88

UNIDADE 4 - Festas e brincadeiras

Imagem: Pintura. Em uma via próximo a um conjunto de pequenas casas coloridas com muitas janelas e portas de acesso à rua, muitas crianças brincam separadas em diferentes grupos. Em destaque, quatro meninas brincam de pular corda, duas pulam e duas batem. Ao fundo, outro grupo brinca de jogar a bola para o alto. Do outro lado, muitas garotas brincam em uma grande roda de mãos dadas. Próximo dali, uma pequena turma brinca de cabra-cega e outras jogam amarelinha. Fim da imagem.

LEGENDA: Brincadeira das crianças na escola, pintura de Aracy Boucault, 2017. FIM DA LEGENDA.

89

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Que brincadeiras estão representadas na imagem?
  1. De qual dessas brincadeiras você mais gosta?

Fim do complemento.

90

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

O que mudou nas brincadeiras ao longo do tempo?

CAPÍTULO 13. Tempo de brincar

As crianças podem brincar em diferentes momentos do dia.

As fotos a seguir representam a sequência de atividades que Mariana realiza durante o dia.

Imagem: Fotografia 1. Fotografia. Uma mulher e uma criança estão lado a lado, sorriem e posam para foto sentadas à mesa posta com suco e frutas. Ao fundo, armários. Fim da imagem.

LEGENDA: Mariana e sua mãe tomando café da manhã. FIM DA LEGENDA.

Imagem: 2. Fotografia. A menina está sentada à mesa e desenha em folhas com lápis coloridos. Ao fundo, sofá com almofadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Mariana estudando pela manhã. FIM DA LEGENDA.

Imagem: 3. A menina sorri e brinca sentada em um cavalo de madeira no parque. Ao fundo, brinquedos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mariana brincando no parquinho à tarde. FIM DA LEGENDA.

  1. Do que Mariana estava brincando? Circule.

Bola

Corda

Cavalinho de balanço

Amarelinha

Esconde-esconde

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Onde ela estava brincando?

91

  1. Numere a sequência de atividades que Mariana faz durante o dia de acordo com as fotos.

    ( ) Estudar.

    ( ) Brincar.

    ( ) Tomar café da manhã.

  1. Quando Mariana costuma brincar? Assinale.

    ( ) Antes de estudar.

    ( ) Depois de estudar.

  1. E você, brinca em que momento do dia?

    ( ) Antes de almoçar.

    ( ) Depois de almoçar.

  1. Desenhe uma brincadeira que você costuma brincar e o local onde brinca.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis agrupados em dois pares formam duas quinas de um espaço em branco onde será feito o desenho.  Fim da imagem.

92

  1. Com a ajuda do professor, leia o poema em voz alta.

O quintal

No fundo do quintal,

Amarelinha,

Esconde-esconde,

Jogo do anel,

Um amor e três segredos.


No fundo do quintal,

Passarinhos,

Tesouros,

Piratas e navios,

As velas todas armadas.


No fundo do quintal,

Casinha de boneca,

Comidinha de folha seca,

Eu era a mãe, você era o pai.


Quando não existe quintal,

Como é que se faz?

Roseana Murray. Casas . Belo Horizonte: Formato, 1994. p. 21. (Título adaptado.)

Imagem: Ilustração. Um conjunto de figuras que circundam o poema, como um balanço de corda preso a uma árvore; uma criança dentro de um baú; uma árvore; uma casa rosa e azul; e uma criança vestida de pirata dentro de um barco a velas e acompanhada por um pássaro.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é o local de brincar citado no poema?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais são as brincadeiras citadas no poema?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que resposta você daria para a pergunta feita no poema: “Quando não existe quintal, como é que se faz?”.

93

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo vai ficar responsável por investigar as regras de uma das brincadeiras citadas no poema. No dia combinado, contem aos colegas as regras da brincadeira que vocês investigaram.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já brincou de alguma das brincadeiras representadas nas imagens a seguir? Se sim, de quais?
Imagem: Ilustração. Quatro crianças uniformizadas brincam em uma amarelinha que foi desenhada no chão. Apresenta os números de 1 a 10 em quadros coloridos separados e de maneira alternada entre uma linha com uma casa, outra linha com duas casas e assim por diante. Uma delas pula enquanto outras duas observam de pé e outra, sentada. A pedra está no número 5. Fim da imagem.

