8
O QUE EU JÁ SEI?
Avaliação diagnóstica
- Observe as imagens. Circule as palavras que correspondem às brincadeiras que as crianças estão realizando.
Escorregador
Balanço
Bola
Pular corda
Gangorra
Amarelinha
- Faça um desenho da sua brincadeira preferida e escreva o nome dela.
_____
_____
9
- Para que utilizamos o relógio?
_____
- Observe as fotos do Ano-Novo Chinês.
LEGENDA: Comemoração do Ano-Novo Chinês em Tongjing, na China. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comemoração do Ano-Novo Chinês em Dalian, na China. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a cor mais usada pelos chineses no Ano-Novo? Circule.
Branco
Amarelo
Vermelho
Verde
- Qual é a semelhança com a comemoração do Ano-Novo no Brasil?
_____
- Em que momento do dia você costuma brincar? Marque com um X.
( ) Antes de ir para a escola.
( ) Depois de ir para a escola.
- O calendário que mais utilizamos em nosso cotidiano tem:
( ) 10 meses.
( ) 12 meses.
( ) 8 meses.
10
UNIDADE 1 - A passagem do tempo
LEGENDA: Sala de aula em escola pública no município de Umburanas, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
11
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Que atividade as crianças estão fazendo na foto?
- Você costuma fazer essa mesma atividade pela manhã ou à tarde?
Fim do complemento.
12
DESAFIO À VISTA
Capítulos 1 e 2
Como é possível perceber a passagem do tempo?
CAPÍTULO 1. Tempo do dia a dia
As crianças podem realizar diversas atividades no tempo de um dia. A seguir, conheça as atividades das crianças do povo indígena pataxó, que vive nos estados da Bahia e de Minas Gerais.
As crianças pataxós
Na aldeia pataxó, nós levantamos bem cedinho. As crianças, quando são quatro e meia, já levantam para comer banana assada, peixe, mandioca. [...]
Depois de comer, as crianças vão para a escola [...].
À noite, à beira de uma fogueira ou em suas casas, os pais contam histórias para as crianças. [...]
Angthichay e outros. O povo pataxó e suas histórias . São Paulo: Global, 1999. p. 34. (Título adaptado.)
LEGENDA: Crianças pataxós no município de Porto Seguro, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Localize e retire as informações do texto para responder às questões a seguir.
- Que alimentos as crianças pataxós comem pela manhã?
- O que as crianças pataxós fazem depois de comer?
- O que as crianças pataxós fazem à noite?
13
- Quais atividades você realiza antes e depois de almoçar? Preencha o quadro com as atividades apresentadas nos quadrinhos a seguir indicando se elas acontecem antes ou depois do almoço.
Tomar banho
Fazer lição de casa
Ir para a escola
Brincar
Quadro: equivalente textual a seguir.
Atividades antes de almoçar |
_____. |
---|---|
Almoço |
|
Atividades depois de almoçar |
_____. |
- Compare suas respostas com as de um
colega
e responda às questões.
- Vocês fazem alguma atividade semelhante antes de almoçar? Se sim, qual?
- E depois de almoçar, vocês fazem alguma atividade semelhante? Se sim, qual?
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
14
De hora em hora
As atividades das pessoas podem ser registradas pela hora em que ocorrem, como se percebe no depoimento de Ayumã, uma criança do povo indígena kamaiurá, que vive no estado do Mato Grosso.
Minhas atividades
Eu moro na aldeia Morená, acordo [às] 5:00 horas da manhã e [às] 7:00 horas vou tomar banho. Depois vou para a casa do meu avô, por que lá já tem comida pronta. Fico ouvindo as histórias que meu avô conta para nós.
Ele conta mais as suas histórias das lutas, dos outros campeões que com ele lutaram.
Ayumã Kamaiurá. Aldeia Morená, em: Geografia indígena : Parque indígena do Xingu. Brasília: MEC/SEF/SEPF/Instituto Socioambiental, 1996. p. 38. (Título adaptado.)
LEGENDA: Crianças da etnia kamaiurá brincando no Parque Indígena do Xingu, no município de Gaúcha do Norte, no estado do Mato Grosso. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Ligue cada atividade de Ayumã ao horário em que ela acontece.
