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UNIDADE 3. Mudanças no comércio e nas comunicações

Imagem: Fotografia. Superfície que apresenta desenhos em relevo com embarcações que apresentam extremidade com feição de um cavalo e nas quais há homens de capacete, saia e espada na cintura. Eles estão de pé e manipulam grandes e grossas vigas. Em outro barco, os homens remam conjuntamente. Na água, há peixes, tartarugas, serpente e outros seres. Fim da imagem.

LEGENDA: Relevo fenício, feito há cerca de 2.800 anos, representando o comércio de madeira. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. Como as pessoas representadas na imagem estavam fazendo o transporte de madeira para o comércio?

Fim do complemento.

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DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Como vem sendo realizado o comércio e feito o transporte de mercadorias em diferentes tempos?

CAPÍTULO 9. Atividades comerciais

Há cerca de 10 mil anos, além da caça, da pesca e da coleta, alguns grupos humanos desenvolveram também novas formas de obtenção de alimentos: a agricultura e a domesticação de animais. Essas atividades permitiram o aumento da produção de alimentos e das trocas entre os produtores.

Trocas de mercadorias

O escambo (troca de mercadorias) surgiu há cerca de 10 mil anos [...]. O escambo acontecia de acordo com a necessidade de cada um – os objetos não precisavam ter valores equivalentes . Assim, um pescador que tinha mais peixe do que fosse consumir podia trocar parte dele com um agricultor que tinha colhido mais milho do que o necessário, por exemplo.

Do escambo ao mundo online : entenda a evolução das formas de pagamento. Revista Recreio , 30 out. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/frC. Acesso em: 14 nov. 2020.

Glossário:

Equivalente: de valor semelhante.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Três peixes escamosos. Fim da imagem.

LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um punhado de espigas de milho. Fim da imagem.

LEGENDA: Milho. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto a informação: o que era o escambo?

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Você e um colega vão criar uma pequena dramatização representando uma cena de escambo.
    1. Os membros da dupla devem escolher produtos diferentes entre os seguintes:

      Arroz

      Trigo

      Boi

      Ovelha

      Milho

      Peixe

    1. Elaborem desenhos para representar as mercadorias que vocês selecionaram.
    1. Utilizando os desenhos, apresentem a cena do escambo para os demais colegas e o professor.

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Nas primeiras vilas e cidades, algumas pessoas se especializaram no artesanato, que envolvia a produção de objetos com diversos tipos de materiais, como madeira, metais, palha e barro.

Imagem: Pintura. Do lado esquerdo, figura de um homem de pele escura, longa bata, colar destacado no pescoço e cabelo longo preto. Ele está sentado, segura um longo objeto em uma das mãos e tem a outra mão estendida. A região do seu rosto está descascada.  À sua frente, duas fileiras de pessoas, também de pele escura, algumas calvas outras de cabelo curto preto, apenas com a parte inferior do corpo coberta e descalças, que executam diferentes tarefas e são representadas em tamanho menor. Na parte superior, um homem trabalha com uma balança; depois, quatro homens sentados manipulam instrumentos; dois homens de pé trabalham em prateleiras de uma estrutura semelhante a uma estante; e dois homens, um sentado e outro de pé, também trabalham com objetos. Na parte inferior, dois homens se aproximam da representação humana em tamanho maior e seguram objetos estendidos em sua direção. Na sequência, dois homens estão sentados frente a frente a manipulam pequenos objetos; depois um homem pinta um jarro e outro sentado trabalha em uma escultura de um animal; na sequência, dois homens trabalham frente a  frente manipulando objetos compridos; e, por fim, um homem também trabalha sentado em um instrumento.  Fim da imagem.

LEGENDA: Artesãos egípcios em detalhe de pintura no túmulo de Nebamun, datado de 3.400 anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as imagens. Em casa, com a ajuda de um adulto de sua convivência, investigue qual ou quais desses artesãos estão presentes na sua localidade.
Imagem: A. Fotografia. Em uma sala, uma senhora de óculos está sentada e constrói um vaso com barro. Ao lado, uma mesa com muitos potes moldados. Fim da imagem.

LEGENDA: Artesã produzindo panela de barro, no município de Vitória, no estado do Espírito Santo. Foto de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografia. Em um local com paredes de barro, um homem de camiseta está de pé ao lado de uma superfície na qual há uma escultura de madeira. Ele manipula dois instrumentos em suas mãos. Fim da imagem.

LEGENDA: Artesão produzindo escultura em madeira, no município de Teresina, no estado do Piauí. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: C. Fotografia. Em uma sala de madeira, um senhor de óculos está de pé e tece uma esteira. Fim da imagem.

LEGENDA: Artesão trabalhando com junco, no município de Garopaba, em Santa Catarina. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: D. Fotografia. Dentro de um galpão, uma pessoa que usa camiseta de manga longa e visor protetor no rosto está de pé enquanto solda uma escultura metálica.  Fim da imagem.

LEGENDA: Artesão produzindo escultura com sucata, no município Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. Foto de 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Conte ao professor e aos colegas as suas descobertas.

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Com o aumento das populações, as trocas de mercadorias entre os produtores ficaram mais frequentes, e isso gerou alguns problemas. Por exemplo, qual seria a quantidade necessária de espigas de milho para trocar por um peixe? Um boi equivaleria a quantos quilogramas de farinha? Assim, entre muitos povos antigos, surgiram pessoas especializadas na compra e na venda de produtos, chamadas de comerciantes.

Geralmente, os comerciantes se fixavam nas vilas, e as pessoas iam até elas para procurar os produtos de que necessitavam. As vilas começaram a crescer, originando cidades. Nelas, costumavam existir os mercados, onde eram comercializados alimentos, roupas, utensílios e instrumentos, entre outros produtos.

Imagem: Fotografia. Destaque de um local que apresenta chão de terra e grama e ruínas com pedras robustas. Ao redor, há muitas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas da Ágora na cidade de Atenas, na Grécia. Há mais de 2.400 anos já ocorria nesse espaço o mercado a céu aberto e também outros atos públicos. FIM DA LEGENDA.

  1. Em casa, com a ajuda de um adulto, investigue se na sua localidade há pessoas que trabalham com comércio. Onde elas costumam trabalhar?
Imagem: Fotografia. Em um corredor, duas mulheres estão frente a frente enquanto olham sapatos que seguram nas mãos diante de uma prateleira com outros calçados. Fim da imagem.

