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UNIDADE
1
Vida na Terra
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Você já imaginou como seria viver em Marte? Cientistas de diferentes países simulam como seria essa experiência vivendo em uma base espacial construída no deserto de Utah, nos Estados Unidos.
A base espacial mostrada na foto simula, por meio de estufas, as condições ambientais desse planeta. Nela, os cientistas realizam várias pesquisas e usam o traje espacial como se estivessem em Marte, além de se deslocarem com veículos especiais. Eles também devem se alimentar apenas com alimentos que poderiam ser levados em uma viagem espacial.
Iniciando a conversa
1. Cite os objetivos do ser humano ao simular e estudar as condições de Marte.
2. Junte-se a dois colegas e realizem uma simulação, montando um cenário com materiais da própria sala de aula, como se vocês estivessem na base espacial. Representem os cientistas e suas descobertas e as aventuras vividas por eles no dia a dia.
3. Cite três condições do planeta Terra que favorecem a existência de vida como a conhecemos. Em seguida, explique se essas condições podem ser alteradas por eventos naturais e atividades humanas.
Agora vamos estudar...
- condições para a vida na Terra;
- componentes do ar atmosférico;
- pressão atmosférica;
- formação do vento;
- água no planeta Terra;
- transformações que ocorrem nos ambientes;
- transformações naturais;
- transformações antrópicas;
- conservação do ambiente.
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CAPÍTULO
1 Condições para a vida na Terra
Leia a manchete a seguir.
Pesquisadores encontram 'quantidades significativas de água' em Marte
Disponível em: https://oeds.link/652Nma. Acesso em: 19 mar. 2022.
Questão 1. O que a manchete aborda?
Questão 2. Por que é importante encontrar água em um planeta?
Apesar da descoberta relatada na manchete, até o momento ainda não se confirmou a existência de vida em outros planetas. A Terra é o único planeta do Sistema Solar que apresenta todas as condições necessárias para a existência da vida como a conhecemos. Neste capítulo, estudaremos algumas dessas condições.
Atmosfera terrestre
O ar é a matéria gasosa que envolve a Terra, formando uma camada chamada atmosfera.
A composição da atmosfera terrestre é um dos fatores relacionado à existência de vida.
Questão 3. Converse com um colega sobre a importância da atmosfera terrestre para a vida na Terra.
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Componentes do ar atmosférico
Leia a manchete a seguir.
Baixa umidade do ar faz Distrito Federal entrar em alerta vermelho
Disponível em: https://oeds.link/AiV4NG. Acesso em: 19 mar. 2022.
Questão 4. Qual é o significado do termo umidade do ar?
Questão 5. Por que a baixa umidade do ar pode levar à emissão de um alerta sobre os riscos à saúde da população?
Não podemos ver o ar atmosférico, mas podemos percebê-lo, por exemplo, ao sentir o vapor de água presente nele pela variação na umidade do ar. O ar é uma mistura de gases e vapor de água. Observe, a seguir, a proporção aproximada de alguns desses gases.
Porcentagem dos principais gases que compõem a atmosfera terrestre
Fonte de pesquisa: ROCHA, Julio C.; ROSA, André H.; CARDOSO, Arnaldo A. Introdução à química ambiental. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
O ar atmosférico é composto, principalmente, de gás nitrogênio e de gás oxigênio , que juntos correspondem a aproximadamente 99% da composição do ar atmosférico. Outros gases são encontrados em menor proporção, como o dióxido de carbono , também chamado gás carbônico. Além desses, o ar atmosférico é composto por outros gases, que incluem, por exemplo, o argônio , o gás hélio , o gás ozônio e o gás hidrogênio .
Além dos gases e do vapor de água, o ar atmosférico pode apresentar outros componentes, como poeira, fuligem e microrganismos, que podem causar danos aos seres vivos, inclusive ao sistema respiratório do ser humano.
As proporções dos componentes do ar atmosférico podem variar de acordo com as camadas da atmosfera e com diversos outros fatores, por exemplo, algumas atividades humanas, como o desmatamento, que lançam gases poluentes na atmosfera.
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No gráfico acompanhamos alguns componentes da atmosfera terrestre. Estudaremos a seguir a importância de alguns desses componentes para a vida na Terra.
Gás oxigênio
O gás oxigênio é obtido pelos seres vivos aeróbios, como as plantas e os animais, por meio da respiração.
Nas células desses seres vivos, o gás oxigênio é utilizado, por exemplo, para converter compostos orgânicos presentes nos alimentos em gás carbônico e água, liberando energia. Essa energia é utilizada pelo organismo para realizar as atividades e se manter vivo.
Tucanuçu: pode atingir aproximadamente de comprimento.
A maioria dos seres vivos que vivem em ambientes terrestres obtêm o gás oxigênio do ar atmosférico. Já nos ambientes aquáticos, os seres vivos que necessitam de gás oxigênio para sobreviver o obtêm da água. Nesse ambiente, alguns animais respiram por meio de brânquias, como a maioria dos peixes, e outros sobem à superfície para respirar, como as baleias e os golfinhos.
Piraputanga: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Baleia-jubarte: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Sugestões complementares
A respiração dos seres vivos é bastante variada. Enquanto a maioria dos peixes respira por meio de brânquias, alguns apresentam pulmões. Você pode ler mais sobre esse tema no site da revista Ciência Hoje das Crianças.
Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: https://oeds.link/L9QzP6. Acesso em: 27 maio 2022.
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Descoberta do gás oxigênio
O gás oxigênio foi descoberto no século XVIII, quando alguns estudiosos se dedicaram a descobrir do que o ar atmosférico é composto. Entre esses estudiosos estão o teólogo e cientista inglês Joseph Priestley (1733-1804) e o químico francês Antoine Lavoisier (1743-1794).
Joseph Priestley fez experimentos com o aquecimento de uma substância chamada óxido de mercúrio em um recipiente fechado e percebeu que ocorreu a liberação de um gás que tornava a chama da vela mais brilhante. Ele relacionou essa observação à combustão ou queima desse gás liberado.
Priestley também fez experimentos com ratos em ambientes totalmente fechados e constatou que eles sobreviviam mais tempo quando uma planta era colocada nesse mesmo ambiente.
Na mesma época, Lavoisier realizou experimentos com o aquecimento de outras substâncias. Com esses experimentos, ele percebeu que algumas delas reagiam com o ar, por meio da liberação de gases, e outras só o consumiam.
Entre seus experimentos, Lavoisier demonstrou que algumas reações, como a produção do óxido de mercúrio a partir do mercúrio metálico, ocorriam somente na presença do ar. Ao longo do experimento, esse ar perdia algum de seus componentes (o gás oxigênio) e não era mais capaz de manter as chamas de velas acesas.
Por acreditar que esse gás estava presente em todos os ácidos, o estudioso o nomeou de oxigênio, que em grego significa "produzir um ácido". Hoje, sabe-se que isso não está correto, mas o nome permaneceu.
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Gás carbônico
O gás carbônico é liberado na atmosfera pela respiração dos seres vivos aeróbios, pela fermentação realizada pelos seres vivos anaeróbios, ou seja, que não dependem de gás oxigênio para sobreviver, e na queima de diversos materiais, como madeira e papel. Além disso, esse gás participa de processos fundamentais à vida na Terra, como a fotossíntese e a manutenção da temperatura do planeta.
