82

UNIDADE 3. Tecnologia, cotidiano e linguagens

Imagem: Fotografia. No interior de uma sala fechada e bastante ampla, pessoas trabalham em compridas mesas de madeira dispostas paralelamente, sendo duas distribuídas por cinco degraus. Em cada mesa há cerca de quatro computadores modernos, as cadeiras são de escritório e há cerca de 10 pessoas no espaço, a maioria utiliza o computador e algumas também manipulam celulares. Nas paredes da sala, há amplos telões. Do lado direito, é um painel único com uma paisagem da cidade do Rio de Janeiro e, no visor frontal, são diferentes imagens, como trechos de tráfego em vias. Fim da imagem.

LEGENDA: Sala de controle de operações de tráfego no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

83

Boxe complementar:

Primeiros contatos

  1. As pessoas retratadas na imagem estão utilizando aparelhos eletrônicos? Se sim, quais?

Fim do complemento.

84

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 9 e 10

Quais são os pontos de vista sobre as mudanças nas formas de trabalho?

CAPÍTULO 9. A automação e a vida cotidiana

Nas últimas décadas, diversos aspectos da nossa vida foram influenciados pelo processo de automação, em que determinadas atividades são executadas automaticamente por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos.

Observe uma foto que pode ser utilizada como fonte histórica para o estudo das atuais formas de produção industrial.

Imagem: Fotografia. Plano aberto de um amplo galpão onde há uma linha de montagem com latarias de automóveis sendo soldadas por grandes máquinas enfileiradas lado a lado. Fim da imagem.

LEGENDA: Linha de montagem de automóveis, na cidade de Shenyang, na China. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. O que está sendo produzido no local da foto?
  1. Em que país está localizada essa fábrica?
  1. No local retratado na fotografia, há presença de muitos trabalhadores?
  1. Como estão sendo produzidos os objetos?
  1. Na unidade federativa em que você vive, há empresas que utilizam esse sistema de produção? Se sim, o que elas produzem?

85

Nas últimas décadas, a automação se tornou cada vez mais presente nas empresas, como citado na reportagem a seguir.

Automação na produção de automóveis

As fábricas de automóveis foram as primeiras a empregar robôs de forma intensiva nas linhas de produção. Isso foi em meados dos anos [19]70.

Por isso, quando se fala em robôs na indústria hoje em dia, logo vem à mente aqueles enormes braços usados para transportar, encaixar e soldar peças com movimentos sincronizados .

Atualmente, porém, as tarefas desempenhadas pelos robôs na indústria automobilística vão muito além das ligadas à produção.

Agora, os robôs participam também do desenvolvimento dos novos modelos, dirigindo protótipos em avaliações de campo e realizando testes de qualidade dos mais diversos tipos.

Paulo Campo Grande. Robôs assumem lugar de engenheiros e aceleram desenvolvimento de um carro. Revista Quatro Rodas , 16 abr. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fsT. Acesso em: 8 jan. 2021.

Glossário:

Sincronizado: feito ao mesmo tempo; simultaneamente.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Interior de um veículo que apresenta máquinas manipulando os pedais na parte inferior do piso. Fim da imagem.

LEGENDA: Robôs testando automóvel. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto as informações para responder às questões.
    1. Quais fábricas foram as primeiras a usar robôs? Quando isso começou a acontecer?
    1. Quais eram as atividades feitas tradicionalmente pelos robôs? E quais são as novas atividades desempenhadas por eles?

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Automação: diferentes opiniões

A automação se caracteriza pelo uso de diferentes tipos de dispositivos automáticos, como computadores e robôs, na realização de tarefas antes realizadas pelos seres humanos.

As pessoas têm diferentes opiniões sobre o processo de automação da produção nas indústrias, como mostram os textos a seguir.

Texto 1

Celso Placeres [diretor de uma montadora de automóveis] ressalta as vantagens da robotização, como flexibilidade para fazer diferentes modelos em uma mesma linha sem riscos de troca de peças, garantia de qualidade e eficiência. O robô, por exemplo, “avisa” se há algum defeito no ponto de solda. O que opera na armação identifica se alguma medida da carroceria está fora da tolerância.

Placeres lembra que o avanço tecnológico não ocorre só com a robotização, mas também com um processo contínuo de digitalização. Um sistema simples, criado na própria fábrica, acende uma luz vermelha de alerta se o trabalhador colocar a mão na caixa errada para pegar peças indicadas pelo sistema digital para o carro que passa na linha [de montagem].

Cleide Silva. Indústria instala 1,5 mil robôs por ano. O Estado de S. Paulo , 14 ago. 2017. Economia, B4.

Imagem: Fotografia. Interior de um grande galpão que apresenta uma máquina robótica com longa haste na parte frontal e está rodeado por grandes pacotes, esteiras e divisórias com grades.  Fim da imagem.

LEGENDA: Braço robótico empregado em fábrica na Malásia. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Pelo que você leu no texto, o que significa robotização?
  1. Segundo Celso Placeres, quais são as vantagens da robotização?
  1. Além da robotização, que outra forma de avanço tecnológico ocorre nas empresas?

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Texto 2

É preocupante que a marcha da automação, ligada à tecnologia digital, venha a causar o deslocamento de muitas fábricas e escritórios e, ao fim, provocar desemprego em massa. [...]

No varejo, 53% das atividades são automatizáveis. Elas incluem gerenciamento de estoques, embalagem de objetos, manutenção do registro de vendas, contabilidade e coleta de informações de clientes e produtos.

[...] poderiam ser substituídos os gestores médios, vendedores, repórteres, jornalistas e locutores, contadores e médicos.

Martin Khor. A nova onda de automação e suas consequências. Outras Palavras , 17 mar. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fZ6. Acesso em: 19 jan. 2021.

Glossário:

Contabilidade: setor da empresa responsável pelo controle de recebimentos e de pagamentos.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Plano aberto de um espaço público onde estão muitas pessoas que formam uma extensa fileira. São homens e mulheres adultos que estão com bolsas e mochilas. Fim da imagem.

LEGENDA: Fila de desempregados no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Interprete e relacione as informações dos dois textos lidos.
    1. Explique o que eles têm de semelhante.
    1. E o que esses textos têm de diferente? Explique.

      Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. O professor vai dividir a turma em dois grupos: um será favorável à automação da produção e o outro será contrário à automação. Retomem os textos apresentados e investiguem em jornais e na internet mais informações sobre o assunto para preparar os argumentos que utilizarão no debate.

88

Automação no cotidiano

Além das fábricas, a automação – também chamada de automatização – está presente em muitos elementos do nosso cotidiano.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia em voz alta um dos trechos do texto.

    Tarefas do dia a dia

    A verdade é que ela [a automação] está em todos os lugares, nas tarefas mais simples do dia a dia. E ela facilita tanto a nossa vida que, muitas vezes, nem notamos que algo já foi automatizado.

    [...]

Imagem: Fotografia. Destaque da mão de uma pessoa que está diante de um caixa eletrônico. Fim da imagem.

LEGENDA: Caixa eletrônico, que permite fazer transações bancárias e pagar contas automaticamente. FIM DA LEGENDA.

Pegar o elevador

Primeiro, você aperta um botão em qualquer andar, então um computador entende o comando e direciona um elevador especificamente para o lugar em que você está (uma automatização). Você entra e, depois, a porta se fecha sozinha assim que todos já estão no elevador (outra automatização). As pessoas apertam o botão do andar desejado e o elevador para no lugar certo, sem necessidade de manobras manuais (mais uma).

[...]

Imagem: Fotografia. Destaque da mão de uma pessoa que manipula botões de um elevador. Fim da imagem.

LEGENDA: Botões dos elevadores, que funcionam de forma automatizada. FIM DA LEGENDA.

89

Andar de transporte público

Grande parte das cidades brasileiras adota um sistema eletrônico de pagamento de passagens. Em São Paulo, o Bilhete Único, que funciona no ônibus, trem e metrô, é um cartão [...] que pode ser carregado pelo smartphone . Se você não tiver um aparelho compatível, há máquinas automáticas de recarga espalhadas pela cidade que aceitam cartões de débito.

Imagem: Fotografia. No interior de um ônibus, destaque da mão de uma pessoa que aproxima um cartão de plástico de um aparelho eletrônico. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa usando bilhete eletrônico em ônibus do município de Fortaleza, no estado do Ceará. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Assistir a um filme no cinema

[...] boa parte das redes de cinemas já digitalizou suas salas. Então, é só dar o play no arquivo digital (ou melhor, programar o sistema para dar o play automaticamente no horário da sessão) e deixar que as pessoas comam a pipoca. [...]

Paulo Higa. 5 tarefas do dia a dia que já têm automação e você não percebeu. Tecnoblog . Disponível em: http://fdnc.io/fZ8. Acesso em: 18 jan. 2021.

  1. Elabore uma produção de escrita sobre a presença da automação no cotidiano. Siga os passos abaixo.
    • Defina a personagem central e as demais personagens.
    • Inclua na história os elementos automatizados estudados – elevador, bilhete eletrônico de transporte e cinema digital – e outros elementos automatizados do seu cotidiano que julgar pertinentes.
    • Crie situações em que esses elementos automatizados parem de funcionar e as personagens da história precisem criar formas alternativas de realizar suas atividades.

90

Inteligência artificial

Nas últimas décadas, os pesquisadores têm desenvolvido uma área de estudo chamada Inteligência Artificial (IA).

Inteligência artificial

São várias as definições da IA [Inteligência Artificial]. Uma delas a descreve como a atividade dedicada a tornar as máquinas inteligentes [...]. Uma descrição mais simples seria: é uma área multidisciplinar cujo objetivo é automatizar atividades que requerem inteligência humana. [...]

[São exemplos de IA] A automação de processos, que são operados por “robôs” na indústria; sistemas inteligentes analisam imagens para reconhecer padrões e auxiliar os médicos na tomada de decisão de diagnósticos; os assistentes pessoais [...] que interagem com o usuário de smartphones ; os jogos digitais que aprendem o comportamento do jogador; os veículos autônomos e muitas outras tecnologias que fazem parte de nosso dia a dia.

Charles Prado. A era da inteligência artificial. Revista Ciência Hoje , 24 dez. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fZ9. Acesso em: 18 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Em primeiro plano, destaque da mão de uma pessoa que manipula um controle remoto de videogame. Ao fundo, um monitor amplo com a imagem de um estádio de futebol. Fim da imagem.

LEGENDA: Jogos digitais que aprendem o comportamento do jogador são exemplos de inteligência artificial. FIM DA LEGENDA.

  1. Segundo o texto, o que é Inteligência Artificial (IA)?
  1. Liste os exemplos de inteligências artificiais citados no texto.
  1. Em casa, reconte para um adulto de sua convivência o que você entendeu sobre a Inteligência Artificial.

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Explorar fonte histórica visual

Os desenhos, os livros e os filmes de ficção científica exploram desde há muito tempo o tema do desenvolvimento tecnológico e a presença intensa das máquinas e dos robôs em nosso cotidiano. Essa presença também tem sido representada em quadrinhos publicados na imprensa, como o reproduzido a seguir.

Imagem: Quadrinho. É composto por dois quadros e apresenta um grupo de robôs. Q1: Legenda: “APÓS A INEVITÁVEL GUERRA, AS MÁQUINAS DOMINARAM OS HUMANOS E SE APOSSARAM DO PLANETA”. Há uma pilha de pessoas desacordadas e um robô que está em um piso mais alto que os demais e exclama: “É TUDO NOSSO!”. Q2: Continuação da legenda: “MAS DESISTIRAM PORQUE NÃO CONSEGUIRA USAR O TOUCHSCREEN”. Destaque para três robôs: o primeiro utiliza um celular e diz: “ANDA, MEXE!”. O segundo também segura um aparelho e exclama: “ESPERA, ACHO QU CONSEGUI!”. E o terceiro apoia no ombro do colega e aconselha: “ESQUECE, CARA.”.  Fim da imagem.

Observação:

Palavra destacada no glossário: Touchscreen

Fim da observação.

LEGENDA: A revolução das máquinas, charge de Raphael Salimena, de 2015. FIM DA LEGENDA.

Glossário:

Touchscreen: tela sensível ao toque.

Fim do glossário.

