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UNIDADE
2
Ecossistemas
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O mel é um alimento consumido pelo ser humano, principalmente in natura. Conheceremos como ele é produzido! As flores produzem néctar, que atrai as abelhas que sugam esse líquido, armazenando-o em seu corpo. Ao retornar à colmeia, elas compartilham o néctar com as outras abelhas, que retiram a umidade desse alimento e adicionam a ele outras substâncias, originando o mel.
Além de produzir e armazenar o mel para alimentar os indivíduos da colmeia, as abelhas contribuem com a polinização das plantas no momento em que coletam o néctar.
Iniciando a conversa
1. Quais atividades são realizadas pelas abelhas em uma colmeia? Faça um desenho representando a organização de uma colmeia.
Versão adaptada acessível
1. Quais atividades são realizadas pelas abelhas em uma colmeia? Represente a organização de uma.
2. Qual é a relação entre as abelhas e as plantas?
3. O que é necessário ter no ambiente em que as abelhas vivem?
Agora vamos estudar...
- ecossistemas aquáticos e terrestres;
- biomas terrestres;
- biomas brasileiros;
- seres vivos nos ecossistemas;
- relações alimentares entre os seres vivos;
- relações ecológicas.
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CAPÍTULO
3 Estudando os ecossistemas
No terrário são colocados componentes vivos e componentes não vivos do ambiente no interior de um recipiente. Observe a foto a seguir.
Questão 1. Quais são os componentes vivos e não vivos no terrário mostrado na foto?
Questão 2. Cite duas relações que podem existir entre os componentes vivos e os componentes não vivos desse terrário.
Em um terrário, os seres vivos conseguem sobreviver por causa de vários componentes não vivos que encontramos no ambiente. Verifique alguns deles a seguir.
Glossário
- A água no estado líquido é essencial ao metabolismo✚ dos seres vivos, pois ela participa de várias reações químicas que ocorrem nesses organismos.
- O gás oxigênio é necessário à respiração dos seres vivos aeróbios.
- No solo, os seres vivos podem se fixar, se locomover e se abrigar, por exemplo.
- A luz solar é absorvida por seres vivos, como as plantas, para produzir o próprio alimento por meio da fotossíntese, além de iluminar e aquecer os ambientes durante o dia.
Ao longo da vida, os seres vivos relacionam-se com o ambiente e também entre si. A ciência que estuda essas relações é a Ecologia. Os profissionais que se dedicam a essa ciência são chamados ecólogos.
As regiões da Terra que apresentam condições adequadas à existência de vida e que podem ser habitadas por seres vivos formam a biosfera. Nessas regiões, os seres vivos interagem entre si e com os componentes não vivos do ambiente.
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O conjunto formado pelos seres vivos e pelos componentes não vivos do ambiente, bem como pelas interações entre eles, é chamado ecossistema.
Os seres vivos que compõem os ecossistemas formam o meio biótico, já os componentes não vivos fazem parte do meio abiótico. Por exemplo, o terrário apresentado na página anterior é um ecossistema. O solo, a água e o ar atmosférico no terrário compõem o meio abiótico, já as plantas e os seres vivos microscópicos compõem o meio biótico.
As relações alimentares entre os seres vivos é um exemplo de interações que ocorrem em um ecossistema. Quando um indivíduo se alimenta de outro, ou quando ocorre a decomposição de restos orgânicos, resultando em compostos que poderão ser reaproveitados pelos seres vivos, há troca de energia e de materiais no ecossistema.
Existem diversos tipos de ecossistemas, cada um com características próprias.
Observe as fotos a seguir.
Formiga-carpinteira: a rainha pode atingir aproximadamente de comprimento e as operárias, de comprimento.
Aguapé: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Questão 3. Por que podemos afirmar que as fotos A e B retratam ecossistemas?
Como você pode observar nas fotos, os ecossistemas podem ser constituídos de pequenas áreas, como o tronco de uma árvore, que fornece condições favoráveis para o crescimento de liquens e onde formigas carpinteiras constroem seus ninhos, por exemplo. E áreas maiores, como uma região alagada, onde jacarés e aves se alimentam de peixes que habitam e desovam nas raízes dos aguapés.
Assim, a biosfera é composta de vários ecossistemas, que podem ser divididos em dois grupos: os terrestres e os aquáticos.
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Ecossistemas aquáticos
Os ecossistemas aquáticos abrangem a maior parte da biosfera. Eles incluem rios, lagos, mares, oceanos, entre outros corpos de água.
Esses ecossistemas apresentam diferentes características, que são influenciadas por fatores abióticos, como temperatura, luminosidade e concentração de gás oxigênio. Observe o exemplo a seguir.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
1. Em um ecossistema aquático, o gás oxigênio, assim como outros gases, encontra-se dissolvido na água. A quantidade de gás oxigênio dissolvido na água depende de alguns fatores abióticos, por exemplo, a temperatura. Nesse caso, quanto mais baixa a temperatura da água, maior é a quantidade de gás oxigênio dissolvido nela; e quanto mais alta é a temperatura da água, menor é a quantidade de gás oxigênio dissolvido nela.
2. Os seres vivos que realizam fotossíntese, como as plantas aquáticas, geralmente se concentram onde há maior incidência de luz solar, como na superfície da água ou próximo a ela.
3. A incidência de luz solar influencia na fotossíntese e na temperatura da água. Ao penetrar na coluna de água, os raios solares sofrem alteração, por exemplo, em sua intensidade, que varia de acordo com a profundidade do corpo de água. Assim, quanto maior a profundidade, menor é a incidência de luz solar e, consequentemente, mais baixa é a temperatura da água.
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Questão 4. De que maneira os fatores abióticos de um ecossistema podem influenciar nas espécies de vegetais e de animais desse ecossistema? Exemplifique.