A fotossíntese é o processo em que a maioria das plantas e outros seres vivos fotossintetizantes utilizam a energia da luz solar para transformar água e gás carbônico em alimento (açúcar) e gás oxigênio. Observe a seguir.
Milheiro: pode atingir aproximadamente de altura.
Além de permitir à maioria das plantas produzir seu próprio alimento, a fotossíntese é essencial para os ecossistemas. Ao produzir seu alimento, as plantas absorvem a energia proveniente da luz solar e, quando são consumidas por um animal, por exemplo, parte dessa energia é transferida para esse ser vivo e, consequentemente, para a cadeia alimentar.
Arara-azul: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Questão 6. Usando o exemplo da foto, qual é a fonte de energia da palmeira e das araras-azuis, respectivamente?
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O gás carbônico é um dos gases que contribuem para o efeito estufa natural, responsável por manter a temperatura média do planeta adequada à existência de vida. Observe a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: HOW the Greenhouse Effect Works. Climate Science Investigations (CSI), 2019. Disponível em: https://oeds.link/0b3PWH. Acesso em: 19 mar. 2022.
1. Parte da radiação solar é refletida pela atmosfera antes de atingir a superfície terrestre e retorna ao espaço.
2. Parte da radiação que penetra na atmosfera é absorvida pela superfície terrestre, aquecendo o ar próximo a ela.
3. A outra parte da radiação é refletida para a atmosfera. Da parte que é refletida, uma porção volta para o espaço (A), enquanto a outra é retida pelo vapor de água e por gases, principalmente gás carbônico, gás metano e óxido nitroso , caracterizando o efeito estufa natural (B).
Essa radiação que fica retida próximo à superfície terrestre contribui para manter a temperatura média do planeta Terra em, aproximadamente, .
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Se o efeito estufa não ocorresse, a temperatura média do planeta seria em torno de , o que impediria a existência de água no estado físico líquido, essencial à existência de vida como a conhecemos.
A atmosfera terrestre atual é resultante de um longo processo, que acompanhou a evolução do planeta Terra, que surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos.
A atmosfera primitiva provavelmente era rica em gás hidrogênio , gás metano e amônia . Esses compostos reagiam com a intensa radiação solar, formando o gás nitrogênio e o gás carbônico.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: O MUNDO em que vivemos. São Paulo: Abril. v. 1. p. 44.
Estudos indicam que os primeiros seres vivos surgiram na Terra há cerca de 3,5 bilhões de anos. Já há cerca de 2 bilhões de anos, a atmosfera terrestre passou a ter níveis elevados de gás oxigênio, resultantes sobretudo de organismos que realizavam fotossíntese.
Esses e outros fatores possibilitaram a composição atmosférica atual, bem como a manutenção do efeito estufa, um dos responsáveis pela existência de vida na Terra.
Questão 7. O que pode acontecer ao efeito estufa natural da Terra se a quantidade de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso aumentar na atmosfera?
Como estudamos, o efeito estufa é um fenômeno natural. No entanto, ações antrópicas, ou seja, realizadas pelos seres humanos, podem alterar a composição da atmosfera, contribuindo com o aumento da concentração dos gases responsáveis pelo efeito estufa. A intensificação desse efeito pode gerar consequências prejudiciais ao planeta e aos seres vivos, o que estudaremos mais adiante.
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Arborização urbana
A presença de árvores nas áreas urbanas é um fator importante para a qualidade do ar e, consequentemente, para a qualidade de vida das pessoas e de outros seres vivos que vivem nessas áreas. A arborização urbana refere-se a todas as árvores que compõem uma paisagem urbana, como as encontradas em praças, jardins e vias públicas (calçadas e canteiros de ruas e avenidas).
Leia a seguir alguns benefícios da arborização urbana.
Retém a poeira e outras partículas que poluem a atmosfera.
Capta parte do gás carbônico do ar.
Propicia áreas de sombras ao impedir que os raios solares atinjam diretamente a superfície. A ausência de arborização e a grande concentração de áreas asfaltadas contribuem para a formação de "ilhas de calor".
Embeleza as ruas e as avenidas, tornando os ambientes mais agradáveis.
As árvores servem de abrigo para alguns animais, inclusive aqueles responsáveis pela polinização de plantas.
A presença de plantas em um ambiente mantém a umidade do ar, porque elas fornecem sombra e liberam vapor de água para a atmosfera, como por meio da transpiração.
Assim, as árvores são de extrema importância nos ambientes urbanos e toda a comunidade deve contribuir para o cuidado das árvores plantadas em locais públicos.
a) Como é a arborização do município em que você vive? Em sua opinião, como você pode contribuir para a arborização desse local?
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Gás nitrogênio
O elemento químico nitrogênio é essencial aos seres vivos, principalmente porque ele compõe as proteínas e outros elementos importantes para os organismos.
Durante a respiração, o ser humano inala o gás nitrogênio, mas, assim como na maioria dos seres vivos, o nitrogênio não é absorvido pelo corpo em sua forma gasosa, sendo eliminado na expiração. Dessa maneira, o ser humano e os outros animais obtêm o nitrogênio por meio da alimentação.
Algumas plantas, no entanto, podem fazer uso do nitrogênio disponível no ambiente, por meio da ação de algumas bactérias.
Muitas bactérias, como as do gênero Rhizobium, vivem nas raízes de algumas plantas, formando nódulos com aproximadamente de diâmetro. Essas bactérias são capazes de absorver o gás nitrogênio do ar existente no solo e convertê-lo em compostos que podem ser utilizados pelas plantas.
Esse processo é chamado fixação biológica do nitrogênio.
Dessa maneira, as plantas que apresentam nódulos se tornam fonte de nitrogênio para os animais que se alimentam delas.
Além disso, durante as tempestades, descargas elétricas provocam reações químicas entre as moléculas de gás oxigênio e de gás nitrogênio do ar, formando compostos de nitrogênio, que originam o nitrato , forma na qual a maioria das plantas absorve o nitrogênio.
Sugestões complementares
Leia mais a respeito do nitrogênio e o desenvolvimento das plantas e sobre a fixação biológica do nitrogênio no site da associação de especialistas, instituições e empresas, que atuam na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias na aérea de produção agrícola sustentável CropLife Brasil (CLB).
NITROGÊNIO: sua fixação biológica está mais perto de você do que imagina. CropLife Brasil. Disponível em: https://oeds.link/dkQqyG. Acesso em: 16 maio 2022.
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Vapor de água
Analise a foto a seguir.
Questão 8. Explique como surgiram as gotículas de água na parte externa do copo mostrado na foto.
Além dos gases que você estudou neste capítulo, o ar atmosférico também é composto de vapor de água. Podemos comprovar esse fato ao colocar água gelada em um copo e observar a formação de gotículas de água na parte externa dele.
Essas gotículas se formam por causa da condensação das moléculas de água presentes no ar atmosférico, ao entrarem em contato com a superfície do copo, que está em uma temperatura mais baixa.
A água que evapora de rios, lagos e mares e o vapor de água proveniente da transpiração e da respiração dos seres vivos passa para o ar atmosférico. Quanto maior a quantidade de vapor de água na atmosfera, mais úmido é o ar.
O vapor de água na atmosfera é essencial para os seres vivos, pois ajuda a redistribuir a água na superfície terrestre, por meio das chuvas, participando do ciclo hidrológico. Além disso, esse vapor de água ajuda a manter as mucosas dos seres humanos hidratadas, principalmente do sistema respiratório e dos olhos, o que ajuda a evitar alergias e infecções.