Coluna A:
Tomar banho
Acordar
Coluna B:
- O que Ayumã aprende e com quem ele aprende?
- Em casa, reconte para um adulto da sua convivência a história de Ayumã.
15
Tempo, tempo...
Agora você vai explorar as atividades que realiza em cada hora do dia.
- Usando lápis de cor, circule as horas em que você faz cada atividade de acordo com a legenda.
Acordar
Almoçar
Tomar banho
Entrar na escola
Sair da escola
Ir dormir
- Compare suas respostas com as de um colega. Há alguma atividade que vocês fazem no mesmo horário? Se sim, qual?
16
Relógios
Ao longo da história, as pessoas criaram diversos tipos de relógio.
- Quando o professor solicitar, leia, como souber, um dos textos em voz alta.
Relógio de Sol
As horas são marcadas pela sombra do Sol em uma superfície.
LEGENDA: Modelo de relógio de Sol. FIM DA LEGENDA.
Clepsidra
O tempo é medido pela passagem da água de um recipiente para o outro.
LEGENDA: Modelo de clepsidra. FIM DA LEGENDA.
Ampulheta
O tempo é marcado pela passagem da areia da parte superior para a parte inferior.
LEGENDA: Modelo de ampulheta. FIM DA LEGENDA.
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- Ligue as colunas sobre os tipos de relógio estudados.
Coluna à esquerda:
Clepsidra
Relógio de Sol
Ampulheta
Coluna à direita:
Areia
Sol
Água
- Qual desses três relógios antigos você achou mais interessante?
_____
- Por que você achou esse relógio interessante?
Atualmente, as pessoas utilizam diversos objetos para consultar as horas.
LEGENDA: Relógio de parede. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Relógio de pulso. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rádio relógio. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Telefone celular. FIM DA LEGENDA.
- Quais dos objetos acima você mais utiliza em seu dia a dia para saber as horas?
_____
18
CAPÍTULO 2. Calendários
Além dos relógios, as pessoas criaram outras formas de organizar a passagem do tempo, como a citada na história da personagem João.
A semana
— Mamãe, o que é semana? – João sempre perguntava.
— Semana são sete dias – ela sempre explicava.
Mas João se confundia.
Mas João se atrapalhava.
— Ontem, domingo, amanhã, aniversário, Natal...
Nos dedos João contava:
— Falta Páscoa e Carnaval...
— Nada disso, meu querido. São sete, tudo seguido...
Ana Maria Machado. Um dia desses . São Paulo, Ática, 2010. p. 3-4.
- A mãe do João explicou que a semana tem quantos dias seguidos?
- Observe os dias da semana. Pinte os quadrinhos dos dias da semana em que você não tem aula.
Quadrinhos:
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Fim dos quadrinhos.
- Vamos exercitar o vocabulário? O que significa a palavra “Carnaval” citada no texto? Marque com um
X
a alternativa correta.
( ) Festa familiar em dezembro.
( ) Comemoração com música e dança que ocorre em fevereiro ou em março.
( ) Comemoração das crianças em outubro.
19
As semanas compõem os meses, que compõem os anos, e tudo isso é incluído no calendário. O tipo de calendário representado a seguir é um dos mais utilizados em nosso cotidiano.
- Sobre o calendário, responda às perguntas a seguir.
- Esse calendário é de que ano? _____
- Qual é o primeiro mês do ano? _____
- Qual é o último mês do ano?
_____
- Todos os meses do ano têm a mesma quantidade de dias?
- Observe novamente o calendário e encontre nele o dia do seu aniversário. Em que dia da semana ele foi ou será comemorado em 2023? Pinte-o a seguir.
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
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Tempo, tempo...
As pessoas podem realizar diversas atividades em cada mês do ano.
Observe o calendário do povo indígena suyá, que vive no estado do Mato Grosso.
Fonte: Geografia indígena: Parque indígena do Xingu. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996. p. 55.
- Escolha três dos meses do calendário suyá e preencha o quadro com informações sobre eles.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Nome do mês
Atividade feita pelos suyás
_____
_____
21
- E você, o que faz em cada mês do ano?
