8

O QUE EU JÁ SEI?

Avaliação diagnóstica

  1. Observe a imagem e assinale a alternativa correspondente em cada caso.
Imagem: Fotografia. Sob o sol, um homem de chapéu, camisa, calça e sapato lavra um terreno com uma enxada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador no município de Campo Mourão, no estado do Paraná. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. A fotografia representa um trabalhador:

    ( ) do campo.

    ( ) da cidade.

  1. Qual é o instrumento de trabalho utilizado pelo trabalhador representado na imagem?

    ( ) Martelo.

    ( ) Chave de fenda.

    ( ) Enxada.

  1. Liste três tipos de trabalhadores existentes no local em que você vive.

    _____

  1. Leia o trecho de uma notícia veiculada por um portal de notícias e, depois, responda às questões.

    Meia tonelada de lixo é encontrada na praia da Pipa e prefeitura avalia impacto em área de desova de tartarugas.

    G1 RN, 22 abr. 2021. Disponível em: http://fdnc.io/dZU. Acesso em: 10 maio 2021.

    Glossário:

Desova: o ato ou a época de pôr os ovos.

Fim do glossário.

  1. O que foi encontrado na praia da Pipa?

    _____

9

  1. Por que é considerado um impacto ambiental?

    _____

  1. Assinale as alternativas que indicam quais grupos sociais fizeram parte da história do seu município ao longo do tempo.

    ( ) Indígenas que já viviam no local.

    ( ) Imigrantes de outros países.

    ( ) Afrodescendentes.

    ( ) Migrantes de outros estados.

  1. O que é um marco histórico no lugar de viver?

    _____

  1. Circule de azul a imagem que representa um espaço público e de vermelho a que representa um espaço privado.
Imagem: Fotografia. Plano aberto de uma ampla via pela qual transitam muitos pedestres. Do lado direito, há uma ciclovia. Ao fundo, árvores, postes e prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida localizada no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Interior de um quarto que apresenta uma cama de solteiro com almofadas, uma luminária ao lado da cabeceira e uma escrivaninha com uma cadeira. Na maçaneta da porta, há um cabide com um vestido pendurado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior do quarto de uma menina situado em uma residência. FIM DA LEGENDA.

10

UNIDADE 1. Os grupos sociais na história do município

Imagem: Litografia. Um amplo espaço aberto por onde passam pessoas, algumas sozinhas e outras em grupo. A maioria está a pé e há uma carruagem. As mulheres usam longos vestidos rodados e chapéu e os homens usam calças, camisas e chapéu. Ao redor, fachadas de amplos prédios com muitas janelas e portas amplas. Também há uma igreja com bastante destaque com duas torres e o crucifixo ao centro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Palácio imperial no Rio de Janeiro, litografia de Victor Frond, 1861. FIM DA LEGENDA.

11

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Uma imagem como essa pode ajudar a conhecer o modo de vida dos habitantes dos municípios brasileiros em outros tempos? Por quê?

Fim do complemento.

12

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 1 e 2

Que grupos sociais contribuíram para a história dos municípios?

CAPÍTULO 1. Os grupos sociais na formação do município

Diversos grupos estiveram presentes na formação dos municípios brasileiros, como os povos indígenas.

Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas

As terras ocupadas pelo município de Palmeira dos Índios constituíam primitivamente um aldeamento dos índios xucurus [...]. O nome do município veio, pois, em consequência dos seus primeiros habitantes e do fato da abundância de palmeiras que então havia em seus campos. [...]

Histórico de Palmeira dos Índios. Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas . Disponível em: http://fdnc.io/dZW. Acesso em: 7 jan. 2021.

Glossário:

Primitivamente: originalmente.

Abundância: grande quantidade.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Um grupo de pessoas indígenas caminha em fileira formando um semicírculo em um terreno. Do lado esquerdo estão os homens. Eles estão sem camisa, descalços, usam adereços na cabeça, seguram chocalhos, têm faixas pintadas transpassadas na lateral do corpo, usam bermuda e adereços nas pernas. Do lado direito estão as mulheres. Elas usam camiseta de manga curta, saia de palha, estão descalças, tem o braço pintado, usam adereços na cabeça e pernas. Ao centro, estão dois homens de camisa, calça e boné que observam. Ao fundo, uma grade revestida com palha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jogos Indígenas Xucuru-Kariri, no município de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que o município de Palmeira dos Índios recebeu esse nome?
  1. Você incorporou ao seu vocabulário a palavra “abundância”. Escreva uma frase usando essa palavra.

    _____

13

Explorar fonte histórica visual

O modo de vida dos povos indígenas pode ser estudado por meio de fontes históricas visuais, como os desenhos e as pinturas.