Outros gases
Leia a manchete a seguir.
Relatório alerta para aquecimento do planeta e aponta que buraco na camada de ozônio já está do tamanho da África
Disponível em: https://oeds.link/XyreWM. Acesso em: 30 jul. 2022.
Questão 9. O que é camada de ozônio? Para os seres vivos, qual é o risco do buraco existente nessa camada, citado na manchete?
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Na estratosfera, há uma camada com alta concentração de gás ozônio, formando a chamada camada de ozônio. Essa camada envolve todo o planeta Terra na região da estratosfera, absorvendo a maior parte dos raios ultravioleta, que, em excesso, são prejudiciais aos seres vivos.
A radiação ultravioleta participa da contínua formação e degradação do gás ozônio na atmosfera terrestre, como mostra o esquema a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: THE OZONE layer. Center for science education. Disponível em: https://oeds.link/rfQu6R. Acesso em: 28 jul. 2022.
1. No processo de formação do gás ozônio, a radiação ultravioleta quebra a molécula de gás oxigênio, liberando dois átomos de oxigênio.
2. Cada um desses átomos de oxigênio se liga a outra molécula de gás oxigênio, formando o gás ozônio.
3. No processo de degradação do gás ozônio, a radiação ultravioleta quebra a molécula de gás ozônio, provocando a liberação de uma molécula de gás oxigênio e um átomo de oxigênio.
Uma vez que a formação e a degradação do gás ozônio ocorrem de maneira equilibrada na atmosfera, seria esperado que a concentração desse gás permanecesse constante. No entanto, como citado na manchete anterior, está ocorrendo a destruição da camada de ozônio à medida que um buraco se forma nela.
Desde a década de 1980, quando imagens de satélite revelaram um grande buraco nessa camada, verificou-se que ela estava sendo gradualmente destruída em razão da alta concentração de alguns gases na atmosfera. Esses gases são gerados em atividades humanas e são representados, principalmente, pelos chamados clorofluorcarbonos (CFCs), muito utilizados em sistemas de refrigeração, aerossóis e condicionadores de ar, por exemplo.
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Esses gases atingem a estratosfera e reagem com o gás ozônio, degradando-o e reduzindo sua concentração na atmosfera, o que diminui a espessura da camada de ozônio. A camada de ozônio sobre a região do Polo Sul, por exemplo, tornou-se mais fina, se comparada às demais regiões do planeta, formando um "buraco". Observe a seguir o tamanho que ele vem atingindo ao longo dos anos de 1979, 1989 e 2021.
A utilização de CFCs foi proibida em muitos países em 1987, com a criação do Protocolo de Montreal, que começou a vigorar no Brasil em 1990. A partir de então, passou-se a usar os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), menos prejudiciais, porém ainda danosos à camada de ozônio. Portanto, atualmente, busca-se banir também os HCFCs, substituindo-os por outros gases.
Para recuperar a camada de ozônio, as empresas que fabricam geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado, por exemplo, devem eliminar o uso do CFC, e os governantes e instituições responsáveis devem aumentar a fiscalização nessas indústrias.
Além do gás ozônio, outros gases presentes no ar atmosférico também são utilizados pelos seres humanos, como o hélio , o argônio e o xenônio . O gás hélio, por exemplo, é usado para encher balões de festa e dirigíveis, além de ser utilizado em diversos processos de soldagem de materiais em indústrias. O argônio é utilizado em alguns tipos de laser de uso médico e odontológico. Já o xenônio, geralmente, é usado em flashes de máquinas fotográficas e em lâmpadas de alta luminosidade.
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O tema é ...
Educação ambiental
Intensificação do efeito estufa
Ao longo dos anos, a concentração dos principais gases envolvidos na intensificação do efeito estufa natural, como o carbônico, o metano e o óxido nitroso, aumentou por diversas razões, muitas delas relacionadas a atividades humanas.
a) Quais atividades humanas podem ser relacionadas à intensificação do efeito estufa natural da Terra? Registre sua resposta no caderno.
Observe a imagem a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
O aumento do gás carbônico na atmosfera está relacionado, por exemplo, aos processos industriais (A) para fabricação de diversos produtos, à queima de combustíveis fósseis (B) e à queima de florestas para criação de áreas para atividades agropecuárias (C), por exemplo.
Assim como o gás carbônico, o metano e o óxido nitroso também são liberados pela queima de combustíveis fósseis. As atividades agropecuárias também provocam o aumento da emissão do gás metano na atmosfera, principalmente em razão dos processos digestivos do gado bovino. Já o aumento das emissões do óxido nitroso também está relacionado à aplicação de fertilizantes no solo e à deposição de dejetos de animais em pastagens.
O aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera intensifica esse efeito. A principal consequência dessa intensificação é o aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura média da Terra.
De acordo com os cientistas, o aquecimento global pode aumentar a frequência de fenômenos climáticos extremos, como tempestades tropicais, inundações, furacões, tornados e ondas gigantes, além de provocar o derretimento de geleiras, resultando no aumento do nível do mar, com consequente inundação das áreas do litoral.
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A preocupação com o aquecimento global tem incentivado alguns países a assinar acordos, como o Protocolo de Quioto, assinado pelo Brasil em 2002, que prevê a redução da emissão de gases do efeito estufa pelos países.
A fim de atingir a meta de diminuir a emissão de gases do efeito estufa, o Brasil elaborou o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, em 2008. Nesse plano, havia uma série de medidas a serem tomadas, como a redução do desmatamento, principalmente na Amazônia, e o incentivo ao uso de biocombustíveis e à economia de energia elétrica.
Já em 2016, por meio de uma portaria, foi instituído o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA). Segundo esse documento, o governo federal, os governos estaduais, a sociedade civil e o setor privado devem promover a redução da vulnerabilidade do país às mudanças climáticas.
Em 2021, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP26), que reuniu líderes de mais de 190 países, o Brasil se comprometeu a reduzir em 50% a emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera até 2030.
Agora, responda às questões a seguir no caderno.
1. Pesquise outras medidas propostas pelo Brasil no Plano Nacional sobre Mudança do Clima. Em seguida, explique-as.
2. Cite duas atitudes cotidianas em que você pode reduzir a intensificação do efeito estufa natural.
3. Com um colega, conversem com seus familiares e vizinhos e verifiquem o que eles sabem sobre o aquecimento global. Coletem as informações da pesquisa e organizem os dados para analisar o que sua comunidade conhece a respeito dessa questão ambiental. Após as conversas, elaborem folhetos com informações sobre o assunto para distribuir à comunidade, esclarecendo possíveis dúvidas ou incorreções.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Qual é a importância da atmosfera terrestre para a vida na Terra?
2. Por que podemos dizer que as bactérias fixadoras de nitrogênio auxiliam na manutenção das espécies de seres vivos no planeta?
3. Sobre os gases que compõem a atmosfera, escreva no caderno a letra correspondente à alternativa correta.
a) A porcentagem de gás oxigênio na atmosfera terrestre é de, aproximadamente, 21%, sendo liberado para a atmosfera durante a respiração das plantas.
b) Assim como o gás oxigênio, o gás nitrogênio é inalado pelos animais durante a respiração e absorvido pelo corpo, sendo liberado para a atmosfera por meio da expiração.
c) O efeito estufa impede que grande parte da radiação ultravioleta atinja a superfície da Terra e cause danos aos seres vivos.
d) A radiação ultravioleta participa da formação e da degradação do gás ozônio na atmosfera.