- Faça como os indígenas suyás: elabore um calendário com desenhos representando atividades que você realiza em cada mês do ano.
- Escreva nos quadrinhos o nome de cada atividade.
- Agora, compare o seu calendário com o calendário dos indígenas suyás.
- Cite uma semelhança entre eles.
- Cite uma diferença entre eles.
- O seu calendário e o dos suyás têm muitas diferenças? Por quê?
22
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 1 e 2
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Observe a imagem e faça o que se pede.
LEGENDA: Criança no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
- O que a criança está fazendo? Circule.
Indo para a escola
Almoçando
Dormindo
- Você vai para a escola antes ou depois dessa atividade? Marque com um X.
( ) Antes.
( ) Depois.
- Leia as informações sobre um menino chamado Paulo e, a seguir, faça o que se pede.
Às 6 horas, Paulo acorda e vai tomar café.
Às 7 horas, ele começa a aula e às 11 horas Paulo sai da escola.- Circule os horários das atividades de Paulo conforme a legenda.
Paulo acorda
Começo da aula
Sai da escola
- Circule os horários das atividades de Paulo conforme a legenda.
- Paulo sai da escola antes ou depois de acordar?
_____
23
- Marque com um
X
as alternativas que correspondem às características do calendário mais utilizado no país.
( ) Todos os meses têm 30 dias.
( ) Alguns meses têm 30 dias.
( ) Todos os meses têm 31 dias.
( ) Alguns meses têm 31 dias.
( ) Um dos meses tem 28 ou 29 dias.
( ) Todos os meses têm 28 ou 29 dias.
- Ligue as frases correspondentes aos tipos de calendário.
Coluna à esquerda:
Utiliza elementos da natureza e atividades humanas como marcação da passagem do tempo.
Utiliza os nomes dos meses e dos dias da semana.
Coluna à direita:
Calendário que mais utilizamos no cotidiano.
Calendário do povo suyá.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Identifiquei elementos dos marcadores da passagem do tempo, como o relógio e o calendário?
- Identifiquei as características dos calendários indígenas?
- Ordenei as atividades que eu faço antes e depois do almoço?
- Reconheci as atividades das crianças indígenas?
- Li os textos apresentados?
24
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 3 e 4
Como é possível conhecer as memórias dos lugares?
CAPÍTULO 3. Memórias dos lugares
As pessoas podem ter diferentes opiniões sobre o que é memória. Veja um exemplo disso no texto a seguir, em que a personagem Guilherme pergunta a algumas pessoas sobre o que é memória.
O que é memória?
Ele procurou o sr. Cervantes, que lhe contava histórias arrepiantes.
— O que é uma memória? – perguntou.
— Algo bem antigo, meu caro, algo bem antigo.
Ele procurou o sr. Valdemar, que adorava remar.
— O que é uma memória? – perguntou.
— Algo que o faz chorar, meu menino, algo que o faz chorar.
Ele procurou a sra. Mandala, que andava com uma bengala.
— O que é uma memória? – perguntou.
— Algo que o faz rir, meu querido, algo que o faz rir.
Mem Fox. Guilherme Augusto Araújo Fernandes . São Paulo: Brinque-Book, 1995. p. 12-15. (Título adaptado.)
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
25
- Ligue cada personagem do texto à opinião
dela
sobre o que é memória.
Coluna à esquerda:
Cervantes
Valdemar
Mandala
Coluna à direita:
Algo que faz rir.
Algo bem antigo.
Algo que faz chorar.
- Faça como Guilherme: pergunte a dois adultos que trabalham na escola “o que é memória?”. Depois, preencha o quadro a seguir com o nome e a resposta de cada um.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Nome
O que é memória?
_____
_____
- Os adultos que você consultou têm opiniões semelhantes às opiniões das personagens do texto? Explique.
- Com base na leitura do texto e nas conversas, o que você acha que é memória?
- Conte aos colegas e ao professor suas ideias sobre memória e ouça as deles.
- Os colegas apresentaram ideias semelhantes às suas? Se sim, quais?
- Que tal exercitar seu vocabulário? Localize no texto a palavra “arrepiantes”. O que você acha que ela significa? Conte aos colegas.
