44

UNIDADE 2. Cultura, patrimônio e marcos históricos

Imagem: Fotografia. Uma estreita via de pedras e pequenas calçadas com postes de iluminação e fachadas de estabelecimentos térreos com portas e janelas de madeira coloridas com acesso direto à rua.  Fim da imagem.
LEGENDA: Rua no município de Pirenópolis, no estado de Goiás. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. As construções, os postes de iluminação e o calçamento dessa rua foram construídos no tempo atual ou em outro tempo?
  1. Em sua opinião, é importante preservar construções como essas? Por quê?

Fim do complemento.

46

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 5 e 6

Por que é importante conhecer e preservar a cultura e o patrimônio dos lugares de viver?

CAPÍTULO 5. Cultura material e imaterial

Ao longo do tempo, os grupos sociais podem criar diferentes formas de expressão cultural relacionadas ao seu modo de vida.

Cultura material

Chama-se cultura tudo o que é feito pelos homens [e mulheres], ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos. Por exemplo, uma cadeira está na cara que é cultural porque foi feita por alguém. [...]

Uma casa qualquer, ainda que material, é claramente um produto cultural, porque é feita pelos homens [e mulheres]. A mesma coisa se pode dizer de um prato de sopa, de um picolé ou de um diário. Mas estas são coisas de cultura material, que se pode ver, medir, pesar.

Darcy Ribeiro. Noções de coisas. São Paulo: FTD, 2000. p. 34.

  1. Circule as imagens que representam exemplos de cultura material e, depois, conte aos colegas por que você as escolheu.
Imagem: Fotografia. Uma mesa retangular de madeira.  Fim da imagem.
LEGENDA: Mesa. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma área com muitas árvores.  Fim da imagem.
LEGENDA: Árvores. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Um porta-talheres com facas, garfos e colheres diversas.  Fim da imagem.
LEGENDA: Talheres. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Um monitor de computador com um teclado e mouse sem fio.  Fim da imagem.
LEGENDA: Computador. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Uma pá  Fim da imagem.
LEGENDA: Pá. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Um animal quadrupede de grande porte, pele amarelada e pintas pretas espalhadas no corpo.  Fim da imagem.
LEGENDA: Onça-pintada. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Um par de tênis azul.  Fim da imagem.
LEGENDA: Tênis. FIM DA LEGENDA.

47

Explorar fonte histórica material

Para conhecer melhor a cultura material dos povos antigos, podemos estudar objetos conservados em museus, como os dois objetos abaixo.

Imagem: Fotografia. Um par de vasos compridos com corpo ovalar e pequenos braços laterais. A superfície é branca com desenhos em azul com figuras como folhas e dragões. Fim da imagem.
LEGENDA: Objetos produzidos por chineses em 1351 e atualmente conservados no Museu Britânico, na Inglaterra. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Levante hipóteses sobre o que são esses objetos e de que materiais eles são feitos.
  1. Leia o texto a seguir sobre esses objetos e responda às questões.

    Peças importantes

    São grandes, com pouco mais de sessenta centímetros de altura [...]. Esses dois vasos são, evidentemente, peças de porcelana luxuosas produzidas por artistas-artesãos [...].

    Neil MacGregor. A história do mundo em cem objetos. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013. p. 461.

    1. Quais informações do texto confirmaram suas hipóteses?

      _____

    1. Quais informações foram novas para você?

      _____

48

Diferentes moradias

Outro exemplo de cultura material são as diferentes moradias produzidas pelos seres humanos.

  1. Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta.

    Casas

    Grande ou pequena, feita de barro, madeira ou tijolo, com vários quartos ou um cômodo apenas – como é a sua casa? Todas as pessoas que você conhece moram de maneira parecida? Será que seus avós ou bisavós, quando crianças, tinham uma casa semelhante à sua? E os nossos personagens favoritos de desenho animado, você saberia responder depressa como vivem?

    Maria Alice Rezende de Carvalho. A evolução das casas. Revista Ciência Hoje das Crianças , ano 24, n. 224. p. 2.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que materiais de construção de moradias foram citados no texto?
  1. Qual foto representa uma casa feita com cada um desses materiais?
Imagem: A. Fotografia. Em uma rua de terra, fachada de uma casa assobrada com janelas e portas de madeira. Fim da imagem.
Imagem: B. Fotografia. Em uma rua de terra, fachada de uma casa térrea com parede de barro e vigas de madeira. Fim da imagem.
Imagem: C. Fotografia. Em uma rua de terra, fachada de uma casa térrea com pequena porta e janelas de madeira e telhas de cerâmica. Fim da imagem.

_____

  1. Escolha uma personagem de desenho animado e responda às questões a seguir.
    1. Como se chama essa personagem?

      _____

    1. Como é a casa onde ela mora?

      _____

49

A forma de construir casas pode mudar ao longo do tempo. Conheça a seguir as mudanças nas casas de um povo indígena do estado do Mato Grosso.

As casas dos índios xavantes

As casas tradicionais são construídas de madeira e cobertas de palha até o chão [...]. A única entrada da casa está voltada para o centro da aldeia. [...]

Hoje em dia, no entanto, as casas xavantes estão mais parecidas com as dos sertanejos, ou seja, são quadradas, com telhado em forma de “V” invertido, ou redondas com telhado em forma de cone.

