80

UNIDADE 3. Trabalhadores do campo e da cidade em diferentes tempos

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma extensa área verde com uma estrutura de casas com plantação e um reservatório de água ao redor de uma região descampada e próxima à divisa de uma cidade. No horizonte, morros e o céu.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Canoas, Rio Grande do Sul. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

81

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Na fotografia há áreas de plantação? Como você concluiu isso?
  1. E áreas de moradia?
  1. Na localidade em que você vive existem áreas semelhantes a essa?

Fim do complemento.

82

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Que mudanças ocorreram nas formas de trabalho ao longo do tempo?

CAPÍTULO 9. Trabalhadores do campo

Atualmente, há vários trabalhadores que exercem sua profissão no campo, como a personagem da letra da canção a seguir.

  1. Quando o professor solicitar, leia a letra da canção em voz alta.

    Noite enluarada

    Preparei a terra, plantei a semente

    E na hora certa a chuva chegou

    Eu levanto cedo, pego a enxada

    Gosto que me chamem de agricultor

    [...]

    E quando vai amanhecendo o dia

    Os passarinhos começam a cantar

    Vou logo me levantando

    Tomo meu café e vou trabalhar

    Noite enluarada , de Clidenor Moreira.

Imagem: Ilustração. Durante à noite, em uma estrada de terra próximo a uma pequena casa, dois senhores sentados em banquetas tocam violão ao redor de uma fogueira.  Fim da imagem.

Observação: Imagem com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Preencha a ficha com as informações sobre a personagem da canção.

Profissão: _____

Instrumento de trabalho: _____

Quando ele se levanta para trabalhar: _____

Duas tarefas do trabalho dele: _____

83

Observe as fotos de algumas profissões do campo.

Imagem: Fotografia. Um homem de camisa, calça e chapéu montado a cavalo acompanhada o gado no pasto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vaqueiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem descalço com calça, camiseta e chinelo coleta fruto trepado no caule de uma árvore.   Fim da imagem.

LEGENDA: Coletor de frutos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem uniformizado e com luvas está de pé ao lado de uma plataforma e manipula a mama de uma vaga com equipamentos de ordenha ligado a tubos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador de agroindústria de leite. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem de bermuda, camiseta e boné está de pé parado em um espaçoso galinheiro onde estão muitas aves espalhadas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Avicultor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem segura um balde ao lado de um reservatório de água com peixes. Ao fundo, muitas árvores.   Fim da imagem.

LEGENDA: Piscicultor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem uniformizado com corpo totalmente coberto com uma transparência na região dos olhos e luvas manipula uma estrutura com mutas abelhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apicultor. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem uniformizado com roupa azul e capacete colhe laranjas do pé.   Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador em colheita de laranja. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em uma estrada de terra, um homem de camisa e chapéu dirige um trator em meio a uma colheita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Operador de máquina na agricultura. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um senhor de camiseta e chapéu está em meio a um pé de milho segurando um computador.  Fim da imagem.

LEGENDA: Engenheiro agrônomo. FIM DA LEGENDA.

  1. Em casa, pergunte a um adulto: essas profissões estão presentes na localidade em que você vive? Se sim, quais delas?

    _____

84

Mudanças na pecuária

As atividades realizadas pelos trabalhadores do campo passaram por muitas mudanças nos últimos anos. Os vaqueiros, por exemplo, tinham uma rotina muito específica há cerca de cem anos.

Imagem: 1. Ilustração. Em uma área rural, um senhor de camisa, calça e chapéu está sentado em uma banqueta de madeira enquanto faz a ordenha em uma vaca. Ao lado, o bezerro está amarrado em um toco de madeira. O espaço tem uma cerca de madeira e arame e pouca vegetação.  2. Ilustração. Em uma estrada de terra com arbustos, um homem de camisa, calça e chapéu a cavalo observa o gado. 3. Ilustração. No pasto, próximo a um gradil de madeira, um homem de camisa, calça e chapéu a cavalo acompanha os bezerros.   Fim da imagem.

Observação: Imagens com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Indique com números de 1 a 3 a frase que melhor descreve a atividade do vaqueiro representada em cada imagem.

    ( ) Conduzir os bezerros para o curral.

    ( ) Tirar o leite das vacas.

    ( ) Vigiar o gado no pasto.

85

Atualmente, alguns criadores de gado mantêm as formas de trabalho de cerca de cem anos atrás. Mas em muitas localidades, o trabalho de criação de animais e de retirada de leite tem passado por algumas mudanças.

Robôs tiram o leite

As vacas [...] se aproximam sozinhas da sala de ordenha atraídas pela ração no cocho . Em seguida um braço robótico inicia o trabalho. Em questão de segundos ele [...] começa a retirada do leite com destino direto ao tanque.

Tudo ocorre sem interferência humana, de forma espontânea. A ordenha ocorre 24h por dia. Um chip acoplado no pescoço traz informações precisas de cada animal: quantidade de leite produzido por dia, vezes que ruminou, temperatura, entre outras.

Robôs tiram o leite. A Hora , 8 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/e1E. Acesso em: 12 jan. 2021.

Glossário:

Cocho: local para fornecimento de comida ou de água para animais.

