80
UNIDADE 3. Trabalhadores do campo e da cidade em diferentes tempos
LEGENDA: Vista do município de Canoas, Rio Grande do Sul. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
81
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Na fotografia há áreas de plantação? Como você concluiu isso?
- E áreas de moradia?
- Na localidade em que você vive existem áreas semelhantes a essa?
Fim do complemento.
82
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 9 e 10
Que mudanças ocorreram nas formas de trabalho ao longo do tempo?
CAPÍTULO 9. Trabalhadores do campo
Atualmente, há vários trabalhadores que exercem sua profissão no campo, como a personagem da letra da canção a seguir.
- Quando o professor solicitar, leia a
letra
da canção em voz alta.
Noite enluarada
Preparei a terra, plantei a semente
E na hora certa a chuva chegou
Eu levanto cedo, pego a enxada
Gosto que me chamem de agricultor
[...]
E quando vai amanhecendo o dia
Os passarinhos começam a cantar
Vou logo me levantando
Tomo meu café e vou trabalhar
Noite enluarada , de Clidenor Moreira.
Observação: Imagem com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Preencha a ficha com as informações sobre a personagem da canção.
Profissão: _____
Instrumento de trabalho: _____
Quando ele se levanta para trabalhar: _____
Duas tarefas do trabalho dele: _____
83
Observe as fotos de algumas profissões do campo.
LEGENDA: Vaqueiro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Coletor de frutos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trabalhador de agroindústria de leite. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avicultor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Piscicultor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Apicultor. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trabalhador em colheita de laranja. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Operador de máquina na agricultura. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Engenheiro agrônomo. FIM DA LEGENDA.
- Em casa, pergunte a um adulto: essas profissões estão presentes na localidade em que você vive? Se sim, quais delas?
_____
84
Mudanças na pecuária
As atividades realizadas pelos trabalhadores do campo passaram por muitas mudanças nos últimos anos. Os vaqueiros, por exemplo, tinham uma rotina muito específica há cerca de cem anos.
Observação: Imagens com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Indique com números de 1 a 3 a frase que melhor descreve a atividade do vaqueiro representada em cada imagem.
( ) Conduzir os bezerros para o curral.
( ) Tirar o leite das vacas.
( ) Vigiar o gado no pasto.
85
Atualmente, alguns criadores de gado mantêm as formas de trabalho de cerca de cem anos atrás. Mas em muitas localidades, o trabalho de criação de animais e de retirada de leite tem passado por algumas mudanças.
Robôs tiram o leite
As vacas [...] se aproximam sozinhas da sala de ordenha atraídas pela ração no cocho . Em seguida um braço robótico inicia o trabalho. Em questão de segundos ele [...] começa a retirada do leite com destino direto ao tanque.
Tudo ocorre sem interferência humana, de forma espontânea. A ordenha ocorre 24h por dia. Um chip acoplado no pescoço traz informações precisas de cada animal: quantidade de leite produzido por dia, vezes que ruminou, temperatura, entre outras.
Robôs tiram o leite. A Hora , 8 jun. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/e1E. Acesso em: 12 jan. 2021.
Glossário:
Cocho: local para fornecimento de comida ou de água para animais.
Fim do glossário.
LEGENDA: Vaca utilizando um colar com chip para controle eletrônico da produção. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
- Segundo a reportagem, como é feita a retirada do leite das vacas?
_____
- Liste as informações que o chip fornece sobre cada animal.
_____
- Retome no glossário o significado de “cocho”. Depois, escreva uma frase utilizando essa palavra.
_____
86
Mudanças na agricultura
A atividade agrícola também passou por muitas mudanças nos últimos duzentos anos.
Observe algumas transformações ocorridas, por exemplo, no trabalho de cultivo e de descaroçamento do algodão.
Como era há duzentos anos
- Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.
Geralmente, os meeiros e os parceiros plantavam e colhiam o algodão manualmente. Esses trabalhadores recebiam como pagamento cerca de metade da produção, entregando a outra parte ao dono das terras.
Observação: Imagens com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.
