62

UNIDADE 3 - Objetos, memórias e registros

Imagem: Pintura. Muitas pessoas interagem em uma cozinha. Em uma mesa à esquerda, uma senhora de cabelo grisalho prepara uma massa e quatro crianças a observam. Ao centro, em uma mesa maior, há vaso de flores, alguns recipientes com alimentos e mais cinco pessoas ao redor. No canto direito, há um grande ramo de plantas, uma criança e um adulto com uma grande travessa de frutas. Atrás, uma pessoa varre o chão ao lado de um filtro de barro e outra pega uma travessa de um aparador onde estão alguns itens como leite, ovos e um liquidificador.  Ao fundo, há panelas no fogão e a geladeira está aberta. Na parede, há um quadro pregado na parede e prateleiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bagunça na cozinha, pintura de Ana Denise, 2017. FIM DA LEGENDA.

63

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Identifique cinco objetos representados na cena e conte aos colegas.

Fim do complemento.

64

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Como as pessoas registram suas histórias pessoais e familiares?

CAPÍTULO 9. Diários e cartas

As pessoas podem registrar as suas vivências e as de suas famílias de diferentes formas. Uma dessas formas é o registro de acontecimentos em um diário.

Ao ler o diário de uma pessoa, podemos conhecer parte de sua história e de seus familiares.

  1. Quando o professor solicitar, leia, em voz alta, um trecho do diário de Bernardina, escrito em 1889.

    Diário de Bernardina

    1 de setembro

    Depois do jantar fomos à casa de tia Leopoldina, para cear com ela, que faz anos hoje. [...]

    8 de setembro

    Papai convidou-nos para irmos todos ao jardim zoológico, para vermos o elefante, os camelos e a girafa; as crianças gostaram muito do passeio. [...]

    25 de novembro

    Depois do almoço, mamãe, Alcida e eu saímos, fomos comprar dois cortes de vestido para mim e para Alcida.

    Ana Maria Mauad. A vida das crianças de elite durante o Império. Em: Mary del Priore (org.). História das crianças no Brasil . São Paulo: Contexto, 1999. p. 169.

Imagem: Ilustração. Uma menina de longo vestido, meias, sapatilha e fita no cabelo está sentada diante de uma mesa de madeira e escreve em um diário.   Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa elaborada com base em referências fotográficas de época. Fim da observação.

65

  1. Que informações estão registradas no diário de Bernardina?

    ( ) O dia e o mês de cada acontecimento.

    ( ) Os dias da semana em que os fatos aconteceram.

    ( ) Os acontecimentos que ocorreram com Bernardina e seus familiares.

    ( ) Os acontecimentos da vida de pessoas que não fazem parte da família de Bernardina.

  1. Quais foram os dois lugares visitados por Bernardina e registrados no diário dela?

    _____

  1. Ligue os acontecimentos registrados por Bernardina às datas em que eles ocorreram.

    Coluna à esquerda:

    Cear na casa de tia Leopoldina.

    Fazer compras com a mãe e com Alcida.

    Ir ao jardim zoológico com a família.

    Coluna à direita:

    de setembro

    8 de setembro

    25 de novembro

  1. O passeio ao jardim zoológico ocorreu antes ou depois da ceia na casa de tia Leopoldina? _____
  1. Circule o nome dos animais que foram citados no diário de Bernardina.

    Camelo

    Leão

    Macaco

    Elefante

    Girafa

    Urso

  1. Quem convidou as crianças para o passeio no jardim zoológico? Marque a resposta com um X.

    ( ) A mãe.

    ( ) O pai.

    ( ) A tia.

66

  1. Agora, faça como Bernardina e elabore a página de um diário. Siga as etapas.
    1. Escolha um acontecimento que você vivenciou com sua família.
    1. Registre o dia e o mês do ocorrido.
    1. Desenhe o acontecimento, incluindo as pessoas que participaram, as roupas que elas vestiam e as características do local onde ocorreu.

      Acontecimento: _____

      Dia: _____. Mês: _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Veja o trecho do diário elaborado por um colega. Há alguma semelhança entre os acontecimentos registrados por vocês? Se sim, qual é?

