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UNIDADE 3. Produção de energia e qualidade ambiental

Imagem: Ilustração. Vista aérea de um bairro. Na parte de baixo, um rio com um barco em um cais e torres de energia eólica. Do lado esquerdo, uma área rural com árvores. No centro, uma quadra com dois prédios altos com fachadas espelhadas e uma praça na frente. Nas quadras ao redor tem casas e prédios. Ao lado do rio, uma estação de tratamento.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Quais são as formas de produção de energia representadas na imagem? Como elas contribuem para a qualidade ambiental?
  1. Quais elementos da paisagem indicam que há qualidade ambiental nesta localidade?
  1. Em sua opinião, por que é importante que as pessoas se preocupem com a qualidade ambiental?

Fim do complemento.

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PÁGINA SEM CONTEÚDO

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Quais são as principais fontes de energia aproveitadas pelas pessoas?

CAPÍTULO 9. Fontes de energia renováveis

Você já percebeu que vários aparelhos e máquinas que as pessoas utilizam no dia a dia consomem energia elétrica? Observe a representação de como a energia elétrica, no Brasil, chega aos locais de consumo, isto é, às moradias.

  1. GERAÇÃO

    A maior parte da energia é produzida em hidrelétricas distantes dos centros de consumo, o que exige longas linhas de transmissão e dificulta o acesso à energia em regiões remotas .

  1. TRANSFORMAÇÃO

    A energia é transformada [...] para percorrer distâncias extensas. Isso resulta em perdas que reduzem a qualidade da energia.

Imagem: Ilustração. Um esquema. Ilustração de uma indústria com chaminés. 1. GERAÇÃO: A maior parte da energia é produzida em hidrelétricas distantes dos centros de consumo, o que exige longas linhas de transmissão e dificulta o acesso à energia em regiões remotas. Seta para a direita. Uma construção com quatro torres de antenas. 2. TRANSFORMAÇÃO: A energia é transformada [...] para percorrer distâncias extensas. Isso resulta em perdas que reduzem a qualidade da energia. Seta para a direita. Postes de energia. 3. TRANSMISSÃO: As distâncias dos cabos aumentam o risco de imprevistos, causam perdas [de energia] e podem tornar a rede instável em algumas regiões. [...] Ilustração de uma indústria com chaminés. 4. TRANSFORMADORES: A energia ganha o formato ideal de consumo. [...] Ilustração de prédios e casas. 5. DISTRIBUIÇÃO: É quando a energia chega aos locais de consumo. [...]  Fim da imagem.
  1. TRANSMISSÃO

    As distâncias dos cabos aumentam o risco de imprevistos, causam perdas [de energia] e podem tornar a rede instável em algumas regiões. [...]

  1. TRANSFORMADORES

    A energia ganha o formato ideal de consumo. [...]

  1. DISTRIBUIÇÃO

    É quando a energia chega aos locais de consumo. [...]

Imagem: Ilustração. Um esquema. Ilustração de uma indústria com chaminés. 1. GERAÇÃO: A maior parte da energia é produzida em hidrelétricas distantes dos centros de consumo, o que exige longas linhas de transmissão e dificulta o acesso à energia em regiões remotas. Seta para a direita. Uma construção com quatro torres de antenas. 2. TRANSFORMAÇÃO: A energia é transformada [...] para percorrer distâncias extensas. Isso resulta em perdas que reduzem a qualidade da energia. Seta para a direita. Postes de energia. 3. TRANSMISSÃO: As distâncias dos cabos aumentam o risco de imprevistos, causam perdas [de energia] e podem tornar a rede instável em algumas regiões. [...] Ilustração de uma indústria com chaminés. 4. TRANSFORMADORES: A energia ganha o formato ideal de consumo. [...] Ilustração de prédios e casas. 5. DISTRIBUIÇÃO: É quando a energia chega aos locais de consumo. [...]  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

Fonte: elaborado com base em 7 perguntas para entender o caminho da energia no Brasil. Exame, ago. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fsY. Acesso em: 4 maio 2021.

  1. De acordo com a representação, a maior parte da energia elétrica é produzida próxima ou longe das áreas consumidoras?
  1. De que maneira a energia elétrica é transportada das áreas de produção até as áreas de consumo?

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A energia elétrica é utilizada para o funcionamento de diferentes aparelhos e máquinas que as pessoas usam no dia a dia. Nas atividades econômicas, como na agricultura, na indústria, no comércio e na prestação de serviços, também são utilizadas máquinas movidas a eletricidade.

A energia elétrica pode ser obtida por meio da transformação de vários elementos da natureza.

As fontes de energia que dependem de recursos naturais que se renovam continuamente, como a água dos rios, a força dos ventos e a luz do Sol, são chamadas fontes de energia renováveis.

As fontes de energia que dependem de recursos naturais que possuem processo de formação muito lento, podendo se esgotar se o ritmo de consumo continuar intenso pelas pessoas, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, são chamadas fontes de energia não renováveis.

Imagem: Fotografia. Uma barragem com uma usina de energia do lado. Ao redor, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água dos rios é uma fonte de energia renovável. Usina hidrelétrica no município de Tibagi, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pequeno lago no meio de uma área desmatada, com partes de terra e partes de pedra.  Fim da imagem.

LEGENDA: O carvão mineral é uma fonte de energia não renovável. Área de extração de carvão no município de Candiota, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. O que são fontes de energia renováveis? Cite exemplos.
  1. O que são fontes de energia não renováveis? Cite exemplos.

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Energia hidráulica

A energia hidráulica é obtida a partir do movimento das águas dos rios, principalmente nas usinas hidrelétricas.

Para a geração de energia em uma usina hidrelétrica, o curso natural de um rio é interrompido por meio da construção de uma barragem, que represa a água e forma um reservatório. Ao passar pelo duto, as águas movimentam as pás de diversas turbinas, que alimentam um gerador, produzindo energia.

No Brasil, grande parte da energia elétrica utilizada pelas pessoas é produzida nas usinas hidrelétricas.

Imagem: Ilustração. Esquema de produção de energia em uma usina hidrelétrica. Do lado esquerdo, o reservatório. A seguir, a água passa por um duto e chega em uma casa de força, dentro tem um gerador, com uma hélice onde passa o fluxo de água. A seguir, uma turbina. Para a direita está o rio. Ao lado do rio, linhas de transmissão de energia.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

Fonte: Aneel. Atlas da energia elétrica do Brasil. 3ª ed. Brasília: Aneel, 2008. p. 50.

  1. Qual é o recurso natural utilizado nas usinas hidrelétricas para a produção de energia?
  1. Na construção de uma usina hidrelétrica, o curso de um rio é alterado? Explique.
  1. Agora, escreva um texto descrevendo a produção de energia nas usinas hidrelétricas. Para isso, siga as instruções.
    1. Crie um título para o texto.
    1. Indique o local onde a água de uma usina hidrelétrica fica armazenada.

      c) Descreva como a energia é produzida e sobre sua distribuição.