Além dos fatores abióticos estudados, os ecossistemas aquáticos também podem ser influenciados pela quantidade de sais minerais dissolvidos na água, a chamada salinidade. Ela é medida em partes por mil e representa a massa, em gramas, dos sais presentes em de água.
De acordo com a salinidade, os ecossistemas aquáticos podem ser classificados em: ecossistema de água doce, ecossistema de água salobra e ecossistema de água salgada. Estudaremos cada um deles a seguir.
Ecossistema de água doce
Os ecossistemas de água doce apresentam valores de salinidade menores que de sal a cada de água, ou seja, possuem pouca quantidade de sais dissolvidos na água.
Os rios, riachos, lagos e lagoas são exemplos de ecossistemas de água doce. Observe a seguir exemplos de vegetal e animal encontrados nesse tipo de ecossistema.
Vitória-régia: pode atingir aproximadamente de diâmetro.
Piapara: pode atingir aproximadamente de comprimento.
- Afluente:
- corrente de água que deságua em outro corpo de água. ↰
A planta vitória-régia é encontrada principalmente em áreas alagadas e lagos. Já o peixe piapara, em geral, é encontrado no fundo de rios.
Questão 5. Cite outro exemplo de vegetal e outro de animal encontrados em ecossistemas de água doce.
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Ecossistema de água salobra
Os ecossistemas de água salobra apresentam salinidade que varia entre e de sal a cada de água, ou seja, possuem quantidade intermediária de sais dissolvidos na água.
Os manguezais e os estuários✚ são exemplos de ecossistemas de água salobra. Observe a seguir exemplos de vegetal e animal encontrados nesse ecossistema.
Glossário
Mangue-vermelho: pode atingir aproximadamente de altura.
Ostra: pode atingir aproximadamente de comprimento.
O mangue-vermelho tem raízes-escoras, também chamadas de rizóforos. Essa estrutura auxilia, por exemplo, na sustentação do mangue no solo alagado, exposto a frequentes inundações. Nessas raízes, é possível encontrar ostras, fixadas a elas, que se alimentam de partículas presentes na água.
Ecossistema de água salgada
Os ecossistemas de água salgada apresentam valores de salinidade maiores que de sal a cada de água, ou seja, possuem alta concentração de sais dissolvidos na água. Os oceanos são exemplos desses ecossistemas. O polvo é um exemplo de animal encontrado nesse ecossistema.
Polvo: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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De acordo com sua localização e locomoção no ecossistema aquático, os seres vivos podem ser classificados em plâncton, nécton e bentos. Observe os exemplos a seguir.
Plâncton: é composto de fitoplâncton e zooplâncton, em geral, microscópicos e com pouca capacidade de locomoção, sendo levados pelas correntes de água.
O fitoplâncton inclui os seres vivos autótrofos, como as algas. Já o zooplâncton, inclui os seres vivos heterótrofos, como microcrustáceos, protozoários e larvas de alguns animais.
Nécton: é formado por seres vivos que habitam a coluna de água e são capazes de se locomover ativamente. Os peixes, os mamíferos aquáticos, vários moluscos e diversos crustáceos são representantes desse grupo.
Tubarão-de-pontas-brancas-de-recife: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Bentos: é formado por seres vivos que habitam o fundo de ecossistemas aquáticos. Alguns deles vivem fixos ao substrato, como as esponjas e os lírios-do-mar. Outros se movimentam sobre o substrato, como as estrelas-do-mar e os pepinos-do-mar.
Pepino-do-mar: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Biomas terrestres
Os ecossistemas terrestres, assim como os aquáticos, apresentam diferentes características e sofrem influência de vários fatores abióticos, como temperatura, luminosidade, precipitação✚ e tipo de solo.
- Precipitação:
- neste caso, refere-se à quantidade de chuva que cai durante um período.↰
Alguns ecossistemas terrestres apresentam características semelhantes, como o tipo de vegetação e o clima predominante, em uma grande dimensão regional. O conjunto desses ecossistemas com características semelhantes forma um bioma. De maneira geral, os biomas apresentam fauna (animais) e flora (vegetais) distintas, dependendo da localização desses biomas e dos fatores abióticos presentes neles.
Observe a seguir alguns biomas terrestres.
Principais biomas terrestres – 2013
Fontes de pesquisa: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Moderno atlas geográfico. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 24. MOELLER, Karla. Boundless biomes. ASU - Ask A Biologist, 19 jul. 2013. Disponível em: https://oeds.link/M7A8ZB. Acesso em: 4 abr. 2022.
Estudaremos a seguir sobre as principais características de cada um desses biomas.
Floresta tropical
A floresta Tropical é um bioma caracterizado por alta temperatura e chuvas o ano todo. Em geral, as chuvas são diárias e abundantes.
Em razão dessas características, esse bioma apresenta fauna e flora bastante diversificadas.
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A flora da floresta Tropical é constituída de plantas de diferentes tamanhos. Há árvores de grande porte e com folhas largas, que favorecem a transpiração dessa planta. Assim, a parte superior da floresta é preenchida pelas árvores, o que dificulta a passagem de grande parte da luz solar até o solo. Em razão dessa baixa incidência de luz solar, as plantas que vivem próximos ao solo apresentam folhas largas para absorver o máximo de luz solar que chega até elas.
Outros tipos de plantas encontrados nesse bioma são as chamadas trepadeiras, que crescem sobre as árvores para acessar a luz solar. Também é possível encontrar arbustos, plantas herbáceas✚ e epífitas✚.
A fauna distribui-se por todos os estratos da floresta. Por exemplo, várias espécies de aves, insetos e morcegos vivem na parte superior das árvores, e diversos mamíferos podem ser encontrados tanto sobre árvores mais baixas quanto no solo, onde também há serpentes, sapos e lagartos.
Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados em uma floresta Tropical.
