114

UNIDADE 4. Espaços públicos e privados no passado e no presente

Imagem: Pintura. Plano aberto de uma praça pública arborizada, com coreto, bancos, espaço de passeio e um amplo monumento ao centro. Algumas pessoas transitam no espaço. Do lado esquerdo, uma via sem tráfego é ocupada por pedestres. Há a delimitação da linha férrea do bonde e alguns postes de iluminação. Ao fundo, uma rua estreita com fachadas assobradas e toldos onde o movimento de pessoas é maior. No horizonte, morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartão-postal retratando a Praça Tiradentes, na cidade do Rio de Janeiro. 1908. FIM DA LEGENDA.

115

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Descreva as construções e as roupas das pessoas representadas na imagem.
  1. A imagem representa uma praça no presente ou no passado? Por quê?

Fim do complemento.

116

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 13 e 14

Como as pessoas utilizaram os espaços públicos e os privados em diferentes tempos?

CAPÍTULO 13. Espaço privado e espaço público

As pessoas realizam suas atividades em diferentes espaços. Alguns espaços são de uso privado, isto é, podem ser utilizados apenas por algumas pessoas. Outros podem ser frequentados por todas as pessoas e, por isso, são chamados espaços públicos.

No dia a dia, as pessoas convivem em diversos espaços públicos e privados, como retratado nas fotografias a seguir.

Imagem: Fotografia. Quatro pessoas, três adultos e uma criança, sorriem e brindam sentados à mesa durante uma refeição. Fim da imagem.

LEGENDA: Restaurante no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em um espaço aberto, uma mulher e uma criança caminham à frente de uma área gramada com árvores e bancos. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Seis crianças com roupa de banho observam o mar da encosta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia no município de Fortaleza, no estado do Ceará. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino dorme de lado deitado em seu travesseiro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criança dormindo em seu quarto no município de Paulista, no estado de Pernambuco. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

117

Imagem: Fotografia. Plano aberto de um espaço amplo gramado onde muita gente está sentada em pequenos grupos espalhados e outras caminham no entorno. Do lado direito, há uma estrutura em piso mais elevado onde estão algumas pessoas. No horizonte, a encosta de um rio e parte da cidade. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas se divertindo no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem, uma mulher e uma criança estão sentados lado a lado no sofá da sala. Eles olham a tela de um tablet segurado pela mulher. Os adultos sorriem e a criança está com expressão eufórica.  Fim da imagem.

LEGENDA: Família reunida em casa no município de Curitiba, no estado do Paraná. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Usando lápis de cor, identifique os espaços representados nas fotos desta página e da anterior de acordo com a legenda.

    Ilustração. Quadrado azul.Espaço público

    Ilustração. Quadrado amarelo.Espaço privado

  1. Desenhe um espaço onde você e seus familiares realizam atividades de lazer juntos.

    _____

  1. Elabore uma pequena produção de escrita, contando sobre as atividades que vocês costumam realizar nesse espaço que você representou, e se ele é um espaço público ou privado.

    _____

118

Os espaços da cidade e suas funções

Em uma cidade podem existir diversos espaços públicos e privados. Observe os espaços representados nesta imagem.

Imagem: Ilustração. Destaque de uma área urbana com ruas com sinalizações de trânsito, postes de iluminação, árvores, calçadas pavimentadas, prédios altos, parque arborizado, casas, pedestres em trânsito e poucos veículos no tráfego. Há pequenos textos sobre cada um desses espaços. Em um edifício: Prédios de apartamentos: São utilizados como moradia pelas pessoas. Em uma ampla construção horizontalizada: Hospital público: Local em que é oferecido atendimento médico às pessoas. Em um prédio arejado e entrada aberta ao público: Câmara de Vereadores. Local em que os vereadores se reúnem para tomar decisões sobre o município. Em uma construção de três andares: Escola pública: Local em que crianças e jovens estudam gratuitamente. Em uma via: Ruas e avenidas: Local para circulação de pessoas e veículos.  Na área verde: Parque: Local em que as pessoas passeiam, praticam atividades físicas e se divertem. Nas moradias: Casas: São utilizadas como moradia pelas pessoas. Em um prédio assobradado e com destaque em uma quadra com área gramada: Prefeitura: Local em que o prefeito e seus funcionários tomam decisões sobre a administração do município. Em um extenso prédio com quatro pisos e muitas janelas: Museu histórico: Local em que documentos históricos são conservados e expostos ao público. Em um amplo edifício na quadra da prefeitura: Biblioteca pública: Local de conservação, consulta e empréstimo de livros, jornais, revistas etc. Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa fora de escala e proporção. Fim da observação.

119

  1. Interprete e classifique os espaços representados na imagem em públicos e privados.
    1. Espaços públicos:

      _____

    1. Espaços privados:

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Se você vivesse em uma das ruas representadas na imagem e aparecessem buracos na sua rua, a que local você iria para resolver o problema? Por quê?

120

Espaços públicos de estudos e de lazer

Os espaços públicos podem oferecer às pessoas diferentes tipos de atividades, como a leitura e o estudo.

Bibliotecas públicas

No térreo da Biblioteca de São Paulo, ouve-se o burburinho de crianças brincando nos computadores, jogando jogos de tabuleiros ou circulando entre as estantes de livros infantojuvenis [...].

