MP123
Unidade 4. Festas e brincadeiras
Trabalhando a unidade temática da BNCC “meu mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo”, esta unidade permite aos alunos conhecer diversos brinquedos e brincadeiras, identificando semelhanças e diferenças ao longo do tempo, o horário e os locais adequados e a presença do brincar em diferentes culturas. Na perspectiva da mesma unidade temática, trabalham-se as festas e as datas comemorativas distinguindo os espaços de realização: doméstico, escolar e comunitário.
Módulos da unidade
Capítulos 13 e 14: tratam dos brinquedos e das brincadeiras tradicionais em perspectiva histórica e do brincar nas rotinas e no cotidiano de crianças de diversas culturas.
Capítulos 15 e 16: exploram as festas e datas comemorativas presentes no calendário e as características das comemorações realizadas nos espaços público e privado.
Primeiros contatos
As atividades propostas no quadro Primeiros contatos são preparatórias para o estudo da unidade, a partir da exploração de uma pintura que representa diversos grupos de crianças realizando diferentes brincadeiras: ciranda, bola de gude, bola, corda, amarelinha, possibilitando o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas desenvolvidos na unidade com base nas hipóteses levantadas por eles sobre os tipos de brincadeira representados.
Introdução ao módulo dos capítulos 13 e 14
Este módulo, formado pelos capítulos 13 e 14, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo abordar as permanências e as mudanças nos brinquedos e nos modos de brincar ao longo do tempo.
Questão problema
O que mudou nas brincadeiras ao longo do tempo?
Atividades do módulo
Possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF01HI05, ao comparar formas atuais de brincar com as de outros tempos e lugares e incentivar o reconhecimento dos espaços e dos horários adequados para a realização das brincadeiras.
São desenvolvidas atividades de compreensão de textos, observação e interpretação de imagens através das quais os alunos identificam as mudanças e as permanências nos brinquedos e nas brincadeiras ao longo do tempo e comparam as formas do brincar entre diferentes culturas.
Como pré-requisito, é importante que os alunos sejam capazes de identificar em suas rotinas diferenças de horários e tenham as noções básicas de temporalidade (antes, depois, passado e presente) trabalhadas nas unidades anteriores.
Principais objetivos de aprendizagem
- Identificar as regras de algumas brincadeiras tradicionais brasileiras.
- Descrever os materiais e as características dos brinquedos das crianças mundurukus e guaranis.
- Explicar por que, há cem anos, muitas crianças brincavam na rua.
MP124
UNIDADE 4 - Festas e brincadeiras
LEGENDA: Brincadeira das crianças na escola, pintura de Aracy Boucault, 2017. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Iniciar o estudo observando o título da unidade a partir de algumas questões que se relacionam com possíveis conhecimentos prévios dos alunos, como quais festas eles conhecem; de qual brincadeira eles gostam de participar; qual é a diferença entre festa e brincadeira.
Em seguida, investigar a imagem, fazendo uma leitura coletiva dela e incentivando a exploração de sua composição por meio de perguntas como: quem está presente na imagem, adultos e/ou crianças? O que está sendo representado e em que espaço?
Fazer a leitura compartilhada das questões da seção Primeiros contatos, que se relacionam à imagem. Conversar com os alunos sobre as brincadeiras retratadas, perguntando se gostam de alguma dessas brincadeiras e de qual delas participam.
Anotar os comentários dos alunos. Esse registro é importante para uma melhor percepção do processo de aprendizado durante o desenvolvimento da unidade.
A amarelinha e o desenvolvimento da criança
As crianças constroem conhecimento por meio das interações que estabelecem com o meio e com as pessoas, frutos do trabalho de criação, significação e ressignificação desse conhecimento. Em busca da compreensão desse mundo as crianças são questionadoras, desafiadoras e dinâmicas, utilizando-se do ato de brincar, sua principal atividade para construir, imaginar e representar esse mundo. A brincadeira de amarelinha, apesar de ser uma brincadeira tradicional e que em muitos lugares faz parte do universo infantil, precisa de alguém que a resgate, necessita que outro (adulto ou criança) a apresente conforme as regras construídas pelas gerações anteriores.
MP125
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Que brincadeiras estão representadas na imagem?
PROFESSOR
Resposta: Amarelinha, cabra-cega, bola, roda, corda, bolinha de gude, entre outras.
- De qual dessas brincadeiras você mais gosta?
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar na seleção, solicitando que justifiquem a escolha. Fim da observação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Este jogo, se oferecido na escola de forma intencional pelo professor pode colaborar para o desenvolvimento de diversas habilidades dentro de várias áreas do conhecimento especialmente as matemáticas, auxiliando no desenvolvimento de noções de números, de medidas e geometria. Outros conceitos e habilidades matemáticas envolvidas são: contagem, sequência numérica, reconhecimento de algarismos, comparação de quantidades, avaliação de distância e de força, localização espacial, percepção espacial e discriminação visual.
MOREIRA, Daniele Aparecida Fruchi. A brincadeira de amarelinha na educação infantil: uma contribuição para o desenvolvimento de habilidades matemáticas , em crianças de 4 anos. 2013. 105 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) – Faculdade de Pedagogia, Centro Universitário Católico Salesiano, Lins, 2013. p. 12.
Boxe complementar:
Para leitura do aluno
Esconde-esconde: na floresta, de Rachel Moss, Editora Happy Books.
A história do livro trata dos animais na floresta durante a hora de ir dormir, mas eles ainda não estão prontos. As crianças têm de procurar os animais que se esconderam.
Fim do complemento.
MP126
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 13 e 14
O que mudou nas brincadeiras ao longo do tempo?
CAPÍTULO 13. Tempo de brincar
As crianças podem brincar em diferentes momentos do dia.
As fotos a seguir representam a sequência de atividades que Mariana realiza durante o dia.
LEGENDA: Mariana e sua mãe tomando café da manhã. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mariana estudando pela manhã. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mariana brincando no parquinho à tarde. FIM DA LEGENDA.
- Do que Mariana estava brincando? Circule.
Bola
Corda
Cavalinho de balanço
Amarelinha
Esconde-esconde
PROFESSOR
Resposta correta: Cavalinho de balanço.
- Onde ela estava brincando?
PROFESSOR
Resposta: Em um parquinho.MANUAL DO PROFESSOR
A BNCC no capítulo 13
Unidade temática
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto de conhecimento
• A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e as brincadeiras como forma de interação social e espacial.
Habilidade
• EF01HI05: identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Este capítulo permite valorizar a diversidade de vivências e saberes e exercitar o respeito às diferentes culturas, aproximando-se das Competências Gerais 6 e 9.
Fim do complemento.
MP127
- Numere a sequência de atividades que Mariana faz durante o dia de acordo com as fotos.
( ) Estudar.
PROFESSOR
Resposta: 2( ) Brincar.
PROFESSOR
Resposta: 3( ) Tomar café da manhã.
PROFESSOR
Resposta: 1
- Quando Mariana costuma brincar? Assinale.
( ) Antes de estudar.
( ) Depois de estudar.
PROFESSOR
Resposta correta: Depois de estudar.
- E você, brinca em que momento do dia?
( ) Antes de almoçar.
( ) Depois de almoçar.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar individualmente na seleção do momento de brincar. Fim da observação.
- Desenhe uma brincadeira que você costuma brincar e o local onde brinca.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar na seleção e na representação por meio de desenho da brincadeira escolhida. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Pedir aos alunos que reflitam sobre a questão do Desafio à Vista!. Eles conhecem alguma mudança em relação às brincadeiras ao longo do tempo? Como eles acham que era antes? Anotar os comentários que fizerem.
Solicitar que observem as fotografias e descrevam o que está acontecendo, compartilhando oralmente com os colegas. Mencionar que eles também desenvolvem essas atividades, talvez em uma sequência diferente da de Mariana, a criança presente na imagem.
Ler as atividades com os alunos e determinar um tempo para que tentem responder. O desenvolvimento das atividades pode ocorrer de forma compartilhada e a correção, de maneira coletiva.
