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UNIDADE

2

Ecossistemas

Fotografia. Colmeia com formato oval em um tronco de árvore com folhas acima, há muitas abelhas amarelas ao redor.
Colmeia com abelhas envolta em uma árvore no Paquistão, em 2020.

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O mel é um alimento consumido pelo ser humano, principalmente in natura. Conheceremos como ele é produzido! As flores produzem néctar, que atrai as abelhas que sugam esse líquido, armazenando-o em seu corpo. Ao retornar à colmeia, elas compartilham o néctar com as outras abelhas, que retiram a umidade desse alimento e adicionam a ele outras substâncias, originando o mel.

Além de produzir e armazenar o mel para alimentar os indivíduos da colmeia, as abelhas contribuem com a polinização das plantas no momento em que coletam o néctar.

Iniciando a conversa

1. Quais atividades são realizadas pelas abelhas em uma colmeia? Faça um desenho representando a organização de uma colmeia.

Versão adaptada acessível

1. Quais atividades são realizadas pelas abelhas em uma colmeia? Represente a organização de uma.

2. Qual é a relação entre as abelhas e as plantas?

3. O que é necessário ter no ambiente em que as abelhas vivem?

Agora vamos estudar...

  • ecossistemas aquáticos e terrestres;
  • biomas terrestres;
  • biomas brasileiros;
  • seres vivos nos ecossistemas;
  • relações alimentares entre os seres vivos;
  • relações ecológicas.

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CAPÍTULO

3 Estudando os ecossistemas

No terrário são colocados componentes vivos e componentes não vivos do ambiente no interior de um recipiente. Observe a foto a seguir.

Fotografia. Um pote de vidro fechado apoiado sobre uma estrutura de madeira. Dentro, há terra e algumas plantas. É dia.
Terrário fechado.

Questão 1. Ícone atividade oral. Quais são os componentes vivos e não vivos no terrário mostrado na foto?

Questão 2. Ícone atividade oral. Cite duas relações que podem existir entre os componentes vivos e os componentes não vivos desse terrário.

Em um terrário, os seres vivos conseguem sobreviver por causa de vários componentes não vivos que encontramos no ambiente. Verifique alguns deles a seguir.

Glossário

  • A água no estado líquido é essencial ao metabolismo dos seres vivos, pois ela participa de várias reações químicas que ocorrem nesses organismos.
  • O gás oxigênio ( O 2 ) é necessário à respiração dos seres vivos aeróbios.
  • No solo, os seres vivos podem se fixar, se locomover e se abrigar, por exemplo.
  • A luz solar é absorvida por seres vivos, como as plantas, para produzir o próprio alimento por meio da fotossíntese, além de iluminar e aquecer os ambientes durante o dia.

Ao longo da vida, os seres vivos relacionam-se com o ambiente e também entre si. A ciência que estuda essas relações é a Ecologia. Os profissionais que se dedicam a essa ciência são chamados ecólogos.

As regiões da Terra que apresentam condições adequadas à existência de vida e que podem ser habitadas por seres vivos formam a biosfera. Nessas regiões, os seres vivos interagem entre si e com os componentes não vivos do ambiente.

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O conjunto formado pelos seres vivos e pelos componentes não vivos do ambiente, bem como pelas interações entre eles, é chamado ecossistema.

Os seres vivos que compõem os ecossistemas formam o meio biótico, já os componentes não vivos fazem parte do meio abiótico. Por exemplo, o terrário apresentado na página anterior é um ecossistema. O solo, a água e o ar atmosférico no terrário compõem o meio abiótico, já as plantas e os seres vivos microscópicos compõem o meio biótico.

As relações alimentares entre os seres vivos é um exemplo de interações que ocorrem em um ecossistema. Quando um indivíduo se alimenta de outro, ou quando ocorre a decomposição de restos orgânicos, resultando em compostos que poderão ser reaproveitados pelos seres vivos, há troca de energia e de materiais no ecossistema.

Existem diversos tipos de ecossistemas, cada um com características próprias.

Observe as fotos a seguir.

A. Fotografia. Uma formiga sobre um tronco de árvore com manchas amareladas, que são líquens.
Formiga-carpinteira (Camponotus snellingi) e liquens sobre o tronco de uma árvore no Parque One Eleven Ranch, Estados Unidos, em 2020.

Formiga-carpinteira: a rainha pode atingir aproximadamente 8   mm de comprimento e as operárias, 5   mm de comprimento.

B. Fotografia. Vista de um local alagado com plantas verdes sobre a água, o aguapé. Ao redor, há terra, pássaros, jacarés e árvores.
Animais próximo a aguapés (Eichhornia crassipes) sobre área alagada, no município de Poconé, MT, em 2020.

Aguapé: pode atingir aproximadamente 1   m de comprimento.

Questão 3. Ícone atividade oral. Por que podemos afirmar que as fotos A e B retratam ecossistemas?

Como você pode observar nas fotos, os ecossistemas podem ser constituídos de pequenas áreas, como o tronco de uma árvore, que fornece condições favoráveis para o crescimento de liquens e onde formigas carpinteiras constroem seus ninhos, por exemplo. E áreas maiores, como uma região alagada, onde jacarés e aves se alimentam de peixes que habitam e desovam nas raízes dos aguapés.

Assim, a biosfera é composta de vários ecossistemas, que podem ser divididos em dois grupos: os terrestres e os aquáticos.

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Ecossistemas aquáticos

Os ecossistemas aquáticos abrangem a maior parte da biosfera. Eles incluem rios, lagos, mares, oceanos, entre outros corpos de água.

Esses ecossistemas apresentam diferentes características, que são influenciadas por fatores abióticos, como temperatura, luminosidade e concentração de gás oxigênio. Observe o exemplo a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema de um ecossistema aquático. Na parte superior esquerda, há um sol. Indicado pelo número 1, está a superfície da água. Abaixo, há pequenos peixes. Indicado pelo número 2, há várias plantas na superfície da água com folhas verdes e flores brancas, com raízes submersas. Indicado pelo número 3, está o fundo do ecossistema aquático, região mais escura em relação à superfície.
Representação simplificada de um ecossistema aquático.

1. Em um ecossistema aquático, o gás oxigênio, assim como outros gases, encontra-se dissolvido na água. A quantidade de gás oxigênio dissolvido na água depende de alguns fatores abióticos, por exemplo, a temperatura. Nesse caso, quanto mais baixa a temperatura da água, maior é a quantidade de gás oxigênio dissolvido nela; e quanto mais alta é a temperatura da água, menor é a quantidade de gás oxigênio dissolvido nela.

2. Os seres vivos que realizam fotossíntese, como as plantas aquáticas, geralmente se concentram onde há maior incidência de luz solar, como na superfície da água ou próximo a ela.

3. A incidência de luz solar influencia na fotossíntese e na temperatura da água. Ao penetrar na coluna de água, os raios solares sofrem alteração, por exemplo, em sua intensidade, que varia de acordo com a profundidade do corpo de água. Assim, quanto maior a profundidade, menor é a incidência de luz solar e, consequentemente, mais baixa é a temperatura da água.

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Questão 4. Ícone atividade oral. De que maneira os fatores abióticos de um ecossistema podem influenciar nas espécies de vegetais e de animais desse ecossistema? Exemplifique.

Além dos fatores abióticos estudados, os ecossistemas aquáticos também podem ser influenciados pela quantidade de sais minerais dissolvidos na água, a chamada salinidade. Ela é medida em partes por mil e representa a massa, em gramas, dos sais presentes em 1 . 000   g de água.

De acordo com a salinidade, os ecossistemas aquáticos podem ser classificados em: ecossistema de água doce, ecossistema de água salobra e ecossistema de água salgada. Estudaremos cada um deles a seguir.

Ecossistema de água doce

Os ecossistemas de água doce apresentam valores de salinidade menores que 0 , 5   g de sal a cada 1 . 000   g de água, ou seja, possuem pouca quantidade de sais dissolvidos na água.

Os rios, riachos, lagos e lagoas são exemplos de ecossistemas de água doce. Observe a seguir exemplos de vegetal e animal encontrados nesse tipo de ecossistema.

Fotografia. Várias plantas verdes, grandes e redondas, com bordas levantadas, que flutuam na superfície da água. Ao fundo, outras plantas estão sobre a água.
Vitórias-régias (Victoria amazonica) no lago Janauari, no município de Manaus, AM, em 2020.

Vitória-régia: pode atingir aproximadamente 2   m de diâmetro.

Fotografia. Vários peixes no fundo do rio que possuem corpos alongados, com nadadeiras na parte superior, lateral e inferior.
Piaparas (Leporinus sp.) no rio Olho-D'Água, afluente do rio da Prata, no município de Jardim, MS, em 2020.

Piapara: pode atingir aproximadamente 40   cm de comprimento.

Afluente:
corrente de água que deságua em outro corpo de água.

A planta vitória-régia é encontrada principalmente em áreas alagadas e lagos. Já o peixe piapara, em geral, é encontrado no fundo de rios.

Questão 5. Ícone atividade oral. Cite outro exemplo de vegetal e outro de animal encontrados em ecossistemas de água doce.

