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UNIDADE

1

Vida na Terra

Fotografia. Uma base espacial no meio de um deserto rochoso. Ela está em uma região com terra e pequenos morros, sem vegetação ou corpos de água. No centro, há uma estrutura cilíndrica com janelas e uma porta de frente a uma passarela sustentada por hastes. À direita, há uma estrutura redonda com janelas. À esquerda da estrutura cilíndrica há uma estrutura retangular com janelas. Ao fundo há uma montanha rochosa e acima dela o céu, com poucas nuvens. Entre as estruturas mencionadas há pequenos veículos e estruturas tubulares.
Base espacial no deserto de Utah, onde pesquisadores simulam viver em Marte, em Utah, Estados Unidos, em 2019.

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Você já imaginou como seria viver em Marte? Cientistas de diferentes países simulam como seria essa experiência vivendo em uma base espacial construída no deserto de Utah, nos Estados Unidos.

A base espacial mostrada na foto simula, por meio de estufas, as condições ambientais desse planeta. Nela, os cientistas realizam várias pesquisas e usam o traje espacial como se estivessem em Marte, além de se deslocarem com veículos especiais. Eles também devem se alimentar apenas com alimentos que poderiam ser levados em uma viagem espacial.

Iniciando a conversa

1. Cite os objetivos do ser humano ao simular e estudar as condições de Marte.

2. Junte-se a dois colegas e realizem uma simulação, montando um cenário com materiais da própria sala de aula, como se vocês estivessem na base espacial. Representem os cientistas e suas descobertas e as aventuras vividas por eles no dia a dia.

3. Cite três condições do planeta Terra que favorecem a existência de vida como a conhecemos. Em seguida, explique se essas condições podem ser alteradas por eventos naturais e atividades humanas.

Respostas nas orientações ao professor.

Agora vamos estudar...

  • condições para a vida na Terra;
  • componentes do ar atmosférico;
  • pressão atmosférica;
  • formação do vento;
  • água no planeta Terra;
  • transformações que ocorrem nos ambientes;
  • transformações naturais;
  • transformações antrópicas;
  • conservação do ambiente.

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CAPÍTULO

1 Condições para a vida na Terra

Leia a manchete a seguir.

Pesquisadores encontram 'quantidades significativas de água' em Marte

Disponível em: https://oeds.link/652Nma. Acesso em: 19 mar. 2022.

Questão 1. Ícone atividade oral. O que a manchete aborda?

Resposta: Os alunos podem comentar que a manchete aborda a existência de água em Marte, uma das características essenciais para a vida como a conhecemos.

Questão 2. Ícone atividade oral. Por que é importante encontrar água em um planeta?

Resposta: A água é fundamental para vários processos químicos que ocorrem nos seres vivos, por exemplo, a fotossíntese das plantas. É essencial que ela seja encontrada no estado físico líquido.

Apesar da descoberta relatada na manchete, até o momento ainda não se confirmou a existência de vida em outros planetas. A Terra é o único planeta do Sistema Solar que apresenta todas as condições necessárias para a existência da vida como a conhecemos. Neste capítulo, estudaremos algumas dessas condições.

Atmosfera terrestre

O ar é a matéria gasosa que envolve a Terra, formando uma camada chamada atmosfera.

A composição da atmosfera terrestre é um dos fatores relacionado à existência de vida.

Fotografia. Vista do espaço de parte do planeta Terra e do espaço sideral, de cor preta. No planeta há porções de gelo, água e solo. Em destaque, uma camada azul-claro acima da superfície terrestre, a atmosfera.
Vista de parte da Terra observada do espaço. Imagem obtida por telescópio espacial.

Questão 3. Converse com um colega sobre a importância da atmosfera terrestre para a vida na Terra.

Resposta nas orientações ao professor.

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Componentes do ar atmosférico

Leia a manchete a seguir.

Baixa umidade do ar faz Distrito Federal entrar em alerta vermelho

Disponível em: https://oeds.link/AiV4NG. Acesso em: 19 mar. 2022.

Questão 4. Ícone atividade oral. Qual é o significado do termo umidade do ar?

Resposta: Umidade do ar refere-se ao vapor de água presente no ar atmosférico.

Questão 5. Ícone atividade oral. Por que a baixa umidade do ar pode levar à emissão de um alerta sobre os riscos à saúde da população?

Resposta: A baixa umidade do ar está relacionada a problemas no sistema respiratório, como o agravamento de asma e as alergias. Por isso, alguns cuidados são importantes, como beber bastante água, lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico e manter o ambiente em que se vive limpo, arejado e umidificado.

Não podemos ver o ar atmosférico, mas podemos percebê-lo, por exemplo, ao sentir o vapor de água presente nele pela variação na umidade do ar. O ar é uma mistura de gases e vapor de água. Observe, a seguir, a proporção aproximada de alguns desses gases.

Porcentagem dos principais gases que compõem a atmosfera terrestre

Gráfico de setores. Os dados são: Gás nitrogênio: 78%. Gás oxigênio: 21%. Gás carbônico: zero, vírgula zero 3%. Outros gases: 0,97%. Destaque para a região do gás nitrogênio, gás carbônico e outros gases.

Fonte de pesquisa: ROCHA, Julio C.; ROSA, André H.; CARDOSO, Arnaldo A. Introdução à química ambiental. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

Professor, professora: Os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas químicas das substâncias serão apresentadas na primeira ocorrência, por capítulo.

O ar atmosférico é composto, principalmente, de gás nitrogênio (   N 2 ) e de gás oxigênio ( O 2 ) , que juntos correspondem a aproximadamente 99% da composição do ar atmosférico. Outros gases são encontrados em menor proporção, como o dióxido de carbono ( C O 2 ) , também chamado gás carbônico. Além desses, o ar atmosférico é composto por outros gases, que incluem, por exemplo, o argônio ( A r ) , o gás hélio ( H e ) , o gás ozônio ( O 3 ) e o gás hidrogênio ( H 2 ) .

Além dos gases e do vapor de água, o ar atmosférico pode apresentar outros componentes, como poeira, fuligem e microrganismos, que podem causar danos aos seres vivos, inclusive ao sistema respiratório do ser humano.

As proporções dos componentes do ar atmosférico podem variar de acordo com as camadas da atmosfera e com diversos outros fatores, por exemplo, algumas atividades humanas, como o desmatamento, que lançam gases poluentes na atmosfera.

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No gráfico acompanhamos alguns componentes da atmosfera terrestre. Estudaremos a seguir a importância de alguns desses componentes para a vida na Terra.

Gás oxigênio

O gás oxigênio é obtido pelos seres vivos aeróbios, como as plantas e os animais, por meio da respiração.

Nas células desses seres vivos, o gás oxigênio é utilizado, por exemplo, para converter compostos orgânicos presentes nos alimentos em gás carbônico e água, liberando energia. Essa energia é utilizada pelo organismo para realizar as atividades e se manter vivo.

Fotografia. Um tucano com um fruto no bico, sobre um galho de uma árvore com frutos marrons. Esta ave possui o corpo alongado e o bico grande e curvo, com cores amarelo e laranja, com manchas pretas. Sua plumagem é predominantemente preta, com manchas brancas e vermelhas.
Tucanuçu (Ramphastos toco) se alimentando de frutos de uma palmeira, no município de Rio da Conceição, TO, em 2019.

Tucanuçu: pode atingir aproximadamente 61   cm de comprimento.

A maioria dos seres vivos que vivem em ambientes terrestres obtêm o gás oxigênio do ar atmosférico. Já nos ambientes aquáticos, os seres vivos que necessitam de gás oxigênio para sobreviver o obtêm da água. Nesse ambiente, alguns animais respiram por meio de brânquias, como a maioria dos peixes, e outros sobem à superfície para respirar, como as baleias e os golfinhos.

Fotografia. Dois peixes dentro de um rio. Eles possuem corpo alongado e nadadeiras de cor laranja. Um deles é mais claro, com coloração prateada e uma listra preta ao longo do corpo, enquanto o outro é mais escuro. Ao fundo, há peixes pequenos.
Piraputanga (Brycon hilarii) nadando no Rio Salobra, no munícipio de Nobres, MT, em 2018.

Piraputanga: pode atingir aproximadamente 40   cm de comprimento.

Fotografia. Uma baleia saltando sobre o mar. Ela possui um corpo grande, assim como uma cabeça e nadadeiras também grandes. Sua coloração é predominantemente preta, com manchas brancas.
Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) no Mar Mediterrâneo, próximo à Gênova, Itália, em 2020.

Baleia-jubarte: pode atingir aproximadamente 16   m de comprimento.

Sugestões complementares

A respiração dos seres vivos é bastante variada. Enquanto a maioria dos peixes respira por meio de brânquias, alguns apresentam pulmões. Você pode ler mais sobre esse tema no site da revista Ciência Hoje das Crianças.

Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: https://oeds.link/L9QzP6. Acesso em: 27 maio 2022.

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Descoberta do gás oxigênio

O gás oxigênio foi descoberto no século XVIII, quando alguns estudiosos se dedicaram a descobrir do que o ar atmosférico é composto. Entre esses estudiosos estão o teólogo e cientista inglês Joseph Priestley (1733-1804) e o químico francês Antoine Lavoisier (1743-1794).

Pintura. Retrato de Joseph Priestley, em preto e branco. Ele está representado da cintura para cima e seu rosto está levemente virado para a direita. Ele tem cabelos brancos que chegam até o pescoço e está vestindo uma roupa escura com um lenço claro no pescoço.
Retrato de Priestley, feito em 1833.

Joseph Priestley fez experimentos com o aquecimento de uma substância chamada óxido de mercúrio ( HgO ) em um recipiente fechado e percebeu que ocorreu a liberação de um gás que tornava a chama da vela mais brilhante. Ele relacionou essa observação à combustão ou queima desse gás liberado.

Priestley também fez experimentos com ratos em ambientes totalmente fechados e constatou que eles sobreviviam mais tempo quando uma planta era colocada nesse mesmo ambiente.

Na mesma época, Lavoisier realizou experimentos com o aquecimento de outras substâncias. Com esses experimentos, ele percebeu que algumas delas reagiam com o ar, por meio da liberação de gases, e outras só o consumiam.

Entre seus experimentos, Lavoisier demonstrou que algumas reações, como a produção do óxido de mercúrio a partir do mercúrio metálico, ocorriam somente na presença do ar. Ao longo do experimento, esse ar perdia algum de seus componentes (o gás oxigênio) e não era mais capaz de manter as chamas de velas acesas.

Por acreditar que esse gás estava presente em todos os ácidos, o estudioso o nomeou de oxigênio, que em grego significa "produzir um ácido". Hoje, sabe-se que isso não está correto, mas o nome permaneceu.

Pintura. Representação do químico Antoine Lavoisier. Ele está no centro, em pé, usando uma roupa de época vermelha e uma de suas mãos está apresentando um equipamento com formas retangulares com uma chama em seu interior, que está interligado a outro objeto oval por um tubo de vidro, que está em cima de um suporte. À esquerda, há outros dois homens usando roupas de época verde e rosa, que estão observando o equipamento. À direita, há três homens, usando roupas de época verde e azul e olhando para Lavoisier. Todos têm cabelos brancos. Ao fundo, há prateleiras com frascos.
Ilustração histórica que representa Antoine Lavoisier mostrando a outros cientistas um dos seus experimentos que revelaram a composição do ar, em 1776.

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Gás carbônico

O gás carbônico é liberado na atmosfera pela respiração dos seres vivos aeróbios, pela fermentação realizada pelos seres vivos anaeróbios, ou seja, que não dependem de gás oxigênio para sobreviver, e na queima de diversos materiais, como madeira e papel. Além disso, esse gás participa de processos fundamentais à vida na Terra, como a fotossíntese e a manutenção da temperatura do planeta.

