88

UNIDADE 4. Trabalho, ambiente e comunidade

Imagem: Fotografia. Gado espalhado em uma vasta área desmatada, com muitos troncos caídos queimados e relva seca. No horizonte, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de gado em área desmatada da Floresta Amazônica no município de Apuí, no estado do Amazonas. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

89

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Que tipo de atividade está representado na imagem?
  1. Esse tipo de atividade pode causar impactos no ambiente? Se sim, cite um deles.

Fim do complemento.

90

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

Que tipos de trabalhadores existem nas comunidades?

CAPÍTULO 13. Tipos de trabalhadores

Os trabalhadores realizam suas atividades em locais abertos ou em locais fechados.

Imagem: Pintura. Um homem de camisa, calça e chapéu largo está de pé dentro de uma pequena embarcação da qual puxa uma grande rede da água. Ao fundo, outras duas embarcações, casebres e muitas árvores próximas de uma ponte.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia de Fora, pintura de Alexandre Freire, 2007. FIM DA LEGENDA.

  1. Complete a ficha com informações sobre a pintura.

91

  1. Observe os trabalhadores representados nas imagens e faça o que se pede.
Imagem: Fotografia. Em uma via, duas pessoas uniformizadas com macacão e chapéu amarelos, luvas pretas, botas e máscara de proteção no nariz e boca varrem o chão próximos de um amplo banco. Ao fundo, pessoas sentadas em pequenas mesas, também casas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Varredores de rua no município de Santo Antônio de Jesus, no estado da Bahia. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma mulher que carrega um cesto grande sobre a cabeça com uma porção de pequenos cocos. Ao fundo, vegetação. Fim da imagem.

LEGENDA: Coletora de coco babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem uniformizado com boné azul, camiseta amarela, bolsa larga azul transpassada no ombro, bermuda azul segura envelopes e está parado diante do portão de uma casa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Carteiro no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de camiseta, calça e chapéu largo está descalça na terra entre pequenas plantações de hortaliça. Ela olha para o solo e segura uma pá. Ao fundo, bananeiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultora no município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Interprete as informações e relacione as colunas.

Local de trabalho

Rua

Área de vegetação original

Plantação

Trabalhador

Agricultora

Carteiro

Coletora de frutos

Varredor de rua

Instrumento de trabalho

Vassoura

Enxada

Bolsa

Cesto

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que esses trabalhadores têm em comum? Converse com os colegas.

92

  1. O poema a seguir fala sobre o trabalho dos vendedores de rua, também conhecidos como camelôs. Quando chamado, leia em voz alta o trecho indicado pelo professor.

    Tem camelô...

    [...] Com uma banca e um banco

    Essa loja tão sortida mostra

    tanta coisa linda

    sem nem mesmo ter vitrine.


    Não tem teto, nem paredes.

    O freguês dessa lojinha

    entra e sai por todo lado.

    Todo mundo é atendido,

    todo mundo é bem tratado.


    Um relógio pra madame!

    Um cinto pro cavalheiro,

    Um carrinho pro garoto,

    pro moço ali um chaveiro.

    Marcelo Xavier. Tem de tudo nessa rua ... São Paulo: Formato, 1990. p. 6.

Imagem: Ilustração. Um homem de camiseta, calça, tênis e pochete na cintura está parado de pé diante de uma bancada na qual apresenta óculos em exposição, bonés, chaveiros, cintos afivelados e outros itens. Ao seu lado, há uma banqueta.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Usando lápis de cor, pinte os elementos de acordo com a legenda.

    Ilustração. Quadrado amarelo.Existe no local de trabalho descrito no texto.

    Ilustração. Quadrado azul.Não existe no local de trabalho descrito no texto.

    ( ) Banca.

    ( ) Teto.

    ( ) Parede.

    ( ) Vitrine.

    ( ) Banco.

  1. Localize e retire do texto os nomes de dois objetos que o camelô vende. Registre-os a seguir.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Existem camelôs no lugar em que você vive? Se sim, em que local eles trabalham? Conte aos colegas.

