82
UNIDADE 3. Produção de energia e qualidade ambiental
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Quais são as formas de produção de energia representadas na imagem? Como elas contribuem para a qualidade ambiental?
- Quais elementos da paisagem indicam que há qualidade ambiental nesta localidade?
- Em sua opinião, por que é importante que as pessoas se preocupem com a qualidade ambiental?
Fim do complemento.
83
PÁGINA SEM CONTEÚDO
84
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 9 e 10
Quais são as principais fontes de energia aproveitadas pelas pessoas?
CAPÍTULO 9. Fontes de energia renováveis
Você já percebeu que vários aparelhos e máquinas que as pessoas utilizam no dia a dia consomem energia elétrica? Observe a representação de como a energia elétrica, no Brasil, chega aos locais de consumo, isto é, às moradias.
-
GERAÇÃO
A maior parte da energia é produzida em hidrelétricas distantes dos centros de consumo, o que exige longas linhas de transmissão e dificulta o acesso à energia em regiões remotas .
-
TRANSFORMAÇÃO
A energia é transformada [...] para percorrer distâncias extensas. Isso resulta em perdas que reduzem a qualidade da energia.
-
TRANSMISSÃO
As distâncias dos cabos aumentam o risco de imprevistos, causam perdas [de energia] e podem tornar a rede instável em algumas regiões. [...]
-
TRANSFORMADORES
A energia ganha o formato ideal de consumo. [...]
-
DISTRIBUIÇÃO
É quando a energia chega aos locais de consumo. [...]
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
Fonte: elaborado com base em 7 perguntas para entender o caminho da energia no Brasil. Exame, 1º ago. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fsY. Acesso em: 4 maio 2021.
- De acordo com a representação, a maior parte da energia elétrica é produzida próxima ou longe das áreas consumidoras?
- De que maneira a energia elétrica é transportada das áreas de produção até as áreas de consumo?
85
A energia elétrica é utilizada para o funcionamento de diferentes aparelhos e máquinas que as pessoas usam no dia a dia. Nas atividades econômicas, como na agricultura, na indústria, no comércio e na prestação de serviços, também são utilizadas máquinas movidas a eletricidade.
A energia elétrica pode ser obtida por meio da transformação de vários elementos da natureza.
As fontes de energia que dependem de recursos naturais que se renovam continuamente, como a água dos rios, a força dos ventos e a luz do Sol, são chamadas fontes de energia renováveis.
As fontes de energia que dependem de recursos naturais que possuem processo de formação muito lento, podendo se esgotar se o ritmo de consumo continuar intenso pelas pessoas, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, são chamadas fontes de energia não renováveis.
LEGENDA: A água dos rios é uma fonte de energia renovável. Usina hidrelétrica no município de Tibagi, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O carvão mineral é uma fonte de energia não renovável. Área de extração de carvão no município de Candiota, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- O que são fontes de energia renováveis? Cite exemplos.
- O que são fontes de energia não renováveis? Cite exemplos.
86
Energia hidráulica
A energia hidráulica é obtida a partir do movimento das águas dos rios, principalmente nas usinas hidrelétricas.
Para a geração de energia em uma usina hidrelétrica, o curso natural de um rio é interrompido por meio da construção de uma barragem, que represa a água e forma um reservatório. Ao passar pelo duto, as águas movimentam as pás de diversas turbinas, que alimentam um gerador, produzindo energia.
No Brasil, grande parte da energia elétrica utilizada pelas pessoas é produzida nas usinas hidrelétricas.
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
Fonte: Aneel. Atlas da energia elétrica do Brasil. 3ª ed. Brasília: Aneel, 2008. p. 50.
- Qual é o recurso natural utilizado nas usinas hidrelétricas para a produção de energia?
- Na construção de uma usina hidrelétrica, o curso de um rio é alterado? Explique.
- Agora, escreva um texto descrevendo a produção de energia nas usinas hidrelétricas. Para isso, siga as instruções.
- Crie um título para o texto.
- Indique o local onde a água de uma usina hidrelétrica fica armazenada.
c) Descreva como a energia é produzida e sobre sua distribuição.
87
As usinas hidrelétricas e seus impactos ambientais
As usinas hidrelétricas fazem uso de uma fonte de energia renovável e a água armazenada nos reservatórios pode ser utilizada na irrigação das plantações e no abastecimento humano. No entanto, essa forma de produção de energia pode causar alterações no ambiente. Para a água do rio ser represada, seu curso é alterado e geralmente extensas áreas são alagadas, afetando plantas, animais e pessoas que vivem no local.
