MP093

Comentários para o professor:

Unidade3. Objetos, memórias e registros

Esta unidade permite aos alunos refletir sobre as formas de registro de acontecimentos e de memórias, incluindo registros escritos (como os diários e as cartas) e visuais (como os álbuns de fotografias). Também possibilita que identifiquem o papel da cultura material na preservação da memória das pessoas e das comunidades, considerando, por exemplo, os objetos domésticos, os instrumentos musicais e os materiais escolares.

Módulos da unidade

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Capítulos 9 e 10: exploram duas formas de registro escrito de acontecimentos – os diários e as cartas – e uma forma visual de registro da história pessoal e familiar – os álbuns de fotografia.

Capítulos 11 e 12: tratam do papel de variados tipos de objeto na preservação das memórias pessoais e comunitárias, como os objetos domésticos, os instrumentos musicais e os materiais escolares de outros tempos.

Primeiros contatos

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As páginas de abertura da unidade correspondem a atividades preparatórias realizadas a partir da exploração de uma pintura que representa diferentes objetos domésticos do cotidiano, possibilitando o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o papel desses objetos na preservação das memórias das pessoas e das comunidades, uma das principais temáticas da unidade, que abordará também outras formas de registro: escrito e visual.

Introdução ao módulo dos capítulos 9 e 10

Este módulo, formado pelos capítulos 9 e 10, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo possibilitar aos alunos conhecer diferentes formas de registrar os acontecimentos da vida cotidiana.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Como as pessoas registram suas histórias pessoais e familiares?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades propostas possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02HI04, ao propiciar a compreensão do significado dos objetos e dos documentos pessoais como fontes de memórias e de histórias pessoais, familiares, escolares e comunitárias; da habilidade EF02HI05, ao incentivar a seleção de objetos e de documentos pessoais e de grupos próximos para a compreensão de sua função, uso e significado; e da habilidade EF02HI08, ao promover o reconhecimento e registro de histórias familiares e da comunidade em diferentes fontes.

São desenvolvidas atividades de leitura e interpretação de textos que permitem aos alunos identificar o diário e a carta como formas de registro de acontecimentos cotidianos e de vivências familiares, além de atividades de elaboração de uma página de diário e de uma carta, com o registro de acontecimentos da vida pessoal, identificando dia, mês e ano. As propostas também permitem reconhecer os familiares como sujeitos históricos importantes na reconstituição da história pessoal, identificar os álbuns de família como formas de registro histórico caracterizadas pelas fontes históricas visuais (fotografias), que podem ou não ser acompanhadas de legendas e textos, e ordenar fotografias em um álbum utilizando as noções de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.

Como pré-requisito, é importante que os alunos consigam identificar a relação entre a história familiar e a história da comunidade, habilidade trabalhada no ano.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP094

UNIDADE 3 - Objetos, memórias e registros

Imagem: Pintura. Muitas pessoas interagem em uma cozinha. Em uma mesa à esquerda, uma senhora de cabelo grisalho prepara uma massa e quatro crianças a observam. Ao centro, em uma mesa maior, há vaso de flores, alguns recipientes com alimentos e mais cinco pessoas ao redor. No canto direito, há um grande ramo de plantas, uma criança e um adulto com uma grande travessa de frutas. Atrás, uma pessoa varre o chão ao lado de um filtro de barro e outra pega uma travessa de um aparador onde estão alguns itens como leite, ovos e um liquidificador.  Ao fundo, há panelas no fogão e a geladeira está aberta. Na parede, há um quadro pregado na parede e prateleiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bagunça na cozinha, pintura de Ana Denise, 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Realizar a leitura coletiva da imagem, identificando com os alunos os elementos representados na pintura: os objetos presentes na cena e as atividades realizadas pelas pessoas retratadas.

Identificar com eles os diversos objetos retratados: mesas; cadeiras; tapetes; quadro; prateleiras; fogão; geladeira; vasos de plantas; panelas; utensílios de cozinha; liquidificador; filtro de água; vassouras; pá e cesto de lixo.

Orientá-los a identificar, também, as personagens retratadas e as atividades que estão realizando: há um homem recolhendo lixo, uma mulher preparando alimentos e várias outras personagens carregando alimentos.

Conversar com os alunos sobre o local em que se passa a cena. Espera-se que eles identifiquem que se trata de uma cozinha por causa dos objetos representados.

Solicitar aos alunos que leiam a legenda da imagem, identificando: o título; o tipo de representação; a autora e a datação.

MP095

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Identifique cinco objetos representados na cena e conte aos colegas.
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos podem citar mesas, vassouras, vasos, tapetes, liquidificador, filtro de água, lixeira e geladeira, entre outros. Fim da observação.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

A atividade proposta no quadro Primeiros contatos tem o objetivo de permitir uma preparação para o estudo da unidade e realizar o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as temáticas que serão trabalhadas, constituindo uma atividade preparatória para o trabalho da unidade3.

Atividade complementar

Solicitar aos alunos que recortem de jornais, revistas e textos retirados da internet cinco palavras escritas apenas com letras maiúsculas, dez palavras escritas apenas com letras minúsculas e dez palavras utilizando os dois tipos de letra.

No dia combinado, dividir os alunos em grupos, para que analisem as palavras selecionadas e reflitam sobre qual o motivo da utilização de determinado tipo de letra em cada situação.

Conversar com os alunos sobre as regras ortográficas que regem o uso de maiúsculas (no início de frases, em nomes próprios, festas e datas comemorativas, siglas e nomes de instituições) e minúsculas (nos demais casos).

Destacar o aspecto da ênfase informativa, no caso do uso exclusivo de maiúsculas para reforçar a mensagem que se deseja transmitir.

MP096

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Como as pessoas registram suas histórias pessoais e familiares?

CAPÍTULO 9. Diários e cartas

PROFESSOR Atenção professor: Levando em consideração o momento de alfabetização dos alunos, convertemos algumas palavras do diário para a grafia atual, seguindo a norma ortográfica vigente. Fim da observação.

As pessoas podem registrar as suas vivências e as de suas famílias de diferentes formas. Uma dessas formas é o registro de acontecimentos em um diário.

Ao ler o diário de uma pessoa, podemos conhecer parte de sua história e de seus familiares.

  1. Quando o professor solicitar, leia, em voz alta, um trecho do diário de Bernardina, escrito em 1889.

    Diário de Bernardina

    1 de setembro

    Depois do jantar fomos à casa de tia Leopoldina, para cear com ela, que faz anos hoje. [...]

    8 de setembro

    Papai convidou-nos para irmos todos ao jardim zoológico, para vermos o elefante, os camelos e a girafa; as crianças gostaram muito do passeio. [...]

    25 de novembro

    Depois do almoço, mamãe, Alcida e eu saímos, fomos comprar dois cortes de vestido para mim e para Alcida.

    Ana Maria Mauad. A vida das crianças de elite durante o Império. Em: Mary del Priore (org.). História das crianças no Brasil . São Paulo: Contexto, 1999. p. 169.

Imagem: Ilustração. Uma menina de longo vestido, meias, sapatilha e fita no cabelo está sentada diante de uma mesa de madeira e escreve em um diário.   Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa elaborada com base em referências fotográficas de época. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 9

Unidades temáticas

A comunidade e seus registros.

As formas de registrar as experiências da comunidade.

Objetos de conhecimento

• A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço.

• Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais).

• As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.

Habilidades

• EF02HI04: selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

• EF02HI05: selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

• EF02HI08: compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

Boxe complementar:

De olho nas competências

As atividades propostas neste capítulo aproximam-se da Competência Específica 6 de História, ao possibilitar que os alunos compreendam alguns procedimentos norteadores da produção historiográfica, especialmente a interpretação de algumas fontes históricas.

Fim do complemento.

Conversar com os alunos sobre a questão problema da seção Desafio à vista! e registrar os conhecimentos prévios deles a respeito do tema para que possam ser retomados na conclusão do módulo.

MP097

  1. Que informações estão registradas no diário de Bernardina?

    ( ) O dia e o mês de cada acontecimento.

    ( ) Os dias da semana em que os fatos aconteceram.

    ( ) Os acontecimentos que ocorreram com Bernardina e seus familiares.

    ( ) Os acontecimentos da vida de pessoas que não fazem parte da família de Bernardina.

    PROFESSOR Respostas corretas: O dia e o mês de cada acontecimento. Os acontecimentos que ocorreram com Bernardina e seus familiares.
  1. Quais foram os dois lugares visitados por Bernardina e registrados no diário dela?

    _____

    PROFESSOR Resposta: A casa de tia Leopoldina e o jardim zoológico.
  1. Ligue os acontecimentos registrados por Bernardina às datas em que eles ocorreram.

    Coluna à esquerda:

    Cear na casa de tia Leopoldina.

