MP123
Unidade 4. Trabalho, ambiente e comunidade
Esta unidade permite aos alunos identificar diferentes formas de trabalho, considerando os espaços, os instrumentos e a função que exercem na comunidade, além de avaliar os desafios enfrentados por diversos trabalhadores em seu cotidiano. Também possibilita que reflitam sobre os impactos de diferentes formas de trabalho no ambiente, reconhecendo os tipos de fonte histórica que permitem o seu estudo.
Módulos da unidade
Capítulos 13 e 14: exploram as características de diferentes tipos de trabalho, os locais e os instrumentos utilizados por cada um deles, assim como os desafios que as pessoas que os realizam enfrentam no cotidiano.
Capítulos 15 e 16: tratam dos impactos ambientais de algumas atividades e os tipos de fontes históricas que possibilitam o estudo da situação.
Primeiros contatos
As atividades propostas no quadro Primeiros contatos são preparatórias para o estudo da unidade com base na exploração de uma fotografia que registra a criação de gado em uma área de Floresta Amazônica no município de Apuí, no estado do Amazonas, possibilitando o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas desenvolvidos na unidade a partir das hipóteses levantadas por eles sobre os impactos ambientais desse tipo de atividade econômica.
Introdução ao módulo dos capítulos 13 e 14
Este módulo, formado pelos capítulos 13 e 14, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo abordar os diferentes tipos de trabalhadores, categorizados conforme o local em que desenvolvem suas atividades (locais abertos ou fechados), seus instrumentos de trabalho, a forma como exercem suas atividades nas comunidades e as dificuldades que enfrentam no dia a dia.
Questão problema
Que tipos de trabalhadores existem nas comunidades?
Atividades do módulo
As atividades propostas possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02HI10, ao permitir a identificação das diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que se vive, seus significados, suas especificidades e sua importância.
As atividades permitem aos alunos identificar as profissões dos trabalhadores retratados, os locais em que eles trabalham (locais abertos e fechados) e os instrumentos que utilizam, bem como conhecer pregões utilizados por alguns trabalhadores para divulgar os seus produtos há cerca de cem anos e elaborar um pregão. Possibilitam também aos alunos refletir sobre a importância das atividades desempenhadas por alguns trabalhadores para as comunidades, assim como sobre os desafios que os trabalhadores podem enfrentar em suas atividades.
Como pré-requisito, é importante que os alunos identifiquem algumas práticas sociais que as pessoas exercem na comunidade, habilidade inicialmente trabalhada no módulo dos capítulos 5 e 6.
Principais objetivos de aprendizagem
- Relacionar trabalhador, local de trabalho e instrumento de trabalho.
- Explicar o que eram, há cem anos, os “pregões” e como eles eram utilizados.
- Citar problemas enfrentados por trabalhadores em locais abertos e em locais fechados.
MP124
UNIDADE 4. Trabalho, ambiente e comunidade
LEGENDA: Criação de gado em área desmatada da Floresta Amazônica no município de Apuí, no estado do Amazonas. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientar a observação coletiva da imagem, identificando, com os alunos, os elementos representados na fotografia, tais como, a atividade econômica realizada (criação de gado) e o impacto ambiental no local retratado (desmatamento). Solicitar aos alunos que leiam a legenda, identificando o local e a data da fotografia.
O trabalho
[...] o trabalho surge por uma necessidade humana de transformar a natureza e dela retirar o seu sustento ou os meios que auxiliaram na realização de tarefas ou de algum lazer. Diante de uma necessidade, o homem se utiliza do trabalho para transformar as matérias naturais em produtos que atendem às suas necessidades.
O trabalho é essencial tanto para a vivência em sociedade quanto para a sobrevivência do próprio homem enquanto ser biológico [....].
MP125
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Que tipo de atividade está representado na imagem?
PROFESSOR
Resposta: A atividade representada é a criação de gado.
- Esse tipo de atividade pode causar impactos no ambiente? Se sim, cite um deles.
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos poderão verificar que há impactos ambientais atrelados à pecuária, tais como o desmatamento, em evidência na imagem, entre outros. Fim da observação.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
[...] o trabalho é a categoria fundante do ser social [...] que dá origem ao agir humano. Sem ele, as inúmeras e variadas formas de atividade humana não poderiam existir. Ele é fundante, pois é a única categoria social que faz a mediação entre o [...] [ser humano] e a natureza, gerando novas possibilidades e necessidades.
LEITE, Ângelo A. M. O trabalho e a origem do homem em sociedade: uma análise através da filosofia de Marx e Lukács. Cadernos Cajuína : revista interdisciplinar, v. 2, n. 2, p. 79-80, 2017. Disponível em: http://fdnc.io/ftU. Acesso em: 23 jun. 2021.
Realizar a leitura compartilhada das atividades do quadro Primeiros contatos, distinguindo com os alunos os elementos da imagem que indicam a criação de gado e o impacto ambiental causado pelo desmatamento.
Se considerar pertinente, anotar em uma folha à parte as respostas dos alunos para retomá-las após o estudo da unidade.
Boxe complementar:
Fato de relevância mundial e nacional
As atividades apresentadas nestas páginas e nas seguintes permitem trabalhar um fato de relevância mundial e nacional: a diversidade cultural. Ao abordar diversos tipos de trabalho em diferentes comunidades do país, inclusive atividades de comunidades tradicionais como a coleta de frutos da floresta e a pesca (página 104), a unidade possibilita a associação entre trabalho e relação com a natureza.
Fim do complemento.
MP126
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 13 e 14
Que tipos de trabalhadores existem nas comunidades?
CAPÍTULO 13. Tipos de trabalhadores
Os trabalhadores realizam suas atividades em locais abertos ou em locais fechados.
LEGENDA: Praia de Fora, pintura de Alexandre Freire, 2007. FIM DA LEGENDA.
- Complete a ficha com informações sobre a pintura.
- Nome do autor:
_____
PROFESSOR
Resposta: Alexandre Freire. - Título:
_____
PROFESSOR
Resposta: Praia de Fora. - Ano em que foi produzida:
_____
PROFESSOR
Resposta: 2007. - Trabalhador representado:
_____
PROFESSOR
Resposta: Pescador. - Instrumentos de trabalho:
_____
PROFESSOR
Resposta: Rede de pesca e barco. - Esse trabalhador atua em um local: ( ) aberto.( ) fechado.
PROFESSOR
Resposta correta: aberto.
MANUAL DO PROFESSOR
A BNCC no capítulo 13
Unidade temática
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade.
Objeto de conhecimento
• A sobrevivência e a relação com a natureza.
Habilidade
• EF02HI10: identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades propostas neste capítulo possibilitam aos alunos o exercício da Competência Geral 6, propondo a valorização da diversidade de saberes e vivências de alguns trabalhadores e a reflexão sobre algumas relações próprias do mundo do trabalho, permitindo a eles que façam escolhas alinhadas ao exercício da cidadania.
Fim do complemento.
Conversar com os alunos sobre a questão problema apresentada na seção Desafio à vista! e registrar os conhecimentos prévios deles a respeito do tema, guardando esses registros para serem retomados na conclusão do módulo.
Solicitar aos alunos que observem a reprodução da pintura e a legenda, destacando as informações que encontrarem: título, nome do autor e ano de produção. Pedir que descrevam o que é representado na pintura, compartilhando suas impressões com os colegas. Depois, orientá-los a completar a ficha com as informações solicitadas na atividade.
MP127
- Observe os trabalhadores representados nas imagens e faça o que se pede.
LEGENDA: Varredores de rua no município de Santo Antônio de Jesus, no estado da Bahia. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Coletora de coco babaçu no município de Viana, no estado do Maranhão. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carteiro no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Agricultora no município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
- Interprete as informações e relacione as colunas.
PROFESSOR
Atenção professor: Interpretar e relacionar informações contribui para o processo de alfabetização dos alunos. Fim da observação.Local de trabalho
Rua
Área de vegetação original
Plantação
Trabalhador
Agricultora
Carteiro
Coletora de frutos
Varredor de rua
Instrumento de trabalho
Vassoura
Enxada
Bolsa
Cesto
PROFESSOR
Resposta correta: Local de trabalho: Rua. Trabalhador: Carteiro. Instrumento de trabalho: Bolsa. Local de trabalho: Rua. Trabalhador: Varredor de rua. Instrumento de trabalho: Vassoura. Local de trabalho: Área de vegetação original. Trabalhador: Coletor de frutas. Instrumento de trabalho: Cesto. Local de trabalho: Plantação. Trabalhador: Agricultora. Instrumento de trabalho: Enxada.
- O que esses trabalhadores têm em comum? Converse com os colegas.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos percebam que todos trabalham em locais abertos. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Solicitar aos alunos que observem as fotografias e as respectivas legendas apresentadas na atividade 2. Identificar com eles: a profissão dos trabalhadores retratados; o local onde trabalham; os instrumentos que utilizam e os problemas e desafios que podem enfrentar em seu trabalho.
Orientá-los a ligar as colunas associando cada profissional ao local e ao instrumento de trabalho correspondentes, conforme proposta da atividade.
Atividade complementar
Solicitar aos alunos que investiguem os cuidados que as pessoas devem ter ao realizar atividades de trabalho em locais abertos, expostos ao sol, à chuva e ao vento. Definir com eles o tempo disponível para a pesquisa e as fontes que devem utilizar, como livros, sites, jornais e revistas.
Orientá-los a fazer a exposição do resultado da investigação. Com base nesses resultados, questionar os alunos sobre os cuidados que as pessoas que trabalham em locais abertos devem ter, como: utilizar protetor solar, boné ou chapéu, capa ou guarda-chuva e manter a hidratação do corpo quando expostas ao sol.
Conversar com os alunos sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que trabalham em locais abertos, como comprar protetores solares, que são caros.
