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UNIDADE

3

Saúde

Fotografia de uma construção com ornamentos em sua estrutura.  Na parede de sua fachada bicas de água e abaixo uma pia retangular, à frente uma cerca de madeira e um gramado.
Chafariz de Cauda da Boa Morte, no município de Goiás, GO, em 2021.

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O Chafariz de Cauda da Boa Morte foi construído em 1778, no município de Goiás, no estado de Goiás. Ele era abastecido por um aqueduto semelhante a uma cauda, que captava a água do Córrego Chapéu de Pedra. Na época, esse chafariz foi construído com a finalidade de auxiliar na distribuição de água à população, que, até então, era realizada unicamente pelo Chafariz da Carioca. Essa suplementação de fornecimento de água foi uma alternativa para os problemas de abastecimento que atingiam a região, principalmente nos períodos de seca.

Naquela época, era comum captar água de fontes superficiais e conduzi-las, por meio de aquedutos, até chafarizes, a fim de abastecer a população. Esse processo ocorria dessa forma porque não existia uma rede ampla de distribuição de água. Apenas na segunda metade do século XIX as primeiras redes de abastecimento de água foram construídas no Brasil.

Iniciando a conversa

1. Explique com suas palavras se você considera que a água que chegava ao Chafariz de Cauda da Boa Morte, na época em que ele foi construído, era apropriada para o consumo humano e como ela poderia impactar a saúde da população.

2. Atualmente, como é feita a distribuição de água para a maioria da população brasileira?

3. No intervalo de tempo de um minuto, escreva em pedaços de papel o que vier à sua mente sobre o tema "medidas que ajudam a manter a saúde da população". Depois, compartilhe suas ideias com os colegas de turma.

Respostas nas orientações ao professor.

Agora vamos estudar...

  • o conceito de saúde;
  • a alimentação e a saúde;
  • o saneamento básico;
  • as doenças não transmissíveis;
  • as doenças transmissíveis;
  • os indicadores de saúde pública;
  • as políticas públicas e a saúde humana.

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CAPÍTULO

5 A saúde e seus diferentes aspectos

Leia o trecho da tirinha a seguir.

Tirinha com quatro quadrinhos.  Neles estão as personagens Mônica, com cabelo curto e preto, vestido vermelho e segurando um coelho de pelúcia; Magali, com cabelo preto e vestido amarelo; e Denise, com cabelo avermelhado e vestido roxo. Q1: Mônica vai de encontro a Magali, que está brincando com um pequeno fogão e uma boneca, e diz: 'E aí amiga?'. Magali responde: 'Demorou, hein? A casinha tá pronta, vamos brincar?'. Q2: Mônica está saindo de casa, comendo uma maçã e dizendo 'Hum...que delícia!'. Q33: Mônica está chutando uma bola de futebol com força, seus olhos estão fechados; o chute faz um som 'TOIM'. Q4: Em um gramado com árvores ao redor, Mônica de braços abertos, vai ao encontro de Denise, que também está de braços abertos; Mônica diz: 'Denise!' e ela responde: 'Mônica!'.

SOUSA, Mauricio de. Missão Saúde. Turma da Mônica, 2013. p. 3, 4, 6. Disponível em: https://oeds.link/FPObDC. Acesso em: 28 jun. 2022.

Questão 1. Ícone atividade oral. Como as atitudes da Mônica em cada quadro se relacionam com o título deste capítulo?

Resposta: Espera-se que os alunos relacionem cada atitude a ações que contribuem para a manutenção da saúde do corpo, como o bem-estar físico, mental e social. No primeiro quadro, Mônica está tendo um momento de convívio e lazer com sua amiga Magali; no segundo, está ingerindo uma fruta, um alimento in natura que faz parte da alimentação saudável; no terceiro quadro, Mônica está praticando atividade física; no quarto quadro, ela está se relacionando com outra pessoa.

Questão 2. Ícone atividade oral. Em sua opinião, o que é ter saúde?

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Espera-se que os alunos reconheçam que ter saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim ter bem-estar físico, mental e social.

Questão 3. Ícone atividade oral. Que ações você pratica em seu dia a dia que, em sua opinião, contribuem para manter a sua saúde?

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a relacionar suas atividades diárias com práticas saudáveis, fazendo uma autoavaliação.

Assim como a personagem Mônica, diariamente, praticamos ações que refletem nossas escolhas, valores, oportunidades e condições de vida. Esse conjunto de ações compõe o nosso estilo de vida e, por consequência, influencia a nossa saúde.

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Mas, afinal, o que é saúde? Há várias definições para esse termo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Portanto, ela tem ampla relação com o bem-estar do indivíduo.

Leia a seguir algumas atitudes que contribuem para a manutenção da saúde.

Ter um bom relacionamento social com os colegas da escola, com os vizinhos e com os familiares, por exemplo, é essencial para a manutenção da saúde.

Fotografia de um grupo de pessoas em local aberto, sentados um ao lado do outro, segurando livros, cadernos e tablets; todos estão sorrindo.
Adolescentes estudando juntos.

Ter momentos de lazer que proporcionem felicidade, por exemplo, ir ao cinema com os amigos, ler um livro, escutar música, brincar e caminhar em um parque com a família.

Fotografia de três pessoas em um local aberto. Elas estão sentadas, cada uma tocando um instrumento musical e sorrindo.
Adolescentes tocando instrumentos em um parque.

Praticar atividade física sempre que possível. Por exemplo, fazer caminhada, dançar e praticar esportes, como basquete, natação, futebol, vôlei e corrida.

Fotografia de adolescentes de dois times diferentes, jogando basquete, em uma quadra de esporte fechada.
Adolescentes jogando basquete na escola.

Além dessas atitudes, outras são importantes para a manutenção da saúde, como uma alimentação saudável e o acesso a serviços de saneamento básico. É sobre esses assuntos que vamos estudar a seguir.

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A alimentação e a saúde

Analise a foto a seguir.

Fotografia de um aluno, à frente, sorrindo e segurando um prato com diferentes tipos de alimentos: saladas e carne. Ao fundo, uma fila de alunos e duas adultas servindo a refeição.
Alunos no refeitório de uma escola.

Questão 4. Ícone atividade oral. Quais tipos de nutrientes estão presentes nos alimentos contidos no prato mostrado na foto?

Resposta: Os alunos podem mencionar que essa refeição contém alimentos que são, por exemplo, fontes de carboidrato (arroz), proteína (carne), lipidios (molho da carne), vitaminas (salada) e sais minerais (salada).

Questão 5. Ícone atividade oral. Qual é o seu alimento preferido? Cite quais são os nutrientes presentes nele.

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos façam uma autoavaliação dos nutrientes presentes nos alimentos que eles ingerem.

Questão 6. Ícone atividade oral. Qual é a importância da alimentação?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que nos alimentamos para obter os nutrientes e a energia necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

Questão 7. Ícone atividade oral. Explique como os hábitos alimentares de uma pessoa podem influenciar a saúde dela.

Resposta nas orientações ao professor.

Alimentar-se de maneira adequada é de grande importância para a manutenção da saúde, pois os alimentos fornecem muito do que é necessário para que o corpo humano cresça e se desenvolva adequadamente. É deles que provêm a matéria e a energia utilizada para a manutenção das funções do organismo e para a realização de diversas atividades, como pensar, falar, andar, estudar e praticar atividades físicas.

Mas o que é uma alimentação adequada? De maneira geral, é aquela que fornece os diferentes nutrientes de que o organismo necessita e em quantidade adequada.

Nutrientes

Os nutrientes presentes nos alimentos podem ser classificados em carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais ou vitaminas. Em geral, os alimentos são compostos de mais de um tipo de nutriente, em diferentes proporções, e cada um deles desempenha um ou mais papéis no organismo. Estudaremos a seguir os principais nutrientes fornecidos pelos alimentos e a importância de cada um deles para o organismo.

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Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia para a maioria dos seres vivos. Além disso, eles compõem estruturas encontradas em células e tecidos do organismo.

Existem diversos tipos de carboidratos. Entre eles, podemos citar a glicose, a frutose, a sacarose e o amido.