A fotossíntese é o processo em que a maioria das plantas e outros seres vivos fotossintetizantes utilizam a energia da luz solar para transformar água e gás carbônico em alimento (açúcar) e gás oxigênio. Observe a seguir.

  gás carbônico + água   luz solar   gás oxigênio + açúcar

Fotografia. Um milharal exposto à luz do Sol. Em uma das folhas da planta há a representação de uma seta saindo da folha em direção ao ambiente, ao lado do seguinte texto: gás oxigênio, O. com subscrito 2. Em outra folha, há a representação de outra seta, que vai do ambiente em direção à folha, ao lado do seguinte texto: gás carbônico, C. O. com subscrito 2.
Milheiros (Zea mays) recebendo luz solar. Nessa imagem, estão representadas as trocas gasosas com o ambiente.

Milheiro: pode atingir aproximadamente 2 , 5   m de altura.

Além de permitir à maioria das plantas produzir seu próprio alimento, a fotossíntese é essencial para os ecossistemas. Ao produzir seu alimento, as plantas absorvem a energia proveniente da luz solar e, quando são consumidas por um animal, por exemplo, parte dessa energia é transferida para esse ser vivo e, consequentemente, para a cadeia alimentar.

Fotografia. Três Araras-azuis sobre uma palmeira. Elas têm uma cabeça grande, bico curvo e uma cauda longa. A plumagem é predominantemente azul, com detalhes em amarelo, e o bico é preto.
Araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) se alimentando dos frutos de uma palmeira no Pantanal, MS, em 2019.

Arara-azul: pode atingir aproximadamente 1   m de comprimento.

Questão 6. Ícone atividade oral. Usando o exemplo da foto, qual é a fonte de energia da palmeira e das araras-azuis, respectivamente?

Resposta: Espera-se que os alunos citem que a fonte de energia das plantas é a luz solar e a das araras-azuis, a palmeira, mais especificamente, seus frutos.

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O gás carbônico é um dos gases que contribuem para o efeito estufa natural, responsável por manter a temperatura média do planeta adequada à existência de vida. Observe a seguir.

Ícone Objeto digital

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema representando o efeito estufa natural da Terra. Na parte superior está o Sol, do qual sai uma seta larga, representando um raio solar, em direção ao planeta Terra. Na parte inferior, encontra-se o planeta Terra, com áreas de vegetação e urbana. Acima da superfície terrestre há uma camada azul que contém nuvens. Marcado com o número 1, há uma seta de pequena largura saindo do raio solar inicial em direção ao espaço, depois de encostar na camada azul. Marcado com o número 2, está uma área de vegetação que recebe parte da luz solar que atravessou a camada azul. Marcado com o número 3, há uma seta com largura média saindo da vegetação atingida pela luz solar, em direção à camada azul. Marcado com a letra A, parte da luz solar que saiu da vegetação atravessa a camada azul, em direção ao espaço. Marcado com a letra B, outra parte da luz solar que saiu da vegetação encosta na camada azul e retorna à superfície terrestre.
Representação do efeito estufa natural da Terra.

Fonte de pesquisa: HOW the Greenhouse Effect Works. Climate Science Investigations (CSI), 2019. Disponível em: https://oeds.link/0b3PWH. Acesso em: 19 mar. 2022.

1. Parte da radiação solar é refletida pela atmosfera antes de atingir a superfície terrestre e retorna ao espaço.

2. Parte da radiação que penetra na atmosfera é absorvida pela superfície terrestre, aquecendo o ar próximo a ela.

3. A outra parte da radiação é refletida para a atmosfera. Da parte que é refletida, uma porção volta para o espaço (A), enquanto a outra é retida pelo vapor de água e por gases, principalmente gás carbônico, gás metano ( CH 4 ) e óxido nitroso ( N 2 O ) , caracterizando o efeito estufa natural (B).

Essa radiação que fica retida próximo à superfície terrestre contribui para manter a temperatura média do planeta Terra em, aproximadamente, 15   ° C .

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Se o efeito estufa não ocorresse, a temperatura média do planeta seria em torno de 15   ° C , o que impediria a existência de água no estado físico líquido, essencial à existência de vida como a conhecemos.

A atmosfera terrestre atual é resultante de um longo processo, que acompanhou a evolução do planeta Terra, que surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos.

A atmosfera primitiva provavelmente era rica em gás hidrogênio (   H 2 ) , gás metano e amônia (   NH 3 ) . Esses compostos reagiam com a intensa radiação solar, formando o gás nitrogênio e o gás carbônico.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Representação do planeta Terra primitivo. O chão é escuro, sem vegetação, com lava saindo de rachaduras presentes no solo. À direita, há uma cratera de lava, com fumaça saindo dela. O céu possui nuvens pretas e cinzentas, que estão cobrindo a maior parte do Sol e da luz solar. Há meteoros caindo do céu.
Representação da Terra primitiva.

Fonte de pesquisa: O MUNDO em que vivemos. São Paulo: Abril. v. 1. p. 44.

Estudos indicam que os primeiros seres vivos surgiram na Terra há cerca de 3,5 bilhões de anos. Já há cerca de 2 bilhões de anos, a atmosfera terrestre passou a ter níveis elevados de gás oxigênio, resultantes sobretudo de organismos que realizavam fotossíntese.

Esses e outros fatores possibilitaram a composição atmosférica atual, bem como a manutenção do efeito estufa, um dos responsáveis pela existência de vida na Terra.

Questão 7. Ícone atividade oral. O que pode acontecer ao efeito estufa natural da Terra se a quantidade de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso aumentar na atmosfera?

Resposta: Pode ocorrer a intensificação do efeito estufa natural, aumentando a temperatura média da Terra.

Como estudamos, o efeito estufa é um fenômeno natural. No entanto, ações antrópicas, ou seja, realizadas pelos seres humanos, podem alterar a composição da atmosfera, contribuindo com o aumento da concentração dos gases responsáveis pelo efeito estufa. A intensificação desse efeito pode gerar consequências prejudiciais ao planeta e aos seres vivos, o que estudaremos mais adiante.

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Arborização urbana

A presença de árvores nas áreas urbanas é um fator importante para a qualidade do ar e, consequentemente, para a qualidade de vida das pessoas e de outros seres vivos que vivem nessas áreas. A arborização urbana refere-se a todas as árvores que compõem uma paisagem urbana, como as encontradas em praças, jardins e vias públicas (calçadas e canteiros de ruas e avenidas).

Leia a seguir alguns benefícios da arborização urbana.

Retém a poeira e outras partículas que poluem a atmosfera.

Capta parte do gás carbônico do ar.

Propicia áreas de sombras ao impedir que os raios solares atinjam diretamente a superfície. A ausência de arborização e a grande concentração de áreas asfaltadas contribuem para a formação de "ilhas de calor".

Embeleza as ruas e as avenidas, tornando os ambientes mais agradáveis.

As árvores servem de abrigo para alguns animais, inclusive aqueles responsáveis pela polinização de plantas.

Fotografia. Vista aérea de um parque no meio da cidade. No centro, há uma área com vegetação densa de cor verde-escura, formada principalmente por árvores, com um lago no meio. Ao redor, há prédios e casas com árvores entre eles.
Vista aérea do Parque do Ingá no centro da cidade de Maringá, PR, em 2022. Imagem obtida por drone.

A presença de plantas em um ambiente mantém a umidade do ar, porque elas fornecem sombra e liberam vapor de água para a atmosfera, como por meio da transpiração.

Assim, as árvores são de extrema importância nos ambientes urbanos e toda a comunidade deve contribuir para o cuidado das árvores plantadas em locais públicos.

Fotografia. Uma rua com várias árvores grandes nas laterais, com copa grande e folhas verdes, fornecendo grandes áreas de sombra ao ambiente. À direita, há carros estacionados na sombra das árvores.
Rua arborizada na cidade de Belo Horizonte, MG, em 2019.

a) Ícone atividade oral. Como é a arborização do município em que você vive? Em sua opinião, como você pode contribuir para a arborização desse local?

Resposta nas orientações ao professor.

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Gás nitrogênio

O elemento químico nitrogênio é essencial aos seres vivos, principalmente porque ele compõe as proteínas e outros elementos importantes para os organismos.

Durante a respiração, o ser humano inala o gás nitrogênio, mas, assim como na maioria dos seres vivos, o nitrogênio não é absorvido pelo corpo em sua forma gasosa, sendo eliminado na expiração. Dessa maneira, o ser humano e os outros animais obtêm o nitrogênio por meio da alimentação.

Algumas plantas, no entanto, podem fazer uso do nitrogênio disponível no ambiente, por meio da ação de algumas bactérias.

Muitas bactérias, como as do gênero Rhizobium, vivem nas raízes de algumas plantas, formando nódulos com aproximadamente 0 , 8   cm de diâmetro. Essas bactérias são capazes de absorver o gás nitrogênio do ar existente no solo e convertê-lo em compostos que podem ser utilizados pelas plantas.

Esse processo é chamado fixação biológica do nitrogênio.

Fotografia. Raiz de uma planta que apresenta pequenas estruturas aproximadamente esféricas e brancas, chamadas de nódulos.
Raízes de feijoeiro com bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Rhizobium.

Dessa maneira, as plantas que apresentam nódulos se tornam fonte de nitrogênio para os animais que se alimentam delas.

Além disso, durante as tempestades, descargas elétricas provocam reações químicas entre as moléculas de gás oxigênio e de gás nitrogênio do ar, formando compostos de nitrogênio, que originam o nitrato (   NO 3 ) , forma na qual a maioria das plantas absorve o nitrogênio.

Sugestões complementares

Leia mais a respeito do nitrogênio e o desenvolvimento das plantas e sobre a fixação biológica do nitrogênio no site da associação de especialistas, instituições e empresas, que atuam na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias na aérea de produção agrícola sustentável CropLife Brasil (CLB).

NITROGÊNIO: sua fixação biológica está mais perto de você do que imagina. CropLife Brasil. Disponível em: https://oeds.link/dkQqyG. Acesso em: 16 maio 2022.

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Vapor de água

Analise a foto a seguir.

Fotografia. Um copo de água sobre um porta-copos em cima da mesa. O copo apresenta gotículas de água em sua parte externa.
Copo com água, contendo gotículas de água em sua parte externa.

Questão 8. Ícone atividade oral. Explique como surgiram as gotículas de água na parte externa do copo mostrado na foto.

Resposta: Parte do vapor de água existente na atmosfera condensou-se ao entrar em contato com a parte externa do copo, que estava à baixa temperatura.

Além dos gases que você estudou neste capítulo, o ar atmosférico também é composto de vapor de água. Podemos comprovar esse fato ao colocar água gelada em um copo e observar a formação de gotículas de água na parte externa dele.

Essas gotículas se formam por causa da condensação das moléculas de água presentes no ar atmosférico, ao entrarem em contato com a superfície do copo, que está em uma temperatura mais baixa.

A água que evapora de rios, lagos e mares e o vapor de água proveniente da transpiração e da respiração dos seres vivos passa para o ar atmosférico. Quanto maior a quantidade de vapor de água na atmosfera, mais úmido é o ar.

O vapor de água na atmosfera é essencial para os seres vivos, pois ajuda a redistribuir a água na superfície terrestre, por meio das chuvas, participando do ciclo hidrológico. Além disso, esse vapor de água ajuda a manter as mucosas dos seres humanos hidratadas, principalmente do sistema respiratório e dos olhos, o que ajuda a evitar alergias e infecções.

Outros gases

Leia a manchete a seguir.

Relatório alerta para aquecimento do planeta e aponta que buraco na camada de ozônio já está do tamanho da África

Disponível em: https://oeds.link/XyreWM. Acesso em: 30 jul. 2022.

Questão 9. Ícone atividade oral. O que é camada de ozônio? Para os seres vivos, qual é o risco do buraco existente nessa camada, citado na manchete?

Resposta: O objetivo desta questão é incentivar os alunos a expressar o que sabem sobre a camada de ozônio. Possivelmente, muitos alunos já ouviram falar da destruição dessa camada, processo prejudicial aos seres vivos que se tornam mais expostos à ação nociva da radiação ultravioleta proveniente do Sol.