Boxe complementar:
Para leitura do aluno
Tem de tudo nesta rua..., de Marcelo Xavier, da Editora Formato.
Neste livro, cenas coloridas do cotidiano são vividas por personagens que trabalham nas ruas, como o camelô, o pipoqueiro, o vendedor de algodão-doce etc.
Fim do complemento.
MP128
- O poema a seguir fala sobre o trabalho dos vendedores de rua, também conhecidos como camelôs. Quando chamado, leia em voz alta o trecho indicado pelo professor.
PROFESSOR
Atenção professor: Organizar a leitura em voz alta de trechos do poema. Fim da observação.Tem camelô...
[...] Com uma banca e um banco
Essa loja tão sortida mostra
tanta coisa linda
sem nem mesmo ter vitrine.
Não tem teto, nem paredes.
O freguês dessa lojinha
entra e sai por todo lado.
Todo mundo é atendido,
todo mundo é bem tratado.
Um relógio pra madame!
Um cinto pro cavalheiro,
Um carrinho pro garoto,
pro moço ali um chaveiro.
Marcelo Xavier. Tem de tudo nessa rua ... São Paulo: Formato, 1990. p. 6.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Usando lápis de cor, pinte os elementos de acordo com a legenda.
Existe no local de trabalho descrito no texto.
Não existe no local de trabalho descrito no texto.
( ) Banca.
PROFESSOR
Resposta: Amarelo.( ) Teto.
PROFESSOR
Resposta: Azul.( ) Parede.
PROFESSOR
Resposta: Azul.( ) Vitrine.
PROFESSOR
Resposta: Azul.( ) Banco.
PROFESSOR
Resposta: Amarelo.
- Localize e retire do texto os nomes de dois objetos que o camelô vende. Registre-os a seguir.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos poderão registrar objetos como relógio, cinto, carrinho ou chaveiro.
Localizar informações no texto e registrá-las por escrito, como souber, são atividades que contribuem para o processo de alfabetização dos alunos. Fim da observação.
- Existem camelôs no lugar em que você vive? Se sim, em que local eles trabalham? Conte aos colegas.
PROFESSOR
Atenção professor: Incentivar o alunos a descrever o local de trabalho dos vendedores de rua de onde vivem. Se considerar conveniente, apresentar imagens de vendedores de rua de diferentes localidades do Brasil. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Explorar com os alunos o título do poema, “Tem camelô...”, antecipando o significado do título e o assunto que aborda.
Orientar a leitura em voz alta e a compreensão do poema, destacando os elementos mencionados, como os objetos vendidos pelo camelô e as características do local.
Encaminhar a interpretação proposta na atividade e solicitar que retomem o poema e localizem e retirem as informações dele para responder às atividades. Essa prática contribui para a alfabetização ao trabalhar a compreensão de texto.
Ressaltar que, hoje, os vendedores ambulantes, geralmente, necessitam de uma licença previamente concedida pelos governos municipais para exercer suas atividades. As licenças são concedidas de acordo com o tipo de produto comercializado (há regras específicas, por exemplo, para a venda de alimentos).
O trabalhador de rua é parte da história brasileira
Por todo o século XVII, XVIII e, principalmente, XIX, o Brasil [...] moveu-se por formas de trabalho de rua. Suas cidades eram povoadas por trabalhadores/as de rua. Ou seja, no Brasil, o trabalho de rua é mais do que uma resultante de “falhas” econômicas, [...] é, sobretudo, parte culturalmente constitutiva das próprias cidades. [...]
MP129
Há cerca de cem anos já havia vendedores de rua trabalhando em diversas localidades do Brasil. Alguns desses vendedores criavam poemas para serem cantados, chamados de pregões.
Os pregões anunciavam o produto que estava sendo vendido, como podemos ver no exemplo a seguir.
Olha o sorvete!
Sorvete, iaiá,
é de creme abacaxi, sinhá.
Fui andando numa rua
escorreguei mas não caí,
é por causa do sorvete
que é de creme abacaxi.
Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 299. Título adaptado.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Qual era o objetivo do pregão descrito no texto?
_____
PROFESSOR
Resposta: Anunciar o produto que estava sendo vendido: o sorvete de abacaxi.
- O que você achou desse pregão? Conte para os colegas.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos tenham achado o pregão engraçado. Acrescente que compor pregões com rimas divertidas e promover o riso eram recursos para chamar a atenção dos compradores. Fim da observação.
- Imagine que um dos adultos com quem você convive é vendedor de rua.
- Crie um pregão para ajudá-lo a vender um produto.
- Quando chamado pelo professor, leia em voz alta o pregão que você criou.
- Crie um pregão para ajudá-lo a vender um produto.
PROFESSOR
Atenção professor: A atividade permite aos alunos criar pequenos textos (os pregões) e exercitar a fluência oral na exposição aos colegas. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
[...] havia [...] diversos tipos de trabalhos autônomos realizados nas ruas [...], como por exemplo, o carpinteiro, pedreiro, chapeleiro, carregador, quituteira, lavadeira etc. Tais trabalhadores/as ficavam perambulando de um lado a outro da cidade, ou concentrados à espera de clientes nos locais denominados de “cantos” [...].
DURÃES, Bruno J. R. “Camelô de tecnologia” ou “Camelô Global” : novas formas de expansão do capital na rua. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2011. p. 100. Disponível em: http://fdnc.io/fLT. Acesso em: 23 jun. 2021.
Orientar a leitura compartilhada do pregão, identificando com os estudantes o tipo de produto divulgado (sorvete), as características destacadas (de creme abacaxi) e a datação (há cerca de cem anos).
Solicitar aos alunos que retomem o texto do pregão, relendo-o e localizando as informações pedidas. Essa prática auxilia os alunos no desenvolvimento da compreensão de texto.
Orientar na criação do pregão, destacando que eles devem escolher o tipo de produto a ser divulgado e os elementos que irão compor o pregão (como rimas, ou outros). Pedir que registrem no caderno o pregão criado e, depois, leiam em voz alta o texto que produziram, auxiliando no desenvolvimento da produção de escrita e da fluência em leitura oral.
Atividade complementar
Organizar a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Com base na ilustração reproduzida nesta página, propor aos grupos que produzam uma encenação sobre o modo como os ambulantes vendiam suas mercadorias nas ruas. Sugerir aos grupos que façam um roteiro para a encenação e incentivá-los a atuar com autonomia.
Auxiliar os grupos na composição do roteiro, na concepção e na apresentação da encenação. Para isso, é preciso orientar os alunos a mobilizar seus conhecimentos a respeito da preservação da memória.
Ajudá-los a construir os cenários, utilizando objetos condizentes com os roteiros de cada grupo, e solicitar que atentem ao figurino para dar vida às personagens e sua época.
Organizar as apresentações dos grupos, definindo um tempo máximo para cada uma. Ao final da atividade, fazer uma roda de conversa, para que os alunos avaliem o processo de criação das encenações.
MP130
Trabalhar em locais fechados
Muitos trabalhadores exercem suas atividades em locais fechados, como o trabalhador descrito no poema a seguir.
O sapateiro
Sapatos de todos os tipos,
empilhados, usados, manchados,
na oficina do sapateiro.
Quantas calçadas andaram
esses sapatos,
quantas festas, quantos rumos,
e, sobretudo,
quantas encruzilhadas ?
Indiferente a tantas histórias,
O sapateiro martela, cola,
bate sola o dia inteiro.
Então, cansado, fecha a porta
da oficina, atravessa a rua,
e vai para casa com seu sapato
furado [...].
Roseana Murray. Artes e ofícios . São Paulo: FTD, 2007. p. 30.
Glossário:
Fim do glossário.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
- No poema, sublinhe em vermelho o local de trabalho do sapateiro.
PROFESSOR
Resposta: oficina do sapateiro.
- Agora, sublinhe em azul as atividades que ele realiza no trabalho.
PROFESSOR
Resposta: martela, cola, bate sola.
- O que você acha do fato de o sapateiro do poema andar “com seu sapato furado”? Explique aos colegas.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos percebam a contradição existente no fato de o sapateiro consertar os sapatos dos outros, mas não o próprio. Fim da observação.
- Em casa, reconte para um adulto as informações do poema.
PROFESSOR
Atenção professor: Ao recontar as informações para um adulto, o aluno poderá exercitar a interação verbal e a fluência oral. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Propor a leitura compartilhada do poema “O sapateiro”, organizando-a de modo que os alunos participem de forma ativa.
Ler com os alunos o significado da palavra “encruzilhada”, solicitando que elaborem frases utilizando essa palavra. Essa prática auxilia o processo de desenvolvimento de vocabulário.
Solicitar que relacionem as informações do poema com a imagem que representa o trabalho do sapateiro.
Incentivar os alunos a refletir sobre as diferenças entre o trabalho do sapateiro e o do vendedor ambulante e a avaliar os possíveis impactos de cada atividade na saúde desses trabalhadores.
Orientá-los na preparação da atividade do reconto, que ajuda no desenvolvimento da fluência verbal e auxilia o processo de compreensão de texto.
Atividade complementar
Se considerar pertinente, organizar com os alunos um jogral, um coral recitado. Ele pode ser realizado de modo coletivo ou em pequenos grupos, conferindo à leitura ritmo e musicalidade.
Definir o número de participantes e distribuir entre os grupos as estrofes ou os versos a serem declamados. Solicitar aos alunos que recitem o poema organizadamente. A atividade auxilia os alunos a desenvolver fluência em leitura oral.
O trabalho artesanal
A organização do trabalho como forma de atividade artesanal permite o domínio integral do processo de produção, fato inexistente no caso de um operário de fábrica que é obrigado a se especializar numa operação tão simples a ponto de causar demência. O artesão é dono do saber e centro do processo de produção e não um simples apêndice de uma máquina. Só ele pode iniciar e concluir o processo e ainda detém o conhecimento sobre a compra, os tipos e a qualidade das matérias-primas, além de comumente comercializar o produto final gerado.