Chip: dispositivo eletrônico de tamanho reduzido.

Acoplado: fixado; inserido.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma vaca com um colar com numeração 14 e dispositivo eletrônico no pescoço. Fim da imagem.

LEGENDA: Vaca utilizando um colar com chip para controle eletrônico da produção. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Segundo a reportagem, como é feita a retirada do leite das vacas?

    _____

  1. Liste as informações que o chip fornece sobre cada animal.

    _____

  1. Retome no glossário o significado de “cocho”. Depois, escreva uma frase utilizando essa palavra.

    _____

86

Mudanças na agricultura

A atividade agrícola também passou por muitas mudanças nos últimos duzentos anos.

Observe algumas transformações ocorridas, por exemplo, no trabalho de cultivo e de descaroçamento do algodão.

Como era há duzentos anos

  1. Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.

    Geralmente, os meeiros e os parceiros plantavam e colhiam o algodão manualmente. Esses trabalhadores recebiam como pagamento cerca de metade da produção, entregando a outra parte ao dono das terras.

Imagem: Ilustração. Em meio a uma extensa plantação de algodão, os trabalhadores rurais fazem a colheita e armazenam em cestos.    Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Destaque das mãos de duas pessoas que manipulam uma estrutura de madeira com manivela e dois rolos que separam o algodão dos caroços. Fim da imagem.

Observação: Imagens com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.

O algodão colhido era passado pelo descaroçador por outros trabalhadores que giravam as manivelas para tirar os caroços.

  1. Em casa, reconte para um adulto de sua convivência como era o plantio e a colheita do algodão há cerca de duzentos anos.

87

Como é atualmente

Os trabalhadores que plantam e colhem o algodão, em geral, recebem um pagamento em dinheiro. Em algumas fazendas, a colheita é feita manualmente; em outras, é feita com o uso de máquinas.

Imagem: Fotografia. Uma mulher com roupas largas e lenço na cabeça está em meio a uma plantação de algodão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita manual de algodão, no município de São Desidério, no estado da Bahia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma extensa linha de maquinários robustos em meio a vasta plantação de algodão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita mecanizada de algodão, no município de Correntina, no estado da Bahia. FIM DA LEGENDA.

Atualmente, o descaroçamento do algodão também é feito por trabalhadores assalariados, que controlam máquinas movidas por motores.

  1. Compare as atividades que os trabalhadores desenvolviam há duzentos anos com as que são desenvolvidas atualmente.
    1. Identifique uma mudança. _____
    1. Identifique uma permanência. _____
  1. Ligue o tipo de trabalhador ao pagamento que ele recebe por seu trabalho.

Coluna à esquerda:

Meeiro ou parceiro

Assalariado

Coluna à direita:

Recebe dinheiro como pagamento.

Recebe parte da produção como pagamento.

88

CAPÍTULO 10. Trabalhadores da cidade

Há cerca de cem anos, havia diversos trabalhadores nas cidades brasileiras, como comerciários, vendedores ambulantes, alfaiates, sapateiros, ferreiros, marceneiros e pedreiros.

Com o desenvolvimento da indústria, começou a crescer o número de trabalhadores nas fábricas, chamados de operários.

Imagem: Cartaz. Apresenta borda com arabescos e na parte superior está escrito “FABRICA PROENÇA”. Ao centro, um homem descalço, com calça, camisa e chapéu está de pé ao lado de um cenário com estrada de terra e outro com uma grande fábrica com chaminés e tijolos. No topo está escrito, “FABRICA DE SABÃO PROENÇA”.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz de propaganda de uma fábrica no município de Fortaleza, no estado do Ceará, 1908. FIM DA LEGENDA.

  1. Elabore uma pequena produção de escrita, imaginando como era o trabalho na fábrica. Utilize informações do cartaz: nome da fábrica, data, local e os produtos fabricados.

    _____

89

Há cerca de cem anos, a rotina de trabalho dos operários era pesada. Os horários de acordar e de entrar no trabalho eram determinados pelos apitos das fábricas, como descrito no texto a seguir.

O controle do apito

O trabalho na fábrica não era fácil. Longas jornadas de trabalho. Às quatro horas da manhã, soava o primeiro apito. [...] Em intervalos cada vez mais curtos, os apitos iam se repetindo, controlando o tempo de cada um. [...]

[...] Antes das cinco horas, [os operários] estavam na portaria da fábrica para mais um turno de trabalho. Ninguém podia chegar atrasado, aquele que o fizesse tinha desconto no salário. [...]

Isabel Cristina Caetano Dessotti. A educação operária no final do século XIX e início do XX em Sorocaba sob o olhar da imprensa : o escrito e o silenciado. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2017. p. 85.

Imagem: Fotografia em preto e branco. No interior de um grande galpão, diversas mulheres trabalham sentadas diante de mesas de com máquinas de costura e muitas roupas. Elas usam coque e longos vestidos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de fábrica no município de Salto, no estado de São Paulo. Foto de 1920. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto as informações sobre o horário dos trabalhadores.
    1. A que horas os operários acordavam?

      _____

    1. Em que horário iniciava o trabalho nas fábricas?

      _____

  1. Marque com um X o que o termo “apito” significa no texto.

    ( ) Um brinquedo de criança.