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As usinas hidrelétricas e seus impactos ambientais

As usinas hidrelétricas fazem uso de uma fonte de energia renovável e a água armazenada nos reservatórios pode ser utilizada na irrigação das plantações e no abastecimento humano. No entanto, essa forma de produção de energia pode causar alterações no ambiente. Para a água do rio ser represada, seu curso é alterado e geralmente extensas áreas são alagadas, afetando plantas, animais e pessoas que vivem no local.

Imagem: Fotografia. Uma grande barragem com a construção de uma hidrelétrica do lado. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Usina Hidrelétrica de Itaipu, no município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, em 2019. Para a construção dessa usina hidrelétrica, o curso do Rio Paraná precisou ser desviado, e um reservatório foi construído, alagando extensas áreas e submergindo o conjunto de cachoeiras de Sete Quedas. FIM DA LEGENDA.

  1. Identifique duas vantagens da produção de energia pelas usinas hidrelétricas.
  1. Identifique duas desvantagens da construção de uma usina hidrelétrica.

Boxe complementar:

Você sabia?

A usina hidrelétrica de Itaipu é uma das maiores do mundo e começou a produzir energia em 1984. Na construção dessa usina, trabalharam cerca de 40 mil pessoas.

A usina hidrelétrica de Itaipu é considerada binacional, pois pertence ao Brasil e ao Paraguai. No entanto, a maior parte da energia produzida em Itaipu é utilizada pelo Brasil.

Fim do complemento.

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Energia eólica

A energia eólica é gerada a partir da força do vento, uma fonte de energia renovável.

A produção de energia eólica não polui o ambiente e é muito eficiente, mas ela só pode ser implementada em locais onde há muito vento, além de exigir alto investimento na instalação das torres e dos conjuntos de hélices nas usinas eólicas.

No Brasil, a instalação das usinas eólicas vem crescendo nos últimos anos, mas a capacidade de produção ainda é pouco explorada.

  1. Leia e interprete o mapa.
Imagem: Fotografia. Duas torres com hélices na parte de cima, para produção de energia eólica.  Fim da imagem.

LEGENDA: Torres para a produção de energia eólica no município de Caetite, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Brasil: número de usinas eólicas e capacidade de produção de energia (2020)

Imagem: Mapa. Brasil: número de usinas eólicas e capacidade de produção de energia (2020)> mapa do Brasil dividido em estados, cada um colorido de acordo com a capacidade de produção em quilowatts (kW). Sem dados: Acre, amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Menos de 2.500 kW: Paraná, São Paulo e Minas Gerais. De 2.501 a 34.500 kW: Sergipe e Rio de Janeiro. De 34.501 a 800.360 kW: Maranhão, Paraíba e Santa Catarina. De 800.361 a 2.188.840 kW: Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Mais de 2.188.841 kW: Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Há círculos representando o número de usinas eólicas. Até 1: Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. De 2 a 15: Paraíba. De 16 a 35: Pernambuco e Santa Catarina. De 36 a 65: Maranhão. De 66 a 95: Ceará, Piauí e Rio Grande do Sul. Mais de 95: Rio Grande do Norte e Bahia.  Fim da imagem.

Fonte: Aneel. Sistema de informações de geração da Aneel . Capacidade de geração do Brasil. Matriz por fonte e combustível final. Disponível em: http://fdnc.io/ft2. Acesso em: 24 fev. 2021.

  1. De acordo com o mapa, quais unidades da federação apresentavam mais usinas eólicas em 2020?
  1. Na unidade da federação onde você vive, há produção de energia eólica? Se sim, qual é a sua capacidade de produção?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais são as vantagens e as desvantagens da produção de energia eólica?

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Energia solar

Os raios solares podem ser aproveitados para a obtenção de energia elétrica, sendo uma fonte de energia limpa e renovável.

No Brasil, existem algumas usinas de produção de energia solar, no entanto esse tipo de energia é mais comum em residências, indústrias e empresas, onde são instalados painéis solares.

A produção de energia solar também apresenta desvantagens, como o alto custo dessa tecnologia e as formas de armazenamento que são pouco eficientes.

Imagem: Fotografia. Painéis de energia solar. Fim da imagem.

LEGENDA: Painéis de captação de energia solar no município de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia e interprete o gráfico.

Brasil: porcentagem de sistemas de captação de energia solar e potência instalada, por setor de consumo (2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: porcentagem de sistemas de captação de energia solar e potência instalada, por setor de consumo (2018). Porcentagem de sistemas de captação de energia solar. Residencial: 77%. Comercial e serviços: 16%. Agropecuária: 3,3%. Industrial: 2,4%. Outros: 1,3%. Potência instalada. Residencial: 38,7%. Comercial e serviços: 43,3%. Agropecuária: 5,6%. Industrial: 8,3%. Outros: 4,1%. Fim da imagem.

Fonte: Absolar. Geração distribuída solar fotovoltaica: benefícios líquidos ao Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/fxn. Acesso em: 6 fev. 2021.

  1. De acordo com os gráficos, qual era o setor com maior porcentagem de sistemas de captação de energia solar?
  1. Qual era a potência instalada correspondente a esse setor?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Cite as vantagens e as desvantagens da utilização da energia solar.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já viu em seu lugar de viver ou em outra localidade um painel de captação de energia solar? Se sim, onde esse painel estava instalado?

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Biomassa

Os materiais de origem orgânica, como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, restos de alimentos, entre outros, podem ser queimados para a geração de energia. Esses materiais também são conhecidos como biomassa.

No Brasil, o bagaço de cana-de-açúcar é a biomassa mais utilizada para a geração de energia, já que há grande quantidade desse material nas usinas de açúcar e de álcool (etanol).

Imagem: Fotografia. Pedaços de cana-de-açúcar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bagaço de cana-de-açúcar, material de origem orgânica, utilizado para a geração de energia. FIM DA LEGENDA.

Produção de energia por biomassa

Imagem: Ilustração. Esquema de produção de energia por biomassa. Ilustração de bagaços de cana no chão, seta para um forno aceso. Acima, uma caldeira com água em ebulição. Da água sai vapor de água. Para a direita, uma válvula e uma tubulação. Em seguida, uma caixa por onde entre o vapor e passa por uma turbina. Embaixo, um gerador. Ao redor, texto explicando os passos. 1. O bagaço de cana-de-açúcar abastece o forno responsável pelo aquecimento da caldeira. 2. A água em ebulição produz grande quantidade de vapor, que é conduzido por uma tubulação até a turbina. 3. A turbina é movimentada pelo vapor sob pressão, fazendo com que o gerador produza energia. 4. A eletricidade deve abastecer diretamente a rede elétrica, pois não pode ser armazenada. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa sem escala e proporção. Fim da observação.

Fonte: elaborado com base em Aneel. Atlas da energia elétrica do Brasil. 3ª ed. Brasília: Aneel, 2008. p. 64.

