MP123

Unidade 4. Festas e brincadeiras

Trabalhando a unidade temática da BNCC “meu mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo”, esta unidade permite aos alunos conhecer diversos brinquedos e brincadeiras, identificando semelhanças e diferenças ao longo do tempo, o horário e os locais adequados e a presença do brincar em diferentes culturas. Na perspectiva da mesma unidade temática, trabalham-se as festas e as datas comemorativas distinguindo os espaços de realização: doméstico, escolar e comunitário.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Capítulos 13 e 14: tratam dos brinquedos e das brincadeiras tradicionais em perspectiva histórica e do brincar nas rotinas e no cotidiano de crianças de diversas culturas.

Capítulos 15 e 16: exploram as festas e datas comemorativas presentes no calendário e as características das comemorações realizadas nos espaços público e privado.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades propostas no quadro Primeiros contatos são preparatórias para o estudo da unidade, a partir da exploração de uma pintura que representa diversos grupos de crianças realizando diferentes brincadeiras: ciranda, bola de gude, bola, corda, amarelinha, possibilitando o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas desenvolvidos na unidade com base nas hipóteses levantadas por eles sobre os tipos de brincadeira representados.

Introdução ao módulo dos capítulos 13 e 14

Este módulo, formado pelos capítulos 13 e 14, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo abordar as permanências e as mudanças nos brinquedos e nos modos de brincar ao longo do tempo.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

O que mudou nas brincadeiras ao longo do tempo?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF01HI05, ao comparar formas atuais de brincar com as de outros tempos e lugares e incentivar o reconhecimento dos espaços e dos horários adequados para a realização das brincadeiras.

São desenvolvidas atividades de compreensão de textos, observação e interpretação de imagens através das quais os alunos identificam as mudanças e as permanências nos brinquedos e nas brincadeiras ao longo do tempo e comparam as formas do brincar entre diferentes culturas.

Como pré-requisito, é importante que os alunos sejam capazes de identificar em suas rotinas diferenças de horários e tenham as noções básicas de temporalidade (antes, depois, passado e presente) trabalhadas nas unidades anteriores.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP124

UNIDADE 4 - Festas e brincadeiras

Imagem: Pintura. Em uma via próximo a um conjunto de pequenas casas coloridas com muitas janelas e portas de acesso à rua, muitas crianças brincam separadas em diferentes grupos. Em destaque, quatro meninas brincam de pular corda, duas pulam e duas batem. Ao fundo, outro grupo brinca de jogar a bola para o alto. Do outro lado, muitas garotas brincam em uma grande roda de mãos dadas. Próximo dali, uma pequena turma brinca de cabra-cega e outras jogam amarelinha. Fim da imagem.

LEGENDA: Brincadeira das crianças na escola, pintura de Aracy Boucault, 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Iniciar o estudo observando o título da unidade a partir de algumas questões que se relacionam com possíveis conhecimentos prévios dos alunos, como quais festas eles conhecem; de qual brincadeira eles gostam de participar; qual é a diferença entre festa e brincadeira.

Em seguida, investigar a imagem, fazendo uma leitura coletiva dela e incentivando a exploração de sua composição por meio de perguntas como: quem está presente na imagem, adultos e/ou crianças? O que está sendo representado e em que espaço?

Fazer a leitura compartilhada das questões da seção Primeiros contatos, que se relacionam à imagem. Conversar com os alunos sobre as brincadeiras retratadas, perguntando se gostam de alguma dessas brincadeiras e de qual delas participam.

Anotar os comentários dos alunos. Esse registro é importante para uma melhor percepção do processo de aprendizado durante o desenvolvimento da unidade.

A amarelinha e o desenvolvimento da criança

As crianças constroem conhecimento por meio das interações que estabelecem com o meio e com as pessoas, frutos do trabalho de criação, significação e ressignificação desse conhecimento. Em busca da compreensão desse mundo as crianças são questionadoras, desafiadoras e dinâmicas, utilizando-se do ato de brincar, sua principal atividade para construir, imaginar e representar esse mundo. A brincadeira de amarelinha, apesar de ser uma brincadeira tradicional e que em muitos lugares faz parte do universo infantil, precisa de alguém que a resgate, necessita que outro (adulto ou criança) a apresente conforme as regras construídas pelas gerações anteriores.

MP125

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Que brincadeiras estão representadas na imagem?
    PROFESSOR Resposta: Amarelinha, cabra-cega, bola, roda, corda, bolinha de gude, entre outras.
  1. De qual dessas brincadeiras você mais gosta?
    PROFESSOR Atenção professor: Orientar na seleção, solicitando que justifiquem a escolha. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Este jogo, se oferecido na escola de forma intencional pelo professor pode colaborar para o desenvolvimento de diversas habilidades dentro de várias áreas do conhecimento especialmente as matemáticas, auxiliando no desenvolvimento de noções de números, de medidas e geometria. Outros conceitos e habilidades matemáticas envolvidas são: contagem, sequência numérica, reconhecimento de algarismos, comparação de quantidades, avaliação de distância e de força, localização espacial, percepção espacial e discriminação visual.

MOREIRA, Daniele Aparecida Fruchi. A brincadeira de amarelinha na educação infantil: uma contribuição para o desenvolvimento de habilidades matemáticas , em crianças de 4 anos. 2013. 105 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) – Faculdade de Pedagogia, Centro Universitário Católico Salesiano, Lins, 2013. p. 12.

Boxe complementar:

Para leitura do aluno

Esconde-esconde: na floresta, de Rachel Moss, Editora Happy Books.

A história do livro trata dos animais na floresta durante a hora de ir dormir, mas eles ainda não estão prontos. As crianças têm de procurar os animais que se esconderam.

Fim do complemento.

MP126

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

O que mudou nas brincadeiras ao longo do tempo?

CAPÍTULO 13. Tempo de brincar

As crianças podem brincar em diferentes momentos do dia.

As fotos a seguir representam a sequência de atividades que Mariana realiza durante o dia.

Imagem: Fotografia 1. Fotografia. Uma mulher e uma criança estão lado a lado, sorriem e posam para foto sentadas à mesa posta com suco e frutas. Ao fundo, armários. Fim da imagem.

LEGENDA: Mariana e sua mãe tomando café da manhã. FIM DA LEGENDA.

Imagem: 2. Fotografia. A menina está sentada à mesa e desenha em folhas com lápis coloridos. Ao fundo, sofá com almofadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Mariana estudando pela manhã. FIM DA LEGENDA.

Imagem: 3. A menina sorri e brinca sentada em um cavalo de madeira no parque. Ao fundo, brinquedos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mariana brincando no parquinho à tarde. FIM DA LEGENDA.

  1. Do que Mariana estava brincando? Circule.

Bola

Corda

Cavalinho de balanço

Amarelinha

Esconde-esconde

PROFESSOR Resposta correta: Cavalinho de balanço.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Onde ela estava brincando?
PROFESSOR Resposta: Em um parquinho.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 13

Unidade temática

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.

Objeto de conhecimento

• A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e as brincadeiras como forma de interação social e espacial.

Habilidade

• EF01HI05: identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Este capítulo permite valorizar a diversidade de vivências e saberes e exercitar o respeito às diferentes culturas, aproximando-se das Competências Gerais 6 e 9.

Fim do complemento.

MP127

  1. Numere a sequência de atividades que Mariana faz durante o dia de acordo com as fotos.

    ( ) Estudar.

    PROFESSOR Resposta: 2

    ( ) Brincar.

    PROFESSOR Resposta: 3

    ( ) Tomar café da manhã.

    PROFESSOR Resposta: 1
  1. Quando Mariana costuma brincar? Assinale.

    ( ) Antes de estudar.

    ( ) Depois de estudar.

    PROFESSOR Resposta correta: Depois de estudar.
  1. E você, brinca em que momento do dia?

    ( ) Antes de almoçar.

    ( ) Depois de almoçar.

    PROFESSOR Atenção professor: Orientar individualmente na seleção do momento de brincar. Fim da observação.
  1. Desenhe uma brincadeira que você costuma brincar e o local onde brinca.
PROFESSOR Atenção professor: Orientar na seleção e na representação por meio de desenho da brincadeira escolhida. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Quatro lápis agrupados em dois pares formam duas quinas de um espaço em branco onde será feito o desenho.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Pedir aos alunos que reflitam sobre a questão do Desafio à Vista!. Eles conhecem alguma mudança em relação às brincadeiras ao longo do tempo? Como eles acham que era antes? Anotar os comentários que fizerem.

Solicitar que observem as fotografias e descrevam o que está acontecendo, compartilhando oralmente com os colegas. Mencionar que eles também desenvolvem essas atividades, talvez em uma sequência diferente da de Mariana, a criança presente na imagem.

Ler as atividades com os alunos e determinar um tempo para que tentem responder. O desenvolvimento das atividades pode ocorrer de forma compartilhada e a correção, de maneira coletiva.

MP128

  1. Com a ajuda do professor, leia o poema em voz alta.
PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do poema, identificando as brincadeiras citadas com os alunos. Fim da observação.