Imagem: Pintura. Paisagem que apresenta um grupo composto por quatro pessoas seminuas e um cachorro em uma estreita e longa embarcação em um rio. Uma delas está de pé segura uma haste próximo à extremidade do barco. Na região, há vegetação aquática. No horizonte, mata e o céu.   Fim da imagem.

LEGENDA: Canoa de Guatós, ao pôr do sol, pintura de Hercule Florence, 1835. FIM DA LEGENDA.

  1. Preencha a ficha com informações sobre a pintura.

    Nome do povo indígena retratado: _____

    Meio de transporte que utilizavam: _____

    Quem estava nesse meio de transporte: _____

    Autor da pintura: _____

    Ano: _____

  1. Por que esse tipo de imagem pode ser considerado uma fonte histórica?

    _____

14

Vilas e cidades fundadas pelos portugueses

Os portugueses chegaram a partir de 1500 às terras onde se formou o Brasil. Ao longo do tempo, eles fundaram diversas vilas e cidades. Conheça algumas delas a seguir.

Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Limites atuais do território brasileiro. Fim da observação.

15

  1. Qual é a semelhança na origem das cidades de Belém, Manaus e Fortaleza?

    _____

  1. Rio de Janeiro foi fundado antes ou depois de Porto Alegre?

    _____

16

Convivência e resistência

Durante a criação das vilas e cidades, os portugueses invadiram as terras dos povos indígenas, que tiveram diferentes reações a essa invasão.

  1. Ao ser solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.

    Resistência indígena

    A resistência indígena se dava pelas fugas [...], pela defesa das aldeias [...], por ataques a vilas e fazendas [...]. A resistência intensificava-se, sobretudo, a partir da penetração do conquistador no interior do país pela busca de metais preciosos ou na expansão das fazendas, onde estes faziam, na maioria das vezes, o uso da violência.

    Resistência indígena. Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH-UFU), 26 mar. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/dZZ. Acesso em: 5 jan. 2021.

Imagem: Gravura em sépia. Grandes embarcações estão próximas de uma encosta e há quatro botes com muitos navegantes, alguns seguram arco e flecha. Na faixa de terra, estão duas áreas cercadas com cabanas entre as quais circulam algumas pessoas e há a inscrição “Rio de Inero”. Do lado de fora, nativos seguram lanças.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de batalha entre indígenas e europeus, gravura de Hans Staden, 1557. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto as informações sobre as formas de resistência dos povos indígenas.

    _____

17

Os africanos, escravizados e trazidos à força para o Brasil, também resistiram à escravidão por meio de fugas e revoltas.

Esses africanos e seus descendentes tiveram intensa presença no cotidiano de muitas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, representado nas imagens a seguir.

Imagem: Pintura. Em uma rua de terra, dois homens negros descalços estão próximos. Um deles usa chapéu, camisa, calça e está com a região do ombro coberta por aves, segurando outras duas nas mãos. O outro usa um macacão e segura sobre a cabeça um grande cesto com muitas aves em seu interior, sendo que uma delas está pousada do lado de fora. Ao fundo, um rapaz de chapéu os observa próximo de burros de carga.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedores de aves, gravura de Jean-Baptiste Debret, 1835. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Em uma área aberta, em primeiro plano, uma mulher negra com desenhos na pele, blusa, saia longa e turbante está sentada com uma das mãos no queixo próximo de uma grande travessa com cajus. Ao fundo, uma mulher de veste semelhante segura uma grande travessa com frutas sobre a cabeça e uma ave em uma das mãos. À sua frente, há uma senhora de trança sentada. Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedoras de frutas, gravura de Jean-Baptiste Debret, 1827. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual das imagens representa pessoas vendendo:
    1. frutas? _____
    1. aves? _____

      Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Pesquise em livros ou na internet informações sobre o autor dessas imagens, tais como: país de origem, período que permaneceu no Brasil e temas que costumava retratar. Conte aos colegas as suas descobertas.

18

Imigrantes

Além dos indígenas, africanos e portugueses, outros grupos de estrangeiros vindos de diferentes partes do mundo tiveram influência na formação dos municípios brasileiros.

Diferentes origens

A história de Santa Teresa se inicia no ano de 1874 com a vinda da primeira leva de imigrantes italianos [...].

[...] As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram e, em 1877, chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses. [...]

Santa Teresa. Descubra o Espírito Santo . Disponível em: http://fdnc.io/e11. Acesso em: 5 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Fachada de uma construção assobradada com tijolos aparentes e madeira. As janelas são amplas e verticalizadas e há duas bandeirolas com faixa verde, branca e vermelha penduradas. A casa é rodeada por cerca baixa de madeira e há árvores ao redor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa Lambert, construída por imigrantes italianos no município de Santa Teresa, no estado do Espírito Santo, em 1875. O local atualmente funciona como Casa da Memória Italiana. FIM DA LEGENDA.