LEGENDA: Vista da Usina Hidrelétrica de Itaipu, no município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, em 2019. Para a construção dessa usina hidrelétrica, o curso do Rio Paraná precisou ser desviado, e um reservatório foi construído, alagando extensas áreas e submergindo o conjunto de cachoeiras de Sete Quedas. FIM DA LEGENDA.
- Identifique duas vantagens da produção de energia pelas usinas hidrelétricas.
- Identifique duas desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica.
Boxe complementar:
Você sabia?
A usina hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores do mundo e começou a produzir energia em 1984. Na construção dessa usina, trabalharam cerca de 40 mil pessoas.
A usina hidrelétrica de Itaipu é considerada binacional, pois pertence ao Brasil e ao Paraguai. No entanto, a maior parte da energia produzida em Itaipu é utilizada pelo Brasil.
Fim do complemento.
88
Energia eólica
A energia eólica é gerada a partir da força do vento, uma fonte de energia renovável.
A produção de energia eólica não polui o ambiente e é muito eficiente, mas ela só pode ser implementada em locais onde há muito vento, além de exigir alto investimento na instalação das torres e dos conjuntos de hélices nas usinas eólicas.
No Brasil, a instalação das usinas eólicas vem crescendo nos últimos anos, mas a capacidade de produção ainda é pouco explorada.
- Leia e interprete o mapa.
LEGENDA: Torres para a produção de energia eólica no município de Caetite, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Brasil: número de usinas eólicas e capacidade de produção de energia (2020)
Fonte: Aneel. Sistema de informações de geração da Aneel . Capacidade de geração do Brasil. Matriz por fonte e combustível final. Disponível em: http://fdnc.io/ft2. Acesso em: 24 fev. 2021.
- De acordo com o mapa, quais unidades da federação apresentavam mais usinas eólicas em 2020?
- Na unidade da federação onde você vive, há produção de energia eólica? Se sim, qual é a sua capacidade de produção?
- Quais são as vantagens e as desvantagens da produção de energia eólica?
89
Energia solar
Os raios solares podem ser aproveitados para a obtenção de energia elétrica, sendo uma fonte de energia limpa e renovável.
No Brasil, existem algumas usinas de produção de energia solar, no entanto esse tipo de energia é mais comum em residências, indústrias e empresas, onde são instalados painéis solares.
A produção de energia solar também apresenta desvantagens, como o alto custo dessa tecnologia e as formas de armazenamento que são pouco eficientes.
LEGENDA: Painéis de captação de energia solar no município de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil: porcentagem de sistemas de captação de energia solar e potência instalada, por setor de consumo (2018)
Fonte: Absolar. Geração distribuída solar fotovoltaica: benefícios líquidos ao Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/fxn. Acesso em: 6 fev. 2021.
- De acordo com os gráficos, qual era o setor com maior porcentagem de sistemas de captação de energia solar?
- Qual era a potência instalada correspondente a esse setor?
- Cite as vantagens e as desvantagens da utilização da energia solar.
- Você já viu em seu lugar de viver ou em outra localidade um painel de captação de energia solar? Se sim, onde esse painel estava instalado?
90
Biomassa
Os materiais de origem orgânica, como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, restos de alimentos, entre outros, podem ser queimados para a geração de energia. Esses materiais também são conhecidos como biomassa.
No Brasil, o bagaço de cana-de-açúcar é a biomassa mais utilizada para a geração de energia, já que há grande quantidade desse material nas usinas de açúcar e de álcool (etanol).
LEGENDA: Bagaço de cana-de-açúcar, material de origem orgânica, utilizado para a geração de energia. FIM DA LEGENDA.
Produção de energia por biomassa
Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.
Fonte: elaborado com base em Aneel. Atlas da energia elétrica do Brasil. 3ª ed. Brasília: Aneel, 2008. p. 64.
- Cite três materiais de origem orgânica que podem ser aproveitados para a geração de energia.
- Agora, elabore um texto com o seguinte título: “Biomassa e produção de energia”. Nesse texto, descreva como ocorre a produção de energia por biomassa.
91
Boxe complementar:
Você sabia?
Do lixo à energia
Do lixo à… produção de energia! A China está construindo a maior usina de bioenergia do mundo, que funcionará a partir do lixo! A cidade de Shenzhen, localizada no sul do país, receberá a usina que será capaz de processar até cinco mil toneladas de resíduos por dia. [...]
A usina deverá processar um terço do lixo produzido pelos moradores de Shenzhen, em apenas um dia. [...]