Casas. Povos Indígenas no Brasil Mirim . Disponível em: http://fdnc.io/e1f. Acesso em: 7 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Em uma área com chão de terra, uma casa quadrada com paredes firmes de palha e teto também de palha em forma de “V” invertido. Fim da imagem.
LEGENDA: Moradias atuais do povo indígena xavante, no município de Água Boa, no estado de Mato Grosso. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
  1. Relacione cada tipo de casa xavante às suas respectivas características.

Coluna à esquerda:

Casas tradicionais

Casas atuais

Coluna à direita:

Quadradas ou redondas.

Cobertas de palha até o chão.

Telhado em forma de “V” invertido.

Única entrada voltada para a aldeia.

  1. Em casa, reconte para um adulto de sua convivência como são as moradias tradicionais e atuais do povo xavante.

50

Cultura imaterial

Além da cultura material, existe também a chamada cultura imaterial.

  1. Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta sobre a cultura imaterial.

    Cultura imaterial

    Há, também, para complicar, as coisas da cultura imaterial [...]. A fala, por exemplo, que se revela quando a gente conversa, e que existe independentemente de qualquer boca falante, é criação cultural. [...]

    Além da fala, temos as crenças, as artes, que são criações culturais, porque inventadas pelos homens [e mulheres] e transmitidas uns aos outros através de gerações.

    Darcy Ribeiro. Noções de coisas . São Paulo: FTD, 2000. p. 34.

Imagem: Fotografia. Em um palco coberto durante a noite, diante de microfones, um grupo composto por um homem com um tambor e três mulheres no vocal se apresenta. Eles usam roupas com uma composição de parte branca e parte com flores de chita e o homem usa chapéu. Fim da imagem.
LEGENDA: Grupo de samba de coco no município do Recife, estado de Pernambuco. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
  1. Localize e retire do texto as informações para responder ao que se pede.
    1. Cite três exemplos de cultura imaterial.

      _____

    1. Explique por que a cultura imaterial permanece viva ao longo do tempo.

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que tipo de manifestação de cultura imaterial é representado na fotografia?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Investigue em livros ou na internet informações sobre a manifestação cultural imaterial representada na foto. Conte aos colegas as suas descobertas.

51

Outro exemplo de cultura imaterial são as cantigas de roda. Elas são um tipo de canção popular, geralmente de autoria desconhecida, e são transmitidas de geração a geração acompanhando brincadeiras de roda.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia a cantiga em voz alta.

    Ciranda, cirandinha

    Ciranda, cirandinha

    Vamos todos cirandar!

    Vamos dar a meia-volta

    Volta e meia vamos dar

    O anel que tu me destes

    Era vidro e se quebrou

    O amor que tu me tinhas

    Era pouco e se acabou

    Por isso, [nome de uma criança]

    Entre dentro desta roda

    Diga um verso bem bonito

    Diga adeus e vá-se embora

    Da tradição popular.

Imagem: Ilustração. Em uma área gramada, crianças se divertem formando uma roda de mãos dadas.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. O professor vai dividir a turma em grupos para brincar de roda.
    1. Cada grupo vai fazer uma roda, dando as mãos.
    1. Depois, vão girar para a direita, cantando a canção “Ciranda, cirandinha”.
    2. A cada volta, uma criança será escolhida para entrar no centro da roda e dizer um verso.
    3. A brincadeira acaba quando todas as crianças tiverem sido escolhidas.

52

CAPÍTULO 6. Os patrimônios culturais

As produções culturais consideradas significativas pelas pessoas de determinadas localidades são chamadas de patrimônios culturais.

Patrimônio

Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares.

Patrimônio cultural: o que é? Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas . Disponível em: http://fdnc.io/ckx. Acesso em: 7 jan. 2021.

Glossário:

Folguedo: brincadeira.

Fim do glossário.

LEGENDA: Apresentação do Boi Garantido no Festival Folclórico de Parintins, no estado do Amazonas. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
  1. Localize e retire as informações do texto para responder ao que se pede.
    1. O que é patrimônio?

      _____

    1. Cite três exemplos de patrimônio.

      _____

  1. Marque as alternativas que correspondem à importância da preservação dos patrimônios.

    ( ) Manter viva a memória de uma cidade ou país, ou seja, de uma comunidade.

    ( ) Deve ser preservado para as futuras gerações.

    ( ) Não cuidar dos patrimônios.

53

Um dos tipos de patrimônio que pode existir em uma localidade é o patrimônio cultural de valor arqueológico. Um exemplo desse patrimônio são os registros rupestres, feitos por seres humanos principalmente na superfície de rochas.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma parede rochosa com desenho de um grupo de animais quadrupedes. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma parede rochosa com desenhos de um conjunto de seres com cabeça pequena e corpo alongado e membros logos. Fim da imagem.
LEGENDA DAS IMAGENS: As fotos retratam registros rupestres feitos há cerca de 12 mil anos. Esses registros estão localizados no atual Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí. FIM DA LEGENDA.
  1. O que foi representado nessas pinturas rupestres?

    _____

  1. Na sua opinião, por que esses registros rupestres são considerados patrimônio?

    _____

54

Patrimônio histórico

Outro tipo de patrimônio cultural que pode estar presente nas localidades é o patrimônio histórico.