LEGENDA: Comércio de sapatos no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na areia da praia, um homem está de costas e de pé encostado em uma arara com muitas roupas de banho e dois guarda-sóis abertos. Ao fundo, casas e a serra. Fim da imagem.

LEGENDA: Comércio de roupas no município de São Sebastião, no estado de São Paulo. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

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Explorar fonte histórica material

Os romanos antigos também destinaram locais específicos para os mercados públicos.

Entre os anos de 106 e 112, o imperador Trajano ordenou a construção de um grande edifício que, segundo alguns pesquisadores, seria destinado aos funcionários do governo. Outros consideram que o edifício foi dedicado ao comércio e, por isso, o chamaram de Mercado de Trajano.

O prédio possuía cinco andares e 150 cômodos. O acesso era feito por meio de escadas e rampas.

Imagem: Fotografia. Panorâmica do interior de um espaço à céu aberto com chão de pedras e grama e que apresenta uma robusta construção em formato semicircular com arquitetura de arcos na fachada, que são maiores no piso térreo e menores no primeiro piso. Ao centro, há um obelisco. Ao fundo, construções de aspecto similar e que se sobrepõem umas as outras. Fim da imagem.

LEGENDA: Foto de Mercado de Trajano, em Roma, na Itália. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe e interprete a fotografia dos vestígios do Mercado de Trajano e responda às questões a seguir.
    1. Que elementos indicam a realização de comércio a céu aberto?
    1. Que elementos indicam a realização de comércio em locais fechados?
  1. Qual é a importância da preservação de construções como essa?

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Mercadorias utilizadas como moeda

Com o crescimento do comércio, muitos povos passaram a utilizar algum produto raro ou importante como elemento que podia ser trocado por todos os demais produtos, servindo como uma espécie de moeda.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia em voz alta o texto sobre um dos produtos utilizados como moeda.

    Sal

    Entre muitos povos antigos, o sal era utilizado na conservação dos alimentos. Porém, ele era bastante difícil de ser encontrado. Por esse motivo, o sal passou a ser utilizado como moeda.

    Há cerca de 3 mil anos, os romanos antigos, que viviam na Europa, utilizavam o sal como moeda e, em alguns períodos de sua história, pagavam os soldados com sal, o que deu origem à palavra “salário”.

Imagem: Fotografia. Superfície lisa e cinza que apresenta desenhos de homens em relevo. Do lado esquerdo, três homens estão de pé, usam capacete, armadura com saia e possuem espadas. Ao centro, um homem com vestimenta semelhante está a cavalo e tem a espada na cintura. Do lado direito, dois homens com semelhantes estão de pé lado a lado, um deles está com uma das mãos apoiadas em uma lança. Sobre as esculturas há inscrições.  Fim da imagem.

LEGENDA: Soldados romanos representados em escultura de mármore de cerca de 2.100 anos. FIM DA LEGENDA.

Sementes de cacau

Os astecas, povo que viveu nas terras do atual México, na América, utilizavam sementes de cacau como moeda há cerca de 600 anos.

Imagem: Gravura. Ao centro, um quadrado dentro do qual há uma figura humana com pinturas no corpo e que segura pequenas hastes na mão. Acima, do lado direito, abaixo e do lado esquerdo do quadrado central há figuras em formato trapézio que apresentam bordas com detalhes e no interior de cada um há duas pessoas frente a frente com adereços na cabeça e no corpo e separadas por uma árvore com frutos ou espinhos ao longo do tronco. Na copa de cada árvore em cada trapézio está um pássaro pousado. Entre os trapézios há um arco com bordas coloridas e com um brasão formado por um grande pássaro de asas aberta, penas na parte inferior do corpo e pés na lateral do corpo. Dentro de cada arco há uma planta longa, da qual o pássaro se alimenta.  A gravura apresenta cores alternadas em tom azul, vermelho e amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura asteca, de cerca de 600 anos, que representa colheita de cacau, publicada no Codex Fejérváry-Mayer. FIM DA LEGENDA.

87

Conchas

Os habitantes do reino do Congo, na África, há cerca de 600 anos usavam como moeda pequenas conchas cinzas ou peroladas, chamadas zimbos.

Imagem: Fotografia. Um punhado de pequenas conchas brancas que apresentam aspecto ovalar e são abertas de um lado e apresentam uma pequena fenda com rebarbas do outro. Ao centro há uma pulseira de corda com as conchas. Fim da imagem.

LEGENDA: Zimbos, utilizados como moeda pelos habitantes do reino do Congo, na África, há 600 anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire informações dos textos desta página e da anterior sobre as mercadorias usadas como moeda. Depois, liste-as no caderno seguindo o modelo.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Nome do povo

    Continente em que vivia

    Produto utilizado como moeda

    1. Abaixo da primeira coluna inclua os nomes dos povos estudados.
    1. Na segunda, escreva o continente correspondente a cada um desses povos.
    1. Na terceira, registre o tipo de produto utilizado como moeda.
  1. Que problemas cada povo poderia ter em utilizar sementes de cacau, conchas ou sal como moeda?
  1. Pesquise em livros ou na internet outras mercadorias que foram utilizadas como moeda por diversos povos em tempos diferentes. Registre o tipo de mercadoria, a região e o período em que elas foram utilizadas. Depois, compartilhe com os colegas as suas descobertas.
  1. Em casa, reconte para um adulto de sua convivência a história dos produtos que eram utilizados como moeda pelos povos estudados.

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A moeda de metal e de papel

Ao longo do tempo, as pessoas passaram a ter dificuldades na utilização de mercadorias como moeda. Muitas delas eram difíceis de armazenar, estragavam ou eram consumidas no dia a dia.

Por isso, muitos povos passaram a usar objetos de metal, material mais resistente, como moeda. Inicialmente, as moedas tinham diversos formatos: espadas, facas, chaves e pulseiras.

Imagem: Fotografia. Objeto de aspecto cobreado e em formato de “C”. Fim da imagem.

LEGENDA: As manilhas, pulseiras de cobre, eram utilizadas como moeda pelos habitantes do reino de Benim, na África, há 500 anos. FIM DA LEGENDA.

As primeiras moedas com peso e valor definidos foram produzidas há cerca de 2.700 anos. Elas eram feitas de metal – inicialmente ouro e prata – e, muitas vezes, tinham o formato circular.

Imagem: Fotografia. Duas moedas redondas prateadas e com desenho em relevo em ambas as superfícies. De um lado há o rosto de um homem de perfil e que apresenta cabelo e barba cacheados. Do outro, a figura de um pássaro. Fim da imagem.

