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CAPÍTULO
11 O corpo humano em movimento
Você já reparou na variedade de movimentos que realiza todos os dias? Como você estudou, esses movimentos são coordenados pelo sistema nervoso. Mas como diferentes sistemas do corpo humano atuam na execução desses movimentos? Vamos estudar esse assunto neste capítulo.
Para iniciarmos nosso estudo, observe as fotos e responda às questões a seguir.
Questão 1. Apalpe uma de suas mãos, como mostra a foto A. O que você percebeu ao apalpá-la?
Questão 2. Dobre seus dedos, como mostra a foto B. Explique como é possível executar esses movimentos.
Ao responder às questões, você deve ter percebido que a movimentação de partes do corpo, como os dedos das mãos, envolve diferentes estruturas do corpo humano. Entre elas podemos citar os ossos, os músculos e as articulações. A seguir, vamos estudar cada uma dessas estruturas.
Ossos
Ao apalpar uma de suas mãos, você deve ter percebido a presença de estruturas rígidas. Essas estruturas são os ossos. Eles podem ser encontrados em diversas outras partes do corpo, como pernas e braços, atuando na sustentação do corpo humano, além de proteger órgãos, como o cérebro e os pulmões.
Os ossos também participam da produção de células sanguíneas, servem de reserva de alguns minerais, como o cálcio e o fósforo , e alguns deles se associam a músculos, auxiliando na movimentação do corpo.
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Estrutura dos ossos
Os ossos são rígidos e cada um é considerado um órgão. A rigidez ocorre, principalmente, em virtude de o tecido ósseo ter, em sua composição, minerais como o cálcio e o fósforo.
O corpo humano adulto possui aproximadamente 206 ossos, com formatos e tamanhos variados. De acordo com seu formato, os ossos podem ser classificados em quatro grupos principais: longos, curtos, planos e irregulares. Observe a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
A. O osso plano se caracteriza por ser fino como duas lâminas paralelas. Exemplo: ossos do crânio.
B. O osso longo se caracteriza por apresentar comprimento maior que a largura. Exemplo: úmero.
C. O osso irregular se caracteriza por apresentar formas complexas e não pode ser incluído nos outros tipos de ossos. Exemplo: vértebras.
D. O osso curto se caracteriza por apresentar comprimento e largura aproximadamente iguais. Exemplo: ossos carpais.
Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: anatomia geral e sistema muscular. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 1. p. 14.
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A seguir, vamos estudar a estrutura dos ossos, usando um osso longo como exemplo.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 118, 152.
Externamente, o osso é revestido por uma membrana, o periósteo (1), que protege as demais partes do osso e participa de sua nutrição e crescimento.
A. O osso compreende três regiões: a epífise (2) é a região das extremidades dos ossos longos e a metáfise (3) é a região localizada entre a diáfise e a epífise e onde ocorre o crescimento ósseo durante seu desenvolvimento. Já a diáfise (4) é a parte compreendida entre as duas metáfises e que constitui a porção cilíndrica e alongada dos ossos longos.
B. Internamente, o osso apresenta a medula óssea amarela (5), popularmente conhecida como tutano. Ela é formada principalmente por tecido adiposo (gordura), que serve de reserva de energia. Além disso, há a medula óssea vermelha (6), formada principalmente por tecido conjuntivo e que tem como papel principal produzir células do sangue.
Os ossos são órgãos constituídos, principalmente, por tecido ósseo e por outros tecidos conjuntivos, como o adiposo e o cartilaginoso. O tecido ósseo é composto de diferentes tipos de células, como os osteócitos.
A vitamina D é produzida pelo organismo com o auxílio da luz solar ou obtida por meio da ingestão de alimentos, como sardinha, atum e salmão. Essa vitamina é essencial para a saúde dos ossos, pois contribui para a absorção do cálcio, por exemplo. Assim, a deficiência de vitamina D pode comprometer a formação e a estrutura dos ossos.
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Esqueleto humano
O conjunto dos ossos do corpo humano forma o esqueleto. Além de proteger e sustentar outros órgãos, o esqueleto define a forma básica do corpo humano e, junto com os músculos, articulações e outras estruturas, possibilita a realização de movimentos.
O esqueleto humano pode ser dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. Observe a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: anatomia geral e sistema muscular. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 1. p. 14.
O esqueleto axial, destacado em laranja na imagem, constitui o eixo principal do corpo humano. Ele é formado pelos ossos da cabeça, do pescoço, do tórax e da região abdominal.