O prédio tem formato circular e terá [...] painéis fotovoltaicos, gerando energia limpa através da luz do sol. O terreno será cercado por árvores e a planta poderá ser acessada e visitada pelos moradores da cidade por meio de um parque.
A China é um dos maiores produtores de lixo do mundo e, com a construção da usina, pretende retardar a produção de resíduos, que aumenta cerca de 7% a cada ano.
FONTE: Evelyn Nogueira. China construirá a maior usina que transforma lixo em energia. Casa, 22 jul. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/ft3. Acesso em: 24 fev. 2021.
LEGENDA: Projeto de usina de bioenergia que está sendo construída em Shenzhen, na China, país da Ásia, para processar lixo e gerar energia. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
92
CAPÍTULO 10. Fontes de energia não renováveis
Como vimos, as fontes de energia não renováveis dependem de recursos naturais que possuem um processo de formação muito lento, podendo se esgotar.
O petróleo, o gás natural e o carvão mineral são as fontes de energia mais utilizadas no mundo, apesar de suas reservas estarem se esgotando. Quando queimados, esses recursos naturais liberam poluentes no ar e uma grande quantidade de calor, que pode produzir energia.
As usinas que produzem energia por meio da queima dos recursos naturais são chamadas de usinas termelétricas.
Embora possam utilizar biomassa, a maior parte das usinas termelétricas brasileiras gera energia a partir de fontes não renováveis, como petróleo e seus derivados, gás natural e carvão mineral. No Brasil, essas usinas costumam fornecer energia para as indústrias ou suprir a demanda de energia nas residências em épocas de poucas chuvas.
LEGENDA: Usina termelétrica a gás natural no município de Ibirité, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Extração de petróleo no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com o texto, comente as informações que você acabou de aprender sobre as fontes de energia não renováveis.
93
Cartografando
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: usinas termelétricas que utilizam fontes de energia não renováveis (2018)
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 139.
- De acordo com o mapa, em qual região brasileira há concentração de usinas termelétricas que utilizam fontes de energia não renováveis?
- Considerando a produção de energia pelas usinas termelétricas no Brasil, cite uma unidade da federação que utiliza os três tipos de fontes não renováveis indicados na legenda.
- Na unidade da federação onde você vive, quais são as fontes de energia não renováveis utilizadas nas usinas termelétricas?
94
Energia nuclear
A energia nuclear possui alta eficiência energética e pode ser gerada a partir de um recurso natural chamado urânio. No Brasil, há duas usinas nucleares em funcionamento, Angra I e Angra II, e uma usina em construção, Angra III. Todas elas estão localizadas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
LEGENDA: Usina nuclear no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Leia a notícia silenciosamente.
A energia obtida a partir do urânio
Para gerar eletricidade, a usina nuclear trabalha com um tipo especial de urânio, elemento químico que tem seu núcleo dividido naturalmente em vários pedaços. A cada divisão, ocorre liberação de energia em forma de calor e uma grande quantidade de água é aquecida. Ao se transformar em vapor, a água gira uma turbina que alimenta um gerador de eletricidade.
Uma pequena pastilha de urânio é capaz de gerar eletricidade suficiente para alimentar uma cidade inteira [...]. Apesar dessa vantagem, a energia nuclear deixa muita gente com medo, pois o uso inadequado dela pode emitir raios perigosos no ambiente, gerando doenças graves [...].
Geralmente, as usinas nucleares são construídas para que a radiação não escape dali, mantendo a população segura. As paredes, por exemplo, são muito grossas e de concreto. Porém, caso a proteção que envolve a usina falhe e aconteça uma explosão, a radiação escapa para o ambiente ao seu redor.
FONTE: Mariana Rocha. Urânio cheio de energia. Ciência Hoje das Crianças, 29 mar. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/ft5. Acesso em: 6 fev. 2021.
- Indique uma vantagem e uma desvantagem da produção de energia nuclear.
95
Boxe complementar:
Investigue
Economizar energia é importante, pois sua produção é muito cara e pode prejudicar o ambiente.
Observe algumas dicas de economia de energia que podem ser aplicadas em seu cotidiano. Leia as informações para adultos de sua convivência.
Como poupar energia elétrica
Ao usar ar-condicionado, mantenha portas e janelas fechadas.
Nas pausas mais prolongadas, desligue o computador.
Pinte as paredes com cores claras, pois refletem melhor a luz.
Troque as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, mais econômicas.
No chuveiro elétrico, coloque a chave seletora na posição verão.
Acumule uma boa quantidade de roupas antes de passar.
Evite o hábito de dormir com a televisão ligada.
Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante.
Ao sair do ambiente, sempre apague as luzes.
