8

O QUE EU JÁ SEI?

Avaliação diagnóstica

  1. Observe as imagens. Circule as palavras que correspondem às brincadeiras que as crianças estão realizando.
Imagem: Fotografia. Três crianças estão de pé e brincam de bola em uma área gramada sob o sol. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um menino de óculos sorri sentado em um balanço de madeira e corda em uma área verde.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Duas crianças agasalhadas sorriem enquanto descem no escorregador.  Fim da imagem.

Escorregador

Balanço

Bola

Pular corda

Gangorra

Amarelinha

  1. Faça um desenho da sua brincadeira preferida e escreva o nome dela.

    _____

    _____

9

  1. Para que utilizamos o relógio?

    _____

  1. Observe as fotos do Ano-Novo Chinês.
Imagem: Fotografia. Na rua, durante o dia, um grupo de pessoas vestidas com roupas vermelhas e amarelas desfilam segurando hastes presas ao longo do comprimento do corpo de um grande dragão vermelho que apresenta escamas em detalhes amarelos e chifres na mesma cor. À frente de todos segue uma pessoa de vermelho que segura uma longa haste com um círculo vermelho na extremidade e levantado para o alto. Fim da imagem.

LEGENDA: Comemoração do Ano-Novo Chinês em Tongjing, na China. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Durante a noite, há muitos pontos luminosos no solo e no horizonte há diversos fogos de artifício no céu. Fim da imagem.

LEGENDA: Comemoração do Ano-Novo Chinês em Dalian, na China. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é a cor mais usada pelos chineses no Ano-Novo? Circule.

    Branco

    Amarelo

    Vermelho

    Verde

  1. Qual é a semelhança com a comemoração do Ano-Novo no Brasil?

    _____

  1. Em que momento do dia você costuma brincar? Marque com um X.

    ( ) Antes de ir para a escola.

    ( ) Depois de ir para a escola.

  1. O calendário que mais utilizamos em nosso cotidiano tem:

    ( ) 10 meses.

    ( ) 12 meses.

    ( ) 8 meses.

10

UNIDADE 1 - A passagem do tempo

Imagem: Fotografia. Interior de uma sala de aula nas cores branca e azul onde está um grande grupo de crianças uniformizadas sentadas em duplas nas carteiras dispostas enfileiras. Elas estão com estojos e cadernos sobre a mesa, as mochilas estão penduradas nas cadeiras e elas observam a lousa, onde a professora escreve. Na sala ainda há a mesa da professora, com muitos materiais na bancada e um armário com TNT vermelho com caixas dispostos na parte superior. Nas paredes estão colados cartazes, quadros, desenhos, numerais e letras do alfabeto. A telha é de cerâmica e as janelas são de madeira e estão abertas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sala de aula em escola pública no município de Umburanas, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

11

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Que atividade as crianças estão fazendo na foto?
  1. Você costuma fazer essa mesma atividade pela manhã ou à tarde?

Fim do complemento.

12

DESAFIO À VISTA

Capítulos 1 e 2

Como é possível perceber a passagem do tempo?

CAPÍTULO 1. Tempo do dia a dia

As crianças podem realizar diversas atividades no tempo de um dia. A seguir, conheça as atividades das crianças do povo indígena pataxó, que vive nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

As crianças pataxós

Na aldeia pataxó, nós levantamos bem cedinho. As crianças, quando são quatro e meia, já levantam para comer banana assada, peixe, mandioca. [...]

Depois de comer, as crianças vão para a escola [...].

À noite, à beira de uma fogueira ou em suas casas, os pais contam histórias para as crianças. [...]

Angthichay e outros. O povo pataxó e suas histórias . São Paulo: Global, 1999. p. 34. (Título adaptado.)

Imagem: Fotografia. Quatro crianças indígenas, de pele escura e cabelo preto, estão sentadas lado a lado na areia próximo de lenhas de uma fogueira apagada. Elas estão de sunga e tanga de palha e usam adereços coloridos no pescoço, nos braços e pernas. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças pataxós no município de Porto Seguro, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Localize e retire as informações do texto para responder às questões a seguir.
    1. Que alimentos as crianças pataxós comem pela manhã?
    1. O que as crianças pataxós fazem depois de comer?
    1. O que as crianças pataxós fazem à noite?

13

  1. Quais atividades você realiza antes e depois de almoçar? Preencha o quadro com as atividades apresentadas nos quadrinhos a seguir indicando se elas acontecem antes ou depois do almoço.