67

Boxe complementar:

Você sabia?

Muitos navegadores registram suas viagens em diários. Leia o trecho de um diário escrito por Amyr Klink, que viajou da África ao Brasil em um barco a remo em 1984.

Grandes ondas

Naquela mesma noite fui acordado diversas vezes por ondas que golpeavam o barco com impressionante violência. O mar parecia ter enlouquecido e não havia mais nada que eu pudesse fazer a não ser permanecer deitado e rezar. Choques tremendos, um barulho assustador, tudo escuro; adormeci. E acordei, deitado no teto, quase me afogando em sacolas e roupas que me vieram à cabeça. Tudo ao contrário: eu havia capotado. Indescritível sensação. Estaria sonhando ainda?

Não. Alguns segundos, outra onda e tudo voltava à posição normal em total desordem!

Amyr Klink. Cem dias entre céu e mar . São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 50.

Imagem: Fotografia. Em alto-mar, destaque de um homem de pé em um barco e que veste uma roupa fresca com camiseta regata e shorts. Ele segura uma corda acoplada à embarcação e olha para foto. Ao fundo, há uma pequena bandeira do Brasil hasteada.  Fim da imagem.

LEGENDA: O navegador Amyr Klink em seu barco, em 1984. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

68

As cartas

Outra forma de registro das vivências familiares são as cartas, como esta, escrita em 1863.

Imagem: Ilustração. Uma carta em papel pardo com bordas irregulares sobreposto a um envelope com linhas e ao lado de uma caneta e um tinteiro.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Rio [de Janeiro], 24 de maio de 1863

Cara Mana,

Não há novidade.

A [minha filha] Leopoldina teve defluxo com alguma febre; mas vai bem. [...]

Adeus!

Toma esse saudosíssimo [abraço] e dá outro ao Luiz.

Lembranças aos meus sobrinhos.

Teu mano do coração,

Pedro.

Manoella Neres Jubilato. Edição e estudo de cartas inéditas escritas por Dom Pedro II . São Paulo. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2013. p. 134. Disponível em: http://fdnc.io/fLQ. Acesso em: 3 fev. 2021.

Glossário:

Defluxo: inflamação nasal.

Fim do glossário.

Boxe complementar:

Você sabia?

O autor da carta que você leu ficou conhecido como Dom Pedro II.

Ele foi imperador do Brasil durante quarenta e nove anos e casou com Teresa Cristina, com a qual teve quatro filhos: Pedro, Isabel, Afonso e Leopoldina, que foi citada na carta.

Fim do complemento.

69

  1. Complete o esquema sobre a carta da página anterior.

    Autor da carta: _____ séta para: A quem a carta foi destinada: _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é o principal acontecimento citado na carta?
  1. Leia no glossário o significado do termo “defluxo”. Escreva uma frase com essa palavra.
  1. Escolha uma pessoa com a qual você convive para produzir uma carta. Em uma folha de papel, inclua as informações a seguir.
    • Local e data.
    • Nome da pessoa a quem se destina a carta.
    • Um desenho representando um acontecimento do seu dia a dia.
    • Sua assinatura.

      Entregue a carta pessoalmente ou, se a pessoa morar longe, peça a um adulto que o ajude a enviá-la pelo correio. Para isso, você precisa saber o nome e o endereço completo de quem vai receber a carta.

Imagem: Ilustração. Um conjunto de seis envelopes fechados e selados com diferentes inscrições de destinatários.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

70

CAPÍTULO 10. Álbuns de fotografia

Na letra da canção a seguir, os autores descrevem outra forma de registro da história da família.

Velho álbum de família

Cada foto, uma relíquia

Que a joia do tempo dourou

velho álbum de família que ganhei do meu avô

Pose em frente da modesta capela

bela roupa de domingo

pais, amigos e parentes contentes

como manda o figurino

Sentimento que me invade é saudade

de um tempo não vivido

por trás de cada imagem, a verdade:

todo avô já foi menino.

Susie Mathias e Oswhaldo Rosa. Velho álbum de família. Em: Canção das moças . São Paulo: Paulus, 2006.