    ( ) Um alarme para acordar as pessoas.

  1. O que ocorria se o operário chegasse atrasado?

    _____

90

Profissões de outros tempos

Algumas profissões que eram exercidas no Brasil em outros tempos deixaram de existir ou diminuíram muito a quantidade de trabalhadores.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Sete homens uniformizados com camisa e calça posam para foto enfileirados lado a lado diante da fachada de um prédio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lanterninhas de cinema. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Dois homens de terno e chapéu coco estão sentados cada um em uma charrete com dois cavalos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cocheiros. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem uniformizado com calça, camisa e boina está diante de um poste e manipula uma haste ligada à lamparina.   Fim da imagem.

LEGENDA: Acendedor de lampiões. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Em uma via, um senhor de boina e óculos está de pé ao lado de um carrinho de madeira. Ele segura um instrumento próximo de uma superfície redonda.   Fim da imagem.

LEGENDA: Amolador. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem de terno, calça e sapato está de pé diante de uma máquina fotográfica sobre um tripé. Ele está com o rosto coberto por um pano ligado à máquina e diante de um menino que posa de sapato, camisa e calça à sua frente. Um chapéu está pendurado no equipamento  Fim da imagem.

LEGENDA: Fotógrafo lambe-lambe. FIM DA LEGENDA.

91

Imagem: Fotografia em preto e branco. Um homem uniformizado com camisa, calça, sapato e boina puxa um carrinho acoplado a uma caixa com a inscrição “LEITERIA PARIZIENSE” em uma rua de paralelepípedos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Leiteiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma mulher de camisa xadrez está sentada diante de uma máquina de escrever sobre uma mesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Datilógrafa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Destaque de um bonde lotado. Na parte frontal, separado, está o condutor. Na segunda, os passageiros, em sua maioria homens, posam para foto nas janelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Motorneiro. FIM DA LEGENDA.

  1. Relacione o nome do profissional com as atividades que cada um desenvolvia.

Coluna à esquerda:

Fotógrafo lambe-lambe

Acendedor de lampião

Leiteiro

Amolador

Cocheiro

Lanterninha de cinema

Datilógrafa

Motorneiro

Coluna à direita:

Conduzia um coche, veículo puxado a cavalo, para transportar passageiros.

Acompanhava as pessoas a seus lugares na sala escura do cinema.

Datilografava textos e documentos em uma máquina de escrever.

Conduzia os bondes.

Fotografava as pessoas nos espaços públicos, como praças e jardins.

Entregava o leite nas casas das pessoas todos os dias.

Afiava as tesouras e as facas dos moradores das cidades.

Acendia e apagava os lampiões que iluminavam a cidade.

92

Tempo, tempo...

As pessoas podem estudar as mudanças que ocorreram no trabalho, no campo e na cidade, por meio de diferentes fontes históricas, como fotografias, documentos escritos, depoimentos e entrevistas.

Por meio de uma entrevista, podemos saber, por exemplo, como foram as mudanças no trabalho das costureiras, como nos conta Júlia a seguir.

Há sessenta anos

Pergunta – Depois que terminou o curso [de corte e costura, você] procurou emprego?

Resposta – Foi e consegui, só que eu pensei que fosse igual ao curso, depois chegou lá, eu vi que era diferente. Pensei que eu fosse cortar e alinhavar , confeccionar, e na indústria não existe esse sistema de alinhavar, você tem que ter o golpe de vista e juntar, unir as folhas de tecido e ir embora na máquina. [...]

História de Júlia Maria Medeiros. Agulha e linha. Museu da Pessoa , 12 abr. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/e1J. Acesso em: 12 jan. 2021.

Glossário:

Alinhavar: preparar o tecido para a costura.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Um carretel de linhas. Ilustração. Uma almofada com agulhas espetadas. Ilustração. Uma máquina de costura com uma linha ligada a uma faixa de tecido colorido.  Fim da imagem.

Observação: Imagens fora de escala com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Como era o trabalho de Júlia na fábrica de confecção de roupas há sessenta anos?

    _____

93

  1. Agora, leia o que Júlia comenta sobre o trabalho na fábrica de roupas atualmente. Depois, responda às questões.

    Atualmente

    Pergunta – Comparando a [...] produção antiga com a de hoje, o que mudou?

    Resposta – [...] Negócio de marcar por exemplo a casa das camisas ou das calças, tinha uns papelões com a medida e era colocado na frente da camisa, ou no cós da calça, para marcar o local onde ia casear , [...] isso não existe mais, a máquina marca, a própria máquina tem o espaço coloca ali a máquina faz uma marca e depois é caseado, eu não conheço esse tipo de máquina, não tinha no meu tempo. [...]

    História de Júlia Maria Medeiros. Agulha e linha. Museu da Pessoa , 12 abr. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/e1K. Acesso em: 12 jan. 2021.

    Glossário:

Casear: abrir casa pela qual passa o botão.

Fim do glossário.


  1. Segundo Júlia, por que o serviço manual na fábrica diminuiu?

    _____

  1. Por que a entrevista dada por Júlia pode ser considerada uma fonte histórica oral?

    _____

94

Mudanças nas profissões

As novas tecnologias desenvolvidas, sobretudo nos últimos cinquenta anos, influenciaram diretamente os trabalhadores, criando novos campos de trabalho e gerando novas profissões.

