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O QUE EU JÁ SEI?

Avaliação diagnóstica

  1. As fontes históricas são utilizadas pelos historiadores para estudar o modo de vida das pessoas em diferentes tempos. Observe as imagens.
Imagem: Fotografia. Um ferro de passar que apresenta uma tampa com rebarbas e pegador de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ferro de passar roupa com brasa de carvão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma enxada com cabo de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Enxada antiga. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pena dentro de um pequeno frasco de vidro com tinta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tinteiro e pena usada para escrever. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um abajur com corpo dourado e cúpula azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Abajur com luminária. FIM DA LEGENDA.

  1. Copie a lista e classifique os objetos de acordo com cada item dela.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Objeto para iluminação

    Ferramenta agrícola

    Material escolar

    Utensílio doméstico

  1. Todos esses objetos constituem que tipo de fonte histórica: escrita ou material?
  1. Leia o texto e responda às questões a seguir.

    Depoimento de dona Alice

    A Rua Conselheiro Nébias era uma maravilha porque a gente brincava de amarelinha, pegador, de lenço atrás, podia atravessar a rua correndo, ficava à vontade. De noite, podia ficar brincando ali na calçada, de roda.

    Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 96.

    1. Qual é o nome da rua?
    1. O que as crianças faziam na rua?
    1. Quais foram as brincadeiras citadas no texto?
    1. A história narrada é atual ou antiga? Como você concluiu isso?
    1. Esse texto é a transcrição de uma entrevista, do depoimento de dona Alice. Nesse caso, trata-se de uma fonte histórica visual ou oral?

9

  1. As mudanças dos lugares podem ser estudadas por meio de fotografias, como as reproduzidas a seguir.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Em primeiro plano, homens de chapéu sentados ao lado de uma árvore. Em segundo plano, uma via pela qual trafega um veículo e pessoas caminham na calçada. Na calçada, destaque de um alto e amplo edifício com muitas janelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida João Pessoa (atual Rua Luiz Xavier), no município de Curitiba, no estado do Paraná. Foto de 1942. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma via onde há muitas pessoas caminhando. Ao fundo, um edifício alto e amplo com muitas janelas. Do lado direito, uma fileira de postes de iluminação. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua Luiz Xavier, no município de Curitiba, no estado do Paraná. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o nome da rua?
  1. Compare as fotos e responda: que mudanças são possíveis de se notar nessa rua?
  1. A fotografia é uma fonte histórica visual ou escrita?
  1. A cultura envolve todas as criações humanas. Cite um exemplo de cultura material e outro de cultura imaterial.
  1. Identifique dois tipos de bens que podem ser classificados como patrimônio histórico.
  1. Cite exemplos de fontes históricas escritas que podem ser utilizadas pelos historiadores em suas pesquisas.

10

UNIDADE 1. Primeiros agrupamentos humanos

Imagem: Fotografia. Paisagem composta por um vale rochoso com pouca vegetação. A superfície das montanhas tem aspecto rosado e verde. Ao fundo, uma estrada atravessa o espaço. Há o destaque de uma região na qual está um pequeno grupo de pessoas na rocha. Da rocha, parte outro destaque que apresenta um fragmento com formato arredondado. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Vale do Rio Awash, na Etiópia, em 2019, onde se localiza o sítio arqueológico de Gona. Destaque para arqueólogos trabalhando no local onde foi encontrado um fragmento de rocha afiada pelos primeiros agrupamentos humanos. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Que hipóteses os arqueólogos podem elaborar sobre o modo de vida dos antepassados dos seres humanos a partir de restos de objetos de pedra afiada?

Fim do complemento.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 1 e 2

Onde surgiu a espécie humana e como foi sua expansão pelo mundo?

CAPÍTULO 1. Primeiras migrações

A partir dos vestígios de esqueletos e de utensílios, os pesquisadores elaboraram hipóteses sobre o surgimento dos primeiros hominínios, grupo que inclui nossos ancestrais extintos e o próprio ser humano atual. Veja dois exemplos abaixo.

Homem de Toumai

Local: África

Época: entre 6 e 7 milhões de anos

O que sabemos: é considerado um dos mais antigos ancestrais dos seres humanos.

Imagem: Fotografia. Um crânio que apresenta as cavidades dos olhos e nariz e parte da arcada dentária. A região da cabeça é pequena e a superfície apresenta fissuras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vestígios do crânio do hominínio Toumai de cerca de 7 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.

Homo habilis

Local: África

Época: 2 milhões e 200 mil anos

O que sabemos: desenvolveu a habilidade de tirar lascas, isto é, pedaços de pedras, deixando-as mais afiadas para cortar carnes e frutos.

Imagem: Fotografia. Uma pedra com formato pontiagudo ao lado de uma pedra com formato ovalar. Ambas são cinzas e apresentam superfície de aspecto liso. Fim da imagem.

LEGENDA: Pedras lascadas de cerca de 2 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Em casa, com a ajuda de um adulto, pesquise em livros de História, enciclopédias e na internet informações sobre outros hominínios encontrados pelos pesquisadores. Elabore fichas como as apresentadas, com local, data e o que sabemos sobre cada hominínio.

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Tempo, tempo...

Segundo os pesquisadores, um hominínio conhecido como Homo erectus, que teria surgido na África, realizou uma grande descoberta entre 1 milhão e 400 mil anos.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.

    A descoberta que mudou a humanidade

    Há centenas de milhares de anos, nas noites frias de inverno, a escuridão era um grande inimigo. [...] Havia muitos predadores com sentidos aguçados, e que poderiam atacar facilmente enquanto dormíamos. O frio intenso era outro inimigo. [...]