MP128
- Com a ajuda do professor, leia o poema em voz alta.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do poema, identificando as brincadeiras citadas com os alunos. Fim da observação.O quintal
No fundo do quintal,
Amarelinha,
Esconde-esconde,
Jogo do anel,
Um amor e três segredos.
No fundo do quintal,
Passarinhos,
Tesouros,
Piratas e navios,
As velas todas armadas.
No fundo do quintal,
Casinha de boneca,
Comidinha de folha seca,
Eu era a mãe, você era o pai.
Quando não existe quintal,
Como é que se faz?
Roseana Murray. Casas . Belo Horizonte: Formato, 1994. p. 21. (Título adaptado.)
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Qual é o local de brincar citado no poema?
PROFESSOR
Resposta: O fundo do quintal.
- Quais são as brincadeiras citadas no poema?
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem identificar: amarelinha, esconde-esconde, jogo do anel, brincadeiras de piratas e casinha de boneca. Fim da observação.
- Que resposta você daria para a pergunta feita no poema: “Quando não existe quintal, como é que se faz?”.
PROFESSOR
Atenção professor: Conversar com os alunos sobre a importância do quintal no poema e as consequências da sua ausência. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Solicitar aos alunos que observem a imagem que acompanha o poema. Pedir que descrevam o que vem: o que está presente (navio, balanço, pássaro, árvore, casa, baú etc.)? Do que as crianças representadas estão brincando?
Fazer a leitura compartilhada do poema. Pode-se dividir cada estrofe entre dois alunos. Caso alguns alunos apresentem dificuldade durante a leitura, auxiliá-los perguntando sobre a formação das sílabas e pedindo que retomem a leitura da palavra integralmente depois de lerem sílaba por sílaba. Evitar ler as palavras que parecerem difíceis para eles, incentivando-os a realizar a leitura da melhor forma possível. Se considerar necessário, pedir que releiam o verso completo em uma segunda vez, se possível melhorando a entonação. Essa atividade auxiliará o desenvolvimento da fluência em leitura oral.
Para garantir melhor compreensão, fazer uma leitura integral do poema lentamente para que os alunos possam acompanhar o texto.
Questionar sobre o que é tratado nos versos, esperando que respondam: algumas brincadeiras, o nome delas e como são desenvolvidas. Mostrar que as crianças do poema utilizam a imaginação e o “faz de conta” para desenvolverem as suas brincadeiras.
Desenvolver coletivamente as atividades relacionadas ao poema solicitando aos alunos que indiquem o trecho no qual localizaram as informações pedidas. Essas atividades de interpretação, localização e reflexão auxiliarão no desenvolvimento da compreensão de textos.
Solicitar que reflitam sobre o significado da última estrofe, “quando não existe quintal, como é que se faz?”. Anotar as possibilidades elencadas para que verifiquem a quantidade de opções possíveis para a realização de uma brincadeira. Se julgar conveniente, pode-se analisar a viabilidade e a segurança de cada uma considerando o local. Perguntar quais as brincadeiras que podem ser realizadas dentro de casa e em que parte da casa.
Solicitar aos alunos que reflitam sobre as brincadeiras que desenvolvem e pedir que citem quais brincadeiras utilizam principalmente a imaginação: fingem que são piratas, médicos, bombeiros etc.?
A importância do lúdico
A utilização de jogos e brincadeiras em aulas possibilita compreender o desenvolvimento da criança pela forma e pela linguagem lúdica específicas da infância. É primordial conhecer o significado de brincar e conceituar os termos principais utilizados sobre o brincar para interpretar o universo lúdico e reconhecer os elementos básicos da ludicidade, pelos quais a criança se comunica com o seu mundo pessoal e com o outro.
MP129
- O professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo vai ficar responsável por investigar as regras de uma das brincadeiras citadas no poema. No dia combinado,
contem
aos colegas as regras da brincadeira que vocês investigaram.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar na divisão dos grupos e na pesquisa proposta, socializando as brincadeiras. Fim da observação.
- Você já brincou de alguma das brincadeiras representadas nas imagens a seguir? Se sim, de quais?
LEGENDA: Amarelinha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Esconde-esconde. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jogo do anel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Casinha de boneca. FIM DA LEGENDA.
Observação: Imagens ilustrativas com finalidade didática. Fim da observação.
PROFESSOR
Atenção professor: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre essas brincadeiras. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
O ato de brincar é uma forma de comunicação em que a criança tem a oportunidade de reproduzir o seu cotidiano através da linguagem lúdica. Brincar possibilita a aprendizagem e facilita a construção da autonomia, da reflexão e da criatividade; e pode também estabelecer uma relação ao se utilizar jogos pedagógicos que promovam o desenvolvimento físico, cultural, social, afetivo, e cognitivo da criança. É preciso que tanto a família quanto a equipe escolar reconheçam que a ludicidade se impõe necessária no cotidiano na infância.
DUARTE, Juli Rodrigues; MOTA, Edimilson Antônio. O lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Disponível em: http://fdnc.io/fJQ. Acesso em: 25 jun. 2021. Título adaptado.
Organizar a turma em grupos e solicitar que pesquisem regras de determinada brincadeira. Orientar que façam a investigação podendo consultar um adulto da sua convivência, a internet, revistas, vídeos etc.
Solicitar que expliquem as brincadeiras de cada imagem: podem comentar algumas regras, como faz para brincar em cada brincadeira. Por fim, questionar sobre as brincadeiras de que eles já participaram e se gostaram delas.
Boxe complementar:
Tema contemporâneo transversal: direitos da criança e do adolescente
Essa é uma boa oportunidade para explorar os direitos das crianças e pedir aos alunos que reflitam sobre o direito de brincar, previsto no princípio VII da Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Vale destacar que as brincadeiras não têm gênero definido e que elas devem ser escolhidas de acordo com as preferências e afinidades das crianças.
Fim do complemento.
MP130
Brinquedos e brincadeiras indígenas
As crianças indígenas têm diferentes tipos de brinquedos e brincadeiras. Um exemplo disso são as crianças mundurukus, que vivem no estado do Pará.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do texto, identificando com os alunos os brinquedos das crianças mundurukus. Explorar algumas palavras que podem ser desconhecidas pela turma, como “palha”, “sabugo de milho”, “açaizeiro” e “palmeira”, ampliando o vocabulário. Fim da observação.Brinquedos mundurukus
Desde cedo, os pequenos índios [...] fazem arcos e flechas, bichos de palha, bonequinhas de barro ou de sabugo de milho, canoas pequeninas de madeira ou de palha de açaizeiro, piões, petecas e diversos brinquedos feitos com coco e palha de palmeira.
Daniel Munduruku. Coisas de índio . São Paulo: Calli, 2000. p. 64.
- Circule a seguir os brinquedos indígenas como os citados no texto.
LEGENDA: Bichos de palha de palmeira. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Boneca. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carrinho. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Peteca de palha de milho. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta correta: Bichos de palha de palmeira; Peteca de palha de milho.MANUAL DO PROFESSOR
Explicar cada parte do texto, apresentando os mundurukus. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), eles habitam florestas próximas de rios nos estados do Pará, do Amazonas e de Mato Grosso. Disponível em: http://fdnc.io/5go. Acesso em: 2. jul. 2021.
Comentar que os pequenos mundurukus produzem alguns dos seus brinquedos. Em seguida, citar os brinquedos e questionar os alunos se sabem como esses brinquedos são feitos e utilizados nas brincadeiras.
A história da peteca
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até os dias de hoje.
A folha que amarrava as pedrinhas acabou sendo substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o conteúdo passou a ser de algodão e, depois, de espuma, além de penas coloridas.
Nos Jogos Olímpicos de 1920, que aconteceram em Antuérpia, na Bélgica, jogadores brasileiros, na hora da folga, jogavam peteca.
MP131
As crianças guaranis vivem em diversos estados. Algumas dessas crianças guaranis vivem no Espírito Santo e têm diferentes tipos de brinquedos.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do texto, identificando com os alunos os brinquedos das crianças guaranis. Fim da observação.Brinquedos guaranis
Na aldeia guarani, que fica perto de uma cidade, as crianças utilizam brinquedos feitos de diversos materiais [...] como galhos, sementes, pedras, frutas, matinhos [...].