- Em casa, reconte para um adulto da sua convivência as opiniões sobre memória das personagens do texto.
- Os colegas apresentaram ideias semelhantes às suas? Se sim, quais?
26
As pessoas podem ter diferentes memórias sobre as mudanças que acontecem nos lugares.
- Com o auxílio do professor, leia o poema.
Memória
Há pouco tempo,
aqui havia uma padaria.
Pronto – não há mais.
Há pouco tempo,
aqui havia uma casa,
cheia de cantos, recantos,
corredores impregnados
de infância e encanto.
Pronto – não há mais.
Uma farmácia,
uma quitanda.
Pronto – não há mais. [...]
Roseana Murray. Paisagens . Belo Horizonte: Lê, 1996. p. 41.
Glossário:
Fim do glossário.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Circule as construções que existiam na rua descrita no poema e não existem mais.
Farmácia
Mercado
Casa
Quitanda
Padaria
- Em sua opinião, como podemos descobrir informações sobre construções que não existem mais? Explique.
27
As ruas das cidades brasileiras passaram por muitas mudanças ao longo do tempo, como a rua das Calçadas, na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.
Rua das Calçadas
[Hoje] são poucas as famílias que lá residem e não existem mais quintais e hortas como antigamente [em 1930].
A rua das Calçadas se transformou em uma área movimentada de comércio na cidade. [...]
Na área também se jogava futebol, se empinava papagaio [...].
Lúcia Gaspar. São José (Recife, bairro). Pesquisa Escolar On-line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife, 29 jun. 2004.
LEGENDA: Rua das Calçadas, no município de Recife, no estado de Pernambuco. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
- Localize e retire as informações do texto para ligar as colunas sobre a rua das Calçadas.
Coluna à esquerda:
Em 1930
Atualmente
Coluna à direita:
Jogar futebol e empinar pipa.
Poucas famílias residentes.
Quintais e hortas.
- Marque com um
X
a alternativa correta. Entre 1930 e atualmente, a rua das Calçadas:
( ) não mudou.
( ) mudou pouco.
( ) mudou muito.
- Que tal exercitar seu vocabulário? Localize no texto a palavra “hortas”. O que você acha que ela significa? Conte aos colegas.
28
Explorar fonte histórica oral
Uma das formas de as pessoas obterem informações sobre como eram as ruas e as avenidas em outros tempos é lendo ou ouvindo depoimentos de antigos moradores.
- Leia um trecho do depoimento do senhor Ariosto, que nasceu na cidade de São Paulo em 1900. Depois, responda ao que se pede.
Mudança nas avenidas e nas ruas
A Avenida Paulista era bonita, calçamento de paralelepípedos, palacetes. As outras ruas eram semicalçadas, cobertas de árvores, de mata. [...] Minha rua tinha poucas casas, uma aqui, outra a quinhentos metros. Naquela época faziam casas bem grandes, pé-direito alto, a nossa tinha quintal com pé de laranja, mexerica, ameixa e abacate. [...]
Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 154. (Título adaptado).
Glossário:
Fim do glossário.
- De acordo com o depoimento do senhor Ariosto, o calçamento da Avenida Paulista era de:
( ) asfalto.
( ) paralelepípedo.
- Como eram feitas as casas na época descrita no texto?
29
A observação de fotografias também permite que as pessoas conheçam aspectos das ruas em outros tempos. Observe duas fotografias da Avenida Paulista produzidas em diferentes épocas.
LEGENDA: Avenida Paulista, no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 1902. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida Paulista, no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.
- Como era a paisagem da Avenida Paulista em 1902?
- Compare as duas fotos e explique o que mudou na paisagem da Avenida Paulista entre 1902 e 2021.
- Quanto tempo se passou entre a produção das duas fotografias?
_____
30
CAPÍTULO 4. Memórias do seu lugar de viver
As pessoas podem ter diferentes lembranças do lugar em que vivem.
A seguir, leia o trecho de uma entrevista com Cynthia, moradora de um bairro da cidade de Recife, no estado de Pernambuco.