Samambaia chifre-de-veado: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Lagarto Hypsilurus boydii: pode atingir aproximadamente comprimento.
- Herbácea:
- planta de porte relativamente baixo e com caule flexível.↰
- Epífita:
- planta que cresce sobre outra planta sem prejudicá-la; essa planta retira nutrientes e água da umidade atmosférica em vez do solo.↰
- Endêmico:
- nativo de uma determinada região.↰
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Floresta Temperada
Na floresta Temperada, as estações do ano são bem definidas, com invernos de temperaturas muito baixas. Nesse bioma, apesar de serem menos abundantes do que nas florestas tropicais, as chuvas são relativamente frequentes.
A vegetação é formada por plantas herbáceas, arbustos e por árvores que perdem suas folhas no fim do outono, as quais voltam a nascer na primavera.
Tal característica é essencial para a sobrevivência das plantas, porque, em épocas de baixa temperatura, a maior parte da água disponível no ambiente encontra-se congelada no solo. Assim, ao perder as folhas, essas plantas evitam a perda de água por transpiração e conservam água em estado líquido em seu interior.
A fauna da floresta Temperada é composta de diversos mamíferos, como os veados, ursos, esquilos, linces e raposas. Há também muitos insetos e aves pequenas, como algumas espécies de pica-pau.
Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados em uma floresta Temperada.
Carvalho-vermelho: pode atingir aproximadamente de altura.
Urso-negro: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Taiga
A taiga, também conhecida como floresta de coníferas, é um bioma que se caracteriza pela baixa temperatura, com inverno rigoroso.
A vegetação é constituída principalmente de pinheiros e abetos.
Essas plantas apresentam folhas estreitas que evitam, por exemplo, o acúmulo de neve sobre elas. Essas características auxiliam as plantas a resistir às baixas temperaturas, já que no inverno a água disponível no solo encontra-se congelada.
Dessa maneira, há pouca diversidade da flora nesse tipo de floresta, pois apenas algumas plantas possuem adaptações para resistir às condições do inverno intenso.
Entre outros animais, a fauna é composta de mamíferos, como ursos, cervos, alces, lebres-da-pata-branca, esquilos, lobos, raposas, martas e visons, além de aves, como o pintassilgo e os pardais.
Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados na floresta de coníferas.
Abeto: pode atingir aproximadamente de altura.
Cervo: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Tundra
A tundra é um bioma que se localiza próximo à calota polar ártica, onde as temperaturas são baixas e a chuva é escassa. Dessa maneira, o solo permanece coberto por neve e congelado durante quase todo o ano.
No verão, a camada mais superficial descongela, o que contribui para o solo permanecer bastante úmido, o que favorece o crescimento de liquens e de plantas como gramíneas e musgos. Além dessas plantas, a vegetação da tundra também é formada por pequenos arbustos em regiões mais secas. O crescimento da maioria dessas plantas ocorre durante o curto tempo de verão.
A fauna é composta de mamíferos, como o urso-polar e o almiscareiro, que possuem uma espessa camada de pelos e de gordura para resistir às baixas temperaturas desse bioma. Na tundra também há aves, como a coruja-da-neve, aves aquáticas e insetos.
Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados na tundra.
Salgueiro-do-norte: pode atingir aproximadamente de altura.
Urso-polar: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Deserto
No deserto, em geral, o verão se caracteriza por temperaturas elevadas e o inverno, por temperaturas amenas. A ocorrência de chuvas escassas e irregulares ao longo do ano e as altas temperaturas resultam no desenvolvimento de plantas adaptadas a essas condições, como cactos e arbustos.
Algumas dessas adaptações, como as dos cactos, caracterizam-se pela ausência de folhas para evitar a perda de água pela transpiração e por armazenar água em seus tecidos.
Assim como as plantas, os animais que vivem no deserto, em geral, também apresentam características que os auxiliam a viver nesse bioma. Por exemplo, alguns deles têm corpo menor e pele espessa para reduzir a perda de água pela transpiração. Nesse bioma, encontramos animais como ratos-cangurus, jerboas e marmotas, além de lagartos, serpentes e insetos.
Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados no deserto.
Cacto saguaro: pode atingir aproximadamente de altura.
Jerboa da Sibéria: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Savana
A savana é um bioma que se caracteriza por apresentar altas temperaturas, com chuva durante alguns meses, mas longos períodos de seca.
Essas características influenciam a vegetação da savana, que tem o seu crescimento limitado em razão dos períodos de seca. Dessa maneira, a vegetação é constituída, principalmente, por gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte.
A fauna desse bioma é bastante diversificada, composta de animais como leões, gnus, girafas, elefantes, zebras, além de algumas espécies de répteis e diversas espécies de aves e insetos.
Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados na savana.
Árvore acácia: pode atingir aproximadamente de altura.
Gnu-azul: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Pradaria
Na pradaria, em geral, as temperaturas são baixas durante o inverno e altas durante o verão. As chuvas são moderadas, com seca durante alguns períodos do ano.
A vegetação desse bioma é constituída principalmente por gramíneas e arbustos capazes de suportar períodos de seca.
A fauna é composta de diversos insetos, lobos, raposas, coiotes e roedores.
Observe a seguir um exemplo de planta e um exemplo de animal encontrados na pradaria.
Girassol-da-pradaria: pode atingir aproximadamente de altura.
Cão-da-pradaria: pode atingir aproximadamente comprimento.
Sugestões complementares
No livro Os bastidores do incrível planeta Terra: como funcionam nosso mundo e seus ecossistemas, por meio de ilustrações, gráficos e infográficos, você encontra mais informações sobre as características gerais dos biomas terrestres estudados e outros existentes, além de informações sobre as principais ameaças à conservação desses biomas.
Os bastidores do incrível planeta Terra: como funcionam nosso mundo e seus ecossistemas, de Rachel Ignotofsky. São Paulo: Blucher, 2020.
