8
O QUE EU JÁ SEI?
Avaliação diagnóstica
- As fontes históricas são utilizadas pelos historiadores para estudar o modo de vida das pessoas em diferentes tempos. Observe as imagens.
LEGENDA: Ferro de passar roupa com brasa de carvão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Enxada antiga. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tinteiro e pena usada para escrever. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Abajur com luminária. FIM DA LEGENDA.
- Copie a lista e classifique os objetos de acordo com cada item dela.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Objeto para iluminação
Ferramenta agrícola
Material escolar
Utensílio doméstico
- Todos esses objetos constituem que tipo de fonte histórica: escrita ou material?
- Leia o texto e responda às questões a seguir.
Depoimento de dona Alice
A Rua Conselheiro Nébias era uma maravilha porque a gente brincava de amarelinha, pegador, de lenço atrás, podia atravessar a rua correndo, ficava à vontade. De noite, podia ficar brincando ali na calçada, de roda.
Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 96.
- Qual é o nome da rua?
- O que as crianças faziam na rua?
- Quais foram as brincadeiras citadas no texto?
- A história narrada é atual ou antiga? Como você concluiu isso?
- Esse texto é a transcrição de uma entrevista, do depoimento de dona Alice. Nesse caso, trata-se de uma fonte histórica visual ou oral?
9
- As mudanças dos lugares podem ser estudadas por meio de fotografias, como as reproduzidas a seguir.
LEGENDA: Avenida João Pessoa (atual Rua Luiz Xavier), no município de Curitiba, no estado do Paraná. Foto de 1942. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rua Luiz Xavier, no município de Curitiba, no estado do Paraná. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o nome da rua?
- Compare as fotos e responda: que mudanças são possíveis de se notar nessa rua?
- A fotografia é uma fonte histórica visual ou escrita?
- A cultura envolve todas as criações humanas. Cite um exemplo de cultura material e outro de cultura imaterial.
- Identifique dois tipos de bens que podem ser classificados como patrimônio histórico.
- Cite exemplos de fontes históricas escritas que podem ser utilizadas pelos historiadores em suas pesquisas.
10
UNIDADE 1. Primeiros agrupamentos humanos
LEGENDA: Vista do Vale do Rio Awash, na Etiópia, em 2019, onde se localiza o sítio arqueológico de Gona. Destaque para arqueólogos trabalhando no local onde foi encontrado um fragmento de rocha afiada pelos primeiros agrupamentos humanos. FIM DA LEGENDA.
11
Boxe complementar:
Primeiros contatos
- Que hipóteses os arqueólogos podem elaborar sobre o modo de vida dos antepassados dos seres humanos a partir de restos de objetos de pedra afiada?
Fim do complemento.
12
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 1 e 2
Onde surgiu a espécie humana e como foi sua expansão pelo mundo?
CAPÍTULO 1. Primeiras migrações
A partir dos vestígios de esqueletos e de utensílios, os pesquisadores elaboraram hipóteses sobre o surgimento dos primeiros hominínios, grupo que inclui nossos ancestrais extintos e o próprio ser humano atual. Veja dois exemplos abaixo.
Homem de Toumai
Local: África
Época: entre 6 e 7 milhões de anos
O que sabemos: é considerado um dos mais antigos ancestrais dos seres humanos.
LEGENDA: Vestígios do crânio do hominínio Toumai de cerca de 7 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.
Homo habilis
Local: África
Época: 2 milhões e 200 mil anos
O que sabemos: desenvolveu a habilidade de tirar lascas, isto é, pedaços de pedras, deixando-as mais afiadas para cortar carnes e frutos.
LEGENDA: Pedras lascadas de cerca de 2 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.
- Em casa, com a ajuda de um adulto, pesquise em livros de História, enciclopédias e na internet informações sobre outros hominínios encontrados pelos pesquisadores. Elabore fichas como as apresentadas, com local, data e o que sabemos sobre cada hominínio.
13
Tempo, tempo...
Segundo os pesquisadores, um hominínio conhecido como Homo erectus, que teria surgido na África, realizou uma grande descoberta entre 1 milhão e 400 mil anos.
- Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.
A descoberta que mudou a humanidade
Há centenas de milhares de anos, nas noites frias de inverno, a escuridão era um grande inimigo. [...] Havia muitos predadores com sentidos aguçados, e que poderiam atacar facilmente enquanto dormíamos. O frio intenso era outro inimigo. [...]