A glicose e a frutose são encontradas principalmente nas frutas e no mel, sendo que a glicose é o carboidrato utilizado com mais facilidade pelo organismo humano. A sacarose é encontrada na cana-de-açúcar e na beterraba, por exemplo. O açúcar que utilizamos no dia a dia para adoçar preparos culinários é formado, sobretudo, por sacarose.

O amido é produzido pelos vegetais como reserva energética e pode ser encontrado em raízes, como o inhame, em caules, como a batata-inglesa, em sementes e em frutas. Alimentos feitos com farinha de trigo, como pães, bolos, massas e arroz, são ricos em amido.

No organismo, o amido e a sacarose são digeridos e transformados em moléculas menores, como a glicose.

Observe a seguir alguns alimentos ricos em carboidratos.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de um recipiente de vidro com mel e dentro uma colher com a extremidade arredondada e frestas.
Mel.
Fotografia de recipiente de vidro com açúcar. A tampa está encostada na lateral e há uma colher de metal dentro.
Açúcar.
Fotografia de um pão de forma com três fatias à frente.
Pão.
Fotografia de duas maçãs vermelhas, uma cortada pela metade e a outra inteira.
Maçãs.
Fotografia de uma penca de banana; à frente, duas metades de uma banana descascada e três rodelas.
Bananas.
Fotografia de um recipiente de vidro com grãos de arroz.
Arroz.

No processo de respiração celular, que envolve o gás oxigênio, a glicose é quebrada, liberando energia para o organismo.

Glossário

Questão 8. Ícone atividade oral. Cite alguns alimentos que você ingere e que contêm carboidratos.

Resposta pessoal. Os alunos podem citar pães, bolos, massas e frutas, por exemplo.

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Lipídios

Os lipídios são nutrientes altamente energéticos para o organismo e estão presentes nas gorduras e nos óleos, por exemplo. Além disso, participam da formação de estruturas celulares, como as membranas plasmáticas, e da produção de hormônios masculinos e femininos.

Eles também estão presentes na cera das orelhas, protegendo as estruturas internas desses órgãos, e nas cascas de algumas frutas, reduzindo a perda de água para o ambiente.

Os lipídios que não são utilizados para obtenção imediata de energia pelo organismo são transportados pela corrente sanguínea para as células adiposas, onde são armazenados. O acúmulo de gordura nessas células constitui uma reserva energética ao organismo, além de proteger alguns órgãos e ajudar a manter a temperatura corpórea. No entanto, o excesso de gordura é prejudicial à saúde e pode causar doenças, como a obesidade.

As gorduras podem ser divididas basicamente em dois grupos: saturadas e insaturadas. Leia as informações a seguir.

As gorduras saturadas estão presentes em alimentos de origem animal e em alguns óleos vegetais. O consumo em excesso deve ser evitado, pois essas gorduras podem ser prejudiciais à saúde. Alimentos como manteiga, banha, toucinho, carne gordurosa e alguns óleos vegetais, como o de coco, são fontes de gorduras saturadas.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de um tablete de manteiga sobre um recipiente.
Manteiga.
Fotografia de três pedaços de carne bovina crua dentro de uma bandeja de plástico.
Carne bovina.

As gorduras insaturadas estão presentes na maioria dos óleos vegetais, como os de girassol, canola, milho e soja, na carne de peixe, no azeite de oliva, na azeitona, no abacate e em sementes, como castanhas, nozes e amêndoas.

É importante que essas gorduras façam parte da alimentação, porém sem exageros.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de uma embalagem plástica cheia com um líquido transparente amarelo.
Óleo de soja.
Fotografia de um pedaço de carne de peixe cru, com coloração laranjada, dentro de uma bandeja.
Carne de peixe.

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Proteínas

As proteínas estão presentes em vários alimentos e são nutrientes que fazem parte da estrutura de células e tecidos, de anticorpos e de vários hormônios. Certos tipos de proteínas — as enzimas — ainda participam de processos metabólicos, como a digestão e a respiração.

Glossário

Anticorpo:
molécula formada por proteínas produzida por células sanguíneas que auxilia na defesa do organismo contra agentes causadores de doenças, por exemplo.
Hormônio:
molécula produzida por estruturas específicas, chamadas glândulas, que atua no controle e na regulação de diferentes funções no organismo.

As proteínas são formadas por estruturas menores, conhecidas como aminoácidos. Nas proteínas encontradas nos seres vivos, existem vinte tipos de aminoácidos diferentes, que podem se combinar de diversas maneiras e formar uma grande diversidade de proteínas.

O corpo humano não é capaz de produzir todos os tipos de aminoácidos. Alguns deles precisam ser obtidos por meio da alimentação.

Em geral, os alimentos de origem animal, como leite, ovos e carnes, são ricos em proteínas e, individualmente, podem conter grande parte dos aminoácidos essenciais. Já os alimentos de origem vegetal têm proteínas em menor quantidade. Apesar disso, certos alimentos, por exemplo, feijão e lentilha, também podem ser importantes fontes de proteínas.

Além das plantas e dos animais, os fungos comestíveis, como o maitake e o shiitake, também são fontes de proteínas.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de uma garrafa de vidro com leite até a metade. Ela está fechada com uma tampa de metal e, ao lado, um copo de vidro com leite.
Leite.
Fotografia com dois tipos diferentes de queijo sobre uma tábua redonda de madeira. Ao fundo, queijo com formato de semicírculo e à frente, um queijo redondo cortado, e ao seu lado, duas fatias.
Queijos.
Fotografia de pedaços de carne de frango crua em uma bandeja de isopor.
Carnes.
Fotografia de um recipiente com grãos de ervilha.
Ervilhas.
Fotografia de cogumelos de cor amarronzada em um recipiente redondo de madeira.
Shiitakes.

A combinação de diferentes alimentos em uma dieta pode suprir as necessidades de aminoácidos do organismo, inclusive em dietas vegetarianas, desde que sejam bem balanceadas.

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Sais minerais

Professor, professora: Os símbolos dos elementos químicos e as fórmulas químicas das substâncias serão apresentadas na primeira ocorrência, por capítulo.

Os sais minerais estão presentes no corpo humano em quantidades pequenas, se comparados aos outros nutrientes já estudados. No entanto, são tão importantes quanto outros nutrientes, fazendo parte da constituição de tecidos, como o ósseo, e ajudando a regular o metabolismo, por exemplo.

Na tabela a seguir são mostrados alguns sais minerais, exemplos de alguns alimentos em que podem ser encontrados e exemplos de papéis que eles desempenham no organismo.

Os sais mineirais e o organismo humano
Sais minerais Exemplo de fontes Importâncias para o organismo

Sódio (Na)

Todos os vegetais (principalmente salsão, cenoura, agrião e cebolinha), queijos, nozes e aveia.

Participa da condução dos impulsos nervosos.

Cálcio (Ca)

Queijos, leites, gema de ovo, crustáceos e verduras de folhas verdes.

Auxilia na formação de ossos e dentes.

Participa da coagulação do sangue e da oxigenação dos tecidos.

Atua na contração muscular.

Participa do combate às infecções.

Ferro (Fe)

Fígado, rim, coração, gema de ovo, verduras, nozes, frutas secas e cereais.

Faz parte da hemoglobina existente nas hemácias, principal responsável pelo transporte de oxigênio (O2), por exemplo, no sangue

Iodo (I)

Frutos do mar, sal iodado e plantas, como agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, ervilha, aspargo, rabanete e tomate.

Participa da regulação da glândula tireoide, que secreta hormônios que ajudam a regular o metabolismo do organismo.

Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard. DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 510.

Hemácia:
célula do sangue que tem como principal papel o transporte de oxigênio.

Uma alimentação balanceada, que inclua alimentos variados, é essencial para a obtenção dos sais minerais nas quantidades adequadas.

Sugestões complementares

Acesse o documento disponível no link a seguir e obtenha mais informações sobre alimentos que são fontes de vitaminas e de sais minerais, além de dicas de armazenamento e período de safra.

Conselho Federal de Nutricionistas. Disponível em: https://oeds.link/7zwouX. Acesso em: 28 jun. 2022.

Dica!

No site indicado, você também encontrará instruções para o preparo dos alimentos. Caso queira colocar em prática essas receitas, peça ajuda a um adulto.