  1. Cite três materiais de origem orgânica que podem ser aproveitados para a geração de energia.
  1. Agora, elabore um texto com o seguinte título: “Biomassa e produção de energia”. Nesse texto, descreva como ocorre a produção de energia por biomassa.

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Boxe complementar:

Você sabia?

Do lixo à energia

Do lixo à… produção de energia! A China está construindo a maior usina de bioenergia do mundo, que funcionará a partir do lixo! A cidade de Shenzhen, localizada no sul do país, receberá a usina que será capaz de processar até cinco mil toneladas de resíduos por dia. [...]

A usina deverá processar um terço do lixo produzido pelos moradores de Shenzhen, em apenas um dia. [...]

O prédio tem formato circular e terá [...] painéis fotovoltaicos, gerando energia limpa através da luz do sol. O terreno será cercado por árvores e a planta poderá ser acessada e visitada pelos moradores da cidade por meio de um parque.

A China é um dos maiores produtores de lixo do mundo e, com a construção da usina, pretende retardar a produção de resíduos, que aumenta cerca de 7% a cada ano.

FONTE: Evelyn Nogueira. China construirá a maior usina que transforma lixo em energia. Casa, 22 jul. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/ft3. Acesso em: 24 fev. 2021.

Imagem: Ilustração. Uma construção cilíndrica no meio de uma floresta. Na frente da construção tem duas torres altas e ao lado, alguns caminhos entre a vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Projeto de usina de bioenergia que está sendo construída em Shenzhen, na China, país da Ásia, para processar lixo e gerar energia. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 10. Fontes de energia não renováveis

Como vimos, as fontes de energia não renováveis dependem de recursos naturais que possuem um processo de formação muito lento, podendo se esgotar.

O petróleo, o gás natural e o carvão mineral são as fontes de energia mais utilizadas no mundo, apesar de suas reservas estarem se esgotando. Quando queimados, esses recursos naturais liberam poluentes no ar e uma grande quantidade de calor, que pode produzir energia.

As usinas que produzem energia por meio da queima dos recursos naturais são chamadas de usinas termelétricas.

Embora possam utilizar biomassa, a maior parte das usinas termelétricas brasileiras gera energia a partir de fontes não renováveis, como petróleo e seus derivados, gás natural e carvão mineral. No Brasil, essas usinas costumam fornecer energia para as indústrias ou suprir a demanda de energia nas residências em épocas de poucas chuvas.

Imagem: Fotografia. Uma fábrica no meio de uma área com vegetação. Há alguns prédios, duas construções cilíndricas e uma torre. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina termelétrica a gás natural no município de Ibirité, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma plataforma de petróleo no mar. Ao fundo, uma cidade. Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de petróleo no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Cartografando

Brasil: usinas termelétricas que utilizam fontes de energia não renováveis (2018)

Imagem: Mapa. Brasil: usinas termelétricas que utilizam fontes de energia não renováveis (2018). Mapa do Brasil dividido em estados, com bolinhas de diferentes cores representando fontes de energia não renováveis. Carvão Mineral: poucos pontos no norte do Pará, Maranhão e Ceará, no litoral nordestino, em Minas Gerais e nos três estados da região Sul. Óleos combustíveis e diesel: pontos espalhados por todo o Brasil com maiores concentrações em Roraima, São Paulo e Rio de Janeiro. Gás Natural e outros gases. Pontos no Amazonas, alguns na região nordeste, uma maior concentração em São Paulo e no Rio de Janeiro e algumas no sul.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 139.

  1. De acordo com o mapa, em qual região brasileira há concentração de usinas termelétricas que utilizam fontes de energia não renováveis?
  1. Considerando a produção de energia pelas usinas termelétricas no Brasil, cite uma unidade da federação que utiliza os três tipos de fontes não renováveis indicados na legenda.
  1. Na unidade da federação onde você vive, quais são as fontes de energia não renováveis utilizadas nas usinas termelétricas?

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Energia nuclear

A energia nuclear possui alta eficiência energética e pode ser gerada a partir de um recurso natural chamado urânio. No Brasil, há duas usinas nucleares em funcionamento, Angra I e Angra II, e uma usina em construção, Angra III. Todas elas estão localizadas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.

Imagem: Fotografia. Uma usina na beira da água. As construções são retangulares com uma semiesfera de um dos lados e uma cilíndrica do outro lado. Em um dos cantos, uma torre branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Usina nuclear no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia a notícia silenciosamente.

    A energia obtida a partir do urânio

    Para gerar eletricidade, a usina nuclear trabalha com um tipo especial de urânio, elemento químico que tem seu núcleo dividido naturalmente em vários pedaços. A cada divisão, ocorre liberação de energia em forma de calor e uma grande quantidade de água é aquecida. Ao se transformar em vapor, a água gira uma turbina que alimenta um gerador de eletricidade.

    Uma pequena pastilha de urânio é capaz de gerar eletricidade suficiente para alimentar uma cidade inteira [...]. Apesar dessa vantagem, a energia nuclear deixa muita gente com medo, pois o uso inadequado dela pode emitir raios perigosos no ambiente, gerando doenças graves [...].

    Geralmente, as usinas nucleares são construídas para que a radiação não escape dali, mantendo a população segura. As paredes, por exemplo, são muito grossas e de concreto. Porém, caso a proteção que envolve a usina falhe e aconteça uma explosão, a radiação escapa para o ambiente ao seu redor.

    FONTE: Mariana Rocha. Urânio cheio de energia. Ciência Hoje das Crianças, 29 mar. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/ft5. Acesso em: 6 fev. 2021.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Indique uma vantagem e uma desvantagem da produção de energia nuclear.

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Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Economizar energia é importante, pois sua produção é muito cara e pode prejudicar o ambiente.

Observe algumas dicas de economia de energia que podem ser aplicadas em seu cotidiano. Leia as informações para adultos de sua convivência.

Como poupar energia elétrica

Imagem: Ilustração. Um ar condicionado. Fim da imagem.

Ao usar ar-condicionado, mantenha portas e janelas fechadas.

Imagem: Ilustração. Um computador. Fim da imagem.

Nas pausas mais prolongadas, desligue o computador.

Imagem: Ilustração. Destaque para um rolo pintando uma parede. Fim da imagem.

Pinte as paredes com cores claras, pois refletem melhor a luz.

Imagem: Ilustração. Uma lâmpada. Fim da imagem.

Troque as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, mais econômicas.

Imagem: Ilustração. Um chuveiro ligado. Fim da imagem.

No chuveiro elétrico, coloque a chave seletora na posição verão.

Imagem: Ilustração. Uma pilha de roupas coloridas. Fim da imagem.

Acumule uma boa quantidade de roupas antes de passar.

Imagem: Ilustração. Uma televisão com um controle remoto. Fim da imagem.

Evite o hábito de dormir com a televisão ligada.