LEGENDA: Moedas gregas de cerca de 2.700 anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Interprete e relacione o texto desta página com suas hipóteses da página anterior sobre os problemas dos povos na utilização de sementes de cacau, conchas ou sal como moeda e responda: suas hipóteses foram confirmadas? Explique.
  1. Quais eram as vantagens do uso do metal como moeda?
  1. Localize e retire do texto as informações sobre o formato das moedas de metal.
    1. Quais eram seus formatos iniciais?
    1. Que formato elas passaram a ter após a fixação de peso e valor definidos?

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Explorar fonte histórica material

O papel-moeda foi desenvolvido pelos chineses, mas só se espalhou pelo mundo após o início do seu uso pelos europeus em cerca de 1660.

Ao longo do tempo, governantes de diversos países adotaram o papel-moeda devido à facilidade de circulação desse tipo de material.

Imagem: Fotografia. Uma cédula retangular de aspecto amarelo com arabescos em verde na borda, o número 500 em tamanho pequeno aparece nas extremidades e é grande ao centro da nota, abaixo do qual está escrito “QUINHENTOS MIL REIS”. No topo está escrito “IMPÉRIO DO BRAZIL” e a figura de um senhor de cabelo curto e barba volumosa está ao centro dividindo a inscrição em duas partes. Do lado esquerdo da cédula há um brasão, do lado direito, uma mulher que escreve com uma pena.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cédula de papel-moeda que circulava no Brasil em 1879. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cédula retangular de aspecto rosado com arabescos em verde na borda, o número 10 em tamanho pequeno aparece nas extremidades e maior duplicado ao centro da nota. Entre a reprodução dos números, com moldura ovalar, está a imagem de um homem de cabelo curto, olhos pequenos, nariz afilado e lábios finos. Acima da foto está escrito “REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL”. Abaixo, “DEZ CRUZEIROS”. Há números codificados impressos sobre a nota. Fim da imagem.

LEGENDA: Cédula de papel-moeda que circulava no Brasil em 1963. FIM DA LEGENDA.

  1. O nome da moeda utilizada no Brasil mudou entre 1879 e 1963? Explique.
  1. E hoje qual é o nome da moeda utilizada no Brasil?
  1. A cédula de 1879 apresenta a imagem de Dom Pedro II, e a cédula de 1963 apresenta a imagem de Getúlio Vargas. Em casa, com a ajuda de um adulto, pesquise em livros e na internet informações sobre esses dois personagens históricos.

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CAPÍTULO 10. Rotas terrestres, marítimas e fluviais

Leia o texto silenciosamente.

Além de contribuir para a elaboração das moedas, o crescimento do comércio impulsionou o desenvolvimento de rotas de transporte de mercadorias. As rotas podiam ser de três tipos:

Imagem: Fotografia. Desenho em relevo de uma grande embarcação no mar feito sobre uma superfície rochosa com fissuras. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de relevo em pedra de túmulo fenício de cerca de 2.500 anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Que meio de transporte foi representado na imagem?
  1. Esse era o principal meio de transporte utilizado pelos fenícios. Com essa informação, é possível concluir que as principais rotas comerciais dos fenícios eram terrestres ou marítimas?

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Todo o modo de vida dos fenícios era influenciado pela atividade comercial.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.

    Os fenícios

    [...] os fenícios transformaram suas cidades em importantes polos comerciais. [...] Ou seja, compravam vinho de uma região e vendiam para outra, que por sua vez produzia óleo, e assim por diante. Para fazer tantos negócios, os fenícios se especializaram em longas viagens marítimas. [...] estabeleceram pontos de colonização – que mais pareciam grandes mercados – em várias áreas do mar Mediterrâneo, como no norte da África e na costa da Itália e da Espanha.

    Quem foram os fenícios? Revista Superinteressante , 4 jul. 2018. Disponível em: http://fdnc.io/frH. Acesso em: 14 nov. 2020.

Imagem: Fotografia. Plano aberto de uma área com solo gramado, parede em ruína feita de grandes pedras e também compridas e robustas colunas. No local também há árvores e ao fundo, a cidade e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas de um templo de cerca de 4.700 anos, na antiga cidade fenícia de Biblos, atual Líbano. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto as informações.
    1. Que tipos de produtos os fenícios comercializavam de uma cidade para outra?
    1. Eles faziam apenas comércio interno (dentro do próprio território) ou também externo?

92

A Rota da Seda

Uma das rotas comerciais mais importantes do mundo teve início há 2.600 anos e recebeu o nome de Rota da Seda, pois incluía o comércio desse tecido produzido pelos chineses e enviado para a Europa.

Na prática, a Rota da Seda era composta de diversos caminhos nos quais eram transportados produtos como seda, temperos, joias e artefatos de metal. A viagem total levava cerca de quatro meses, mas a maioria dos comerciantes fazia apenas trechos mais curtos. Além da circulação de produtos, a Rota da Seda permitiu muitas trocas culturais, envolvendo diferentes idiomas, crenças, religiões e inovações técnicas, como o papel e a pólvora.

Ao longo do tempo, a Rota da Seda foi interligada a diversas outras rotas marítimas e terrestres que possibilitavam o comércio entre asiáticos, europeus e africanos.

Imagem: Mapa. Rota da Seda. No canto direito, está o planisfério com destaque para o norte do continente africano, para a Europa e Ásia. O mapa apresenta as linhas imaginárias, o oceano Atlântico, índico e Pacífico e a rota da seda atravessando os continentes. No litoral do oeste europeu, a rota parte do Porto, passa por Lisboa, depois, adentrando o litoral sul, Granada, Valência, Barcelona, Gênova, Lyon, Roma, Veneza. Segue cortando o mar Mediterrâneo até p oeste da Ásia e, Antíoquia e Tiro. Depois, há um circuito entre Aióquia, Sardis, Istambul, Dara, Bagdá e Tiro. De Bagdá, a rota segue tanto para o sul da Asia, em Isfahan e Ormuz quanto para o norte em Tabriz, Trebizond e Baku até Nisa, e outra rota de Bagdá segue ao centro continental para Ravy, Nishapur e Merv, depois de Nisa, seguindo para Balkh, Kokand e Kashgar ou Khotan, formando um circuito com Dunhuang, Kuga e Turpan, ao norte. Por fim, a rota passa por Xian.  Na parte inferior, a rosa dos ventos com a escala: 1000 km.   Fim da imagem.