Tomar banho

Fazer lição de casa

Ir para a escola

Brincar

Quadro: equivalente textual a seguir.

Atividades antes de almoçar

_____.

Almoço

Atividades depois de almoçar

_____.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Compare suas respostas com as de um colega e responda às questões.
    1. Vocês fazem alguma atividade semelhante antes de almoçar? Se sim, qual?
    1. E depois de almoçar, vocês fazem alguma atividade semelhante? Se sim, qual?
Imagem: Ilustração. Um menino ensaboa o corpo durante o banho com o chuveiro ligado. A parede é azulejada.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

14

De hora em hora

As atividades das pessoas podem ser registradas pela hora em que ocorrem, como se percebe no depoimento de Ayumã, uma criança do povo indígena kamaiurá, que vive no estado do Mato Grosso.

Minhas atividades

Eu moro na aldeia Morená, acordo [às] 5:00 horas da manhã e [às] 7:00 horas vou tomar banho. Depois vou para a casa do meu avô, por que lá já tem comida pronta. Fico ouvindo as histórias que meu avô conta para nós.

Ele conta mais as suas histórias das lutas, dos outros campeões que com ele lutaram.

Ayumã Kamaiurá. Aldeia Morená, em: Geografia indígena : Parque indígena do Xingu. Brasília: MEC/SEF/SEPF/Instituto Socioambiental, 1996. p. 38. (Título adaptado.)

Imagem: Fotografia. Na areia à beira-mar estão sete meninos com características indígenas, como pele parda, olhos puxados e cabelo liso curto e preto. Em primeiro plano, um deles está sentado e olha para trás e ao lado dele um jovem está de pé e olha para frente, onde dois outros garotos brincam juntos de pé, um terceiro observa e há outro sentado mexendo na areia e um de pé ao seu lado. Eles estão sem camisa, usam bermudas ou sungas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças da etnia kamaiurá brincando no Parque Indígena do Xingu, no município de Gaúcha do Norte, no estado do Mato Grosso. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Ligue cada atividade de Ayumã ao horário em que ela acontece.

    Coluna A:

    Tomar banho

    Acordar

    Coluna B:

Imagem: Ilustração. Visor de um relógio digital que marca 05:00. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Visor de um relógio digital que marca 07:00.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que Ayumã aprende e com quem ele aprende?
  1. Em casa, reconte para um adulto da sua convivência a história de Ayumã.

15

Tempo, tempo...

Agora você vai explorar as atividades que realiza em cada hora do dia.

  1. Usando lápis de cor, circule as horas em que você faz cada atividade de acordo com a legenda.

    Ilustração: Quadrado azul.Acordar

    Ilustração: Quadrado verde.Almoçar

    Ilustração: Quadrado amarelo.Tomar banho

    Ilustração: Quadrado roxo.Entrar na escola

    Ilustração: Quadrado rosa.Sair da escola

    Ilustração: Quadrado vermelho.Ir dormir

Imagem: Ilustração. Visor de 24 relógios digitais que marcam o intervalo do tempo de uma em uma hora, começando em 01:00, depois 02:00, 03:00, 04:00, 05:00, 06:00, 07:00, 08:00. 09:00, 10:00, 11:00, 12:00, 13:00, 14:00, 15:00, 16:00, 17:00, 18:00, 19:00, 20:00, 21:00, 22:00, 23:00 e 00:00.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Compare suas respostas com as de um colega. Há alguma atividade que vocês fazem no mesmo horário? Se sim, qual?

16

Relógios

Ao longo da história, as pessoas criaram diversos tipos de relógio.

  1. Quando o professor solicitar, leia, como souber, um dos textos em voz alta.

Relógio de Sol

As horas são marcadas pela sombra do Sol em uma superfície.

Imagem: Fotografia. Relógio de sol. No chão gramado, uma estrutura redonda que apresenta uma haste fina em relevo e posicionada de forma reta do centro a uma das extremidades da estrutura. Toda a superfície pega sol, com exceção da parte coberta pela espessura da haste, que forma uma linha sombreada sobre o relógio.   Fim da imagem.

LEGENDA: Modelo de relógio de Sol. FIM DA LEGENDA.

Clepsidra

O tempo é medido pela passagem da água de um recipiente para o outro.