Também contavam com brinquedos industrializados simples como bonecas de plástico, ursinho de pelúcia, carrinhos e caminhões de plásticos, bola de borracha, peteca, bolas de gude, piões de plástico [...].
Kleber de Oliveira. Brincando na aldeia . Vitória: UFS, 2007. p. 133-134.
- Compare os brinquedos das crianças guaranis com os brinquedos das crianças mundurukus que são citados nos textos.
- Identifique uma semelhança entre eles.
PROFESSOR
Resposta: Os tipos de materiais usados na confecção de alguns brinquedos são retirados da natureza.
- Identifique uma diferença entre eles.
PROFESSOR
Resposta: De acordo com os textos, os guaranis brincam com brinquedos industrializados, diferentemente dos mundurukus.
- Identifique uma semelhança entre eles.
- Escolha um dos brinquedos das crianças guaranis e faça o que se pede.
- Cole uma imagem ou faça um desenho do brinquedo escolhido no espaço a seguir.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar na retomada dos brinquedos citados no texto e na representação deles. Fim da observação.
- Escreva, como souber, uma legenda com o nome desse brinquedo.
Nome do brinquedo: _____
PROFESSOR
Atenção professor: Nessa fase da alfabetização, é importante que os alunos escrevam, como souberem, pequenas palavras, como nomes de objetos e pessoas, aprendendo, aos poucos, a grafá-los corretamente. Fim da observação.
- Cole uma imagem ou faça um desenho do brinquedo escolhido no espaço a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
P essoas de outros países ficaram extremamente curiosas e quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda. Cerca de vinte anos depois, elas foram criadas, tornando a peteca um esporte.
Somente em 1985 é que a peteca foi reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em 1936, ele passeava na orla de Copacabana e viu a garotada jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.
BRITANNICA ESCOLA. Peteca. Britannica Escola . Disponível em: http://fdnc.io/foA. Acesso em: 28 jun. 2021. Título adaptado.
Fazer uma leitura compartilhada do texto, identificando os brinquedos e os materiais utilizados tanto na produção industrial quanto na produção caseira deles.
Comentar com os alunos cada parte, mostrando que os guaranis são um povo indígena que também tem crianças da mesma idade que eles, como os mundurukus.
Os guaranis vivem em diversos estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Pará. Também vivem na Argentina, na Bolívia e no Paraguai. Para mais informações, consultar o site do Instituto Socioambiental (ISA). Disponível em: http://fdnc.io/fJR. Acesso em: 2. jul. 2021.
Retomar o texto sobre os brinquedos dos mundurukus e comparar com o texto sobre os brinquedos dos guaranis. Questionar os alunos se eles identificam as semelhanças e as diferenças entre os brinquedos.
Orientar a atividade sobre a escolha de um brinquedo dos guaranis e a sua representação. Auxiliar os alunos na escrita do nome do brinquedo.
Atividade complementar
Assistir com os alunos ao vídeo “Brincadeiras com petecas nas diversas regiões do Brasil”, do canal Território do Brincar, disponível em: http://fdnc.io/foB. Acesso em: 2 jul. 2021.
O vídeo trata da confecção da peteca de diferentes formatos e materiais em algumas regiões do Brasil.
MP132
CAPÍTULO 14. Brincadeiras em outros tempos
Há cerca de cem anos, as crianças que moravam nas cidades brasileiras tinham brincadeiras semelhantes às descritas no depoimento de Ariosto.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do texto, identificando os brinquedos e o lugar de brincar de Ariosto. Fim da observação.Memórias de Ariosto
Eu fazia carrinhos com roda de carretel de linha e nós brincávamos o dia todo, livremente; nunca me machuquei porque na rua não tinha carros. [...]
A criançada corria e jogava no meio da rua futebol com bola feita de meia. As meninas convidavam a gente para brincar de roda com elas. [...]
Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 156.
- Circule as imagens que ilustram os brinquedos de Ariosto.
LEGENDA: Carrinho de plástico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola de meia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bola de couro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carrinho de carretel. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Respostas corretas: Bola de meia. Carrinho de carretel.- Em que lugar Ariosto brincava?
_____
PROFESSOR
Resposta: Na rua.
- Por que Ariosto podia brincar nesse lugar? Assinale.
( ) Porque havia muitos carros.
( ) Porque não havia carros.
PROFESSOR
Resposta correta: Porque não havia carros.
- Atualmente, é seguro para as crianças brincar nas ruas de grandes cidades brasileiras? Por quê?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos reflitam que em algumas cidades brasileiras não é seguro brincar nas ruas, devido, principalmente, à grande quantidade de automóveis em circulação. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
A BNCC no capítulo 14
Unidade temática
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto de conhecimento
• A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação social e espacial.
Habilidade
• EF01HI05: identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Este capítulo permite valorizar a diversidade de vivências e saberes e exercitar o respeito às diferentes culturas, aproximando-se das Competências Gerais 6 e 9. Além disso, aproxima-se da Competência Específica 2 de História ao auxiliar no processo de compreensão de historicidade, relacionando processos de transformações e manutenções.
Fim do complemento.
Fazer a leitura compartilhada do texto, identificando os brinquedos e as brincadeiras há cerca de cem anos. Observar o material com que o senhor Ariosto fazia os seus carrinhos. Se possível, mostrar aos alunos um carretel para que entendam melhor o vocabulário destacado.
Orientar o desenvolvimento das atividades relacionadas ao depoimento do senhor Ariosto: relacionar imagens ao texto e incentivar os alunos a localizar as informações necessárias para responder às perguntas.
Essas atividades auxiliarão na compreensão de textos.
Na última questão, solicitar aos alunos que reflitam sobre as crianças brincando no meio da rua e o motivo de isso ser ou não possível no tempo atual.
MP133
- Havia muitas brincadeiras quando Ariosto era criança. Uma delas era a “corre cutia”, também conhecida como “lenço atrás”. Reúna-se com os colegas para fazer essa brincadeira e sigam as orientações.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada das regras da brincadeira, verificando o entendimento dos alunos. Fim da observação.- Sentem-se em roda.
- Uma criança fica fora da roda, em pé, segurando um lenço.
- A criança com o lenço deve correr ao redor da roda, enquanto o grupo canta a canção a seguir.
Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Tradição popular.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- O corredor deixa o lenço cair atrás de alguém, que deve se levantar e correr atrás dele.
- Se essa pessoa conseguir pegar o corredor, será a sua vez de jogar o lenço. Se não conseguir, ela volta para seu lugar, e a brincadeira recomeça.
- Em sua opinião, por que essa brincadeira também é chamada de “lenço atrás”?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos respondam que é porque o corredor coloca um lenço atrás de uma pessoa. Fim da observação.
- Como tarefa de casa, faça as seguintes perguntas para um adulto com quem você convive.
- Qual era a sua brincadeira preferida na infância?
- Como se brinca dessa brincadeira?
- Conte aos colegas o que você descobriu.
PROFESSOR
Atenção professor: Explorar com os alunos as brincadeiras preferidas dos adultos e socializar as respostas individuais. Fim da observação.
Boxe complementar:
Você sabia?
A brincadeira “corre cutia” é originária da região Centro-Oeste, que inclui os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e, também, Brasília (Distrito Federal). Os pesquisadores não sabem qual grupo criou a brincadeira nem a época em que ela foi inventada.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientar a atividade da brincadeira: ler de forma compartilhada as regras da brincadeira e perguntar aos alunos se eles entenderam como a atividade se desenvolve. Se eles não tiverem entendido, solicitar que expliquem até a parte que compreenderam. A partir do que não entenderam, explicar novamente.
Na atividade seguinte, os alunos devem refletir sobre a brincadeira que acabaram de desenvolver e entender o motivo de poder utilizar outro nome para a brincadeira.
Incentivar que perguntem aos adultos com que convivem sobre as brincadeiras que faziam quando criança. A partir dessa atividade, os alunos podem perceber diferenças e semelhanças entre brincadeiras de agora e do passado.
Auxiliar na socialização das brincadeiras que brincam, o que contribuirá para o desenvolvimento da oralidade.