Até que, um dia, talvez ao observar uma árvore atingida por um raio, os [hominínios] primitivos descobriram algo que modificaria completamente o rumo da nossa evolução: o fogo. Ao dominar essa entidade, foi possível se aquecer, proteger-se dos predadores e ainda cozinhar os alimentos.
Adilson de Oliveira. A descoberta que mudou a humanidade. Revista Ciência Hoje , 16 jul. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/fLX. Acesso em: 29 out. 2020.
Glossário:
Fim do glossário.
- Localize e retire do texto as informações para responder às questões a seguir.
- Segundo o texto, qual foi a descoberta que mudou a humanidade?
- No caderno,
organize
as frases do texto de acordo com as duas listas a seguir.
Antes do controle do fogo.
Depois do controle do fogo.
- A noite já não era mais tão perigosa.
- Predadores poderiam atacar facilmente.
- A escuridão era um grande inimigo.
- Foi possível se aquecer.
- O frio intenso era outro inimigo.
- Ficou mais fácil se proteger dos predadores.
14
Da África para o mundo
Os pesquisadores concordam que os primeiros hominínios surgiram no continente africano. Porém, existem diferentes hipóteses sobre a forma como eles teriam se espalhado pelos demais continentes.
A teoria tradicional é a de que o Homo erectus foi o primeiro hominínio a migrar da África para os demais continentes há cerca de 2 milhões de anos.
- Observe e interprete o mapa.
Fonte: Herton Escobar. Cientistas brasileiros reescrevem a história do gênero humano. Jornal da USP , 5 jul. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fLY. Acesso em: 29 jul. 2020.
- Localize e retire do mapa as informações para completar a lista no caderno. Utilize os números de seta de 1 a 3 para realizar essa atividade.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Número da seta
Continente de partida
Continente de chegada
15
Nos últimos anos, alguns pesquisadores têm questionado a teoria tradicional sobre a dispersão dos primeiros seres humanos pelo mundo.
- Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.
Uma nova teoria
A já complicada e sempre polêmica história da evolução humana acaba de ganhar uma nova versão, escrita por cientistas brasileiros. A espécie que teria saído da África pela primeira vez teria sido o Homo habilis , e não o Homo erectus ; e isso teria acontecido 500 mil anos antes do que se pensava [...].
A nova narrativa, apresentada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), é baseada em evidências arqueológicas desenterradas pelos pesquisadores no vale do Rio Zarqa, na Jordânia [na Ásia], próximo à capital Amã. Eles descobriram centenas de ferramentas de pedra lascada com 1,9 milhão a 2,5 milhões de anos de idade, claramente produzidas por mãos humanas.
Herton Escobar. Cientistas brasileiros reescrevem a história do gênero humano. Jornal da USP , 5 jul. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fLY. Acesso em: 29 jul. 2020.
LEGENDA: Vale do Rio Zarqa, na Jordânia. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.
- Localize e retire do texto as informações para responder às questões a seguir.
- Segundo essa nova teoria, que hominínio teria migrado da África para outros continentes?
- Que vestígios comprovariam essa teoria?
16
A chegada do ser humano à América
Há cerca de 300 mil anos, teria surgido, também no continente africano, o Homo sapiens, ou seja, o ser humano atual.
De lá ele teria migrado para outros continentes até chegar à América há cerca de 13 mil anos. Mas, os pesquisadores também têm hipóteses diferentes sobre o caminho de chegada dos seres humanos ao continente americano.
Hipótese 1
A teoria [tradicional] sobre o povoamento do continente diz que o homem veio pelo Estreito de Bering, entre a Rússia e o Alasca, por volta de 13 mil anos atrás. [...].
Hipótese 2
Minha hipótese é a de que houve várias entradas, por diversos caminhos, inclusive por mar. E em várias épocas diferentes. O homem saiu da África e se espalhou pelo mundo. É um absurdo achar que o continente foi povoado somente pelo Estreito de Bering. Outro indício forte de que houve vários caminhos e levas migratórias é a grande variedade linguística encontrada entre os povos indígenas da América [diz a arqueóloga Niède Guidon].
O primeiro brasileiro. Revista Superinteressante , 31 out. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fM1. Acesso em: 17 jul. 2020.
Boxe complementar:
Você sabia?