No andar de cima, adultos leem livros de papel [...], teclam em seus laptops ou assistem a DVDs nos computadores comunitários. [...]

Outro exemplo vem das bibliotecas-parque no Rio de Janeiro, como a de Manguinhos, montada em um antigo armazém da zona Norte, para servir 16 comunidades carentes com acervo, espaços culturais, sala de reunião, laboratórios e cursos.

Paula Adamo Idoeta. No Brasil, bibliotecas inovadoras convivem com quadro de descaso. BBC Brasil , 25 jan. 2013. Disponível em: http://fdnc.io/e22. Acesso em: 15 jan. 2021.

Glossário:

Burburinho: ruído de pessoas falando ao mesmo tempo.

Fim do glossário.

  1. Responda às questões de acordo com a reportagem sobre a Biblioteca Pública de São Paulo.
    1. Que atividades as crianças realizavam nesse local?

      _____

    1. E que atividades eram realizadas por adultos?

      _____

  1. O que a biblioteca de Manguinhos oferece para as pessoas das comunidades que ela atende?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive existem bibliotecas públicas? Se sim, quais atividades as pessoas costumam realizar nessas bibliotecas?

121

Outros espaços públicos, como as praças, podem garantir a realização de atividades de lazer.

  1. Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta e, em seguida, responda às questões.

    Um espaço revitalizado

    Os moradores do bairro Santa Isabel e bairros adjacentes estão utilizando a nova praça reconstruída pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande [no estado de Mato Grosso]. [...]

    [...] a praça se constitui em um espaço de lazer e de integração dos moradores [...], que contam com [...] playground infantil, área para realização de eventos e feira livre, quadra poliesportiva, passeio público, bancos, lixeiras, paisagismo e boa iluminação.

    Praça revitalizada estimula convivência e proporciona mais qualidade de vida em Várzea Grande. Associação Mato-Grossense dos municípios , 28 jan. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/e23. Acesso em: 15 jan. 2021.

    Glossário:

Adjacente: próximo.

Fim do glossário.

  1. A praça citada na reportagem é um espaço público? Por quê?

    _____

  1. Quais dos elementos abaixo existem na praça descrita na reportagem?
Imagem: Fotografia. Em uma área aberta com chão de areia, muitas crianças brincam em um playground com torres e uma ponte de madeira com cerca de corda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Parque infantil. Brasília, no Distrito Federal. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em uma quadra poliesportiva coberta, muitas crianças interagem em pequenos grupos espalhados. Fim da imagem.

LEGENDA: Quadra esportiva. Município de Sumaré, no estado de São Paulo. Foto de 2014. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de três pessoas dentro de uma piscina. Fim da imagem.

LEGENDA: Piscina. Município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de um banco de madeira vazio em uma área gramada. Fim da imagem.

LEGENDA: Banco em praça. Município de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

_____

122

Áreas de proteção ambiental

Em algumas localidades há espaços públicos ou privados com áreas de conservação ambiental. Essas áreas passaram a existir no Brasil no ano 2000, quando foi criado o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Por meio desse sistema, parques, florestas, reservas biológicas, estações ecológicas e outras áreas são regulamentadas como Unidades de Conservação.

Existem vários tipos de Unidade de Conservação, que permitem diferentes níveis de intervenção na natureza. Um dos objetivos dessas unidades é garantir a proteção e a preservação das áreas em que há muitas espécies de plantas e de animais.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma área verde com trilha de passeio e muitas plantas e palmeiras. Em um tronco, há uma placa na qual está escrito “Parque do Zizo”, onde há muitos pássaros pousados. Fim da imagem.

LEGENDA: O Parque do Zizo é uma área de preservação ambiental privada, no município de São Miguel Arcanjo, no estado de São Paulo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Paisagem composta por um grande arbusto de flores rosas e pinheiros que margeiam um extenso rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Floresta Nacional de Três Barras, no município de Três Barras, no estado de Santa Catarina. FIM DA LEGENDA.

123

Outro objetivo das Unidades de Conservação é promover uma forma de crescimento econômico comprometida com a preservação dos elementos naturais envolvidos.

As Unidades de Conservação também podem estar relacionadas à proteção da cultura, do modo de vida e dos conhecimentos das comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas, seringueiros, castanheiros, entre outras.

Imagem: Fotografia. Destaque de um homem de camisa e boné que está sentado de costas em uma pequena embarcação em meio a um extenso rio margeado pela mata.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no estado do Amazonas. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Cite um dos objetivos das Unidades de Conservação que mais chamou a sua atenção.

    _____

  1. Investigue em livros, jornais e na internet uma Unidade de Conservação existente na Unidade da Federação em que você vive e registre as informações a seguir.
    1. Nome da Unidade de Conservação.

      _____

    1. Elementos que compõem essa área: tipo de vegetação, tipos de animais, grupos humanos que vivem na reserva e atividades que realizam.

      _____

  1. Em casa, conte para um adulto de sua convivência as informações que você obteve com a investigação sobre a Unidade de Conservação presente na sua Unidade da Federação.

124

CAPÍTULO 14. Os espaços públicos em diferentes tempos

No Brasil, os espaços públicos mudaram muito ao longo do tempo.