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Vitaminas

As vitaminas ajudam a regular diversos processos metabólicos que ocorrem no organismo. Pequenas quantidades de vitaminas já são suficientes para suprir nossas necessidades.

Sem esses nutrientes, o crescimento, o desenvolvimento e o funcionamento adequados do corpo humano podem ser comprometidos. Leia na tabela a seguir alguns exemplos de fontes e as principais funções de algumas vitaminas no organismo.

Fontes de vitaminas e suas funções no organismo

Vitaminas

Exemplos de fontes

Importâncias para o organismo

Vitamina A

Fígado, leites, ovos e plantas verdes, amarelas e alaranjadas, como brócolis, couve, cenoura, abóbora, melão e pêssego.

Essencial na formação de estruturas relacionadas à visão.

Auxilia a manter a estrutura da pele.

Participa do crescimento de ossos e dentes.

Vitamina B2

Fígado e outras carnes, ovos, produtos integrais, aspargo, ervilha, beterraba e amendoim.

Auxilia as reações químicas que envolvem as proteínas e os carboidratos.

Vitamina C

Frutas cítricas, como laranja e limão, tomate e plantas verdes, como pimentão verde e repolho.

Auxilia a formação dos ossos e dos dentes.

Atua na cicatrização de ferimentos.

Vitamina D

Óleo de fígado de peixe, gema de ovo e leites. A exposição aos raios solares, em horários e condições adequados, é um fator importante para que o organismo produza essa vitamina, com base em substâncias presentes nesses alimentos.

Auxilia a absorção de sais de fósforo (P) e sais de cálcio pelo organismo.

Vitamina E

Óleos vegetais, plantas verde- -escuras, nozes, gema de ovo e cereais.

Participa das reações químicas que envolvem os lipídios.

Participa da formação do material genético (DNA e RNA) e das hemácias.

Auxilia no processo de cicatrização.

Favorece o funcionamento adequado do sistema nervoso.

Vitamina K

Fígado, espinafre, couve-flor e repolho.

Participa do processo de coagulação sanguínea.

Fonte de pesquisa: TORTORA, Gerard. DERRICKSON, Bryan. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Tradução: Alexandre Lins Verneck et al. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 512-514.

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Alimentação variada e equilibrada

Leia a manchete a seguir.

Brasil está entre países que enfrentam epidemia que combina obesidade e subnutrição

Disponível em: https://oeds.link/61WCyP. Acesso em: 20 abr. 2022.

Questão 9. Ícone atividade oral. Em sua opinião, como é possível que uma pessoa esteja, ao mesmo tempo, obesa e subnutrida?

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos reflitam sobre o que é obesidade e o que é subnutrição. Espera-se que os alunos mencionem que uma dieta pouco variada, pobre em alimentos fonte de vitaminas e sais minerais, mas rica em alimentos calóricos, pode levar à obesidade e à subnutrição simultaneamente.

A maior parte dos nutrientes essenciais ao nosso organismo são adquiridos dos alimentos que ingerimos.

Uma alimentação variada e equilibrada é aquela que fornece os diferentes nutrientes de que o organismo necessita e em quantidade adequada. Não há uma única dieta alimentar que garanta esse tipo de alimentação para todas as pessoas, pois as necessidades nutricionais variam de acordo com características, como idade e estado de saúde.

O hábito alimentar saudável pode ser promovido com ajuda dos nutricionistas, profissionais que avaliam as características do paciente e planejam o cardápio adequado para essa pessoa.

Apesar de cada indivíduo apresentar necessidades nutricionais próprias, informações presentes no Guia alimentar para a população brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde, podem ajudar a ter hábitos que contribuam para uma alimentação variada e equilibrada. Leia a seguir algumas orientações presentes nesse guia.

Devemos dar preferência para consumir alimentos in natura e ingerir processados o mínimo possível. Esses alimentos são obtidos diretamente de plantas e animais, sem que sejam submetidos a algum tipo de alteração na composição de seus nutrientes ou que passem por alterações mínimas, como resfriamento e secagem. Frutas, verduras, feijão, arroz, castanhas, carnes frescas e leite são exemplos desses alimentos.

Fotografia de um prato com diferentes alimentos: arroz, feijão, carne, mandioca e salada.
Refeição preparada com alimentos in natura.

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Devemos usar pequenas quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcar no preparo dos alimentos e das refeições. Esses produtos devem ser utilizados apenas para temperar e cozinhar alimentos in natura e minimamente processados. Óleos de soja e milho, manteiga, banha de porco, açúcar branco ou mascavo, sal de cozinha refinado ou grosso são exemplos desses alimentos.

Devemos limitar ingerir alimentos processados. Esses alimentos são fabricados com base em alimentos in natura, aos quais são adicionados condimentos e conservantes, por exemplo. Essa adição altera de maneira desfavorável a composição nutricional do alimento original. Frutas em calda, queijos, produtos enlatados, como sardinha e atum, produtos em conserva e carnes secas e defumadas são exemplos desses alimentos.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia de três latas de alimentos abertas. À esquerda, lata com milho, ao centro, lata com feijão e à direita, lata com ervilha.
Alimentos enlatados.

Devemos evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Esses alimentos são fabricados com ingredientes de uso exclusivamente industrial, envolvendo diversas técnicas de processamento. Salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, refrigerante e macarrão instantâneo são exemplos desses alimentos.

Fotografia de quatro recipientes de madeira com diferentes tipos de biscoitos, amendoins e salgadinhos.
Alimentos ultraprocessados.

Questão 10. Ícone atividade oral. Quais alimentos citados anteriormente fazem parte da sua alimentação diária? Com base na sua resposta, você considera a sua alimentação saudável? Justifique.

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que os alunos façam uma autoavaliação a respeito dos alimentos que eles consomem.

Além das recomendações já citadas e de uma alimentação variada e equilibrada, é importante nos alimentarmos regularmente e mastigar bem os alimentos. Além disso, ao comer em restaurantes, por exemplo, devemos dar preferência aos locais que sirvam alimentos preparados na hora e que tenham variedade de alimentos in natura.

Antes de comprar ou consumir um alimento, é importante ler o rótulo e, se possível, dar preferência a alimentos orgânicos.

Alimento orgânico:
alimento cultivado sem a adição de agrotóxicos, adubos químicos e substâncias cujo consumo é prejudicial à saúde.

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Segurança alimentar

A segurança alimentar é um direito garantido pela lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, e diz respeito ao acesso regular a alimentos de qualidade e em quantidade adequada, sem que haja o comprometimento de outras necessidades essenciais à saúde para garanti-lo. Apesar de ser um direito de todo cidadão, essa não é uma realidade para toda a população brasileira.

A respeito desse assunto, leia o trecho de reportagem a seguir.

19 milhões de brasileiros vivem com fome; consequências na saúde são irreversíveis

[...]
Mais da metade da população brasileira — 116 milhões de pessoas — vive com algum grau de insegurança alimentar. Ao menos 19 milhões estão passando fome, situação agravada pela pandemia e pela crise econômica do país. [...]

Glossário

NEUMAM, Camila. 19 milhões de brasileiros vivem com fome; consequências na saúde são irreversíveis. CNN Brasil, 28 out. 2021. Disponível em: https://oeds.link/6X7iCS. Acesso em: 28 jun. 2022.

Os casos de insegurança alimentar podem variar desde aqueles em que há baixa disponibilidade de alimentos, em que as pessoas fazem uma única refeição ao dia, até aqueles casos em que não há alimentos disponíveis e as pessoas ficam sem se alimentar por certo período.

As consequências para a saúde das pessoas que enfrentam a insegurança alimentar são graves, sobretudo para as crianças. Isso porque alimentos de baixa qualidade e em quantidades inadequadas resultam na falta de nutrientes, e, por consequência, em prejuízos para o corpo que está em crescimento e em desenvolvimento.

A fome é um problema mundial, sendo a Ásia, a África e a América Latina as regiões do mundo mais afetadas. No Brasil, segundo pesquisa do IBGE realizada entre os anos de 2017 e 2018, as regiões Norte e Nordeste do país são as mais atingidas pela insegurança alimentar, sendo as únicas em que mais da metade dos domicílios particulares encontravam-se nessa situação.