MP134
Tempo, tempo...
- Assim como Ariosto, muitas crianças brasileiras brincavam nas ruas há cem anos. Naquele tempo, havia uma brincadeira chamada “mãe da rua”, que tinha as seguintes regras.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada das regras da brincadeira. Fim da observação.Mãe da rua
- As crianças sorteavam uma delas para ser a “mãe da rua”.
- Os demais participantes se dividiam em dois grupos.
- A mãe da rua ficava no meio da rua.
- Os participantes deviam atravessar a rua pulando em um só pé sem ser capturados pela mãe da rua.
- As crianças capturadas permaneciam na rua ajudando a mãe da rua a pegar os demais participantes.
- A brincadeira terminava quando todas as crianças eram capturadas.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Noções temporais: simultaneidade, anterioridade e posterioridade
Apresentar as regras da brincadeira e o lugar em que era desenvolvida há cem anos, bem como as mesmas características atualmente, utilizando as imagens apresentadas para auxiliar a comparação.
Orientar a leitura compartilhada do texto sobre as regras da brincadeira e verificar se os alunos compreenderam como ela se desenvolve.
Desenvolver a brincadeira com os alunos para que possam perceber mudanças e permanências de uma brincadeira ao longo do tempo.
MP135
- Por que a brincadeira era chamada de “mãe da rua”?
PROFESSOR
Resposta: Porque uma das crianças ficava no meio da rua tentando pegar as outras.
- Agora, observe uma foto de crianças brincando de “mãe da rua” atualmente.
LEGENDA: Crianças brincando de “mãe da rua” em escola no município de Goiânia, no estado de Goiás. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
- Onde as crianças da
foto
estão brincando?
( ) Na rua.
( ) No quintal.
( ) Na quadra da escola.
PROFESSOR
Resposta correta: Na quadra da escola.
- Além desse lugar, onde mais podemos brincar de “mãe da rua” de forma segura?
PROFESSOR
Resposta: Não é possível brincar dentro de casa, por exemplo, porque a brincadeira de “mãe da rua” requer bastante espaço para as crianças correrem. É preciso um lugar seguro para brincar, que pode ser um quintal grande ou um terreno vazio, em que não há circulação de carros.
- O professor vai dividir a turma em grupos para brincar de “mãe da rua” em um lugar seguro. Considerando o lugar da brincadeira, dê um novo nome para ela.
PROFESSOR
Atenção professor: Conversar com os alunos sobre a substituição do termo “rua” por outro mais adequado. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Fazer a leitura das atividades e orientar na realização delas.
Solicitar aos alunos que observem o desenho e a fotografia para responder sobre o motivo do nome da brincadeira.
Em seguida, pedir que analisem a fotografia e reflitam sobre o que observam, onde a brincadeira pode acontecer e a nova denominação que a brincadeira pode receber.
MP136
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 13 e 14
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Observe a imagem de uma brincadeira estudada e faça o que se pede.
LEGENDA: Crianças brincando no município de Manaus, no estado do Amazonas. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o nome dessa brincadeira?
_____
PROFESSOR
Resposta: Amarelinha.
- Marque com um
X
as regras que pertencem a essa brincadeira.
( ) Cada jogador precisa de uma pedrinha.
( ) A mãe da rua fica no meio do espaço, entre dois grupos.
( ) As crianças não podem ser pegas pela mãe da rua.
( ) Só é permitido pôr um pé em cada casa.
PROFESSOR
Respostas corretas: Cada jogador precisa de uma pedrinha. Só é permitido pôr um pé em cada casa.
- Cite dois brinquedos das crianças dos povos indígenas mundurukus.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar dois entre vários, como: arcos e flechas, bichos de palha, bonequinhas de barro ou de sabugo de milho, canoas pequeninas de madeira ou de palha, piões, petecas e diversos brinquedos feitos com coco e palha de palmeira. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Intencionalidade pedagógica das atividades
Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: identificar as regras de algumas brincadeiras tradicionais brasileiras.
Ao solicitar ao aluno que identifique na fotografia o nome da brincadeira e suas regras, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: descrever os materiais e as características dos brinquedos das crianças mundurukus e guaranis.
O aluno deverá listar brinquedos das crianças do povo munduruku.
MP137
- Relacione e ligue as características dos brinquedos e brincadeiras ao tempo correspondente.
Coluna à esquerda:
Brincar na rua.
Brincar no playground .
Jogos eletrônicos.
Brincar na rua de “mãe da rua”.
Coluna à direita:
Atuais
Há cem anos
PROFESSOR
Respostas corretas: Atuais - Brincar no playground. Jogos eletrônicos. Há cem anos - Brincar na rua. Brincar na rua de “mãe da rua”.
- Por que, em muitas cidades brasileiras atuais, as crianças não podem brincar nas ruas?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos reflitam que, em muitas cidades brasileiras, não é possível brincar nas ruas devido, principalmente, à grande quantidade de automóveis em circulação. Fim da observação.Autoavaliação
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos na avaliação do próprio aprendizado. Fim da observação.Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie os números das perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Identifiquei algumas brincadeiras e suas regras?
- Identifiquei os brinquedos das crianças mundurukus?
- Identifiquei os brinquedos das crianças guaranis?
- Comparei os brinquedos e as brincadeiras atuais com os de cem anos atrás?
- Expliquei por que a maioria das crianças das grandes cidades brasileiras não pode brincar na rua?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: diferenciar os brinquedos e as brincadeiras de cem anos atrás e atualmente.
Espera-se que o aluno identifique os brinquedos e as brincadeiras com a época correspondente.
Atividade 4 – Objetivo de aprendizagem: explicar por que, atualmente, nas grandes cidades, é mais difícil brincar nas ruas.
Ao solicitar que o aluno reflita sobre um dos principais motivos de, nas grandes cidades, haver menos crianças brincando na ruas, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
Autoavaliação
A autoavaliação sugerida permite aos alunos revisitar o processo de suas aprendizagens, possibilitando que reflitam sobre seus êxitos e suas dificuldades. Nesse tipo de atividade, não cabe atribuir pontuações ou conceitos.
As respostas dos alunos também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente e que não aparentem estar consolidados.
MP138
PROFESSOR
Comentários para o professor:Conclusão do módulo – capítulos 13 e 14
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades relacionadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 13 e 14. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios da turma que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: O que mudou nas brincadeiras ao longo tempo?
Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 13 e 14.
A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de pontuações ou de conceitos distintos para cada atividade, valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo da sequência didática.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Identificar as regras de algumas brincadeiras tradicionais brasileiras.
- Descrever os materiais e as características dos brinquedos das crianças mundurukus e guaranis.
- Explicar por que, há cem anos, muitas crianças brincavam na rua.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, pode-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar elementos relacionados aos brinquedos e às brincadeiras ao longo do tempo. Pode-se retomar o que foi trabalhado e propor atividades de análise de novos textos e novas imagens para os alunos com defasagens que permitam identificar esses conteúdos trabalhados.
MP139
Introdução ao módulo dos capítulos 15 e 16
Este módulo, formado pelos capítulos 15 e 16, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo abordar diferentes características das datas comemorativas e festas que acontecem no âmbito familiar e na comunidade.
Questão problema
Que festas e comemorações acontecem na comunidade?
Atividades do módulo
Possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF01HI08, ao demandar a identificação dos significados das datas festivas, das comemorações realizadas em diferentes espaços, sejam eles familiares ou comunitários.
São desenvolvidas atividades de leitura e interpretação de textos literários e informativos, e imagens, como fotografias e ilustrações, relacionadas aos diferentes tipos de datas festivas e comemorações realizadas na comunidade e em família.
Como pré-requisito, espera-se que os alunos reconheçam os meses e façam a distinção do espaço doméstico e do comunitário, trabalho realizado em unidades anteriores.
Principais objetivos de aprendizagem
- Identificar festas realizadas na escola.
- Listar as diversas formas de comemorar o Carnaval no Brasil.
- Diferenciar as tradições de Comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.
MP140
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Que festas e comemorações acontecem na comunidade?