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Ecossistema de água salobra

Os ecossistemas de água salobra apresentam salinidade que varia entre 0 , 5   g e 35   g de sal a cada 1 . 000   g de água, ou seja, possuem quantidade intermediária de sais dissolvidos na água.

Os manguezais e os estuários são exemplos de ecossistemas de água salobra. Observe a seguir exemplos de vegetal e animal encontrados nesse ecossistema.

Glossário

Fotografia. Em um local com água, há uma árvore grande de folhas verdes, com tronco cilíndrico e retorcido, e suas raízes são aéreas.
Mangue-vermelho (Rhizophora mangle), no município de São Sebastião, SP, em 2019.

Mangue-vermelho: pode atingir aproximadamente 1 0   m de altura.

Fotografia. Em um local com água, há ostras cinzas com formato oval na raiz de um mangue.
Ostras (Crassostrea gasar) na raiz de um mangue, RJ, em 2017.

Ostra: pode atingir aproximadamente 12   cm de comprimento.

O mangue-vermelho tem raízes-escoras, também chamadas de rizóforos. Essa estrutura auxilia, por exemplo, na sustentação do mangue no solo alagado, exposto a frequentes inundações. Nessas raízes, é possível encontrar ostras, fixadas a elas, que se alimentam de partículas presentes na água.

Ecossistema de água salgada

Os ecossistemas de água salgada apresentam valores de salinidade maiores que 35   g de sal a cada 1 . 000   g de água, ou seja, possuem alta concentração de sais dissolvidos na água. Os oceanos são exemplos desses ecossistemas. O polvo é um exemplo de animal encontrado nesse ecossistema.

Fotografia. Um polvo marrom com manchas pretas no fundo do oceano sobre uma vegetação. Possui formato globular e tentáculos com ventosas.
Polvo (Octopus vulgaris) no oceano Atlântico, Espanha, em 2021.

Polvo: pode atingir aproximadamente 1 , 3   m de comprimento.

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De acordo com sua localização e locomoção no ecossistema aquático, os seres vivos podem ser classificados em plâncton, nécton e bentos. Observe os exemplos a seguir.

Plâncton: é composto de fitoplâncton e zooplâncton, em geral, microscópicos e com pouca capacidade de locomoção, sendo levados pelas correntes de água.

O fitoplâncton inclui os seres vivos autótrofos, como as algas. Já o zooplâncton, inclui os seres vivos heterótrofos, como microcrustáceos, protozoários e larvas de alguns animais.

Fotografia. Um microcrustáceo, com formato ovalado e corpo transparente. Possui antenas, olhos e patas. Na parte traseira, à esquerda, há estruturas ovais verdes com uma bolinha dentro. Ao centro, há uma estrutura tubular amarela.
Microcrustáceo Daphnia sp. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 100 vezes.

Nécton: é formado por seres vivos que habitam a coluna de água e são capazes de se locomover ativamente. Os peixes, os mamíferos aquáticos, vários moluscos e diversos crustáceos são representantes desse grupo.

Fotografia. Um tubarão cinza e branco no fundo do mar. Possui corpo alongado, com nadadeiras na parte superior, lateral e inferior. Ao redor, há pequenos peixes e corais.
Tubarão-de-pontas-brancas-de-recife (Triaenodon obesus), no oceano Índico, Maldivas, em 2017.

Tubarão-de-pontas-brancas-de-recife: pode atingir aproximadamente 2 , 1   m de comprimento.

Bentos: é formado por seres vivos que habitam o fundo de ecossistemas aquáticos. Alguns deles vivem fixos ao substrato, como as esponjas e os lírios-do-mar. Outros se movimentam sobre o substrato, como as estrelas-do-mar e os pepinos-do-mar.

Fotografia. Um pepino-do-mar laranja com pintas pretas no fundo do mar. Possui corpo cilíndrico. Ao fundo, há corais.
Pepino-do-mar (Isostichopus badionotus) no mar do Caribe, Costa Rica, em 2020.

Pepino-do-mar: pode atingir aproximadamente 83   cm de comprimento.

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Biomas terrestres

Os ecossistemas terrestres, assim como os aquáticos, apresentam diferentes características e sofrem influência de vários fatores abióticos, como temperatura, luminosidade, precipitação e tipo de solo.

Precipitação:
neste caso, refere-se à quantidade de chuva que cai durante um período.

Alguns ecossistemas terrestres apresentam características semelhantes, como o tipo de vegetação e o clima predominante, em uma grande dimensão regional. O conjunto desses ecossistemas com características semelhantes forma um bioma. De maneira geral, os biomas apresentam fauna (animais) e flora (vegetais) distintas, dependendo da localização desses biomas e dos fatores abióticos presentes neles.

Observe a seguir alguns biomas terrestres.

Principais biomas terrestres – 2013

Mapa-múndi. Ele apresenta os principais biomas terrestres. De acordo com a legenda temos as formações: Floresta tropical, representada na cor verde-escuro; Taiga, representada na cor roxa; Savana, representada na cor laranja; Tundra, representada na cor rosa; Deserto, representado na cor vermelha; Pradaria, representada na cor amarela; Floresta temperada, representada na cor verde-claro. Proximo à linha do Equador a cor verde-escuro é predominante. Na parte superior esquerda, há um rosa dos ventos; na parte inferior direita, há uma escala de zero a 3100 a 6200 quilômetros.

Fontes de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas geográfico. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 24. MOELLER, Karla. Boundless biomes. ASU - Ask A Biologist, 19 jul. 2013. Disponível em: https://oeds.link/M7A8ZB. Acesso em: 4 abr. 2022.

Estudaremos a seguir sobre as principais características de cada um desses biomas.

Floresta tropical

A floresta Tropical é um bioma caracterizado por alta temperatura e chuvas o ano todo. Em geral, as chuvas são diárias e abundantes.

Em razão dessas características, esse bioma apresenta fauna e flora bastante diversificadas.

Fotografia. Vista de uma floresta densa e verde.
Floresta Tropical em Mapleton, Austrália, em 2022.

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A flora da floresta Tropical é constituída de plantas de diferentes tamanhos. Há árvores de grande porte e com folhas largas, que favorecem a transpiração dessa planta. Assim, a parte superior da floresta é preenchida pelas árvores, o que dificulta a passagem de grande parte da luz solar até o solo. Em razão dessa baixa incidência de luz solar, as plantas que vivem próximos ao solo apresentam folhas largas para absorver o máximo de luz solar que chega até elas.

Outros tipos de plantas encontrados nesse bioma são as chamadas trepadeiras, que crescem sobre as árvores para acessar a luz solar. Também é possível encontrar arbustos, plantas herbáceas e epífitas.

A fauna distribui-se por todos os estratos da floresta. Por exemplo, várias espécies de aves, insetos e morcegos vivem na parte superior das árvores, e diversos mamíferos podem ser encontrados tanto sobre árvores mais baixas quanto no solo, onde também há serpentes, sapos e lagartos.

Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados em uma floresta Tropical.

Fotografia. Uma samambaia no tronco de uma árvore. Possui coloração verde com algumas áreas em marrom. Ao fundo, há outras árvores.
Samambaia chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum), epífita endêmica da floresta Tropical da Austrália, em 2020.

Samambaia chifre-de-veado: pode atingir aproximadamente 1   m de comprimento.

Fotografia. Um lagarto de coloração marrom com manchas brancas na cabeça sobre um tronco de árvore. Ele possui corpo alongado, com escamas pontudas, cabeça triangular e patas curtas.
Lagarto Hypsilurus boydii, animal endêmico da floresta Tropical da Austrália, em 2017.

Lagarto Hypsilurus boydii: pode atingir aproximadamente 50   cm comprimento.

Herbácea:
planta de porte relativamente baixo e com caule flexível.
Epífita:
planta que cresce sobre outra planta sem prejudicá-la; essa planta retira nutrientes e água da umidade atmosférica em vez do solo.
Endêmico:
nativo de uma determinada região.

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Floresta Temperada

Na floresta Temperada, as estações do ano são bem definidas, com invernos de temperaturas muito baixas. Nesse bioma, apesar de serem menos abundantes do que nas florestas tropicais, as chuvas são relativamente frequentes.

A vegetação é formada por plantas herbáceas, arbustos e por árvores que perdem suas folhas no fim do outono, as quais voltam a nascer na primavera.

Fotografia. Vista de um local com árvores e arbustos de folhas verdes, amarelas e marrons.
Floresta Temperada em Ellenville, Estados Unidos, em 2020.

Tal característica é essencial para a sobrevivência das plantas, porque, em épocas de baixa temperatura, a maior parte da água disponível no ambiente encontra-se congelada no solo. Assim, ao perder as folhas, essas plantas evitam a perda de água por transpiração e conservam água em estado líquido em seu interior.

A fauna da floresta Temperada é composta de diversos mamíferos, como os veados, ursos, esquilos, linces e raposas. Há também muitos insetos e aves pequenas, como algumas espécies de pica-pau.

Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados em uma floresta Temperada.