Fonte: UNESCO. About the Silk Roads. Disponível em: http://fdnc.io/fMF. Acesso em: 16 dez. 2020.

  1. Interprete e relacione as informações do mapa e do texto e responda às questões.
    1. Quais continentes são interligados pela Rota da Seda?
    1. Cite três cidades de cada continente interligado pela Rota da Seda.
    1. A Rota da Seda apresenta somente caminhos terrestres? Explique.
  1. Em casa, reconte a um adulto de sua convivência porque a Rota da Seda era importante para o comércio, quais produtos eram transportados por ela e quanto tempo demorava para percorrê-la.

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A Rota da Seda esteve ligada à construção da famosa Muralha da China.

  1. Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta.

    Muralha da China e Rota da Seda

    A Grande Muralha da China é, hoje, um dos locais mais visitados do mundo. Construída durante quatro dinastias e com um comprimento equivalente a seis vezes a distância entre Recife e Porto Alegre, esse conjunto de fortificações serviu para evitar as invasões de inimigos do norte e proteger o comércio da Rota da Seda. [...]

    Em locais intactos ou restaurados, a altura da Grande Muralha é de 5 a 8 metros, tendo sido projetada para ser pelo menos três vezes a altura de um homem.

    Glossário:

Fortificação: forte destinado a proteger uma cidade ou determinado território.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Plano aberto de uma região muito montanhosa e que é entrecortada por uma extensa e robusta muralha que apresenta pequenas construções ao longo do seu comprimento. Fim da imagem.

LEGENDA: Muralha da China, na China. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é a relação entre a Muralha da China e a Rota da Seda?
  1. Que tal aplicar a palavra “fortificação” ao seu vocabulário? Siga os passos:
    1. verifique o significado dessa palavra no glossário;
    1. elabore uma frase usando a palavra “fortificação”.

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As rotas pelo deserto do Saara

  1. Quando solicitado pelo professor, leia o texto em voz alta.

    As primeiras rotas comerciais que atravessaram o deserto do Saara, na África, foram percorridas pelos antigos egípcios há cerca de 4 mil anos.

    Essas rotas, conhecidas como transaarianas, foram ampliadas com o início da utilização dos camelos como meio de transporte de pessoas e mercadorias há cerca de 1.700 anos.

    A travessia do Saara durava cerca de dois meses. As caravanas que partiam do norte da África para o sul carregavam diversos produtos, como sal, ferro, algodão, arroz, azeite, tecidos e ouro. Já as caravanas que partiam do sul da África em direção ao norte iam carregadas de ouro e gêneros alimentícios como milho africano e sorgo, entre outros.

Imagem: Atlas. Destaque da região norte do continente africano na região da encosta. Ao norte, há uma faixa continental e uma faixa marítima; a oeste, está o oceano, ilhas e uma grande embarcação. No território, há os nomes das cidades da encosta, algumas regiões com lugares destacados, representados por construções e uma faixa densa que atravessa o território horizontalmente do litoral ao centro-leste do continente. Na parte inferior, em destaque, próximo de um conjunto de tendas, um homem de pele clara, de turbante e que usa uma bata longa está sobre um camelo e se aproxima de um homem negro de bata longa sentado de pernas cruzadas e que segura um objeto em uma das mãos, cetro na mão esquerda e usa coroa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de uma reprodução do Atlas catalão, de 1375. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe e retire informações da imagem reproduzida e responda às questões a seguir.
    1. Qual das pessoas ilustradas no mapa representa o comerciante? Explique.
    1. Qual pessoa ilustrada representa um rei africano? Explique.

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As rotas transaarianas permitiram o crescimento de várias cidades africanas, modificando também o modo de vida dos habitantes dessas cidades.

  1. Quando o professor solicitar, leia um dos textos em voz alta.

    Reis, nobres e grandes comerciantes

    Os reis, nobres e comerciantes dos reinos atravessados pelas rotas transaarianas enriqueceram com o comércio e a cobrança de impostos sobre as mercadorias transportadas.

Imagem: Ilustração. No deserto, em primeiro plano, destaque de um homem de chapéu, barba longa, bata comprida e descalço que caminha ao lado de um camelo que carrega uma carga grande presa às costas. Ao lado, um rapaz de barba, que usa bata, também descalço e com chapéu nas costas está sobre as costas de um burro. Ao fundo, outros homens com vestes semelhantes sobre camelos e com lanças. No canto inferior esquerdo, há um frasco com rótulo com inscrições.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de caravana transaariana de cerca de 1880. FIM DA LEGENDA.

Camponeses

Os camponeses, maioria da população em muitos reinos africanos, não enriqueceram com o comércio, pois continuaram trabalhando nas terras dos nobres e comerciantes. Assim, foram marginalizados em relação às mudanças decorrentes das rotas transaarianas.

  1. Elabore uma produção de escrita sobre as rotas transaarianas, incluindo:
    1. o tempo gasto para percorrê-las;
    1. os produtos transportados e comercializados do sul para o norte;
    1. os produtos transportados e comercializados do norte para o sul.
  1. As rotas transaarianas influenciaram a vida dos reis, nobres e grandes comerciantes? Explique.
  1. As rotas beneficiaram os camponeses? Por quê?

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Caminho de Peabiru

Há milhares de anos, os povos indígenas que viviam nas terras do atual Brasil construíam pequenas trilhas nas matas para se deslocar entre aldeias e em busca de caça, pesca e frutos a serem coletados.

Além das pequenas trilhas, os indígenas utilizavam longos caminhos, como o Caminho de Peabiru.

Caminho de Peabiru

O Peabiru era usado pelos índios guaranis para buscar e transportar caça, ligar diversas aldeias [...].

A trilha também “serviu para as andanças e até grandes migrações de povos indígenas” [...].

Ao longo da trilha, o pesquisador [Igor Chmyz] descobriu sítios arqueológicos com restos de habitações utilizadas, provavelmente, quando os índios estavam em viagens.

Wagner Oliveira. Paraná guarda últimos trechos da estrada indígena que cortava a América do Sul. Folha de S.Paulo , 20 fev. 2000. Disponível em: http://fdnc.io/frK. Acesso em: 14 nov. 2020.

Imagem: Fotografia. Um objeto redondo com grande cavidade circular e interior oco com superfície lisa e escura.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vestígios arqueológicos da tradição Itararé encontrados nas proximidades do Caminho de Peabiru, no estado do Paraná. FIM DA LEGENDA.

  1. Segundo a reportagem, para que era usado o Caminho de Peabiru?

Boxe complementar:

Você sabia?