  1. Sobre os imigrantes que participaram da fundação do município de Santa Teresa, responda às questões.
    1. Que imigrantes compuseram o primeiro grupo que chegou ao município? Em que ano isso ocorreu?

      _____

    1. Quem fazia parte do segundo grupo? Em que ano ele chegou?

      _____

  1. Em casa, leia o texto para um adulto de sua convivência.

19

Explorar fonte histórica oral

Entrevistas e depoimentos podem ser utilizados para conhecer mais sobre o modo de vida dos imigrantes que participaram da formação dos municípios brasileiros.

Leia o trecho do depoimento do senhor Taniguchi, que veio do Japão para o município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, em 1953.

Do Japão ao Brasil

De primeiro momento não tinha casa, nós mesmos, a família, que construímos uma, cortamos a madeira e fizemos. Usávamos madeira, bambu, folhas de coqueiro, e nós mesmos fizemos a casa. E aí por volta de três anos moramos lá. Depois disso que fizemos uma casa mais bem feita, com madeira certa, com o teto mais bem feito, com outros materiais, depois de três anos. [...] Aí em 1966 eu me casei, então eu comprei o terreno aqui e comecei a morar aqui.

Shiro Taniguchi. Entrevista a Vivian Iwamoto. Educação e civilidade nas memórias de infância de imigrantes japoneses . Dourados, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados. p. 103. (Título adaptado.)

  1. Segundo o senhor Taniguchi, quem construiu sua primeira casa em Dourados?

    _____

  1. Observe as imagens abaixo e circule os materiais que foram utilizados na construção da primeira casa.
Imagem: Fotografia. Pedaços retangulares de madeira empilhados. Fim da imagem.

LEGENDA: Madeira. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque longos caules verdes segmentados. Fim da imagem.

LEGENDA: Folhas de coqueiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Conjunto de tijolos empilhados. Fim da imagem.

LEGENDA: Cerâmica. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um ramo com duas grandes folhas que apresentam muitas ramificações ao longo do caule. Fim da imagem.

LEGENDA: Bambu. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Telhas retangulares de cerâmica que apresentam relevo na superfície. Fim da imagem.

LEGENDA: Tijolos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Conjunto de telhas metálicas com aspecto ondulado. Fim da imagem.

LEGENDA: Telhas de zinco. FIM DA LEGENDA.

20

CAPÍTULO 2. Fontes históricas e acontecimentos no município

Para estudar os acontecimentos da história de um município, podemos utilizar diferentes tipos de fontes históricas, como:

Imagem: Pintura. Plano aberto de uma ampla via de terra pela qual passam alguns pedestres e carruagens. Do lado direito, há uma concentração de pessoas próximo a um bonde que trafega. Próximo às laterais, há arranjos com plantas e do lado esquerdo há o trilho com dois bondes. A rua apresenta cerca ao longo de sua extensão e a região ao redor é descampada, com arbustos e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Paulista no dia da inauguração, 8 de dezembro de 1891, pintura em aquarela de Jules Martin. A avenida fica no município de São Paulo, no estado de São Paulo. FIM DA LEGENDA.

  1. A obra intitulada Avenida Paulista no dia da inauguração, 8 de dezembro de 1891, pode ser considerada uma fonte histórica de que tipo?
  1. Marque com um X os meios de transporte que não aparecem na imagem retratada acima.

    ( ) Automóvel

    ( ) Carroças

    ( ) Bonde puxado por animais

    ( ) Bicicleta

    ( ) Ônibus

    ( ) A cavalo

    ( ) A pé

21

Conheça o trabalho de alguns alunos pesquisando a história do município em que eles vivem: Londrina, no estado do Paraná.

Pesquisando a história

[...] os alunos entrevistaram diversos familiares e vizinhos mais velhos, buscaram fotos e objetos [...]. Com isso, concluíram que, no passado, Londrina era diferente: as ruas não tinham asfalto e muitas construções atuais não existiam [...].

[...] descobriram que a cidade [...] recebeu como primeiros moradores imigrantes franceses, japoneses e ingleses, que muito influenciaram a região. [...]

Daniele Pechi. Toda cidade tem muito o que contar. Revista Nova Escola , set. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/3wq. Acesso em: 19 out. 2020.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Trecho de uma cidade com muitas casas, majoritariamente térreas, entre árvores e uma via de terra ao lado de um terreno com cerca de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua do município de Londrina, no estado do Paraná. Foto de 1930. FIM DA LEGENDA.

  1. Quem os alunos entrevistaram?

    _____

  1. O que eles concluíram a partir das entrevistas?

    _____

  1. Quem foram os primeiros imigrantes que chegaram à Londrina?

    _____

22

Tempo, tempo...

É possível organizar uma linha do tempo de acontecimentos da história de um município a partir de suas fontes históricas escritas, visuais, orais e materiais. Veja o exemplo do município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul.