Glossário:

Relíquia: nesse caso, objeto antigo de grande valor sentimental.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Em uma área aberta, uma família composta por cinco pessoas posa para um fotógrafo. Ele está de paletó e com a cabeça coberta por um tecido preso à máquina fotográfica que está sobre um tripé diante dos retratados. A família apresenta uma senhora de chale sentada e de pé estão duas crianças, um menino e uma menina, duas senhoras de vestido, uma loira e outra de cabelo preto, e um senhor de bigode e chapéu.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Que pessoas foram retratadas no álbum de família?

    _____

  1. O álbum era composto de:

    ( ) pinturas.

    ( ) notícias.

    ( ) fotos.

    ( ) objetos.

  1. Em casa, leia em voz alta para um adulto a letra da canção “Velho álbum de família”.

71

  1. Agora é a sua vez de montar um álbum de fotos ou desenhos. Para isso, siga as etapas descritas a seguir.
    1. Peça ajuda aos adultos com quem você convive para selecionar fatos antigos ou recentes da sua vida, como festas, comemorações, viagens ou acontecimentos do dia a dia.
    1. Separem fotos que retratam alguns desses acontecimentos. Se não houver fotos, você poderá fazer desenhos representando esses acontecimentos.
    1. Escolha um dos acontecimentos e, depois, responda às questões a seguir.
      • Quem estava presente nesse momento?

        _____

      • Onde ele aconteceu?

        _____

      • Qual é a data aproximada do acontecimento?

        _____

      1. Nas próximas páginas deste livro, cole as fotos que você selecionou ou os desenhos que você fez para representar os acontecimentos da sua vida. Comece com o mais antigo e finalize com o mais recente.
      1. Escreva uma legenda para cada foto ou para cada desenho, apresentando informações sobre as pessoas retratadas, a data e o local do acontecimento representado.

72

Meu álbum de fotos e desenhos

Imagem: Ilustração. Sobre uma mesa, um caderno espiralado aberto com espaços em branco emoldurados para colagem de fotos. Ao redor do caderno estão alguns clipes, lapiseira, borracha, lápis, tachinhas e apontador.  Fim da imagem.

73

74

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Relacione as colunas de acordo com as características de cada tipo de diário citado.

    Coluna à esquerda:

    Diário familiar cotidiano

    Diário de viagem

    Coluna à direita:

    O navegador faz o registro dos acontecimentos de sua viagem.

    A pessoa faz o registro dos acontecimentos familiares.

  1. Classifique as diferentes formas de registro de acordo com a legenda.

    AL. Álbum de família.

    CA. Cartas.

    ( ) É uma forma de registro, principalmente por meio de imagens das vivências familiares.

    ( ) É uma forma de comunicação de uma pessoa para outra, com data e assinatura.

  1. Crie um trecho de um diário pessoal, relatando um acontecimento vivenciado na sala de aula. Coloque a data e depois faça um desenho.

Dia: _____. Mês: _____. Ano: _____.

75

  1. Observe a imagem.
Imagem: Fotografia. Em uma sala de aula enfeitada com bandeirolas roxas penduradas em um varal, um grupo de alunos uniformizados, alguns usando chapéu cônico, e a professora de jaleco sorriem e alguns batem palma. Na lousa, está escrito: “Feliz Aniversário” e a figura de um balão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comemoração em escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo. FIM DA LEGENDA.

  1. Relacionei os nomes das formas de registro e os seus usos?
  1. Comparei e identifiquei semelhanças e diferenças nas formas de registro?
  1. Identifiquei fotos sobre as memórias da família?
  1. Montei meu álbum com fotos e/ou desenhos?
  1. Respeitei as regras de convivência da turma?

76

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Como os objetos podem estar relacionados às memórias pessoais e familiares?

CAPÍTULO 11. Objetos domésticos e memória

As pessoas podem guardar alguns objetos que consideram importantes para a sua história pessoal, familiar ou da comunidade em que vivem, como demonstra o depoimento de Mariza sobre sua avó Maria.

A máquina de fazer macarrão

Eu ansiava vê-la passar uns dias em minha casa. Trazia sempre sua máquina de macarrão e também pacotinhos de balas e docinhos. Eu e meu irmão Marcos íamos esperá-la no ponto de ônibus, próximo de casa, e a primeira pergunta que eu fazia era: “trouxe a máquina de macarrão?”. Gostava muito de ajudá-la a fazer o macarrão e colocá-lo num suporte para secar ao sol. [...]

