88
UNIDADE 4 - Festas e brincadeiras
LEGENDA: Brincadeira das crianças na escola, pintura de Aracy Boucault, 2017. FIM DA LEGENDA.
89
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Que brincadeiras estão representadas na imagem?
- De qual dessas brincadeiras você mais gosta?
Fim do complemento.
90
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 13 e 14
O que mudou nas brincadeiras ao longo do tempo?
CAPÍTULO 13. Tempo de brincar
As crianças podem brincar em diferentes momentos do dia.
As fotos a seguir representam a sequência de atividades que Mariana realiza durante o dia.
LEGENDA: Mariana e sua mãe tomando café da manhã. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mariana estudando pela manhã. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mariana brincando no parquinho à tarde. FIM DA LEGENDA.
- Do que Mariana estava brincando? Circule.
Bola
Corda
Cavalinho de balanço
Amarelinha
Esconde-esconde
- Onde ela estava brincando?
91
- Numere a sequência de atividades que Mariana faz durante o dia de acordo com as fotos.
( ) Estudar.
( ) Brincar.
( ) Tomar café da manhã.
- Quando Mariana costuma brincar? Assinale.
( ) Antes de estudar.
( ) Depois de estudar.
- E você, brinca em que momento do dia?
( ) Antes de almoçar.
( ) Depois de almoçar.
- Desenhe uma brincadeira que você costuma brincar e o local onde brinca.
92
- Com a ajuda do professor, leia o poema em voz alta.
O quintal
No fundo do quintal,
Amarelinha,
Esconde-esconde,
Jogo do anel,
Um amor e três segredos.
No fundo do quintal,
Passarinhos,
Tesouros,
Piratas e navios,
As velas todas armadas.
No fundo do quintal,
Casinha de boneca,
Comidinha de folha seca,
Eu era a mãe, você era o pai.
Quando não existe quintal,
Como é que se faz?
Roseana Murray. Casas . Belo Horizonte: Formato, 1994. p. 21. (Título adaptado.)
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Qual é o local de brincar citado no poema?
- Quais são as brincadeiras citadas no poema?
- Que resposta você daria para a pergunta feita no poema: “Quando não existe quintal, como é que se faz?”.
93
- O professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo vai ficar responsável por investigar as regras de uma das brincadeiras citadas no poema. No dia combinado,
contem
aos colegas as regras da brincadeira que vocês investigaram.
- Você já brincou de alguma das brincadeiras representadas nas imagens a seguir? Se sim, de quais?
LEGENDA: Amarelinha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Esconde-esconde. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jogo do anel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Casinha de boneca. FIM DA LEGENDA.
Observação: Imagens ilustrativas com finalidade didática. Fim da observação.
94
Brinquedos e brincadeiras indígenas
As crianças indígenas têm diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras. Um exemplo disso são as crianças mundurukus, que vivem no estado do Pará.
Brinquedos mundurukus
Desde cedo, os pequenos índios [...] fazem arcos e flechas, bichos de palha, bonequinhas de barro ou de sabugo de milho, canoas pequeninas de madeira ou de palha de açaizeiro, piões, petecas e diversos brinquedos feitos com coco e palha de palmeira.
Daniel Munduruku. Coisas de índio . São Paulo: Calli, 2000. p. 64.
- Circule a seguir os brinquedos indígenas como os citados no texto.
LEGENDA: Bichos de palha de palmeira. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Boneca. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carrinho. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Peteca de palha de milho. FIM DA LEGENDA.
95
As crianças guaranis vivem em diversos estados. Algumas dessas crianças guaranis vivem no Espírito Santo e têm diferentes tipos de brinquedos.
Brinquedos guaranis
Na aldeia guarani, que fica perto de uma cidade, as crianças utilizam brinquedos feitos de diversos materiais [...] como galhos, sementes, pedras, frutas, matinhos [...].
Também contavam com brinquedos industrializados simples como bonecas de plástico, ursinho de pelúcia, carrinhos e caminhões de plásticos, bola de borracha, peteca, bolas de gude, piões de plástico [...].
Kleber de Oliveira. Brincando na aldeia . Vitória: UFS, 2007. p. 133-134.
