecnologia na agricultura e na pecuária
A agricultura e a pecuária são algumas das principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil e se estendem por grande parte do território brasileiro.
Podemos conhecer as características da agropecuária por meio da identificação dos agrossistemas, também conhecidos como sistemas agrários. O agrossistema corresponde à forma como a atividade agropecuária é realizada em cada propriedade rural.
De acordo com a utilização da terra , podemos classificar os agrossistemas em agropecuária extensiva e agropecuária intensiva.
LEGENDA: Pecuária extensiva no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Agropecuária extensiva: ocupa grandes extensões de terra, onde a vegetação natural é retirada e o solo sofre grande desgaste. Na pecuária, por exemplo, os animais são criados soltos e alimentam-se geralmente em pastagens.
LEGENDA: Pecuária intensiva no município de Santana do Araguaia, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Agropecuária intensiva: há intenso aproveitamento das terras e, para isso, inúmeras técnicas de aumento da produtividade são utilizadas. Na pecuária, por exemplo, os animais são criados confinados, ou seja, em espaços cercados, como os estábulos.
45
Em relação ao objetivo da produção, também podemos classificar os agrossistemas em agropecuária de subsistência e agropecuária comercial.
LEGENDA: Agricultura de subsistência no município de Santa Maria de Jetibá, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Agropecuária de subsistência : o objetivo principal dos agricultores e dos criadores de animais é obter os itens necessários para sua sobrevivência, e a venda de produtos só é realizada quando existem sobras na produção. Geralmente, a mão de obra é familiar e há pouco uso de máquinas.
LEGENDA: Agricultura comercial no município de Santo Antônio do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Agropecuária comercial: nesse sistema, a produção agrícola e a criação animal atendem muitas vezes ao mercado consumidor brasileiro, mas com frequência são destinadas a outros países. Na agropecuária comercial, ocorre maior uso de máquinas e tecnologia, que substituem a mão de obra.
- Indique a principal diferença entre a agropecuária extensiva e a agropecuária intensiva.
- Indique a principal diferença entre a agropecuária de subsistência e a agropecuária comercial.
46
De acordo com os tipos de tecnologia utilizados nas atividades agropecuárias das propriedades rurais, os agrossistemas podem ser classificados em tradicionais, modernos ou alternativos.
LEGENDA: Plantação de cebolinha no município de Coari, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Agrossistema tradicional: apresenta pouca presença de tecnologia e de máquinas para a produção e maior utilização de mão de obra, muitas vezes constituída por pessoas da família.
LEGENDA: Plantação de morangos na região administrativa de Brazlândia, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Agrossistema moderno: caracteriza-se pelo menor uso de mão de obra e pela maior utilização de máquinas, como na ordenha de gado leiteiro e nas técnicas de plantio, de colheita e de irrigação das lavouras. É comum o uso de produtos químicos, como fertilizantes e defensivos agrícolas.
LEGENDA: Plantação de hortaliças no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Agrossistema alternativo: caracteriza--se pelo uso de técnicas que não prejudicam o ambiente nem a saúde das pessoas e dos animais. Na criação de animais e nas plantações são utilizadas substâncias naturais ou de origem orgânica, como a pastagem natural para os animais e o adubo orgânico para as plantações.
- Indique a principal diferença entre o agrossistema tradicional e o moderno.
- Qual é a principal diferença entre o agrossistema alternativo e os agrossistemas tradicional e moderno?
47
Cartografando
Os produtos orgânicos são exemplos de alimentos produzidos em agrossistemas alternativos.
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: principais produtos orgânicos por unidade da federação (2016)
Fonte: Brasil orgânico estima negócios de R$ 3 bi em 2016. Diário Verde. Disponível em: http://fdnc.io/fxa. Acesso em: 22 mar. 2021.
- Indique dois produtos que você consome no dia a dia que podem ser orgânicos e as unidades da federação onde eles são produzidos.
- Na unidade da federação onde você vive, quais produtos agrícolas do agrossistema alternativo se destacam?
48
As novas tecnologias na agricultura
Nos últimos anos, a agricultura brasileira vem passando por muitas mudanças com a introdução de novas tecnologias. Algumas dessas mudanças são causadas pelo uso de vários tipos de máquinas. Elas são usadas nas diversas etapas da produção agrícola e substituem a mão de obra de muitos trabalhadores.
Observe as etapas e as máquinas utilizadas na produção do café.
Observação: Representação ilustrativa, sem escala ou proporção. Fim da observação.
- Em quais etapas da produção agrícola ocorre o uso de máquinas?
- Em sua opinião, quais são as consequências do aumento do número de máquinas no campo?
49
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Tecnologia na agricultura: maior sustentabilidade na produção agrícola
O uso de tecnologia na agricultura nunca foi tão intenso. [...] O conhecimento cada vez mais aprofundado do melhoramento genético , da mecanização, do plantio direto, dos defensivos agrícolas e de outras inovações revolucionaram a agricultura no Brasil e no mundo. [...]