As primeiras praças, também chamadas de largos, foram construídas a partir de 1549. Geralmente, elas eram compostas de uma área central cercada de construções.

Imagem: Pintura. Um grande espaço aberto. Do lado esquerdo, há parte de uma construção assobrada de onde as um pequeno grupo de pessoas. Do lado direito, com bastante destaque, está uma igreja que apresenta janelas envidraçadas na fachada, a torre com sino e escadas na porta, onde está outro grupo. Ao fundo, extensas construções com muitas janelas e outra capela. Outras pessoas caminham pelo espaço. Os homens estão de chapéu, camisa e botas e as mulheres usam longos vestidos, algumas com a lenço que também cobre a cabeça. Fim da imagem.

LEGENDA: São Pedro, pintura de Jean-Baptiste Debret, 1827. FIM DA LEGENDA.

  1. Sobre a praça representada na imagem, preencha corretamente os quadros usando os termos abaixo.

    Muita vegetação

    Pessoas passeando

    Igreja

    Bancos para sentar

    Parquinho

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Existe na praça da imagem

    _____

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Não existe na praça da imagem

    _____

  1. Em sua opinião, que atividades as pessoas poderiam realizar nessa praça?

    _____

125

Nas primeiras praças brasileiras, as pessoas realizavam diversas atividades, como as citadas no texto a seguir.

  1. Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta.

    As pessoas na praça

    Essas praças serviam como ponto de encontro e de bate-papos entre amigos, e nelas, em fins de semana, se realizavam festas, [...] e jogos.

    [...] Nas ocasiões de festas, ricos e pobres saíam às ruas. As mulheres vestiam suas melhores roupas e aproveitavam as festividades para conversar umas com as outras e observar o movimento da cidade.

    [...] a cidade era enfeitada, as ruas cuidadosamente limpas e as portas e janelas das casas ornamentadas com flores e toalhas de renda.

    Avanete Pereira de Souza. Salvador : capital da colônia. São Paulo: Ática, 1995. p. 26 e 36. (Título adaptado).

  1. Grife no texto as atividades que as pessoas costumavam realizar nas praças.
  1. Observe a imagem e a legenda e, depois, responda às questões.
Imagem: Pintura. Um grupo composto por oito homens negros descalçados usam camisa listradas, calças justas compridas até os tornozelos e chapéus. Eles caminham próximos uns dos outros. Alguns tocam instrumentos, um deles bate palma e outro segura uma bandeira. Ao fundo, uma forte construção e o mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Marimba, passeio de domingo à tarde, pintura de Jean-Baptiste Debret, 1826. FIM DA LEGENDA.

  1. Que atividade as personagens representadas estão realizando?

    _____

  1. Pesquise no dicionário ou na internet o que é “marimba” e registre.

    _____

126

Tempo, tempo...

Ao longo do tempo, os governantes brasileiros criaram espaços públicos para a convivência das pessoas, como o Passeio Público de Fortaleza, inaugurado em 1880.

O Passeio Público foi projetado para ser um espaço florido e arejado, para o passeio a pé e o encontro entre pessoas.

Entre os equipamentos do Passeio Público havia o coreto e uma pista de patinação, onde se alugavam patins para atividades esportivas, além de lagos e chafarizes.

Nas tardes e noites de quinta-feira e domingo ocorriam algumas apresentações musicais no coreto.

O Passeio Público era um espaço para uso de todos, mas ele era separado em três partes e cada parte era frequentada por um grupo social diferente.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma área aberta, com largo espaço para passeio e bancos compridos nas laterais ao lado de postes de iluminação. Do lado direito, em destaque, um homem de terno e chapéu posa para foto ao lado de dois meninos, também de terno e chapéu, e três mulheres que usam longo vestido e chapéus grandes.  Ao fundo, outras pessoas conversam em diferentes grupos, algumas de pé e outras sentadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Passeio Público, no município de Fortaleza, no estado do Ceará. Foto de 1905. FIM DA LEGENDA.

1. Como eram as roupas dos homens, das mulheres e dos meninos

  1. retratados na foto acima?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que havia no Passeio Público para o lazer das pessoas?

127

De 1990 a 2012, o Passeio Público de Fortaleza ficou abandonado devido à falta de manutenção de suas construções. No início de 2012, ele foi reformado e voltou a ser bastante frequentado pelos moradores da cidade.

Página de internet:

Diário do Nordeste

22 de dezembro de 2012

Passeio Público ressurge na história como palco de grandes momentos

[...] [o Passeio Público] é um espaço onde se vê um pouco de tudo: aulas de dança, pintura e experimentais de fotografia; [...] excursões escolares e de turistas; visita das turmas de formatura. Ufa!

[...] Lá, as pessoas podem escutar música ao vivo, almoçar diariamente, e até tomar um café apreciando a bela paisagem, ler ou acessar a internet gratuitamente.

Ilo Santiago Jr. Passeio Público ressurge na história como palco de grandes momentos. Diário do Nordeste , 22 dez. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/e27. Acesso em: 15 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Uma menina de saia e camiseta e dois meninos de camiseta, shorts e calça estão sentados no banco de uma praça com largo espaço para passeio, postes de iluminação e muitas árvores. Ao fundo, há outras pessoas também nos bancos. Fim da imagem.