Imagem: Fotografia. Clepsidra. Dois recipientes de cerâmica com pequenas alças e tampas. Um deles está sobre uma base retangular e o outro está posicionado mais abaixo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Modelo de clepsidra. FIM DA LEGENDA.

Ampulheta

O tempo é marcado pela passagem da areia da parte superior para a parte inferior.

Imagem: Fotografia. Ampulheta. Apresenta base em madeira e duas estruturas ovais de vidro em seu interior que são sobrepostas e interligadas por uma pequena passagem por meio da qual a areia escorre da parte superior para a inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Modelo de ampulheta. FIM DA LEGENDA.

17

  1. Ligue as colunas sobre os tipos de relógio estudados.

    Coluna à esquerda:

    Clepsidra

    Relógio de Sol

    Ampulheta

    Coluna à direita:

    Areia

    Sol

    Água

  1. Qual desses três relógios antigos você achou mais interessante?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que você achou esse relógio interessante?

    Atualmente, as pessoas utilizam diversos objetos para consultar as horas.

Imagem: Fotografia. Um relógio analógico de parede que marca 8h. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de parede. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um relógio analógico de pulso que marca 10h10. Fim da imagem.

LEGENDA: Relógio de pulso. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um relógio digital preto com visor amarelo que marca 07h30 e também apresenta estações de rádio no display. Fim da imagem.

LEGENDA: Rádio relógio. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Visor de um aparelho celular touchscreen que marca 11h37. Fim da imagem.

LEGENDA: Telefone celular. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais dos objetos acima você mais utiliza em seu dia a dia para saber as horas?

    _____

18

CAPÍTULO 2. Calendários

Além dos relógios, as pessoas criaram outras formas de organizar a passagem do tempo, como a citada na história da personagem João.

A semana

— Mamãe, o que é semana? – João sempre perguntava.

— Semana são sete dias – ela sempre explicava.

Mas João se confundia.

Mas João se atrapalhava.

— Ontem, domingo, amanhã, aniversário, Natal...

Nos dedos João contava:

— Falta Páscoa e Carnaval...

— Nada disso, meu querido. São sete, tudo seguido...

Ana Maria Machado. Um dia desses . São Paulo, Ática, 2010. p. 3-4.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A mãe do João explicou que a semana tem quantos dias seguidos?
  1. Observe os dias da semana. Pinte os quadrinhos dos dias da semana em que você não tem aula.

Quadrinhos:

Domingo

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

Fim dos quadrinhos.

  1. Vamos exercitar o vocabulário? O que significa a palavra “Carnaval” citada no texto? Marque com um X a alternativa correta.

    ( ) Festa familiar em dezembro.

    ( ) Comemoração com música e dança que ocorre em fevereiro ou em março.

    ( ) Comemoração das crianças em outubro.

19

As semanas compõem os meses, que compõem os anos, e tudo isso é incluído no calendário. O tipo de calendário representado a seguir é um dos mais utilizados em nosso cotidiano.

Imagem: Ilustração. Uma folha de calendário referente ao ano de 2023 e composto por doze meses. O primeiro mês é janeiro, começa com o dia primeiro em um domingo e termina no dia 31, uma terça-feira. O segundo mês é fevereiro, que começa em uma quarta-feira e termina no dia 28, uma terça. O terceiro mês é março, que começa em uma quarta-feira e termina dia 31, uma sexta. O quarto mês é abril, que começa em um sábado e termina dia 30, um domingo. O quinto mês é maio, que começa em uma segunda-feira e termina dia 31, uma quarta. O sexto mês é junho, que começa em uma quinta-feira e termina dia 30, uma sexta. O sétimo mês é julho, que começa em um sábado e termina dia 31, uma terça. O oitavo mês é agosto, que começa em uma terça-feira e termina dia 31, uma quinta. O nono mês é setembro, que começa em uma sexta-feira e termina dia 30, um sábado. O décimo mês é outubro, que começa em um domingo e termina dia 31, uma terça. O décimo primeiro mês é novembro, que começa em uma quarta-feira e termina dia 30, uma quinta. O último mês, décimo segundo, é dezembro, que começa em uma sexta-feira e termina dia 31, um domingo.  Fim da imagem.
  1. Sobre o calendário, responda às perguntas a seguir.
    1. Esse calendário é de que ano? _____
    1. Qual é o primeiro mês do ano? _____
    1. Qual é o último mês do ano? _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Todos os meses do ano têm a mesma quantidade de dias?
  1. Observe novamente o calendário e encontre nele o dia do seu aniversário. Em que dia da semana ele foi ou será comemorado em 2023? Pinte-o a seguir.