A revolução tecnológica no campo começou com o GPS (sistema de posicionamento global, ou global positioning system, em inglês) e evoluiu até chegar a aplicativos que monitoram plantações remotamente, via smartphone, computadores ou tablets com acesso à internet. Além disso, sensores espalhados pela propriedade também são capazes de gerar um grande volume de dados que podem ser analisados e utilizados para melhorar os processos.
O mais recente salto tecnológico do setor agrícola foi a introdução de drones em diversos processos. O uso destas pequenas aeronaves não tripuladas permite monitoramento aéreo em tempo real dos processos de colheita e sensoriamento remoto mais acessível quando comparado ao realizado por satélites.
Da pré à pós-produção, as ferramentas tecnológicas podem contribuir para que se produza mais no mesmo espaço e abrem caminho para combatermos desperdícios de água, fertilizantes e defensivos. Além disso, o produtor conectado otimiza seu tempo no gerenciamento da produção.
FONTE: Agro digital: do GPS a aplicativos beneficiando produtores e consumidores. Croplife Brasil, 29 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxb. Acesso em: 26 fev. 2021.
LEGENDA: Drone sobrevoa plantação de cana-de-açúcar no município de Taquaritinga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- A notícia apresenta algumas novas tecnologias utilizadas na agricultura. Quais são elas?
- De acordo com a notícia, que benefícios as novas ferramentas tecnológicas podem proporcionar?
- Você conhecia o significado das palavras do glossário? Se sim, compartilhe os seus conhecimentos com os colegas e o professor.
50
Cartografando
- Leia e interprete os gráficos.
Brasil: uso de máquinas agrícolas (2017)
Fonte: IBGE. Censo Agro 2017: resultados definitivos. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. p. 73.
Brasil: uso de adubo agrícola (2017)
Fonte: IBGE. Censo Agro 2017: resultados preliminares. Disponível em: http://fdnc.io/8Dn. Acesso em: 22 mar. 2021.
- De acordo com o gráfico 1, quais foram os dois tipos de máquina mais utilizados por produtores agrícolas brasileiros?
- No Brasil, de acordo com o gráfico 2, como era a maior parte dos solos destinados à agricultura em relação à adubação?
- De acordo com o gráfico 2, qual foi a porcentagem de produtores rurais que utilizou adubos químicos em suas plantações?
- Indique uma vantagem e uma desvantagem na utilização de adubos químicos pelos produtores rurais.
51
Atualmente, a tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada pelos agricultores, com o uso de máquinas agrícolas, adubos químicos, drones, entre outros equipamentos, aumentando a produtividade e a eficiência no campo.
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: principais produtos agrícolas por unidade federativa * (2019)
Fonte: IBGE. Produção agrícola municipal. Principais resultados, 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxd. Acesso em: 22 mar. 2021.
* Itens com produção acima de 100 mil toneladas.
- De acordo com o mapa, quais foram os principais produtos agrícolas cultivados na unidade da federação onde você vive?
- O arroz e o feijão são alimentos consumidos por grande parte da população brasileira diariamente. Cite duas unidades da federação onde o arroz e o feijão foram produtos importantes da agricultura.
- A soja é um dos principais produtos agrícolas exportados pelo Brasil. Cite três unidades da federação onde se produziu soja.
52
O uso de tecnologias no campo, como fotografias aéreas e imagens de satélite, tem auxiliado o monitoramento de práticas de conservação ambiental e de controle da atividade agropecuária.
As fotografias aéreas, feitas por aviões ou drones, podem ser utilizadas nesse monitoramento e ajudam a avaliar as transformações na paisagem.
- Observe a fotografia aérea e a planta cartográfica.
LEGENDA: Fotografia aérea de parte do município de Biritiba Mirim, no estado de São Paulo, em 2007. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Planta cartográfica de parte do município de Biritiba Mirim, no estado de São Paulo, em 2007. FIM DA LEGENDA.
Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Moderno atlas geográfico. São Paulo: Moderna, 2016. p. 8.
- Indique três elementos da paisagem que aparecem na fotografia aérea e que foram representados na planta.
- Como as áreas de cultivo e as pastagens foram representadas na planta? E as áreas de floresta?
53
As imagens de satélite também podem ser utilizadas no monitoramento da expansão da atividade agropecuária e da preservação das áreas de vegetação natural.
- Observe as imagens de satélite.
LEGENDA: Imagem de satélite do município de Sinop, no estado de Mato Grosso, em 2000. A principal atividade econômica do município de Sinop é o cultivo de soja. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imagem de satélite do município de Sinop, no estado de Mato Grosso, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Que mudanças podem ser observadas na ocupação do espaço no município de Sinop ao longo do tempo?
54
As novas tecnologias na pecuária
No Brasil, a pecuária intensiva é a que mais utiliza novas tecnologias na criação de animais. Ela é encontrada principalmente nas regiões Sudeste e Sul e destina-se, sobretudo, à produção de leite e de carne.
A pecuária extensiva utiliza menos tecnologias e destina-se especialmente à produção de carne. Ela é encontrada predominantemente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Tecnologias desenvolvidas para aumentar a quantidade e a qualidade da carne e do leite.