Agora, responda à questão a seguir em seu caderno.

a) A alimentação adequada é um direito garantido por lei. Qual é o papel do poder público na garantia desse direito? Se necessário, faça uma pesquisa.

Resposta nas orientações ao professor.

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Transtornos alimentares

Leia o trecho da reportagem a seguir.

Imagem distorcida: os gatilhos dos distúrbios alimentares

A busca pelo corpo perfeito, tão propagada nas redes sociais, pode levar ao desenvolvimento de compulsões ou à adoção de dietas mirabolantes. Tratamento do problema deve ser multidisciplinar

CABRAL, Ailim; SILVA, Amanda. Imagem distorcida: os gatilhos dos distúrbios alimentares. Correio Braziliense, 16 maio 2021. Disponível em: https://oeds.link/Lvgsfz. Acesso em: 7 jul. 2022.

Questão 11. Ícone atividade oral. De acordo com o texto, o que pode estar relacionado com o aumento desses transtornos alimentares?

Resposta: Espera-se que os alunos mencionem a busca pelo corpo perfeito, propagada nas redes sociais.

Alguns problemas alimentares levam as pessoas a comer em excesso, a deixar de comer ou a eliminar os alimentos ingeridos, principalmente, por meio de vômito. Esses são exemplos dos chamados transtornos alimentares, que podem afetar todos os cidadãos em diferentes idades. Os transtornos alimentares mais comuns são o transtorno da compulsão alimentar periódica, a anorexia nervosa e a bulimia nervosa. Leia sobre cada um deles a seguir.

No transtorno da compulsão alimentar periódica, a pessoa perde o controle de sua alimentação e come muito além do necessário para saciar a fome.

Na anorexia nervosa, a pessoa restringe de forma intensa o consumo de alimentos, emagrecendo rapidamente. A pessoa tem a percepção de que sua massa corpórea está muito acima do que ela tem de fato. A anorexia pode levar à morte.

Na bulimia nervosa, as pessoas passam por períodos de superalimentação, quando ingerem grande quantidade de alimentos em um curto espaço de tempo, seguidos por períodos em que se sentem culpadas pelo consumo excessivo e, por isso, tentam eliminar os alimentos ingeridos, provocando vômito, utilizando medicamentos ou fazendo exercícios físicos exageradamente.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração de uma mulher sobre uma balança. Ela veste uma camiseta e um shorts; os braços e pernas são longos e finos, os ossos do abdome estão aparentes; ela está olhando para o lado, em direção a sua sombra, que tem o formato do seu corpo, com pernas e braços mais grossos e região do abdome maior.
Representação da imagem distorcida de como uma pessoa com anorexia se visualiza.

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Os transtornos alimentares podem ser desencadeados por fatores biológicos, sociais ou psicológicos, como baixa autoestima, depressão e ansiedade.

Como você leu no trecho de reportagem da página anterior, os padrões culturais de beleza, propagados em redes sociais, por exemplo, e a preocupação exagerada com a aparência física do corpo, muitas vezes, contribuem para a ocorrência desses transtornos alimentares, principalmente na adolescência.

Nessa fase de grandes mudanças, o corpo passa por transformações que podem deixar os adolescentes insatisfeitos com a própria aparência. Eles tendem a ser mais influenciados pela mídia, que, muitas vezes, prioriza padrões de beleza relacionados à magreza ou a um corpo musculoso.

Por outro lado, nos últimos anos, linhas de pensamento que contrapõem a padronização do corpo têm ganhado cada vez mais espaço na mídia, tendo, muitas vezes, o público adolescente como entusiasta e divulgador dessas ideias.

A proposta dessas linhas de pensamento é promover a aceitação do corpo humano, independentemente do formato, da capacidade física, do tamanho ou da aparência. A divulgação é feita, muitas vezes, mediante hashtags nas mídias sociais, por meio de textos e imagens de incentivo à aceitação do corpo que promovam a autoestima.

Fotografia de um grupo com cinco crianças em volta de um notebook, olhando em direção a ele e sorrindo.
Adolescentes acessando uma rede social da internet.

Para viver bem e manter a saúde, as pessoas precisam desenvolver o autoconhecimento, gostar do próprio corpo, ter uma alimentação variada e equilibrada e reconhecer suas qualidades, bem como as transformações e amadurecimentos pelos quais o corpo e a mente passam nas diferentes fases da vida.

Os transtornos alimentares devem ser tratados e acompanhados por uma equipe de especialistas, incluindo psicólogos e nutricionistas.

Conhecer a si mesmo, suas emoções, capacidades, limitações e desejos é desenvolver o autoconhecimento. Por meio dele, podemos fortalecer o amor próprio e nos aceitarmos do jeito que somos.

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A ingestão de água

Além dos nutrientes que estudamos anteriormente, o corpo também precisa de água para se manter vivo e realizar suas atividades. A água é essencial à vida e está presente no interior das células, nas secreções e nos fluidos corpóreos, por exemplo. Ela desempenha diferentes papéis no organismo, como os apresentados a seguir.

  • Dissolve substâncias que participam de reações metabólicas.
  • Possibilita o transporte de materiais, inclusive dos nutrientes, pelo corpo.
  • Participa de processos fisiológicos essenciais ao organismo, como a digestão, a respiração, a circulação sanguínea e a excreção de resíduos do corpo.
  • Lubrifica as articulações.
  • Contribui para a regulação da temperatura corporal.

Diariamente, a água é eliminada do corpo por meio da urina, das fezes, do suor e pela respiração. Por isso, a água precisa ser constantemente reposta no organismo.

Muitos alimentos que ingerimos contêm água em sua constituição, como frutas, verduras, sucos e leite. Apesar disso, é preciso também ingerir água potável para satisfazer as necessidades do organismo.

Fotografia de um adolescente com gotas de suor no rosto e cabelo molhado. Ele está usando luvas de boxe, com as mãos em posição de combate e camiseta regata.
Adolescente perdendo água na forma de suor por meio da transpiração, após praticar atividade física.

A água é fundamental para as funções vitais do corpo humano, e problemas como a desidratação podem afetar essas funções.

A desidratação consiste em um conjunto de alterações que ocorrem no organismo por causa da perda excessiva de água e de sais minerais. Ela pode ser decorrente de um quadro de desnutrição ou resultado de uma diarreia aguda, provocada por uma intoxicação ou infecção, por exemplo. A desidratação representa maior risco à vida principalmente quando afeta crianças e idosos.

A pessoa que manifesta sintomas de desidratação deve ser encaminhada a um médico e ingerir soro para se reidratar. Além disso, precisa continuar se alimentando e ingerindo quantidade adequada de líquidos.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. No caderno, escreva a letra que corresponde à alternativa correta.

a) O conceito de saúde é caracterizado apenas pela ausência de doenças, não incluindo o bem-estar mental.

b) Em uma alimentação saudável e equilibrada, alimentos in natura devem ser evitados e os alimentos ultraprocessados devem ser priorizados.

c) A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que se caracteriza pela ingestão compulsiva dos alimentos.

d) A desidratação é caracterizada pela perda excessiva de água e sais minerais causada, por exemplo, por episódios de vômito e diarreia. Ela pode ser revertida pela ingestão do soro.

Resposta: Alternativa d.

2. Analise a foto a seguir. Depois, julgue os itens em relação ao nutriente presente em maior quantidade no alimento representado na foto e escreva a letra que corresponde à alternativa correta.

Fotografia de um prato com pedaços de diferentes tipos de frutas: morango, kiwi, laranja, abacaxi, e mirtilo.
Salada de frutas.

1. Carboidratos e lipídios.

2. Sais minerais e vitaminas.

3. Auxiliam a regulação do metabolismo.

4. Proteínas e lipídios.

a) Os itens 1 e 3 estão corretos.

b) Os itens 2 e 4 estão corretos.

c) Os itens 2 e 3 estão corretos.

d) Os itens 1 e 4 estão corretos.

Resposta: Alternativa c.

A autonomia é a capacidade de poder escolher entre opções ofertadas e saber tomar decisões por conta própria e de maneira livre. Ao conhecermos os nutrientes que compõem cada alimento e a maneira de cada um deles agir em nosso corpo, bem como as necessidades do organismo, podemos optar por alimentos mais saudáveis.