Imagem: Ilustração. Uma geladeira vermelha. Fim da imagem.

Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante.

Imagem: Ilustração. Destaque para uma pessoa apertando um interruptor. Fim da imagem.

Ao sair do ambiente, sempre apague as luzes.

Imagem: Ilustração. Uma assadeira com fileiras de bolachas.  Fim da imagem.

Alimentos quentes não devem ser guardados na geladeira.

Fonte: elaborado com base em Enel. Dicas de consumo e economia. Disponível em: http://fdnc.io/fxo. Acesso em: 26 fev. 2021.

  1. Considerando os hábitos e as rotinas das pessoas em sua moradia, quais dicas de economia de energia mencionadas no texto podem ser adotadas em seu dia a dia?
  1. Em sua moradia, as pessoas costumam economizar energia? Se sim, como?
  1. Converse com adultos de sua convivência sobre as formas de economizar energia elétrica no dia a dia.
  1. Elabore um ou mais cartazes para explicar a importância da economia de energia. Planeje cartazes com desenhos e frases para serem colocados nos locais onde há maior consumo de eletricidade em sua moradia.

Fim do complemento.

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Cartografando

  1. Leia e interprete o mapa.

Brasil: principais reservas de urânio (2020)

Imagem: Mapa. Brasil: principais reservas de urânio (2020). Mapa do Brasil dividido em estados. Há alguns triângulos representando áreas. Área de reserva de urânio: Amazonas, Pará, Tocantins, Goiás, Ceará, Paraíba, Minas Gerais e Paraná. Área de exploração de urânio: Bahia. Área de reserva de urânio esgotada: Minas Gerais.  Fim da imagem.

Fonte: INB. Onde podemos encontrar recursos de urânio no Brasil? Disponível em: http://fdnc.io/ft6. Acesso em: 6 fev. 2021.

  1. De acordo com o mapa, em quais unidades da federação existem reservas de urânio?
  1. Em qual unidade da federação se localizava a única área de exploração de urânio no Brasil?
  1. Em qual unidade da federação se localiza a área de reserva de urânio que está esgotada?
  1. O que podemos concluir sobre o fato de haver uma reserva de urânio esgotada no Brasil?

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  1. Leia e interprete os gráficos.

Brasil: geração de energia elétrica, por fonte de energia (junho de 2020)

Imagem: Gráfico. Brasil: geração de energia elétrica, por fonte de energia (junho de 2020). Hidráulica: 63,2%. Térmica: 24,9%. Eólica: 9%. Solar: 1,7%. Nuclear: 1,2%. Fim da imagem.

Fonte: Idec. Usinas termoelétricas e crise do setor elétrico brasileiro pela covid-19. Rio de Janeiro: ICS/Idec, 2020. p. 4.

  1. De acordo com o gráfico 1, qual foi a principal fonte de energia utilizada no Brasil em junho de 2020?
  1. Qual foi a fonte de energia menos utilizada no Brasil no mesmo período?

Brasil: participação das fontes de energia nas usinas termelétricas (junho de 2020)

Imagem: Gráfico. Brasil: participação das fontes de energia nas usinas termelétricas (junho de 2020). Gás Natural: 53,4%. Petróleo: 33,8%. Carvão Mineral: 12,3%. Outros: 0,5%.  Fim da imagem.

Fonte: Idec. Usinas termoelétricas e crise do setor elétrico brasileiro pela covid-19. Rio de Janeiro: ICS/Idec, 2020. p. 5.

  1. De acordo com o gráfico 2, qual foi a principal fonte de energia utilizada nas usinas termelétricas no Brasil em junho de 2020?
  1. Essa fonte de energia é renovável ou não renovável?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, qual fonte de energia poderia ser mais bem aproveitada no Brasil? Por quê?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com os colegas e o professor sobre as fontes de energia que seriam mais adequadas à realidade do seu lugar de viver.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você aprendeu sobre diferentes formas de produção de energia elétrica.

Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Relacione as palavras do quadro a seguir aos textos correspondentes.

Energia eólica

Energia hidráulica

Energia nuclear

Biomassa

Energia solar

Petróleo

  1. Materiais de origem orgânica que podem ser queimados em usinas termelétricas para a produção de energia.
  1. Energia obtida por meio do urânio, que apresenta alta eficiência energética.
  1. Energia obtida por meio das águas dos rios, que movimentam as pás das turbinas e alimentam um gerador.
  1. Quando queimado, esse recurso natural libera poluentes no ar e grande quantidade de calor; é a fonte de energia mais utilizada no mundo.
  1. Energia obtida por meio do vento, que não polui o ambiente e é pouco explorada no Brasil.
  1. Energia obtida por meio da instalação de painéis que captam o calor do Sol, uma fonte de energia renovável.
  1. A produção dessa energia pode causar o alagamento de extensas áreas, afetando a vida de plantas, animais e pessoas.
  1. O uso inadequado desse tipo de energia pode levar à liberação de raios perigosos no ambiente, causando doenças graves.

99

  1. Leia e interprete o gráfico.

Brasil: consumo de energia elétrica por setor (2019)

Imagem: Gráfico. Brasil: consumo de energia elétrica por setor (2019). Industrial: 35,9%. Residencial: 26,1%. Comercial: 17,4%. Público: 8,5%. Energético: 6%. Agropecuário: 5,7%. Transportes: 0,4%.  Fim da imagem.

Fonte: EPE. Balanço energético nacional 2020: ano base 2019. Rio de Janeiro: EPE, 2020. p. 19.

  1. De acordo com o gráfico, qual foi o setor que mais consumiu energia elétrica em 2019?
  1. Qual foi a participação do setor residencial no consumo de energia elétrica em 2019? E do setor comercial?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Você e seu colega devem pensar em uma proposta para diminuir o consumo de energia elétrica na escola onde estudam. Escrevam juntos um texto indicando qual seria essa proposta. Não se esqueçam de explicar como ela poderia ser realizada.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Identifico as fontes de energia relacionadas a energia solar, eólica, hidráulica, nuclear e termelétrica?

b) Diferencio as fontes de energia renováveis das não renováveis?

c) Identifico as vantagens e as desvantagens em cada uma das formas de produção de energia?

d) Conheço maneiras de economizar energia elétrica e realizar seu consumo consciente?

Sobre a postura de estudante

e) Participei das atividades propostas com responsabilidade?

f) Respeitei os colegas e o professor durante as aulas e as atividades?

100

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Quais ações podem interferir na qualidade do ambiente onde vivem as pessoas?

CAPÍTULO 11. Qualidade ambiental e saneamento básico

A qualidade ambiental se refere a um conjunto de condições do ambiente que pode afetar as pessoas e os outros seres vivos. Para vivermos bem, é importante que tenhamos acesso a um ambiente limpo e saudável e a vários tipos de serviços.

Observe e leia o infográfico.