Utilização de programas e aplicativos para monitorar a criação dos animais quanto à alimentação, ao peso e à vacinação.
Utilização de técnicas modernas para melhorar a qualidade das pastagens e das rações, favorecendo o desenvolvimento dos animais.
Uso de drones para monitorar os animais no campo.
Seleção de raças para criação e procriação de animais mais resistentes a doenças.
LEGENDA: Gado leiteiro comendo ração em propriedade rural no município de Campo Belo, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
INVESTIGUE
Em grupos, pesquisem em jornais, revistas e sites informações sobre as tecnologias utilizadas no desenvolvimento da pecuária na região ou na unidade da federação onde vocês vivem. Depois, verifiquem se há alguma dúvida de vocabulário e criem um cartaz para apresentar as informações obtidas aos colegas e ao professor.
Fim do complemento.
55
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Pecuária sustentável
A pecuária é vista como um vilão do meio ambiente. Isso se deve ao desmatamento de florestas nativas para abertura de pastagens. [...]
Um dos problemas mais comuns é deixar o gado pastar livremente e não permitir que o capim se recupere. [...]
Esse problema pode ser resolvido com técnicas simples. “Toda pastagem precisa de um intervalo mínimo de descanso, de 30 a 60 dias.” [...] Assim, o produtor pode praticar o pastejo rotacionado, dividindo a área em blocos e liberando o gado para pastar em uma parte por vez, permitindo um período de descanso para o restante do capim e aplicando uma taxa de lotação de animais adequada.
FONTE: Juliana Tiraboschi. Pecuária sustentável é mais lucrativa e presta serviços ambientais. O Estado de S. Paulo, 20 set. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fxe. Acesso em: 22 mar. 2021.
- Observe as imagens. Qual delas melhor se relaciona com a caracterização de pecuária sustentável apresentada na notícia?
Observação: Representação ilustrativa, sem escala ou proporção. Fim da observação.
- Quais são os tipos de pecuária representados nas outras imagens?
- De acordo com a notícia, quais são as vantagens do pastejo rotacionado?
56
Cartografando
- Leia e interprete os gráficos relacionados à produção pecuária brasileira.
Brasil: quantidade de animais por tipo de rebanho (2017)
Fonte: IBGE. Censo Agro 2017: resultados definitivos. Ranking – todos do Brasil por efetivo do rebanho. Disponível em: http://fdnc.io/fxg. Acesso em: 22 mar. 2021.
Brasil: distribuição dos rebanhos por regiões (2019)
Fonte: IBGE. Pesquisa da pecuária municipal. Tabela 3939: efetivo dos rebanhos, por tipo de rebanho. IBGE: Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/4BG. Acesso em: 22 mar. 2021.
57
Observação: Imagens ilustrativas, sem escala ou proporção. Fim da observação.
- Que informação pode ser conhecida pela leitura e interpretação do gráfico 1?
- De acordo com o gráfico 1, cite os dois maiores rebanhos criados no Brasil.
- Que informação mais lhe chamou a atenção no gráfico 1?
- Que informação pode ser conhecida pela leitura e interpretação do gráfico 2?
- Em que região brasileira há predomínio da criação de caprinos?
- Em que região brasileira predomina a criação de bovinos?
- Na Região Norte, há grande destaque na criação de que animais?
- Qual é a região brasileira que lidera a criação de codornas?
- Na região em que você vive, que rebanhos merecem destaque com relação à sua criação?
- Leia a afirmação.
A Região Sul do Brasil apresenta grande destaque na criação de animais que são aproveitados na indústria de alimentos no país e também para exportação.
- De acordo com o gráfico 2, indique os rebanhos cuja criação predomina na Região Sul.
- Releiam os gráficos 1 e 2 e escrevam duas perguntas sobre as informações representadas neles. Em seguida, o professor determinará a ordem das duplas que farão as perguntas aos demais colegas. Vocês também deverão responder às perguntas deles.
58
CAPÍTULO 6. A tecnologia na indústria, no comércio e nos serviços
Novas tecnologias têm sido introduzidas no setor industrial, tanto na produção como na criação de novos produtos. Quanto ao desenvolvimento tecnológico, as indústrias podem ser classificadas em tradicionais, modernas ou de tecnologia de ponta.
LEGENDA: Interior de indústria de barras de aço no município de Marabá, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Indústria tradicional: utiliza grande número de trabalhadores, máquinas pesadas e grande quantidade de matéria-prima. No Brasil, há indústrias tradicionais, como a de vestuário e calçados, além da metalurgia .
LEGENDA: Interior de indústria de papel-toalha no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Indústria moderna : com recursos tecnológicos e automação, necessita de mão de obra qualificada. Alguns exemplos no Brasil são as indústrias petroquímicas , automobilísticas e de papel.