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Na estratosfera, há uma camada com alta concentração de gás ozônio, formando a chamada camada de ozônio. Essa camada envolve todo o planeta Terra na região da estratosfera, absorvendo a maior parte dos raios ultravioleta, que, em excesso, são prejudiciais aos seres vivos.

A radiação ultravioleta participa da contínua formação e degradação do gás ozônio na atmosfera terrestre, como mostra o esquema a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema com ilustrações. Na ilustração à esquerda, na parte inferior, há uma praia com montanhas, representando a superfície terrestre. Na parte superior está a atmosfera, representada por uma região azul, e nela encontra-se a camada de ozônio, representada por uma camada branca. Do topo partem cinco setas que representam a radiação ultravioleta proveniente do Sol, que vão em direção à superfície terrestre. Das cinco setas, três ultrapassam a camada de ozônio e chegam à superfície terrestre. Há uma legenda informando que a ilustração de uma bolinha vermelha representa um átomo de oxigênio; a ilustração de duas bolinhas vermelhas juntas representa uma molécula de gás oxigênio; a ilustração de três bolinhas vermelhas juntas representa uma molécula de gás ozônio; e que a ilustração de um raio amarelo representa a radiação ultravioleta. Na ilustração do lado direito, marcado com o número 1, há uma molécula de gás oxigênio com radiação ultravioleta em cima. Dessa molécula saem duas setas, e cada uma delas aponta para um átomo de oxigênio, seguido de um sinal de mais e uma molécula de gás oxigênio, que estão marcados com o número 2. De cada um desses conjuntos sai uma seta apontando para as substâncias marcadas com o número 3: uma molécula de gás ozônio com radiação ultravioleta em cima, seguido de duas setas, a primeira apontando para um átomo de oxigênio e a segunda para uma molécula de gás oxigênio.
Representação da formação e da degradação do gás ozônio.

Fonte de pesquisa: THE OZONE layer. Center for science education. Disponível em: https://oeds.link/rfQu6R. Acesso em: 28 jul. 2022.

1. No processo de formação do gás ozônio, a radiação ultravioleta quebra a molécula de gás oxigênio, liberando dois átomos de oxigênio.

2. Cada um desses átomos de oxigênio se liga a outra molécula de gás oxigênio, formando o gás ozônio.

3. No processo de degradação do gás ozônio, a radiação ultravioleta quebra a molécula de gás ozônio, provocando a liberação de uma molécula de gás oxigênio e um átomo de oxigênio.

Uma vez que a formação e a degradação do gás ozônio ocorrem de maneira equilibrada na atmosfera, seria esperado que a concentração desse gás permanecesse constante. No entanto, como citado na manchete anterior, está ocorrendo a destruição da camada de ozônio à medida que um buraco se forma nela.

Desde a década de 1980, quando imagens de satélite revelaram um grande buraco nessa camada, verificou-se que ela estava sendo gradualmente destruída em razão da alta concentração de alguns gases na atmosfera. Esses gases são gerados em atividades humanas e são representados, principalmente, pelos chamados clorofluorcarbonos (CFCs), muito utilizados em sistemas de refrigeração, aerossóis e condicionadores de ar, por exemplo.

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Esses gases atingem a estratosfera e reagem com o gás ozônio, degradando-o e reduzindo sua concentração na atmosfera, o que diminui a espessura da camada de ozônio. A camada de ozônio sobre a região do Polo Sul, por exemplo, tornou-se mais fina, se comparada às demais regiões do planeta, formando um "buraco". Observe a seguir o tamanho que ele vem atingindo ao longo dos anos de 1979, 1989 e 2021.

A. Ilustração. Representação do globo terrestre com o Polo Sul ao centro e a camada de ozônio sobre essa região. Sua cor é predominantemente verde nas bordas, com trechos amarelos, laranja e vermelhos, e uma região azul no centro.
B. Ilustração. Representação do globo terrestre com o Polo Sul ao centro e a camada de ozônio sobre essa região. As bordas são predominantemente verdes com pequenos trechos amarelos. No centro, há uma grande região arredondada com tons de roxo e azul.
C. Ilustração. Representação do globo terrestre com o Polo Sul ao centro e a camada de ozônio sobre essa região. Nas laterais, há trechos verdes, amarelos, laranjas e vermelhos. No centro, há uma grande região oval com tom azul.
Legenda referente às ilustrações A, B e C. Uma escala com cores. Na extremidade esquerda, um tom de roxo, indicando menor concentração de ozônio, que passa por tons de azul, verde, amarelo, laranja e vermelho até a extremidade direita, que representa maior concentração de ozônio.
Imagens de satélite mostrando o buraco na camada de ozônio em 1979 (A), 1989 (B) e 2021 (C), na região da Antártica.

A utilização de CFCs foi proibida em muitos países em 1987, com a criação do Protocolo de Montreal, que começou a vigorar no Brasil em 1990. A partir de então, passou-se a usar os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), menos prejudiciais, porém ainda danosos à camada de ozônio. Portanto, atualmente, busca-se banir também os HCFCs, substituindo-os por outros gases.

Para recuperar a camada de ozônio, as empresas que fabricam geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado, por exemplo, devem eliminar o uso do CFC, e os governantes e instituições responsáveis devem aumentar a fiscalização nessas indústrias.

Além do gás ozônio, outros gases presentes no ar atmosférico também são utilizados pelos seres humanos, como o hélio ( He ) , o argônio ( Ar ) e o xenônio ( Xe ) . O gás hélio, por exemplo, é usado para encher balões de festa e dirigíveis, além de ser utilizado em diversos processos de soldagem de materiais em indústrias. O argônio é utilizado em alguns tipos de laser de uso médico e odontológico. Já o xenônio, geralmente, é usado em flashes de máquinas fotográficas e em lâmpadas de alta luminosidade.

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O tema é ...

Educação ambiental

Intensificação do efeito estufa

Ao longo dos anos, a concentração dos principais gases envolvidos na intensificação do efeito estufa natural, como o carbônico, o metano e o óxido nitroso, aumentou por diversas razões, muitas delas relacionadas a atividades humanas.

a) Quais atividades humanas podem ser relacionadas à intensificação do efeito estufa natural da Terra? Registre sua resposta no caderno.

Resposta nas orientações ao professor.

Observe a imagem a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Marcado com a letra A, há uma construção com três chaminés que estão liberando fumaça. Marcado com a letra B, há uma rodovia com vários carros, e alguns deles estão liberando fumaça pelo escapamento. Marcado com a letra C, à esquerda, há um avião pulverizador liberando uma névoa branca sobre uma plantação, e, à direita, há uma região com vegetação, árvores e bovinos; na parte superior algumas árvores estão queimando e liberando fumaça.
Representação de atividades humanas que contribuem para a intensificação do efeito estufa natural da Terra.

O aumento do gás carbônico na atmosfera está relacionado, por exemplo, aos processos industriais (A) para fabricação de diversos produtos, à queima de combustíveis fósseis (B) e à queima de florestas para criação de áreas para atividades agropecuárias (C), por exemplo.

Assim como o gás carbônico, o metano e o óxido nitroso também são liberados pela queima de combustíveis fósseis. As atividades agropecuárias também provocam o aumento da emissão do gás metano na atmosfera, principalmente em razão dos processos digestivos do gado bovino. Já o aumento das emissões do óxido nitroso também está relacionado à aplicação de fertilizantes no solo e à deposição de dejetos de animais em pastagens.

O aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera intensifica esse efeito. A principal consequência dessa intensificação é o aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura média da Terra.

De acordo com os cientistas, o aquecimento global pode aumentar a frequência de fenômenos climáticos extremos, como tempestades tropicais, inundações, furacões, tornados e ondas gigantes, além de provocar o derretimento de geleiras, resultando no aumento do nível do mar, com consequente inundação das áreas do litoral.

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Fotografia. Vista aérea de um lago com vários blocos de gelo na superfície. Ao fundo há montanhas e relevos com algumas regiões cobertas por neve e outras não.
Vista aérea de lagoa resultante do derretimento de geleiras na Islândia, em 2021.

A preocupação com o aquecimento global tem incentivado alguns países a assinar acordos, como o Protocolo de Quioto, assinado pelo Brasil em 2002, que prevê a redução da emissão de gases do efeito estufa pelos países.

A fim de atingir a meta de diminuir a emissão de gases do efeito estufa, o Brasil elaborou o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, em 2008. Nesse plano, havia uma série de medidas a serem tomadas, como a redução do desmatamento, principalmente na Amazônia, e o incentivo ao uso de biocombustíveis e à economia de energia elétrica.

Já em 2016, por meio de uma portaria, foi instituído o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA). Segundo esse documento, o governo federal, os governos estaduais, a sociedade civil e o setor privado devem promover a redução da vulnerabilidade do país às mudanças climáticas.

Em 2021, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP26), que reuniu líderes de mais de 190 países, o Brasil se comprometeu a reduzir em 50% a emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera até 2030.

Agora, responda às questões a seguir no caderno.

1. Pesquise outras medidas propostas pelo Brasil no Plano Nacional sobre Mudança do Clima. Em seguida, explique-as.

2. Cite duas atitudes cotidianas em que você pode reduzir a intensificação do efeito estufa natural.

3. Ícone em grupo. Com um colega, conversem com seus familiares e vizinhos e verifiquem o que eles sabem sobre o aquecimento global. Coletem as informações da pesquisa e organizem os dados para analisar o que sua comunidade conhece a respeito dessa questão ambiental. Após as conversas, elaborem folhetos com informações sobre o assunto para distribuir à comunidade, esclarecendo possíveis dúvidas ou incorreções.

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Qual é a importância da atmosfera terrestre para a vida na Terra?

Resposta: A atmosfera terrestre tem composição adequada de gases e vapor de água. Além disso, essa camada de ar atua na manutenção da temperatura média terrestre adequada aos seres vivos e os protege contra a ação danosa da radiação ultravioleta.

2. Por que podemos dizer que as bactérias fixadoras de nitrogênio auxiliam na manutenção das espécies de seres vivos no planeta?

Resposta: Porque essas bactérias conseguem transformar o gás nitrogênio em compostos que podem ser absorvidos por alguns seres vivos, como as plantas, e transferidos a outros, por exemplo os animais, por meio da alimentação.

3. Sobre os gases que compõem a atmosfera, escreva no caderno a letra correspondente à alternativa correta.

a) A porcentagem de gás oxigênio na atmosfera terrestre é de, aproximadamente, 21%, sendo liberado para a atmosfera durante a respiração das plantas.

b) Assim como o gás oxigênio, o gás nitrogênio é inalado pelos animais durante a respiração e absorvido pelo corpo, sendo liberado para a atmosfera por meio da expiração.

c) O efeito estufa impede que grande parte da radiação ultravioleta atinja a superfície da Terra e cause danos aos seres vivos.

d) A radiação ultravioleta participa da formação e da degradação do gás ozônio na atmosfera.

Resposta: Alternativa d.

4. O efeito estufa não ocorre somente na Terra. Em Vênus, por exemplo, a temperatura média é de, aproximadamente, 48 0   ° C em razão da alta concentração de gás carbônico em sua atmosfera (aproximadamente 95%) e de espessas camadas de nuvens que envolvem o planeta.

Fotografia. Planeta Vênus. É esférico, com coloração não uniforme, apresentando cor branca e tons de laranja.
Planeta Vênus. Imagem obtida pela espaçonave Mariner 10 da Agência Espacial Americana (NASA).

Vênus: aproximadamente 12. 103   km de diâmetro.

a) Se a Terra tivesse uma concentração de gás carbônico semelhante à do planeta Vênus, o que ocorreria com a temperatura dela? Quais seriam as possíveis consequências disso para os seres vivos? Justifique sua resposta.

Resposta nas orientações ao professor.

b) Converse com seus pais ou responsáveis sobre o que eles sabem a respeito do efeito estufa natural da Terra. Se necessário, esclareça o assunto para eles.