4. O efeito estufa não ocorre somente na Terra. Em Vênus, por exemplo, a temperatura média é de, aproximadamente, em razão da alta concentração de gás carbônico em sua atmosfera (aproximadamente 95%) e de espessas camadas de nuvens que envolvem o planeta.
Vênus: aproximadamente de diâmetro.
a) Se a Terra tivesse uma concentração de gás carbônico semelhante à do planeta Vênus, o que ocorreria com a temperatura dela? Quais seriam as possíveis consequências disso para os seres vivos? Justifique sua resposta.
b) Converse com seus pais ou responsáveis sobre o que eles sabem a respeito do efeito estufa natural da Terra. Se necessário, esclareça o assunto para eles.
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5. Observe a charge a seguir e responda às questões propostas.
SANTOS, Arionauro da Silva. Lixo na Rua. Arionauro Cartuns, 1º abr. 2016. Disponível em: https://oeds.link/SiW92C. Acesso em: 20 mar. 2022.
a) A charge aborda dois problemas ambientais. Quais são eles?
b) Qual situação representada na charge contribui para alterar a composição do ar atmosférico? Justifique sua resposta.
c) Considerando a personagem no carro azul, identifique o número da alternativa que não apresenta consequências diretamente relacionadas ao descarte incorreto dos resíduos sólidos. Em seguida, justifique sua escolha.
1. Essa atitude causa a poluição do solo.
2. Essa atitude contribui para atrair animais que transmitem doenças.
3. Essa atitude intensifica o buraco da camada de ozônio e o efeito estufa.
4. Essa atitude pode resultar em alagamento de ruas.
d) Quais atitudes podemos adotar no dia a dia para evitar, ou pelo menos reduzir, as consequências das situações representadas na charge?
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6. Leia a seguir alguns dados comparativos entre o planeta Terra e o planeta Marte.
Características |
Terra |
Marte |
---|---|---|
Área de superfície |
||
Distância média do Sol |
||
Duração do ano |
dias |
dias terrestres |
Atmosfera |
Mais densa que a de Marte. Composta principalmente de gás nitrogênio (), gás oxigênio () e gás carbônico (). |
Menos densa que a da Terra. Composta principalmente de gás carbônico (), gás nitrogênio () e gás argônio (). |
Temperatura média |
Aproximadamente |
Aproximadamente |
Fontes de pesquisa: INTRODUÇÃO a Marte. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Disponível em: https://oeds.link/teSdtf. Acesso em: 2 mar. 2022.
MARS. Nasa Science: solar system exploration. Disponível em: https://oeds.link/AAiDOC. Acesso em: 20 ago. 2022.
a) Por que a duração do ano em Marte é maior que na Terra?
b) Com base nos dados apresentados, cite um argumento de que Marte não tem condições adequadas para a vida como a conhecemos.
c) Com base na resposta ao item b, o que os cientistas poderiam fazer para manter um astronauta por certo tempo em Marte?
d) Os motores de automóveis movidos a combustíveis fósseis dependem de gás oxigênio e do combustível para seu funcionamento. Sabendo-se que em Marte a concentração de gás oxigênio é de, aproximadamente, 0,13%, o funcionamento desses motores seria possível em Marte? Por quê?
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Pressão atmosférica
Como você estudou anteriormente, o ar atmosférico envolve a Terra e possui gases essenciais para a vida no planeta. Mas será que ele ocupa lugar no espaço? Para responder a essa questão, realize a atividade prática a seguir.
Vamos praticar
Materiais
- copo com água ou suco natural
- canudo transparente
A. Junte-se a mais três colegas, formando um grupo.
B. Seu professor colocará sobre a mesa do seu grupo um copo com água ou suco natural e um canudo transparente.
C. Coloquem o canudo dentro do copo e analisem. Em seguida, escolham um integrante do grupo para realizar o movimento de sucção do líquido por meio do canudo transparente.
D. Observe o canudo enquanto o seu colega suga o líquido do copo.
Agora, responda no caderno às questões a seguir.
a) Existe ar dentro do canudo enquanto o líquido não é sugado pelo seu colega? E enquanto ele suga o líquido?
b) Como você explicaria a subida do líquido pelo canudo?
O ar atmosférico é uma matéria gasosa e ocupa lugar no espaço não preenchido por outra matéria. Por exemplo, em um copo, em que metade da sua capacidade esteja ocupada por água, a outra metade pode estar ocupada por ar. Como o volume se refere ao espaço ocupado por um corpo ou pela matéria, podemos dizer que o ar também tem volume.
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Estudamos que uma camada de ar envolve a Terra, formando a atmosfera. Essa camada tem massa e exerce pressão sobre a superfície terrestre e sobre corpos (objetos, pessoas e outros animais) que estão sobre ela. Essa pressão é chamada pressão atmosférica.
Para entender melhor a pressão atmosférica, imagine a massa da quantidade de ar que existe ao seu redor. Todo esse ar exercendo força peso✚ sobre seu corpo corresponde à pressão atmosférica, que atua em todas as direções.
- Força peso
- : tipo de força que envolve a massa do corpo e a gravidade, um tipo de força de interação que ocorre entre corpos que possuem massa, como a Terra e os corpos em sua superfície. ↰
Questão 10. Se o ar exerce essa pressão, por que os organismos não se deformam?
Os organismos não se deformam com a ação da pressão atmosférica porque eles são formados por líquidos e gases que exercem pressão contrária, de dentro para fora, com a mesma intensidade da pressão atmosférica, que atua sobre a superfície do corpo, mantendo, assim, o equilíbrio.
No corpo humano, a pressão atmosférica está em equilíbrio com a pressão interna. Por isso, o corpo não se deforma com a ação da pressão atmosférica.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: ANTUNES, Celso. O ar e o tempo. São Paulo: Scipione, 1995. p. 6. (Coleção Por quê?).
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O experimento de Guericke
No século XVII, o físico alemão Otto von Guericke (1602-1686), que viveu na cidade de Magdeburgo, na Alemanha, desenvolveu publicamente um experimento para investigar a existência da pressão atmosférica.
Guericke uniu dois hemisférios ocos de cobre, formando uma esfera oca. Com o auxílio de uma bomba de vácuo, ele retirou grande parte do ar que estava dentro dessa esfera por meio de uma válvula. Isso fez com que a pressão interna diminuísse, ficando menor que a pressão atmosférica. Essa diferença de pressão fez os hemisférios ficarem fortemente unidos.
Conforme relatos, nem mesmo a força de vários cavalos puxando os hemisférios em sentido contrário conseguiu separá-los. Esse experimento ficou conhecido como "hemisférios de Magdeburgo".
Agora, converse com os colegas e responda às questões a seguir em seu caderno.
a) No experimento dos hemisférios de Magdeburgo, o que manteve os hemisférios unidos?
b) Se você fosse reproduzir um experimento semelhante ao de Guericke, como faria?
A criatividade é uma competência relacionada à capacidade de inventar e produzir algo inovador diante de desafios. A pessoa criativa busca novas soluções para algo já existente. Nesse processo de desenvolvimento da criatividade, permita-se errar e tentar novamente.