- Compare os brinquedos das crianças guaranis com os brinquedos das crianças mundurukus que são citados nos textos.
- Identifique uma semelhança entre eles.
- Identifique uma diferença entre eles.
- Escolha um dos brinquedos das crianças guaranis e faça o que se pede.
- Cole uma imagem ou faça um desenho do brinquedo escolhido no espaço a seguir.
_____
- Escreva, como souber, uma legenda com o nome desse brinquedo.
Nome do brinquedo: _____
- Cole uma imagem ou faça um desenho do brinquedo escolhido no espaço a seguir.
96
CAPÍTULO 14. Brincadeiras em outros tempos
Há cerca de cem anos, as crianças que moravam nas cidades brasileiras tinham brincadeiras semelhantes às descritas no depoimento de Ariosto.
Memórias de Ariosto
Eu fazia carrinhos com roda de carretel de linha e nós brincávamos o dia todo, livremente; nunca me machuquei porque na rua não tinha carros. [...]
A criançada corria e jogava no meio da rua futebol com bola feita de meia. As meninas convidavam a gente para brincar de roda com elas. [...]
Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 156.
- Circule as imagens que ilustram os brinquedos de Ariosto.
LEGENDA: Carrinho de plástico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola de meia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola de couro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carrinho de carretel. FIM DA LEGENDA.
- Em que lugar Ariosto brincava?
_____
- Por que Ariosto podia brincar nesse lugar? Assinale.
( ) Porque havia muitos carros.
( ) Porque não havia carros.
- Atualmente, é seguro para as crianças brincar nas ruas de grandes cidades brasileiras? Por quê?
97
- Havia muitas brincadeiras quando Ariosto era criança. Uma delas era a “corre cutia”, também conhecida como “lenço atrás”. Reúna-se com os colegas para fazer essa brincadeira e sigam as orientações.
- Sentem-se em roda.
- Uma criança fica fora da roda, em pé, segurando um lenço.
- A criança com o lenço deve correr ao redor da roda, enquanto o grupo canta a canção a seguir.
Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Tradição popular.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- O corredor deixa o lenço cair atrás de alguém, que deve se levantar e correr atrás dele.
- Se essa pessoa conseguir pegar o corredor, será a sua vez de jogar o lenço. Se não conseguir, ela volta para seu lugar, e a brincadeira recomeça.
- Em sua opinião, por que essa brincadeira também é chamada de “lenço atrás”?
- Como tarefa de casa, faça as seguintes perguntas para um adulto com quem você convive.
- Qual era a sua brincadeira preferida na infância?
- Como se brinca dessa brincadeira?
- Conte aos colegas o que você descobriu.
Boxe complementar:
Você sabia?
A brincadeira “corre cutia” é originária da região Centro-Oeste, que inclui os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e, também, Brasília (Distrito Federal). Os pesquisadores não sabem qual grupo criou a brincadeira nem a época em que ela foi inventada.
Fim do complemento.
98
Tempo, tempo...
- Assim como Ariosto, muitas crianças brasileiras brincavam nas ruas há cem anos. Naquele tempo, havia uma brincadeira chamada “mãe da rua”, que tinha as seguintes regras.
Mãe da rua
- As crianças sorteavam uma delas para ser a “mãe da rua”.
- Os demais participantes se dividiam em dois grupos.
- A mãe da rua ficava no meio da rua.
- Os participantes deviam atravessar a rua pulando em um só pé sem ser capturados pela mãe da rua.
- As crianças capturadas permaneciam na rua ajudando a mãe da rua a pegar os demais participantes.
- A brincadeira terminava quando todas as crianças eram capturadas.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
99
- Por que a brincadeira era chamada de “mãe da rua”?
- Agora, observe uma foto de crianças brincando de “mãe da rua” atualmente.
LEGENDA: Crianças brincando de “mãe da rua” em escola no município de Goiânia, no estado de Goiás. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
- Onde as crianças da
foto
estão brincando?
( ) Na rua.
( ) No quintal.
( ) Na quadra da escola.
- Além desse lugar, onde mais podemos brincar de “mãe da rua” de forma segura?