O Estreito de Bering é um espaço marítimo que separa os continentes americano e asiático e liga o Oceano Pacífico ao Oceano Ártico. Segundo alguns pesquisadores, há cerca de 20 mil anos o nível das águas desse estreito estava baixo, expondo uma ponte de terra que serviu de passagem entre os dois continentes.
LEGENDA: Imagem de satélite do Estreito de Bering. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
17
-
Interprete
e relacione as informações sobre as hipóteses de povoamento do continente americano e
elabore
uma lista como indicado a seguir.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Hipótese 1
Hipótese 2
Classifique as frases de acordo com as características das hipóteses 1 e 2 sobre a chegada dos grupos humanos no continente americano.
- Os grupos humanos teriam chegado à América em diferentes épocas.
- Os seres humanos teriam vindo somente pelo Estreito de Bering.
- A variedade linguística é um forte indício de que houve vários caminhos para chegar ao continente americano.
- Os seres humanos teriam chegado ao continente americano há 13 mil anos.
- Observe o mapa abaixo e, depois, responda às questões.
Fonte: Georges Duby. Atlas histórico mundial. Barcelona: Larousse, 2010. p. 14-15.
- A partir de quais continentes os humanos teriam chegado à América?
- Eles usaram exclusivamente rotas terrestres?
- O mapa é mais representativo de qual das hipóteses sobre o povoamento do continente americano?
18
Pesquisas mais recentes têm reforçado uma das hipóteses sobre o povoamento da América.
- Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.
Estudo contradiz teoria de povoamento da América
Pesquisadores da Universidade de São Paulo e Harvard divulgaram nesta quinta-feira (8) uma descoberta que contradiz a principal teoria do povoamento da América. Com ajuda da extração de DNA de fósseis enterrados por mais de dez mil anos, eles puderam avaliar o código genético dos fósseis para descobrir quem são nossos antepassados. [...]
“Os dados genéticos apontam para a existência de uma principal leva migratória com possíveis eventos secundários envolvidos. Mas, grosso modo, o cenário que a gente tem hoje é que 98% da ancestralidade ameríndia pode ser traçado a uma única chegada na América [...] junto com todas as demais populações que vieram do continente asiático”, disse [André Strauss, Professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP].
César Menezes. Estudo contradiz teoria de povoamento da América e sugere que rosto de Luzia era diferente do que se pensava. Portal G1 , 8 nov. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fM3. Acesso em: 24 nov. 2020.
Glossário:
Fim do glossário.
LEGENDA: Lapa do Santo, no município de Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais em 2016. Esse sítio forneceu os fósseis analisados citados na reportagem. FIM DA LEGENDA.
- O texto lido pode ser classificado como poema, reportagem ou conto de mistério?
- As novas pesquisas citadas no texto reforçaram a hipótese 1 ou a hipótese 2 sobre a chegada dos seres humanos à América?
- Que indícios foram utilizados pelos pesquisadores para defender essa teoria?
19
Boxe complementar:
Investigue
Agora, você vai investigar um pouco mais sobre os fósseis humanos e os utensílios produzidos pelos primeiros agrupamentos humanos que viveram no Brasil.
LEGENDA: Reconstrução do crânio de Luzia, exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Em casa, com a ajuda de um adulto de sua convivência, pesquise em livros, enciclopédias e na internet sobre o fóssil mais antigo do Brasil, conhecido como Luzia.
- Onde foram realizadas as escavações que encontraram esse fóssil?
- Qual é a datação do fóssil?
- Na sua opinião, por que esse crânio é conservado em um museu?
- Pesquise agora algum tipo de vestígio arqueológico – ossos, utensílios, instrumentos – descoberto na sua Unidade da Federação:
- tipo de material;
- onde foi encontrado;
- datação;
- onde está conservado.
- Conte aos colegas as suas descobertas e ouça as deles.
Fim do complemento.
20
No Brasil, há 2.500 anos
Os povos americanos realizaram diversas migrações internas, como a efetuada há 2.500 anos pelos povos indígenas tupinambás e guaranis que viviam no território do atual Brasil.
- Observe e interprete o mapa.
Fonte: Migração tupinambá e guarani segundo J. Brochado (1984). Em: Antônia Terra de Calazans Fernandes e Ricardo dos Santos Oleski. Contribuição da Arqueologia e da Etno-história enquanto suporte para o ensino de História. Lemad-FFLCH-USP. Disponível em: http://fdnc.io/fM6. Acesso em: 22 jul. 2020.
