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UNIDADE 4. Cidades, direitos e cidadania

Imagem: Ilustração. Um livro aberto com fotografias. Rio de Janeiro: ontem e hoje. Fotografia de uma casa branca em uma praia. No fundo, área de vegetação e montanhas. Legenda: Praça XV de Novembro, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1580. Pintura de Carlos Gustavo Nunes Pereira (Guta), s/d. Fotografia de uma cidade ao lado da praia, com casas brancas e montanhas ao fundo. No mar há barcos. Legenda: Praça XV de Novembro, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1620. Pintura de Carlos Gustavo Nunes Pereira (Guta), s/d. Fotografia de prédios de três andares ao lado de uma praia. No céu, nuvens escuras e trovão. Legenda: Praça XV de Novembro, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1750. Pintura de Carlos Gustavo Nunes Pereira (Guta), s/d. Fotografia de prédios e uma igreja atrás de uma praça. Na praça há canteiros gramados com árvores. Legenda: Praça XV de Novembro, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1910. Pintura de Carlos Gustavo Nunes Pereira (Guta), s/d. Fotografia. Uma cidade com um viaduto na frente, uma praça e prédios altos. Há áreas com árvores. Legenda: Praça XV de Novembro, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2002. Pintura de Carlos Gustavo Nunes Pereira (Guta), s/d. Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Observe a paisagem que representa a Praça XV de Novembro, na cidade do Rio de Janeiro, em 1580. Que elementos dessa paisagem mais se destacam?
  1. Indique as principais transformações ocorridas na paisagem entre 1620 e 2002.
  1. O que pode provocar mudanças nas paisagens das cidades?

Fim do complemento.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

Quais fatores interferem no crescimento e no desenvolvimento das cidades brasileiras?

CAPÍTULO 13. Crescimento das cidades brasileiras

A maioria das cidades brasileiras teve origem na concentração de pessoas em pequenos povoados, com poucas habitações e alguns estabelecimentos comerciais. Com o passar do tempo, alguns desses povoados atraíram mais pessoas e tiveram um crescimento sem seguir uma organização.

As cidades que se formam sem um planejamento são chamadas de cidades espontâneas. Elas geralmente apresentam ruas com traçado irregular.

Existem cidades, porém, que foram criadas seguindo um plano urbanístico, ou seja, um projeto que indica como as ruas serão traçadas e onde serão construídas as moradias, as indústrias, os estabelecimentos comerciais, as praças, os parques e outros espaços públicos. Essas cidades são chamadas de cidades planejadas. Nelas, as ruas têm geralmente um traçado regular.

Teresina, Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Palmas são alguns exemplos de cidades brasileiras planejadas. Embora essas cidades tenham surgido com base em um plano urbanístico, posteriormente elas cresceram de forma desordenada, como a maioria das cidades brasileiras.

Imagem: Fotografia. Imagem aérea de uma cidade com uma grande praça no centro, com canteiros com árvores. As ruas da cidade saem da praça e as quadras tem casas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte da cidade planejada do município de Boa Vista, no estado de Roraima, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Imagem aérea de uma cidade com prédios de diferentes alturas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte da cidade não planejada do município de Salvador, estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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A cidade de Brasília

A cidade de Brasília, inaugurada em 1960, foi planejada e construída para ser a capital do Brasil. O arquiteto e urbanista Lúcio Costa fez o projeto da cidade, que ficou conhecido como Plano Piloto de Brasília. O paisagista Burle Marx elaborou o projeto das áreas verdes e o arquiteto Oscar Niemeyer projetou vários edifícios do Plano Piloto.

Brasília: Plano Piloto

Imagem: Mapa. Brasília: plano piloto. Planta da cidade de Brasília. Do lado esquerdo, Lago Paranoá. Ao redor dele, zona residencial. Para a direita há duas zonas residenciais: Asa Norte, para cima, e Asa Sul, para baixo. Entre elas há um parque e o centro político administrativo. Entre o lado e as áreas residenciais, retângulos representando os edifícios públicos e embaixadas. No canto da esquerda, zona industrial e uma ferrovia. O restante da área é não urbanizado. No canto inferior, aeroporto. Há alguns prédios marcados. Próximo ao lago: Palácio da Alvorada. Próximo aos edifícios públicos: Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Supremo Tribunal Federal, Museu Nacional, Catedral Metropolitana. Na Asa Sul: Parque da Cidade. Na entrada da zona industrial: Memorial JK. Fim da imagem.

Fonte: Jacques Charlier (org.). Atlas du 21 siècle 2013. Paris: Nathan, 2011. p. 156.

  1. Quem foi o criador do projeto urbanístico da cidade de Brasília?
  1. Observando o mapa do Plano Piloto, que elementos evidenciam que Brasília foi uma cidade planejada?
  1. Quais tipos de construção predominam nas chamadas Asa Sul e Asa Norte de Brasília?

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A cidade de Brasília foi projetada para abrigar em torno de 600 mil habitantes, mas sua população atual supera 3 milhões de habitantes.

Um grande número de pessoas, vindas de diferentes regiões do Brasil, migraram para Brasília durante sua construção. Muitos trabalhadores foram morar em alojamentos que, com o passar do tempo, formaram alguns núcleos urbanos. Com a chegada de mais migrantes, esses núcleos se expandiram ao redor do Plano Piloto, e outros se formaram. Taguatinga, Ceilândia e Samambaia são alguns desses núcleos urbanos, chamados de Regiões Administrativas e conhecidos também pelo nome de Cidades-Satélites.

  1. Observe e compare as fotografias.
Imagem: Fotografia. Uma avenida rodeada por árvores. Dos lados: prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da cidade de Brasília, no Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com casas e ruas paralelas na horizontal. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da região administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Cartografando

Como você estudou, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa projetou a cidade de Brasília. Observe as imagens que mostram como ele planejou a nova capital do país.

Imagem: Ilustração. 1: um desenho de duas linhas perpendiculares. 2: um desenho de uma figura com uma faixa curva na parte superior e uma haste para baixo. Abaixo, um mapa de uma região, com fileiras de prédios na parte de cima e áreas de vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reprodução de croquis do Plano Piloto de Brasília feito por Lúcio Costa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. 1: um desenho de duas linhas perpendiculares. 2: um desenho de uma figura com uma faixa curva na parte superior e uma haste para baixo. Abaixo, um mapa de uma região, com fileiras de prédios na parte de cima e áreas de vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reprodução do projeto do Plano Piloto de Brasília criado por Lúcio Costa em 1957. FIM DA LEGENDA.

  1. Antes de fazer o seu projeto, reflita sobre quais elementos podem favorecer a qualidade de vida das pessoas, considerando os tipos de construções, os espaços públicos, as formas de circulação, a presença de áreas verdes, entre outros.

    Imagem: Ícone: Desenho. Fim da imagem.

  1. Faça o desenho desse projeto em uma folha utilizando lápis preto, lápis de cor, canetas coloridas e régua.
  1. Ao final, lembre-se de criar uma legenda. Bom trabalho!

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Crescimento da população nas cidades

No Brasil, nas últimas décadas, tem ocorrido um significativo deslocamento da população que vive no espaço rural para o espaço urbano. Esse processo é conhecido como êxodo rural. A cada ano, a população urbana aumenta, enquanto a população rural diminui.