Alimentos quentes não devem ser guardados na geladeira.
Fonte: elaborado com base em Enel. Dicas de consumo e economia. Disponível em: http://fdnc.io/fxo. Acesso em: 26 fev. 2021.
- Considerando os hábitos e as rotinas das pessoas em sua moradia, quais dicas de economia de energia mencionadas no texto podem ser adotadas em seu dia a dia?
- Em sua moradia, as pessoas costumam economizar energia? Se sim, como?
- Converse com adultos de sua convivência sobre as formas de economizar energia elétrica no dia a dia.
- Elabore um ou mais cartazes para explicar a importância da economia de energia. Planeje cartazes com desenhos e frases para serem colocados nos locais onde há maior consumo de eletricidade em sua moradia.
Fim do complemento.
96
Cartografando
- Leia e interprete o mapa.
Brasil: principais reservas de urânio (2020)
Fonte: INB. Onde podemos encontrar recursos de urânio no Brasil? Disponível em: http://fdnc.io/ft6. Acesso em: 6 fev. 2021.
- De acordo com o mapa, em quais unidades da federação existem reservas de urânio?
- Em qual unidade da federação se localizava a única área de exploração de urânio no Brasil?
- Em qual unidade da federação se localiza a área de reserva de urânio que está esgotada?
- O que podemos concluir sobre o fato de haver uma reserva de urânio esgotada no Brasil?
97
- Leia e interprete os gráficos.
Brasil: geração de energia elétrica, por fonte de energia (junho de 2020)
Fonte: Idec. Usinas termoelétricas e crise do setor elétrico brasileiro pela covid-19. Rio de Janeiro: ICS/Idec, 2020. p. 4.
- De acordo com o gráfico 1, qual foi a principal fonte de energia utilizada no Brasil em junho de 2020?
- Qual foi a fonte de energia menos utilizada no Brasil no mesmo período?
Brasil: participação das fontes de energia nas usinas termelétricas (junho de 2020)
Fonte: Idec. Usinas termoelétricas e crise do setor elétrico brasileiro pela covid-19. Rio de Janeiro: ICS/Idec, 2020. p. 5.
- De acordo com o gráfico 2, qual foi a principal fonte de energia utilizada nas usinas termelétricas no Brasil em junho de 2020?
- Essa fonte de energia é renovável ou não renovável?
- Em sua opinião, qual fonte de energia poderia ser mais bem aproveitada no Brasil? Por quê?
- Converse com os colegas e o professor sobre as fontes de energia que seriam mais adequadas à realidade do seu lugar de viver.
98
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você aprendeu sobre diferentes formas de produção de energia elétrica.
Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Relacione as palavras do quadro a seguir aos textos correspondentes.
Energia eólica
Energia hidráulica
Energia nuclear
Biomassa
Energia solar
Petróleo
- Materiais de origem orgânica que podem ser queimados em usinas termelétricas para a produção de energia.
- Energia obtida por meio do urânio, que apresenta alta eficiência energética.
- Energia obtida por meio das águas dos rios, que movimentam as pás das turbinas e alimentam um gerador.
- Quando queimado, esse recurso natural libera poluentes no ar e grande quantidade de calor; é a fonte de energia mais utilizada no mundo.
- Energia obtida por meio do vento, que não polui o ambiente e é pouco explorada no Brasil.
- Energia obtida por meio da instalação de painéis que captam o calor do Sol, uma fonte de energia renovável.
- A produção dessa energia pode causar o alagamento de extensas áreas, afetando a vida de plantas, animais e pessoas.
- O uso inadequado desse tipo de energia pode levar à liberação de raios perigosos no ambiente, causando doenças graves.
99
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil: consumo de energia elétrica por setor (2019)
Fonte: EPE. Balanço energético nacional 2020: ano base 2019. Rio de Janeiro: EPE, 2020. p. 19.
- De acordo com o gráfico, qual foi o setor que mais consumiu energia elétrica em 2019?
- Qual foi a participação do setor residencial no consumo de energia elétrica em 2019? E do setor comercial?
- Você e seu colega devem pensar em uma proposta para diminuir o consumo de energia elétrica na escola onde estudam. Escrevam juntos um texto indicando qual seria essa proposta. Não se esqueçam de explicar como ela poderia ser realizada.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Identifico as fontes de energia relacionadas a energia solar, eólica, hidráulica, nuclear e termelétrica? |
b) Diferencio as fontes de energia renováveis das não renováveis? |
c) Identifico as vantagens e as desvantagens em cada uma das formas de produção de energia? |
d) Conheço maneiras de economizar energia elétrica e realizar seu consumo consciente? |
Sobre a postura de estudante |
e) Participei das atividades propostas com responsabilidade? |
f) Respeitei os colegas e o professor durante as aulas e as atividades? |
100
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 11 e 12
Quais ações podem interferir na qualidade do ambiente onde vivem as pessoas?