93

Há cerca de cem anos já havia vendedores de rua trabalhando em diversas localidades do Brasil. Alguns desses vendedores criavam poemas para serem cantados, chamados de pregões.

Os pregões anunciavam o produto que estava sendo vendido, como podemos ver no exemplo a seguir.

Olha o sorvete!

Sorvete, iaiá,

é de creme abacaxi, sinhá.

Fui andando numa rua

escorreguei mas não caí,

é por causa do sorvete

que é de creme abacaxi.

Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 299. Título adaptado.

Imagem: Ilustração. Em uma área aberta com rua de paralelepípedos, postes de iluminação antigos e rodeado por construções e uma torre com um sino. Quatro crianças cercam um vendedor de sorvete que trabalha de triciclo, usa camisa, calça e boina.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Qual era o objetivo do pregão descrito no texto?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que você achou desse pregão? Conte para os colegas.
  1. Imagine que um dos adultos com quem você convive é vendedor de rua.
    1. Crie um pregão para ajudá-lo a vender um produto.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Quando chamado pelo professor, leia em voz alta o pregão que você criou.

94

Trabalhar em locais fechados

Muitos trabalhadores exercem suas atividades em locais fechados, como o trabalhador descrito no poema a seguir.

O sapateiro

Sapatos de todos os tipos,

empilhados, usados, manchados,

na oficina do sapateiro.


Quantas calçadas andaram

esses sapatos,

quantas festas, quantos rumos,

e, sobretudo,

quantas encruzilhadas ?


Indiferente a tantas histórias,

O sapateiro martela, cola,

bate sola o dia inteiro.


Então, cansado, fecha a porta

da oficina, atravessa a rua,

e vai para casa com seu sapato

furado [...].

Roseana Murray. Artes e ofícios . São Paulo: FTD, 2007. p. 30.

Glossário:

Encruzilhada: local em que dois ou mais caminhos se cruzam.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Um homem de camisa, calça e avental está de pé diante de uma mesa de trabalho com pregos, cola e solado. Próximo a luminária no teto, ele segura um sapato e o ajusta com um martelo. Ao lado no chão, há outros pares de sapato. Ao fundo, na parede, estão prateleiras com mais sapatos e caixas.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. No poema, sublinhe em vermelho o local de trabalho do sapateiro.
  1. Agora, sublinhe em azul as atividades que ele realiza no trabalho.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que você acha do fato de o sapateiro do poema andar “com seu sapato furado”? Explique aos colegas.
  1. Em casa, reconte para um adulto as informações do poema.

95

  1. Observe as imagens e leia as legendas.
Imagem: Fotografia. Uma mulher de óculos trabalha sentada diante de uma mesa com um computador, calculadora e muitas pequenas notas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Secretária no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de avental sorri enquanto serve uma pizza para um rapaz sentado à sua frente. Fim da imagem.

LEGENDA: Garçom no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de jaleco e com estetoscópio no pescoço sorri enquanto avalia a boca de uma criança com uma pequena espátula.  Fim da imagem.

LEGENDA: Médica no município de Itaparica, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de jaleco azul sorri enquanto manipula cabos do equipamento interno de um veículo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mecânica no município de Valença, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Escolha um dos trabalhadores representados nas fotos.
  1. Elabore uma pequena produção de escrita no caderno, descrevendo a profissão desse trabalhador e um objeto que ele utiliza no trabalho.

96

CAPÍTULO 14. Trabalhadores nas comunidades

Existem trabalhadores que exercem suas atividades nas comunidades. Alguns deles recebem homenagens por isso, como os trabalhadores do bairro Jaçanã, no município de São Paulo, estado de São Paulo.

Trabalhadores homenageados

Os trabalhadores dos serviços de zeladoria foram os grandes homenageados. Chamados um por um, os garis, pintores, equipes de manutenção de córregos , entre outros servidores que ajudam a manter as nossas ruas e avenidas melhores para se viver, subiram ao palco para receber o certificado de reconhecimento pelos serviços indispensáveis prestados à comunidade.

