62
UNIDADE 3 - Objetos, memórias e registros
LEGENDA: Bagunça na cozinha, pintura de Ana Denise, 2017. FIM DA LEGENDA.
63
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Identifique cinco objetos representados na cena e conte aos colegas.
Fim do complemento.
64
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 9 e 10
Como as pessoas registram suas histórias pessoais e familiares?
CAPÍTULO 9. Diários e cartas
As pessoas podem registrar as suas vivências e as de suas famílias de diferentes formas. Uma dessas formas é o registro de acontecimentos em um diário.
Ao ler o diário de uma pessoa, podemos conhecer parte de sua história e de seus familiares.
- Quando o professor solicitar, leia, em voz alta, um trecho do diário de Bernardina, escrito em 1889.
Diário de Bernardina
1 de setembro
Depois do jantar fomos à casa de tia Leopoldina, para cear com ela, que faz anos hoje. [...]
8 de setembro
Papai convidou-nos para irmos todos ao jardim zoológico, para vermos o elefante, os camelos e a girafa; as crianças gostaram muito do passeio. [...]
25 de novembro
Depois do almoço, mamãe, Alcida e eu saímos, fomos comprar dois cortes de vestido para mim e para Alcida.
Ana Maria Mauad. A vida das crianças de elite durante o Império. Em: Mary del Priore (org.). História das crianças no Brasil . São Paulo: Contexto, 1999. p. 169.
Observação: Imagem meramente ilustrativa elaborada com base em referências fotográficas de época. Fim da observação.
65
- Que informações estão registradas no diário de Bernardina?
( ) O dia e o mês de cada acontecimento.
( ) Os dias da semana em que os fatos aconteceram.
( ) Os acontecimentos que ocorreram com Bernardina e seus familiares.
( ) Os acontecimentos da vida de pessoas que não fazem parte da família de Bernardina.
- Quais foram os dois lugares visitados por Bernardina e registrados no diário dela?
_____
- Ligue os acontecimentos registrados por Bernardina às datas em que eles ocorreram.
Coluna à esquerda:
Cear na casa de tia Leopoldina.
Fazer compras com a mãe e com Alcida.
Ir ao jardim zoológico com a família.
Coluna à direita:
1º de setembro
8 de setembro
25 de novembro
- O passeio ao jardim zoológico ocorreu antes ou depois da ceia na casa de tia Leopoldina? _____
- Circule o nome dos animais que foram citados no diário de Bernardina.
Camelo
Leão
Macaco
Elefante
Girafa
Urso
- Quem convidou as crianças para o passeio no jardim zoológico? Marque a resposta com um X.
( ) A mãe.
( ) O pai.
( ) A tia.
66
- Agora, faça como Bernardina e
elabore
a página de um diário. Siga as etapas.
- Escolha um acontecimento que você vivenciou com sua família.
- Registre o dia e o mês do ocorrido.
- Desenhe o acontecimento, incluindo as pessoas que participaram, as roupas que elas vestiam e as características do local onde ocorreu.
Acontecimento: _____
Dia: _____. Mês: _____
- Veja o trecho do diário elaborado por um colega. Há alguma semelhança entre os acontecimentos registrados por vocês? Se sim, qual é?
67
Boxe complementar:
Você sabia?
Muitos navegadores registram suas viagens em diários. Leia o trecho de um diário escrito por Amyr Klink, que viajou da África ao Brasil em um barco a remo em 1984.
Grandes ondas
Naquela mesma noite fui acordado diversas vezes por ondas que golpeavam o barco com impressionante violência. O mar parecia ter enlouquecido e não havia mais nada que eu pudesse fazer a não ser permanecer deitado e rezar. Choques tremendos, um barulho assustador, tudo escuro; adormeci. E acordei, deitado no teto, quase me afogando em sacolas e roupas que me vieram à cabeça. Tudo ao contrário: eu havia capotado. Indescritível sensação. Estaria sonhando ainda?
Não. Alguns segundos, outra onda e tudo voltava à posição normal em total desordem!
Amyr Klink. Cem dias entre céu e mar . São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 50.
LEGENDA: O navegador Amyr Klink em seu barco, em 1984. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
68
As cartas
Outra forma de registro das vivências familiares são as cartas, como esta, escrita em 1863.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
Rio [de Janeiro], 24 de maio de 1863
Cara Mana,
Não há novidade.
A [minha filha] Leopoldina teve defluxo com alguma febre; mas vai bem. [...]
Adeus!
Toma esse saudosíssimo [abraço] e dá outro ao Luiz.
Lembranças aos meus sobrinhos.
Teu mano do coração,
Pedro.
