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CAPÍTULO

5 Diversidade biológica

Leia a tirinha a seguir.

Tirinha com três quadrinhos do menino Armandinho conversando com um adulto. Ao lado dele está um sapo sobre um carrinho. Q1: Armandinho está sorrindo e olhando para o adulto que, está falando: 'Então quando você crescer vai cuidar da natureza?!'. Q2: Armandinho está olhando em direção ao adulto e respondendo: 'Espero que sim! Depende de vocês!'. Q3: Armandinho está com feição brava, olhando para o adulto e falando: 'Tentem não destruir tudo até lá!'.

BECK, Alexandre. Armandinho Três. Florianópolis: A. C., 2014. p. 48.

Questão 1. Ícone atividade oral. O que Armandinho quis dizer em suas falas na tirinha?

Questão 2. Ícone atividade oral. Em sua opinião, como você pode contribuir para cuidar da natureza?

O Brasil apresenta grande extensão territorial e diferentes ecossistemas, como florestas e regiões semiáridas e subtropicais. Essas características são importantes para que o Brasil apresente grande biodiversidade, a maior do planeta. Além disso, muitas espécies de seres vivos são encontradas somente em território brasileiro.

A biodiversidade atual, mesmo que ainda não completamente conhecida pelo ser humano, é resultado de cerca de 4 bilhões de anos de evolução. Durante esse tempo, os processos evolutivos, como a seleção natural, atuaram sobre as variações existentes nas populações, resultando em novas espécies.

Mundialmente, a floresta Amazônica é considerada um dos maiores biomas em extensão e com a maior biodiversidade.

Fotografia aérea de um extenso rio com curvas e água marrom em meio à densa vegetação. Há uma névoa branca acima das árvores.
Vista aérea da floresta Amazônica e dos rios Amônia e Amoninha, no município de Marechal Thaumaturgo, AC, em 2021.

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A evolução das espécies é um processo natural, assim como a extinção delas. Ao longo do tempo geológico, foram observadas várias extinções em massa que reduziram drasticamente o número de espécies de seres vivos na Terra. No entanto, esse processo está sendo acelerado pelas ações humanas. Sobre isso, leia o trecho de reportagem a seguir.

Estamos passando pela sexta extinção em massa da biodiversidade, dizem cientistas
Diferente das anteriores, atual extinção é causada pela interferência humana no meio ambiente

ESTAMOS passando pela sexta extinção em massa da biodiversidade, dizem cientistas. Galileu, São Paulo, 17 jan. 2022. Disponível em: https://oeds.link/Qbd5ci. Acesso em: 8 mar. 2022.

Questão 3. Ícone atividade oral. Cite atividades humanas podem causar a extinção dos seres vivos.

Como você pôde perceber no trecho de reportagem e na tirinha, a extinção acelerada dos seres vivos ameaça a biodiversidade da Terra e é resultado, principalmente, de ações humanas. Essas ações incluem desmatamento, queimadas, tráfico de animais silvestres, poluição do solo, do ar e da água, caça e pesca predatórias, introdução de espécies exóticas, entre outras atividades.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desenvolveu um projeto para avaliar o estado de conservação de espécies descritas para a fauna brasileira. Foram avaliadas 8.818 espécies de vertebrados e 3.332 de invertebrados. Desse total, 1.173 estão ameaçadas de extinção no Brasil e 10 são consideradas extintas. Analise o quadro a seguir.

Glossário

Estado de conservação de espécies descritas para a fauna brasileira

Bioma brasileiro

Espécies ameaçadas

Espécies endêmicas ameaçadas

Floresta Amazônica

180

124

Pantanal

36

2

Mata Atlântica

593

452

Caatinga

125

47

Cerrado

288

126

Pampas

78

38

Fonte de pesquisa: LIVRO Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Brasília, DF: ICMBio/MMA, 2018. v. 1. Disponível em: https://oeds.link/2GWoxe. Acesso em: 8 mar. 2022.

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Unidades de conservação

Leia o trecho de reportagem a seguir.

Governo cria cinco Unidades de Conservação
[…]
"O ano de 2018 já pode ser considerado histórico para o ICMBio com a criação dessas unidades. Somente com as três Resex, vamos beneficiar mais de 13 mil famílias que vivem nesses locais de pesca artesanal, além da preservação de toda a biodiversidade destas áreas", comemora o presidente do ICMBio […]. Segundo ele, as três Resex, que somam mais de 400 mil hectares, protegem uma grande biodiversidade como peixes, tartarugas, espécies marinhas, aves ameaçadas, aves migratórias, área de ninhais, área de lagos e importantes manguezais.
[…]

GOVERNO cria cinco unidades de conservação. ICMBio/MMA, 6 abr. 2018. Disponível em: https://oeds.link/6aK8Fc. Acesso em: 8 mar. 2022.