CAPÍTULO 11. Qualidade ambiental e saneamento básico
A qualidade ambiental se refere a um conjunto de condições do ambiente que pode afetar as pessoas e os outros seres vivos. Para vivermos bem, é importante que tenhamos acesso a um ambiente limpo e saudável e a vários tipos de serviços.
Observe e leia o infográfico.
Fonte: elaborado com base em Trata Brasil. Sua cidade vai mal ou bem em saneamento básico? Trata Brasil, 19 jul. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fxp. Acesso em: 8 fev. 2021.
101
- Cite três situações que mais chamaram a sua atenção no infográfico.
- Em sua opinião, o descarte inadequado de lixo nos rios ou a céu aberto pode provocar algum problema ambiental?
- No lugar onde você vive, há situações semelhantes às representadas no infográfico? Se sim, quais?
- Compartilhe suas respostas com os colegas e o professor.
102
O saneamento básico nas cidades
Saneamento básico é o conjunto de serviços fornecidos à população para melhoria das condições de higiene, prevenindo, com isso, doenças e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Esses serviços se relacionam com a coleta de lixo, o abastecimento de água, o tratamento de esgoto e a limpeza de ruas e outros espaços públicos.
O saneamento básico é de extrema importância, mas nem todas as pessoas têm acesso a esses serviços no Brasil.
Cuidados com o lixo
Um dos serviços essenciais do saneamento básico é a coleta e o destino adequado dos resíduos sólidos. Os resíduos sólidos são os materiais descartados resultantes das atividades realizadas pelas pessoas. Eles podem ser residenciais, comerciais ou industriais.
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil: destino final dos resíduos sólidos coletados (2018)
Fonte: Abrelpe. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019 . São Paulo: Abrelpe, 2019. p. 16.
- De acordo com o gráfico, qual era o principal destino dos resíduos sólidos coletados no Brasil?
- Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos proibiu que os municípios descartassem os resíduos sólidos em lixões. De acordo com o gráfico, essa legislação foi cumprida em 2018? Explique.
- No lugar onde você vive, qual é o destino final dos resíduos sólidos?
- De que forma o despejo de resíduos sólidos em lixões pode causar danos ao ambiente e à saúde das pessoas?
103
Boa parte dos resíduos sólidos pode ser reaproveitada por meio da coleta seletiva. A coleta seletiva consiste no recolhimento de materiais que podem ser reciclados, como papéis, plásticos, vidros e metais.
No Brasil, a maioria das cidades possui algum tipo de iniciativa de coleta seletiva.
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil: porcentagem dos municípios com iniciativas de coleta seletiva por região (2018)
Fonte: Abrelpe. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019 . São Paulo: Abrelpe, 2019. p. 15.
- De acordo com os gráficos, qual era a porcentagem de municípios que apresentavam iniciativas de coleta seletiva no Brasil?
- Quais foram as duas regiões brasileiras com menor porcentagem de municípios com iniciativas de coleta seletiva?
- Qual foi a região brasileira com maior porcentagem de municípios com iniciativas de coleta seletiva?
- Na região onde você vive, qual era a porcentagem de municípios com iniciativa de
coleta
seletiva?
- No lugar onde você vive, existe
coleta
seletiva? Se sim, como ela é realizada?
- Por que é importante que os governantes e os moradores dos municípios contribuam para a existência de iniciativas de coleta seletiva e de serviços de descarte de resíduos sólidos em aterros sanitários ou aterros controlados?
104
- O que fazer com o lixo que produzimos? Convide um
colega
para jogar Desafio do descarte. Para isso, sigam as instruções.
- Utilizem um dado para indicar a quantidade de casas que cada jogador vai avançar.
- Escolham um objeto para representar cada jogador no tabuleiro.
- Façam um sorteio para ver quem começa o jogo.
- Vence quem chegar primeiro ao “Fim”.
Você contou aos seus familiares que o óleo vegetal utilizado para fritar alimentos não pode ser descartado na pia, pois pode entupir os canos. Avance três casas.
Você descartou um remédio vencido na lixeira da sua casa. Volte três casas, pois os componentes químicos do remédio podem contaminar a água e o solo.
Você separou os papéis usados em sua moradia sem amassá-los ou molhá-los. Avance duas casas, pois assim eles serão facilmente reciclados.