Já no final de sua vida, morando na casa de minha tia Olívia, foi se desfazendo de tudo o que possuía [...]. E a cada um de nós foi dando o que achava que seria mais interessante. A mim me coube a máquina de macarrão (sabia o quanto eu valorizava esse utensílio) e um porta-joias de louça com a figura de uma bailarina.

Mariza Bignotto Denucci. Legado de avó – amor para sempre. Museu da pessoa . Disponível em: http://fdnc.io/fpj. Acesso em: 4 fev. 2021.

Imagem: Ilustração. Uma menina de vestido e sapatilha e um menino de camisa, colete, shorts e tênis estão em uma parada de ônibus com dois bancos vazios atrás deles. Ao fundo, o ônibus com frente capô, porta aberta e janelas pequenas.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Grife no texto o que a avó Maria levava para Mariza e seu irmão quando ia visitá-los.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que a avó deu a máquina de macarrão para Mariza?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além da máquina de macarrão, o que mais a avó deixou para Mariza?

77

Explorar fonte histórica material

Observe a fotografia de uma máquina de fazer macarrão semelhante à citada no depoimento de Mariza.

Imagem: Fotografia. Uma máquina de ferro que apresenta base firme da qual partem quatro pés que sustentam dois cilindros horizontais e paralelos, um mais acima e outro mais abaixo. Nas extremidades, ambos são conectados por duas grandes catracas e do outro lado há uma manivela com extremidade de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Máquina de fazer macarrão utilizada por volta de 1930. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como você imagina que essa máquina funcionava?
  1. Agora, leia uma receita de macarrão feito com uma máquina semelhante à utilizada por volta de 1930.

    Imagem: Ilustração. Página de um caderno espiralado com borda verde e a seguinte receita: “Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 3 colheres (chá) de sal; 4 ovos. Modo de fazer: Misturar os ingredientes e fazer uma massa; Passar a massa pelos cilindros inferiores da máquina de fazer macarrão para abrir e afinar a massa; Depois, passar a massa por um dos cilindros superiores para cortar o macarrão; Polvilhar farinha em uma mesa e colocar o macarrão para secar. Atenção: Por motivos de segurança, a máquina de macarrão só pode ser usada por um adulto.”.  Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • As informações da receita confirmaram a hipótese que você levantou na atividade 1 sobre o funcionamento da máquina de macarrão? Explique.

78

Instrumentos musicais

Os instrumentos musicais também podem lembrar experiências vividas em outros tempos, como nos conta Lenilde Ramos, que nasceu no município de Corumbá, no estado do Mato Grosso.

  1. Com o auxílio do professor, leia o texto em voz alta.

    Objetos de infância

    Em vez de bonecas e carrinhos, minha infância foi marcada por brinquedos diferentes: sanfona, violão e vagões de trem. Em casa, eu escalava o armário para admirar o violão do meu pai, um instrumento de 1926, com detalhes de madrepérola .

    A sanfona de minha mãe era pesada e a brincadeira tinha que ser compartilhada com minha irmã: uma puxava o fole e a outra viajava nas teclas.

    Um dia [...] meu pai comprou uma pra mim. Aí eu ligava o rádio e tentava encontrar o botão [do teclado da sanfona] que combinava com a música.

    Lenilde Ramos. Uma infância marcada por sanfona, violão e vagões de trem em Porto Esperança. Campo Grande News , 4 jan. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/fpk. Acesso em: 4 fev. 2021.

    Glossário:

Madrepérola: material de decoração retirado das conchas.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Plano aberto de uma via de terra na qual passa um automóvel e há muitas pessoas agrupadas em um trecho da calçada à frente de uma área com muitas árvores e cercada por um portão. Na região, há construções compridas e térreas. Ao fundo, há um terreno com árvores e uma grande embarcação atracada no mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul. Foto de cerca de 1930. FIM DA LEGENDA.