Patrimônio histórico

[...] é um bem cultural que simboliza a formação de um povo e carrega testemunhos de sua história. As relações entre passado e presente e as mudanças ocorridas em uma cidade ao longo do tempo [...] são representadas no centro histórico, nos [...] arquivos históricos, jardins, parques, praças e artefatos de época podem ser considerados patrimônios históricos por sua importância como documentos de uma época.

Paula Takada, Janaina Castro, Paula Nadal e Denise Pellegrini. É hora de valorizar nosso patrimônio cultural. Revista Nova Escola , ago. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/e1i. Acesso em: 7 jan. 2021.

Glossário:

Artefatos: objetos.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Uma rua com paralelepípedos e construções térreas com fachadas compostas por portas e madeiras com acesso direto à rua. Em destaque, há uma fonte ao centro da via.  Fim da imagem.
LEGENDA: Praça Castelo Branco, no município de Goiás, no estado de Goiás. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
  1. Localize e retire do texto as informações para responder às questões a seguir.
    1. O que é patrimônio histórico?

      _____

    1. Por que patrimônios históricos são importantes?

      _____

  1. Liste os exemplos de patrimônio histórico citados no texto.

    _____

55

A sociedade e os governantes têm a responsabilidade de preservar os patrimônios históricos das localidades. Mas isso nem sempre ocorre, como nos informa a reportagem a seguir.

Ponte dos Boiadeiros

Uma ponte caiu na tarde desta segunda-feira (31) em Três Corações (MG). A Ponte dos Boiadeiros, inaugurada em 1924, era considerada patrimônio histórico do município. Ela foi criada para que as boiadas passassem, evitando que fossem por dentro da cidade. [...]

“Esse é o nosso patrimônio mais antigo, iria completar cem anos daqui há quatro anos. Uma história que deveria ser preservada. [...]”, lamentou o artista plástico, Fernando Ortiz.

Ponte tombada pelo patrimônio histórico desaba em Três Corações. Portal G1 , set. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/e1j. Acesso em: 7 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma ponte quebrada em um rio margeado por vegetação. Fim da imagem.
LEGENDA: Ponte dos Boiadeiros, no município de Três Corações, estado de Minas Gerais, após desabamento. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
  1. Registre informações sobre o patrimônio citado na reportagem na ficha a seguir.

Nome do patrimônio: _____

Local onde estava: _____

Qual era a sua função original: _____

O que aconteceu com o patrimônio: _____

  1. Por que o artista plástico lamentou o acontecimento?

    _____

56

Explorar fonte histórica material

A forma de calçamento das ruas também pode ser considerada patrimônio histórico, como a descrita no texto a seguir.

As ruas com pedras brutas

As ruas de nossas cidades antigamente eram calçadas com pedras brutas. [...]

O calçamento era necessário para evitar que as tropas com suas carroças, mulas e cavalos abarrotadas de ouro, diamantes, café e gêneros alimentícios, atolassem em dias de chuva ou levantassem poeira, em dias de estiagem, o que incomodava os moradores dos casarões e pedestres.

Por que as ruas calçadas com pedra são chamadas de “pé de moleque”. TV Minas , 14 maio 2020. Disponível em: http://fdnc.io/e1m. Acesso em: 27 jan. 2021. (Título adaptado.)

Glossário:

Tropa: conjunto de animais que carregam cargas.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Uma rua com pedras e construções térreas com fachadas compostas por portas e janelas de madeira coloridas e com acesso direto à via. Próximo às portas, estão instaladas arandelas. Fim da imagem.
LEGENDA: Calçamento de rua no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
  1. Segundo o texto, por que as ruas eram calçadas com pedras brutas?

    _____

  1. Investigue no seu município se há calçamentos de ruas que são patrimônio histórico.

    _____

57

Há cerca de cento e cinquenta anos, algumas ruas de cidades brasileiras foram calçadas com blocos de pedra de seis faces, chamados paralelepípedos. Conheça, a seguir, o caso do município de São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo.

Ruas de paralelepípedos

Uma lei proíbe que essas ruas [de paralelepípedos] sejam pavimentadas, mas alguns moradores gostariam que as ruas recebessem asfalto [...].

“Eu sou completamente a favor, tem que pavimentar porque é muita buraqueira. Logo o carro está todo arrebentado”, disse o comerciante Ceir [...].

“[...] Pelo nosso patrimônio histórico eu sou contra a pavimentação. Deveria ser consertado de uma maneira que fosse preservada a história da cidade”, destacou [...] Leopoldo [...].

EPTV 2. Projeto de lei para pavimentar ruas com paralelepípedos gera polêmica em São José do Rio Pardo. Portal G1 – São Carlos e Araraquara , 6 nov. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/e1n. Acesso em: 27 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Em uma rua com paralelepípedos, destaque de uma casa assobrada de esquina que apresenta uma área com estrutura de duas colunas, telhado em “V” invertido de cerâmica e com muro e portões baixos. Há carros estacionados na região e árvores nas calçadas. Fim da imagem.
LEGENDA: Rua de paralelepípedos no município de São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
  1. Sobre o texto, responda às questões a seguir.
    1. Que argumento é utilizado pelo entrevistado a favor da pavimentação com o asfalto?