  1. Localize e retire dos textos e dos desenhos dos quadrinhos as informações para responder às questões abaixo.
    1. No primeiro quadrinho, o que aconteceu com os seres humanos?
    1. Que situação engraçada foi criada no segundo quadrinho?

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você considera que as situações criadas e representadas no primeiro e no segundo quadrinho poderiam ocorrer? Por quê?
  1. No caderno, elabore um quadrinho sobre o uso da tecnologia pelas pessoas nos dias de hoje. Defina as personagens e suas características, além do local e do tempo em que se passa o fato. Mostre aos colegas seu quadrinho.

92

CAPÍTULO 10. Mudanças no trabalho

Ao longo do tempo, os seres humanos desenvolveram diferentes atividades econômicas, como a agricultura e a pecuária.

Criado pelos povos antigos, o artesanato cresceu muito nas cidades europeias há cerca de quinhentos anos.

Artesanato

Atividade produtiva individual ou de pequenos grupos de pessoas em que o trabalhador é dono dos meios de produção e do produto de seu trabalho. No artesanato, usam-se instrumentos de trabalho rudimentares, a divisão do trabalho é elementar (o artesão executa todas ou quase todas as etapas da produção) e a produção pode destinar-se ao consumo próprio ou ao mercado.

Paulo Sandroni (org.). Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: BestSeller, 1999. p. 33. Disponível em: http://fdnc.io/fZb. Acesso em: 20 jan. 2021.

Glossário:

Meios de produção: elementos necessários à produção, como matéria-prima e instrumentos.

Rudimentares: simples.

Fim do glossário.

  1. Copie e complete no caderno o esquema sobre o artesanato.

    ARTESANATO

    Quantidade de pessoas

    Tipo de instrumento

    Como é a divisão do trabalho

    A quem se destina a produção

  1. Em casa, converse com um adulto para obter informações sobre a presença do artesanato em sua localidade.
    1. Há pessoas que exercem o artesanato?
    1. Se sim, que tipos de produtos elas produzem?
    1. Quais materiais elas utilizam na própria produção?
    1. Há locais específicos em que elas vendem seus produtos?

93

Explorar fonte histórica visual

O trabalho dos antigos artesãos pode ser estudado por meio de imagens produzidas em outros tempos, como estas de 1425.

Imagem: A. Gravura. Um senhor grisalho, de barba e longa bata está sentado e costura uma roupa em seu colo. Ao seu lado, uma bancada com tesoura e caneta. Ao fundo, uma arara com duas peças de roupa penduradas. Há uma pequena inscrição na parede.  Fim da imagem.
Imagem: B. Gravura. O senhor está de pé e trabalha diante da bancada. Ele manipula um pedaço de madeira. Ao redor, há dois pequenos móveis de madeira. Na parede, ao fundo, há uma pequena serra pendurada e uma pequena inscrição.  Fim da imagem.

LEGENDA DAS IMAGENS: Gravuras de 1425 representando artesãos. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são os instrumentos e os materiais de trabalho do artesão representado na imagem A?
  1. Identifique um instrumento e um material de trabalho relacionado ao artesão representado na imagem B.
  1. O artesão representado na imagem A é chapeleiro, alfaiate ou sapateiro?
  1. O artesão representado na imagem B é pedreiro, ferreiro ou marceneiro?

94

Grandes mudanças

No final do século XVIII, na Inglaterra, tiveram início diversas mudanças na forma de produção de bens, que, aos poucos, alcançaram outros países.

Essas mudanças estavam ligadas ao desenvolvimento de máquinas complexas, como o tear mecânico, que permitiam o aumento da produção e exigiam menos trabalhadores.

Além disso, nessa época foram criadas as primeiras fábricas ou indústrias, enormes galpões onde se instalavam máquinas grandes e complexas e era possível reunir centenas de trabalhadores.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Interior de um grande galpão onde mulheres trabalham em grandes máquinas de tear. As estruturas vão do chão ao teto e as linhas são presas e esticadas no vão. Do lado direito, um corredor com caixas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres trabalhando em teares mecânicos de fábrica de tecidos, em Londres, na Inglaterra. Foto de 1932. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto informações sobre as mudanças ocorridas na Inglaterra no século XVIII de acordo com os itens a seguir.
    1. Tipo de máquinas.
    1. O que essas máquinas permitiam em relação à produção de bens.
    1. Locais de trabalho.
    1. O que esses novos locais de trabalho possibilitavam.

95

Boxe complementar:

Você sabia?

A maioria das máquinas instaladas nas fábricas criadas nos séculos XVIII e XIX era movida por motores a vapor. Elas foram desenvolvidas por diversos inventores. Contudo, a invenção da máquina a vapor é atribuída ao britânico James Watt (1736-1819), que aperfeiçoou, em 1776, os modelos desenvolvidos por seus antecessores.

A máquina a vapor funcionava da seguinte forma:

  • colocava-se água em um grande recipiente chamado caldeira;
  • a água da caldeira era aquecida pela queima de carvão;
  • após o aquecimento, a água se transformava em vapor;
  • o vapor seguia por uma tubulação até a máquina;
  • a força do vapor canalizado movimentava as engrenagens das máquinas ligadas à caldeira.

    Imagem: Fotografia. Interior de uma sala ampla com pé direito alto e quadros na parede onde está uma grande máquina ao centro. Ela apresenta três pares de barras laterais com uma estrutura pendular ligada a fios no vão entre as barras. Do lado direito, há duas grandes roldanas. Fim da imagem.

    LEGENDA: Máquina a vapor construída em Londres, na Inglaterra, em 1859. FIM DA LEGENDA.

    Em 1804, o britânico Richard Trevithick (1771-1833) criou a locomotiva a vapor, máquina que usava o vapor para impulsionar trens. Com o aumento da velocidade, os trens se tornaram um importante meio de transporte de pessoas e de mercadorias.

Fim do complemento.

96

Explorar fonte histórica oral

Leia um trecho do depoimento do senhor Amadeu Bovi, que nasceu em 1906 e começou a trabalhar quando era criança. Nessa época, o trabalho infantil era permitido a partir dos 12 anos de idade, mas muitas crianças, como Amadeu, trabalhavam com 8 ou 9 anos. Atualmente, as leis brasileiras proíbem o trabalho de crianças e jovens menores de 16 anos, exceto como aprendizes a partir dos 14 anos, e determinam o direito das crianças de brincar e de estudar.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia em voz alta um trecho do depoimento do senhor Amadeu.