Alguns pesquisadores consideram que a palavra Peabiru tem origem na língua tupi, que era utilizada por muitos povos indígenas brasileiros. Essa palavra seria a junção de Pe, que significa “caminho”, com abiru, que significa “gramado amassado”.

A pesquisa sobre esse caminho ainda é muito recente e, por isso, os pesquisadores ainda têm muitas dúvidas sobre o contexto e as construções da trilha.

Fim do complemento.

97

Tempo, tempo...

  1. Faça no caderno uma linha dividida em partes iguais, composta de nove marcações temporais.
  1. Acima de cada marcação temporal insira, da esquerda para a direita, os seguintes anos, do mais antigo para o mais recente. Veja o modelo.
Imagem: Ilustração. Linha do tempo com as informações: Há 5.000 anos - Há 4.500 anos - Há 4.000 anos - Há 3.500 anos - Há 3.000 anos - Há 2.500 anos - Há 2.000 anos - Há 1.500 anos - Há 1.000 anos. 
 Fim da imagem.
  1. Organize os fatos, colocando-os abaixo de cada ano correspondente na linha do tempo que você fez no caderno.

    Estabelecimento das rotas transaarianas

    Uso do sal como moeda

    Estabelecimento da Rota da Seda

    Uso de conchas como moeda na África

    Criação das primeiras moedas de metal

    Uso de cacau como moeda na América

  1. Observe a linha do tempo e responda às questões.
    1. O uso do sal como moeda ocorreu antes ou depois do estabelecimento das rotas transaarianas?
    1. Quais dos fatos citados ocorreram simultaneamente, isto é, ao mesmo tempo?

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RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Agora, você vai verificar sua aprendizagem. Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa conforme orientação do professor.

  1. Há cerca de 10 mil anos, a domesticação de plantas e animais permitiu maior produção de alimentos e estimulou a troca direta de alimentos entre os produtores. Sobre esse assunto, responda às questões a seguir.
    1. Qual é o nome dessa troca de mercadorias?
    1. Como funcionava essa troca? Explique.
    1. Cite dois problemas que começaram a surgir entre os produtores com a troca de mercadorias.
  1. Selecione dois povos antigos e os respectivos produtos utilizados como moedas e preencha o esquema a seguir.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Povo antigo

    Produto utilizado como moeda

  1. Explique as vantagens em se utilizar objetos de metal como moedas.
  1. Leia as frases e registre no caderno aquelas que apresentam características da Rota da Seda.
    1. A Rota da Seda recebeu esse nome, pois a seda era um dos produtos comercializados por meio dela.
    1. A Rota da Seda era uma das principais rotas de comércio que ligava o continente asiático e europeu.
    1. O principal produto comercializado era o óleo.
    1. Além da seda, eram comercializados outros produtos, como temperos, joias e artefatos de metal.
    1. A Rota da Seda era composta de diversos caminhos.
  1. Como as mercadorias eram transportadas na Rota da Seda?
  1. Você estudou que, além da circulação de mercadorias, a Rota da Seda permitiu várias trocas culturais entre os povos. Liste três delas.

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  1. Observe o esquema do comércio fenício e responda às questões.
Imagem: Esquema. De um bloco intitulado “Ásia (Fenícia) Cidades de Biblos, Sidon e Tiro” parte a seta “Comércio pelo Mar Mediterrâneo” em direção à “África. Cidades de Cartago e Tíngis” e “Europa. Cidades de Sagunto e Gades”.  Fim da imagem.

Fonte: José Jobson de Arruda. Atlas histórico escolar. São Paulo: Ática, 2007. p. 8.

  1. Os fenícios realizavam principalmente comércio terrestre ou marítimo? Por que você concluiu isso?
  1. Identifique uma cidade da África e uma da Europa que faziam comércio com os fenícios.
  1. Cite as três principais cidades fenícias.
  1. As rotas transaarianas atravessavam diversos reinos. Sobre esse assunto, responda às questões a seguir.
    1. Quem eram os habitantes desses reinos?
    1. O comércio transaariano modificou da mesma forma o modo de vida desses habitantes? Explique.

      Autoavaliação

      Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

      Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei as mercadorias utilizadas como moeda de troca entre os primeiros grupos humanos?
  1. Reconheci a importância das rotas para a dinâmica da vida comercial?
  1. Compreendi as trocas culturais no comércio entre pessoas de diferentes povos?
  1. Realizei todas as atividades propostas com responsabilidade?

100

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Quais transformações ocorreram nos meios de comunicação ao longo do tempo?

CAPÍTULO 11. Comunicação oral e escrita

Os pesquisadores têm estudado as possíveis hipóteses sobre o surgimento da linguagem humana.

  1. Quando o professor solicitar, leia o texto em voz alta.

    Primeiros seres humanos

    Supõe-se que a primeira linguagem humana tenha sido mais gestual do que oral. A fala, como os gritos de outros primatas, devia tão somente acompanhar os gestos. [...]

    Com a linguagem [oral] humana, os comportamentos aprendidos individualmente puderam ser transmitidos aos outros indivíduos e às gerações sucessivas. A par disso, cresceu enormemente a malha de informações comuns ao grupo, multiplicando suas possibilidades de sobrevivência.

    Como, quando e por que o ser humano passou a falar? Revista Superinteressante . Disponível em: http://fdnc.io/fMJ. Acesso em: 9 jul. 2020.

  1. Localize e retire do texto as informações para responder às questões a seguir.
    1. Qual foi a primeira forma de linguagem humana?
    1. Qual é a importância da linguagem oral humana?

Boxe complementar:

Você sabia?

Alguns pesquisadores acreditam que os antepassados dos seres humanos que primeiro utilizaram a linguagem oral foram os neandertais, que teriam surgido há cerca de 400 mil anos na Europa e na Ásia.

Fim do complemento.

101

A fábula é originalmente uma narrativa oral com uma mensagem educativa e na qual as personagens muitas vezes são animais com características humanas, como no caso da fábula atribuída ao contador de histórias grego Esopo, que teria vivido há cerca de 2.400 anos.

A lebre e a tartaruga

Um dia, uma tartaruga começou a contar vantagem dizendo que corria muito depressa, que a lebre era muito mole, e enquanto falava a tartaruga ria e ria da lebre. Mas a lebre ficou mesmo impressionada foi quando a tartaruga resolveu apostar uma corrida com ela.

[...]

O dia estava quente, por isso lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de [...] tirar uma soneca à sombra fresquinha de uma árvore. [...]