LEGENDA: Amarelinha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro crianças uniformizadas brincam de esconde-esconde em uma área verde. Uma delas esconde o rosto virada de bruços apoiada em uma parede e as demais se escondem no espaço. Fim da imagem.

LEGENDA: Esconde-esconde. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Seis crianças uniformizadas estão sentadas em roda, sendo que uma delas está ao centro e aproxima as mãos unidas das mãos de um colega. As demais também estão com as mãos dispostas unidas à frente do corpo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jogo do anel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Duas crianças, uma de pé e outra sentada, brincam com bonecas em uma casa em miniatura.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casinha de boneca. FIM DA LEGENDA.

Observação: Imagens ilustrativas com finalidade didática. Fim da observação.

94

Brinquedos e brincadeiras indígenas

As crianças indígenas têm diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras. Um exemplo disso são as crianças mundurukus, que vivem no estado do Pará.

Brinquedos mundurukus

Desde cedo, os pequenos índios [...] fazem arcos e flechas, bichos de palha, bonequinhas de barro ou de sabugo de milho, canoas pequeninas de madeira ou de palha de açaizeiro, piões, petecas e diversos brinquedos feitos com coco e palha de palmeira.

Daniel Munduruku. Coisas de índio . São Paulo: Calli, 2000. p. 64.

  1. Circule a seguir os brinquedos indígenas como os citados no texto.
Imagem: Fotografia. Três animais feitos de material trançado de cor marrom. Um deles é um quadrúpede, outro apresenta o corpo triangulado e cauda e o terceiro tem longo pescoço e asas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bichos de palha de palmeira. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bola com listras coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Bola. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma boneca semelhante a um bebê sentado. Fim da imagem.

LEGENDA: Boneca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um carrinho de plástico azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Carrinho. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma peteca que apresenta a parte superior longa com ramificações de palha e a parte inferior redonda, pequena e cheia e também de palha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Peteca de palha de milho. FIM DA LEGENDA.

95

As crianças guaranis vivem em diversos estados. Algumas dessas crianças guaranis vivem no Espírito Santo e têm diferentes tipos de brinquedos.

Brinquedos guaranis

Na aldeia guarani, que fica perto de uma cidade, as crianças utilizam brinquedos feitos de diversos materiais [...] como galhos, sementes, pedras, frutas, matinhos [...].

Também contavam com brinquedos industrializados simples como bonecas de plástico, ursinho de pelúcia, carrinhos e caminhões de plásticos, bola de borracha, peteca, bolas de gude, piões de plástico [...].

Kleber de Oliveira. Brincando na aldeia . Vitória: UFS, 2007. p. 133-134.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare os brinquedos das crianças guaranis com os brinquedos das crianças mundurukus que são citados nos textos.
    1. Identifique uma semelhança entre eles.
    1. Identifique uma diferença entre eles.
  1. Escolha um dos brinquedos das crianças guaranis e faça o que se pede.
    1. Cole uma imagem ou faça um desenho do brinquedo escolhido no espaço a seguir.

      _____

    1. Escreva, como souber, uma legenda com o nome desse brinquedo.

      Nome do brinquedo: _____

96

CAPÍTULO 14. Brincadeiras em outros tempos

Há cerca de cem anos, as crianças que moravam nas cidades brasileiras tinham brincadeiras semelhantes às descritas no depoimento de Ariosto.

Memórias de Ariosto

Eu fazia carrinhos com roda de carretel de linha e nós brincávamos o dia todo, livremente; nunca me machuquei porque na rua não tinha carros. [...]

A criançada corria e jogava no meio da rua futebol com bola feita de meia. As meninas convidavam a gente para brincar de roda com elas. [...]

Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 156.

Glossário:

Carretel: pequeno cilindro usado para enrolar a linha de costura.

Fim do glossário.

  1. Circule as imagens que ilustram os brinquedos de Ariosto.
Imagem: Fotografia. Um carrinho de plástico laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Carrinho de plástico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bola de meia enrolada vermelha. Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de meia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bola de capotam branca e preta. Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de couro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um lápis acoplado a um carretel. Fim da imagem.

LEGENDA: Carrinho de carretel. FIM DA LEGENDA.

  1. Em que lugar Ariosto brincava?

    _____

  1. Por que Ariosto podia brincar nesse lugar? Assinale.

    ( ) Porque havia muitos carros.

    ( ) Porque não havia carros.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Atualmente, é seguro para as crianças brincar nas ruas de grandes cidades brasileiras? Por quê?