O quintal

No fundo do quintal,

Amarelinha,

Esconde-esconde,

Jogo do anel,

Um amor e três segredos.


No fundo do quintal,

Passarinhos,

Tesouros,

Piratas e navios,

As velas todas armadas.


No fundo do quintal,

Casinha de boneca,

Comidinha de folha seca,

Eu era a mãe, você era o pai.


Quando não existe quintal,

Como é que se faz?

Roseana Murray. Casas . Belo Horizonte: Formato, 1994. p. 21. (Título adaptado.)

Imagem: Ilustração. Um conjunto de figuras que circundam o poema, como um balanço de corda preso a uma árvore; uma criança dentro de um baú; uma árvore; uma casa rosa e azul; e uma criança vestida de pirata dentro de um barco a velas e acompanhada por um pássaro.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é o local de brincar citado no poema?
    PROFESSOR Resposta: O fundo do quintal.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais são as brincadeiras citadas no poema?
    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem identificar: amarelinha, esconde-esconde, jogo do anel, brincadeiras de piratas e casinha de boneca. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que resposta você daria para a pergunta feita no poema: “Quando não existe quintal, como é que se faz?”.
    PROFESSOR Atenção professor: Conversar com os alunos sobre a importância do quintal no poema e as consequências da sua ausência. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Solicitar aos alunos que observem a imagem que acompanha o poema. Pedir que descrevam o que vem: o que está presente (navio, balanço, pássaro, árvore, casa, baú etc.)? Do que as crianças representadas estão brincando?

Fazer a leitura compartilhada do poema. Pode-se dividir cada estrofe entre dois alunos. Caso alguns alunos apresentem dificuldade durante a leitura, auxiliá-los perguntando sobre a formação das sílabas e pedindo que retomem a leitura da palavra integralmente depois de lerem sílaba por sílaba. Evitar ler as palavras que parecerem difíceis para eles, incentivando-os a realizar a leitura da melhor forma possível. Se considerar necessário, pedir que releiam o verso completo em uma segunda vez, se possível melhorando a entonação. Essa atividade auxiliará o desenvolvimento da fluência em leitura oral.

Para garantir melhor compreensão, fazer uma leitura integral do poema lentamente para que os alunos possam acompanhar o texto.

Questionar sobre o que é tratado nos versos, esperando que respondam: algumas brincadeiras, o nome delas e como são desenvolvidas. Mostrar que as crianças do poema utilizam a imaginação e o “faz de conta” para desenvolverem as suas brincadeiras.

Desenvolver coletivamente as atividades relacionadas ao poema solicitando aos alunos que indiquem o trecho no qual localizaram as informações pedidas. Essas atividades de interpretação, localização e reflexão auxiliarão no desenvolvimento da compreensão de textos.

Solicitar que reflitam sobre o significado da última estrofe, “quando não existe quintal, como é que se faz?”. Anotar as possibilidades elencadas para que verifiquem a quantidade de opções possíveis para a realização de uma brincadeira. Se julgar conveniente, pode-se analisar a viabilidade e a segurança de cada uma considerando o local. Perguntar quais as brincadeiras que podem ser realizadas dentro de casa e em que parte da casa.

Solicitar aos alunos que reflitam sobre as brincadeiras que desenvolvem e pedir que citem quais brincadeiras utilizam principalmente a imaginação: fingem que são piratas, médicos, bombeiros etc.?

A importância do lúdico

A utilização de jogos e brincadeiras em aulas possibilita compreender o desenvolvimento da criança pela forma e pela linguagem lúdica específicas da infância. É primordial conhecer o significado de brincar e conceituar os termos principais utilizados sobre o brincar para interpretar o universo lúdico e reconhecer os elementos básicos da ludicidade, pelos quais a criança se comunica com o seu mundo pessoal e com o outro.

MP129

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo vai ficar responsável por investigar as regras de uma das brincadeiras citadas no poema. No dia combinado, contem aos colegas as regras da brincadeira que vocês investigaram.
    PROFESSOR Atenção professor: Orientar na divisão dos grupos e na pesquisa proposta, socializando as brincadeiras. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já brincou de alguma das brincadeiras representadas nas imagens a seguir? Se sim, de quais?
Imagem: Ilustração. Quatro crianças uniformizadas brincam em uma amarelinha que foi desenhada no chão. Apresenta os números de 1 a 10 em quadros coloridos separados e de maneira alternada entre uma linha com uma casa, outra linha com duas casas e assim por diante. Uma delas pula enquanto outras duas observam de pé e outra, sentada. A pedra está no número 5. Fim da imagem.

LEGENDA: Amarelinha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro crianças uniformizadas brincam de esconde-esconde em uma área verde. Uma delas esconde o rosto virada de bruços apoiada em uma parede e as demais se escondem no espaço. Fim da imagem.

LEGENDA: Esconde-esconde. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Seis crianças uniformizadas estão sentadas em roda, sendo que uma delas está ao centro e aproxima as mãos unidas das mãos de um colega. As demais também estão com as mãos dispostas unidas à frente do corpo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jogo do anel. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Duas crianças, uma de pé e outra sentada, brincam com bonecas em uma casa em miniatura.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casinha de boneca. FIM DA LEGENDA.

Observação: Imagens ilustrativas com finalidade didática. Fim da observação.

PROFESSOR Atenção professor: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre essas brincadeiras. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

O ato de brincar é uma forma de comunicação em que a criança tem a oportunidade de reproduzir o seu cotidiano através da linguagem lúdica. Brincar possibilita a aprendizagem e facilita a construção da autonomia, da reflexão e da criatividade; e pode também estabelecer uma relação ao se utilizar jogos pedagógicos que promovam o desenvolvimento físico, cultural, social, afetivo, e cognitivo da criança. É preciso que tanto a família quanto a equipe escolar reconheçam que a ludicidade se impõe necessária no cotidiano na infância.

DUARTE, Juli Rodrigues; MOTA, Edimilson Antônio. O lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Disponível em: http://fdnc.io/fJQ. Acesso em: 25 jun. 2021. Título adaptado.

Organizar a turma em grupos e solicitar que pesquisem regras de determinada brincadeira. Orientar que façam a investigação podendo consultar um adulto da sua convivência, a internet, revistas, vídeos etc.

Solicitar que expliquem as brincadeiras de cada imagem: podem comentar algumas regras, como faz para brincar em cada brincadeira. Por fim, questionar sobre as brincadeiras de que eles já participaram e se gostaram delas.

Boxe complementar:

Tema contemporâneo transversal: direitos da criança e do adolescente

Essa é uma boa oportunidade para explorar os direitos das crianças e pedir aos alunos que reflitam sobre o direito de brincar, previsto no princípio VII da Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Vale destacar que as brincadeiras não têm gênero definido e que elas devem ser escolhidas de acordo com as preferências e afinidades das crianças.

Fim do complemento.

MP130

Brinquedos e brincadeiras indígenas

As crianças indígenas têm diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras. Um exemplo disso são as crianças mundurukus, que vivem no estado do Pará.

PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do texto, identificando com os alunos os brinquedos das crianças mundurukus. Explorar algumas palavras que podem ser desconhecidas pela turma, como “palha”, “sabugo de milho”, “açaizeiro” e “palmeira”, ampliando o vocabulário. Fim da observação.

Brinquedos mundurukus

Desde cedo, os pequenos índios [...] fazem arcos e flechas, bichos de palha, bonequinhas de barro ou de sabugo de milho, canoas pequeninas de madeira ou de palha de açaizeiro, piões, petecas e diversos brinquedos feitos com coco e palha de palmeira.

Daniel Munduruku. Coisas de índio . São Paulo: Calli, 2000. p. 64.

  1. Circule a seguir os brinquedos indígenas como os citados no texto.
Imagem: Fotografia. Três animais feitos de material trançado de cor marrom. Um deles é um quadrúpede, outro apresenta o corpo triangulado e cauda e o terceiro tem longo pescoço e asas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bichos de palha de palmeira. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bola com listras coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Bola. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma boneca semelhante a um bebê sentado. Fim da imagem.

LEGENDA: Boneca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um carrinho de plástico azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Carrinho. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma peteca que apresenta a parte superior longa com ramificações de palha e a parte inferior redonda, pequena e cheia e também de palha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Peteca de palha de milho. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta correta: Bichos de palha de palmeira; Peteca de palha de milho.
MANUAL DO PROFESSOR

Explicar cada parte do texto, apresentando os mundurukus. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), eles habitam florestas próximas de rios nos estados do Pará, do Amazonas e de Mato Grosso. Disponível em: http://fdnc.io/5go. Acesso em: 2. jul. 2021.

Comentar que os pequenos mundurukus produzem alguns dos seus brinquedos. Em seguida, citar os brinquedos e questionar os alunos se sabem como esses brinquedos são feitos e utilizados nas brincadeiras.

A história da peteca

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até os dias de hoje.

A folha que amarrava as pedrinhas acabou sendo substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o conteúdo passou a ser de algodão e, depois, de espuma, além de penas coloridas.