Novas profissões

Profissional de telemedicina

Os profissionais da saúde vão migrar cada vez mais para a telemedicina . [...]

Por isso, muitos deles terão que desenvolver suas habilidades de conexão com o cliente à distância e ter uma grande afinidade com a tecnologia.

Desenvolvedores de tecnologia móvel

O celular e o tablet são aparelhos eletrônicos que ganham cada vez mais espaço [...].

Portanto, os desenvolvedores de softwares e ferramentas móveis terão espaço garantido no mercado de trabalho e entre as profissões do futuro.

Profissões do futuro: 7 possibilidades para conhecer. Bem Paraná , 18 set. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/e1L. Acesso em: 12 jan. 2021.

Glossário:

Telemedicina: área da saúde que oferece atendimento não presencial por meio da tecnologia.

Fim do glossário.

  1. Preencha o quadro com informações sobre as profissões citadas no texto.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Nome da profissão

    Função

    _____

    _____

    _____

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Se você tivesse que escolher entre essas duas profissões, qual escolheria? Por quê?

95

Uma das áreas impactadas pelas novas tecnologias é a ambiental, que inclui novas profissões, como gestor de resíduos sólidos, engenheiro florestal, gestor ambiental, engenheiro de energia, entre outras.

As profissões e o ambiente

Cuidar do meio ambiente inclui reciclar o lixo, comprar de pequenos produtores e controlar os gastos de recursos naturais, mas vai além disso. De maneira prática, muitas profissões exercem um papel crucial na preservação do meio ambiente, mantendo sob cuidado espécies ameaçadas, garantindo que leis ambientais sejam seguidas corretamente pelas empresas e pensando em alternativas sustentáveis para os processos do dia a dia.

Débora Ramos. Conheça 5 profissões que trabalham na preservação do meio ambiente. Capital News , 3 ago. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/e1M. Acesso em: 12 jan. 2021.

Glossário:

Crucial: importante, decisivo.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Na mata, uma mulher uniformizada e com capacete folheia uma caderneta. Ao fundo, outras pessoas uniformizadas e com equipamentos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Engenheira florestal no município de Sena Madureira, no estado do Acre. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Grife no texto as atividades relacionadas aos cuidados com o ambiente.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você considera as profissões mencionadas no texto importantes? Por quê?
  1. Das atividades mencionadas no texto, a mais comum nos municípios é a reciclagem, possibilitada pela coleta seletiva de lixo.
    1. Procure descobrir se na localidade em que você vive há coleta seletiva de lixo visando à reciclagem e como ela é realizada.

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Na sua escola, o que é possível fazer para melhorar a produção, a coleta e o destino do lixo? Compartilhe suas ideias com os colegas e ouça as ideias deles.

96

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Leia os nomes de algumas profissões.

Desenvolvedor de tecnologia

Datilógrafa

Cocheiro

Acendedor de lampião

Motorneiro

Profissional de telemedicina

  1. Quais dessas profissões não existiam há cerca de cem anos?

    _____

  1. Quais dessas profissões desapareceram ou estão em vias de desaparecer?

    _____

  1. Observe e analise duas fotos que representam diferentes formas de trabalho na colheita da cana.
Imagem: A. Fotografia. Em meio a uma plantação de cana, um homem uniformizado com roupa grossa, caneleira, luvas e chapéu colhe um pé com auxílio de um instrumento.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita em propriedade rural no município de Engenheiro Beltrão, no estado do Paraná. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografia. Um grande maquinário realiza uma colheita em uma plantação e despensa em um recipiente acoplado a um trator.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita em propriedade rural no município de Bauru, no estado de São Paulo. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

97

  1. Qual das fotos representa a colheita mecanizada? Como você chegou a essa conclusão?

    _____

  1. E qual representa a colheita manual? Por quê?

    _____

  1. Marque com um X as alternativas que correspondem às profissões que trabalham na área ambiental.

    ( ) Engenheiro florestal.

    ( ) Médico.

    ( ) Gestor ambiental.

    ( ) Taxista.

    ( ) Engenheiro de energia.

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

    Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei alguns trabalhadores e as atividades econômicas de meu lugar de viver?
  1. Identifiquei algumas formas de trabalho existentes no campo e na cidade em diferentes tempos?
  1. Comparei o uso da tecnologia no campo em diferentes tempos?
  1. Li os textos com facilidade?
  1. Fiz as lições de casa pontualmente?

98

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

O que mudou no modo de vida dos habitantes do campo e da cidade?

CAPÍTULO 11. A vida nas cidades

O modo de vida dos moradores das cidades brasileiras mudou muito ao longo do tempo, como no caso dos moradores do Rio de Janeiro há cerca de duzentos anos.

O Rio de Janeiro

A cidade acordava cedo. Com os primeiros raios de sol, podia-se ouvir o crescente barulho que tomava conta das ruas e vielas. [...]

Antes das sete horas da manhã já era grande o movimento nas ruas do centro. [...]