Hectare:
unidade de medida ( h a ) para superfícies agrárias, que correspondente a 10 . 000   m 2 .

Questão 4.Ícone atividade oral. Qual é a importância das unidades de conservação para a biodiversidade?

Questão 5.Ícone atividade oral. O texto cita que famílias serão beneficiadas com a criação das unidades de conservação. Explique como ocorre esse benefício.

A destruição dos hábitats é uma das principais causas de extinção das espécies de seres vivos. Essa destruição altera as condições do ambiente, consideradas adequadas às espécies de seres vivos locais. Além disso, a destruição dos hábitats leva à eliminação de abrigos e de fontes de alimentos, por exemplo, prejudicando a sobrevivência das espécies e, consequentemente, reduzindo a biodiversidade.

A perda da biodiversidade também pode prejudicar as populações humanas, principalmente aquelas que dependem diretamente de recursos da natureza, como as comunidades pesqueiras, indígenas e extrativistas.

Nesse cenário, as unidades de conservação (UCs) desempenham um papel essencial na proteção das áreas naturais e da biodiversidade. Elas são áreas do território nacional e seus recursos ambientais, como fauna, flora, solo, corpos de água e ar, com características naturais consideradas relevantes e que são protegidas por lei.

Entre os objetivos das unidades de conservação estão contribuir para a manutenção da biodiversidade, promover o desenvolvimento sustentável, garantir recursos naturais para a subsistência de famílias brasileiras, associar desenvolvimento e conservação do ambiente e proteger o patrimônio natural do país.

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As unidades de conservação podem ser divididas em dois grupos principais.

Unidades de Proteção Integral

O objetivo dessas unidades é a preservação dos ambientes naturais. A ocupação humana nesses locais é proibida e é permitido apenas o uso indireto dos recursos dessas áreas, como para pesquisas científicas.

Unidades de Uso Sustentável

O objetivo dessas unidades é associar a conservação dos ambientes naturais ao uso sustentável de seus recursos. Nessas unidades, é permitida a ocupação humana.

A seguir, vamos conhecer algumas categorias de unidades de conservação de cada um desses grupos.

Unidades de Proteção Integral

As Unidades de Proteção Integral incluem as categorias citadas a seguir.

  • Estação Ecológica (Esec).
  • Reserva Biológica (Rebio).
  • Parque Nacional (Parna).
  • Monumento Natural (Monat).
  • Refúgio de Vida Silvestre (RVS).

De maneira geral, as Unidades de Proteção Integral visam à proteção da biodiversidade, permitindo a realização de pesquisas científicas e a visitação do público para fins educacionais. Além disso, as intervenções humanas são permitidas apenas para fins de recuperação e manejo das áreas.

As Estações Ecológicas e as Reservas Biológicas são Unidades de Proteção Integral em que a interferência humana é mínima. Nessas áreas, é possível desenvolver pesquisas científicas. No entanto, para isso, é necessária a autorização da administração da unidade.

A Estação Ecológica Taiamã está localizada no estado do Mato Grosso e ajuda a proteger parte da biodiversidade do Pantanal.

Nessa estação ecológica são encontradas várias espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a ariranha e o cervo-do-pantanal. Além disso, há um predomínio de aves e peixes, como o pintado, o dourado e o jaú.

Fotografia de um rio com aguapés à esquerda, e no entorno, árvores.
Estação Ecológica do Taiamã, no município de Cáceres, MT, em 2015.

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A Reserva Biológica Atol das Rocas é uma unidade de conservação marinha que pertence ao estado do Rio Grande do Norte.

Nessa reserva são encontradas espécies de lagostas, caranguejos, corais, peixes (como o tubarão-lixa e o tubarão-limão) e animais ameaçados de extinção (como a tartaruga-de-pente e a tartaruga-verde). Além disso, a área abriga aves, como os trinta-réis, os atobás e as viuvinhas.

Fotografia da superfície do mar com água cristalina e corais de coloração amarronzada.
Reserva Biológica Atol das Rocas, no estado do Rio Grande do Norte, em 2012.

Os Parques Nacionais são áreas de beleza cênica, abertas à visitação pública. Nelas, é permitido o desenvolvimento de atividades educacionais e de turismo ecológico. Quando as unidades dessa categoria são criadas pelos municípios e estados, recebem o nome de Parques Municipais e Parques Estaduais, respectivamente.

O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no estado do Piauí. Nele, são encontrados sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

Além disso, essa unidade de conservação ajuda a proteger parte da diversidade biológica do bioma Caatinga, abrigando espécies vegetais, como cactos e bromélias, e animais, como tatu-bola, veado-catingueiro, tamanduás, algumas espécies de serpentes e cutias.