Fotografia. Duas árvores com folhas verdes e amareladas, elas estão em meio a um ambiente gramado. Ao fundo, mais árvores.
Carvalhos-vermelhos (Quercus sp.) em floresta Temperada no Parque Richmond, em Surrey, Reino Unido.

Carvalho-vermelho: pode atingir aproximadamente 30   m de altura.

Fotografia. Três ursos pretos com focinho marrom estão em meio a um ambiente gramado. Um urso é maior e os outros são menores. Ao fundo, há um rio e árvores.
Ursos-negros (Ursus americanus) em floresta Temperada, em Quebec, Canadá, em 2019.

Urso-negro: pode atingir aproximadamente 2   m de comprimento.

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Taiga

A taiga, também conhecida como floresta de coníferas, é um bioma que se caracteriza pela baixa temperatura, com inverno rigoroso.

A vegetação é constituída principalmente de pinheiros e abetos.

Fotografia. Vista aérea de uma floresta de coníferas verdes com um rio no meio.
Vista aérea da floresta de coníferas na Sibéria, Rússia, em 2021.

Essas plantas apresentam folhas estreitas que evitam, por exemplo, o acúmulo de neve sobre elas. Essas características auxiliam as plantas a resistir às baixas temperaturas, já que no inverno a água disponível no solo encontra-se congelada.

Dessa maneira, há pouca diversidade da flora nesse tipo de floresta, pois apenas algumas plantas possuem adaptações para resistir às condições do inverno intenso.

Entre outros animais, a fauna é composta de mamíferos, como ursos, cervos, alces, lebres-da-pata-branca, esquilos, lobos, raposas, martas e visons, além de aves, como o pintassilgo e os pardais.

Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados na floresta de coníferas.

Fotografia. Vista de um local com árvores altas e folhas verdes. Ao centro, uma estrada de terra com pedras na lateral.
Abetos (Abies sp.) na floresta de coníferas no Parque Nacional do Norte de Velebit, Croácia, em 2020.

Abeto: pode atingir aproximadamente 50   m de altura.

Fotografia. Um cervo, animal quadrúpede, com patas escuras, pelos amarronzados, orelhas pontudas, com dhifres que parecem galhos, em meio a um ambiente gramado. Ao fundo, montanhas.
Cervo (Cervus sp.) na floresta de coníferas, no Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos, em 2020.

Cervo: pode atingir aproximadamente 2   m de comprimento.

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Tundra

A tundra é um bioma que se localiza próximo à calota polar ártica, onde as temperaturas são baixas e a chuva é escassa. Dessa maneira, o solo permanece coberto por neve e congelado durante quase todo o ano.

No verão, a camada mais superficial descongela, o que contribui para o solo permanecer bastante úmido, o que favorece o crescimento de liquens e de plantas como gramíneas e musgos. Além dessas plantas, a vegetação da tundra também é formada por pequenos arbustos em regiões mais secas. O crescimento da maioria dessas plantas ocorre durante o curto tempo de verão.

Fotografia. Vista de um local com vegetação rasteira de cor amarelada. Ao fundo, há montanhas com gelo e nuvens no céu.
Tundra no Alasca, Estados Unidos, em 2020.

A fauna é composta de mamíferos, como o urso-polar e o almiscareiro, que possuem uma espessa camada de pelos e de gordura para resistir às baixas temperaturas desse bioma. Na tundra também há aves, como a coruja-da-neve, aves aquáticas e insetos.

Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados na tundra.

Fotografia. Ao centro, pequenos arbustos de cor amarronzada, com folhas amarelas nas laterais e cobertos de gelo. Ao fundo, vegetação verde e vermelha.
Salgueiro-do-norte (Salix arctica) na região de tundra no Parque Nacional Denali, Alaska, em 2014.

Salgueiro-do-norte: pode atingir aproximadamente 15   cm de altura.

Fotografia. Um urso polar com pelagem branca e focinho preto sobre um iceberg no oceano.
Urso-polar (Ursus maritimus) sobre iceberg no oceano Ártico, em 2020.

Urso-polar: pode atingir aproximadamente 2 , 5   m de comprimento.

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Deserto

No deserto, em geral, o verão se caracteriza por temperaturas elevadas e o inverno, por temperaturas amenas. A ocorrência de chuvas escassas e irregulares ao longo do ano e as altas temperaturas resultam no desenvolvimento de plantas adaptadas a essas condições, como cactos e arbustos.

Algumas dessas adaptações, como as dos cactos, caracterizam-se pela ausência de folhas para evitar a perda de água pela transpiração e por armazenar água em seus tecidos.

Fotografia. Vista de um deserto com vários cactos e montanhas ao fundo.
Deserto do Atacama, Chile, em 2019.

Assim como as plantas, os animais que vivem no deserto, em geral, também apresentam características que os auxiliam a viver nesse bioma. Por exemplo, alguns deles têm corpo menor e pele espessa para reduzir a perda de água pela transpiração. Nesse bioma, encontramos animais como ratos-cangurus, jerboas e marmotas, além de lagartos, serpentes e insetos.

Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados no deserto.

Fotografia. Vários cactos cilíndricos, em meio a arbustos. Ao fundo, há montanhas.
Cactos saguaro (Carnegiea gigantea) em Ajo, próximo ao deserto de Sonora, no Arizona, Estados Unidos, em 2020.

Cacto saguaro: pode atingir aproximadamente 12   m de altura.

Fotografia. Um pequeno roedor com pelagem marrom-acinzentada sobre a terra. Possui cabeça arredondada, pernas dianteiras curtas, pernas traseiras longas e cauda peluda na ponta. As orelhas são grandes e pontudas.
Jerboa da Sibéria (Allactaga sibirica) no deserto de Gobi, entre a Mongólia e a China, em 2015.

Jerboa da Sibéria: pode atingir aproximadamente 40   cm de comprimento.

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Savana

A savana é um bioma que se caracteriza por apresentar altas temperaturas, com chuva durante alguns meses, mas longos períodos de seca.

Fotografia. Vista de um local com grama amarelada, arbustos e árvores com folhas verdes. Ao fundo, há montanhas.
Savana na Namíbia, em 2019.

Essas características influenciam a vegetação da savana, que tem o seu crescimento limitado em razão dos períodos de seca. Dessa maneira, a vegetação é constituída, principalmente, por gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte.

A fauna desse bioma é bastante diversificada, composta de animais como leões, gnus, girafas, elefantes, zebras, além de algumas espécies de répteis e diversas espécies de aves e insetos.

Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados na savana.

Fotografia. Uma árvore com troncos ramificados e folhas finas verdes. Ao fundo, outras árvores.
Acácia (Acacia tortilis) na savana da Tanzânia, em 2011.

Árvore acácia: pode atingir aproximadamente 20   m de altura.

Fotografia. Um gnu-azul, em meio a um ambiente gramado. É um animal quadrúpede com pelos amarronzados, juba de pelos na cabeça e pescoço, orelhas pontudas, chifres curvados e cauda peluda.
Gnu-azul (Connochaetes taurinus) na savana do Quênia, em 2019.

Gnu-azul: pode atingir aproximadamente 1 , 2   m de comprimento.

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Pradaria

Na pradaria, em geral, as temperaturas são baixas durante o inverno e altas durante o verão. As chuvas são moderadas, com seca durante alguns períodos do ano.

A vegetação desse bioma é constituída principalmente por gramíneas e arbustos capazes de suportar períodos de seca.

Fotografia. Vista de uma região com vegetação baixa. Há grama e arbustos verdes. Ao fundo, há montanhas.
Pradaria em Medora, Dakota do Norte, Estados Unidos, em 2020.

A fauna é composta de diversos insetos, lobos, raposas, coiotes e roedores.

Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados na pradaria.

Fotografia. Vários girassóis, com espaçamento irregular entre eles. Os girassóis possuem haste reta e fina com uma flor amarela na extremidade e folhas verdes.
Girassóis-da-pradaria (Helianthus petiolaris) no Parque Nacional Canyonlands, Utah, nos Estados Unidos, em 2011.

Girassol-da-pradaria: pode atingir aproximadamente 2   m de altura.

Fotografia. Dois roedores pequenos com pelagem marrom, em meio a um ambiente com grama. Possuem orelhas pequenas e cauda curta arredondada.
Cães-da-pradaria (Cynomys parvidens) em Cedar, Utah, Estados Unidos, em 2016.

Cão-da-pradaria: pode atingir aproximadamente 3 6   cm comprimento.

Sugestões complementares

No livro Os bastidores do incrível planeta Terra: como funcionam nosso mundo e seus ecossistemas, por meio de ilustrações, gráficos e infográficos, você encontra mais informações sobre as características gerais dos biomas terrestres estudados e outros existentes, além de informações sobre as principais ameaças à conservação desses biomas.

Capa do livro 'Os bastidores do incrível planeta Terra: como funcionam nosso mundo e seus ecossistemas'. Há ilustrações coloridas de vários animais dentro de frascos de vidro. O título também está dentro de um frasco de vidro.

Os bastidores do incrível planeta Terra: como funcionam nosso mundo e seus ecossistemas, de Rachel Ignotofsky. São Paulo: Blucher, 2020.