Mais do que em qualquer outra parte, o barulho era maior nos mercados, realizados quase sempre ao ar livre, como o da Praia do Peixe, nas cercanias do Paço. Nele, ao lado das bancas de peixe, amontoavam-se barraquinhas e tabuleiros de hortaliças, frutos e toda sorte de quitanda – bolos, biscoitos, doces e outros alimentos de fabricação caseira. Ali também eram vendidos utensílios de barro e madeira, bem como esteiras e cestos.

Ilmar R. de Mattos e outros. O Rio de Janeiro, capital do reino . São Paulo: Atual, 1995. p. 26-28. (Título adaptado.)

LEGENDA: Vista da cidade do Rio de Janeiro em litografia de cerca de duzentos anos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com o texto, como era o movimento nas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro há cerca de duzentos anos?
  1. Grife no texto os produtos que eram comercializados no Mercado da Praia do Peixe.

99

Explorar fonte histórica visual

  1. Observe duas fotografias que mostram o movimento de pessoas no Mercado da Praia do Peixe, no Rio de Janeiro.
Imagem: A. Fotografia em preto e branco. Destaque de uma faixa à beira-mar com pequenas embarcações e muitas barracas com toldos ao redor. Ao fundo, grandes construções.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mercado da Praia do Peixe, na cidade do Rio de Janeiro. Foto de 1885. FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografia em preto e branco. Ao centro, mulheres de pé próximas de cestos. Ao redor, há construções simples e homens trabalhando. Fim da imagem.

LEGENDA: Mercado da Praia do Peixe, na cidade do Rio de Janeiro. Foto de 1892. FIM DA LEGENDA.

  1. Descreva a imagem A.

    _____

  1. Agora, descreva a imagem B.

    _____

  1. Por que a preservação desse tipo de fotografia é importante para os estudos de História?

    _____

100

Formas de lazer

As formas de lazer dos moradores das cidades brasileiras também mudaram muito ao longo do tempo.

Lazer há cem anos

Ao contrário de hoje, quando as pessoas se fecham cada vez mais em suas casas ou em ambientes reservados [...], era hábito comum as pessoas se reunirem após o jantar para conversar nas calçadas. Levavam cadeiras para a rua para poderem conversar sentadas.

Um costume daquele tempo era fazer serenatas acompanhadas por bandolins, flautas e clarinetas. Grupos de seresteiros saíam às ruas para homenagear algumas famílias. Paravam em frente a uma casa e cantavam, acompanhados por seus instrumentos musicais.

Nicolina Luíza de Petta. A fábrica e a cidade até 1930 . São Paulo: Atual, 1995. p. 26. (Título adaptado.)

Imagem: Pintura. Durante a noite, três homens de terno claro, camisa com gravata colorida e sapato com meias longas coloridas tocam instrumentos. Um deles, de chapéu, está sentado e toca violão. Os outros dois estão de pé, o primeiro, toca flauta; e o segundo, também de chapéu, toca trompete.  Fim da imagem.

LEGENDA: Serenata, pintura de Candido Portinari, 1959. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais formas de lazer foram citadas no texto?

    ( ) Ver televisão.

    ( ) Fazer serenata.

    ( ) Colocar cadeira na calçada e sentar-se para conversar.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já realizou alguma dessas formas de lazer? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
  1. Em casa, leia o texto em voz alta para um adulto.

101

Por meio de depoimentos como o de Alice, reproduzido a seguir, é possível conhecer também outras formas de lazer das pessoas há cerca de cem anos.

  1. Quando o professor solicitar, leia o depoimento em voz alta.

    Passeio especial

    Íamos a piqueniques na Cantareira, no Parque Antártica, com as famílias amigas. Aos domingos, depois do almoço, íamos passear no Jardim da Luz, que era uma beleza; as famílias podiam passear, tudo muito bem tratado, agradável. A gente dizia: “Vamos dar uma volta lá no Jardim?”. E ia no Jardim da Luz.

    Ecléa Bosi. Lembranças de Dona Alice. In : Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 63.

Imagem: Fotografia em sépia. Em um espaço aberto com palmeiras e bancos, algumas pessoas passeiam.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas passeando no Jardim da Luz, no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 1910. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire as informações do depoimento para responder às questões.
    1. Que tipos de lazer Alice praticava?

      _____

    1. Quem a acompanhava nesses momentos?

      _____

Boxe complementar:

Você sabia?

Na década de 1970, alguns municípios brasileiros proibiram o tráfego de veículos em certas ruas nos fins de semana para permitir a prática de lazer pelos moradores.

Atualmente, essa ideia foi retomada em alguns municípios, especialmente aos domingos.

Fim do complemento.

102

Explorar fonte histórica visual

Imagem: Cartaz. No topo está escrito, “TROUP IRMÃOS TEMPERANI. O MELHOR CONJUNTO DE ARTISTAS BRASILEIROS”. Do lado esquerdo e direito, há caricaturas de dois homens com rosto pintado e chapéu. Ao centro, entre o título, há fotografia de um homem de bigode. Abaixo, está uma fileira com seis pequenas fotografias de homens e mulheres. Ao centro, seis conjuntos de diferentes situações. Na primeira, há rosto de quatro pessoas e um trapezista ao centro. Na segunda, um homem de chapéu ao centro e reproduções menores dele com um laço. Na terceira, homens se equilibram em pilares. Na quarta, há um conjunto de pessoas equilibristas.  Na quinta, uma pessoa é atirada de um canhão. Na sexta, muitas pessoas se equilibram em barras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz de propaganda da Troup Irmãos Temperani de cerca de 1920. FIM DA LEGENDA.

