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UNIDADE 2. A tecnologia na produção, no transporte e na comunicação

Imagem: Infográfico. Ilustração de ruas com casa, prédios, antenas, pontes com carros e tratores. Há quatro painéis com fotografia, cada um com uma foto. 1: um trator amarelo em uma plantação. Colheita de soja no município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. 2: uma estrada ao lado de uma fábrica. Polo industrial no município de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, em 2020. 3: um homem de camiseta branca e equipamento de proteção mexendo em uma máquina. Ele está dentro de uma fábrica. Profissional utilizando Exoesqueleto em indústria Automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. 4: pessoas caminhando em um calçadão, ao lado de prédios. Pessoas caminhando em área comercial no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2020. Fim da imagem.
Imagem: Infográfico. Ilustração de ruas com casa, prédios, antenas, pontes com carros e tratores. Há quatro painéis com fotografia, cada um com uma foto. 1: um trator amarelo em uma plantação. Colheita de soja no município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. 2: uma estrada ao lado de uma fábrica. Polo industrial no município de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, em 2020. 3: um homem de camiseta branca e equipamento de proteção mexendo em uma máquina. Ele está dentro de uma fábrica. Profissional utilizando Exoesqueleto em indústria Automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. 4: pessoas caminhando em um calçadão, ao lado de prédios. Pessoas caminhando em área comercial no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2020. Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de soja no município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Infográfico. Ilustração de ruas com casa, prédios, antenas, pontes com carros e tratores. Há quatro painéis com fotografia, cada um com uma foto. 1: um trator amarelo em uma plantação. Colheita de soja no município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. 2: uma estrada ao lado de uma fábrica. Polo industrial no município de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, em 2020. 3: um homem de camiseta branca e equipamento de proteção mexendo em uma máquina. Ele está dentro de uma fábrica. Profissional utilizando Exoesqueleto em indústria Automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. 4: pessoas caminhando em um calçadão, ao lado de prédios. Pessoas caminhando em área comercial no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2020. Fim da imagem.

LEGENDA: Polo industrial no município de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. O que você entende pela palavra tecnologia?
  1. Como as fotografias dessa abertura se relacionam com essa palavra?
  1. Como a tecnologia está presente nas diferentes atividades econômicas e no seu dia a dia?

Fim do complemento.

Imagem: Infográfico. Ilustração de ruas com casa, prédios, antenas, pontes com carros e tratores. Há quatro painéis com fotografia, cada um com uma foto. 1: um trator amarelo em uma plantação. Colheita de soja no município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. 2: uma estrada ao lado de uma fábrica. Polo industrial no município de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, em 2020. 3: um homem de camiseta branca e equipamento de proteção mexendo em uma máquina. Ele está dentro de uma fábrica. Profissional utilizando Exoesqueleto em indústria Automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. 4: pessoas caminhando em um calçadão, ao lado de prédios. Pessoas caminhando em área comercial no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2020. Fim da imagem.

LEGENDA: Profissional utilizando exoesqueleto em indústria automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Infográfico. Ilustração de ruas com casa, prédios, antenas, pontes com carros e tratores. Há quatro painéis com fotografia, cada um com uma foto. 1: um trator amarelo em uma plantação. Colheita de soja no município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. 2: uma estrada ao lado de uma fábrica. Polo industrial no município de Santa Gertrudes, no estado de São Paulo, em 2020. 3: um homem de camiseta branca e equipamento de proteção mexendo em uma máquina. Ele está dentro de uma fábrica. Profissional utilizando Exoesqueleto em indústria Automobilística no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2018. 4: pessoas caminhando em um calçadão, ao lado de prédios. Pessoas caminhando em área comercial no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2020. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas caminhando em área comercial no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 5 e 6

Como as atividades econômicas estão sendo transformadas pelas novas tecnologias?

CAPÍTULO 5. A tecnologia na agricultura e na pecuária

A agricultura e a pecuária são algumas das principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil e se estendem por grande parte do território brasileiro.

Podemos conhecer as características da agropecuária por meio da identificação dos agrossistemas, também conhecidos como sistemas agrários. O agrossistema corresponde à forma como a atividade agropecuária é realizada em cada propriedade rural.

De acordo com a utilização da terra , podemos classificar os agrossistemas em agropecuária extensiva e agropecuária intensiva.

Imagem: Fotografia. Um campo gramado com bois brancos espalhados. Fim da imagem.

LEGENDA: Pecuária extensiva no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Agropecuária extensiva: ocupa grandes extensões de terra, onde a vegetação natural é retirada e o solo sofre grande desgaste. Na pecuária, por exemplo, os animais são criados soltos e alimentam-se geralmente em pastagens.

Imagem: Fotografia. Uma área cercada com bois dentro. Nos cantos há partes cobertas por um telhado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pecuária intensiva no município de Santana do Araguaia, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Agropecuária intensiva: há intenso aproveitamento das terras e, para isso, inúmeras técnicas de aumento da produtividade são utilizadas. Na pecuária, por exemplo, os animais são criados confinados, ou seja, em espaços cercados, como os estábulos.

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Em relação ao objetivo da produção, também podemos classificar os agrossistemas em agropecuária de subsistência e agropecuária comercial.

Imagem: Fotografia. Três pessoas abaixadas em uma plantação. Uma usa calça jeans e moletom branco. Uma usa calça jeans e camiseta azul. Uma usa calça jeans e camiseta preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultura de subsistência no município de Santa Maria de Jetibá, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Agropecuária de subsistência : o objetivo principal dos agricultores e dos criadores de animais é obter os itens necessários para sua sobrevivência, e a venda de produtos só é realizada quando existem sobras na produção. Geralmente, a mão de obra é familiar e há pouco uso de máquinas.

Imagem: Fotografia. Um trator verde passando em uma grande área de terra com plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultura comercial no município de Santo Antônio do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Agropecuária comercial: nesse sistema, a produção agrícola e a criação animal atendem muitas vezes ao mercado consumidor brasileiro, mas com frequência são destinadas a outros países. Na agropecuária comercial, ocorre maior uso de máquinas e tecnologia, que substituem a mão de obra.

  1. Indique a principal diferença entre a agropecuária extensiva e a agropecuária intensiva.
  1. Indique a principal diferença entre a agropecuária de subsistência e a agropecuária comercial.

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De acordo com os tipos de tecnologia utilizados nas atividades agropecuárias das propriedades rurais, os agrossistemas podem ser classificados em tradicionais, modernos ou alternativos.

Imagem: Fotografia. Algumas pessoas espalhadas em uma plantação organizada em fileiras. Algumas delas estão abaixadas colhendo. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de cebolinha no município de Coari, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Agrossistema tradicional: apresenta pouca presença de tecnologia e de máquinas para a produção e maior utilização de mão de obra, muitas vezes constituída por pessoas da família.

Imagem: Fotografia. Uma irrigação feita por esguichos de água em uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de morangos na região administrativa de Brazlândia, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Agrossistema moderno: caracteriza-se pelo menor uso de mão de obra e pela maior utilização de máquinas, como na ordenha de gado leiteiro e nas técnicas de plantio, de colheita e de irrigação das lavouras. É comum o uso de produtos químicos, como fertilizantes e defensivos agrícolas.

Imagem: Fotografia. Uma horta com diversos tipos de folhagens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de hortaliças no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Agrossistema alternativo: caracteriza--se pelo uso de técnicas que não prejudicam o ambiente nem a saúde das pessoas e dos animais. Na criação de animais e nas plantações são utilizadas substâncias naturais ou de origem orgânica, como a pastagem natural para os animais e o adubo orgânico para as plantações.

  1. Indique a principal diferença entre o agrossistema tradicional e o moderno.
  1. Qual é a principal diferença entre o agrossistema alternativo e os agrossistemas tradicional e moderno?

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Cartografando

Os produtos orgânicos são exemplos de alimentos produzidos em agrossistemas alternativos.

Brasil: principais produtos orgânicos por unidade da federação (2016)

Imagem: Mapa. Brasil: principais produtos orgânicos por unidade da federação (2016). Mapa do Brasil dividido em estados. Em cada um deles há uma sequência de desenhos representando os principais produtos orgânicos. Acre: hortaliças, cupuaçu e açúcar. Amazonas: castanha-do-Brasil e guaraná. Roraima: hortaliças, frutas e grãos. Rondônia: palmito e café. Pará: castanha-do-Brasil, dendê, açaí e cacau. Amapá: castanha-do-Brasil e açaí. Maranhão: hortaliças, frutas e babaçu. Tocantins: flores. Piauí: mel e grãos. Ceará: hortaliças, caju e castanha-de-caju, frutas e mel. Rio Grande do Norte: caju e castanha-de-caju, hortaliças e frutas. Paraíba: hortaliças, frutas, grãos e algodão. Pernambuco: café, hortaliças e frutas. Alagoas: hortaliças, açúcar e frutas. Sergipe: hortaliças e frutas. Bahia: cacau, dendê, frutas e coco. Mato Grosso: carne bovina e castanha-do-Brasil. Goiás: hortaliças, açúcar, laticínios e grãos. Distrito Federal: café, frutas, laticínios e hortaliças. Minas Gerais: café, grãos, hortaliças e laticínios. Espírito Santo: café, hortaliças e frutas. Mato Grosso do Sul: carne bovina, café, hortaliças e mel. São Paulo: hortaliças, açúcar, frutas, laticínios, aves e ovos. Rio de Janeiro: hortaliças, laticínios, frutas e palmito. Paraná: hortaliças, grãos, frutas, erva-mate, aves e ovos. Santa Catarina: grãos, frutas, hortaliças e mel. Rio Grande do Sul: grãos, erva-mate, frutas, mel, aves e ovos e uva.  Fim da imagem.