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Hora de investigar
O terrário pode ser considerado um modelo de ecossistema, com componentes bióticos e abióticos.
a) O que pode acontecer com as plantas ao longo do tempo em um terrário? E com a água? Registre sua resposta no caderno.
Materiais
- garrafas plásticas (PET) de limpas e secas
- tampa de garrafa plástica
- fita adesiva
- pequenos animais vivos encontrados em jardins, como minhoca e tatuzinho-de-jardim
- régua
- areia grossa
- cascalho grosso
- areia fina
- mudas de plantas de pequeno porte (musgos, falsos trevos ou unha-de-gato)
- sementes de alpiste ou feijão
- solo
- tesoura com pontas arredondadas
- água
- ferramentas de jardinagem
- câmera fotográfica ou smartphone
Cuidado!
Não toque nos pequenos animais. Somente o adulto deverá coletá-los, cuidadosamente, usando ferramentas de jardinagem.
Não manuseie objetos cortantes. Somente um adulto deverá cortar as garrafas plásticas.
Como proceder
A. Peça a um adulto que corte a parte superior de cada uma das garrafas plásticas com a tesoura, obtendo dois recipientes com aproximadamente de altura cada.
B. Em um dos recipientes, coloque o cascalho grosso, a areia grossa, a areia fina e o solo, nessa ordem, formando camadas.
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C. Encha a tampinha de garrafa com água até a borda e enterre-a parcialmente no solo no interior da garrafa.
D. Umedeça o solo com água, sem encharcá-lo, e plante as duas mudas e algumas sementes.
E. Com o terrário pronto, peça a um adulto para colocar alguns dos animais coletados sobre o solo.
F. Encaixe o outro recipiente sobre o terrário e vede a região de encaixe com fita adesiva.
G. Coloque o terrário em um local iluminado, mas sem incidência direta de luz solar.
H. Observe e fotografe periodicamente o que ocorre no interior do terrário ao longo de 30 dias. Caso perceba que o solo está seco, umedeça-o com água.
Minhas observações
1. No caderno, identifique os componentes abióticos e os componentes bióticos presentes no terrário.
2. Escreva um texto relatando as mudanças que você observou no terrário ao longo de 30 dias. Essas mudanças eram previstas no início da atividade?
3. Qual é a importância do ar, da água, do solo e da luz solar no terrário?
Elaborando nossas conclusões
1. Junte-se a três colegas e separem as fotos tiradas por vocês na etapa H e organizem um álbum em um aplicativo de design gráfico, mostrando a sequência de desenvolvimento dos seres vivos do terrário. Aproveite para registrar acontecimentos importantes na forma de texto. Disponibilize esse material em uma rede social.
Vamos ampliar a investigação!
1. Escolha um componente abiótico de um ecossistema e elabore uma atividade prática que permita investigar a importância desse componente para as plantas.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Defina os termos a seguir.
ecossistema
meio abiótico
meio biótico
bioma
2. As frases a seguir apresentam informações sobre os ecossistemas aquáticos. Julgue-as como falsas ou verdadeiras, corrigindo as falsas em seu caderno.
a) Nesses ecossistemas, quanto mais alta for a temperatura da água, maior será a quantidade de gás oxigênio dissolvido nela.
b) Os organismos fotossintetizantes desses ecossistemas geralmente se concentram próximo à superfície, onde há maior disponibilidade de luz.
c) Em relação à salinidade, são ecossistemas de água doce, água salobra e água salgada.
d) Nesses ecossistemas, os organismos bentônicos habitam a coluna de água.
e) Os organismos planctônicos são microscópicos e de locomoção limitada.
3. Considere as frases a seguir que descrevem um dos biomas terrestres.
A. Caracterizado pela pouca chuva, que ocorre de forma irregular.
B. A vegetação é pouco abundante e possui adaptações ao clima seco.
C. Fauna adaptada à escassez hídrica e às altas temperaturas.
Identifique a alternativa que corresponde às características descritas nos itens A a C.
a) Floresta Tropical.
b) Floresta Temperada.
c) Taiga.
d) Pradaria.
e) Deserto.
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4. Identifique a alternativa incorreta em relação aos biomas terrestres. Em seguida, reescreva essa alternativa no caderno, corrigindo-a.
a) As florestas Tropicais são caracterizadas pelas altas temperaturas, chuvas bem distribuídas ao longo do ano e por abrigar uma grande diversidade de plantas e animais.
b) Nas florestas Temperadas, as temperaturas são elevadas e variam pouco. Nesse bioma, são encontradas árvores que possuem folhas largas que permanecem nelas ao longo de todo o ano.
c) A tundra é caracterizada por baixas temperaturas e pela presença de água congelada sobre o solo por quase todo o ano. Sua vegetação é formada predominantemente por gramíneas e musgos.
d) Nas savanas, as temperaturas são elevadas e as chuvas são mais escassas em um ou dois períodos do ano. Sua vegetação é formada principalmente por gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte.
5. Observe a imagem a seguir e responda às questões propostas.
Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
a) Elabore em seu caderno um quadro semelhante ao apresentado a seguir. Complemente-o com o nome dos organismos retratados na imagem e classifique-os em nectônicos, bentônicos ou planctônicos. Depois, descreva suas principais características de acordo com a classificação.
Organismos |
Classificação |
Principais características |
---|---|---|
b) Classifique esse ecossistema considerando o fator abiótico salinidade. Justifique a sua resposta.
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Biomas brasileiros
O Brasil possui uma variedade de biomas. Entre eles, podemos citar a Amazônia ou floresta Amazônica, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pantanal e os Pampas.
Observe no mapa a seguir a distribuição desses biomas no Brasil.
Biomas brasileiros
Fonte de pesquisa: BIOMAS brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://oeds.link/E4hQV4. Acesso em: 4 abr. 2022.