  1. Liste duas atividades representadas no cartaz. Com base na sua resposta, identifique qual é a forma de lazer que o cartaz apresenta.

    ____

  1. Cite um elemento do cartaz que indica que se trata de uma propaganda.

    ____

103

O cinema

Outra forma de lazer que começou a existir nas cidades há mais de cem anos foi o cinema. Inicialmente, os filmes eram mudos e em preto e branco, como nos conta a escritora Zélia Gattai no texto a seguir.

Novidade marcante

O conjunto musical que acompanhava a exibição dos filmes compunha-se de três figuras: piano, violino e flauta. Ano entra, ano sai, o repertório dos músicos era o mesmo. Os primeiros acordes do piano, do violino ou da flauta anunciavam ao público o gênero da fita a começar. [...] Os filmes de Carlitos fascinavam a meninada; torcíamos por ele quando, dono de artimanhas incríveis, derrotava seu rival, o imenso vilão. O frágil homenzinho de chapéu-coco e bengala acabava sempre por levar a melhor, conquistando as graças de sua formosa e a admiração das plateias. [...]

Zélia Gattai. Anarquistas, graças a Deus . Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 66. (Título adaptado.)

Glossário:

Artimanha: atitude tomada por uma pessoa para enganar outra.

Fim do glossário.

LEGENDA: Interior de sala de cinema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de cerca de 1921. FIM DA LEGENDA.

  1. Por que naquela época havia um conjunto musical que acompanhava a exibição dos filmes na sala de cinema?

    _____

  1. Que personagem do cinema fascinava a autora do texto quando ela era criança? Como era essa personagem?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Divididos em grupos, os alunos escolherão a cena de um filme para apresentar aos colegas usando apenas a mímica, como em um filme mudo. Boa apresentação!
  1. Em casa, reconte a um adulto de sua convivência como era o cinema há cerca de cem anos.

104

MUDANÇAS NO CINEMA

Imagem: Ilustração. Uma claquete na qual está escrito “MUDANÇAS NO CINEMA”.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma parede com tijolos aparentes em tom azul e uma película de filme ondulada que forma uma linha do tempo com indicações de texto e fotografias com bordas ilustradas com luzes. Fim da imagem.

1895

Primeira exibição de cinema, realizada na França pelos irmãos Lumière. A saída dos trabalhadores da fábrica é um filme curto, mudo e em preto e branco.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Na rua, homens de terno e chapéu e mulheres de longos vestidos e chapéu saem de uma grande construção.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do filme A saída dos trabalhadores da fábrica, de 1895. FIM DA LEGENDA.

1927

Primeiro filme com diálogos sonoros, feito nos Estados Unidos, chamado O cantor de jazz, dirigido por Alan Crosland.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Em uma sala, um homem de terno toca piano e sorri olhando para uma mulher sentada em uma cadeira atrás dele. Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do filme O cantor de jazz, de 1927. FIM DA LEGENDA.

105

1937

Criação de uma técnica de colorização de filmes mais eficiente, que foi aplicada à animação Branca de Neve e os Sete Anões, lançada nos Estados Unidos.

Imagem: Desenho. Sete anões estão em uma sala junto de uma menina de pele clara, vestido longo, cabelo curto e tiara no cabelo. Seis deles festejam com a moça em roda tocando instrumentos musicais, e o sétimo está isolado ao fundo. Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do filme Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937. FIM DA LEGENDA.

1953

A tecnologia de filmagem e exibição em 3-D (três dimensões), que vinha sendo desenvolvida em filmes curtos, foi aplicada na grande produção Museu de cera , lançada nesse ano.

Imagem: Fotografia. Em um ambiente interno, uma mulher de pele clara e cabelo cacheado loiro, vestido azul rodado com véus nas mangas está ao lado de um homem de terno que a olha enquanto segura em uma de suas mãos. Fim da imagem.

LEGENDA: Cena do filme Museu de cera , de 1953. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O aprimoramento da colorização dos filmes veio antes ou depois da inserção dos diálogos sonoros?
  1. Elabore uma pequena produção de escrita, imaginando uma pessoa que vai ao cinema. Qual é o nome dela? Com quem ela vai ao cinema? Qual é o nome do filme em cartaz? Quais eram as personagens do filme?

    _____

106

CAPÍTULO 12. A vida no campo

O modo de vida dos moradores do campo passou por mudanças nos últimos duzentos anos, mas também há permanências.

O carro de boi, por exemplo, tem sido usado como meio de transporte de mercadorias e de pessoas no campo ao longo de toda a história brasileira, como sugerem as imagens a seguir.