MP131
- Observe as imagens e leia as legendas.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar a observação dos objetos representados em cada fotografia e os nomes das profissões disponíveis nas legendas. Fim da observação.LEGENDA: Secretária no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Garçom no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Médica no município de Itaparica, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mecânica no município de Valença, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Escolha um dos trabalhadores representados nas fotos.
- Elabore uma pequena produção de escrita no caderno, descrevendo a profissão desse trabalhador e um objeto que ele utiliza no trabalho.
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar a produção de escrita, enfatizando para os alunos a importância de seguir os itens destacados na atividade. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Sua importância no processo e seu domínio elevam sua autoestima, que gera uma série de benefícios, dos quais podemos citar a alteração positiva de sua sensibilidade individual ao adoecimento, aumento natural da produtividade e qualidade dos produtos gerados.
GENTIL, Rafaelli F. C.; BEZERRA, Isabela X. B.; SALDANHA, Maria C. W. Repercussões da organização do trabalho artesanal cooperativo: caso do núcleo de produção artesanal da vila de Ponta Negra em Natal/RN. XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção . Rio de Janeiro, out. 2008. p.4. Disponível em: http://fdnc.io/fpp. Acesso em: 23 jun. 2021.
Solicitar aos alunos que observem as fotografias, identificando o tipo de atividade realizada pelos trabalhadores, o local e os instrumentos de trabalho de cada profissional retratado.
Orientar na escolha de um dos trabalhadores representados para a elaborar uma pequena produção de escrita a respeito do profissional por eles selecionado e de seus instrumentos de trabalho. Em uma roda de conversa, solicitar aos alunos que socializem as respostas individuais.
Boxe complementar:
De olho nas competências
A atividade proposta permite o exercício da Competência Geral 4, ao estimular que os alunos utilizem diferentes linguagens, incluindo a escrita, para se expressar e partilhar informações e ideias.
Fim do complemento.
MP132
CAPÍTULO 14. Trabalhadores nas comunidades
Existem trabalhadores que exercem suas atividades nas comunidades. Alguns deles recebem homenagens por isso, como os trabalhadores do bairro Jaçanã, no município de São Paulo, estado de São Paulo.
Trabalhadores homenageados
Os trabalhadores dos serviços de zeladoria foram os grandes homenageados. Chamados um por um, os garis, pintores, equipes de manutenção de córregos , entre outros servidores que ajudam a manter as nossas ruas e avenidas melhores para se viver, subiram ao palco para receber o certificado de reconhecimento pelos serviços indispensáveis prestados à comunidade.
Um reconhecimento justo a realmente quem merece ser reconhecido pelo esforço, às vezes em condições nada simples – debaixo de sol, de chuva, sob o frio ou calor intenso – e que são fundamentais para a vida e o cotidiano de todos nós. [...]
Bruno Viterbo. Regional Jaçanã-Tremembé homenageia trabalhadores e lança selo comemorativo. SP Norte , 19 ago. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fLU. Acesso em: 9 fev. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
LEGENDA: Rua no bairro Jaçanã, no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
A BNCC no capítulo 14
Unidade temática
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade.
Objeto de conhecimento
• A sobrevivência e a relação com a natureza.
Habilidade
• EF02HI10: identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades propostas neste capítulo possibilitam aproximar os alunos da Competência Geral 6, estimulando a valorização da diversidade de saberes e vivências de alguns trabalhadores e a reflexão sobre algumas relações próprias do mundo do trabalho, permitindo a eles que façam escolhas alinhadas ao exercício da cidadania.
Fim do complemento.
Fazer a leitura dialogada do texto, levantando algumas questões, como: em que bairro atuam esses trabalhadores? A que município e a que estado pertence esse bairro? Por que o título do texto é “Trabalhadores homenageados”? Que trabalhadores são citados na notícia? Que atividades eles realizam? Que desafios eles enfrentam em seu trabalho? Tais questionamentos podem auxiliar os alunos na compreensão de texto.
Orientar a observação coletiva da imagem, destacando alguns elementos presentes nesta rua do Jaçanã.
MP133
- De acordo com o texto, quais são os desafios enfrentados pelos trabalhadores dos serviços de zeladoria do Jaçanã?
PROFESSOR
Resposta: Trabalham debaixo de sol, de chuva, sob frio ou calor intenso.
- Identifique dois trabalhadores citados no texto e desenhe as atividades que esses trabalhadores realizam na comunidade.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Orientar os alunos caso tenham dúvidas acerca das atividades que esses trabalhadores exercem. Fim da observação.
- Por que os trabalhadores mencionados no texto foram reconhecidos pelos “serviços indispensáveis prestados à comunidade”?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos reflitam sobre a importância das atividades desempenhadas por esses trabalhadores (limpeza das ruas, das avenidas, dos córregos, pintura nos espaços públicos), tornando os espaços públicos mais agradáveis para a comunidade. Fim da observação.
- Em casa, leia um trecho do texto em voz alta para um adulto.
PROFESSOR
Atenção professor: A leitura em voz alta permite aos alunos aperfeiçoar a fluência oral. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Orientar individualmente a realização das atividades propostas, em que os alunos devem: identificar e descrever os desafios enfrentados pelos trabalhadores citados no texto; identificar os trabalhadores citados e suas atividades na comunidade, representando-os por meio de um desenho e refletir sobre o motivo de os serviços prestados por esses profissionais à comunidade serem indispensáveis.
Orientar os alunos na realização da leitura em voz alta, em casa, para um adulto da convivência deles. A leitura em voz alta auxilia a compreensão de texto e permite o exercício da fluência em leitura oral. É por meio da leitura que os alunos desenvolvem essas habilidades, pois o processo lhes permite decodificar a escrita.
MP134
Desafios no cotidiano de trabalho
Além dos trabalhadores de serviços de zeladoria, outros profissionais podem enfrentar desafios em suas atividades de trabalho, como descreve o texto a seguir.
Som e profissionais
O uso em excesso do fone de ouvido com som alto causa danos à saúde, segundo o médico de Itapetininga (SP) José Otávio Ayres. [...]
O DJ Michel Max depende dos fones, são horas de trabalho com o som alto nos ouvidos. Além disso, quando não está em eventos e baladas está no estúdio. “Única coisa que eu percebo geralmente é quando acaba o evento e na hora de dormir que eu percebo um pouco de zumbido, um incômodo, mas no outro dia está normal”, conta.
O cantor João Hernani também usa os fones na hora de gravar as músicas e até mesmo no palco, quando se apresenta, pra se comunicar com a produção. “Deixo alto porque a gente tem uma [...] bateria atrás, e a gente precisa ouvir muito bem a voz para gente poder cantar sem forçar”, explica.
Uso em excesso do fone de ouvido com som alto causa danos à saúde. G1 Itapetininga e região , 9 jun. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/fpq. Acesso em: 9 fev. 2021.
LEGENDA: DJ em evento no município de Jundiaí, no estado de São Paulo. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Fazer a leitura compartilhada do texto, auxiliando os alunos no processo de compreensão do texto, abordando algumas questões, como: o que é possível imaginar sobre o assunto do texto a partir de seu título? Qual é a informação do médico? Qual é a profissão de Michel Max? Quais problemas ele enfrenta em seu cotidiano? Qual é a profissão de João Hernani? Por que ele deixa o som alto durante o trabalho dele? Incentivá-los a refletir sobre quais medidas de proteção podem beneficiar esses profissionais.
Alguns fatores de risco para os trabalhadores
A ergonomia é uma área de conhecimento que tem como objetivo analisar fatores de risco em diversas situações de trabalho, visando propostas de melhorias unindo o conforto, a segurança e a eficiência no trabalho.
Dentre vários critérios que retratam uma análise ergonômica, a iluminação, o ruído e a temperatura como condição ambiental utilizada de forma incorreta refletem no ambiente e acabam afetando a saúde e eficiência dos operadores. [...]
Assim como o ruído, a temperatura do ambiente de trabalho exerce efeito não somente sobre o conforto, mas também sobre a saúde e o desempenho do operador.
MP135
- Localize e retire do texto as informações sobre os trabalhadores citados para preencher as fichas a seguir.
PROFESSOR
Atenção professor: A atividade permite aos alunos exercitar duas estratégias de compreensão textual: localizar e retirar informações do texto. Fim da observação.Ficha:
- Nome:
_____
PROFESSOR
Resposta: Michel Max. - Profissão:
_____
PROFESSOR
Resposta: DJ.Fim da ficha.
Ficha:
- Nome:
_____
PROFESSOR
Resposta: João Hernani. - Profissão:
_____
PROFESSOR
Resposta: Cantor.Fim da ficha.
- De acordo com o texto, qual é o desafio enfrentado por esses profissionais em seus trabalhos?
PROFESSOR
Resposta: Som alto nos fones de ouvido, o que pode causar danos à saúde.
- Observe os profissionais representados nas imagens e classifique os desafios que eles enfrentam de acordo com a legenda.
1. Muito calor.
2. Barulho.
3. Vento e chuva.
4. Muito frio.
( )
LEGENDA: Vendedor ambulante no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: 3.LEGENDA: Escultores de gelo em Hensall, no Canadá. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: 4.LEGENDA: Trabalhador de usina de biomassa em cooperativa no município de Maringá, no Paraná. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: 1.LEGENDA: Trabalhador da construção civil em estádio de futebol no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: 2.MANUAL DO PROFESSOR
Nesses casos, deve existir um controle sobre a temperatura no posto de trabalho, dando ao operador conforto durante sua jornada de trabalho. A exposição a altas temperaturas no posto de trabalho pode levar o operador a sofrer de stress , causando-lhe a queda de pressão que muitas vezes resultará em acidentes.
A iluminação quando em más condições pode acarretar diversos problemas no operador, de forma que pode diminuir sua produtividade, aumentará a probabilidade de erro potencializando os acidentes de trabalho, além de problemas de visão, como fadiga visual, anomalias visuais. [...]