    Até que, um dia, talvez ao observar uma árvore atingida por um raio, os [hominínios] primitivos descobriram algo que modificaria completamente o rumo da nossa evolução: o fogo. Ao dominar essa entidade, foi possível se aquecer, proteger-se dos predadores e ainda cozinhar os alimentos.

    Adilson de Oliveira. A descoberta que mudou a humanidade. Revista Ciência Hoje , 16 jul. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/fLX. Acesso em: 29 out. 2020.

    Glossário:

Predadores: animais que matam outros animais para se alimentar.

Fim do glossário.

  1. Localize e retire do texto as informações para responder às questões a seguir.
    1. Segundo o texto, qual foi a descoberta que mudou a humanidade?
    1. No caderno, organize as frases do texto de acordo com as duas listas a seguir.

      Antes do controle do fogo.

      Depois do controle do fogo.

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Da África para o mundo

Os pesquisadores concordam que os primeiros hominínios surgiram no continente africano. Porém, existem diferentes hipóteses sobre a forma como eles teriam se espalhado pelos demais continentes.

A teoria tradicional é a de que o Homo erectus foi o primeiro hominínio a migrar da África para os demais continentes há cerca de 2 milhões de anos.

  1. Observe e interprete o mapa.
Imagem: Mapa. Migração dos hominídeos: teoria tradicional. No canto superior esquerdo, o planisfério terrestre com destaque para os continentes africano, europeu, asiático e oceânico. O mapa apresenta a porção continental, os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico e o recorte das linhas imaginárias. Entre os continentes há setas que representam a migração com numeração que aumenta progressivamente. Em África, 1. Parte uma seta para o extremo nordeste, 2, do qual parte três setas, uma delas para o leste da Europa, 3, que segue para o oeste do continente e para o interior da Ásia, 4. Desse ponto, a migração segue por todo continente e até 5, sudeste asiático. Outra seta segue para o sul do continente até 6, região peninsular próximo à Oceania. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 1340 km. Fim da imagem.

Fonte: Herton Escobar. Cientistas brasileiros reescrevem a história do gênero humano. Jornal da USP , 5 jul. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fLY. Acesso em: 29 jul. 2020.

  1. Localize e retire do mapa as informações para completar a lista no caderno. Utilize os números de seta de 1 a 3 para realizar essa atividade.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Número da seta

    Continente de partida

    Continente de chegada

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Nos últimos anos, alguns pesquisadores têm questionado a teoria tradicional sobre a dispersão dos primeiros seres humanos pelo mundo.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.

    Uma nova teoria

    A já complicada e sempre polêmica história da evolução humana acaba de ganhar uma nova versão, escrita por cientistas brasileiros. A espécie que teria saído da África pela primeira vez teria sido o Homo habilis , e não o Homo erectus ; e isso teria acontecido 500 mil anos antes do que se pensava [...].

    A nova narrativa, apresentada no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), é baseada em evidências arqueológicas desenterradas pelos pesquisadores no vale do Rio Zarqa, na Jordânia [na Ásia], próximo à capital Amã. Eles descobriram centenas de ferramentas de pedra lascada com 1,9 milhão a 2,5 milhões de anos de idade, claramente produzidas por mãos humanas.

    Herton Escobar. Cientistas brasileiros reescrevem a história do gênero humano. Jornal da USP , 5 jul. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fLY. Acesso em: 29 jul. 2020.

Imagem: Fotografia. Plano aberto de paisagem composta por vale com vasta área verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Vale do Rio Zarqa, na Jordânia. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto as informações para responder às questões a seguir.
    1. Segundo essa nova teoria, que hominínio teria migrado da África para outros continentes?
    1. Que vestígios comprovariam essa teoria?

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A chegada do ser humano à América

Há cerca de 300 mil anos, teria surgido, também no continente africano, o Homo sapiens, ou seja, o ser humano atual.

De lá ele teria migrado para outros continentes até chegar à América há cerca de 13 mil anos. Mas, os pesquisadores também têm hipóteses diferentes sobre o caminho de chegada dos seres humanos ao continente americano.

Hipótese 1

A teoria [tradicional] sobre o povoamento do continente diz que o homem veio pelo Estreito de Bering, entre a Rússia e o Alasca, por volta de 13 mil anos atrás. [...].

Hipótese 2

Minha hipótese é a de que houve várias entradas, por diversos caminhos, inclusive por mar. E em várias épocas diferentes. O homem saiu da África e se espalhou pelo mundo. É um absurdo achar que o continente foi povoado somente pelo Estreito de Bering. Outro indício forte de que houve vários caminhos e levas migratórias é a grande variedade linguística encontrada entre os povos indígenas da América [diz a arqueóloga Niède Guidon].

O primeiro brasileiro. Revista Superinteressante , 31 out. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fM1. Acesso em: 17 jul. 2020.

Boxe complementar:

Você sabia?

O Estreito de Bering é um espaço marítimo que separa os continentes americano e asiático e liga o Oceano Pacífico ao Oceano Ártico. Segundo alguns pesquisadores, há cerca de 20 mil anos o nível das águas desse estreito estava baixo, expondo uma ponte de terra que serviu de passagem entre os dois continentes.

Imagem: Fotografia. Destaque de duas porções continentais próximas e margeadas por água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite do Estreito de Bering. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

17

  1. Interprete e relacione as informações sobre as hipóteses de povoamento do continente americano e elabore uma lista como indicado a seguir.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Hipótese 1

    Hipótese 2

    Classifique as frases de acordo com as características das hipóteses 1 e 2 sobre a chegada dos grupos humanos no continente americano.