Imagem: Pintura. Uma via de terra com carros de boi diante de um morro de pedra onde estão muitos trabalhadores. No carro, os bois estão amarrados a uma carroceria com grandes rodas de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Pedreira, pintura de Jean-Baptiste Debret, 1826. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em uma estrada de terra, dois animais puxam o carro de boi, que apresenta carroceria de madeira de rodas pequenas de borracha. Ao lado, um homem de camisa, calça e boné caminha. Ao fundo, muitas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa conduzindo carro de boi no município de Januária, no estado de Minas Gerais. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Cite uma mudança e uma permanência no carro de boi conforme retratado nas imagens de 1826 e de 2018.

    _____

107

Os carros de boi têm sido utilizados há mais de trezentos anos no Brasil, principalmente nas áreas rurais.

O carro de boi

Além de ajudar no transporte de cana, açúcar e lenha nos engenhos, o carro de boi servia para transportar mudanças e conduzir pessoas. [...]

Atualmente, em Goiás, é utilizado pelos romeiros que vão da cidade de Damolândia para o [...] município de Trindade (a cerca de 74 km de distância) para participar da Festa de Trindade [...]. Os carros são enfeitados e participam de um desfile que é muito concorrido e apreciado pelos participantes da festa.

Lúcia Gaspar. Carro de boi. Pesquisa Escolar On-line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://fdnc.io/e1S. Acesso em: 4 jun. 2021.

  1. Localize e retire do texto as informações para responder às questões a seguir.
    1. Como o carro de boi era utilizado nos engenhos?

      _____

    1. Como o carro de boi é usado atualmente em Goiás?

      _____

Boxe complementar:

Investigue

Em casa, com a ajuda de um adulto, investigue em jornais, revistas e na internet sobre festas do carro de boi no Brasil atualmente. Selecione uma dessas festas e preencha a ficha.

Nome da festa: _____

Local onde ocorre: _____

Data: _____

Atrações da festa: _____

Fim do complemento.

108

Os peões de boiadeiro

Os trabalhadores que cuidam do gado são conhecidos como vaqueiros ou peões. Em algumas localidades brasileiras, eles realizam as comitivas, conforme descrito na reportagem a seguir.

As comitivas

As comitivas são viagens que os peões fazem com o gado para levá-lo a outros pastos ou buscá-lo de locais distantes para vacinação [...].

Nas comitivas, viajam poucas pessoas. [...]

Figura imprescindível, o cozinheiro é sempre o primeiro a chegar às paradas. Ele é o responsável pela montagem do acampamento e, é claro, pela comida, à base de carne-seca ou de sol.

O peão se alimenta com simplicidade. Se o cozinheiro for bom, ele oferece no café da manhã quebra-torto – resto do jantar. Se não, apenas café.

Os peões costumam sair antes de amanhecer e só param para as refeições e para tomar o tereré [...].

Mariana Lajolo. Onça e assombração “seguem” comitivas. Folha de S.Paulo , 21 abr. 2003. Disponível em: http://fdnc.io/e1U. Acesso em: 13 jan. 2021.

Glossário:

Tereré: bebida fria feita de erva-mate.

Fim do glossário.


  1. De acordo com o texto, o que são comitivas?

    _____

  1. Qual é a base da comida dos peões na comitiva?

    _____

109

As tradições ligadas às comitivas são transmitidas de geração a geração, como descrito na próxima reportagem.

Aos 74 anos, herdeira de comitiva mantém viva a tradição dos peões

[...] tratar dos animais e receber as comitivas em viagens pelo estradão foram tarefas abraçadas pela jovem Dalva [...].

Na década de 1960, o comportamento não era nada comum para mulheres, mas ao lado do pai, o comissário Antônio Ângelo, Dalva sempre encontrou a segurança que precisava.

Viajava longas distâncias a cavalo, como ponteira, à frente da comitiva, conduzindo a boiada [...].

Durante a 60ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, dona Dalva participou de mais uma edição do tradicional concurso Queima do Alho, quando o melhor prato tropeiro, formado por feijão gordo, arroz carreteiro, paçoca e carne assada na chapa, é avaliado.

Thaisa Figueiredo. Aos 74 anos, herdeira de comitiva mantém viva a tradição dos peões. Portal G1 , 30 ago. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/e1V. Acesso em: 13 jan. 2021.

  1. Quais atividades eram realizadas por dona Dalva?

    _____

  1. Marque as imagens que representam alimentos que fazem parte do concurso do prato tropeiro, realizado na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.
Imagem: Fotografia. Um prato com arroz, carnes e tempero e folhas. Fim da imagem.

LEGENDA: Arroz carreteiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma travessa com carne e arranjo com pequena folha. Fim da imagem.

LEGENDA: Paçoca de carne. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um prato com bolinha de arroz, um filé de peixe grelhado e salada. Fim da imagem.

LEGENDA: Peixe com arroz. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma assada com pedados de carne assada e legumes. Fim da imagem.

LEGENDA: Carne assada na chapa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um prato de macarronada com molho vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: Macarronada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cumbuca com feijão e pedaços de carne.  Fim da imagem.

LEGENDA: Feijão gordo. FIM DA LEGENDA.

110

Mudanças no modo de vida

Algumas pessoas que mudaram do campo para as cidades há cerca de cinquenta anos no Brasil experimentaram diversas transformações no modo de vida, como nos contam Margarida e Lourdes em seus depoimentos.