Nos Jogos Olímpicos de 1920, que aconteceram em Antuérpia, na Bélgica, jogadores brasileiros, na hora da folga, jogavam peteca.

MP131

As crianças guaranis vivem em diversos estados. Algumas dessas crianças guaranis vivem no Espírito Santo e têm diferentes tipos de brinquedos.

PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do texto, identificando com os alunos os brinquedos das crianças guaranis. Fim da observação.

Brinquedos guaranis

Na aldeia guarani, que fica perto de uma cidade, as crianças utilizam brinquedos feitos de diversos materiais [...] como galhos, sementes, pedras, frutas, matinhos [...].

Também contavam com brinquedos industrializados simples como bonecas de plástico, ursinho de pelúcia, carrinhos e caminhões de plásticos, bola de borracha, peteca, bolas de gude, piões de plástico [...].

Kleber de Oliveira. Brincando na aldeia . Vitória: UFS, 2007. p. 133-134.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare os brinquedos das crianças guaranis com os brinquedos das crianças mundurukus que são citados nos textos.
    1. Identifique uma semelhança entre eles.
      PROFESSOR Resposta: Os tipos de materiais usados na confecção de alguns brinquedos são retirados da natureza.
    1. Identifique uma diferença entre eles.
      PROFESSOR Resposta: De acordo com os textos, os guaranis brincam com brinquedos industrializados, diferentemente dos mundurukus.
  1. Escolha um dos brinquedos das crianças guaranis e faça o que se pede.
    1. Cole uma imagem ou faça um desenho do brinquedo escolhido no espaço a seguir.

      _____

      PROFESSOR Atenção professor: Orientar na retomada dos brinquedos citados no texto e na representação deles. Fim da observação.
    1. Escreva, como souber, uma legenda com o nome desse brinquedo.

      Nome do brinquedo: _____

      PROFESSOR Atenção professor: Nessa fase da alfabetização, é importante que os alunos escrevam, como souberem, pequenas palavras, como nomes de objetos e pessoas, aprendendo, aos poucos, a grafá-los corretamente. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

P essoas de outros países ficaram extremamente curiosas e quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda. Cerca de vinte anos depois, elas foram criadas, tornando a peteca um esporte.

Somente em 1985 é que a peteca foi reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em 1936, ele passeava na orla de Copacabana e viu a garotada jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.

BRITANNICA ESCOLA. Peteca. Britannica Escola . Disponível em: http://fdnc.io/foA. Acesso em: 28 jun. 2021. Título adaptado.

Fazer uma leitura compartilhada do texto, identificando os brinquedos e os materiais utilizados tanto na produção industrial quanto na produção caseira deles.

Comentar com os alunos cada parte, mostrando que os guaranis são um povo indígena que também tem crianças da mesma idade que eles, como os mundurukus.

Os guaranis vivem em diversos estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Pará. Também vivem na Argentina, na Bolívia e no Paraguai. Para mais informações, consultar o site do Instituto Socioambiental (ISA). Disponível em: http://fdnc.io/fJR. Acesso em: 2. jul. 2021.

Retomar o texto sobre os brinquedos dos mundurukus e comparar com o texto sobre os brinquedos dos guaranis. Questionar os alunos se eles identificam as semelhanças e as diferenças entre os brinquedos.

Orientar a atividade sobre a escolha de um brinquedo dos guaranis e a sua representação. Auxiliar os alunos na escrita do nome do brinquedo.

Atividade complementar

Assistir com os alunos ao vídeo “Brincadeiras com petecas nas diversas regiões do Brasil”, do canal Território do Brincar, disponível em: http://fdnc.io/foB. Acesso em: 2 jul. 2021.

O vídeo trata da confecção da peteca de diferentes formatos e materiais em algumas regiões do Brasil.

MP132

CAPÍTULO 14. Brincadeiras em outros tempos

Há cerca de cem anos, as crianças que moravam nas cidades brasileiras tinham brincadeiras semelhantes às descritas no depoimento de Ariosto.

PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do texto, identificando os brinquedos e o lugar de brincar de Ariosto. Fim da observação.

Memórias de Ariosto

Eu fazia carrinhos com roda de carretel de linha e nós brincávamos o dia todo, livremente; nunca me machuquei porque na rua não tinha carros. [...]

A criançada corria e jogava no meio da rua futebol com bola feita de meia. As meninas convidavam a gente para brincar de roda com elas. [...]

Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 156.

Glossário:

Carretel: pequeno cilindro usado para enrolar a linha de costura.

Fim do glossário.

  1. Circule as imagens que ilustram os brinquedos de Ariosto.
Imagem: Fotografia. Um carrinho de plástico laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Carrinho de plástico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bola de meia enrolada vermelha. Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de meia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bola de capotam branca e preta. Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de couro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um lápis acoplado a um carretel. Fim da imagem.

LEGENDA: Carrinho de carretel. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Respostas corretas: Bola de meia. Carrinho de carretel.
  1. Em que lugar Ariosto brincava?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Na rua.
  1. Por que Ariosto podia brincar nesse lugar? Assinale.

    ( ) Porque havia muitos carros.

    ( ) Porque não havia carros.

    PROFESSOR Resposta correta: Porque não havia carros.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Atualmente, é seguro para as crianças brincar nas ruas de grandes cidades brasileiras? Por quê?
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos reflitam que em algumas cidades brasileiras não é seguro brincar nas ruas, devido, principalmente, à grande quantidade de automóveis em circulação. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 14

Unidade temática

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.

Objeto de conhecimento

• A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial.

Habilidade

• EF01HI05: identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Este capítulo permite valorizar a diversidade de vivências e saberes e exercitar o respeito às diferentes culturas, aproximando-se das Competências Gerais 6 e 9. Além disso, aproxima-se da Competência Específica 2 de História ao auxiliar no processo de compreensão de historicidade, relacionando processos de transformações e manutenções.

Fim do complemento.

Fazer a leitura compartilhada do texto, identificando os brinquedos e as brincadeiras há cerca de cem anos. Observar o material com que o senhor Ariosto fazia os seus carrinhos. Se possível, mostrar aos alunos um carretel para que entendam melhor o vocabulário destacado.

Orientar o desenvolvimento das atividades relacionadas ao depoimento do senhor Ariosto: relacionar imagens ao texto e incentivar os alunos a localizar as informações necessárias para responder às perguntas.

Essas atividades auxiliarão na compreensão de textos.

Na última questão, solicitar aos alunos que reflitam sobre as crianças brincando no meio da rua e o motivo de isso ser ou não possível no tempo atual.

MP133

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Havia muitas brincadeiras quando Ariosto era criança. Uma delas era a “corre cutia”, também conhecida como “lenço atrás”. Reúna-se com os colegas para fazer essa brincadeira e sigam as orientações.
    PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada das regras da brincadeira, verificando o entendimento dos alunos. Fim da observação.
    1. Sentem-se em roda.
    1. Uma criança fica fora da roda, em pé, segurando um lenço.
    1. A criança com o lenço deve correr ao redor da roda, enquanto o grupo canta a canção a seguir.

Corre, cutia

Na casa da tia

Corre, cipó

Na casa da avó

Lencinho na mão

Caiu no chão

Moça bonita

Do meu coração

Tradição popular.

Imagem: Ilustração. Um grupo de oito crianças brinca sentado em roda no interior de uma sala. Um deles está de pé próximo aos colegas e segura um lenço.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. O corredor deixa o lenço cair atrás de alguém, que deve se levantar e correr atrás dele.
  1. Se essa pessoa conseguir pegar o corredor, será a sua vez de jogar o lenço. Se não conseguir, ela volta para seu lugar, e a brincadeira recomeça.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que essa brincadeira também é chamada de “lenço atrás”?
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos respondam que é porque o corredor coloca um lenço atrás de uma pessoa. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como tarefa de casa, faça as seguintes perguntas para um adulto com quem você convive.
    1. Qual era a sua brincadeira preferida na infância?
    1. Como se brinca dessa brincadeira?
    1. Conte aos colegas o que você descobriu.
      PROFESSOR Atenção professor: Explorar com os alunos as brincadeiras preferidas dos adultos e socializar as respostas individuais. Fim da observação.

Boxe complementar:

Você sabia?

A brincadeira “corre cutia” é originária da região Centro-Oeste, que inclui os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e, também, Brasília (Distrito Federal). Os pesquisadores não sabem qual grupo criou a brincadeira nem a época em que ela foi inventada.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientar a atividade da brincadeira: ler de forma compartilhada as regras da brincadeira e perguntar aos alunos se eles entenderam como a atividade se desenvolve. Se eles não tiverem entendido, solicitar que expliquem até a parte que compreenderam. A partir do que não entenderam, explicar novamente.

Na atividade seguinte, os alunos devem refletir sobre a brincadeira que acabaram de desenvolver e entender o motivo de poder utilizar outro nome para a brincadeira.