    Fazer compras com a mãe e com Alcida.

    Ir ao jardim zoológico com a família.

    Coluna à direita:

    de setembro

    8 de setembro

    25 de novembro

    PROFESSOR Resposta correta: Cear na casa de tia Leopoldina - de setembro. Fazer compras com a mãe e com Alcida - 25 de novembro. Ir ao jardim zoológico com a família - 8 de setembro.
  1. O passeio ao jardim zoológico ocorreu antes ou depois da ceia na casa de tia Leopoldina? _____
    PROFESSOR Resposta: Depois.
  1. Circule o nome dos animais que foram citados no diário de Bernardina.

    Camelo

    Leão

    Macaco

    Elefante

    Girafa

    Urso

    PROFESSOR Respostas corretas: Camelo; Elefante; Girafa.
  1. Quem convidou as crianças para o passeio no jardim zoológico? Marque a resposta com um X .

    ( ) A mãe.

    ( ) O pai.

    ( ) A tia.

    PROFESSOR Resposta correta: O pai.
MANUAL DO PROFESSOR

Encaminhar a leitura silenciosa dos trechos do diário de Bernardina e, depois, solicitar a cada aluno que leia em voz alta um dia do diário. Interpretar com eles os trechos do diário reproduzidos, pedindo que expliquem o que entenderam da leitura por meio de questões, como: O que Bernardina está contando em seu diário? Quais são as atividades descritas? E quando elas aconteceram?

Verificar se os alunos têm alguma experiência com registro de memórias e explicar a eles a importância desses registros.

Orientá-los a retomar o texto e a localizar as informações solicitadas nas atividades, registrando as respostas às perguntas propostas. Essas atividades podem ajudar no desenvolvimento da compreensão de texto.

MP098

  1. Agora, faça como Bernardina e elabore a página de um diário. Siga as etapas.
    1. Escolha um acontecimento que você vivenciou com sua família.
    1. Registre o dia e o mês do ocorrido.
    1. Desenhe o acontecimento, incluindo as pessoas que participaram, as roupas que elas vestiam e as características do local onde ocorreu.

      Acontecimento: _____

      Dia: _____. Mês: _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Veja o trecho do diário elaborado por um colega. Há alguma semelhança entre os acontecimentos registrados por vocês? Se sim, qual é?
PROFESSOR Atenção professor: A atividade procura promover a interação entre os alunos, pois possibilita que eles observem o ponto de vista do outro, servindo de parâmetro para que reflitam sobre a sua própria produção. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Recuperar com os alunos algumas noções abordadas anteriormente, como as de tempo, calendário e formas de linguagem.

Orientá-los a mobilizar os conhecimentos adquiridos para elaborar uma página de diário, conforme proposto na atividade, ajudando-os a lembrar-se de um acontecimento, da data em que ocorreu e de quem participou dele.

Assim que terminarem a produção, organizar os alunos em duplas e solicitar que compartilhem com o colega sua página do diário, para verificar se há alguma semelhança entre os acontecimentos registrados pelos dois.

Memória e sensibilidade

[...] Há uma história oficial, a dos manuais e das datas importantes que todos nós quando estudantes, e sob protesto, tivemos de decorar. A que se refere Ecléa é outra história, a de cada um, construída ao longo da vida, a partir de um cotidiano muitas vezes corriqueiro, mas sempre relevante.

A toda hora, somos capazes de recuperar aspectos de nosso passado: é como se nos contássemos histórias a nós mesmos, alguns chegam a registrá-las em forma de diário. Mas o relato primordial é o que pode ser feito a outras pessoas: através dele, o que vivemos e que é bem nosso ganha uma dimensão social, obtém testemunhas (mesmo que a posteriori ), faz com que os outros ampliem sua experiência, através das nossas palavras.

MP099

Boxe complementar:

Você sabia?

Muitos navegadores registram suas viagens em diários. Leia o trecho de um diário escrito por Amyr Klink, que viajou da África ao Brasil em um barco a remo em 1984.

Grandes ondas

Naquela mesma noite fui acordado diversas vezes por ondas que golpeavam o barco com impressionante violência. O mar parecia ter enlouquecido e não havia mais nada que eu pudesse fazer a não ser permanecer deitado e rezar. Choques tremendos, um barulho assustador, tudo escuro; adormeci. E acordei, deitado no teto, quase me afogando em sacolas e roupas que me vieram à cabeça. Tudo ao contrário: eu havia capotado. Indescritível sensação. Estaria sonhando ainda?

Não. Alguns segundos, outra onda e tudo voltava à posição normal em total desordem!

Amyr Klink. Cem dias entre céu e mar . São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 50.

Imagem: Fotografia. Em alto-mar, destaque de um homem de pé em um barco e que veste uma roupa fresca com camiseta regata e shorts. Ele segura uma corda acoplada à embarcação e olha para foto. Ao fundo, há uma pequena bandeira do Brasil hasteada.  Fim da imagem.

LEGENDA: O navegador Amyr Klink em seu barco, em 1984. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Há troca e cumplicidade. Viver, para contar (a vida), o título das memórias de Gabriel García Márquez, serve para todos nós. Viver algo notável gera a necessidade de contar: você sabe o que eu vi? Você sabe o que me aconteceu? E tudo o que nos acontece é notável porque nos concerne. [...]

ADES, César. A memória partilhada – Resenha de: BOSI, Ecléa (2003). O tempo vivo da memória : ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial. Psicologia USP , São Paulo, v. 15, n. 3, p. 233, 2004. Disponível em: http://fdnc.io/fLP. Acesso em: 22 jun. 2021.

Ler com os alunos o texto “Grandes ondas”, apresentado no quadro Você sabia? e orientá-los a identificar o tema central. Pedir a eles que observem a foto, leiam a legenda e as relacionem com o texto.

Orientá-los a imaginar a situação descrita no diário e perguntar se Amyr Klink conseguiria se lembrar depois de um bom tempo de tantos detalhes se não tivesse escrito o texto logo após ter vivido essa situação.

Ressaltar a importância do registro escrito para a preservação da memória.

Atividade complementar

Se possível, propor aos alunos que usem a imaginação para fazer um desenho representando a cena narrada no texto “Grandes ondas”.

Socializar as produções dos alunos, deixando-os relatar observações sobre os desenhos, para que exercitem a expressão oral.

MP100

As cartas

Outra forma de registro das vivências familiares são as cartas, como esta, escrita em 1863.

PROFESSOR Atenção professor: Levando em consideração o momento de alfabetização dos alunos, convertemos algumas palavras da carta para a grafia atual, seguindo a norma ortográfica vigente. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Uma carta em papel pardo com bordas irregulares sobreposto a um envelope com linhas e ao lado de uma caneta e um tinteiro.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Rio [de Janeiro], 24 de maio de 1863

Cara Mana,

Não há novidade.

A [minha filha] Leopoldina teve defluxo com alguma febre; mas vai bem. [...]

Adeus!

Toma esse saudosíssimo [abraço] e dá outro ao Luiz.

Lembranças aos meus sobrinhos.

Teu mano do coração,

Pedro.

Manoella Neres Jubilato. Edição e estudo de cartas inéditas escritas por Dom Pedro II . São Paulo. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2013. p. 134. Disponível em: http://fdnc.io/fLQ. Acesso em: 3 fev. 2021.

Glossário:

Defluxo: inflamação nasal.

Fim do glossário.

Boxe complementar:

Você sabia?

O autor da carta que você leu ficou conhecido como Dom Pedro II.

Ele foi imperador do Brasil durante quarenta e nove anos e casou com Teresa Cristina, com a qual teve quatro filhos: Pedro, Isabel, Afonso e Leopoldina, que foi citada na carta.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Fazer a leitura compartilhada da carta, identificando com os alunos: o local e a data em que a carta foi escrita (Rio de Janeiro, 24 de maio de 1863); a quem a carta se destinava e a relação de parentesco entre o autor da carta e o destinatário (“mana”, que significa irmã); o fato narrado (o defluxo e a febre da filha Leopoldina); a quem o autor manda um abraço (à destinatária, sua irmã, e ao Luiz); quem assina a carta (Pedro).

Ler com os alunos o quadro Você sabia? que identifica na história o autor da carta, Dom Pedro II, e indica com quem ele era casado e os filhos que teve.

As cartas pessoais como fontes históricas

[...] Cartas, apesar de fontes escritas, não eram utilizadas como documentos históricos até há pouco tempo. Quando muito, eram tidas como material secundário. No entanto, elas se revelam como um instrumento que exige toda essa engenhosidade do historiador, pela complexidade das informações que contém, muitas das vezes escondidas através de códigos ou sinais que cabe ao pesquisador decifrar ou, nas palavras de Marc Bloch, “... os textos ou os documentos arqueológicos, mesmo os aparentemente mais claros e mais complacentes, não falam senão quando sabemos interrogá-los” (BLOCH, 2001: 79).