3. Analise o rótulo de um alimento de sua residência e explique como essa atitude pode auxiliar a manter uma alimentação equilibrada e variada.

Resposta: Ao fornecer informações nutricionais do alimento, a pessoa pode optar por alimentos que contenham maior variedade de nutrientes, evitando o consumo excessivo de sais, açúcares e gorduras, por exemplo.

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4. Analise o texto a seguir e responda às questões propostas.

Projeto leva produção de quilombos no Vale do Ribeira à periferia paulistana

[...]
Alimentos produzidos por comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, estão chegando às mesas de famílias vulneráveis na capital.
[...]
O plano emergencial liga patrocinadores e campanhas contra a fome às comunidades tradicionais. "Parceiros compram os alimentos da cooperativa e distribuem. A verba mantém a produção nas roças, assegura a renda nos quilombos e leva alimento orgânico para quem está vulnerável na capital", diz a coordenadora.
"É uma campanha bonita, mas não deveria ser necessária" [...].
Os quilombos produzem até 70 tipos de alimento, entre variedades de banana, cará, mandioca, milho e arroz. [...]

FERREIRA, Catarina. Projeto leva produção de quilombos no Vale do Ribeira à periferia paulistana. Folha de São Paulo, 21 out. 2021. Disponível em: https://oeds.link/3slpfI. Acesso em: 28 jun. 2022.

a) De acordo com o Guia alimentar para a população brasileira, a que categoria correspondem os alimentos citados no texto? Qual é a indicação para o seu consumo?

Resposta: Os alunos podem responder que os alimentos citados no texto são classificados pelo Guia alimentar para a população brasileira como alimentos in natura. Esses alimentos devem ser preferencialmente consumidos com relação aos alimentos de outras categorias, como os processados e ultraprocessados.

b) Dê sua opinião sobre o significado da frase: "É uma campanha bonita, mas não deveria ser necessária". Para isso, produza em seu caderno um parágrafo argumentativo.

Resposta nas orientações ao professor.

c) Foi criado um selo para certificar os alimentos produzidos pelas comunidades quilombolas. Como ele pode ajudar as comunidades quilombolas e outras pessoas que consumam esses produtos?

Resposta pessoal. Esse selo reconhece a produção dos quilombolas e contribui para valorizar os alimentos produzidos por essas comunidades, incentivando seus produtores e contribuindo para gerar renda para essas famílias. Já para as pessoas que os compram, o selo é uma maneira de se certificar sobre a origem e a qualidade do alimento.

d) As comunidades quilombolas são territórios de ocupação coletiva regulamentados pela Constituição Federal, com base na ancestralidade, parentesco e tradições culturais de seu povo. Junte-se a um colega e faça uma pesquisa sobre as comunidades quilombolas na região onde você mora, abordando a história, a cultura e a produção de alimentos nessas comunidades.

Resposta pessoal. A resposta dependerá da região onde os alunos moram.

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Saneamento básico

Leia a manchete e o trecho de reportagem a seguir.

Abastecimento de água é ampliado em parte do Grande Recife e beneficia 475 mil pessoas; veja as localidades

Disponível em: https://oeds.link/ShdO8O. Acesso em: 4 ago. 2022.

Bairros de Miracatu estão há semanas sem coleta de lixo

Moradores de ruas afastadas do Centro da cidade reclamam de bichos e temem doenças pelo acúmulo de lixo.

BAIRROS de Miracatu estão há semanas sem coleta de lixo. G1, 25 nov. 2021. Disponível em: https://oeds.link/qHHYmX. Acesso em: 28 jun. 2022.

Questão 12. Ícone atividade oral. O bairro em que você mora é atendido por algum dos serviços citados na manchete e no trecho de reportagem?

Resposta pessoal. A resposta dependerá do serviço prestado no bairro em que os alunos moram.

Questão 13. Ícone atividade oral. Explique a relação desses serviços com a manutenção da saúde da população.

Resposta: O abastecimento de água tratada contribui para evitar diversas doenças veiculadas pela água. A coleta de lixo evita, por exemplo, que esses resíduos sejam descartados inadequadamente no ambiente e contaminem o solo, os cursos de água ou atraiam animais transmissores de doenças.

Como estudamos, uma alimentação variada e equilibrada, assim como a ingestão adequada de água, são fundamentais para a manutenção da saúde. Além desses hábitos, diversos serviços e medidas são essenciais para a qualidade de vida das pessoas e o cuidado ambiental e, consequentemente, para a manutenção da saúde. O conjunto desses serviços e medidas é chamado saneamento básico e deve ser disponibilizado à população pelas prefeituras e outros órgãos públicos, sendo um direito de todo cidadão.

Entre os serviços relacionados ao saneamento básico estão o tratamento e a distribuição de água, a coleta e o tratamento de esgoto, a coleta de resíduos e a limpeza das vias públicas.

Esses serviços podem ser prestados exclusivamente por órgãos públicos ou em parceria com empresas privadas.

Fotografia de um adolescente, em um banheiro, de frente para uma pia, com a torneira saindo água, lavando as mãos.
Adolescente lavando as mãos com água tratada distribuída à população.

Questão 14. Ícone atividade oral. Como a atitude mostrada na foto contribui para a manutenção da saúde?

Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que lavar as mãos com água tratada e sabão ajuda a eliminar microrganismos que poderiam causar doenças.

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Conforme previsto na Constituição Federal, Lei nº 11.445, de 2007, o acesso ao saneamento é um direito de todos os brasileiros, sendo os governos municipal, estadual e federal responsáveis por garantir à população esses serviços. No entanto, será que toda a população brasileira tem esse direito garantido? Para responder a essa questão, vamos estudar a seguir cada serviço relacionado ao saneamento básico.

Tratamento de água

A água que o ser humano utiliza para realizar algumas atividades diárias, como preparar alimentos e saciar a sede, deve ser potável, ou seja, adequada ao consumo humano.

Para se tornar potável, a água deve passar por um sistema de tratamento nas Estações de Tratamento de Água (ETAs). Nesses locais, a água passa por diversos processos que a tornam adequada ao consumo humano e, então, é distribuída à população por meio de tubulações. Observe a seguir.

Fotografia aérea de local aberto com tanques de diferentes tamanhos, dois grandes e vários menores, com formato retangular. Ao fundo construções e carros.
Vista aérea de Estação de Tratamento de Água, no município de Cuiabá, MT, em 2018.

Ao ser armazenada em caixa-d'água nas residências, a água pode adquirir impurezas, substâncias nocivas ao organismo e microrganismos causadores de doenças. Por isso, a água deve passar por um tratamento doméstico adicional antes de ser consumida pelo ser humano.

Uma maneira simples e eficaz de tratar essa água é por meio da fervura. Nesse caso, a água deve ser fervida durante 20 minutos para que grande parte dos agentes causadores de doenças seja eliminada.

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Outra maneira de realizar o tratamento caseiro da água é por meio da adição de hipoclorito de sódio (NaCO). Essa substância é encontrada na água sanitária, utilizada para eliminar microrganismos.

Para cada litro de água, misturam-se duas gotas de água sanitária.

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração em sequência. À esquerda, ilustração A.  Sobre uma superfície, há uma embalagem identificada como hipoclorito de sódio, e ao lado, uma jarra transparente com medidas de volume. Dentro dela há um líquido transparente, e acima, uma mão segurando um conta-gotas e duas gotas caindo dentro da jarra. À direita, na ilustração B, há uma mão segurando uma colher que está dentro da jarra transparente.
Representação do tratamento de água caseiro feito pelo método de adição de água sanitária à água (A), seguido de agitação da solução (B).

Cuidado!

Você não deve manipular a água sanitária, pois essa solução pode causar danos à saúde.

A desinfecção com água sanitária deve ser feita por um adulto.

Além da fervura e da desinfecção com hipoclorito de sódio, a água pode ser tratada por meio da filtração.

Muitas residências brasileiras não têm acesso a sistemas de abastecimento de água. Por isso, diversas famílias precisam se deslocar por quilômetros para obter esse recurso, que, na maioria das vezes, não está adequado para o consumo.