    Depoimento do senhor Amadeu Bovi

    Nas férias da escola, eu ia levar almoço pro meu mano e ficava apreciando a turma que trabalhava, as máquinas de estampar placas de automóveis, carroças, bicicletas. Gostei muito e pedi para aprender. Nesse mês de férias aprendi e me convidaram para trabalhar nesse setor [...].

    Nessa seção, fazíamos placas de metal, de bronze, datadores , carimbos; a maior parte dos trabalhos era feita à mão. A gente fazia um desenho na placa (por exemplo: DR. FULANO DE TAL), depois cortávamos o metal de acordo com o desenho, preparávamos o metal [...].

    Nesse tempo, às sete e meia da manhã era a entrada; às onze e meia o almoço; ao meio-dia e meia a volta e às cinco horas a saída. Quem não respeitava o horário tinha que enfrentar uma multa. Havia muito extraordinário, horas em que a gente trabalhava depois que tinha terminado as horas do dia. Trabalhávamos até meia-noite.

    Ecléa Bosi. Memória e sociedade : lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. p. 133-135.

    Glossário:

Datador: espécie de carimbo que marca as datas.

Fim do glossário.


  1. Qual é o nome do depoente? Em que ano ele nasceu?
  1. O que era fabricado na indústria onde ele trabalhava?
  1. A maior parte do trabalho era feito por máquinas ou à mão?

97

  1. Escreva em seu caderno os horários de trabalho de Amadeu Bovi.
    1. Entrada na fábrica.
    1. Almoço.
    1. Volta ao trabalho.
    1. Saída do trabalho.
    1. Saída do trabalho extraordinário.
  1. Agora, vamos descobrir quanto tempo o senhor Amadeu trabalhava por dia quando tinha “extraordinário”. Para isso, faça o que se pede.
    1. Some as horas entre a entrada e a saída do trabalho extraordinário.
    1. Subtraia uma hora de almoço.
    1. Você considera que essa quantidade de horas de trabalho por dia é adequada para as pessoas? Por quê?
  1. Observe a imagem abaixo e, em seguida, responda às questões.
Imagem: Fotografia. Um menino e uma menina uniformizados e com mochila nas costas caminham em direção a um portão aberto na fachada de um prédio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Alunos chegando em escola pública no município de Itaparica, no estado da Bahia. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Que direito das crianças está retratado na foto?
  1. Será que no Brasil atual ainda existem crianças que trabalham?

98

Tempo, tempo...

Desde o tempo em que o senhor Amadeu começou a trabalhar na fábrica de placas de automóveis, a forma de produção mudou muito.

A maneira de identificação das placas com letras e números também mudou. Essa mudança foi indicada com o uso de cores diferentes na linha do tempo a seguir.

Imagem: Ilustração. Destaque de uma estrada com pista dupla que apresenta uma linha do tempo com alternância de dez anos e que vai de 1910 a 2020. De alguns intervalos de tempo parte uma indicação para fotografias.   Fotografia em preto e branco. Na rua, destaque de dois carros antigos estacionados. São escuros, apresentam pneus finos, estepe na lateral próximo à porta, faróis em destaque e redondos. A parte frontal é comprida e a região dos assentos tem formato quadrado. O primeiro carro é coberto e o segundo está sem o capô.   Fotografia em preto e branco. Diante da fachada de prédio, uma mulher de pele clara, e longo casaco está de pé ao lado de um veículo escuro com faróis pequenos redondo e parte frontal comprida.  Fotografia. Na rua, destaque da parte traseira de um carro com lateria em linhas retas, duas portas, cor bege, placa amarela e faróis retangulares.   Fotografia. Na rua, um carro prata, com linhas curvas, quatro portas, placa cinza e faróis retangulares.      Fim da imagem.

99

  1. O que mudou no sistema de produção de placas entre 1901 e 2020?

100

Jornada de trabalho

Assim como o senhor Amadeu, muitos trabalhadores, em diferentes momentos da história, tiveram extensas jornadas de trabalho.

Brasil: mudanças nas jornadas

Os operários eram submetidos a jornadas de 10 a 12 horas, muitas vezes acrescidas de horas-extras. [...]

Em 4 de maio [de 1932], o presidente [Getúlio Vargas] baixou o decreto 21.364, que instituiu a jornada de oito horas diárias e 48 horas semanais na indústria. [...]

A Constituição de 1988 estabeleceu um novo patamar para a jornada de trabalho, ao determinar que “a duração do trabalho normal não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais [...]”.

Jornada de trabalho de 8 horas na indústria completa 75 anos. Senado Notícias, 3 maio 2007. Disponível em: http://fdnc.io/fZe. Acesso em: 20 jan. 2021.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Em um grande galpão com muitas janelas, mulheres de vestido trabalham em máquinas com muitos carretéis de linhas.  Em primeiro plano, uma delas está sentada e opera uma máquina. Logo atrás, quatro mulheres estão de pé e operam máquinas maiores. Uma delas observa de longe. Ao fundo, homens próximos de outro maquinário.  Fim da imagem.

LEGENDA: Operárias na Tecelagem Mariângela, no município de São Paulo, no estado de São Paulo. Foto da década de 1920. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto as informações para responder às questões a seguir.
    1. Qual era a jornada de trabalho antes e depois de 1932?
    1. Como ficou a jornada de trabalho após a Constituição de 1988?

101

Atualmente, cada país tem leis específicas definindo a jornada semanal máxima de trabalho, como representado no mapa.