LEGENDA: Fabricante brasileira de aviões no município de São José dos Campos, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Indústria de tecnologia de ponta: apresenta altos investimentos em pesquisa e inovação que são aplicados na produção. A mão de obra empregada é altamente qualificada. Alguns exemplos são as indústrias farmacêutica, de telecomunicação e aeroespacial.
- Que fatores auxiliam no desenvolvimento de tecnologias industriais?
59
Mudanças na indústria brasileira
As indústrias são responsáveis pela produção de diferentes mercadorias. Elas começaram a ser instaladas no Brasil em 1850, e vários polos industriais surgiram a partir de 1950.
Nos últimos anos, algumas indústrias brasileiras começaram a incorporar novas tecnologias em seu processo de produção.
Quando solicitado, leia a notícia em voz alta e observe a imagem.
Empresas brasileiras se adaptam à indústria 4.0
[...] Empresas começam a pôr em prática planos para se adaptarem à chamada indústria 4.0. [...] 2018 será um ano de importante avanço de projetos para o país [...].
A expectativa é de que, em dez anos, 15% das indústrias atuem no conceito da indústria 4.0, que se dá principalmente pela digitalização e robotização. Hoje, menos de 2% das empresas estão inseridas nesse conceito, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) [...].
Esse porcentual já é realidade na Alemanha, na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e em Israel, e cresce anualmente.
FONTE: Cleide Silva. Para garantir competitividade, empresas brasileiras se adaptam à indústria 4.0. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 139, n. 45.380, 15 jan. 2018. Economia, p. B1.
Fonte: Luis de Oliveira Nascimento e Jorge Muniz Junior. Indústria 4.0. Unespciência, 1º fev. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fxh. Acesso em: 11 fev. 2021.
- Com base na notícia e na imagem, esclareça suas dúvidas de vocabulário com os colegas e o professor. Em seguida, escreva sobre cada tipo de indústria, considerando suas características e mão de obra.
- Indústria 2.0.
- Indústria 3.0.
- Indústria 4.0.
60
Cartografando
No Brasil, desde o início de seu desenvolvimento, as indústrias se concentraram nas capitais e em alguns municípios da Região Sudeste. A partir de 1970, iniciou-se no país um processo de desconcentração industrial, com a instalação de indústrias em outras regiões brasileiras.
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: distribuição espacial da indústria (2016)
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 134.
- De acordo com a legenda, cite três unidades da federação que apresentam grande concentração industrial.
- Essas unidades da federação estão localizadas em qual região do Brasil?
- Aponte uma unidade da federação que apresenta menos de 1.000 empresas industriais por município.
- Tendo como referência o território nacional, a unidade da federação onde você vive pode ser considerada uma área de concentração industrial? Por quê?
61
- Compare as fotografias de um polo industrial em dois tempos diferentes.
LEGENDA: Indústrias no município de Cubatão, no estado de São Paulo, em 1982. Nesse ano, Cubatão recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) o título de cidade mais poluída do mundo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indústrias no município de Cubatão, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Com relação à poluição do ar pelas indústrias, o que se pode observar de diferente entre as fotografias?
- Em sua opinião, o que causou essa diferença: as indústrias pararam de produzir ou instalaram filtros nas chaminés para a redução da poluição?
62
A tecnologia no comércio e na prestação de serviços
Atualmente, no Brasil, a maioria das pessoas se dedica ao comércio e à prestação de serviços. Nas grandes cidades, essas atividades econômicas têm oferecido muitas oportunidades de trabalho para a população.
O comércio
O comércio é a atividade econômica que está relacionada com a venda e a compra de produtos. O comércio pode ser considerado comércio interno quando é praticado dentro de um mesmo país ou comércio externo quando é realizado entre países.
A atividade comercial pode ainda ser classificada em comércio varejista e comércio atacadista.
LEGENDA: Supermercado no município de Canarana, no estado de Mato Grosso, em 2018. O supermercado é um estabelecimento comercial varejista que também pode vender seus produtos on-line. FIM DA LEGENDA.
Comércio varejista
Quando as mercadorias são vendidas diretamente para os consumidores em lojas, mercados, centros comerciais e outros estabelecimentos.
Comércio atacadista
Atividade de venda de grande quantidade de produtos ao comércio varejista.
Em muitas cidades, há também o comércio varejista informal, praticado em ruas e praças por vendedores ambulantes, que precisam de autorização da prefeitura para poder comercializar os produtos.
As novas tecnologias no comércio
O uso da internet e de aplicativos tem facilitado aos consumidores tanto a escolha de produtos como a comparação rápida de ofertas e de preços. As vendas pela internet de eletrônicos, eletrodomésticos, mobiliário, roupas, alimentos e outros itens têm superado as vendas nos estabelecimentos comerciais em muitas cidades.
- De acordo com o texto, comente as informações que você acabou de aprender sobre o comércio.
LEGENDA: Pessoa fazendo compras na internet em Madri, na Espanha, em 2020. Hoje em dia, a tecnologia permite que o consumidor efetue compras em qualquer lugar onde estiver. FIM DA LEGENDA.