79

  1. Relacione cada lembrança de Lenilde aos objetos que aparecem nas imagens, classificando-os conforme a legenda.

    A. Instrumento da mãe que era pesado e que Lenilde tocava com a irmã.

    B. Instrumento de 1926 que pertencia ao pai de Lenilde e tinha detalhes de madrepérola.

    C. Objeto que Lenilde ligava e, ao ouvir a música, tentava encontrar o botão da sanfona que combinava com ela.

( )

Imagem: Fotografia. Um violão. Instrumento feito de madeira com corpo fino, comprimento largo com contorno ondulado nas laterais. Ao centro apresenta um círculo que leva à ao interior oco do instrumento e à frente do qual passam um conjunto de cordas em sentido verticalizado que acompanham o braço do instrumento e são presas nas afinações em sua extremidade.   Fim da imagem.

LEGENDA: Violão. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Um rádio feito de madeira e de forma retangular. Do lado esquerdo apresenta um quadrado com superfície de aspecto poroso e do lado direito apresenta quatro pequenos botões lado a lado abaixo de um quadro de sintonização das estações. Fim da imagem.

LEGENDA: Rádio. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Uma sanfona. Instrumento de corpo alongado em forma hexagonal. As extremidades são de madeira e apresenta pegadores de couro. O comprimento apresenta aspecto dobrável.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sanfona. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Você sabia?

Sanfona é o nome popular que muitos brasileiros dão a um instrumento musical chamado acordeão. Observe na imagem algumas partes que formam esse instrumento.

O fole tem entradas que permitem o acúmulo do ar. Quando ele é aberto e fechado, a passagem do ar gera sons, que podem ser controlados acionando as teclas e os botões, chamados de baixos.

Imagem: Fotografia. Acordeão. Apresenta formato retangular com extremidades firmes, onde fica o teclado, e comprimento de aspecto sanfonado, onde está o fole, que tem aspecto dobrável. Fim da imagem.

Fim do complemento.

80

Investigue

  1. Em casa, você vai entrevistar um familiar ou conhecido que toque um ou mais instrumentos musicais. Siga o roteiro de entrevista e anote as respostas do entrevistado.
    • Nome: _____
    • Idade: _____
    • Qual é o seu instrumento musical preferido?

( ) Violão

Imagem: Fotografia. Um violão. Fim da imagem.

( ) Flauta

Imagem: Fotografia. Uma flauta. Apresenta corpo longo, cilíndrico, com alguns furos no comprimento e bocal achatado na extremidade. Fim da imagem.

( ) Violino

Imagem: Fotografia. Um violino. É pequeno, apresenta corpo de madeira com laterais curvas, um conjunto de cordas ao centro que acompanham o braço e são presas nas afinações na extremidade. Ao lado, está o arco do violino. Fim da imagem.

( ) Saxofone

Imagem: Fotografia. Um saxofone. Apresenta corpo metálico dourado, com aspecto tubular curvo, boquilha achatada em uma extremidade e campânula na outra.  Fim da imagem.

( ) Reco-reco

Imagem: Fotografia. Um reco-reco. Apresenta corpo cilíndrico com sulcos paralelos em sua superfície. Ao lado, está uma fina baqueta.  Fim da imagem.

( ) Tambor

Imagem: Fotografia. Um tambor. Apresenta corpo circular e estreito com pele leitosa e acompanha duas baquetas de madeira. Fim da imagem.

( ) Cavaquinho

Imagem: Fotografia. Um cavaquinho. Apresenta corpo com contornos nas laterais, um círculo ao centro que leva ao interior oco do instrumento e pelo qual passa um conjunto de cordas que acompanham o braço do instrumento e são presas nas afinações em sua extremidade. Fim da imagem.

( ) Pandeiro

Imagem: Fotografia. Um pandeiro. Instrumento estreito de copo circular que apresenta pele leitosa e platinelas em sua lateral. Fim da imagem.

( ) Violoncelo

Imagem: Fotografia. Um violoncelo. É grande, apresenta corpo de madeira com laterais curvas, um conjunto de cordas ao centro que acompanham o braço e são presas nas afinações na extremidade. Ao lado, está o arco do violoncelo.  Fim da imagem.