A carta é algo que, além de aproximar as pessoas, pode revelar algo sobre elas e mesmo sobre quem as recebe. Permite ainda avaliar a intensidade do relacionamento entre elas.

MP101

  1. Complete o esquema sobre a carta da página anterior.

    Autor da carta: _____ séta para: A quem a carta foi destinada: _____

    PROFESSOR Resposta: Pedro. À irmã do autor da carta, chamada de “mana”.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é o principal acontecimento citado na carta?
    PROFESSOR Resposta: Pedro informa à irmã que sua filha Leopoldina teve defluxo com alguma febre.
  1. Leia no glossário o significado do termo “defluxo”. Escreva uma frase com essa palavra.
    PROFESSOR Resposta: Orientar a leitura do glossário e a elaboração da frase.
  1. Escolha uma pessoa com a qual você convive para produzir uma carta. Em uma folha de papel, inclua as informações a seguir.
    • Local e data.
    • Nome da pessoa a quem se destina a carta.
    • Um desenho representando um acontecimento do seu dia a dia.
    • Sua assinatura.
      PROFESSOR Atenção professor: Esta atividade permite aos alunos exercitar a escrita de uma carta, mesclando escrita e desenho, de acordo com o momento de alfabetização. Fim da observação.

      Entregue a carta pessoalmente ou, se a pessoa morar longe, peça a um adulto que o ajude a enviá-la pelo correio. Para isso, você precisa saber o nome e o endereço completo de quem vai receber a carta.

Imagem: Ilustração. Um conjunto de seis envelopes fechados e selados com diferentes inscrições de destinatários.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

“Debruçados sobre maços de cartas de temporalidades diversas (...), pesquisadores de diferentes países e tradições disciplinares trazem importantes contribuições para a compreensão da cultura escrita” (BASTOS; CUNHA & MIGNOT, 2002: 6-7). Elas já possuem, na historiografia, o status de documento. “As correspondências ordinárias, muito tempo abandonadas sobre a nave lateral da história, também adquiriram estatuto de documento” (Idem, 2002: 75-76). Já segundo Renato Lemos, “como fonte, as cartas interessam pelo que contêm de indicativo sobre a pessoa, na posição de remetente ou de destinatário, e suas circunstâncias” [...].

MATTOS, Raimundo C. de O. As cartas revelam – analisando o oitocentos através da correspondência. XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio : memória e patrimônio. Rio de Janeiro, jul. 2010. p. 1-2. Disponível em: http://fdnc.io/fpf. Acesso em: 22 jun. 2021.

Orientar a realização das atividades, retomando com os alunos: quem é o autor da carta; a quem foi destinada e qual é o principal acontecimento narrado. Pedir a eles que retornem ao texto e localizem as informações solicitadas nas atividades.

Conversar com os alunos sobre a palavra “defluxo”, apresentada no glossário, explicando a eles o seu significado. Isso contribuirá para o desenvolvimento de vocabulário dos alunos.

Solicitar a eles que criem uma frase ou uma pequena produção de escrita, empregando o termo, adequadamente.

Orientar individualmente a elaboração da carta, solicitando aos alunos que definam quem será o destinatário e qual assunto será narrado. Além disso, peça que indiquem o local e a data e assinem a carta.

Se possível, orientar os alunos para que solicitem ajuda de um adulto para postar a carta no serviço postal.

MP102

CAPÍTULO 10. Álbuns de fotografia

Na letra da canção a seguir, os autores descrevem outra forma de registro da história da família.

Velho álbum de família

Cada foto, uma relíquia

Que a joia do tempo dourou

velho álbum de família que ganhei do meu avô

Pose em frente da modesta capela

bela roupa de domingo

pais, amigos e parentes contentes

como manda o figurino

Sentimento que me invade é saudade

de um tempo não vivido

por trás de cada imagem, a verdade:

todo avô já foi menino.

Susie Mathias e Oswhaldo Rosa. Velho álbum de família. Em: Canção das moças . São Paulo: Paulus, 2006.

Glossário:

Relíquia: nesse caso, objeto antigo de grande valor sentimental.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Em uma área aberta, uma família composta por cinco pessoas posa para um fotógrafo. Ele está de paletó e com a cabeça coberta por um tecido preso à máquina fotográfica que está sobre um tripé diante dos retratados. A família apresenta uma senhora de chale sentada e de pé estão duas crianças, um menino e uma menina, duas senhoras de vestido, uma loira e outra de cabelo preto, e um senhor de bigode e chapéu.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Que pessoas foram retratadas no álbum de família?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Avô, pais, amigos e outros parentes.
  1. O álbum era composto de:

    ( ) pinturas.

    ( ) notícias.

    ( ) fotos.

    ( ) objetos.

    PROFESSOR Resposta correta: fotos.
  1. Em casa, leia em voz alta para um adulto a letra da canção “Velho álbum de família”.
PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos a reler o texto como preparação para a leitura em casa. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 10

Unidades temáticas

A comunidade e seus registros.

As formas de registrar as experiências da comunidade.

Objetos de conhecimento

• A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências pessoais e da comunidade no tempo e no espaço.

• Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória materiais e imateriais).

• As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.

Habilidades

• EF02HI04: selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.

• EF02HI05: selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.

• EF02HI08: compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

Boxe complementar:

De olho nas competências

As atividades propostas neste capítulo visam se aproximar da Competência Específica 2 de História ao incentivar os alunos a compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos de sua vida, bem como a interrogar-se sobre os significados da organização cronológica, ao solicitar a eles que organizem um álbum segundo esse critério.

Fim do complemento.

Realizar a leitura compartilhada da letra da canção “Velho álbum de família” e conversar com os alunos sobre o que entenderam do texto. Perguntar se os familiares deles costumam organizar álbuns de fotografia.

Solicitar a eles que localizem na canção o termo “relíquia” e pedir que expliquem o que entenderam da palavra de acordo com o contexto. Depois, ler a definição do glossário e comparar com a resposta que eles deram anteriormente. Essa proposta pode ajudar no desenvolvimento de vocabulário.

Pedir aos alunos que retomem a letra da canção e localizem as informações solicitadas para responder às atividades.

Orientar a tarefa de casa, em que os alunos devem reler o texto para um adulto da convivência deles. Essa atividade auxilia no processo de alfabetização ao desenvolver a fluência em leitura oral.

Destacar a relação da fotografia com a história e a memória: a fotografia é considerada uma fonte histórica que pode ser utilizada para a preservação da memória.

MP103

  1. Agora é a sua vez de montar um álbum de fotos ou desenhos. Para isso, siga as etapas descritas a seguir.
    1. Peça ajuda aos adultos com quem você convive para selecionar fatos antigos ou recentes da sua vida, como festas, comemorações, viagens ou acontecimentos do dia a dia.
    1. Separem fotos que retratam alguns desses acontecimentos. Se não houver fotos, você poderá fazer desenhos representando esses acontecimentos.
    1. Escolha um dos acontecimentos e, depois, responda às questões a seguir.
      • Quem estava presente nesse momento?

        _____

        PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem registrar as pessoas presentes na imagem. Fim da observação.
      • Onde ele aconteceu?

        _____

        PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem registrar o local em que a foto foi tirada ou em que a cena foi representada por meio do desenho. Fim da observação.
      • Qual é a data aproximada do acontecimento?

        _____

        PROFESSOR Atenção professor: A data não precisará ser exata, ela pode ser aproximada. Fim da observação.
      1. Nas próximas páginas deste livro, cole as fotos que você selecionou ou os desenhos que você fez para representar os acontecimentos da sua vida. Comece com o mais antigo e finalize com o mais recente.
      1. Escreva uma legenda para cada foto ou para cada desenho, apresentando informações sobre as pessoas retratadas, a data e o local do acontecimento representado.
PROFESSOR Atenção professor: Orientar a montagem do álbum, reforçando a ordem e a composição de legenda. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Fazer a leitura da atividade 4 com os alunos e verificar se todos a compreenderam, destacando a possibilidade de utilizar desenhos no lugar das fotografias para a confecção do álbum, caso necessário.

Lembrar aos alunos que eles podem utilizar equipamentos, como máquina fotográfica ou smartphone para produzir novas fotografias. Orientá-los também a obter fotos antigas para a produção do álbum de família, levantando as fontes de pesquisa que devem utilizar e definindo um prazo para a realização da atividade.

Orientá-los a selecionar um dos acontecimentos retratados nas fotos ou nos desenhos para responder às questões do item “c”, descrevendo quem estava presente, o local onde ocorreu o fato e a data aproximada.