Imagem: Infográfico. Qualidade ambiental e saneamento básico. qualidade ambiental se refere a um conjunto de condições do ambiente que pode afetar as pessoas e os outros seres vivos. Para vivermos bem, é importante que tenhamos acesso a um ambiente limpo e saudável e a vários tipos de serviços. Observe e leia o infográfico. A seguir, um ciclo de água e esgoto com ilustrações e textos explicativos. No canto esquerdo, moradias em áreas irregulares, que tem o esgoto lançado diretamente no rio. Esse esgoto é captado por uma estação de tratamento de esgoto com captação da água, que distribui para três lugares: uma rede com vazamentos que desperdiçam a água tratada e chega em uma casa, que tem o esgoto lançado diretamente no rio. Para um conjunto de prédios, onde ocorre o descarte incorreto do lixo, que piora a qualidade ambiental. E para uma casa com uma mulher tomando banho. Pouca água chega aos bairros distantes. Dessa casa sai uma tubulação com esgoto até outra estação de tratamento de esgoto, que trata parte do esgoto da cidade. Ao lado, casas não conectadas à rede de esgoto existente. Na parte inferior, um homem joga lixo no chão. O lixo não é coletado. Se você vê pessoas jogando lixo nos rios ou a céu aberto, chame a atenção, pois a poluição traz problemas a todos. O descarte incorreto do lixo piora a qualidade ambiental. Para a direita, uma quadra com casas e prédios e nuvem com chuva em cima. Falta de drenagem causa enchentes. Bueiros entupidos contribuem para enchentes. Ao lado, uma rede sem água nem esgoto. Existe rede de esgoto, mas não é usada. Se na rua em que mora existem redes de água e esgotos, peça à empresa operadora a conexão de sua moradia às redes. Afaste, assim, as doenças! Fim da imagem.

Fonte: elaborado com base em Trata Brasil. Sua cidade vai mal ou bem em saneamento básico? Trata Brasil, 19 jul. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fxp. Acesso em: 8 fev. 2021.

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  1. Cite três situações que mais chamaram a sua atenção no infográfico.
  1. Em sua opinião, o descarte inadequado de lixo nos rios ou a céu aberto pode provocar algum problema ambiental?
  1. No lugar onde você vive, há situações semelhantes às representadas no infográfico? Se sim, quais?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Compartilhe suas respostas com os colegas e o professor.

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O saneamento básico nas cidades

Saneamento básico é o conjunto de serviços fornecidos à população para melhoria das condições de higiene, prevenindo, com isso, doenças e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Esses serviços se relacionam com a coleta de lixo, o abastecimento de água, o tratamento de esgoto e a limpeza de ruas e outros espaços públicos.

O saneamento básico é de extrema importância, mas nem todas as pessoas têm acesso a esses serviços no Brasil.

Cuidados com o lixo

Um dos serviços essenciais do saneamento básico é a coleta e o destino adequado dos resíduos sólidos. Os resíduos sólidos são os materiais descartados resultantes das atividades realizadas pelas pessoas. Eles podem ser residenciais, comerciais ou industriais.

  1. Leia e interprete o gráfico.

Brasil: destino final dos resíduos sólidos coletados (2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: destino final dos resíduos sólidos coletados (2018). No eixo vertical, tipo de descarte. No eixo horizontal, quantidade (toneladas). Destino: aterro sanitário. Quantidade: 43.300.315 toneladas. Destino: aterro controlado. Quantidade: 16.727.950 toneladas. Destino: lixão. Quantidade: 12.720.250 toneladas. Fim da imagem.

Fonte: Abrelpe. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019 . São Paulo: Abrelpe, 2019. p. 16.

  1. De acordo com o gráfico, qual era o principal destino dos resíduos sólidos coletados no Brasil?
  1. Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos proibiu que os municípios descartassem os resíduos sólidos em lixões. De acordo com o gráfico, essa legislação foi cumprida em 2018? Explique.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, qual é o destino final dos resíduos sólidos?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De que forma o despejo de resíduos sólidos em lixões pode causar danos ao ambiente e à saúde das pessoas?

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Boa parte dos resíduos sólidos pode ser reaproveitada por meio da coleta seletiva. A coleta seletiva consiste no recolhimento de materiais que podem ser reciclados, como papéis, plásticos, vidros e metais.

No Brasil, a maioria das cidades possui algum tipo de iniciativa de coleta seletiva.

  1. Leia e interprete o gráfico.

Brasil: porcentagem dos municípios com iniciativas de coleta seletiva por região (2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: porcentagem dos municípios com iniciativas de coleta seletiva por região (2018). Brasil. Municípios com iniciativa de coleta seletiva: 73,1%. Municípios sem iniciativa de coleta seletiva: 26,9%. Nordeste: Municípios com iniciativa de coleta seletiva: 54,5%. Municípios sem iniciativa de coleta seletiva: 45,5%. Centro-Oeste. Municípios com iniciativa de coleta seletiva: 48,6%. Municípios sem iniciativa de coleta seletiva: 51,4%. Sudeste. Municípios com iniciativa de coleta seletiva: 89,7%. Municípios sem iniciativa de coleta seletiva: 10,3%. Sul. Municípios com iniciativa de coleta seletiva: 90,9%. Municípios sem iniciativa de coleta seletiva: 9,1%. Norte. Municípios com iniciativa de coleta seletiva: 63,6%. Municípios sem iniciativa de coleta seletiva: 36,4%. Fim da imagem.

Fonte: Abrelpe. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019 . São Paulo: Abrelpe, 2019. p. 15.

  1. De acordo com os gráficos, qual era a porcentagem de municípios que apresentavam iniciativas de coleta seletiva no Brasil?
  1. Quais foram as duas regiões brasileiras com menor porcentagem de municípios com iniciativas de coleta seletiva?
  1. Qual foi a região brasileira com maior porcentagem de municípios com iniciativas de coleta seletiva?
  1. Na região onde você vive, qual era a porcentagem de municípios com iniciativa de coleta seletiva?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, existe coleta seletiva? Se sim, como ela é realizada?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que é importante que os governantes e os moradores dos municípios contribuam para a existência de iniciativas de coleta seletiva e de serviços de descarte de resíduos sólidos em aterros sanitários ou aterros controlados?