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Hora de investigar

O terrário pode ser considerado um modelo de ecossistema, com componentes bióticos e abióticos.

a) O que pode acontecer com as plantas ao longo do tempo em um terrário? E com a água? Registre sua resposta no caderno.

Materiais

  • 2 garrafas plásticas (PET) de 2   L limpas e secas
  • 1 tampa de garrafa plástica
  • fita adesiva
  • pequenos animais vivos encontrados em jardins, como minhoca e tatuzinho-de-jardim
  • régua
  • areia grossa
  • cascalho grosso
  • areia fina
  • 2 mudas de plantas de pequeno porte (musgos, falsos trevos ou unha-de-gato)
  • sementes de alpiste ou feijão
  • solo
  • tesoura com pontas arredondadas
  • água
  • ferramentas de jardinagem
  • câmera fotográfica ou smartphone

Cuidado!

Não toque nos pequenos animais. Somente o adulto deverá coletá-los, cuidadosamente, usando ferramentas de jardinagem.

Não manuseie objetos cortantes. Somente um adulto deverá cortar as garrafas plásticas.

Como proceder

A. Peça a um adulto que corte a parte superior de cada uma das garrafas plásticas com a tesoura, obtendo dois recipientes com aproximadamente 25   cm de altura cada.

B. Em um dos recipientes, coloque o cascalho grosso, a areia grossa, a areia fina e o solo, nessa ordem, formando camadas.

Fotografia. Uma garrafa plástica cortada, com 25 centímetros de comprimento, preenchida de forma escalonada. Na parte inferior, encontra-se cascalho grosso, coberto por camadas de areia grossa, areia fina e, por fim, solo.
Imagem referente à etapa B.

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C. Encha a tampinha de garrafa com água até a borda e enterre-a parcialmente no solo no interior da garrafa.

D. Umedeça o solo com água, sem encharcá-lo, e plante as duas mudas e algumas sementes.

Fotografia. Vista superior de uma garrafa plástica cortada, contendo terra e pequenas plantas em seu interior. Há uma tampinha de garrafa na terra, destacada em vermelho.
Imagem referente às etapas C e D.

E. Com o terrário pronto, peça a um adulto para colocar alguns dos animais coletados sobre o solo.

F. Encaixe o outro recipiente sobre o terrário e vede a região de encaixe com fita adesiva.

Fotografia. Duas partes inferiores cortadas de duas garrafas plásticas, coladas uma na outra na parte aberta de ambas, com fita adesiva. Em seu interior, há uma camada de cascalho grosso na base, seguida por camadas de areia grossa, areia fina, solo e pequenas plantas no topo.
Imagem referente à etapa F.

G. Coloque o terrário em um local iluminado, mas sem incidência direta de luz solar.

H. Observe e fotografe periodicamente o que ocorre no interior do terrário ao longo de 30 dias. Caso perceba que o solo está seco, umedeça-o com água.

Minhas observações

1. No caderno, identifique os componentes abióticos e os componentes bióticos presentes no terrário.

2. Escreva um texto relatando as mudanças que você observou no terrário ao longo de 30 dias. Essas mudanças eram previstas no início da atividade?

3. Qual é a importância do ar, da água, do solo e da luz solar no terrário?

Elaborando nossas conclusões

1. Junte-se a três colegas e separem as fotos tiradas por vocês na etapa H e organizem um álbum em um aplicativo de design gráfico, mostrando a sequência de desenvolvimento dos seres vivos do terrário. Aproveite para registrar acontecimentos importantes na forma de texto. Disponibilize esse material em uma rede social.

Vamos ampliar a investigação!

1. Escolha um componente abiótico de um ecossistema e elabore uma atividade prática que permita investigar a importância desse componente para as plantas.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Defina os termos a seguir.

ecossistema

meio abiótico

meio biótico

bioma

2. As frases a seguir apresentam informações sobre os ecossistemas aquáticos. Julgue-as como falsas ou verdadeiras, corrigindo as falsas em seu caderno.

a) Nesses ecossistemas, quanto mais alta for a temperatura da água, maior será a quantidade de gás oxigênio dissolvido nela.

b) Os organismos fotossintetizantes desses ecossistemas geralmente se concentram próximo à superfície, onde há maior disponibilidade de luz.

c) Em relação à salinidade, são ecossistemas de água doce, água salobra e água salgada.

d) Nesses ecossistemas, os organismos bentônicos habitam a coluna de água.

e) Os organismos planctônicos são microscópicos e de locomoção limitada.

3. Considere as frases a seguir que descrevem um dos biomas terrestres.

A. Caracterizado pela pouca chuva, que ocorre de forma irregular.

B. A vegetação é pouco abundante e possui adaptações ao clima seco.

C. Fauna adaptada à escassez hídrica e às altas temperaturas.

Identifique a alternativa que corresponde às características descritas nos itens A a C.

a) Floresta Tropical.

b) Floresta Temperada.

c) Taiga.

d) Pradaria.

e) Deserto.

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4. Identifique a alternativa incorreta em relação aos biomas terrestres. Em seguida, reescreva essa alternativa no caderno, corrigindo-a.

a) As florestas Tropicais são caracterizadas pelas altas temperaturas, chuvas bem distribuídas ao longo do ano e por abrigar uma grande diversidade de plantas e animais.

b) Nas florestas Temperadas, as temperaturas são elevadas e variam pouco. Nesse bioma, são encontradas árvores que possuem folhas largas que permanecem nelas ao longo de todo o ano.

c) A tundra é caracterizada por baixas temperaturas e pela presença de água congelada sobre o solo por quase todo o ano. Sua vegetação é formada predominantemente por gramíneas e musgos.

d) Nas savanas, as temperaturas são elevadas e as chuvas são mais escassas em um ou dois períodos do ano. Sua vegetação é formada principalmente por gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte.

5. Observe a imagem a seguir e responda às questões propostas.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema de um ecossistema marinho com ilustrações. No mar, há pequenos organismos cilíndricos, redondos, curvados, que são brancos e esverdeados, o fitoplâncton. No fundo do oceano, há organismos ovais enterrados, os bivalves. Há também duas lontras-marinhas, uma delas na superfície da água comendo um bivalve e a outra mergulhando segurando um bivalve nas patas.
Representação simplificada de um ecossistema marinho.

a) Elabore em seu caderno um quadro semelhante ao apresentado a seguir. Complemente-o com o nome dos organismos retratados na imagem e classifique-os em nectônicos, bentônicos ou planctônicos. Depois, descreva suas principais características de acordo com a classificação.

Classificação dos organismos

Organismos

Classificação

Principais características

b) Classifique esse ecossistema considerando o fator abiótico salinidade. Justifique a sua resposta.

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Biomas brasileiros

O Brasil possui uma variedade de biomas. Entre eles, podemos citar a Amazônia ou floresta Amazônica, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pantanal e os Pampas.

Observe no mapa a seguir a distribuição desses biomas no Brasil.

Biomas brasileiros

Mapa do Brasil. Ele apresenta os biomas brasileiros em cada estado do Brasil. Mata Atlântica nas seguintes regiões: pequena porção leste do Rio Grande do Norte; pequena porção leste da Paraíba; pequena porção leste de Pernambuco; pequena porção leste de Alagoas; grande porção leste de Sergipe; leste e sul da Bahia; todo o estado do Espírito Santo; todo o estado do Rio de Janeiro; oeste, leste e sul de Minas Gerais; grande porção oeste e leste de São Paulo; pequena porção sul do Mato Grosso do Sul; grande porção do Paraná; todo o estado de Santa Catarina; grande porção norte e leste do Rio Grande do Sul. Cerrado nas seguintes regiões: grande porção leste e sul do Maranhão; grande porção oeste do Piauí; grande porção de Tocantins; oeste da Bahia; grande porção oeste e norte de Minas Gerais; todo o Distrito Federal; grande porção de Goiás; pequena porção norte e sul de São Paulo; grande porção do Mato Grosso do Sul; grande porção sul do Mato Grosso. Caatinga nas seguintes regiões: grande porção leste do Piauí; todo o estado do Ceará; grande porção do Rio Grande do Norte; grande porção da Paraíba; grande porção de Pernambuco; grande porção oeste de Alagoas; pequena porção sul de Sergipe; grande porção central da Bahia; pequena porção sul de Minas Gerais; Amazônia nas seguintes regiões: todo o estado de Roraima; todo o estado do Amapá; todo o estado do Pará; grande porção oeste do Maranhão; pequena porção sul de Tocantins; grande porção norte e pequena porção sul do Mato Grosso; todo o estado de Rondônia; todo o estado do Acre; todo estado do Amazonas. Pantanal nas seguintes regiões: pequena porção sul do Mato Grosso; grande porção oeste e norte do Mato Grosso do Sul. Pampas nas seguintes regiões: grande porção oeste e sul do Rio Grande do Sul. Na parte superior direita, há um rosa dos ventos; na parte inferior, há uma escala de zero a 360 quilômetros e um mapa do mundo com destaque para a região descrita.

Fonte de pesquisa: BIOMAS brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://oeds.link/E4hQV4. Acesso em: 4 abr. 2022.