- Considerando a teoria representada nesse mapa, responda às questões a seguir.
- As migrações dos povos indígenas guaranis ocorreram do norte para o sul ou do sul para o norte?
- Os tupinambás seguiram uma rota pelo litoral ou pelo interior?
21
Explorar fonte histórica material
Os diversos povos que habitavam o território do atual Brasil há cerca de 2.500 anos possuíam línguas e costumes diferentes: tipo de alimentação, formato das moradias, festas e tradições. Contudo, também havia semelhanças entre eles.
LEGENDA: Objeto de cerâmica produzido pelos marajoaras há cerca de 1.400 anos. Eles viviam na Ilha de Marajó, no atual estado do Pará. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Objeto de cerâmica produzido pelos guaranis, que há cerca de 1.500 anos viviam no atual estado do Paraná. FIM DA LEGENDA.
- Observe as fotos e reescreva em seu
caderno
a frase que explica corretamente as semelhanças entre os dois objetos apresentados.
- São de madeira e apresentam ornamentações.
- São de madeira e apresentam figuras humanas.
- São de cerâmica e apresentam ornamentações.
- São de cerâmica e apresentam figuras humanas.
22
CAPÍTULO 2. Vivendo da caça e da coleta
Ao longo da história, os seres humanos estabeleceram uma relação intensa com os demais elementos da natureza, como os outros animais e as plantas.
Uma das formas de interação dos primeiros agrupamentos humanos com os demais elementos da natureza foi para obtenção de alimento.
LEGENDA: Registro rupestre produzido há cerca de 8 mil anos, encontrado no Parque Nacional Tassilli N’Ajjer, na Argélia, África. FIM DA LEGENDA.
- Os seres humanos representados na imagem estão obtendo alimento por meio de pesca, agricultura, caça ou coleta? Explique.
23
Alguns dos primeiros agrupamentos humanos que viveram há milhares de anos caçavam outros animais e coletavam frutos e raízes de plantas para se alimentar. Por isso, esses agrupamentos ficaram conhecidos como caçadores-coletores.
Caçadores-coletores
As populações humanas eram pouco numerosas e viviam em bandos muito pequenos. Passavam fome com frequência e, por causa dessa escassez de recursos, esses caçadores-coletores não hesitavam em percorrer longas distâncias por dia. Estavam submetidos aos imprevistos da caça e da coleta.
Denize Dall Bello. A pedra e a escrita. Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia , n. 1, p. 45, out. 2002. Disponível em: http://fdnc.io/frs. Acesso em: 10 nov. 2020.
- Segundo o texto, os caçadores-coletores obtinham alimento com facilidade? Explique.
- Em casa, reconte para um adulto da sua convivência como era o modo de vida dos caçadores-coletores.
Boxe complementar:
Você sabia?
Para conhecer a alimentação dos primeiros agrupamentos humanos, os pesquisadores estudaram diversos tipos de vestígio:
- dentes de esqueletos humanos petrificados, que conservaram restos de alimentos;
- instrumentos de trabalho utilizados na caça e na coleta;
-
fezes
petrificadas que também conservaram restos de alimentos.
LEGENDA: Fóssil de mandíbula de hominínio datada de cerca de 400 mil anos encontrada em Serra de Atapuerca, na Espanha. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
24
Explorar fonte histórica material
Para facilitar a obtenção de alimentos, os primeiros agrupamentos humanos construíam instrumentos como os representados na imagem abaixo.
LEGENDA: Reconstituição de instrumentos produzidos por agrupamentos humanos que viveram nas terras da atual Austrália há cerca de 46 mil anos. FIM DA LEGENDA.
- Analise as imagens e responda às questões a seguir.
- Em sua opinião, que materiais foram utilizados na confecção desses instrumentos?
- Você sabe o nome desses instrumentos?
- Qual era a possível função desses instrumentos?
- Quais partes deles podem ter sido preservadas e quais devem ter se deteriorado com a passagem do tempo?
25
Agora, leia uma notícia sobre os instrumentos que foram utilizados como referência para a reconstituição que você analisou.
Cientistas encontram “machado” mais antigo do mundo
Um fragmento pequeno [de cerca de 1 centímetro] de pedra descoberto na Austrália é, segundo os cientistas, o que restou do machado mais antigo do mundo. [...]