  1. Leia e interprete os gráficos.

Brasil: porcentagem da população urbana e da população rural (1980-2010)

Imagem: Gráfico. Brasil: porcentagem da população urbana e da população rural (1980-2010). 1980. Urbana: 66%. Rural: 32%. 1991. Urbana: 75%. Rural: 25%. 2000. Urbana: 81%. Rural: 19%. 2010. Urbana: 84%. Rural: 16%. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Sinopse do censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

Brasil: porcentagem da população urbana, por região (2015)

Imagem: Gráfico. Brasil: porcentagem da população urbana, por região (2015). No eixo vertical, região. No eixo horizontal, porcentagem. Região: Brasil. Porcentagem: 85%. Região: Sudeste. Porcentagem: 93%. Região: Centro-Oeste. Porcentagem: 90%. Região: Sul. Porcentagem: 86%. Região: Norte. Porcentagem: 75%. Região: Nordeste. Porcentagem: 73%. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. População urbana e rural. Disponível em: http://fdnc.io/fnP. Acesso em: 24 mar. 2021.

  1. De acordo com o gráfico 1, de cada 100 brasileiros, quantos viviam em cidades em 1980?
  1. E em 2010, de cada 100 brasileiros, quantos viviam em cidades?
  1. De acordo com o gráfico 2, em qual região brasileira a porcentagem de população que residia em cidades era maior? E em qual era menor?

125

Como representado nos gráficos da página anterior, a população urbana cresceu muito nas últimas décadas no Brasil.

O desenvolvimento da atividade industrial, a oferta de empregos na construção civil, no comércio e na prestação de serviços, entre outros fatores, contribuíram para o aumento da população urbana. Muitas pessoas passaram a se deslocar dos espaços rurais para os espaços urbanos, atraídas pela oferta de empregos e também pelas dificuldades vividas no campo, como:

Imagem: Fotografia. Um homem de calça preta, camiseta branca, boné e protetor auricular. Ele dirige um trator azul. Ao redor, vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trator puxando roçadeira em plantação no município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. No Brasil, em quais atividades econômicas a oferta de emprego contribuiu para a migração de pessoas do campo para a cidade?
  1. Quais condições relacionadas ao campo favoreceram a migração de pessoas para a cidade?
  1. Considerando as principais causas do êxodo rural no Brasil, que medidas poderiam ser tomadas para que as pessoas permanecessem no campo?

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Cartografando

Algumas cidades brasileiras cresceram muito e hoje têm comércio, serviços e indústrias diversificados. Atualmente, no Brasil, existem vários municípios com mais de 1 milhão de habitantes e cujos moradores vivem em sua maioria nas cidades.

  1. Leia e interprete o mapa.

Brasil: municípios com mais de 1 milhão de habitantes (2019)

Imagem: Mapa. Brasil: municípios com mais de 1 milhão de habitantes (2019). Mapa do Brasil dividido em estados. Está marcada a população de algumas capitais com uma linha de chamada. Acre, capital Rio Branco. Amazonas, capital Manaus, 2.182.763 habitantes. Roraima, capital Boa Vista. Rondônia, capital Porto Velho. Amapá, capital Macapá. Pará, capital Belém, 1.492.745 habitantes. Maranhão, capital São Luís, 1.101.884 habitantes. Tocantins, capital Palmas. Mato Grosso, capital Cuiabá. Piauí, capital Teresina. Ceará, capital Fortaleza, 2.669.342 habitantes. Rio Grande do Norte, capital Natal. Paraíba, capital João Pessoa. Pernambuco, capital Recife, 1.645.727 habitantes. Alagoas, capital Maceió, 1.018.948 habitantes Sergipe, capital Alagoas. Bahia, capital Salvador, 2.872.347 habitantes. Goiás, capital Goiânia, 1.516.113 habitantes. Brasília, capital Distrito Federal, 3.015.268 habitantes. Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande. Minas Gerais, capital Belo Horizonte, 2.512.070 habitantes. Espírito Santo, capital Vitória. Rio de Janeiro, capital Rio de Janeiro, 6.718.903 habitantes, outra cidade: São Gonçalo, 1.084.839 habitantes. São Paulo, capital São Paulo, 12.252.023 habitantes, outra cidade: Campinas, 1.204.073 habitantes, outra cidade: Guarulhos, 1.379.182 habitantes. Paraná, capital Curitiba, 1.933.105 habitantes. Santa Catarina, capital Florianópolis. Rio Grande do Sul, capital Porto Alegre, 1.483.771 habitantes. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. IBGE divulga as estimativas da população dos municípios para 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxE. Acesso em: 24 mar. 2021.

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  1. Qual é o título do mapa?
  1. Em 2019, quais eram os três municípios mais populosos do Brasil e em quais unidades da federação eles se localizavam?
  1. Quais eram os totais da população desses municípios?
  1. De acordo com o mapa, qual é a região brasileira que tinha o maior número de cidades com mais de um milhão de habitantes?
  1. O município onde você vive está representado no mapa? Se sim, qual era a população em 2019? Em caso negativo, explique por que ele não foi representado no mapa.
  1. Agora, leia e interprete o gráfico.

Brasil: municípios com mais de 500 mil habitantes, exceto capitais (2019)

Imagem: Gráfico. Brasil: municípios com mais de 500 mil habitantes, exceto capitais (2019). No eixo vertical, município. No eixo horizontal, número de habitantes. Município: Guarulhos (SP). Habitantes: 1.379.182. Município: Campinas (SP). Habitantes: 1.204.073. Município: São Gonçalo (RJ). Habitantes: 1.084.839. Município: Duque de Caxias (SP). Habitantes: 919.596. Município: São Bernardo do Campo (SP). Habitantes: 838.936. Município: Nova Iguaçu (RJ). Habitantes: 821.128. Município: São José dos Campos (SP). Habitantes: 721.944. Município: Santo André (SP). Habitantes: 718.773. Município: Ribeirão Preto (SP). Habitantes: 703.293. Município: Jaboatão dos Guararapes (PE). Habitantes: 702.298. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. IBGE divulga as estimativas da população dos municípios para 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxF. Acesso em: 24 mar. 2021.

  1. De acordo com o gráfico, quais eram os três municípios brasileiros que possuíam mais de 1 milhão de habitantes e que não correspondem a capitais de estado?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, quais são as vantagens e desvantagens de viver em uma cidade populosa?

128

A transformação das cidades

Muitas vezes, o crescimento intenso das cidades pode provocar mudanças nas paisagens e favorecer o aparecimento de problemas ambientais.

  1. Observe as fotografias a seguir.
Imagem: Fotografia. Uma rodovia em construção, com uma rotatória na parte da frente e ao lado algumas construções espaçadas, uma delas com uma piscina.  Fim da imagem.

LEGENDA: Parte do município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 1975. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma rodovia com uma construção com piscina ao lado e para a direita e no fundo, uma cidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: Parte do município de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Pesquise em livros ou na internet alguns problemas ambientais que costumam ocorrer nas grandes cidades brasileiras e que estão relacionados à forma como as cidades crescem no Brasil. Depois, compartilhe sua resposta com os colegas e o professor.

129

Chamamos de urbanização o processo de crescimento da população nas cidades e de transformação de áreas rurais em áreas urbanas. No Brasil, a rápida urbanização ocorrida ao longo das últimas décadas, entre outras consequências, provocou mudanças no ambiente e nos hábitos das pessoas.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta e, em seguida, esclareça suas dúvidas de vocabulário com os colegas e o professor.

    Impactos da urbanização

    O processo de urbanização que milhares de cidades enfrentam tem afetado de maneira impactante a natureza. […]

    [...] No Brasil, os problemas urbanos se agravaram nas últimas décadas, uma vez que milhares de pessoas migraram do campo para as metrópoles.

    Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 1940, apenas 31% da população vivia em cidades. Ao término de 2010, o número passou para 84%. […]

    Esse crescimento desordenado trouxe uma série de problemas sociais e ambientais, entre eles a poluição sonora, do ar, visual, dos rios e mananciais, além de inundações, maior ocorrência de desabamentos […].