63
A prestação de serviços
A prestação de serviços não está relacionada com a compra ou a venda de produtos, mas com um serviço que é prestado por um profissional às pessoas. Enfermeiros, professores, dentistas, mecânicos, cabeleireiros e muitos outros profissionais são prestadores de serviços, pois são pagos pelo seu trabalho, e não por um produto que vendem.
As novas tecnologias na prestação de serviços
As ferramentas de comunicação via internet vêm ampliando e facilitando o contato entre os profissionais que prestam serviços às pessoas. Por exemplo: um médico hoje pode realizar consultas e receber exames pelo celular ou pelo computador. No entanto, a informatização também tem provocado desemprego no setor de prestação de serviços.
LEGENDA: Caixas eletrônicos em agência bancária no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. Atualmente, várias agências bancárias reduziram o número de funcionários, pois muitos clientes fazem transações bancárias pela internet ou por meio de caixas eletrônicos. FIM DA LEGENDA.
- No Brasil, a maior parte da população que trabalha se dedica a quais atividades econômicas?
- Que tipo de comércio ocorre quando uma mercadoria é vendida dentro do próprio país?
- Que tipo de comércio ocorre quando uma mercadoria é vendida para outro país?
- Identifique exemplos de comércio varejista, de comércio atacadista e de prestadores de serviços no lugar onde você vive.
- Converse com um adulto de sua convivência e indique exemplos de impactos positivos e negativos que as novas tecnologias podem trazer para o comércio e a prestação de serviços.
64
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 5 e 6
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou o uso da tecnologia nas atividades econômicas. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Leia o infográfico sobre as tecnologias que têm sido utilizadas no campo e na cidade, contribuindo para tornar esses espaços mais sustentáveis.
As vacinas e as rações balanceadas garantem a saúde dos animais.
A irrigação por gotejamento economiza água.
- Escolha duas tecnologias utilizadas no campo e na cidade e relacione-as com as atividades econômicas.
- Escreva um texto sobre as vantagens dessas tecnologias para o ambiente ou para a qualidade de vida das pessoas.
65
A internet vem sendo utilizada para aumentar a venda de produtos e para facilitar a prestação de serviços.
As placas solares reduzem o consumo de energia elétrica nas moradias e em estabelecimentos comerciais.
Os telhados verdes melhoram a qualidade do ar das cidades e amenizam as temperaturas.
A instalação de filtros nas fábricas reduz a emissão de poluentes na atmosfera.
O uso de bicicletas e do sistema de transporte público reduz a poluição do ar.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Identifico exemplos da utilização de tecnologias nas diferentes atividades econômicas? |
b) Conheço ações sustentáveis associadas às diferentes atividades econômicas realizadas no campo e na cidade? |
Sobre a postura de estudante |
c) Elaborei as atividades propostas com comprometimento? |
d) Respeitei os colegas e o professor durante as aulas e as atividades? |
66
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 7 e 8
Como os meios de transporte e os meios de comunicação vêm mudando ao longo do tempo?
CAPÍTULO 7. Mudanças nos meios de transporte
A vida das pessoas e as atividades econômicas mudaram muito ao longo dos últimos anos em razão da maior rapidez possibilitada pelos meios de transporte.
Os meios de transporte utilizados nos dias de hoje são mais velozes do que aqueles comuns em tempos atrás. Além disso, há meios de transporte hoje em dia com maior capacidade de transporte de pessoas e de mercadorias.
- Leia as informações do quadro.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Mudança na velocidade dos meios de transporte ao longo do tempo |
|||
---|---|---|---|
Período |
Velocidade média (quilômetros por hora) |
Meio de transporte |
|
1500-1840 |
16 km/h |
Carruagens Barcos a vela |
|
1850-1930 |
57 a 100 km/h |
Barcos a vapor Locomotivas |
|
1950 |
460 a 640 km/h |
Aviões a propulsão |
|
1960 até os dias atuais |
800 a 1.100 km/h |
Aviões a jato |
|
Fonte: David Harvey. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2011. p. 220.
67
- De acordo com o quadro da página anterior, compare as velocidades médias de um barco a vela, movido pela força do vento, e de um barco a vapor, movido pela queima de carvão. Qual é o mais veloz?
- Compare as velocidades médias de uma carruagem e de um avião a jato. Em uma hora, quantos quilômetros a mais o avião percorre?
- Que meios de transporte do quadro podem transportar maior quantidade de pessoas e de mercadorias?
- Observe o esquema.
Tipos de meios de transporte
Terrestre
Meio de transporte que se desloca por terra e pode ser classificado em ferroviário e rodoviário. Exemplos: trem, carro, caminhão, ônibus, motocicleta, metrô, entre outros.
Aéreo
Meio de transporte que se desloca pelo ar. Exemplos: avião, helicóptero, balão, dirigível, planador, entre outros.
Aquaviário
Meio de transporte que se desloca pela água, como rios, lagos, mares e oceanos. É classificado em marítimo e fluvial. Exemplos: navio, barco, caravela, balsa, submarino, entre outros.