97

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Havia muitas brincadeiras quando Ariosto era criança. Uma delas era a “corre cutia”, também conhecida como “lenço atrás”. Reúna-se com os colegas para fazer essa brincadeira e sigam as orientações.
    1. Sentem-se em roda.
    1. Uma criança fica fora da roda, em pé, segurando um lenço.
    1. A criança com o lenço deve correr ao redor da roda, enquanto o grupo canta a canção a seguir.

Corre, cutia

Na casa da tia

Corre, cipó

Na casa da avó

Lencinho na mão

Caiu no chão

Moça bonita

Do meu coração

Tradição popular.

Imagem: Ilustração. Um grupo de oito crianças brinca sentado em roda no interior de uma sala. Um deles está de pé próximo aos colegas e segura um lenço.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. O corredor deixa o lenço cair atrás de alguém, que deve se levantar e correr atrás dele.
  1. Se essa pessoa conseguir pegar o corredor, será a sua vez de jogar o lenço. Se não conseguir, ela volta para seu lugar, e a brincadeira recomeça.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que essa brincadeira também é chamada de “lenço atrás”?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como tarefa de casa, faça as seguintes perguntas para um adulto com quem você convive.
    1. Qual era a sua brincadeira preferida na infância?
    1. Como se brinca dessa brincadeira?
    1. Conte aos colegas o que você descobriu.

Boxe complementar:

Você sabia?

A brincadeira “corre cutia” é originária da região Centro-Oeste, que inclui os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e, também, Brasília (Distrito Federal). Os pesquisadores não sabem qual grupo criou a brincadeira nem a época em que ela foi inventada.

Fim do complemento.

98

Tempo, tempo...

  1. Assim como Ariosto, muitas crianças brasileiras brincavam nas ruas há cem anos. Naquele tempo, havia uma brincadeira chamada “mãe da rua”, que tinha as seguintes regras.

    Mãe da rua

    1. As crianças sorteavam uma delas para ser a “mãe da rua”.
    1. Os demais participantes se dividiam em dois grupos.
    1. A mãe da rua ficava no meio da rua.
    1. Os participantes deviam atravessar a rua pulando em um só pé sem ser capturados pela mãe da rua.
    1. As crianças capturadas permaneciam na rua ajudando a mãe da rua a pegar os demais participantes.
    1. A brincadeira terminava quando todas as crianças eram capturadas.
Imagem: Ilustração. Um grupo de seis crianças, três meninos e três meninas, brinca correndo na rua. Eles vestem roupas cinzas, sapato, meias longas brancas, camisa, as meninas usam saia e os meninos usam bermuda. A via não tem carros e as casas ao redor são pequenas, com muros baixos e portas e janelas com acesso diretamente à calçada, sem portão. No espaço, há postes de iluminação e árvores nos terrenos. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

99

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que a brincadeira era chamada de “mãe da rua”?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Agora, observe uma foto de crianças brincando de “mãe da rua” atualmente.
Imagem: Fotografia. Um pequeno grupo de crianças uniformizadas brincam em uma quadra coberto. Elas estão de pé e correm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando de “mãe da rua” em escola no município de Goiânia, no estado de Goiás. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde as crianças da foto estão brincando?

    ( ) Na rua.

    ( ) No quintal.

    ( ) Na quadra da escola.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além desse lugar, onde mais podemos brincar de “mãe da rua” de forma segura?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O professor vai dividir a turma em grupos para brincar de “mãe da rua” em um lugar seguro. Considerando o lugar da brincadeira, dê um novo nome para ela.

100

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Observe a imagem de uma brincadeira estudada e faça o que se pede.
Imagem: Fotografia. Quatro crianças brincam de amarelinha com os quadrados contornados no chão de terra. Uma delas pula enquanto as outras observam.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando no município de Manaus, no estado do Amazonas. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o nome dessa brincadeira?

    _____

  1. Marque com um X as regras que pertencem a essa brincadeira.

    ( ) Cada jogador precisa de uma pedrinha.

    ( ) A mãe da rua fica no meio do espaço, entre dois grupos.

    ( ) As crianças não podem ser pegas pela mãe da rua.

    ( ) Só é permitido pôr um pé em cada casa.

  1. Cite dois brinquedos das crianças dos povos indígenas mundurukus.

    _____

101

  1. Relacione e ligue as características dos brinquedos e brincadeiras ao tempo correspondente.

    Coluna à esquerda:

    Brincar na rua.