Questão 6. O estado do município onde você vive está em qual bioma brasileiro?
Cada um desses biomas é classificado de acordo com suas características, como temperatura, disponibilidade de água e luz solar e tipo de solo. Essas e outras características influenciam nas espécies de vegetais e de animais presentes nos ecossistemas que constituem esses biomas.
Estudaremos a seguir as principais características de cada bioma brasileiro, bem como as principais atividades desenvolvidas pela população humana que vive neles.
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Amazônia
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia ocupa aproximadamente do território brasileiro, sendo considerada a maior floresta Tropical do mundo.
Por ser uma floresta Tropical, a Amazônia caracteriza-se pelas temperaturas elevadas, apresentando poucas variações ao longo do ano, em torno de a . Isso ocorre porque esse bioma está próximo à linha do Equador, onde a incidência dos raios solares é igual ao longo do ano.
A precipitação média anual é de aproximadamente podendo ser maior em algumas regiões desse bioma.
Nesse bioma, a grande quantidade de chuvas está relacionada à umidade trazida do oceano Atlântico pelos ventos. Além disso, a temperatura elevada aumenta a evaporação da água da chuva presente no solo e a transpiração das plantas, mantendo a umidade.
A incidência de luz solar e as chuvas regulares ao longo do ano possibilita à Amazônia abrigar mais da metade da biodiversidade da Terra.
A flora é composta de espécies de plantas com tamanhos variados, o que a caracteriza como floresta densa e estratificada. Há árvores altas com folhas largas e sempre verdes, arbustos, cipós, musgos, epífitas, trepadeiras e plantas aquáticas. Como estudamos, algumas características das plantas encontradas em um floresta Tropical estão relacionadas à intensidade de luz solar que chega até a floresta.
Essa estratificação da vegetação influencia na imensa diversidade da fauna, favorecendo uma variedade de abrigos e fonte de alimentos para os animais.
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O boto-cor-de-rosa, o jacaré-açu, a ararajuba, o sauim-de-coleira, o peixe-boi e o apapá são exemplos de animais que compõem esse bioma.
Boto-cor-de-rosa: pode atingir aproximadamente de comprimento.
A Amazônia ainda é marcada por uma grande quantidade de rios, entre eles o rio Amazonas e outros que deságuam nele, como o Tapajós, o Negro, o Juruá e o Xingu.
Tanto os rios quanto a vegetação são a fonte de sustento e de renda da maioria das populações tradicionais da Amazônia, como indígenas e ribeirinhos. Entre as atividades desempenhadas, estão a pesca e o extrativismo da castanheira-do-brasil, do cupuaçuzeiro e do açaizeiro, por exemplo.
A maior parte do solo desse bioma apresenta baixa fertilidade, pois há pouca quantidade de nutrientes para as plantas destinadas à agricultura.
Caatinga
De acordo com o IBGE, a Caatinga ocupa uma área de aproximadamente do território brasileiro.
Esse bioma caracteriza-se por apresentar temperaturas elevadas, com longos períodos sem chuva durante o ano. Em geral, apresenta temperatura média em torno de a e precipitação média anual de aproximadamente .
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Essa característica interfere na disponibilidade de água da Caatinga, que influencia no tipo de vegetação e nos animais encontrados nesse bioma.
No solo da Caatinga, encontram-se mais minerais do que matéria orgânica✚, além de ter muitos fragmentos de rocha que dificultam o armazenamento de água.
Dessa maneira, a flora é composta de plantas que apresentam adaptações que favorecem seu desenvolvimento em locais com escassez de chuva e com superfícies rochosas.
Por exemplo, algumas plantas possuem características típicas de deserto, como folhas pequenas cobertas por cutícula✚, folhas modificadas em espinhos, o que reduz a perda de água para o ambiente, e caule que armazena água. Entre as plantas desse bioma, podemos citar arbustos de caules finos e tortuosos e cactos, como o mandacaru e o xique-xique.
Glossário
Com relação à fauna, é comum encontrar diferentes espécies de lagartos e serpentes, sapo-cururu, asa-branca, veado-catingueiro, tatupeba, guigó-da-caatinga, entre outros animais.
Mandacaru: pode atingir aproximadamente de altura.
Guigó-da-caatinga: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Nesse bioma, há rios temporários, que secam durante os longos períodos sem chuva, e rios perenes, que não secam, como o rio São Francisco e o Parnaíba, que atravessam a Caatinga e são fundamentais para a flora, a fauna e as pessoas que vivem nesse bioma.
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Na Caatinga, o cultivo de milho, de banana e de palma, além da pesca e da criação de animais, como aves, suínos e cabras, são algumas das atividades que garantem o sustento e a fonte de renda da população, como os sertanejos, vaqueiros, agricultores, indígenas e quilombolas.
Mata dos Cocais e as quebradeiras de coco-babaçu
A Mata dos Cocais é um ambiente de transição entre a Amazônia e a Caatinga.
Nas áreas mais úmidas, próximas à Amazônia, a vegetação caracteriza-se pelas palmeiras de babaçu. Já nas regiões mais secas, próximas à Caatinga, predomina a palmeira carnaúba.
O extrativismo do babaçu e da carnaúba é uma das principais atividades que garante o sustento de várias famílias que habitam a Mata dos Cocais.
O óleo de babaçu é utilizado na produção de cosméticos e de alimentos, como leite de coco. Esse óleo é extraído da semente de babaçu, que se encontra dentro do fruto, o qual tem uma casca dura e resistente chamada coco. Assim, para obter as sementes, o coco-babaçu precisa ser quebrado.
Esse trabalho manual, geralmente, é feito por mulheres conhecidas como as quebradeiras de coco-babaçu. Elas formam um grupo de aproximadamente 300 mil mulheres que vivem nos estados do Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí, localizados na área da Mata dos Cocais.