Domingo

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

20

Tempo, tempo...

As pessoas podem realizar diversas atividades em cada mês do ano.

Observe o calendário do povo indígena suyá, que vive no estado do Mato Grosso.

Imagem: Ilustração. Calendário Suyá. Um círculo dividido em 12 partes com linhas paralelas que partem do centro, sendo que cada parte diz respeito a um mês do calendário. Janeiro: Colheita do milho. Há um pé de milho e uma espiga colhida. Fevereiro: Rio Cheio. Há um peixe na água. Março: Colheita do abacaxi. Há um abacaxi e uma coroa na terra. Abril: Pescaria. Há peixes na brasa. Maio: Derrubada. Há uma árvore cortada por machado. Junho: Tempo de gaivota. Há uma ave branca voando. Julho: Tartaruga bota ovo. Há uma tartaruga perto de seus ovos. Agosto: Mês de festa. Há a representação do símbolo da festa próximo à fogueira. Setembro: Plantio de mandioca. Há mudas na terra. Outubro: Pequi. Pé carregado de frutas e algumas no chão. Novembro: Verão. Sol personificado. Dezembro: Colheita da melancia. Há representação da plantação da fruta e uma flor. Fim da imagem.

Fonte: Geografia indígena: Parque indígena do Xingu. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996. p. 55.

  1. Escolha três dos meses do calendário suyá e preencha o quadro com informações sobre eles.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Nome do mês

    Atividade feita pelos suyás

    _____

    _____

21

  1. E você, o que faz em cada mês do ano?
    1. Faça como os indígenas suyás: elabore um calendário com desenhos representando atividades que você realiza em cada mês do ano.
    1. Escreva nos quadrinhos o nome de cada atividade.
Imagem: Ilustração. Um círculo que apresenta linhas em seu interior que o divide em doze fatias iguais referentes a cada mês do ano. Começando com janeiro e seguindo sentido horário com fevereiro e os demais até dezembro. Cada mês é ligado a um pequeno quadro vazio com espaço para resposta.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Agora, compare o seu calendário com o calendário dos indígenas suyás.
    1. Cite uma semelhança entre eles.
    1. Cite uma diferença entre eles.
    1. O seu calendário e o dos suyás têm muitas diferenças? Por quê?

22

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Observe a imagem e faça o que se pede.
Imagem: Fotografia. Na cozinha, uma menina está sentada à mesa posta com um prato de comida com arroz, feijão, sala e carne. Ela olha a comida sorridente e segura um garfo e faca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criança no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. O que a criança está fazendo? Circule.

    Indo para a escola

    Almoçando

    Dormindo

  1. Você vai para a escola antes ou depois dessa atividade? Marque com um X.

    ( ) Antes.

    ( ) Depois.

  1. Leia as informações sobre um menino chamado Paulo e, a seguir, faça o que se pede.

    Às 6 horas, Paulo acorda e vai tomar café.
    Às 7 horas, ele começa a aula e às 11 horas Paulo sai da escola.

    1. Circule os horários das atividades de Paulo conforme a legenda.

      Ilustração. Quadrado azul.Paulo acorda

      Ilustração. Quadrado verde.Começo da aula

      Ilustração. Quadrado amarelo.Sai da escola

Imagem: Ilustração. Visor de um relógio digital que marca 11:00. Ilustração. Visor de um relógio digital que marca 06:00. Ilustração. Visor de um relógio digital que marca 07:00.   Fim da imagem.
  1. Paulo sai da escola antes ou depois de acordar?

    _____

23

  1. Marque com um X as alternativas que correspondem às características do calendário mais utilizado no país.

    ( ) Todos os meses têm 30 dias.

    ( ) Alguns meses têm 30 dias.

    ( ) Todos os meses têm 31 dias.

    ( ) Alguns meses têm 31 dias.

    ( ) Um dos meses tem 28 ou 29 dias.

    ( ) Todos os meses têm 28 ou 29 dias.

  1. Ligue as frases correspondentes aos tipos de calendário.

    Coluna à esquerda:

    Utiliza elementos da natureza e atividades humanas como marcação da passagem do tempo.

    Utiliza os nomes dos meses e dos dias da semana.

    Coluna à direita:

    Calendário que mais utilizamos no cotidiano.