Enquanto isso, lá vinha a tartaruga com seu jeitão, arrastando os pés, sempre na mesma velocidade, sem descansar nem uma vez, só pensando na chegada. Ora, a lebre dormiu tanto que esqueceu de prestar atenção na tartaruga. Quando ela acordou, cadê a tartaruga? Bem que a lebre se levantou e saiu zunindo , mas nem adiantava! De longe ela viu a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.

Fábulas de Esopo , de Esopo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994. p. 32.

Glossário:

Zunindo: apressado, velozmente.

Fim do glossário.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda do professor, você e os colegas vão fazer uma dramatização dessa fábula.
    1. O professor vai dividir a turma em grupos. Depois de alguns ensaios, o professor vai combinar um dia para a apresentação.

      Grupo 1 – Cenário

      Este grupo será responsável por criar um cenário para a apresentação. Pode ser uma floresta ou um campo. Para isso, é preciso representar grama, árvores, fonte de água, céu e o que mais o grupo decidir.

      Grupo 2 – Vestimenta

      O grupo deverá pensar nas vestimentas das personagens. Utilizando materiais recicláveis ou sucata, devem identificar cada personagem.

      Grupo 3 – Personagens

      Além da lebre e da tartaruga, o grupo pode incluir outras personagens que vão assistir à corrida.

      Grupo 4 – Roteiristas

      Além dos diálogos já citados no texto, o grupo pode criar novos diálogos envolvendo as duas personagens principais e as personagens que estavam assistindo à corrida.

  1. Qual é a principal mensagem dessa fábula?

102

Aedos e griôs

Em diversos povos antigos e atuais, há pessoas que transmitem oralmente conhecimentos e informações para a comunidade. Conheça dois exemplos.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia um dos textos em voz alta.

    Aedos

    Aedos era o nome dado aos artistas gregos antigos que compunham histórias e as cantavam para diversas plateias há cerca de 2.800 anos.

Imagem: Fotografia. Um instrumento de madeira que apresenta corpo fino com laterais curvas com entalhes de figuras de perfil com comprido chapéu, olhos grandes redondos e boca aberta. As figuras estão frente a frente e acima delas há uma haste horizontal onde estão presas cordas que partem do centro e inferior do instrumento e passam entre as figuras até a haste. Fim da imagem.

LEGENDA: Forminx, instrumento utilizado pelos aedos gregos para acompanhar as histórias há 2.800 anos. FIM DA LEGENDA.

Griôs

Em vários países africanos, há centenas de anos, griô era o nome dado a pessoas sábias que eram responsáveis por transmitir oralmente as histórias e os conhecimentos dos seus antepassados.

Imagem: Gravura em preto e branco. Um senhor negro sentado no chão com um instrumento. Ele usa um pequeno chapéu, colar no pescoço, uma bata longa e chinelo. O instrumento tem corpo circular e uma parte comprida até a extremidade na qual estão presas as cordas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura que representa um griô africano do Mali publicada no livro O mundo é cidades e pessoas (tradução dos autores), de cerca de 1890. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto as informações para responder às questões sobre os aedos.
    1. Em que local e em que época eles viveram?
    1. O que eles compunham e a quem se apresentavam?
  1. Localize e retire do texto as informações para responder às questões sobre os griôs.
    1. Em que local e em que época eles viviam?
    1. O que faziam?
  1. Cite uma semelhança e uma diferença entre os aedos e os griôs.
  1. Em casa, reconte a história dos aedos e dos griôs a um adulto de sua convivência.

103

Boxe complementar:

Investigue

A cultura oral brasileira, transmitida de geração em geração, é muito diversificada.

Imagem: Fotografia. Plano aberto que apresenta um local com chão de terra, pequenas casas, bancos e árvores.  Em destaque, estão muitas crianças. Elas fazem uma roda de mãos dadas. Ao redor, algumas outras observam e há poucos adultos, que conversam. No canto direito, há uma bicicleta no chão. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças quilombolas, no município de Mocajuba, no estado do Pará. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Elabore uma produção de escrita sobre a cena que você observa na fotografia: descreva o local, o tipo de brincadeira das crianças e as atividades das pessoas no entorno.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda do professor, você e os colegas vão fazer uma pesquisa sobre cultura oral.
    1. O professor vai dividir a turma em grupos. Cada grupo vai pesquisar em livros e na internet exemplos de um dos temas abaixo:

      Grupo 1: Cantigas infantis

      Grupo 2: Adivinhas

      Grupo 3: Parlendas

      Grupo 4: Provérbios

      Grupo 5: Lendas

      Grupo 6: Contos tradicionais

    1. No dia combinado, cada grupo deverá fazer uma pequena apresentação aos colegas utilizando a oralidade, cartazes com imagens e textos, vídeos, áudios ou outros recursos digitais.

Fim do complemento.

104

Dos copistas à tipografia

Além da transmissão oral, os conhecimentos e as informações também podem ser transmitidos por meio da escrita.

Há cerca de mil anos, em diversas partes do mundo, a produção escrita era realizada manualmente pelos copistas. Eles costumavam usar penas de ganso e tinta para produzir registros chamados de manuscritos.

Imagem: Gravura. Na parte superior, há uma pequena inscrição. Abaixo, uma construção com muitas janelas e grandes colunas nas laterais com porta e janelas. Entre as colunas, dois homens que usam batas largas compridas e sapatos estão sentados e escrevem em folhas sobre pequenos suportes à frente deles.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura do ano mil que representa monges copistas europeus. FIM DA LEGENDA.

A produção de manuscritos era longa e demorada, gerando uma pequena quantidade de livros. Esses livros eram destinados apenas a uma reduzida parcela da sociedade.

Em 1447, um alemão chamado Johannes Gutenberg desenvolveu uma forma de produção de documentos escritos chamada tipografia ou imprensa. A invenção da imprensa permitiu maior rapidez na produção de livros, ampliando sua quantidade.

105

Da Acta Diurna ao jornal digital

A Acta Diurna, desenvolvida pelos governantes romanos há cerca de 2.000 anos, é um dos registros escritos mais antigos utilizados para transmitir notícias. Como no detalhe destacado na fotografia, tratava-se de um conjunto de grandes placas brancas, geralmente expostas em locais públicos, e que apresentavam informações sociais e políticas.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma pedra com inscrições. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de Acta Diurna, gravada em pedra há cerca de 1.950 anos e conservada no Museu da Civilização Romana, na Itália. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto e da legenda informações sobre o documento para responder às questões.
    1. Qual é a função desse documento?
    1. Onde ele foi gravado?
    1. Há quanto tempo foi feito?
    1. Onde ele está conservado?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O professor vai organizar uma conversa coletiva em torno da questão: é importante conservar esse tipo de documento? Por quê?