LEGENDA: Passeio Público no município de Fortaleza, no estado do Ceará. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Fim da página da internet.

  1. Compare as atividades realizadas no Passeio Público de Fortaleza por volta de 1905 e em 2012.
    1. Identifique uma mudança.

      _____

    1. Identifique uma permanência.

      _____

128

Parques públicos urbanos

Muitos municípios brasileiros possuem parques públicos urbanos, destinados ao lazer e ao descanso de seus moradores, e, em alguns casos, à conservação da natureza. Porém, nem sempre esses parques estão em boas condições de uso.

Parque Público Hermes Barcellos

Um local ideal para ficar perto da natureza, com opções de lazer ao ar livre para todas as idades. [...] O espaço existe, é o Parque Público Hermes Barcellos, que padece por causa do abandono.

O que se vê por todo o espaço são entulhos espalhados, restos de podas de árvore e muito lixo, sem contar o mau cheiro vindo da lagoa [...].

[...]

Uma moradora da cidade questiona que “o parque poderia ser limpo pelo menos com mais frequência, falta preservação. A pista está toda esburacada e o campinho em péssimas condições.” [...]

Abandono do Parque Público de Arraial do Cabo gera indignação de moradores e veranistas. Portal RC24h , 8 mar. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/e29. Acesso em: 15 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma região com casas e espaço de lazer em destaque com pista de corrida, campo gramado, quadras e um lago cercado por uma ciclovia. Do lado direito, está a pista e morros. No horizonte, a encosta da praia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Parque Público Hermes Barcellos, no município de Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire informações da reportagem para responder às questões.
    1. Quais são os pontos positivos do Parque Público Hermes Barcellos?

      _____

    1. Quais eram os problemas que esse parque apresentava no momento da reportagem?

      _____

129

Investigue

  1. O professor vai organizar uma visita a uma praça próxima à escola. Com base nas observações feitas durante a visita, registre as informações solicitadas a seguir.
    1. Nome da praça _____
    1. Marque no quadro a condição de cada elemento presente na praça.

      Quadro: equivalente textual a seguir.

      Bom

      Regular

      Ruim

      Não há

      Vegetação

      _____

      _____

      _____

      _____

      Bancos

      _____

      _____

      _____

      _____

      Brinquedos

      _____

      _____

      _____

      _____

      Lixeiras

      _____

      _____

      _____

      _____

      Fonte

      _____

      _____

      _____

      _____

      Coreto

      _____

      _____

      _____

      _____

      Lago

      _____

      _____

      _____

      _____

      Bicicletário

      _____

      _____

      _____

      _____

      Outro: _____

      _____

      _____

      _____

      _____

  1. Agora, elabore propostas sobre o que deveria ser feito para melhorar essa praça e registre-as.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O professor vai anotar na lousa as propostas feitas por toda a turma. Depois de conhecê-las, responda às questões.
    1. Quais foram as três propostas mais citadas pelos alunos?
    1. Como é possível colocar essas propostas em prática?

130

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 13 e 14

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Leia os textos A e B e responda às questões.

A

É um espaço que pode ser utilizado por todas as pessoas, como a rua, uma praça, um parque, entre outros. Sua manutenção é responsabilidade dos governos.

B

É um espaço que pertence a alguém e pode ser utilizado apenas por pessoas autorizadas, como moradias. Sua manutenção é responsabilidade dos proprietários.

  1. Qual texto se refere a um espaço público?

    _____

  1. Qual texto se refere a um espaço privado?

    _____

  1. Qual é a principal diferença entre o espaço público e o espaço privado? Explique.

    _____

  1. Interprete e retire informações da imagem para responder às questões.
Imagem: Fotografia. Vista aérea da beira-mar com muitos guarda-sóis coloridos abertos na areia e banhistas no mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

  1. Que espaço a imagem representa?

    _____

  1. Liste duas atividades que as pessoas costumam fazer nesse espaço.

    _____

131

  1. Marque com um X as frases que correspondem às características das Unidades de Conservação.

    ( ) Sua função é conservar e proteger a diversidade de recursos naturais.

    ( ) Podem ser públicas ou privadas.

    ( ) São todas privadas.

    ( ) Promovem a proteção da cultura e dos conhecimentos das comunidades tradicionais.

    ( ) Contribuem para proteger e conservar plantas e animais.

  1. Cite o que permaneceu no Passeio Público de Fortaleza entre 1905 e 2012.

    _____

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

    Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei as diferenças entre espaço público e privado?
  1. Selecionei e classifiquei os espaços públicos e privados?
  1. Compreendi o que são Unidades de Conservação e por que são áreas de proteção ambiental?
  1. Identifiquei as mudanças e permanências nos espaços públicos estudados?

132

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 15 e 16

O que mudou nos serviços públicos ao longo do tempo?

CAPÍTULO 15. Os serviços públicos

Você já estudou as diferenças entre espaços públicos e privados. Agora, você vai conhecer alguns serviços públicos e suas mudanças ao longo do tempo.

A seguir, conheça a definição de serviço público.