Resposta pessoal. Os pais ou responsáveis podem comentar sobre o que é o efeito estufa, como ele ocorre, como pode ser intensificado e o que está envolvido em sua intensificação.

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5. Observe a charge a seguir e responda às questões propostas.

Charge. Carros e caminhões em um congestionamento, com seus escapamentos emitindo fumaça no ambiente. No centro, há um carro azul, com um homem segurando uma lata de bebida na mão direita e jogando uma casca de banana na rua com a mão esquerda. Na rua e na calçada, há várias embalagens descartáveis e restos de frutas próximos a um bueiro. Na calçada, há um cachorro.

SANTOS, Arionauro da Silva. Lixo na Rua. Arionauro Cartuns, 1º abr. 2016. Disponível em: https://oeds.link/SiW92C. Acesso em: 20 mar. 2022.

a) A charge aborda dois problemas ambientais. Quais são eles?

Resposta: O descarte incorreto de resíduos sólidos e a poluição atmosférica em consequência da emissão de gases pela queima de combustíveis fósseis em veículos.

b) Qual situação representada na charge contribui para alterar a composição do ar atmosférico? Justifique sua resposta.

Resposta: A grande quantidade de veículos nas ruas emitindo gases poluentes. Durante o funcionamento do motor dos veículos movidos a combustíveis fósseis, como a gasolina, ocorre a queima desse combustível e a liberação de gases tóxicos para o ambiente, alterando, assim, a composição do ar atmosférico.

c) Considerando a personagem no carro azul, identifique o número da alternativa que não apresenta consequências diretamente relacionadas ao descarte incorreto dos resíduos sólidos. Em seguida, justifique sua escolha.

1. Essa atitude causa a poluição do solo.

2. Essa atitude contribui para atrair animais que transmitem doenças.

3. Essa atitude intensifica o buraco da camada de ozônio e o efeito estufa.

4. Essa atitude pode resultar em alagamento de ruas.

Resposta nas orientações ao professor.

d) Quais atitudes podemos adotar no dia a dia para evitar, ou pelo menos reduzir, as consequências das situações representadas na charge?

Resposta nas orientações ao professor.

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6. Leia a seguir alguns dados comparativos entre o planeta Terra e o planeta Marte.

Diferenças entre o planeta Terra e o planeta Marte

Características

Terra

Marte

Área de superfície

510. 064. 472   km 2

144. 371. 391   km 2

Distância média do Sol

149. 598. 262   km

227. 943. 824   km

Duração do ano

365 dias

687 dias terrestres

Atmosfera

Mais densa que a de Marte. Composta principalmente de gás nitrogênio ( 78 % ), gás oxigênio ( 21 % ) e gás carbônico ( 0 , 03 % ).

Menos densa que a da Terra. Composta principalmente de gás carbônico ( 95 % ), gás nitrogênio ( 2 , 7 % ) e gás argônio ( 1 , 6 % ).

Temperatura média

Aproximadamente 15   ° C

Aproximadamente 63   ° C

Fontes de pesquisa: INTRODUÇÃO a Marte. Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Disponível em: https://oeds.link/teSdtf. Acesso em: 2 mar. 2022.

MARS. Nasa Science: solar system exploration. Disponível em: https://oeds.link/AAiDOC. Acesso em: 20 ago. 2022.

a) Por que a duração do ano em Marte é maior que na Terra?

Resposta nas orientações ao professor.

b) Com base nos dados apresentados, cite um argumento de que Marte não tem condições adequadas para a vida como a conhecemos.

Resposta: Marte não tem quantidade significativa de gás oxigênio em sua atmosfera, o que é indispensável para os seres vivos. Além disso, a temperatura média de Marte é muito baixa.

c) Com base na resposta ao item b, o que os cientistas poderiam fazer para manter um astronauta por certo tempo em Marte?

Resposta: Os alunos podem citar: fornecer gás oxigênio ao astronauta de maneira artificial, por meio de equipamentos, como o traje espacial ou sondas tripuladas, além de produzir roupas térmicas que evitem a perda de calor dele para o ambiente.

d) Os motores de automóveis movidos a combustíveis fósseis dependem de gás oxigênio e do combustível para seu funcionamento. Sabendo-se que em Marte a concentração de gás oxigênio é de, aproximadamente, 0,13%, o funcionamento desses motores seria possível em Marte? Por quê?

Fotografia. Vista frontal de um automóvel com o capô aberto. No centro, encontra-se o motor, que possui formato retangular com uma tampa na parte superior e quatro tubos saindo de sua lateral. Ao redor do motor há outros componentes.
Motor a gasolina de um automóvel.

Resposta. Espera-se que os alunos respondam que esses motores possivelmente não funcionariam, pois a concentração de gás oxigênio na atmosfera marciana é muito baixa, quando comparada com a concentração observada na atmosfera terrestre.

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Pressão atmosférica

Como você estudou anteriormente, o ar atmosférico envolve a Terra e possui gases essenciais para a vida no planeta. Mas será que ele ocupa lugar no espaço? Para responder a essa questão, realize a atividade prática a seguir.

Vamos praticar

Materiais

  • copo com água ou suco natural
  • canudo transparente

A. Junte-se a mais três colegas, formando um grupo.

B. Seu professor colocará sobre a mesa do seu grupo um copo com água ou suco natural e um canudo transparente.

C. Coloquem o canudo dentro do copo e analisem. Em seguida, escolham um integrante do grupo para realizar o movimento de sucção do líquido por meio do canudo transparente.

Fotografia de uma criança, vista da cintura para cima, segurando um copo transparente com as duas mãos, que contém um líquido amarelo. Ele está usando um canudo transparente para sugar o líquido do copo, e o canudo está completamente preenchido com o líquido amarelo.
Imagem referente à etapa C.

D. Observe o canudo enquanto o seu colega suga o líquido do copo.

Agora, responda no caderno às questões a seguir.

a) Existe ar dentro do canudo enquanto o líquido não é sugado pelo seu colega? E enquanto ele suga o líquido?

b) Como você explicaria a subida do líquido pelo canudo?

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

O ar atmosférico é uma matéria gasosa e ocupa lugar no espaço não preenchido por outra matéria. Por exemplo, em um copo, em que metade da sua capacidade esteja ocupada por água, a outra metade pode estar ocupada por ar. Como o volume se refere ao espaço ocupado por um corpo ou pela matéria, podemos dizer que o ar também tem volume.

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Estudamos que uma camada de ar envolve a Terra, formando a atmosfera. Essa camada tem massa e exerce pressão sobre a superfície terrestre e sobre corpos (objetos, pessoas e outros animais) que estão sobre ela. Essa pressão é chamada pressão atmosférica.

Para entender melhor a pressão atmosférica, imagine a massa da quantidade de ar que existe ao seu redor. Todo esse ar exercendo força peso sobre seu corpo corresponde à pressão atmosférica, que atua em todas as direções.

Força peso
: tipo de força que envolve a massa do corpo e a gravidade, um tipo de força de interação que ocorre entre corpos que possuem massa, como a Terra e os corpos em sua superfície.
Fotografia. Uma pessoa correndo enquanto setas azuis ao redor de seu corpo apontam para ela.
Pessoa correndo. As setas azuis representam a pressão atmosférica agindo em todas as direções do corpo da pessoa.

Questão 10. Ícone atividade oral. Se o ar exerce essa pressão, por que os organismos não se deformam?

Resposta: Espera-se que os alunos relacionem a não deformação à pressão interna existente nos corpos. Dessa maneira, a pressão interna e a externa se mantêm em equilíbrio.

Os organismos não se deformam com a ação da pressão atmosférica porque eles são formados por líquidos e gases que exercem pressão contrária, de dentro para fora, com a mesma intensidade da pressão atmosférica, que atua sobre a superfície do corpo, mantendo, assim, o equilíbrio.

No corpo humano, a pressão atmosférica está em equilíbrio com a pressão interna. Por isso, o corpo não se deforma com a ação da pressão atmosférica.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Silhueta de um corpo humano. Há setas azuis fora da silhueta, apontando para o corpo, e para cada seta azul há uma seta vermelha dentro da silhueta, apontando para fora do corpo, nas mesmas posições que as setas azuis. As posições são: pernas, joelhos, coxas, mãos, abdome, cotovelos, ombros, orelhas e cabeça.
Legenda. Ilustração de uma seta azul, que representa a pressão atmosférica; e uma seta vermelha, que representa a pressão interna.
Representação do equilíbrio entre a pressão atmosférica e a pressão interna do organismo humano.

Fonte de pesquisa: ANTUNES, Celso. O ar e o tempo. São Paulo: Scipione, 1995. p. 6. (Coleção Por quê?).

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O experimento de Guericke

No século XVII, o físico alemão Otto von Guericke (1602-1686), que viveu na cidade de Magdeburgo, na Alemanha, desenvolveu publicamente um experimento para investigar a existência da pressão atmosférica.

Guericke uniu dois hemisférios ocos de cobre, formando uma esfera oca. Com o auxílio de uma bomba de vácuo, ele retirou grande parte do ar que estava dentro dessa esfera por meio de uma válvula. Isso fez com que a pressão interna diminuísse, ficando menor que a pressão atmosférica. Essa diferença de pressão fez os hemisférios ficarem fortemente unidos.

Gravura em preto e branco. Na parte superior, há a representação de uma esfera oca pendurada e dividida em duas partes iguais, com a metade de baixo apresentando uma pequena estrutura cilíndrica na extremidade arredondada. Ao lado direito, há a representação de uma coroa circular suspensa no ar. Na parte inferior, ao centro, há uma esfera com cordas esticadas ligadas a vários cavalos, em direções opostas. Alguns cavalos estão sendo montados por pessoas com chicotes, enquanto outras estão em pé ao lado dos cavalos, também com chicotes.
Gravura presente no livro Experimenta nova, de Otto von Guericke, 1672. Essa gravura representa o experimento desenvolvido por Guericke, no século XVII, sobre a existência da pressão atmosférica.

Conforme relatos, nem mesmo a força de vários cavalos puxando os hemisférios em sentido contrário conseguiu separá-los. Esse experimento ficou conhecido como "hemisférios de Magdeburgo".

Agora, converse com os colegas e responda às questões a seguir em seu caderno.

a) No experimento dos hemisférios de Magdeburgo, o que manteve os hemisférios unidos?

b) Se você fosse reproduzir um experimento semelhante ao de Guericke, como faria?

Respostas nas orientações ao professor.

A criatividade é uma competência relacionada à capacidade de inventar e produzir algo inovador diante de desafios. A pessoa criativa busca novas soluções para algo já existente. Nesse processo de desenvolvimento da criatividade, permita-se errar e tentar novamente.

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A pressão atmosférica varia conforme a altitude. Observe a seguir.

Ícone Objeto digital

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Representação de uma praia, com o mar do lado esquerdo, a areia no meio e uma montanha do lado direito. Marcado com a letra A, há uma pessoa na areia da praia. Acima dela há uma seta comprida que sai do céu em sua direção. Já marcado com a letra B, há uma pessoa no topo da montanha. Acima dela, há uma seta menor em comparação à anterior, saindo do céu em sua direção.
Representação da variação da pressão atmosférica de acordo com a altitude. As setas representam a coluna de ar sobre uma pessoa ao nível do mar (A) e sobre uma montanha (B).

Fonte de pesquisa: A PRESSÃO atmosférica. Seara da Ciência. Disponível em: https://oeds.link/AleR6R. Acesso em: 28 jul. 2022.

Quando estamos em um local ao nível do mar, como em uma praia, a pressão atmosférica é maior, pois também é maior o peso que a coluna de ar exerce sobre esse local e tudo o que se encontra nele, como a pessoa representada em A.

Já quando estamos em um local onde a altitude é maior, como em uma montanha, a pressão atmosférica é menor do que ao nível do mar, pois também é menor o peso que a coluna de ar exerce sobre esse local e tudo o que está nele, como a pessoa representada em B.