Um reconhecimento justo a realmente quem merece ser reconhecido pelo esforço, às vezes em condições nada simples – debaixo de sol, de chuva, sob o frio ou calor intenso – e que são fundamentais para a vida e o cotidiano de todos nós. [...]

Bruno Viterbo. Regional Jaçanã-Tremembé homenageia trabalhadores e lança selo comemorativo. SP Norte , 19 ago. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fLU. Acesso em: 9 fev. 2021.

Glossário:

Córregos: pequenos rios.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Destaque de duas vias em mesmo sentido na qual trafegam carros e moto de transportadora e são separadas por estreita calçada e postes de iluminação. Do outro lado, na calçada, há comércio aberto. Ao fundo, árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no bairro Jaçanã, no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

97

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com o texto, quais são os desafios enfrentados pelos trabalhadores dos serviços de zeladoria do Jaçanã?
  1. Identifique dois trabalhadores citados no texto e desenhe as atividades que esses trabalhadores realizam na comunidade.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que os trabalhadores mencionados no texto foram reconhecidos pelos “serviços indispensáveis prestados à comunidade”?
  1. Em casa, leia um trecho do texto em voz alta para um adulto.

98

Desafios no cotidiano de trabalho

Além dos trabalhadores de serviços de zeladoria, outros profissionais podem enfrentar desafios em suas atividades de trabalho, como descreve o texto a seguir.

Som e profissionais

O uso em excesso do fone de ouvido com som alto causa danos à saúde, segundo o médico de Itapetininga (SP) José Otávio Ayres. [...]

O DJ Michel Max depende dos fones, são horas de trabalho com o som alto nos ouvidos. Além disso, quando não está em eventos e baladas está no estúdio. “Única coisa que eu percebo geralmente é quando acaba o evento e na hora de dormir que eu percebo um pouco de zumbido, um incômodo, mas no outro dia está normal”, conta.

O cantor João Hernani também usa os fones na hora de gravar as músicas e até mesmo no palco, quando se apresenta, pra se comunicar com a produção. “Deixo alto porque a gente tem uma [...] bateria atrás, e a gente precisa ouvir muito bem a voz para gente poder cantar sem forçar”, explica.

Uso em excesso do fone de ouvido com som alto causa danos à saúde. G1 Itapetininga e região , 9 jun. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/fpq. Acesso em: 9 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Em primeiro plano, destaque de um rapaz de costas que manipula um vinil num toca-discos ao lado de um notebook. Ele tem dreads, está de boné, usa fone de ouvido e usa uma camiseta com inscrição “S. JAY 17”. Ao fundo, jovens parados conversam em uma quadra poliesportiva.  Fim da imagem.

LEGENDA: DJ em evento no município de Jundiaí, no estado de São Paulo. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

99

  1. Localize e retire do texto as informações sobre os trabalhadores citados para preencher as fichas a seguir.

Ficha:

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com o texto, qual é o desafio enfrentado por esses profissionais em seus trabalhos?
  1. Observe os profissionais representados nas imagens e classifique os desafios que eles enfrentam de acordo com a legenda.

    1. Muito calor.

    2. Barulho.

    3. Vento e chuva.

    4. Muito frio.

( )

Imagem: Fotografia. Destaque de uma pessoa com capa de chuva e sombrinha que está parada em uma via de paralelepípedos enquanto vende guarda-chuvas expostos próximo à guia da calçada. Ao fundo, carros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedor ambulante no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois homens agasalhados e de luvas, um deles de toca, estão dentro de um espaço fechado com luz azulada e manipulam grandes barras de gelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escultores de gelo em Hensall, no Canadá. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de jaleco branco, capacete de proteção com visor manipula uma pequena porta redonda de uma caldeira com isolamento metálico. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador de usina de biomassa em cooperativa no município de Maringá, no Paraná. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem uniformizado com macacão azul, capacete, máscara na região da boca e nariz, protetor auditivo, jaleco e luvas manipula um instrumento ligado a um fio e que perfura uma estrutura de concreto. Ao fundo, um estádio em construção com arquibancada montada e muitas gruas no espaço.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador da construção civil em estádio de futebol no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