Serviço público [...]: conjunto de atividades garantidas pelo Estado , de forma regular e contínua, voltadas às necessidades da coletividade e ao bem comum, como educação, saúde [...], saneamento básico e lazer.

Michaelis . Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: http://fdnc.io/e2b. Acesso em: 16 jan. 2021.

Glossário:

Estado: nação politicamente organizada.

Coletividade: o povo, comunidade, sociedade.

Fim do glossário.

  1. Segundo o texto, os serviços públicos devem atender às necessidades de quem?

    _____

  1. Leia no glossário o significado do termo “coletividade”. Depois, elabore uma frase utilizando essa palavra.

    _____

133

Conheça um pouco da história dos serviços públicos de saúde no Brasil.

1600

Nesse período não havia ainda um sistema de saúde pública organizado. O atendimento médico às pessoas pobres era realizado por instituições de caridade que recebiam doações.

1808

Nesse ano foi criada a primeira organização de saúde pública no Brasil, com funcionários responsáveis por consolidar uma rede pública de saúde.

Foram criados, também, cursos de Medicina em cidades como Salvador e Rio de Janeiro.

Imagem: Fotografia. Fachada de um prédio de piso duplo, parte superior com arabescos, grandes janelas verticalizadas envidraçadas e entrada com abertura espaçosa à frente de uma pequena escada que dá acesso à calçada, onde estão algumas pessoas. No estacionamento, há um carro. Do lado direito, uma pequena árvore e uma barraca de vendedor ambulante.  Fim da imagem.

LEGENDA: Faculdade de Medicina da Bahia, fundada em 1808, no município de Salvador. FIM DA LEGENDA.

1988

Nesse ano foi promulgada a Constituição, lei básica do país, que reconheceu que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

Esse direito foi regulamentado, em 1990, por uma lei que criou o Sistema Único de Saúde (SUS), que garante a todos os brasileiros o acesso público e gratuito a serviços de saúde.

  1. Como era a saúde pública antes de 1808?

    _____

  1. Qual foi a importância da Constituição de 1988 para a saúde pública?

    _____

  1. Em casa, leia em voz alta para um adulto de sua convivência o trecho referente ao ano de 1988.

134

Tipos de serviços públicos

A Constituição de 1988 e as demais leis vigentes no Brasil determinam que os brasileiros têm direito a diversos serviços públicos, que devem ser garantidos pelo Estado, por meio de seus funcionários e equipamentos ou de empresas contratadas.

Serviços de educação pública

Imagem: Fotografia. Em uma sala de aula com colagens nas paredes, portas e janelas de madeira, três crianças uniformizadas estão sentadas dividindo uma pequena mesa na qual há uma folha com o desenho de um abacaxi. Ao fundo, outras mesas nas quais estão outros alunos. Fim da imagem.

LEGENDA: Alunos em escola no município de Itaparica, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Serviços de transporte coletivo

Imagem: Fotografia. Uma mulher cadeirante está na porta de um ônibus interurbano estacionado. Ela está voltada de frente para rua, uma mão está na roda da cadeira e a outra no corrimão do veículo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passageira desembarca de ônibus no município de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

Serviços de produção e distribuição de energia

Imagem: Fotografia. Destaque de altas torres de ferro pelas quais passam vários cabos, alguns mais grossos e outros mais finos. No horizonte, o sol.  Fim da imagem.

LEGENDA: Torres de transmissão no município de Camaçari, no estado da Bahia. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Serviços de lazer

Imagem: Fotografia. Interior de um espaço amplo com pé direito alto e muitas cadeiras vazias diante de um palco em piso superior e decorado. Nas laterais, há quatro andares com espaçosos camarotes. A iluminação do local é amarela e os detalhes decorativos são dourados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior do Teatro da Paz, no município de Belém, no estado do Pará. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Sobre esses serviços públicos, responda às questões.
    1. Quais deles estão presentes em seu município?

      _____

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Em sua opinião, esses serviços apresentam boa qualidade? Explique.

135

  1. Observe as imagens e, em seguida, indique quais delas representam serviços públicos e quais representam serviços privados.
Imagem: A. Fotografia. Quatro pessoas, dentre elas uma criança, estão na fila para subir em um ônibus estacionado com as portas abertas. Duas senhoras entram pela porta traseira do veículo. Um senhor caminha pelo local. Fim da imagem.

LEGENDA: Transporte coletivo no município de Campina Grande, no estado da Paraíba. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografia. Três crianças uniformizadas caminham com mochilas nas costas na calçada de uma escola com muro baixo e cerca alta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escola pública no município de Itaparica, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: C. Fotografia. Uma mulher de pé ajeita o cabelo de uma mulher sentada à sua frente e diante do espelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Salão de beleza no município de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: D. Fotografia. Fachada de um prédio à frente do qual caminham algumas pessoas e há uma caminhonete estacionada. Próximo à porta de entrada, há alguns bancos onde aguardam algumas pessoas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Hospital estadual no município de Santarém, no estado do Pará. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: E. Fotografia. Um caminhão com caçamba onde estão dois trabalhadores uniformizados. Um deles está sobre o veículo e o outro está no chão segura um saco de lixo. Fim da imagem.