A pressão atmosférica também atua na respiração do ser humano. Durante a inspiração, a entrada de ar nos pulmões ocorre sob a influência da pressão atmosférica. Observe a seguir.

A. Ilustração. Vista frontal da silhueta de um corpo humano, do abdome para cima, com destaque para o sistema respiratório. Há uma seta azul apontando para a boca. Dentro do corpo, uma seta branca passa pela laringe e pela traqueia, que têm formato de tubo, e se divide em dois antes de entrar nos pulmões, que tem formato aproximadamente cônico, base côncava e cor rosa. Abaixo deles encontra-se o diafragma, que tem formato de cúpula.
B. Ilustração. Vista frontal da silhueta de um corpo humano, do abdome para cima, com destaque para o sistema respiratório. Dentro do corpo o diafragma, está expandido. Duas setas brancas estão saindo dos pulmões, se unindo e indo em direção à traqueia e à laringe. Fora do corpo, há uma seta azul apontando para fora da boca.

Representação da atuação da pressão atmosférica na respiração dos seres humanos durante a inspiração (A) e durante a expiração (B). Nas imagens, as setas representam o caminho percorrido pelo ar durante os movimentos respiratórios.

Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Werneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 459.

A. Na inspiração, o músculo diafragma e os músculos intercostais se contraem, aumentando o volume do tórax e reduzindo a pressão interna dos pulmões. Nesse caso, a pressão atmosférica torna-se maior do que a pressão interna dos pulmões, fazendo com que o ar entre nesses órgãos.

B. Na expiração, o diafragma e os músculos intercostais relaxam, diminuindo o volume do tórax e aumentando a pressão interna dos pulmões. Nesse caso, a pressão do ar no interior dos pulmões é maior que a pressão atmosférica. Assim, o ar sai dos pulmões para o ambiente.

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Formação do vento

Leia o trecho de reportagem e observe a foto a seguir.

Especialistas pedem mais investimento em energia eólica no país

[...] No Brasil, a produção eólica ocupa hoje o segundo lugar como fonte de geração de energia limpa, e o Nordeste é a região com as condições mais favoráveis, pois tem ventos estáveis, com velocidade adequada e sem mudanças bruscas de direção. [...]

CARVALHO, Bruna. Especialistas pedem mais investimento em energia eólica no país. CNN Brasil, 23 out. 2021. Disponível em: https://oeds.link/x3j8IZ. Acesso em: 20 mar. 2022.

Fotografia. Vista de um local com relevo aproximadamente plano, formado por areia. Nele existem várias estruturas compostas por uma haste vertical alta, uma estrutura retangular na sua ponta, que é o gerador, e três estruturas laminares partindo do gerador, que são as hélices, cada uma com aproximadamente metade do comprimento da haste vertical.
Aerogeradores de usina eólica localizada no município de Galinhos, RN, em 2020.

Questão 11. Ícone atividade oral. Cite uma vantagem em gerar energia elétrica por meio de usinas eólicas.

Resposta: Os alunos podem citar: utiliza um recurso natural renovável, o vento; não necessita queimar combustíveis fósseis e, por isso, não emite gases poluentes na atmosfera; não necessita alagar grandes áreas para ser instalada.

Questão 12. Ícone atividade oral. Por que é importante investir em energia eólica no Brasil?

Resposta: Porque, além de ser uma energia limpa e renovável, ela reduz a dependência da energia hidráulica, recurso que se torna escasso em períodos de estiagem e que torna necessária a ativação de usinas termelétricas, que são mais poluentes e encarecem a geração de energia elétrica.

Como citado no trecho da reportagem, as características dos ventos no Nordeste favorecem a geração de energia eólica. Nas usinas eólicas, o movimento do ar na atmosfera gira as hélices, ativando geradores, nos quais a energia do movimento é transformada em energia elétrica. Quando o movimento do ar na atmosfera está na direção horizontal definida e sem mudanças bruscas, como citado no texto, ele é chamado vento.

A formação dos ventos está relacionada à diferença de temperatura do ar de um local para outro, diferença essa que gera a diferença de pressão do ar entre esses locais.

Durante o processo de formação do vento, ocorre o deslocamento do ar, formando correntes, predominantemente das áreas de menor temperatura para as áreas de maior temperatura. O deslocamento dessas correntes de ar pode atingir velocidades variadas, dependendo da diferença de temperatura e de pressão entre as regiões entre as quais o ar se desloca.

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Observe a seguir como ocorre a formação do vento.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema com ilustração da formação de vento. Na parte superior esquerda, está representado o Sol, com raios solares que chegam até a parte inferior da ilustração, onde há solo com vegetação, árvores, estradas, construções, um rio, uma ponte e uma montanha. Entre o Sol e o ambiente, do lado direito, está representado um conjunto de 4 setas que formam um ciclo, no sentido horário, com formato de circunferência. Duas setas estão dos lados direito e esquerdo, e as outras duas estão em cima e em baixo. As setas estão separadas pelos marcadores número 1, 2, 3 e 4. O marcador número 1 está do lado esquerdo, próximo ao solo. Acima dele está o uma seta vermelha, e acima dela está o marcador número 2. Do lado direito do marcador 2 está uma seta apontando para direita, que começa com a cor vermelha e termina azul. Do lado direito desta seta está o marcador número 3. Abaixo do marcador 3 está uma seta azul, apontando para baixo, onde está o marcador número 4. Do marcador 4 sai uma seta apontando para esquerda, que começa com a cor azul e termina vermelha. Esta seta termina no marcador número 1, reiniciando o ciclo.
Representação da formação do vento.

Fonte de pesquisa: STEINKE, Ercília Torres. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. p. 84.

A superfície terrestre aquecida pelos raios solares transfere calor para o ar atmosférico próximo a ela, aumentando a temperatura dele. Esse ar se expande, torna-se menos denso e tende a subir, gerando uma região de baixa pressão (1) e uma região de alta pressão (2).

A diferença de pressão entre as regiões 2 e 3 faz com que certa quantidade de ar se desloque de 2 para 3, gerando vento na parte superior da atmosfera.

O ar da região 3 encontra-se a uma temperatura menor do que o da região 4. Assim, ocorre um deslocamento do ar da região 3 para a 4, criando ali uma região de alta pressão.

Por causa da diferença de pressão entre a região 4 e a 1, ocorre um deslocamento de ar da região 4 para a 1, formando o vento próximo à superfície terrestre. Esse ciclo continua enquanto houver diferença de temperatura entre as regiões 1 e 4.

A velocidade do vento pode ser medida em km/h (quilômetros por hora) ou em m/s (metros por segundo).

Os tipos de ventos podem ser classificados de acordo com sua velocidade e suas características. Leia alguns exemplos a seguir.

Brisa

A brisa é um vento fraco com velocidade entre 13   km/h e 18   km/h . Pode ser percebida quando folhas e pequenos galhos se movimentam.

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Furacão

Os furacões atingem velocidades de 119   km/h a 350   km/h e originam-se de tempestades tropicais nos oceanos. No centro do furacão existe uma área chamada "olho do furacão", onde os ventos são calmos e a chuva é espalhada.

Fotografia. Vista do planeta Terra do espaço. Uma porção da imagem apresenta coloração verde e outras azul. Também há uma região com coloração branca, em formato de espiral, sobrepondo partes das regiões verde e azul. No centro da espiral esbranquiçada está o olho do furacão, que é uma região circular sem coloração branca.
Furacão Dorian, que atingiu as Bahamas e parte dos Estados Unidos, em 2019. Essa imagem foi obtida pela NASA, por meio de satélite espacial.

Tornado

São ventos com velocidade maior que 250   km/h ou 400   km/h , que giram formando um funil, descendo da base de uma nuvem espessa e tocando o solo. Geralmente eles não duram mais que alguns minutos, porém provocam destruição por onde passam.

Desastres causados por furacões e tornados

Em situações que envolvem desastres causados por fenômenos naturais, tais como enchentes, desabamentos, furacões ou tornados, as construções podem ser afetadas e muitas pessoas podem ficar desabrigadas ou até mesmo perder suas vidas.

É fundamental que nessas situações as pessoas sejam solidárias, fornecendo tanto apoio material quanto emocional àqueles que necessitam.

Fotografia. Vista de uma praia com o céu nublado. Do lado esquerdo está o mar, com algumas ondas, no meio está a areia, com uma pessoa em pé, e do lado direito há casas e várias árvores com galhos contorcidos para a direita, assim como suas folhas.
Fortes rajadas de vento e destruição causada pela passagem do furacão Grace, na praia de del Carmen, no México, em 2021.
Fotografia. Um local com uma fila de pessoas passando fardos de garrafas de água mineral de mão em mão. As pessoas estão utilizando máscaras cobrindo o nariz e a boca. Entre elas há vários sacos, caixas e fardos de água empilhados em cima de páletes de madeira.
Pessoas organizando mantimentos coletados para serem distribuídos para as vitimas após a chegada do furacão Grace, no México, em 2021.

Por meio da empatia, somos capazes de nos colocar no lugar do outro, solidarizando-nos com seus sentimentos e suas necessidades a ponto de buscarmos formas de ajudá-lo a enfrentar as dificuldades e os obstáculos.

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Hora de investigar

a) O que é necessário fazer para diminuir a pressão interna de um recipiente aparentemente vazio? Registre sua resposta no caderno.

Resposta nas orientações ao professor.

Materiais

  • garrafa plástica de 2   L com tampa
  • 1   m de mangueira de espessura fina, como as de chuveiro
  • massa de modelar
  • bacia com água
  • tesoura com pontas arredondadas
  • prego

Cuidado!

Não manuseie objetos cortantes ou perfurantes. Somente um adulto deverá cortar a mangueira e fazer os furos na garrafa plástica.

Como vamos proceder

A. Peça a um adulto que corte a mangueira pela metade, obtendo duas partes. Em seguida, peça-lhe que faça um furo com o prego na lateral da garrafa, para encaixar a mangueira, deixando-a bem ajustada a ele.

Fotografia de uma criança, vista da cintura para cima, segurando uma garrafa de plástico sem tampa em uma das mãos e com a outra colocando uma mangueira na lateral da garrafa.
Imagem referente à etapa A.

B. Encaixe um dos pedaços de mangueira no furo e vede-o com a massa de modelar.

Fotografia. À esquerda, uma criança vista da cintura para cima, segurando uma garrafa de plástico sem tampa em uma das mãos e com a outra colocando massa de modelar no vão entre a mangueira e a garrafa. Marcado com o número 1, está destacado a massa de modelar cobrindo parte da mangueira e da garrafa.
Imagens referentes à etapa B, com destaque para a massa de modelar vedando o encaixe entre a mangueira e o furo da garrafa (1).

C. Peça a um adulto que fure com o prego a tampa da garrafa. Depois, encaixe o outro pedaço de mangueira nesse furo e vede-o com a massa de modelar. Cuidadosamente, feche a garrafa com a tampa.

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Fotografia. À esquerda, há uma garrafa de plástico sobre uma mesa. Na lateral dessa garrafa encontra-se a mangueira com massa de modelar vedando o encaixe dela na garrafa. Em destaque, marcado com o número 1, está a tampa da garrafa, rosqueada na mesma. Outro pedaço de mangueira está encaixado na tampa, com massa de modelar.
Imagem referente à etapa C, com destaque para a massa de modelar vedando o encaixe entre a mangueira e o furo da tampa da garrafa (1).

D. Com um dedo, pressione e tampe a extremidade do pedaço da mangueira que está encaixada na lateral da garrafa.

E. Com o pedaço de mangueira encaixado na tampa da garrafa, sugue o máximo de ar que conseguir. Em seguida, com outro dedo, tampe essa extremidade da mangueira pela qual você sugou o ar.