    Calendário do povo suyá.

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

    Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei elementos dos marcadores da passagem do tempo, como o relógio e o calendário?
  1. Identifiquei as características dos calendários indígenas?
  1. Ordenei as atividades que eu faço antes e depois do almoço?
  1. Reconheci as atividades das crianças indígenas?
  1. Li os textos apresentados?

24

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 3 e 4

Como é possível conhecer as memórias dos lugares?

CAPÍTULO 3. Memórias dos lugares

As pessoas podem ter diferentes opiniões sobre o que é memória. Veja um exemplo disso no texto a seguir, em que a personagem Guilherme pergunta a algumas pessoas sobre o que é memória.

O que é memória?

Ele procurou o sr. Cervantes, que lhe contava histórias arrepiantes.

— O que é uma memória? – perguntou.

— Algo bem antigo, meu caro, algo bem antigo.

Ele procurou o sr. Valdemar, que adorava remar.

— O que é uma memória? – perguntou.

— Algo que o faz chorar, meu menino, algo que o faz chorar.

Ele procurou a sra. Mandala, que andava com uma bengala.

— O que é uma memória? – perguntou.

— Algo que o faz rir, meu querido, algo que o faz rir.

Mem Fox. Guilherme Augusto Araújo Fernandes . São Paulo: Brinque-Book, 1995. p. 12-15. (Título adaptado.)

Imagem: Ilustração. Em uma área aberta, próximo de árvores e do mar, um senhor de cabelo e barba grisalhos que usa colete está de pé, segura um remo e fala com um menino com o dedo indicador levantado. O menino, de camiseta listrada, shorts e tênis, observa e ao fundo um cachorro descansa. Enquanto olha o senhor, o menino lembra dele chorando. Na mesma área à beira-mar, o menino também escuta uma senhora grisalha com cabelo preso em coque, usa óculos e que fala com o dedo indicador levantado. Enquanto a observa, o menino pensa nele mesmo sorridente com um dos braços levantados. Em outra ocasião, o menino ouve um senhor de barba. Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

25

  1. Ligue cada personagem do texto à opinião dela sobre o que é memória.

    Coluna à esquerda:

    Cervantes

    Valdemar

    Mandala

    Coluna à direita:

    Algo que faz rir.

    Algo bem antigo.

    Algo que faz chorar.

  1. Faça como Guilherme: pergunte a dois adultos que trabalham na escola “o que é memória?”. Depois, preencha o quadro a seguir com o nome e a resposta de cada um.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Nome

    O que é memória?

    _____

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Os adultos que você consultou têm opiniões semelhantes às opiniões das personagens do texto? Explique.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Com base na leitura do texto e nas conversas, o que você acha que é memória?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Conte aos colegas e ao professor suas ideias sobre memória e ouça as deles.
    • Os colegas apresentaram ideias semelhantes às suas? Se sim, quais?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Que tal exercitar seu vocabulário? Localize no texto a palavra “arrepiantes”. O que você acha que ela significa? Conte aos colegas.
    1. Em casa, reconte para um adulto da sua convivência as opiniões sobre memória das personagens do texto.

26

As pessoas podem ter diferentes memórias sobre as mudanças que acontecem nos lugares.

  1. Com o auxílio do professor, leia o poema.

    Memória

    Há pouco tempo,

    aqui havia uma padaria.

    Pronto – não há mais.


    Há pouco tempo,

    aqui havia uma casa,

    cheia de cantos, recantos,

    corredores impregnados

    de infância e encanto.

    Pronto – não há mais.


    Uma farmácia,

    uma quitanda.

    Pronto – não há mais. [...]

    Roseana Murray. Paisagens . Belo Horizonte: Lê, 1996. p. 41.

    Glossário:

Impregnado: cheio, repleto.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Destaque de uma via estreita e curva onde há pequenas construções e estabelecimentos abertos com toldos, como uma quitanda, uma farmácia e, mais ao fundo, uma padaria.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Circule as construções que existiam na rua descrita no poema e não existem mais.

    Farmácia

    Mercado

    Casa

    Quitanda

    Padaria

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, como podemos descobrir informações sobre construções que não existem mais? Explique.

27

As ruas das cidades brasileiras passaram por muitas mudanças ao longo do tempo, como a rua das Calçadas, na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.

Rua das Calçadas

[Hoje] são poucas as famílias que lá residem e não existem mais quintais e hortas como antigamente [em 1930].