CAPÍTULO 15. Comemorações na escola
As escolas podem realizar diversas festas e comemorações ao longo do ano. Uma delas é a festa representada na foto a seguir.
LEGENDA: Festa Junina no município de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a festa representada na foto? Assinale.
( ) Carnaval.
( ) Ano-Novo.
( ) Festa junina.
( ) Dia das crianças.
PROFESSOR
Resposta correta: Festa junina.
- Que elementos da imagem ajudam a identificar essa festa?
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar a decoração (bandeirinhas coloridas) e as roupas que as crianças estão usando. Fim da observação.
- Essa festa também é realizada na escola onde você estuda?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Resposta variável. É muito provável que os alunos comemorem essa festa na escola ou na comunidade em que vivem. Fim da observação.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
A BNCC no capítulo 15
Unidade temática
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto de conhecimento
• A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade.
Habilidade
• EF01HI08: reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Este capítulo permite exercitar o respeito às diferentes culturas, aproximando-se da Competência Geral 9. Além disso, aproxima-se da Competência Específica 2 de História ao auxiliar no processo de compreensão de historicidade, relacionando processos de transformações e manutenções.
Fim do complemento.
MP141
Além das escolas, as festas juninas também podem acontecer nas ruas, nas praças ou em locais fechados, como os estádios.
Nesses eventos, é comum a realização de uma quadrilha junina. O texto a seguir nos conta sobre a origem dessa tradição.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do poema com os alunos. Fim da observação.Quadrilha junina
[...] Foi o povo do interior,
O primeiro a dançar
A quadrilha desse jeito
E logo passou a usar
As roupas que eram então
Típicas do seu lugar.
Assim veio o chapéu de palha,
Vestido ou saia de chita,
A calça bem remendada,
Florada, mas bem bonita,
A camisa de xadrez,
Gravata e laço de fita [...]
Outros tantos adereços
Enfeitam o povo a dançar
A quadrilha, que em pares
Passa a se apresentar,
Festejando um casamento
E a colheita do lugar [...]
Francisco Diniz. Quadrilha junina. Disponível em: http://fdnc.io/foE. Acesso em: 25 fev. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
- Faça desenhos ao lado do poema para ilustrá-lo.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos a fazer ilustrações adequadas a cada trecho do poema. Fim da observação.
- De acordo com esse cordel, a dança em quadrilha começou a ser realizada para festejar o quê?
PROFESSOR
Resposta: Um casamento e a colheita do lugar.
- Você já dançou quadrilha? Em que lugar?
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta depende da realidade dos alunos. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Pedir aos alunos que reflitam sobre a questão do Desafio à Vista!. Eles lembram de festas que acontecem todos os anos? Quais? Onde elas acontecem, na rua, em casa, na praça etc.?
Fazer a leitura compartilhada do texto introdutório do capítulo.
Solicitar aos alunos que observem a fotografia e descrevam os elementos presentes (bandeirinhas penduradas em fios; crianças com roupas quadriculadas, chapéus de palha e fazendo uma roda de mãos dadas etc.). Pedir que compartilhem as impressões oralmente com os colegas. Isso ajudará a responder às próximas atividades sobre a festa junina das escolas.
Fazer uma leitura compartilhada do texto introdutório ao poema Quadrilha junina. Ler com os alunos o poema. Solicitar que tentem ler em conjunto o poema, verso por verso. Isso ajudará no desenvolvimento da fluência em leitura oral.
Facilitar o entendimento do poema a partir de algumas questões sobre o que o poema trata; o tipo de dança e as roupas citadas. Isso auxiliará no processo de compreensão de textos.
Solicitar aos alunos que realizem as atividades relacionadas ao poema. Vale destacar que o desenho deve ilustrar o poema, portanto a imagem deve corresponder ao texto.
MP142
Explorar fonte histórica escrita
- Com a ajuda do professor, leia a notícia sobre uma festa realizada em uma escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo.
Escola promove Festa das Nações
A E.E. [Escola Estadual] Romão Puiggari, na capital, realizou em novembro a Festa das Nações, nas dependências da unidade. A ação integrou alunos, pais e equipe gestora da escola.
As apresentações de danças e barracas de comidas típicas retrataram a cultura de 11 nacionalidades. [...]
A programação contou com hasteamento da bandeira brasileira e desfile das outras 11 nações envolvidas, danças, barracas de comida peruana, chilena e oriental e encerrou com o desfile da bateria da escola de samba. [...]
Pela diversidade cultural, escola da rede promove Festa das Nações. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo , 6 dez. 2016.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Que grupos foram integrados pela Festa das Nações?
PROFESSOR
Resposta: Alunos, familiares e equipe gestora da escola.
- Que tipos de comida foram apresentados?
PROFESSOR
Resposta: Peruana, chilena e oriental.
- Além da comida, que outras atividades ocorreram
nessa
festa?
_____
PROFESSOR
Resposta: Danças, desfile da bateria de escola de samba e desfile das nações.
MANUAL DO PROFESSOR
Explorar fonte histórica escrita
A leitura da notícia e a realização das atividades propostas nesta página permitem aos alunos explorar a fonte histórica escrita.
Fazer uma leitura compartilhada do texto com os alunos. Dividir o texto entre alguns alunos para que leiam em voz alta. É importante que cada um fique com trechos não muito longos. Realizar perguntas que podem auxiliar a compreensão do texto, como: onde, o que e quando, após o primeiro parágrafo; na sequência, quantas nacionalidades foram representadas e como; e, por fim, pedir que resumam a programação.
Durante a realização das atividades, solicitar que indiquem a localização da informação que responde a cada pergunta.
Essa dinâmica favorecerá o desenvolvimento do processo de compreensão de textos e da fluência em leitura oral.
História da festa junina no Brasil
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI . As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.
Inicialmente, a festa possuía um forte tom religioso – conotação essa que se perdeu em parte, uma vez que é vista por muitos mais como uma festividade popular do que religiosa. Além disso, a evolução da festa junina no Brasil fez com que ela se associasse a símbolos típicos das zonas rurais.
MP143
Boxe complementar:
Investigue
- Com a ajuda do professor, vocês vão escolher uma festa comemorada em sua comunidade e, como tarefa de casa, vão pesquisar sobre ela com adultos da sua convivência. Preencham a ficha com as informações coletadas.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada dos elementos da seção e orientar na investigação dos alunos. Fim da observação.- Nome da festa: _____
- Local e mês em que acontece: _____
- Há danças? Se sim, quais? _____
- Há brincadeiras? Se sim, quais? _____
- Há consumo de alimentos? Se sim, de quais? _____
- A comunidade prepara uma decoração para a festa? Se sim, desenhe-a. _____
- De que forma você participa dessa festa?
_____
- Conte aos colegas as suas descobertas.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
O crescimento da festividade aconteceu sobretudo no Nordeste, região que atualmente possui as maiores festas. A maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba. Em 2017, a estimativa do evento era receber aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.
Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.
CORRÊA, Luciana. Origem da festa junina. DF SENAC . Disponível em: http://fdnc.io/foG. Acesso em: 30 jun. 2021. Título adaptado.
Na seção Investigue, pedir aos alunos que citem as festas de que eles se lembrem. Solicitar a eles que compartilhem essas lembranças. Depois, cada um deve escolher uma festa para investigar com os adultos de sua convivência.
Fazer a leitura compartilhada das informações que eles devem pesquisar.
Orientar na atividade, pedindo que conversem com os adultos sobre a festa escolhida. Eles podem pedir ajuda aos responsáveis em relação à releitura das informações que devem coletar.
Solicitar que compartilhem com os colegas a investigação feita.
Por fim, alunos que trabalharam com a mesma festa podem comparar as informações e os resultados obtidos. Eles podem observar as diferenças e as semelhanças entre elas.
MP144
Carnaval
As pessoas costumam comemorar o Carnaval em ruas ou em sambódromos. Cada comunidade comemora essa festa de uma maneira, como mostram as fotos a seguir.
LEGENDA: Bloco de frevo no município de Recife, no estado de Pernambuco. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trios elétricos no município de Salvador, no estado da Bahia. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Desfile de escola de samba no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bloco de rua no município de São Paulo, estado de São Paulo. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
- A sua comunidade realiza alguma dessas comemorações de Carnaval? Se sim, qual?