Imagem: Mapa. Jornada semanal de trabalho no mundo. Apresenta as linhas imaginárias, os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, os continentes e a jornada de trabalho em horas nos diferentes territórios. Na França e Chade: 35 a 39 horas. Na América Central, em países como México, Belize, Nicarágua e Guatemala; na América do Sul, países como Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina; na África, países como Tunísia e Moçambique; Na Ásia, Israel, Tailândia, Camboja, Malásia, Laos, Vietnã e Filipinas: 48 horas. Em países da América do Sul, como Venezuela, Brasil, Chile; na África, Marrocos, República Democrática do Congo, Angola, Namíbia, África do Sul e Tanzânia: 41 a 46 horas. E América do Norte; Equador, na América do Sul; Na África, Argélia, Mali, Mauritânia, Níger, Burkina Fasso, Benin, Costa do Marfim, Camarões, Egito, Gabão e Madagascar; na Europa, Portugal, Espanha, Itália, países do leste e norte europeu, incluindo toda Rússia, na Ásia, também Mongólia, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Indonésia e Singapura: 40 horas.  No Quênia, no continente africano: Mais de 48 horas. Em países no norte europeu, como Irlanda, Reino Unido e Alemanha; na África, a Nigéria; na Ásia, Índia, Paquistão e Bangladesh; e em toda Oceania: Sem limite legal.  No canto inferior, a rosa dos ventos e a escala: 2.330 km. Fim da imagem.

Fonte: Mapa mostra a jornada de trabalho em cada país do mundo. O Tempo, 8 jul. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fZg. Acesso em: 20 jan. 2021.

  1. Observe o mapa e pesquise o nome de um país para cada jornada de trabalho citadas a seguir.
    • Entre 35 e 39 horas.
    • De 40 horas.
    • Entre 41 e 48 horas.
    • De 48 horas.
    • De mais de 48 horas.
    1. A jornada semanal máxima de trabalho no Brasil é maior ou menor que em Portugal?

Boxe complementar:

Você sabia?

Em de maio de 1886, os trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram manifestações pela diminuição da jornada de trabalho de 17 para 8 horas. Por isso, o dia de maio passou a ser comemorado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, como o Dia do Trabalhador.

Fim do complemento.

102

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 9 e 10

Avaliação de processo de aprendizagem

Agora, você vai verificar sua aprendizagem. Responda as atividades a seguir em uma folha avulsa conforme orientação do professor.

  1. Observe as imagens.
Imagem: A. Fotografia. Em um local fechado, destaque de grandes maquinários robotizados que trabalham lado a lado diante de esteiras. Fim da imagem.

LEGENDA: Robô empregado na linha de produção de uma fábrica em Taicang, na China. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografia. Em meio a uma plantação, destaque de um trator que é ligado a duas grandes caçambas. Ao seu lado, uma máquina robusta e alta despeja a colheita no coletor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita mecanizada no município de Pederneiras, no estado de São Paulo. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Estas imagens podem ser classificadas como fontes históricas orais ou visuais?
  1. Qual das imagens retrata a automação na agricultura? E qual retrata automação na indústria?
  1. Leia as informações sobre a jornada de trabalho no Brasil em diferentes tempos.

    8 horas diárias e 48 semanais.

    10 a 12 horas diárias.

    8 horas diárias e 44 semanais.

  1. Antes de 1932.
  1. Entre 1932 e 1988.
  1. Após 1988.

103

  1. Atualmente, o Brasil possui a menor jornada de trabalho no mundo?
  1. Liste duas mudanças que impactaram o mundo do trabalho ocorridas na Inglaterra no século XVIII.
  1. Leia o trecho de uma fala do professor Pedro Henrique Melo Albuquerque, da Universidade de Brasília, sobre a automação no Brasil.

    Se todos os cenários que analisamos forem confirmados, a expectativa é de que 54% das 2.062 profissões formais no país podem ser substituídas por robôs ou programas de computador até 2026. Isso representa cerca de 30 milhões de vagas.

    Nelson Clio. Impactos da automação terá repercussão no mercado de trabalho. Estado de Minas, 11 fev. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fZh. Acesso em: 20 jan. 2021.

    • Segundo o professor Pedro Henrique, a automação nas empresas será grande ou pequena? Justifique.
    1. Identifique dois exemplos da presença da automação no cotidiano das pessoas.

      Autoavaliação

      Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

      Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com umas das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

    1. Identifiquei a jornada de trabalho dos brasileiros em três momentos da história e comparei com outro país?
    1. Interpretei as fontes históricas visuais e orais facilmente?
    1. Reconheci as mudanças no trabalho ao longo do tempo?
    1. Li os textos com facilidade?
    1. Identifiquei a presença da automação nas empresas e no cotidiano das pessoas?

104

DESAFIO À VISTA!

Capítulos 11 e 12

Quais são as diferentes linguagens utilizadas pelos seres humanos?

CAPÍTULO 11. As diferentes linguagens

Os seres humanos podem utilizar diversas formas para se comunicar, isto é, expressar emoções e relatar acontecimentos. Nessa comunicação, são utilizadas diferentes linguagens.

Imagem: Ilustração. Destaque de cruzamentos de uma cidade que apresenta vias asfaltadas com carros, fachadas de estabelecimentos com grandes letreiros, como “HOSPITAL”, “SUPERMECADO”, “PARQUE”, “BIBLIOTECA”, “POSTO DE SAÚDE” e “ESCOLA”. Em uma das ruas, atrás de uma calçada, há um grande outdoor no qual está escrito “PASSE O VERÃO NA PRAIA”, com imagem da faixa de areia e guarda-sóis. Nas vias também têm placas de trânsito, uma delas está em frete ao hospital e mostra a indicação “20 km/h” e um sinal de proibitivo sobre a silhueta de uma buzina. Do outro lado da rua está uma banca, onde há jornais impressos dispostos na vitrine. A manchete diz “TIME DE FUTEBOL DA CIDADE GANHA CAMPEONATO”. Na esquina do parque, próximo ao posto, há três crianças fazendo malabares. Na calçada da escola, caminham duas crianças uniformizadas com mochilas e, na esquina, há duas placas que sinalizam os nomes das ruas.  Fim da imagem.

Observação: Representação ilustrativa fora de escala e proporção. Fim da observação.

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  1. Identifique cinco formas de comunicação representadas na imagem.
  1. Em casa, leia em voz alta para um adulto de sua convivência, três nomes de locais que aparecem na imagem.

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Os tipos de linguagem

Ao longo da história, os seres humanos desenvolveram diferentes linguagens para se comunicar. Essas linguagens podem ser classificadas em dois tipos principais: linguagens verbais e linguagens não verbais.