ANDRADE, Patrícia A. M. de. Avaliação de parâmetros ergonômicos : ruído, temperatura e iluminação no posto operacional de tratores agrícolas. Dissertação (Mestrado em Energia da Agricultura). Faculdade de Ciências Agronômicas. Universidade Estadual Paulista. Botucatu, 2017. p. 23-24. Disponível em: http://fdnc.io/fpr. Acesso em: 23 jun. 2021.
Orientar individualmente a realização da atividade sobre os profissionais citados no texto, solicitando aos alunos que identifiquem: o nome de cada profissional e o trabalho que realiza. Depois, eles devem considerar quais são os desafios que cada um desses trabalhadores enfrenta em seu trabalho.
Orientar a observação das fotografias reproduzidas nesta página, identificando com os alunos os tipos de trabalhadores e como são os ambientes de trabalho retratados. Em seguida, os alunos devem classificar as imagens conforme os desafios enfrentados por esses trabalhadores em cada ambiente.
Boxe complementar:
Tema contemporâneo transversal: trabalho
Este é um bom momento para desenvolver reflexões sobre o tema do trabalho. A partir da caracterização dos trabalhadores e de seus ambientes de trabalho, os alunos poderão relacionar os tipos de riscos e desafios a que estão sujeitos alguns trabalhadores durante a realização de seus trabalhos.
Fim do complemento.
MP136
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 13 e 14
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Observe a imagem e, a seguir, faça o que se pede.
LEGENDA: Trabalhadora no município de Cajazeiras, no estado da Paraíba. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Que profissional foi retratado na imagem? Circule.
Pescador
Sapateiro
Camelô
Carteiro
Varredora de rua
Agricultora
PROFESSOR
Resposta correta: Varredora de rua.
- Liste os instrumentos de trabalho desse profissional.
_____
PROFESSOR
Resposta: Vassoura, pá e carrinho para colocar o lixo.
- Esse profissional trabalha em local aberto ou local fechado?
_____
PROFESSOR
Resposta: Lugar aberto.
- Cite um trabalhador da sua cidade e explique por que ele é importante para a comunidade.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos deverão citar um trabalhador e a importância dele para a comunidade. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Intencionalidade pedagógica das atividades
Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: relacionar trabalhador, local de trabalho e instrumento de trabalho.
Ao solicitar ao aluno que observe a imagem e identifique a trabalhadora retratada e os instrumentos que estão sendo utilizados, classificando o tipo de local de trabalho dessa profissional (aberto ou fechado), a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: identificar um trabalhador importante para a sua cidade.
O aluno deverá localizar e citar um trabalhador de sua comunidade e explicar a importância dele para essa comunidade.
MP137
- Observe o cartaz e, a seguir, faça o que se pede.
LEGENDA: Cartaz em comemoração ao Dia Internacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. FIM DA LEGENDA.
- Quais profissionais foram homenageados no cartaz?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os catadores de materiais recicláveis.
- Marque com um
X
algumas características desses profissionais.
( ) Colaboram com a limpeza nas cidades.
( ) Trabalham apenas em local fechado.
( ) Recolhem materiais como: papelão, alumínio, vidro, entre outros.
PROFESSOR
Respostas corretas: Colaboram com a limpeza nas cidades. Recolhem materiais como: papelão, alumínio, vidro, entre outros.Autoavaliação
PROFESSOR
Atenção professor: Incentivar os alunos a se autoavaliar. Fim da observação.Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Identifiquei os tipos de trabalhadores e os seus instrumentos de trabalho?
- Reconheci os trabalhadores da minha localidade?
- Classifiquei os trabalhadores que atuam em locais abertos e fechados?
- Identifiquei as características e a importância dos diversos trabalhadores?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: relacionar trabalhador, local de trabalho e instrumento de trabalho.
O aluno deverá observar o cartaz, identificar que os profissionais homenageados são os catadores de materiais recicláveis e indicar algumas características relacionadas às atividades desses trabalhadores.
Autoavaliação
A autoavaliação sugerida permite aos alunos revisitar o processo de aprendizagem, possibilitando que reflitam sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade não vale atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos.
As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento do professor ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente e que ainda aparentem não estar consolidados.
MP138
Comentários para o professor:
Conclusão do módulo – capítulos 13 e 14
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 13 e 14. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios dos alunos que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: Que tipos de trabalhadores existem nas comunidades?
Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos construídos.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 13 e 14 e refletir sobre os diferentes tipos de trabalhadores existentes na comunidade em que vivem.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Relacionar trabalhador, local de trabalho e instrumento de trabalho.
- Explicar o que eram, há cem anos, os “pregões” e como eles eram utilizados.
- Citar problemas enfrentados por trabalhadores em locais abertos e em locais fechados.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar com os alunos os elementos relacionados aos tipos de trabalhadores, aos instrumentos e aos locais de trabalho. Pode-se retomar o que foi trabalhado anteriormente e propor aos alunos com defasagens novas atividades de análise de textos e de imagens que permitam rever os conteúdos do módulo.
MP139
Introdução ao módulo dos capítulos 15 e 16
Este módulo, formado pelos capítulos 15 e 16, interligados por uma questão problema apresentada na seção Desafio à vista!, tem como objetivo abordar os impactos ambientais causados pelas atividades de trabalho nas comunidades.
Questão problema
Que impactos ambientais são causados pelas atividades de trabalho nas comunidades?
Atividades do módulo
As atividades propostas possibilitam o desenvolvimento da habilidade EF02HI11, ao viabilizar a identificação dos impactos no ambiente causados por diferentes formas de trabalho existentes nas comunidades.
As atividades incentivam os alunos a ler e a interpretar textos, como poemas e notícias, e imagens, como pinturas e fotografias, relacionando-os às atividades econômicas a que se referem e aos impactos dessas atividades no ambiente. Possibilitam também a exploração de fontes históricas, como fotografias e depoimentos, que permitem o estudo dos impactos ambientais de atividades de trabalho, como a mineração, no ambiente.
Como pré-requisito, é importante que os alunos consigam identificar diferentes formas de trabalho em sua comunidade, habilidade trabalhada no módulo anterior.
Principais objetivos de aprendizagem
- Identificar atividades com maior e menor impacto ambiental na Amazônia.
- Descrever os impactos ambientais de diferentes atividades humanas.
- Citar lendas referentes à relação do ser humano com a natureza.
MP140
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 15 e 16
Que impactos ambientais são causados pelas atividades de trabalho nas comunidades?
CAPÍTULO 15. Trabalho e impacto ambiental
As formas de trabalho exercidas pelas pessoas podem causar diversos tipos de impactos ambientais, como indica o poema a seguir, de 1928.
Moça tomando café
Num salão de Paris
a linda moça, de olhar gris ,
toma café.
Moça feliz.
Mas a moça não sabe, por quem é,
que há um mar azul, antes da sua xícara de café;
e que há um navio longo, antes do mar azul... [...]
Quedê o sertão daqui?
Lavrador derrubou.
Quedê o lavrador?
Está plantando café.
Quedê o café?
Moça bebeu.
Mas a moça onde está?
Está em Paris.
Moça feliz.
Cassiano Ricardo. Martim Cererê . Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. p. 49.
Glossário:
Fim do glossário.
LEGENDA: Mulheres tomam café na cidade de Paris. Foto de cerca de 1925. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
A BNCC no capítulo 15
Unidade temática
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade.
Objeto de conhecimento
• A sobrevivência e a relação com a natureza.
Habilidade
• EF02HI11: identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades apresentadas neste capítulo permitem aproximar os alunos da Competência Específica 3 das Ciências Humanas, ao incentivá-los a identificar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e exercitar a curiosidade, propondo ideias que contribuam para a transformação espacial, cultural e social, estimulando a participação deles nas dinâmicas da vida social.
Fim do complemento.
Conversar com os alunos sobre a questão problema apresentada na seção Desafio à vista! e registrar os conhecimentos prévios deles a respeito do tema, guardando esses registros para serem retomados na conclusão do módulo.
Fazer a leitura compartilhada do texto com os alunos por meio de perguntas sobre o que foi lido, o que pode facilitar o processo de compreensão do texto.
MP141
- Procure descobrir em que país se localiza a cidade de Paris. Conte suas descobertas aos colegas.
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos descubram que Paris é a capital da França. Fim da observação.
- O professor vai organizar uma leitura coletiva do poema da página anterior. Quando for chamado, leia em voz alta o trecho solicitado.
PROFESSOR
Atenção professor: Esta atividade permite aos alunos exercitar a fluência oral na leitura. Fim da observação.
- Agora, responda às questões sobre o poema.
- A moça de
Paris
sabia de onde vinha e como era transportado o café que ela estava tomando?
( ) Sim.
( ) Não.
PROFESSOR
Resposta correta: Não.
- Que meio de transporte era utilizado para levar o café do Brasil, onde era produzido, até Paris?
( ) Avião.
( ) Ônibus.
( ) Navio.
( ) Automóvel.
PROFESSOR
Resposta correta: Navio.
- De acordo com o poema, a atividade do lavrador causou impacto no ambiente? Explique.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos reconheçam que sim, pois a mata foi retirada (derrubada) para o plantio de café, causando impacto no ambiente. Fim da observação.
- A fotografia abaixo retrata a paisagem antes ou depois da chegada do lavrador? Explique.
- A moça de
Paris
sabia de onde vinha e como era transportado o café que ela estava tomando?
LEGENDA: Trabalhadores em fazenda de café no interior do estado de São Paulo. Foto de 1930. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Depois, pois já há pés de café sendo cultivados pelos lavradores.Boxe complementar:
Você sabia?