Observação: Imagens com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.

23

  1. Ligando as colunas, relacione cada fato da história de Dourados ao ano em que ele ocorreu.

    Coluna à esquerda:

    1. Criação do município de Dourados.
    1. Chegada de gaúchos, paulistas e nordestinos.
    1. Criação da reserva indígena.
    1. Construção da Estrada do Porto Quinze.

      Coluna à direita:

      1919

      1907

      1935

      1965

  1. A criação do município de Dourados ocorreu antes ou depois da criação da reserva indígena?

    _____

  1. Por que a criação da Colônia Agrícola de Dourados foi importante?

    _____

24

A história do seu município

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

O professor vai organizar a classe em grupos. Cada grupo vai pesquisar em livros e na internet informações sobre grupos sociais que podem estar presentes no município onde você vive. Confira a seguir.

Grupo 1 – Pessoas que vieram de outros estados do Brasil

Grupo 2 – Indígenas

Grupo 3 – Africanos e seus descendentes

Grupo 4 – Pessoas que vieram de outros países

25

  1. Com a ajuda do professor, você e os colegas vão produzir um texto coletivo sobre a história do seu município, utilizando recursos manuais ou digitais. Incluam:
    • os grupos sociais que participaram da formação do município;
    • os acontecimentos ligados a esses grupos;
    • a importância desses acontecimentos.
    1. Registre o texto coletivo.

A história do meu município

_____

  1. Façam desenhos ou colem imagens (fotografias, pinturas, gravuras, mapas) e criem legendas.
  1. Se possível, exponham o texto em local a que outros alunos da escola tenham acesso.

26

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Assinale as alternativas que correspondem aos grupos sociais que fizeram parte da construção do município de Dourados.

    ( ) Pessoas que vieram de outros estados, como pernambucanos.

    ( ) Imigrantes como os japoneses e os paraguaios.

    ( ) Imigrantes alemães e suíços.

    ( ) Povos indígenas que já habitavam as terras onde se formou o município, como os guanás, os guarani-kaiowás e os terenas.

  1. Liste três grupos sociais que participaram da formação do município em que você vive.

    _____

  1. Observe as fotos, leia as legendas e faça o que se pede.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Plano aberto de uma ampla via de terra pela qual passam pedestres e carruagens. Ao centro da rua, há árvores.  Na calçada, muitas casas térreas e alguns sobrados. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma extensa avenida asfaltada que apresenta árvores ao centro e poucos carros em trânsito. Nas calçadas, grandes construções comerciais. No horizonte, prédios e muitas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: Vistas da Avenida Marcelino Pires no município de Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul. Fotos de cerca de 1950 e de 2018. FIM DA LEGENDA.

27

  1. Compare as duas fotos do município de Dourados e identifique as principais mudanças.

    _____

  1. As fotografias do município de Dourados são que tipos de fontes históricas? Circule sua resposta.

    Orais

    Visuais

    Escritas

    Materiais

  1. É importante preservar as imagens do município de Dourados em diferentes tempos? Explique.

    _____

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

    Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei alguns grupos sociais que contribuíram com a formação dos municípios?
  1. Identifiquei as mudanças que ocorreram nos municípios por meio de fontes históricas?
  1. Reconheci a importância das fontes históricas e as classifiquei corretamente?
  1. Fiz as lições de casa pontualmente?
  1. Fiquei concentrado durante as aulas?

28

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 3 e 4

Como os grupos sociais influenciaram a cultura do município ao longo do tempo?

CAPÍTULO 3. Grupos sociais e influências culturais

Diversos grupos sociais podem influenciar a cultura de um município, como ocorre na alimentação.

  1. Quando o professor solicitar, leia em voz alta o texto a seguir, que trata de uma influência indígena na culinária de alguns municípios.

    Tacacá

    Nada melhor que uma cuia de tacacá para aliviar o calor do Norte. A combinação de jambu, camarão seco, goma e tucupi pode ser encontrada pelas ruas de Belém e Manaus.

    Tacacá. O Estado de S. Paulo . Disponível em: http://fdnc.io/e15. Acesso em: 26 abr. 2021.

    LEGENDA: Tacacá, prato típico da região amazônica do Brasil. FIM DA LEGENDA.

  1. Preencha a ficha.

    Nome do prato citado no texto: _____

    Grupo social que originou esse prato: _____

    Municípios em que ele é muito comum: _____

    Estados a que pertencem esses municípios: _____

    Ingredientes do prato: _____

29

O tucupi, utilizado na receita do tacacá, é um caldo amarelado extraído da mandioca ralada e espremida. A mandioca, que tem origem na cultura indígena, também é conhecida como macaxeira ou aipim e está muito presente na alimentação dos brasileiros.