      _____

    1. E que argumento é utilizado pelo entrevistado que é contra essa pavimentação?

      _____

58

Patrimônio imaterial

As manifestações culturais imateriais também podem ser consideradas patrimônio de determinado local.

Diversas origens

As “Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas”, no Rio Grande do Sul, foram declaradas nesta terça-feira (15) patrimônio imaterial do Brasil [...] Dentre os doces, divididos entre finos e coloniais, estão a marmelada, o quindim, a pessegada, o camafeu e o figo em calda. [...]

De origem majoritariamente portuguesa, os doces também têm influência da imigração de africanos, alemães, franceses e espanhóis.

Anderson Hartman. Doces de Pelotas (RS) são declarados patrimônio imaterial brasileiro. Gazeta do Povo , 16 maio 2018. Disponível em: http://fdnc.io/e1o. Acesso em: 8 jan. 2021.

  1. Localize e retire as informações do texto para responder às questões a seguir.
    1. O que foi declarado patrimônio imaterial do Brasil?

      _____

    1. Que grupos influenciaram a criação desse patrimônio imaterial?

      _____

  1. Qual das fotos abaixo não representa um doce tradicional de Pelotas, no Rio Grande do Sul? Marque-a com um X.

( )

Imagem: Fotografia. Em uma forminha, um pequeno doce de aspecto liso, redondo branco com uma castanha no topo.  Fim da imagem.
LEGENDA: Camafeu. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Um doce com aspecto áspero e cor amarelo-claro.  Fim da imagem.
LEGENDA: Cocada. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Em uma forminha, um doce amarelo de aspecto liso e mole.  Fim da imagem.
LEGENDA: Quindim. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Uma fruta de aspecto úmido e amarelado dividido ao meio.   Fim da imagem.
LEGENDA: Figo em calda. FIM DA LEGENDA.

59

Em cada localidade, diversas manifestações culturais podem ser consideradas patrimônio imaterial pela comunidade e pelos governantes.

Catira: patrimônio imaterial de Uberaba (MG)

A dança do catira é uma manifestação cultural presente no Brasil desde o período colonial. [...] Conforme o decreto [do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba], a tradição da cantoria, da dança e da poética permanece viva em Uberaba, passando de geração para geração, tanto na zona rural quanto na urbana.

Dança do catira e feira de arte são declaradas patrimônio cultural imaterial de Uberaba. Portal G1 Triângulo e Alto Parnaíba , 17 out. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/e1p. Acesso em: 7 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Em um palco diante de músicos com violão, um grupo de pessoas, homens e mulheres, dançam sobre um tablado de madeira. Todos usam chapéu com abas curvas, camisa branca, calça escura e sapatos com salto baixo. Ao redor, está a plateia sentada. Fim da imagem.
LEGENDA: Dança do catira no município de Uberaba, estado de Minas Gerais. Foto de 2013. FIM DA LEGENDA.
  1. A catira é uma:

    ( ) receita tradicional.

    ( ) dança.

    ( ) pintura corporal.

  1. Por que a catira foi declarada patrimônio imaterial?

    _____

  1. Em casa, releia o texto em voz alta para um adulto de sua convivência.

60

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 5 e 6

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Observe as imagens a seguir e classifique-as com a letra que indica o tipo de patrimônio que cada uma representa.

    A. Patrimônio arquitetônico

    B. Patrimônio arqueológico

    C. Patrimônio imaterial

Imagem: Fotografia. Destaque de um grupo que dança em um palco. O homem usa chapéu, camisa vermelha e calça branca e a mulher usa pequeno chapéu, camisa branca e saia de chita.  Fim da imagem.
LEGENDA: Carimbó, dança típica da Amazônia, no município de Belém, no estado do Pará. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma parede rochosa na qual há desenhos com figuras como répteis e animais quadrúpedes. Fim da imagem.
LEGENDA: Registros rupestres no município de Matozinhos, no estado de Minas Gerais. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio térreo com ampla porta e janelas arqueadas. O acesso é por meio de uma pequena escadaria dupla. Na rua, uma pessoa caminha em frente ao prédio.  Fim da imagem.
LEGENDA: Arquivo Histórico, antiga sede da prefeitura do município de Muriaé, no estado de Minas Gerais. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
  1. Por que é importante preservar os patrimônios representados nas imagens da questão anterior?

    _____

  1. Por que, em alguns municípios, as ruas de paralelepípedo não podem ser pavimentadas com asfalto? Explique.

    _____

61

  1. Insira os títulos cultura material ou cultura imaterial de acordo com o conteúdo das fichas.

Título:

São criações culturais inventadas pelos seres humanos que não podem ser tocadas e pesadas.

Título: _____

São coisas construídas pelos seres humanos e que se podem ser vistas, tocadas e pesadas.

  1. Observe a foto e responda: a imagem retrata um exemplo de cultura material ou imaterial? Por quê?
Imagem: Fotografia. Plano aberto da encosta da praia vista do mar. No horizonte, a faixa de areia e muitos prédios altos.  Fim da imagem.
LEGENDA: Vista do município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

_____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei os patrimônios históricos e culturais?
  1. Reconheci a importância de valorizar e preservar os patrimônios culturais?
  2. Diferenciei os elementos da cultura material e imaterial?