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A pressão atmosférica varia conforme a altitude. Observe a seguir.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: A PRESSÃO atmosférica. Seara da Ciência. Disponível em: https://oeds.link/AleR6R. Acesso em: 28 jul. 2022.
Quando estamos em um local ao nível do mar, como em uma praia, a pressão atmosférica é maior, pois também é maior o peso que a coluna de ar exerce sobre esse local e tudo o que se encontra nele, como a pessoa representada em A.
Já quando estamos em um local onde a altitude é maior, como em uma montanha, a pressão atmosférica é menor do que ao nível do mar, pois também é menor o peso que a coluna de ar exerce sobre esse local e tudo o que está nele, como a pessoa representada em B.
A pressão atmosférica também atua na respiração do ser humano. Durante a inspiração, a entrada de ar nos pulmões ocorre sob a influência da pressão atmosférica. Observe a seguir.
Representação da atuação da pressão atmosférica na respiração dos seres humanos durante a inspiração (A) e durante a expiração (B). Nas imagens, as setas representam o caminho percorrido pelo ar durante os movimentos respiratórios.
Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Werneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 459.
A. Na inspiração, o músculo diafragma e os músculos intercostais se contraem, aumentando o volume do tórax e reduzindo a pressão interna dos pulmões. Nesse caso, a pressão atmosférica torna-se maior do que a pressão interna dos pulmões, fazendo com que o ar entre nesses órgãos.
B. Na expiração, o diafragma e os músculos intercostais relaxam, diminuindo o volume do tórax e aumentando a pressão interna dos pulmões. Nesse caso, a pressão do ar no interior dos pulmões é maior que a pressão atmosférica. Assim, o ar sai dos pulmões para o ambiente.
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Formação do vento
Leia o trecho de reportagem e observe a foto a seguir.
Especialistas pedem mais investimento em energia eólica no país
[...] No Brasil, a produção eólica ocupa hoje o segundo lugar como fonte de geração de energia limpa, e o Nordeste é a região com as condições mais favoráveis, pois tem ventos estáveis, com velocidade adequada e sem mudanças bruscas de direção. [...]
CARVALHO, Bruna. Especialistas pedem mais investimento em energia eólica no país. CNN Brasil, 23 out. 2021. Disponível em: https://oeds.link/x3j8IZ. Acesso em: 20 mar. 2022.
Questão 11. Cite uma vantagem em gerar energia elétrica por meio de usinas eólicas.
Questão 12. Por que é importante investir em energia eólica no Brasil?
Como citado no trecho da reportagem, as características dos ventos no Nordeste favorecem a geração de energia eólica. Nas usinas eólicas, o movimento do ar na atmosfera gira as hélices, ativando geradores, nos quais a energia do movimento é transformada em energia elétrica. Quando o movimento do ar na atmosfera está na direção horizontal definida e sem mudanças bruscas, como citado no texto, ele é chamado vento.
A formação dos ventos está relacionada à diferença de temperatura do ar de um local para outro, diferença essa que gera a diferença de pressão do ar entre esses locais.
Durante o processo de formação do vento, ocorre o deslocamento do ar, formando correntes, predominantemente das áreas de menor temperatura para as áreas de maior temperatura. O deslocamento dessas correntes de ar pode atingir velocidades variadas, dependendo da diferença de temperatura e de pressão entre as regiões entre as quais o ar se desloca.
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Observe a seguir como ocorre a formação do vento.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: STEINKE, Ercília Torres. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. p. 84.
A superfície terrestre aquecida pelos raios solares transfere calor para o ar atmosférico próximo a ela, aumentando a temperatura dele. Esse ar se expande, torna-se menos denso e tende a subir, gerando uma região de baixa pressão (1) e uma região de alta pressão (2).
A diferença de pressão entre as regiões 2 e 3 faz com que certa quantidade de ar se desloque de 2 para 3, gerando vento na parte superior da atmosfera.
O ar da região 3 encontra-se a uma temperatura menor do que o da região 4. Assim, ocorre um deslocamento do ar da região 3 para a 4, criando ali uma região de alta pressão.
Por causa da diferença de pressão entre a região 4 e a 1, ocorre um deslocamento de ar da região 4 para a 1, formando o vento próximo à superfície terrestre. Esse ciclo continua enquanto houver diferença de temperatura entre as regiões 1 e 4.
A velocidade do vento pode ser medida em (quilômetros por hora) ou em (metros por segundo).
Os tipos de ventos podem ser classificados de acordo com sua velocidade e suas características. Leia alguns exemplos a seguir.
Brisa
A brisa é um vento fraco com velocidade entre e . Pode ser percebida quando folhas e pequenos galhos se movimentam.
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Furacão
Os furacões atingem velocidades de a e originam-se de tempestades tropicais nos oceanos. No centro do furacão existe uma área chamada "olho do furacão", onde os ventos são calmos e a chuva é espalhada.
Tornado
São ventos com velocidade maior que ou , que giram formando um funil, descendo da base de uma nuvem espessa e tocando o solo. Geralmente eles não duram mais que alguns minutos, porém provocam destruição por onde passam.
Desastres causados por furacões e tornados
Em situações que envolvem desastres causados por fenômenos naturais, tais como enchentes, desabamentos, furacões ou tornados, as construções podem ser afetadas e muitas pessoas podem ficar desabrigadas ou até mesmo perder suas vidas.
É fundamental que nessas situações as pessoas sejam solidárias, fornecendo tanto apoio material quanto emocional àqueles que necessitam.
Por meio da empatia, somos capazes de nos colocar no lugar do outro, solidarizando-nos com seus sentimentos e suas necessidades a ponto de buscarmos formas de ajudá-lo a enfrentar as dificuldades e os obstáculos.
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Hora de investigar
a) O que é necessário fazer para diminuir a pressão interna de um recipiente aparentemente vazio? Registre sua resposta no caderno.
Materiais
- garrafa plástica de com tampa
- de mangueira de espessura fina, como as de chuveiro
- massa de modelar
- bacia com água
- tesoura com pontas arredondadas
- prego
Cuidado!
Não manuseie objetos cortantes ou perfurantes. Somente um adulto deverá cortar a mangueira e fazer os furos na garrafa plástica.
Como vamos proceder
A. Peça a um adulto que corte a mangueira pela metade, obtendo duas partes. Em seguida, peça-lhe que faça um furo com o prego na lateral da garrafa, para encaixar a mangueira, deixando-a bem ajustada a ele.
B. Encaixe um dos pedaços de mangueira no furo e vede-o com a massa de modelar.
C. Peça a um adulto que fure com o prego a tampa da garrafa. Depois, encaixe o outro pedaço de mangueira nesse furo e vede-o com a massa de modelar. Cuidadosamente, feche a garrafa com a tampa.
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D. Com um dedo, pressione e tampe a extremidade do pedaço da mangueira que está encaixada na lateral da garrafa.
E. Com o pedaço de mangueira encaixado na tampa da garrafa, sugue o máximo de ar que conseguir. Em seguida, com outro dedo, tampe essa extremidade da mangueira pela qual você sugou o ar.
F. Insira o pedaço de mangueira que está encaixado na lateral da garrafa até o fundo da bacia com água e solte o dedo que a está tampando. Atenção para não destampar a extremidade da mangueira encaixada na tampa.