LEGENDA: Coleta de lixo no município de Araçuaí, no estado de Minas Gerais. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: F. Fotografia. Na sala de uma residência, um homem está ajoelhado sobre o tapete e próximo a um móvel. Ele manipula fios de um aparelho com um instrumento. Fim da imagem.

LEGENDA: Instalação de televisão a cabo no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. Serviços públicos:_____
  1. Serviços privados: _____

Boxe complementar:

Você sabia?

O dinheiro arrecadado na cobrança de impostos e taxas deve ser investido pelos governantes na oferta de serviços públicos de qualidade para a população, como a construção e o funcionamento de escolas e hospitais, a expansão e a manutenção da rede de transporte, água e coleta de lixo, entre outros serviços.

Fim do complemento.

136

CAPÍTULO 16. A obtenção de água em diferentes tempos

Você estudou que um dos serviços públicos garantidos à população é o abastecimento de água. Agora, você vai estudar como as pessoas que viveram no Brasil em outros tempos obtinham água.

  1. Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta.
Imagem: Ilustração. Em uma viela, uma mulher de chinelo caminha equilibrando com uma das mãos uma lata sobre a cabeça e está de mão dada com menino descalço ao seu lado. Em seu horizonte, está a favela.  Fim da imagem.

Observação: Imagem meramente ilustrativa. Fim da observação.

Lata d’água

Lata d’água na cabeça

Lá vai Maria, lá vai Maria

Sobe o morro e não se cansa

Pela mão leva a criança

Lá vai Maria


Maria lava roupa lá no alto

Lutando pelo pão de cada dia

Sonhando com a vida do asfalto

Que acaba onde o morro principia.

Lata d’água na cabeça [...].

Luís Antônio e Jota Júnior. Lata d’água. Mestres da MPB . Rio de Janeiro: Warner, 1994. CD.

  1. Como a personagem citada na letra da canção fazia para levar água até sua casa?

    _____

137

A letra da canção “Lata d’água” foi inspirada na condição de vida de uma mulher que viveu na década de 1950. No período, muitos brasileiros viviam nessa mesma condição.

A história da mulher que inspirou a canção “Lata d’água”

A mulher [Maria Mercedes Roy] de 83 anos inspirou a marchinha carnavalesca “Lata d’água”, de Luís Antônio e Jota Júnior, em 1952. [...] [Ela conta] a história da ex-passista nascida em Diamantina (Minas Gerais) que, na infância, acompanhada pela mãe, pegava água numa bica para suprir a necessidade da família.

Aos 11 anos, ela foi morar no Rio de Janeiro [...].

[...] sambou pela primeira vez com uma lata cheia de água (20 litros) na cabeça aos 18 anos. [...]

Biografia conta a história da mulher que inspirou marchinha carnavalesca. Bonde , 6 mar. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/e2d. Acesso em: 16 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Plano aberto da orla de uma praia. A cidade tem muitos prédios e extensa avenida próximo ao calçadão. Muitas pessoas caminham pelo espaço, há guarda-sóis na areia e banhistas na água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Foto da década de 1950. FIM DA LEGENDA.

  1. Segundo a reportagem, qual é a origem da letra da canção “Lata d’água”? Explique.

    _____

  1. Em casa, reconte a um adulto de sua convivência a história da mulher que inspirou a letra da canção “Lata d’água”.

138

Explorar fonte histórica visual

Há cerca de trezentos anos, a maioria dos brasileiros obtinha água diretamente dos rios, das minas ou captando a água das chuvas.

Em 1723, na cidade do Rio de Janeiro, foi construído um aqueduto que conduzia as águas do Rio Carioca até os chafarizes da cidade.

Glossário:

Mina: nascente de água.

Aqueduto: conjunto de encanamentos.

Fim do glossário.

  1. Observe a pintura abaixo. Ela representa o aqueduto e uma lagoa na cidade do Rio de Janeiro, em 1790. Depois, faça o que se pede.
Imagem: Pintura em formato ovalar. Destaque de um rio à beira do qual caminham algumas mulheres com trouxas de roupas sobre a cabeça e dentro qual um homem passa com alguns bois. Na água, banhistas também se divertem. Ao fundo, há extensa construção e duas grandes e compridas fileiras de arcos sobrepostos. Do lado esquerdo, está uma igreja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Boqueirão e arcos da Lapa, pintura de Leandro Joaquim, 1790. FIM DA LEGENDA.

  1. Liste as atividades relacionadas à água que foram representadas na pintura.

    _____

  1. Na pintura, onde está representado o aqueduto que fazia o transporte de água? Assinale.

    À frente.

    À esquerda.

    Ao fundo.

139

Um dos chafarizes que recebia a água do Rio Carioca, transportada pelo aqueduto, era o chafariz da Carioca, representado na pintura a seguir.

Imagem: Pintura. Espaço aberto no qual há um corredor com água de um chafariz onde muitas mulheres lavam roupas. A maioria usa um tecido na cabeça e a roupa amarrada na altura dos joelhos. Ao redor do espaço, há algumas trouxas, algumas mulheres estão sentadas e guardas observam o local. Do lado direito, uma mulher com um cesto de frutas sobre a cabeça e uma criança presa às costas com tecido conversa com um guarda encostado onde há um grande crucifixo e algumas roupas estendidas. Ao fundo, uma escadaria e construção com muitas janelas e pequenas sacadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Chafariz da Carioca, pintura de Jacob Jansson, 1824. FIM DA LEGENDA.