Atividade complementar

Sugere-se realizar um jogral, com o objetivo de que os alunos exercitem a expressão oral. Atualmente, o jogral é conhecido como um modo de recitar um poema ou uma letra de canção em coro e pode ser realizado em pequenos grupos ou duplas. Neste caso, propor aos alunos que o façam com base na letra da canção “Velho álbum de família”. Cada grupo ficará responsável pela leitura de uma estrofe ou verso para recitar em conjunto, com ritmo. Combinar com os grupos um ensaio, disponibilizando alguns minutos para isso, com foco no ritmo da parte que será recitada. Incentivar a participação de todos. A atividade possibilita a socialização dos alunos e o desenvolvimento do vocabulário.

MP104

Meu álbum de fotos e desenhos

Imagem: Ilustração. Sobre uma mesa, um caderno espiralado aberto com espaços em branco emoldurados para colagem de fotos. Ao redor do caderno estão alguns clipes, lapiseira, borracha, lápis, tachinhas e apontador.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientar os alunos na confecção do álbum de família, informando que devem selecionar cinco fotografias ou desenhos para compô-lo.

Ajudá-los na seleção das fotografias que foram pesquisadas ou dos desenhos confeccionados para o álbum.

Chamar a atenção para a necessidade de organizar as imagens na ordem cronológica em que os fatos ocorreram.

Orientar a elaboração das legendas, que devem, na medida do possível, apresentar as seguintes informações: data da foto; local da foto; e o nome das pessoas retratadas.

Boxe complementar:

Tema contemporâneo transversal: processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso

Este é um bom momento para conversar com os alunos sobre a importância das memórias dos idosos da família e da comunidade para a preservação da história familiar e do lugar de viver.

Fim do complemento.

Fotografia e memória familiar

[...] No universo familiar brasileiro [...], identificamos a presença da imagem fotográfica. Ela aparece das formas mais variadas: emoldurada em lugares de destaque, nos clássicos porta-retratos de penteadeira, no centro da parede como quadro decorativo ou de forma improvisada, erguida e apoiada por outros objetos como livros e vasos [...].

Quando a foto não aparece, “escondida” em caixas de sapato ou protegida pelas páginas de um álbum de família, compreende-se que ela será “revelada” nos momentos especiais desse mesmo universo familiar. [...] Nesse processo revelador surgem as clássicas fotos de casamento, nascimento, batizado e formatura.

MP105

PROFESSOR Atenção professor: Orientar a criação e a exposição dos álbuns de fotos ou desenhos. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Essas imagens fotográficas são quase sempre apresentadas em séries, vinculadas desse modo ao elemento narrativo, o que por sua vez possibilita a construção de memórias individuais e coletivas, projetando os caminhos e as aspirações da família. [...]

Interessa-nos demonstrar [...] a importância [...] das fotografias de família no campo da memória social e o seu papel documental e narrativo, reunindo informação e experiência, representação e imaginário.

RENDEIRO, Márcia Elisa L. S. Álbuns de família: fotografia e memória; identidade e representação. XIV Encontro Regional da ANPUH : memória e patrimônio. Rio de Janeiro, jul. 2010. p. 2-3. Disponível em: http://fdnc.io/fop. Acesso em: 22 jun. 2021.

Organizar a exposição dos álbuns dos alunos para a comunidade escolar. São fundamentais: a escolha prévia do local, a autorização para utilizá-lo, a escolha do material necessário para fazer a montagem, a confecção de convites, a divulgação da exposição e a segurança das pessoas e do acervo.

Após a exposição, fazer uma avaliação do percurso com os alunos, questionando: Quais medidas contribuíram para a realização do álbum e da exposição? O que poderia melhorar a produção do álbum e da exposição? A confecção dos álbuns atingiu os objetivos propostos? Por quê?

MP106

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Relacione as colunas de acordo com as características de cada tipo de diário citado.

    Coluna à esquerda:

    Diário familiar cotidiano

    Diário de viagem

    Coluna à direita:

    O navegador faz o registro dos acontecimentos de sua viagem.

    A pessoa faz o registro dos acontecimentos familiares.

    PROFESSOR Respostas corretas: Diário familiar cotidiano - A pessoa faz o registro dos acontecimentos familiares. Diário de viagem - O navegador faz o registro dos acontecimentos de sua viagem.
  1. Classifique as diferentes formas de registro de acordo com a legenda.

    AL. Álbum de família.

    CA. Cartas.

    ( ) É uma forma de registro, principalmente por meio de imagens das vivências familiares.

    PROFESSOR Resposta: AL.

    ( ) É uma forma de comunicação de uma pessoa para outra, com data e assinatura.

    PROFESSOR Resposta: CA.
  1. Crie um trecho de um diário pessoal, relatando um acontecimento vivenciado na sala de aula. Coloque a data e depois faça um desenho.
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem datar o acontecimento e depois representá-lo por meio de um desenho. Fim da observação.

Dia: _____. Mês: _____. Ano: _____.

MANUAL DO PROFESSOR

Intencionalidade pedagógica das atividades

Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: descrever as características dos diários.

Espera-se que o aluno relacione o diário familiar cotidiano e o diário de viagem às suas respectivas características.

Atividade 2 – Objetivos de aprendizagem: identificar os elementos que caracterizam as cartas e compreender o que são álbuns de fotografia e como eles são compostos.

Ao solicitar que o aluno utilize e aplique legendas, identificando as características de duas formas de registro, as cartas e os álbuns de família, a atividade permite verificar se ele alcançou os objetivos de aprendizagem estabelecidos.

Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: descrever as características dos diários.

O aluno deverá elaborar um trecho de um diário pessoal para relatar um acontecimento vivenciado em sala de aula, com marcação do dia, mês e ano.

MP107

  1. Observe a imagem.
Imagem: Fotografia. Em uma sala de aula enfeitada com bandeirolas roxas penduradas em um varal, um grupo de alunos uniformizados, alguns usando chapéu cônico, e a professora de jaleco sorriem e alguns batem palma. Na lousa, está escrito: “Feliz Aniversário” e a figura de um balão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comemoração em escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo. FIM DA LEGENDA.

  1. Relacionei os nomes das formas de registro e os seus usos?
  1. Comparei e identifiquei semelhanças e diferenças nas formas de registro?
  1. Identifiquei fotos sobre as memórias da família?
  1. Montei meu álbum com fotos e/ou desenhos?
  1. Respeitei as regras de convivência da turma?
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4 – Objetivo de aprendizagem: compreender o que são álbuns de fotografia e como eles são compostos.

Ao solicitar que o aluno observe uma fotografia, identifique e descreva o tipo de comemoração retratado, justificando sua resposta, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.

Autoavaliação

A autoavaliação sugerida permite aos alunos revisitar o processo de aprendizagem, possibilitando que reflitam sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade não vale atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos.

Essas respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento do professor ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente e que não aparentem estar consolidados.

MP108

Comentários para o professor:

Conclusão do módulo – capítulos 9 e 10

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 9 e 10. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios dos alunos que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: Como as pessoas registram suas histórias pessoais e familiares?

Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 9 e 10, relacionados às formas de registro das histórias pessoais, familiares e escolares, como as cartas, os diários e os álbuns de família.

A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de conceitos distintos para cada atividade, que podem depender também das temáticas e dos procedimentos que receberam maior ênfase pedagógica no decorrer da sequência didática.

A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.

MP109

Introdução ao módulo dos capítulos 11 e 12

Este módulo, formado pelos capítulos 11 e 12, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo permitir aos alunos reconhecer a importância da preservação de objetos de outros tempos e perceber o papel desses objetos na formação das memórias pessoais, familiares e escolares.

Questão problema

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Como os objetos podem estar relacionados às memórias pessoais e familiares?

Atividades do módulo

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02HI03, ao viabilizar a identificação e a seleção de objetos e de documentos pessoais que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória, e da habilidade EF02HI09, ao demandar a identificação de objetos e de documentos pessoais que remetam às próprias experiências familiares e comunitárias, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

São desenvolvidas atividades de observação e interpretação de fontes históricas, com a análise de depoimentos sobre objetos que marcaram a memória dos depoentes, desde utensílios domésticos (máquina de fazer macarrão) aos instrumentos musicais (violão, sanfona); além da produção de um gráfico para sistematização de informações obtidas em entrevistas. As propostas também possibilitam resgatar o papel dos objetos escolares na percepção de mudanças, pertencimento e memória, por meio da leitura e da análise de depoimentos sobre os materiais escolares e os uniformes utilizados em outros tempos, comparando-os com os materiais utilizados e guardados pelos alunos e por uma pessoa da convivência deles.

Como pré-requisitos, é importante que eles consigam compreender o significado de objetos como fontes de memórias e histórias, habilidades trabalhadas no módulo anterior.

Principais objetivos de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

MP110

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Como os objetos podem estar relacionados às memórias pessoais e familiares?