    Brincar no playground .

    Jogos eletrônicos.

    Brincar na rua de “mãe da rua”.

    Coluna à direita:

    Atuais

    Há cem anos

  1. Por que, em muitas cidades brasileiras atuais, as crianças não podem brincar nas ruas?

    _____

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

    Copie os números das perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei algumas brincadeiras e suas regras?
  1. Identifiquei os brinquedos das crianças mundurukus?
  1. Identifiquei os brinquedos das crianças guaranis?
  1. Comparei os brinquedos e as brincadeiras atuais com os de cem anos atrás?
  1. Expliquei por que a maioria das crianças das grandes cidades brasileiras não pode brincar na rua?

102

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Que festas e comemorações acontecem na comunidade?

CAPÍTULO 15. Comemorações na escola

As escolas podem realizar diversas festas e comemorações ao longo do ano. Uma delas é a festa representada na foto a seguir.

Imagem: Fotografia. Destaque de um grupo de crianças que dançam quadrilha em uma área externa enfeitada com muitas bandeirolas coloridas presas formando varais bem longos. As meninas estão de pé e forma um círculo de mãos dadas. Elas usam vestidos coloridos, meias, sapatos e chapéu ou fitas na cabeça. Os meninos estão sentados ao centro da roda. Eles usam chapéu de palha, camisa xadrez, calça e tênis.  Fim da imagem.

LEGENDA: Festa Junina no município de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é a festa representada na foto? Assinale.

    ( ) Carnaval.

    ( ) Ano-Novo.

    ( ) Festa junina.

    ( ) Dia das crianças.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que elementos da imagem ajudam a identificar essa festa?
  1. Essa festa também é realizada na escola onde você estuda?

    _____

Imagem: Ilustração. Um casal sorridente formado por um menino e uma menina estão de pé lado a lado e com as mãos dadas levantadas. Ela usa vestido florido rodado, tranças no cabelo e sapatilha e ele chapéu de palha, camisa, calça e sapato. Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

103

Além das escolas, as festas juninas também podem acontecer nas ruas, nas praças ou em locais fechados, como os estádios.

Nesses eventos, é comum a realização de uma quadrilha junina. O texto a seguir nos conta sobre a origem dessa tradição.

Imagem: Ilustração. Três varais com bandeirolas coloridas. Fim da imagem.

Quadrilha junina

[...] Foi o povo do interior,

O primeiro a dançar

A quadrilha desse jeito

E logo passou a usar

As roupas que eram então

Típicas do seu lugar.

Assim veio o chapéu de palha,

Vestido ou saia de chita,

A calça bem remendada,

Florada, mas bem bonita,

A camisa de xadrez,

Gravata e laço de fita [...]

Outros tantos adereços

Enfeitam o povo a dançar

A quadrilha, que em pares

Passa a se apresentar,

Festejando um casamento

E a colheita do lugar [...]

Francisco Diniz. Quadrilha junina. Disponível em: http://fdnc.io/foE. Acesso em: 25 fev. 2021.

Glossário:

Adereço: enfeite.

Fim do glossário.

  1. Faça desenhos ao lado do poema para ilustrá-lo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com esse cordel, a dança em quadrilha começou a ser realizada para festejar o quê?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já dançou quadrilha? Em que lugar?

104

Explorar fonte histórica escrita

  1. Com a ajuda do professor, leia a notícia sobre uma festa realizada em uma escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo.

    Escola promove Festa das Nações

    A E.E. [Escola Estadual] Romão Puiggari, na capital, realizou em novembro a Festa das Nações, nas dependências da unidade. A ação integrou alunos, pais e equipe gestora da escola.

    As apresentações de danças e barracas de comidas típicas retrataram a cultura de 11 nacionalidades. [...]

    A programação contou com hasteamento da bandeira brasileira e desfile das outras 11 nações envolvidas, danças, barracas de comida peruana, chilena e oriental e encerrou com o desfile da bateria da escola de samba. [...]

    Pela diversidade cultural, escola da rede promove Festa das Nações. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo , 6 dez. 2016.