Fonte: Kerdna Produção Editorial. Meios de transporte. Disponível em: http://fdnc.io/fsX. Acesso em: 22 mar. 2021.
- Que meios de transporte podem ser classificados como aquaviários? E terrestres?
- No lugar onde você vive, quais são os meios de transporte mais utilizados para o deslocamento de pessoas?
- E quais são os meios mais utilizados para o transporte de mercadorias?
68
O transporte terrestre
Entre os meios de transporte terrestres, o ferroviário e o rodoviário são os mais utilizados para o transporte de mercadorias.
O transporte ferroviário se mostra vantajoso principalmente para o deslocamento de cargas pesadas e a longas distâncias.
Apesar disso, as ferrovias exigem alto investimento para sua construção e seguem um caminho definido pelos trilhos, apresentando falta de flexibilidade.
No Brasil, existem atualmente poucos quilômetros de ferrovias construídas e utilizadas para o transporte de carga.
O transporte rodoviário é o mais utilizado para o transporte de mercadorias no país. É um tipo de transporte no qual a entrega de produtos pode ser feita diretamente de um local para o outro. Entretanto, os veículos utilizam, geralmente, fontes de energia que emitem gases poluentes no ar.
Atualmente, várias rodovias brasileiras estão em mau estado de conservação, ocasionando muitos acidentes e perda de mercadorias.
LEGENDA: Transporte de carga em trem, no município de Taquaritinga, no estado de São Paulo, em 2020. Os trens são meios de transporte muito eficientes no transporte de carga pesada, como produtos agrícolas e minérios. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caminhões transportando carga na Rodovia Fernão Dias, no município de Careaçu, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
69
Em algumas cidades brasileiras, o transporte ferroviário é utilizado para o deslocamento de pessoas em trens e metropolitanos, também conhecidos como metrôs. Porém, o transporte mais utilizado pelas pessoas nas cidades é o rodoviário, principalmente ônibus e automóveis, que com frequência causam congestionamentos.
LEGENDA: Plataforma de estação de trem no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Congestionamento em avenida do município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Dê exemplos de veículos utilizados no transporte terrestre ferroviário e rodoviário.
- Leia as frases.
- Frases em azul:
Indicado para o transporte de mercadorias a médias e curtas distâncias.
Possibilita a entrega direta de mercadorias de um local para outro.
Geralmente, é movido por fontes de energia que emitem gases poluentes no ar.
Frases em verde:
Indicado para o transporte de mercadorias a longas distâncias.
Precisa estar interligado com outros tipos de transporte, pois não apresenta flexibilidade nos caminhos a serem percorridos.
É indicado para o transporte de cargas pesadas.
- As frases que estão destacadas em azul se referem a que tipo de transporte terrestre?
- E as que estão destacadas em verde?
70
O transporte aquaviário
O transporte aquaviário caracteriza-se pelo uso de rios, lagos, mares e oceanos como vias de navegação e é realizado por embarcações de tamanhos e tipos diversos.
Atualmente, grande parte do deslocamento de mercadorias entre os países do mundo e entre as cidades litorâneas é realizada por transporte marítimo.
Hoje em dia, existem embarcações com capacidade para o transporte de grande quantidade de cargas armazenadas em contêineres. Os contêineres são grandes caixas metálicas que podem ser retiradas dos navios e colocadas diretamente em outros meios de transporte, como caminhões e trens. Essa facilidade torna o transporte mais rápido.
No transporte marítimo de mercadorias, as embarcações percorrem, geralmente, longas distâncias. Durante esses deslocamentos podem ocorrer vazamentos de óleo pelas embarcações, o que causa grandes prejuízos ao ambiente.
LEGENDA: Contêineres no Porto de Santos, no município do Guarujá, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Navio sendo carregado no Porto de Salvador, no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
71
O transporte fluvial é indicado para o deslocamento de mercadorias por ter baixo custo de manutenção e ser pouco poluente. O uso de rios como via de transporte, porém, tem a desvantagem de, na maioria das vezes, não poder ser feito por grandes embarcações, o que diminui a quantidade de carga a ser deslocada.
LEGENDA: Barco saindo de eclusa no município de Buritama, no estado de São Paulo, em 2019. Algumas hidrovias existentes no Brasil apresentam eclusas para as embarcações transporem locais onde existe desnível no curso-d'água. FIM DA LEGENDA.
O transporte aquaviário também pode ser utilizado para o deslocamento de pessoas. O acesso a inúmeras localidades do Brasil, sobretudo na Região Norte, só se realiza por rios. É também comum o uso de embarcações para atividades de turismo.
LEGENDA: Barcos de turismo no arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Navio de turismo no Porto de Itajaí, no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Por quais vias o transporte aquaviário é realizado?
- Qual é a vantagem do transporte de mercadorias por navios?
- Qual é a desvantagem do transporte de mercadorias por navios?
- Por que, em muitas localidades do Brasil, as pessoas dependem do transporte fluvial?
72
O transporte aéreo
O transporte aéreo é um tipo de transporte veloz indicado para percorrer médias e, principalmente, longas distâncias.