O algodão colhido era passado pelo descaroçador por outros trabalhadores que giravam as manivelas para tirar os caroços.
- Em casa, reconte para um adulto de sua convivência como era o plantio e a colheita do algodão há cerca de duzentos anos.
87
Como é atualmente
Os trabalhadores que plantam e colhem o algodão, em geral, recebem um pagamento em dinheiro. Em algumas fazendas, a colheita é feita manualmente; em outras, é feita com o uso de máquinas.
LEGENDA: Colheita manual de algodão, no município de São Desidério, no estado da Bahia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Colheita mecanizada de algodão, no município de Correntina, no estado da Bahia. FIM DA LEGENDA.
Atualmente, o descaroçamento do algodão também é feito por trabalhadores assalariados, que controlam máquinas movidas por motores.
- Compare as atividades que os trabalhadores desenvolviam há duzentos anos com as que são desenvolvidas atualmente.
- Identifique uma mudança. _____
- Identifique uma permanência. _____
- Ligue o tipo de trabalhador ao pagamento que ele recebe por seu trabalho.
Coluna à esquerda:
Meeiro ou parceiro
Assalariado
Coluna à direita:
Recebe dinheiro como pagamento.
Recebe parte da produção como pagamento.
88
CAPÍTULO 10. Trabalhadores da cidade
Há cerca de cem anos, havia diversos trabalhadores nas cidades brasileiras, como comerciários, vendedores ambulantes, alfaiates, sapateiros, ferreiros, marceneiros e pedreiros.
Com o desenvolvimento da indústria, começou a crescer o número de trabalhadores nas fábricas, chamados de operários.
LEGENDA: Cartaz de propaganda de uma fábrica no município de Fortaleza, no estado do Ceará, 1908. FIM DA LEGENDA.
- Elabore uma pequena produção de escrita, imaginando como era o trabalho na fábrica. Utilize informações do cartaz: nome da fábrica, data, local e os produtos fabricados.
_____
89
Há cerca de cem anos, a rotina de trabalho dos operários era pesada. Os horários de acordar e de entrar no trabalho eram determinados pelos apitos das fábricas, como descrito no texto a seguir.
O controle do apito
O trabalho na fábrica não era fácil. Longas jornadas de trabalho. Às quatro horas da manhã, soava o primeiro apito. [...] Em intervalos cada vez mais curtos, os apitos iam se repetindo, controlando o tempo de cada um. [...]
[...] Antes das cinco horas, [os operários] estavam na portaria da fábrica para mais um turno de trabalho. Ninguém podia chegar atrasado, aquele que o fizesse tinha desconto no salário. [...]
Isabel Cristina Caetano Dessotti. A educação operária no final do século XIX e início do XX em Sorocaba sob o olhar da imprensa : o escrito e o silenciado. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2017. p. 85.
LEGENDA: Interior de fábrica no município de Salto, no estado de São Paulo. Foto de 1920. FIM DA LEGENDA.
- Localize e retire do texto as informações sobre o horário dos trabalhadores.
- A que horas os operários acordavam?
_____
- Em que horário iniciava o trabalho nas fábricas?
_____
- A que horas os operários acordavam?
- Marque com um
X
o que o termo “apito” significa no texto.
( ) Um brinquedo de criança.
( ) Um alarme para acordar as pessoas.
- O que ocorria se o operário chegasse atrasado?
_____
90
Profissões de outros tempos
Algumas profissões que eram exercidas no Brasil em outros tempos deixaram de existir ou diminuíram muito a quantidade de trabalhadores.
LEGENDA: Lanterninhas de cinema. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cocheiros. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Acendedor de lampiões. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Amolador. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fotógrafo lambe-lambe. FIM DA LEGENDA.
91
LEGENDA: Leiteiro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Datilógrafa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Motorneiro. FIM DA LEGENDA.
- Relacione o nome do profissional com as atividades que cada um desenvolvia.
Coluna à esquerda:
Fotógrafo lambe-lambe
Acendedor de lampião
Leiteiro
Amolador
Cocheiro
Lanterninha de cinema
Datilógrafa
Motorneiro
Coluna à direita:
Conduzia um coche, veículo puxado a cavalo, para transportar passageiros.