105
Você levou para a reciclagem o lixo de sua moradia. Avance três casas. Se todos agissem assim, diminuiríamos a quantidade de lixo nos aterros sanitários.
Você não se informou sobre o local adequado para o descarte de latas de tinta usadas e elas foram jogadas na lixeira comum. Volte três casas, pois a tinta contém componentes químicos tóxicos para as pessoas e o ambiente.
Você descartou pilhas usadas em um recipiente de coleta no mercado, evitando a contaminação do solo e das águas subterrâneas por metais pesados. Avance duas casas.
Você jogou um telefone celular quebrado na lixeira comum. Celulares e outros aparelhos eletrônicos contêm metais e produtos químicos que podem contaminar o ambiente. Volte quatro casas.
106
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta. Em seguida, esclareça suas dúvidas de vocabulário com os colegas e o professor.
Lixo eletrônico, o que é e como se livrar dele
Todos os dias novos aparelhos são lançados no mercado. Videogames, celulares, televisões, tudo de última geração.
Mas você já se perguntou o que é feito com os equipamentos antigos? E mais, como eles são jogados fora?
Os aparelhos tecnológicos jogados fora são chamados de lixo eletrônico. Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), cerca de 40 milhões de toneladas desse tipo de lixo são gerados por ano no mundo. Muita coisa, né?
O problema é que todo esse material (monitores, telefones, baterias, TVs, câmeras fotográficas, etc.) contém substâncias químicas que podem causar um “problemão” para o meio ambiente.
Acontece que, quando descartado de forma incorreta, as substâncias, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc., presentes nos equipamentos podem contaminar os solos e a água.
Mas tem mais! Além de contaminar o meio ambiente, o lixo eletrônico pode provocar doenças graves, principalmente para quem lida com ele todos os dias.
O que fazer com os eletrônicos?
Para que tudo isso não aconteça é preciso descartar os eletrônicos em locais apropriados. Diversas empresas e cooperativas, inclusive, estão atuando nessa área. Procure uma na sua cidade. Já os celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular.
Você pode ainda praticar uma boa ação. Trocou de aparelho, mas o antigo ainda está em boa condição? Que tal doar para alguma entidade social que atua na área de inclusão digital ?
FONTE: Tuany Alves. Lixo eletrônico, o que é e como se livrar dele. Minas faz ciências, 24 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxr. Acesso em: 8 fev. 2021.
- De acordo com a notícia, o que é o lixo eletrônico?
- Por que é importante descartar corretamente o lixo eletrônico?
- Para onde o lixo eletrônico pode ser destinado?
- Pesquise se são realizadas ações de inclusão digital no município onde você vive. Depois, compartilhe as informações obtidas com os colegas e o professor.
107
CAPÍTULO 12. Saneamento básico e os cuidados com a água
O abastecimento de água tratada é um dos serviços ligados ao saneamento básico.
No Brasil, a captação de água é realizada, principalmente, a partir dos rios, represas artificiais e depósitos subterrâneos.
Entretanto, algumas situações vêm comprometendo a qualidade e a captação da água em diversas localidades brasileiras. Vejam alguns exemplos.
O despejo de esgoto não tratado nos rios e nas represas polui a água, impossibilitando seu consumo.
LEGENDA: Despejo de esgoto no Rio Camurugipe, no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
O acúmulo de lixo nos cursos dos rios também causa poluição da água.
LEGENDA: Lixo acumulado no Rio Tietê, no município de Salto, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
O uso excessivo de agrotóxicos nas plantações contamina o solo e pode atingir os rios e os depósitos subterrâneos de água.
LEGENDA: Aplicação de agrotóxico em plantação no município de Ribeirão Branco, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- No lugar onde você vive, ocorre alguma das situações retratadas nas fotografias? Explique.
108
A qualidade da água
O despejo de esgoto não tratado, o acúmulo de lixo e os agrotóxicos podem poluir os rios e os reservatórios e comprometer a qualidade da água.
Para tornar a água própria para o consumo, é necessário tratá-la, ou seja, eliminar os microrganismos que podem prejudicar a saúde humana.
A água descartada após o uso em residências, indústrias e comércios, por exemplo, é chamada de esgoto. O esgoto deve ser coletado e tratado, antes de ser despejado novamente nos rios.
O tratamento do esgoto tem como objetivo principal a redução da carga poluidora, bem como a remoção do material sólido, devolvendo para o ambiente uma água de melhor qualidade.
Observe a representação, que mostra desde a captação de água até o retorno do esgoto tratado para os rios.