A rua das Calçadas se transformou em uma área movimentada de comércio na cidade. [...]

Na área também se jogava futebol, se empinava papagaio [...].

Lúcia Gaspar. São José (Recife, bairro). Pesquisa Escolar On-line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 29 jun. 2004.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Destaque de uma via feita em pedras em que há também o trilho ferroviário. O chão está úmido e muitas pessoas caminham de guarda-chuva na rua, onde há algumas barracas de vendedores ambulantes e lojas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua das Calçadas, no município de Recife, no estado de Pernambuco. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire as informações do texto para ligar as colunas sobre a rua das Calçadas.

    Coluna à esquerda:

    Em 1930

    Atualmente

    Coluna à direita:

    Jogar futebol e empinar pipa.

    Poucas famílias residentes.

    Quintais e hortas.

  1. Marque com um X a alternativa correta. Entre 1930 e atualmente, a rua das Calçadas:

    ( ) não mudou.

    ( ) mudou pouco.

    ( ) mudou muito.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que tal exercitar seu vocabulário? Localize no texto a palavra “hortas”. O que você acha que ela significa? Conte aos colegas.

28

Explorar fonte histórica oral

Uma das formas de as pessoas obterem informações sobre como eram as ruas e as avenidas em outros tempos é lendo ou ouvindo depoimentos de antigos moradores.

  1. Leia um trecho do depoimento do senhor Ariosto, que nasceu na cidade de São Paulo em 1900. Depois, responda ao que se pede.

    Mudança nas avenidas e nas ruas

    A Avenida Paulista era bonita, calçamento de paralelepípedos, palacetes. As outras ruas eram semicalçadas, cobertas de árvores, de mata. [...] Minha rua tinha poucas casas, uma aqui, outra a quinhentos metros. Naquela época faziam casas bem grandes, pé-direito alto, a nossa tinha quintal com pé de laranja, mexerica, ameixa e abacate. [...]

    Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 154. (Título adaptado).

    Glossário:

Pé-direito: altura entre o piso e o teto de uma construção.

Fim do glossário.

  1. De acordo com o depoimento do senhor Ariosto, o calçamento da Avenida Paulista era de:
Imagem: Fotografia. Vista superior do destaque de uma via asfaltada. Fim da imagem.

( ) asfalto.

Imagem: Fotografia. Vista superior do destaque de uma via com paralelepípedo.  Fim da imagem.

( ) paralelepípedo.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como eram feitas as casas na época descrita no texto?

29

A observação de fotografias também permite que as pessoas conheçam aspectos das ruas em outros tempos. Observe duas fotografias da Avenida Paulista produzidas em diferentes épocas.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Plano aberto de uma extensa avenida rodeada por muitas árvores e alguns casarões assobradados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Paulista, no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 1902. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Plano aberto de uma extensa via asfaltada que apresenta ciclovia ao centro e é rodeada por altos edifícios, alguns deles com antenas compridas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Paulista, no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como era a paisagem da Avenida Paulista em 1902?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare as duas fotos e explique o que mudou na paisagem da Avenida Paulista entre 1902 e 2021.
  1. Quanto tempo se passou entre a produção das duas fotografias?

    _____

30

CAPÍTULO 4. Memórias do seu lugar de viver

As pessoas podem ter diferentes lembranças do lugar em que vivem.

A seguir, leia o trecho de uma entrevista com Cynthia, moradora de um bairro da cidade de Recife, no estado de Pernambuco.

Memórias do bairro da Várzea

Pergunta: Quais são as suas principais lembranças da infância na Várzea?

Cynthia: A praça na frente da minha casa é a primeira coisa que eu lembro da minha infância. Ela se chama Praça Anexa João Francisco Lisboa, mas gosto de chamar de Praça do Bom Gosto (nome antigo da rua). Tenho várias memórias dali. Passei minha vida toda brincando naquela praça, conhecendo pessoas, vivendo histórias. [...]

Pergunta: Se você pudesse mudar alguma coisa no bairro da Várzea, o que seria?

Cynthia: Por ser o local da minha infância, me preocupo muito com a praça em frente à minha casa. Se pudesse mudar alguma coisa, gostaria que ela fosse melhor iluminada e cuidada.

As memórias afetivas dos moradores da Várzea. Diário de Pernambuco , 17 ago. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fLE. Acesso em: 22 jan. 2021.