Acompanhava as pessoas a seus lugares na sala escura do cinema.
Datilografava textos e documentos em uma máquina de escrever.
Conduzia os bondes.
Fotografava as pessoas nos espaços públicos, como praças e jardins.
Entregava o leite nas casas das pessoas todos os dias.
Afiava as tesouras e as facas dos moradores das cidades.
Acendia e apagava os lampiões que iluminavam a cidade.
92
Tempo, tempo...
As pessoas podem estudar as mudanças que ocorreram no trabalho, no campo e na cidade, por meio de diferentes fontes históricas, como fotografias, documentos escritos, depoimentos e entrevistas.
Por meio de uma entrevista, podemos saber, por exemplo, como foram as mudanças no trabalho das costureiras, como nos conta Júlia a seguir.
Há sessenta anos
Pergunta – Depois que terminou o curso [de corte e costura, você] procurou emprego?
Resposta – Foi e consegui, só que eu pensei que fosse igual ao curso, depois chegou lá, eu vi que era diferente. Pensei que eu fosse cortar e alinhavar , confeccionar, e na indústria não existe esse sistema de alinhavar, você tem que ter o golpe de vista e juntar, unir as folhas de tecido e ir embora na máquina. [...]
História de Júlia Maria Medeiros. Agulha e linha. Museu da Pessoa , 12 abr. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/e1J. Acesso em: 12 jan. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
Observação: Imagens fora de escala com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.
- Como era o trabalho de Júlia na fábrica de
confecção
de roupas há sessenta anos?
_____
93
- Agora, leia o que Júlia comenta sobre o trabalho na fábrica de roupas atualmente. Depois, responda às questões.
Atualmente
Pergunta – Comparando a [...] produção antiga com a de hoje, o que mudou?
Resposta – [...] Negócio de marcar por exemplo a casa das camisas ou das calças, tinha uns papelões com a medida e era colocado na frente da camisa, ou no cós da calça, para marcar o local onde ia casear , [...] isso não existe mais, a máquina marca, a própria máquina tem o espaço coloca ali a máquina faz uma marca e depois é caseado, eu não conheço esse tipo de máquina, não tinha no meu tempo. [...]
História de Júlia Maria Medeiros. Agulha e linha. Museu da Pessoa , 12 abr. 2005. Disponível em: http://fdnc.io/e1K. Acesso em: 12 jan. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
- Segundo Júlia, por que o serviço manual na fábrica diminuiu?
_____
- Por que a entrevista dada por Júlia pode ser considerada uma fonte histórica oral?
_____
94
Mudanças nas profissões
As novas tecnologias desenvolvidas, sobretudo nos últimos cinquenta anos, influenciaram diretamente os trabalhadores, criando novos campos de trabalho e gerando novas profissões.
Novas profissões
Profissional de telemedicina
Os profissionais da saúde vão migrar cada vez mais para a telemedicina . [...]
Por isso, muitos deles terão que desenvolver suas habilidades de conexão com o cliente à distância e ter uma grande afinidade com a tecnologia.
Desenvolvedores de tecnologia móvel
O celular e o tablet são aparelhos eletrônicos que ganham cada vez mais espaço [...].
Portanto, os desenvolvedores de softwares e ferramentas móveis terão espaço garantido no mercado de trabalho e entre as profissões do futuro.
Profissões do futuro: 7 possibilidades para conhecer.
Bem Paraná
, 18
set.
2020. Disponível em:
http://fdnc.io/e1L. Acesso em: 12
jan.
2021.
Glossário:
Fim do glossário.
- Preencha o quadro com informações sobre as profissões citadas no texto.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Nome da profissão
Função
_____
_____
_____
_____
- Se você tivesse que escolher entre essas duas profissões, qual escolheria? Por quê?
95
Uma das áreas impactadas pelas novas tecnologias é a ambiental, que inclui novas profissões, como gestor de resíduos sólidos, engenheiro florestal, gestor ambiental, engenheiro de energia, entre outras.