Os ossos do esqueleto apendicular, destacado em azul na imagem, constituem os membros superiores e inferiores. Além desses, fazem parte do esqueleto apendicular os ossos que unem os membros ao esqueleto axial, como as clavículas, as escápulas e os ossos do quadril.
Esqueleto axial
Como estudamos, o esqueleto axial forma o eixo principal do corpo. Ele é composto de aproximadamente 80 ossos, que formam a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral.
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Observe a seguir uma representação da estrutura da caixa torácica e da coluna vertebral.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: anatomia geral e sistema muscular. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 1. p. 14, 49.
A. A caixa torácica, destacada em verde na imagem, envolve e protege os órgãos localizados na cavidade torácica, como os pulmões, o coração e os grandes vasos sanguíneos. Além de proteger esses órgãos, a caixa torácica sustenta os ossos do ombro e auxilia o processo de respiração.
A coluna vertebral, destacada em laranja na imagem, é também chamada espinha dorsal e forma um eixo que se estende do crânio ao quadril. Ela envolve e protege a medula espinal, estrutura do sistema nervoso. Além disso, a coluna vertebral sustenta a cabeça e serve como ponto de fixação para costelas e músculos, por exemplo.
B. A coluna vertebral é formada por ossos denominados vértebras. Entre uma vértebra e outra, estão os discos intervertebrais, formados por cartilagem e uma substância interna macia, altamente elástica. Os discos intervertebrais permitem que a coluna vertebral realize movimentos e absorva impactos, por exemplo.
Uma pessoa adulta possui 33 vértebras que podem ser agrupadas e classificadas como cervicais, torácicas, lombares, sacrais e coccianas.
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No adulto, as vértebras sacrais se unem, formando um osso único denominado sacro. Essa fusão começa por volta dos 16 anos de idade e, em geral, só se completa por volta dos 25 anos.
As últimas vértebras, geralmente quatro, unem-se formando o cóccix.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 128.
Os ossos da cabeça podem ser divididos em dois tipos: ossos cranianos e ossos faciais.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: cabeça, pescoço e neuroanatomia. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 3. p. 7.
Os ossos cranianos, destacados em verde na imagem, formam a parte superior e posterior da cabeça, protegendo o encéfalo.
Os ossos faciais, destacados em amarelo na imagem, formam a parte anterior da cabeça, contribuindo para a formação da face. Entre eles, podemos destacar a mandíbula e o maxilar, que auxiliam o processo de mastigação. A mandíbula é o único osso móvel da cabeça.
Esqueleto apendicular
O esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores e pelos ossos que unem esses membros ao esqueleto axial.
Os membros superiores se unem ao esqueleto axial por meio das clavículas e das escápulas, que formam o chamado cíngulo dos membros superiores. Essa união permite que os membros superiores realizem vários movimentos.
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Os membros inferiores se unem ao esqueleto axial pelos ossos do quadril, que formam o cíngulo dos membros inferiores. Além de auxiliar na fixação dos membros inferiores, os ossos do quadril ajudam a sustentar a coluna vertebral e protegem alguns órgãos internos, como a bexiga urinária e o útero, no caso das mulheres. Observe a imagem a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: anatomia geral e sistema muscular. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 1. p. 14, 142, 260.
Na imagem, os ossos do quadril estão destacados em roxo, o cíngulo dos membros superiores está destacado na cor vermelha e os membros superiores e inferiores estão destacados em verde.
Os membros superiores são formados por ossos como o úmero, que estrutura o braço, a ulna e o rádio, que estruturam o antebraço, e pelos ossos das mãos.
Já os membros inferiores são formados por ossos como o fêmur, que estrutura a coxa, a patela, que constitui o joelho, a tíbia e a fíbula, que estruturam a perna, e os ossos dos pés.
Os ossos do quadril correspondem ao ílio, ísquio e púbis.
Observe a seguir os ossos das mãos e dos pés com mais detalhes.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: anatomia geral e sistema muscular. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 1. p. 14, 142, 260.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Observe as imagens a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: anatomia geral e sistema muscular. 23. ed. Tradução: Marcelo Sampaio Narciso. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 1. p. 14.
a) Classifique cada um dos ossos destacados nas imagens A, B, C, D, E e F em longo, curto, plano ou irregular.
b) Associe cada osso à sua classificação quanto ao formato. Para isso, forme os pares corretos de números e letras.