Fonte: Brasil orgânico estima negócios de R$ 3 bi em 2016. Diário Verde. Disponível em: http://fdnc.io/fxa. Acesso em: 22 mar. 2021.

  1. Indique dois produtos que você consome no dia a dia que podem ser orgânicos e as unidades da federação onde eles são produzidos.
  1. Na unidade da federação onde você vive, quais produtos agrícolas do agrossistema alternativo se destacam?

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As novas tecnologias na agricultura

Nos últimos anos, a agricultura brasileira vem passando por muitas mudanças com a introdução de novas tecnologias. Algumas dessas mudanças são causadas pelo uso de vários tipos de máquinas. Elas são usadas nas diversas etapas da produção agrícola e substituem a mão de obra de muitos trabalhadores.

Observe as etapas e as máquinas utilizadas na produção do café.

Imagem: Ilustração. Um ciclo de imagens e informações. No centro, uma xícara de café. Ao redor, o ciclo. 1: ilustração de um trator passando por uma terra ao lado de árvores. Preparo do solo. Os tratores auxiliam a remover a vegetação e puxam outras máquinas que abrem sulcos no solo, preparando-o para o plantio. 2: o trator solta sementes na terra. Plantio. Algumas máquinas dispersam sementes no solo ou colocam as mudas das plantas de forma espaçada no terreno. 3: uma área com uma plantação de um lado e árvores do outro. Adubação e prevenção de pragas. Aviões e outras máquinas distribuem adubos e fertilizantes pela plantação. O mesmo é feito com defensivos agrícolas, utilizados para combater alguns tipos de praga. 4: uma área com uma plantação de um lado e árvores do outro, ao lado de uma construção azul. Colheita. Algumas máquinas fazem a colheita dos produtos, diminuindo o tempo gasto nessa etapa da produção agrícola. 5: um caminhão ao lado de dois tanques. Na frente, uma estrada. Transporte. Diversos tipos de veículo realizam o transporte da produção. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa, sem escala ou proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em quais etapas da produção agrícola ocorre o uso de máquinas?

    Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, quais são as consequências do aumento do número de máquinas no campo?

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  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

    Tecnologia na agricultura: maior sustentabilidade na produção agrícola

    O uso de tecnologia na agricultura nunca foi tão intenso. [...] O conhecimento cada vez mais aprofundado do melhoramento genético , da mecanização, do plantio direto, dos defensivos agrícolas e de outras inovações revolucionaram a agricultura no Brasil e no mundo. [...]

    A revolução tecnológica no campo começou com o GPS (sistema de posicionamento global, ou global positioning system, em inglês) e evoluiu até chegar a aplicativos que monitoram plantações remotamente, via smartphone, computadores ou tablets com acesso à internet. Além disso, sensores espalhados pela propriedade também são capazes de gerar um grande volume de dados que podem ser analisados e utilizados para melhorar os processos.

    O mais recente salto tecnológico do setor agrícola foi a introdução de drones em diversos processos. O uso destas pequenas aeronaves não tripuladas permite monitoramento aéreo em tempo real dos processos de colheita e sensoriamento remoto mais acessível quando comparado ao realizado por satélites.

    Da pré à pós-produção, as ferramentas tecnológicas podem contribuir para que se produza mais no mesmo espaço e abrem caminho para combatermos desperdícios de água, fertilizantes e defensivos. Além disso, o produtor conectado otimiza seu tempo no gerenciamento da produção.

    FONTE: Agro digital: do GPS a aplicativos beneficiando produtores e consumidores. Croplife Brasil, 29 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxb. Acesso em: 26 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Um drone sobrevoando uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Drone sobrevoa plantação de cana-de-açúcar no município de Taquaritinga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. A notícia apresenta algumas novas tecnologias utilizadas na agricultura. Quais são elas?
  1. De acordo com a notícia, que benefícios as novas ferramentas tecnológicas podem proporcionar?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conhecia o significado das palavras do glossário? Se sim, compartilhe os seus conhecimentos com os colegas e o professor.

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Cartografando

  1. Leia e interprete os gráficos.

Brasil: uso de máquinas agrícolas (2017)

Imagem: Gráfico. Brasil: uso de máquinas agrícolas (2017). No eixo vertical, número de máquinas agrícolas. No eixo horizontal, tipo de máquina. Tratores. Número de máquinas agrícolas: 1.229.907. Semeadeiras/plantadeiras. Número de máquinas agrícolas: 357.793. Adubadeiras e/ou distribuidoras de calcário. Número de máquinas agrícolas: 253.206. Colheitadeiras. Número de máquinas agrícolas: 172.199.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Censo Agro 2017: resultados definitivos. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. p. 73.

Brasil: uso de adubo agrícola (2017)

Imagem: Gráfico. Brasil: uso de adubo agrícola (2017). Adubação química: 20%. Adubação orgânica: 12%. Adubação química e orgânica: 11%. Não utiliza adubação: 57%. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Censo Agro 2017: resultados preliminares. Disponível em: http://fdnc.io/8Dn. Acesso em: 22 mar. 2021.

  1. De acordo com o gráfico 1, quais foram os dois tipos de máquina mais utilizados por produtores agrícolas brasileiros?
  1. No Brasil, de acordo com o gráfico 2, como era a maior parte dos solos destinados à agricultura em relação à adubação?
  1. De acordo com o gráfico 2, qual foi a porcentagem de produtores rurais que utilizou adubos químicos em suas plantações?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Indique uma vantagem e uma desvantagem na utilização de adubos químicos pelos produtores rurais.

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Atualmente, a tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada pelos agricultores, com o uso de máquinas agrícolas, adubos químicos, drones, entre outros equipamentos, aumentando a produtividade e a eficiência no campo.

  1. Leia e interprete o mapa.

Brasil: principais produtos agrícolas por unidade federativa * (2019)

Imagem: Mapa. Brasil: principais produtos agrícolas por unidade federativa* (2019). Mapa do Brasil separado em estados. Em cada um tem ilustrações que representam produtos agrícolas. Acre: mandioca. Amazonas: mandioca. Roraima: arroz. Amapá: mandioca. Rondônia: arroz, mandioca, soja, café e milho. Mato Grosso: soja, feijão, milho, mandioca, algodão e arroz. Pará: mandioca, milho, laranja e soja. Maranhão: algodão, mandioca, soja, milho e arroz. Piauí: mandioca, milho e soja. Ceará: feijão, mandioca e milho. Rio Grande do Norte: mandioca. Paraíba: mandioca. Pernambuco: mandioca. Alagoas: laranja e mandioca. Sergipe: laranja, milho e mandioca. Tocantins: arroz, milho, soja e mandioca. Bahia: soja, algodão, laranja, mandioca, café, milho e soja. Goiás: mandioca, milho, soja, feijão, algodão, arroz e laranja. Distrito federal: milho e soja. Minas Gerais: algodão, café, feijão, laranja, mandioca, milho, soja e trigo. Espírito Santo: café e mandioca. Rio de janeiro: mandioca. Mato Grosso do Sul: algodão, mandioca, milho e soja. São Paulo: café, feijão, laranja, milho, mandioca, soja e trigo. Paraná: milho, feijão, arroz, laranja, mandioca, soja e trigo. Santa Catarina: mandioca, soja, milho, arroz e trigo. Rio grande do Sul: arroz, mandioca, trigo, soja, milho e laranja. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Produção agrícola municipal. Principais resultados, 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxd. Acesso em: 22 mar. 2021.

* Itens com produção acima de 100 mil toneladas.

  1. De acordo com o mapa, quais foram os principais produtos agrícolas cultivados na unidade da federação onde você vive?
  1. O arroz e o feijão são alimentos consumidos por grande parte da população brasileira diariamente. Cite duas unidades da federação onde o arroz e o feijão foram produtos importantes da agricultura.
  1. A soja é um dos principais produtos agrícolas exportados pelo Brasil. Cite três unidades da federação onde se produziu soja.