De acordo com os especialistas, o fragmento pertencia à extremidade cortante do objeto e foi polido a partir de material pesado demais para ter sido sustentado, sem um cabo provavelmente feito de madeira.
Cientistas encontram “machado” mais antigo do mundo na Austrália. O Globo , 11 jun. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fMa. Acesso em: 10 mar. 2021.
LEGENDA DAS IMAGENS: Ampliação de fragmento de instrumento produzido por agrupamento humano que viveu nas terras da atual Austrália há cerca de 46 mil anos. FIM DA LEGENDA.
- O texto lido pode ser classificado como uma notícia porque apresenta estrofes e versos ou porque fornece informações novas sobre um assunto?
- O que e onde foi encontrado?
- Por que esse achado é importante?
- Verifique se a notícia confirmou suas hipóteses sobre os seguintes itens:
- materiais utilizados na produção desses instrumentos;
- nome desses instrumentos.
26
O nomadismo
A caça e a coleta praticadas no mesmo local por algum tempo reduziam a quantidade de animais e de plantas disponíveis para o consumo humano. Por isso, os agrupamentos humanos precisavam se deslocar constantemente para buscar novas áreas onde houvesse alimento disponível.
Esse modo de vida, com o deslocamento constante dos agrupamentos humanos em busca de alimento, é chamado de nomadismo, e as pessoas que o praticam são chamadas de nômades.
- Copie o esquema no caderno e, depois, responda às questões.
Esquema:
Quais eram as atividades dos primeiros agrupamentos humanos para obter alimento?
Quais eram as consequências dessas atividades para a natureza?
Quais eram as consequências disso para os agrupamentos humanos?
Fim do esquema.
- Como é chamado o modo de vida dos grupos humanos cuja característica é a mudança constante de local?
Boxe complementar:
Você sabia?
Há quinhentos anos, muitos povos indígenas brasileiros eram nômades, mudando de um lugar para outro de acordo com a disponibilidade de caça, pesca e coleta de frutos ou de áreas para plantio. O contato com os não indígenas e a diminuição de suas terras fizeram com que diversos povos nativos deixassem de ser nômades.
Fim do complemento.
27
Atualmente, ainda existem alguns povos nômades, como o citado na reportagem.
- Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta.
Os fulânis
Os fulânis, também chamados peul ou fulbe, são um grupo de mais de 20 milhões de pessoas dispersas por 15 países, da costa atlântica do Senegal à densa [floresta] centro-africana.
Este povo, como todos os outros nômades, fascina e preocupa: contrariam os fundamentos de casa e fronteiras estabelecidos nas sociedades ocidentais e africanas desde a sua colonização.
Com suas dezenas de milhões de cabeças de gado, os pastores e pecuaristas nômades ou seminômades percorrem os mesmos caminhos há séculos, falam uma língua comum – o fula – e mantêm tradições ancestrais [...].
Os últimos nômades. UOL Notícias . Disponível em: http://fdnc.io/fMb. Acesso em: 2 dez. 2020.
Glossário:
Fim do glossário.
LEGENDA: Fulânis se deslocando para a cidade de Barkedji, no norte de Senegal, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais são os nomes que o povo citado na reportagem recebe?
- Por que eles podem ser classificados como nômades?
- Agora, você vai exercitar seu vocabulário. Escreva uma frase usando o termo “tradição”, cujo significado aparece no glossário.
28
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 1 e 2
Avaliação de processo de aprendizagem
Agora, você vai verificar sua aprendizagem. Responda as atividades a seguir em uma folha avulsa conforme orientação do professor.
- Observe a imagem e a seguir responda às questões.
LEGENDA: Pedras lascadas de cerca de 2 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.
- Como é chamado esse tipo de pedra?
- Qual desses hominínios primeiro desenvolveu a habilidade de produzir esse tipo de pedra: o homo erectus, o homo habilis ou o homo sapiens?
- Para que a pedra lascada era utilizada?
- O controle do fogo foi muito ou pouco importante na vida dos hominínios? Justifique sua resposta com dois exemplos.
- Sobre as teorias a respeito das primeiras migrações dos hominínios para outros continentes, responda às questões a seguir.
- De que continente eles teriam partido?
- Segundo a teoria tradicional, qual teria sido o primeiro hominínio a migrar para outros continentes?