1. Osso longo
2. Osso irregular
3. Osso plano
4. Osso curto
Geralmente fino como duas lâminas paralelas.
Apresenta medidas de comprimento e largura aproximadamente iguais.
Apresenta medida de comprimento maior que a de largura.
Apresenta formas complexas e não pode ser incluído nas outras classificações.
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2. Observe a imagem a seguir.
a) Qual é a importância do esqueleto para a realização da atividade apresentada na imagem?
b) De que maneira a prática de atividades físicas, como a capoeira, pode auxiliar na manutenção da saúde dos nossos ossos? Se necessário, pesquise sobre o tema.
c) Junte-se a um colega e pesquisem sobre a capoeira, sua origem, importância cultural e curiosidades. Em seguida, elaborem um texto dissertativo sobre o tema e o leiam aos demais colegas da turma.
3. Observe a foto a seguir.
Uma pessoa com deficiência de vitamina D no organismo pode sofrer de raquitismo, doença que causa, entre outros sintomas, a deformação nos ossos longos das pernas. Em muitos casos, a massa corporal da pessoa faz com que alguns ossos das pernas apresentem curvatura acentuada.
a) Pesquise a relação entre a deficiência de vitamina D e os sinais do raquitismo, citados no enunciado desta questão.
b) De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), os brasileiros não consomem a quantidade diária necessária de cálcio – que em uma dieta equilibrada é . Uma maneira de melhorar essa ingestão é cuidando da alimentação. Pesquise exemplos de alimentos ricos nesse mineral.
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Problemas na coluna vertebral
Questão 3. Durante suas atividades do dia a dia, quais cuidados você costuma ter para não prejudicar sua coluna vertebral? Converse com os colegas.
A coluna vertebral apresenta, naturalmente, algumas curvaturas. No entanto, elas podem sofrer alterações causadas por vários fatores, como problemas ósseos ou nas articulações, excesso de massa corporal e, um dos mais comuns, a má postura durante as atividades diárias.
Os desvios nas curvaturas da coluna vertebral podem causar dor e prejudicar a qualidade de vida da pessoa. Além disso, uma curvatura inadequada pode comprimir órgãos e estruturas do corpo, prejudicando seu funcionamento.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fontes de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta:
atlas de anatomia humana: anatomia geral e sistema muscular. Tradução: Marcelo
Sampaio Narciso. 23. ed.
Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 1. p. 49.
HERLIHY, Barbara; MAEBIUS, Nancy K. Anatomia e fisiologia do corpo humano
saudável e enfermo Tradução: Edson Aparecido Liberti
(coord.). Barueri: Manole, 2002. p.
122.
Em condições normais (A), a coluna tem quatro curvaturas: a cervical, a torácica, a lombar e a sacral. Essas curvaturas auxiliam a centralizar a cabeça e a manter o equilíbrio durante o deslocamento, por exemplo.
Nos casos em que a curvatura da coluna vertebral é alterada, podemos ter a hipercifose (B), que é caracterizada por uma curvatura torácica exagerada; a escoliose (C), quando há uma curvatura lateral da coluna vertebral, que, em geral, ocorre na região torácica e resulta em um ombro mais alto do que o outro; e a hiperlordose (D), que se caracteriza por uma curvatura lombar exagerada.
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Esqueleto de outros animais
Questão 4. Nas páginas anteriores, você estudou sobre o esqueleto do ser humano. Todos os demais animais apresentam esqueleto? Esses esqueletos são semelhantes ao dos seres humanos?
Como você estudou anteriormente, o esqueleto protege alguns órgãos, confere formato e sustentação ao corpo e ajuda na locomoção, por exemplo. Apesar de sua importância, há animais que não têm essa estrutura óssea interna.
Os animais que não apresentam notocorda✚ nem coluna vertebral são chamados invertebrados. Alguns invertebrados apresentam esqueleto externo resistente, conhecido como exoesqueleto, que protege o corpo de choques mecânicos, de determinadas substâncias e da perda excessiva de água, por exemplo. Além disso, o exoesqueleto sustenta o corpo do animal e participa da articulação de pernas, asas e outros apêndices. Nesses animais o esqueleto é formado por um material chamado quitina.