Há cerca de cem anos, o café brasileiro era transportado para a Europa em grandes navios movidos a vapor ou a óleo diesel. Vazamentos de combustível ou de dejetos produzidos pelos tripulantes dos navios podiam causar poluição do mar e a morte de animais marinhos.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Solicitar aos alunos que leiam o poema “Moça tomando café” individualmente de forma silenciosa e, depois, durante as atividades, organizar a leitura coletiva do poema em voz alta, o que contribui para o desenvolvimento da fluência em leitura oral.
Orientar a realização das atividades propostas, em que os alunos devem: identificar o meio de transporte utilizado no deslocamento do café; explicar o impacto ambiental da atividade cafeeira; observar e interpretar uma fotografia e associar a situação que a fotografia retrata ao desmatamento.
Fazer a leitura compartilhada do quadro Você sabia?, identificando com os alunos os possíveis impactos ambientais do transporte de café em navios a vapor e a óleo diesel.
MP142
Diversas atividades
Atualmente, há pessoas que realizam suas atividades cumprindo as leis de proteção ambiental. Outras, porém, não seguem essas leis, atuando ilegalmente e causando um grande impacto ambiental.
Essa diversidade de atividades e de impactos ambientais a elas relacionados pode ser observada, por exemplo, na Amazônia.
Alguns habitantes da Amazônia coletam produtos da floresta, como castanha-do-pará e açaí. Essa coleta, quando realizada de forma adequada e em pequena quantidade, não causa grande impacto no ambiente.
Existem leis que controlam a pesca na Amazônia, proibindo a pesca na época da reprodução dos peixes e em grande quantidade.
Na Amazônia, os pescadores artesanais pescam pequenas quantidades, geralmente para consumo próprio. Muitas vezes, porém, ocorre a pesca em que grandes quantidades de peixes são retiradas dos rios no período de reprodução.
LEGENDA: Coletor de açaí na Ilha de Ingapijó, no município de Mocajuba, no estado do Pará. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pescador na comunidade de Mangabeira, no município de Mocajuba, no estado do Pará. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Solicitar a cada aluno que leia um parágrafo do texto, auxiliando-o a fazer essa leitura de modo a promover a compreensão do texto.
Pedir a eles que observem as fotografias, identificando o tipo de atividade retratado em cada uma delas e a forma como essa atividade é realizada.
Perguntar a eles se no lugar onde vivem há trabalhadores que realizam atividades semelhantes às retratadas nas fotografias, pois é importante incentivá-los a se expressar oralmente.
Garantir que os alunos compreendam as diferenças entre os grandes e pequenos impactos ambientais.
Desenvolvimento sustentável: pressupostos para um novo modelo
De acordo com conceituações estabelecidas na Agenda 21 (Brasil s/d), o “Desenvolvimento Sustentável” trata-se de um novo modelo de civilização, construído coletivamente, para mudar o padrão de desenvolvimento, com adoção de princípios éticos, de forma que atenda às necessidades básicas atuais, sem prejuízo para as futuras gerações, estabelecendo um contínuo melhoramento da qualidade de vida das comunidades, criando e implantando soluções para combater a degradação ambiental e as desigualdades econômicas e sociais, em que as medidas são aplicadas em uma balança de três pratos – justiça social, proteção ambiental e eficiência econômica.
CURI, Rosires C.; PEREIRA, Suellen Silva. Meio ambiente, impacto ambiental e desenvolvimento sustentável: conceituações teóricas sobre o despertar da consciência ambiental. Reunir . Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade , v. 2, n. 4, p. 44, set./dez. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/fpw. Acesso em: 23 jun. 2021.
MP143
Também existem leis que regulam as atividades agrícolas na Amazônia. Alguns agricultores têm permissão para plantar alimentos, como mandioca e milho, em pequenas quantidades, desmatando pequenas áreas e utilizando técnicas de recomposição dos solos.
A retirada de madeira na Amazônia também é controlada por lei. Existem fazendeiros, porém, que desmatam grandes extensões de terra, transformando-as em pastos ou plantações. Há empresas que também realizam a extração ilegal de madeira, provocando desmatamento.
LEGENDA: Plantio de seringueiras para a exploração de látex no município de Rio da Conceição, no estado de Tocantins. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trecho da rodovia Transamazônica nas proximidades do município de Itaituba, no estado do Pará. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Propor aos alunos a criação de uma horta coletiva na escola. Orientá-los a pesquisar sobre o cultivo coletivo de hortas, coletando informações sobre os cuidados necessários para cada tipo de vegetal.
Algumas informações sobre como implantar uma horta coletiva, podem ser consultadas no “Manual para escolas. Horta”, disponível no link: http://fdnc.io/fpx. Acesso em: 25 jun. 2021. Este material indica detalhes de passos importantes, como a escolha da localização da horta, a obtenção das ferramentas necessárias, o preparo dos canteiros e os cuidados com a horta.
Estimular os alunos a participar do projeto de implantação da horta coletiva que poderá incluir outras turmas da escola.
Boxe complementar:
Para leitura do aluno
Azul e lindo: planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha e Otavio Roth, da Editora Moderna.
O livro aborda os cuidados que devemos ter com o planeta Terra e o que devemos fazer para preservar nossos recursos, para que possamos ter qualidade de vida por muitas gerações.
Fim do complemento.
MP144
- Com base na compreensão do texto, classifique as atividades realizadas na Amazônia conforme a legenda.
Causa pequeno impacto no ambiente.
Causa grande impacto no ambiente.
( ) Extração de madeira em grande quantidade.
PROFESSOR
Resposta: Vermelho.( ) Coleta de frutos em pequena quantidade.
PROFESSOR
Resposta: Verde.( ) Pesca em grande quantidade em época de reprodução dos peixes.
PROFESSOR
Resposta: Vermelho.( ) Pesca artesanal.
PROFESSOR
Resposta: Verde.( ) Agricultura em grandes extensões de terra.
PROFESSOR
Resposta: Vermelho.( ) Agricultura em pequenas extensões de terra e seguida de recomposição do solo.
PROFESSOR
Resposta: Verde.
- Leia a notícia sobre uma comunidade que vive na Amazônia e faça o que se pede.
Atividades econômicas e preservação
“Você só preserva quando sabe o que tem, então, é importante a comunidade conhecer os produtos da mata. Estamos identificando as espécies mais comuns e as menos, para montar um plano de conservação”, conta Francisco. [...]
[...] As principais atividades produtivas são o extrativismo da seringa , da castanha-da-Amazônia, do açaí e da copaíba. [...]
Extrativistas dão exemplo de conservação. Instituto Chico Mendes (ICMBio), 1º mar. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fpy. Acesso em: 9 fev. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
- Localize e retire do texto o nome da atividade realizada por essa comunidade. Registre-o a seguir.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos podem citar: extrativismo da seringa, da castanha-da-Amazônia, do açaí ou da copaíba. Fim da observação.
- Em casa, faça uma leitura em voz alta do segundo parágrafo do texto, da forma que souber, para um adulto com quem você vive.
PROFESSOR
Atenção professor: A tarefa de casa de leitura em voz alta contribui para a fluência em leitura oral. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade complementar
Propor aos alunos uma atividade de campo para observar aspectos ambientais e os tipos de vegetação presentes na localidade em que vivem.
Diversas instituições públicas e privadas de diferentes locais do Brasil recebem grupos e, eventualmente, oferecem ônibus caso a visita seja agendada com antecedência. Vale consultar as secretarias do município e do estado e conhecer os projetos destinados aos alunos do local. Caso não seja possível fazê-lo em seu município, considerar realizar um estudo do meio em uma praça ou parque próximos à escola.
Pode-se explorar o lado sensorial dos alunos por meio de ações como: fechar os olhos e ouvir os sons do entorno; coletar e descrever diferentes materiais como sementes, galhos e folhas secas; observar as cores da paisagem, da vegetação e as diferentes texturas dos caules etc. Essas atividades permitem a sensibilização dos alunos em relação à paisagem e à natureza.
Relembre os alunos, porém, que, no caso de visitas a áreas de conservação ambiental não é permitido coletar nenhum tipo de espécie ou material.
É preciso preparar-se para a atividade de campo por meio de medidas, como: solicitar autorização à direção escolar; informar-se sobre o local a ser visitado e o percurso; planejar o trabalho a ser desenvolvido no local; providenciar o material necessário e solicitar autorização aos responsáveis pelos alunos antecipadamente.
No retorno, conversar com os alunos sobre a preservação da praça (ou outro local visitado) e da natureza. Eles podem produzir um álbum de memórias da visita com os materiais coletados, desenhos, fotos, entre outras possibilidades. Organizar a exposição dos álbuns dos alunos para os colegas de outras turmas.
Retomar com os alunos as informações e as fotografias apresentadas nas páginas anteriores e orientar que façam as atividades propostas. Conversar com eles sobre os diferentes impactos ambientais de cada tipo de atividade e as possíveis formas de minimizá-los.
Orientar a leitura do texto “Atividades econômicas e preservação”. Encaminhar a leitura das palavras destacadas no glossário, “extrativismo” e “seringa”, significando-as e solicitando aos alunos que criem pequenos textos com essas palavras para ampliar e desenvolver o vocabulário e a produção de escrita.
Orientá-los na preparação para a releitura do texto em voz alta para um adulto da convivência deles, ajudando-os no desenvolvimento da fluência em leitura oral.
MP145
Explorar fonte histórica visual
A pintura a seguir representa uma atividade praticada na Amazônia.
LEGENDA: Amazônia, pintura de Romualdo Abade, 2009. FIM DA LEGENDA.
- Descreva os elementos representados na pintura.
_____
PROFESSOR
Resposta: Vacas, árvores queimadas, árvores preservadas, pasto, tocos de árvores cortadas, um lago ou rio.
- Qual atividade econômica foi representada
nessa
pintura?
_____
PROFESSOR
Resposta: Pecuária.
- O pintor representou algum impacto ambiental dessa atividade? Se sim, qual?