100

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Observe a imagem e, a seguir, faça o que se pede.
Imagem: Fotografia. Uma mulher uniformizada com macacão azul de manga longa e bota grossa limpa uma via com auxílio de uma vassoura e uma pá. Ao lado, está o carrinho de lixo alto, com um par de rodas, laranja e com saco preto. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadora no município de Cajazeiras, no estado da Paraíba. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Que profissional foi retratado na imagem? Circule.

    Pescador

    Sapateiro

    Camelô

    Carteiro

    Varredora de rua

    Agricultora

  1. Liste os instrumentos de trabalho desse profissional.

    _____

  1. Esse profissional trabalha em local aberto ou local fechado?

    _____

  1. Cite um trabalhador da sua cidade e explique por que ele é importante para a comunidade.

    _____

101

  1. Observe o cartaz e, a seguir, faça o que se pede.
Imagem: Cartaz. Na parte superior, uma fotografia com quatro trabalhadores uniformizados com camiseta verde, máscaras de proteção no nariz e boca e luvas pretas posam para foto diante da carroceria de um caminhão com objetos recicláveis. Abaixo, a indicação: “1º de Março. Dia Internacional dos Catadores de Materiais Recicláveis”, seguido do logotipo ACAMARES, com um triângulo verde. Na sequência, há uma colagem com três fotos: na primeira, um rapaz uniformizado carrega materiais de papelão em uma via; na segunda, duas catadoras faz coleta na esteira; na terceira, uma mulher uniformizada levanta uma das mãos e posa com um V nas mãos ao lado de um fogão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz em comemoração ao Dia Internacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais profissionais foram homenageados no cartaz?

    _____

  1. Marque com um X algumas características desses profissionais.

    ( ) Colaboram com a limpeza nas cidades.

    ( ) Trabalham apenas em local fechado.

    ( ) Recolhem materiais como: papelão, alumínio, vidro, entre outros.

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

    Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei os tipos de trabalhadores e os seus instrumentos de trabalho?
  1. Reconheci os trabalhadores da minha localidade?
  1. Classifiquei os trabalhadores que atuam em locais abertos e fechados?
  1. Identifiquei as características e a importância dos diversos trabalhadores?

102

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

Que impactos ambientais são causados pelas atividades de trabalho nas comunidades?

CAPÍTULO 15. Trabalho e impacto ambiental

As formas de trabalho exercidas pelas pessoas podem causar diversos tipos de impactos ambientais, como indica o poema a seguir, de 1928.

Moça tomando café

Num salão de Paris

a linda moça, de olhar gris ,

toma café.

Moça feliz.


Mas a moça não sabe, por quem é,

que há um mar azul, antes da sua xícara de café;

e que há um navio longo, antes do mar azul... [...]


Quedê o sertão daqui?

Lavrador derrubou.


Quedê o lavrador?

Está plantando café.


Quedê o café?

Moça bebeu.


Mas a moça onde está?

Está em Paris.


Moça feliz.

Cassiano Ricardo. Martim Cererê . Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. p. 49.

Glossário:

Gris: cinza.

Quedê?: expressão popular que indaga onde está algo ou alguém.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Duas mulheres de pele clara estão sentadas diante de uma pequena mesa redonda de um café. Ambas manipulam xícaras, usam um chapéu pequeno de tecido sobre o cabelo curto, usam vestidos até a altura dos joelhos, casacos longos, meias e sapatos baixos.  Ao redor, outras pequenas mesas com cadeiras, um garçom ao fundo e uma cabine telefônica na qual está escrito: “Télephone”.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres tomam café na cidade de Paris. Foto de cerca de 1925. FIM DA LEGENDA.