Glossário
O exoesqueleto é rígido, limitando o crescimento dos animais que o possuem, como os insetos. Por isso, para crescer, eles produzem um exoesqueleto novo e maior e eliminam o antigo, em um processo chamado muda ou ecdise. O novo exoesqueleto é inicialmente flexível e possibilita o crescimento do corpo do animal. Observe os exemplos a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Questão 5. Cite pelo menos outro exemplo de animal que tem exoesqueleto e realiza muda.
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Diferentemente dos invertebrados, existem animais que apresentam esqueleto interno, formado por ossos ou cartilagens, e apresentam coluna vertebral. Eles são chamados vertebrados. Observe a seguir, alguns exemplos desses animais e seus respectivos esqueletos.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Tradução: Elizabeth Höfling et al. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2003. p. 30, 181, 233.
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O tema é ...
Ciência e tecnologia
Tecnologias inspiradas em animais
Milhões de anos de evolução contribuíram para a perpetuação de animais com adaptações que permitem sua sobrevivência no ambiente. Inspirado nessas características, o ser humano desenvolve diversas tecnologias e equipamentos, como robôs, que imitam movimentos e outras características de animais. Observe alguns exemplos a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Robô-formiga
Os robôs-formiga, planejados por uma empresa alemã, executam tarefas em conjunto. Essa tecnologia de trabalho sincronizado controla, por exemplo, a eficiência de máquinas nas fábricas para aumentar a produtividade.
Robô-guepardo
Criado para o governo estadunidense, esse robô foi inspirado na agilidade do guepardo, animal que, ao correr, pode atingir uma velocidade de 120 quilômetros por hora. Esse robô pode ser usado para ajudar no resgate de pessoas em situação de risco, por exemplo.
Robô-salamandra
Inspirado nos movimentos da salamandra, esse robô suíço pode contribuir em operações de busca na água e na detecção de poluição, por exemplo.
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Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Robô-cão
Esse robô foi criado no Japão para fazer companhia a pessoas que não têm condições de criar um animal de estimação. Ele é programado para fazer quase todos os movimentos dos cães e demonstrar algumas emoções, como tristeza e alegria.
Robô-peixe
Criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, esse robô patrulha o oceano com luzes e câmeras que registram fontes poluidoras do ambiente, mesmo em condições de baixa luminosidade.
Robô-abelha
Criado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, esse robô é capaz de voar utilizando pouca energia e envia imagens dos lugares por onde passa. Pode ser utilizado, por exemplo, na observação de erupções vulcânicas.
Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.
1. Explique como você reconheceria que essas tecnologias são inspiradas em animais, mesmo se não tivesse informações sobre elas.
2. Como essas tecnologias podem impactar a vida das pessoas?
3. Se você tivesse que criar uma nova tecnologia com base no corpo ou movimento dos animais, qual seria? Em qual animal ela seria inspirada?
4. Forme um grupo com mais três colegas. Apresentem as ideias elaboradas na questão anterior e escolham uma delas. Imaginem que vocês tenham que vender essa tecnologia a investidores. Para isso, façam um desenho do protótipo e criem uma propaganda, destacando as principais vantagens do produto. Depois, apresentem a invenção para os demais colegas. Vocês podem utilizar cartazes, panfletos, áudios ou vídeos.
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Hora de investigar
Os sais de cálcio são componentes que contribuem para tornar os ossos rígidos. A falta desses sais pode prejudicar a estrutura dos ossos e as funções desempenhadas por esses órgãos.
a) Algumas misturas podem tornar os ossos flexíveis. Em sua opinião, a água e o vinagre são capazes de tornar um osso flexível? O que ocorreria com o osso ao ser mergulhado na água e no vinagre? Registre sua resposta no caderno.
Materiais
- 2 ossos longos de frango (os ossos da coxa, por exemplo)
- 2 copos transparentes
- água
- vinagre
- filme de PVC
- 2 etiquetas
Como proceder
A. Para iniciar esta atividade, teste a resistência dos dois ossos. Para isso, segure cada um, forçando-os pelas extremidades. Em seguida, lave as mãos com água e sabão.
Dica!
Durante esta atividade, não coloque as mãos nos olhos nem na boca.
B. Despeje vinagre em um dos copos, até completar aproximadamente de sua capacidade e cole uma etiqueta para identificá-lo. No outro copo, coloque a mesma quantidade de água e identifique-o com uma etiqueta.
Dica!
Tenha cuidado ao manipular os copos, caso eles sejam de vidro.