62

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 7 e 8

Quais são os significados dos marcos históricos nos lugares de viver?

CAPÍTULO 7. Marcos históricos

Entre os locais considerados importantes pelos moradores de uma cidade, incluem-se os marcos históricos. Alguns desses marcos podem ser nomes de vias públicas, como a Ladeira Porto Geral, no município de São Paulo.

Ladeira Porto Geral

A designação “Porto Geral”, por sua vez, deve-se ao fato de que [...] nele é que atracava o maior número de canoas recheadas de mercadorias vindas dos sítios e das roças ribeirinhas e das olarias de São Bernardo. Nesse sentido, o povo passou a chamá-lo de Porto Geral, pois ele era o principal da cidade. O “Porto Geral” se tornara, pois, um centro de grande atividade comercial, apresentando-se sempre cheio de tropas e mercadores.

História das ruas da cidade de São Paulo. Dicionário de ruas . Disponível em: http://fdnc.io/e1r. Acesso em: 7 jan. 2021.

Glossário.

Ribeirinho: localizado próximo a um rio.

Olaria: local onde se fabricam tijolos, telhas e outros objetos feitos de barro ou argila.

Fim do glossário.

  1. Por que a via citada no texto recebeu o nome Ladeira Porto Geral?

    _____

  1. Elabore uma pequena produção escrita, utilizando as palavras “olaria” e “ribeirinho”.

    _____

63

Algumas vias públicas permanecem com o mesmo nome ao longo do tempo. Outras mudam de nome várias vezes.

Acompanhe a história de uma via do município do Rio de Janeiro.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Vista de uma estreita rua cercada por edifícios com muitas janelas amplas e com sacadas. Muitas pessoas transitam pela via.  Fim da imagem.
LEGENDA: Rua do Ouvidor, na cidade do Rio de Janeiro. Foto de cerca de 1890. FIM DA LEGENDA.
  1. O nome “Rua Moreira César” veio antes ou depois do nome “Desvio do Mar”?

    _____

  1. Por que, em 1910, a via voltou a ser chamada de “Rua do Ouvidor”?

    _____

  1. Em casa, reconte a história da Rua do Ouvidor para um adulto de sua convivência.

64

Em diferentes municípios podem existir ruas com o mesmo nome.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma rua pavimentada com muitas árvores na calçada.  Fim da imagem.
LEGENDA: Rua Monteiro Lobato, no município de Ariquemes, estado de Rondônia. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma rua pavimenta com sinalização de trânsito. Na calçada há casas, prédios, árvores e telefone público.  Fim da imagem.
LEGENDA: Rua Monteiro Lobato, no município de João Pessoa, estado da Paraíba. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma rua pavimentada com muitos carros estacionadas à frente das calçadas. Na região, há muitas casas assobradas e prédios ao fim da rua.  Fim da imagem.
LEGENDA: Rua Monteiro Lobato, no município de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Fotografia. Destaque de uma rua pavimentada em uma região de ladeira. No local, há casas e árvores.   Fim da imagem.
LEGENDA: Rua Monteiro Lobato, no município de Cuiabá, estado de Mato Grosso. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
  1. Qual é o nome das ruas representadas nas fotografias?

    _____

  1. Por que você acha que todas essas ruas receberam o mesmo nome?

    _____

Boxe complementar:

Você sabia?

Monteiro Lobato foi um importante escritor brasileiro. Nascido no município de Taubaté, no estado de São Paulo, em 1882, ele escreveu livros infantis que ficaram muito conhecidos. O escritor faleceu em 1948.

Fim do complemento.

65

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Orientados por seu professor, você e os colegas vão pesquisar em jornais locais, livros e na internet informações sobre uma via pública do município em que vivem. Registrem-nas a seguir.
    1. Tipo da via pública:

      ( ) rua

      ( ) avenida

      ( ) outra

    1. Nome atual da via pública: _____
    2. Origem do nome:

      ( ) personagem histórico

      ( ) ex-morador do bairro

      ( ) esportista ou artista

      ( ) outro

    1. A via teve outros nomes anteriormente?

      ( ) Sim. Quais? _____

      ( ) Não.

    1. Tipo de calçamento da via pública:

      Quadro: equivalente textual a seguir.

      Quando a via foi inaugurada

      Atualmente

      ( ) terra

      ( ) pedras brutas

      ( ) paralelepípedo

      ( ) asfalto

      ( ) terra

      ( ) pedras brutas

      ( ) paralelepípedo

      ( ) asfalto

    1. Com base na investigação, responda: a via pública pesquisada mudou muito desde que foi inaugurada? Por quê? _____

66

Tempo, tempo...

As cidades podem ter diversos marcos que fazem parte da história dos seus moradores, como as antigas estações ferroviárias.

Imagem: Fotografia. Fachada de uma estação de trem. Uma construção comprida com portas e janelas em uma área coberta e com plataforma estreita diante do trilho do trem. Na lateral, há uma pequena escada com acesso a uma porta.  Fim da imagem.
LEGENDA: Estação ferroviária no município de Crateús, no estado do Ceará, construída em 1912. FIM DA LEGENDA.
  1. Preencha a ficha com informações sobre o prédio da foto.