- O professor vai dividir a turma em grupos para brincar de “mãe da rua” em um lugar seguro. Considerando o lugar da brincadeira, dê um novo nome para ela.
100
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 13 e 14
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Observe a imagem de uma brincadeira estudada e faça o que se pede.
LEGENDA: Crianças brincando no município de Manaus, no estado do Amazonas. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o nome dessa brincadeira?
_____
- Marque com um
X
as regras que pertencem a essa brincadeira.
( ) Cada jogador precisa de uma pedrinha.
( ) A mãe da rua fica no meio do espaço, entre dois grupos.
( ) As crianças não podem ser pegas pela mãe da rua.
( ) Só é permitido pôr um pé em cada casa.
- Cite dois brinquedos das crianças dos povos indígenas mundurukus.
_____
101
- Relacione e ligue as características dos brinquedos e brincadeiras ao tempo correspondente.
Coluna à esquerda:
Brincar na rua.
Brincar no playground .
Jogos eletrônicos.
Brincar na rua de “mãe da rua”.
Coluna à direita:
Atuais
Há cem anos
- Por que, em muitas cidades brasileiras atuais, as crianças não podem brincar nas ruas?
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie os números das perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Identifiquei algumas brincadeiras e suas regras?
- Identifiquei os brinquedos das crianças mundurukus?
- Identifiquei os brinquedos das crianças guaranis?
- Comparei os brinquedos e as brincadeiras atuais com os de cem anos atrás?
- Expliquei por que a maioria das crianças das grandes cidades brasileiras não pode brincar na rua?
102
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Que festas e comemorações acontecem na comunidade?
CAPÍTULO 15. Comemorações na escola
As escolas podem realizar diversas festas e comemorações ao longo do ano. Uma delas é a festa representada na foto a seguir.
LEGENDA: Festa Junina no município de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a festa representada na foto? Assinale.
( ) Carnaval.
( ) Ano-Novo.
( ) Festa junina.
( ) Dia das crianças.
- Que elementos da imagem ajudam a identificar essa festa?
- Essa festa também é realizada na escola onde você estuda?
_____
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
103
Além das escolas, as festas juninas também podem acontecer nas ruas, nas praças ou em locais fechados, como os estádios.
Nesses eventos, é comum a realização de uma quadrilha junina. O texto a seguir nos conta sobre a origem dessa tradição.
Quadrilha junina
[...] Foi o povo do interior,
O primeiro a dançar
A quadrilha desse jeito
E logo passou a usar
As roupas que eram então
Típicas do seu lugar.
Assim veio o chapéu de palha,
Vestido ou saia de chita,
A calça bem remendada,
Florada, mas bem bonita,
A camisa de xadrez,
Gravata e laço de fita [...]
Outros tantos adereços
Enfeitam o povo a dançar
A quadrilha, que em pares
Passa a se apresentar,
Festejando um casamento
E a colheita do lugar [...]
Francisco Diniz. Quadrilha junina. Disponível em: http://fdnc.io/foE. Acesso em: 25 fev. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
- Faça desenhos ao lado do poema para ilustrá-lo.
- De acordo com esse cordel, a dança em quadrilha começou a ser realizada para festejar o quê?
- Você já dançou quadrilha? Em que lugar?
104
Explorar fonte histórica escrita
- Com a ajuda do professor, leia a notícia sobre uma festa realizada em uma escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo.
Escola promove Festa das Nações
A E.E. [Escola Estadual] Romão Puiggari, na capital, realizou em novembro a Festa das Nações, nas dependências da unidade. A ação integrou alunos, pais e equipe gestora da escola.
As apresentações de danças e barracas de comidas típicas retrataram a cultura de 11 nacionalidades. [...]
A programação contou com hasteamento da bandeira brasileira e desfile das outras 11 nações envolvidas, danças, barracas de comida peruana, chilena e oriental e encerrou com o desfile da bateria da escola de samba. [...]
Pela diversidade cultural, escola da rede promove Festa das Nações. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo , 6 dez. 2016.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Que grupos foram integrados pela Festa das Nações?
- Que tipos de comida foram apresentados?