    FONTE: Leonardo Cunha. Impactos da urbanização. O Tempo. Disponível em: http://fdnc.io/fxH. Acesso em: 24 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Imagem em preto e branco e uma construção antiga com três andares, com pilares na frente e uma cúpula atrás. Na frente, uma praça com árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Largo São Sebastião no município de Manaus, no estado do Amazonas, cerca de 1970. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma construção antiga com três andares, com pilares na frente e uma cúpula atrás. Na frente, uma praça com árvores. Ao fundo, mais construções e o mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Largo São Sebastião no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2015. FIM DA LEGENDA.

  1. Segundo o texto, além dos problemas sociais, que outros problemas o crescimento desordenado das cidades pode provocar?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Na área urbana do município onde você vive, quais são os principais problemas ambientais que podem ser observados?

130

CAPÍTULO 14. As cidades: suas funções e a hierarquia urbana

Há cidades em que uma atividade humana se destaca em relação às outras, fazendo com que tenham uma função urbana predominante.

  1. Quando solicitado, leia os textos em voz alta e observe as fotografias de algumas cidades brasileiras e suas funções urbanas predominantes.
Imagem: Fotografia. Uma construção baixa e larga, com a fachada de vidro. Em cima, duas figuras no formato de um semicírculo, um virado para cima e um para baixo. No centro há duas torres. Na frente, um lago. Fim da imagem.

LEGENDA: Congresso Nacional em Brasília, no Distrito Federal, em 2018. No Congresso Nacional, deputados federais e senadores criam e aprovam leis, além de fiscalizar a administração pública. FIM DA LEGENDA.

Cidade político-administrativa

Brasília é uma cidade com função política e administrativa predominante, já que ela abriga a sede do governo federal.

Cidade portuária

A cidade de Paranaguá cresceu por causa da presença de um porto marítimo, onde navios carregam e descarregam mercadorias de várias regiões do Brasil e do mundo.

Imagem: Fotografia. Um navio atracado em um porto. Ao lado, construções e reservatórios cilíndricos. No fundo da imagem, uma cidade e montanhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Porto de Paranaguá no município de Paranaguá, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

131

Cidade religiosa

Aparecida é uma cidade com função predominantemente religiosa pela importância do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que recebe milhares de visitantes anualmente.

Imagem: Fotografia. Uma igreja com uma cúpula no meio e uma torre do lado direito. Ao redor dela há áreas de vegetação e na frente algumas casas e prédios menores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma indústria com alguns prédios espaçados, tanques cilíndricos e algumas torres no fundo. Entre as construções, ruas e áreas gramadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Polo industrial do município de Camaçari, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Cidade industrial

Nas últimas décadas, a cidade de Camaçari recebeu uma grande quantidade de indústrias. Hoje, Camaçari tem função predominantemente industrial.

Cidade turística

A cidade de Tiradentes, no estado de Minas Gerais, tem diversas construções e vários outros elementos do período colonial. Pelo valor histórico dessas construções, a cidade atrai muitos turistas.

Imagem: Fotografia. Uma rua de pedra com algumas pessoas andando. Aos lados, casas antigas e no fundo uma igreja branca e amarela.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do centro histórico do município de Tiradentes, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. A cidade do município onde você vive tem uma função urbana predominante? Caso tenha, escreva suas principais características.

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Hierarquia urbana

Quando uma cidade cresce e se urbaniza, as atividades que nela acontecem diversificam-se e, assim, desenvolvem-se mais atividades comerciais, financeiras, educacionais, entre outras.

Em áreas muito urbanizadas, pode surgir uma metrópole. A metrópole é uma grande cidade que concentra atividades diversificadas e exerce forte influência sobre as cidades ao redor.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando as metrópoles crescem, aumenta a área de influência que elas exercem sobre as demais cidades. Algumas cidades tornam-se, então, subordinadas a outras, compondo uma hierarquia urbana.

Imagem: Ilustração. Uma cidade com prédios altos em tons de amarelo, prédios baixos, casas e árvores. As construções estão organizadas formando uma pirâmide. Ao lado, o texto: Grande metrópole nacional: possui influência política e econômica em todo o país e também internacional. Metrópole nacional: possui influência política e econômica em todo o país. Metrópole: possui extensa área urbanizada, tem mais de 1 milhão de habitantes e centraliza a maior parte das atividades relacionadas ao comércio e aos serviços de sua região e/ou do país. Capital regional: cidade de grandes dimensões que centraliza atividades econômicas da região do entorno. Centro regional: cidade de médias dimensões que centraliza atividades econômicas da região do entorno.  Fim da imagem.
  1. Explique o que caracteriza uma metrópole.
  1. A hierarquia urbana está relacionada com a população das cidades ou com a área de influência das cidades?
  1. De acordo com o IBGE, existem três tipos principais de metrópoles. Quais são elas? E quais suas principais diferenças?
  1. Qual é a principal diferença entre uma cidade considerada capital regional e outra considerada centro regional?

133

Cartografando

  1. Leia e interprete o mapa.

Brasil: hierarquia urbana (2018)

Imagem: Mapa. Brasil: hierarquia urbana (2018). Mapa do Brasil dividido em estados. Há círculos coloridos espalhados indicando a hierarquia urbana. Acre: capital regional Rio Branco e mais dois centros regionais. Amazonas: metrópole Manaus e mais cinco centros regionais. Roraima: capital regional Boa Vista. Rondônia: três capitais regionais, incluindo Porto velho, e alguns pontos de centro regional. Para: metrópole Belém e mais alguns pontos de capital regional e centro regional. Amapá: capital regional Macapá. Maranhão: capital regional São Luís e mais pontos de centros regionais. Piauí: capital regional Teresina e mais pontos de centros regionais. Ceará: metrópole Fortaleza e mais pontos de centros regionais e capitais regionais. Rio Grande do Norte: duas capitais regionais, incluindo Natal, e mais pontos de centros regionais. Paraíba: duas capitais regionais, incluindo João Pessoa, e mais pontos de centros regionais. Pernambuco: metrópole Recife e mais pontos de capital regional e centro regional. Alagoas: duas capitais regionais, incluindo Maceió, e mais pontos de centros regionais. Sergipe: capital regional Aracaju, e mais pontos de centros regionais. Bahia: metrópole Salvador e mais pontos de capital regional e centro regional. Tocantins: duas capitais regionais, incluindo Palmas, e mais pontos de centros regionais. Mato Grosso: duas capitais regionais, incluindo Cuiabá, e mais pontos de centros regionais. Goiás: metrópole Goiânia e mais pontos de capital regional e centro regional. Distrito Federal: metrópole nacional Brasília. Minas Gerais: metrópole Belo Horizonte e mais vários pontos de capital regional e centro regional. Espírito Santo: metrópole Vitória e mais pontos de capital regional e centro regional. Rio de Janeiro: metrópole nacional Rio de Janeiro e mais pontos de capital regional e centro regional. São Paulo: grande metrópole nacional São Paulo e mais pontos de capital regional e centro regional. Paraná: metrópole Curitiba e mais vários pontos de capital regional e centro regional. Santa Catarina: metrópole Florianópolis e mais vários pontos de capital regional e centro regional. Rio Grande do Sul: metrópole Porto Alegre e mais vários pontos de capital regional e centro regional. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Regiões de influência das cidades 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. p. 12.

  1. Dê um exemplo de grande metrópole nacional.
  1. Dê um exemplo de metrópole nacional.
  1. Dê um exemplo de metrópole.
  1. Dê um exemplo de capital regional.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Alguém de sua convivência costuma se deslocar para outra cidade para trabalhar, fazer compras ou obter a prestação de algum tipo de serviço, como atendimento médico? Compartilhe sua resposta com os colegas e o professor.