Hoje em dia, o transporte aéreo costuma ser utilizado sobretudo para o deslocamento de passageiros. Ainda que as passagens de avião tenham se tornado mais baratas nos últimos anos, o transporte aéreo ainda tem um custo muito elevado para a maioria das pessoas.
O alto preço dos combustíveis e da manutenção das aeronaves faz com que o transporte aéreo não seja muito utilizado para o deslocamento de mercadorias.
Os aviões costumam transportar cargas leves, com pouco volume ou compostas de materiais mais frágeis, que precisam ser entregues rapidamente.
LEGENDA: Mercadorias sendo retiradas de avião no Aeroporto Pinto Martins, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas embarcam em avião nas Ilhas Canárias, na Espanha, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- O transporte aéreo costuma ser utilizado nos deslocamentos a curtas, médias ou longas distâncias?
- Por que o transporte aéreo não é muito utilizado para o deslocamento de mercadorias?
- Escrevam um texto apresentando as vantagens e as desvantagens do transporte aéreo. Depois, compartilhem o texto com os colegas e o professor.
73
Cartografando
- Leia e interprete os gráficos.
Brasil: distribuição dos passageiros embarcados em voos nacionais, por região (2019)
Fonte: Brasil. Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Anuário do transporte aéreo 2019. Brasília: Anac, 2020. p. 48.
Brasil: número de voos nacionais (2015-2019)
Fonte: Brasil. Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Anuário do transporte aéreo 2019. Brasília: Anac, 2020. p. 16.
- De acordo com o gráfico 1, em qual região houve maior movimentação de passageiros nos aeroportos?
- Qual foi a segunda região do Brasil com o maior número de passageiros embarcados?
- De acordo com o gráfico 2, o que se observa quanto ao número de voos realizados entre 2015 e 2019 no Brasil?
74
CAPÍTULO 8. Mudanças nos meios de comunicação
Os meios de comunicação permitem que as pessoas se comuniquem umas com as outras estando em diferentes localidades. Ao longo do tempo, vários meios de comunicação foram criados e aperfeiçoados, possibilitando que as informações fossem transmitidas mais rapidamente. Quando solicitado, leia os textos em voz alta e observe as fotografias de diferentes meios de comunicação.
Carta
As cartas são consideradas um dos meios de comunicação mais antigos. Com o registro escrito, as pessoas podem transmitir diferentes tipos de informação.
Livro
Os livros foram criados com a intenção de transmitir conhecimentos das pessoas de geração para geração. Ao longo do tempo, vários povos foram criando e aperfeiçoando os métodos de impressão dos livros.
LEGENDA: Telégrafo
O telégrafo foi inventado no século XIX para realizar a comunicação a distância. O aparelho transmitia mensagens por meio de códigos.
Jornal e revista
Os jornais e as revistas são produzidos para transmitirem notícias, histórias ou opiniões aos leitores. Eles podem ser impressos ou eletrônicos.
Rádio
O rádio foi criado no final do século XIX para, sobretudo, permitir a transmissão oral de notícias e músicas.
Telefone
O telefone foi criado no final do século XIX para permitir a transmissão da voz humana a distância. Durante muitos anos, os aparelhos de telefone eram apenas fixos, ou seja, a transmissão dos sons era feita por aparelhos ligados a fios.
75
Televisão
A televisão é um meio de comunicação criado no início do século XX que transmite som e imagem ao mesmo tempo. As primeiras imagens televisivas eram transmitidas somente em preto e branco.
Telefone celular
O telefone celular foi desenvolvido na década de 1970 para permitir a comunicação por voz por meio de aparelhos móveis.
Internet
A internet foi desenvolvida a partir de 1970 e favoreceu a comunicação entre as pessoas em tempo real por meio de mensagens escritas, de voz ou de vídeo, correio eletrônico, redes sociais e sites. Vários meios de comunicação podem ser acessados pela internet. O acesso pode ser feito por meio de aparelhos como computadores, laptops , tablets e smartphones.
LEGENDA: Computador de mesa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Laptop. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tablet. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Smartphone. FIM DA LEGENDA.
- Indique dois meios de comunicação que ocorrem por meio da:
- escrita.
- oralidade.
- imagem em movimento.
- Quais são os meios de comunicação que você mais utiliza em seu dia a dia? Para qual finalidade? Compartilhe sua resposta com os colegas e o professor.
76
Boxe complementar:
Entreviste
Converse com um adulto de sua convivência e relate suas descobertas sobre os meios de comunicação. Em seguida, entreviste essa pessoa, seguindo o roteiro abaixo.
LEGENDA: Televisão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rádio. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Smartphone. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Computador. FIM DA LEGENDA.
Roteiro
- Você conhecia essas informações sobre os meios de comunicação?
- Quantos dias por semana você assiste à televisão?
- Quantos dias por semana você ouve rádio?
- Quantos dias por semana você lê jornais?
- Você costuma acessar a internet? Se sim, por meio de qual aparelho?
- Quantos dias por semana você acessa a internet?