Imagem: Ilustração. Destaque de uma praça com árvores e um coreto ao centro por onde passam alguns pedestres, duas crianças brincam e uma pessoa lê o jornal sentada em um banco.  Ao redor do espaço, há postes de iluminação.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

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  1. Qual é o nome do bairro de Cynthia?

    _____

  1. Circule o lugar mais lembrado por Cynthia.

    Loja

    Escola

    Praça

    Casa

  1. Cite uma atividade que Cynthia realizava nesse lugar.

    _____

  1. De acordo com Cynthia, esse lugar manteve o mesmo nome ao longo do tempo?

    ( ) Sim.

    ( ) Não.

  1. Complete as placas com os nomes da praça citados por Cynthia.

    Nome antigo

Imagem: Ilustração. Destaque de um coreto rodeado por árvores e postes. Ao fundo, edifícios. Há uma placa para ser preenchida com um nome onde está a inscrição “Praça”. Fim da imagem.

Nome atual

Imagem: Ilustração. Destaque de um coreto rodeado por árvores e postes. Ao fundo, edifícios. Há uma placa para ser preenchida com um nome onde está a inscrição “Praça”. Fim da imagem.
  1. Em casa, reconte para um adulto a história da praça de Cynthia.

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Investigue

  1. Agora você vai investigar algumas mudanças ocorridas no seu lugar de viver. Para isso, vai conversar com um morador com mais de sessenta anos e registrar as respostas dele na ficha a seguir.
Imagem: Ilustração. Um caderno azul espiralado ao lado de um toco de lápis de escrever com borracha.  Fim da imagem.
  1. Qual é o seu nome? _____
  1. Há quanto tempo o senhor ou a senhora mora nesse local?

    _____

  1. Em que aspectos o senhor ou a senhora observou mudanças?

    ( ) No calçamento.

    ( ) Na iluminação.

    ( ) Nos tipos de construção.

    ( ) Outro: _____

  2. Algo permanece igual desde a época em que o senhor ou a senhora passou a viver nesse local? Se sim, o quê?

    _____

Imagem: Ilustração. Uma pilha de jornais impressos. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Você e os colegas vão pesquisar em revistas, jornais e livros sobre a história do seu lugar de viver. Busquem as seguintes informações.
  1. Depoimentos de moradores sobre o lugar em que vocês vivem.
  1. Fotografias desse lugar em diferentes tempos.
  1. Notícias de acontecimentos que ocorreram nesse lugar.

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  1. Agora você vai registrar duas informações sobre a história do seu lugar de viver.
    1. Faça desenhos ou cole fotografias representando cada informação nos espaços a seguir.
    1. Escreva uma legenda para cada imagem explicando o que ela representa.
Imagem: Ilustração. Um lápis de cor.  Fim da imagem.

Informação 1

_____

Informação 2

_____

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Leia o depoimento de dona Alice, que nasceu há cerca de cem anos, e depois marque com um X a alternativa correta.

    Quando mudei para o Cambuci, minha rua tinha duas ou três casinhas, o resto era uma chácara. Ali se construiu a fábrica de elevadores [...]. Depois foram vindo outras casas, e depois as fábricas. [...]

    Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das letras, 1999. p. 114.

    1. O depoimento de dona Alice é parte das memórias dela?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

    1. Como era a rua onde dona Alice morava antes da construção da fábrica de elevadores? Como a rua ficou depois da construção dessa fábrica? Complete o quadro.

      Quadro: equivalente textual a seguir.

      Antes

      _____

      Construção da fábrica de elevadores

      Depois

      _____

  1. Com base na investigação feita em classe, cite duas mudanças ocorridas no seu lugar de viver.

    _____

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  1. Observe as imagens de um mesmo lugar em dois tempos.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Em plano aberto, destaque de uma via extensa rodeada por amplas construções assobradas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Ana Costa no município de Santos, no estado de São Paulo. Foto de 1940. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em plano aberto, destaque de muitos edifícios altos que rodeiam uma extensa avenida. No horizonte, o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Ana Costa no município de Santos, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Identifiquei as mudanças que ocorreram no meu lugar de viver por meio do depoimento?
  1. Compreendi o que ocorreu antes e depois das mudanças nas ruas e praças?
  1. Reconheci as mudanças que aconteceram em meu lugar de viver?
  1. Compreendi a importância das fotografias como fontes históricas?
  1. Compreendi os textos que li?