G. Observe o que aconteceu, anotando os resultados em seu caderno.
Minhas observações
1. O que aconteceu com a pressão no interior da garrafa quando você sugou parte do ar pela mangueira?
2. O que você observou ao realizar o item F? Como você explica esse fato?
3. Por que vazamentos nos encaixes entre as mangueiras e a garrafa e sua tampa prejudicam os resultados do experimento?
Elaborando nossas conclusões
1. Com os colegas da turma, produzam um livreto sobre o ar e suas propriedades. Produzam ilustrações, incluindo as que envolvem o experimento realizado, e mostrem a importância das pressões em equilíbrio.
Vamos ampliar a investigação!
1. Como você faria para evidenciar a atuação da pressão atmosférica sobre os corpos na superfície da Terra?
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Em uma aula de Ciências, Mateus afirmou que a pressão atmosférica se refere à coluna de ar sobre os corpos na Terra, deformando todos eles. Sua professora disse que a afirmação continha um erro. Reescreva a afirmação de Mateus, corrigindo-a.
2. Sobre a formação dos ventos, identifique a alternativa correta.
a) A formação dos ventos relaciona-se à diferença de temperatura do ar de um local para outro, enquanto a pressão do ar se mantém igual entre esses locais.
b) A formação dos ventos relaciona-se à diferença de temperatura do ar de um local para outro, que gera a diferença de pressão do ar entre esses locais.
c) A formação dos ventos relaciona-se à igualdade de temperatura do ar de um local para outro, que gera a diferença de pressão do ar entre esses locais.
d) A formação dos ventos relaciona-se à igualdade de temperatura do ar de um local para outro, que mantém a mesma pressão do ar entre esses locais.
3. Ao descermos uma serra em direção ao litoral, geralmente temos a sensação desagradável de que a parte interna das orelhas fica tapada. Isso está associado à pressão atmosférica. Elabore uma hipótese para explicar essa sensação, relacionando-a ao conceito de pressão atmosférica abordado neste capítulo.
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4. Leia as manchetes a seguir e responda às questões propostas.
Manchete 1
Furacão Grace mata oito pessoas e deixa rastro de destruição no México
Disponível em: https://oeds.link/fQPOh1. Acesso em: 16 maio 2022.
Manchete 2
Tornado atinge sudeste dos EUA e deixa dezenas de mortos
Disponível em: https://oeds.link/OZx1hK. Acesso em: 16 maio 2022.
a) Qual é a diferença entre furacão e tornado?
b) Com base nas manchetes e em seus conhecimentos, cite consequências que a passagem de um furacão e de um tornado pode causar para os seres humanos e outros seres vivos. Se necessário, faça uma pesquisa.
5. Leia as etapas do experimento que Eva realizou.
A. Eva encheu um copo de vidro com água e colocou um pedaço de papel-cartão sobre ele.
B. Depois, ela virou o copo para baixo e observou que a água não saiu do copo ao remover a mão do papel.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: PRESSÃO atmosférica. Circuito itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciência). Disponível em: https://oeds.link/WR05IL. Acesso em: 16 maio 2022.
a) Represente, por meio de um desenho, as direções em que a pressão atmosférica e a pressão interna estão atuando no copo, nas etapas A e B.
Versão adaptada acessível
a) Explique em quais direções a pressão atmosférica e a pressão interna estão atuando no copo nas etapas A e B.
b) Na situação B, a pressão interna do copo é maior ou menor que a externa? Justifique sua resposta.
c) Se a água cair, na situação B, a pressão maior será a de dentro do copo ou a de fora dele? Justifique sua resposta.
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Água no planeta Terra
Leia a tirinha a seguir.
BECK, Alexandre. Armandinho. Diário de Santa Maria, Santa Maria, 2020.
Questão 13. Você e seus familiares têm atitudes que evitam o desperdício de água? Quais seriam?
Questão 14. Cite uma atividade realizada pelo ser humano que resulta na destruição de florestas.
Questão 15. Converse com um colega sobre a afirmação feita pelo personagem no último quadrinho.
A água pode ser considerada um dos componentes mais abundantes da Terra. Ela está presente nos mares, nos oceanos, nos rios, nos lagos, nas lagoas, nas geleiras, na atmosfera, no solo, no subsolo e nos seres vivos.
Esse recurso também passa por mudanças de estado físico e circula de maneira contínua pelos ambientes e pelos seres vivos, no que consiste o chamado ciclo hidrológico. Por exemplo, por meio da transpiração, as plantas liberam vapor de água para a atmosfera, uma das etapas do ciclo hidrológico. Assim, a devastação de florestas reduz a quantidade de água liberada para a atmosfera pelas plantas, prejudicando o ciclo hidrológico.
Além disso, a água é essencial para a vida dos seres vivos. Entre outros papéis, ela dissolve substâncias, o que ajuda a transportá-las pelo organismo, e participa de muitas reações químicas nos seres vivos.
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A água também é utilizada para o consumo e para a realização de várias atividades pelo ser humano, como na fabricação de produtos, na extração de minerais, na agropecuária, tanto na irrigação como na criação de animais, e na geração de energia elétrica, principalmente em usinas hidrelétricas.
Questão 16. Cite outras duas situações em que o ser humano usa a água.
Observe a imagem e o gráfico a seguir.
Porcentagem aproximada da superfície da Terra coberta por solo ou rochas e por água
Fonte de pesquisa: WICANDER, James Reed. Fundamentos de geologia. Tradução: Harue Ohara Avritcher. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
Como você pôde observar na imagem e no gráfico, a maior parte da superfície da Terra é coberta por água. No entanto, apesar de esse recurso ser abundante no planeta, a maior parte dele não está disponível e não é apropriada para o consumo de muitos seres vivos, inclusive seres humanos.
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De toda a água existente na Terra, aproximadamente 97% é salgada e, por isso, é inapropriada para o consumo humano e de muitos outros seres vivos. Isso porque a ingestão de água do mar pelos animais que não apresentam adaptações relacionadas ao seu consumo, por exemplo, pode causar desidratação, além de outros prejuízos à saúde. Apenas aproximadamente 3% da água do planeta corresponde à água doce.
A maior porção da água doce encontra-se congelada nas geleiras ou faz parte de reservas subterrâneas. Assim, apenas uma pequena porção da água doce está acessível aos seres vivos em rios e lagos.
Observe, na imagem e na tabela a seguir, a distribuição de água doce no planeta.
Local | Porcentagem |
---|---|
mantos de gelo e geleiras |
2,15% |
lençóis subterrâneos |
0,62% |
rios, lagos e pântanos✚ |
0,017% |
atmosfera |
0,001% |
Glossário
Toda vez que você encontrar essa indicação, procure o termo no glossário que se encontra no final deste volume.
Fonte de pesquisa: CHRISTOPHERSON, Robert W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. Tradução: Francisco Eliseu Aquino et al. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 178.
Nos ambientes, podemos encontrar água em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Como observamos na imagem, aproximadamente 2,78% da água do planeta Terra corresponde à água doce. Dessa porção de água doce, aproximadamente 77% encontra-se em estado sólido, sendo distribuída nas geleiras e mantos de gelo, e apenas cerca de 23% da água doce está disponível no estado líquido (lençóis subterrâneos, rios, lagos, pântanos e atmosfera).
A água no estado sólido pode ser encontrada naturalmente nos ambientes na forma de granizo, neve, icebergs, geleiras e nas geadas, por exemplo.