- Além da comida, que outras atividades ocorreram
nessa
festa?
_____
105
Boxe complementar:
Investigue
- Com a ajuda do professor, vocês vão escolher uma festa comemorada em sua comunidade e, como tarefa de casa, vão pesquisar sobre ela com adultos da sua convivência. Preencham a ficha com as informações coletadas.
- Nome da festa: _____
- Local e mês em que acontece: _____
- Há danças? Se sim, quais? _____
- Há brincadeiras? Se sim, quais? _____
- Há consumo de alimentos? Se sim, de quais? _____
- A comunidade prepara uma decoração para a festa? Se sim, desenhe-a. _____
- De que forma você participa dessa festa?
_____
- Conte aos colegas as suas descobertas.
Fim do complemento.
106
Carnaval
As pessoas costumam comemorar o Carnaval em ruas ou em sambódromos. Cada comunidade comemora essa festa de uma maneira, como mostram as fotos a seguir.
LEGENDA: Bloco de frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trios elétricos no município de Salvador, no estado da Bahia. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Desfile de escola de samba no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bloco de rua no município de São Paulo, estado de São Paulo. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
- A sua comunidade realiza alguma dessas comemorações de Carnaval? Se sim, qual?
- Há outra forma de comemorar o Carnaval na sua comunidade? Se sim, qual?
107
Boxe complementar:
Você sabia?
Há cerca de cem anos, os blocos carnavalecos saíam às ruas para cantar e dançar ao som das marchinhas, que são músicas animadas que brincavam com os costumes da época.
A primeira marchinha foi composta em 1899 e se chamava “Ó abre alas”.
Ó abre alas
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Eu sou da lira
Não posso negar
Eu sou da lira
Não posso negar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Rosa de ouro
É que vai ganhar
Rosa de ouro
É que vai ganhar
Chiquinha Gonzaga. Ó abre alas. Disponível em: http://fdnc.io/fJS. Acesso em: 25 fev. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
Fim do complemento.
108
CAPÍTULO 16. Comemorações nas moradias
Diversas comemorações ocorrem nas moradias, como a descrita no texto a seguir.
Uma grande festa
Foi no dia 31 de dezembro.
Vocês sabem que o dia 31 de dezembro é o último dia do ano. [...]
Na casa da vovó Emília havia uma grande festa. Enquanto as pessoas grandes faziam os doces e enfeitavam a casa, as crianças, todos os netinhos de dona Emília, preparavam grandes listas de resoluções para o Ano-Novo:
– Não vou mais comer doces escondido!
– Nem eu!
Ruth Rocha. Lá vem o Ano-Novo . São Paulo: Ática, 2000. p. 2-3.
Glossário:
Fim do glossário.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Para qual comemoração as personagens do texto estavam se preparando?
- Onde ocorreria a festa?
- O que os adultos estavam fazendo?
- Qual foi a decisão de uma das personagens para o ano que começaria?
109
As comemorações de Ano-Novo variam de uma comunidade para outra. Em alguns casos, as pessoas comemoram o início do ano com fogos de artifício.
LEGENDA: Queima de fogos de artifício para celebrar o início do ano de 2020, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.
Também há pessoas que usam roupas brancas em suas moradias e nas ruas para demonstrar o desejo de paz para o ano que começa.
LEGENDA: Comemoração de Ano-Novo no município de Paulista, no estado de Pernambuco. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Sua família comemora o Ano-Novo? Se sim, de que forma?
110
Na China, o dia de Ano-Novo é comemorado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.
Nesse dia, os chineses costumam vestir roupas vermelhas e douradas em suas moradias e nas ruas. O vermelho simboliza uma nova vida e boa sorte. Já o dourado representa o Sol, fonte da vida.
Espetáculos públicos de dança são realizados em diversas cidades chinesas. Neles, os dançarinos carregam dragões feitos de tecido ou de papel, que simbolizam novas forças para o ano que começa.
Ao final do dia, os chineses soltam fogos de artifício no céu.
LEGENDA: Festa de comemoração do Ano-Novo em Jiangsu, na China. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.
- Conte aos colegas duas características da comemoração chinesa de Ano-Novo.