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C. Coloque um dos ossos no copo com vinagre e o outro osso no copo com água. Os dois ossos devem ficar completamente submersos nos líquidos dos copos.
D. Cubra os copos com filme de PVC e deixe-os em repouso por sete dias.
E. Após o período de sete dias, teste novamente a resistência dos ossos, repetindo a etapa A. Lave bem as mãos após essa etapa.
Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.
Minhas observações
1. Quais diferenças você percebeu em relação à resistência dos ossos nas etapas A e E?
2. De acordo com suas observações, é possível afirmar que o osso possui flexibilidade? O que teria acontecido com o osso, na etapa E, caso ele não fosse flexível?
3. De acordo com as informações apresentadas e com o que você observou no experimento, qual substância presente na composição do osso reagiu com o ácido do vinagre?
4. As hipóteses que você formulou ao responder à questão proposta no início desta seção foram aceitas ou recusadas? Explique.
Elaborando nossas conclusões
1. Junte-se a dois colegas e discutam sobre os resultados obtidos nessa investigação. Pesquisem sobre os componentes do tecido ósseo e expliquem, por meio de esquemas no caderno, os resultados e o papel de cada um desses componentes. Pesquisem também sobre a composição química do vinagre e como ele atua nos ossos. Por fim, troquem os esquemas e resultados das pesquisas com outro grupo da turma e conversem sobre os materiais elaborados.
Vamos ampliar a investigação!
1. Proponha uma maneira de investigar se o tempo de exposição à água e ao vinagre interfere nos resultados obtidos. Registre a atividade no caderno.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Associe o nome de cada alteração na curvatura normal da coluna vertebral, apresentada na coluna da esquerda, à sua descrição, na coluna da direita. Para isso, forme os pares de número e letras.
1. Hiperlordose
2. Hipercifose
3. Escoliose
A. Curvatura da coluna vertebral para a lateral.
B. Curvatura acentuada da região torácica da coluna vertebral.
C. Curvatura acentuada da região lombar da coluna vertebral.
2. Leia o trecho de uma reportagem e observe a imagem a seguir.
Uso incorreto do celular pode causar danos na coluna cervical
Também conhecida como "text neck", a síndrome do pescoço de texto ou ‘pescoço tecnológico' é uma nova doença da coluna vertebral, causada principalmente pelo uso excessivo de celulares e dispositivos móveis.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial tem, teve ou terá dores nas costas provocadas por problemas de coluna e postura errada. No Brasil, os dados também são alarmantes: cerca de 30% da população do país apresenta algum caso de dor crônica na coluna.
USO incorreto do celular pode causar danos na coluna cervical. Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Disponível em: https://oeds.link/v20MrQ. Acesso em: 23 fev. 2022.
a) Qual é o assunto abordado no trecho da reportagem?
b) Você costuma utilizar o celular com uma postura semelhante à mostrada na foto? Em caso afirmativo, sente alguma dor ao realizar essa atividade? Converse com os colegas sobre essa questão e sobre como vocês podem melhorar os cuidados com a coluna vertebral.
c) Com o tempo, quais são as possíveis consequências à saúde causadas pela postura inadequada abordada no trecho da reportagem e apresentada na imagem?
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3. Uma pessoa sofreu um acidente e fraturou duas vértebras da região lombar. Com base nessa informação, observe a imagem a seguir e, depois, responda às questões.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PAULSEN, Friedrich; WASCHKE, Jens (coord.). Sobotta: atlas de anatomia humana: anatomia geral e sistema muscular. et al. 23. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. v. 1. p. 49.
a) Qual é a letra que indica a região fraturada da coluna vertebral?
b) A região fraturada pertence ao esqueleto apendicular ou ao axial? Justifique sua resposta.
c) Cite e descreva o problema de coluna vertebral que, geralmente, é causado por postura inadequada e afeta a mesma região que a pessoa fraturou no acidente.
4. Em algumas situações do dia a dia, necessitamos realizar alguns movimentos que podem sobrecarregar a coluna vertebral. Observe a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
a) Explique em qual(is) das imagens está representada uma postura adequada da coluna vertebral.
b) Junte-se a um colega e reflitam sobre as situações retratadas que não apresentam uma postura adequada da coluna vertebral. O que pode ser feito para que a coluna vertebral não seja prejudicada nessas situações?
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Articulações
Questão 6. Dobre o seu braço. Sabendo que os ossos são rígidos, que estrutura permite que você faça esse movimento?