Manoella Neres Jubilato. Edição e estudo de cartas inéditas escritas por Dom Pedro II . São Paulo. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2013. p. 134. Disponível em: http://fdnc.io/fLQ. Acesso em: 3 fev. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
Boxe complementar:
Você sabia?
O autor da carta que você leu ficou conhecido como Dom Pedro II.
Ele foi imperador do Brasil durante quarenta e nove anos e casou com Teresa Cristina, com a qual teve quatro filhos: Pedro, Isabel, Afonso e Leopoldina, que foi citada na carta.
Fim do complemento.
69
- Complete o esquema sobre a carta da página anterior.
Autor da carta: _____ A quem a carta foi destinada: _____
- Qual é o principal acontecimento citado na carta?
- Leia no glossário o significado do termo “defluxo”. Escreva uma frase com essa palavra.
- Escolha uma pessoa com a qual você convive para produzir uma carta. Em uma
folha
de papel, inclua as informações a seguir.
- Local e data.
- Nome da pessoa a quem se destina a carta.
- Um desenho representando um acontecimento do seu dia a dia.
- Sua assinatura.
Entregue a carta pessoalmente ou, se a pessoa morar longe, peça a um adulto que o ajude a enviá-la pelo correio. Para isso, você precisa saber o nome e o endereço completo de quem vai receber a carta.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
70
CAPÍTULO 10. Álbuns de fotografia
Na letra da canção a seguir, os autores descrevem outra forma de registro da história da família.
Velho álbum de família
Cada foto, uma relíquia
Que a joia do tempo dourou
velho álbum de família que ganhei do meu avô
Pose em frente da modesta capela
bela roupa de domingo
pais, amigos e parentes contentes
como manda o figurino
Sentimento que me invade é saudade
de um tempo não vivido
por trás de cada imagem, a verdade:
todo avô já foi menino.
Susie Mathias e Oswhaldo Rosa. Velho álbum de família. Em: Canção das moças . São Paulo: Paulus, 2006.
Glossário:
Fim do glossário.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Que pessoas foram retratadas no álbum de família?
_____
- O álbum era composto de:
( ) pinturas.
( ) notícias.
( ) fotos.
( ) objetos.
- Em casa, leia em voz alta para um adulto a letra da canção “Velho álbum de família”.
71
- Agora é a sua vez de montar um álbum de fotos ou desenhos. Para isso, siga as etapas descritas a seguir.
- Peça ajuda aos adultos com quem você convive para selecionar fatos antigos ou recentes da sua vida, como festas, comemorações, viagens ou acontecimentos do dia a dia.
- Separem fotos que retratam alguns desses acontecimentos. Se não houver fotos, você poderá fazer desenhos representando esses acontecimentos.
- Escolha um dos acontecimentos e, depois, responda às questões a seguir.
- Quem estava presente nesse momento?
_____
- Onde ele aconteceu?
_____
- Qual é a data aproximada do acontecimento?
_____
- Nas próximas páginas deste livro, cole as fotos que você selecionou ou os desenhos que você fez para representar os acontecimentos da sua vida. Comece com o mais antigo e finalize com o mais recente.
- Escreva uma legenda para cada foto ou para cada desenho, apresentando informações sobre as pessoas retratadas, a data e o local do acontecimento representado.
- Quem estava presente nesse momento?
72
Meu álbum de fotos e desenhos
73
- Com a ajuda do professor, você e seus colegas vão expor seus livros com os álbuns de fotos ou desenhos.
74
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Relacione as colunas de acordo com as características de cada tipo de diário citado.
Coluna à esquerda:
Diário familiar cotidiano
Diário de viagem
Coluna à direita:
O navegador faz o registro dos acontecimentos de sua viagem.
A pessoa faz o registro dos acontecimentos familiares.
- Classifique as diferentes formas de registro de acordo com a legenda.
AL. Álbum de família.
CA. Cartas.
( ) É uma forma de registro, principalmente por meio de imagens das vivências familiares.
( ) É uma forma de comunicação de uma pessoa para outra, com data e assinatura.
- Crie um trecho de um diário pessoal, relatando um acontecimento vivenciado na sala de aula. Coloque a data e depois faça um desenho.
Dia: _____. Mês: _____. Ano: _____.
75
- Observe a imagem.
LEGENDA: Comemoração em escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo. FIM DA LEGENDA.
- O que está sendo comemorado? Explique.
_____
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Relacionei os nomes das formas de registro e os seus usos?
- Comparei e identifiquei semelhanças e diferenças nas formas de registro?
- Identifiquei fotos sobre as memórias da família?
- Montei meu álbum com fotos e/ou desenhos?
- Respeitei as regras de convivência da turma?
76
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 11 e 12
Como os objetos podem estar relacionados às memórias pessoais e familiares?