As profissões e o ambiente
Cuidar do meio ambiente inclui reciclar o lixo, comprar de pequenos produtores e controlar os gastos de recursos naturais, mas vai além disso. De maneira prática, muitas profissões exercem um papel crucial na preservação do meio ambiente, mantendo sob cuidado espécies ameaçadas, garantindo que leis ambientais sejam seguidas corretamente pelas empresas e pensando em alternativas sustentáveis para os processos do dia a dia.
Débora Ramos. Conheça 5 profissões que trabalham na preservação do meio ambiente. Capital News , 3 ago. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/e1M. Acesso em: 12 jan. 2021.
Glossário:
Fim do glossário.
LEGENDA: Engenheira florestal no município de Sena Madureira, no estado do Acre. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
- Grife no texto as atividades relacionadas aos cuidados com o ambiente.
- Você considera as profissões mencionadas no texto importantes? Por quê?
- Das atividades mencionadas no texto, a mais comum nos municípios é a reciclagem, possibilitada pela
coleta
seletiva de lixo.
- Procure descobrir se na localidade em que você vive há
coleta
seletiva de lixo visando à reciclagem e como ela é realizada.
_____
- Na sua escola, o que é possível fazer para melhorar a produção, a coleta e o destino do lixo? Compartilhe suas ideias com os colegas e ouça as ideias deles.
- Procure descobrir se na localidade em que você vive há
coleta
seletiva de lixo visando à reciclagem e como ela é realizada.
96
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 9 e 10
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Leia os nomes de algumas profissões.
Desenvolvedor de tecnologia
Datilógrafa
Cocheiro
Acendedor de lampião
Motorneiro
Profissional de telemedicina
- Quais dessas profissões não existiam há cerca de cem anos?
_____
- Quais dessas profissões desapareceram ou estão em vias de desaparecer?
_____
- Observe e analise duas fotos que representam diferentes formas de trabalho na colheita da cana.
LEGENDA: Colheita em propriedade rural no município de Engenheiro Beltrão, no estado do Paraná. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Colheita em propriedade rural no município de Bauru, no estado de São Paulo. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.
97
- Qual das fotos representa a colheita mecanizada? Como você chegou a essa conclusão?
_____
- E qual representa a colheita manual? Por quê?
_____
- Marque com um
X
as alternativas que correspondem às profissões que trabalham na área ambiental.
( ) Engenheiro florestal.
( ) Médico.
( ) Gestor ambiental.
( ) Taxista.
( ) Engenheiro de energia.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Identifiquei alguns trabalhadores e as atividades econômicas de meu lugar de viver?
- Identifiquei algumas formas de trabalho existentes no campo e na cidade em diferentes tempos?
- Comparei o uso da tecnologia no campo em diferentes tempos?
- Li os textos com facilidade?
- Fiz as lições de casa pontualmente?
98
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 11 e 12
O que mudou no modo de vida dos habitantes do campo e da cidade?
CAPÍTULO 11. A vida nas cidades
O modo de vida dos moradores das cidades brasileiras mudou muito ao longo do tempo, como no caso dos moradores do Rio de Janeiro há cerca de duzentos anos.
O Rio de Janeiro
A cidade acordava cedo. Com os primeiros raios de sol, podia-se ouvir o crescente barulho que tomava conta das ruas e vielas. [...]
Antes das sete horas da manhã já era grande o movimento nas ruas do centro. [...]
Mais do que em qualquer outra parte, o barulho era maior nos mercados, realizados quase sempre ao ar livre, como o da Praia do Peixe, nas cercanias do Paço. Nele, ao lado das bancas de peixe, amontoavam-se barraquinhas e tabuleiros de hortaliças, frutos e toda sorte de quitanda – bolos, biscoitos, doces e outros alimentos de fabricação caseira. Ali também eram vendidos utensílios de barro e madeira, bem como esteiras e cestos.
Ilmar R. de Mattos e outros. O Rio de Janeiro, capital do reino . São Paulo: Atual, 1995. p. 26-28. (Título adaptado.)