103

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Procure descobrir em que país se localiza a cidade de Paris. Conte suas descobertas aos colegas.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O professor vai organizar uma leitura coletiva do poema da página anterior. Quando for chamado, leia em voz alta o trecho solicitado.
  1. Agora, responda às questões sobre o poema.
    1. A moça de Paris sabia de onde vinha e como era transportado o café que ela estava tomando?

      ( ) Sim.

      ( ) Não.

    1. Que meio de transporte era utilizado para levar o café do Brasil, onde era produzido, até Paris?

      ( ) Avião.

      ( ) Ônibus.

      ( ) Navio.

      ( ) Automóvel.

    1. De acordo com o poema, a atividade do lavrador causou impacto no ambiente? Explique.

      _____

    1. A fotografia abaixo retrata a paisagem antes ou depois da chegada do lavrador? Explique.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Em plano aberto, destaque de uma extensa lavoura na qual há um amplo corredor ao centro onde estão trabalhadores lavradores e colhedores. Usam roupas frescas, lenço no cabelo e alguns manipulam objetos, como peneira e rastelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores em fazenda de café no interior do estado de São Paulo. Foto de 1930. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Você sabia?

Há cerca de cem anos, o café brasileiro era transportado para a Europa em grandes navios movidos a vapor ou a óleo diesel. Vazamentos de combustível ou de dejetos produzidos pelos tripulantes dos navios podiam causar poluição do mar e a morte de animais marinhos.

Fim do complemento.

104

Diversas atividades

Atualmente, há pessoas que realizam suas atividades cumprindo as leis de proteção ambiental. Outras, porém, não seguem essas leis, atuando ilegalmente e causando um grande impacto ambiental.

Essa diversidade de atividades e de impactos ambientais a elas relacionados pode ser observada, por exemplo, na Amazônia.

Alguns habitantes da Amazônia coletam produtos da floresta, como castanha-do-pará e açaí. Essa coleta, quando realizada de forma adequada e em pequena quantidade, não causa grande impacto no ambiente.

Existem leis que controlam a pesca na Amazônia, proibindo a pesca na época da reprodução dos peixes e em grande quantidade.

Na Amazônia, os pescadores artesanais pescam pequenas quantidades, geralmente para consumo próprio. Muitas vezes, porém, ocorre a pesca em que grandes quantidades de peixes são retiradas dos rios no período de reprodução.

Imagem: Fotografia. Um homem de bermuda, camiseta regata e descalço está trepado em uma árvore de tronco fino e longo enquanto coleta ramos de sua copa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Coletor de açaí na Ilha de Ingapijó, no município de Mocajuba, no estado do Pará. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de camiseta de manga longa, boné e bermuda está de pé em uma pequena embarcação e puxa uma extensa rede da água. Ao fundo, plantas aquáticas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador na comunidade de Mangabeira, no município de Mocajuba, no estado do Pará. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

105

Também existem leis que regulam as atividades agrícolas na Amazônia. Alguns agricultores têm permissão para plantar alimentos, como mandioca e milho, em pequenas quantidades, desmatando pequenas áreas e utilizando técnicas de recomposição dos solos.

A retirada de madeira na Amazônia também é controlada por lei. Existem fazendeiros, porém, que desmatam grandes extensões de terra, transformando-as em pastos ou plantações. Há empresas que também realizam a extração ilegal de madeira, provocando desmatamento.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma região que apresenta vasta plantação de árvores acompanhada ao centro por uma extensa via de terra e acostamento gramado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantio de seringueiras para a exploração de látex no município de Rio da Conceição, no estado de Tocantins. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em plano aberto. Destaque de uma ampla rodovia de terra por onde circula um caminhão e transita um pedestre. Ao redor, muitas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho da rodovia Transamazônica nas proximidades do município de Itaituba, no estado do Pará. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

106

  1. Com base na compreensão do texto, classifique as atividades realizadas na Amazônia conforme a legenda.

    Ilustração. Quadrado verde.Causa pequeno impacto no ambiente.

    Ilustração. Quadrado vermelho.Causa grande impacto no ambiente.