CAPÍTULO 11. Objetos domésticos e memória

As pessoas podem guardar alguns objetos que consideram importantes para a sua história pessoal, familiar ou da comunidade em que vivem, como demonstra o depoimento de Mariza sobre sua avó Maria.

A máquina de fazer macarrão

Eu ansiava vê-la passar uns dias em minha casa. Trazia sempre sua máquina de macarrão e também pacotinhos de balas e docinhos. Eu e meu irmão Marcos íamos esperá-la no ponto de ônibus, próximo de casa, e a primeira pergunta que eu fazia era: “trouxe a máquina de macarrão?”. Gostava muito de ajudá-la a fazer o macarrão e colocá-lo num suporte para secar ao sol. [...]

Já no final de sua vida, morando na casa de minha tia Olívia, foi se desfazendo de tudo o que possuía [...]. E a cada um de nós foi dando o que achava que seria mais interessante. A mim me coube a máquina de macarrão (sabia o quanto eu valorizava esse utensílio) e um porta-joias de louça com a figura de uma bailarina.

Mariza Bignotto Denucci. Legado de avó – amor para sempre. Museu da pessoa . Disponível em: http://fdnc.io/fpjAcesso em: 4 fev. 2021.

Imagem: Ilustração. Uma menina de vestido e sapatilha e um menino de camisa, colete, shorts e tênis estão em uma parada de ônibus com dois bancos vazios atrás deles. Ao fundo, o ônibus com frente capô, porta aberta e janelas pequenas.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Grife no texto o que a avó Maria levava para Mariza e seu irmão quando ia visitá-los.
    PROFESSOR Resposta: máquina de macarrão; pacotinhos de balas e docinhos

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que a avó deu a máquina de macarrão para Mariza?
    PROFESSOR Resposta: Porque a avó sabia o quanto Mariza valorizava esse objeto.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além da máquina de macarrão, o que mais a avó deixou para Mariza?
    PROFESSOR Resposta: Um porta-joias de louça com uma bailarina.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 11

Unidades temáticas

A comunidade e seus registros.

As formas de registrar as experiências da comunidade.

Objetos de conhecimento

• A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.

• As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.

Habilidades

• EF02HI03: selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

• EF02HI09: identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

Boxe complementar:

De olho nas competências

As atividades deste capítulo favorecem o exercício da Competência Específica 4 das Ciências Humanas, ao utilizar os instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo a valorização da diversidade de indivíduos, e da Competência Específica 4 de História, ao estimular os alunos a identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos em um mesmo contexto histórico.

Fim do complemento.

Conversar com os alunos sobre a questão problema da seção Desafio à vista! e registrar os conhecimentos prévios deles a respeito do tema para que possam ser retomados na conclusão do módulo.

Fazer a leitura compartilhada do texto “A máquina de fazer macarrão”, identificando com os alunos a importância dessa máquina como objeto de memória e o motivo de ela ter sido preservada pela família.

MP111

Explorar fonte histórica material

Observe a fotografia de uma máquina de fazer macarrão semelhante à citada no depoimento de Mariza.

Imagem: Fotografia. Uma máquina de ferro que apresenta base firme da qual partem quatro pés que sustentam dois cilindros horizontais e paralelos, um mais acima e outro mais abaixo. Nas extremidades, ambos são conectados por duas grandes catracas e do outro lado há uma manivela com extremidade de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Máquina de fazer macarrão utilizada por volta de 1930. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como você imagina que essa máquina funcionava?
    PROFESSOR Resposta pessoal. Essa questão será ampliada na receita a seguir. Socializar as hipóteses individuais.
  1. Agora, leia uma receita de macarrão feito com uma máquina semelhante à utilizada por volta de 1930.

    Imagem: Ilustração. Página de um caderno espiralado com borda verde e a seguinte receita: “Ingredientes: 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 3 colheres (chá) de sal; 4 ovos. Modo de fazer: Misturar os ingredientes e fazer uma massa; Passar a massa pelos cilindros inferiores da máquina de fazer macarrão para abrir e afinar a massa; Depois, passar a massa por um dos cilindros superiores para cortar o macarrão; Polvilhar farinha em uma mesa e colocar o macarrão para secar. Atenção: Por motivos de segurança, a máquina de macarrão só pode ser usada por um adulto.”.  Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • As informações da receita confirmaram a hipótese que você levantou na atividade 1 sobre o funcionamento da máquina de macarrão? Explique.
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem confrontar a hipótese levantada na atividade anterior com as informações presentes na receita a respeito do funcionamento da máquina de macarrão. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Fonte histórica material: máquina de fazer macarrão

Essa seção possibilita explorar com os alunos uma fonte histórica material – a máquina de fazer macarrão – por meio da observação da fotografia apresentada. Orientar a observação do objeto, chamando a atenção dos alunos para as partes que o compõem (cilindros superior e inferior e manivela). Solicitar a eles que levantem hipóteses sobre o funcionamento dessa máquina.

Fazer a leitura compartilhada da receita, identificando as principais informações, com destaque para os tópicos que descrevem o funcionamento da máquina.

Confrontar as informações do texto com as hipóteses propostas pelos alunos na atividade 1 e verificar se eles estabeleceram relações entre a foto da máquina e o texto que menciona suas partes.

Atividade complementar

Propor aos alunos que conversem com adultos da convivência deles sobre pratos que são consumidos e/ou preparados pelos membros da família há muito tempo. Eles devem investigar informações sobre a receita de um dos pratos familiares.

No dia combinado, os alunos deverão apresentar as receitas tradicionais da família e suas histórias. Se possível, solicitar aos adultos com os quais os alunos convivem que preparem as receitas para que eles possam compartilhar os pratos com os colegas.

MP112

Instrumentos musicais

Os instrumentos musicais também podem lembrar experiências vividas em outros tempos, como nos conta Lenilde Ramos, que nasceu no município de Corumbá, no estado do Mato Grosso.

  1. Com o auxílio do professor, leia o texto em voz alta.

    Objetos de infância

    Em vez de bonecas e carrinhos, minha infância foi marcada por brinquedos diferentes: sanfona, violão e vagões de trem. Em casa, eu escalava o armário para admirar o violão do meu pai, um instrumento de 1926, com detalhes de madrepérola .

    A sanfona de minha mãe era pesada e a brincadeira tinha que ser compartilhada com minha irmã: uma puxava o fole e a outra viajava nas teclas.

    Um dia [...] meu pai comprou uma pra mim. Aí eu ligava o rádio e tentava encontrar o botão [do teclado da sanfona] que combinava com a música.

    Lenilde Ramos. Uma infância marcada por sanfona, violão e vagões de trem em Porto Esperança. Campo Grande News , 4 jan. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/fpk. Acesso em: 4 fev. 2021.

    Glossário:

Madrepérola: material de decoração retirado das conchas.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Plano aberto de uma via de terra na qual passa um automóvel e há muitas pessoas agrupadas em um trecho da calçada à frente de uma área com muitas árvores e cercada por um portão. Na região, há construções compridas e térreas. Ao fundo, há um terreno com árvores e uma grande embarcação atracada no mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul. Foto de cerca de 1930. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientar a leitura em voz alta do texto pelos alunos, pois essa prática contribui para o desenvolvimento da fluência em leitura oral. Em seguida, identificar com eles: o assunto do depoimento; o nome da depoente; o município; e o estado onde ela nasceu.

Destacar com os alunos o nome e as características dos instrumentos musicais do pai e da mãe da depoente.

Explorar com eles a palavra “madrepérola”, no glossário, e seu significado, solicitando que elaborem oralmente uma frase, aplicando o termo, para que saibam utilizá-lo em contextos adequados, favorecendo o desenvolvimento de vocabulário.

Por fim, orientar a observação da fotografia do município em que vivia a depoente e quais elementos são retratados.

A sanfona

Os primeiros registros da sanfona no Brasil surgem no Rio Grande do Sul, trazida, provavelmente, pelos imigrantes italianos, por volta de 1836, e pelos alemães, em 1845, e foi levada ao norte por soldados nordestinos que lutaram na Guerra do Paraguai, em 1864-70 [...]. Por suas possibilidades melódicas e harmônicas, a sanfona veio ser uma alternativa mais prática e econômica, substituindo a orquestra ou piano, para acompanhar as danças ou cantigas locais. Alcançou popularidade entre as décadas de 40 e 70, quando começa a cair em desuso conforme cresce a acessibilidade ao teclado eletrônico.

[...] Dos gêneros musicais presentes em todo o país, a sanfona é indispensável na quadrilha junina, e pode ser utilizada no frevo, no samba de matuto ou samba de latada, ou na valsa-choro. No Sul, a gaita ponto foi aos poucos se apropriando da função da rabeca e da viola.