LEGENDA: Vista da cidade do Rio de Janeiro em litografia de cerca de duzentos anos. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com o texto, como era o movimento nas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro há cerca de duzentos anos?
- Grife no texto os produtos que eram comercializados no Mercado da Praia do Peixe.
99
Explorar fonte histórica visual
- Observe duas fotografias que mostram o movimento de pessoas no Mercado da Praia do Peixe, no Rio de Janeiro.
LEGENDA: Mercado da Praia do Peixe, na cidade do Rio de Janeiro. Foto de 1885. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mercado da Praia do Peixe, na cidade do Rio de Janeiro. Foto de 1892. FIM DA LEGENDA.
- Descreva a imagem A.
_____
- Agora, descreva a imagem B.
_____
- Por que a preservação desse tipo de fotografia é importante para os estudos de História?
_____
100
Formas de lazer
As formas de lazer dos moradores das cidades brasileiras também mudaram muito ao longo do tempo.
Lazer há cem anos
Ao contrário de hoje, quando as pessoas se fecham cada vez mais em suas casas ou em ambientes reservados [...], era hábito comum as pessoas se reunirem após o jantar para conversar nas calçadas. Levavam cadeiras para a rua para poderem conversar sentadas.
Um costume daquele tempo era fazer serenatas acompanhadas por bandolins, flautas e clarinetas. Grupos de seresteiros saíam às ruas para homenagear algumas famílias. Paravam em frente a uma casa e cantavam, acompanhados por seus instrumentos musicais.
Nicolina Luíza de Petta. A fábrica e a cidade até 1930 . São Paulo: Atual, 1995. p. 26. (Título adaptado.)
LEGENDA: Serenata, pintura de Candido Portinari, 1959. FIM DA LEGENDA.
- Quais formas de lazer foram citadas no texto?
( ) Ver televisão.
( ) Fazer serenata.
( ) Colocar cadeira na calçada e sentar-se para conversar.
- Você já realizou alguma dessas formas de lazer? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
- Em casa, leia o texto em voz alta para um adulto.
101
Por meio de depoimentos como o de Alice, reproduzido a seguir, é possível conhecer também outras formas de lazer das pessoas há cerca de cem anos.
- Quando o professor solicitar, leia o depoimento em voz alta.
Passeio especial
Íamos a piqueniques na Cantareira, no Parque Antártica, com as famílias amigas. Aos domingos, depois do almoço, íamos passear no Jardim da Luz, que era uma beleza; as famílias podiam passear, tudo muito bem tratado, agradável. A gente dizia: “Vamos dar uma volta lá no Jardim?”. E ia no Jardim da Luz.
Ecléa Bosi. Lembranças de Dona Alice. In : Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 63.
LEGENDA: Pessoas passeando no Jardim da Luz, no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 1910. FIM DA LEGENDA.
- Localize e retire as informações do depoimento para responder às questões.
- Que tipos de lazer Alice praticava?
_____
- Quem a acompanhava nesses momentos?
_____
- Que tipos de lazer Alice praticava?
Boxe complementar:
Você sabia?
Na década de 1970, alguns municípios brasileiros proibiram o tráfego de veículos em certas ruas nos fins de semana para permitir a prática de lazer pelos moradores.
Atualmente, essa ideia foi retomada em alguns municípios, especialmente aos domingos.
Fim do complemento.
102
Explorar fonte histórica visual
LEGENDA: Cartaz de propaganda da Troup Irmãos Temperani de cerca de 1920. FIM DA LEGENDA.
- Liste duas atividades representadas no cartaz. Com base na sua resposta, identifique qual é a forma de lazer que o cartaz apresenta.
____
- Cite um elemento do cartaz que indica que se trata de uma propaganda.
____
103
O cinema
Outra forma de lazer que começou a existir nas cidades há mais de cem anos foi o cinema. Inicialmente, os filmes eram mudos e em preto e branco, como nos conta a escritora Zélia Gattai no texto a seguir.