Essas mulheres lutam pela autonomia econômica, pela conservação do babaçu e pelo livre acesso a ele.
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Cerrado
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. De acordo com o IBGE, ele possui uma área de aproximadamente .
Esse bioma caracteriza-se pelas temperaturas elevadas durante o verão, apresentando médias anuais entre e .
A precipitação média anual é de aproximadamente , ocorrendo principalmente durante a primavera e o verão. Já o outono e o inverno são períodos de seca, o que favorece as queimadas espontâneas.
O Cerrado possui três tipos de vegetação: floresta, savana e campo. Na região de floresta, predominam árvores de grande porte, como a aroeira, o buriti e a copaíba. Na região de savana, predominam espécies de palmeiras, como o buriti, árvores com caule e ramos tortuosos, como o pau-terrinha e o pequi-do-cerrado, e arbustos, como o cajuzinho-do-cerrado, flor-do-cerrado e gabiroba. Já na região dos campos, predominam espécies herbáceas, como o capim-estrela e o palipalã-do-brejo, e alguns arbustos, como o candombá e a canela-de-ema.
Buriti: pode atingir aproximadamente de altura.
Pequizeiro: pode atingir aproximadamente de altura.
Capim-estrela: pode atingir aproximadamente de comprimento.
Os diferentes tipos de vegetação do Cerrado estão associados, principalmente, a características do solo e aos cursos de água.
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O Cerrado apresenta uma diversidade de hábitat que favorece o desenvolvimento de várias espécies de animais, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o veado-campeiro, o urubu-rei, a seriema, a codorna-mineira, a ema e o pacu-dente-seco.
Lobo-guará: pode atingir aproximadamente de comprimento.
É nesse bioma que estão as nascentes de importantes rios, como o Araguaia e o São Francisco. Além disso, há grandes reservatórios de água subterrâneos, como parte do Aquífero Guarani.
Em geral, o solo do Cerrado possui baixa quantidade de nutrientes, sendo, portanto, pouco fértil. Mas com o desenvolvimento de técnicas e produtos agrícolas, como fertilizantes, a agricultura tornou-se uma das importantes atividades econômicas desenvolvidas nesse bioma.
Desenvolvem-se também atividades de pecuária, extrativismo vegetal, como a extração do pequi, e artesanato de produtos feitos com capim-dourado, geralmente realizado pelos povos indígenas e quilombolas.
Mata Atlântica
De acordo com o IBGE, a Mata Atlântica apresenta uma área de aproximadamente do território brasileiro.
Em geral, a Mata Atlântica se caracteriza por apresentar temperatura anual média de .
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A grande quantidade de chuva nesse bioma mantém importantes rios perenes que o atravessam, como o rio Doce, o rio São Francisco, o rio Paraná e o rio Tietê.
O solo da Mata Atlântica é úmido e pouco oxigenado. Assim como em algumas regiões da Amazônia, a fertilidade da Mata Atlântica pode ser garantida pela decomposição da serapilheira✚.
- Serapilheira
- : camada superficial do solo formada por restos de partes de plantas e de animais.↰
A vegetação caracteriza-se por apresentar árvores de grande porte, como a palmeira-juçara, o pau-brasil, o manacá-da-serra, o jequitibá-rosa e a embaúba, arbustos, como a samambaiaçu, herbáceas, como a begônia, e bromélias.
As plantas de grande porte recebem maior intensidade de luz solar, enquanto as de menor porte recebem menor intensidade de luz solar, pois estão abaixo das plantas de grande porte. Por essa razão, algumas plantas se adaptam para melhorar a captação de luz solar. A begônia, por exemplo, apresenta folhas maiores, que aumentam a área de superfície de absorção da luz solar.
A fauna é rica em diversidade de espécies, como o jacaré-de-papo-amarelo, o mico-leão-dourado, o mono-carvoeiro ou muriqui-do-sul e a araponga.
Begônia: pode atingir aproximadamente de altura.
Mico-leão-dourado: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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É nesse bioma que vive aproximadamente 60% da população brasileira. E, assim como em outros biomas, na Mata Atlântica também vivem povos tradicionais que dependem dos recursos naturais para obter renda. Os caiçaras, por exemplo, que vivem no litoral de alguns estados brasileiros, obtêm seu sustento e sua renda da pesca, do cultivo de alimentos, como a mandioca e a banana, e das atividades extrativistas.
Mata de Araucárias
A Mata de Araucárias é um ecossistema que faz parte do bioma Mata Atlântica. Ela se caracteriza por ter verões com temperaturas elevadas e invernos com temperaturas baixas, mantendo uma média anual de a . As chuvas costumam ser regulares e bem distribuídas.
Essas características e a alta fertilidade e profundidade do solo favorecem o desenvolvimento da Araucaria angustifolia, planta característica desse ecossistema e chamada popularmente pinheiro-do-paraná.
Pinheiro-do-paraná: pode atingir aproximadamente de altura.
Outras espécies fazem parte da vegetação desse ecossistema, como a canela-sassafrás, a erva-mate e a imbuia. A fauna é composta principalmente de espécies de roedores e aves que se alimentam da semente do pinheiro-do-paraná, chamada pinhão. Entre essas espécies, podemos citar a cutia, a gralha-azul e o papagaio-de-peito-roxo.
Da Mata de Araucárias, são retirados dois produtos importantes para a renda das famílias que vivem nessa região: o pinhão e a erva-mate.
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Pantanal
Conhecido como a maior planície alagada do mundo, o Pantanal tem uma área de aproximadamente do território brasileiro, de acordo com o IBGE.
Esse bioma se caracteriza por apresentar temperaturas elevadas ao longo do ano, com uma média anual de , podendo atingir em alguns dias do verão.
A precipitação média anual é de aproximadamente , sendo o verão chuvoso e o inverno seco, com poucas chuvas.