Questão 6. Ícone atividade oral. O estado do município onde você vive está em qual bioma brasileiro?

Cada um desses biomas é classificado de acordo com suas características, como temperatura, disponibilidade de água e luz solar e tipo de solo. Essas e outras características influenciam nas espécies de vegetais e de animais presentes nos ecossistemas que constituem esses biomas.

Estudaremos a seguir as principais características de cada bioma brasileiro, bem como as principais atividades desenvolvidas pela população humana que vive neles.

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Amazônia

Ícone Objeto digital

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia ocupa aproximadamente 4 . 196 . 943   km 2 do território brasileiro, sendo considerada a maior floresta Tropical do mundo.

Por ser uma floresta Tropical, a Amazônia caracteriza-se pelas temperaturas elevadas, apresentando poucas variações ao longo do ano, em torno de 24   ° C a 26   ° C . Isso ocorre porque esse bioma está próximo à linha do Equador, onde a incidência dos raios solares é igual ao longo do ano.

A precipitação média anual é de aproximadamente 2 . 300   mm podendo ser maior em algumas regiões desse bioma.

Fotografia. Vista aérea de uma floresta com um rio e uma ilha no meio. Há várias árvores com folhas verdes.
Vista aérea da floresta Amazônica e do rio Negro, AM, em 2021.

Nesse bioma, a grande quantidade de chuvas está relacionada à umidade trazida do oceano Atlântico pelos ventos. Além disso, a temperatura elevada aumenta a evaporação da água da chuva presente no solo e a transpiração das plantas, mantendo a umidade.

A incidência de luz solar e as chuvas regulares ao longo do ano possibilita à Amazônia abrigar mais da metade da biodiversidade da Terra.

A flora é composta de espécies de plantas com tamanhos variados, o que a caracteriza como floresta densa e estratificada. Há árvores altas com folhas largas e sempre verdes, arbustos, cipós, musgos, epífitas, trepadeiras e plantas aquáticas. Como estudamos, algumas características das plantas encontradas em um floresta Tropical estão relacionadas à intensidade de luz solar que chega até a floresta.

Essa estratificação da vegetação influencia na imensa diversidade da fauna, favorecendo uma variedade de abrigos e fonte de alimentos para os animais.

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O boto-cor-de-rosa, o jacaré-açu, a ararajuba, o sauim-de-coleira, o peixe-boi e o apapá são exemplos de animais que compõem esse bioma.

Fotografia. Um boto-cor-de-rosa, em meio a um rio. Ele possui corpo cilíndrico, nadadeiras laterais, cabeça arredondada, boca estreita e alongada. Possui uma coloração cinza-clara e rosa.
Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) no rio Negro, no município de Novo Airão, AM, em 2015.

Boto-cor-de-rosa: pode atingir aproximadamente 2 , 5   m de comprimento.

A Amazônia ainda é marcada por uma grande quantidade de rios, entre eles o rio Amazonas e outros que deságuam nele, como o Tapajós, o Negro, o Juruá e o Xingu.

Tanto os rios quanto a vegetação são a fonte de sustento e de renda da maioria das populações tradicionais da Amazônia, como indígenas e ribeirinhos. Entre as atividades desempenhadas, estão a pesca e o extrativismo da castanheira-do-brasil, do cupuaçuzeiro e do açaizeiro, por exemplo.

Fotografia. Homem dentro de um rio jogando uma rede de pesca. Ao fundo, várias árvores.
Indígena da etnia Uru-eu-wau-wau, autodenominada Jupaú, pescando no rio Jamari, no município de Governador Jorge Teixeira, RO, em 2019.
Fotografia. Homem segurando dois cachos de açaí. São pequenos galhos com frutos pretos presos. Ao lado esquerdo, há uma criança e ao fundo, há árvores e outras pessoas.
Ribeirinho da comunidade ribeirinha de Cabeceira do Amorim com cachos de açaí, Resex Tapajós-Arapiuns, no município de Santarém, PA, em 2017.

A maior parte do solo desse bioma apresenta baixa fertilidade, pois há pouca quantidade de nutrientes para as plantas destinadas à agricultura.

Caatinga

De acordo com o IBGE, a Caatinga ocupa uma área de aproximadamente 844 . 400   km 2 do território brasileiro.

Esse bioma caracteriza-se por apresentar temperaturas elevadas, com longos períodos sem chuva durante o ano. Em geral, apresenta temperatura média em torno de 25   ° C a 30   ° C e precipitação média anual de aproximadamente 800   mm .

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Essa característica interfere na disponibilidade de água da Caatinga, que influencia no tipo de vegetação e nos animais encontrados nesse bioma.

Fotografia. Vista de um ambiente com muita terra e rochas. A vegetação apresenta pequenos arbustos e árvores com uma variedade de tons de verde e amarelo. Ao fundo, uma montanha.
Vista da Caatinga no Parque Nacional do Vale do Catimbau, no município de Buíque, PE, em 2022.

No solo da Caatinga, encontram-se mais minerais do que matéria orgânica, além de ter muitos fragmentos de rocha que dificultam o armazenamento de água.

Dessa maneira, a flora é composta de plantas que apresentam adaptações que favorecem seu desenvolvimento em locais com escassez de chuva e com superfícies rochosas.

Por exemplo, algumas plantas possuem características típicas de deserto, como folhas pequenas cobertas por cutícula, folhas modificadas em espinhos, o que reduz a perda de água para o ambiente, e caule que armazena água. Entre as plantas desse bioma, podemos citar arbustos de caules finos e tortuosos e cactos, como o mandacaru e o xique-xique.

Glossário

Com relação à fauna, é comum encontrar diferentes espécies de lagartos e serpentes, sapo-cururu, asa-branca, veado-catingueiro, tatupeba, guigó-da-caatinga, entre outros animais.

Fotografia. Um cacto verde-claro com tronco cilíndrico e cheio de ramificações com espinhos, em meio a um ambiente cheio de arbustos amarronzados. À direita, um cacto menor e uma árvore com folhas verdes.
Mandacaru (Cereus jamacaru) no município de Cabaceiras, PB, em 2009.

Mandacaru: pode atingir aproximadamente 10   m de altura.

Fotografia. Um macaco com pelagem branca, cauda marrom, rosto e orelhas pretas. Ele está sobre um galho de uma árvore.
Guigó-da-caatinga (Callicebus barbarabrownae), BA, em 2013.

Guigó-da-caatinga: pode atingir aproximadamente 97   cm de comprimento.

Nesse bioma, há rios temporários, que secam durante os longos períodos sem chuva, e rios perenes, que não secam, como o rio São Francisco e o Parnaíba, que atravessam a Caatinga e são fundamentais para a flora, a fauna e as pessoas que vivem nesse bioma.

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Na Caatinga, o cultivo de milho, de banana e de palma, além da pesca e da criação de animais, como aves, suínos e cabras, são algumas das atividades que garantem o sustento e a fonte de renda da população, como os sertanejos, vaqueiros, agricultores, indígenas e quilombolas.

Fotografia. Dois homens segurando cachos de banana ainda verdes. À frente, vários cachos de banana no chão e ao fundo, bananeiras.
Trabalhadores rurais no cultivo de banana na ilha Assunção, município de Cabrobó, PE, em 2020.

Mata dos Cocais e as quebradeiras de coco-babaçu

A Mata dos Cocais é um ambiente de transição entre a Amazônia e a Caatinga.

Nas áreas mais úmidas, próximas à Amazônia, a vegetação caracteriza-se pelas palmeiras de babaçu. Já nas regiões mais secas, próximas à Caatinga, predomina a palmeira carnaúba.

Fotografia. Várias árvores com tronco alto e retilíneo, de cor marrom-claro, e suas folhas são grandes e verdes.
Palmeiras de babaçus na Mata dos Cocais na chapada do Araripe, no município de Barbalha, CE, em 2020.

O extrativismo do babaçu e da carnaúba é uma das principais atividades que garante o sustento de várias famílias que habitam a Mata dos Cocais.

O óleo de babaçu é utilizado na produção de cosméticos e de alimentos, como leite de coco. Esse óleo é extraído da semente de babaçu, que se encontra dentro do fruto, o qual tem uma casca dura e resistente chamada coco. Assim, para obter as sementes, o coco-babaçu precisa ser quebrado.

Esse trabalho manual, geralmente, é feito por mulheres conhecidas como as quebradeiras de coco-babaçu. Elas formam um grupo de aproximadamente 300 mil mulheres que vivem nos estados do Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí, localizados na área da Mata dos Cocais.

Essas mulheres lutam pela autonomia econômica, pela conservação do babaçu e pelo livre acesso a ele.

Fotografia. Uma mulher sentada segurando um pedaço de madeira em uma das mãos e na outra, um coco oval e levemente achatado, marrom-avermelhado com manchas cinza. Na sua frente, há uma pilha de cocos no chão. Ao fundo, há árvores.
Mulher quebrando coco-babaçu no povoado São José de Lagoa, no município de Viana, MA, em 2019.

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Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. De acordo com o IBGE, ele possui uma área de aproximadamente 2 . 036 . 448   km 2 .