PROFESSOR
Atenção professor: Conversar com os alunos sobre as formas de comemoração do Carnaval presentes na comunidade. Fim da observação.
- Há outra forma de comemorar o Carnaval na sua comunidade? Se sim, qual?
PROFESSOR
Atenção professor: Explorar com os alunos as formas de comemorar o Carnaval na comunidade. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Realizar a leitura do texto sobre o Carnaval lentamente para que os alunos acompanhem no texto.
Solicitar que observem as fotografias e comentem o que conseguem notar. Anotar as características destacadas por eles.
Explicar que as fotografias mostram a festa de Carnaval em diferentes locais.
Pedir que comparem a festa de Carnaval na comunidade em que vivem com as festas representadas na imagem, apontando semelhanças e diferenças.
Carnaval no Brasil
No Brasil, teve início, em torno do século XVII, quando os portugueses introduziram o entrudo, jogo típico da região de Açores e de Cabo Verde: [...]
Inspirados nos costumes da França, os primeiros bailes mascarados realizados no Brasil – de que se tem notícia até hoje – aconteceram no Rio de Janeiro, em 1835, no Café Neuville, localizado no largo do Paço, e no Hotel D’Italia, na então rua Espírito Santo, perto da Praça Tiradentes ( Jornal do Commercio , de 27 de fevereiro de 1835, na segunda coluna; e de 5 de junho de 1835, na terceira coluna). Nesses bailes, dançavam-se ritmos não brasileiros como a valsa e a polca. Em 23 de fevereiro de 1846, foi promovido pela cantora lírica Clara Delmastro o primeiro baile mascarado em um teatro [...] no Theatro de São Januário, que ficava na rua do Cotovelo, no Castelo, onde localiza-se, atualmente, o Palácio da Justiça.
MP145
Boxe complementar:
Você sabia?
Há cerca de cem anos, os blocos carnavalecos saíam às ruas para cantar e dançar ao som das marchinhas, que são músicas animadas que brincavam com os costumes da época.
A primeira marchinha foi composta em 1899 e se chamava “Ó abre alas”.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do texto introdutório e da letra da canção. Fim da observação.Ó abre alas
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Eu sou da lira
Não posso negar
Eu sou da lira
Não posso negar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Rosa de ouro
É que vai ganhar
Rosa de ouro
É que vai ganhar
Chiquinha Gonzaga. Ó abre alas. Disponível em: http://fdnc.io/fJS. Acesso em: 25 fev. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
As sociedades carnavalescas, formadas pelas elites, surgiram por volta de 1855, assim como os ranchos e os cordões, estes formados pelas camadas sociais mais populares. Os corsos tornaram-se muito populares no início do século XX: neles as pessoas desfilavam fantasiadas em carros decorados. A festa foi crescendo e, com a ajuda das marchinhas carnavalescas, tornando-se cada vez mais popular e animada.
WANDERLEY, Andrea C. T. O carnaval nas primeiras décadas do século XX. Disponível em: http://fdnc.io/foH. Acesso em: 30 jun. 2021.
Fazer a leitura compartilhada da seção Você sabia?.
Explicar que as festas de Carnaval já aconteciam muito antes de eles nascerem. Era comum os blocos carnavalescos saírem para dançar e cantar as marchinhas.
Ler de forma compartilhada a marchinha “Ó abre alas”. É importante ler verso por verso, com pausas.
Perguntar aos alunos se algum deles já conhecia essa música. Se alguém falar que sim, perguntar se já a escutou e se gosta dela.
Atividade complementar
Escutar com os alunos a marchinha de Chiquinha Gonzaga. A música na voz da compositora está disponível em vários links da internet.
MP146
CAPÍTULO 16. Comemorações nas moradias
Diversas comemorações ocorrem nas moradias, como a descrita no texto a seguir.
PROFESSOR
Atenção professor: Fazer uma leitura compartilhada do texto. Fim da observação.Uma grande festa
Foi no dia 31 de dezembro.
Vocês sabem que o dia 31 de dezembro é o último dia do ano. [...]
Na casa da vovó Emília havia uma grande festa. Enquanto as pessoas grandes faziam os doces e enfeitavam a casa, as crianças, todos os netinhos de dona Emília, preparavam grandes listas de resoluções para o Ano-Novo:
– Não vou mais comer doces escondido!
– Nem eu!
Ruth Rocha. Lá vem o Ano-Novo . São Paulo: Ática, 2000. p. 2-3.
Glossário:
Fim do glossário.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Para qual comemoração as personagens do texto estavam se preparando?
PROFESSOR
Resposta: Para o Ano-Novo.
- Onde ocorreria a festa?
PROFESSOR
Resposta: Na casa da vovó Emília.
- O que os adultos estavam fazendo?
PROFESSOR
Resposta: Preparando doces e enfeitando a casa.
- Qual foi a decisão de uma das personagens para o ano que começaria?
PROFESSOR
Resposta: Não comer mais doces escondido.
MANUAL DO PROFESSOR
A BNCC no capítulo 16
Unidade temática
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto de conhecimento
• A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade.
Habilidade
• EF01HI08: reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Boxe complementar:
De olho nas competências
Este capítulo permite exercitar o respeito às diferentes culturas, aproximando-se da Competência Geral 6.
Fim do complemento.
Fazer a leitura compartilhada dos textos. Ajudar no processo de compreensão de textos a partir de perguntas sobre o que acabaram de ler e ouvir: sobre qual comemoração o texto trata; onde ela ocorre; o que as crianças faziam.
Ler o termo “resolução” e perguntar se alguém sabe o que significa. As hipóteses/respostas devem ser anotadas na lousa. Na sequência, explicar o significado destacado no glossário, o que favorece o desenvolvimento de vocabulário.
Orientar na realização das atividades, retornando ao texto para localizar as informações solicitadas.
MP147
As comemorações de Ano-Novo variam de uma comunidade para outra. Em alguns casos, as pessoas comemoram o início do ano com fogos de artifício.
LEGENDA: Queima de fogos de artifício para celebrar o início do ano de 2020, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.
Também há pessoas que usam roupas brancas em suas moradias e nas ruas para demonstrar o desejo de paz para o ano que começa.
LEGENDA: Comemoração de Ano-Novo no município de Paulista, no estado de Pernambuco. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Sua família comemora o Ano-Novo? Se sim, de que forma?
PROFESSOR
Atenção professor: Incentivar os alunos a contar suas experiências com o Ano-Novo. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Fazer a leitura compartilhada do texto sobre as festas de Ano-Novo. Comentar que a festa é comemorada de diversas formas em diferentes locais, dependendo de cada família, comunidade, povo etc.
Solicitar que descrevam o que observaram nas fotografias. Perguntar: o que está acontecendo? Quem está presente? Como as pessoas se vestem? Há muitas ou poucas pessoas?
Ler a pergunta sobre a comemoração do novo ano. Pedir que compartilhem as lembranças familiares com os colegas.
MP148
Na China, o dia de Ano-Novo é comemorado entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.
Nesse dia, os chineses costumam vestir roupas vermelhas e douradas em suas moradias e nas ruas. O vermelho simboliza uma nova vida e boa sorte. Já o dourado representa o Sol, fonte da vida.
Espetáculos públicos de dança são realizados em diversas cidades chinesas. Neles, os dançarinos carregam dragões feitos de tecido ou de papel, que simbolizam novas forças para o ano que começa.
Ao final do dia, os chineses soltam fogos de artifício no céu.
LEGENDA: Festa de comemoração do Ano-Novo em Jiangsu, na China. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.
- Conte aos colegas duas características da comemoração chinesa de Ano-Novo.
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar a presença dos fogos de artifício, o uso de roupas vermelhas e douradas e os espetáculos de dança com dragões. Fim da observação.
- Compare as formas de comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.
- Identifique uma semelhança entre elas.
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar a presença dos fogos de artifício. Fim da observação.
- Identifique uma diferença entre elas.
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar a cor das vestimentas (branca no Brasil e vermelha e dourada na China). Fim da observação.