Leia no quadro a seguir alguns exemplos de tipos de linguagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Linguagens verbais

Utilizam palavras para a comunicação.

Linguagem oral

Linguagem escrita

Diálogos, músicas, cantigas, depoimentos, entre outros.

Livros, jornais, textos da internet, nomes de locais públicos e privados, entre outros.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Linguagens não verbais

Não utilizam palavras para a comunicação.

Linguagem visual

Linguagem corporal

Pinturas, fotografias, caricaturas, entre outros.

Gestos, expressões faciais, danças, entre outros.

No dia a dia, essas linguagens podem aparecer interligadas em uma mesma mensagem, como no caso de um cartaz que inclui uma fotografia (linguagem visual) e textos escritos (linguagem escrita). Nessas situações, são chamadas de linguagens mistas.

Boxe complementar:

Você sabia

A maioria dos pesquisadores considera que os seres humanos criaram a linguagem oral há cerca de 50 mil anos, mas alguns acreditam que isso ocorreu muito antes, há 500 mil anos.

A linguagem oral facilitou a comunicação entre os membros do grupo, permitindo a troca de informações sobre os frutos disponíveis para a coleta, os rios com maior quantidade de peixes, os animais que poderiam ser caçados e aqueles que poderiam atacar à noite.

Por isso, a criação da linguagem oral é considerada uma das grandes conquistas dos seres humanos.

Fim do complemento.

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  1. Classifique cada imagem a seguir de acordo com o tipo de linguagem que ela representa.
Imagem: A. Fotografia. Destaque de um poste com placas do encontro de duas ruas: Artur Bernardes e Tiradentes. Fim da imagem.

LEGENDA: Placa no município de Bandeirantes, no estado do Mato Grosso do Sul. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: B. Fotografia. Em um espaço aberto, um grupo de cinco pessoas, homens e mulheres, se apresenta. Todos seguram pequenas sombrinhas coloridas e usam tênis. Os rapazes usam camiseta regata e shorts e as meninas usam regata e saia curta rodada e volumosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de frevo, no município de Recife, no estado de Pernambuco. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: C. Uma mulher de camiseta de frio e mochila nas costas fotografa com uma câmera profissional. Ao fundo, morro e cidade.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fotógrafa no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: D. Cartaz. Em um fundo azul, apresenta no cabeçalho a informação “CRIANÇA NÃO DEVE TRABALHAR. INFÂNCIA É PARA SONHAR”. Abaixo, uma garota sobrevoa uma praça segurando balões, pipa, livro, aquarela e foguete amarrados em linhas. Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz da campanha de conscientização contra o trabalho infantil, de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: E. Fotografia. Uma menina canta em um microfone no pedestal. Fim da imagem.

LEGENDA: Cantora se apresenta no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

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Alfabetos

Para facilitar a comunicação por meio da linguagem, diversos povos antigos criaram alfabetos, sistemas de escrita compostos de símbolos que representam sons.

  1. Quando solicitado pelo professor, leia em voz alta o trecho referente a um dos alfabetos.

    Fenício

    Eram 22 signos, ou letras, que permitiam a elaboração da representação fonética de qualquer palavra, o que tornava a comunicação mais prática. Seus símbolos formavam letras e palavras que eram lidas da direita para a esquerda. Séculos depois, o alfabeto fenício se tornou o principal modelo de escrita para as civilizações clássicas, como gregos e romanos. [...]

Imagem: Ilustração. Um quadro que apresenta 22 símbolos dispostos ao lado de letras em caixa alta e indicações gráficas. Os símbolos estão divididos em três colunas, duas com oito linhas e uma com seis. Dentre as correspondências estão um sinal de fecha aspas, B, G, D, H, W, Z, H com pequeno ponto embaixo, T com pequeno ponto embaixo, Y, K, L, M, N, S, abre aspas, P, S com pequeno ponto embaixo, Q, R, S com um acento circunflexo ao contrário acima dele, e T. Fim da imagem.

LEGENDA: Alfabeto fenício. FIM DA LEGENDA.

Grego

Os gregos acrescentaram sons da sua língua ao alfabeto fenício e adotaram um sistema com 24 letras, entre vogais e consoantes. Eles também mudaram a direção da escrita, agora da esquerda para a direita.

Esse alfabeto foi fundamental para o mundo moderno e seu sistema ainda é aplicado nas comunidades gregas pelo mundo. [...]

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Imagem: Ilustração. Um quadro que apresenta 24 símbolos dispostos em cinco linhas e cinco colunas dentro de quatros menores. Dentro de cada um, há um símbolo em caixa alta, seu correspondente em caixa baixa e por escrito. Do lado esquerdo para o direito, linha por linha: alpha, beta, gamma, delta, épsilon, zeta, eta, theta, lota, kappa, lambda, um, u, x, omicron, pi, rho, sigma, tau, upsilon, phi, chi, psi, omega.  Fim da imagem.

LEGENDA: Alfabeto grego. FIM DA LEGENDA.

Latino

O alfabeto latino deriva do alfabeto grego. Criado pelos romanos, esse sistema acompanhou a expansão do Império Romano [...], o que o tornou a base de todos os alfabetos da Europa Ocidental.

Atualmente, o alfabeto latino tem 26 letras, mas, como diversas nações o adotaram para escrever sua própria língua, fizeram algumas adaptações de acordo com a fonética. O idioma alemão, por exemplo, passou a usar o trema (ü). Já o português e o francês acrescentaram a cedilha (ç) e o til (~).

Alessandra Mello. Fenício, grego e latino: conheça a origem de três dos principais alfabetos. Universidade Católica de Brasília . Disponível em: http://fdnc.io/fZk. Acesso em: 20 jan. 2021.

  1. Localize e retire dos textos as informações sobre o nome de cada alfabeto antigo que possuía 26, 22 e 24 letras, respectivamente.
  1. Sobre o alfabeto utilizado no Brasil, responda às questões.
    1. Tem quantas letras?
    1. É escrito da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita?

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CAPÍTULO 12. Os povos e as linguagens

Além de realizar pinturas em diversas superfícies – rochas, madeira, tecido, entre outras –, alguns povos também realizam pinturas nos próprios corpos, chamadas de pinturas corporais.