A água no estado gasoso pode ser encontrada no ambiente na forma de vapor de água. Ele pode ser encontrado no ar e, geralmente, se origina da evaporação de parte da água da superfície terrestre e da respiração e transpiração de muitos seres vivos.
A água no estado líquido está presente nos oceanos, nos mares, nos rios, nos lagos, no subsolo, nos seres vivos, na atmosfera, nas nuvens, entre outros locais.
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Leia o trecho de reportagem a seguir.
Relatório da UNESCO✚ destaca águas subterrâneas como solução para crise hídrica
[...]
Em âmbito mundial, projeta-se que o uso da água irá aumentar cerca de 1% ao ano nos próximos 30 anos. Espera-se que a nossa dependência geral das águas subterrâneas aumente, à medida que a disponibilidade de água superficial se torne cada vez mais limitada devido à mudança climática.
[...]
RELATÓRIO da UNESCO destaca águas subterrâneas como solução para crise hídrica. Nações Unidas Brasil, 22 mar. 2022. Disponível em: https://oeds.link/XvfmP6. Acesso em: 18 maio 2022.
- Unesco
- : sigla para Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.↰
Questão 17. Explique por que as águas subterrâneas podem solucionar uma crise da água.
Questão 18. Qual é a relação entre as mudanças climáticas e a crise da água?
A água doce adequada ao consumo deve estar livre de impurezas e de microrganismos que possam causar doenças. Geralmente, essa água é obtida de rios e de lençóis subterrâneos e passa por um tratamento antes de chegar às residências.
Como estudamos, a água dos rios e os lençóis subterrâneos correspondem a uma porcentagem muito pequena da água total do planeta. Dessa forma, é essencial nos conscientizarmos de que esse recurso deve ser utilizado com responsabilidade, evitando desperdícios, principalmente em períodos longos de seca, quando há falta de chuva, pois isso resulta no baixo nível dos reservatórios de abastecimento de água para a população.
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Observe, na tabela a seguir, informações sobre o consumo de água em algumas atividades que geralmente realizamos em nosso cotidiano.
Atividade |
Situação |
Consumo |
---|---|---|
Banho de ducha |
Com o registro meio aberto por 15 minutos. |
|
Fechando o registro ao se ensaboar, reduzindo o tempo do banho para 5 minutos. |
||
Banho de chuveiro elétrico |
Com o registro meio aberto por 15 minutos. |
|
Fechando o registro ao se ensaboar, reduzindo o tempo do banho para 5 minutos. |
||
Escovar os dentes |
Com a torneira um pouco aberta. |
|
Com a torneira fechada, usando um copo com água para enxaguar. |
||
Descarga de vaso sanitário |
Bacia sanitária com válvula, com tempo de acionamento de 6 segundos. |
a |
Bacia sanitária de 6 litros (fabricada a partir de 2001). |
Fonte de pesquisa: DICAS de economia. Sabesp. Disponível em: https://oeds.link/FfFLN8. Acesso em: 22 mar. 2022.
O uso de cisternas de captação de água da chuva
Em algumas residências, principalmente em regiões do Brasil onde o período de seca é longo e o abastecimento de água é precário, as pessoas podem utilizar as chamadas cisternas.
Para isso, a água da chuva é recolhida nos telhados e armazenada na cisterna, podendo ser utilizada em serviços domésticos e na irrigação de plantas, por exemplo.
As cisternas devem ser tampadas adequadamente para evitar a contaminação da água captada. Além disso, a água armazenada na cisterna não pode ser ingerida sem antes passar por tratamento doméstico.
- Taipa
- : material de construção à base de barro amassado, usado para preencher os espaços da estrutura de madeira nas paredes de uma casa.↰
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Água nos seres vivos
A água é um dos componentes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da vida, pois ela desempenha papéis vitais nos organismos.
Leia a seguir alguns desses papéis.
A água ajuda a manter e a regular a temperatura corpórea. Ao evaporar, a água eliminada na transpiração, por exemplo, contribui para resfriar o corpo.
Participa de diversas reações químicas, como as de quebra do alimento que ocorrem durante o processo de digestão.
É o principal componente de secreções, como a saliva, e de fluidos corporais, como o que protege o cérebro e a medula espinal e o que lubrifica as articulações.
No dia a dia, o corpo humano perde água para o ambiente por meio da transpiração, da respiração e da excreção. Por isso, é importante ingerir água com frequência e em quantidades adequadas para manter o corpo hidratado.
A água está presente em diferentes proporções no corpo dos seres vivos. Observe os exemplos a seguir.
Água-viva: pode atingir aproximadamente de diâmetro.
Uma água-viva tem aproximadamente 95% de seu corpo constituído por água (foto A). Já uma laranja tem aproximadamente 87% de água em sua constituição (foto B).
Agora, responda no caderno às questões a seguir.
a) Qual é a porcentagem aproximada de água que constitui o corpo humano? Se necessário, faça uma pesquisa sobre isso.
b) Pesquise a quantidade de água que uma pessoa da sua idade precisa ingerir durante o dia. Com base nessa informação, avalie seu consumo diário de água.
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Propriedades da água
A água apresenta diferentes propriedades que podem influenciar as condições de vida na Terra. A seguir, estudaremos algumas dessas propriedades: pressão, tensão superficial e solubilidade da água.
Pressão da água
A água é matéria que apresenta massa, ocupa lugar no espaço e exerce pressão. Será que essa pressão pode variar? Para te ajudar a responder a essa questão, faça a atividade prática a seguir.
Vamos praticar
Materiais
- garrafa plástica de
- água
A. Junte-se a três colegas, formando um grupo.
B. O professor irá distribuir para cada grupo uma garrafa plástica com três orifícios.
C. Coloque a garrafa sobre uma cadeira. Em seguida, tampe os orifícios com os dedos, enquanto o seu colega preenche o interior da garrafa com água.
D. Retire os dedos dos orifícios, destampando-os. Verifique o que acontece.
Agora, responda no caderno às questões a seguir.
a) As distâncias atingidas pelos jatos de água que saíram de cada orifício foram iguais ou diferentes?
b) Em sua opinião, por que isso aconteceu?
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Se você já mergulhou em uma piscina, certamente percebeu que a água exerce uma pressão em seu corpo. O mesmo acontece se mergulharmos apenas a mão, ou outra parte do corpo, em um balde com água, pois possivelmente sentiremos a pressão da água.
Observe o exemplo de um peixe em um aquário.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
A pressão da água é resultado da força exercida por ela sobre uma determinada área. A água exerce pressão sobre a superfície do recipiente que a contém, neste caso, nas paredes do aquário (setas verdes) e sobre toda a superfície de contato dos corpos que estiverem nela mergulhados, neste caso, o peixe (setas azuis).
Quanto maior for a profundidade em que o corpo estiver mergulhado, maior será a quantidade de água sobre ele e, consequentemente, maior será a pressão da água exercida sobre esse corpo.
Os corpos mergulhados, além de receberem a pressão da água, exercem pressão de dentro para fora, com a mesma intensidade. Isso faz com que eles não se deformem.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Observe que o peixe recebe a pressão da água (setas azuis) e exerce pressão de dentro para fora do corpo (setas vermelhas).
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Quando a pressão exercida pela água é maior que a exercida pelo corpo mergulhado, ele se deforma.
Alguns seres vivos, como os peixes abissais✚, são capazes de viver em regiões muito profundas do oceano, onde a pressão da água é elevada. Esses peixes têm adaptações em seu corpo que possibilitam que sobrevivam nesse tipo de ambiente e suportem a alta pressão da água.