Memórias do bairro da Várzea
Pergunta: Quais são as suas principais lembranças da infância na Várzea?
Cynthia: A praça na frente da minha casa é a primeira coisa que eu lembro da minha infância. Ela se chama Praça Anexa João Francisco Lisboa, mas gosto de chamar de Praça do Bom Gosto (nome antigo da rua). Tenho várias memórias dali. Passei minha vida toda brincando naquela praça, conhecendo pessoas, vivendo histórias. [...]
Pergunta: Se você pudesse mudar alguma coisa no bairro da Várzea, o que seria?
Cynthia: Por ser o local da minha infância, me preocupo muito com a praça em frente à minha casa. Se pudesse mudar alguma coisa, gostaria que ela fosse melhor iluminada e cuidada.
As memórias afetivas dos moradores da Várzea. Diário de Pernambuco , 17 ago. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fLE. Acesso em: 22 jan. 2021.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
31
- Qual é o nome do bairro de Cynthia?
_____
- Circule o lugar mais lembrado por Cynthia.
Loja
Escola
Praça
Casa
- Cite uma atividade que Cynthia realizava nesse lugar.
_____
- De acordo com Cynthia, esse lugar manteve o mesmo nome ao longo do tempo?
( ) Sim.
( ) Não.
- Complete as placas com os nomes da praça citados por Cynthia.
Nome antigo
Nome atual
- Em casa, reconte para um adulto a história da praça de Cynthia.
32
Investigue
- Agora você vai investigar algumas mudanças ocorridas no seu lugar de viver. Para isso, vai conversar com um morador com mais de sessenta anos e registrar as respostas dele na ficha a seguir.
- Qual é o seu nome? _____
- Há quanto tempo o senhor ou a senhora mora nesse local?
_____
- Em que aspectos o senhor ou a senhora observou mudanças?
( ) No calçamento.
( ) Na iluminação.
( ) Nos tipos de construção.
( ) Outro: _____
- Algo
permanece
igual desde a época em que o senhor ou a senhora passou a viver nesse local? Se sim, o quê?
_____
- Você e os colegas vão pesquisar em revistas, jornais e livros sobre a história do seu lugar de viver. Busquem as seguintes informações.
- Depoimentos de moradores sobre o lugar em que vocês vivem.
- Fotografias desse lugar em diferentes tempos.
- Notícias de acontecimentos que ocorreram nesse lugar.
33
- Agora você vai registrar duas informações sobre a história do seu lugar de viver.
- Faça desenhos ou cole fotografias representando cada informação nos espaços a seguir.
- Escreva uma legenda para cada imagem explicando o que ela representa.
Informação 1
_____
Informação 2
_____
34
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Leia o depoimento de dona Alice, que nasceu há cerca de cem anos, e depois marque com um
X
a alternativa correta.
Quando mudei para o Cambuci, minha rua tinha duas ou três casinhas, o resto era uma chácara. Ali se construiu a fábrica de elevadores [...]. Depois foram vindo outras casas, e depois as fábricas. [...]
Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das letras, 1999. p. 114.
- O depoimento de dona Alice é parte das memórias dela?
( ) Sim.
( ) Não.
- Como era a rua onde dona Alice morava antes da construção da fábrica de elevadores? Como a rua ficou depois da construção dessa fábrica? Complete o quadro.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Antes
_____
Construção da fábrica de elevadores
Depois
_____
- O depoimento de dona Alice é parte das memórias dela?
- Com base na investigação feita em classe, cite duas mudanças ocorridas no seu lugar de viver.
_____
35
- Observe as imagens de um mesmo lugar em dois tempos.
LEGENDA: Avenida Ana Costa no município de Santos, no estado de São Paulo. Foto de 1940. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida Ana Costa no município de Santos, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Escreva uma mudança ocorrida
nessa
avenida entre 1940 e 2019.
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Identifiquei as mudanças que ocorreram no meu lugar de viver por meio do depoimento?
- Compreendi o que ocorreu antes e depois das mudanças nas ruas e praças?
- Reconheci as mudanças que aconteceram em meu lugar de viver?
- Compreendi a importância das fotografias como fontes históricas?
- Compreendi os textos que li?