    ( ) Extração de madeira em grande quantidade.

    ( ) Coleta de frutos em pequena quantidade.

    ( ) Pesca em grande quantidade em época de reprodução dos peixes.

    ( ) Pesca artesanal.

    ( ) Agricultura em grandes extensões de terra.

    ( ) Agricultura em pequenas extensões de terra e seguida de recomposição do solo.

  1. Leia a notícia sobre uma comunidade que vive na Amazônia e faça o que se pede.

    Atividades econômicas e preservação

    “Você só preserva quando sabe o que tem, então, é importante a comunidade conhecer os produtos da mata. Estamos identificando as espécies mais comuns e as menos, para montar um plano de conservação”, conta Francisco. [...]

    [...] As principais atividades produtivas são o extrativismo da seringa , da castanha-da-Amazônia, do açaí e da copaíba. [...]

    Extrativistas dão exemplo de conservação. Instituto Chico Mendes (ICMBio), mar. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fpy. Acesso em: 9 fev. 2021.

    Glossário:

Extrativismo: atividade de extração de recursos da natureza.

Seringa: látex de seringueira.

Fim do glossário.

  1. Localize e retire do texto o nome da atividade realizada por essa comunidade. Registre-o a seguir.

    _____

  1. Em casa, faça uma leitura em voz alta do segundo parágrafo do texto, da forma que souber, para um adulto com quem você vive.

107

Explorar fonte histórica visual

A pintura a seguir representa uma atividade praticada na Amazônia.

Imagem: Ilustração. Paisagem composta por área verde onde pastam alguns bois próximo a árvores cortadas e à encosta de um rio. Ao fundo, alguns troncos secos e mais ao fundo, árvores com copas cheias.  Fim da imagem.

LEGENDA: Amazônia, pintura de Romualdo Abade, 2009. FIM DA LEGENDA.

  1. Descreva os elementos representados na pintura.

    _____

  1. Qual atividade econômica foi representada nessa pintura?

    _____

  1. O pintor representou algum impacto ambiental dessa atividade? Se sim, qual?

    _____

  1. Preencha a ficha sobre a pintura.

    Título da obra: _____

    Autor: _____

    Data: _____

108

CAPÍTULO 16. Impactos ambientais: diversas fontes

Podemos estudar os impactos ambientais causados pelas formas de trabalho por meio de textos jornalísticos, depoimentos, pinturas, fotografias e outras fontes.

  1. Observe a imagem a seguir, que representa um local no Brasil.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma área com muitas rochas, pequenas construções e muitas árvores ao redor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Área de Floresta Amazônica no município de Itaituba, no estado do Pará. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Que tipo de fonte histórica é essa?

    ( ) Pintura.

    ( ) Fotografia.

    ( ) Carta.

    ( ) Diário.

  1. Quais impactos ambientais podem ser observados no local da imagem?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Elabore uma hipótese sobre que forma de trabalho pode ter causado esse impacto ambiental.

109

A mineração, retratada na fotografia da página anterior, pode ser realizada de forma adequada, controlando seus impactos no ambiente. Mas, em alguns casos, ela é praticada de forma agressiva, causando grande impacto ambiental.

  1. Para aprofundar o estudo do impacto ambiental, leia o texto e, depois, responda às questões.

    Impactos ambientais

    Os impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente devem ser uma preocupação contínua, não só de governantes como de toda a população. Muitas atividades realizadas cotidianamente pelas pessoas ou por indústrias geram impactos ambientais sérios. [...]

    [...] como o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o aumento crescente das áreas urbanas, o desmatamento e o desperdício de água. [...]

    Lívia Machado. Impactos da ação humana no meio ambiente. Jornal Estado de Minas , 7 jun. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fpv. Acesso em: 7 jun. 2021.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma lixeira presa a um poste em uma via. O recipiente está vazio e o chão está cheio de sacos de lixo, alguns estão abertos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lixo acumulado em via pública no município de Belém, no estado do Pará. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Quem deve se preocupar com os impactos ambientais provocados pela ação humana?