Imagem: Fotografia. Um menino indígena está de pé sem camisa e come uma maçã. Ele tem cabelo liso preto e comprido, olhos ligeiramente puxados, pele parda, usa adereços com linhas nos braços e na cintura e tem e tem o corpo pintado com tinta preta. Fim da imagem.

LEGENDA: Criança com pintura corporal do povo kuikuro, no Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem indígena está com a cabeça baixa, tem parte do cabelo pintado de vermelho, o rosto pintado com linhas pretas e o tórax com pinturas das duas cores. Usa adereço de linhas nas orelhas, pescoço e braços.  Fim da imagem.

LEGENDA: Homem com pintura corporal do povo wauja, no Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso. Foto de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. A partir da observação e interpretação das imagens, responda às questões a seguir.
    1. Quais materiais você imagina que foram utilizados para a realização dessas pinturas corporais representadas nas imagens?
    1. Quais são os possíveis significados dessas pinturas?

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  1. Leia a reportagem.

    Pinturas indígenas apresentam a identidade de cada povo

    Esses povos carregam no rosto a identidade. A pintura corporal tem tanto sentido para os indígenas que expressa o que o indivíduo representa no grupo e até o estado civil. A pintura mais comum que define os traços é feita de urucum e jenipapo.

    “Pegamos o jenipapo e ralamos. Com o caldo que se forma fazemos as pinturas. Já com o urucum a gente tira os caroços e vai fazendo uma pasta que dá esse vermelho”, explica o indígena Mangagá Pataxó. [...]

    As pinturas são diferentes para cada ocasião, como comemorações ou rituais sagrados. Existem também desenhos que demonstram sentimentos desde os mais felizes até os de revolta e indignação pelos diversos problemas enfrentados pelos povos. A pintura de onça no rosto simboliza indígenas guerreiros e também amor e paz. “Geralmente a gente usa porque é nossa cultura”, diz Uinatam Pataxó. [...]

    Dependendo do tamanho do desenho e da quantidade de tinta, a pintura pode ficar no corpo por até quatro dias. Cada povo tem sua própria pintura, elas nunca são iguais. Segundo o cacique da etnia kuikuro, Yacalu Kuikuro, é como se fosse a roupa dos indígenas. “Vem de muitos anos. A pintura é roupa para gente.”

    Pinturas indígenas apresentam a identidade de cada etnia nos JMPI. G1 , 29 dez. 2015. Disponível em: http://fdnc.io/3pH. Acesso em: 20 jan. 2021.

    1. Interprete e relacione as informações do texto com as hipóteses que você levantou na página anterior. Explique se essas informações confirmaram suas hipóteses sobre:
      • os materiais utilizados nas pinturas corporais indígenas;
      • o significado das pinturas corporais indígenas.
      1. Explique o que você entende a partir da leitura da frase: “Vem de muitos anos. A pintura é roupa para gente”.
      1. Até quantos dias a pintura pode permanecer no corpo?
      1. Que tipos de sentimento as pinturas podem expressar?
      1. Que material é mais utilizado para obter a cor vermelha?

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O cordel

Algumas formas de comunicação criadas pelos seres humanos ao longo do tempo utilizam tanto a linguagem oral quanto a escrita para expressar diferentes situações.

O cordel, por exemplo, é um tipo de poema que pode ser apresentado oralmente, muitas vezes acompanhado de viola. Ele também pode ser escrito, impresso em folhetos e ilustrado com gravuras e é composto de palavras que rimam, isto é, têm som semelhante. O cordel recebe esse nome porque, em alguns locais, é pendurado em varais de corda.

Um cordel sobre leitura

Vou armar esse cordel

De um jeito diferente

Pois eu já falei de fábulas

Ou então do sertão quente

Mas de livros, digo agora

Monto rimas sem demora

Ofereço esse presente.

Livros em bibliotecas

Lá dos bairros ou escolares

Livros em casa de pobre

Ou de quem come manjares

O dinheiro não importa

Que agora eu abro a porta

Livros em todos os lugares.

Quero livros na estante

Ou então na cabeceira

Quero livros na cozinha

Livro sério ou brincadeira

Livro caro ou bem barato

Na cidade ou no mato

Menos livro na fogueira.

Livro existe com leitura

Cada página, uma história

Livro existe se contando

Com ou sem dedicatória

Fino, grosso, grosso ou fino

Para adulto ou menino

Ler um livro é uma vitória.

César Obeid. Um cordel sobre leitura. Acervo de literatura de cordel . Prefeitura de São Paulo: Cultura, 2 jul. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/fZm. Acesso em: 20 jan. 2021.

Imagem: Capa de livro. Na parte superior está o título em destaque “UM CORDEL SOBRE LEITURA”, seguido da autoria de “CÉSAR OBEID”. Abaixo, uma ilustração de um beija-flor se alimentando de uma flor e o sol ao fundo. No rodapé, a informação “LITERATURA DE CORDEL”. Fim da imagem.

LEGENDA: Capa do livro Um cordel sobre leitura, de César Obeid. FIM DA LEGENDA.

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  1. O cordel é uma forma de linguagem oral ou escrita? Explique.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Agora vocês vão fazer uma produção de escrita no formato de cordel. Sigam os passos a seguir.
    1. Escolham um tema para ser desenvolvido.
    1. Listem duplas de palavras que rimam e que podem ser utilizadas para o desenvolvimento do tema.
    1. Escrevam o cordel no caderno e façam um desenho para ilustrá-lo.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Apresentem o cordel para os colegas.

      Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda do professor, você e os colegas vão organizar um sarau poético na escola. Sigam os passos abaixo.
    • Definir a data e o local (biblioteca, pátio etc.), pensando na estrutura necessária para o evento.
    • Combinar com os colegas se os poemas serão de composição própria, de outros autores ou as duas coisas.
    • Confeccionar convites para a comunidade escolar: colegas de outras turmas, pais, professores e outros funcionários.
    • Propor o registro da atividade por meio de filmagem, gravação ou fotografias.
    • No dia combinado, faça a leitura em voz alta do cordel que você produziu ou selecionou.
Imagem: Fotografia. No interior de uma sala de aula, quatro crianças uniformizadas estão de pé diante de uma mesa próximo à lousa e se apresentam. Estão enfileirados lado a lado, os meninos falam e um deles bate palma e as meninas falam segurando folhas de papel. Fim da imagem.