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O uso de tecnologias no campo, como fotografias aéreas e imagens de satélite, tem auxiliado o monitoramento de práticas de conservação ambiental e de controle da atividade agropecuária.

As fotografias aéreas, feitas por aviões ou drones, podem ser utilizadas nesse monitoramento e ajudam a avaliar as transformações na paisagem.

  1. Observe a fotografia aérea e a planta cartográfica.
Imagem: Fotografia. Imagem aérea de uma área rural com partes cobertas de vegetação e áreas de construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Fotografia aérea de parte do município de Biritiba Mirim, no estado de São Paulo, em 2007. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma planta de uma região, com a legenda na parte inferior. No canto esquerdo, Biritiba Mirim, área densamente urbanizada. Para a direita, campos e pastagens, áreas de mata secundária nas margens de um rio, Rio Tietê. Onde o rio cruza com a rodovia há uma ponte. A rodovia na horizontal é a SP-088 e da ponte para baixo tem uma rodovia vertical chamada SP-092. Mais para o lado direito há áreas de floresta a área cultivada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Planta cartográfica de parte do município de Biritiba Mirim, no estado de São Paulo, em 2007. FIM DA LEGENDA.

Fonte: Graça Maria Lemos Ferreira. Moderno atlas geográfico. São Paulo: Moderna, 2016. p. 8.

  1. Indique três elementos da paisagem que aparecem na fotografia aérea e que foram representados na planta.
  1. Como as áreas de cultivo e as pastagens foram representadas na planta? E as áreas de floresta?

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As imagens de satélite também podem ser utilizadas no monitoramento da expansão da atividade agropecuária e da preservação das áreas de vegetação natural.

  1. Observe as imagens de satélite.
Imagem: Fotografia. Imagem aérea de uma região, com partes retangulares e um centro urbano no centro. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite do município de Sinop, no estado de Mato Grosso, em 2000. A principal atividade econômica do município de Sinop é o cultivo de soja. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Imagem aérea de uma região, com partes retangulares e um centro urbano grande. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite do município de Sinop, no estado de Mato Grosso, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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As novas tecnologias na pecuária

No Brasil, a pecuária intensiva é a que mais utiliza novas tecnologias na criação de animais. Ela é encontrada principalmente nas regiões Sudeste e Sul e destina-se, sobretudo, à produção de leite e de carne.

A pecuária extensiva utiliza menos tecnologias e destina-se especialmente à produção de carne. Ela é encontrada predominantemente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

Tecnologias desenvolvidas para aumentar a quantidade e a qualidade da carne e do leite.

Utilização de programas e aplicativos para monitorar a criação dos animais quanto à alimentação, ao peso e à vacinação.

Utilização de técnicas modernas para melhorar a qualidade das pastagens e das rações, favorecendo o desenvolvimento dos animais.

Uso de drones para monitorar os animais no campo.

Seleção de raças para criação e procriação de animais mais resistentes a doenças.

Imagem: Fotografia. Uma fileira de vacas abaixadas comendo ração. Na frente delas há um pequeno muro e um ferro, formando uma cerca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gado leiteiro comendo ração em propriedade rural no município de Campo Belo, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

INVESTIGUE

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Em grupos, pesquisem em jornais, revistas e sites informações sobre as tecnologias utilizadas no desenvolvimento da pecuária na região ou na unidade da federação onde vocês vivem. Depois, verifiquem se há alguma dúvida de vocabulário e criem um cartaz para apresentar as informações obtidas aos colegas e ao professor.

Fim do complemento.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

    Pecuária sustentável

    A pecuária é vista como um vilão do meio ambiente. Isso se deve ao desmatamento de florestas nativas para abertura de pastagens. [...]

    Um dos problemas mais comuns é deixar o gado pastar livremente e não permitir que o capim se recupere. [...]

    Esse problema pode ser resolvido com técnicas simples. “Toda pastagem precisa de um intervalo mínimo de descanso, de 30 a 60 dias.” [...] Assim, o produtor pode praticar o pastejo rotacionado, dividindo a área em blocos e liberando o gado para pastar em uma parte por vez, permitindo um período de descanso para o restante do capim e aplicando uma taxa de lotação de animais adequada.

    FONTE: Juliana Tiraboschi. Pecuária sustentável é mais lucrativa e presta serviços ambientais. O Estado de S. Paulo, 20 set. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fxe. Acesso em: 22 mar. 2021.

  1. Observe as imagens. Qual delas melhor se relaciona com a caracterização de pecuária sustentável apresentada na notícia?
Imagem: Ilustração. Sequência de imagens de pastos. 1: uma área gramada com gado espalhado entre árvores. 2: uma área com algumas cercas e o gado espalhado. 3: uma pequena área cercada com telhado e o gado dentro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Sequência de imagens de pastos. 1: uma área gramada com gado espalhado entre árvores. 2: uma área com algumas cercas e o gado espalhado. 3: uma pequena área cercada com telhado e o gado dentro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Sequência de imagens de pastos. 1: uma área gramada com gado espalhado entre árvores. 2: uma área com algumas cercas e o gado espalhado. 3: uma pequena área cercada com telhado e o gado dentro.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa, sem escala ou proporção. Fim da observação.

  1. Quais são os tipos de pecuária representados nas outras imagens?
  1. De acordo com a notícia, quais são as vantagens do pastejo rotacionado?

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Cartografando

  1. Leia e interprete os gráficos relacionados à produção pecuária brasileira.

Brasil: quantidade de animais por tipo de rebanho (2017)

Imagem: Gráfico. Brasil: quantidade de animais por tipo de rebanho (2017). No eixo vertical, número de animais. No eixo horizontal, animal. Animal: galináceos. Número de animais: 1.362.254.000. Animal: bovinos. Número de animais: 172.719.164. Animal: suínos. Número de animais: 39.346.192. Animal: perus. Número de animais: 15.636.988. Animal: codornas. Número de animais: 15.281.681. Animal: ovinos. Número de animais: 13.789.345. Animal: caprinos. Número de animais: 8.260.607. Animal: outros. Número de animais: 9.971.530. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Censo Agro 2017: resultados definitivos. Ranking – todos do Brasil por efetivo do rebanho. Disponível em: http://fdnc.io/fxg. Acesso em: 22 mar. 2021.

Brasil: distribuição dos rebanhos por regiões (2019)

Imagem: Gráfico. Brasil: distribuição dos rebanhos por regiões (2019). No eixo vertical, animal. No eixo horizontal, porcentagem. Animal: Suínos. Centro-Oeste: 15,1%. Sul: 49,5%. Sudeste: 17,2%. Nordeste: 14,5%. Norte: 3,7%. Animal: Ovinos. Centro-Oeste: 5,3%. Sul: 20,1%. Sudeste: 3,1%. Nordeste: 68,5%. Norte: 3,0%. Animal: Galináceos. Centro-Oeste: 12,8%. Sul: 46,0%. Sudeste: 25,4%. Nordeste: 12,5%. Norte: 3,4%. Animal: Equino. Centro-Oeste: 20,5%. Sul: 16,0%. Sudeste: 23,1%. Nordeste: 22,8%. Norte: 17,5%. Animal: Codornas. Centro-Oeste: 4,7%. Sul: 16,3%. Sudeste: 63,5%. Nordeste: 14,5%. Norte: 1,0%. Animal: Caprinos. Centro-Oeste: 0,9%. Sul: 1,8%. Sudeste: 1,4%. Nordeste: 94,6%. Norte: 1,3%. Animal: Bubalino. Centro-Oeste: 3,8%. Sul: 7,0%. Sudeste: 13,9%. Nordeste: 8,9%. Norte: 66,4%. Animal: Bovinos. Centro-Oeste: 34,6%. Sul: 11,8%. Sudeste: 17,2%. Nordeste: 13,3%. Norte: 23,1%. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Pesquisa da pecuária municipal. Tabela 3939: efetivo dos rebanhos, por tipo de rebanho. IBGE: Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://fdnc.io/4BG. Acesso em: 22 mar. 2021.

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Imagem: Ilustração de um pássaro marrom. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma galinha. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um porco. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um cavalo marrom. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma ovelha. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma vaca branca com manchas pretas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um bode.  Fim da imagem.

Observação: Imagens ilustrativas, sem escala ou proporção. Fim da observação.

  1. Que informação pode ser conhecida pela leitura e interpretação do gráfico 1?
  1. De acordo com o gráfico 1, cite os dois maiores rebanhos criados no Brasil.
  1. Que informação mais lhe chamou a atenção no gráfico 1?
  1. Que informação pode ser conhecida pela leitura e interpretação do gráfico 2?
  1. Em que região brasileira há predomínio da criação de caprinos?
  1. Em que região brasileira predomina a criação de bovinos?
  1. Na Região Norte, há grande destaque na criação de que animais?
  1. Qual é a região brasileira que lidera a criação de codornas?
  1. Na região em que você vive, que rebanhos merecem destaque com relação à sua criação?
  1. Leia a afirmação.