    ( ) Apenas os governantes.

    ( ) Toda a população.

  1. Circule os exemplos de atividades que causam impactos ambientais.

    Desperdício de água.

    Descarte incorreto do lixo.

    Uso excessivo de água.

    Descarte correto do lixo.

    Desmatamento.

    Preservação da mata.

110

Lendas: ser humano e ambiente

Em diferentes partes do mundo as pessoas criam lendas para explicar os fenômenos da natureza, como a ocorrência do dia e da noite.

A relação do ser humano com os outros elementos da natureza aparece na lenda do Curupira, apresentada a seguir.

O Curupira

Seu Curupira, dono da mata,

como é, como é você?


Quem já viu o Curupira

cai sempre em contradição:

uns falam que ele é gigante,

outros, que é um curumim

e outros, que é um anão.

Uns falam que ele se mostra,

Outros dizem que ele se esconde

bem dentro do breu da noite.


Mas ninguém duvida, jamais,

Que o Curupira protege

as matas e as florestas

e é o senhor dos animais.

E, o Curupira, se vê um caçador,

vira mágico e vira a mata.

Dá sinais, engana e pia,

assobia e espanta as aves

e espanta os outros animais.


E assim ele desvia a morte

E desvia dos caminhos o caçador.

Elias José. Cantos de encantamento . São Paulo: Formato, 1996. p. 12.

Glossário:

Curumim: menino.

Breu: escuro.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Durante a noite, um menino de cabelo em formato de chamas, sem camiseta, saia de folhas e pés voltados para trás do corpo caminha em meio à floresta. No entorno, há muitas flores e folhas, uma árvore onde repousa uma coruja acordada e no céu está a lua cheia.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

111

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O professor vai organizar uma releitura do poema em voz alta. Quando chamado, leia como souber o trecho indicado pelo professor.
  1. Localize e retire informações do texto para preencher a ficha sobre a personagem do poema.

    Nome: _____

    Local em que viveria: _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais são as características do Curupira?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Responda às questões de acordo com a lenda do Curupira.
    1. Quem ameaça o ambiente da floresta?
    1. Que estratégias o Curupira utilizaria para derrotá-lo?

Boxe complementar:

Investigue

  1. O professor vai dividir a turma em grupos, que vão pesquisar outras lendas brasileiras relacionadas com o ambiente.
  1. Investigue em livros, jornais ou na internet sobre a lenda do seu grupo.

    Grupo 1
    Iara

    Grupo 2
    Boitatá

    Grupo 3
    Cuca

    Grupo 4
    Saci

  1. Faça um desenho representando a lenda pesquisada pelo seu grupo e dê um título a ele.

    _____

Fim do complemento.

112

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Sobre o poema “Moça tomando café”, que você leu na página 102, responda às questões.
    1. Quais eram as atividades realizadas pelo lavrador do poema?

      _____

    1. As atividades do lavrador causaram impacto no ambiente? Se sim, qual?

      _____

  1. Classifique as frases a seguir sobre os impactos ambientais na Amazônia de acordo com a legenda.

    PI. Pequeno impacto. GI. Grande impacto.

    ( ) Pesca descontrolada na época da reprodução dos peixes.

    ( ) Coleta de forma adequada de castanha-do-pará e açaí.

    ( ) Desmatamento de pequenas áreas para plantio de alimentos utilizando técnicas de recomposição do solo.

    ( ) Desmatamento ilegal de grandes áreas florestais, transformando-as em pasto.

    ( ) Pesca artesanal de pequenas quantidades de peixes.

    ( ) Extração ilegal de madeira, provocando desmatamento.

113

  1. Você estudou o Curupira, a personagem de uma lenda originária da cultura indígena. Sobre esse assunto, responda à questão.
    • Segundo a lenda, quem são os protegidos do Curupira?