( ) Baixo

Imagem: Fotografia. Um baixo. Apresenta corpo estreito e curvo nas laterais com um conjunto de cordas que acompanha o braço do instrumento e são presas nas afinações em sua extremidade. Fim da imagem.

( ) Guitarra

Imagem: Fotografia. Uma guitarra. Apresenta corpo estreito e curvo nas laterais com um conjunto de cordas que acompanha o braço do instrumento e são presas nas afinações em sua extremidade. Fim da imagem.

( ) Teclado

Imagem: Fotografia. Um teclado. Apresenta corpo retangular e estreito com muitas teclas paralelas e alguns botões ao redor. Fim da imagem.

( ) Piano

Imagem: Fotografia. Um piano. É grande, apresenta três longos pés e pedal. Na parte superior, está o teclado e a cauda com a tampa aberta.  Fim da imagem.

( ) Viola

Imagem: Fotografia. Uma viola. Apresenta corpo com contornos nas laterais, um círculo ao centro que leva ao interior oco do instrumento e pelo qual passa um conjunto de cordas que acompanham o braço do instrumento e são presas nas afinações em sua extremidade. Fim da imagem.

( ) Bateria

Imagem: Fotografia. Uma bateria. Apresenta um conjunto com bumbo, tom 1, tom 2, caixa, surdo, pratos e chimbal.  Fim da imagem.

Observação: Imagens fora de proporção com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.

81

  1. O professor vai organizar na lousa um levantamento das respostas dos entrevistados pela turma.

    Registre no gráfico a seguir a quantidade de entrevistados que escolheu cada instrumento musical. Lembre-se de que cada quadradinho corresponde a um entrevistado.

Imagem: Ilustração. Uma faixa que apresenta notas musicais.  Gráfico. No eixo vertical está o número de entrevistados de 1 a 15. No eixo horizontal está a lista de instrumento. Violão. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Flauta. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______.  Violino. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Saxofone. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Reco-reco. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Tambor. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Cavaquinho. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Pandeiro. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Violoncelo. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Baixo. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Guitarra. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Teclado. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Piano. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Viola. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Bateria. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual instrumento musical foi o mais escolhido pelos entrevistados? Em sua opinião, por que esse foi o instrumento mais escolhido?

82

CAPÍTULO 12. Objetos escolares e memória

Os objetos utilizados na escola também podem ser guardados e contribuem para preservar a memória das pessoas e da comunidade.

  1. Observe as fotos de alguns objetos utilizados e conservados por uma pessoa que estudou por volta de 1950. Em seguida, escreva uma legenda para cada foto usando as palavras dos quadros a seguir.

    Quadros:

    Caderno

    Livro

    Mala

    Estojo de metal

    Estojo de madeira

    Fim dos quadros.

Imagem: Fotografia. Um estojo de madeira que apresenta a o fechamento da parte superior com uma régua deslizante. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Um estojo metálico de cor prata e azul. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Um livro espiralado chamado “O livro de Lili”, que apresenta uma menina na capa. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Uma mala marrom que apresenta alça curta na parte superior e um botão central para fechamento na lateral. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Um caderno fino espiralado e de capa vermelha. Fim da imagem.

_____

Observação: Os elementos foram representados fora de proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E você, guardou algum objeto que utilizou em outros tempos? Se sim, que objeto é esse e por que você o guardou?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que as pessoas guardam objetos de outros tempos?

83

Outras pessoas que estudaram por volta de 1950 se lembram do uniforme que utilizavam nessa época, como nos conta Rosicler Martins a seguir.

  1. Com a ajuda do professor, leia o texto em voz alta.

    Uniforme

    Na escola, vestia camisa branca com mangas compridas e saia pregueada. No cabelo, um laço da mesma cor da camisa.

    Usava também sapatos pretos e meias três-quartos.

    Depoimento de Rosicler Martins Rodrigues para este livro.

  1. Circule as imagens que representam peças de uniforme semelhantes às que Rosicler descreve em seu depoimento.
Imagem: Fotografia. Uma camisa branca de manga longa e um broche pendurado na região do peito. Short azul. Sapato preto. Laço branco. Meia três-quartos branca. Camiseta de manga curta branca. Saia de pregas azul. Tênis rosa.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos foram representados fora de proporção. Fim da observação.