Como você estudou anteriormente, os ossos são estruturas rígidas. No entanto, conseguimos dobrar certas partes do corpo, como os braços e as pernas.
Essa flexibilidade e mobilidade são proporcionadas pelas articulações, que são as conexões entre dois ossos ou entre ossos e cartilagens.
As articulações do corpo humano podem ser classificadas em móveis, semimóveis ou imóveis. Essa classificação é realizada de acordo com a amplitude de movimentação de cada uma delas. Observe a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 128, 130.
Nas articulações imóveis, os ossos estão unidos de maneira que não permitem movimentos, como no caso das articulações do crânio. Essas articulações são conhecidas como suturas e são unidas por um tecido fibroso denso e resistente.
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As articulações semimóveis permitem pequenos movimentos. Por exemplo, nas articulações entre as vértebras da coluna vertebral existem discos largos e planos que possibilitam pequenos movimentos entre as vértebras.
Os discos são constituídos por dois tipos de cartilagens: a porção externa por uma cartilagem fibrosa e a porção interna por cartilagem elástica.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 138.
As articulações móveis têm maior flexibilidade e mobilidade quando comparadas a outros tipos de articulações e permitem grande variedade de movimentos, como ocorre com a articulação do joelho, do quadril e do cotovelo.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 174-175.
A. A articulação do cotovelo possibilita os movimentos de flexão e extensão dos braços.
B. A articulação do quadril possibilita os movimentos de rotação das pernas, afastamento e aproximação delas ao corpo.
C. A articulação do pé possibilita, por exemplo, o movimento das plantas dos pés para dentro e para fora.
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Observe a seguir algumas características das articulações móveis.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 176.
As extremidades dos ossos que formam as articulações móveis são recobertas por cartilagem. Nessas articulações, há um espaço entre os ossos onde é secretado o líquido sinovial. A cartilagem e esse líquido ajudam a diminuir o atrito entre os ossos durante o movimento.
Em muitas articulações móveis existem fibras resistentes denominadas ligamentos, que ajudam a manter os ossos unidos.
Músculos
Os ossos e as articulações participam dos movimentos do nosso corpo. No entanto, essas estruturas não são capazes de se movimentar sem o auxílio dos músculos aliados à coordenação do sistema nervoso.
Os músculos são formados principalmente por tecido muscular, o qual é composto por células especializadas em se contraírem e relaxarem, em resposta a estímulos nervosos do sistema nervoso. Essas ações de contração e relaxamento são responsáveis pelos movimentos voluntários do corpo, executados de acordo com a nossa vontade, e pelos movimentos involuntários, os quais independem da nossa vontade.
No corpo humano, existem três tipos de tecidos musculares.
- Tecido muscular estriado cardíaco: é encontrado no coração. Seus movimentos são considerados involuntários.
- Tecido muscular estriado esquelético: encontra-se nos músculos associados aos ossos e é responsável pela movimentação de partes do esqueleto. Na maioria das vezes realiza movimentos voluntários.
- Tecido muscular não estriado: é encontrado em diversos órgãos do corpo, como nos órgãos do sistema digestório, promovendo os movimentos nesses órgãos.
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Os músculos estriados esqueléticos e os movimentos
Questão 7. Faça um movimento de abertura e fechamento da boca. Você conseguiu sentir a ação dos músculos nesses movimentos? Registre sua resposta no caderno.
Questão 8. Observe as imagens a seguir. Qual(is) músculo(s) você acredita que utilizou para executar os movimentos de abertura e fechamento da boca? Registre sua resposta no caderno.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PARKER, Steve. O livro do corpo humano: um guia ilustrado de sua estrutura, funções e disfunções. Barueri: Ciranda Cultural, 2007. p. 56-57.
Vamos estudar a seguir a atuação de cada um desses músculos no corpo humano.
- Peitoral maior: auxilia o movimento de aproximar e afastar os braços do corpo e a rotacioná-los.
- Reto abdominal: auxilia a movimentação do tronco.
- Reto femoral: participa da movimentação do quadril e, com outros músculos, atua no movimento de extensão das pernas.
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- Masseter: movimenta a mandíbula, participando dos movimentos de abrir e fechar a boca.
- Trapézio: entre outros movimentos, eleva as clavículas e rotaciona as escápulas.
- Tríceps braquial: estende os braços e os antebraços.
- Bíceps braquial: auxilia o movimento de flexão e distensão dos braços.