Esse bioma caracteriza-se pelas temperaturas elevadas durante o verão, apresentando médias anuais entre 18   ° C e 27   ° C .

A precipitação média anual é de aproximadamente 1 . 500   mm , ocorrendo principalmente durante a primavera e o verão. Já o outono e o inverno são períodos de seca, o que favorece as queimadas espontâneas.

Fotografia. Vista aérea de uma região com vegetação verde-escura em meio a um campo verde-claro.
Vista aérea do Cerrado – terra indígena Xerente – no município de Tocantínia, TO, em 2022.

O Cerrado possui três tipos de vegetação: floresta, savana e campo. Na região de floresta, predominam árvores de grande porte, como a aroeira, o buriti e a copaíba. Na região de savana, predominam espécies de palmeiras, como o buriti, árvores com caule e ramos tortuosos, como o pau-terrinha e o pequi-do-cerrado, e arbustos, como o cajuzinho-do-cerrado, flor-do-cerrado e gabiroba. Já na região dos campos, predominam espécies herbáceas, como o capim-estrela e o palipalã-do-brejo, e alguns arbustos, como o candombá e a canela-de-ema.

Fotografia. Várias árvores com troncos longos e estreitos de cor marrom, possuindo frutos arredondados e folhas grandes verdes que se dividem em várias pontas. Ao fundo, uma região com água e mais vegetação.
Buritis (Mauritia flexuosa) na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Geral, no município de São Domingos, GO, em 2021.

Buriti: pode atingir aproximadamente 30   m de altura.

Fotografia. Árvore grande de tronco grosso e folhas verde-claras, em meio à vegetação rasteira marrom.
Pequizeiro (Caryocar brasiliense), no município de Chapada Gaúcha, MG.

Pequizeiro: pode atingir aproximadamente 10   m de altura.

Fotografia. Pequenas plantas com caule ereto e fino, elas possuem folhas brancas com um círculo amarelo no meio, formando uma estrela.
Capim-estrela (Rhynchospora sp.) no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no município Alto Paraíso de Goiás, GO, em 2019.

Capim-estrela: pode atingir aproximadamente 10   m de comprimento.

Os diferentes tipos de vegetação do Cerrado estão associados, principalmente, a características do solo e aos cursos de água.

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O Cerrado apresenta uma diversidade de hábitat que favorece o desenvolvimento de várias espécies de animais, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o veado-campeiro, o urubu-rei, a seriema, a codorna-mineira, a ema e o pacu-dente-seco.

Fotografia. Dois lobos-guará, em meio a um ambiente com grama. São animais de porte médio, com cabeça alongada, orelhas grandes e pelagem avermelhada, com tonalidades de preto e branco.
Lobos-guará (Chrysocyon brachyurus), no município de Varginha, MG, em 2018.

Lobo-guará: pode atingir aproximadamente 1 , 5   m de comprimento.

É nesse bioma que estão as nascentes de importantes rios, como o Araguaia e o São Francisco. Além disso, há grandes reservatórios de água subterrâneos, como parte do Aquífero Guarani.

Em geral, o solo do Cerrado possui baixa quantidade de nutrientes, sendo, portanto, pouco fértil. Mas com o desenvolvimento de técnicas e produtos agrícolas, como fertilizantes, a agricultura tornou-se uma das importantes atividades econômicas desenvolvidas nesse bioma.

Fotografia. Vista aérea de um rio amarronzado com um barco no meio. Nas laterais, vegetação densa de cor verde e marrom.
Vista aérea do rio Araguaia, no município de Aragarças, GO, em 2021.

Desenvolvem-se também atividades de pecuária, extrativismo vegetal, como a extração do pequi, e artesanato de produtos feitos com capim-dourado, geralmente realizado pelos povos indígenas e quilombolas.

Fotografia. Uma mulher indígena sentada segurando capim e folhas de palmeira nas mãos. Ao seu lado, há cestos confeccionados com capim e folhas de palmeira. Ao fundo, há outra mulher indígena sentada em uma rede.
Indígena krahô confeccionando artesanato com capim-dourado e folhas de palmeira, na aldeia Krahô, no município de Itacajá, TO, em 2016.

Mata Atlântica

De acordo com o IBGE, a Mata Atlântica apresenta uma área de aproximadamente 1 . 110 . 182   km 2 do território brasileiro.

Em geral, a Mata Atlântica se caracteriza por apresentar temperatura anual média de 23   ° C .

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A grande quantidade de chuva nesse bioma mantém importantes rios perenes que o atravessam, como o rio Doce, o rio São Francisco, o rio Paraná e o rio Tietê.

Fotografia. Vista aérea de uma região com vegetação densa de cor verde. Ao fundo, montanhas com vegetação por cima.
Vista aérea da Mata Atlântica no Parque Estadual Restinga de Bertioga, SP, em 2022.

O solo da Mata Atlântica é úmido e pouco oxigenado. Assim como em algumas regiões da Amazônia, a fertilidade da Mata Atlântica pode ser garantida pela decomposição da serapilheira.

Serapilheira
: camada superficial do solo formada por restos de partes de plantas e de animais.

A vegetação caracteriza-se por apresentar árvores de grande porte, como a palmeira-juçara, o pau-brasil, o manacá-da-serra, o jequitibá-rosa e a embaúba, arbustos, como a samambaiaçu, herbáceas, como a begônia, e bromélias.

As plantas de grande porte recebem maior intensidade de luz solar, enquanto as de menor porte recebem menor intensidade de luz solar, pois estão abaixo das plantas de grande porte. Por essa razão, algumas plantas se adaptam para melhorar a captação de luz solar. A begônia, por exemplo, apresenta folhas maiores, que aumentam a área de superfície de absorção da luz solar.

A fauna é rica em diversidade de espécies, como o jacaré-de-papo-amarelo, o mico-leão-dourado, o mono-carvoeiro ou muriqui-do-sul e a araponga.

Fotografia. Uma planta de pequeno porte, de formato assimétrico, com folhas grandes verde-escuras com manchas verde-claras e flores rosadas pequenas de formato oval com detalhes em amarelo no centro.
Begônia (Begonia coccinea) nativa da Mata Atlântica, em 2017.

Begônia: pode atingir aproximadamente 2 , 7   m de altura.

Fotografia. Um pequeno macaco sobre um galho. Ele possui pelagem densa, com coloração laranja-dourado, rosto claro e uma cauda longa. Ao fundo, há árvores.
Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) nativo da Mata Atlântica, em 2017.

Mico-leão-dourado: pode atingir aproximadamente 76   cm de comprimento.

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É nesse bioma que vive aproximadamente 60% da população brasileira. E, assim como em outros biomas, na Mata Atlântica também vivem povos tradicionais que dependem dos recursos naturais para obter renda. Os caiçaras, por exemplo, que vivem no litoral de alguns estados brasileiros, obtêm seu sustento e sua renda da pesca, do cultivo de alimentos, como a mandioca e a banana, e das atividades extrativistas.

Fotografia. Um barco com pessoas dentro, em meio ao mar. Ao fundo, há um morro.
Pescadores caiçaras em barco indo para o cerco de pesca na Praia do Pouso da Cajaíba, no município de Paraty, RJ, em 2022.

Mata de Araucárias

A Mata de Araucárias é um ecossistema que faz parte do bioma Mata Atlântica. Ela se caracteriza por ter verões com temperaturas elevadas e invernos com temperaturas baixas, mantendo uma média anual de 12   ° C a 18   ° C . As chuvas costumam ser regulares e bem distribuídas.

Essas características e a alta fertilidade e profundidade do solo favorecem o desenvolvimento da Araucaria angustifolia, planta característica desse ecossistema e chamada popularmente pinheiro-do-paraná.

Fotografia. Várias árvores coníferas, com tronco reto e alto, copa cônica com folhas verdes, em meio a uma mata com arbustos amarelos. Ao fundo, há mais árvores.
Pinheiros-do-paraná, no município de Campos do Jordão, SP, em 2020.

Pinheiro-do-paraná: pode atingir aproximadamente 35   m de altura.

Outras espécies fazem parte da vegetação desse ecossistema, como a canela-sassafrás, a erva-mate e a imbuia. A fauna é composta principalmente de espécies de roedores e aves que se alimentam da semente do pinheiro-do-paraná, chamada pinhão. Entre essas espécies, podemos citar a cutia, a gralha-azul e o papagaio-de-peito-roxo.

Da Mata de Araucárias, são retirados dois produtos importantes para a renda das famílias que vivem nessa região: o pinhão e a erva-mate.

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Pantanal

Conhecido como a maior planície alagada do mundo, o Pantanal tem uma área de aproximadamente 150 . 355   km 2 do território brasileiro, de acordo com o IBGE.

Fotografia. Vista aérea de campos alagados intercalados com pequenas elevações de terra firme e vegetação verde e marrom.
Vista aérea alagada na Vazante do Castelo – Pantanal da Nhecolândia – no município de Aquidauana, MS, em 2021.

Esse bioma se caracteriza por apresentar temperaturas elevadas ao longo do ano, com uma média anual de 24     ° C , podendo atingir   41   ° C em alguns dias do verão.