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Você e os colegas vão produzir folhas escritas semelhantes às Actas Diurnas. Para isso, sigam os passos abaixo.
    1. Pensem em algo que tenha acontecido ou que ocorra em sua localidade (uma comemoração, um problema do dia a dia, entre outros).
    1. Escrevam sobre esse tema e deem um título para essa notícia.
    1. Reproduzam o texto em uma folha avulsa grande.
    1. Escolham um local adequado para afixar a folha. Por que vocês escolheram esse local?

106

Explorar fonte histórica escrita

Com a invenção da imprensa, foi possível produzir informações escritas em grande escala. Porém, os jornais só se tornaram o principal meio de transmissão de notícias há cerca de 200 anos, como no caso do primeiro jornal produzido no Brasil.

Imagem: Fotografia. Reprodução de página impressa de jornal intitulado “Gazeta do Rio de Janeiro”, abaixo o cabeçalho: “sábado, 10 de setembro de 1808”. Do lado direito há um carimbo com um brasão e o restante da página é composta por texto. Fim da imagem.

LEGENDA: Primeira página do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, publicado no Rio de Janeiro em 10 de setembro de 1808. FIM DA LEGENDA.

  1. Preencha os dados sobre o trecho do jornal reproduzido.
    1. Qual é o nome do jornal?
    1. Em qual dia da semana, dia, mês e ano ele foi publicado?
    1. Essa página do jornal incluía imagem?
    1. A página do jornal era colorida ou em preto e branco?

107

Há 200 anos, os jornais eram impressos apenas em preto e branco e com poucas ilustrações.

Atualmente, a maioria dos jornais é feita em várias cores e traz diversos tipos de imagem, como fotografias, gráficos e ilustrações.

Além da versão impressa, hoje os jornais também podem ser lidos em computadores, smartphones e tablets. Existem também sites de notícias que não têm versões impressas e podem ser acessados apenas pela internet.

Imagem: Fotografia. Um celular que apresenta uma revista na tela com a inscrição “Ciências Humanas”. Um notebook aberto com um jornal eletrônico na tela. Um ipad com uma revista eletrônica em tela e com título “Revista do Patrimônio”. E um jornal impresso intitulado “Jornal da Unicamp”.  Fim da imagem.

LEGENDA: Revistas e jornais em diversos formatos. FIM DA LEGENDA.

  1. Interprete e relacione as ideias e informações sobre os jornais em diferentes tempos, classificando as frases como “há 200 anos” ou “atualmente”.
    1. Apenas em papel.
    1. Em papel e em formato digital.
    1. Várias cores.
    1. Apenas em preto e branco.
    1. Poucas imagens.
    1. Muitas imagens.
  1. Você costuma ler jornal em papel ou em formato digital? Se sim, quais?

108

CAPÍTULO 12. Rádio, televisão e internet

A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 1922. Nas décadas de 1930 e 1940, o rádio passou a ser um dos principais meios de comunicação no país. Por meio dos programas de rádio, os ouvintes tinham acesso a radionovelas e a notícias, entre outros.

A letra da canção a seguir trata da presença do rádio na vida dos brasileiros.

Cantoras do rádio

Nós somos as cantoras do rádio

Levamos a vida a cantar

De noite embalamos teu sono

De manhã nós vamos te acordar

Nós somos as cantoras do rádio

Nossas canções cruzando o espaço azul

Vão reunindo num grande abraço

Corações de Norte a Sul.

Alberto Ribeiro, João de Barro e Lamartine Babo. Cantoras do rádio. Interpretado por Carmen Miranda e Aurora Miranda no filme Alô, alô, Carnaval . Direção: Adhemar Gonzaga. Odeon, Brasil, 1936.

Imagem: Ilustração. Em uma sala estão um homem de óculos sentado em uma poltrona e com jornal impresso nas mãos, à sua frente está uma menina de vestido que observa um menino de camisa, shorts, meia e sapato e que está apoiado em um grande rádio de madeira e manipulando um dos botões. Do outro lado do aparelho, está uma mulher de pé que usa vestido e chapéu. Fim da imagem.

Observação: Imagem com finalidade meramente ilustrativa. Fim da observação.

  1. Localize e retire dois trechos da letra da canção que mostram a presença do rádio na vida dos brasileiros na década de 1930.

Boxe complementar:

Você sabia?

Em junho de 1900, o brasileiro Roberto Landell de Moura, que vivia no interior de São Paulo, testou com sucesso aparelhos que transmitiam sons sem fio por meio das ondas de rádio. Por isso, alguns pesquisadores o consideram o inventor do rádio.

Contudo, na maioria dos países o italiano Guglielmo Marconi é considerado o inventor do rádio.

Fim do complemento.

109

Nas décadas de 1940 e 1950, as emissoras de rádio transmitiam diferentes tipos de programa, entre os quais se destacavam os citados abaixo.

Radionovelas
Histórias acompanhadas de efeitos sonoros que imitavam passos de pessoas, chuva, trovão...

Noticiários
Informações e análises de notícias sobre acontecimentos no mundo, política e o dia a dia das pessoas.

Musicais
Apresentações de cantores conhecidos e seleção de novos artistas.

Humorísticos
Relatos de histórias curtas e divertidas.

Transmissões esportivas
Narração de jogos de futebol e de outros esportes.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. O professor dividirá a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por criar um programa de rádio. Sigam os passos abaixo.
    1. Definam o tipo de programa.
    1. Façam um rascunho do que será narrado.
    1. Deem um nome ao programa.
    1. Produzam efeitos sonoros para serem usados no programa.
    1. No dia combinado, apresentem o programa para os colegas.
  1. O rádio continua sendo utilizado por muitos brasileiros. Você ou as pessoas de sua moradia costumam ouvir rádio? Se sim, que tipos de programa?
  1. Em casa, com a ajuda de um adulto, faça um levantamento das principais emissoras de rádio que podem ser ouvidas na sua localidade. Registre o nome das emissoras, o tipo de programação predominante (noticiários, musical, esportiva) e os programas mais ouvidos. No dia combinado, conte aos colegas as suas descobertas.

110

A televisão

No Brasil, as primeiras transmissões de televisão começaram em 1950. Nessa época, porém, poucos brasileiros tinham condições econômicas de comprar um aparelho televisor.