- Compare as formas de comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.
- Identifique uma semelhança entre elas.
- Identifique uma diferença entre elas.
111
- Como tarefa de casa, converse com um adulto da sua convivência para descobrir outra festa realizada por sua família.
- Faça um desenho representando essa festa e complete a legenda com o nome dela.
_____
Nome da festa ou comemoração: _____
- Faça um desenho representando essa festa e complete a legenda com o nome dela.
- Mostre seu desenho ao
colega
e veja o dele. Vocês desenharam festas parecidas?
( ) Sim.
( ) Não.
- Retome as páginas anteriores e identifique festas realizadas:
- na moradia e na escola.
_____
- na escola e em outros locais da comunidade.
_____
- na moradia e na escola.
112
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Observe as imagens e a seguir faça o que se pede.
- Essas comemorações são realizadas no seu lugar de viver? Se sim, quais?
_____
- Assinale as alternativas que correspondem às diversas formas de comemorar o Carnaval no Brasil.
( ) Blocos de frevo.
( ) Trios elétricos.
( ) Quadrilha junina.
( ) Desfiles de escolas de samba.
( ) Blocos de rua.
113
- Preencha o quadro a seguir com as frases que correspondem às características da comemoração do Ano-Novo na China e do Ano-Novo no Brasil.
Soltam fogos de artifício.
Carregam dragões de tecido ou de papel.
Vestem roupas vermelhas e douradas.
Vestem roupa branca.
Quadro: equivalente textual a seguir.
_____ |
_____ |
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie os números das perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Identifiquei as festas realizadas na escola?
- Listei as formas de comemorar o Carnaval no Brasil?
- Comparei as formas de comemorar o Ano-Novo no Brasil e na China?
- Citei as características das comemorações na minha família?
114
O QUE EU APRENDI?
Avaliação de resultado
Agora é a hora de você descobrir como estão seus conhecimentos sobre os assuntos estudados ao longo do ano.
- Represente por meio de desenho um acontecimento marcante na vida de uma criança.
_____
- Qual fato marcante você desenhou?
_____
- Leia três regras de convivência a seguir.
Levantar a mão para falar na aula.
Manter a sala limpa.
Prestar atenção na aula.
- Circule o local em que essas regras de convivência são mais utilizadas.
Moradia
Escola
Praça pública
- Circule o local em que essas regras de convivência são mais utilizadas.
115
- Ligue as imagens representando os períodos do dia às atividades que você realiza.
LEGENDA: Manhã. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tarde. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Noite. FIM DA LEGENDA.
Acordar
Jantar
Dormir
Ir à escola
- Cite as comemorações que acontecem no mês de outubro.
_____
116
- Observe a imagem com a divisão de tarefas de uma família e assinale as alternativas correspondentes.
LEGENDA: Família limpando a casa. FIM DA LEGENDA.
( ) O pai e a filha estão dividindo a tarefa.
( ) O pai e a filha estão limpando um móvel.
( ) Uma única pessoa faz todas as tarefas.
- Cite três formas de lazer das famílias atuais.
_____
- Assinale a alternativa que indica a mudança na quantidade de filhos das famílias nos últimos 50 anos.
( ) A quantidade de filhos aumentou.
( ) A quantidade de filhos permaneceu a mesma.
( ) A quantidade de filhos diminuiu.
- Elabore desenhos de um objeto utilizado em cada etapa da vida de uma criança.
Bebê
_____
Criança
_____
117
- Observe as imagens a seguir e escreva o nome dos brinquedos nas legendas.
_____
_____
- Por que há cem anos as crianças das grandes cidades podiam brincar nas ruas? Assinale.
( ) Porque havia muitos carros.
( ) Porque havia poucos carros.
- Circule as comemorações que acontecem na sua escola.
Dia da Árvore.
Dia da Criança.
Festa da Família.
Festa Junina.
Nenhuma dessas.
Dia do Professor.
- Classifique as frases conforme a legenda.
C. Ano-Novo chinês.
B. Ano-Novo brasileiro.
D. As duas festas.
( ) Roupas brancas.
( ) Fogos de artifício.
( ) Roupas vermelhas.