  1. Atualmente, como é a vestimenta dos alunos na escola em que você estuda?

    ( ) Os alunos usam uniforme.

    ( ) Os alunos não usam uniforme.

84

Tempo, tempo...

Um dos objetos utilizados na escola passou por muitas transformações, como nos conta Gerda Brentani, que nasceu em 1903.

Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo feita em uma lousa e que vai de 1910 a 2030 com alternância de dez em dez anos. Pouco depois de 1910, há um cartaz que apresenta uma pena de metal e um tinteiro e o seguinte texto: “Menina, na escola, para escrever eu usava uma peninha de metal enfiada num cabo de madeira. Na mesa, ficava um vidrinho de tinta azul onde eu molhava a peninha de metal. Parece simples, mas a tinta pingava, manchava o papel, o livro e, logicamente, a blusa branca exigida pela escola.”. Depois, quase em 1950, há outro cartaz que apresenta uma caneta desmontada e o seguinte texto: “Nasceu depois a caneta [...]. Em seu interior havia um canudinho de vidro cheio de tinta. Volta e meia era necessário desatarraxá-la e encher o canudinho vazio. O risco de pingar em algum lugar errado era grande.”. Por fim, após 1990, há uma caneta esferográfica destampada e o seguinte texto no cartaz: “Hoje tenho na mão um cabo comprido de plástico cheio de tinta. Vou escrevendo quilômetros, até acabar o líquido. Compro outra caneta [...] e sigo em frente. Gerda Brentani. Eu me lembro. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1993. p. 22.”.  Fim da imagem.

Observação: Representações feitas a partir de imagens diversas. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com a autora do texto, qual objeto lhe trazia mais problemas para escrever? Explique.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E você, tem algum problema com os objetos que utiliza para escrever? Escolha um desses objetos, descreva as partes que o compõem e os problemas que podem ocorrer. Conte para os colegas.

85

  1. Em casa, reconte para um adulto de sua convivência os objetos de escrever citados no texto.
  1. Em casa, pergunte a um adulto com mais de sessenta anos de idade quais objetos ele usava para escrever quando era criança. Ele usava os mesmos objetos que você?

86

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. No texto que você leu na página 76, Mariza conta que herdou da avó dois objetos. A esse respeito, faça o que se pede.
    1. Circule quais foram esses objetos.

      Ferro de passar roupa

      Máquina de macarrão

      Porta-joias de louça

    1. Por que a avó deixou esses objetos para Mariza?

      _____

  1. Que lembranças Mariza tinha quando utilizava a máquina de fazer macarrão?

    _____

  1. Observe a imagem e responda às questões a seguir.
Imagem: Fotografia. Um ferro de passar que apresenta base larga e tampa com rebarba e pegador de madeira com um orifício na lateral.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ferro de passar roupa a brasa. FIM DA LEGENDA.

  1. Você conhece esse objeto?

    _____

  1. Para que ele serve?

    _____

  1. Como ele funciona?

    _____

  1. O objeto é semelhante ao ferro de passar roupa utilizado em sua casa?

    _____

87

  1. Leia o poema escrito por Cora Coralina, que nasceu em 1889, sobre os materiais escolares utilizados em outros tempos e, a seguir, faça o que se pede.

    A escola da mestra Silvina

    Sentava em bancos compridos,

    escorridos, sem encosto. [...]

    Não se usava quadro [...] [grande].

    As contas se faziam

    em pequenas lousas individuais.

    Cora Coralina. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais . São Paulo: Global, 2006. p. 61-62.

    1. Onde os alunos se sentavam na escola da mestra Silvina?

      _____

    1. Em que material as contas eram registradas nessa escola? Circule.

      Caderno

      Lousa coletiva

      Livro

      Pequenas lousas individuais

      Autoavaliação

      Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

      Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Reconheci os objetos como fontes de memórias?
  1. Comparei os materiais escolares e identifiquei semelhanças e diferenças?
  1. Compreendi o significado das fontes históricas?
  1. Sugeri ideias para as aulas?
  1. Acompanhei as explicações do professor?