Imagem: Ilustração. Cinco crianças estão paradas ao lado de bandeiras de diferentes países. Na primeira fileira, um menino que segura um copo  está ao lado de uma bandeira com três listras horizontais na seguinte sequência: preta, vermelha e amarela. Atrás dele está uma bandeira branca com círculo vermelho ao centro. Na sequência, está uma bandeira com duas faixas grossas verticais, uma verde e outras vermelha e um brasão amarelo ao centro. Depois, um menino que segura um prato de comida quente está à frente de uma bandeira com três faixas verticais na seguinte sequência: azul, branca e vermelha. Logo atrás, uma bandeira com duas faixas horizontais, uma branca e uma vermelha. Depois Uma bandeira com três listras horizontais, duas azuis e uma branca ao centro sobre a qual está o sol. Ao lado, uma bandeira com três listras horizontais, duas vermelhas e uma amarela ao centro sobre a qual está um brasão também vermelho.  Atrás, um menino segura uma taça de sorvete à frente de uma bandeira com três listras verticais na seguinte sequência: verde, branca e vermelha. Depois, uma menina segura um prato de comida quente próximo a uma bandeira com três listras horizontais, uma vermelha, uma preta e uma branca ao centro sobre a qual há duas estrelas verdes. Por fim, uma menina que segura um prato de comida está à frente de uma bandeira branca com quatro listras azuis na horizontal e um sol no canto superior esquerdo.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que grupos foram integrados pela Festa das Nações?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que tipos de comida foram apresentados?
  1. Além da comida, que outras atividades ocorreram nessa festa?

    _____

105

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda do professor, vocês vão escolher uma festa comemorada em sua comunidade e, como tarefa de casa, vão pesquisar sobre ela com adultos da sua convivência. Preencham a ficha com as informações coletadas.
  1. Nome da festa: _____
  1. Local e mês em que acontece: _____
  1. Há danças? Se sim, quais? _____
  1. Há brincadeiras? Se sim, quais? _____
  1. Há consumo de alimentos? Se sim, de quais? _____
  1. A comunidade prepara uma decoração para a festa? Se sim, desenhe-a. _____
  1. De que forma você participa dessa festa? _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Conte aos colegas as suas descobertas.

Fim do complemento.

106

Carnaval

As pessoas costumam comemorar o Carnaval em ruas ou em sambódromos. Cada comunidade comemora essa festa de uma maneira, como mostram as fotos a seguir.

Imagem: Fotografia. Um grupo de cinco pessoas fantasiadas com roupas frescas coloridas, tênis e que seguram pequenas sombrinhas coloridas posam para foto sorridente. Elas estão em uma via de pedras e ao fundo há a fachada de um prédio amarelo composto por dois pisos e com muitas janelas com pequenas sacadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bloco de frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma via tomada por uma multidão ao redor de um trio elétrico sobre o qual há um grupo de pessoas que usam um mesmo uniforme verde e branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Trios elétricos no município de Salvador, no estado da Bahia. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Destaque da avenida do sambódromo na qual passam alas com passistas e carros alegóricos com muitas cores. Próximo da via, há camarotes com pessoas de pé e mais ao fundo estão as pessoas nas arquibancadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desfile de escola de samba no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Destaque de uma multidão que toma uma ampla via com árvores e prédios ao redor. Entre as pessoas há alguns ambulantes com guarda-sóis.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bloco de rua no município de São Paulo, estado de São Paulo. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A sua comunidade realiza alguma dessas comemorações de Carnaval? Se sim, qual?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Há outra forma de comemorar o Carnaval na sua comunidade? Se sim, qual?

107

Boxe complementar:

Você sabia?

Há cerca de cem anos, os blocos carnavalecos saíam às ruas para cantar e dançar ao som das marchinhas, que são músicas animadas que brincavam com os costumes da época.

A primeira marchinha foi composta em 1899 e se chamava “Ó abre alas”.

Ó abre alas

Ó abre alas

Que eu quero passar

Ó abre alas

Que eu quero passar

Eu sou da lira

Não posso negar

Eu sou da lira

Não posso negar

Ó abre alas

Que eu quero passar

Ó abre alas

Que eu quero passar

Rosa de ouro

É que vai ganhar

Rosa de ouro

É que vai ganhar

Chiquinha Gonzaga. Ó abre alas. Disponível em: http://fdnc.io/fJS. Acesso em: 25 fev. 2021.

Glossário:

Lira: banda de música.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Muitos confetes coloridos tomam a página ao redor do poema na qual ainda há uma mulher que está sentada em um círculo preso no alto por uma corda e quatro pessoas fantasiadas dançam no chão. As mulheres balançam os braços e um homem toca trompete e outro um violão. Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Fim do complemento.