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Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. O que fazer com o lixo que produzimos? Convide um colega para jogar Desafio do descarte. Para isso, sigam as instruções.
    • Utilizem um dado para indicar a quantidade de casas que cada jogador vai avançar.
    • Escolham um objeto para representar cada jogador no tabuleiro.
    • Façam um sorteio para ver quem começa o jogo.
    • Vence quem chegar primeiro ao “Fim”.
Imagem: Ilustração. Um jogo de tabuleiro: desafio do descarte do lixo. Sequência de casas que vão do início, em 1, até o fim, em 25. Atrás, das casas do jogo, ilustrações: garrafas de óleo, postes de energia eólica, uma árvore, uma mulher de camiseta vermelha e saia rosa andando de mãos dadas com um menino de camiseta azul e bermuda, uma casa com cerca branca, uma lata de tinta, três pilhas, três latas de lixo, uma máquina fotográfica e um celular. Na casa 3: Você contou aos seus familiares que o óleo vegetal utilizado para fritar alimentos não pode ser descartado na pia, pois pode entupir os canos. Avance três casas. Na casa 7: Você descartou um remédio vencido na lixeira da sua casa. Volte três casas, pois os componentes químicos do remédio podem contaminar a água e o solo. Na casa 10: Você separou os papéis usados em sua moradia sem amassá-los ou molhá-los. Avance duas casas, pois assim eles serão facilmente reciclados. Na casa 15: Você levou para a reciclagem o lixo de sua moradia. Avance três casas. Se todos agissem assim, diminuiríamos a quantidade de lixo nos aterros sanitários. Na casa 18: Você não se informou sobre o local adequado para o descarte de latas de tinta usadas e elas foram jogadas na lixeira comum. Volte três casas, pois a tinta contém componentes químicos tóxicos para as pessoas e o ambiente. Na casa 20: Você descartou pilhas usadas em um recipiente de coleta no mercado, evitando a contaminação do solo e das águas subterrâneas por metais pesados. Avance duas casas. Na casa 23: Você jogou um telefone celular quebrado na lixeira comum. Celulares e outros aparelhos eletrônicos contêm metais e produtos químicos que podem contaminar o ambiente. Volte quatro casas. Fim da imagem.

Você contou aos seus familiares que o óleo vegetal utilizado para fritar alimentos não pode ser descartado na pia, pois pode entupir os canos. Avance três casas.

Você descartou um remédio vencido na lixeira da sua casa. Volte três casas, pois os componentes químicos do remédio podem contaminar a água e o solo.

Você separou os papéis usados em sua moradia sem amassá-los ou molhá-los. Avance duas casas, pois assim eles serão facilmente reciclados.

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Você levou para a reciclagem o lixo de sua moradia. Avance três casas. Se todos agissem assim, diminuiríamos a quantidade de lixo nos aterros sanitários.

Você não se informou sobre o local adequado para o descarte de latas de tinta usadas e elas foram jogadas na lixeira comum. Volte três casas, pois a tinta contém componentes químicos tóxicos para as pessoas e o ambiente.

Você descartou pilhas usadas em um recipiente de coleta no mercado, evitando a contaminação do solo e das águas subterrâneas por metais pesados. Avance duas casas.

Você jogou um telefone celular quebrado na lixeira comum. Celulares e outros aparelhos eletrônicos contêm metais e produtos químicos que podem contaminar o ambiente. Volte quatro casas.

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  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta. Em seguida, esclareça suas dúvidas de vocabulário com os colegas e o professor.

    Lixo eletrônico, o que é e como se livrar dele

    Todos os dias novos aparelhos são lançados no mercado. Videogames, celulares, televisões, tudo de última geração.

    Mas você já se perguntou o que é feito com os equipamentos antigos? E mais, como eles são jogados fora?

    Os aparelhos tecnológicos jogados fora são chamados de lixo eletrônico. Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), cerca de 40 milhões de toneladas desse tipo de lixo são gerados por ano no mundo. Muita coisa, né?

    O problema é que todo esse material (monitores, telefones, baterias, TVs, câmeras fotográficas, etc.) contém substâncias químicas que podem causar um “problemão” para o meio ambiente.

    Acontece que, quando descartado de forma incorreta, as substâncias, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc., presentes nos equipamentos podem contaminar os solos e a água.

    Mas tem mais! Além de contaminar o meio ambiente, o lixo eletrônico pode provocar doenças graves, principalmente para quem lida com ele todos os dias.

    O que fazer com os eletrônicos?

    Para que tudo isso não aconteça é preciso descartar os eletrônicos em locais apropriados. Diversas empresas e cooperativas, inclusive, estão atuando nessa área. Procure uma na sua cidade. Já os celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular.

    Você pode ainda praticar uma boa ação. Trocou de aparelho, mas o antigo ainda está em boa condição? Que tal doar para alguma entidade social que atua na área de inclusão digital ?

    FONTE: Tuany Alves. Lixo eletrônico, o que é e como se livrar dele. Minas faz ciências, 24 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxr. Acesso em: 8 fev. 2021.

Imagem: Ilustração. Um notebook prateado.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um celular amarelo. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma pilha. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma televisão com a tela rachada, um pen-drive, um controle remoto e uma pilha. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma televisão com a tela rachada, um pen-drive, um controle remoto e uma pilha. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma televisão com a tela rachada, um pen-drive, um controle remoto e uma pilha. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma televisão com a tela rachada, um pen-drive, um controle remoto e uma pilha. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma máquina fotográfica.  Fim da imagem.
  1. De acordo com a notícia, o que é o lixo eletrônico?
  1. Por que é importante descartar corretamente o lixo eletrônico?
  1. Para onde o lixo eletrônico pode ser destinado?

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Pesquise se são realizadas ações de inclusão digital no município onde você vive. Depois, compartilhe as informações obtidas com os colegas e o professor.

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CAPÍTULO 12. Saneamento básico e os cuidados com a água

O abastecimento de água tratada é um dos serviços ligados ao saneamento básico.

No Brasil, a captação de água é realizada, principalmente, a partir dos rios, represas artificiais e depósitos subterrâneos.

Entretanto, algumas situações vêm comprometendo a qualidade e a captação da água em diversas localidades brasileiras. Vejam alguns exemplos.

O despejo de esgoto não tratado nos rios e nas represas polui a água, impossibilitando seu consumo.

Imagem: Fotografia. Dois tubos de concreto com um rio na frente. Na ponta dos tubos há pilhas de lixo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Despejo de esgoto no Rio Camurugipe, no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

O acúmulo de lixo nos cursos dos rios também causa poluição da água.

Imagem: Fotografia. Pilhas de lixo em um rio com a água marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lixo acumulado no Rio Tietê, no município de Salto, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

O uso excessivo de agrotóxicos nas plantações contamina o solo e pode atingir os rios e os depósitos subterrâneos de água.

Imagem: Fotografia. Um homem de camiseta branca, avental amarelo e boné esguichando um líquido em uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aplicação de agrotóxico em plantação no município de Ribeirão Branco, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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A qualidade da água

O despejo de esgoto não tratado, o acúmulo de lixo e os agrotóxicos podem poluir os rios e os reservatórios e comprometer a qualidade da água.

Para tornar a água própria para o consumo, é necessário tratá-la, ou seja, eliminar os microrganismos que podem prejudicar a saúde humana.

A água descartada após o uso em residências, indústrias e comércios, por exemplo, é chamada de esgoto. O esgoto deve ser coletado e tratado, antes de ser despejado novamente nos rios.

O tratamento do esgoto tem como objetivo principal a redução da carga poluidora, bem como a remoção do material sólido, devolvendo para o ambiente uma água de melhor qualidade.