A Região Sul do Brasil apresenta grande destaque na criação de animais que são aproveitados na indústria de alimentos no país e também para exportação.

  1. Releiam os gráficos 1 e 2 e escrevam duas perguntas sobre as informações representadas neles. Em seguida, o professor determinará a ordem das duplas que farão as perguntas aos demais colegas. Vocês também deverão responder às perguntas deles.

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CAPÍTULO 6. A tecnologia na indústria, no comércio e nos serviços

Novas tecnologias têm sido introduzidas no setor industrial, tanto na produção como na criação de novos produtos. Quanto ao desenvolvimento tecnológico, as indústrias podem ser classificadas em tradicionais, modernas ou de tecnologia de ponta.

Imagem: Fotografia. Interior de uma fábrica, com grandes estruturas metálicas e máquinas. Na parte da frente, barras de aço. Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de indústria de barras de aço no município de Marabá, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Indústria tradicional: utiliza grande número de trabalhadores, máquinas pesadas e grande quantidade de matéria-prima. No Brasil, há indústrias tradicionais, como a de vestuário e calçados, além da metalurgia .
Imagem: Fotografia. Interior de uma fábrica com uma grande máquina com um rolo de papel.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de indústria de papel-toalha no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Indústria moderna : com recursos tecnológicos e automação, necessita de mão de obra qualificada. Alguns exemplos no Brasil são as indústrias petroquímicas , automobilísticas e de papel.
Imagem: Fotografia. Dois homens usando calça jeans e camiseta cinza. Eles usam fone e capacete de proteção e seguram uma solda em um objeto metálico que está acima da sua cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fabricante brasileira de aviões no município de São José dos Campos, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Indústria de tecnologia de ponta: apresenta altos investimentos em pesquisa e inovação que são aplicados na produção. A mão de obra empregada é altamente qualificada. Alguns exemplos são as indústrias farmacêutica, de telecomunicação e aeroespacial.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Mudanças na indústria brasileira

As indústrias são responsáveis pela produção de diferentes mercadorias. Elas começaram a ser instaladas no Brasil em 1850, e vários polos industriais surgiram a partir de 1950.

Nos últimos anos, algumas indústrias brasileiras começaram a incorporar novas tecnologias em seu processo de produção.

Quando solicitado, leia a notícia em voz alta e observe a imagem.

Empresas brasileiras se adaptam à indústria 4.0

[...] Empresas começam a pôr em prática planos para se adaptarem à chamada indústria 4.0. [...] 2018 será um ano de importante avanço de projetos para o país [...].

A expectativa é de que, em dez anos, 15% das indústrias atuem no conceito da indústria 4.0, que se dá principalmente pela digitalização e robotização. Hoje, menos de 2% das empresas estão inseridas nesse conceito, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) [...].

Esse porcentual já é realidade na Alemanha, na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e em Israel, e cresce anualmente.

FONTE: Cleide Silva. Para garantir competitividade, empresas brasileiras se adaptam à indústria 4.0. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 139, n. 45.380, 15 jan. 2018. Economia, p. B1.

Imagem: Ilustração. Linha do tempo. 1784: ilustração de uma engrenagem e de uma máquina. Indústria 1.0. Mecanização da produção com o uso da máquina a vapor. 1870: ilustração de uma esteira com caixas e uma pessoa ao lado de outra esteira com caixas. Indústria 2.0. Produção em série, a partir do uso de eletricidade e do emprego de muitos trabalhadores. 1969: ilustração de um chip e de um braço mecânico. Indústria 3.0. Revolução digital com a incorporação de robôs e a automação nas fábricas. Hoje: ilustração de um computador e um braço mecânico. Indústria 4.0. Informatização e integração de diversas tecnologias nas fábricas, diminuindo o uso de mão de obra. Fim da imagem.

Fonte: Luis de Oliveira Nascimento e Jorge Muniz Junior. Indústria 4.0. Unespciência, fev. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fxh. Acesso em: 11 fev. 2021.

  1. Indústria 2.0.
  1. Indústria 3.0.
  1. Indústria 4.0.

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Cartografando

No Brasil, desde o início de seu desenvolvimento, as indústrias se concentraram nas capitais e em alguns municípios da Região Sudeste. A partir de 1970, iniciou-se no país um processo de desconcentração industrial, com a instalação de indústrias em outras regiões brasileiras.

  1. Leia e interprete o mapa.

Brasil: distribuição espacial da indústria (2016)

Imagem: Mapa. Brasil: distribuição espacial da indústria (2016). Mapa do Brasil dividido em estados e suas capitais. Há círculos de diferentes tamanhos espalhados pelo mapa, representando o número de empresas industriais extrativas ou de transformação por Município. Acre, capital Rio Branco: pequenos pontos de menos de 1.000. Amazonas, capital Manaus: poucos pontos de menos de 1.000 e de 1.001 a 5.000. Roraima, capital Boa Vista: pequenos pontos de menos de 1.000. Rondônia, capital Porto Velho: pequenos pontos de menos de 1.000. Amapá, capital Macapá: um ponto de menos de 1.000. Pará, capital Belém: pequenos pontos de menos de 1.000. Maranhão, capital São Luís: pequenos pontos de menos de 1.000. Tocantins, capital Palmas: poucos pontos de menos de 1.000. Mato Grosso, capital Cuiabá: pequenos pontos de menos de 1.000 e um ponto entre 1.001 e 5.000. Piauí, capital Teresina: pequenos pontos de menos de 1.000 e um ponto entre 1.001 e 5.000. Ceará, capital Fortaleza: pequenos pontos de menos de 1.000 e um ponto entre 5.001 e 10.000. Rio Grande do Norte, capital Natal: pequenos pontos de menos de 1.000 e um ponto entre 1.001 e 5.000. Paraíba, capital João Pessoa: poucos pontos de menos de 1.000. Pernambuco, capital Recife: pequenos pontos de menos de 1.000 e um ponto entre 1.001 e 5.000. Sergipe, capital Alagoas: pequenos pontos de menos de 1.000 e um ponto entre 1.001 e 5.000. Bahia, capital Salvador: pequenos pontos de menos de 1.000 e dois pontos entre 1.001 e 5.000. Goiás, capital Goiânia. pequenos pontos de menos de 1.000 e um ponto entre 1.001 e 5.000. Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande: pequenos pontos de menos de 1.000 e um ponto entre 1.001 e 5.000. Minas Gerais, capital Belo Horizonte: pequenos pontos de menos de 1.000 e pontos entre 1.001 e 5.000. Espírito Santo, capital Vitória: pontos de menos de 1.000 e pontos entre 1.001 e 5.000. Rio de Janeiro, capital Rio de Janeiro: pontos de menos de 1.000, pontos entre 1.001 e 5.000 e um ponto de 5.001 a 10.000. São Paulo, capital São Paulo: pontos de menos de 1.000, pontos entre 1.001 e 5.000, pontos de 5.001 a 10.000 e um ponto de 33.612. Paraná, capital Curitiba: pontos de menos de 1.000 e pontos entre 1.001 e 5.000. Santa Catarina, capital Florianópolis: pontos de menos de 1.000 e pontos entre 1.001 e 5.000. Rio Grande do Sul, capital Porto Alegre: pontos de menos de 1.000 e pontos entre 1.001 e 5.000. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 134.

  1. De acordo com a legenda, cite três unidades da federação que apresentam grande concentração industrial.
  1. Essas unidades da federação estão localizadas em qual região do Brasil?
  1. Aponte uma unidade da federação que apresenta menos de 1.000 empresas industriais por município.
  1. Tendo como referência o território nacional, a unidade da federação onde você vive pode ser considerada uma área de concentração industrial? Por quê?

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  1. Compare as fotografias de um polo industrial em dois tempos diferentes.
Imagem: Fotografia. Imagem em preto e branco de uma indústria, com tanques cilíndricos e no fundo chaminés com fumaça saindo. Atrás, montanhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indústrias no município de Cubatão, no estado de São Paulo, em 1982. Nesse ano, Cubatão recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) o título de cidade mais poluída do mundo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma indústria com tanques cilíndricos e no fundo montanhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indústrias no município de Cubatão, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Com relação à poluição do ar pelas indústrias, o que se pode observar de diferente entre as fotografias?
  1. Em sua opinião, o que causou essa diferença: as indústrias pararam de produzir ou instalaram filtros nas chaminés para a redução da poluição?

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A tecnologia no comércio e na prestação de serviços

Atualmente, no Brasil, a maioria das pessoas se dedica ao comércio e à prestação de serviços. Nas grandes cidades, essas atividades econômicas têm oferecido muitas oportunidades de trabalho para a população.

O comércio

O comércio é a atividade econômica que está relacionada com a venda e a compra de produtos. O comércio pode ser considerado comércio interno quando é praticado dentro de um mesmo país ou comércio externo quando é realizado entre países.