Fotografia. À esquerda, há uma bacia com água sobre uma mesa. À direita, há uma criança, vista da cintura para cima, segurando uma garrafa de plástico com a mão esquerda. A garrafa possui duas mangueiras, uma na lateral e outra na tampa. Com a boca, a criança está sugando o ar da mangueira que sai da tampa e, com a sua mão direita, está tampando a extremidade da mangueira que está na lateral.
Imagem referente às etapas D e E.

F. Insira o pedaço de mangueira que está encaixado na lateral da garrafa até o fundo da bacia com água e solte o dedo que a está tampando. Atenção para não destampar a extremidade da mangueira encaixada na tampa.

G. Observe o que aconteceu, anotando os resultados em seu caderno.

Minhas observações

1. O que aconteceu com a pressão no interior da garrafa quando você sugou parte do ar pela mangueira?

2. O que você observou ao realizar o item F? Como você explica esse fato?

3. Por que vazamentos nos encaixes entre as mangueiras e a garrafa e sua tampa prejudicam os resultados do experimento?

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

Elaborando nossas conclusões

1. Com os colegas da turma, produzam um livreto sobre o ar e suas propriedades. Produzam ilustrações, incluindo as que envolvem o experimento realizado, e mostrem a importância das pressões em equilíbrio.

Resposta e instruções nas orientações ao professor.

Vamos ampliar a investigação!

1. Como você faria para evidenciar a atuação da pressão atmosférica sobre os corpos na superfície da Terra?

Resposta e instruções nas orientações ao professor.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Em uma aula de Ciências, Mateus afirmou que a pressão atmosférica se refere à coluna de ar sobre os corpos na Terra, deformando todos eles. Sua professora disse que a afirmação continha um erro. Reescreva a afirmação de Mateus, corrigindo-a.

Resposta nas orientações ao professor.

2. Sobre a formação dos ventos, identifique a alternativa correta.

a) A formação dos ventos relaciona-se à diferença de temperatura do ar de um local para outro, enquanto a pressão do ar se mantém igual entre esses locais.

b) A formação dos ventos relaciona-se à diferença de temperatura do ar de um local para outro, que gera a diferença de pressão do ar entre esses locais.

c) A formação dos ventos relaciona-se à igualdade de temperatura do ar de um local para outro, que gera a diferença de pressão do ar entre esses locais.

d) A formação dos ventos relaciona-se à igualdade de temperatura do ar de um local para outro, que mantém a mesma pressão do ar entre esses locais.

Resposta: Alternativa b.

3. Ao descermos uma serra em direção ao litoral, geralmente temos a sensação desagradável de que a parte interna das orelhas fica tapada. Isso está associado à pressão atmosférica. Elabore uma hipótese para explicar essa sensação, relacionando-a ao conceito de pressão atmosférica abordado neste capítulo.

Fotografia. Uma estrada asfaltada que serpenteia por uma montanha íngrime, apresentando curvas acentuadas. A estrada apresenta uma altitude mais elevada em primeiro plano do que ao fundo. Há uma grande quantidade de vegetação ao redor da estrada.
Vista da rodovia na Serra do Rio do Rastro, no município de Lauro Müller, SC, em 2021.

Resposta: Ao subirmos a serra, a pressão atmosférica diminui e, ao descermos, ela aumenta. Essa diferença de pressão ocorre porque a coluna de ar em locais de maior altitude é menor do que a coluna de ar em locais de menor altitude, como ocorre em locais ao nível do mar.

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4. Leia as manchetes a seguir e responda às questões propostas.

Manchete 1

Furacão Grace mata oito pessoas e deixa rastro de destruição no México

Disponível em: https://oeds.link/fQPOh1. Acesso em: 16 maio 2022.

Manchete 2

Tornado atinge sudeste dos EUA e deixa dezenas de mortos

Disponível em: https://oeds.link/OZx1hK. Acesso em: 16 maio 2022.

a) Qual é a diferença entre furacão e tornado?

Resposta nas orientações ao professor.

b) Com base nas manchetes e em seus conhecimentos, cite consequências que a passagem de um furacão e de um tornado pode causar para os seres humanos e outros seres vivos. Se necessário, faça uma pesquisa.

Resposta nas orientações ao professor.

5. Leia as etapas do experimento que Eva realizou.

A. Eva encheu um copo de vidro com água e colocou um pedaço de papel-cartão sobre ele.

B. Depois, ela virou o copo para baixo e observou que a água não saiu do copo ao remover a mão do papel.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração. Duas mãos, uma segurando um copo preenchido com água, pela sua base, e a outra tampando sua abertura com um pedaço de papel.
B. Ilustração. Uma mão segurando um copo, de cabeça para baixo, pela sua base, com água dentro e um papel tampando sua abertura.
Representação das etapas A e B do experimento realizado por Eva.

Fonte de pesquisa: PRESSÃO atmosférica. Circuito itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciência). Disponível em: https://oeds.link/WR05IL. Acesso em: 16 maio 2022.

a) Represente, por meio de um desenho, as direções em que a pressão atmosférica e a pressão interna estão atuando no copo, nas etapas A e B.

Resposta nas orientações ao professor.

Versão adaptada acessível

a) Explique em quais direções a pressão atmosférica e a pressão interna estão atuando no copo nas etapas A e B.

Resposta: Espera-se que os alunos expliquem que, internamente, a pressão parte de dentro para fora do copo, até o limite do vidro, e, externamente, ela parte do ambiente em direção à parede externa do copo, até o limite do vidro. Eles também devem dizer que a pressão externa é maior do que a pressão interna.

b) Na situação B, a pressão interna do copo é maior ou menor que a externa? Justifique sua resposta.

Resposta: Na situação B, a pressão interna do copo é menor do que a pressão atmosférica, pois essa foi capaz de manter o papel preso à abertura do copo.

c) Se a água cair, na situação B, a pressão maior será a de dentro do copo ou a de fora dele? Justifique sua resposta.

Resposta: Nesse caso, a pressão que segurava o papel não seria suficiente. Sendo assim, a pressão externa seria menor que a interna.

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Água no planeta Terra

Leia a tirinha a seguir.

Tirinha com três quadrinhos. Q1. O menino Armandinho está segurando um copo com água e olhando para um sapo, dizendo 'A gente cuida tanto pra não desperdiçar água...'. Ao seu lado, uma pessoa adulta está representada da cintura para baixo. Q2. Armandinho está olhando para cima das pernas da pessoa adulta e dizendo '...Enquanto eles destroem as florestas!'. Q3. Um local com vegetação, árvores e uma cachoeira é representado. Há a continuação da fala de Armandinho: 'As florestas são as fábricas de água!'.

BECK, Alexandre. Armandinho. Diário de Santa Maria, Santa Maria, 2020.

Questão 13. Ícone atividade oral. Você e seus familiares têm atitudes que evitam o desperdício de água? Quais seriam?

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos iniciem o estudo deste capítulo fazendo uma avaliação e uma reflexão sobre seus hábitos e os de seus familiares em relação ao consumo diário de água.

Questão 14. Ícone atividade oral. Cite uma atividade realizada pelo ser humano que resulta na destruição de florestas.

Resposta: Os alunos podem citar o desmatamento e as queimadas.

Questão 15. Ícone atividade oral. Converse com um colega sobre a afirmação feita pelo personagem no último quadrinho.

Resposta: O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da contribuição das plantas para o ciclo da água. Eles podem citar que as plantas liberam vapor de água para a atmosfera por meio de diferentes processos, como a transpiração.

A água pode ser considerada um dos componentes mais abundantes da Terra. Ela está presente nos mares, nos oceanos, nos rios, nos lagos, nas lagoas, nas geleiras, na atmosfera, no solo, no subsolo e nos seres vivos.

Fotografia. Vista aérea de uma floresta densa com árvores grandes e folhas verdes, com um rio no meio. Em alguns trechos há névoas brancas sobre o rio e a vegetação.
Vapor de água sobre a Floresta Amazônica no território indígena Kampa do Rio Amônia, etnia Ashaninka, no município de Marechal Thaumaturgo, AC, em 2021.

Esse recurso também passa por mudanças de estado físico e circula de maneira contínua pelos ambientes e pelos seres vivos, no que consiste o chamado ciclo hidrológico. Por exemplo, por meio da transpiração, as plantas liberam vapor de água para a atmosfera, uma das etapas do ciclo hidrológico. Assim, a devastação de florestas reduz a quantidade de água liberada para a atmosfera pelas plantas, prejudicando o ciclo hidrológico.

Além disso, a água é essencial para a vida dos seres vivos. Entre outros papéis, ela dissolve substâncias, o que ajuda a transportá-las pelo organismo, e participa de muitas reações químicas nos seres vivos.

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A água também é utilizada para o consumo e para a realização de várias atividades pelo ser humano, como na fabricação de produtos, na extração de minerais, na agropecuária, tanto na irrigação como na criação de animais, e na geração de energia elétrica, principalmente em usinas hidrelétricas.

Fotografia. Vista de um sistema de irrigação em uma plantação rural, com tubulações entre as plantas e canos verticais que lançam água em diversas direções. Ao fundo, há um campo com árvores.
Irrigação em plantação rural, no município de Cornélio Procópio, PR, em 2020.
Fotografia. Vista aérea de uma usina hidrelétrica. Na parte inferior direita há um corpo de água e, do lado esquerdo, uma área pavimentada com diversas torres de energia. Acima existe uma parede alta, a barragem, que do lado esquerdo é formada principalmente por rochas, solo e vegetação, e do lado direito, concreto. Acima da barragem há um lago artificial. Na barragem de concreto existem grandes tubulações que partem da parede de concreto e vão até o corpo de água.
Usina hidrelétrica de Furnas, no município de São José da Barra, MG, em 2022.

Questão 16. Ícone atividade oral. Cite outras duas situações em que o ser humano usa a água.

Resposta: Os alunos podem citar atividades relacionadas ao uso doméstico, à higiene pessoal, à pesca, ao lazer, entre outras.

Observe a imagem e o gráfico a seguir.

Fotografia. Planeta Terra visto do espaço. É redondo, predominantemente azul, com nuvens brancas e continentes com regiões verdes e marrons. Estão em evidência a América do Sul, a América Central e a América do Norte.
Terra vista do espaço, em 2015.

Porcentagem aproximada da superfície da Terra coberta por solo ou rochas e por água

Gráfico de setores. O gráfico apresenta dois setores: o maior deles tem coloração azul clara, com a seguinte indicação: superfície coberta por água, 71%; e o menor deles apresenta coloração não uniforme com tons de marrom e a seguinte indicação: superfície coberta por solo ou rochas, 29%.

Fonte de pesquisa: WICANDER, James Reed. Fundamentos de geologia. Tradução: Harue Ohara Avritcher. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

Como você pôde observar na imagem e no gráfico, a maior parte da superfície da Terra é coberta por água. No entanto, apesar de esse recurso ser abundante no planeta, a maior parte dele não está disponível e não é apropriada para o consumo de muitos seres vivos, inclusive seres humanos.

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De toda a água existente na Terra, aproximadamente 97% é salgada e, por isso, é inapropriada para o consumo humano e de muitos outros seres vivos. Isso porque a ingestão de água do mar pelos animais que não apresentam adaptações relacionadas ao seu consumo, por exemplo, pode causar desidratação, além de outros prejuízos à saúde. Apenas aproximadamente 3% da água do planeta corresponde à água doce.

A maior porção da água doce encontra-se congelada nas geleiras ou faz parte de reservas subterrâneas. Assim, apenas uma pequena porção da água doce está acessível aos seres vivos em rios e lagos.

Observe, na imagem e na tabela a seguir, a distribuição de água doce no planeta.

Ilustração. Representação de uma gota de água com uma pequena região de formato aproximadamente triangular, no topo, com coloração azul escura e a seguinte indicação: água doce, 2,78%. O restante de sua área tem coloração azul clara e a seguinte indicação: água salgada, 97,22%.
Distribuição aproximada da água doce na Terra (em %)
Local Porcentagem

mantos de gelo e geleiras

2,15%

lençóis subterrâneos

0,62%

rios, lagos e pântanos

0,017%

atmosfera

0,001%

Glossário

Toda vez que você encontrar essa indicação, procure o termo no glossário que se encontra no final deste volume.