Imagem: Fotografia. Um recipiente cheio de farinha moída de cor clara com um pouco sobre uma colher de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Farinha de mandioca. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em uma travessa redonda transparente, grandes pedaços de bolo de aspecto amarelo e firme.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bolo de aipim. FIM DA LEGENDA.

Além da mandioca, outros alimentos utilizados pelos indígenas passaram a ser muito consumidos no Brasil. Entre eles estão diversos tipos de peixe, o abacaxi e diferentes frutos, como os representados nas imagens.

Imagem: Fotografia. Punhado de pequenas castanhas de aspecto ovalar, superfície lisa de cor bege e casca fina marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Castanha-do-pará. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Punhado de sementes pequenas, redondas e de cor escura em uma peneira. Fim da imagem.

LEGENDA: Açaí. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fruta aberta com casca grossa marrom e fruto liso, claro, sólido, com aspecto arredondado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cupuaçu. FIM DA LEGENDA.

  1. Escolha um dos frutos representados nas imagens e investigue em livros ou na internet sobre ele. Depois, escreva as informações a seguir em seu caderno.
    1. Nome do fruto.
    1. É consumido cru ou cozido?
    1. É utilizado em sucos?
    1. Serve para fazer doces ou sorvetes?
    1. É ingrediente de algum prato salgado?

  1. Em casa, reconte para um adulto de sua convivência suas descobertas sobre os alimentos de origem indígena.

30

Influências africanas

Outro grupo social que influenciou a alimentação nos municípios brasileiros foi o dos africanos e seus descendentes.

Cozinha africana

A cozinha africana privilegia os assados [...]. O caldo é um item importante, proveniente do alimento assado ou simplesmente preparado com água e sal. É utilizado na mistura com a farinha obtida de diversos elementos.

[...]

O acarajé, hit da cozinha afro-brasileira, mistura feijão-fradinho, azeite de dendê, sal, cebola, camarões e pimenta. A popular pamonha de milho, por sua vez, origina-se de um prato africano, o acaçá.

[...]

Vieram da África, entre outros, o coco, a banana, o café, a pimenta-malagueta e o azeite de dendê. [...] são também populares o inhame, o quiabo, o gengibre, o amendoim, a melancia e o jiló.

Sylvia Colombo. Africanos foram forçados a reinventar sua culinária. Folha online . Disponível em: http://fdnc.io/e16. Acesso em: 5 jan. 2021. (Título adaptado.)

Imagem: A. Fotografia. Pequenas trouxas embrulhadas em folhas verde-escuras. Fim da imagem.

LEGENDA: Acaçá. FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografia. Trouxas embrulhadas em folhas verde-claras e amarrada com elástico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pamonha. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as imagens.
    1. Que imagem representa um alimento africano? _____
    1. Que imagem representa um alimento brasileiro influenciado pelo africano? _____
  1. Localize e retire do texto anterior cinco alimentos consumidos no Brasil por influência da cozinha africana.

31

Boxe complementar:

Investigue

O professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo vai pesquisar a receita de um prato de origem africana, de acordo com a proposta a seguir.

Grupo 1: Acarajé

Imagem: Fotografia. Em uma travessa de madeira forrada com uma folha, três bolinhos fritos recheados com alimento pastoso amarelado e pimenta. Fim da imagem.

Grupo 2: Abará

Imagem: Fotografia. Um bolinho amarelo dentro de uma folha. Fim da imagem.

Grupo 3: Vatapá

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca com alimento pastoso amarelo e dois camarões. Fim da imagem.

Grupo 4: Caruru

Imagem: Fotografia. Uma panela de ferro com alimento ensopado com quiabo. Fim da imagem.

Grupo 5: Quibebe

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca com alimento pastoso amarelo. Fim da imagem.

Grupo 6: Xinxim

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca com alimento pastoso verde. Fim da imagem.

  1. Registrem informações sobre a receita pesquisada.
    1. Nome: _____
    1. Ingredientes: _____
    1. Modo de fazer: _____

      IMPORTANTE

      Qualquer receita só pode ser feita com a ajuda de um adulto, pois pode envolver perigos por causa do uso do fogão e de objetos cortantes.

Fim do complemento.

32

A capoeira

No Brasil, a cultura africana está presente também na capoeira, uma atividade física que mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. Atualmente, ela é bastante praticada por diversas pessoas.

Na capoeira, as pessoas fazem movimentos corporais acompanhados de cantos e do som de instrumentos de origem africana.

LEGENDA: Roda de capoeira no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio e Janeiro. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Você conhece os instrumentos musicais retratados na foto? Se sim, conte aos colegas o que você sabe sobre os materiais de que são feitos e como eles são tocados.

  1. Você já assistiu a uma apresentação de capoeira? Se sim, conte aos colegas e ao professor como foi essa experiência.

33

Os historiadores têm diferentes hipóteses sobre a origem da capoeira.