Observação: Representação ilustrativa, sem escala ou proporção. Fim da observação.
Fonte: elaborado com base em Sanepar. Projeto sustentabilidade: da escola ao rio. Curitiba: Sanepar, 2014. p. 11.
109
- Quais são os fatores que podem comprometer a qualidade da água dos rios?
- Defina com suas palavras o que é o esgoto.
- Qual é o objetivo do tratamento da água?
- Qual é o objetivo do tratamento de esgoto?
- Como o tratamento da água e do esgoto se relacionam com a preservação do ambiente e da qualidade de vida das pessoas? Explique.
- Leia e interprete o gráfico.
Brasil: porcentagem de esgoto tratado, por região (2018)
Fonte: Trata Brasil. Esgoto. Disponível em: http://fdnc.io/fxt. Acesso em: 8 fev. 2021.
- De acordo com o gráfico, em qual região brasileira a porcentagem de tratamento de esgoto é maior?
- Em qual região a porcentagem de tratamento de esgoto é menor?
- Na região onde você vive, qual era a porcentagem de esgoto tratado em 2018?
110
Cartografando
O acesso ao abastecimento de água e à coleta e tratamento de esgoto são direitos das pessoas, pois garantem a saúde e a qualidade de vida da população. No entanto, esses serviços não estão no alcance de todos.
- Leia e interprete os gráficos.
Brasil: formas de abastecimento de água nos domicílios (2019)
Brasil: frequência de abastecimento de água nos domicílios (2019)
Fontes: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua anual. Domicílios e moradores, por fonte principal de abastecimento de água. Disponível em: http://fdnc.io/fxv. Domicílios e moradores com rede geral de distribuição de água, como principal forma de abastecimento, por disponibilidade da rede geral. Disponível em: http://fdnc.io/fxw. Acessos em: 26 fev. 2021.
- De acordo com o gráfico 1, qual era a principal forma de abastecimento de água nos domicílios brasileiros?
- Segundo o gráfico 2, a cada 100 brasileiros, quantos tinham acesso diário à água em 2019?
111
Agora, conheça algumas informações sobre a coleta de esgoto no Brasil.
- Leia e interprete o mapa e o gráfico.
Brasil: domicílios com coleta de esgoto por rede geral ou fossa, por região (2019)
Brasil: esgotamento sanitário nos domicílios (2019)
Fonte do mapa e do gráfico: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua anual. Domicílios e moradores com banheiro, sanitário ou buraco para dejeções, por tipo de esgotamento sanitário. Disponível em: http://fdnc.io/fxy. Acesso em: 26 fev. 2021.
- De acordo com o mapa, em qual região brasileira o acesso à rede de esgoto é maior?
- Na região onde você vive, qual é a porcentagem de domicílios com acesso a uma rede de coleta de esgoto?
- De acordo com o gráfico, a cada 100 domicílios, quantos estavam ligados a uma rede de coleta de esgoto?
112
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
Quais são os riscos da falta de saneamento básico?
Abastecimento de água, rede de esgotos, medidas educativas, controle de animais e de insetos, prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida, coleta de lixo. Tudo isso faz parte do saneamento básico, um conjunto de medidas que têm como objetivo preservar ou modificar as condições do meio ambiente para prevenir doenças e promover a saúde.
As consequências da falta de saneamento básico são graves. Ingerir água contaminada, por exemplo, pode causar doenças [...]. Outra consequência da falta de saneamento básico é o impacto no meio ambiente. Despejar esgotos não tratados pode poluir o solo, lençóis freáticos e reservas de água, levando à morte de animais e reduzindo a quantidade de água potável disponível. Os prejuízos podem se estender para a agricultura, comércio, indústria, turismo e outros setores da economia.
Por todas essas razões, o saneamento básico é um dos maiores desafios do mundo hoje. [...]
FONTE: Quais são os riscos da falta de saneamento básico? Dinâmica ambiental, 2 jul. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/fxz.
LEGENDA: Esgoto a céu aberto no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Comente com os colegas e o professor as informações que você acabou de aprender sobre o saneamento.
- De acordo com a notícia, quais serviços ou ações se relacionam com o saneamento básico? Dê dois exemplos.
- Agora, você vai escrever um texto com informações sobre o saneamento do lugar onde você vive. Lembre-se de dar um título a seu texto.