Observe a representação, que mostra desde a captação de água até o retorno do esgoto tratado para os rios.

Imagem: Ilustração. Um ciclo com cinco etapas. Etapa 1: captação da água. Ilustração de dois tubos saindo de um rio. Ao redor, árvores. Etapa 2: tratamento da água. Ilustração de um reservatório cilíndrico ao lado de construções. Etapa 3: distribuição de água. Ilustração de duas casas com caixas d’água. Etapa 4: coleta e tratamento de esgoto. Ilustração de uma estação de tratamento de esgoto, com dois prédios e dois tanques de tratamento. Etapa 5: despejo do esgoto tratado no rio. Ilustração de dois tubos jorrando água limpa em um rio. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa, sem escala ou proporção. Fim da observação.

Fonte: elaborado com base em Sanepar. Projeto sustentabilidade: da escola ao rio. Curitiba: Sanepar, 2014. p. 11.

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  1. Quais são os fatores que podem comprometer a qualidade da água dos rios?
  1. Defina com suas palavras o que é o esgoto.
  1. Qual é o objetivo do tratamento da água?
  1. Qual é o objetivo do tratamento de esgoto?
  1. Como o tratamento da água e do esgoto se relacionam com a preservação do ambiente e da qualidade de vida das pessoas? Explique.
  1. Leia e interprete o gráfico.

Brasil: porcentagem de esgoto tratado, por região (2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: porcentagem de esgoto tratado, por região (2018). No eixo vertical, porcentagem de esgoto tratado. No eixo horizontal, região. Região: Centro-Oeste. Porcentagem de esgoto tratado: 53,9%.  Região: Sudeste. Porcentagem de esgoto tratado: 50,1%. Região: Sul. Porcentagem de esgoto tratado: 45,4%. Região: Nordeste. Porcentagem de esgoto tratado: 36,2%. Região: Norte. Porcentagem de esgoto tratado: 21,7%.  Fim da imagem.

Fonte: Trata Brasil. Esgoto. Disponível em: http://fdnc.io/fxt. Acesso em: 8 fev. 2021.

  1. De acordo com o gráfico, em qual região brasileira a porcentagem de tratamento de esgoto é maior?
  1. Em qual região a porcentagem de tratamento de esgoto é menor?
  1. Na região onde você vive, qual era a porcentagem de esgoto tratado em 2018?

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Cartografando

O acesso ao abastecimento de água e à coleta e tratamento de esgoto são direitos das pessoas, pois garantem a saúde e a qualidade de vida da população. No entanto, esses serviços não estão no alcance de todos.

  1. Leia e interprete os gráficos.

Brasil: formas de abastecimento de água nos domicílios (2019)

Imagem: Gráfico. Brasil: formas de abastecimento de água nos domicílios (2019). Rede geral de distribuição: 85,6%. Poço profundo ou artesiano: 7,1%. Poço raso, freático ou cacimba: 3,2%. Fonte ou nascente: 2,1%. Outra fonte de abastecimento: 2%.  Fim da imagem.

Brasil: frequência de abastecimento de água nos domicílios (2019)

Imagem: Gráfico. Brasil: frequência de abastecimento de água nos domicílios (2019). Diária: 90%. De 4 a 6 dias na semana: 5,1%. De 1 a 3 dias na semana: 4,9%.  Fim da imagem.

Fontes: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua anual. Domicílios e moradores, por fonte principal de abastecimento de água. Disponível em: http://fdnc.io/fxv. Domicílios e moradores com rede geral de distribuição de água, como principal forma de abastecimento, por disponibilidade da rede geral. Disponível em: http://fdnc.io/fxw. Acessos em: 26 fev. 2021.

  1. De acordo com o gráfico 1, qual era a principal forma de abastecimento de água nos domicílios brasileiros?
  1. Segundo o gráfico 2, a cada 100 brasileiros, quantos tinham acesso diário à água em 2019?

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Agora, conheça algumas informações sobre a coleta de esgoto no Brasil.

  1. Leia e interprete o mapa e o gráfico.

Brasil: domicílios com coleta de esgoto por rede geral ou fossa, por região (2019)

Imagem: Mapa. Brasil: domicílios com coleta de esgoto por rede geral ou fossa, por região (2019). Mapa do Brasil dividido em estados, e coloridos de acordo com a região. Em cada uma há um círculo com uma porcentagem. Norte: 27%. Nordeste: 46%. Centro-Oeste: 60%. Sudeste: 89%. Sul: 69%.  Fim da imagem.

Brasil: esgotamento sanitário nos domicílios (2019)

Imagem: Gráfico. Brasil: esgotamento sanitário nos domicílios (2019). Rede ou fossa ligada à rede geral de esgoto: 68,3%. Fossa não ligada à rede geral de esgoto: 19,1%. Outro: 12,6%.  Fim da imagem.

Fonte do mapa e do gráfico: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua anual. Domicílios e moradores com banheiro, sanitário ou buraco para dejeções, por tipo de esgotamento sanitário. Disponível em: http://fdnc.io/fxy. Acesso em: 26 fev. 2021.

  1. De acordo com o mapa, em qual região brasileira o acesso à rede de esgoto é maior?
  1. Na região onde você vive, qual é a porcentagem de domicílios com acesso a uma rede de coleta de esgoto?
  1. De acordo com o gráfico, a cada 100 domicílios, quantos estavam ligados a uma rede de coleta de esgoto?

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  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

    Quais são os riscos da falta de saneamento básico?

    Abastecimento de água, rede de esgotos, medidas educativas, controle de animais e de insetos, prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida, coleta de lixo. Tudo isso faz parte do saneamento básico, um conjunto de medidas que têm como objetivo preservar ou modificar as condições do meio ambiente para prevenir doenças e promover a saúde.

    As consequências da falta de saneamento básico são graves. Ingerir água contaminada, por exemplo, pode causar doenças [...]. Outra consequência da falta de saneamento básico é o impacto no meio ambiente. Despejar esgotos não tratados pode poluir o solo, lençóis freáticos e reservas de água, levando à morte de animais e reduzindo a quantidade de água potável disponível. Os prejuízos podem se estender para a agricultura, comércio, indústria, turismo e outros setores da economia.

    Por todas essas razões, o saneamento básico é um dos maiores desafios do mundo hoje. [...]

    FONTE: Quais são os riscos da falta de saneamento básico? Dinâmica ambiental, 2 jul. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/fxz.

Imagem: Fotografia. Uma rua de terra com um carro no fundo. Há poças de água nas guias.  Fim da imagem.

LEGENDA: Esgoto a céu aberto no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Comente com os colegas e o professor as informações que você acabou de aprender sobre o saneamento.
  1. De acordo com a notícia, quais serviços ou ações se relacionam com o saneamento básico? Dê dois exemplos.
  1. Agora, você vai escrever um texto com informações sobre o saneamento do lugar onde você vive. Lembre-se de dar um título a seu texto.