    1. Os grupos humanos teriam chegado à América em diferentes épocas.
    1. Os seres humanos teriam vindo somente pelo Estreito de Bering.
    1. A variedade linguística é um forte indício de que houve vários caminhos para chegar ao continente americano.
    1. Os seres humanos teriam chegado ao continente americano há 13 mil anos.
  1. Observe o mapa abaixo e, depois, responda às questões.
Imagem: Fotografia. Hipóteses sobre as migrações para a América. No canto superior direito, o planisfério terrestre com destaque para os continentes americano, africano, europeu, asiático e oceânico. O mapa apresenta a porção continental, os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico e o recorte das linhas imaginárias. A rota de chegada dos migrantes via terrestre parte de África passado pela Europa, cruzando a Ásia pela Sibéria chegando ao Estreito de Bering, uma fina porção de terra que leva até o Alasca na América do Norte. A rota segue para a porção central do continente até América do Sul. A rota de chegada via marítima parte da África até o sul da Ásia contornando a região continental até as Américas, chegando à costa oeste da América do Sul. A rota à América parte diretamente de África até a América do Sul via mar. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 2.560 km.  Fim da imagem.

Fonte: Georges Duby. Atlas histórico mundial. Barcelona: Larousse, 2010. p. 14-15.

  1. A partir de quais continentes os humanos teriam chegado à América?
  1. Eles usaram exclusivamente rotas terrestres?
  1. O mapa é mais representativo de qual das hipóteses sobre o povoamento do continente americano?

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Pesquisas mais recentes têm reforçado uma das hipóteses sobre o povoamento da América.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.

    Estudo contradiz teoria de povoamento da América

    Pesquisadores da Universidade de São Paulo e Harvard divulgaram nesta quinta-feira (8) uma descoberta que contradiz a principal teoria do povoamento da América. Com ajuda da extração de DNA de fósseis enterrados por mais de dez mil anos, eles puderam avaliar o código genético dos fósseis para descobrir quem são nossos antepassados. [...]

    “Os dados genéticos apontam para a existência de uma principal leva migratória com possíveis eventos secundários envolvidos. Mas, grosso modo, o cenário que a gente tem hoje é que 98% da ancestralidade ameríndia pode ser traçado a uma única chegada na América [...] junto com todas as demais populações que vieram do continente asiático”, disse [André Strauss, Professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP].

    César Menezes. Estudo contradiz teoria de povoamento da América e sugere que rosto de Luzia era diferente do que se pensava. Portal G1 , 8 nov. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/fM3. Acesso em: 24 nov. 2020.

    Glossário:

DNA: composto que contém as informações genéticas que comandam o funcionamento dos seres vivos.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia.  Destaque de uma superfície rochosa que apresenta pedaços de fósseis. Fim da imagem.

LEGENDA: Lapa do Santo, no município de Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais em 2016. Esse sítio forneceu os fósseis analisados citados na reportagem. FIM DA LEGENDA.

  1. O texto lido pode ser classificado como poema, reportagem ou conto de mistério?
  1. As novas pesquisas citadas no texto reforçaram a hipótese 1 ou a hipótese 2 sobre a chegada dos seres humanos à América?
  1. Que indícios foram utilizados pelos pesquisadores para defender essa teoria?

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Boxe complementar:

Investigue

Agora, você vai investigar um pouco mais sobre os fósseis humanos e os utensílios produzidos pelos primeiros agrupamentos humanos que viveram no Brasil.

Imagem: Fotografia. Crânio que apresenta as cavidades dos olhos e nariz, arcada com um dente e região da cabeça grande e com aspecto liso. Fim da imagem.

LEGENDA: Reconstrução do crânio de Luzia, exposto no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Em casa, com a ajuda de um adulto de sua convivência, pesquise em livros, enciclopédias e na internet sobre o fóssil mais antigo do Brasil, conhecido como Luzia.
    1. Onde foram realizadas as escavações que encontraram esse fóssil?
    1. Qual é a datação do fóssil?
    1. Na sua opinião, por que esse crânio é conservado em um museu?
  1. Pesquise agora algum tipo de vestígio arqueológico – ossos, utensílios, instrumentos – descoberto na sua Unidade da Federação:
    1. tipo de material;
    1. onde foi encontrado;
    1. datação;
    1. onde está conservado.
    1. Conte aos colegas as suas descobertas e ouça as deles.

Fim do complemento.

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No Brasil, há 2.500 anos

Os povos americanos realizaram diversas migrações internas, como a efetuada há 2.500 anos pelos povos indígenas tupinambás e guaranis que viviam no território do atual Brasil.

  1. Observe e interprete o mapa.
Imagem: Mapa. Migrações tupinambás e guaranis entre 2.500 e 1.500 anos atrás. No canto inferior esquerdo, planisfério terrestre com destaque para o Brasil na América do Sul. O mapa apresenta parte continental do Brasil, o oceânico Pacífico e Atlântico e as linhas imaginárias. Na costa oeste do norte ao sudeste está a área de ocupação tupinambá há cerca de 400 anos. E na região centro-sul e sul está a área de ocupação guarani há cerca de 400 anos.  A rota migratória dos tupinambás parte do centro-norte passando por toda costa, chegando ao litoral nordeste há 1200 anos e ao sudeste há 1000 anos. Já a rota migratória dos guaranis parte centro-norte para o centro-sul do continente há 2500 anos, chegando ao sul há 1500 anos. No canto inferior direito, a rosa dos ventos e a escala: 40 km. Fim da imagem.

Fonte: Migração tupinambá e guarani segundo J. Brochado (1984). Em: Antônia Terra de Calazans Fernandes e Ricardo dos Santos Oleski. Contribuição da Arqueologia e da Etno-história enquanto suporte para o ensino de História. Lemad-FFLCH-USP. Disponível em: http://fdnc.io/fM6. Acesso em: 22 jul. 2020.