_____
PROFESSOR
Resposta: Sim, o desmatamento, representado pelos tocos de árvores cortadas, e a degradação da floresta, representada pela presença de muitas árvores sem folhas.
- Preencha a ficha sobre a pintura.
Título da obra: _____
PROFESSOR
Resposta: Amazônia.Autor: _____
Data: _____
PROFESSOR
Resposta: Romualdo Abade.
PROFESSOR
Resposta: 2009.MANUAL DO PROFESSOR
Fonte histórica visual: pintura
As atividades propostas nesta página permitem aos alunos explorar uma fonte histórica visual: uma pintura. Orientar coletivamente a observação e a análise da imagem, identificando com os alunos: tipo de obra (pintura); título (Amazônia); autor da obra (Romualdo Abade) e data (2009).
Solicitar aos alunos que descrevam os elementos representados na imagem: as vacas, as árvores e os tocos de árvores cortados e um lago ou rio com indícios de seca.
Orientar a interpretação dos alunos sobre os impactos ambientais representados na pintura: o desmatamento, representado pela presença de tocos de árvores; a degradação da floresta, representada pela presença de poucas árvores e sem folhas e a seca, representada nas margens arenosas do lago ou rio.
Indicar que, nos locais onde acontece a prática de atividades ligadas à pecuária, ocorre a remoção da vegetação nativa para o plantio de vegetações rasteiras para pasto, como as gramíneas. Em outras áreas, retira-se apenas a vegetação arbórea e a arbustiva para que os animais se alimentem da pastagem natural. O pisoteio dos animais de grande porte também pode ocasionar a compactação excessiva do solo, impossibilitando seu uso posterior.
MP146
CAPÍTULO 16. Impactos ambientais: diversas fontes
Podemos estudar os impactos ambientais causados pelas formas de trabalho por meio de textos jornalísticos, depoimentos, pinturas, fotografias e outras fontes.
- Observe a imagem a seguir, que representa um local no Brasil.
LEGENDA: Área de Floresta Amazônica no município de Itaituba, no estado do Pará. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
- Que tipo de fonte histórica é essa?
( ) Pintura.
( ) Fotografia.
( ) Carta.
( ) Diário.
PROFESSOR
Resposta correta: Fotografia.
- Quais impactos ambientais podem ser observados no local da imagem?
_____
PROFESSOR
Resposta: Desmatamento e remoção de terra.
- Elabore uma hipótese sobre que forma de trabalho pode ter causado esse impacto ambiental.
PROFESSOR
Atenção professor: Permitir aos alunos que levantem hipóteses livremente, que serão ampliadas na página seguinte. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
A BNCC no capítulo 16
Unidade temática
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade.
Objeto de conhecimento
• A sobrevivência e a relação com a natureza.
Habilidade
• EF02HI11: identificar impactos no ambiente causados pelas diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive.
Boxe complementar:
De olho nas competências
As atividades deste capítulo procuram incentivar o desenvolvimento da Competência Específica 6 das Ciências Humanas, ao demandar a construção de hipóteses e a argumentação dos alunos para a defesa de ideias e opiniões que respeitem e promovam a consciência socioambiental em busca da construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Tema contemporâneo transversal: educação ambiental
As atividades propostas neste capítulo permitem explorar com os alunos discussões sobre os impactos ambientais de algumas formas de trabalho e sobre as estratégias de controle desses impactos.
Fim do complemento.
Fazer a leitura compartilhada do texto introdutório, identificando com os alunos algumas das fontes históricas utilizadas para o estudo das mudanças e permanências nos impactos ambientais das formas de trabalho nas comunidades, tais como: fotografias, textos jornalísticos, depoimentos, entre outras.
Orientar a observação coletiva e a interpretação da fotografia reproduzida, permitindo que os alunos levantem hipóteses sobre a atividade retratada na imagem, considerando os impactos ambientais observados na fotografia. Essas hipóteses serão ampliadas na página seguinte.
MP147
A mineração, retratada na fotografia da página anterior, pode ser realizada de forma adequada, controlando seus impactos no ambiente. Mas, em alguns casos, ela é praticada de forma agressiva, causando grande impacto ambiental.
- Para aprofundar o estudo do impacto ambiental, leia o texto e, depois, responda às questões.
Impactos ambientais
Os impactos negativos da ação humana sobre o meio ambiente devem ser uma preocupação contínua, não só de governantes como de toda a população. Muitas atividades realizadas cotidianamente pelas pessoas ou por indústrias geram impactos ambientais sérios. [...]
[...] como o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o aumento crescente das áreas urbanas, o desmatamento e o desperdício de água. [...]
Lívia Machado. Impactos da ação humana no meio ambiente. Jornal Estado de Minas , 7 jun. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fpv. Acesso em: 7 jun. 2021.
LEGENDA: Lixo acumulado em via pública no município de Belém, no estado do Pará. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
- Quem
deve
se preocupar com os impactos ambientais provocados pela ação humana?
( ) Apenas os governantes.
( ) Toda a população.
PROFESSOR
Resposta correta: Toda a população.
- Circule os exemplos de atividades que causam impactos ambientais.
Desperdício de água.
Descarte incorreto do lixo.
Uso excessivo de água.
Descarte correto do lixo.
Desmatamento.
Preservação da mata.
PROFESSOR
Respostas corretas: Desperdício de água. Descarte incorreto do lixo. Uso excessivo de água. Desmatamento.
MANUAL DO PROFESSOR
Encaminhar a leitura compartilhada do texto introdutório, questionando os alunos: qual é a atividade econômica representada na imagem da página anterior? Verificar com os alunos se as hipóteses deles na atividade 1 foram confirmadas ou ampliadas.
Em seguida, orientar o trabalho com a reportagem “Impactos ambientais”, promovendo uma leitura dialogada, por meio de questões como: para quem os impactos negativos das ações humanas devem ser uma preocupação? (Os governantes e toda a população.) E quais atividades cotidianas geram impactos ambientais sérios? (Descarte inadequado de lixo, consumo exagerado de recursos naturais, aumento da urbanização, desmatamento e o desperdício de água.)
Orientar os alunos a retomar o texto e a localizar as informações solicitadas na atividade, isso auxiliará no processo de compreensão de texto.
Boxe complementar:
Para leitura do aluno
Menino do Rio Doce, de Ziraldo, da Companhia das Letrinhas.
Este livro narra a história da relação entre dois personagens: um menino e um rio. “O menino tinha certeza de que havia nascido no dia em que viu o rio. Na sua memória, não havia nada antes daquele dia.” O olhar do menino, para quem o Rio Doce era seu irmão, conduz a narrativa do livro que é composta, ao mesmo tempo, de prosa e poesia.
Fim do complemento.
MP148
Lendas: ser humano e ambiente
Em diferentes partes do mundo as pessoas criam lendas para explicar os fenômenos da natureza, como a ocorrência do dia e da noite.
A relação do ser humano com os outros elementos da natureza aparece na lenda do Curupira, apresentada a seguir.
O Curupira
Seu Curupira, dono da mata,
como é, como é você?
Quem já viu o Curupira
cai sempre em contradição:
uns falam que ele é gigante,
outros, que é um curumim
e outros, que é um anão.
Uns falam que ele se mostra,
Outros dizem que ele se esconde
bem dentro do breu da noite.
Mas ninguém duvida, jamais,
Que o Curupira protege
as matas e as florestas
e é o senhor dos animais.
E, o Curupira, se vê um caçador,
vira mágico e vira a mata.
Dá sinais, engana e pia,
assobia e espanta as aves
e espanta os outros animais.
E assim ele desvia a morte
E desvia dos caminhos o caçador.
Elias José. Cantos de encantamento . São Paulo: Formato, 1996. p. 12.
Glossário:
Fim do glossário.
Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Fazer a leitura do poema “O Curupira”, identificando com os alunos a personagem de que trata o poema e quais são as suas principais características.
Perguntar aos alunos: de quem o Curupira desvia o caminho? (Caçador). Qual é o motivo dele para isso? (Proteger as matas e os animais). E qual é a relação dessa personagem com assunto discutido neste capítulo? (As atividades humanas e seu impacto ambiental). Essa prática auxiliará a compreensão do texto pelos alunos.
História e imaginação
[...] O ato de contar histórias deve impregnar todos os sentidos, tocando o coração e enriquecendo a leitura de mundo na trajetória de cada um.
A contação de histórias está ligada diretamente ao imaginário infantil. O uso dessa ferramenta incentiva não somente a imaginação, mas também o gosto e o hábito da leitura; a ampliação do vocabulário, da narrativa e de sua cultura; o conjunto de elementos referenciais que proporcionarão o desenvolvimento do consciente e subconsciente infantil, a relação entre o espaço íntimo do indivíduo (mundo interno) com o mundo social (mundo externo), resultando na formação de sua personalidade, seus valores e suas crenças.
MP149
- O professor vai organizar uma releitura do poema em voz alta. Quando chamado, leia como souber o trecho indicado pelo professor.
- Localize e retire informações do texto para preencher a ficha sobre a personagem do poema.
Nome: _____
PROFESSOR
Resposta: Curupira.Local em que viveria: _____
PROFESSOR
Resposta: Nas matas e florestas.
- Quais são as características do Curupira?
PROFESSOR
Resposta: Uns falam que ele é gigante, outros, que é um curumim, e outros ainda, que é um anão.
- Responda às questões de acordo com a lenda do Curupira.
- Quem ameaça o ambiente da floresta?
PROFESSOR
Resposta: O caçador.
- Que estratégias o Curupira utilizaria para derrotá-lo?
PROFESSOR
Resposta: Vira mágico e vira a mata, dá sinais, engana e pia, assobia e espanta as aves e espanta os outros animais. Assim, ele desvia a morte e desvia dos caminhos o caçador.
- Quem ameaça o ambiente da floresta?
Boxe complementar:
Investigue
- O professor vai dividir a turma em grupos, que vão pesquisar outras lendas brasileiras relacionadas com o ambiente.