Durante a época de chuvas intensas, o chamado período de cheia, os rios desse bioma transbordam e as partes mais baixas tornam-se alagadas. Já durante o período de pouca chuva, conhecido como período de seca, o nível de água dos rios reduz, originando as porções de areia e lagoas.
Esses períodos chuvosos e de seca influenciam o solo, a vegetação e a fauna desse bioma. Por exemplo, no período de cheia, a fertilidade do solo é reduzida em razão do excesso de água, que prejudica a sua oxigenação e a decomposição da matéria orgânica. Já durante o período de seca, o solo se torna mais fértil.
A vegetação é composta de árvores de grande porte, como carandá, buriti e ipês, e plantas aquáticas, como o aguapé. A fauna tem espécies, como a garça-branca-pequena, o tuiuiú, o jacaré-do-pantanal, a sucuri-amarela, a ariranha, o cervo-do-pantanal, o pintado e a piranha. Durante as cheias, vários hábitats se formam para diferentes espécies de anfíbios.
Ipê: pode atingir aproximadamente de altura.
Tuiuiú: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Os habitantes locais, que dependem dos recursos naturais do Pantanal, são conhecidos como pantaneiros. Eles obtêm o seu sustento e sua renda principalmente da pesca e da criação e do manejo do gado.
Pampas
Os Pampas, também chamados Campos Sulinos, ocupam uma área de aproximadamente do território brasileiro, de acordo com o IBGE.
Esse bioma é caracterizado por apresentar temperatura média anual de . O verão tem temperaturas elevadas, muitas vezes acima de , e o inverno é caracterizado pelas baixas temperaturas, que podem atingir valores inferiores a , podendo até nevar em determinadas regiões.
A precipitação média anual é de e ocorre de maneira regular ao longo de todo o ano.
Os Pampas têm importantes rios, como o Santa Maria e o Uruguai, além de lagos e lagoas, como a Lagoa dos Patos.
A vegetação é composta principalmente de plantas herbáceas e gramíneas, como o capim-forquilha, a flechilha-negra, a barba-de-bode e o capim-dos-pampas. Já a fauna é composta de uma grande quantidade de espécies de animais, como o sapinho-de-barriga-vermelha, o beija-flor-de-barba-azul e o roedor tuco-tuco. O graxaim-do-campo, o zorrilho e o caminheiro-de-espora também são animais comuns desse bioma.
Capim-dos-pampas: pode atingir aproximadamente de altura.
Tuco-tuco-das-dunas: pode atingir aproximadamente de comprimento.
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Nos Pampas, a agricultura e a criação de animais, como gado, ovelha e cavalo, e o artesanato em lã são algumas das atividades que garantem o sustento e a renda de muitas famílias que vivem nesse bioma.
Manguezais brasileiros e as marisqueiras
O Brasil apresenta uma das maiores extensões de manguezais do mundo, com aproximadamente distribuídos desde o litoral do Amapá, na Região Norte, até Santa Catarina, na Região Sul. Nesses manguezais, são encontradas espécies como o mangue-vermelho (Rhizophora mangle), o mangue-branco (Laguncularia racemosa), o mangue-preto (Avicennia sp.) e o mangue-de-botão (Conocarpus erectus).
Nos manguezais, os seres vivos microscópicos que colonizam os restos de animais e de plantas proveem alimento para diversas espécies de crustáceos, peixes, moluscos e aves.
Algumas dessas espécies são fontes de subsistência e renda para a comunidade local. Por exemplo, o sururu, um tipo de marisco que pode ser encontrado no substrato entre as raízes dos mangues, é coletado por um grupo de mulheres conhecidas como marisqueiras.
Essa atividade é uma tradição que é passada para as mulheres da família de geração a geração.
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O tema é ...
Diversidade cultural
As comunidades tradicionais e a sustentabilidade
Comunidades tradicionais são formadas por grupos de famílias que vivem há muito tempo na mesma região, onde cultivam alguns alimentos e retiram do ambiente outros recursos naturais.
Os conhecimentos envolvem o uso sustentável dos recursos naturais e são transmitidos de uma geração a outra por meio da música, da dança, da culinária e de outros elementos da cultura.
No Brasil, há diversas comunidades tradicionais, cada uma com sua própria organização social, cultural e econômica. Entre elas, podemos citar quilombolas, indígenas, ribeirinhas, caiçaras, geraizeiros e pomeranos.
Observe a seguir algumas atividades desenvolvidas por essas comunidades.
Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.
Muitas vezes, esses povos disputam o território tradicionalmente ocupado com o desenvolvimento de empreendimentos, da agropecuária e da mineração, atividades que, quando não são realizadas de maneira sustentável, em geral, provocam danos ambientais.
Uma das maneiras de essas comunidades assegurarem os seus direitos e defenderem o território que ocupam e sua identidade no mapa é a chamada Cartografia social. Por meio dela, os povos tradicionais podem inserir elementos, como as atividades desenvolvidas e o uso da terra, os espaços povoados, as áreas que foram desapropriadas e que têm conflitos de interesses e o limite do território.
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Confira a seguir um exemplo de mapa que mostra o território de uma comunidade tradicional geraizeira, que está localizada no norte de Minas Gerais e na transição entre o Cerrado e a Caatinga.
Território da comunidade tradicional geraizeira Pindaíba – Rio Pardo de Minas - MG
TERRITÓRIO da Comunidade Tradicional Geraizeira Pindaíba – Rio Pardo de Minas – MG. Nova Cartografia Social da Amazônia, 22 jun. 2020. Disponível em: https://oeds.link/DZF7JS. Acesso em: 6 jun. 2022.
Nesse mapa, são identificadas, por exemplo, a monocultura de eucaliptos, que tem causado danos ao Cerrado, e as áreas de pequizeiro, do qual essa comunidade extrai de maneira sustentável o pequi, uma das fontes de renda dela.
Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.
1. O que são comunidades tradicionais e como elas vivem?
2. O que essas comunidades podem ensinar sobre o uso sustentável dos recursos naturais?
3. Qual é a importância da Cartografia social para os povos tradicionais?
4. Com mais quatro colegas, pesquisem uma comunidade tradicional há muito tempo estabelecida na região onde vocês vivem ou próximo a ela. Escrevam um relato sobre a comunidade, destacando suas tradições na música, na culinária etc. e como usam os recursos naturais. Façam cartazes a respeito da pesquisa e os colem nos corredores da escola, de modo que os demais alunos constatem a importância dessa comunidade para a sociedade brasileira.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Associe as características relacionadas à temperatura e à quantidade de chuvas que ocorrem e um bioma ao tipo de vegetação encontrada nele. Para isso, forme os pares corretos de letras e números.
A. Temperaturas elevadas, grande quantidade de chuvas no verão e períodos de seca com quantidade de chuvas reduzida no inverno.
B. Temperaturas elevadas, com longos períodos sem chuva durante o ano.
C. Clima bastante variado por causa da sua distribuição ao longo da região costeira do Brasil. Apesar da variação, em geral, caracteriza-se por ser quente e úmida.
Identifique a alternativa que apresenta o nome do bioma representado pela letra e pelo número e os pares formados.
a) Cerrado: B – 3; Caatinga: A – 1; Mata Atlântica: C – 2.
b) Cerrado: A – 3; Caatinga: B – 1; Mata Atlântica: C – 2.
c) Cerrado: A – 3; Caatinga: C – 1; Mata Atlântica: B – 2.
d) Cerrado: C – 3; Caatinga: B – 1; Mata Atlântica: A – 2.
e) Cerrado: C – 3; Caatinga: A – 1; Mata Atlântica: B – 2.
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2. O pau de fita é uma dança tradicional dos Pampas. Ela consiste em um mastro de aproximadamente três metros de altura preso ao chão. Cada dançarino segura uma fita presa ao topo do mastro e executa movimentos em torno dele.
a) Em sua opinião, qual é o significado dessa dança para a população dos Pampas?
b) Faça uma pesquisa sobre uma dança típica de comunidades inseridas em outros biomas brasileiros. Em uma folha de papel avulsa, escreva um breve texto a respeito dela e cole imagens ou faça um desenho que represente essa dança. Depois, exponha seu trabalho para os colegas.
3. Leia a manchete a seguir.
Inundações no Pantanal na época das cheias são importantes para a renovação da biodiversidade
Disponível em: https://oeds.link/sNwhME. Acesso em: 6 jun. 2022.
Identifique a alternativa que justifica adequadamente a afirmação da manchete.
a) Os períodos de cheia são importantes apenas para a biodiversidade da fauna, pois a temperatura e a quantidade de chuva não interfere no tipo de vegetação de um bioma.
b) Durante o período de cheia, o solo fica mais fértil em razão do excesso de água que favorece a decomposição da matéria, resultando no aumento da biodiversidade da flora.
c) Durante o período de cheia, surgem hábitats para diferentes espécies de animais, como os anfíbios, e de plantas, como o aguapé.
d) A fauna e a flora do Pantanal não são impactadas pelas cheias, pois todas as espécies se adaptam, possibilitando a sobrevivência delas durante esse período.
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4. Sobre a Amazônia, analise os itens 1 a 3 e identifique a alternativa que contém apenas informações corretas.
A Amazônia é uma floresta Tropical, pois está próximo da linha do Equador.
A Amazônia é uma floresta estratificada e a luz solar incide de maneira igual por todos os estratos.
A umidade da Amazônia é mantida pela evaporação da água da chuva presente no solo e pela transpiração das plantas.
a) Somente o item 1 está correto.
b) Os itens 1, 2 e 3 estão corretos.
c) Os itens 1 e 3 estão corretos.
d) Os itens 2 e 3 estão corretos.
e) Somente o item 3 está correto.
5. Leia a tira a seguir.
CEDRAZ, Antonio. Xaxado ano 4 – 365 tiras em quadrinhos. Salvador: Editora e Estúdio Cedraz, 2011. p. 38.
a) Xaxado vive na região da Caatinga. Que elementos apresentados na tira possibilitam identificar esse bioma?
b) Cite duas adaptações das plantas para conseguirem se desenvolver nesse bioma.
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6. Leia a manchete a seguir e responda às questões propostas.
Proteção aos manguezais é ameaçada pelo crescimento urbano e acúmulo de lixo
Disponível em: https://oeds.link/U5EhYo. Acesso em: 6 jun. 2022.
a) Qual é a importância do manguezal para a comunidade local?
b) Cite duas atitudes necessárias para conservar esse ecossistema.
c) O manguezal é chamado "berçário da vida marinha". Por quê? Faça uma pesquisa para responder a esta questão.
7. Leia a tira a seguir e responda às questões propostas.
ALVES, Evandro. A ordem dos fatores. Cerrado em quadrinhos, 3 nov. 2015. Disponível em: https://oeds.link/3hz3iZ. Acesso em: 6 jun. 2022.
a) Qual é a crítica feita pelo cartunista na tira?
b) Como os cultivos mostrados na tira podem interferir na biodiversidade do bioma representado?
c) No tempo de um minuto, escreva, em um pedaço de folha de papel avulsa, palavras relacionadas às características do bioma representado na tira. Em seguida, troque a folha com um colega. Vocês devem escrever um texto a respeito desse bioma utilizando todas as palavras listadas pelo colega.
d) Junte-se a três colegas e escolham um bioma brasileiro estudado. Em seguida, em um pedaço de folha avulsa, elaborem uma tira que represente esse bioma. Exponha a tira para os outros grupos.