Glossário.

Hipótese: proposta para explicar um fato, possibilidade.

Fim do glossário.

Hipótese 1
A capoeira foi criada em Angola, na África, e foi trazida para o Brasil pelos angolanos.

Hipótese 2
A capoeira foi criada no Brasil, por africanos vindos de diversas partes da África.

  1. Identifique as frases abaixo como hipótese 1 ou hipótese 2 sobre a capoeira.
    1. Foi criada no Brasil: _____
    1. Foi criada em Angola: _____
    1. Foi criada por africanos de diversas origens: _____
    1. Foi trazida pelos angolanos: _____
  1. Observe a gravura, leia a legenda e compare com a foto da página anterior.
Imagem: Pintura. À frente de uma pequena casa em uma área com chão de terra, está um grupo de homens e mulheres negras descalços. Ao centro, dois homens, um de calça e sem camisa e outro de camisa e calça se olham e movimentam braços e pernas. Do lado direito, uma mulher de blusa, saia longa, tecido no pescoço e cesto com frutas equilibrados na cabeça observa. Ao lado dela, um homem sentado de camisa, chapéu e calça toca um tambor sobre o qual está sentado. Ao seu lado, outras três pessoas de pé observam, duas mulheres e um homem com uma haste levantada em uma das mãos. Ao fundo, duas mulheres estão sentadas, uma delas manipula uma panela no fogo aceso no chão enquanto conversa com um homem de pé que segura um chapéu em uma das mãos. No canto esquerdo, outros dois homens de pé, um bate palma e outro, com cartola, camisa e calça, está com as mãos para o alto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jogo de capoeira ou dança da guerra, gravura de Johann Moritz Rugendas, 1835. FIM DA LEGENDA.

  1. Identifique uma semelhança.

    _____

  1. Identifique uma diferença nos instrumentos e nas vestimentas.

    _____

34

Influências dos migrantes na alimentação

As pessoas que mudam de um estado para outro dentro do Brasil são chamadas de migrantes internos. Já as que vêm de outros países para o Brasil são os migrantes externos, também conhecidos como imigrantes.

Ao se mudar, essas pessoas levam para os novos locais de moradia os seus costumes, como a alimentação.

Culinária sertaneja

[...] os sertanejos cozinham pratos bem temperados [...] que incluem ingredientes como a manteiga de garrafa (ou manteiga de gado), queijo coalho, carne de sol, carne de bode, feijão-de-corda, farinha e mandioca (popularmente conhecida como macaxeira).

[...] a rica culinária nordestina chega a São Paulo [trazida pelos migrantes] e conquista o paladar dos paulistanos. [...]

O sabor do Nordeste. Centro de Tradições Nordestinas . Disponível em: http://fdnc.io/e18. Acesso em: 5 jan. 2021. (Título adaptado.)

Glossário:

Sertanejo: morador do sertão.

Fim do glossário.

  1. Circule os alimentos citados no texto.
Imagem: Fotografia. Pedaços de carne crua. Fim da imagem.

LEGENDA: Carne de bode. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Queijo coalho. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um punhado de batatas inglesas. Fim da imagem.

LEGENDA: Batata. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pedaço de carne marrom com gordura. Fim da imagem.

LEGENDA: Carne de sol. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois tomates vermelhos, um deles com um pedaço cortado. Fim da imagem.

LEGENDA: Tomate. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca com farinha e uma colher. Fim da imagem.

LEGENDA: Farinha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um punhado de mandioca. Fim da imagem.

LEGENDA: Mandioca (ou macaxeira). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma garrafa com líquido amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Manteiga de garrafa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pato com sementes pequenas e claras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Feijão-de-corda. FIM DA LEGENDA.

  1. Quem levou a culinária sertaneja para São Paulo?

    _____

35

Explorar fonte histórica oral

Os depoimentos dos imigrantes e dos seus filhos podem fornecer informações sobre a influência estrangeira na alimentação brasileira.

Leia o trecho do depoimento do senhor Renaldo Perez, nascido em 1918, filho de imigrantes espanhóis que vieram para o Brasil.

Depoimento de Renaldo Perez

Tudo aqui no Brasil é um pouco diferente para os meus pais [...] eles tiveram que se acomodar com a vida que levavam aqui [...] todos os fatos na vida dependem de acomodação [...].

[...] Mamãe fazia muito era o puchero.

[...] eu faço até hoje também, só que hoje eu faço mais sofisticado [...] diferente do que é o puchero espanhol, que era mais ou menos cozido. Mas era o que mais se comia em casa. E a sopa [...] porque era a alimentação básica da família. [...] nessa época não existia refrigerador [...]. Gás nem pensar... (riso). [...] Era mais braseiros e fogão à lenha. [...]