A precipitação média anual é de aproximadamente 1 . 250   mm , sendo o verão chuvoso e o inverno seco, com poucas chuvas.

Durante a época de chuvas intensas, o chamado período de cheia, os rios desse bioma transbordam e as partes mais baixas tornam-se alagadas. Já durante o período de pouca chuva, conhecido como período de seca, o nível de água dos rios reduz, originando as porções de areia e lagoas.

Esses períodos chuvosos e de seca influenciam o solo, a vegetação e a fauna desse bioma. Por exemplo, no período de cheia, a fertilidade do solo é reduzida em razão do excesso de água, que prejudica a sua oxigenação e a decomposição da matéria orgânica. Já durante o período de seca, o solo se torna mais fértil.

A vegetação é composta de árvores de grande porte, como carandá, buriti e ipês, e plantas aquáticas, como o aguapé. A fauna tem espécies, como a garça-branca-pequena, o tuiuiú, o jacaré-do-pantanal, a sucuri-amarela, a ariranha, o cervo-do-pantanal, o pintado e a piranha. Durante as cheias, vários hábitats se formam para diferentes espécies de anfíbios.

Fotografia. Uma árvore grande, com tronco reto e copa ampla formada por galhos grossos e folhas brancas. À direita, outra árvore semelhante, mas com flores rosadas. Ao fundo, outras árvores menores com folhas verdes.
Ipês (Tabebuia sp.) no Pantanal, no município de Poconé, MT, em 2021.

Ipê: pode atingir aproximadamente 35   m de altura.

Fotografia. Uma ave com pernas longas, pescoço longo e bico curvo. Sua plumagem é predominantemente branca, com asas pretas e uma mancha vermelha em torno do pescoço. A cauda é curta e as pernas são cinza.
Tuiuiú (Jabiru mycteria) no Pantanal, no município de Aquidauana, MS, em 2021.

Tuiuiú: pode atingir aproximadamente 1 , 1   m de comprimento.

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Os habitantes locais, que dependem dos recursos naturais do Pantanal, são conhecidos como pantaneiros. Eles obtêm o seu sustento e sua renda principalmente da pesca e da criação e do manejo do gado.

Pampas

Os Pampas, também chamados Campos Sulinos, ocupam uma área de aproximadamente 176 . 496   km 2 do território brasileiro, de acordo com o IBGE.

Esse bioma é caracterizado por apresentar temperatura média anual de 18 , 3   ° C . O verão tem temperaturas elevadas, muitas vezes acima de 35   ° C , e o inverno é caracterizado pelas baixas temperaturas, que podem atingir valores inferiores a 0   ° C , podendo até nevar em determinadas regiões.

Fotografia. Vista aérea de uma região de extensas planícies abertas, com pouca elevação e vegetação rasteira verdejante. Ao fundo, vegetação verde-escura.
Vista aérea dos Pampas, no município de Quaraí, RS, em 2020.

A precipitação média anual é de 1 . 534   mm e ocorre de maneira regular ao longo de todo o ano.

Os Pampas têm importantes rios, como o Santa Maria e o Uruguai, além de lagos e lagoas, como a Lagoa dos Patos.

A vegetação é composta principalmente de plantas herbáceas e gramíneas, como o capim-forquilha, a flechilha-negra, a barba-de-bode e o capim-dos-pampas. Já a fauna é composta de uma grande quantidade de espécies de animais, como o sapinho-de-barriga-vermelha, o beija-flor-de-barba-azul e o roedor tuco-tuco. O graxaim-do-campo, o zorrilho e o caminheiro-de-espora também são animais comuns desse bioma.

Fotografia. Várias plantas com caules finos de cor marrom-claro, cobertos por folhas longas e estreitas de cor verde. As flores são pequenas e brancas. Ao fundo, pequenos arbustos verdes.
Capim-dos-pampas (Cortaderia selloana) no município de Pinheiro Machado, RS, em 2017.

Capim-dos-pampas: pode atingir aproximadamente 3   m de altura.

Fotografia. Um pequeno roedor,   em meio à areia, com pelagem densa de coloração marrom. Possui orelhas e patas pequenas, e uma cauda curta.
Tuco-tuco-das-dunas (Ctenomys flamarioni) no município de Tramandaí, RS, em 2017.

Tuco-tuco-das-dunas: pode atingir aproximadamente 25   cm de comprimento.

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Nos Pampas, a agricultura e a criação de animais, como gado, ovelha e cavalo, e o artesanato em lã são algumas das atividades que garantem o sustento e a renda de muitas famílias que vivem nesse bioma.

Fotografia. Uma pessoa representada da cintura para baixo segurando dois pentes de madeira, parecidos com pás. Há lã espalhada sobre a superfície dos pentes.
Tecelã penteando lã natural de ovelha para fazer artesanato no município de Mostardas, RS, em 2018.

Manguezais brasileiros e as marisqueiras

O Brasil apresenta uma das maiores extensões de manguezais do mundo, com aproximadamente 25 . 000   km 2 distribuídos desde o litoral do Amapá, na Região Norte, até Santa Catarina, na Região Sul. Nesses manguezais, são encontradas espécies como o mangue-vermelho (Rhizophora mangle), o mangue-branco (Laguncularia racemosa), o mangue-preto (Avicennia sp.) e o mangue-de-botão (Conocarpus erectus).

Nos manguezais, os seres vivos microscópicos que colonizam os restos de animais e de plantas proveem alimento para diversas espécies de crustáceos, peixes, moluscos e aves.

Algumas dessas espécies são fontes de subsistência e renda para a comunidade local. Por exemplo, o sururu, um tipo de marisco que pode ser encontrado no substrato entre as raízes dos mangues, é coletado por um grupo de mulheres conhecidas como marisqueiras.

Essa atividade é uma tradição que é passada para as mulheres da família de geração a geração.

Fotografia. Uma mulher caminhando na praia com um balde na mão. Ao redor, há várias pedras. Ao fundo, o mar,  onde duas pessoas estão em um barco.
Marisqueira do Quilombo da Barrinha catando ostras na Praia de Manguinhos, no município de São Francisco de Itabapoana, RJ, em 2019.

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O tema é ...

Diversidade cultural

As comunidades tradicionais e a sustentabilidade

Comunidades tradicionais são formadas por grupos de famílias que vivem há muito tempo na mesma região, onde cultivam alguns alimentos e retiram do ambiente outros recursos naturais.

Os conhecimentos envolvem o uso sustentável dos recursos naturais e são transmitidos de uma geração a outra por meio da música, da dança, da culinária e de outros elementos da cultura.

No Brasil, há diversas comunidades tradicionais, cada uma com sua própria organização social, cultural e econômica. Entre elas, podemos citar quilombolas, indígenas, ribeirinhas, caiçaras, geraizeiros e pomeranos.

Observe a seguir algumas atividades desenvolvidas por essas comunidades.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Na parte superior esquerda, há duas vacas em um ambiente com grama e uma cerca atrás delas. À direita, há uma plantação. Abaixo, há um rio com peixes.
Representação da criação de animais realizada, por exemplo, por geraizeiros.
Ilustração. Na parte superior esquerda, uma casa sobre a água. Abaixo, um pequeno barco. Na parte inferior esquerda, uma mandioca. Na parte superior direita, dois grãos de feijão. Abaixo, um milho.
Representação da pesca e do cultivo de feijão, mandioca e milho realizados, por exemplo, por comunidades indígenas.
Ilustração. Um barco, com uma rede de pesca e ostras acima.
Representação da pesca e do cultivo de ostras realizados, por exemplo, por comunidades caiçaras que vivem em regiões litorâneas.

Muitas vezes, esses povos disputam o território tradicionalmente ocupado com o desenvolvimento de empreendimentos, da agropecuária e da mineração, atividades que, quando não são realizadas de maneira sustentável, em geral, provocam danos ambientais.

Uma das maneiras de essas comunidades assegurarem os seus direitos e defenderem o território que ocupam e sua identidade no mapa é a chamada Cartografia social. Por meio dela, os povos tradicionais podem inserir elementos, como as atividades desenvolvidas e o uso da terra, os espaços povoados, as áreas que foram desapropriadas e que têm conflitos de interesses e o limite do território.

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Confira a seguir um exemplo de mapa que mostra o território de uma comunidade tradicional geraizeira, que está localizada no norte de Minas Gerais e na transição entre o Cerrado e a Caatinga.