Novidade marcante
O conjunto musical que acompanhava a exibição dos filmes compunha-se de três figuras: piano, violino e flauta. Ano entra, ano sai, o repertório dos músicos era o mesmo. Os primeiros acordes do piano, do violino ou da flauta anunciavam ao público o gênero da fita a começar. [...] Os filmes de Carlitos fascinavam a meninada; torcíamos por ele quando, dono de artimanhas incríveis, derrotava seu rival, o imenso vilão. O frágil homenzinho de chapéu-coco e bengala acabava sempre por levar a melhor, conquistando as graças de sua formosa e a admiração das plateias. [...]
Zélia Gattai. Anarquistas, graças a Deus . Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 66. (Título adaptado.)
Glossário:
Fim do glossário.
LEGENDA: Interior de sala de cinema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de cerca de 1921. FIM DA LEGENDA.
- Por que naquela época havia um conjunto musical que acompanhava a exibição dos filmes na sala de cinema?
_____
- Que personagem do cinema fascinava a autora do texto quando ela era criança? Como era essa personagem?
_____
- Divididos em grupos, os alunos escolherão a cena de um filme para apresentar aos colegas usando apenas a mímica, como em um filme mudo. Boa apresentação!
- Em casa, reconte a um adulto de sua convivência como era o cinema há cerca de cem anos.
104
MUDANÇAS NO CINEMA
1895
Primeira exibição de cinema, realizada na França pelos irmãos Lumière. A saída dos trabalhadores da fábrica é um filme curto, mudo e em preto e branco.
LEGENDA: Cena do filme A saída dos trabalhadores da fábrica, de 1895. FIM DA LEGENDA.
1927
Primeiro filme com diálogos sonoros, feito nos Estados Unidos, chamado O cantor de jazz, dirigido por Alan Crosland.
LEGENDA: Cena do filme O cantor de jazz, de 1927. FIM DA LEGENDA.
105
1937
Criação de uma técnica de colorização de filmes mais eficiente, que foi aplicada à animação Branca de Neve e os Sete Anões, lançada nos Estados Unidos.
LEGENDA: Cena do filme Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937. FIM DA LEGENDA.
1953
A tecnologia de filmagem e exibição em 3-D (três dimensões), que vinha sendo desenvolvida em filmes curtos, foi aplicada na grande produção Museu de cera , lançada nesse ano.
LEGENDA: Cena do filme Museu de cera , de 1953. FIM DA LEGENDA.
- O aprimoramento da colorização dos filmes veio antes ou depois da inserção dos diálogos sonoros?
- Elabore uma pequena produção de escrita, imaginando uma pessoa que vai ao cinema. Qual é o nome dela? Com quem ela vai ao cinema? Qual é o nome do filme em cartaz? Quais eram as personagens do filme?
_____
106
CAPÍTULO 12. A vida no campo
O modo de vida dos moradores do campo passou por mudanças nos últimos duzentos anos, mas também há permanências.
O carro de boi, por exemplo, tem sido usado como meio de transporte de mercadorias e de pessoas no campo ao longo de toda a história brasileira, como sugerem as imagens a seguir.
LEGENDA: Pedreira, pintura de Jean-Baptiste Debret, 1826. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoa conduzindo carro de boi no município de Januária, no estado de Minas Gerais. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.
- Cite uma mudança e uma permanência no carro de boi conforme retratado nas imagens de 1826 e de 2018.
_____
107
Os carros de boi têm sido utilizados há mais de trezentos anos no Brasil, principalmente nas áreas rurais.
O carro de boi
Além de ajudar no transporte de cana, açúcar e lenha nos engenhos, o carro de boi servia para transportar mudanças e conduzir pessoas. [...]
Atualmente, em Goiás, é utilizado pelos romeiros que vão da cidade de Damolândia para o [...] município de Trindade (a cerca de 74 km de distância) para participar da Festa de Trindade [...]. Os carros são enfeitados e participam de um desfile que é muito concorrido e apreciado pelos participantes da festa.
Lúcia Gaspar. Carro de boi. Pesquisa Escolar On-line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://fdnc.io/e1S. Acesso em: 4 jun. 2021.
- Localize e retire do texto as informações para responder às questões a seguir.