  1. Considerando a teoria representada nesse mapa, responda às questões a seguir.
    1. As migrações dos povos indígenas guaranis ocorreram do norte para o sul ou do sul para o norte?
    1. Os tupinambás seguiram uma rota pelo litoral ou pelo interior?

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Explorar fonte histórica material

Os diversos povos que habitavam o território do atual Brasil há cerca de 2.500 anos possuíam línguas e costumes diferentes: tipo de alimentação, formato das moradias, festas e tradições. Contudo, também havia semelhanças entre eles.

Imagem: Fotografia. Um objeto de cerâmica que apresenta corpo com laterais curvas e feições humanas com sobrancelhas arqueadas, nariz redondo saliente, olhos pequenos salientes e boca pequena. A região do pescoço é pintada, assim como a superfície frontal do corpo, que apresenta figuras geométricas e três pontos redondos salientes. Fim da imagem.

LEGENDA: Objeto de cerâmica produzido pelos marajoaras há cerca de 1.400 anos. Eles viviam na Ilha de Marajó, no atual estado do Pará. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre um suporte de ferro, um objeto de cerâmica em formato de V com uma cavidade redonda e interior oco. A borda apresenta lascas e a superfície apresenta fissuras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Objeto de cerâmica produzido pelos guaranis, que há cerca de 1.500 anos viviam no atual estado do Paraná. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as fotos e reescreva em seu caderno a frase que explica corretamente as semelhanças entre os dois objetos apresentados.
    1. São de madeira e apresentam ornamentações.
    1. São de madeira e apresentam figuras humanas.
    1. São de cerâmica e apresentam ornamentações.
    1. São de cerâmica e apresentam figuras humanas.

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CAPÍTULO 2. Vivendo da caça e da coleta

Ao longo da história, os seres humanos estabeleceram uma relação intensa com os demais elementos da natureza, como os outros animais e as plantas.

Uma das formas de interação dos primeiros agrupamentos humanos com os demais elementos da natureza foi para obtenção de alimento.

Imagem: Fotografia. Superfície rochosa que apresenta desenhos de animais quadrupedes em movimento e figuras humanas que correm com lanças. Fim da imagem.

LEGENDA: Registro rupestre produzido há cerca de 8 mil anos, encontrado no Parque Nacional Tassilli N’Ajjer, na Argélia, África. FIM DA LEGENDA.

  1. Os seres humanos representados na imagem estão obtendo alimento por meio de pesca, agricultura, caça ou coleta? Explique.

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Alguns dos primeiros agrupamentos humanos que viveram há milhares de anos caçavam outros animais e coletavam frutos e raízes de plantas para se alimentar. Por isso, esses agrupamentos ficaram conhecidos como caçadores-coletores.

Caçadores-coletores

As populações humanas eram pouco numerosas e viviam em bandos muito pequenos. Passavam fome com frequência e, por causa dessa escassez de recursos, esses caçadores-coletores não hesitavam em percorrer longas distâncias por dia. Estavam submetidos aos imprevistos da caça e da coleta.

Denize Dall Bello. A pedra e a escrita. Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia , n. 1, p. 45, out. 2002. Disponível em: http://fdnc.io/frs. Acesso em: 10 nov. 2020.

  1. Segundo o texto, os caçadores-coletores obtinham alimento com facilidade? Explique.
  1. Em casa, reconte para um adulto da sua convivência como era o modo de vida dos caçadores-coletores.

Boxe complementar:

Você sabia?

Para conhecer a alimentação dos primeiros agrupamentos humanos, os pesquisadores estudaram diversos tipos de vestígio:

  • dentes de esqueletos humanos petrificados, que conservaram restos de alimentos;
  • instrumentos de trabalho utilizados na caça e na coleta;
  • fezes petrificadas que também conservaram restos de alimentos.

    Imagem: Fotografia. Mandíbula conservada que apresenta arcada com poucos dentes faltantes. Fim da imagem.

    LEGENDA: Fóssil de mandíbula de hominínio datada de cerca de 400 mil anos encontrada em Serra de Atapuerca, na Espanha. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

24

Explorar fonte histórica material

Para facilitar a obtenção de alimentos, os primeiros agrupamentos humanos construíam instrumentos como os representados na imagem abaixo.

Imagem: Ilustração. Três pedras com aspecto ovalar, duas tem superfície lisa e outra tem aparência áspera. Ao lado, dois pequenos machados com cabo de madeira e extremidade acoplada a uma pedra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reconstituição de instrumentos produzidos por agrupamentos humanos que viveram nas terras da atual Austrália há cerca de 46 mil anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Analise as imagens e responda às questões a seguir.
    1. Em sua opinião, que materiais foram utilizados na confecção desses instrumentos?
    1. Você sabe o nome desses instrumentos?
    1. Qual era a possível função desses instrumentos?
    1. Quais partes deles podem ter sido preservadas e quais devem ter se deteriorado com a passagem do tempo?

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Agora, leia uma notícia sobre os instrumentos que foram utilizados como referência para a reconstituição que você analisou.

Cientistas encontram “machado” mais antigo do mundo

Um fragmento pequeno [de cerca de 1 centímetro] de pedra descoberto na Austrália é, segundo os cientistas, o que restou do machado mais antigo do mundo. [...]

De acordo com os especialistas, o fragmento pertencia à extremidade cortante do objeto e foi polido a partir de material pesado demais para ter sido sustentado, sem um cabo provavelmente feito de madeira.

Cientistas encontram “machado” mais antigo do mundo na Austrália. O Globo , 11 jun. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fMa. Acesso em: 10 mar. 2021.

Imagem: Fotografia. Pedra sem forma característica e de superfície lisa com fissuras. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Pedra sem forma característica e de superfície lisa com fissuras. Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: Ampliação de fragmento de instrumento produzido por agrupamento humano que viveu nas terras da atual Austrália há cerca de 46 mil anos. FIM DA LEGENDA.