Território da comunidade tradicional geraizeira Pindaíba – Rio Pardo de Minas - MG

Mapa do território da comunidade tradicional geraizeira Pindaíba. Ao centro, há um grande retângulo amarelo-claro com linhas laranja e azul com algumas gotas na ponta, passando dentro e fora dele. Dentro do retângulo, na área central, há casas cinza com telhados verdes. Abaixo, há casas cinza com telhados vermelhos. Na parte norte, leste e sul do retângulo, há árvores com tronco marrom-claro, copa fina e verde-escuro e árvores com tronco marrom-claro, copa grande e verde-claro. Na parte inferior direita do retângulo, há uma cabana vermelha e um boi preto. Abaixo, fora do retângulo, há uma escala de zero a 780 metros. Na parte superior direita, há uma rosa dos ventos e à esquerda, uma cruz preta, na borda do retângulo. Ao redor da área do retângulo, há uma região verde-clara com árvores com tronco marrom-claro, copa fina e verde-escuro.
Ilustração de um boi preto.
Área de solta
Ilustração de uma casa cinza com telhado verde.
Casas Pindaíba
Ilustração de uma casa cinza com telhado vermelho.
Casas terra vermelha
Ilustração de uma gota de água.
Nascentes
Ilustração de uma árvore com tronco de cor marrom-claro e copa fina, com folhas de cor verde-escuro.
Monocultura de eucalipto
Ilustração de uma árvore com tronco de cor marrom-claro e copa larga, com folhas de cor verde-claro.
Pequizeiros
Ilustração de um retângulo amarelo-claro.
Limite do território
Ilustração de uma linha azul.
Hidrografia
Ilustração de uma linha laranja.
Acessos

TERRITÓRIO da Comunidade Tradicional Geraizeira Pindaíba – Rio Pardo de Minas – MG. Nova Cartografia Social da Amazônia, 22 jun. 2020. Disponível em: https://oeds.link/DZF7JS. Acesso em: 6 jun. 2022.

Nesse mapa, são identificadas, por exemplo, a monocultura de eucaliptos, que tem causado danos ao Cerrado, e as áreas de pequizeiro, do qual essa comunidade extrai de maneira sustentável o pequi, uma das fontes de renda dela.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

1. O que são comunidades tradicionais e como elas vivem?

2. O que essas comunidades podem ensinar sobre o uso sustentável dos recursos naturais?

3. Qual é a importância da Cartografia social para os povos tradicionais?

4. Ícone em grupo. Com mais quatro colegas, pesquisem uma comunidade tradicional há muito tempo estabelecida na região onde vocês vivem ou próximo a ela. Escrevam um relato sobre a comunidade, destacando suas tradições na música, na culinária etc. e como usam os recursos naturais. Façam cartazes a respeito da pesquisa e os colem nos corredores da escola, de modo que os demais alunos constatem a importância dessa comunidade para a sociedade brasileira.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Associe as características relacionadas à temperatura e à quantidade de chuvas que ocorrem e um bioma ao tipo de vegetação encontrada nele. Para isso, forme os pares corretos de letras e números.

A. Temperaturas elevadas, grande quantidade de chuvas no verão e períodos de seca com quantidade de chuvas reduzida no inverno.

B. Temperaturas elevadas, com longos períodos sem chuva durante o ano.

C. Clima bastante variado por causa da sua distribuição ao longo da região costeira do Brasil. Apesar da variação, em geral, caracteriza-se por ser quente e úmida.

1. Fotografia. Um pequeno cacto cilíndrico, repleto de espinhos com um tronco seco à esquerda, em solo de terra clara, com árvores de folhas verdes ao fundo.
2. Fotografia. Uma floresta densa com várias árvores com folhas verdes.
3. Fotografia. Ao centro, uma árvore com tronco torto e galhos ramificados, com folhas esverdeadas. À direita, uma estrada de terra. Ao fundo, pequenos arbustos e árvores com folhas verdes.

Identifique a alternativa que apresenta o nome do bioma representado pela letra e pelo número e os pares formados.

a) Cerrado: B – 3; Caatinga: A – 1; Mata Atlântica: C – 2.

b) Cerrado: A – 3; Caatinga: B – 1; Mata Atlântica: C – 2.

c) Cerrado: A – 3; Caatinga: C – 1; Mata Atlântica: B – 2.

d) Cerrado: C – 3; Caatinga: B – 1; Mata Atlântica: A – 2.

e) Cerrado: C – 3; Caatinga: A – 1; Mata Atlântica: B – 2.

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2. O pau de fita é uma dança tradicional dos Pampas. Ela consiste em um mastro de aproximadamente três metros de altura preso ao chão. Cada dançarino segura uma fita presa ao topo do mastro e executa movimentos em torno dele.

Fotografia. Várias pessoas dançando e segurando fitas presas a um mastro alto no centro. Os homens vestem paletó, lenço no pescoço, calça e botas, enquanto as mulheres usam vestidos e sapatos fechados. Ao fundo, outras pessoas assistem à dança.
Pessoas dançando o pau de fita, no município de Santa Maria, RS, em 2017.

a) Em sua opinião, qual é o significado dessa dança para a população dos Pampas?

b) Faça uma pesquisa sobre uma dança típica de comunidades inseridas em outros biomas brasileiros. Em uma folha de papel avulsa, escreva um breve texto a respeito dela e cole imagens ou faça um desenho que represente essa dança. Depois, exponha seu trabalho para os colegas.

3. Leia a manchete a seguir.

Inundações no Pantanal na época das cheias são importantes para a renovação da biodiversidade

Disponível em: https://oeds.link/sNwhME. Acesso em: 6 jun. 2022.

Identifique a alternativa que justifica adequadamente a afirmação da manchete.

a) Os períodos de cheia são importantes apenas para a biodiversidade da fauna, pois a temperatura e a quantidade de chuva não interfere no tipo de vegetação de um bioma.

b) Durante o período de cheia, o solo fica mais fértil em razão do excesso de água que favorece a decomposição da matéria, resultando no aumento da biodiversidade da flora.

c) Durante o período de cheia, surgem hábitats para diferentes espécies de animais, como os anfíbios, e de plantas, como o aguapé.

d) A fauna e a flora do Pantanal não são impactadas pelas cheias, pois todas as espécies se adaptam, possibilitando a sobrevivência delas durante esse período.

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4. Sobre a Amazônia, analise os itens 1 a 3 e identifique a alternativa que contém apenas informações corretas.

1.

A Amazônia é uma floresta Tropical, pois está próximo da linha do Equador.

2.

A Amazônia é uma floresta estratificada e a luz solar incide de maneira igual por todos os estratos.

3.

A umidade da Amazônia é mantida pela evaporação da água da chuva presente no solo e pela transpiração das plantas.

a) Somente o item 1 está correto.

b) Os itens 1, 2 e 3 estão corretos.

c) Os itens 1 e 3 estão corretos.

d) Os itens 2 e 3 estão corretos.

e) Somente o item 3 está correto.

5. Leia a tira a seguir.

Tirinha com três quadrinhos. Em cada um deles, há uma menina vestindo amarelo e um menino chamado Xaxado, vestindo vermelho e azul, com um chapéu amarelo decorado com estrelas. Q1. A menina segura um livro e pergunta: Que livro estás lendo, Xaxado? Xaxado responde: Malabarismo! Eles estão em um local com terra amarela e há cactos ao fundo. Q2. A menina pergunta: E já aprendeste alguma coisa? Q3. Xaxado diz: Sobreviver sem água!. Ao fundo, o solo é amarelado, há cactos, e o sol tem brilho intenso.

CEDRAZ, Antonio. Xaxado ano 4 – 365 tiras em quadrinhos. Salvador: Editora e Estúdio Cedraz, 2011. p. 38.

a) Xaxado vive na região da Caatinga. Que elementos apresentados na tira possibilitam identificar esse bioma?

b) Cite duas adaptações das plantas para conseguirem se desenvolver nesse bioma.

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6. Leia a manchete a seguir e responda às questões propostas.

Proteção aos manguezais é ameaçada pelo crescimento urbano e acúmulo de lixo

Disponível em: https://oeds.link/U5EhYo. Acesso em: 6 jun. 2022.

a) Qual é a importância do manguezal para a comunidade local?

b) Cite duas atitudes necessárias para conservar esse ecossistema.

c) O manguezal é chamado "berçário da vida marinha". Por quê? Faça uma pesquisa para responder a esta questão.

7. Leia a tira a seguir e responda às questões propostas.

Tirinha com quatro quadrinhos e sinais matemáticos de adição, igual e subtração. Q1. Vários eucaliptos estão lado a lado, seguidos do sinal de adição para o Q2. Há uma plantação de soja, seguida do sinal de adição para o Q3. Há uma plantação de cana-de-açúcar, seguida do sinal de igual e, em seguida, do sinal de subtração para o Q4. Há uma paisagem com grama, arbustos e árvores ao fundo, representando o cerrado.

ALVES, Evandro. A ordem dos fatores. Cerrado em quadrinhos, 3 nov. 2015. Disponível em: https://oeds.link/3hz3iZ. Acesso em: 6 jun. 2022.

a) Qual é a crítica feita pelo cartunista na tira?

b) Como os cultivos mostrados na tira podem interferir na biodiversidade do bioma representado?

c) No tempo de um minuto, escreva, em um pedaço de folha de papel avulsa, palavras relacionadas às características do bioma representado na tira. Em seguida, troque a folha com um colega. Vocês devem escrever um texto a respeito desse bioma utilizando todas as palavras listadas pelo colega.

d) Junte-se a três colegas e escolham um bioma brasileiro estudado. Em seguida, em um pedaço de folha avulsa, elaborem uma tira que represente esse bioma. Exponha a tira para os outros grupos.