- Como o carro de boi era utilizado nos engenhos?
_____
- Como o carro de boi é usado atualmente em Goiás?
_____
- Como o carro de boi era utilizado nos engenhos?
Boxe complementar:
Investigue
Em casa, com a ajuda de um adulto, investigue em jornais, revistas e na internet sobre festas do carro de boi no Brasil atualmente. Selecione uma dessas festas e preencha a ficha.
Nome da festa: _____
Local onde ocorre: _____
Data: _____
Atrações da festa: _____
Fim do complemento.
108
Os peões de boiadeiro
Os trabalhadores que cuidam do gado são conhecidos como vaqueiros ou peões. Em algumas localidades brasileiras, eles realizam as comitivas, conforme descrito na reportagem a seguir.
As comitivas
As comitivas são viagens que os peões fazem com o gado para levá-lo a outros pastos ou buscá-lo de locais distantes para vacinação [...].
Nas comitivas, viajam poucas pessoas. [...]
Figura imprescindível, o cozinheiro é sempre o primeiro a chegar às paradas. Ele é o responsável pela montagem do acampamento e, é claro, pela comida, à base de carne-seca ou de sol.
O peão se alimenta com simplicidade. Se o cozinheiro for bom, ele oferece no café da manhã quebra-torto – resto do jantar. Se não, apenas café.
Os peões costumam sair antes de amanhecer e só param para as refeições e para tomar o tereré [...].
Mariana Lajolo. Onça e assombração “seguem” comitivas.
Folha de
S.Paulo
, 21
abr.
2003. Disponível em:
http://fdnc.io/e1U. Acesso em: 13
jan.
2021.
Glossário:
Fim do glossário.
- De acordo com o texto, o que são comitivas?
_____
- Qual é a base da comida dos peões na comitiva?
_____
109
As tradições ligadas às comitivas são transmitidas de geração a geração, como descrito na próxima reportagem.
Aos 74 anos, herdeira de comitiva mantém viva a tradição dos peões
[...] tratar dos animais e receber as comitivas em viagens pelo estradão foram tarefas abraçadas pela jovem Dalva [...].
Na década de 1960, o comportamento não era nada comum para mulheres, mas ao lado do pai, o comissário Antônio Ângelo, Dalva sempre encontrou a segurança que precisava.
Viajava longas distâncias a cavalo, como ponteira, à frente da comitiva, conduzindo a boiada [...].
Durante a 60ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, dona Dalva participou de mais uma edição do tradicional concurso Queima do Alho, quando o melhor prato tropeiro, formado por feijão gordo, arroz carreteiro, paçoca e carne assada na chapa, é avaliado.
Thaisa Figueiredo. Aos 74 anos, herdeira de comitiva mantém viva a tradição dos peões. Portal G1 , 30 ago. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/e1V. Acesso em: 13 jan. 2021.
- Quais atividades eram realizadas por dona Dalva?
_____
- Marque as imagens que representam alimentos que fazem parte do concurso do prato tropeiro, realizado na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.
LEGENDA: Arroz carreteiro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paçoca de carne. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Peixe com arroz. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carne assada na chapa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Macarronada. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Feijão gordo. FIM DA LEGENDA.
110
Mudanças no modo de vida
Algumas pessoas que mudaram do campo para as cidades há cerca de cinquenta anos no Brasil experimentaram diversas transformações no modo de vida, como nos contam Margarida e Lourdes em seus depoimentos.
Do campo à cidade
Margarida – Minha ideia sempre foi essa, assim: lutar. Às vezes tinha que levantar quatro e meia da manhã pra pegar o transporte para trabalhar. Pra tudo a gente tem que ter força de vontade. [...]
Você vê, pra criar um filho lá na Bahia é muito sadio, é muito melhor de criar. Porque ele tem mais liberdade. [...] Então tudo é mais sadio que essa coisa gelada, que fica tanto tempo na geladeira e perde o sabor. [...]
Lourdes – O leite é tirado do peito da vaca na hora. Lá a gente chega assim na roça, pega aqueles cachos de banana todos maduros, os passarinhos comendo... Acho mais saboroso. Tudo assim: pegar fresquinho, na hora.