  1. O texto lido pode ser classificado como uma notícia porque apresenta estrofes e versos ou porque fornece informações novas sobre um assunto?
  1. O que e onde foi encontrado?
  1. Por que esse achado é importante?
  1. Verifique se a notícia confirmou suas hipóteses sobre os seguintes itens:
    1. materiais utilizados na produção desses instrumentos;
    1. nome desses instrumentos.

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O nomadismo

A caça e a coleta praticadas no mesmo local por algum tempo reduziam a quantidade de animais e de plantas disponíveis para o consumo humano. Por isso, os agrupamentos humanos precisavam se deslocar constantemente para buscar novas áreas onde houvesse alimento disponível.

Esse modo de vida, com o deslocamento constante dos agrupamentos humanos em busca de alimento, é chamado de nomadismo, e as pessoas que o praticam são chamadas de nômades.

  1. Copie o esquema no caderno e, depois, responda às questões.

Esquema:

Quais eram as atividades dos primeiros agrupamentos humanos para obter alimento?

Quais eram as consequências dessas atividades para a natureza?

Quais eram as consequências disso para os agrupamentos humanos?

Fim do esquema.

  1. Como é chamado o modo de vida dos grupos humanos cuja característica é a mudança constante de local?

Boxe complementar:

Você sabia?

Há quinhentos anos, muitos povos indígenas brasileiros eram nômades, mudando de um lugar para outro de acordo com a disponibilidade de caça, pesca e coleta de frutos ou de áreas para plantio. O contato com os não indígenas e a diminuição de suas terras fizeram com que diversos povos nativos deixassem de ser nômades.

Fim do complemento.

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Atualmente, ainda existem alguns povos nômades, como o citado na reportagem.

  1. Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta.

    Os fulânis

    Os fulânis, também chamados peul ou fulbe, são um grupo de mais de 20 milhões de pessoas dispersas por 15 países, da costa atlântica do Senegal à densa [floresta] centro-africana.

    Este povo, como todos os outros nômades, fascina e preocupa: contrariam os fundamentos de casa e fronteiras estabelecidos nas sociedades ocidentais e africanas desde a sua colonização.

    Com suas dezenas de milhões de cabeças de gado, os pastores e pecuaristas nômades ou seminômades percorrem os mesmos caminhos há séculos, falam uma língua comum – o fula – e mantêm tradições ancestrais [...].

    Os últimos nômades. UOL Notícias . Disponível em: http://fdnc.io/fMb. Acesso em: 2 dez. 2020.

    Glossário:

Tradição: conjunto de ideias, valores e costumes transmitidos de uma geração para a outra.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Na via asfaltada, uma fileira de carroças puxadas por burros sobre as quais há mulheres e crianças negras e caprinos. Fim da imagem.

LEGENDA: Fulânis se deslocando para a cidade de Barkedji, no norte de Senegal, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são os nomes que o povo citado na reportagem recebe?
  1. Por que eles podem ser classificados como nômades?
  1. Agora, você vai exercitar seu vocabulário. Escreva uma frase usando o termo “tradição”, cujo significado aparece no glossário.

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 1 e 2

Avaliação de processo de aprendizagem

Agora, você vai verificar sua aprendizagem. Responda as atividades a seguir em uma folha avulsa conforme orientação do professor.

  1. Observe a imagem e a seguir responda às questões.

    Imagem: Fotografia. Duas pedras com formato pontiagudo e superfície de aspecto áspero. Fim da imagem.

    LEGENDA: Pedras lascadas de cerca de 2 milhões de anos. FIM DA LEGENDA.

    1. Como é chamado esse tipo de pedra?
    1. Qual desses hominínios primeiro desenvolveu a habilidade de produzir esse tipo de pedra: o homo erectus, o homo habilis ou o homo sapiens?
    1. Para que a pedra lascada era utilizada?
  1. O controle do fogo foi muito ou pouco importante na vida dos hominínios? Justifique sua resposta com dois exemplos.
  1. Sobre as teorias a respeito das primeiras migrações dos hominínios para outros continentes, responda às questões a seguir.
    1. De que continente eles teriam partido?
    1. Segundo a teoria tradicional, qual teria sido o primeiro hominínio a migrar para outros continentes?
    1. E segundo a nova teoria, quem teria sido o primeiro a migrar?
  1. Classifique as frases sobre o povoamento da América, criando duas listas a partir dos grupos indicados em azul.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Hipótese 1

    Hipótese 2

    • Povoamento em diferentes épocas.
    • Povoamento há cerca de 13 mil anos.
    • Povoamento partindo da Ásia e seguindo apenas pelo Estreito de Bering.
    • Povoamento a partir de diversas rotas.
    1. Por que os grupos caçadores-coletores recebem esse nome?

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  1. Leia o texto sobre um povo indígena que vive no estado do Acre.

    Povo jamináwa

    Este povo está em frequente mudança de localização de suas aldeias. Há mais de mil anos [...] esse povo se desloca na região onde hoje se encontra o Estado do Acre, sobretudo entre o vale do Acre e do Purus. [...]

    O que mais impressionou o antropólogo [Jorge Bruno Sales Souza] foi o fato de eles não gostarem de se fixar em lugar nenhum. Preferem repetir a tradição de seus ancestrais e continuar sempre em movimento pelas regiões que hoje compreendem os municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Assis Brasil e Brasiléia. Levam suas crianças, até recém-nascidos, e não fazem grandes exigências quanto a alimentação e moradia.

    Jamináwa: povo nômade há mais de mil anos. Instituto Socioambiental , 26 jun. 2002. Disponível em: http://fdnc.io/frA. Acesso em: 8 abr. 2021.

