Floresta Amazônica

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio para acessibilidade

[Locutor(a)]

Floresta Amazônica

[Locutor(a)]

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, com mais de seis milhões e setecentos mil quilômetros quadrados distribuídos entre o Brasil e os seguintes países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela e mais o território da Guiana Francesa.

No Brasil, ela está concentrada na porção norte do país e aparece em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

[Locutor(a)]

A Amazônia está localizada próximo da linha do Equador e apresenta clima quente e úmido.

Esse clima, aliado a outros fatores, contribui para a proliferação da vida e da grande biodiversidade da floresta.

Em geral, o solo amazônico é pouco fértil. Porém, se deposita sobre ele uma camada de matéria orgânica em decomposição, folhas e outros restos de plantas e animais mortos que formam uma cobertura rica em nutrientes que são aproveitados pelas plantas.

Esses nutrientes favorecem o desenvolvimento da vegetação, que serve de alimento para outros seres vivos, como os animais.

[Locutor(a)]

Só na parte brasileira da Floresta Amazônica são encontradas mais de 30 mil espécies de plantas.

A vegetação pode ser dividida em três tipos.

O primeiro tipo é o mais predominante: a mata de terra firme. Corresponde a áreas de relevo mais elevado, que não estão sujeitas a inundações por rios. É formada por árvores de maior porte, como as seringueiras, as sumaúmas e as castanheiras.

O segundo tipo de vegetação é a mata de várzea. Essa vegetação se concentra em áreas que sofrem inundações em determinados períodos do ano.

Onde a inundação dura pouco tempo, a vegetação é parecida com a da mata de terra firme. Onde a inundação permanece por mais tempo, a vegetação se assemelha à das matas de igapó.

A terceira variedade de vegetação é a mata de igapó. Essa vegetação aparece em áreas ainda mais baixas que a mata de várzea e que permanecem alagadas durante quase todo o ano.

A vegetação é composta de plantas baixas, como cipós e arbustos. A vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia, é uma planta que se desenvolve nos igapós.

[Locutor(a)]

A fauna da Floresta Amazônica também é muito variada, com milhares de espécies de animais terrestres e aquáticos.

Em território brasileiro são encontradas cerca de 311 espécies de mamíferos, 1.300 espécies de aves, 163 espécies de anfíbios e 1.800 espécies de peixes continentais.

Entre os habitantes da Floresta estão a onça-pintada, o gavião-real, a ariranha, a sucuri-verde, o boto-cor-de-rosa e diferentes tipos de jacarés, macacos, peixes, sapos, borboletas, aranhas e formigas, entre muitos outros animais.

[Locutor(a)]

Toda essa variedade de vida faz com que a Amazônia seja um dos principais biomas brasileiros.

Um bioma é um conjunto de ecossistemas que apresentam características semelhantes, como o tipo de vegetação e o clima predominante, em uma grande dimensão regional. Embora tenha características específicas, um bioma pode apresentar variações em sua fauna e flora, dependendo da localização.

No Brasil, há outros cinco grandes biomas continentais: a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.

[Locutor(a)]

A importância do bioma Amazônia não se resume à sua grande biodiversidade.

Estima-se que ao menos 180 povos indígenas diferentes vivam na Floresta, sem contar aldeias nunca contatadas.

São centenas de milhares de indivíduos que dependem da Floresta para sobreviver e que também colaboram para sua proteção.

Os Yanomami, por exemplo, vivem na região da Floresta entre o Brasil e a Venezuela. Do lado brasileiro, são cerca de 20 mil pessoas distribuídas em 228 comunidades.

Os Yanomami chamam a Amazônia de urihi, que pode ser traduzido como “terra-floresta”. Para eles, o bioma é uma entidade viva e complexa, onde os humanos e os não humanos interagem.

Há, também, milhares de comunidades ribeirinhas e quilombolas que dependem da Floresta. Esses grupos tiram o seu sustento do bioma por meio da caça, da pesca, da coleta de vegetais e da agricultura, nas chamadas agroflorestas.

[Locutor(a)]

O ecossistema amazônico é fundamental no abastecimento dos rios e no regime de chuvas no Brasil e em alguns países vizinhos. Além disso, sua conservação afeta diretamente o clima global.

A água dos rios da Amazônia corresponde a quase 20% de toda a água doce do mundo.

Sobre a Floresta também há os chamados “rios voadores”. Grandes massas de ar carregadas de vapor-d’água que influenciam as chuvas de diversos países da América Latina.

A Floresta também é importante para o ciclo de carbono do planeta. Por meio da atividade de fotossíntese das plantas, o bioma retém grande quantidade de gás carbônico, um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa, que provoca o aquecimento da Terra.

Dessa maneira, a Floresta contribui para a regulação da temperatura atmosférica da Terra.

[Locutor(a)]

A Amazônia sofre com queimadas criminosas, desmatamento, ação de mineradores, grileiros e caça ilegal.

Em setembro de 2021, por exemplo, o monitoramento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) detectou que áreas da Floresta equivalentes a 4 mil campos de futebol foram destruídas diariamente.

A exploração da madeira, a mineração e o uso de áreas da Floresta para a plantação de monocultura e a criação de gado podem trazer consequências devastadoras, colocando os povos que habitam a Floresta em perigo, afetando a biodiversidade local e o equilíbrio climático de todo o planeta.

[Locutor(a)]

Mesmo que você não more na região, pode fazer a sua parte, de onde estiver, para contribuir com a conservação dos recursos naturais e o equilíbrio ambiental.

Você pode pesquisar e eleger políticos que se preocupem e promovam a conservação do ambiente, inclusive do bioma amazônico, consumir somente o necessário, reutilizar materiais, adquirir somente madeira e papéis com certificação ambiental, entre outras ações.

Dessa forma, não estará incentivando ainda mais os processos produtivos que impliquem a degradação da natureza.

[Locutor(a)]

Os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound e da Incompetech.

Retornar ao conteúdo principal