- Identifique uma semelhança entre elas.
MANUAL DO PROFESSOR
Fazer a leitura compartilhada do texto com pausas, perguntando sobre o que acabaram de ler. Por exemplo, onde, o que se comemora, quando, como, o significado de cada cor, o simbolismo do dragão e como a festa é concluída. Essa dinâmica favorece o processo de compreensão de textos.
Orientar no desenvolvimento das atividades. Ajudar os alunos a refletir sobre diferenças e semelhanças entre as festas de Ano-Novo. Pedir que compartilhem as reflexões. Auxiliar a encontrar as informações solicitadas das atividades no texto.
Boxe complementar:
Tema contemporâneo transversal: diversidade cultural
Este é um bom momento para apresentar aos alunos as diversidades culturais de várias famílias, comunidades, povos, países etc. Eles podem notar essas diferenças a partir da forma de comemoração do Ano-Novo com a experiência deles no Brasil e onde vivem e a que acabaram de observar com a festa dos chineses.
Fim do complemento.
Atividade complementar
Perguntar aos alunos se eles já viram alguma festa de Ano-Novo chinesa. Informar que, no Brasil, a maior comunidade chinesa está na cidade de São Paulo. Todo ano, em um bairro da cidade chamado Liberdade, o Ano-Novo chinês é comemorado com uma grande festa que atrai milhares de pessoas.
Reproduzir para os alunos um dos vídeos sobre a festa disponíveis na internet. Basta pesquisar usando as palavras “Ano-Novo chinês Liberdade”
Se considerar conveniente, solicitar aos alunos que façam um desenho sobre o que assistiram.
MP149
- Como tarefa de casa, converse com um adulto da sua convivência para descobrir outra festa realizada por sua família.
- Faça um desenho representando essa festa e complete a legenda com o nome dela.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar a conversa com o adulto e a elaboração do desenho. Fim da observação._____
Nome da festa ou comemoração: _____
- Faça um desenho representando essa festa e complete a legenda com o nome dela.
- Mostre seu desenho ao
colega
e veja o dele. Vocês desenharam festas parecidas?
( ) Sim.
( ) Não.
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta depende da realidade dos alunos. Fim da observação.
- Retome as páginas anteriores e identifique festas realizadas:
- na moradia e na escola.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta depende da realidade dos alunos. Fim da observação.
- na escola e em outros locais da comunidade.
_____
PROFESSOR
Resposta: Pode haver semelhanças como comemorações de Festa Junina e Carnaval, entre outras.
- na moradia e na escola.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientar os alunos em relação à atividade de investigação sobre a festa ou a comemoração familiar escolhida. Fazer uma leitura das informações solicitadas e pedir que investiguem com os responsáveis adultos uma festa que comemoram.
Solicitar, após colherem as informações, que façam o desenho e a legenda relacionada à festa ou à comemoração.
Na última atividade, pedir aos alunos que reflitam sobre uma festa ou comemoração realizada tanto na escola como no ambiente familiar. Pedir que compartilhem com os colegas essa lembrança.
MP150
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Observe as imagens e a seguir faça o que se pede.
- Essas comemorações são realizadas no seu lugar de viver? Se sim, quais?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem registrar se algumas dessas festas são comemoradas no lugar em que vivem. Fim da observação.
- Assinale as alternativas que correspondem às diversas formas de comemorar o Carnaval no Brasil.
( ) Blocos de frevo.
( ) Trios elétricos.
( ) Quadrilha junina.
( ) Desfiles de escolas de samba.
( ) Blocos de rua.
PROFESSOR
Respostas corretas: Blocos de frevo. Trios elétricos. Desfiles de escolas de samba. Blocos de rua.
MANUAL DO PROFESSOR
Intencionalidade pedagógica das atividades
Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: identificar festas realizadas na escola.
O aluno deve identificar algumas festas e refletir sobre festas realizadas na escola.
Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: listar as diversas formas de comemorar o Carnaval no Brasil.
Ao solicitar aos alunos que identifiquem as várias formas de comemorar o Carnaval no Brasil, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
MP151
- Preencha o quadro a seguir com as frases que correspondem às características da comemoração do Ano-Novo na China e do Ano-Novo no Brasil.
Soltam fogos de artifício.
Carregam dragões de tecido ou de papel.
Vestem roupas vermelhas e douradas.
Vestem roupa branca.
Quadro: equivalente textual a seguir.
PROFESSORAno-Novo na China |
PROFESSORAno-Novo no Brasil |
---|---|
_____ PROFESSORResposta: Soltam fogos de artifício. Carregam dragões de tecido ou de papel. Vestem roupas vermelhas e douradas. |
_____ PROFESSORResposta: Vestem roupa branca. Soltam fogos de artifício. |
Autoavaliação
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos na avaliação do próprio aprendizado. Fim da observação.Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie os números das perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Identifiquei as festas realizadas na escola?
- Listei as formas de comemorar o Carnaval no Brasil?
- Comparei as formas de comemorar o Ano-Novo no Brasil e na China?
- Citei as características das comemorações na minha família?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: diferenciar as tradições de Comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.
Espera-se que o aluno identifique as características das comemorações de Ano-Novo tanto no Brasil como na China.
Autoavaliação
A autoavaliação sugerida permite aos alunos revisitar o processo de aprendizagem, possibilitando que reflitam sobre seus êxitos e suas dificuldades.
Nesse tipo de atividade não cabe atribuir pontuações ou conceitos.
As respostas dos alunos também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente e que não aparentem estar consolidados.
MP152
PROFESSOR
Comentários para o professor:Conclusão do módulo – capítulos 15 e 16
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 15 e 16. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios dos alunos que foram registrados pelo professor a partir da questão problema citada na seção Desafio à vista!: O que mudou nas brincadeiras ao longo do tempo?
Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 15 e 16.
A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos na experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de pontuações ou de conceitos distintos para cada atividade, valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo da sequência didática.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Identificar festas realizadas na escola.
- Listar as diversas formas de comemorar o Carnaval no Brasil.
- Diferenciar as tradições de Comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.
Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, pode-se elaborar quadros individuais referentes à progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar coletivamente os elementos relacionados à diversidade de festas comemoradas na escola e fora dela e à diferenciação nas formas de marcar o início do Ano-Novo para diferentes culturas (no caso, a brasileira e a chinesa). Retomar os conteúdos relacionados às festas e às comemorações nas comunidades e nas escolas, destacando que essas diferentes comemorações se referem também a uma forma de marcar a passagem do tempo no calendário e que diferentes povos e culturas podem apresentar características específicas na forma como comemoram determinada data.
No caso dos alunos com dificuldades em relacionar festas e datas comemorativas, sugere-se a elaboração de uma linha do tempo com intervalos referentes aos doze meses do ano, com a inserção das festas estudadas no módulo, retomando as caraterísticas de cada uma delas.
MP153
PROFESSOR
Quadro: equivalente textual a seguir.