Fonte de pesquisa: CHRISTOPHERSON, Robert W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. Tradução: Francisco Eliseu Aquino et al. Porto Alegre: Bookman, 2012. p. 178.

Nos ambientes, podemos encontrar água em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Como observamos na imagem, aproximadamente 2,78% da água do planeta Terra corresponde à água doce. Dessa porção de água doce, aproximadamente 77% encontra-se em estado sólido, sendo distribuída nas geleiras e mantos de gelo, e apenas cerca de 23% da água doce está disponível no estado líquido (lençóis subterrâneos, rios, lagos, pântanos e atmosfera).

A água no estado sólido pode ser encontrada naturalmente nos ambientes na forma de granizo, neve, icebergs, geleiras e nas geadas, por exemplo.

A água no estado gasoso pode ser encontrada no ambiente na forma de vapor de água. Ele pode ser encontrado no ar e, geralmente, se origina da evaporação de parte da água da superfície terrestre e da respiração e transpiração de muitos seres vivos.

A água no estado líquido está presente nos oceanos, nos mares, nos rios, nos lagos, no subsolo, nos seres vivos, na atmosfera, nas nuvens, entre outros locais.

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Leia o trecho de reportagem a seguir.

Relatório da UNESCO destaca águas subterrâneas como solução para crise hídrica
[...]
Em âmbito mundial, projeta-se que o uso da água irá aumentar cerca de 1% ao ano nos próximos 30 anos. Espera-se que a nossa dependência geral das águas subterrâneas aumente, à medida que a disponibilidade de água superficial se torne cada vez mais limitada devido à mudança climática.
[...]

RELATÓRIO da UNESCO destaca águas subterrâneas como solução para crise hídrica. Nações Unidas Brasil, 22 mar. 2022. Disponível em: https://oeds.link/XvfmP6. Acesso em: 18 maio 2022.

Unesco
: sigla para Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Questão 17. Ícone atividade oral. Explique por que as águas subterrâneas podem solucionar uma crise da água.

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que a água subterrânea está inclusa na porção de água doce da Terra, sendo encontrada no estado líquido, forma que o ser humano e outros seres vivos podem usar para consumo e outras atividades.

Questão 18. Ícone atividade oral. Qual é a relação entre as mudanças climáticas e a crise da água?

Resposta: O objetivo desta questão é que os alunos relacionem as mudanças climáticas com os longos períodos de seca, que podem acarretar a redução dos níveis dos reservatórios de abastecimento de água, resultando na crise hídrica.

A água doce adequada ao consumo deve estar livre de impurezas e de microrganismos que possam causar doenças. Geralmente, essa água é obtida de rios e de lençóis subterrâneos e passa por um tratamento antes de chegar às residências.

Como estudamos, a água dos rios e os lençóis subterrâneos correspondem a uma porcentagem muito pequena da água total do planeta. Dessa forma, é essencial nos conscientizarmos de que esse recurso deve ser utilizado com responsabilidade, evitando desperdícios, principalmente em períodos longos de seca, quando há falta de chuva, pois isso resulta no baixo nível dos reservatórios de abastecimento de água para a população.

Fotografia. Uma porção de areia e vegetação envolta por água, similar a uma ilha. Ao fundo, há morros cobertos de vegetação e árvores e acima deles o céu.
Nível baixo da represa Billings em razão do longo período de seca, na cidade de São Paulo, SP, em 2021. Na imagem, é possível ver bancos de areia e vegetação que antes eram cobertos por água.

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Observe, na tabela a seguir, informações sobre o consumo de água em algumas atividades que geralmente realizamos em nosso cotidiano.

Consumo de água em algumas atividades

Atividade

Situação

Consumo

Banho de ducha

Com o registro meio aberto por 15 minutos.

135   L  

Fechando o registro ao se ensaboar, reduzindo o tempo do banho para 5 minutos.

45   L

Banho de chuveiro elétrico

Com o registro meio aberto por 15 minutos.

45   L

Fechando o registro ao se ensaboar, reduzindo o tempo do banho para 5 minutos.

15   L

Escovar os dentes

Com a torneira um pouco aberta.

12   L

Com a torneira fechada, usando um copo com água para enxaguar.

0 , 5   L

Descarga de vaso sanitário

Bacia sanitária com válvula, com tempo de acionamento de 6 segundos.

1 0   L a 14   L

Bacia sanitária de 6 litros (fabricada a partir de 2001).

  6 L

Fonte de pesquisa: DICAS de economia. Sabesp. Disponível em: https://oeds.link/FfFLN8. Acesso em: 22 mar. 2022.

O uso de cisternas de captação de água da chuva

Em algumas residências, principalmente em regiões do Brasil onde o período de seca é longo e o abastecimento de água é precário, as pessoas podem utilizar as chamadas cisternas.

Fotografia. Uma casa de barro, de coloração marrom-claro, com telhado de alvenaria, construída sobre a terra. Ao lado há uma estrutura cilíndrica, de cor cinza. O Sol está iluminando o ambiente, mas há muitas nuvens no céu.
Casa de taipa com cisterna de captação de água na Aldeia Pankará, no município de Itacuruba, PE, em 2019.

Para isso, a água da chuva é recolhida nos telhados e armazenada na cisterna, podendo ser utilizada em serviços domésticos e na irrigação de plantas, por exemplo.

As cisternas devem ser tampadas adequadamente para evitar a contaminação da água captada. Além disso, a água armazenada na cisterna não pode ser ingerida sem antes passar por tratamento doméstico.

Taipa
: material de construção à base de barro amassado, usado para preencher os espaços da estrutura de madeira nas paredes de uma casa.

Professor, professora: Ao abordar sobre o uso de cisternas de captação de água da chuva, comente com os alunos que o tratamento doméstico da água da cisterna pode ser feito adicionando uma colher de chá de água sanitária em cada 20   L de água. Após meia hora, a água está adequada para ser ingerida.

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Água nos seres vivos

A água é um dos componentes essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da vida, pois ela desempenha papéis vitais nos organismos.

Leia a seguir alguns desses papéis.

A água ajuda a manter e a regular a temperatura corpórea. Ao evaporar, a água eliminada na transpiração, por exemplo, contribui para resfriar o corpo.

Participa de diversas reações químicas, como as de quebra do alimento que ocorrem durante o processo de digestão.

É o principal componente de secreções, como a saliva, e de fluidos corporais, como o que protege o cérebro e a medula espinal e o que lubrifica as articulações.

Fotografia. Rosto de uma criança com gotas de água escorrendo pela sua face.
Criança suando.

No dia a dia, o corpo humano perde água para o ambiente por meio da transpiração, da respiração e da excreção. Por isso, é importante ingerir água com frequência e em quantidades adequadas para manter o corpo hidratado.

A água está presente em diferentes proporções no corpo dos seres vivos. Observe os exemplos a seguir.

A. Fotografia. Uma água-viva de coloração azul. Sua parte superior é achatada e arredondada, com uma superfície lisa e translúcida. Na parte inferior, há uma série de tentáculos longos, que também são translúcidos.
Água-viva (Aurelia aurita).

Água-viva: pode atingir aproximadamente 40   cm de diâmetro.

B. Fotografia. Uma laranja madura pendurada em um galho com folhas verdes.
Laranja.

Uma água-viva tem aproximadamente 95% de seu corpo constituído por água (foto A). Já uma laranja tem aproximadamente 87% de água em sua constituição (foto B).

Agora, responda no caderno às questões a seguir.

a) Qual é a porcentagem aproximada de água que constitui o corpo humano? Se necessário, faça uma pesquisa sobre isso.

b) Pesquise a quantidade de água que uma pessoa da sua idade precisa ingerir durante o dia. Com base nessa informação, avalie seu consumo diário de água.

Respostas nas orientações ao professor.

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Propriedades da água

A água apresenta diferentes propriedades que podem influenciar as condições de vida na Terra. A seguir, estudaremos algumas dessas propriedades: pressão, tensão superficial e solubilidade da água.

Pressão da água

A água é matéria que apresenta massa, ocupa lugar no espaço e exerce pressão. Será que essa pressão pode variar? Para te ajudar a responder a essa questão, faça a atividade prática a seguir.

Vamos praticar

Materiais

  • garrafa plástica de 2   L
  • água

A. Junte-se a três colegas, formando um grupo.

B. O professor irá distribuir para cada grupo uma garrafa plástica com três orifícios.

C. Coloque a garrafa sobre uma cadeira. Em seguida, tampe os orifícios com os dedos, enquanto o seu colega preenche o interior da garrafa com água.

Fotografia. Uma garrafa de plástico aberta, cheia de água, sobre uma cadeira. A garrafa possui três furos na lateral. Há uma mão sobre o furo 1 na parte superior da garrafa e outra mão com dois dedos tampando o furo 2 no meio e o furo 3 na parte inferior.
Imagem referente à etapa C.

D. Retire os dedos dos orifícios, destampando-os. Verifique o que acontece.

Agora, responda no caderno às questões a seguir.

a) As distâncias atingidas pelos jatos de água que saíram de cada orifício foram iguais ou diferentes?

b) Em sua opinião, por que isso aconteceu?

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

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Se você já mergulhou em uma piscina, certamente percebeu que a água exerce uma pressão em seu corpo. O mesmo acontece se mergulharmos apenas a mão, ou outra parte do corpo, em um balde com água, pois possivelmente sentiremos a pressão da água.

Observe o exemplo de um peixe em um aquário.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Dentro de um aquário com água, há um peixe colorido. Ao redor dele há a representação de setas azuis apontando para ele. Nas laterais e no fundo do aquário, pelo lado de dentro, há a representação de setas verdes apontando para as laterais e para o fundo do aquário.
Representação da pressão que a água exerce em um peixe e nas paredes de um aquário.

A pressão da água é resultado da força exercida por ela sobre uma determinada área. A água exerce pressão sobre a superfície do recipiente que a contém, neste caso, nas paredes do aquário (setas verdes) e sobre toda a superfície de contato dos corpos que estiverem nela mergulhados, neste caso, o peixe (setas azuis).

Quanto maior for a profundidade em que o corpo estiver mergulhado, maior será a quantidade de água sobre ele e, consequentemente, maior será a pressão da água exercida sobre esse corpo.

Os corpos mergulhados, além de receberem a pressão da água, exercem pressão de dentro para fora, com a mesma intensidade. Isso faz com que eles não se deformem.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Dentro de um aquário com água, há um peixe colorido. Ao redor dele há a representação de setas azuis apontando para ele. No interior do peixe, há a representação de setas vermelhas nas mesmas posições que as azuis, apontando para fora do peixe.
Representação da pressão que a água exerce no peixe e da pressão interna exercida pelo corpo do peixe.

Observe que o peixe recebe a pressão da água (setas azuis) e exerce pressão de dentro para fora do corpo (setas vermelhas).

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Quando a pressão exercida pela água é maior que a exercida pelo corpo mergulhado, ele se deforma.

Alguns seres vivos, como os peixes abissais, são capazes de viver em regiões muito profundas do oceano, onde a pressão da água é elevada. Esses peixes têm adaptações em seu corpo que possibilitam que sobrevivam nesse tipo de ambiente e suportem a alta pressão da água.

Glossário

Fotografia. Um peixe marrom com barbatanas brancas, corpo pequeno, cabeça esférica grande em relação ao corpo e uma boca também grande, cheia de dentes afiados. Além disso, possui um filamento em cima da cabeça, com ponta arredondada.
Peixe abissal Melanocetus johnsonii.

Peixe abissal: pode atingir aproximadamente 15   cm de comprimento.

Os mergulhadores e a pressão da água

Conforme um mergulhador aumenta a profundidade do mergulho, maior é a pressão que a água exerce em seu corpo.

