Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio para acessibilidade
[Locutor(a)]
Profissional de Educação Física
[Locutor(a)]
Olá. Hoje vamos falar sobre um profissional que está em todas as escolas: o profissional de Educação Física. Mas não é só nas escolas que ele pode trabalhar, você sabia?
[Locutor(a)]
O profissional de Educação Física atua em academias de ginástica e em diversos tipos de empresa, oferecendo ginástica laboral aos colaboradores no próprio local de trabalho.
Além disso, pode prestar serviços em clínicas de reabilitação de contusões, em clubes de esportes profissionais (como os de futebol) e em muitos outros locais.
[Locutor(a)]
Suas atividades vão desde proposição de exercícios físicos de condicionamento, resistência e fortalecimento do corpo até aulas de táticas e fundamentos esportivos.
Desse modo, o profissional de Educação Física promove a saúde, estimula hábitos saudáveis e colabora para que as pessoas conheçam melhor o próprio corpo e a si mesmas.
[Locutor(a)]
Para exercer a profissão, é necessário ser formado em Educação Física em uma instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
O profissional de Educação Física deve ter amplos conhecimentos de Anatomia e Fisiologia, ciências essenciais da área da saúde. A Anatomia estuda a constituição e a estrutura do organismo, e a Fisiologia estuda o funcionamento do corpo.
[Locutor(a)]
O estudo dessas ciências oferece conhecimentos sobre diversos sistemas do corpo, entre eles os sistemas ósseo, muscular e nervoso, que proporcionam a sustentação do corpo e possibilitam a execução e a coordenação dos movimentos.
Conhecê-los é imprescindível para que o profissional de Educação Física realize seu trabalho com segurança, sem pôr a integridade física das pessoas em risco.
[Locutor(a)]
O sistema ósseo é composto do conjunto de ossos do corpo e suas conexões, chamadas de articulações.
Além de realizar a sustentação e o movimento do corpo, esse sistema também protege órgãos internos, armazena sais minerais, como o cálcio, e participa na produção de células sanguíneas.
[Locutor(a)]
Já o sistema muscular é formado de diversos músculos que apresentam células com capacidade de se contrair e relaxar. É a contração deles que faz com que os ossos se movimentem.
Os músculos são presos aos ossos por tendões; então, as diversas contrações musculares deslocam os ossos em diferentes direções.
[Locutor(a)]
É importante ressaltar que tanto as contrações musculares como os movimentos são controlados pelo sistema nervoso.
Formado pelo encéfalo, pela medula e pelos diversos nervos, o sistema nervoso é o centro de controle do nosso corpo.
[Locutor(a)]
Um tipo de exercício proposto pelos profissionais de Educação Física é o alongamento.
Os exercícios de alongamento são voltados para a manutenção ou para a melhora da flexibilidade dos praticantes.
Esse tipo de atividade pode ser feito em diferentes partes do corpo, por exemplo, nos músculos do pescoço, do tórax, das costas, dos braços e até nos das pernas e dos tornozelos.
Alongamentos precisam ser realizados com postura e respiração corretas e requerem a aplicação de força muscular adequada.
[Locutor(a)]
Os benefícios do alongamento começam com a sensação de bem-estar que ele proporciona, mas vão muito além disso. A prática constante aumenta a flexibilidade do corpo, diminui os riscos de contusão e ajuda na recuperação de um músculo lesionado.
Além desses benefícios, o alongamento prepara os praticantes para outras atividades físicas orientadas pelo profissional de Educação Física.
[Locutor(a)]
Pessoas que ficam longos períodos sentadas, forçando a coluna, os músculos e as articulações, podem ter dor nas costas, tendinite e prejuízos na circulação. Para minimizar esses riscos, é indicado que façam, periodicamente, alongamento no próprio local de estudo ou de trabalho — séries específicas para alongar o pescoço, as pernas, os braços e as mãos.
Esses exercícios, chamados de ginástica laboral, devem ser orientados por profissionais de Educação Física, e muitas empresas os contratam com essa finalidade.
[Locutor(a)]
Veja que o profissional de Educação Física pode estar em diversos lugares, orientando o desempenho físico de algumas modalidades recreativas e esportivas, além de auxiliar na manutenção e na recuperação da saúde e do bem-estar!
Até a próxima!
[Locutor(a)]