CAPÍTULO 11. Objetos domésticos e memória
As pessoas podem guardar alguns objetos que consideram importantes para a sua história pessoal, familiar ou da comunidade em que vivem, como demonstra o depoimento de Mariza sobre sua avó Maria.
A máquina de fazer macarrão
Eu ansiava vê-la passar uns dias em minha casa. Trazia sempre sua máquina de macarrão e também pacotinhos de balas e docinhos. Eu e meu irmão Marcos íamos esperá-la no ponto de ônibus, próximo de casa, e a primeira pergunta que eu fazia era: “trouxe a máquina de macarrão?”. Gostava muito de ajudá-la a fazer o macarrão e colocá-lo num suporte para secar ao sol. [...]
Já no final de sua vida, morando na casa de minha tia Olívia, foi se desfazendo de tudo o que possuía [...]. E a cada um de nós foi dando o que achava que seria mais interessante. A mim me coube a máquina de macarrão (sabia o quanto eu valorizava esse utensílio) e um porta-joias de louça com a figura de uma bailarina.
Mariza Bignotto Denucci. Legado de avó – amor para sempre. Museu da pessoa . Disponível em: http://fdnc.io/fpj. Acesso em: 4 fev. 2021.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Grife no texto o que a avó Maria levava para Mariza e seu irmão quando ia visitá-los.
- Por que a avó deu a máquina de macarrão para Mariza?
- Além da máquina de macarrão, o que mais a avó deixou para Mariza?
77
Explorar fonte histórica material
Observe a fotografia de uma máquina de fazer macarrão semelhante à citada no depoimento de Mariza.
LEGENDA: Máquina de fazer macarrão utilizada por volta de 1930. FIM DA LEGENDA.
- Como você imagina que essa máquina funcionava?
- Agora, leia uma receita de macarrão feito com uma máquina semelhante à utilizada por volta de 1930.
- As informações da receita confirmaram a hipótese que você levantou na atividade 1 sobre o funcionamento da máquina de macarrão? Explique.
78
Instrumentos musicais
Os instrumentos musicais também podem lembrar experiências vividas em outros tempos, como nos conta Lenilde Ramos, que nasceu no município de Corumbá, no estado do Mato Grosso.
- Com o auxílio do professor, leia o texto em voz alta.
Objetos de infância
Em vez de bonecas e carrinhos, minha infância foi marcada por brinquedos diferentes: sanfona, violão e vagões de trem. Em casa, eu escalava o armário para admirar o violão do meu pai, um instrumento de 1926, com detalhes de madrepérola .
A sanfona de minha mãe era pesada e a brincadeira tinha que ser compartilhada com minha irmã: uma puxava o fole e a outra viajava nas teclas.
Um dia [...] meu pai comprou uma pra mim. Aí eu ligava o rádio e tentava encontrar o botão [do teclado da sanfona] que combinava com a música.
Lenilde Ramos. Uma infância marcada por sanfona, violão e vagões de trem em Porto Esperança. Campo Grande News , 4 jan. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/fpk. Acesso em: 4 fev. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
LEGENDA: Vista do município de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul. Foto de cerca de 1930. FIM DA LEGENDA.
79
- Relacione cada lembrança de Lenilde aos objetos que aparecem nas imagens, classificando-os conforme a legenda.
A. Instrumento da mãe que era pesado e que Lenilde tocava com a irmã.
B. Instrumento de 1926 que pertencia ao pai de Lenilde e tinha detalhes de madrepérola.
C. Objeto que Lenilde ligava e, ao ouvir a música, tentava encontrar o botão da sanfona que combinava com ela.
( )
LEGENDA: Violão. FIM DA LEGENDA.
( )
LEGENDA: Rádio. FIM DA LEGENDA.
( )
LEGENDA: Sanfona. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Você sabia?
Sanfona é o nome popular que muitos brasileiros dão a um instrumento musical chamado acordeão. Observe na imagem algumas partes que formam esse instrumento.
O fole tem entradas que permitem o acúmulo do ar. Quando ele é aberto e fechado, a passagem do ar gera sons, que podem ser controlados acionando as teclas e os botões, chamados de baixos.
Fim do complemento.
80
Investigue
- Em casa, você vai entrevistar um familiar ou conhecido que toque um ou mais instrumentos musicais. Siga o roteiro de entrevista e anote as respostas do entrevistado.
- Nome: _____
- Idade: _____
- Qual é o seu instrumento musical preferido?
( ) Violão
( ) Flauta
( ) Violino
( ) Saxofone
( ) Reco-reco
( ) Tambor
( ) Cavaquinho
( ) Pandeiro
( ) Violoncelo
( ) Baixo
( ) Guitarra
( ) Teclado
( ) Piano
( ) Viola
( ) Bateria
Observação: Imagens fora de proporção com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Outro:
_____
- Por que você prefere esse instrumento?