A atividade comercial pode ainda ser classificada em comércio varejista e comércio atacadista.

Imagem: Fotografia. Um supermercado visto de cima, com prateleiras com produtos diversos, geladeiras do lado esquerdo e ilhas com frutas no meio. Tem um homem de camiseta preta com um carrinho de supermercado e uma mulher de blusa regata pegando uma fruta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Supermercado no município de Canarana, no estado de Mato Grosso, em 2018. O supermercado é um estabelecimento comercial varejista que também pode vender seus produtos on-line. FIM DA LEGENDA.

Comércio varejista
Quando as mercadorias são vendidas diretamente para os consumidores em lojas, mercados, centros comerciais e outros estabelecimentos.

Comércio atacadista
Atividade de venda de grande quantidade de produtos ao comércio varejista.

Em muitas cidades, há também o comércio varejista informal, praticado em ruas e praças por vendedores ambulantes, que precisam de autorização da prefeitura para poder comercializar os produtos.

As novas tecnologias no comércio

O uso da internet e de aplicativos tem facilitado aos consumidores tanto a escolha de produtos como a comparação rápida de ofertas e de preços. As vendas pela internet de eletrônicos, eletrodomésticos, mobiliário, roupas, alimentos e outros itens têm superado as vendas nos estabelecimentos comerciais em muitas cidades.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com o texto, comente as informações que você acabou de aprender sobre o comércio.
Imagem: Fotografia. Destaque para as mãos de uma pessoa segurando um cartão. Ela digita em um notebook. Na tela, imagem de sapatos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa fazendo compras na internet em Madri, na Espanha, em 2020. Hoje em dia, a tecnologia permite que o consumidor efetue compras em qualquer lugar onde estiver. FIM DA LEGENDA.

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A prestação de serviços

A prestação de serviços não está relacionada com a compra ou a venda de produtos, mas com um serviço que é prestado por um profissional às pessoas. Enfermeiros, professores, dentistas, mecânicos, cabeleireiros e muitos outros profissionais são prestadores de serviços, pois são pagos pelo seu trabalho, e não por um produto que vendem.

As novas tecnologias na prestação de serviços

As ferramentas de comunicação via internet vêm ampliando e facilitando o contato entre os profissionais que prestam serviços às pessoas. Por exemplo: um médico hoje pode realizar consultas e receber exames pelo celular ou pelo computador. No entanto, a informatização também tem provocado desemprego no setor de prestação de serviços.

Imagem: Fotografia. Uma fileira de caixas eletrônicos dentro de um prédio com pé direito alto e grossos pilares cilíndricos. Há quatro pessoas, cada uma parada na frente de um caixa. Fim da imagem.

LEGENDA: Caixas eletrônicos em agência bancária no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. Atualmente, várias agências bancárias reduziram o número de funcionários, pois muitos clientes fazem transações bancárias pela internet ou por meio de caixas eletrônicos. FIM DA LEGENDA.

  1. No Brasil, a maior parte da população que trabalha se dedica a quais atividades econômicas?
  1. Que tipo de comércio ocorre quando uma mercadoria é vendida dentro do próprio país?
  1. Que tipo de comércio ocorre quando uma mercadoria é vendida para outro país?

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Identifique exemplos de comércio varejista, de comércio atacadista e de prestadores de serviços no lugar onde você vive.
  1. Converse com um adulto de sua convivência e indique exemplos de impactos positivos e negativos que as novas tecnologias podem trazer para o comércio e a prestação de serviços.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 5 e 6

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou o uso da tecnologia nas atividades econômicas. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Leia o infográfico sobre as tecnologias que têm sido utilizadas no campo e na cidade, contribuindo para tornar esses espaços mais sustentáveis.
Imagem: Ilustração. Uma cidade com a área rural do lado esquerdo e a área urbana do lado direito. De algumas partes saem chamadas com texto e ilustrações. Do lado esquerdo, uma casa no meio de um cercado. Ao lado da casa há porcos e gados. Linha de chamada para: um homem de jaleco branco aplicando uma injeção em uma vaca. As vacinas e as rações balanceadas garantem a saúde dos animais. Ao redor da cerca tem áreas cobertas por árvores e mais uma casa, ao lado de dois silos e plantações. Das plantações, linha de chamada: um cano ao lado de mudas. A irrigação por gotejamento economiza água. Na parte da direita há uma indústria com chaminés: A instalação de filtros nas fábricas reduz a emissão de poluentes na atmosfera. Ao lado, uma avenida com carros e ônibus e uma ciclovia: o uso de bicicletas e do sistema de transporte público reduz a poluição do ar. Do outro lado da avenida tem quadras com prédios e um shopping. O telhado do shopping está coberto por vegetação. Os telhados verdes melhoram a qualidade do ar das cidades e amenizam as temperaturas. Ao lado, uma casa, linha de chamada para um senhor idoso olhando para a imagem de uma mulher de jaleco. A internet vem sendo utilizada para aumentar a venda de produtos e para facilitar a prestação de serviços. A casa dos fundos tem painéis de energia no telhado. As placas solares reduzem o consumo de energia elétrica nas moradias e em estabelecimentos comerciais. Fim da imagem.

As vacinas e as rações balanceadas garantem a saúde dos animais.

Imagem: Ilustração. Uma cidade com a área rural do lado esquerdo e a área urbana do lado direito. De algumas partes saem chamadas com texto e ilustrações. Do lado esquerdo, uma casa no meio de um cercado. Ao lado da casa há porcos e gados. Linha de chamada para: um homem de jaleco branco aplicando uma injeção em uma vaca. As vacinas e as rações balanceadas garantem a saúde dos animais. Ao redor da cerca tem áreas cobertas por árvores e mais uma casa, ao lado de dois silos e plantações. Das plantações, linha de chamada: um cano ao lado de mudas. A irrigação por gotejamento economiza água. Na parte da direita há uma indústria com chaminés: A instalação de filtros nas fábricas reduz a emissão de poluentes na atmosfera. Ao lado, uma avenida com carros e ônibus e uma ciclovia: o uso de bicicletas e do sistema de transporte público reduz a poluição do ar. Do outro lado da avenida tem quadras com prédios e um shopping. O telhado do shopping está coberto por vegetação. Os telhados verdes melhoram a qualidade do ar das cidades e amenizam as temperaturas. Ao lado, uma casa, linha de chamada para um senhor idoso olhando para a imagem de uma mulher de jaleco. A internet vem sendo utilizada para aumentar a venda de produtos e para facilitar a prestação de serviços. A casa dos fundos tem painéis de energia no telhado. As placas solares reduzem o consumo de energia elétrica nas moradias e em estabelecimentos comerciais. Fim da imagem.

A irrigação por gotejamento economiza água.

Imagem: Ilustração. Uma cidade com a área rural do lado esquerdo e a área urbana do lado direito. De algumas partes saem chamadas com texto e ilustrações. Do lado esquerdo, uma casa no meio de um cercado. Ao lado da casa há porcos e gados. Linha de chamada para: um homem de jaleco branco aplicando uma injeção em uma vaca. As vacinas e as rações balanceadas garantem a saúde dos animais. Ao redor da cerca tem áreas cobertas por árvores e mais uma casa, ao lado de dois silos e plantações. Das plantações, linha de chamada: um cano ao lado de mudas. A irrigação por gotejamento economiza água. Na parte da direita há uma indústria com chaminés: A instalação de filtros nas fábricas reduz a emissão de poluentes na atmosfera. Ao lado, uma avenida com carros e ônibus e uma ciclovia: o uso de bicicletas e do sistema de transporte público reduz a poluição do ar. Do outro lado da avenida tem quadras com prédios e um shopping. O telhado do shopping está coberto por vegetação. Os telhados verdes melhoram a qualidade do ar das cidades e amenizam as temperaturas. Ao lado, uma casa, linha de chamada para um senhor idoso olhando para a imagem de uma mulher de jaleco. A internet vem sendo utilizada para aumentar a venda de produtos e para facilitar a prestação de serviços. A casa dos fundos tem painéis de energia no telhado. As placas solares reduzem o consumo de energia elétrica nas moradias e em estabelecimentos comerciais. Fim da imagem.
  1. Escolha duas tecnologias utilizadas no campo e na cidade e relacione-as com as atividades econômicas.
  1. Escreva um texto sobre as vantagens dessas tecnologias para o ambiente ou para a qualidade de vida das pessoas.

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A internet vem sendo utilizada para aumentar a venda de produtos e para facilitar a prestação de serviços.