Depoimento de Renaldo Perez. Museu da Pessoa . Disponível em: http://fdnc.io/e19. Acesso em: 5 jun. 2021.

Imagem: Fotografia. Sobre uma toalha estendida nas cores branca, vermelha e verde, está um prato com ensopado e carne e um guardanapo com uma colher e duas fatias de torrada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Puchero, ensopado com grão-de-bico, legumes e carnes. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire as informações dos textos conforme solicitado.
    1. Nome do depoente: _____
    1. País de onde vieram os pais dele: _____
    1. Prato que eles trouxeram da Espanha: _____
    1. Que ingredientes são utilizados nesse prato: _____
  1. Em casa, reconte para um adulto de sua convivência a história de Renaldo Perez.

36

CAPÍTULO 4. Eventos marcantes do município

Os grupos sociais que participaram da formação dos municípios podem relembrar suas tradições por meio de eventos marcantes, como festas e comemorações.

Imagem: Cartaz. Quatro pessoas de pele clara, um homem, uma mulher, um menino e uma menina, estão lado a lado de perfil. O homem usa chapéu e segura uma haste em uma das mãos. Abaixo, as informações: “75 anos de imigração itálica. Festa da uva. Grande exposição agro-industrial. Fevereiro-março, 1950, Caxias de Sul”. Na parte inferior, detalhes decorativos com uvas em uma parreira e ramos de trigo. Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz anunciando a Festa da Uva, no município de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul, em 1950. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire as seguintes informações do cartaz.
    1. Nome da festa anunciada: _____
    1. Município em que foi realizada: _____
    1. Ano em que foi realizada: _____
    1. Grupo que foi homenageado: _____

37

A Festa da Uva comemora a produção da uva e os imigrantes italianos que a trouxeram para a região.

Essa festa teve início em 1931 e ocorre a cada dois anos no município de Caxias do Sul.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Em uma rua, destaque de uma carreta de madeira sobre rodas puxadas por bois. Sobre a estrutura, estão muitas pessoas, homens de terno e chapéu e mulheres de vestido e chapéu, que seguram bandeiras e posam para foto. Ao fundo, algumas mulheres observam. No chão, ao lado da carroceria, um homem de terno e chapéu também olha para a foto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desfile de colonos italianos na Festa da Uva, no município de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Foto de 1931. FIM DA LEGENDA.

Inicialmente, os desfiles da Festa da Uva eram restritos às famílias de imigrantes italianos e seus descendentes.

Nas últimas décadas, a festa foi incorporando outros grupos sociais de Caxias do Sul, como os afro-brasileiros, os migrantes vindos de outros estados e os descendentes de imigrantes poloneses, suíços e alemães.

  1. Inicialmente, qual era o único grupo que participava dos desfiles da Festa da Uva?

    _____

  1. Que grupos passaram a participar dessa festa nas últimas décadas?

    _____

38

Comemorando os migrantes

Algumas cidades criaram eventos e comemorações para homenagear seus moradores migrantes, que vieram de outras localidades brasileiras.

  1. Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta.

    Homenagem

    São Paulo é considerada a maior cidade nordestina do Brasil, por ter [...] uma parcela considerável de nordestinos migrantes. Para brindar essa comunidade, que contribuiu e contribui com o desenvolvimento da capital paulistana, é comemorado [...] o Dia do Nordestino.

    Dia do Nordestino é celebrado em São Paulo com muita festa no Centro de Tradições Nordestinas e Museu da Imigração. Centro de Tradições Nordestinas . Disponível em: http://fdnc.io/e1b. Acesso em: 6 jan. 2021.

Imagem: Cartaz. O fundo é rosa com pequenas flores espalhadas. Ao centro estão as seguintes informações: “08 de outubro, dia do nordestino. O meu oxente eu carrego com orgulho. #somostodosnordestinos”. Acima da letra “o” de “oxente” há um chapéu de cangaceiro. Do lado esquerdo está o selo do CTN e do lado direito um selo no qual está escrito “CULTURA”.  Fim da imagem.

LEGENDA: Post do Centro de Tradições Nordestinas de São Paulo em comemoração ao Dia do Nordestino, em 8 de outubro. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire as informações do texto para responder à questão: qual é a origem de muitos migrantes que foram para a cidade de São Paulo?

    _____

  1. Elabore uma pequena produção escrita contando sobre a homenagem aos migrantes nordestinos em São Paulo e registre-a em seu caderno.

39

Boxe complementar:

Investigue

No município em que você vive, há eventos marcantes, como festas e comemorações, realizados por grupos sociais que participaram da história do lugar?

  1. Pesquise em jornais, livros e na internet um desses eventos que ocorrem em seu município. Depois, preencha a ficha com informações sobre ele.