    • O povo jamináwa pode ser classificado como nômade? Por quê?
    1. Entre os povos indígenas tupinambás e guaranis, qual realizou migrações pelo interior e qual realizou pelo litoral?

      Autoavaliação

      Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

      Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

    1. Expliquei a importância do fogo para a humanidade?
    1. Descrevi as rotas do ser humano à América segundo as teorias oficiais?
    1. Identifiquei o que era a pedra lascada e para que ela servia?
    1. Participei ativamente das investigações em grupo?
    1. Realizei as atividades individuais?

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 3 e 4

Por que a agricultura e a criação de animais foram marcos na vida dos primeiros agrupamentos humanos?

CAPÍTULO 3. Agricultura

Em diversos continentes, em diferentes tempos, alguns agrupamentos humanos observaram que a semente que caía no chão brotava e dela nascia uma planta. Assim, começaram a selecionar algumas plantas coletadas, buscando reproduzi-las.

Aos poucos, eles conseguiram controlar o processo de plantio e de colheita de determinada planta, desenvolvendo a agricultura.

Imagem: Mapa. Início da agricultura. O mapa apresenta os continentes, os oceanos Pacífico, Atlântico, Índico e as linhas imaginárias. Nos continentes estão indicadas áreas de origens das principais culturas agrícolas com representação icônica de cada uma delas do lado esquerdo. No centro-leste e sul da América do norte: há 8 mil anos a principal cultura agrícola era o milho. Na América Central: há 5 mil anos a principal cultura agrícola era o feijão. No noroeste da América do Sul: há 5300 anos a principal cultura agrícola era o algodão e há 8 mil anos era o feijão. No nordeste do continente: há 7 mil anos era a mandioca. Na parte central da América do Sul a principal cultura agrícola há 8 mil anos era a batata. Na Europa há 9 mil anos a principal cultura agrícola era o centeio e a ervilha; há 8500 anos era a aveia. No extremo oeste asiático, há 9 mil anos a principal cultura agrícola era a lentilha. No centro-oeste do continente há 5500 anos a principal cultura agrícola era o cânhamo. Na parte sul e sudeste a principal cultura agrícola há 8 mil anos era o painço; há 10 mil anos era o arroz, assim como há 5500 anos no extremo sul do continente. Na África, na região centro-oeste a principal cultura agrícola há 9 mil anos era o inhame. E na porção centro-leste há 5 mil anos era o painço e há 6 mil anos era o sorgo. Na divisa com a Ásia, há 10 mil anos se cultivava o trigo e a cevada como principais culturas agrícolas. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala: 1.120 km.  Fim da imagem.

Fontes: Atlas da história do mundo. São Paulo: Times/Folha de S.Paulo, 1995. p. 38-39; Colin Renfrew; Paul Bahn. Arqueología. Madri: Akal, 1993. p. 152.

Observação: Os símbolos foram representados fora de porporção. Fim da observação.

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  1. Enquanto no continente americano as pessoas plantavam milho, feijão e batata há 8 mil anos, o que os agrupamentos humanos plantavam na Ásia nesse mesmo tempo?
  1. Cite os três alimentos mais antigos que os agrupamentos humanos começaram a cultivar.
  1. Os agrupamentos humanos que viviam em diferentes continentes iniciaram o cultivo do mesmo tipo de planta ao mesmo tempo?

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Assim, alguns agrupamentos humanos desenvolveram a agricultura, que trouxe mudanças importantes no modo de vida dos humanos.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.

    Agricultura e mudanças na alimentação

    Se por um lado [com a agricultura] havia menor variedade nutricional [devido à diminuição de espécies consumidas], por outro o excedente de comida trazia benefícios inegáveis. O maior deles é que a vida humana se tornou muito mais estável. A sobrevivência já não dependia exclusivamente do sucesso na caça ou da abundância de árvores frutíferas: existindo uma roça, sempre havia alimento.

    Fábio Onça. Grande inauguração: bem-vindo à civilização. Revista Superinteressante , 31 out. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fMc. Acesso em: 20 jul. 2020.

    Glossário:

Excedente: que excede, que sobra.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Em uma área descampada com solo terroso com pedras, um pequeno grupo de pessoas trabalha no solo. Ao redor deles, há um cercado retangular demarcado com sacos e no trabalho utilizam muitos baldes. Do lado esquerdo, está um equipamento sobre um tripé. Ao fundo, próximo a uma estrutura de madeira está uma pequena base com paredes de folhas e coberta. No horizonte, montanhas. Fim da imagem.

LEGENDA: Escavação no Monte Zagros, atual Irã, encontra vestígios de sementes e outras evidências da prática agrícola de milhares de anos atrás. Foto de 2009. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto um aspecto:
    1. desfavorável do desenvolvimento da agricultura na alimentação dos primeiros agrupamentos humanos;
    1. favorável do desenvolvimento da agricultura na alimentação dos primeiros agrupamentos humanos.

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Explorar fonte histórica visual

Os povos antigos aperfeiçoaram as técnicas agrícolas dos primeiros agrupamentos humanos, como os instrumentos utilizados na agricultura.

Imagem: Pintura. Superfície amarela na qual há um homem de cabelo preto curto, região dos olhos pintada, sem camisa, longa saia e descalço. Ele está de pé a ara a terra com auxílio de um equipamento ligado a dois bois à sua frente.  Em uma das mãos, segura um chicote. Há pinturas com figuras diversas em meio ao desenho. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de pintura na tumba de Sennedjen, no Egito, há3.200 anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a representação de um antigo agricultor egípcio e elabore hipóteses para responder às questões.
    1. Qual ferramenta agrícola ele está utilizando com a mão direita?
    1. Para que essa ferramenta serve?