Ano de construção: _____

Qual era a função dele: _____

Onde ele está localizado: _____

  1. Imagine que você foi a essa estação ferroviária se despedir de algum parente ou amigo que viajou de trem. Elabore uma produção escrita contando como foi essa despedida, incluindo personagens reais ou fictícias. Dê um título ao texto.

    Título: _____

67

  1. Leia a reportagem a seguir e, depois, faça desenhos representando as formas de transporte em Crateús em cada época.

Diário do Nordeste

12 de dezembro de 2012

Estação ferroviária de Crateús

E m Crateús, “quando o trem chegou [...] veio impulsionar o comércio, a exportação de produtos, o transporte de gado e outros animais através dos vagões do trem cargueiro [...] e passamos a contar com um transporte regular de passageiros [...] todo mundo demonstrava gosto pelas viagens através da ferrovia”, relembra o historiador Flávio Machado.

O historiador recorda que antes da ferrovia a vida na pequena cidade era bem diferente. Tudo muito lento e as viagens eram realizadas com extrema dificuldade. “Os transportes eram feitos em lombos de animais e muitas vezes duravam meses, dependendo das distâncias.”

Silvana Claudino. Estação ferroviária de Crateús festeja centenário. Diário do Nordeste, 12 dez. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/e1t. Acesso em: 11 jan. 2020.

Antes

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1912

Inauguração da estação ferroviária em Crateús

Depois

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Os monumentos como marcos históricos

Outros marcos históricos são os monumentos, que podem ser definidos como bens que representam personagens ou fatos considerados significativos para a comunidade. Porém, esses monumentos podem gerar polêmicas entre moradores, como citado na reportagem a seguir.

Correio Brasiliense

26 de dezembro de 2017

Monumento do Periquito poderá ser transferido de local

LEGENDA: Monumento do Periquito, no município de Gama, no Distrito Federal. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

O monumento do Periquito, instalado na entrada do Gama, [...] poderá ser transferido para outro local. [...] Mais do que um monumento [...], a obra reverencia o time de futebol local, a Sociedade Esportiva do Gama [...].

A fim de resolver se a transferência do monumento será feita, a Administração Regional do Gama está em contato com a família do arquiteto Ariomar [da Luz Nogueira, autor do monumento] para analisar a possibilidade. Caso os familiares concordem, será realizada uma consulta pública para que a comunidade gamense decida se o Periquito permanece ou não pousado onde está, desde o ano da sua inauguração.

Sarah Peres. Monumento do Periquito, no Gama, poderá ser transferido de local. Correio Brasiliense, 26 dez. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1v. Acesso em: 11 jan. 2021.

  1. Qual é o nome do monumento e o que ele homenageia?

    _____

  1. Quem decidiria se o monumento seria transferido ou não do local onde estava?

    _____

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Explorar fonte histórica oral

Leia as opiniões de moradores da região administrativa do Gama, no Distrito Federal, sobre a mudança de local do monumento do Periquito.

Douglas

O monumento é para o Gama o que o Pão de Açúcar é para o Rio de Janeiro. Ele deve permanecer ali. [...]

Douglas Alves da Silva, 20 anos, vendedor.

Marilda

[...] o monumento ficou muito escondido. Acho que poderia ser colocado na saída norte da cidade. É o único lugar disponível para que ficasse visível.

Marilda Soares, 77 anos, aposentada.

Sebastião

Lembro-me da satisfação do povo com a inauguração da escultura e o que representava para a cidade. O periquito deve continuar na entrada do Gama, pois sempre esteve lá. [...]

Sebastião de Souza, 80 anos, aposentado.

Oriencio

Se não está mais exercendo a sua função, que é de identificar a cidade, precisa ser transferido. Poderia ir para o viaduto que tem escrito “Bem-vindo ao Gama”.

Oriencio Marcelino de Souza Filho, 46 anos, servidor público.

Sarah Peres. Monumento do Periquito, no Gama, poderá ser transferido de local. Correio Brasiliense , 26 dez. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1v. Acesso em: 11 jan. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais são os argumentos dos moradores que defendiam que o monumento fosse mantido onde estava?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais são os argumentos dos moradores que defendiam que o monumento fosse transferido para outro local?

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Monumentos e homenagens

Em muitas cidades há monumentos homenageando pessoas consideradas importantes para a comunidade.

  1. Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta.

    Estátua de Carlos Drummond de Andrade

    Monumento de bronze símbolo da cidade do Rio de Janeiro, a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade deve ganhar novos óculos. [...]

    Já roubada nove vezes, a peça será recolocada durante cerimônia nesta terça-feira, 26, a partir das 11 horas. [...]

    Mais que homenagear o contista e cronista brasileiro, a ação tem como intuito alertar as pessoas, turistas ou não, para o cuidado com o patrimônio público.

    Estátua de Carlos Drummond de Andrade ganha óculos pela décima vez. O Povo Online , 25 jan. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/e1w. Acesso em: 11 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma estátua de um homem calvo sentado com as pernas cruzadas em um banco na orla de uma praia. A faixa de areia e o mar estão ao fundo. No horizonte, a cidade com prédios e morros.  Fim da imagem.
LEGENDA: Estátua em homenagem a Carlos Drummond de Andrade, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
  1. De acordo com a notícia, o monumento em homenagem a Drummond tem sido adequadamente preservado? Explique.