Imagem: Ilustração. Uma cidade com a área rural do lado esquerdo e a área urbana do lado direito. De algumas partes saem chamadas com texto e ilustrações. Do lado esquerdo, uma casa no meio de um cercado. Ao lado da casa há porcos e gados. Linha de chamada para: um homem de jaleco branco aplicando uma injeção em uma vaca. As vacinas e as rações balanceadas garantem a saúde dos animais. Ao redor da cerca tem áreas cobertas por árvores e mais uma casa, ao lado de dois silos e plantações. Das plantações, linha de chamada: um cano ao lado de mudas. A irrigação por gotejamento economiza água. Na parte da direita há uma indústria com chaminés: A instalação de filtros nas fábricas reduz a emissão de poluentes na atmosfera. Ao lado, uma avenida com carros e ônibus e uma ciclovia: o uso de bicicletas e do sistema de transporte público reduz a poluição do ar. Do outro lado da avenida tem quadras com prédios e um shopping. O telhado do shopping está coberto por vegetação. Os telhados verdes melhoram a qualidade do ar das cidades e amenizam as temperaturas. Ao lado, uma casa, linha de chamada para um senhor idoso olhando para a imagem de uma mulher de jaleco. A internet vem sendo utilizada para aumentar a venda de produtos e para facilitar a prestação de serviços. A casa dos fundos tem painéis de energia no telhado. As placas solares reduzem o consumo de energia elétrica nas moradias e em estabelecimentos comerciais. Fim da imagem.

As placas solares reduzem o consumo de energia elétrica nas moradias e em estabelecimentos comerciais.

Os telhados verdes melhoram a qualidade do ar das cidades e amenizam as temperaturas.

A instalação de filtros nas fábricas reduz a emissão de poluentes na atmosfera.

O uso de bicicletas e do sistema de transporte público reduz a poluição do ar.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Identifico exemplos da utilização de tecnologias nas diferentes atividades econômicas?

b) Conheço ações sustentáveis associadas às diferentes atividades econômicas realizadas no campo e na cidade?

Sobre a postura de estudante

c) Elaborei as atividades propostas com comprometimento?

d) Respeitei os colegas e o professor durante as aulas e as atividades?

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 7 e 8

Como os meios de transporte e os meios de comunicação vêm mudando ao longo do tempo?

CAPÍTULO 7. Mudanças nos meios de transporte

A vida das pessoas e as atividades econômicas mudaram muito ao longo dos últimos anos em razão da maior rapidez possibilitada pelos meios de transporte.

Os meios de transporte utilizados nos dias de hoje são mais velozes do que aqueles comuns em tempos atrás. Além disso, há meios de transporte hoje em dia com maior capacidade de transporte de pessoas e de mercadorias.

  1. Leia as informações do quadro.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Mudança na velocidade dos meios de transporte ao longo do tempo

Período

Velocidade média (quilômetros por hora)

Meio de transporte

1500-1840

16 km/h

Carruagens

Barcos a vela

Ilustração. Uma carruagem com um cocheiro na frente e cavalos marrons. Ilustração. Um barco a velas.

1850-1930

57 a 100 km/h

Barcos a vapor

Locomotivas

Ilustração. Um navio branco de três andares. Ilustração. Um trem.

1950

460 a 640 km/h

Aviões a propulsão

Ilustração. Um avião pequeno.

1960 até os dias atuais

800 a 1.100 km/h

Aviões a jato

Ilustração. Um avião grande branco e azul.

Fonte: David Harvey. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2011. p. 220.

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  1. De acordo com o quadro da página anterior, compare as velocidades médias de um barco a vela, movido pela força do vento, e de um barco a vapor, movido pela queima de carvão. Qual é o mais veloz?
  1. Compare as velocidades médias de uma carruagem e de um avião a jato. Em uma hora, quantos quilômetros a mais o avião percorre?
  1. Que meios de transporte do quadro podem transportar maior quantidade de pessoas e de mercadorias?
  1. Observe o esquema.

    Tipos de meios de transporte

Terrestre

Imagem: Ilustração. Terrestre: um ônibus amarelo visto de frente. Aéreo: um avião branco. Aquaviário: um navio no mar. Fim da imagem.

Meio de transporte que se desloca por terra e pode ser classificado em ferroviário e rodoviário. Exemplos: trem, carro, caminhão, ônibus, motocicleta, metrô, entre outros.

Aéreo

Imagem: Ilustração. Terrestre: um ônibus amarelo visto de frente. Aéreo: um avião branco. Aquaviário: um navio no mar. Fim da imagem.

Meio de transporte que se desloca pelo ar. Exemplos: avião, helicóptero, balão, dirigível, planador, entre outros.

Aquaviário

Imagem: Ilustração. Terrestre: um ônibus amarelo visto de frente. Aéreo: um avião branco. Aquaviário: um navio no mar. Fim da imagem.

Meio de transporte que se desloca pela água, como rios, lagos, mares e oceanos. É classificado em marítimo e fluvial. Exemplos: navio, barco, caravela, balsa, submarino, entre outros.

Fonte: Kerdna Produção Editorial. Meios de transporte. Disponível em: http://fdnc.io/fsX. Acesso em: 22 mar. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, quais são os meios de transporte mais utilizados para o deslocamento de pessoas?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E quais são os meios mais utilizados para o transporte de mercadorias?

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O transporte terrestre

Entre os meios de transporte terrestres, o ferroviário e o rodoviário são os mais utilizados para o transporte de mercadorias.

O transporte ferroviário se mostra vantajoso principalmente para o deslocamento de cargas pesadas e a longas distâncias.

Apesar disso, as ferrovias exigem alto investimento para sua construção e seguem um caminho definido pelos trilhos, apresentando falta de flexibilidade.

No Brasil, existem atualmente poucos quilômetros de ferrovias construídas e utilizadas para o transporte de carga.

O transporte rodoviário é o mais utilizado para o transporte de mercadorias no país. É um tipo de transporte no qual a entrega de produtos pode ser feita diretamente de um local para o outro. Entretanto, os veículos utilizam, geralmente, fontes de energia que emitem gases poluentes no ar.

Atualmente, várias rodovias brasileiras estão em mau estado de conservação, ocasionando muitos acidentes e perda de mercadorias.

Imagem: Fotografia. Dois trens em linhas lado a lado. Eles estão no meio de taludes de terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Transporte de carga em trem, no município de Taquaritinga, no estado de São Paulo, em 2020. Os trens são meios de transporte muito eficientes no transporte de carga pesada, como produtos agrícolas e minérios. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma estrada com caminhões indo nos dois sentidos. Nas margens da estrada: área coberta por vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Caminhões transportando carga na Rodovia Fernão Dias, no município de Careaçu, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

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Em algumas cidades brasileiras, o transporte ferroviário é utilizado para o deslocamento de pessoas em trens e metropolitanos, também conhecidos como metrôs. Porém, o transporte mais utilizado pelas pessoas nas cidades é o rodoviário, principalmente ônibus e automóveis, que com frequência causam congestionamentos.

Imagem: Fotografia. Uma multidão em uma plataforma de trem. Há dois trens na linha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plataforma de estação de trem no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma estrada com seis faixas, todas cheias de carro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Congestionamento em avenida do município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Dê exemplos de veículos utilizados no transporte terrestre ferroviário e rodoviário.
  1. Leia as frases.
    1. Frases em azul:

Indicado para o transporte de mercadorias a médias e curtas distâncias.

Possibilita a entrega direta de mercadorias de um local para outro.

Geralmente, é movido por fontes de energia que emitem gases poluentes no ar.

Frases em verde:

Indicado para o transporte de mercadorias a longas distâncias.

Precisa estar interligado com outros tipos de transporte, pois não apresenta flexibilidade nos caminhos a serem percorridos.

É indicado para o transporte de cargas pesadas.

  1. As frases que estão destacadas em azul se referem a que tipo de transporte terrestre?
  1. E as que estão destacadas em verde?

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O transporte aquaviário

O transporte aquaviário caracteriza-se pelo uso de rios, lagos, mares e oceanos como vias de navegação e é realizado por embarcações de tamanhos e tipos diversos.

Atualmente, grande parte do deslocamento de mercadorias entre os países do mundo e entre as cidades litorâneas é realizada por transporte marítimo.

Hoje em dia, existem embarcações com capacidade para o transporte de grande quantidade de cargas armazenadas em contêineres. Os contêineres são grandes caixas metálicas que podem ser retiradas dos navios e colocadas diretamente em outros meios de transporte, como caminhões e trens. Essa facilidade torna o transporte mais rápido.

No transporte marítimo de mercadorias, as embarcações percorrem, geralmente, longas distâncias. Durante esses deslocamentos podem ocorrer vazamentos de óleo pelas embarcações, o que causa grandes prejuízos ao ambiente.

Imagem: Fotografia. Uma área com containers empilhados. Eles são de diversas cores e com tamanho padronizado. Ao fundo, uma cidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: Contêineres no Porto de Santos, no município do Guarujá, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um navio atracado em um porto. Em cima, pilhas de containers retangulares de diferentes cores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Navio sendo carregado no Porto de Salvador, no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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O transporte fluvial é indicado para o deslocamento de mercadorias por ter baixo custo de manutenção e ser pouco poluente. O uso de rios como via de transporte, porém, tem a desvantagem de, na maioria das vezes, não poder ser feito por grandes embarcações, o que diminui a quantidade de carga a ser deslocada.