134

O centro das cidades

Os centros das cidades costumam ser áreas muito movimentadas e dinâmicas. Nessas áreas, há a concentração de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, espaços de lazer e edifícios da administração municipal.

De modo geral, o centro das cidades costuma ser o local a partir do qual elas se formaram. Por isso, é comum que nele estejam as construções mais antigas da cidade, sendo consideradas locais de interesse turístico.

Imagem: Ilustração. Um mapa de um bairro em uma malha quadriculada com linhas A, B, C, e colunas 1, 2, 3. Há algumas construções marcadas. 1. Igreja de São Benedito: quadrado A1. 2. Palácio de Karnak: quadrado A2. 3. Central de Artesanato: quadrado A2. 4. Igreja N. Sra. das Dores: quadrado A3. 5. Casa da Cultura: quadrado B3. 6. Ponte da Amizade: quadrado C3. 7. Feira de Trocas: quadrado C2. 8. Teatro de Arena: quadrado C2. 9. Prefeitura de Teresina: quadrado B2. 10. Mercado Central: quadrado C1. 11. Museu do Piauí: quadrado C1. 12. Igreja do Amparo: quadrado B1. 13. Teatro 4 de Setembro: quadrado B2. 14. Clube dos Diários: quadrado B1. Há duas ruas na vertical: Av. Antônio Freire e Av. José Santos da Silva. E uma na horizontal: Av. Maranhão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação ilustrativa sem escala e proporção. FIM DA LEGENDA.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina. Secretaria Municipal de Planejamento. Mapa turístico de Teresina. Disponível em: http://fdnc.io/fxK. Acesso em: 24 mar. 2021.

a) Indique um local que pode ser encontrado na quadrícula:

• A1.

• A2.

• B2.

Resposta: A1: Igreja de São Benedito; A2: Palácio de Karnak, Central de Artesanato; B2: Teatro 4 de Setembro.

b) Em qual quadrícula se encontra

• a Casa da Cultura?

Resposta: B3

• a Feira de Trocas?

Resposta: C2

• a Igreja do Amparo?

Resposta: B1

• o Museu do Piauí?

Resposta: C1

135

Trabalho de campo

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

O professor vai orientá-los em uma atividade de visita ao centro da cidade onde vocês moram. Dividam-se em dois grupos e sigam as etapas.

Antes da visita

Pesquisem informações sobre pontos de interesse turístico, espaços públicos e atividades econômicas desenvolvidas no centro da cidade.

Elejam, com a ajuda do professor, os locais que a classe irá visitar. Lembrem-se de consultar o horário de funcionamento de cada lugar selecionado.

Verifiquem se há plantas ou mapas turísticos da área central disponibilizados pela prefeitura ou na internet e, criem um roteiro de visitação.

Durante a visita

Sigam as orientações do professor e tenham cuidado ao atravessar as ruas, sempre utilizando a faixa de pedestres.

Levem caderno, lápis ou caneta para fazer anotações. Se possível, levem máquina fotográfica ou aparelho celular para registrar imagens dos locais visitados.

Depois da visita

Cada grupo ficará responsável por uma tarefa. O grupo 1 deverá elaborar uma planta cartográfica do centro da cidade. O grupo 2 organizará as informações sobre os locais visitados. Ao final, os grupos deverão compartilhar os resultados de suas produções.

Imagem: Ilustração. Um desenho feito com lápis de cor. Na parte de cima, o título: centro da cidade. A seguir, ilustração de um bairro com duas fileiras que quadras. No canto, uma legenda indicando algumas construções. Na primeira fileira de quadras: escola, casas, prédio e museu. Segunda fileira de quadras: casas, praça, prefeitura, casas, correios.  Fim da imagem.

136

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você aprendeu sobre o crescimento das cidades brasileiras, suas principais funções e hierarquias.

Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Para isso, faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

  1. Observe as fotografias a seguir.
Imagem: Fotografia. Imagem aérea de uma cidade com casas com telhado de barro, uma avenida na frente e do lado esquerdo um rio com uma ponte.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do centro de São Luís, cidade que surgiu de forma espontânea, localizada no estado do Maranhão, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Imagem aérea de uma cidade com ruas paralelas, formando quadras com casas e alguns prédios, e uma praia na frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do centro de Aracaju, cidade planejada, localizada no estado de Sergipe, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. ao traçado das ruas;
  1. à distribuição das construções.

137

  1. Complete uma ficha com os dados de seu lugar de viver.
Imagem: Ilustração de um selo indicado como modelo. Fim da imagem.
  1. Escreva o nome do município onde você vive.
  1. A maioria dos moradores do município vive no espaço rural (campo) ou no espaço urbano (cidade)?
  1. A cidade do município é de origem espontânea ou planejada?
  1. Qual é a função urbana predominante da cidade do município onde você vive?
  1. Indique dois locais importantes que existem no centro da cidade.
  1. Na cidade existem problemas sociais e ambientais agravados pela falta de planejamento urbano? Quais?
  1. Na unidade da federação onde você vive é possível encontrar uma grande metrópole nacional, metrópole nacional, metrópole, capital regional ou um centro regional? Se sim, indique seus nomes.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Diferencio características de cidades espontâneas e de cidades planejadas?

b) Reconheço diferentes funções e hierarquias urbanas?

c) Identifico transformações na paisagem de cidades brasileiras ao longo do tempo a partir de sequência de fotografias?

d) Reconheço problemas sociais e ambientais causados pela urbanização acelerada em diversas cidades do Brasil?

Sobre a postura de estudante

e) Contribuí para as conversas, os debates e as atividades coletivas?

f) Elaborei as atividades propostas com comprometimento?

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Como as pessoas podem se mobilizar para obter uma qualidade de vida melhor?

CAPÍTULO 15. Cidadania e participação social

A cidadania é algo que diz respeito a todos nós, cidadãos. Ser cidadão significa fazer parte de uma sociedade e participar, juntamente com outras pessoas, de ações em favor de algo que beneficie a todos. Nesse sentido, todo cidadão possui direitos e deveres.

Educação, moradia, saúde, segurança, lazer, alimentação e transporte são exemplos de direitos que todos os cidadãos têm e que os governantes do país devem garantir.

Mas todas as pessoas que moram no Brasil também têm obrigações: cumprir e respeitar as leis, preservar o ambiente e proteger o patrimônio são alguns exemplos de deveres. Nesse sentido, falar de cidadania exige que pensemos em direitos e em deveres conjuntamente.

Imagem: Quadrinho. Tirinha colorida em 3 quadros. Armandinho, um menino de calça azul, camiseta branca e cabelo azul. Ao ado dele, um sapo sorrindo. Quadro 1: Armandinho olha para cima, onde alguém diz: cidadão é aquele que possui direitos e deveres dentro da sociedade. Quadro 2: ao lado dele, pernas de uma pessoa. Armadinho diz: então cidadão é uma pessoa... A pessoa na frente dele responde: sim! O que achou que fosse? Quadro 3: Armandinho olha para baixo e responde: uma grande cidade...  Fim da imagem.

LEGENDA: ARMANDINHO Alexandre Beck FIM DA LEGENDA.

  1. Segundo a tirinha, o que é um cidadão?
  1. Armandinho, personagem da tirinha, não sabia o que era um cidadão. O que ele achava que fosse?
  1. Indique um direito e um dever que, em sua opinião, todo cidadão deve ter.
  1. Você sabia que as crianças também têm direitos e deveres? Brincar é um direito das crianças e cumprir as orientações dos pais é um dever. Cite outros direitos e deveres das crianças.

139

A Constituição Federal

Vários direitos e deveres dos cidadãos brasileiros foram definidos pela Constituição Federal. Uma parte desse documento se refere a um conjunto de leis que definem os princípios e as formas de funcionamento do governo do país.