- Investigue em livros, jornais ou na internet sobre a lenda do seu grupo.
Grupo 1
IaraGrupo 2
BoitatáGrupo 3
CucaGrupo 4
Saci
- Faça um desenho representando a lenda pesquisada pelo seu grupo e dê um título a ele.
_____
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
A capacidade de imaginar permite que o ser humano crie uma habilidade de entendimento e compreensão de histórias ficcionais, pois nossa vida apenas é entendida dentro de narrativas. [...] A história tem um papel significativo na contribuição com a tolerância e o senso de justiça social, podendo criar novos rumos à imaginação [...].
MATEUS, Ana do N. B. et al . A importância da contação de história como prática educativa na Educação Infantil. Pedagogia em Ação , Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 56-57, 2013. Disponível em: http://fdnc.io/fLV. Acesso em: 23 jun. 2021.
Organizar a releitura do texto em voz alta para o desenvolvimento da alfabetização, promovendo a fluência em leitura oral.
Solicitar aos alunos que localizem e retirem as informações do poema para responder às atividades, auxiliando aqueles que encontrarem dificuldades. Isso ajudará no processo de compreensão de texto. Instigar a criatividade e a imaginação dos alunos com perguntas, como: quem ameaça o ambiente da floresta? Quando isso ocorre? Por quê?
Dividir a turma em grupos e orientar o trabalho de investigação sobre as lendas brasileiras proposto na seção Investigue. Combinar previamente um prazo para a pesquisa, como uma semana, por exemplo. Recomendar algumas fontes de pesquisa aos estudantes.
No dia combinado, organizar a apresentação dos desenhos de todos os grupos. Se considerar pertinente, propor formas variadas de apresentação das produções, como: mural de cartazes, exposição para as demais turmas, entre outras.
Se possível, registrar a apresentação por meio de fotografias e vídeos e compartilhar pelas redes sociais com a comunidade escolar e as famílias dos alunos. Os registros são uma forma de preservar a memória escolar.
MP150
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 15 e 16
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Sobre o poema “Moça tomando café”, que você leu na página 102, responda às questões.
- Quais eram as atividades realizadas pelo lavrador do poema?
_____
PROFESSOR
Resposta: Derrubar a mata e plantar café.
- As atividades do lavrador causaram impacto no ambiente? Se sim, qual?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os alunos relembrem que o poema abordava também o impacto ambiental decorrente da substituição da vegetação nativa pelo plantio do cafezal. Fim da observação.
- Quais eram as atividades realizadas pelo lavrador do poema?
- Classifique as frases a seguir sobre os impactos ambientais na Amazônia de acordo com a legenda.
PI. Pequeno impacto. GI. Grande impacto.
( ) Pesca descontrolada na época da reprodução dos peixes.
PROFESSOR
Resposta: GI.( ) Coleta de forma adequada de castanha-do-pará e açaí.
PROFESSOR
Resposta: PI.( ) Desmatamento de pequenas áreas para plantio de alimentos utilizando técnicas de recomposição do solo.
PROFESSOR
Resposta: PI.( ) Desmatamento ilegal de grandes áreas florestais, transformando-as em pasto.
PROFESSOR
Resposta: GI.( ) Pesca artesanal de pequenas quantidades de peixes.
PROFESSOR
Resposta: PI.( ) Extração ilegal de madeira, provocando desmatamento.
PROFESSOR
Resposta: GI.
MANUAL DO PROFESSOR
Intencionalidade pedagógica das atividades
Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: descrever impactos ambientais.
O aluno deverá identificar no poema a atividade do lavrador e relacioná-la com o impacto ambiental causado: a derrubada da mata para o plantio de pés de café.
Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: identificar atividades com maior e menor impacto ambiental na Amazônia.
Ao solicitar que o aluno classifique as atividades que causam grandes e pequenos impactos na Amazônia, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
MP151
- Você estudou o Curupira, a personagem de uma lenda originária da cultura indígena. Sobre esse assunto, responda à questão.
- Segundo a lenda, quem são os protegidos do Curupira?
_____
PROFESSOR
Resposta: As matas, as florestas e os animais.
- Você e seus colegas pesquisaram personagens de lendas brasileiras. Sobre esse assunto, faça o que se pede.
- Descreva duas características da personagem da lenda que seu grupo investigou.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: A resposta depende da lenda pesquisada pelo grupo. Fim da observação.Autoavaliação
PROFESSOR
Atenção professor: Incentivar os alunos a se autoavaliar. Fim da observação.Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Classifiquei os grandes e os pequenos impactos de atividades econômicas na Amazônia?
- Expliquei as características da lenda investigada pelo meu grupo?
- Identifiquei os impactos ambientais da mineração para as pessoas e para o ambiente?
- Li os textos com facilidade?
- Observei e interpretei as imagens apresentadas?
- Descreva duas características da personagem da lenda que seu grupo investigou.
- Segundo a lenda, quem são os protegidos do Curupira?
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: citar lendas referentes à relação do ser humano com a natureza.
Espera-se que o aluno identifique o que é protegido pelo Curupira, segundo a lenda.
Atividade 4 – Objetivo de aprendizagem: citar lendas referentes à relação do ser humano com a natureza.
Espera-se que o aluno identifique a lenda investigada e cite duas características da personagem pesquisada.
Autoavaliação
A autoavaliação sugerida permite aos alunos revisitar o processo de aprendizagem, possibilitando que reflitam sobre seus êxitos e dificuldades. Nesse tipo de atividade não vale atribuir uma pontuação ou um conceito aos alunos.
As respostas também podem servir para uma eventual reavaliação do planejamento do professor ou para que se opte por realizar a retomada de alguns dos objetivos de aprendizagem propostos inicialmente e que ainda aparentem não estar consolidados.
MP152
Comentários para o professor:
Conclusão do módulo dos capítulos 15 e 16
A conclusão do módulo envolve diferentes atividades ligadas à sistematização dos conhecimentos construídos nos capítulos 15 e 16. Nesse sentido, cabe retomar os conhecimentos prévios dos alunos que foram registrados durante a conversa sobre a questão problema proposta no Desafio à vista!: Que impactos ambientais são causados pelas atividades de trabalho nas comunidades?
Sugere-se retomar com os alunos os comentários feitos por eles sobre essa questão problema e solicitar que identifiquem o que mudou em relação aos conhecimentos que foram construídos.
Verificação da avaliação de processo de aprendizagem
As atividades avaliativas da seção Retomando os conhecimentos permitiram aos alunos retomar os conhecimentos construídos nos capítulos 15 e 16.
A realização dessas atividades favorece o acompanhamento dos alunos em uma experiência constante e contínua de avaliação formativa. Fica a critério do professor o estabelecimento ou não de pontuações ou de conceitos distintos para cada atividade, que podem depender também das temáticas e dos procedimentos que receberam maior ênfase pedagógica no decorrer da sequência didática.
A página MP153 deste manual apresenta um modelo de ficha para acompanhamento das aprendizagens dos alunos com base nos objetivos de aprendizagem previstos para cada módulo.
Superando defasagens
Após a devolutiva das atividades, identificar se os principais objetivos de aprendizagem previstos no módulo foram alcançados.
- Identificar atividades com maior e menor impacto ambiental na Amazônia.
- Descrever os impactos ambientais de diferentes atividades humanas.
- Citar lendas referentes à relação do ser humano com a natureza.
- Para monitorar as aprendizagens por meio desses objetivos, pode-se elaborar quadros individuais referentes a progressão de cada aluno.
Caso se reconheçam defasagens na construção dos conhecimentos, sugere-se retomar os elementos relacionados às atividades econômicas e seus impactos ambientais. Pode-se retomar o que foi trabalhado e propor aos alunos com defasagens novas atividades de análise de textos e de imagens que possibilitem retomar esses temas.
MP153
Quadro: equivalente textual a seguir.
Ficha de acompanhamento |
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---|---|---|
Escola: _____ Ano: _____. Turma: _____ Aluno(a): _____ Professor(a): _____ Níveis de desempenho (ND): 1 – Adequado; 2 – Em desenvolvimento; 3 – Frágil |
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Módulo |
Objetivos de aprendizagem |
ND |
Capítulos 1 e 2 |
Ordenar as atividades diárias realizadas antes e depois do almoço. |
_____ |
Identificar, no relógio, as horas de realização das atividades. |
_____ |
|
Identificar os dias da semana e os meses do ano do calendário mais usado. |
_____ |
|
Descrever o calendário do povo indígena suyá. |
_____ |
|
Capítulos 3 e 4 |
Descrever as mudanças nas ruas e avenidas ao longo do tempo. |
_____ |
Explicar o que é memória. |
_____ |
|
Descrever as mudanças no seu lugar de viver ao longo do tempo. |
_____ |
|
Capítulos 5 e 6 |
Identificar locais de convivência em diversas comunidades. |
_____ |
Listar as formas de lazer nas cidades brasileiras há cem anos. |
_____ |
|
Citar regras de convivência em sala de aula. |
_____ |
|
Capítulos 7 e 8 |
Identificar as formas de deslocamento nas cidades brasileiras há cerca de cem anos. |
_____ |
Descrever as características do bonde “caradura”. |
_____ |
|
Diferenciar os trens de primeira e de segunda classe. |
_____ |
|
Selecionar e explicar o principal problema no transporte por ônibus. |
_____ |
|
Capítulos 9 e 10 |
Descrever as características dos diários. |
_____ |
Identificar os elementos que caracterizam as cartas. |
_____ |
|
Compreender o que são álbuns de fotografia e como eles são compostos. |
_____ |
|
Capítulos 11 e 12 |
Explicar por que os objetos domésticos podem ser marcos da memória. |
_____ |
Descrever o uniforme escolar na década de 1950. |
_____ |
|
Listar mudanças nos objetos utilizados para escrever ao longo do tempo. |
_____ |
|
Capítulos 13 e 14 |
Relacionar trabalhador, local de trabalho e instrumento de trabalho. |
_____ |
Explicar o que eram, há cem anos, os “pregões” e como eles eram utilizados. |
_____ |
|
Citar problemas enfrentados por trabalhadores em locais abertos e em locais fechados. |
_____ |
|
Capítulos 15 e 16 |
Identificar atividades com maior e menor impacto ambiental na Amazônia. |
_____ |
Descrever os impactos ambientais de diferentes atividades humanas. |
_____ |
|
Citar lendas referentes à relação do ser humano com a natureza. |
_____ |
Modelo para reprodução.