      Arado

      Utensílio agrícola de tração humana ou animal, ou motorizado, usado para cortar, levantar e virar o solo, preparando-o para a sementeira e plantio [...].

      Arado. Em: Dicionário Michaelis . Disponível em: http://fdnc.io/fMd. Acesso em: 20 jul. 2020.

  1. Que informações do texto confirmaram suas hipóteses? Quais ampliaram suas hipóteses?

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CAPÍTULO 4. Domesticação e criação de animais

Em diferentes tempos e em diversos continentes, os agrupamentos humanos começaram a delimitar animais selvagens em cercados, reproduzindo-os em cativeiro. Aos poucos, foram aperfeiçoando essa técnica, que mais tarde daria origem à pecuária.

Leia sobre os locais e as épocas em que teve início a domesticação de alguns animais.

Ganso

Imagem: Fotografia. Um ganso de penas claras.  Fim da imagem.

Continente: asiático

Data de domesticação: há 10 mil anos

Cavalo

Imagem: Fotografia. Um cavalo com mancha branca no rosto. Fim da imagem.

Continente: asiático

Data de domesticação: há 5.500 anos

Galinha

Imagem: Fotografia. Uma galinha de penas marrons. Fim da imagem.

Continente: asiático

Data de domesticação: há 10 mil anos

Lhama

Imagem: Fotografia. Uma lhama de pelagem volumosa e clara. Fim da imagem.

Continente: americano

Data de domesticação: há 6 mil anos

Carneiro

Imagem: Fotografia. Um carneiro de pelagem bege e chifres curvos. Fim da imagem.

Continente: asiático

Data de domesticação: há 8 mil anos

Observação: Os animais dessa dupla de páginas foram representados fora de proporção. Fim da observação.

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Porco-da-índia

Imagem: Fotografia. Um porco-da-índia que apresenta pelagem marrom e branca e orelhas pequenas. Fim da imagem.

Continente: americano

Data de domesticação: há 6 mil anos

Alpaca

Imagem: Fotografia. Uma alpaca que apresenta pelagem marrom volumosa. Fim da imagem.

CRÉDITO: ERIC ISSELEE/SHUTTERSTOCK

Continente: americano

Data de domesticação: há 6 mil anos

Cabra

Imagem: Fotografia. Uma cabra que apresenta pelagem fina marrom-claro e chifres curtos e curvos para trás da cabeça. Fim da imagem.

Continente: asiático

Data de domesticação: há 9.500 anos

Porco

Imagem: Fotografia. Um porco que apresenta pelagem curta rosada e pintas pretas. Fim da imagem.

Continente: asiático

Data de domesticação: há 9 mil anos

Boi

Imagem: Fotografia. Um boi que apresenta pelagem marrom e pequenos chifres.  Fim da imagem.

CRÉDITO: TRINESSIMO/SHUTTERSTOCK

Continente: europeu

Data de domesticação: há 8.500 anos

  1. Desenhe uma linha do tempo, seguindo o modelo. Puxe um fio de cada data e escreva o nome do animal correspondente à época de sua domesticação.
Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo regressiva que parte de 10 mil anos atrás até a atualidade alternando de mil em mil anos. Fim da imagem.
  1. Em casa, leia em voz alta para um adulto os textos sobre os animais.

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O sedentarismo

A criação da agricultura e da pecuária está relacionada com outras mudanças no modo de vida dos agrupamentos humanos de diferentes continentes.

A agricultura e a criação de animais garantiam a obtenção constante de alimentos pelas pessoas, permitindo que elas vivessem de forma permanente em um mesmo local. Esse novo modo de vida foi chamado de sedentarismo.

Os grupos humanos desenvolveram diversos objetos, entre eles o pilão de pedra. Com o pilão, podiam moer grãos de cereais cultivados e transformá-los em outros tipos de alimento.

Imagem: Fotografia. Um pedaço de pedra largo e longo. Sobre ele há uma pedra menor, escura de formato cilíndrico. Fim da imagem.

LEGENDA: Pilão de pedra utilizado para amassar grãos de cereais obtidos na agricultura. Esse pilão foi encontrado no atual Iraque e está exposto no Museu Britânico, na cidade de Londres. Os pesquisadores acreditam que ele foi produzido há cerca de 6 mil anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Responda às questões a respeito do objeto da foto acima.
    1. Onde o pilão de pedra está conservado?
    1. Para que servia esse pilão de pedra?
    1. Quando ele teria sido produzido?
    1. Por que é importante conservar esse tipo de objeto?

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Diversos agrupamentos humanos que desenvolveram a agricultura realizaram o desmatamento para a abertura de áreas de plantação e para a retirada de madeira usada na construção de moradias fixas, já que se tornaram sedentários.

A pecuária também causou impacto na vegetação, pois os animais alimentavam-se de brotos de árvores, reduzindo o número de plantas que cresciam e se desenvolviam.

Ao longo da história, os seres humanos continuaram praticando a agricultura e a pecuária, que atualmente causam intenso impacto sobre as paisagens naturais.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.

    Agropecuária e impactos ambientais

    Os impactos ambientais causados pela atividade agropecuária decorrem principalmente de dois fatores: da mudança do uso do solo, resultante do desmatamento e da [transformação de áreas] naturais em áreas cultivadas, e da degradação das áreas cultivadas [...]. A esses fatores somam-se também os impactos ambientais negativos causados pelas queimadas e pela contaminação ambiental decorrente do uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos nas lavouras.

    Regina H. R. Sambuichi e outros. A sustentabilidade ambiental da agropecuária brasileira : impactos, políticas públicas e desafios. Rio de Janeiro: Ipea, 2012. p. 10. Disponível em: http://fdnc.io/fMf. Acesso em: 10 nov. 2020.