Todos os governantes devem exercer seu trabalho levando em consideração a Constituição Federal.

Esse importante documento foi promulgado no dia 5 de outubro de 1988 e contou com a participação de diferentes representantes da sociedade brasileira.

Consta na Constituição que o sistema de governo brasileiro é composto por Três Poderes que se relacionam entre si, conforme mostra o quadro a seguir.

Imagem: Ilustração. Capa de livro. Na parte de cima, o título: constituição, república Federativa do Brasil. Embaixo, parte da bandeira do Brasil, com o fundo verde, um triângulo amarelo e parte de um círculo azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Capa da Constituição Federal de 1988. FIM DA LEGENDA.

Os Três Poderes

Executivo

O que faz?

Dirige e administra o governo. É quem toma decisões sobre economia, investimentos, construção e conservação de escolas, hospitais, estradas etc.

Quem exerce?

Presidente da República, governadores de estado, prefeitos.

Legislativo

O que faz?

Revê leis já existentes ou elabora novas leis em nome da população.

Quem exerce?

Nacionalmente, senadores e deputados federais. Nos estados, os deputados estaduais, e no Distrito Federal, os deputados distritais. Nos municípios, os vereadores.

Judiciário

O que faz?

Aplica as leis, decidindo conflitos dos cidadãos entre si e entre os cidadãos e o Estado. Aplica multas ou penalidades, se necessário.

Quem exerce?

Os juízes nas diversas instâncias e âmbitos da Justiça.

  1. Em qual documento estão registrados os princípios e as formas de funcionamento do governo brasileiro?
  1. Quais são os Três Poderes que compõem o sistema de governo no Brasil?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a função de cada um dos Três Poderes?

140

Além de definir as normas do funcionamento do governo, a Constituição Federal incluiu em seu texto diversos direitos e deveres dos cidadãos brasileiros.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta e, em seguida, esclareça suas dúvidas de vocabulário com os colegas e o professor.

    A Constituição Cidadã

    – Por que a Constituição recebeu o apelido de Constituição Cidadã?, perguntei.

    – Ora, Henrique, porque ela priorizou os direitos do cidadão, tais como os direitos civis, políticos e sociais!, respondeu Danilo.

    – Nossa! Que bacana! E o que mais?

    Foi Júlia quem me respondeu:

    – Os direitos civis nos asseguram o direito à liberdade. Por meio deles, somos livres para escolhermos os rumos que queremos dar a nossa vida. Podemos, por exemplo, escolher a profissão, a religião [...].

    Danilo continuou:

    – A Constituição nos garante o direito à igualdade, promovendo o bem de todos sem preconceitos [...].

    Júlia completou:

    – Sabe, Henrique, por força da Constituição, ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se não houver uma previsão legal para isso [...].

    E então Danilo, entusiasmado, interrompeu:

    – Já os direitos sociais são aqueles direitos garantidos e mantidos pelo Estado ao cidadão, como o direito à educação, à saúde, ao trabalho, à moradia, ao lazer, à segurança, à assistência e à previdência social .

    Júlia quis continuar:

    – E, claro, há também nossos direitos políticos de votar e ser votado, protestar e associar-se a partidos. Enfim, temos o direito de participar ativamente da vida política de nosso país, Henrique.

    FONTE: Madu Macedo. Constituição em miúdos. Brasília, DF: Senado Federal, 2015. p. 21-22. Disponível em: http://fdnc.io/fxM. Acesso em: 24 mar. 2021.

  1. Por que a Constituição Federal ficou conhecida como Constituição Cidadã?
  2. De acordo com o texto, dê um exemplo de cada tipo de direito incluído na Constituição Federal.

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Ações do governo e a participação dos cidadãos

Como vimos, os governantes são responsáveis por realizar ações visando garantir os direitos dos cidadãos que estão previstos na Constituição Federal. Mas os cidadãos também podem participar ativamente da vida política do país, da unidade da federação e do município onde vivem.

  1. Quando solicitado, leia a notícia silenciosamente.

    Projeto de moradores transforma praças em San Martin, no Recife

    Uma experiência no bairro de San Martin […] mostrou que o esforço coletivo pode ser motor de mudança social e urbanística. Moradores do Conjunto Residencial Jardim do Forte e das vilas ao redor comemoraram com festa um ano do projeto que transformou a convivência e a paisagem das três praças por trás do prédio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

    O que antes era espaço para lixo, entulho […] vai ganhando outra cara. As praças têm sido revitalizadas pelos residentes e pela Prefeitura do Recife, com reforma, arborização, atividades físicas, lúdicas e educativas. De repente, pessoas que não se viam há décadas ou nem sequer se conheciam passaram a se encontrar semanalmente no novo lugar […].

    Tudo começou quando, incomodados com a violência e o abandono do espaço público, um grupo tomou medidas diretas para mudar o entorno. […]

    Os moradores mapearam os problemas a curto, médio e longo prazo e buscaram o governo municipal. [...]

    FONTE: Maria Ligia. Projeto de moradores transforma praças em San Martin, no Recife. Jornal do Commercio, out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxP. Acesso em: 24 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma praça gramada. No canto esquerdo, um homem careca de bermuda e camiseta preta segura a coleira de um cachorro preto e branco. Para a direita, um parque com uma balança e algumas crianças brincando. Na praça há postes de iluminação com a luz acesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praça do bairro de San Martin no município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

a) Por que os moradores do bairro de San Martin, no munícipio de Recife, em Pernambuco, realizaram uma festa em 2019?

Resposta: Eles realizaram uma festa para comemorar um ano do projeto que transformou a paisagem de três praças com o apoio da comunidade.

b) Qual órgão governamental ajudou os moradores a revitalizar as praças?

Resposta: A Prefeitura Municipal de Recife.

c) Esse órgão se relaciona ao Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário?

Resposta: Executivo.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

d) O que mais lhe chamou a atenção nessa iniciativa dos moradores em favor de novas áreas de lazer?

Atenção professor: Resposta que deve considerar opinião do aluno. Fim da observação.

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  1. Leia o texto silenciosamente e observe a fotografia.

    Para a montagem do mosaico de marlim-azul de 79 metros de comprimento, retratado na fotografia abaixo, representantes de organizações não governamentais, prefeituras, empresas, bombeiros, além de moradores, com destaque para as crianças, recolheram em sistema de mutirão o lixo que havia sido descartado na praia do município de Vitória e dos municípios ao redor.

    Nesse mesmo dia, voluntários em diversas outras partes do mundo uniram esforços para a limpeza dos oceanos em uma ação conhecida como Dia Mundial da Limpeza. Entre os resíduos recolhidos, destacavam-se plástico, papel, madeira, latas e vidro, entre outros materiais que podem ser reciclados.

Imagem: Fotografia. Areia de uma praia vista de cima. Há um desenho de um peixe-espada na areia, preenchido por sacos de lixo. Ao redor, um carro, pessoas, tendas e coqueiros na parte de cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mosaico de marlim-azul montado na Praia de Camburi, no município de Vitória, no estado de Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

a) Qual iniciativa em favor da preservação ambiental ocorreu no município de Vitória e entorno, no estado de Espírito Santo, em 2019?

Resposta: Ocorreu um mutirão de limpeza nas praias e com os materiais recolhidos foi montado um mosaico na areia retratando um marlim-azul.

b) Quem participou dessa iniciativa?

Resposta: Representantes de organizações não governamentais, prefeituras, empresas, bombeiros, além de moradores.

c) No seu lugar de viver, você já presenciou ou ouviu falar de ações cidadãs realizadas em parceria com governantes que contribuíram para a preservação do ambiente e a qualidade de vida das pessoas?