108

CAPÍTULO 16. Comemorações nas moradias

Diversas comemorações ocorrem nas moradias, como a descrita no texto a seguir.

Uma grande festa

Foi no dia 31 de dezembro.

Vocês sabem que o dia 31 de dezembro é o último dia do ano. [...]

Na casa da vovó Emília havia uma grande festa. Enquanto as pessoas grandes faziam os doces e enfeitavam a casa, as crianças, todos os netinhos de dona Emília, preparavam grandes listas de resoluções para o Ano-Novo:

– Não vou mais comer doces escondido!

– Nem eu!

Ruth Rocha. Lá vem o Ano-Novo . São Paulo: Ática, 2000. p. 2-3.

Glossário:

Resolução: decisão.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Em um mesmo espaço, duas crianças estão sentadas no chão e outra está deitada, seguram folhas escritas e lápis enquanto conversam. Próximo a elas, um menino de pé enfeita uma parede com círculos brilhantes presos em uma corda.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Para qual comemoração as personagens do texto estavam se preparando?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Onde ocorreria a festa?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que os adultos estavam fazendo?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual foi a decisão de uma das personagens para o ano que começaria?

109

As comemorações de Ano-Novo variam de uma comunidade para outra. Em alguns casos, as pessoas comemoram o início do ano com fogos de artifício.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Destaque do céu noturno com fogos de artifícios com aspecto sortido. Eles são disparados de um trecho em alto-mar e na encosta uma multidão observa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Queima de fogos de artifício para celebrar o início do ano de 2020, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

Também há pessoas que usam roupas brancas em suas moradias e nas ruas para demonstrar o desejo de paz para o ano que começa.

Imagem: Fotografia. Em uma sala, ao lado de uma árvore de Natal, duas mulheres adultas e duas crianças vestidas de branco sorriem enquanto seguram finas velas pretas que soltam faíscas douradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comemoração de Ano-Novo no município de Paulista, no estado de Pernambuco. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Sua família comemora o Ano-Novo? Se sim, de que forma?

110

Na China, o dia de Ano-Novo é comemorado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

Nesse dia, os chineses costumam vestir roupas vermelhas e douradas em suas moradias e nas ruas. O vermelho simboliza uma nova vida e boa sorte. Já o dourado representa o Sol, fonte da vida.

Espetáculos públicos de dança são realizados em diversas cidades chinesas. Neles, os dançarinos carregam dragões feitos de tecido ou de papel, que simbolizam novas forças para o ano que começa.

Ao final do dia, os chineses soltam fogos de artifício no céu.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Durante à noite, em uma via, ao centro em destaque, duas meninas fantasiadas com roupas vermelhas seguram hastes presas à cabeça de um grande dragão amarelo que apresenta corpo longo e com aspecto escamoso brilhante. Ao longo do corpo, há outras pessoas que vestem roupa vermelha, mas que estão com a cabeça coberta no interior do corpo do animal e apenas os pés de fora.  O espaço por onde passa a montagem apresenta uma estrutura com teto iluminado com muitas luminárias redondas vermelhas. Ao redor, muitas pessoas observam a cena.  Fim da imagem.

LEGENDA: Festa de comemoração do Ano-Novo em Jiangsu, na China. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Conte aos colegas duas características da comemoração chinesa de Ano-Novo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare as formas de comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.
    1. Identifique uma semelhança entre elas.
    1. Identifique uma diferença entre elas.

111

  1. Como tarefa de casa, converse com um adulto da sua convivência para descobrir outra festa realizada por sua família.
    • Faça um desenho representando essa festa e complete a legenda com o nome dela.

      _____

      Nome da festa ou comemoração: _____

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Mostre seu desenho ao colega e veja o dele. Vocês desenharam festas parecidas?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

  1. Retome as páginas anteriores e identifique festas realizadas:
    1. na moradia e na escola.

      _____

    1. na escola e em outros locais da comunidade.

      _____

112

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Observe as imagens e a seguir faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Um grupo de crianças com características diversas estão lado a lado, sorriem e seguram bandeiras de diversos países hasteadas. Ao fundo, o globo terrestre. Há a indicação “Festa das Nações”.   Ilustração. Destaque de uma sanfona aberta da qual partem notas musicais. Há um barbante no qual estão muitas bandeirolas coloridas e a indicação “Festa Junina”.   Ilustração. Destaque de um pandeiro, uma máscara colorida para área dos olhos, balões e muitos confetes. Há a indicação “Carnaval”.   Ilustração. Uma menina pula sobre as costas de um menino que está curvado. Ambos sorriem e há balões ao redor com a indicação “Dia da Criança”.   Fim da imagem.
  1. Assinale as alternativas que correspondem às diversas formas de comemorar o Carnaval no Brasil.