Incentivar que perguntem aos adultos com que convivem sobre as brincadeiras que faziam quando criança. A partir dessa atividade, os alunos podem perceber diferenças e semelhanças entre brincadeiras de agora e do passado.

Auxiliar na socialização das brincadeiras que brincam, o que contribuirá para o desenvolvimento da oralidade.

MP134

Tempo, tempo...

  1. Assim como Ariosto, muitas crianças brasileiras brincavam nas ruas há cem anos. Naquele tempo, havia uma brincadeira chamada “mãe da rua”, que tinha as seguintes regras.
    PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada das regras da brincadeira. Fim da observação.

    Mãe da rua

    1. As crianças sorteavam uma delas para ser a “mãe da rua”.
    1. Os demais participantes se dividiam em dois grupos.
    1. A mãe da rua ficava no meio da rua.
    1. Os participantes deviam atravessar a rua pulando em um só pé sem ser capturados pela mãe da rua.
    1. As crianças capturadas permaneciam na rua ajudando a mãe da rua a pegar os demais participantes.
    1. A brincadeira terminava quando todas as crianças eram capturadas.
Imagem: Ilustração. Um grupo de seis crianças, três meninos e três meninas, brinca correndo na rua. Eles vestem roupas cinzas, sapato, meias longas brancas, camisa, as meninas usam saia e os meninos usam bermuda. A via não tem carros e as casas ao redor são pequenas, com muros baixos e portas e janelas com acesso diretamente à calçada, sem portão. No espaço, há postes de iluminação e árvores nos terrenos. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Noções temporais: simultaneidade, anterioridade e posterioridade

Apresentar as regras da brincadeira e o lugar em que era desenvolvida há cem anos, bem como as mesmas características atualmente, utilizando as imagens apresentadas para auxiliar a comparação.

Orientar a leitura compartilhada do texto sobre as regras da brincadeira e verificar se os alunos compreenderam como ela se desenvolve.

Desenvolver a brincadeira com os alunos para que possam perceber mudanças e permanências de uma brincadeira ao longo do tempo.

MP135

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que a brincadeira era chamada de “mãe da rua”?
    PROFESSOR Resposta: Porque uma das crianças ficava no meio da rua tentando pegar as outras.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Agora, observe uma foto de crianças brincando de “mãe da rua” atualmente.
Imagem: Fotografia. Um pequeno grupo de crianças uniformizadas brincam em uma quadra coberto. Elas estão de pé e correm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando de “mãe da rua” em escola no município de Goiânia, no estado de Goiás. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde as crianças da foto estão brincando?

    ( ) Na rua.

    ( ) No quintal.

    ( ) Na quadra da escola.

    PROFESSOR Resposta correta: Na quadra da escola.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além desse lugar, onde mais podemos brincar de “mãe da rua” de forma segura?
    PROFESSOR Resposta: Não é possível brincar dentro de casa, por exemplo, porque a brincadeira de “mãe da rua” requer bastante espaço para as crianças correrem. É preciso um lugar seguro para brincar, que pode ser um quintal grande ou um terreno vazio, em que não há circulação de carros.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O professor vai dividir a turma em grupos para brincar de “mãe da rua” em um lugar seguro. Considerando o lugar da brincadeira, dê um novo nome para ela.
PROFESSOR Atenção professor: Conversar com os alunos sobre a substituição do termo “rua” por outro mais adequado. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Fazer a leitura das atividades e orientar na realização delas.

Solicitar aos alunos que observem o desenho e a fotografia para responder sobre o motivo do nome da brincadeira.

Em seguida, pedir que analisem a fotografia e reflitam sobre o que observam, onde a brincadeira pode acontecer e a nova denominação que a brincadeira pode receber.

MP136

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Observe a imagem de uma brincadeira estudada e faça o que se pede.
Imagem: Fotografia. Quatro crianças brincam de amarelinha com os quadrados contornados no chão de terra. Uma delas pula enquanto as outras observam.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando no município de Manaus, no estado do Amazonas. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o nome dessa brincadeira?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Amarelinha.
  1. Marque com um X as regras que pertencem a essa brincadeira.

    ( ) Cada jogador precisa de uma pedrinha.

    ( ) A mãe da rua fica no meio do espaço, entre dois grupos.

    ( ) As crianças não podem ser pegas pela mãe da rua.

    ( ) Só é permitido pôr um pé em cada casa.

    PROFESSOR Respostas corretas: Cada jogador precisa de uma pedrinha. Só é permitido pôr um pé em cada casa.
  1. Cite dois brinquedos das crianças dos povos indígenas mundurukus.

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar dois entre vários, como: arcos e flechas, bichos de palha, bonequinhas de barro ou de sabugo de milho, canoas pequeninas de madeira ou de palha, piões, petecas e diversos brinquedos feitos com coco e palha de palmeira. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Intencionalidade pedagógica das atividades

Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: identificar as regras de algumas brincadeiras tradicionais brasileiras.

Ao solicitar ao aluno que identifique na fotografia o nome da brincadeira e suas regras, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.

Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: descrever os materiais e as características dos brinquedos das crianças mundurukus e guaranis.

O aluno deverá listar brinquedos das crianças do povo munduruku.

MP137

  1. Relacione e ligue as características dos brinquedos e brincadeiras ao tempo correspondente.

    Coluna à esquerda:

    Brincar na rua.

    Brincar no playground .

    Jogos eletrônicos.

    Brincar na rua de “mãe da rua”.

    Coluna à direita:

    Atuais

    Há cem anos

    PROFESSOR Respostas corretas: Atuais - Brincar no playground. Jogos eletrônicos. Há cem anos - Brincar na rua. Brincar na rua de “mãe da rua”.
  1. Por que, em muitas cidades brasileiras atuais, as crianças não podem brincar nas ruas?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos reflitam que, em muitas cidades brasileiras, não é possível brincar nas ruas devido, principalmente, à grande quantidade de automóveis em circulação. Fim da observação.

    Autoavaliação

    PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na avaliação do próprio aprendizado. Fim da observação.

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

    Copie os números das perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei algumas brincadeiras e suas regras?
  1. Identifiquei os brinquedos das crianças mundurukus?
  1. Identifiquei os brinquedos das crianças guaranis?
  1. Comparei os brinquedos e as brincadeiras atuais com os de cem anos atrás?
  1. Expliquei por que a maioria das crianças das grandes cidades brasileiras não pode brincar na rua?
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: diferenciar os brinquedos e as brincadeiras de cem anos atrás e atualmente.

Espera-se que o aluno identifique os brinquedos e as brincadeiras com a época correspondente.

Atividade 4 – Objetivo de aprendizagem: explicar por que, atualmente, nas grandes cidades, é mais difícil brincar nas ruas.

Ao solicitar que o aluno reflita sobre um dos principais motivos de, nas grandes cidades, haver menos crianças brincando na ruas, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.

Autoavaliação

A autoavaliação sugerida permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens, possibilitando que reflitam sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não cabe atribuir pontuações ou conceitos.

As respostas dos alunos também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente e que não aparentem estar consolidados.

MP138

PROFESSOR Comentários para o professor:

Conclusão do módulo – capítulos 13 e 14

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades relacionadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 13 e 14. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios da turma que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: O que mudou nas brincadeiras ao longo tempo?

Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 13 e 14.

A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de pontuações ou de conceitos distintos para cada atividade, valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo da sequência didática.

A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP139

Introdução ao módulo dos capítulos 15 e 16

Este módulo, formado pelos capítulos 15 e 16, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo abordar diferentes características das datas comemorativas e festas que acontecem no âmbito familiar e na comunidade.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Que festas e comemorações acontecem na comunidade?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF01HI08, ao demandar a identificação dos significados das datas festivas, das comemorações realizadas em diferentes espaços, sejam eles familiares ou comunitários.

São desenvolvidas atividades de leitura e interpretação de textos literários e informativos, e imagens, como fotografias e ilustrações, relacionadas aos diferentes tipos de datas festivas e comemorações realizadas na comunidade e em família.

Como pré-requisito, espera-se que os alunos reconheçam os meses e façam a distinção do espaço doméstico e do comunitário, trabalho realizado em unidades anteriores.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP140

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Que festas e comemorações acontecem na comunidade?

CAPÍTULO 15. Comemorações na escola

As escolas podem realizar diversas festas e comemorações ao longo do ano. Uma delas é a festa representada na foto a seguir.

Imagem: Fotografia. Destaque de um grupo de crianças que dançam quadrilha em uma área externa enfeitada com muitas bandeirolas coloridas presas formando varais bem longos. As meninas estão de pé e forma um círculo de mãos dadas. Elas usam vestidos coloridos, meias, sapatos e chapéu ou fitas na cabeça. Os meninos estão sentados ao centro da roda. Eles usam chapéu de palha, camisa xadrez, calça e tênis.  Fim da imagem.

LEGENDA: Festa Junina no município de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é a festa representada na foto? Assinale.

    ( ) Carnaval.

    ( ) Ano-Novo.

    ( ) Festa junina.

    ( ) Dia das crianças.