Atenção professor: O aluno deve considerar o seu lugar de viver. Fim da observação.

143

Além de os cidadãos poderem realizar iniciativas junto a órgãos do Executivo, também podem acompanhar ações do Poder Legislativo.

Qualquer pessoa pode, por exemplo, propor uma nova lei com base em um projeto chamado Lei de Iniciativa Popular. Para que a lei seja aprovada, é necessário que se recolha uma grande quantidade de assinaturas apoiando esse projeto.

Os cidadãos podem também participar da esfera do Poder Legislativo opinando de forma favorável ou não à implementação de projetos de lei. Esse instrumento se chama Consulta Pública.

Muitas ações vêm ocorrendo em várias partes do Brasil para aproximar os cidadãos e o Poder Legislativo, de modo que conheçam mais sobre sua atuação e importância.

  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

    Crianças aprendem com atividades recreativas

    Um projeto de apresentação do Poder Legislativo a crianças dos 8 aos 11 anos foi lançado […] na Escola Legislativa da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Intitulado “Conhecendo o Parlamento Kids”, o programa faz parte de um cronograma de ações da Câmara voltadas à divulgação da atividade legislativa a adultos, jovens e crianças.

    O diretor da Escola Legislativa da Câmara Municipal de Aracaju, Vander Costa, explica que o intuito do projeto é atrair as crianças para o entendimento da atividade, cujo papel na sociedade costuma não ser apresentado nos seus primeiros anos de vida. [...]

Imagem: Ilustração. Uma mulher negra usando uma calça marrom e camisa laranja apontando para uma lousa. Na lousa está escrito: poder legislativo. Na frente, uma roda de crianças olha. Uma menina loira de cabelo preso, um menino ruivo de camiseta azul, um menino de cabelo castanho e camiseta branca, uma menina morena de camiseta regata amarela e um menino de cabelo preto e camiseta roxa.  Fim da imagem.

FONTE: Daniel Rezende. Crianças aprendem papel do Legislativo com atividades recreativas. Infonet, 4 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/ftf. Acesso em: 25 mar. 2021.

  1. De acordo com a notícia, qual projeto foi realizado pela Câmara Municipal de Aracaju, no estado de Sergipe?
  1. Em sua opinião, é importante os cidadãos conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo e terem a possibilidade de propor novas leis?

144

CAPÍTULO 16. O direito à cidade

Segundo a Constituição Federal, toda cidade deve ser um lugar onde as pessoas tenham qualidade de vida e dignidade como cidadãos. A garantia do direito à cidade prevê ainda, por exemplo, que:

Imagem: Fotografia. Uma rodovia com seis faixas, todas cheias de carros. Do lado esquerdo além dos carros há um ônibus e um caminhão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Congestionamento no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

a) Que situação a fotografia retrata?

Resposta: O engarrafamento e a consequente poluição do ar.

b) Na situação retratada, o direito à cidade está sendo respeitado? Por quê?

Resposta: Não, pois as pessoas estão privadas de usufruir da infraestrutura urbana pela falta de mobilidade, e o ambiente está sendo prejudicado pela emissão de gases poluentes no ar.

c) Esse tipo de situação costuma ocorrer no lugar onde você vive? Explique.

Atenção professor: Incentivar a reflexão sobre as condições de mobilidade e a qualidade do ar no lugar de vivência dos alunos. Fim da observação.

145

A mobilidade urbana

Quando falamos em direito à cidade, o tema da mobilidade urbana representa um desafio. Principalmente nas grandes cidades brasileiras, a locomoção das pessoas tem estado comprometida.

Muitas vezes, as pessoas gastam muito tempo para percorrer seu trajeto diário por causa dos congestionamentos.

Outro problema é a carência de transporte público em diversos bairros e o preço das passagens. Com isso, é grande o número de pessoas que não conseguem transitar pela cidade e, assim, utilizar seus espaços, serviços e infraestruturas.

  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

    O desafio das duas rodas

    [...] A frota de veículos que circulam hoje no país ultrapassa 43 milhões, o que é um número muito alto, que traz prejuízos ao trânsito, ao meio ambiente, à mobilidade urbana, à circulação de pedestres, devido à quantidade de carros estacionados em todo e qualquer ponto das cidades, ao esgotamento das vagas para estacionamento, entre outros. Nesse cenário, uma velha conhecida de todos nós, a bicicleta, surge como uma forte aliada da população.

    A bicicleta não polui, não congestiona o trânsito, é um meio de transporte econômico, fácil de estacionar e que ainda contribui para uma vida mais saudável, auxiliando no condicionamento físico, na diminuição de doenças cardíacas, na queima de gorduras e muito mais. [...]

    Atualmente, no Brasil, a malha cicloviária das capitais é um pouco mais de 3 quilômetros. O número é muito aquém do necessário, pois as ciclovias correspondem apenas a 3,1% da malha viária total das cidades, que é de 107 mil quilômetros. O Brasil tem uma média de 15 mil habitantes para cada quilômetro de ciclovia. [...]

    FONTE: Júnior Bozzella. O desafio das duas rodas. A Tribuna, 23 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxS. Acesso em: 25 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma bicicleta vermelha. Fim da imagem.
  1. Segundo a notícia, de que forma o número excessivo de veículos prejudica a população das cidades?
  1. Por que a bicicleta pode ser considerada uma “aliada” da população nas cidades?
  1. Por que poucas pessoas usam bicicletas nas cidades brasileiras?

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Boxe complementar:

Você sabia?

Para andar de bicicleta nas cidades é importante que os governantes invistam na construção de locais onde os ciclistas possam transitar em segurança, como as ciclovias, as ciclofaixas e as ciclorrotas. Quando solicitado, leia os textos em voz alta.

Ciclo... o quê?

Imagem: Infográfico. Ciclo... o que? Ilustração de um cruzamento de ruas com carros, pessoas caminhando na calçada e na faixa de pedestres. Há trechos de diferentes tipos de ciclovias com pessoas andando de bicicleta. Na parte de cima, uma faixa separada, com corrimão dos lados. Ciclovia: É um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas, ou seja, outros veículos não podem circular. Ao lado da rua há uma faixa de bicicleta pintada de vermelho. Ciclofaixa: Espaço delimitado na pista, com os demais veículos. Pode ser implantada no mesmo nível da pista, da calçada ou do canteiro. Na outra rua, uma faixa para bicicletas sem pintura. Ciclorrota: Espaço compartilhado, como calçada, canteiro, ilha, passarela, passagem subterrânea, via de pedestres, faixa ou pista, sinalizado, em que a circulação de bicicletas é compartilhada com pedestres ou veículos, criando condições favoráveis para sua circulação. Fim da imagem.

FONTE: Waldick Júnior. Ciclo... o quê? Em Tempo, 29 jul. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fxT. Acesso em: 25 mar. 2021.

Fim do complemento.

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Cartografando

Algumas cidades brasileiras apresentam infraestrutura voltada para um deslocamento mais seguro das pessoas em bicicletas.