      _____

    1. Você e seus colegas pesquisaram personagens de lendas brasileiras. Sobre esse assunto, faça o que se pede.
      • Descreva duas características da personagem da lenda que seu grupo investigou.

        _____

        Autoavaliação

        Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

        Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

      1. Classifiquei os grandes e os pequenos impactos de atividades econômicas na Amazônia?
      1. Expliquei as características da lenda investigada pelo meu grupo?
      1. Identifiquei os impactos ambientais da mineração para as pessoas e para o ambiente?
      1. Li os textos com facilidade?
      1. Observei e interpretei as imagens apresentadas?

114

O QUE EU APRENDI?

Avaliação de resultado

  1. Complete o quadro com duas atividades que você realiza antes e depois do almoço.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Antes

    _____

    Almoço

    Depois

    _____

  1. Complete o esquema a seguir com os nomes dos dias da semana que estão faltando.

    _____

    Segunda-feira

    _____

    Quarta-feira

    _____

    Sexta-feira

    _____

  1. Sobre a comunidade quilombola de Macapazinho, faça o que se pede.
    1. Cite uma atividade que os moradores realizam no local de convivência da comunidade à sombra de jambeiros e acácias.

      _____

    1. Circule o dia de descanso da comunidade.

      Domingo

      Segunda-feira

      Terça-feira

      Quarta-feira

      Quinta-feira

      Sexta-feira

      Sábado

115

  1. Cite o nome de um povo que você estudou que utiliza elementos da natureza para registrar a passagem do tempo.

    _____

  1. Leia o depoimento do senhor Abel, que nasceu há cerca de 120 anos, em que ele relata suas lembranças de uma rua na cidade de São Paulo. Depois, complete a ficha.

    [...] Com doze [anos], me mudei para a rua Itatiaia, sabe onde é? Era a avenida Angélica. [...]. Depois calçou-se a rua e mudou de nome. A nossa casa era o 138, [...] que dava para um ribeirão, lá no fundão. [...]

    Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 181.

    1. Nome do depoente: _____
    1. Quando ele nasceu?

      _____

    1. Qual era o nome da Avenida Angélica quando o senhor Abel se mudou para lá?

      _____

    1. O que aconteceu com essa rua?

      _____

    1. Que fatos sobre a casa ficaram na memória do senhor Abel?

      _____

116

  1. Liste três regras que você e sua turma criaram para a boa convivência na sala de aula.

    _____

  1. Quais foram as mudanças provocadas na vida das pessoas pelo uso do bonde como meio de transporte há cerca de cem anos?

    _____

  1. Observe a charge de Bello e, a seguir, responda às questões.
Imagem: Charge. Um ônibus com identificação UFJF está cheio de gente. Algumas pessoas estão com penas e braços para fora do transporte e todos estão com expressões desconfortáveis. Ao lado, a inscrição “Sem comentários...”.  Fim da imagem.

LEGENDA: Superlotação, charge de Bello. FIM DA LEGENDA.

  1. O que a charge retrata?

    _____

  1. A charge retrata uma situação atual? Justifique.

    _____

117

  1. Assinale as alternativas que correspondem à carta que você leu na página 76.

    ( ) Foi escrita para a tia do autor da carta.

    ( ) Foi escrita para a irmã do autor da carta.

    ( ) Relatava acontecimentos familiares.

    ( ) Relatava acontecimentos políticos.

  1. O que é um álbum de família? Explique.

    _____

  1. Liste três atividades que causam impactos ambientais.

    _____

  1. Relacione as colunas que correspondem às atividades de baixo impacto e de grande impacto ambiental na Amazônia.

Coluna à esquerda:

Muitas vezes, ocorre a pesca em grande quantidade no período da reprodução dos peixes.

A coleta na floresta de castanha-do-pará e de açaí de forma adequada.

Alguns agricultores têm permissão para plantar alimentos, desmatando pequenas áreas e utilizando técnicas de recomposição do solo.

Pescadores artesanais pescam pequenas quantidades de peixes.

Coluna à direita:

Atividades de pequeno impacto.

Atividades de grande impacto.