Em razão da dificuldade de acesso, algumas pessoas utilizam maneiras alternativas para obter água, como a perfuração de poços ou a construção de cisternas.

As cisternas são estruturas para captação e armazenamento da água da chuva. Elas constituem um meio alternativo importante para garantir esse recurso em regiões do país que sofrem com a seca prolongada e onde o acesso a água não é regular, por exemplo.

Já a perfuração de poços é uma alternativa viável em regiões em que a água subterrânea está disponível. No entanto, essa perfuração deve ser regularizada para não trazer riscos ambientais.

Fotografia de um local aberto. À frente, no chão, destaque para as cisternas, reservatórios redondos de alvenaria fechados com tampas E atrás, casas.
Cisternas em residências, no município de Petrolina, PE, em 2021.

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Tanto a água obtida por meio da perfuração de poços quanto a água captada da chuva nas cisternas são impróprias para o consumo e devem passar pelo processo de filtração, fervura ou desinfecção antes de serem consumidas.

Fotografia de um filtro de barro. Ele é composto por duas partes, a superior com a tampa e a inferior com a torneira. Está sobre uma pia; e ao lado há uma toalha pendurada.
Filtro de água feito de barro.

Tratamento de esgoto

Analise a seguir algumas atividades que envolvem o uso de água em uma residência.

Ilustração em sequência. À esquerda, ilustração A. Em um banheiro, uma menina, de frente para o vaso sanitário, apertando a descarga. Ao lado, uma pia com espelho e toalha pendurada na parede. À direita, ilustração B. Em uma lavanderia, um homem, de frente para um tanque, com a torneira aberta, segurando embaixo uma roupa. Ao lado, uma máquina de lavar roupas.
Pessoas utilizando água em uma residência para dar descarga (imagem A) e para lavar roupa (imagem B).

Representações com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Questão 15. Ícone atividade oral. Após a realização das atividades representadas nas imagens A e B, como fica a água utilizada?

Resposta: A água fica imprópria para o consumo. No caso da atividade representada pela imagem A, a água se mistura a fezes e urina. Já no caso da atividade representada pela imagem B, a água se mistura a substâncias químicas, como detergente e sabão.

Questão 16. Ícone atividade oral. Qual é o destino da água que você utiliza no dia a dia para tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos, por exemplo?

Resposta: Os alunos podem citar que essa água é encaminhada para fossas ou para as redes coletoras de esgoto. A rede coletora conduz essa água até as estações de tratamento de esgoto.

Em uma residência, a água utilizada para realizar diferentes atividades é misturada a detergentes, sabonetes, fezes, urina e restos de alimentos, por exemplo, formando o que chamamos de esgoto doméstico. A água também é utilizada em outros locais, como nas indústrias e em práticas agrícolas, onde recebe diferentes tipos de resíduos. O esgoto formado nesses locais deve ter destino e tratamento adequados.

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Quando o esgoto não é coletado e tratado, mas lançado diretamente no ambiente, ele causa a contaminação e a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas, prejudicando os seres vivos que vivem nesses meios. Além disso, o esgoto pode conter agentes causadores de doenças, como bactérias e protozoários, que prejudicam a saúde dos seres humanos e de outros seres vivos.

O esgoto a céu aberto também atrai animais transmissores de doenças, como alguns insetos e ratos.

O esgoto lançado de forma direta nos corpos-d'água, como nos rios e lagos, causa a poluição da água, tornando-a inadequada ao uso da população humana – além de causar prejuízos aos seres vivos que vivem nesses ambientes.

O esgoto deve ser coletado e transportado pelas tubulações que compõem a rede de coleta dos locais em que foram gerados até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

Nessas estações, são realizadas várias etapas de tratamento para que o esgoto possa ser despejado nos corpos-d'água com menos poluentes, reduzindo os danos ao meio ambiente.

Fotografia aérea de um local aberto com dois tanques de formato retangular, um de tamanho grande, e ao lado, um menor. No entorno há vegetação, um rio, rodovia e casas.
Vista aérea de tanques de estação de tratamento de esgoto, no município de Taguaí, SP, em 2020.

Sugestões complementares

No site Instituto Trata Brasil, você encontrará informações sobre o tratamento da água e do esgoto no Brasil e no mundo, além de informações sobre saúde e conservação do ambiente.

Instituto Trata Brasil. Disponível em: https://oeds.link/8QmEIv. Acesso em: 20 jun. 2022.

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Fossas

Em locais onde não existe rede de coleta e de tratamento de esgoto, é necessário construir fossas sépticas.

As fossas sépticas são tanques impermeáveis, enterrados e conectados a um sistema de canalização para receber o esgoto doméstico. Elas devem ser construídas a uma distância de aproximadamente 4  m da residência, não muito perto para evitar mau cheiro e não tão distante para evitar longas tubulações.

Observe a seguir um esquema simplificado de uma fossa séptica.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração de uma casa de madeira sobre um gramado, e, recorte do solo abaixo dela com indicativos. Indicativo1. Cano saindo da casa em direção a uma caixa retangular com tampa, a caixa de inspeção; destaque para o esgoto, líquido amarronzado, saindo do cano e dentro da caixa. Indicativo 2. Cano saindo da caixa de inspeção para a fossa séptica, com formato retangular e parte superior estreita, onde está a tampa de acesso que fica na superfície; dentro, destaque para o efluente, líquido claro amarronzado, e no fundo, para o lodo, material sólido; marcação da distância de 4 metros entre a fossa séptica e a casa. Indicativo 3. Cano saindo da fossa séptica em direção ao sumidouro, de formato maior; no fundo, camadas de pedras e aberturas para o solo; destaque para líquido claro amarronzado, o efluente.
Representação de fossa séptica em corte de uma residência.

1. O esgoto produzido na residência segue por tubulações até a caixa de inspeção, que é instalada para facilitar a manutenção do sistema, como desentupimento de tubulações.

2. O material proveniente dessa caixa segue para a fossa séptica, onde seres vivos decompositores degradam a matéria orgânica. A porção sólida deposita-se no fundo desse tanque, formando o chamado lodo, que é periodicamente coletado por empresas especializadas. A parte líquida é chamada efluente e contém menor quantidade de poluentes e matéria orgânica.

3. O efluente é encaminhado ao sumidouro, um tanque cujo fundo fica em contato com o solo, permitindo que o efluente infiltre nele. O sumidouro deve ser instalado em locais afastados de fontes de água subterrâneas e em nível mais baixo que a fossa séptica, para facilitar o escoamento do material.

Fonte de pesquisa: ANDREOLI, Cleverson Vitório (coord.). Lodo de fossa e tanque séptico: caracterização, tecnologias de tratamento, gerenciamento e destino final. Rio de Janeiro: ABES, 2009. Disponível em: https://oeds.link/lTsLcI. Acesso em: 28 jun. 2022.

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Além das fossas sépticas, existem também as fossas secas, que são buracos feitos no solo, sem revestimento.

Nesse tipo de fossa, parte do esgoto infiltra no solo e a outra parte sofre decomposição dentro dela. Os dejetos despejados na fossa podem contaminar o solo e a água. Por isso, o uso desse tipo de fossa não é recomendável e deve ser abolido.

Fotografia de duas construções de madeira, uma ao lado da outra, compostas por três paredes, telhado e uma porta com placas, à frente uma escada de acesso. E no entorno vegetação.
Fossa seca na comunidade Vila da Mata, no município de Bertioga, SP, em 2020.

Coleta de resíduos sólidos

Vamos praticar

Você e seus colegas verificarão a quantidade e os tipos de resíduos sólidos produzidos na escola em um dia. Para isso, vocês devem se organizar em grupos e dividir as seguintes tarefas.

Cuidado!

Não toque nos resíduos. Obtenha os dados necessários entrevistando alunos e funcionários da escola.

A. Verificar a quantidade e os tipos de resíduos sólidos produzidos na sala de aula.

B. Verificar com os profissionais responsáveis pela merenda a quantidade e os tipos de resíduos produzidos na cozinha da escola.

C. Verificar com os zeladores a quantidade e os tipos de resíduos sólidos produzidos na cantina, nos banheiros da escola e em outros ambientes da escola.