Capitais brasileiras: extensão de vias adequadas ao trânsito de bicicletas (2020)

Imagem: Ilustração. Um homem de bermuda, camiseta azul e capacete andando de bicicleta.  Gráfico. Capitais brasileiras: extensão de vias adequadas ao trânsito de bicicletas (2020). No eixo vertical, capitais. No eixo horizontal, extensão das vias (em quilômetros). Capital: São Paulo. Extensão das vias: 572. Capital: Brasília. Extensão das vias: 554. Capital: Rio de Janeiro. Extensão das vias: 460. Capital: Fortaleza. Extensão das vias: 347. Capital: Curitiba. Extensão das vias: 209. Capital: Salvador. Extensão das vias: 200. Capital: Florianópolis. Extensão das vias: 144. Capital: Belém. Extensão das vias: 107. Capital: Recife. Extensão das vias: 100. Capital: João Pessoa. Extensão das vias: 90. Capital: Campo Grande. Extensão das vias: 90. Capital: Belo Horizonte. Extensão das vias: 90. Capital: Goiânia. Extensão das vias: 80. Capital: Rio Branco. Extensão das vias: 74. Capital: Aracaju. Extensão das vias: 70. Capital: Porto Alegre. Extensão das vias: 54. Capital: Palmas. Extensão das vias: 46. Capital: Maceió. Extensão das vias: 42. Capital: Cuiabá. Extensão das vias: 40. Capital: Boa Vista. Extensão das vias: 40. Capital: Vitória. Extensão das vias: 38. Capital: Porto Velho. Extensão das vias: 21. Capital: Natal. Extensão das vias: 19. Capital: São Luís. Extensão das vias: 18. Capital: Teresina. Extensão das vias: 15. Capital: Macapá. Extensão das vias: 10. Capital: Manaus. Extensão das vias: 7.   Fim da imagem.

Fonte: Boletim de logística: o Brasil e a mobilidade urbana. Brasília: Empresa de Planejamento e Logística S. A. e Observatório Nacional de Transporte e Logística, 2021. p. 12.

  1. De acordo com o gráfico, quais cidades brasileiras possuíam mais de 100 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em 2020?
  1. Quais cidades brasileiras possuíam de 70 a 100 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas de acordo com o gráfico?
  1. Entre as capitais brasileiras citadas no gráfico, qual apresentava a menor quilometragem em ciclofaixas e ciclovias?
  1. Há ciclovias e ciclofaixas no lugar onde você vive? Por que elas são importantes?

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  1. Quando solicitado, leia a notícia em voz alta.

    Campanha tenta conscientizar motoristas sobre cuidados no trânsito

    A sexta edição da Campanha Maio Amarelo tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. […] O assunto escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

    O movimento é internacional e pretende ser um estímulo a todos os condutores – de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros – a optarem por um trânsito mais seguro […]. O laço amarelo é o símbolo do movimento. […]

    Tanto no Brasil como em outros países, diversas cidades aderiram ao Maio Amarelo, propondo atividades que despertem a conscientização da sociedade por mais paz no trânsito.

    FONTE: Ludmilla Souza. Campanha tenta conscientizar motoristas sobre cuidados no trânsito. Agência Brasil, 4 maio 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fti. Acesso em: 25 mar. 2021.

Imagem: Ilustração. Um cartaz. Do lado esquerdo, símbolo em amarelo representando três pessoas: nós somos o trânsito. Do lado direito, o texto: trânsito é feito de gente e gente merece respeito. #nóssomosotrânsito. Abaixo logotipo do Abramet, CFM e maio amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz da campanha Maio Amarelo de 2018. FIM DA LEGENDA.

a) De acordo com o texto, qual foi o objetivo da campanha?

Resposta: Promover uma conscientização de condutores de diferentes tipos de meios de transporte, passageiros e pedestres para um trânsito seguro.

b) Em sua opinião, o tema da campanha “Nós somos o trânsito” foi adequado? Explique.

Resposta pessoal. O aluno pode interpretar que sim, pois coloca como prioridade no trânsito o respeito ao ser humano: pedestres e condutores.

c) Por que é necessária a criação de campanhas para a melhoria das condições de vida na cidade?

Resposta: Para envolver a população em decisões que podem melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

149

Trabalho de campo

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

O professor vai orientar uma atividade que será realizada em grupos pelos arredores da escola, para que vocês possam observar:

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A conservação de ruas e calçadas

A mobilidade urbana, além da falta de segurança e de sinalização de trânsito, também pode ser prejudicada pela ausência de conservação de ruas e calçadas em várias cidades brasileiras.

O cuidado com as calçadas é muito importante para assegurar o direito à cidade. Calçadas muito estreitas, malconservadas ou com obstáculos colocam em risco a segurança das pessoas.

  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Uma mulher de calça jeans e camiseta azul marinho em uma calçada de piso intertravado. Ela segura a coleira de um cachorro bege. Ao lado dela, um buraco na calçada com as peças do piso soltas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Calçada esburacada em rua do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de camiseta branca e boné andando de cadeira de rodas em uma calçada de pedras. Do lado, prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Calçada irregular e com obstáculo na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. A calçada retratada na fotografia 1 oferece segurança ao pedestre? Por quê?
  1. A calçada retratada na fotografia 2 prejudica, sobretudo, a mobilidade de quais pessoas?

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Hoje em dia, a maioria da população brasileira vive em cidades. Pensar nesses espaços para o melhor convívio das pessoas é muito importante.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Observe a representação e, quando solicitado, leia os textos em voz alta.
Imagem: Ilustração. Imagem de um bairro. No meio, uma praça com um lago, brinquedo de madeira e canteiros com árvores. Ao redor, calçada e ciclovia. Na parte superior, entrada da cidade com uma faixa: direito à cidade. Para a esquerda, um centro de reciclagem com um caminhão amarelo na frente e um tanque cilíndrico. Para a direita, uma escola pintada de azul e um hospital. Do outro lado da rua, o prédio da prefeitura. Para a frente da praça, um posto de saúde, casas e prédios. Ao redor da imagem tem alguns quadros com textos. 1. A cidade deve ser um local onde todos os habitantes tenham qualidade de vida. 2. O crescimento de uma cidade não deve comprometer a qualidade do seu ambiente. 3. Os habitantes da cidade têm o direito de participar de projetos e ações desenvolvidos pelo governo municipal. 4. Todos os moradores da cidade devem poder utilizar, em condições iguais, seus equipamentos e espaços públicos. 5. Serviços públicos de qualidade, como educação e saúde, devem ser oferecidos a todos os cidadãos. 6. Os governantes devem promover políticas e ações que permitam que todos os moradores da cidade possam se locomover pelos seus espaços de forma segura. Fim da imagem.

a) Escolham um dos princípios do direito à cidade citados na representação e expliquem sua importância.

Atenção professor: Os alunos devem escolher um princípio e argumentar sobre sua importância. Fim da observação.

b) No espaço urbano do município em que vivem, o direito à cidade é respeitado? Caso a resposta seja negativa, expliquem e deem exemplos de direitos que sejam respeitados.

Atenção professor: A resposta deve estar baseada na realidade do lugar de viver dos alunos. Fim da observação.

152

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nas aulas anteriores, você aprendeu sobre a cidadania e os direitos e deveres que são comuns a todas as pessoas.

Agora, vamos avaliar os conhecimentos que foram construídos? Faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leiam o texto.

Atitudes cidadãs

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  1. é praticada com frequência no lugar onde vocês vivem. Expliquem suas respostas.
  1. deveria ser mais praticada no lugar onde vocês vivem. Por quê?
  1. está relacionada com o direito à cidade. Expliquem suas respostas.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leiam a tirinha.
Imagem: Quadrinho. Tirinha colorida em 3 quadros. Armandinho, um menino de calça azul, camiseta branca e cabelo azul conversa com uma menina de cabelo castanho preso em um rabo, usando saia azul e camiseta branca. Quadro 1: Armandinho segura um tijolo na mão, ao lado deles há uma parede. A menina diz: pode parecer pouco, mas de tijolinho em tijolinho... Quadro 2: ela continua: podemos construir os maiores muros! Armandinho responde: muros não! Quadro 3: Armandinho sorri segurando o tijolo e continua: podemos construir pontes!   Fim da imagem.

LEGENDA: ARMANDINHO Alexandre Beck FIM DA LEGENDA.