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Poluição dos mares e dos oceanos

Além da poluição dos rios, represas e águas subterrâneas, outro problema ambiental comum na atualidade é a poluição dos mares e dos oceanos. Muitas pessoas que vivem nas cidades litorâneas são afetadas pela chamada “maré negra”, nome dado à mancha de óleo decorrente do derramamento de petróleo no mar. O derramamento de petróleo tem como causa o rompimento de oleodutos, os naufrágios, a quebra de navios petroleiros ou os vazamentos ocorridos durante a exploração desse recurso natural em alto-mar.

A maré negra causa a poluição das águas e a morte de seres vivos marinhos e terrestres. Seu impacto ambiental pode durar muitos anos.

  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

    A maré negra

    [...] O petróleo vaza e se espalha no mar. [...]

    [...] As aves marinhas deixam de reter o ar nas penas e morrem afogadas ao mergulhar.

    [...] Substâncias tóxicas do óleo acumulam-se nos tecidos de peixes, tartarugas e mamíferos.

    [...] Os costões rochosos, revestidos de óleo, perdem boa parte da sua fauna.

    [...] O manguezal pode nunca mais voltar ao normal. Como as raízes do mangue não são subterrâneas, as plantas morrem asfixiadas.

    FONTE: Claudio Angelo. Os mares também morrem. Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fxA. Acesso em: 8 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma praia com uma cidade ao lado. Na areia há manchas pretas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Manchas de óleo na Praia da Pituba, no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. De acordo com a notícia, cite duas consequências da maré negra para o ambiente marinho.
  1. Em sua opinião, como as pessoas podem ser afetadas por uma maré negra?

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O plástico nos mares e nos oceanos

A poluição dos mares e dos oceanos também está relacionada ao descarte inadequado de plástico.

A maior parte dos resíduos plásticos encontrados nos mares e nos oceanos são descartados pelas pessoas. No entanto, microplásticos podem chegar às águas oceânicas pelas redes de esgoto e pela perda de pellets plásticos durante o transporte em alto-mar.

Veja, a seguir, informações sobre alguns países geradores de resíduos plásticos mal geridos, isto é, que chegam de modo inadequado ao oceano.

Imagem: Fotografia. Destaque para as mãos de uma pessoa unidas segurando u monte de pequenos cristais transparentes. No fundo, mais cristais.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os pellets são pequenos pedaços de resinas plásticas usados pela indústria para produzir diferentes tipos de plástico. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia e interprete o mapa.

Países selecionados: quantidade de resíduos plásticos mal geridos (2010)

Imagem: Mapa. Países selecionados: quantidade de resíduos plásticos mal geridos (2010). Mapa mundi com alguns países destacados. Em cada um deles há uma linha de chamada para uma balança, com a numeração da colocação no ranking mundial, e um saco de lixo, indicando a quantidade de resíduos plásticos mal geridos (ton/ano) em 2010. Brasil. Ranking: 16º. Quantidade de resíduos: 471.404. China. Ranking: 1º. Quantidade de resíduos: 8.819.717. Indonésia. Ranking: 2º. Quantidade de resíduos: 3.216.856. Vietnã. Ranking: 3º. Quantidade de resíduos: 1.883.819. Filipinas. Ranking: 4º. Quantidade de resíduos: 1.883.659. Sri Lanka. Ranking: 5º. Quantidade de resíduos: 1.591.179. Fim da imagem.

Fonte: Alexandre Turra e outros. Lixo nos mares : do entendimento à solução. São Paulo: IOA/USP, 2020. p. 12.

  1. Qual é a origem da maioria dos resíduos plásticos encontrados nos mares e nos oceanos?
  1. De acordo com o mapa, quais eram os três países que mais descartavam resíduos plásticos nos mares e nos oceanos?

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Boxe complementar:

Você sabia?

ONU lança campanha contra poluição dos oceanos provocada por consumo de plástico

Por ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. É como se, a cada minuto, a carga de um caminhão de lixo cheio de plástico fosse despejada no mar. As maiores fontes desse lixo marinho são os plásticos descartáveis. [...]

Para reverter esse cenário, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou a campanha #MaresLimpos, uma iniciativa global para cobrar do poder público e do setor privado medidas concretas contra a poluição das águas. O organismo internacional quer que compromissos sejam acordados e implementados até 2022. [...]

Cerca de 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos é plástico. Algumas estimativas apontam que, se não for diminuído o ritmo com que se descartam itens como garrafas plásticas, sacolas e copos depois de um único uso, até 2050, os oceanos terão mais plásticos que peixes e 99% das aves marinhas terão ingerido o material.

FONTE: ONU lança campanha contra poluição dos oceanos provocada por consumo de plástico. Nações Unidas Brasil, 24 fev. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fxC. Acesso em: 8 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma praia com lixo acumulado na água e na areia. Do lado, uma construção precária.  Fim da imagem.

LEGENDA: Acúmulo de lixo na Praia de Tubiacanga, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você estudou ações que envolvem a qualidade ambiental.

Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Compare o infográfico desta página com o da página 100. Em seguida, cite três mudanças que ocorreram no local representado a partir das melhoras no saneamento básico.
Imagem: Infográfico. No lado superior esquerdo, uma estação de tratamento de esgoto com dois grandes tanques de captação de água. Dela saem 3 tubulações. A primeira vai até o banheiro de uma casa, ao lado tem uma mulher bebendo água. Água potável segura. E em prédio e casas, oferta de moradia. Bairros distantes recebem água. De todas as casas sai uma tubulação de esgoto. A tubulação segue até uma estação de tratamento de esgoto, onde todo o esgoto é tratado antes de ser lançado no rio. A segunda tubulação vai até uma quadra com prédios e dela saem tubulações até uma segunda estação de tratamento de esgoto. A outra tubulação passa por canos em manutenção e chega em uma cada. A seguir, segue para um bairro com manutenção e vai para o rio. A drenagem da água da chuva é encaminhada para o rio. No rio há um homem pescando. Rio aproveitado para o lazer. Na parte inferior, um caminhão de lixo e dois lixeiros. Do outro lado do rio há três pessoas segurando uma placa: saneamento é um direito. Cidadãos unidos.  Fim da imagem.

Fonte: elaborado com base em Trata Brasil. Sua cidade vai mal ou bem em saneamento básico? Trata Brasil, 19 jul. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fxp. Acesso em: 8 fev. 2021.

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  1. Em sua opinião, o saneamento básico melhora a qualidade de vida da população? Explique.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Reconheço aspectos que podem afetar negativamente e positivamente a qualidade ambiental nos lugares de viver?

b) Identifico que os serviços ligados ao saneamento básico interferem na qualidade ambiental?

Sobre a postura de estudante

c) Elaborei as atividades propostas com comprometimento?

d) Respeitei os colegas e o professor durante as aulas e as atividades?