MP113

  1. Relacione cada lembrança de Lenilde aos objetos que aparecem nas imagens, classificando-os conforme a legenda.

    A. Instrumento da mãe que era pesado e que Lenilde tocava com a irmã.

    B. Instrumento de 1926 que pertencia ao pai de Lenilde e tinha detalhes de madrepérola.

    C. Objeto que Lenilde ligava e, ao ouvir a música, tentava encontrar o botão da sanfona que combinava com ela.

( )

Imagem: Fotografia. Um violão. Instrumento feito de madeira com corpo fino, comprimento largo com contorno ondulado nas laterais. Ao centro apresenta um círculo que leva à ao interior oco do instrumento e à frente do qual passam um conjunto de cordas em sentido verticalizado que acompanham o braço do instrumento e são presas nas afinações em sua extremidade.   Fim da imagem.

LEGENDA: Violão. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: B.

( )

Imagem: Fotografia. Um rádio feito de madeira e de forma retangular. Do lado esquerdo apresenta um quadrado com superfície de aspecto poroso e do lado direito apresenta quatro pequenos botões lado a lado abaixo de um quadro de sintonização das estações. Fim da imagem.

LEGENDA: Rádio. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: C.

( )

Imagem: Fotografia. Uma sanfona. Instrumento de corpo alongado em forma hexagonal. As extremidades são de madeira e apresenta pegadores de couro. O comprimento apresenta aspecto dobrável.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sanfona. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: A.

Boxe complementar:

Você sabia?

Sanfona é o nome popular que muitos brasileiros dão a um instrumento musical chamado acordeão. Observe na imagem algumas partes que formam esse instrumento.

O fole tem entradas que permitem o acúmulo do ar. Quando ele é aberto e fechado, a passagem do ar gera sons, que podem ser controlados acionando as teclas e os botões, chamados de baixos.

Imagem: Fotografia. Acordeão. Apresenta formato retangular com extremidades firmes, onde fica o teclado, e comprimento de aspecto sanfonado, onde está o fole, que tem aspecto dobrável. Fim da imagem.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

No Rio Grande do Sul a gaita acompanha o cancioneiro e as danças gaúchas como o fandango (valsa, a mazurca, rancheira e o chamamé vanera, o vanerão, a polca, o contrapasso, o xote, o bugio e a milonga) e as danças de roda (cana-verde, balaio, pezinho). Tais danças tiveram como figura central o tio Bilia.

A sanfona é um dos instrumentos emblemáticos do nordeste brasileiro, que junto com a zabumba e o triângulo formam o trio de forró. Ademais das valsas, polcas, rancheiras, mazurcas, a sanfona cromática veio ampliar a possibilidade de executar choros. [...]

SATOMI, Alice L. Sanfona. Brazil Instrumentarium . Laboratório de estudos etnomusicológicos. UFPB. Disponível em: http://fdnc.io/fLR. Acesso em: 22 jun. 2021.

Orientar os alunos a observar as fotos dos objetos antigos para identificá-los: violão, rádio e sanfona.

Encaminhar a atividade de compreensão de texto, auxiliando os alunos na leitura de cada item que remete às lembranças de Lenilde, e solicitar que relacionem os trechos com as respectivas imagens.

Fazer a leitura compartilhada da seção Você sabia?, destacando com os alunos as características da sanfona, nome popular do acordeão, e as partes que a compõem.

MP114

Investigue

  1. Em casa, você vai entrevistar um familiar ou conhecido que toque um ou mais instrumentos musicais. Siga o roteiro de entrevista e anote as respostas do entrevistado.
    • Nome: _____
    • Idade: _____
    • Qual é o seu instrumento musical preferido?
PROFESSOR Respostas variáveis. Orientar a realização da investigação, conversando com os alunos sobre as pessoas que podem ser entrevistadas e os instrumentos musicais representados nas imagens.

( ) Violão

Imagem: Fotografia. Um violão. Fim da imagem.

( ) Flauta

Imagem: Fotografia. Uma flauta. Apresenta corpo longo, cilíndrico, com alguns furos no comprimento e bocal achatado na extremidade. Fim da imagem.

( ) Violino

Imagem: Fotografia. Um violino. É pequeno, apresenta corpo de madeira com laterais curvas, um conjunto de cordas ao centro que acompanham o braço e são presas nas afinações na extremidade. Ao lado, está o arco do violino. Fim da imagem.

( ) Saxofone

Imagem: Fotografia. Um saxofone. Apresenta corpo metálico dourado, com aspecto tubular curvo, boquilha achatada em uma extremidade e campânula na outra.  Fim da imagem.

( ) Reco-reco

Imagem: Fotografia. Um reco-reco. Apresenta corpo cilíndrico com sulcos paralelos em sua superfície. Ao lado, está uma fina baqueta.  Fim da imagem.

( ) Tambor

Imagem: Fotografia. Um tambor. Apresenta corpo circular e estreito com pele leitosa e acompanha duas baquetas de madeira. Fim da imagem.

( ) Cavaquinho

Imagem: Fotografia. Um cavaquinho. Apresenta corpo com contornos nas laterais, um círculo ao centro que leva ao interior oco do instrumento e pelo qual passa um conjunto de cordas que acompanham o braço do instrumento e são presas nas afinações em sua extremidade. Fim da imagem.

( ) Pandeiro

Imagem: Fotografia. Um pandeiro. Instrumento estreito de copo circular que apresenta pele leitosa e platinelas em sua lateral. Fim da imagem.

( ) Violoncelo

Imagem: Fotografia. Um violoncelo. É grande, apresenta corpo de madeira com laterais curvas, um conjunto de cordas ao centro que acompanham o braço e são presas nas afinações na extremidade. Ao lado, está o arco do violoncelo.  Fim da imagem.

( ) Baixo

Imagem: Fotografia. Um baixo. Apresenta corpo estreito e curvo nas laterais com um conjunto de cordas que acompanha o braço do instrumento e são presas nas afinações em sua extremidade. Fim da imagem.

( ) Guitarra

Imagem: Fotografia. Uma guitarra. Apresenta corpo estreito e curvo nas laterais com um conjunto de cordas que acompanha o braço do instrumento e são presas nas afinações em sua extremidade. Fim da imagem.

( ) Teclado

Imagem: Fotografia. Um teclado. Apresenta corpo retangular e estreito com muitas teclas paralelas e alguns botões ao redor. Fim da imagem.

( ) Piano

Imagem: Fotografia. Um piano. É grande, apresenta três longos pés e pedal. Na parte superior, está o teclado e a cauda com a tampa aberta.  Fim da imagem.

( ) Viola

Imagem: Fotografia. Uma viola. Apresenta corpo com contornos nas laterais, um círculo ao centro que leva ao interior oco do instrumento e pelo qual passa um conjunto de cordas que acompanham o braço do instrumento e são presas nas afinações em sua extremidade. Fim da imagem.

( ) Bateria

Imagem: Fotografia. Uma bateria. Apresenta um conjunto com bumbo, tom 1, tom 2, caixa, surdo, pratos e chimbal.  Fim da imagem.

Observação: Imagens fora de proporção com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientar a realização da investigação sobre os instrumentos musicais, conversando com os alunos sobre as pessoas que podem ser entrevistadas e explorando os instrumentos musicais representados nas imagens.

Encaminhar coletivamente a realização da entrevista, retomando alguns procedimentos importantes, como: ter respeito pelo entrevistado; fazer perguntas claras; registrar as respostas do entrevistado de forma organizada. Combinar um prazo para a realização da entrevista.

No dia combinado, organizar na lousa as respostas obtidas pelos alunos. Solicitar que cada um informe o instrumento escolhido por seu entrevistado e o motivo da escolha desse instrumento.

Marcar na lousa o nome de cada instrumento escolhido e registrar o número de vezes que cada um foi citado.

Gráficos nas aulas de história

A proposta deste texto é apresentar uma prática educacional que envolve a utilização de metodologia estatística no ensino de História. No entanto, essa prática pode ser considerada uma estratégia de ensino, não uma metodologia de ensino, considerando que a metodologia está relacionada ao conjunto de métodos e técnicas utilizadas no ensino. Circe Bittencourt (2011) alerta para a não confusão entre métodos e técnicas de ensino. O método está relacionado ao caminho que se utiliza para chegar a determinado objetivo, e técnica de ensino são como as ferramentas utilizadas nesse caminho. Assim, essa prática pode ser considerada uma estratégia de ensino, uma técnica inserida em um método de ensino mais amplo. [...]

  1. O professor vai organizar na lousa um levantamento das respostas dos entrevistados pela turma.

    Registre no gráfico a seguir a quantidade de entrevistados que escolheu cada instrumento musical. Lembre-se de que cada quadradinho corresponde a um entrevistado.

    PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na organização e no tratamento dos dados dos coletados. Fim da observação.
Imagem: Ilustração. Uma faixa que apresenta notas musicais.  Gráfico. No eixo vertical está o número de entrevistados de 1 a 15. No eixo horizontal está a lista de instrumento. Violão. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Flauta. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______.  Violino. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Saxofone. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Reco-reco. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Tambor. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Cavaquinho. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Pandeiro. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Violoncelo. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Baixo. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Guitarra. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Teclado. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Piano. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Viola. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______. Bateria. Número de entrevistados entre a 1 a 15: ______.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual instrumento musical foi o mais escolhido pelos entrevistados? Em sua opinião, por que esse foi o instrumento mais escolhido?
    PROFESSOR Atenção professor: A atividade permite que os alunos reflitam sobre o assunto e deem sua opinião, exercendo autonomia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

A etapa de coleta de dados foi dividida em elaboração do questionário e aplicação do mesmo. A elaboração do questionário é uma etapa importante pois os alunos precisam construir perguntas adequadas cujas respostas possam ser transformadas em variáveis. [...]

Enquanto em um dos grupos apenas dois alunos ficaram responsáveis pela tabulação dos dados, no outro grupo o método foi outro, sendo que cada aluno ficou responsável por tabular uma questão e outro aluno foi responsável por reunir os dados.

A partir da tabulação dos dados, os alunos foram orientados sobre a escolha das maneiras de representação dos mesmos e havia a opção de construir gráfico de barras ou, gráfico de setores. [...]

FONSECA, Vitória A. da; REIS, Ana Maria. Interdisciplinaridade, História e Estatística: Pesquisa de Opinião sobre Democracia. EBR – Educação Básica Revista , v. 1, n. 2, p. 116-120, 2015. Disponível em: http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/issue/view/ebrv1n2/2 . Acesso em: 22 jun. 2021.

Explorar com os alunos o esquema do gráfico que vão preencher, propondo algumas questões para que compreendam cada elemento do gráfico e o que deverão fazer, como: O que indica o eixo vertical? O que indica o eixo horizontal? E o que indica cada quadradinho?

Encaminhar a organização dos dados coletados e o preenchimento do gráfico.

Informar aos alunos que o gráfico de barras auxilia na leitura dos dados coletados, apresentando as informações de forma visual.

MP116

CAPÍTULO 12. Objetos escolares e memória

Os objetos utilizados na escola também podem ser guardados e contribuem para preservar a memória das pessoas e da comunidade.

  1. Observe as fotos de alguns objetos utilizados e conservados por uma pessoa que estudou por volta de 1950. Em seguida, escreva uma legenda para cada foto usando as palavras dos quadros a seguir.

    Quadros:

    Caderno

    Livro

    Mala

    Estojo de metal

    Estojo de madeira

    Fim dos quadros.

PROFESSOR Atenção professor: A escrita utilizando banco de palavras é atividade adequada ao momento da alfabetização dos alunos. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Um estojo de madeira que apresenta a o fechamento da parte superior com uma régua deslizante. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Estojo de madeira.
Imagem: Fotografia. Um estojo metálico de cor prata e azul. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Estojo de metal.
Imagem: Fotografia. Um livro espiralado chamado “O livro de Lili”, que apresenta uma menina na capa. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Livro.
Imagem: Fotografia. Uma mala marrom que apresenta alça curta na parte superior e um botão central para fechamento na lateral. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Mala.
Imagem: Fotografia. Um caderno fino espiralado e de capa vermelha. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Caderno.

Observação: Os elementos foram representados fora de proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E você, guardou algum objeto que utilizou em outros tempos? Se sim, que objeto é esse e por que você o guardou?
    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem citar um objeto de outros tempos que tenham guardado, como um brinquedo, por exemplo. Fim da observação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que as pessoas guardam objetos de outros tempos?
PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os alunos concluam que as pessoas guardam objetos de outros tempos porque eles representam lembranças de sua história vivida. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

A BNCC no capítulo 12

Unidades temáticas

A comunidade e seus registros.

As formas de registrar as experiências da comunidade.

Objetos de conhecimento

• A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.

• As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.

Habilidades

• EF02HI03: selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

• EF02HI09: identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.

Boxe complementar:

De olho nas competências

As atividades deste capítulo promovem o desenvolvimento da Competência Específica 4 de História, ao estimular os alunos a identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos em um mesmo contexto histórico.

Fim do complemento.

Orientar a realização da primeira atividade, propondo uma observação coletiva das imagens dos objetos escolares, relacionando-as com as respectivas descrições.

Conversar com os alunos sobre a importância da preservação de objetos de outros tempos, pois podem contar uma história e ajudar na manutenção da memória coletiva.

Solicitar que pesquisem informações relacionadas à preservação das fontes materiais existentes na escola.

Anotar na lousa as informações identificadas pelos alunos e pedir que registrem as anotações no caderno.

MP117

Outras pessoas que estudaram por volta de 1950 se lembram do uniforme que utilizavam nessa época, como nos conta Rosicler Martins a seguir.

  1. Com a ajuda do professor, leia o texto em voz alta.

    Uniforme

    Na escola, vestia camisa branca com mangas compridas e saia pregueada. No cabelo, um laço da mesma cor da camisa.

    Usava também sapatos pretos e meias três-quartos.

    Depoimento de Rosicler Martins Rodrigues para este livro.

  1. Circule as imagens que representam peças de uniforme semelhantes às que Rosicler descreve em seu depoimento.
Imagem: Fotografia. Uma camisa branca de manga longa e um broche pendurado na região do peito. Short azul. Sapato preto. Laço branco. Meia três-quartos branca. Camiseta de manga curta branca. Saia de pregas azul. Tênis rosa.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos foram representados fora de proporção. Fim da observação.

PROFESSOR Resposta: 1; 3; 4; 5; 7.
  1. Atualmente, como é a vestimenta dos alunos na escola em que você estuda?

    ( ) Os alunos usam uniforme.

    ( ) Os alunos não usam uniforme.

PROFESSOR Atenção professor: Os alunos identificarão o uso ou não do uniforme em sua escola. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Pedir aos alunos que leiam o texto sobre o uniforme escolar em voz alta. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da fluência em leitura oral. Solicitar que expliquem se entenderam do que o texto trata.

Pedir a eles que observem os itens de vestuário utilizados na escola e tentem se lembrar qual a denominação de cada um.

Explicar a eles que esses itens eram muito utilizados por pessoas de outra época e podem ser fontes de informações sobre nossas tradições, nossos modos de pensar e sentir e nossa memória individual e coletiva.

Orientá-los a fazer as atividades propostas, estimulando-os a reler o texto, relacionando as informações com as imagens das peças de uniforme. Essa prática ajuda no desenvolvimento da compreensão de texto.

Atividade complementar

Incentivar os alunos a debater sobre as vantagens e as desvantagens do uso de uniforme escolar, apresentando argumentos para defender o ponto de vista deles.

Explorar com os alunos argumentos dos defensores do uniforme escolar, como a facilidade de identificação dos alunos e a segurança. Explorar também os argumentos dos contrários ao uniforme, como o fato de todos os alunos ficarem iguais, perdendo sua identidade.

Boxe complementar:

Tema contemporâneo transversal: direitos da criança e do adolescente

Este é um bom momento para conversar com os alunos sobre alguns direitos da criança e do adolescente, como o direito ao ensino de qualidade. Para isso são necessárias, além da construção de escolas, a garantia da qualidade do trabalho dos professores e uma estrutura escolar adequada com biblioteca, quadra esportiva, salas de aula e laboratórios.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Para leitura do aluno

Eu me lembro, de Gerda Brentani, da Companhia das Letrinhas.

Nesse livro de memórias, a autora e artista plástica relata, por meio de textos e imagens, os acontecimentos que vivenciou, como os bondes movidos à tração animal, os primeiros carros, entre outras memórias.

Fim do complemento.

MP118

Tempo, tempo...

Um dos objetos utilizados na escola passou por muitas transformações, como nos conta Gerda Brentani, que nasceu em 1903.

Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo feita em uma lousa e que vai de 1910 a 2030 com alternância de dez em dez anos. Pouco depois de 1910, há um cartaz que apresenta uma pena de metal e um tinteiro e o seguinte texto: “Menina, na escola, para escrever eu usava uma peninha de metal enfiada num cabo de madeira. Na mesa, ficava um vidrinho de tinta azul onde eu molhava a peninha de metal. Parece simples, mas a tinta pingava, manchava o papel, o livro e, logicamente, a blusa branca exigida pela escola.”. Depois, quase em 1950, há outro cartaz que apresenta uma caneta desmontada e o seguinte texto: “Nasceu depois a caneta [...]. Em seu interior havia um canudinho de vidro cheio de tinta. Volta e meia era necessário desatarraxá-la e encher o canudinho vazio. O risco de pingar em algum lugar errado era grande.”. Por fim, após 1990, há uma caneta esferográfica destampada e o seguinte texto no cartaz: “Hoje tenho na mão um cabo comprido de plástico cheio de tinta. Vou escrevendo quilômetros, até acabar o líquido. Compro outra caneta [...] e sigo em frente. Gerda Brentani. Eu me lembro. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1993. p. 22.”.  Fim da imagem.