    _____

  1. Em sua opinião, o que poderia ser feito para mudar essa situação?

    _____

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Boxe complementar:

Investigue

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda do professor, você e os colegas vão escolher um monumento do município em que vivem. Consultem informações sobre esse monumento e registrem-nas a seguir.
    1. Nome do monumento: _____
    1. Ano em que foi construído: _____
    2. Nome do artista que o criou: _____
    3. Local onde está o monumento:

      ( ) praça

      ( ) canteiro de rua ou avenida

      ( ) outro

    1. Personagem que foi representada:

      ( ) escritor

      ( ) esportista

      ( ) político

      ( ) outro

    1. Material de que é feito o monumento:

      ( ) bronze

      ( ) ferro

      ( ) concreto

      ( ) outro

  1. Agora, converse com um adulto de sua convivência sobre as questões a seguir e registre as respostas obtidas.
    1. Qual é o seu nome? _____
    1. Qual é a sua idade? _____
    2. Há quantos anos mora no município? _____
    3. Na sua opinião, o monumento pesquisado é significativo para a população do município? Por quê? _____

      Imagem: Ícone: Converse com seu colega. Fim da imagem.

  1. Conte aos colegas as suas descobertas sobre o monumento pesquisado e ouça as deles. Na sequência, o professor vai organizar um levantamento das opiniões dos adultos entrevistados por todos os alunos e compartilhá-las com a turma.

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 8. Lembranças das praças

As praças também são consideradas marcos históricos para os moradores de muitos municípios brasileiros.

Um local especial

Praça, pracinha, local de convivência, ponto de encontro. São tantos nomes e histórias em torno desses espaços públicos [...]. Para os mais novos, é um local de brincadeiras, jogos de futebol e de reunião da galera da quadra. Aos mais velhos, esses espaços trazem muitas memórias e carregam grandes encontros e amizades pelo caminho.

Cibele Moreira. Mais do que uma praça: espaços são palcos de grandes memórias de gerações. Correio Brasiliense , 2 jan. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/e1y. Acesso em: 11 jan. 2021.

  1. Segundo o texto, quais os nomes que esse tipo de local recebe?

    _____

  1. Observe as fotos e responda às questões.
Imagem: A. Fotografia. Em uma praça, crianças uniformizadas brincam no gira-gira de um parquinho. Ao fundo está o escorregador, bancos e uma construção com balcão. Fim da imagem.
LEGENDA: Praça no município de Umburanas, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
Imagem: B. Fotografia. Em uma praça, dois senhores idosos estão sentados lado a lado em um banco comprido. Ao redor, há outros bancos e arbustos.  Fim da imagem.
LEGENDA: Praça no município de Pompeia, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
  1. Que atividade é realizada na praça da foto A?

    _____

  1. Que atividade é realizada na praça da foto B?

    _____

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As pessoas podem realizar outras atividades nas praças, como citado na reportagem a seguir.

Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade atrai pessoas de todas as idades. A pequena Manuela Carvalhães, de 1 ano, sente-se em casa perto das palmeiras imperiais. “Moro aqui perto e, quando sobra um tempinho, sempre trago a minha filha para se divertir, porque, além de bonito e reunir muitas crianças, este é um local de socialização”, salientou Patrícia, grávida de 7 meses. Próximo aos pequenos, o aposentado Nivaldo Luz, de 88 anos, que todos os dias vai à praça para ler jornal, diz que a área verde proporciona muitos momentos de descontração. “Adoro observar as pessoas e relaxar a mente e o corpo”, frisou. [...]

Prefeitura de Belo Horizonte. Praça da Liberdade, de centro do poder mineiro a ponto de convivência. Sem choro . Disponível em: http://fdnc.io/e1z. Acesso em: 27 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma praça que apresenta ampla área de passeio cercada por gramado com árvores e postes de iluminação. Poucas pessoas transitam pelo espaço. Ao redor, há um alto edifício.  Fim da imagem.
LEGENDA: Praça da Liberdade, no município de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
  1. Preencha a ficha a seguir.

Nome da praça: _____

Município em que ela se localiza: _____

  1. Identifique o motivo de cada pessoa para gostar da Praça da Liberdade.
    1. Patrícia: _____
    1. Nivaldo: _____

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Praça Tiradentes, em Ouro Preto

Algumas praças concentram diversos marcos históricos, como a Praça Tiradentes, no município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. Essa praça abriga construções e monumentos relacionados à Inconfidência Mineira, revolta de 1789 que defendia a independência em relação a Portugal, país que, na época, controlava o Brasil.