    PROFESSOR Resposta correta: Festa junina.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que elementos da imagem ajudam a identificar essa festa?
    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar a decoração (bandeirinhas coloridas) e as roupas que as crianças estão usando. Fim da observação.
  1. Essa festa também é realizada na escola onde você estuda?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Resposta variável. É muito provável que os alunos comemorem essa festa na escola ou na comunidade em que vivem. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Um casal sorridente formado por um menino e uma menina estão de pé lado a lado e com as mãos dadas levantadas. Ela usa vestido florido rodado, tranças no cabelo e sapatilha e ele chapéu de palha, camisa, calça e sapato. Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 15

Unidade temática

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.

Objeto de conhecimento

• A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade.

Habilidade

• EF01HI08: reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Este capítulo permite exercitar o respeito às diferentes culturas, aproximando-se da Competência Geral 9. Além disso, aproxima-se da Competência Específica 2 de História ao auxiliar no processo de compreensão de historicidade, relacionando processos de transformações e manutenções.

Fim do complemento.

MP141

Além das escolas, as festas juninas também podem acontecer nas ruas, nas praças ou em locais fechados, como os estádios.

Nesses eventos, é comum a realização de uma quadrilha junina. O texto a seguir nos conta sobre a origem dessa tradição.

PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do poema com os alunos. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Três varais com bandeirolas coloridas. Fim da imagem.

Quadrilha junina

[...] Foi o povo do interior,

O primeiro a dançar

A quadrilha desse jeito

E logo passou a usar

As roupas que eram então

Típicas do seu lugar.

Assim veio o chapéu de palha,

Vestido ou saia de chita,

A calça bem remendada,

Florada, mas bem bonita,

A camisa de xadrez,

Gravata e laço de fita [...]

Outros tantos adereços

Enfeitam o povo a dançar

A quadrilha, que em pares

Passa a se apresentar,

Festejando um casamento

E a colheita do lugar [...]

Francisco Diniz. Quadrilha junina. Disponível em: http://fdnc.io/foE. Acesso em: 25 fev. 2021.

Glossário:

Adereço: enfeite.

Fim do glossário.

  1. Faça desenhos ao lado do poema para ilustrá-lo.
    PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos a fazer ilustrações adequadas a cada trecho do poema. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com esse cordel, a dança em quadrilha começou a ser realizada para festejar o quê?
    PROFESSOR Resposta: Um casamento e a colheita do lugar.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já dançou quadrilha? Em que lugar?
PROFESSOR Atenção professor: A resposta depende da realidade dos alunos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Pedir aos alunos que reflitam sobre a questão do Desafio à Vista!. Eles lembram de festas que acontecem todos os anos? Quais? Onde elas acontecem, na rua, em casa, na praça etc.?

Fazer a leitura compartilhada do texto introdutório do capítulo.

Solicitar aos alunos que observem a fotografia e descrevam os elementos presentes (bandeirinhas penduradas em fios; crianças com roupas quadriculadas, chapéus de palha e fazendo uma roda de mãos dadas etc.). Pedir que compartilhem as impressões oralmente com os colegas. Isso ajudará a responder às próximas atividades sobre a festa junina das escolas.

Fazer uma leitura compartilhada do texto introdutório ao poema Quadrilha junina. Ler com os alunos o poema. Solicitar que tentem ler em conjunto o poema, verso por verso. Isso ajudará no desenvolvimento da fluência em leitura oral.

Facilitar o entendimento do poema a partir de algumas questões sobre o que o poema trata; o tipo de dança e as roupas citadas. Isso auxiliará no processo de compreensão de textos.

Solicitar aos alunos que realizem as atividades relacionadas ao poema. Vale destacar que o desenho deve ilustrar o poema, portanto a imagem deve corresponder ao texto.

MP142

Explorar fonte histórica escrita

  1. Com a ajuda do professor, leia a notícia sobre uma festa realizada em uma escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo.

    Escola promove Festa das Nações

    A E.E. [Escola Estadual] Romão Puiggari, na capital, realizou em novembro a Festa das Nações, nas dependências da unidade. A ação integrou alunos, pais e equipe gestora da escola.

    As apresentações de danças e barracas de comidas típicas retrataram a cultura de 11 nacionalidades. [...]

    A programação contou com hasteamento da bandeira brasileira e desfile das outras 11 nações envolvidas, danças, barracas de comida peruana, chilena e oriental e encerrou com o desfile da bateria da escola de samba. [...]

    Pela diversidade cultural, escola da rede promove Festa das Nações. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo , 6 dez. 2016.

Imagem: Ilustração. Cinco crianças estão paradas ao lado de bandeiras de diferentes países. Na primeira fileira, um menino que segura um copo  está ao lado de uma bandeira com três listras horizontais na seguinte sequência: preta, vermelha e amarela. Atrás dele está uma bandeira branca com círculo vermelho ao centro. Na sequência, está uma bandeira com duas faixas grossas verticais, uma verde e outras vermelha e um brasão amarelo ao centro. Depois, um menino que segura um prato de comida quente está à frente de uma bandeira com três faixas verticais na seguinte sequência: azul, branca e vermelha. Logo atrás, uma bandeira com duas faixas horizontais, uma branca e uma vermelha. Depois Uma bandeira com três listras horizontais, duas azuis e uma branca ao centro sobre a qual está o sol. Ao lado, uma bandeira com três listras horizontais, duas vermelhas e uma amarela ao centro sobre a qual está um brasão também vermelho.  Atrás, um menino segura uma taça de sorvete à frente de uma bandeira com três listras verticais na seguinte sequência: verde, branca e vermelha. Depois, uma menina segura um prato de comida quente próximo a uma bandeira com três listras horizontais, uma vermelha, uma preta e uma branca ao centro sobre a qual há duas estrelas verdes. Por fim, uma menina que segura um prato de comida está à frente de uma bandeira branca com quatro listras azuis na horizontal e um sol no canto superior esquerdo.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que grupos foram integrados pela Festa das Nações?
    PROFESSOR Resposta: Alunos, familiares e equipe gestora da escola.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que tipos de comida foram apresentados?
    PROFESSOR Resposta: Peruana, chilena e oriental.
  1. Além da comida, que outras atividades ocorreram nessa festa?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Danças, desfile da bateria de escola de samba e desfile das nações.
MANUAL DO PROFESSOR

Explorar fonte histórica escrita

A leitura da notícia e a realização das atividades propostas nesta página permitem aos alunos explorar a fonte histórica escrita.

Fazer uma leitura compartilhada do texto com os alunos. Dividir o texto entre alguns alunos para que leiam em voz alta. É importante que cada um fique com trechos não muito longos. Realizar perguntas que podem auxiliar a compreensão do texto, como: onde, o que e quando, após o primeiro parágrafo; na sequência, quantas nacionalidades foram representadas e como; e, por fim, pedir que resumam a programação.

Durante a realização das atividades, solicitar que indiquem a localização da informação que responde a cada pergunta.

Essa dinâmica favorecerá o desenvolvimento do processo de compreensão de textos e da fluência em leitura oral.

História da festa junina no Brasil

O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI . As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

Inicialmente, a festa possuía um forte tom religioso – conotação essa que se perdeu em parte, uma vez que é vista por muitos mais como uma festividade popular do que religiosa. Além disso, a evolução da festa junina no Brasil fez com que ela se associasse a símbolos típicos das zonas rurais.

MP143

Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda do professor, vocês vão escolher uma festa comemorada em sua comunidade e, como tarefa de casa, vão pesquisar sobre ela com adultos da sua convivência. Preencham a ficha com as informações coletadas.
PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada dos elementos da seção e orientar na investigação dos alunos. Fim da observação.
  1. Nome da festa: _____
  1. Local e mês em que acontece: _____
  1. Há danças? Se sim, quais? _____
  1. Há brincadeiras? Se sim, quais? _____
  1. Há consumo de alimentos? Se sim, de quais? _____
  1. A comunidade prepara uma decoração para a festa? Se sim, desenhe-a. _____
  1. De que forma você participa dessa festa? _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Conte aos colegas as suas descobertas.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

O crescimento da festividade aconteceu sobretudo no Nordeste, região que atualmente possui as maiores festas. A maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba. Em 2017, a estimativa do evento era receber aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.

CORRÊA, Luciana. Origem da festa junina. DF SENAC . Disponível em: http://fdnc.io/foG. Acesso em: 30 jun. 2021. Título adaptado.

Na seção Investigue, pedir aos alunos que citem as festas de que eles se lembrem. Solicitar a eles que compartilhem essas lembranças. Depois, cada um deve escolher uma festa para investigar com os adultos de sua convivência.

Fazer a leitura compartilhada das informações que eles devem pesquisar.

Orientar na atividade, pedindo que conversem com os adultos sobre a festa escolhida. Eles podem pedir ajuda aos responsáveis em relação à releitura das informações que devem coletar.

Solicitar que compartilhem com os colegas a investigação feita.

Por fim, alunos que trabalharam com a mesma festa podem comparar as informações e os resultados obtidos. Eles podem observar as diferenças e as semelhanças entre elas.