Antônia Alves Oliveira. Os nordestinos em São Paulo . São Paulo: Paulinas, 1982. p. 43 e 45.
LEGENDA: Fazenda de gado, no município de Paulo Afonso, no estado da Bahia. Foto de 1952. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com Lourdes e Margarida, o que mudou na alimentação delas após se mudarem para a cidade de São Paulo?
_____
- Procure descobrir se na sua escola há alunos que mudaram do campo para a cidade ou da cidade para o campo. Converse com eles sobre as principais diferenças que sentiram
nessa
mudança. Conte aos colegas as suas descobertas.
_____
111
Nos últimos anos, diversos brasileiros continuam se mudando do campo para a cidade. Porém, a quantidade de pessoas que faz o caminho inverso, isto é, que se mudam da cidade para o campo, tem aumentado.
Da cidade ao campo
No campo, tem cores que anunciam que é hora de levantar. Mas ninguém sai de casa pra lida antes de ouvir o som do café sendo coado.
[...] Só depois de saborear a bebida é que pai e filhos seguem juntos para cuidar das plantações de uva e laranja. Não é só trabalho, é quase um dom.
Hugo Denardi diz que tinha tudo para exercer outra profissão, mas a vida foi tomando rumos que o levaram a exercer o ofício de agricultor. O prazer vem de mexer com a terra e de sentir o cheiro do campo. Essa foi a escolha do ex-professor e ex-funcionário de uma transportadora.
Os filhos de Hugo moravam na cidade, tiveram comércio, mas cinco anos atrás saíram do meio do asfalto e vieram trabalhar com o pai. [...] A cidade tentou fisgar os irmãos, mas o apelo da roça foi mais forte.
Rodrigo Denardi conta que não consegue mais viver sem sentir o gosto da vida na roça. O irmão, Rafael, concorda e fala que vai passar aos filhos esse amor pela agricultura. São exemplos comuns no meio rural.
Dia do agricultor: Nosso Campo faz homenagem a quem vive do que a terra produz. Portal G1 , 30 jul. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e1X. Acesso em: 13 jan. 2021.
LEGENDA: Produção de uvas no município de Pinto Bandeira, no estado do Rio Grande do Sul. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Hugo foi professor e funcionário de uma transportadora antes ou depois de ser agricultor?
_____
- Onde moravam os filhos de Hugo e por que eles se mudaram?
_____
- Circule os tipos de fruta que eles cultivam.
manga
uva
banana
laranja
maçã
112
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 11 e 12
Avaliação de processo de aprendizagem
Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.
- Marque com um
X
as formas de lazer que eram praticadas pelos moradores das cidades brasileiras há cerca de cem anos.
( ) Fazer serenata.
( ) Ver televisão.
( ) Ir ao circo.
( ) Jogar videogame .
( ) Ir ao cinema.
( ) Fazer piquenique.
( ) Conversar sentados em cadeiras nas calçadas.
- Observe a imagem de uma sessão de cinema e responda às questões a seguir.
LEGENDA: Foto de sessão de cinema em Nova York, nos Estados Unidos. FIM DA LEGENDA.
- Essa imagem é atual ou de cerca de cem anos? Explique.
_____
- Circule a seguir o tipo de fonte representado por essa fotografia.
Material
Oral
Visual
Escrita
113
- Por que é importante preservar essa foto? Explique.
_____
- Em que atividades o carro de boi era utilizado há cerca de trezentos anos?
_____
- Em seu caderno,
elabore
uma pequena produção de escrita, contando uma história sobre uma personagem que se mudou da cidade para o campo ou do campo para a cidade. Inclua as atividades que ela fazia antes e depois, o que ela estranhou e do que mais gostou
nessa
mudança.
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Identifiquei algumas formas de lazer existentes há cem anos?
- Identifiquei alguns modos de vida existentes no campo e na cidade?
- Identifiquei mudanças no cinema ao longo do tempo?
- Contribui com ideias e sugestões nos trabalhos em grupo?