Imagem: Ilustração. Um amplo espaço aberto com chão de pedras e cercado por construções. Do lado esquerdo, há construções assobradas com muitas portas e janelas de madeira com acesso direto à rua e um monumento ao centro composto por uma estátua que fica no alto de uma pilastra. Ao fundo, um prédio com muitas portas e janelas e pequenas sacadas, o acesso se dá por uma escadaria dupla. Na torre, há um relógio. Do lado direito, há uma extensa construção assobrada com grandes portas e janelas de acesso direto à rua. Acima de cada espaço, há o destaque com fotografias acompanhadas de pequeno texto.  Fotografia 1. Destaque da escultura no monumento. Um homem de pé com roupa larga, barba e cabelo compridos. Legenda: Monumento inaugurado em 1894 como homenagem a Tiradentes, um dos principais líderes da Inconfidência Mineira. Fotografia 2. Destaque das construções do lado esquerdo, com fachadas assobradadas com muitas portas e janelas de acesso direto à rua. Legenda: Construções de cerca de duzentos anos com as fachadas preservadas. Fotografia 3. Destaque do chão de pedras. Legenda: Calçamento em pedra preservado. Fotografia 4. Vista em formato de desenho da praça com um monumento na frente de uma entrada e uma parte superior. Legenda: Prédio do atual Museu da Inconfidência em homenagem aos participantes da Inconfidência Mineira. Fotografia 5. Destaque da fachada do prédio do fundo. Com sacada e porta balcão. Legenda: Andar superior, onde funcionou, entre 1785 e 1863, a Câmara dos Vereadores de Ouro Preto. Fotografia 6. Destaque da fachada do piso inferior do prédio do fundo. O chão é de pedras e grama e há muitas portas e janelas amplas. Legenda: Andar inferior, onde funcionou a Cadeia de Ouro Preto entre 1785 e 1907, transformado nessa data em Penitenciária Estadual e, finalmente, em museu em 1938. Fotografia 7. Destaque da parte inferior do prédio ao fundo. Apresenta um chafariz com arabescos e uma placa. Legenda: Chafariz na frente do Museu, que era usado para a distribuição de água para a população local há duzentos anos.  Fim da imagem.

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  1. Selecione e registre o nome de um elemento destacado no infográfico.

    _____

  1. Por que ele pode ser considerado um marco histórico?

    _____

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Memórias de uma praça

As praças podem gerar lembranças diversas nas pessoas que as frequentaram. É o caso da Praça Conselheiro Antônio Prado, conhecida como Praça Central, inaugurada em 1887, no município de Pirassununga, no estado de São Paulo.

  1. Quando o professor solicitar, leia um dos textos em voz alta.

    A Praça Central

Antigamente existia um movimento grande na praça dia e noite. A juventude [de] antigamente passeava era na praça. Era um lugar muito agradável.

Vitor Raymundo

Ela [minha neta] vai com os pais dela ver a banda, a feira de artesanato.

Maria Elisabete Fluete

Saudade. Era o único lugar [a] que íamos para passear, mas era muito gostoso.

Vilma Leitão

[A praça central é] um ponto de referência onde vejo meus amigos.

José Antônio Marucci

As ruas do entorno ainda possuem paralelepípedo porque é tombado, é histórico.

João F. Prado

Eu acho um ambiente muito bonito, arborizado [...]. Acho muito legal e de grande valor para as crianças.

Eloíza Andrade

Gustavo Ferreira Prado. A cidade e seus patrimônios: um estudo das experiências, memórias e representações da praça central e do seu entorno em Pirassununga. Dissertação de Mestrado. Rio Claro: Unesp, 2019. p. 95-100.

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Imagem: Fotografia. Destaque de uma ampla área de passeio por onde transitam algumas pessoas e um ciclista. Nas laterais, bancos, postes de iluminação e muitas árvores espalhadas em uma área gramada. Ao fundo, um coreto. Fim da imagem.
LEGENDA: Praça Conselheiro Antônio Prado, no município de Pirassununga, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
  1. Localize e retire dos depoimentos as informações para responder às questões.
    1. Qual é a principal lembrança das pessoas sobre a praça em outros tempos?

      _____

    1. Quais são os elementos destacados nos depoimentos sobre a praça atualmente?

      _____

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 7 e 8

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Um dos marcos históricos que você estudou foram os monumentos. Sobre eles, faça o que se pede.
    1. O que são monumentos?

      _____

  1. Observe a imagem do monumento abaixo. Que grupo social é homenageado por ele?
Imagem: Fotografia. Uma escultura de uma mulher de longo vestido de pé equilibrando um cesto cheio na cabeça. Ao lado, um vaso e uma travessa com a mesma estampa de seu vestido. Fim da imagem.
LEGENDA: Escultura Índia Terena, inaugurada em 2012, no município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. FIM DA LEGENDA.

( ) Italianos.

( ) Espanhóis.

( ) Indígenas.

( ) Afrodescendentes.

  1. Classifique as frases em P, para as que se referem ao monumento do Periquito, e em D, para as que se relacionam ao monumento a Drummond.

    ( ) Está localizado no município do Rio de Janeiro.

    ( ) Homenageia um time de futebol local.

    ( ) Homenageia o escritor Carlos Drummond de Andrade.

    ( ) Está localizado no distrito do Gama.

    ( ) Poderia ser mudado de lugar.

    ( ) Sofria vandalismo.

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  1. Você investigou um monumento do município em que vive. Agora registre as informações sobre ele.
    • Nome: _____
    • Na sua opinião, o monumento é significativo para a população do município? Explique.

      _____

    1. Os nomes das ruas podem mudar ao longo do tempo? Justifique sua resposta.

      _____

      Autoavaliação

      Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

      Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

    1. Compreendi o que são marcos históricos?
    1. Interpretei e relacionei alguns monumentos representados nas imagens e seus significados?
    2. Identifiquei os registros de memória da cidade?
    3. Respeitei as opiniões dos colegas?
    4. Procurei ajudar todos os meus colegas?