MP144

Carnaval

As pessoas costumam comemorar o Carnaval em ruas ou em sambódromos. Cada comunidade comemora essa festa de uma maneira, como mostram as fotos a seguir.

Imagem: Fotografia. Um grupo de cinco pessoas fantasiadas com roupas frescas coloridas, tênis e que seguram pequenas sombrinhas coloridas posam para foto sorridente. Elas estão em uma via de pedras e ao fundo há a fachada de um prédio amarelo composto por dois pisos e com muitas janelas com pequenas sacadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bloco de frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma via tomada por uma multidão ao redor de um trio elétrico sobre o qual há um grupo de pessoas que usam um mesmo uniforme verde e branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Trios elétricos no município de Salvador, no estado da Bahia. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Destaque da avenida do sambódromo na qual passam alas com passistas e carros alegóricos com muitas cores. Próximo da via, há camarotes com pessoas de pé e mais ao fundo estão as pessoas nas arquibancadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desfile de escola de samba no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Destaque de uma multidão que toma uma ampla via com árvores e prédios ao redor. Entre as pessoas há alguns ambulantes com guarda-sóis.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bloco de rua no município de São Paulo, estado de São Paulo. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A sua comunidade realiza alguma dessas comemorações de Carnaval? Se sim, qual?
    PROFESSOR Atenção professor: Conversar com os alunos sobre as formas de comemoração do Carnaval presentes na comunidade. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Há outra forma de comemorar o Carnaval na sua comunidade? Se sim, qual?
PROFESSOR Atenção professor: Explorar com os alunos as formas de comemorar o Carnaval na comunidade. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Realizar a leitura do texto sobre o Carnaval lentamente para que os alunos acompanhem no texto.

Solicitar que observem as fotografias e comentem o que conseguem notar. Anotar as características destacadas por eles.

Explicar que as fotografias mostram a festa de Carnaval em diferentes locais.

Pedir que comparem a festa de Carnaval na comunidade em que vivem com as festas representadas na imagem, apontando semelhanças e diferenças.

Carnaval no Brasil

No Brasil, teve início, em torno do século XVII, quando os portugueses introduziram o entrudo, jogo típico da região de Açores e de Cabo Verde: [...]

Inspirados nos costumes da França, os primeiros bailes mascarados realizados no Brasil – de que se tem notícia até hoje – aconteceram no Rio de Janeiro, em 1835, no Café Neuville, localizado no largo do Paço, e no Hotel D’Italia, na então rua Espírito Santo, perto da Praça Tiradentes ( Jornal do Commercio , de 27 de fevereiro de 1835, na segunda coluna; e de 5 de junho de 1835, na terceira coluna). Nesses bailes, dançavam-se ritmos não brasileiros como a valsa e a polca. Em 23 de fevereiro de 1846, foi promovido pela cantora lírica Clara Delmastro o primeiro baile mascarado em um teatro [...] no Theatro de São Januário, que ficava na rua do Cotovelo, no Castelo, onde localiza-se, atualmente, o Palácio da Justiça.

MP145

Boxe complementar:

Você sabia?

Há cerca de cem anos, os blocos carnavalecos saíam às ruas para cantar e dançar ao som das marchinhas, que são músicas animadas que brincavam com os costumes da época.

A primeira marchinha foi composta em 1899 e se chamava “Ó abre alas”.

PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do texto introdutório e da letra da canção. Fim da observação.

Ó abre alas

Ó abre alas

Que eu quero passar

Ó abre alas

Que eu quero passar

Eu sou da lira

Não posso negar

Eu sou da lira

Não posso negar

Ó abre alas

Que eu quero passar

Ó abre alas

Que eu quero passar

Rosa de ouro

É que vai ganhar

Rosa de ouro

É que vai ganhar

Chiquinha Gonzaga. Ó abre alas. Disponível em: http://fdnc.io/fJS. Acesso em: 25 fev. 2021.

Glossário:

Lira: banda de música.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Muitos confetes coloridos tomam a página ao redor do poema na qual ainda há uma mulher que está sentada em um círculo preso no alto por uma corda e quatro pessoas fantasiadas dançam no chão. As mulheres balançam os braços e um homem toca trompete e outro um violão. Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

As sociedades carnavalescas, formadas pelas elites, surgiram por volta de 1855, assim como os ranchos e os cordões, estes formados pelas camadas sociais mais populares. Os corsos tornaram-se muito populares no início do século XX: neles as pessoas desfilavam fantasiadas em carros decorados. A festa foi crescendo e, com a ajuda das marchinhas carnavalescas, tornando-se cada vez mais popular e animada.

WANDERLEY, Andrea C. T. O carnaval nas primeiras décadas do século XX. Disponível em: http://fdnc.io/foH. Acesso em: 30 jun. 2021.

Fazer a leitura compartilhada da seção Você sabia?.

Explicar que as festas de Carnaval já aconteciam muito antes de eles nascerem. Era comum os blocos carnavalescos saírem para dançar e cantar as marchinhas.

Ler de forma compartilhada a marchinha “Ó abre alas”. É importante ler verso por verso, com pausas.

Perguntar aos alunos se algum deles já conhecia essa música. Se alguém falar que sim, perguntar se já a escutou e se gosta dela.

Atividade complementar

Escutar com os alunos a marchinha de Chiquinha Gonzaga. A música na voz da compositora está disponível em vários links da internet.

MP146

CAPÍTULO 16. Comemorações nas moradias

Diversas comemorações ocorrem nas moradias, como a descrita no texto a seguir.

PROFESSOR Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do texto. Fim da observação.

Uma grande festa

Foi no dia 31 de dezembro.

Vocês sabem que o dia 31 de dezembro é o último dia do ano. [...]

Na casa da vovó Emília havia uma grande festa. Enquanto as pessoas grandes faziam os doces e enfeitavam a casa, as crianças, todos os netinhos de dona Emília, preparavam grandes listas de resoluções para o Ano-Novo:

– Não vou mais comer doces escondido!

– Nem eu!

Ruth Rocha. Lá vem o Ano-Novo . São Paulo: Ática, 2000. p. 2-3.

Glossário:

Resolução: decisão.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Em um mesmo espaço, duas crianças estão sentadas no chão e outra está deitada, seguram folhas escritas e lápis enquanto conversam. Próximo a elas, um menino de pé enfeita uma parede com círculos brilhantes presos em uma corda.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Para qual comemoração as personagens do texto estavam se preparando?
    PROFESSOR Resposta: Para o Ano-Novo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Onde ocorreria a festa?
    PROFESSOR Resposta: Na casa da vovó Emília.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que os adultos estavam fazendo?
    PROFESSOR Resposta: Preparando doces e enfeitando a casa.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual foi a decisão de uma das personagens para o ano que começaria?
    PROFESSOR Resposta: Não comer mais doces escondido.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 16

Unidade temática

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.

Objeto de conhecimento

• A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade.

Habilidade

• EF01HI08: reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Boxe complementar:

De olho nas competências

Este capítulo permite exercitar o respeito às diferentes culturas, aproximando-se da Competência Geral 6.

Fim do complemento.

Fazer a leitura compartilhada dos textos. Ajudar no processo de compreensão de textos a partir de perguntas sobre o que acabaram de ler e ouvir: sobre qual comemoração o texto trata; onde ela ocorre; o que as crianças faziam.

Ler o termo “resolução” e perguntar se alguém sabe o que significa. As hipóteses/respostas devem ser anotadas na lousa. Na sequência, explicar o significado destacado no glossário, o que favorece o desenvolvimento de vocabulário.

Orientar na realização das atividades, retornando ao texto para localizar as informações solicitadas.

MP147

As comemorações de Ano-Novo variam de uma comunidade para outra. Em alguns casos, as pessoas comemoram o início do ano com fogos de artifício.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Destaque do céu noturno com fogos de artifícios com aspecto sortido. Eles são disparados de um trecho em alto-mar e na encosta uma multidão observa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Queima de fogos de artifício para celebrar o início do ano de 2020, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

Também há pessoas que usam roupas brancas em suas moradias e nas ruas para demonstrar o desejo de paz para o ano que começa.

Imagem: Fotografia. Em uma sala, ao lado de uma árvore de Natal, duas mulheres adultas e duas crianças vestidas de branco sorriem enquanto seguram finas velas pretas que soltam faíscas douradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comemoração de Ano-Novo no município de Paulista, no estado de Pernambuco. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Sua família comemora o Ano-Novo? Se sim, de que forma?
PROFESSOR Atenção professor: Incentivar os alunos a contar suas experiências com o Ano-Novo. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Fazer a leitura compartilhada do texto sobre as festas de Ano-Novo. Comentar que a festa é comemorada de diversas formas em diferentes locais, dependendo de cada família, comunidade, povo etc.

Solicitar que descrevam o que observaram nas fotografias. Perguntar: o que está acontecendo? Quem está presente? Como as pessoas se vestem? Há muitas ou poucas pessoas?