Do campo à cidade

Margarida – Minha ideia sempre foi essa, assim: lutar. Às vezes tinha que levantar quatro e meia da manhã pra pegar o transporte para trabalhar. Pra tudo a gente tem que ter força de vontade. [...]

Você vê, pra criar um filho lá na Bahia é muito sadio, é muito melhor de criar. Porque ele tem mais liberdade. [...] Então tudo é mais sadio que essa coisa gelada, que fica tanto tempo na geladeira e perde o sabor. [...]

Lourdes – O leite é tirado do peito da vaca na hora. Lá a gente chega assim na roça, pega aqueles cachos de banana todos maduros, os passarinhos comendo... Acho mais saboroso. Tudo assim: pegar fresquinho, na hora.

Antônia Alves Oliveira. Os nordestinos em São Paulo . São Paulo: Paulinas, 1982. p. 43 e 45.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Área com chão de terra e pequena casa à frente da qual há um carro de boi com rodas de madeira e uma árvore com copa volumosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fazenda de gado, no município de Paulo Afonso, no estado da Bahia. Foto de 1952. FIM DA LEGENDA.

  1. De acordo com Lourdes e Margarida, o que mudou na alimentação delas após se mudarem para a cidade de São Paulo?

    _____

  1. Procure descobrir se na sua escola há alunos que mudaram do campo para a cidade ou da cidade para o campo. Converse com eles sobre as principais diferenças que sentiram nessa mudança. Conte aos colegas as suas descobertas.

    _____

111

Nos últimos anos, diversos brasileiros continuam se mudando do campo para a cidade. Porém, a quantidade de pessoas que faz o caminho inverso, isto é, que se mudam da cidade para o campo, tem aumentado.

Da cidade ao campo

No campo, tem cores que anunciam que é hora de levantar. Mas ninguém sai de casa pra lida antes de ouvir o som do café sendo coado.

[...] Só depois de saborear a bebida é que pai e filhos seguem juntos para cuidar das plantações de uva e laranja. Não é só trabalho, é quase um dom.

Hugo Denardi diz que tinha tudo para exercer outra profissão, mas a vida foi tomando rumos que o levaram a exercer o ofício de agricultor. O prazer vem de mexer com a terra e de sentir o cheiro do campo. Essa foi a escolha do ex-professor e ex-funcionário de uma transportadora.

Os filhos de Hugo moravam na cidade, tiveram comércio, mas cinco anos atrás saíram do meio do asfalto e vieram trabalhar com o pai. [...] A cidade tentou fisgar os irmãos, mas o apelo da roça foi mais forte.

Rodrigo Denardi conta que não consegue mais viver sem sentir o gosto da vida na roça. O irmão, Rafael, concorda e fala que vai passar aos filhos esse amor pela agricultura. São exemplos comuns no meio rural.

Dia do agricultor: Nosso Campo faz homenagem a quem vive do que a terra produz. Portal G1 , 30 jul. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1X. Acesso em: 13 jan. 2021.

LEGENDA: Produção de uvas no município de Pinto Bandeira, no estado do Rio Grande do Sul. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Hugo foi professor e funcionário de uma transportadora antes ou depois de ser agricultor?

    _____

  1. Onde moravam os filhos de Hugo e por que eles se mudaram?

    _____

  1. Circule os tipos de fruta que eles cultivam.

    manga

    uva

    banana

    laranja

    maçã

112

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Marque com um X as formas de lazer que eram praticadas pelos moradores das cidades brasileiras há cerca de cem anos.

    ( ) Fazer serenata.

    ( ) Ver televisão.

    ( ) Ir ao circo.

    ( ) Jogar videogame .

    ( ) Ir ao cinema.

    ( ) Fazer piquenique.

    ( ) Conversar sentados em cadeiras nas calçadas.

  1. Observe a imagem de uma sessão de cinema e responda às questões a seguir.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Espaço interno com muitas pessoas sentadas em cadeiras enfileiras e separadas por um corredor. Elas olham para uma grande tela em piso superior e na qual está a imagem de um homem de terno segurando um chapéu com expressão séria. Entre a plateia e o piso superior, há um rapaz tocando piano e outros instrumentistas. Fim da imagem.

LEGENDA: Foto de sessão de cinema em Nova York, nos Estados Unidos. FIM DA LEGENDA.

  1. Essa imagem é atual ou de cerca de cem anos? Explique.

    _____

  1. Circule a seguir o tipo de fonte representado por essa fotografia.

    Material

    Oral

    Visual

    Escrita

113

  1. Por que é importante preservar essa foto? Explique.

    _____

  1. Em que atividades o carro de boi era utilizado há cerca de trezentos anos?

    _____

  1. Em seu caderno, elabore uma pequena produção de escrita, contando uma história sobre uma personagem que se mudou da cidade para o campo ou do campo para a cidade. Inclua as atividades que ela fazia antes e depois, o que ela estranhou e do que mais gostou nessa mudança.

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

    Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei algumas formas de lazer existentes há cem anos?
  1. Identifiquei alguns modos de vida existentes no campo e na cidade?
  1. Identifiquei mudanças no cinema ao longo do tempo?
  1. Contribui com ideias e sugestões nos trabalhos em grupo?