Glossário
Peixe abissal: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Os mergulhadores e a pressão da água
Conforme um mergulhador aumenta a profundidade do mergulho, maior é a pressão que a água exerce em seu corpo.
A alta pressão da água pode causar alguns efeitos no corpo humano, prejudicando órgãos mais sensíveis, como as orelhas, e também a capacidade pulmonar.
Além disso, ao se movimentar em direção à superfície da água, a redução rápida da pressão também pode causar danos ao corpo do mergulhador. Um dos fatores associados a esses danos é que parte do nitrogênio presente no sangue pode passar para o estado líquido em altas pressões. Se a pressão no corpo do mergulhador baixar rapidamente, o nitrogênio pode voltar ao estado gasoso, formando bolhas no sangue, que causam embolia gasosa✚.
Glossário
Dessa forma, recomenda-se que os mergulhadores retornem lentamente para a superfície da água.
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Tensão superficial da água
Você já ouviu falar em tensão superficial da água? Para iniciar o estudo desse assunto, realize a atividade prática a seguir.
Vamos praticar
Materiais
- prato plástico
- detergente
- pimenta-do-reino moída
- água
A. Coloque água dentro do prato e, em seguida, adicione a pimenta-do-reino.
B. Depois, coloque o seu dedo indicador dentro do prato e observe o que acontece.
C. Em seguida, coloque uma gota de detergente na ponta do seu dedo indicador. Agora, coloque novamente esse dedo dentro do prato com água e pimenta-do-reino e analise o que acontece.
Dica!
Não coloque as mãos nos olhos ou na boca durante essa atividade. Após terminá-la, lave bem as mãos.
Agora, responda no caderno às questões a seguir.
a) O que aconteceu quando você realizou a etapa B?
b) O que aconteceu quando você realizou a etapa C?
O resultado que você obteve ao realizar a etapa C da seção Vamos praticar está relacionado a uma propriedade da água: a tensão superficial.
Você pode não ter ouvido falar em tensão superficial, mas certamente já a presenciou. Estudaremos ela a seguir.
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A tensão superficial da água ocorre em razão da força de atração das moléculas de água na superfície do líquido, que permanecem unidas e fazem com que ela se comporte como uma película elástica.
É possível observar a tensão da água em diferentes situações. Por exemplo, ela possibilita que os insetos caminhem sobre a água (foto A) e que as gotas de água tenham um determinado formato (foto B).
Inseto alfaiate: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Solubilidade da água
Outra propriedade importante da água é a solubilidade. Por meio dessa propriedade, a água é capaz, por exemplo, de dissolver substâncias no corpo dos seres vivos e, assim, facilitar o transporte delas para todo o organismo.
Apesar de a água ter a propriedade de dissolver substâncias, não são todas elas que são dissolvidas pela água. Para estudar esse assunto, considere a situação a seguir.
Para cozinhar macarrão, Marcelo colocou água em uma panela, misturou duas colheres de sal e colocou essa mistura sobre a chama de um fogão (foto A). Logo em seguida, Marcelo despejou um pouco de óleo sobre a água (foto B).
Questão 19. Você consegue identificar visualmente o sal que foi adicionado à água na foto A? E o óleo que foi adicionado à água na foto B?
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Ao observar a foto A, não conseguimos identificar visualmente o sal que foi misturado à água. Isso ocorre porque a água dissolveu o sal. Essa mistura apresenta a mesma composição química e as mesmas propriedades em todo seu volume. Quando isso ocorre, a mistura é chamada homogênea.
Nesse caso, como a água dissolveu o sal, ela é chamada solvente e o sal, que foi dissolvido na água, é chamado soluto.
Na foto B, o óleo ficou sobre a água, porque a água não dissolve o óleo. Nesse caso, a mistura não apresenta as mesmas características e propriedades em todo seu volume. Quando isso ocorre, a mistura é chamada heterogênea.
Uma mistura heterogênea caracteriza-se por apresentar duas ou mais fases. Já uma mistura homogênea, apresenta apenas uma fase.
Densidade da água
Como observamos na imagem anterior, a água não é capaz de dissolver o óleo, formando uma mistura heterogênea. Além da solubilidade, há outra propriedade envolvida nesse processo: a densidade.
A densidade é a relação entre a massa e o volume de um material.
Para entender esse conceito, consideraremos uma moeda dentro de um copo com água. Analisando essa situação, perceberemos que a moeda afunda, depositando-se no fundo do copo. Isso ocorre porque a moeda é feita de diferentes metais, que tornam o objeto mais denso do que a água.
Dessa maneira, em uma mistura heterogênea de água com óleo, observamos que o óleo flutua sobre a água, pois tem menor densidade do que ela.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Explique as propriedades da água: pressão, tensão superficial, solubilidade e densidade.
2. Explique o que é um solvente e o que é um soluto, exemplificando.
3. Identifique a letra que corresponde à alternativa correta relacionada à mistura mostrada na imagem a seguir.
A mistura é homogênea. O óleo é mais denso do que a água e a areia menos densa do que a água.
A mistura é heterogênea. O óleo é mais denso do que a água e a areia menos densa do que a água.
A mistura é homogênea. O óleo é menos denso do que a água e a areia é mais densa do que a água.
A mistura é heterogênea. O óleo é menos denso do que a água e a areia é mais densa do que a água.
4. A imagem a seguir representa a barragem de uma represa. Observe.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: HEWITT, Paul G. Física conceitual. Tradução: Trieste Freire Ricci. 12 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 247.
Com suas palavras, explique por que geralmente a parte inferior das barragens é mais espessa que a parte superior.
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5. O experimento descrito a seguir apresenta um sistema de recipientes interligados, conhecido como sistema de vasos comunicantes. Observe.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Fonte de pesquisa: HEWITT, Paul G. Física conceitual. Tradução: Trieste Freire Ricci. 12 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 247, 255, 256.
Dois recipientes plásticos transparentes (1 e 2) foram ligados por meio de um cano. Nesse cano, foi colocado um registro que permite controlar a passagem de água.
Com o registro fechado, foi adicionada água no recipiente 1 até quase completar sua capacidade. Já o recipiente 2 foi preenchido com menos da metade de sua capacidade.
a) Onde existe maior pressão da água: na base do recipiente 1 ou na base do recipiente 2? Justifique sua resposta.
b) Em um sistema de vasos comunicantes, quando não há barreiras entre os recipientes ligados, a pressão da água tende a se igualar entre eles. Sabendo disso, conclua o que deverá acontecer com o nível da água nos dois recipientes quando o registro entre eles for aberto.
6. Junte-se a dois colegas e leiam a manchete a seguir. Em seguida, pesquisem sobre o tema abordado na manchete e respondam às questões.
Falta de água afetará 5 bilhões de pessoas até 2050, diz ONU
Disponível em: https://oeds.link/eaFZ9G. Acesso em: 18 maio 2022.
a) Embora aproximadamente 71% da superfície terrestre seja coberta por água, explique por que esse recurso poderá faltar, afetando bilhões de pessoas até 2050.
b) Cite duas situações que podem resultar na falta de água para a população.
c) Junte-se a um colega para fazerem uma lista das consequências da falta de água para a população. Depois, proponham soluções que contribuam para reduzir o risco de esse recurso faltar à população.