  1. Na opinião de vocês, o que está por trás da ideia de construir algo “de tijolinho em tijolinho”?
  1. Elaborem uma tirinha com texto, como a da personagem Armandinho, que represente uma atitude cidadã que vocês valorizam no dia a dia.

Agora é hora de você refletir sobre seu aprendizado. Responda às perguntas a seguir no caderno utilizando as palavras: “Sim”, “Em parte” ou “Não”.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Sobre as aprendizagens

a) Reconheço que a cidadania se relaciona com ações que favorecem a coletividade?

b) Reconheço que todo cidadão tem direitos e deveres?

c) Identifico princípios relacionados ao direito à cidade?

d) Percebo que a falta de mobilidade urbana compromete o direito à cidade?

Sobre a postura de estudante

e) Eu me envolvi positivamente nas aulas e nas conversas com meus colegas?

f) Elaborei as atividades propostas com responsabilidade?

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O que aprendi?

Avaliação de resultado

Você aprendeu muitas coisas ao longo do ano. Agora, é o momento de avaliar essas aprendizagens. Faça as atividades a seguir em uma folha avulsa e entregue-a ao professor.

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 1, 2, 3 e 4.

  1. O Brasil é um país populoso? Justifique sua resposta.
  1. Indique uma mudança que vem ocorrendo nos últimos anos, em relação à população idosa no Brasil.
  1. Quando levantamos dados sobre a população de uma localidade é importante que consideremos a população de migrantes.
    1. Por que é comum a existência de movimentos migratórios?
    1. Quais dificuldades os migrantes podem enfrentar quando chegam a uma nova localidade? Indique um exemplo.
  1. Elabore um pequeno texto sobre uma importante manifestação cultural que é realizada em seu lugar de viver. Pode ser uma festa, uma dança, um hábito alimentar, entre outras.
  1. Por que podemos afirmar que a cultura brasileira é plural?
  1. Observe o mapa abaixo.

Brasil: porcentagem de crianças de 0 a 3 anos de idade matriculadas em creche por região (2018)

Imagem: Mapa. Brasil: porcentagem de crianças de 0 a 3 anos de idade matriculadas em creche por região (2018). Mapa do Brasil dividido em estados e regiões. Cada região está colorida com uma cor e tem um quadro indicando uma porcentagem. Norte: 19%. Nordeste> 32%. Centro-Oeste: 29%. Sudeste: 42%. Sul: 40%.  Fim da imagem.

Fonte: Priscila Cruz e Luciano Monteiro (org.). Anuário brasileiro da educação básica 2019. 8ª ed. São Paulo: Todos Pela Educação/Moderna, 2019. p. 38.

  1. Identifique as regiões brasileiras com a maior e a menor porcentagem de crianças matriculadas em creches.
  1. De acordo com o mapa, é possível dizer que as condições de acesso a creche para crianças é semelhante em todo o Brasil? Explique sua resposta.

155

Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 5, 6, 7 e 8.

  1. Indique um exemplo de tecnologia utilizada na agricultura, na pecuária, na indústria, no comércio e nos serviços. Depois, explique uma vantagem para o uso dessa tecnologia e uma possível desvantagem, seja para as pessoas, seja para o ambiente.
  1. Indique um exemplo de meio de transporte terrestre, aquaviário ou aéreo que atualmente se desloque com mais velocidade do que no passado.
  1. Leia e interprete o gráfico a seguir sobre o uso da internet por crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos no Brasil.

Brasil: equipamento utilizado por crianças e adolescentes para acessar a internet (2012-2018)

Imagem: Gráfico. Brasil: equipamento utilizado por crianças e adolescentes para acessar a internet (2012-2018). No eixo vertical, porcentagem da população. No eixo horizontal, ano. Ano: 2012. Smartphone: 21. Computador: 64. Televisão: 1. Videogame: 3. Ano: 2013. Smartphone: 53. Computador: 90. Televisão: 3. Videogame: 11. Ano: 2014. Smartphone: 82. Computador: 80. Televisão: 5. Videogame: 12. Ano: 2015. Smartphone: 85. Computador: 64. Televisão: 11. Videogame: 11. Ano: 2016. Smartphone: 91. Computador: 60. Televisão: 18. Videogame: 15. Ano: 2018. Smartphone: 93. Computador: 44. Televisão: 32. Videogame: 15. Fim da imagem.

Fonte: Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). TIC kids online Brasil 2016, 2018. Disponíveis em: http://fdnc.io/fxW,http://fdnc.io/fxX. Acesso em: 7 maio 2021.

  1. De 2012 a 2018, qual foi o meio de comunicação que passou a ser mais utilizado por crianças e adolescentes?
  1. Nesse mesmo período, que meios de comunicação tiveram um pequeno crescimento na utilização entre as crianças e os adolescentes?
  1. De acordo com o gráfico, o que ocorreu com o uso do computador por crianças e adolescentes?

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Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 9, 10, 11 e 12.

  1. Explique a diferença entre fontes de energia renováveis e não renováveis.
  1. Escolha um dos tipos de energia a seguir e indique uma vantagem e uma desvantagem em sua utilização.
    1. Solar.
    1. Eólica.
    1. Hidráulica.
    1. Nuclear.
    1. Termelétrica.


  1. Indique uma forma de uso consciente de energia elétrica.
  1. Explique a importância do saneamento básico utilizando as expressões a seguir.

    higiene

    coleta de lixo

    abastecimento de água

    tratamento de esgoto

    doenças

  1. Indique duas situações que vêm comprometendo os cursos de água em diversas localidades do Brasil.
  1. Em 2019, nos meses de setembro e outubro, um grande vazamento de óleo atingiu a costa de diversos estados brasileiros. Leia e interprete o mapa.
    1. Como se chama o fenômeno que corresponde ao derramamento de grandes quantidades de petróleo no mar?
    1. De acordo com o mapa, quais estados brasileiros foram mais impactados com esse derramamento? Cite o nome de cinco deles.
    1. Cite as principais consequências desses derramamentos de óleos indicando pelo menos duas delas.

Brasil: áreas afetadas por manchas de óleo (2019)

Imagem: Mapa. Brasil: áreas afetadas por manchas de óleo (2019). Mapa de parte da região Nordeste, mostrando: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Há áreas destacadas em marrom indicando os municípios afetados.: pequenas áreas em todo o litoral, com maior concentração no norte do Maranhão.  Fim da imagem.

Fonte: Marinha monitora navios para identificar origem de óleo nas praias do Nordeste. G1, 7 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fxY. Acesso em: 25 mar. 2021.

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Nesta etapa, vamos retomar as temáticas desenvolvidas nos capítulos 13, 14, 15 e 16.

  1. As cidades brasileiras se originaram de forma espontânea ou planejada. Indique a diferença entre esses tipos de cidade.
  1. Uma das razões para o crescimento das cidades brasileiras está relacionada com o intenso deslocamento de pessoas dos espaços rurais para os espaços urbanos. Indique duas razões que favorecem o êxodo rural.
  1. Uma cidade pode ter diferentes funções e possuir relação com outras cidades. Indique dois tipos de atividades que podem levar pessoas de uma cidade a se deslocar com frequência para outra.
  1. Observe as fotografias.
Imagem: Fotografia. Imagem em preto e branco de uma praia com várias canoas de madeira na areia e uma no mar, com pessoas ao redor. No fundo, construções antigas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 1887. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma praia com canoas coloridas na água. Na areia, tendas com pessoas. Atrás, cidade com prédios e casas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. O que significa ser cidadão?
  1. Moradores residem em um bairro onde há uma praça com mato alto e lixo acumulado. Indique um tipo de ação cidadã que eles poderiam promover envolvendo órgãos públicos para melhorar as condições dessa praça.