  1. A pintura representa uma realidade vivida pelos brasileiros há quanto tempo?

    _____

  1. Que atividades as pessoas estão realizando no chafariz da Carioca?

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, qual é a importância da existência e da preservação de pinturas como essa?

140

Mudanças no acesso à água

Há duzentos anos, as pessoas que não viviam próximo de rios ou de fontes públicas tinham maior dificuldade para obter água. Elas dependiam de pessoas que cobravam pela distribuição de água, que era transportada em pipas ou barris.

Observe na pintura a seguir uma representação do uso de barris para transporte e distribuição de água.

Imagem: Pintura. Em um espaço urbano aberto, dois grupos de homens descalços trabalham carregando cargas, alguns estão sem camisa, outros usam chapéus. Do lado esquerdo, oito rapazes se dividem em duas fileiras frente a frente e carregam vigas de madeira nos ombros nas quais estão amarradas cordas presas a um grande barril. Do lado direito, ao fundo, outro grande barril é transportado deitado sobre uma estrutura com rodas e empurrado atrás por um homem e puxado na frente por cordas por outros cinco rapazes. Ao redor, há construções assobradadas com muitas janelas grandes e sacadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aguadeiros, pintura de Henry Chamberlain, 1822. FIM DA LEGENDA.

A primeira rede de canalizações para levar água até as moradias foi construída no Rio de Janeiro, há cerca de cento e quarenta anos. Porém, essa rede alcançava poucas moradias e, por isso, a maioria das pessoas continuou tendo de armazenar água da chuva, carregar água dos rios e das fontes públicas ou comprá-la dos aguadeiros.

  1. A construção da rede de canalizações garantiu o acesso à água a todas as pessoas que viviam no Rio de Janeiro? Explique.

    _____

141

Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) investigaram e registraram as mudanças no acesso à água ocorridas no Brasil ao longo dos anos, fornecendo os dados do quadro abaixo.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Brasil: acesso à água encanada (1940-2010)

1940

2000

2010

Tinham acesso

11 em cada 100 pessoas

78 em cada 100 pessoas

83 em cada 100 pessoas

Não tinham acesso

89 em cada 100 pessoas

22 em cada 100 pessoas

17 em cada 100 pessoas

Fonte: IBGE. Censo demográfico 1940-2010. Disponível em: http://fdnc.io/e2g. Acesso em: 14 jun. 2021.

  1. Localize e retire as informações do quadro para responder às questões.
    1. De acordo com os dados do quadro, quantos brasileiros tinham acesso à água encanada em 1940?

      _____

    1. No ano 2000, a maioria ou a minoria das pessoas tinha acesso à água encanada no Brasil?

      _____

  1. O acesso dos brasileiros à água encanada mudou entre 1940 e 2010? Explique.

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive há situações de falta de água em alguns períodos do ano? Se sim, você sabe por que isso acontece? Conte aos seus colegas.

142

O acesso à água nos dias atuais

Atualmente, a maior parte da população brasileira tem água encanada em suas moradias, mas situações como as representadas a seguir ainda são comuns.

Imagem: Fotografia. Um homem de camisa, calça e chapéu está de pé à beira de um açude. Ele despeja água de um pote em um balde. Fim da imagem.

LEGENDA: Idoso pegando água em açude no município de Monteiro, no estado da Paraíba. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de camisa, shorts e tecido na cabeça manipula a manivela de um poço com estrutura de madeira enquanto olha para a corda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mulher retira água de poço no município de Nossa Senhora do Livramento, no estado do Mato Grosso. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um caminhão com um grande reservatório na carroceria está parado no acostamento de uma pista. Atrás dele, duas pessoas estão ao redor de muitos baldes e recipientes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas retiram água de caminhão pipa no município de Codó, no estado do Maranhão. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Associe as imagens às formas de obtenção de água que elas representam.
    1. Retirar água de um poço com baldes. _____
    1. Receber água de um caminhão pipa. _____
    1. Encher recipientes com água diretamente do açude. _____

143

Nas últimas décadas, o direito à água tem sido debatido no Brasil, em outros países e em órgãos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), como descrito no documento abaixo.

Direito à água

[...] “O direito humano à água prevê que todos tenham água suficiente, segura, aceitável, fisicamente acessível e a preços razoáveis para usos pessoais e domésticos.”

[...] O abastecimento de água [...] para cada pessoa deve ser contínuo e suficiente para usos pessoais e domésticos. Estes usos incluem, habitualmente, beber, saneamento pessoal, lavagem de roupa, preparação de refeições e higiene pessoal e do lar.

Programa da Década da Água da ONU – Água sobre Advocacia e Comunicação (UNW-DPAC). O Direito Humano à Água e Saneamento . Disponível em: http://fdnc.io/6k1. Acesso em: 16 jan. 2021. (Grafia adaptada para a norma ortográfica vigente no Brasil).

Imagem: Ilustração. Símbolo azul composto por duas longas folhas de louros cruzadas cada uma para um lado e que envolvem um círculo concêntrico sobreposto aos continentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU). FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do documento informações para responder às questões.
    1. Como deve ser o preço dos serviços de fornecimento de água?