Imagem: Fotografia. Um barco passando por um canal margeado por duas avenidas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Barco saindo de eclusa no município de Buritama, no estado de São Paulo, em 2019. Algumas hidrovias existentes no Brasil apresentam eclusas para as embarcações transporem locais onde existe desnível no curso-d'água. FIM DA LEGENDA.

O transporte aquaviário também pode ser utilizado para o deslocamento de pessoas. O acesso a inúmeras localidades do Brasil, sobretudo na Região Norte, só se realiza por rios. É também comum o uso de embarcações para atividades de turismo.

Imagem: Fotografia. Dois barcos de madeira no mar, em uma praia. Fim da imagem.

LEGENDA: Barcos de turismo no arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um navio atracado em um porto. Ao lado, um terreno com pilhas de containers retangulares.  Fim da imagem.

LEGENDA: Navio de turismo no Porto de Itajaí, no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Por quais vias o transporte aquaviário é realizado?
  1. Qual é a vantagem do transporte de mercadorias por navios?
  1. Qual é a desvantagem do transporte de mercadorias por navios?
  1. Por que, em muitas localidades do Brasil, as pessoas dependem do transporte fluvial?

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O transporte aéreo

O transporte aéreo é um tipo de transporte veloz indicado para percorrer médias e, principalmente, longas distâncias.

Hoje em dia, o transporte aéreo costuma ser utilizado sobretudo para o deslocamento de passageiros. Ainda que as passagens de avião tenham se tornado mais baratas nos últimos anos, o transporte aéreo ainda tem um custo muito elevado para a maioria das pessoas.

O alto preço dos combustíveis e da manutenção das aeronaves faz com que o transporte aéreo não seja muito utilizado para o deslocamento de mercadorias.

Os aviões costumam transportar cargas leves, com pouco volume ou compostas de materiais mais frágeis, que precisam ser entregues rapidamente.

Imagem: Fotografia. Um avião com a porta lateral perto da asa aberta. Ao lado, um carrinho dirigido por um homem de uniforme e duas pilhas de embalagens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mercadorias sendo retiradas de avião no Aeroporto Pinto Martins, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma fila de pessoas na frente da porta de um avião branco e verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas embarcam em avião nas Ilhas Canárias, na Espanha, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. O transporte aéreo costuma ser utilizado nos deslocamentos a curtas, médias ou longas distâncias?
  1. Por que o transporte aéreo não é muito utilizado para o deslocamento de mercadorias?

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Escrevam um texto apresentando as vantagens e as desvantagens do transporte aéreo. Depois, compartilhem o texto com os colegas e o professor.

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Cartografando

Brasil: distribuição dos passageiros embarcados em voos nacionais, por região (2019)

Imagem: Gráfico. Brasil: distribuição dos passageiros embarcados em voos nacionais, por região (2019) Sudeste: 49,9%. Nordeste: 18,8%. Sul: 13,2%. Centro-Oeste: 12,6%. Norte: 5,5%.  Fim da imagem.

Fonte: Brasil. Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Anuário do transporte aéreo 2019. Brasília: Anac, 2020. p. 48.

Brasil: número de voos nacionais (2015-2019)

Imagem: Gráfico. Brasil: número de voos nacionais (2015-2019). No eixo vertical, milhares de voos. No eixo horizontal, ano. Ano: 2015. Milhares de voos: 935.675. Ano: 2016. Milhares de voos: 828.889. Ano: 2017. Milhares de voos: 805.473. Ano: 2018. Milhares de voos: 816.026. Ano: 2019. Milhares de voos: 804.915.  Fim da imagem.

Fonte: Brasil. Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Anuário do transporte aéreo 2019. Brasília: Anac, 2020. p. 16.

  1. De acordo com o gráfico 1, em qual região houve maior movimentação de passageiros nos aeroportos?
  1. Qual foi a segunda região do Brasil com o maior número de passageiros embarcados?
  1. De acordo com o gráfico 2, o que se observa quanto ao número de voos realizados entre 2015 e 2019 no Brasil?

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CAPÍTULO 8. Mudanças nos meios de comunicação

Imagem: Ilustração. Um menino de cabelo castanho, camiseta vermelha, calça jeans e tênis vermelho. Ele está sentado no chão segurando um livro aberto. Ele olha para a frente, onde tem uma fileira de objetos desenhados: um livro, envelopes, um jornal, um telefone, uma antena, um calendário, uma lâmpada, um cadeado aberto e um computador.  Fim da imagem.

Os meios de comunicação permitem que as pessoas se comuniquem umas com as outras estando em diferentes localidades. Ao longo do tempo, vários meios de comunicação foram criados e aperfeiçoados, possibilitando que as informações fossem transmitidas mais rapidamente. Quando solicitado, leia os textos em voz alta e observe as fotografias de diferentes meios de comunicação.

Carta

As cartas são consideradas um dos meios de comunicação mais antigos. Com o registro escrito, as pessoas podem transmitir diferentes tipos de informação.

Imagem: Fotografia. Uma carta escrita em uma folha de caderno e um envelope preenchido em cima. Fim da imagem.

Livro

Os livros foram criados com a intenção de transmitir conhecimentos das pessoas de geração para geração. Ao longo do tempo, vários povos foram criando e aperfeiçoando os métodos de impressão dos livros.

Imagem: Fotografia. Um livro antigo aberto. De um lado, desenho de uma mulher de vestido e homem de camisa. Do outro, o título do livro: Comer Bem.  Fim da imagem.

LEGENDA: Telégrafo

O telégrafo foi inventado no século XIX para realizar a comunicação a distância. O aparelho transmitia mensagens por meio de códigos.

Imagem: Fotografia. Um telégrafo, máquina com a base de madeira escura e metal dourado em cima.  Fim da imagem.

Jornal e revista

Os jornais e as revistas são produzidos para transmitirem notícias, histórias ou opiniões aos leitores. Eles podem ser impressos ou eletrônicos.

Imagem: Fotografia. Uma pilha de papeis dobrados. Fim da imagem.

Rádio

O rádio foi criado no final do século XIX para, sobretudo, permitir a transmissão oral de notícias e músicas.

Imagem: Fotografia. Um rádio antigo verde. Fim da imagem.

Telefone

O telefone foi criado no final do século XIX para permitir a transmissão da voz humana a distância. Durante muitos anos, os aparelhos de telefone eram apenas fixos, ou seja, a transmissão dos sons era feita por aparelhos ligados a fios.

Imagem: Fotografia. Um telefone com fio vermelho.  Fim da imagem.

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Televisão

A televisão é um meio de comunicação criado no início do século XX que transmite som e imagem ao mesmo tempo. As primeiras imagens televisivas eram transmitidas somente em preto e branco.

Imagem: Fotografia. Uma televisão. Na tela, céu azul com nuvens. Fim da imagem.

Telefone celular

O telefone celular foi desenvolvido na década de 1970 para permitir a comunicação por voz por meio de aparelhos móveis.

Imagem: Fotografia. Um telefone sem fio. Em cima, balões de fala. Fim da imagem.

Internet

A internet foi desenvolvida a partir de 1970 e favoreceu a comunicação entre as pessoas em tempo real por meio de mensagens escritas, de voz ou de vídeo, correio eletrônico, redes sociais e sites. Vários meios de comunicação podem ser acessados pela internet. O acesso pode ser feito por meio de aparelhos como computadores, laptops , tablets e smartphones.

Imagem: Fotografia. Uma tela de computador. Na tela, site com fotos de viagens. Fim da imagem.

LEGENDA: Computador de mesa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um laptop. Na tela, site com fotos de viagens. Fim da imagem.

LEGENDA: Laptop. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um tablet. Na tela, site com fotos de viagens. Fim da imagem.

LEGENDA: Tablet. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um celular. Na tela, site com fotos de viagens. Fim da imagem.

LEGENDA: Smartphone. FIM DA LEGENDA.

  1. Indique dois meios de comunicação que ocorrem por meio da:
    1. escrita.
    1. oralidade.
    1. imagem em movimento.
  1. Quais são os meios de comunicação que você mais utiliza em seu dia a dia? Para qual finalidade? Compartilhe sua resposta com os colegas e o professor.

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Boxe complementar:

Entreviste

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Converse com um adulto de sua convivência e relate suas descobertas sobre os meios de comunicação. Em seguida, entreviste essa pessoa, seguindo o roteiro abaixo.

Imagem: Fotografia. Uma televisão antiga com a caixa marrom e antenas em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Televisão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um rádio antigo de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Rádio. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um computador antigo. Fim da imagem.

LEGENDA: Smartphone. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um celular. Na tela, flor cor-de-rosa. Fim da imagem.