Observação: Representações feitas a partir de imagens diversas. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com a autora do texto, qual objeto lhe trazia mais problemas para escrever? Explique.
    PROFESSOR Resposta: A pena de metal enfiada no cabo de madeira com o vidrinho de tinta, pois a tinta pingava, manchava o papel, o livro e o uniforme escolar.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E você, tem algum problema com os objetos que utiliza para escrever? Escolha um desses objetos, descreva as partes que o compõem e os problemas que podem ocorrer. Conte para os colegas.
PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem escolher um dos objetos que utilizam para escrever, descrever suas partes e identificar se tem algum problema, por exemplo, o lápis que quebra a ponta, entre outras questões que possam aparecer. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Noções temporais: anterioridade e posterioridade

As atividades possibilitam aos alunos comparar os materiais de escrita de diferentes tempos e identificar mudanças e permanências.

Realizar com os alunos a leitura do texto introdutório e dos quadros apresentados na linha do tempo. Interpretar o texto com eles e pedir que respondam às atividades.

Ressaltar o fato de que a escola é um espaço de convivência social. Dessa forma, é rica em memórias que podem ser exploradas, a exemplo dos objetos escolares utilizados em outros tempos, das relações entre alunos e professores, das mudanças nas disciplinas ensinadas, entre outras.

Lembranças afetivas da escola

Que lembranças vêm das escolas? Que marcas ficaram no nosso corpo? Não há adulto que não se lembre de sua infância, não há adulto que não se lembre de sua trajetória de escola. Dessas lembranças, das saudades risonhas e tristonhas falam as cenas vindouras.

Chega a Menina que Brinca na Rua com Irmãos – anunciando, denunciando cenas vividas na escola quando criança:

MP119

  1. Em casa, reconte para um adulto de sua convivência os objetos de escrever citados no texto.
    PROFESSOR Atenção professor: Orientar a retomada dos conteúdos para que os alunos possam fazer o reconto. Fim da observação.
  1. Em casa, pergunte a um adulto com mais de sessenta anos de idade quais objetos ele usava para escrever quando era criança. Ele usava os mesmos objetos que você?
PROFESSOR Atenção professor: O adulto pode citar objetos de escrever semelhantes aos citados no texto ou outros que tiverem usado. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Lembranças do primeiro dia de aula, das alegrias [...]. Enfim, expressam que: o primeiro dia de aula, na primeira série, minha mãe preparando o material escolar, o uniforme, a pasta, o lanche... Que alegria! Tinha uma ideia do que seria a escola; mas, ao mesmo tempo, medo. Será que saberei o que fazer? A disciplina na escola era bem rígida, controlada por freiras, as quais, ao mesmo tempo, eram amorosas e cuidadosas. [...]

FIGUEIREDO, Márcio X. B.; RIGO, Luiz Carlos. Memórias das infâncias no processo das educadoras. Revista Pensar a Prática , Goiânia, v. 11, n. 3, p. 264, set./dez. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/fLS. Acesso em: 22 jun. 2021.

Orientar a tarefa de casa em que os alunos devem retomar os objetos de escrever citados no texto para fazer o reconto das informações para um adulto. O reconto auxilia os alunos a expressar-se oralmente e contribui para o processo de alfabetização.

Estimular os alunos a conversar sobre os materiais escolares com adultos da convivência deles. Os alunos podem perguntar aos adultos quais materiais utilizavam quando eram crianças. Em seguida, podem comparar os materiais citados com seus próprios materiais.

Atividade complementar

Se possível, solicitar aos alunos que tragam para a escola alguns dos objetos citados pelos adultos com quem conversaram. Se não for possível, pedir que desenhem esses objetos.

Propor a eles que elaborem fichas para cada item com os nomes do objeto e da pessoa a quem pertenceu e a data aproximada em que eram utilizados.

MP120

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. No texto que você leu na página 76, Mariza conta que herdou da avó dois objetos. A esse respeito, faça o que se pede.
    1. Circule quais foram esses objetos.

      Ferro de passar roupa

      Máquina de macarrão

      Porta-joias de louça

      PROFESSOR Respostas corretas: Máquina de macarrão; Porta-joias de louça.
    1. Por que a avó deixou esses objetos para Mariza?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Porque Mariza valorizava muito esses objetos.
  1. Que lembranças Mariza tinha quando utilizava a máquina de fazer macarrão?

    _____

    PROFESSOR Resposta: Lembrava das vezes que fazia macarrão com a avó.
  1. Observe a imagem e responda às questões a seguir.
Imagem: Fotografia. Um ferro de passar que apresenta base larga e tampa com rebarba e pegador de madeira com um orifício na lateral.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ferro de passar roupa a brasa. FIM DA LEGENDA.

  1. Você conhece esse objeto?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem responder “sim” ou “não”. Fim da observação.
  1. Para que ele serve?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem retirar a informação da legenda para responder “passar roupa”. Fim da observação.
  1. Como ele funciona?

    _____

    PROFESSOR Atenção professor: Os alunos devem retirar a informação da legenda para responder que o ferro funcionava a brasa. Fim da observação.
  1. O objeto é semelhante ao ferro de passar roupa utilizado em sua casa?

    _____

PROFESSOR Resposta: Não.
MANUAL DO PROFESSOR

Intencionalidade pedagógica das atividades

Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: explicar por que os objetos domésticos podem ser marcos da memória.

Espera-se que o aluno retome as informações do texto da página 76 para identificar os dois objetos deixados pela avó para Mariza e explique a valorização desses objetos.

Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: explicar por que os objetos domésticos podem ser marcos da memória.

O aluno deverá identificar o resgate das lembranças mencionadas no depoimento de Mariza (fazer macarrão com a avó) todas as vezes que ela usava a máquina de macarrão herdada da avó.

Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: explicar por que os objetos domésticos podem ser marcos da memória.

Ao solicitar que o aluno identifique um objeto de outro tempo (fonte histórica material), explique a sua função, reconheça como o objeto funciona e compare-o ao ferro de passar roupa atual, registrando que não é semelhante ao ferro a brasa, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.

MP121

  1. Leia o poema escrito por Cora Coralina, que nasceu em 1889, sobre os materiais escolares utilizados em outros tempos e, a seguir, faça o que se pede.

    A escola da mestra Silvina

    Sentava em bancos compridos,

    escorridos, sem encosto. [...]

    Não se usava quadro [...] [grande].

    As contas se faziam

    em pequenas lousas individuais.

    Cora Coralina. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais . São Paulo: Global, 2006. p. 61-62.

    1. Onde os alunos se sentavam na escola da mestra Silvina?

      _____

      PROFESSOR Resposta: Em bancos compridos, escorridos e sem encosto.
    1. Em que material as contas eram registradas nessa escola? Circule.

      Caderno

      Lousa coletiva

      Livro

      Pequenas lousas individuais

      PROFESSOR Resposta correta: Pequenas lousas individuais.

      Autoavaliação

      PROFESSOR Atenção professor: Orientar os alunos na avaliação do próprio aprendizado. Fim da observação.

      Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

      Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Reconheci os objetos como fontes de memórias?
  1. Comparei os materiais escolares e identifiquei semelhanças e diferenças?
  1. Compreendi o significado das fontes históricas?
  1. Sugeri ideias para as aulas?
  1. Acompanhei as explicações do professor?
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4 – Objetivo de aprendizagem: listar mudanças nos objetos utilizados para escrever ao longo do tempo.

Espera-se que o aluno identifique a partir do trecho do poema lido as características de alguns materiais utilizados na escola em outro tempo.

Autoavaliação

A autoavaliação sugerida permite aos alunos revisitar o processo de aprendizagem, possibilitando que reflitam sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade não vale atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos.

Essas respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento do professor ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente e que não aparentem estar consolidados.

MP122

Comentários para o professor:

Conclusão do módulo – capítulos 11 e 12

A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 11 e 12. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios da turma que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: Como os objetos podem estar relacionados às memórias pessoais e familiares?

Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.

Verificação da avaliação de processo de aprendizagem

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 11 e 12 e refletir sobre o papel dos objetos para produção de memórias pessoais, familiares e escolares.

A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de conceitos distintos para cada atividade, que podem depender também das temáticas e dos procedimentos que receberam maior ênfase pedagógica no decorrer da sequência didática.

A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.

Superando defasagens

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.