Ler a pergunta sobre a comemoração do novo ano. Pedir que compartilhem as lembranças familiares com os colegas.

MP148

Na China, o dia de Ano-Novo é comemorado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

Nesse dia, os chineses costumam vestir roupas vermelhas e douradas em suas moradias e nas ruas. O vermelho simboliza uma nova vida e boa sorte. Já o dourado representa o Sol, fonte da vida.

Espetáculos públicos de dança são realizados em diversas cidades chinesas. Neles, os dançarinos carregam dragões feitos de tecido ou de papel, que simbolizam novas forças para o ano que começa.

Ao final do dia, os chineses soltam fogos de artifício no céu.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Durante à noite, em uma via, ao centro em destaque, duas meninas fantasiadas com roupas vermelhas seguram hastes presas à cabeça de um grande dragão amarelo que apresenta corpo longo e com aspecto escamoso brilhante. Ao longo do corpo, há outras pessoas que vestem roupa vermelha, mas que estão com a cabeça coberta no interior do corpo do animal e apenas os pés de fora.  O espaço por onde passa a montagem apresenta uma estrutura com teto iluminado com muitas luminárias redondas vermelhas. Ao redor, muitas pessoas observam a cena.  Fim da imagem.

LEGENDA: Festa de comemoração do Ano-Novo em Jiangsu, na China. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Conte aos colegas duas características da comemoração chinesa de Ano-Novo.
    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar a presença dos fogos de artifício, o uso de roupas vermelhas e douradas e os espetáculos de dança com dragões. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare as formas de comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.
    1. Identifique uma semelhança entre elas.
      PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar a presença dos fogos de artifício. Fim da observação.
    1. Identifique uma diferença entre elas.
      PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar a cor das vestimentas (branca no Brasil e vermelha e dourada na China). Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Fazer a leitura compartilhada do texto com pausas, perguntando sobre o que acabaram de ler. Por exemplo, onde, o que se comemora, quando, como, o significado de cada cor, o simbolismo do dragão e como a festa é concluída. Essa dinâmica favorece o processo de compreensão de textos.

Orientar no desenvolvimento das atividades. Ajudar os alunos a refletir sobre diferenças e semelhanças entre as festas de Ano-Novo. Pedir que compartilhem as reflexões. Auxiliar a encontrar as informações solicitadas das atividades no texto.

Boxe complementar:

Tema contemporâneo transversal: diversidade cultural

Este é um bom momento para apresentar aos alunos as diversidades culturais de várias famílias, comunidades, povos, países etc. Eles podem notar essas diferenças a partir da forma de comemoração do Ano-Novo com a experiência deles no Brasil e onde vivem e a que acabaram de observar com a festa dos chineses.

Fim do complemento.

Atividade complementar

Perguntar aos alunos se eles já viram alguma festa de Ano-Novo chinesa. Informar que, no Brasil, a maior comunidade chinesa está na cidade de São Paulo. Todo ano, em um bairro da cidade chamado Liberdade, o Ano-Novo chinês é comemorado com uma grande festa que atrai milhares de pessoas.

Reproduzir para os alunos um dos vídeos sobre a festa disponíveis na internet. Basta pesquisar usando as palavras “Ano-Novo chinês Liberdade”

Se considerar conveniente, solicitar aos alunos que façam um desenho sobre o que assistiram.

MP149

  1. Como tarefa de casa, converse com um adulto da sua convivência para descobrir outra festa realizada por sua família.
    • Faça um desenho representando essa festa e complete a legenda com o nome dela.
      PROFESSOR Atenção professor: Orientar a conversa com o adulto e a elaboração do desenho. Fim da observação.

      _____

      Nome da festa ou comemoração: _____

Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Mostre seu desenho ao colega e veja o dele. Vocês desenharam festas parecidas?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

    PROFESSOR Atenção professor: A resposta depende da realidade dos alunos. Fim da observação.
  1. Retome as páginas anteriores e identifique festas realizadas:
    1. na moradia e na escola.

      _____

      PROFESSOR Atenção professor: A resposta depende da realidade dos alunos. Fim da observação.
    1. na escola e em outros locais da comunidade.

      _____

      PROFESSOR Resposta: Pode haver semelhanças como comemorações de Festa Junina e Carnaval, entre outras.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientar os alunos em relação à atividade de investigação sobre a festa ou a comemoração familiar escolhida. Fazer uma leitura das informações solicitadas e pedir que investiguem com os responsáveis adultos uma festa que comemoram.

Solicitar, após colherem as informações, que façam o desenho e a legenda relacionada à festa ou à comemoração.

Na última atividade, pedir aos alunos que reflitam sobre uma festa ou comemoração realizada tanto na escola como no ambiente familiar. Pedir que compartilhem com os colegas essa lembrança.

MP150

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Observe as imagens e a seguir faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. Um grupo de crianças com características diversas estão lado a lado, sorriem e seguram bandeiras de diversos países hasteadas. Ao fundo, o globo terrestre. Há a indicação “Festa das Nações”.   Ilustração. Destaque de uma sanfona aberta da qual partem notas musicais. Há um barbante no qual estão muitas bandeirolas coloridas e a indicação “Festa Junina”.   Ilustração. Destaque de um pandeiro, uma máscara colorida para área dos olhos, balões e muitos confetes. Há a indicação “Carnaval”.   Ilustração. Uma menina pula sobre as costas de um menino que está curvado. Ambos sorriem e há balões ao redor com a indicação “Dia da Criança”.   Fim da imagem.
  1. Assinale as alternativas que correspondem às diversas formas de comemorar o Carnaval no Brasil.

    ( ) Blocos de frevo.

    ( ) Trios elétricos.

    ( ) Quadrilha junina.

    ( ) Desfiles de escolas de samba.

    ( ) Blocos de rua.

    PROFESSOR Respostas corretas: Blocos de frevo. Trios elétricos. Desfiles de escolas de samba. Blocos de rua.
MANUAL DO PROFESSOR

Intencionalidade pedagógica das atividades

Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: identificar festas realizadas na escola.

O aluno deve identificar algumas festas e refletir sobre festas realizadas na escola.

Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: listar as diversas formas de comemorar o Carnaval no Brasil.

Ao solicitar aos alunos que identifiquem as várias formas de comemorar o Carnaval no Brasil, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.

MP151

  1. Preencha o quadro a seguir com as frases que correspondem às características da comemoração do Ano-Novo na China e do Ano-Novo no Brasil.

    Soltam fogos de artifício.

    Carregam dragões de tecido ou de papel.

    Vestem roupas vermelhas e douradas.

    Vestem roupa branca.

Quadro: equivalente textual a seguir.

PROFESSOR Ano-Novo na China
PROFESSOR Ano-Novo no Brasil

_____

PROFESSORResposta: Soltam fogos de artifício. Carregam dragões de tecido ou de papel. Vestem roupas vermelhas e douradas.

_____

PROFESSORResposta: Vestem roupa branca. Soltam fogos de artifício.

Autoavaliação

PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na avaliação do próprio aprendizado. Fim da observação.

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

Copie os números das perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei as festas realizadas na escola?
  1. Listei as formas de comemorar o Carnaval no Brasil?
  1. Comparei as formas de comemorar o Ano-Novo no Brasil e na China?
  1. Citei as características das comemorações na minha família?
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: diferenciar as tradições de Comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.

Espera-se que o aluno identifique as características das comemorações de Ano-Novo tanto no Brasil como na China.

Autoavaliação

A autoavaliação sugerida permite aos alunos revisitar o processo de aprendizagem, possibilitando que reflitam sobre seus êxitos e suas dificuldades.

Nesse tipo de atividade não cabe atribuir pontuações ou conceitos.

As respostas dos alunos também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente e que não aparentem estar consolidados.

MP152

PROFESSOR Comentários para o professor:

Conclusão do módulo – capítulos 15 e 16

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 15 e 16. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios dos alunos que foram registrados pelo professor a partir da questão problema citada na seção Desafio à vista!: O que mudou nas brincadeiras ao longo do tempo?

Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 15 e 16.

A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos na experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de pontuações ou de conceitos distintos para cada atividade, valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo da sequência didática.

A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP153

PROFESSOR Quadro: equivalente textual a seguir.

Ficha de acompanhamento

Escola: _____

Ano: _____. Turma: _____

Aluno(a): _____

Professor(a): _____

Níveis de desempenho (ND): 1 – Adequado; 2 – Em desenvolvimento; 3 – Frágil

Módulo

Objetivos de aprendizagem

ND

Capítulos 1 e 2

Identificar acontecimentos marcantes na vida da criança.

_____

Descrever os elementos presentes na Certidão de Nascimento.

_____

Explicar o que é a “Caderneta da Criança” e para que ela serve.

_____

Explicar o que é “Linha do Tempo” e como ela é organizada.

_____

Capítulos 3 e 4

Listar os hábitos e as regras nas moradias.

_____

Descrever hábitos e regras nas dependências da escola.

_____

Identificar regras de uso nos parquinhos públicos.

_____

Capítulos 5 e 6

Identificar as atividades realizadas pela manhã, à tarde e à noite.