LEGENDA: Computador. FIM DA LEGENDA.

Roteiro

  1. Você conhecia essas informações sobre os meios de comunicação?
  1. Quantos dias por semana você assiste à televisão?
  1. Quantos dias por semana você ouve rádio?
  1. Quantos dias por semana você lê jornais?
  1. Você costuma acessar a internet? Se sim, por meio de qual aparelho?
  1. Quantos dias por semana você acessa a internet?
  1. Que meio de comunicação você mais gosta de utilizar para se informar?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Apresente as respostas de sua entrevista para os colegas e o professor. Ele vai montar uma tabela na lousa com as respostas que mais apareceram nas entrevistas da classe.

Fim do complemento.

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  1. Leia e interprete os gráficos.

Brasil: porcentagem de domicílios com aparelho de televisão (2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: porcentagem de domicílios com aparelho de televisão (2018). No eixo vertical, porcentagem. No eixo horizontal, área. Área Urbana: 97,1%. Área Rural: 92%.  Fim da imagem.

Brasil: porcentagem de domicílios com microcomputador (2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: porcentagem de domicílios com microcomputador (2018). No eixo vertical, porcentagem. No eixo horizontal, área. Área Urbana: 46%. Área Rural: 14,3%.  Fim da imagem.

Brasil: utilização da internet no domicílio (2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: utilização da internet no domicílio (2018). No eixo vertical, porcentagem. No eixo horizontal, área. Área Urbana: 83,8%. Área Rural: 49,2%.  Fim da imagem.

Brasil: acesso à internet por microcomputador (2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: acesso à internet por microcomputador (2018). No eixo vertical, porcentagem. No eixo horizontal, área. Área Urbana: 50,5%. Área Rural: 22,5%.  Fim da imagem.

Brasil: acesso à internet por celular (2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: acesso à internet por celular (2018). No eixo vertical, porcentagem. No eixo horizontal, área. Área Urbana: 99,2%. Área Rural: 99,4%.  Fim da imagem.

Brasil: acesso à internet por televisão (2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: acesso à internet por televisão (2018). No eixo vertical, porcentagem. No eixo horizontal, área. Área Urbana: 14,1%. Área Rural: 4,9%.  Fim da imagem.

Fonte dos gráficos: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua 2018. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fsV. Acesso em: 22 mar. 2021.

  1. Onde é possível verificar maior quantidade de domicílios com televisão e computador: nos espaços urbanos ou nos espaços rurais?
  1. De acordo com os gráficos, na maioria dos domicílios brasileiros, por qual dispositivo a internet é mais acessada?

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O uso da internet

Pela internet, as pessoas podem obter informações em tempo real em órgãos governamentais, institutos de pesquisa, veículos de imprensa, entre outros. As tecnologias de informação e comunicação (conhecidas como TICs) estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas.

As tecnologias de informação e comunicação são o conjunto de recursos tecnológicos que permitem a comunicação pela internet por meio de computadores, smartphones, tablets, entre outros. Esses recursos tecnológicos são geralmente caros e as pessoas precisam saber como utilizá-los.

Atualmente, há muitas pessoas que não estão incluídas no chamado “universo digital”. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020, três bilhões de pessoas ainda não tinham acesso à internet no mundo.

Para que haja maior igualdade no acesso às tecnologias de informação e de comunicação, governos de muitos países desenvolvem políticas de inclusão digital. O acesso a essas tecnologias é importante para que as pessoas possam realizar diversas atividades, tais como obter informações, participar do mercado de trabalho e comunicar-se com outras pessoas.

Imagem: Fotografia. Uma sala de aula com as carteiras de madeira organizadas em duplas. No primeiro plano, dois alunos segurando tablets: um menino loiro de camiseta branca, azul e vermelha listrada e uma menina negra de camiseta amarela. Ao fundo, mais alunos nas carteiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças em sala de aula utilizam tablet para acessar a internet. FIM DA LEGENDA.

  1. O que as pessoas podem fazer pela internet?
  1. Toda a população mundial está inserida no chamado “universo digital”? Explique.
  1. Por que as políticas de inclusão digital são importantes?

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Cartografando

Os jornais impressos ou on-line são importantes fontes de informação.

  1. Leia e interprete o mapa e os gráficos.

Brasil: municípios com pelo menos um jornal ou site de notícia (2017)

Imagem: Mapa. Brasil: municípios com pelo menos um jornal ou site de notícia (2017). Mapa do Brasil dividido por estados. Em cada um há áreas coloridas representando os municípios com um jornal ou site de notícias. Norte: manchas espaçadas no Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Para e Rondônia. Nordeste: manchas espaçadas em todos os estados. Centro-Oeste: manchas em quase os estados completos. Sudeste: pequenas manchas paspalhadas pelos quatro estados. Sul: manchas em todos os estados.  Fim da imagem.

Unidades da federação com mais jornais e sites de notícias (2017)

Imagem: Gráfico. Unidades da federação com mais jornais e sites de notícias (2017). No eixo vertical, veículos por 100 mil habitantes. No eixo horizontal, estado. Estado: SC. Veículos: 9. Estado: DF. Veículos: 8. Estado: RS. Veículos: 6. Estados: MS. Veículos: 5. Estado: RO. Veículos: 4,5. Fim da imagem.

Unidades da federação com menos jornais e sites de notícias (2017)

Imagem: Gráfico. Unidades da federação com menos jornais e sites de notícias (2017). No eixo vertical, veículos por 100 mil habitantes. No eixo horizontal, estado. Estado: AL. Veículos: 0,6. Estado: CE. Veículos: 0,7. Estado: PA. Veículos: 0,6. Estado: MA. Veículos: 0,7. Estado: PE. Veículos: 0,7. Fim da imagem.

Fonte do mapa e dos gráficos: Atlas da notícia. Projor/Observatório da Imprensa, 2017. p. 9 e 25. Disponível em: http://fdnc.io/fsW. Acesso em: 22 mar. 2021.

  1. De acordo com o mapa, é possível afirmar que grande parte dos municípios brasileiros tinha jornal ou site de notícia em 2017?
  1. Quais eram as três unidades da federação com mais jornais ou sites de notícia em 2017?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais meios de comunicação as pessoas que moram com você costumam utilizar para se informar?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já ouviu falar em fake news? Trata-se de uma expressão em língua inglesa que significa notícia falsa transmitida como se fosse verdadeira. Nas redes sociais, tem sido comum a disseminação desse tipo de notícia. Qual é o grande prejuízo que uma notícia falsa pode causar? Converse com os colegas e o professor sobre a importância da consulta a veículos de imprensa confiáveis.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 7 e 8

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou algumas mudanças que ocorreram nos meios de transporte e nos meios de comunicação. Vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos?

Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Identifique os meios de transporte mais adequados para cada situação.
Imagem: Ilustração. Um trem de carga. Fim da imagem.

LEGENDA: Trem de carga. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um ônibus vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Ônibus. FIM DA LEGENDA..

Imagem: Ilustração. Um caminhão azul e branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Caminhão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um navio grande branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Navio transatlântico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um trem de alta velocidade. Fim da imagem.

LEGENDA: Trem-bala. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um carro amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Automóvel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um navio com pilhas de containers em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: Navio cargueiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um avião branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Avião. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um metro no trilho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Metrô. FIM DA LEGENDA.

  1. Transporte de cargas a longas distâncias.
  1. Transporte de pessoas a médias e longas distâncias.
  1. Transporte de pessoas no interior do espaço urbano.
  1. Escolha um dos meios de transporte representados e escreva um texto indicando as mudanças relacionadas a ele que ocorreram ao longo do tempo.

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  1. Leia e interprete a tirinha.
Imagem: Quadrinho. Tirinha colorida em 4 quadros. Uma joaninha com corpo vermelho com pintinhas azuis.  Quadro 1: a joaninha está dentro do computador. Ela diz: meses de internet grátis. Quadro 2: a joaninha está dentro da televisão. Ela diz: mais horas de filmes na TV.  Quadro 3: a joaninha está na tela do celular. Ela diz: minutos sobrando no celular. Quadro 4: a joaninha está dentro de uma ampulheta. Ela diz: e nem um mísero segundo a mais no meu dia.   Fim da imagem.

LEGENDA: BICHINHOS DE JARDIM Clara Gomes FIM DA LEGENDA.

  1. Atualmente, vários meios de comunicação podem ser acessados pela internet. Cite dois exemplos.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Diferencio os tipos de meios de transporte terrestre, aéreo e aquaviário?

b) Conheço as principais vantagens e desvantagens dos meios de transporte em relação ao deslocamento de mercadorias e de pessoas?

c) Identifico as características dos meios de comunicação criados ao longo do tempo?

d) Conheço os diferentes usos da internet e a importância da inclusão digital?

Sobre a postura de estudante

e) Participei positivamente das aulas e das conversas com o grupo?

f) Elaborei as atividades propostas com comprometimento?