    ( ) Blocos de frevo.

    ( ) Trios elétricos.

    ( ) Quadrilha junina.

    ( ) Desfiles de escolas de samba.

    ( ) Blocos de rua.

113

  1. Preencha o quadro a seguir com as frases que correspondem às características da comemoração do Ano-Novo na China e do Ano-Novo no Brasil.

    Soltam fogos de artifício.

    Carregam dragões de tecido ou de papel.

    Vestem roupas vermelhas e douradas.

    Vestem roupa branca.

Quadro: equivalente textual a seguir.

_____

_____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

Copie os números das perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei as festas realizadas na escola?
  1. Listei as formas de comemorar o Carnaval no Brasil?
  1. Comparei as formas de comemorar o Ano-Novo no Brasil e na China?
  1. Citei as características das comemorações na minha família?

114

O QUE EU APRENDI?

Avaliação de resultado

Agora é a hora de você descobrir como estão seus conhecimentos sobre os assuntos estudados ao longo do ano.

  1. Represente por meio de desenho um acontecimento marcante na vida de uma criança.

    _____

  1. Leia três regras de convivência a seguir.

    Levantar a mão para falar na aula.

    Manter a sala limpa.

    Prestar atenção na aula.

    • Circule o local em que essas regras de convivência são mais utilizadas.

      Moradia

      Escola

      Praça pública

115

  1. Ligue as imagens representando os períodos do dia às atividades que você realiza.
Imagem: Fotografia em plano aberto. Paisagem urbana composta por uma extensa via, área gramada e um prédio circular com arquitetura com colunas diagonais que formam um círculo ao centro. No céu, a luz do sol no horizonte e muitas nuvens. Fim da imagem.

LEGENDA: Manhã. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Paisagem composta pela beira-mar e árvores sombreadas ao fundo. No horizonte, o sol brilha distante no céu alaranjado com nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tarde. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Paisagem urbana composta por muitos prédios com luminosidade. No céu límpido escuro, a lua cheia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Noite. FIM DA LEGENDA.

Acordar

Jantar

Dormir

Ir à escola

  1. Cite as comemorações que acontecem no mês de outubro.

    _____

116

  1. Observe a imagem com a divisão de tarefas de uma família e assinale as alternativas correspondentes.
Imagem: Fotografia. Um homem e uma menina sorriem enquanto limpam uma bancada. Ambos estão de luvas. Ele passa um pano na superfície e ela aplica o produto com borrifador.  Fim da imagem.

LEGENDA: Família limpando a casa. FIM DA LEGENDA.

( ) O pai e a filha estão dividindo a tarefa.

( ) O pai e a filha estão limpando um móvel.

( ) Uma única pessoa faz todas as tarefas.

  1. Cite três formas de lazer das famílias atuais.

    _____

  1. Assinale a alternativa que indica a mudança na quantidade de filhos das famílias nos últimos 50 anos.

    ( ) A quantidade de filhos aumentou.

    ( ) A quantidade de filhos permaneceu a mesma.

    ( ) A quantidade de filhos diminuiu.

  1. Elabore desenhos de um objeto utilizado em cada etapa da vida de uma criança.

    Bebê

    _____

    Criança

    _____

117

  1. Observe as imagens a seguir e escreva o nome dos brinquedos nas legendas.
Imagem: Fotografia. Uma boneca com chapéu e roupas rosas.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Uma bola vermelha com bolas brancas. Fim da imagem.

_____

  1. Por que há cem anos as crianças das grandes cidades podiam brincar nas ruas? Assinale.

    ( ) Porque havia muitos carros.

    ( ) Porque havia poucos carros.

  1. Circule as comemorações que acontecem na sua escola.

    Dia da Árvore.

    Dia da Criança.

    Festa da Família.

    Festa Junina.

    Nenhuma dessas.

    Dia do Professor.

  1. Classifique as frases conforme a legenda.

    C. Ano-Novo chinês.

    B. Ano-Novo brasileiro.

    D. As duas festas.

    ( ) Roupas brancas.

    ( ) Fogos de artifício.

    ( ) Roupas vermelhas.