      _____

    1. Quais usos da água devem ser garantidos a todos?

      _____

144

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 15 e 16

Avaliação de processo de aprendizagem

Nestas páginas você vai verificar como está sua aprendizagem.

  1. Liste três serviços públicos presentes na sua localidade.

    _____

  1. Observe a imagem e faça o que se pede.
Imagem: Fotografia. Uma mulher de vestido e chinelo está abaixada segurando uma cabaça na água de um açude. Do outro lado, um boi toma água. Ao fundo, vegetação vasta e seca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa no município de Guaribas, no estado do Piauí. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Descreva a imagem.

    _____

  1. Na imagem, o direito de acesso à água está sendo garantido?

    _____

  1. A Constituição de 1988 foi importante para o direito à saúde no Brasil? Por quê?

    _____

145

  1. Relacione as frases sobre as formas de obtenção de água há cerca de trezentos anos e atualmente.

    Coluna à esquerda:

    A maioria dos brasileiros obtinha água nos rios, nascentes ou fontes públicas.

    A maioria dos brasileiros possui água encanada em sua moradia.

    Coluna à direita:

    Atualmente

    Há cerca de trezentos anos

  1. Observe e interprete a imagem e responda: quem era esse trabalhador e qual era seu trabalho?
Imagem: Gravura. Um burro afivelado a uma estrutura que carrega um grande barril deitado com uma torneira e que despeja líquido em um balde de madeira. Ao lado da estrutura está um homem de pé que usa chapéu, camisa, calça e está descaço.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aguadeiro, gravura de Frederico Guilherme Briggs, 1845. FIM DA LEGENDA.

_____

Autoavaliação

Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei o que são serviços públicos?
  1. Reconheci os direitos da população brasileira aos serviços públicos?
  1. Identifiquei as mudanças nos serviços públicos de saúde?
  1. Interpretei as fontes históricas sobre a obtenção de água?

146

O QUE EU APRENDI?

Avaliação de resultado

  1. Localize e retire informações do texto para responder às questões.

    Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. [...] .

    Curitiba. IBGE Cidades . Disponível em: http://fdnc.io/e2j. Acesso em: 10 maio 2021.

    1. Qual povo indígena deu nome ao município de Curitiba?

      _____

    1. Qual é o significado do nome “Curitiba”? Explique.

      _____

  1. Explique de que forma os povos indígenas resistiram à invasão de suas terras pelos portugueses.

    _____

  1. Leia as palavras e classifique-as em cultura material ou cultura imaterial.

    Computador

    Samba de coco

    Cantiga popular

    Vaso

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Cultura material

    Cultura imaterial

    _____

    _____

147

  1. Observe as imagens e responda às questões.
Imagem: A. Fotografia. Em uma área externa, há o destaque de três meninas descalças, de vestido branco com faixa na cintura e lenço no cabelo que dançam em roda. Ao redor delas, outras mulheres com roupa semelhante as observam ao lado de duas ritmistas que tocam atabaques. Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo de Jongo no município de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografia. Destaque de uma parede rochosa com pintura de um grande anima quadrúpede ao lado de outras figuras. Fim da imagem.

LEGENDA: Pintura rupestre no município de Alcinópolis, no estado de Mato Grosso do Sul. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual das imagens representa um patrimônio arqueológico?

    _____

  1. E qual delas representa um patrimônio imaterial?

    _____

  1. Liste três exemplos de patrimônio histórico.

    _____

  1. No quadro a seguir, cite dois tipos de trabalhador do seu lugar de viver e descreva o trabalho de cada um deles.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Trabalhador 1

    Trabalhador 2

    _____

    _____

148

  1. Cite uma mudança que ocorreu no trabalho dos vaqueiros entre cem anos atrás e atualmente.

    _____

  1. Classifique as frases que correspondem ao plantio e à colheita do algodão seguindo a legenda.

    H. Há cerca de duzentos anos

    A. Atualmente

    ( ) Colheita manual e com uso de máquinas.

    ( ) Colheita apenas manual.

    ( ) Utilização de máquinas no descaroçamento do algodão.

    ( ) O descaroçamento manual do algodão.

  1. Circule três tipos de profissão que desapareceram.

    Datilógrafa

    Marceneiro

    Acendedor de lampião

    Pescador

    Motorneiro

    Carteiro

  1. Liste três formas de lazer comuns há cerca de cem anos.

    _____

  1. Registre uma mudança que ocorreu no cinema entre cem anos atrás e atualmente.

    _____

149

  1. Classifique as imagens a seguir em espaço público ou espaço privado.
Imagem: Fotografia. Fachada de uma casa térrea com janelas e portas de acesso direto à rua e com grades de proteção.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa no município de Cafarnaum, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Plano aberto de uma área gramada com pista de caminhada, coqueiros, um lago e muito arborizada. No horizonte, prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Parque no município de João Pessoa, no estado da Paraíba. Foto de 2021. FIM DA LEGENDA.

_____

  1. Explique qual é a principal diferença entre espaço público e privado.

    _____

  1. Geralmente a moradia é um espaço público ou privado? Explique.

    _____

  1. Cite três exemplos de serviços públicos garantidos pela Constituição de 1988.

    _____