113
Poluição dos mares e dos oceanos
Além da poluição dos rios, represas e águas subterrâneas, outro problema ambiental comum na atualidade é a poluição dos mares e dos oceanos. Muitas pessoas que vivem nas cidades litorâneas são afetadas pela chamada “maré negra”, nome dado à mancha de óleo decorrente do derramamento de petróleo no mar. O derramamento de petróleo tem como causa o rompimento de oleodutos, os naufrágios, a quebra de navios petroleiros ou os vazamentos ocorridos durante a exploração desse recurso natural em alto-mar.
A maré negra causa a poluição das águas e a morte de seres vivos marinhos e terrestres. Seu impacto ambiental pode durar muitos anos.
- Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.
A maré negra
[...] O petróleo vaza e se espalha no mar. [...]
[...] As aves marinhas deixam de reter o ar nas penas e morrem afogadas ao mergulhar.
[...] Substâncias tóxicas do óleo acumulam-se nos tecidos de peixes, tartarugas e mamíferos.
[...] Os costões rochosos, revestidos de óleo, perdem boa parte da sua fauna.
[...] O manguezal pode nunca mais voltar ao normal. Como as raízes do mangue não são subterrâneas, as plantas morrem asfixiadas.
FONTE: Claudio Angelo. Os mares também morrem. Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fxA. Acesso em: 8 fev. 2021.
LEGENDA: Manchas de óleo na Praia da Pituba, no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com a notícia, cite duas consequências da maré negra para o ambiente marinho.
- Em sua opinião, como as pessoas podem ser afetadas por uma maré negra?
114
O plástico nos mares e nos oceanos
A poluição dos mares e dos oceanos também está relacionada ao descarte inadequado de plástico.
A maior parte dos resíduos plásticos encontrados nos mares e nos oceanos são descartados pelas pessoas. No entanto, microplásticos podem chegar às águas oceânicas pelas redes de esgoto e pela perda de pellets plásticos durante o transporte em alto-mar.
Veja, a seguir, informações sobre alguns países geradores de resíduos plásticos mal geridos, isto é, que chegam de modo inadequado ao oceano.
LEGENDA: Os pellets são pequenos pedaços de resinas plásticas usados pela indústria para produzir diferentes tipos de plástico. FIM DA LEGENDA.
- Leia e interprete o mapa.
Países selecionados: quantidade de resíduos plásticos mal geridos (2010)
Fonte: Alexandre Turra e outros. Lixo nos mares : do entendimento à solução. São Paulo: IOA/USP, 2020. p. 12.
- Qual é a origem da maioria dos resíduos plásticos encontrados nos mares e nos oceanos?
- De acordo com o mapa, quais eram os três países que mais descartavam resíduos plásticos nos mares e nos oceanos?
115
Boxe complementar:
Você sabia?
ONU lança campanha contra poluição dos oceanos provocada por consumo de plástico
Por ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. É como se, a cada minuto, a carga de um caminhão de lixo cheio de plástico fosse despejada no mar. As maiores fontes desse lixo marinho são os plásticos descartáveis. [...]
Para reverter esse cenário, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou a campanha #MaresLimpos, uma iniciativa global para cobrar do poder público e do setor privado medidas concretas contra a poluição das águas. O organismo internacional quer que compromissos sejam acordados e implementados até 2022. [...]
Cerca de 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos é plástico. Algumas estimativas apontam que, se não for diminuído o ritmo com que se descartam itens como garrafas plásticas, sacolas e copos depois de um único uso, até 2050, os oceanos terão mais plásticos que peixes e 99% das aves marinhas terão ingerido o material.
FONTE: ONU lança campanha contra poluição dos oceanos provocada por consumo de plástico. Nações Unidas Brasil, 24 fev. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fxC. Acesso em: 8 fev. 2021.
LEGENDA: Acúmulo de lixo na Praia de Tubiacanga, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
116
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
Avaliação de processo de aprendizagem
Nas aulas anteriores, você estudou ações que envolvem a qualidade ambiental.
Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.
- Compare o infográfico desta página com o da página 100. Em seguida, cite três mudanças que ocorreram no local representado a partir das melhoras no saneamento básico.
Fonte: elaborado com base em Trata Brasil. Sua cidade vai mal ou bem em saneamento básico? Trata Brasil, 19 jul. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fxp. Acesso em: 8 fev. 2021.
117
- Em sua opinião, o saneamento básico melhora a qualidade de vida da população? Explique.
Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Sobre as aprendizagens |
---|
a) Reconheço aspectos que podem afetar negativamente e positivamente a qualidade ambiental nos lugares de viver? |
b) Identifico que os serviços ligados ao saneamento básico interferem na qualidade ambiental? |
Sobre a postura de estudante |
c) Elaborei as atividades propostas com comprometimento? |
d) Respeitei os colegas e o professor durante as aulas e as atividades? |