A quantidade de resíduos sólidos pode ser medida pelo número e pelo volume de sacos de lixo. Ao conversarem com os funcionários e os alunos da escola, perguntem se essa quantidade de resíduos sólidos poderia ser reduzida e de que maneira.

Ao final, produzam cartazes com os dados obtidos e as propostas de soluções para reduzir a quantidade de resíduos gerados na escola.

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Diversas atividades que realizamos em nosso cotidiano geram resíduos sólidos, como restos de alimentos, caixas de papel, latas de alumínio e garrafas plásticas.

Os resíduos sólidos produzidos nas residências são chamados resíduos domésticos. Esse tipo de resíduo deve ser coletado e encaminhado para a reciclagem ou a aterros sanitários.

Muitos resíduos sólidos que produzimos no dia a dia podem ser reutilizados ou reciclados. Reutilizamos um resíduo quando ele é empregado em uma atividade diferente daquela para a qual foi produzido. Por exemplo, utilizar uma lata de alimentos vazia como porta-lápis.

A reciclagem é um processo mais complexo que a reutilização, ela envolve a utilização da matéria-prima do resíduo sólido para a fabricação de um novo produto. Em geral, esse processo ocorre em indústrias. Analise o exemplo a seguir.

O plástico da garrafa PET pode ser utilizado para produzir fios. Esses, por sua vez, são utilizados na produção de tecidos para a confecção de peças de vestuário, como camisetas.

Para que um resíduo possa ser reciclado, ele deve ser encaminhado para a coleta seletiva. Essa coleta é feita por catadores que separam, organizam e encaminham os resíduos às indústrias de reciclagem.

Fotografia de uma camiseta branca dobrada sobre uma superfície, com uma etiqueta de papel com formato de uma garrafa pet presa a ela.
Camiseta feita de garrafa PET.

Alguns resíduos não podem ser reaproveitados ou reciclados. Esse tipo de resíduo é chamado rejeito. O papel higiênico utilizado, as fraldas descartáveis usadas e o papel toalha engordurado são exemplos de rejeitos.

Os resíduos domésticos que não podem ser reciclados devem ser separados dos demais resíduos. Em geral, os rejeitos são recolhidos por caminhões que passam nos bairros. Esse serviço público é de responsabilidade das prefeituras municipais e pode ser feito em parceria com cooperativas e empresas privadas.

Fotografia de um caminhão de lixo, com sacos e resíduos. Atrás e ao lado, adultos uniformizados, usando camisetas, calças, bonés verdes. E no entorno, carros e construções.
Profissionais de coleta de resíduos fazendo a coleta com caminhão, no município de Seabra, BA, em 2019.

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Após coletados, os rejeitos devem passar por cuidados específicos para não atrair animais, como moscas e ratos, que podem transmitir doenças.

Além disso, durante a decomposição do rejeito, é produzido um líquido escuro e tóxico chamado chorume, que pode contaminar o solo e as fontes de água superficiais e subterrâneas, devendo, por isso, também receber tratamento adequado.

Esses cuidados são realizados nos aterros sanitários, que são o destino final mais adequado para os rejeitos.

Fotografia de um local amplo e aberto, com aglomerado de sacos de lixos sobre o solo e um trator em cima deles. Ao fundo, faixas de terra sem vegetação com um trator escavadeira.
Trator fazendo a compactação dos resíduos sólidos no aterro sanitário, no município de Londrina, PR, em 2019.

Os lixões são locais onde os resíduos sólidos são depositados diretamente sobre o solo. Nesses locais, além da contaminação direta do solo, não há coleta do gás metano (CH4) produzido pela decomposição da matéria orgânica e um dos causadores do efeito estufa, tampouco ocorre a coleta e o tratamento do chorume.

Nos lixões, os resíduos não são cobertos, como nos aterros sanitários, o que causa mau cheiro e favorece a proliferação de seres vivos transmissores de doenças, trazendo diversos prejuízos à saúde das pessoas e dos demais seres vivos que habitam a região.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, os lixões deveriam ter sido extintos em 2014. Porém, até 2022, diversos municípios ainda não tinham cumprido essa determinação. A erradicação dos lixões no Brasil foi, então, definida para o ano de 2024, data estabelecida pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, criado pelo governo no ano de 2022 para colocar em prática a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

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Acesso da população brasileira aos serviços de saneamento básico

O mapa a seguir apresenta dados sobre o acesso da população brasileira ao serviço de abastecimento de água tratada nas diferentes regiões do país. Analise-o.

População brasileira (%) com acesso ao serviço de abastecimento de água no ano de 2020

Mapa do Brasil com as cinco macrorregiões em cores diferentes, com destaque para as porcentagens: Norte com 58,9 por cento, Nordeste com 74,9 por cento, Centro-Oeste com 90,9 por cento, Sudeste com 91,3 por cento e Sul com 91 por cento. No canto inferior esquerdo há um mapa-múndi com a localização da região em destaque. E no canto inferior direito, uma rosa dos ventos.

Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Diagnóstico temático: serviços de água e esgoto. Brasília, dez. 2021. p. 32. Disponível em: https://oeds.link/0LSZ5K. Acesso em: 28 jun. 2022.

Questão 17. Ícone atividade oral. Qual região do Brasil apresenta a menor porcentagem da população com acesso ao serviço de água tratada? E qual delas apresenta a maior porcentagem?

Resposta: A região com menor porcentagem de habitantes com acesso ao serviço de abastecimento de água tratada é a região Norte (58,9%), e a que explicita a maior porcentagem é a região Sudeste (91,3%).

Questão 18. Ícone atividade oral. Qual é a porcentagem da população com acesso a água tratada na região onde você mora?

Resposta pessoal. O objetivo desta questão é que o aluno conheça as condições de saneamento básico na região em que ele mora.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em 2020, mostrados no mapa, 84,1% da população brasileira tinha acesso ao abastecimento de água tratada, ou seja, mais de 33 milhões de pessoas ainda não têm esse serviço básico garantido.

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Com relação ao serviço de esgoto nos municípios abrangidos pelo SNIS, apenas 50,8% recebeu tratamento em 2020.

No que diz respeito à cobertura de coleta de resíduos sólidos no Brasil, de acordo com relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 92,2% da população brasileira tinha acesso a esse serviço no ano de 2020. Já em relação à coleta seletiva, nesse mesmo ano, 74,4% dos municípios brasileiros contavam com esse serviço. No entanto, vale destacar que nem sempre a coleta seletiva abrange toda a área urbana do município.

A distribuição e o acesso aos serviços de saneamento básico no Brasil expõem a desigualdade econômica e social do país. Muitas comunidades afastadas, por exemplo, as das periferias das grandes cidades e as comunidades indígenas, muitas vezes não têm acesso a água encanada ou tratamento de esgoto. Além disso, as regiões do país que recebem menor investimento financeiro para esses serviços geralmente são aquelas que apresentam as maiores carências. Segundo dados do SNIS, a região Sudeste do país teve o melhor orçamento para a coleta e o tratamento de água e de esgoto no ano de 2020, enquanto a região Norte apresentou o pior orçamento.

Leia a tabela a seguir.

Cobertura dos serviços de saneamento básico para cada região do Brasil

Região do Brasil

Água tratada e encanada

Coleta de esgoto

Tratamento de esgoto

Coleta de resíduos sólidos urbanos

Coleta seletiva

Norte

58,9%

13,1%

85,5%

81,4%

65,3%

Nordeste

74,9%

30,3%

76,0%

81,5%

56,7%

Centro-Oeste

90,9%

59,5%

94,3%

93,9%

50,5%

Sudeste

91,3%

80,5%

76,4%

98,2%

90,6%

Sul

91,0%

47,4%

93,9%

95,7%

91,2%

Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. Diagnóstico temático: serviços de água e esgoto. Brasília, dez. 2021. Disponível em: https://oeds.link/0LSZ5K. Acesso em: 28 jun. 2022.

PANORAMA dos resíduos sólidos no Brasil. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 2021. Disponível em: https://oeds.link/DSJoHO. Acesso em: 28 jun. 2022.

Questão 19. Ícone atividade oral. Analise os dados da tabela. De modo geral, qual região do país apresenta maior carência dos serviços de saneamento básico e qual região tem melhor atendimento da população em relação a esses serviços?

Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que as regiões Norte e Nordeste do país apresentam maior carência dos serviços de saneamento básico, enquanto a região Sudeste é mais bem atendida por esses serviços.

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História do saneamento básico no Brasil

Ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro, os arcos da Lapa podem ser considerados um marco na história do saneamento básico do Brasil.

Inaugurado em 1750 e nomeado como Aqueduto da Carioca, essa estrutura canalizava águas das nascentes do Rio Carioca para o abastecimento da população.

Fotografia de uma construção composta por arcos que são vazados, com dois pavimentos.  No entorno há uma praça com pessoas, gramados e outras construções.
Arcos da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 2020.

No período colonial, diversas estruturas como essas foram construídas nos grandes centros urbanos. O acesso era livre para toda a população.

Em meados do século XIX, o abastecimento de água e a coleta de esgoto por meio de redes de encanamento começaram a se tornar realidade nos grandes centros urbanos europeus, época em que foram reconhecidas como medidas capazes de controlar epidemias, como as de cólera. No Brasil, no final do século XIX, foram realizadas algumas melhorias nos serviços de saneamento, sobretudo por meio do setor privado.

Cólera:
doença intestinal humana adquirida por meio da ingestão de água contaminada com bactérias causadoras da doença.

Assim, a distribuição de água por chafarizes, bicas e fontes aos poucos foi sendo substituída por redes de distribuição que passaram a encaminhar a água até os lares brasileiros. Com isso, a água, que antes era um recurso de acesso livre, passou a ter valor e ser comercializada.

À medida que as reformas urbanas aconteciam nas grandes cidades brasileiras, parte da população com menor poder econômico foi para os morros e periferias das cidades, ficando sem acesso a esses serviços.

Nos dias atuais, o saneamento básico no Brasil é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei Nacional de Saneamento Básico, nº 11.445, de 2007. No entanto, o acesso a serviços de saneamento básico é historicamente desigual no país e, apesar de ser um direito constitucional, ainda nos dias atuais esse direito não é garantido a todos os cidadãos brasileiros.

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De acordo com o que estudamos sobre o saneamento básico, podemos concluir que a falta desse serviço prejudica a saúde da população, uma vez que os cidadãos ficam sem acesso a água potável e expostos a resíduos e a esgoto não tratado. Essa situação favorece a transmissão de doenças em razão da contaminação por microrganismos.

O acúmulo de resíduos e a falta da coleta de esgoto também contribuem para a proliferação de agentes transmissores de doenças, como mosquitos, moscas, baratas e ratos.

A falta de saneamento não causa apenas prejuízos à saúde das pessoas, mas também gera gastos públicos com atendimentos, medicamentos e hospitalizações que poderiam ser evitadas. Além disso, impacta a educação e a renda das pessoas, afetando a qualidade de vida da população.

Quando os serviços de saneamento estão presentes nas comunidades, as pessoas adoecem menos e, em consequência, faltam menos à escola e ao trabalho. Boas condições de saúde também implicam em um melhor desempenho nas atividades escolares e de trabalho.

Algumas atividades econômicas também podem ser afetadas pela falta de saneamento básico. No caso do turismo, por exemplo, a ausência desses serviços resulta na poluição de pontos turísticos, como praias e rios, com esgotos e resíduos sólidos, o que atrai menos turistas.

Fotografia de um trecho com esgoto de cor escura. Nas margens há areia e vegetação. E  ao fundo uma construção de onde está saindo o esgoto.
Saída de esgoto doméstico não tratado na areia da praia de Porto Grande, no município de São Sebastião, SP, em 2021.

Questão 20. Ícone atividade oral. A falta de saneamento básico oferecido à população pelos órgãos governamentais pode ser considerada uma violação aos direitos dos brasileiros? Por quê?

Resposta: Espera-se que os alunos respondam que sim, uma vez que a disponibilidade e o acesso a saneamento básico são um direito previsto na Constituição Federal.

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O acesso ao saneamento básico em outros países

O saneamento básico está intimamente relacionado à manutenção da saúde e do desenvolvimento socioeconômico de uma população. Países com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) costumam apresentar bons investimentos em obras de infraestrutura.

Leia a seguir o exemplo da Alemanha.

A Alemanha é um dos países com maior IDH do mundo, onde quase todos os resíduos sólidos produzidos são reaproveitados ou reciclados. Há uma ampla cobertura dos serviços de tratamento de água e de esgoto e incentivo à captação e aproveitamento da água da chuva. Essas medidas são consequências de, entre outros fatores, uma boa legislação de regulamentação do uso dos recursos naturais, incentivos financeiros para o tratamento sustentável desses recursos e conscientização da população.

Fotografia de um local aberto com lixeiras fechadas e identificadas com placas em suas tampas.
Lixeiras de coleta seletiva em Berlim, Alemanha, em 2020.

No entanto, esgoto e água tratada e destinação adequada dos resíduos não é uma realidade em muitos outros países, sendo a desigualdade de acesso a esses serviços um problema global. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, quase 50% da população mundial vive sem acesso aos serviços de saneamento básico.

Em alguns lugares do mundo, como certos países da África, cerca de 400 milhões de pessoas não têm acesso a água potável. Nesses países, a população residente nas zonas rurais, periferias e favelas são as mais afetadas pela falta de água e por doenças associadas a essa falta.

A falta de financiamento para os serviços de saneamento básico é enorme nesses países africanos, quando comparados a outros países do mundo, e para que o acesso a água potável se torne uma realidade seria necessário um investimento dez vezes maior do que o existente nos dias atuais.

A falta de saneamento básico adoece as pessoas, sobrecarrega os sistemas de saúde pública e diminui a qualidade e a expectativa de vida das populações, sendo um problema de ordem mundial e de extrema urgência.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Comente sobre os benefícios de a água passar por uma Estação de Tratamento de Água.

Resposta nas orientações ao professor.

2. Leia as alternativas a seguir e identifique a incorreta. Em seguida, reescreva-a em seu caderno, corrigindo-a.

a) O esgoto doméstico é formado por uma mistura de água, detergentes, sabonetes, fezes, urina, restos de alimentos, entre outros resíduos.

b) Quando lançado diretamente no solo ou em corpos d'água sem ser tratado, o esgoto causa prejuízos ao meio ambiente e aos seres vivos.

c) Em locais onde não há coleta e tratamento de esgoto, não há outra alternativa que não seja o lançamento do esgoto em rios e mares.

d) A contaminação da água e do solo, pelo despejo de esgoto não tratado, é responsável pela disseminação de doenças e de substâncias tóxicas que prejudicam a saúde humana.

Resposta: Alternativa c. Em locais onde não há coleta e tratamento de esgoto, a construção de fossas sépticas é uma alternativa.

3. Julgue as afirmativas a seguir como falsas ou verdadeiras. Em seguida, reescreva em seu caderno apenas as afirmativas falsas, corrigindo-as.

a) Os resíduos sólidos que não podem ser reaproveitados ou reciclados, como papel higiênico e guardanapo, são chamados rejeito.

Resposta: Verdadeira.

b) A reutilização é um processo que envolve a utilização da matéria-prima do resíduo sólido para a fabricação de um novo produto.

Resposta: Falsa. A reutilização é a utilização do produto para uma finalidade diferente da qual ele foi produzido.

c) Os rejeitos devem ser destinados aos lixões.

Resposta: Falsa. Os rejeitos devem ser encaminhados aos aterros sanitários.

4. Observe a foto a seguir.

Fotografia de adultos diante de uma estrutura com resíduos recicláveis. Ao redor dessa estrutura, grandes sacos com resíduos recicláveis separados por tipo.
Trabalhadores separando resíduos sólidos recicláveis de acordo com o material na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, no município de Jequitinhonha, MG, em 2019.

a) Qual é a importância dos trabalhadores apresentados na imagem e da atividade que eles realizam para o processo de reciclagem?

Resposta nas orientações ao professor.

5. Entreviste dois vizinhos ou familiares sobre como eles tratam os resíduos sólidos em suas residências. Em sala de aula, troque informações com os seus colegas sobre os dados coletados.

Resposta nas orientações ao professor.