- E segundo a nova teoria, quem teria sido o primeiro a migrar?
- Classifique as frases sobre o povoamento da América, criando duas listas a partir dos grupos indicados em azul.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Hipótese 1
Hipótese 2
- Povoamento em diferentes épocas.
- Povoamento há cerca de 13 mil anos.
- Povoamento partindo da Ásia e seguindo apenas pelo Estreito de Bering.
- Povoamento a partir de diversas rotas.
- Por que os grupos caçadores-coletores recebem esse nome?
29
- Leia o texto sobre um povo indígena que vive no estado do Acre.
Povo jamináwa
Este povo está em frequente mudança de localização de suas aldeias. Há mais de mil anos [...] esse povo se desloca na região onde hoje se encontra o Estado do Acre, sobretudo entre o vale do Acre e do Purus. [...]
O que mais impressionou o antropólogo [Jorge Bruno Sales Souza] foi o fato de eles não gostarem de se fixar em lugar nenhum. Preferem repetir a tradição de seus ancestrais e continuar sempre em movimento pelas regiões que hoje compreendem os municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Assis Brasil e Brasiléia. Levam suas crianças, até recém-nascidos, e não fazem grandes exigências quanto a alimentação e moradia.
Jamináwa: povo nômade há mais de mil anos. Instituto Socioambiental , 26 jun. 2002. Disponível em: http://fdnc.io/frA. Acesso em: 8 abr. 2021.
- O povo jamináwa pode ser classificado como nômade? Por quê?
- Entre os povos indígenas tupinambás e guaranis, qual realizou migrações pelo interior e qual realizou pelo litoral?
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Expliquei a importância do fogo para a humanidade?
- Descrevi as rotas do ser humano à América segundo as teorias oficiais?
- Identifiquei o que era a pedra lascada e para que ela servia?
- Participei ativamente das investigações em grupo?
- Realizei as atividades individuais?
30
DESAFIO À VISTA!
Capítulos 3 e 4
Por que a agricultura e a criação de animais foram marcos na vida dos primeiros agrupamentos humanos?
CAPÍTULO 3. Agricultura
Em diversos continentes, em diferentes tempos, alguns agrupamentos humanos observaram que a semente que caía no chão brotava e dela nascia uma planta. Assim, começaram a selecionar algumas plantas coletadas, buscando reproduzi-las.
Aos poucos, eles conseguiram controlar o processo de plantio e de colheita de determinada planta, desenvolvendo a agricultura.
Fontes: Atlas da história do mundo. São Paulo: Times/Folha de S.Paulo, 1995. p. 38-39; Colin Renfrew; Paul Bahn. Arqueología. Madri: Akal, 1993. p. 152.
Observação: Os símbolos foram representados fora de porporção. Fim da observação.
31
- Enquanto no continente americano as pessoas plantavam milho, feijão e batata há 8 mil anos, o que os agrupamentos humanos plantavam na Ásia nesse mesmo tempo?
- Cite os três alimentos mais antigos que os agrupamentos humanos começaram a cultivar.
- Os agrupamentos humanos que viviam em diferentes continentes iniciaram o cultivo do mesmo tipo de planta ao mesmo tempo?
32
Assim, alguns agrupamentos humanos desenvolveram a agricultura, que trouxe mudanças importantes no modo de vida dos humanos.
- Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.
Agricultura e mudanças na alimentação
Se por um lado [com a agricultura] havia menor variedade nutricional [devido à diminuição de espécies consumidas], por outro o excedente de comida trazia benefícios inegáveis. O maior deles é que a vida humana se tornou muito mais estável. A sobrevivência já não dependia exclusivamente do sucesso na caça ou da abundância de árvores frutíferas: existindo uma roça, sempre havia alimento.
Fábio Onça. Grande inauguração: bem-vindo à civilização. Revista Superinteressante , 31 out. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fMc. Acesso em: 20 jul. 2020.
Glossário:
Fim do glossário.
LEGENDA: Escavação no Monte Zagros, atual Irã, encontra vestígios de sementes e outras evidências da prática agrícola de milhares de anos atrás. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.
- Localize e retire do texto um aspecto:
- desfavorável do desenvolvimento da agricultura na alimentação dos primeiros agrupamentos humanos;
- favorável do desenvolvimento da agricultura na alimentação dos primeiros agrupamentos humanos.