A alta pressão da água pode causar alguns efeitos no corpo humano, prejudicando órgãos mais sensíveis, como as orelhas, e também a capacidade pulmonar.

Além disso, ao se movimentar em direção à superfície da água, a redução rápida da pressão também pode causar danos ao corpo do mergulhador. Um dos fatores associados a esses danos é que parte do nitrogênio presente no sangue pode passar para o estado líquido em altas pressões. Se a pressão no corpo do mergulhador baixar rapidamente, o nitrogênio pode voltar ao estado gasoso, formando bolhas no sangue, que causam embolia gasosa.

Glossário

Fotografia. Um mergulhador dentro da água, rodeado por vários peixes e próximo ao relevo do local em que está mergulhando. Ele veste um traje preto de mangas e pernas compridas, usa uma máscara de mergulho, pés de pato e carrega um cilindro nas costas.
Mergulhador submerso na água.

Dessa forma, recomenda-se que os mergulhadores retornem lentamente para a superfície da água.

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Tensão superficial da água

Você já ouviu falar em tensão superficial da água? Para iniciar o estudo desse assunto, realize a atividade prática a seguir.

Vamos praticar

Orientação para acessibilidade

Professor, professora: Oriente os alunos a realizar a atividade em duplas, a dividir as tarefas de maneira equilibrada e a compartilhar e conversar sobre as observações que fizeram.

Materiais

  • prato plástico
  • detergente
  • pimenta-do-reino moída
  • água

A. Coloque água dentro do prato e, em seguida, adicione a pimenta-do-reino.

B. Depois, coloque o seu dedo indicador dentro do prato e observe o que acontece.

C. Em seguida, coloque uma gota de detergente na ponta do seu dedo indicador. Agora, coloque novamente esse dedo dentro do prato com água e pimenta-do-reino e analise o que acontece.

Fotografia. Um prato contendo água e um pó fino espalhado na superfície da água. Acima do prato há uma mão, com o dedo indicador esticado verticalmente acima da água, no centro do prato.
Imagem referente à etapa C.

Dica!

Não coloque as mãos nos olhos ou na boca durante essa atividade. Após terminá-la, lave bem as mãos.

Agora, responda no caderno às questões a seguir.

a) O que aconteceu quando você realizou a etapa B?

b) O que aconteceu quando você realizou a etapa C?

Respostas e instruções nas orientações ao professor.

O resultado que você obteve ao realizar a etapa C da seção Vamos praticar está relacionado a uma propriedade da água: a tensão superficial.

Você pode não ter ouvido falar em tensão superficial, mas certamente já a presenciou. Estudaremos ela a seguir.

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A tensão superficial da água ocorre em razão da força de atração das moléculas de água na superfície do líquido, que permanecem unidas e fazem com que ela se comporte como uma película elástica.

É possível observar a tensão da água em diferentes situações. Por exemplo, ela possibilita que os insetos caminhem sobre a água (foto A) e que as gotas de água tenham um determinado formato (foto B).

A. Fotografia. Um inseto castanho-escuro sobre a água. Ele possui corpo alongado e estreito, com três pares de pernas longas e finas. Sua cabeça é pequena e estreita, com duas antenas finas e longas. Nas regiões em que as pernas do inseto encostam na água ocorre uma deformação na superfície do líquido, curvando-o, e suas pernas permanecem na superfície, sem entrar na água.
Inseto conhecido como alfaiate (Gerris lacustris) sobre a água.

Inseto alfaiate: pode atingir aproximadamente   8 mm de comprimento.

B. Fotografia. Um para-brisa de carro, visto pelo lado de dentro do veículo, com diversas gotas de água com formato arredondado em sua superfície.
Gotículas de água sobre o vidro de um carro.

Solubilidade da água

Outra propriedade importante da água é a solubilidade. Por meio dessa propriedade, a água é capaz, por exemplo, de dissolver substâncias no corpo dos seres vivos e, assim, facilitar o transporte delas para todo o organismo.

Apesar de a água ter a propriedade de dissolver substâncias, não são todas elas que são dissolvidas pela água. Para estudar esse assunto, considere a situação a seguir.

A. Fotografia. Uma panela de metal com água completamente transparente, sendo visíveis as paredes e o fundo da panela. Está sobre uma chama, em um fogão.
Panela com água e sal sobre a chama de um fogão.
B. Fotografia. Uma panela de metal com água e porções circulares amareladas e translúcidas sobre sua superfície. Está sobre uma chama, em um fogão.
Panela com água, sal e óleo sobre a chama de um fogão.

Para cozinhar macarrão, Marcelo colocou água em uma panela, misturou duas colheres de sal e colocou essa mistura sobre a chama de um fogão (foto A). Logo em seguida, Marcelo despejou um pouco de óleo sobre a água (foto B).

Questão 19. Ícone atividade oral. Você consegue identificar visualmente o sal que foi adicionado à água na foto A? E o óleo que foi adicionado à água na foto B?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que não conseguem identificar visualmente o sal que foi adicionado à água na foto A e que conseguem observar o óleo que foi adicionado à água na foto B.

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Ao observar a foto A, não conseguimos identificar visualmente o sal que foi misturado à água. Isso ocorre porque a água dissolveu o sal. Essa mistura apresenta a mesma composição química e as mesmas propriedades em todo seu volume. Quando isso ocorre, a mistura é chamada homogênea.

Nesse caso, como a água dissolveu o sal, ela é chamada solvente e o sal, que foi dissolvido na água, é chamado soluto.

Na foto B, o óleo ficou sobre a água, porque a água não dissolve o óleo. Nesse caso, a mistura não apresenta as mesmas características e propriedades em todo seu volume. Quando isso ocorre, a mistura é chamada heterogênea.

Uma mistura heterogênea caracteriza-se por apresentar duas ou mais fases. Já uma mistura homogênea, apresenta apenas uma fase.

Fotografia. Um copo transparente preenchido com dois líquidos de coloração diferente. O líquido na parte superior é transparente e amarelado, e tem a seguinte indicação: fase 1: óleo. Abaixo dele há um líquido incolor e transparente, com a seguinte indicação: fase 2: água.
Mistura heterogênea de água e óleo.

Densidade da água

Como observamos na imagem anterior, a água não é capaz de dissolver o óleo, formando uma mistura heterogênea. Além da solubilidade, há outra propriedade envolvida nesse processo: a densidade.

A densidade é a relação entre a massa e o volume de um material.

Para entender esse conceito, consideraremos uma moeda dentro de um copo com água. Analisando essa situação, perceberemos que a moeda afunda, depositando-se no fundo do copo. Isso ocorre porque a moeda é feita de diferentes metais, que tornam o objeto mais denso do que a água.

Fotografia. Um copo transparente contendo água e uma moeda no fundo.
Copo de água com uma moeda.

Dessa maneira, em uma mistura heterogênea de água com óleo, observamos que o óleo flutua sobre a água, pois tem menor densidade do que ela.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Explique as propriedades da água: pressão, tensão superficial, solubilidade e densidade.

Resposta: Pressão da água: é o resultado da força exercida pela água sobre uma determinada área; tensão superficial: ocorre em razão da força de atração das moléculas de água na superfície do líquido, fazendo com que ela se comporte como uma película elástica; solubilidade: capacidade da água de dissolver substâncias; densidade: é a relação entre a massa e o volume de um material.

2. Explique o que é um solvente e o que é um soluto, exemplificando.

Resposta: O solvente é o agente capaz de dissolver uma substância, já o soluto é a substância que foi dissolvida. Por exemplo, na mistura de água e sal, a água é o solvente e o sal é o soluto.

3. Identifique a letra que corresponde à alternativa correta relacionada à mistura mostrada na imagem a seguir.

Fotografia. Um recipiente transparente, similar a um copo, com três materiais dentro: areia, no fundo do recipiente; água, acima da areia; e óleo, acima da água, na superfície. A separação entre os materiais é bem definida.
Recipiente contendo óleo, água e areia.
A.

A mistura é homogênea. O óleo é mais denso do que a água e a areia menos densa do que a água.

B.

A mistura é heterogênea. O óleo é mais denso do que a água e a areia menos densa do que a água.

C.

A mistura é homogênea. O óleo é menos denso do que a água e a areia é mais densa do que a água.

D.

A mistura é heterogênea. O óleo é menos denso do que a água e a areia é mais densa do que a água.

Resposta: Alternativa d.

4. A imagem a seguir representa a barragem de uma represa. Observe.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Recorte de uma barragem de usina hidrelétrica. Na parte inferior está o relevo. Acima dele, do lado esquerdo, está a represa, formada pelo reservatório de água e a barragem, à sua direita. A barragem tem uma superfície reta na região de contato com o reservatório de água, e ela é formada por duas estruturas, a parte inferior, com uma base espessa que diminui à medida que sua altura aumenta, e a parte superior, que tem menor espessura. Entre essas partes há uma passagem de água. Ao atravessar essa passagem a água escorre pelo lado direito da barragem inferior e chega a um corpo de água mais raso.
Representação da estrutura da barragem de uma usina hidrelétrica.

Fonte de pesquisa: HEWITT, Paul G. Física conceitual. Tradução: Trieste Freire Ricci. 12 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 247.

Com suas palavras, explique por que geralmente a parte inferior das barragens é mais espessa que a parte superior.

Resposta: Porque elas precisam suportar a pressão da água represada, que é maior na porção mais profunda da represa do que na região mais próxima à superfície.

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5. O experimento descrito a seguir apresenta um sistema de recipientes interligados, conhecido como sistema de vasos comunicantes. Observe.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. À esquerda, há um recipiente retangular cheio de água, o recipiente 1. Na sua parte inferior há um cano que vai até um registro de água, que está fechado. À direita, há outro recipiente retangular, o recipiente 2, que é mais largo e tem menor altura se comparado ao recipiente 1. A base desses recipientes retangulares estão na mesma altura, e o recipiente 2 também está conectado ao registro por meio de cano.
Representação de um sistema de vasos comunicantes.

Fonte de pesquisa: HEWITT, Paul G. Física conceitual. Tradução: Trieste Freire Ricci. 12 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. p. 247, 255, 256.

Dois recipientes plásticos transparentes (1 e 2) foram ligados por meio de um cano. Nesse cano, foi colocado um registro que permite controlar a passagem de água.

Com o registro fechado, foi adicionada água no recipiente 1 até quase completar sua capacidade. Já o recipiente 2 foi preenchido com menos da metade de sua capacidade.

a) Onde existe maior pressão da água: na base do recipiente 1 ou na base do recipiente 2? Justifique sua resposta.

Resposta: Na base do recipiente 1, pois sobre ela há uma coluna maior de água.

b) Em um sistema de vasos comunicantes, quando não há barreiras entre os recipientes ligados, a pressão da água tende a se igualar entre eles. Sabendo disso, conclua o que deverá acontecer com o nível da água nos dois recipientes quando o registro entre eles for aberto.

Resposta: Espera-se que os alunos concluam que o recipiente 1 perderá parte de sua água para o recipiente 2, que passará a ter uma quantidade maior de água em relação à sua situação inicial. Assim, a altura da coluna de água nos dois recipientes será a mesma, igualando as pressões.

6. Junte-se a dois colegas e leiam a manchete a seguir. Em seguida, pesquisem sobre o tema abordado na manchete e respondam às questões.

Falta de água afetará 5 bilhões de pessoas até 2050, diz ONU

Disponível em: https://oeds.link/eaFZ9G. Acesso em: 18 maio 2022.

a) Embora aproximadamente 71% da superfície terrestre seja coberta por água, explique por que esse recurso poderá faltar, afetando bilhões de pessoas até 2050.

Resposta nas orientações ao professor.

b) Cite duas situações que podem resultar na falta de água para a população.

Resposta nas orientações ao professor.

c) Junte-se a um colega para fazerem uma lista das consequências da falta de água para a população. Depois, proponham soluções que contribuam para reduzir o risco de esse recurso faltar à população.

Resposta nas orientações ao professor.