- Que meio de comunicação você mais
gosta
de utilizar para se informar?
- Apresente as respostas de sua entrevista para os colegas e o professor. Ele vai montar uma tabela na lousa com as respostas que mais apareceram nas entrevistas da classe.
Fim do complemento.
77
- Leia e interprete os gráficos.
Brasil: porcentagem de domicílios com aparelho de televisão (2018)
Brasil: porcentagem de domicílios com microcomputador (2018)
Brasil: utilização da internet no domicílio (2018)
Brasil: acesso à internet por microcomputador (2018)
Brasil: acesso à internet por celular (2018)
Brasil: acesso à internet por televisão (2018)
Fonte dos gráficos: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua 2018. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fsV. Acesso em: 22 mar. 2021.
- Onde é possível verificar maior quantidade de domicílios com televisão e computador: nos espaços urbanos ou nos espaços rurais?
- De acordo com os gráficos, na maioria dos domicílios brasileiros, por qual dispositivo a internet é mais acessada?
78
O uso da internet
Pela internet, as pessoas podem obter informações em tempo real em órgãos governamentais, institutos de pesquisa, veículos de imprensa, entre outros. As tecnologias de informação e comunicação (conhecidas como TICs) estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.
As tecnologias de informação e comunicação são o conjunto de recursos tecnológicos que permitem a comunicação pela internet por meio de computadores, smartphones, tablets, entre outros. Esses recursos tecnológicos são geralmente caros e as pessoas precisam saber como utilizá-los.
Atualmente, há muitas pessoas que não estão incluídas no chamado “universo digital”. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020, três bilhões de pessoas ainda não tinham acesso à internet no mundo.
Para que haja maior igualdade no acesso às tecnologias de informação e de comunicação, governos de muitos países desenvolvem políticas de inclusão digital. O acesso a essas tecnologias é importante para que as pessoas possam realizar diversas atividades, tais como obter informações, participar do mercado de trabalho e comunicar-se com outras pessoas.
LEGENDA: Crianças em sala de aula utilizam tablet para acessar a internet. FIM DA LEGENDA.
- O que as pessoas podem fazer pela internet?
- Toda a população mundial está inserida no chamado “universo digital”? Explique.
- Por que as políticas de inclusão digital são importantes?
79
Cartografando
Os jornais impressos ou on-line são importantes fontes de informação.
- Leia e interprete o mapa e os gráficos.
Brasil: municípios com pelo menos um jornal ou site de notícia (2017)
Unidades da federação com mais jornais e sites de notícias (2017)
Unidades da federação com menos jornais e sites de notícias (2017)
Fonte do mapa e dos gráficos: Atlas da notícia. Projor/Observatório da Imprensa, 2017. p. 9 e 25. Disponível em: http://fdnc.io/fsW. Acesso em: 22 mar. 2021.
- De acordo com o mapa, é possível afirmar que grande parte dos municípios brasileiros tinha jornal ou site de notícia em 2017?
- Quais eram as três unidades da federação com mais jornais ou sites de notícia em 2017?
- Quais meios de comunicação as pessoas que moram com você costumam utilizar para se informar?
- Você já ouviu falar em fake news? Trata-se de uma expressão em língua inglesa que significa notícia falsa transmitida como se fosse verdadeira. Nas redes sociais, tem sido comum a disseminação desse tipo de notícia. Qual é o grande prejuízo que uma notícia falsa pode causar? Converse com os colegas e o professor sobre a importância da consulta a veículos de imprensa confiáveis.
80
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 7 e 8
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou algumas mudanças que ocorreram nos meios de transporte e nos meios de comunicação. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?
Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Identifique os meios de transporte mais adequados para cada situação.
LEGENDA: Trem de carga. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ônibus. FIM DA LEGENDA..
LEGENDA: Caminhão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Navio transatlântico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trem-bala. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Automóvel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Navio cargueiro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avião. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Metrô. FIM DA LEGENDA.
- Transporte de cargas a longas distâncias.
- Transporte de pessoas a médias e longas distâncias.
- Transporte de pessoas no interior do espaço urbano.
- Escolha um dos meios de transporte representados e escreva um texto indicando as mudanças relacionadas a ele que ocorreram ao longo do tempo.
81
- Leia e interprete a tirinha.
LEGENDA: BICHINHOS DE JARDIM Clara Gomes FIM DA LEGENDA.
- Considerando as transformações nos meios de comunicação ao longo do tempo, qual é o sentido da fala da personagem da tirinha?
- Atualmente, vários meios de comunicação podem ser acessados pela internet. Cite dois exemplos.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Diferencio os tipos de meios de transporte terrestre, aéreo e aquaviário? |
b) Conheço as principais vantagens e desvantagens dos meios de transporte em relação ao deslocamento de mercadorias e de pessoas? |
c) Identifico as características dos meios de comunicação criados ao longo do tempo? |
d) Conheço os diferentes usos da internet e a importância da inclusão digital? |
Sobre a postura de estudante |
e) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo? |
f) Elaborei as atividades propostas com comprometimento? |