  1. Quando solicitado, leia o texto em voz alta.

    Os televizinhos

    Não somente na estreia, mas por um bom período de tempo, as pessoas se reuniam coletivamente em torno dos poucos aparelhos de televisão [...]. Primeiro foram as concentrações em locais públicos e depois o fenômeno que ficou conhecido como “televizinho”, que consistia em reunir várias famílias de um mesmo bairro ou de uma mesma rua, no final da tarde e à noite, para assistir à televisão.

    José Carlos de Oliveira Torves. TVE-RS : governos × conselho. 2006, 144 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2006. p. 24-25.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Em uma sala estão duas mulheres sentadas, uma criança e outras duas pessoas sentadas. Atrás de uma das mulheres, está um senhor de terno e óculos de pé. Eles estão diante de uma pequena televisão com imagem preto e branco com tela em formato oval. A estrutura da TV é quadrada e na parte superior está a antena, dividida em duas hastes. Na parede atrás da TV está a porta e o relógio analógico de pêndulo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Família assistindo à televisão no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1950. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto a informação e explique o que era o “televizinho”.
  1. De acordo com o que você aprendeu, por que essa forma de assistir à televisão foi muito utilizada na década de 1950?

111

Imagem: Gráfico em barras verticais. Número de brasileiros com televisor na moradia (em milhões). No eixo vertical, está a Quantidade de brasileiros (em milhões) e no eixo horizontal está o ano. 1950: 2 milhões de brasileiros com televisores na moradia; 50 milhões de brasileiros sem televisores na moradia. 2018: 2002 milhões de brasileiros com televisores na moradia; 5 milhões de brasileiros sem televisores na moradia.  Fim da imagem.

Fonte: Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad). Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Interprete e relacione o gráfico com as informações da página anterior e responda: o acesso dos brasileiros aos televisores mudou entre 1950 e 2018? Explique.
  1. A televisão está presente no seu dia a dia? Em caso afirmativo, conte aos colegas como é a presença da televisão no seu cotidiano.
    1. Em que período(s) do dia você costuma ver televisão?
    1. A que tipos de programa você costuma assistir?
  1. Em casa, converse com um adulto de sua convivência e faça as seguintes perguntas ao seu entrevistado.

    • Qual é seu nome e sua idade?

    • Em que horário você assiste à televisão?

    • Que programas costuma assistir?

  1. Conte para os colegas as suas descobertas.

112

A INTERNET NO COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O uso da internet no Brasil é pesquisado por diversos órgãos, como o Comitê Gestor da Internet, por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Informação, responsável pelos dados a seguir.

Imagem: Fotografia. Plano aberto de uma cidade durante a noite. Há muitas construções e prédios iluminados. Sobre a fotografia há pontos iluminados que são ligados por linhas que formam uma grande rede em formato de teia e ilustrações de equipamentos eletrônicos com textos.  Ilustração. Uma tela de computador com texto em que está escrito: “3 em cada 10 crianças e adolescentes admitem que permanecem horas demais na internet.” Ilustração. Um roteador com texto na tela em que está escrito: “9 entre 10 crianças e adolescentes têm acesso à internet em casa, na escola ou em outros locais...”.  Ilustração. Um celular com texto na tela em que está escrito: “O uso da internet não pode atrapalhar as 8 a 9 horas diárias de sono, a convivência social e a prática de atividades físicas.”.  Ilustração. Um ipad com texto em tela em que está escrito: “Os recursos da internet mais utilizados por crianças e adolescentes são o envio de mensagens, a exibição de filmes e vídeos e o uso de jogos eletrônicos.”. Ilustração. Um computador com texto em tela em que está escrito: “9 entre 10 crianças acessam a internet pelo celular e apenas 3 acessam por meio de televisores, computadores ou tablets.”. Ilustração. Uma tela de celular em que está escrito: “Crianças e adolescentes de famílias mais pobres ou que vivem no campo têm menos acesso à internet.”.   Fim da imagem.

Fonte: Crianças e adolescentes conectados ajudam os pais a usar a internet, revela TIC Kids Online Brasil. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Disponível em: http://fdnc.io/frY. Acesso em: 27 jul. 2020.

113

  1. Que problemas são apontados pela pesquisa no acesso de crianças e adolescentes à internet?
  1. Na sua opinião, como esses problemas poderiam ser solucionados?

114

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Agora, você vai verificar sua aprendizagem. Responda às atividades a seguir em uma folha avulsa conforme orientação do professor.

  1. Classifique as frases a seguir, criando duas listas no caderno a partir dos grupos indicados.

    Griôs

    Aedos

    1. São originários da África.
    1. Viveram há cerca de 2.800 anos.
    1. Viveram na Grécia.
    1. Viveram desde centenas de anos até atualmente.
    1. Compunham cantigas e executavam coletivamente.
  1. Observe e interprete a imagem.
Imagem: Gravura. Um homem calvo sentado em uma poltrona que usa bata com toca, calça e que está descalço. Ele escreve em uma folha sobre um suporte.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura de cerca de 1200 que representa um monge copista europeu. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o nome da função representada na imagem?
  1. Descreva como era o trabalho dessa pessoa.
  1. Sobre as Actas Diurnas, responda às questões a seguir.
    1. Quais tipos de informação eram apresentados nas Actas?
    1. Onde eram expostas?
    1. Por que é importante a preservação desse tipo de documento?

115

  1. Sobre a produção de livros, classifique as frases a seguir, criando duas listas a partir dos períodos indicados.

    Antes da tipografia

    Depois da tipografia

    Maior quantidade de livros produzidos.

    Pequena quantidade de livros.

    Produção escrita era demorada.

    Maior rapidez na produção de livros.

  1. Cite duas mudanças entre os jornais produzidos há 200 anos e os produzidos atualmente.
  1. Sobre o acesso à televisão nos anos 1950, responda: o que eram os “televizinhos” e qual era o motivo desse fenômeno?
  1. Selecione um tipo de programa do rádio na década de 1940 e explique como ele funcionava.
  1. Cite um dos problemas referentes ao uso da internet pelas crianças e adolescentes.

    Autoavaliação

    Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

    Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

  1. Identifiquei algumas formas de comunicação oral entre os seres humanos?
  1. Compreendi as transformações nos meios de comunicação escrita ao longo do tempo?
  1. Aprendi sobre a importância da preservação de documentos?
  1. Participei ativamente dos trabalhos em grupo?