_____

Listar as festas comemorativas de cada mês do ano.

_____

Representar as atividades pessoais realizadas em cada mês.

_____

Capítulos 7 e 8

Explicar como era a divisão de tarefas domésticas há cem anos.

_____

Identificar a situação da divisão de tarefas nas moradias atuais.

_____

Listar as ações para conservar as dependências da escola.

_____

Capítulos 9 e 10

Identificar características das famílias dos alunos da classe.

_____

Listar algumas formas de lazer das famílias atuais.

_____

Descrever as mudanças na quantidade de filhos das famílias nos últimos cinquenta anos.

_____

Capítulos 11 e 12

Classificar os objetos de acordo com cada etapa da vida.

_____

Descrever objetos de povos indígenas.

_____

Identificar características de utensílios domésticos.

_____

Capítulos 13 e 14

Identificar as regras de algumas brincadeiras tradicionais brasileiras.

_____

Descrever os materiais e as características dos brinquedos das crianças mundurukus e guaranis.

_____

Explicar por que, há cem anos, muitas crianças brincavam na rua.

_____

Capítulos 15 e 16

Identificar festas realizadas na escola.

_____

Listar as diversas formas de comemorar o Carnaval no Brasil.

_____

Diferenciar as tradições de comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.

_____

PROFESSOR Observação: Modelo para reprodução. Fim da observação.

MP154

O QUE EU APRENDI?

Avaliação de resultado

Agora é a hora de você descobrir como estão seus conhecimentos sobre os assuntos estudados ao longo do ano.

  1. Represente por meio de desenho um acontecimento marcante na vida de uma criança.

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem registrar algum dos acontecimentos estudados: nascimento, engatinhar, entrar na escola, aniversário, entre outros. Fim da observação.
  1. Leia três regras de convivência a seguir.

    Levantar a mão para falar na aula.

    Manter a sala limpa.

    Prestar atenção na aula.

    • Circule o local em que essas regras de convivência são mais utilizadas.

      Moradia

      Escola

      Praça pública

      PROFESSOR Resposta correta: Escola.
MANUAL DO PROFESSOR

Avaliação de resultados

As atividades propostas na seção O que eu aprendi? possibilitam aos alunos retomar os conhecimentos trabalhados ao longo do ano. Por meio da realização dessas atividades, sugere-se a realização de uma avaliação de resultados, estabelecendo pontuações ou conceitos distintos para cada uma delas, valorizando as temáticas e procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo das sequências didáticas.

Intencionalidade pedagógica das atividades

Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: identificar acontecimentos marcantes na vida da criança.

Espera-se que o aluno registre um acontecimento marcante por meio de um desenho.

Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: descrever hábitos e regras nas dependências da escola.

Ao solicitar ao aluno que identifique regras de convivência como parte das diretrizes de uma escola, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.

MP155

  1. Ligue as imagens representando os períodos do dia às atividades que você realiza.
Imagem: Fotografia em plano aberto. Paisagem urbana composta por uma extensa via, área gramada e um prédio circular com arquitetura com colunas diagonais que formam um círculo ao centro. No céu, a luz do sol no horizonte e muitas nuvens. Fim da imagem.

LEGENDA: Manhã. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Paisagem composta pela beira-mar e árvores sombreadas ao fundo. No horizonte, o sol brilha distante no céu alaranjado com nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tarde. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Paisagem urbana composta por muitos prédios com luminosidade. No céu límpido escuro, a lua cheia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Noite. FIM DA LEGENDA.

Acordar

Jantar

Dormir

Ir à escola

PROFESSOR Atenção professor: As respostas dependem da rotina dos alunos. Algumas alternativas são variáveis, como ir à escola; outras, não, como dormir, acordar e jantar, que, normalmente, acontecem à noite. Fim da observação.
  1. Cite as comemorações que acontecem no mês de outubro.

    _____

    PROFESSOR Resposta: Dia das Crianças (12 de outubro) e Dia do Professor (15 de outubro).
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: identificar as atividades realizadas pela manhã, à tarde e à noite.

Espera-se que o aluno relacione os períodos do dia com as atividades desenvolvidas em cada um deles.

Atividade 4 – Objetivo de aprendizagem: listar as festas comemorativas de cada mês do ano.

O aluno deverá identificar festas que acontecem no mês de outubro e no de novembro.

MP156

  1. Observe a imagem com a divisão de tarefas de uma família e assinale as alternativas correspondentes.
Imagem: Fotografia. Um homem e uma menina sorriem enquanto limpam uma bancada. Ambos estão de luvas. Ele passa um pano na superfície e ela aplica o produto com borrifador.  Fim da imagem.

LEGENDA: Família limpando a casa. FIM DA LEGENDA.

( ) O pai e a filha estão dividindo a tarefa.

( ) O pai e a filha estão limpando um móvel.

( ) Uma única pessoa faz todas as tarefas.

PROFESSOR Respostas corretas: O pai e a filha estão dividindo a tarefa. O pai e a filha estão limpando um móvel.
  1. Cite três formas de lazer das famílias atuais.

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar três formas de lazer entre as estudadas: ir ao circo, passear no parque, assistir televisão, ir ao cinema, andar de bicicleta, entre outras. Fim da observação.
  1. Assinale a alternativa que indica a mudança na quantidade de filhos das famílias nos últimos 50 anos.

    ( ) A quantidade de filhos aumentou.

    ( ) A quantidade de filhos permaneceu a mesma.

    ( ) A quantidade de filhos diminuiu.

    PROFESSOR Resposta correta: A quantidade de filhos diminuiu.
  1. Elabore desenhos de um objeto utilizado em cada etapa da vida de uma criança.

    Bebê

    _____

    Criança

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5 – Objetivo de aprendizagem: identificar a situação da divisão de tarefas nas moradias atuais.

Ao solicitar ao aluno que interprete a fotografia sobre as tarefas desenvolvidas em uma moradia, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.

Atividade 6 – Objetivo de aprendizagem: listar algumas formas de lazer das famílias atuais.

O aluno deverá identificar formas de lazer.

Atividade 7 – Objetivo de aprendizagem: descrever as mudanças na quantidade de filhos das famílias nos últimos cinquenta anos.

Espera-se que o aluno identifique as diferenças em relação ao número de filhos das famílias.

Atividade 8 – Objetivo de aprendizagem: classificar os objetos de acordo com cada etapa da vida.

Ao solicitar ao aluno que desenhe objetos relacionados às etapas de vida de uma criança, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.

MP157

  1. Observe as imagens a seguir e escreva o nome dos brinquedos nas legendas.
Imagem: Fotografia. Uma boneca com chapéu e roupas rosas.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Boneca.
Imagem: Fotografia. Uma bola vermelha com bolas brancas. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Bola.
  1. Por que há cem anos as crianças das grandes cidades podiam brincar nas ruas? Assinale.

    ( ) Porque havia muitos carros.

    ( ) Porque havia poucos carros.

    PROFESSOR Respostas corretas: Porque havia poucos carros.
  1. Circule as comemorações que acontecem na sua escola.

    Dia da Árvore.

    Dia da Criança.

    Festa da Família.

    Festa Junina.

    Nenhuma dessas.

    Dia do Professor.

    PROFESSOR Atenção professor: A resposta é pessoal, pois depende das comemorações da escola dos alunos. Fim da observação.
  1. Classifique as frases conforme a legenda.

    C. Ano-Novo chinês.

    B. Ano-Novo brasileiro.

    D. As duas festas.

    ( ) Roupas brancas.

    PROFESSOR Resposta: B

    ( ) Fogos de artifício.

    PROFESSOR Resposta: D

    ( ) Roupas vermelhas.

    PROFESSOR Resposta: C
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 9 – Objetivo de aprendizagem: identificar e legendar cada brinquedo.

O aluno deverá identificar o nome de brinquedos.

Atividade 10 – Objetivo de aprendizagem: explicar por que, há cem anos, as crianças brincavam na rua.

Espera-se que o aluno explique o motivo de as crianças poderem brincar nas ruas há cem anos.

Atividade 11 – Objetivo de aprendizagem: identificar festas realizadas na escola.

Espera-se que o aluno reconheça as comemorações que acontecem na escola em que estuda.

Atividade 12 – Objetivo de aprendizagem: diferenciar as tradições de Comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.

O aluno deverá distinguir as características que fazem parte das festas de Ano-Novo no Brasil e na China.

Após a devolutiva das atividades de avaliação de resultado sugeridas, vale identificar se certos objetivos de aprendizagem ainda não foram alcançados por alguns alunos.

Se isso ocorrer, sugere-se retomar com esses alunos os temas em que apresentaram dificuldades. Elaborar um quadro ou esquema com os temas trabalhados. Com base nisso, pode-se propor novas atividades, projetar vídeos, apresentar reportagens ou imagens que evidenciem os temas em que os alunos tiveram dificuldades.

Ao final do processo, propor algumas atividades que permitam avaliar os resultados obtidos pelos alunos após a retomada de conteúdos.