MP154
O QUE EU APRENDI?
Avaliação de resultado
- Complete o quadro com duas atividades que você realiza antes e depois do almoço.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Antes
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem citar duas atividades que realizam antes do almoço. Fim da observação.Almoço
Depois
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem citar duas atividades que realizam depois do almoço. Fim da observação.
- Complete o esquema a seguir com os nomes dos dias da semana que estão faltando.
_____
PROFESSOR
Resposta: DomingoSegunda-feira
_____
PROFESSOR
Resposta: Terça-feiraQuarta-feira
_____
PROFESSOR
Resposta: Quinta-feiraSexta-feira
_____
PROFESSOR
Resposta: Sábado
- Sobre a comunidade
quilombola
de Macapazinho, faça o que se pede.
- Cite uma atividade que os moradores realizam no local de convivência da comunidade à sombra de jambeiros e acácias.
_____
PROFESSOR
Resposta: Conversam com amigos e parentes.
- Circule o dia de descanso da comunidade.
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
PROFESSOR
Resposta correta: Segunda-feira
- Cite uma atividade que os moradores realizam no local de convivência da comunidade à sombra de jambeiros e acácias.
MANUAL DO PROFESSOR
Avaliação de resultado
As atividades propostas na seção O que eu aprendi? possibilitam aos alunos retomar os conhecimentos trabalhados ao longo do ano. Por meio da realização dessas atividades, sugere-se realizar uma avaliação de resultado estabelecendo pontuações ou conceitos distintos para cada atividade, valorizando as temáticas e os procedimentos que tiveram maior ênfase pedagógica ao longo das sequências didáticas.
Intencionalidade pedagógica das atividades
Atividade 1 – Objetivo de aprendizagem: ordenar as atividades diárias realizadas antes e depois do almoço.
Espera-se que o aluno identifique, selecione e registre duas atividades diárias realizadas antes e depois do almoço.
Atividade 2 – Objetivo de aprendizagem: identificar os dias da semana e os meses do ano do calendário mais usado.
O aluno deverá ler os nomes dos dias da semana e identificar quais faltam completar, registrando-os no esquema.
Atividade 3 – Objetivo de aprendizagem: identificar locais de convivência em diversas comunidades.
O aluno deverá identificar as atividades que a comunidade quilombola de Macapazinho faz no local de convivência e o dia de descanso da comunidade.
MP155
- Cite o nome de um povo que você estudou que utiliza elementos da natureza para registrar a passagem do tempo.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos poderão citar o povo suyá. Fim da observação.
- Leia o depoimento do senhor Abel, que nasceu há cerca de 120 anos, em que ele relata suas lembranças de uma rua na cidade de São Paulo. Depois, complete a ficha.
[...] Com doze [anos], me mudei para a rua Itatiaia, sabe onde é? Era a avenida Angélica. [...]. Depois calçou-se a rua e mudou de nome. A nossa casa era o 138, [...] que dava para um ribeirão, lá no fundão. [...]
Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 181.
- Nome do depoente:
_____
PROFESSOR
Resposta: Abel.
- Quando ele nasceu?
_____
PROFESSOR
Resposta: Há cerca de 120 anos.
- Qual era o nome da Avenida Angélica quando o senhor Abel se mudou para lá?
_____
PROFESSOR
Resposta: Quando ele se mudou, a Avenida Angélica chamava-se rua Itatiaia.
- O que aconteceu com essa rua?
_____
PROFESSOR
Resposta: Ela recebeu calçamento e mudou o nome para Avenida Angélica.
- Que fatos sobre a casa ficaram na memória do senhor Abel?
_____
PROFESSOR
Resposta: Que a casa, que ficava no número 138, dava para um ribeirão, lá no fundão.
- Nome do depoente:
_____
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 4 – Objetivo de aprendizagem: descrever o calendário do povo indígena suyá.
Espera-se que o aluno identifique o povo estudado, que utiliza atividades como o plantio, as festas e os eventos naturais, como a época de algumas frutas e da presença de animais, como marcação do tempo.
Atividade 5 – Objetivo de aprendizagem: explicar o que é memória.
Ao solicitar ao aluno que leia o depoimento e identifique algumas informações relacionadas à memória do depoente, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
MP156
- Liste três regras que você e sua turma criaram para a boa convivência na sala de aula.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem listar três regras que foram organizadas pela turma. Talvez citem: levantar a mão para falar; não empurrar os colegas; prestar atenção na fala do professor; conservar limpos e organizados a carteira, o livro e os demais materiais escolares; não correr na classe, entre outras. Fim da observação.
- Quais foram as mudanças provocadas na vida das pessoas pelo uso do bonde como meio de transporte há cerca de cem anos?
_____
PROFESSOR
Resposta: O contato entre as pessoas ficou mais fácil e aumentaram as possibilidades de sair de casa.
- Observe a charge de Bello e, a seguir, responda às questões.
LEGENDA: Superlotação, charge de Bello. FIM DA LEGENDA.
- O que a charge retrata?
_____
PROFESSOR
Resposta: A superlotação de um ônibus.
- A charge retrata uma situação atual? Justifique.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem citar que a charge retrata uma situação atual, pois em várias cidades verifica-se ônibus rodando com superlotação. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 6 – Objetivo de aprendizagem: citar regras de convivência em sala de aula.
O aluno deverá listar regras de convivência criadas pela turma em sala de aula.
Atividade 7 – Objetivo de aprendizagem: identificar as formas de deslocamento nas cidades brasileiras há cem anos.
Espera-se que o aluno registre algumas mudanças que ocorreram no modo de vida das pessoas com a utilização do bonde há cerca de cem anos.
Atividade 8 – Objetivo de aprendizagem: selecionar e explicar o principal problema no transporte por ônibus.
Ao solicitar que o aluno observe e analise uma charge, identificando a superlotação de ônibus, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
MP157
- Assinale as alternativas que correspondem à carta que você leu na página 76.
( ) Foi escrita para a tia do autor da carta.
( ) Foi escrita para a irmã do autor da carta.
( ) Relatava acontecimentos familiares.
( ) Relatava acontecimentos políticos.
PROFESSOR
Respostas corretas: Foi escrita para a irmã do autor da carta. Relatava acontecimentos familiares.
- O que é um álbum de família? Explique.
_____
PROFESSOR
Resposta: É uma forma de registro das vivências familiares, principalmente por meio de fotografias.
- Liste três atividades que causam impactos ambientais.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Os alunos devem listar três, entre elas: o desmatamento, o consumo exagerado de recursos naturais, a extração ilegal de madeira, a mineração praticada de forma agressiva, o desperdício de água, o descarte incorreto do lixo e o aumento das áreas urbanas. Fim da observação.
- Relacione as colunas que correspondem às atividades de baixo impacto e de grande impacto ambiental na Amazônia.
Coluna à esquerda:
Muitas vezes, ocorre a pesca em grande quantidade no período da reprodução dos peixes.
A coleta na floresta de castanha-do-pará e de açaí de forma adequada.
Alguns agricultores têm permissão para plantar alimentos, desmatando pequenas áreas e utilizando técnicas de recomposição do solo.
Pescadores artesanais pescam pequenas quantidades de peixes.
Coluna à direita:
Atividades de pequeno impacto.
Atividades de grande impacto.
PROFESSOR
Respostas corretas: Muitas vezes, ocorre a pesca em grande quantidade no período da reprodução dos peixes - Atividades de grande impacto. A coleta na floresta de castanha-do-pará e de açaí de forma adequada. Alguns agricultores têm permissão para plantar alimentos, desmatando pequenas áreas e utilizando técnicas de recomposição do solo. Pescadores artesanais pescam pequenas quantidades de peixes - Atividades de grande impacto.MANUAL DO PROFESSOR
Atividade 9 – Objetivo de aprendizagem: identificar os elementos que caracterizam as cartas.
O aluno deverá identificar algumas características de uma carta lida em sala de aula e selecionar as alternativas correspondentes.
Atividade 10 – Objetivo de aprendizagem: compreender o que são álbuns de fotografia e como eles são compostos.
Espera-se que o aluno explique as principais características de um álbum de família.
Atividade 11 – Objetivo de aprendizagem: descrever impactos ambientais.
Ao solicitar que o aluno liste três atividades que causam impactos ambientais, a atividade permite verificar se ele alcançou o objetivo de aprendizagem estabelecido.
Atividade 12– Objetivo de aprendizagem: identificar atividades com maior e menor impacto ambiental na Amazônia.
O aluno deverá identificar algumas atividades que ocorrem na Amazônia e relacioná-las de acordo com seu impacto ambiental (pequeno impacto ou grande impacto).
Após a devolutiva das atividades de avaliação de resultado sugeridas, vale identificar se certos objetivos de aprendizagem ainda não foram alcançados por alguns alunos.
Se isso ocorrer, sugere-se retomar com esses alunos os temas em que apresentaram dificuldades. Elaborar um quadro ou esquema com os temas trabalhados. A partir disso, pode-se propor novas atividades, projetar vídeos, apresentar reportagens ou imagens que evidenciem os temas em que os alunos tiveram dificuldades.
Ao final do processo, propor algumas atividades que permitam avaliar os resultados obtidos pelos alunos após a retomada de conteúdos.