81
- O professor vai organizar na lousa um levantamento das respostas dos entrevistados pela turma.
Registre no gráfico a seguir a quantidade de entrevistados que escolheu cada instrumento musical. Lembre-se de que cada quadradinho corresponde a um entrevistado.
- Qual instrumento musical foi o mais escolhido pelos entrevistados? Em sua opinião, por que esse foi o instrumento mais escolhido?
82
CAPÍTULO 12. Objetos escolares e memória
Os objetos utilizados na escola também podem ser guardados e contribuem para preservar a memória das pessoas e da comunidade.
- Observe as fotos de alguns objetos utilizados e conservados por uma pessoa que estudou por volta de 1950. Em seguida, escreva uma legenda para cada
foto
usando as palavras dos quadros a seguir.
Quadros:
Caderno
Livro
Mala
Estojo de metal
Estojo de madeira
Fim dos quadros.
_____
_____
_____
_____
_____
Observação: Os elementos foram representados fora de proporção. Fim da observação.
- E você, guardou algum objeto que utilizou em outros tempos? Se sim, que objeto é esse e por que você o guardou?
- Em sua opinião, por que as pessoas guardam objetos de outros tempos?
83
Outras pessoas que estudaram por volta de 1950 se lembram do uniforme que utilizavam nessa época, como nos conta Rosicler Martins a seguir.
- Com a ajuda do professor, leia o texto em voz alta.
Uniforme
Na escola, vestia camisa branca com mangas compridas e saia pregueada. No cabelo, um laço da mesma cor da camisa.
Usava também sapatos pretos e meias três-quartos.
Depoimento de Rosicler Martins Rodrigues para este livro.
- Circule as imagens que representam peças de uniforme semelhantes às que Rosicler descreve em seu depoimento.
Observação: Os elementos foram representados fora de proporção. Fim da observação.
- Atualmente, como é a vestimenta dos alunos na escola em que você estuda?
( ) Os alunos usam uniforme.
( ) Os alunos não usam uniforme.
84
Tempo, tempo...
Um dos objetos utilizados na escola passou por muitas transformações, como nos conta Gerda Brentani, que nasceu em 1903.
Observação: Representações feitas a partir de imagens diversas. Fim da observação.
- De acordo com a autora do texto, qual objeto lhe trazia mais problemas para escrever? Explique.
- E você, tem algum problema com os objetos que utiliza para escrever? Escolha um desses objetos, descreva as partes que o compõem e os problemas que podem ocorrer. Conte para os colegas.
85
- Em casa, reconte para um adulto de sua convivência os objetos de escrever citados no texto.
- Em casa, pergunte a um adulto com mais de sessenta anos de idade quais objetos ele usava para escrever quando era criança. Ele usava os mesmos objetos que você?
86
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- No texto que você leu na página 76, Mariza conta que herdou da avó dois objetos. A esse respeito, faça o que se pede.
- Circule quais foram esses objetos.
Ferro de passar roupa
Máquina de macarrão
Porta-joias de louça
- Por que a avó deixou esses objetos para Mariza?
_____
- Circule quais foram esses objetos.
- Que lembranças Mariza tinha quando utilizava a máquina de fazer macarrão?
_____
- Observe a imagem e responda às questões a seguir.
LEGENDA: Ferro de passar roupa a brasa. FIM DA LEGENDA.
- Você conhece esse objeto?
_____
- Para que ele serve?
_____
- Como ele funciona?
_____
- O objeto é semelhante ao
ferro
de passar
roupa
utilizado em sua casa?
_____
87
- Leia o poema escrito por Cora Coralina, que nasceu em 1889, sobre os materiais escolares utilizados em outros tempos e, a seguir, faça o que se pede.
A escola da mestra Silvina
Sentava em bancos compridos,
escorridos, sem encosto. [...]
Não se usava quadro [...] [grande].
As contas se faziam
em pequenas lousas individuais.
Cora Coralina. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais . São Paulo: Global, 2006. p. 61-62.
- Onde os alunos se sentavam na escola da mestra Silvina?
_____
- Em que material as contas eram registradas
nessa
escola? Circule.
Caderno
Lousa coletiva
Livro
Pequenas lousas individuais
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Onde os alunos se sentavam na escola da mestra Silvina?
- Reconheci os objetos como fontes de memórias?
- Comparei os materiais escolares e identifiquei semelhanças e diferenças?
- Compreendi o significado das fontes históricas?
- Sugeri ideias para as aulas?
- Acompanhei as explicações do professor?