- Glúteo máximo: participa da movimentação do quadril e puxa as costas para trás.
- Gastrocnêmio: flexiona os tornozelos e promove a flexão plantar dos calcanhares.
Como estudamos, no corpo humano existem vários músculos estriados esqueléticos. Esses músculos unem-se aos ossos por meio de uma estrutura fibrosa de tecido conjuntivo chamado tendão.
Assim, os movimentos voluntários ocorrem pela ação conjunta dos ossos, músculos, tendões e articulações. Geralmente, para um tipo de movimento, é necessária a ação de mais de um músculo esquelético, que contrai ou relaxa de forma coordenada.
Durante a contração muscular, o comprimento do músculo diminui. Já durante o relaxamento muscular, o comprimento do músculo aumenta. Observe a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PARKER, Steve. O livro do corpo humano: um guia ilustrado de sua estrutura, funções e disfunções. Barueri: Ciranda Cultural, 2007. p. 63.
A. Ao iniciar o movimento de flexão do antebraço, o bíceps braquial se contrai, puxando o rádio. A articulação do cotovelo serve como ponto de apoio para esse osso.
Com a contração do músculo e a mobilidade da articulação, ocorre a flexão do antebraço. Durante esse movimento, o tríceps braquial encontra-se relaxado.
B. Ao iniciar o movimento de extensão do antebraço, o tríceps braquial se contrai e puxa a ulna. Durante esse processo, o bíceps braquial permanece relaxado.
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As atividades físicas e os músculos
Questão 9. Você pratica alguma atividade física? Se sim, com que frequência?
As atividades físicas com o acompanhamento de um profissional da área ajudam a manter o corpo saudável. Elas contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento dos músculos, inclusive aumentando sua capacidade de contração e relaxamento.
Além disso, a prática correta e regular das atividades físicas proporciona outros benefícios para o organismo. Leia alguns deles a seguir.
- Aumento da resistência física.
- Aumento da capacidade respiratória.
- Melhoria da frequência cardíaca e da pressão arterial.
- Melhoria do funcionamento do sistema digestório.
Antes de iniciar as atividades físicas é necessário alongar e aquecer os músculos com exercícios leves, aumentando a intensidade aos poucos. Esse cuidado contribui para evitar lesões durante os exercícios.
Sugestões complementares
Os anabolizantes são drogas utilizadas por algumas pessoas para aumentar o ganho de massa muscular. Porém, essas substâncias podem trazer sérios prejuízos à saúde e até levar à morte.
No site do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, você encontra informações sobre os anabolizantes, como: o que são, como são utilizados, os motivos que levam uma pessoa a usá-los e como podem afetar o organismo.
Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Disponível em: https://oeds.link/ZD7bd2. Acesso em: 23 fev. 2022.
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Como os outros animais se movimentam
Assim como no ser humano, o movimento dos demais animais vertebrados envolve a ação conjunta de ossos, músculos e articulações, todos coordenados pelo sistema nervoso.
Nas aves que voam, por exemplo, os músculos das asas são bem desenvolvidos. Além disso, seus ossos possuem adaptações para inserção dos músculos fortes e outras que tornam os ossos mais leves, favorecendo o voo.
Em animais invertebrados, a movimentação do corpo ocorre pela contração e relaxamento de seus músculos, controlados por células nervosas. No caso dos animais invertebrados com esqueleto externo, a movimentação também é auxiliada por esse esqueleto.
As lesmas, por exemplo, se movimentam rastejando. Isso ocorre em razão da contração e do relaxamento de músculos de seus pés. Já os gafanhotos se locomovem saltando. Esse movimento é promovido pela ação de músculos fortes presentes em suas pernas posteriores e coordenados por células nervosas.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Descreva com suas palavras os tipos de articulação a seguir.
a) Articulação semimóvel.
b) Articulação imóvel.
c) Articulação móvel.
2. O pintor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) fez diversos desenhos sobre a anatomia do ser humano e de outros animais. Durante muito tempo, esses desenhos ficaram guardados e só foram redescobertos em meados de 1900. Acredita-se que suas obras, se tivessem sido publicadas na data em que foram feitas, teriam revolucionado a medicina e a anatomia da época. Observe a seguir duas dessas obras.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
a) Que partes e estruturas do corpo humano você identifica nos desenhos de Leonardo da Vinci?
b) Por que esses desenhos teriam revolucionado a medicina e a anatomia da época em que Leonardo da Vinci viveu?