    Nome do evento: _____

    Data: _____

    O que é comemorado: _____

    Grupos sociais que participam dele: _____

  1. Com base nos dados pesquisados, elabore um cartaz para o evento do seu município. Inclua uma fotografia ou um desenho que retrate bem esse evento.
  1. Converse com um adulto da sua convivência sobre o evento que você pesquisou e pergunte a ele:
    1. Você participa desse evento? Por quê?

      _____

    1. Em sua opinião, esse evento é importante para os moradores do município? Por quê?

      _____

Fim do complemento.

40

Celebrando a cultura

Além dos migrantes e imigrantes, outros grupos sociais fazem comemorações para celebrar sua cultura.

Festival da Cultura Indígena

[O Festival Nacional da Cultura Indígena] fez com que fosse resgatada a rica diversidade cultural desses povos mostrando aos não-índios parte de sua cultura, tradições, rituais, seus esportes, o artesanato, a arte plumária e também as principais questões que afligem hoje as comunidades indígenas em todo o país: o direito à saúde, à educação, à terra.

Respeito à cultura indígena. Sistema Costa Norte de Comunicação , 1 º abr. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/e1c. Acesso em: 6 jan. 2021.

Glossário:

Arte plumária: feita com penas.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Destaque de um tecido estampado estendido e sobre o qual estão vários itens dispostos, como colares de contas, cestos de palha com adereços de contas coloridas, colares de linhas com pedras, pulseiras de contas e palitos de cabelo com penas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Exposição de artesanato em Festival da Cultura Indígena, no município de Bertioga, no estado de São Paulo. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. A cultura de que grupo é celebrada neste festival?

    _____

  1. Cite exemplos de manifestações culturais desse grupo.

    _____

  1. Que problemas preocupam as comunidades indígenas?

    _____

41

Conheça agora outro grupo que tem sua cultura homenageada em alguns municípios brasileiros.

Festival de Cultura Negra

Durante 14 dias, Brasília vai sediar a 15ª edição de um dos principais eventos de valorização das raízes africanas do Brasil: o Festival Cara e Cultura Negra. [...]

De acordo com a organizadora do festival, Flávia Portela, [...] “O festival faz parte de um esforço para superar as barreiras históricas da discriminação e do preconceito [...]”.

Festival Cara e Cultura Negra chega à 15ª edição. Aqui Tem Diversão , 12 set. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/e1d. Acesso em: 6 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. No palco, um grupo de músicos se apresenta. A cantora está à frente com um microfone no tripé Ao fundo, uma mulher também canta com instrumentos na mão, um homem de pé toca baixo e dois percussionistas estão sentados. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação musical no Festival Cara e Cultura Negra, no município de Brasília, no Distrito Federal. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Responda às questões com informações do texto.
    1. Onde foi realizado o festival?

      _____

    1. O que o festival pretende valorizar?

      _____

    1. E o que o festival pretende superar?

      _____

42

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Observe as imagens e circule as que se referem aos alimentos de influência indígena.
Imagem: Fotografia. Destaque da mão de uma pessoa que manipula com uma cumbuca um sumo amarelo dentro de um balde.   Fim da imagem.

LEGENDA: Tucupi. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No pé de arvore, uma fruta em formato ovalar com casca amarelo-escura de aspecto áspero e coroa grossa ramificada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Abacaxi. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No pé de árvore, uma fruta com formato ovalar de casca marrom esverdeada lisa e grossa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cupuaçu. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No pé, um cacho de frutas redondas com casca rosada de aspecto áspero.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lichia. FIM DA LEGENDA.

  1. Liste três alimentos consumidos no Brasil por influência africana.

    _____

  1. Explique as duas hipóteses sobre a origem da capoeira.
    1. Hipótese 1: _____
    1. Hipótese 2: _____
  1. Ligue o alimento às influências de cada grupo social.

    Coluna à esquerda:

    Acarajé

    Puchero

    Feijão-de-corda

    Tacacá

    Coluna à direita:

    Migrantes nordestinos

    Povos indígenas

    Imigrantes espanhóis

    Africanos

43

  1. Marque as alternativas correspondentes ao Festival Cara e Cultura Negra.

    ( ) O festival homenageia as raízes africanas da cultura brasileira.

    ( ) O festival combate a discriminação e o preconceito.

    ( ) O festival celebra a cultura italiana no Brasil.

  1. Sobre a Festa da Uva, responda às questões a seguir.
    1. O que é comemorado?

      _____

    1. Em seu início, a festa homenageava que grupo social?

      _____

      Autoavaliação

      Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

      Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei a influência dos diferentes grupos sociais na alimentação dos brasileiros?
  1. Reconheci os grupos sociais do município em que moro?
  1. Identifiquei as festas e as comemorações em homenagem aos diversos grupos sociais?
  1. Prestei atenção às aulas?
  1. Perguntei quando não entendi alguma explicação?