LEGENDA: Sarau em escola pública no município de São Paulo, estado de São Paulo. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

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Linguagem, comunicação e tecnologia

Para facilitar a comunicação, os seres humanos utilizaram, ao longo do tempo, diversos recursos tecnológicos.

Tecnologias da comunicação

O conceito de TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação] é utilizado para expressar a convergência entre a informática e as telecomunicações, agrupando ferramentas computacionais e meios telecomunicativos como: rádio, televisão, vídeo e internet, facilitando a difusão das informações [...].

Já as TDICs [Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação] englobam, ainda, uma tecnologia mais avançada: a digital. Por meio desta é possível processar qualquer informação, o que provocou mudanças radicais na vida das pessoas, principalmente no que se refere à comunicação instantânea e busca por informações [...].

Diógenes Gewehr. Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na escola e em ambientes não escolares. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Centro Universitário Univates, 2016. p. 24-25.

Imagem: Fotografia. Um menino de camisa de manga curta está senado à mesa diante de um notebook aberto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Atualmente, muitas crianças usam computadores em diversas atividades cotidianas, como o estudo e o entretenimento. FIM DA LEGENDA.

  1. Localize e retire do texto os nomes dos meios de comunicação citados.
  1. Agora você vai refletir sobre uma palavra que apareceu no texto: “instantânea”. Responda às questões a seguir.
    1. Você já conhecia essa palavra e sabia seu significado?
    1. Nesse texto o que significa “instantânea”?

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Uma língua específica

Alguns grupos sociais utilizam em sua comunicação cotidiana palavras originárias das línguas faladas por seus antepassados.

Os moradores da comunidade quilombola Cafundó, no estado de São Paulo, por exemplo, têm uma língua própria, que é utilizada em algumas situações.

A cupópia

É a cupópia, língua de raiz africana derivada do quimbundo (ou kimbundo), idioma falado principalmente em Angola, o mais precioso tesouro cafundoense. A língua secreta era a arma dos escravos [no Brasil] para manter seus planos de fuga incompreensíveis aos ouvidos dos capangas de fazendeiros escravocratas.

[...] a cupópia corre sério risco de desaparecer. O desinteresse dos mais jovens com as tradições da comunidade é o principal fator que eleva o risco de extinção do idioma [...].

Sheila Vieira. Comunidade de ex-escravos resiste para sobreviver. Portal Geledés , 11 abr. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fZo. Acesso em: 20 jan. 2021.

  1. Qual é a origem da língua cupópia? Como ela era usada pelos escravizados no Brasil?
  1. Por que essa língua corre o risco de desaparecer?

Boxe complementar:

Você sabia?

As comunidades quilombolas são compostas principalmente por afro-brasileiros que têm ligação com a terra onde vivem, com os costumes e com as tradições de seus antepassados africanos.

Imagem: Fotografia. Um senhor e uma senhora negros posam no interior de um casebre. Ela tem um lenço na cabeça, usa camiseta e shorts e olha para o lado e está sentada com as duas mãos no joelho. Ele está de pé ao seu lado, usa camiseta e shorts, apoia o braço no seu ombro direito e olha para a câmera.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradores da comunidade quilombola Kalunga Vão do Moleque, no município de Cavalcante, no estado de Goiás. Foto de 2017. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

116

RETOMANDO OS CONHECIMENTOS

Capítulos 11 e 12

Avaliação de processo de aprendizagem

Agora, você vai verificar sua aprendizagem. Responda as atividades a seguir em uma folha avulsa conforme orientação do professor.

  1. Observe a imagem.
Imagem: Cartaz. O fundo é roxo e na parte superior está escrito em destaque: “É HORA DE VACINAR”, seguido da informação em fonte menor: “CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E O SARAMPO”. Abaixo, um menino e uma menina com roupas de super-heróis e felizes. No rodapé, a data “DE 6 A 31 DE AGOSTO” e demais informações.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartaz da campanha de vacinação, do município de Conceição do Mato Dentro, do estado de Minas Gerais, de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Esse cartaz pode ser classificado como um exemplo de que tipo de linguagem?
  1. O que diz a principal mensagem escrita?
  1. Que imagens são usadas no cartaz? Como elas reforçam a mensagem escrita?
  1. Cite um exemplo de cada tipo de linguagem utilizada como forma de comunicação pelos seres humanos.
    1. Oral.
    1. Escrita.
    1. Visual.
    1. Mista.
    1. Corporal.

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  1. Leia o texto.

    Evento no município de Tangará, estado de Santa Catarina

    Neste sábado, dia 10 de novembro será realizado o Campeonato Municipal de Xadrez [...]. A competição [será] desenvolvida nas seguintes categorias:

    - MIRIM (até 12 anos) podendo participar alunos de qualquer escola do município [...]

    - ESCOLAR (até 14 anos) também podendo participar alunos de qualquer escola.

    - ADULTO (acima de 15 anos) nesta categoria podem participar tanto alunos, como ex-alunos, e população em geral, mesmo sem vínculo [escolar].

    [...] A premiação será de troféus e medalhas.

    Campeonato municipal de xadrez acontece neste Sábado. Prefeitura Municipal de Tangará. Disponível em: http://fdnc.io/fZp. Acesso em: 25 mar. 2021.

    • Selecione a linguagem escrita, visual ou mista para divulgar o evento citado na notícia. Registre como será essa divulgação.
    1. Sobre a pintura corporal dos povos indígenas, responda.
      1. Que materiais são utilizados?
      1. Quais são os possíveis significados desse tipo de pintura?

        Autoavaliação

        Agora é hora de você refletir sobre seu próprio aprendizado.

        Copie as perguntas a seguir e responda cada uma delas com uma das seguintes opções: completamente, parcialmente ou não consegui.

    1. Identifiquei as linguagens utilizadas pelos seres humanos como forma de comunicação?
    1. Interpretei os cartazes e as fotografias com facilidade?
    1. Selecionei diferentes linguagens para expressar e comunicar ideias?
    1. Li os textos dos capítulos 11 e 12 com facilidade?
    1. Identifiquei materiais utilizados na pintura corporal por povos indígenas?