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3. Observe as radiografias a seguir.
Imagens não proporcionais entre si.
a) Identifique o tipo de articulação existente entre os ossos das regiões indicadas pelas letras A, B e C de acordo com a amplitude de movimentação.
4. Sobre os músculos do corpo humano, identifique a alternativa correta.
a) O tecido muscular estriado cardíaco apresenta somente movimentos que são considerados voluntários.
b) O tecido muscular estriado esquelético é responsável pela movimentação de partes do esqueleto e realiza apenas movimentos involuntários.
c) O tecido muscular não estriado é encontrado no coração e apresenta movimentos involuntários.
d) O tecido muscular estriado esquelético, em geral, realiza movimentos voluntários, como o movimento de flexão dos antebraços.
e) O tecido muscular não estriado encontra-se principalmente nos membros inferiores do corpo.
5. Sabendo que o tecido muscular corresponde a aproximadamente 45% da massa corporal, calcule a massa aproximada de tecido muscular nas condições a seguir.
a) No corpo de Felipe, sabendo que a massa corporal dele é .
b) Em seu corpo.
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6. A cadeira extensora é um aparelho utilizado na musculação para o fortalecimento dos músculos da coxa. Observe a foto a seguir.
a) Quais são os principais músculos fortalecidos por esse exercício físico? Se necessário, faça uma pesquisa.
b) No momento em que a carga é levantada durante esse exercício, os músculos que você citou no item a estão contraídos ou relaxados?
c) Explique, com suas palavras, o que ocorre com os músculos durante os movimentos de contração e de relaxamento.
d) Quais são os principais sistemas do corpo envolvidos na realização desse exercício físico?
7. Observe a imagem a seguir.
Os peixes-voadores são assim chamados pelo comportamento de planarem sobre a água com suas nadadeiras peitorais bem desenvolvidas.
a) O animal da foto é classificado como vertebrado ou invertebrado? Por quê?
b) Quais sistemas do corpo desse animal estão envolvidos na ação representada na foto?
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O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Escreva em pedaços de papel os nomes dos níveis de organização do corpo humano. Troque os papéis com um colega de turma e conversem sobre cada um dos níveis de organização que vocês anotaram. Ao final, ordenem esses níveis do mais simples para o mais complexo.
2. No início do tema Sistema respiratório, você elaborou uma explicação com relação ao volume da caixa torácica durante a inspiração. Como você explicaria esse evento após o estudo desta unidade, relacionando os conhecimentos a respeito dos sistemas respiratório, nervoso, muscular e ósseo?
3. Anote em uma folha de papel avulsa uma atividade em que você precisa perceber características do ambiente para realizá-la. Em seguida, identifique o sentido do corpo humano utilizado nessa tarefa e o principal órgão relacionado a esse sentido. Por fim, troque sua resposta com um colega e verifiquem a necessidade de complementar ou corrigir as respostas dadas.
4. Elabore um desenho que represente o modo como uma imagem se forma no olho humano e como ela é percebida e interpretada pelo sistema nervoso. Identifique nesse desenho cada estrutura e órgão representados.
Versão adaptada acessível
4. Descreva como uma imagem se forma no olho humano e como ela é percebida e interpretada pelo sistema nervoso. Identifique cada estrutura e órgão envolvido nesse processo.
5. Com os colegas de turma, escrevam separadamente em pedaços de papel os nomes de alguns problemas de visão e os tipos de lente usadas para corrigi-los. Coloquem os papéis sobre a mesa do professor formando dois montes: o dos problemas e o das lentes. Um aluno da turma deve sortear e ler em voz alta um papel referente a um problema de visão e um referente a um tipo de lente. Na sequência, toda a turma deve debater se a lente sorteada é adequada para corrigir o problema em questão.
6. No início do tema Os músculos estriados esqueléticos e os movimentos, você refletiu sobre a ação de alguns músculos durante a abertura e o fechamento da boca. Como você explicaria os movimentos relacionados à mastigação após o estudo desta unidade?
7. Elabore um esquema relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 9, 10 e 11 desta unidade. Em seguida, troque esse esquema com um colega e peça a ele que explique esse esquema a você.
Versão adaptada acessível
7. Produza um pequeno texto relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 9, 10 e 11 desta unidade. Em seguida, leia o texto para um colega e peça a ele que o explique a você. Depois, faça o mesmo com o texto de seu colega.