    Glossário:

Fertilizantes: substâncias aplicadas no solo com o objetivo de melhorar sua produtividade.

Agrotóxicos: produtos químicos usados para tentar controlar as pragas que atacam as plantas.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma área verde com parte desmatada e parte com mata.  Fim da imagem.

LEGENDA: Área desmatada no município de Porto Velho, no estado de Rondônia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto as informações sobre os principais impactos ambientais relacionados à agropecuária.
  1. Em casa, com a ajuda de um adulto, pesquise em livros, jornais e na internet soluções para os problemas ambientais destacados no texto.
  1. Faça uma produção de escrita incluindo alguns problemas citados no texto acima e as soluções que você pesquisou. Dê um título e mostre aos colegas.

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Agricultura e pecuária no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coleta e organiza dados sobre a produção agrícola e a quantidade de animais criados no Brasil, como os referentes ao último Censo Agropecuário de 2017, apresentados no infográfico.

Imagem: Infográfico. Apresenta um conjunto de fotografias com moldura hexagonal com informação em texto.  Fotografia. Gado no pasto.  Criação de bois e vacas (bovinos) 173 milhões de animais. Fotografia. Rebanho de cabras no pasto. Criação de cabras (caprinos) 8 milhões de animais. Fotografia. Vara no pasto. Criação de porcos (suinocultura) 40 milhões de animais. Fotografia. Banco de urubus pousados em uma área verde. Criação de perus 15 milhões de animais. Fotografia. Bando de galinhas dentro de um criadouro fechado. Criação de galinhas 1 bilhão de animais. Fotografia. Rebanho de ovelhas no pasto. Criação de ovelhas (ovinos) 13 milhões de animais. Fotografia. Destaque de uma plantação de algodão. Algodão 4 milhões de toneladas. Fotografia. Destaque de uma plantação de feijão. Feijão 1 milhão de toneladas. Fotografia. Destaque de uma plantação de milho. Milho 88 milhões de toneladas. Fotografia. Destaque de uma plantação de arroz. Arroz 11 milhões de toneladas. Fotografia. Destaque de uma plantação de café. Café 2 milhões de toneladas. Fotografia. Destaque de uma plantação de soja. Soja 103 milhões de toneladas. Fotografia. Plano aberto de um pasto onde há muitas cabeças de gado de um lado e plantação de diferentes culturas e um reservatório de água do outro. No horizonte, árvores e o céu. Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Censo agropecuário 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fMg. Acesso em: 2 dez. 2020.

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Observação:

Palavra destacada no glossário: Toneladas

Fim da observação.

Glossário:

Toneladas: cada tonelada equivale a mil quilogramas.

Fim do glossário.

  1. Qual é o maior rebanho de criação e qual é o produto agrícola com maior produção?

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 3 e 4

Avaliação de processo de aprendizagem

Agora, você vai verificar sua aprendizagem. Responda as atividades a seguir em uma folha avulsa conforme orientação do professor.

  1. Observe a charge.
Imagem: Charge. Muitos tocos de madeira de uma área desmatada. Pousado nos tocos, dois pássaros conversam. O primeiro diz: “DIZEM QUE O DESMATAMENTO NÃO TÁ AUMENTANDO...”. E o outro exclama: “ENTÃO... ACHO QUE PRECISAREMOS DE UM OFTALMOLOGISTA URGENTEMENTE!!”. Fim da imagem.

FONTE: Charge de Lute, 2019.

Observação:

Palavra destacada no glossário: Oftalmologista

Fim da observação.

Glossário:

Oftalmologista: médico especializado em cuidar da visão.

  1. Fim do glossário.
  1. Por que uma das aves diz que elas precisarão de um oftalmologista?
  1. A charge faz uma crítica a qual situação? Explique.
  1. De acordo com o que você estudou, cite duas causas do desmatamento.
  1. Ordene corretamente os fatos que levaram ao desenvolvimento da agricultura.

Selecionar algumas plantas coletadas.

Controlar os processos de plantio e de colheita.

Observar as sementes que brotavam.

  1. Sobre a criação da agricultura, cite um ponto positivo e um negativo.
  1. Em que continente a cultura do inhame se originou: África ou Ásia?
  1. Explique qual é a relação entre o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e o sedentarismo.

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  1. Leia o texto.

    Início da agricultura

    Os primeiros indícios de agricultura organizada no continente americano surgiram nos Andes peruanos há nove mil anos, revelou um novo estudo de antropólogos da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. O estudo confirma uma tese cada vez mais aceita entre os acadêmicos de que a prática teria surgido de forma independente em locais diferentes. [...]

    Os pesquisadores acharam [...] vestígios de algodão, milho e abóbora, assim como de mandioca e outros tubérculos. Foram encontrados também artefatos de cerâmica, canais de irrigação e estruturas de armazenamento de cultivos.

    Agricultura nas Américas começou há 9 mil anos. O Globo , 29 jun. 2007. Disponível em: http://fdnc.io/fMh. Acesso em: 8 abr. 2021.

    Glossário:

Andes: extensa cadeia de montanhas que atravessa o Peru, a Bolívia, o Chile, a Argentina, o Equador e a Colômbia.

Fim do glossário.

  1. O texto aborda o surgimento da agricultura em que continente?
  1. Em que país isso teria ocorrido e em que data?
  1. Vestígios de que plantas foram encontrados?
  1. Que tipos de objeto e de construção foram descobertos?

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

    Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Reconheci os possíveis impactos ambientais da agricultura e da pecuária?
  1. Compreendi o que é o sedentarismo e a sua relação com a agricultura?
  1. Identifiquei os fatos favoráveis e os contrários relativos ao desenvolvimento da agricultura?
  1. Participei dos debates em casa?
  1. Realizei as tarefas de casa?