33
Explorar fonte histórica visual
Os povos antigos aperfeiçoaram as técnicas agrícolas dos primeiros agrupamentos humanos, como os instrumentos utilizados na agricultura.
LEGENDA: Detalhe de pintura na tumba de Sennedjen, no Egito, há3.200 anos. FIM DA LEGENDA.
- Observe a representação de um antigo agricultor egípcio e
elabore
hipóteses para responder às questões.
- Qual ferramenta agrícola ele está utilizando com a mão direita?
- Para que essa ferramenta serve?
Arado
Utensílio agrícola de tração humana ou animal, ou motorizado, usado para cortar, levantar e virar o solo, preparando-o para a sementeira e plantio [...].
Arado. Em: Dicionário Michaelis . Disponível em: http://fdnc.io/fMd. Acesso em: 20 jul. 2020.
- Que informações do texto confirmaram suas hipóteses? Quais ampliaram suas hipóteses?
34
CAPÍTULO 4. Domesticação e criação de animais
Em diferentes tempos e em diversos continentes, os agrupamentos humanos começaram a delimitar animais selvagens em cercados, reproduzindo-os em cativeiro. Aos poucos, foram aperfeiçoando essa técnica, que mais tarde daria origem à pecuária.
Leia sobre os locais e as épocas em que teve início a domesticação de alguns animais.
Ganso
Continente: asiático
Data de domesticação: há 10 mil anos
Cavalo
Continente: asiático
Data de domesticação: há 5.500 anos
Galinha
Continente: asiático
Data de domesticação: há 10 mil anos
Lhama
Continente: americano
Data de domesticação: há 6 mil anos
Carneiro
Continente: asiático
Data de domesticação: há 8 mil anos
Observação: Os animais dessa dupla de páginas foram representados fora de proporção. Fim da observação.
35
Porco-da-índia
Continente: americano
Data de domesticação: há 6 mil anos
Alpaca
CRÉDITO: ERIC ISSELEE/SHUTTERSTOCK
Continente: americano
Data de domesticação: há 6 mil anos
Cabra
Continente: asiático
Data de domesticação: há 9.500 anos
Porco
Continente: asiático
Data de domesticação: há 9 mil anos
Boi
CRÉDITO: TRINESSIMO/SHUTTERSTOCK
Continente: europeu
Data de domesticação: há 8.500 anos
- Desenhe uma linha do tempo, seguindo o modelo. Puxe um fio de cada data e escreva o nome do animal correspondente à época de sua domesticação.
- Em casa, leia em voz alta para um adulto os textos sobre os animais.
36
O sedentarismo
A criação da agricultura e da pecuária está relacionada com outras mudanças no modo de vida dos agrupamentos humanos de diferentes continentes.
A agricultura e a criação de animais garantiam a obtenção constante de alimentos pelas pessoas, permitindo que elas vivessem de forma permanente em um mesmo local. Esse novo modo de vida foi chamado de sedentarismo.
Os grupos humanos desenvolveram diversos objetos, entre eles o pilão de pedra. Com o pilão, podiam moer grãos de cereais cultivados e transformá-los em outros tipos de alimento.
LEGENDA: Pilão de pedra utilizado para amassar grãos de cereais obtidos na agricultura. Esse pilão foi encontrado no atual Iraque e está exposto no Museu Britânico, na cidade de Londres. Os pesquisadores acreditam que ele foi produzido há cerca de 6 mil anos. FIM DA LEGENDA.
- Responda às questões a respeito do objeto da
foto
acima.
- Onde o pilão de pedra está conservado?
- Para que servia esse pilão de pedra?
- Quando ele teria sido produzido?
- Por que é importante conservar esse tipo de objeto?
37
Diversos agrupamentos humanos que desenvolveram a agricultura realizaram o desmatamento para a abertura de áreas de plantação e para a retirada de madeira usada na construção de moradias fixas, já que se tornaram sedentários.
A pecuária também causou impacto na vegetação, pois os animais alimentavam-se de brotos de árvores, reduzindo o número de plantas que cresciam e se desenvolviam.
Ao longo da história, os seres humanos continuaram praticando a agricultura e a pecuária, que atualmente causam intenso impacto sobre as paisagens naturais.
- Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.