Ficha de acompanhamento |
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Escola: _____ Ano: _____. Turma: _____ Aluno(a): _____ Professor(a): _____ Níveis de desempenho (ND): 1 – Adequado; 2 – Em desenvolvimento; 3 – Frágil |
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Módulo |
Objetivos de aprendizagem |
ND |
Capítulos 1 e 2 |
Identificar acontecimentos marcantes na vida da criança. |
_____ |
Descrever os elementos presentes na Certidão de Nascimento. |
_____ |
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Explicar o que é a “Caderneta da Criança” e para que ela serve. |
_____ |
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Explicar o que é “Linha do Tempo” e como ela é organizada. |
_____ |
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Capítulos 3 e 4 |
Listar os hábitos e as regras nas moradias. |
_____ |
Descrever hábitos e regras nas dependências da escola. |
_____ |
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Identificar regras de uso nos parquinhos públicos. |
_____ |
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Capítulos 5 e 6 |
Identificar as atividades realizadas pela manhã, à tarde e à noite. |
_____ |
Listar as festas comemorativas de cada mês do ano. |
_____ |
|
Representar as atividades pessoais realizadas em cada mês. |
_____ |
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Capítulos 7 e 8 |
Explicar como era a divisão de tarefas domésticas há cem anos. |
_____ |
Identificar a situação da divisão de tarefas nas moradias atuais. |
_____ |
|
Listar as ações para conservar as dependências da escola. |
_____ |
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Capítulos 9 e 10 |
Identificar características das famílias dos alunos da classe. |
_____ |
Listar algumas formas de lazer das famílias atuais. |
_____ |
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Descrever as mudanças na quantidade de filhos das famílias nos últimos cinquenta anos. |
_____ |
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Capítulos 11 e 12 |
Classificar os objetos de acordo com cada etapa da vida. |
_____ |
Descrever objetos de povos indígenas. |
_____ |
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Identificar características de utensílios domésticos. |
_____ |
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Capítulos 13 e 14 |
Identificar as regras de algumas brincadeiras tradicionais brasileiras. |
_____ |
Descrever os materiais e as características dos brinquedos das crianças mundurukus e guaranis. |
_____ |
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Explicar por que, há cem anos, muitas crianças brincavam na rua. |
_____ |
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Capítulos 15 e 16 |
Identificar festas realizadas na escola. |
_____ |
Listar as diversas formas de comemorar o Carnaval no Brasil. |
_____ |
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Diferenciar as tradições de comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China. |
_____ |
PROFESSOR
Observação: Modelo para reprodução. Fim da observação.MP154
O QUE EU APRENDI?
Avaliação de resultado
Agora é a hora de você descobrir como estão seus conhecimentos sobre os assuntos estudados ao longo do ano.
- Represente por meio de desenho um acontecimento marcante na vida de uma criança.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem registrar algum dos acontecimentos estudados: nascimento, engatinhar, entrar na escola, aniversário, entre outros. Fim da observação.- Qual fato marcante você desenhou?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta depende do fato que o aluno representou. Fim da observação.
- Leia três regras de convivência a seguir.
Levantar a mão para falar na aula.
Manter a sala limpa.
Prestar atenção na aula.
- Circule o local em que essas regras de convivência são mais utilizadas.
Moradia
Escola
Praça pública
PROFESSOR
Resposta correta: Escola.
- Circule o local em que essas regras de convivência são mais utilizadas.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de resultados
As atividades propostas na seção O que eu aprendi? possibilitam aos alunos retomar os conhecimentos trabalhados ao longo do ano. Por meio da realização dessas atividades, sugere-se a realização de uma avaliação de resultados, estabelecendo pontuações ou conceitos distintos para cada uma delas, valorizando as temáticas e procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo das sequências didáticas.
Intencionalidade pedagógica das atividades
Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: identificar acontecimentos marcantes na vida da criança.
Espera-se que o aluno registre um acontecimento marcante por meio de um desenho.
Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: descrever hábitos e regras nas dependências da escola.
Ao solicitar ao aluno que identifique regras de convivência como parte das diretrizes de uma escola, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
MP155
- Ligue as imagens representando os períodos do dia às atividades que você realiza.
LEGENDA: Manhã. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tarde. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Noite. FIM DA LEGENDA.
Acordar
Jantar
Dormir
Ir à escola
PROFESSOR
Atenção professor: As respostas dependem da rotina dos alunos. Algumas alternativas são variáveis, como ir à escola; outras, não, como dormir, acordar e jantar, que, normalmente, acontecem à noite. Fim da observação.- Cite as comemorações que acontecem no mês de outubro.
_____
PROFESSOR
Resposta: Dia das Crianças (12 de outubro) e Dia do Professor (15 de outubro).
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: identificar as atividades realizadas pela manhã, à tarde e à noite.
Espera-se que o aluno relacione os períodos do dia com as atividades desenvolvidas em cada um deles.
Atividade 4 – Objetivo de aprendizagem: listar as festas comemorativas de cada mês do ano.
O aluno deverá identificar festas que acontecem no mês de outubro e no de novembro.
MP156
- Observe a imagem com a divisão de tarefas de uma família e assinale as alternativas correspondentes.
LEGENDA: Família limpando a casa. FIM DA LEGENDA.
( ) O pai e a filha estão dividindo a tarefa.
( ) O pai e a filha estão limpando um móvel.
( ) Uma única pessoa faz todas as tarefas.
PROFESSOR
Respostas corretas: O pai e a filha estão dividindo a tarefa. O pai e a filha estão limpando um móvel.- Cite três formas de lazer das famílias atuais.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar três formas de lazer entre as estudadas: ir ao circo, passear no parque, assistir televisão, ir ao cinema, andar de bicicleta, entre outras. Fim da observação.
- Assinale a alternativa que indica a mudança na quantidade de filhos das famílias nos últimos 50 anos.
( ) A quantidade de filhos aumentou.
( ) A quantidade de filhos permaneceu a mesma.
( ) A quantidade de filhos diminuiu.
PROFESSOR
Resposta correta: A quantidade de filhos diminuiu.
- Elabore desenhos de um objeto utilizado em cada etapa da vida de uma criança.
Bebê
_____
Criança
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 5 – Objetivo de aprendizagem: identificar a situação da divisão de tarefas nas moradias atuais.
Ao solicitar ao aluno que interprete a fotografia sobre as tarefas desenvolvidas em uma moradia, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
Atividade 6 – Objetivo de aprendizagem: listar algumas formas de lazer das famílias atuais.
O aluno deverá identificar formas de lazer.
Atividade 7 – Objetivo de aprendizagem: descrever as mudanças na quantidade de filhos das famílias nos últimos cinquenta anos.
Espera-se que o aluno identifique as diferenças em relação ao número de filhos das famílias.
Atividade 8 – Objetivo de aprendizagem: classificar os objetos de acordo com cada etapa da vida.
Ao solicitar ao aluno que desenhe objetos relacionados às etapas de vida de uma criança, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
MP157
- Observe as imagens a seguir e escreva o nome dos brinquedos nas legendas.
_____
PROFESSOR
Resposta: Boneca._____
PROFESSOR
Resposta: Bola.- Por que há cem anos as crianças das grandes cidades podiam brincar nas ruas? Assinale.
( ) Porque havia muitos carros.
( ) Porque havia poucos carros.
PROFESSOR
Respostas corretas: Porque havia poucos carros.
- Circule as comemorações que acontecem na sua escola.
Dia da Árvore.
Dia da Criança.
Festa da Família.
Festa Junina.
Nenhuma dessas.
Dia do Professor.
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta é pessoal, pois depende das comemorações da escola dos alunos. Fim da observação.
- Classifique as frases conforme a legenda.
C. Ano-Novo chinês.
B. Ano-Novo brasileiro.
D. As duas festas.
( ) Roupas brancas.
PROFESSOR
Resposta: B( ) Fogos de artifício.
PROFESSOR
Resposta: D( ) Roupas vermelhas.
PROFESSOR
Resposta: C
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9 – Objetivo de aprendizagem: identificar e legendar cada brinquedo.
O aluno deverá identificar o nome de brinquedos.
Atividade 10 – Objetivo de aprendizagem: explicar por que, há cem anos, as crianças brincavam na rua.
Espera-se que o aluno explique o motivo de as crianças poderem brincar nas ruas há cem anos.
Atividade 11 – Objetivo de aprendizagem: identificar festas realizadas na escola.
Espera-se que o aluno reconheça as comemorações que acontecem na escola em que estuda.
Atividade 12 – Objetivo de aprendizagem: diferenciar as tradições de Comemoração do Ano-Novo no Brasil e na China.
O aluno deverá distinguir as características que fazem parte das festas de Ano-Novo no Brasil e na China.
Após a devolutiva das atividades de avaliação de resultado sugeridas, vale identificar se certos objetivos de aprendizagem ainda não foram alcançados por alguns alunos.
Se isso ocorrer, sugere-se retomar com esses alunos os temas em que apresentaram dificuldades. Elaborar um quadro ou esquema com os temas trabalhados. Com base nisso, pode-se propor novas atividades, projetar vídeos, apresentar reportagens ou imagens que evidenciem os temas em que os alunos tiveram dificuldades.
Ao final do processo, propor algumas atividades que permitam avaliar os resultados obtidos pelos alunos após a retomada de conteúdos.