Agropecuária e impactos ambientais
Os impactos ambientais causados pela atividade agropecuária decorrem principalmente de dois fatores: da mudança do uso do solo, resultante do desmatamento e da [transformação de áreas] naturais em áreas cultivadas, e da degradação das áreas cultivadas [...]. A esses fatores somam-se também os impactos ambientais negativos causados pelas queimadas e pela contaminação ambiental decorrente do uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos nas lavouras.
Regina H. R. Sambuichi e outros. A sustentabilidade ambiental da agropecuária brasileira : impactos, políticas públicas e desafios. Rio de Janeiro: Ipea, 2012. p. 10. Disponível em: http://fdnc.io/fMf. Acesso em: 10 nov. 2020.
Glossário:
Fertilizantes: substâncias aplicadas no solo com o objetivo de melhorar sua produtividade.
Agrotóxicos: produtos químicos usados para tentar controlar as pragas que atacam as plantas.
Fim do glossário.
LEGENDA: Área desmatada no município de Porto Velho, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Localize e retire do texto as informações sobre os principais impactos ambientais relacionados à agropecuária.
- Em casa, com a ajuda de um adulto, pesquise em livros, jornais e na internet soluções para os problemas ambientais destacados no texto.
- Faça uma produção de escrita incluindo alguns problemas citados no texto acima e as soluções que você pesquisou. Dê um título e mostre aos colegas.
38
Agricultura e pecuária no Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coleta e organiza dados sobre a produção agrícola e a quantidade de animais criados no Brasil, como os referentes ao último Censo Agropecuário de 2017, apresentados no infográfico.
Fonte: IBGE. Censo agropecuário 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fMg. Acesso em: 2 dez. 2020.
39
Observação:
Palavra destacada no glossário: Toneladas
Fim da observação.
Glossário:
Fim do glossário.
- Qual é o maior rebanho de criação e qual é o produto agrícola com maior produção?
40
RETOMANDO OS CONHECIMENTOS
Capítulos 3 e 4
Avaliação de processo de aprendizagem
Agora, você vai verificar sua aprendizagem. Responda as atividades a seguir em uma folha avulsa conforme orientação do professor.
- Observe a charge.
FONTE: Charge de Lute, 2019.
Observação:
Palavra destacada no glossário: Oftalmologista
Fim da observação.
Glossário:
- Fim do glossário.
- Por que uma das aves diz que elas precisarão de um oftalmologista?
- A charge faz uma crítica a qual situação? Explique.
- De acordo com o que você estudou, cite duas causas do desmatamento.
- Ordene corretamente os fatos que levaram ao desenvolvimento da agricultura.
Selecionar algumas plantas coletadas.
Controlar os processos de plantio e de colheita.
Observar as sementes que brotavam.
- Sobre a criação da agricultura, cite um ponto positivo e um negativo.
- Em que continente a cultura do inhame se originou: África ou Ásia?
- Explique qual é a relação entre o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e o sedentarismo.
41
- Leia o texto.
Início da agricultura
Os primeiros indícios de agricultura organizada no continente americano surgiram nos Andes peruanos há nove mil anos, revelou um novo estudo de antropólogos da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. O estudo confirma uma tese cada vez mais aceita entre os acadêmicos de que a prática teria surgido de forma independente em locais diferentes. [...]
Os pesquisadores acharam [...] vestígios de algodão, milho e abóbora, assim como de mandioca e outros tubérculos. Foram encontrados também artefatos de cerâmica, canais de irrigação e estruturas de armazenamento de cultivos.
Agricultura nas Américas começou há 9 mil anos. O Globo , 29 jun. 2007. Disponível em: http://fdnc.io/fMh. Acesso em: 8 abr. 2021.
Glossário:
Andes: extensa cadeia de montanhas que atravessa o Peru, a Bolívia, o Chile, a Argentina, o Equador e a Colômbia.
Fim do glossário.
- O texto aborda o surgimento da agricultura em que continente?
- Em que país isso teria ocorrido e em que data?
- Vestígios de que plantas foram encontrados?
- Que tipos de objeto e de construção foram descobertos?
Autoavaliação
Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.
Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.
- Reconheci os possíveis impactos ambientais da agricultura e da pecuária?
- Compreendi o que é o sedentarismo e a sua relação com a agricultura?
- Identifiquei os fatos favoráveis e os contrários relativos ao desenvolvimento da agricultura?
- Participei dos debates em casa?
- Realizei as tarefas de casa?