Glossário

Fotografia aérea de montanhas rochosas com vegetação no topo e na base.
Vista aérea do Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, PI, em 2019.
Fotografia de parede rochosa com pintura de pessoas e animais quadrúpedes.
Pintura rupestre no Parque Nacional Serra da Capivara, PI, em 2019.

Sugestões complementares

Acesse a lista de museus no site da Sociedade Brasileira de Paleontologia e descubra o museu de Paleontologia mais próximo de onde você vive. Nessa lista também estão indicados outros tipos de museus.

Sociedade Brasileira de Paleontologia. Disponível em: https://oeds.link/hBfS5p. Acesso em: 5 maio 2022.

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Os Monumentos Naturais são áreas destinadas à proteção e à preservação de ambientes naturais com características únicas de beleza cênica. Essas áreas podem ser públicas ou particulares.

O Monumento Natural Atalaia é uma área com dunas, restingas, manguezais, lagos e praias, localizado no estado do Pará.

Essa área sofreu intensa degradação em razão da ocupação do ser humano e das atividades turísticas desenvolvidas no local. A vegetação inclui diferentes espécies de mangue, como o mangue-vermelho, o mangue-amarelo e o mangue-preto. Essas áreas são importantes locais de reprodução de crustáceos, moluscos e peixes.

Fotografia de uma duna, uma elevação formada por um monte de areia, com vegetação no topo e em volta. Abaixo dela há um lago e à frente areia.
Monumento Natural Atalaia, no município de Salinópolis, PA, em 2013.

O principal objetivo das unidades de conservação do tipo Refúgio de Vida Silvestre é garantir condições para as espécies da flora e da fauna, locais ou migratórias, viverem e se reproduzirem. Esse tipo de unidade de conservação pode incluir áreas particulares, desde que o uso da área pelo proprietário não interfira nos objetivos da unidade.

O Refúgio de Vida Silvestre Ilha dos Lobos está localizado no estado do Rio Grande do Sul.

Nessa área são encontradas principalmente espécies animais, como o lobo-marinho-do-sul e o leão-marinho-do-sul, que utilizam a ilha para descansar e se alimentar. Além desses mamíferos, a ilha abriga aves marinhas, como o trinta-réis-real, o trinta-réis-de-bico-vermelho e o trinta-réis-de-bico-amarelo.

Fotografia de rochas em meio ao mar, e sobre elas, dois leões-marinhos, animais com formato arredondado e focinho fino.
Leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens) na Ilha dos Lobos, no munícipio de Torres, RS, em 2019.

Leão-marinho-do-sul: pode atingir aproximadamente 2 , 5   m de comprimento.

Questão 6. Ícone atividade oral. Você já visitou alguma das categorias de unidade de conservação de Proteção Integral abordadas neste capítulo? Conte aos colegas.

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Unidades de Uso Sustentável

Ícone Objeto digital

As Unidades de Uso Sustentável incluem as categorias citadas a seguir.

  • Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie).
  • Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).
  • Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
  • Área de Proteção Ambiental (APA).
  • Reserva Extrativista (Resex).
  • Reserva de Fauna (REF).
  • Floresta Nacional (Flona).

De maneira geral, as Unidades de Uso Sustentável visam à conservação da biodiversidade em conjunto com as populações tradicionais, que realizam atividades sustentáveis nessas áreas.

As Áreas de Proteção Ambiental geralmente são extensas. As normas e restrições para a ocupação humana e o uso da área são determinadas pelo órgão gestor ou pelo proprietário, no caso de a área ser privada.

A Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado está localizada no estado do Tocantins. Nela, são encontradas várias cachoeiras, ribeirões e córregos de águas cristalinas. Sua criação contribui para a conservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos disponíveis na região.

Fotografia aérea de montanhas com o topo plano e vegetação em toda sua extensão. O terreno em volta das montanhas também está coberto por vegetação.
Vista aérea da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, TO, em 2016.

As Áreas de Relevante Interesse Ecológico são geralmente pouco extensas, e a ocupação humana é reduzida ou ausente. Elas apresentam características ambientais consideradas únicas, como a presença de espécies raras da flora e da fauna.

A Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, no estado de São Paulo, encontra-se no bioma Mata Atlântica. Essa região foi intensamente devastada pelo ser humano no passado. Atualmente, apresenta mais de 120 mil metros quadrados de área em processo de restauração florestal e é o refúgio de diversas espécies animais, como o bugio e o macaco-prego.

Fotografia aérea de um trecho de vegetação densa. Ao lado esquerdo há uma plantação, e ao lado direito, construções e plantações.
Vista aérea da Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, no município de Campinas, SP, em 2014.

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As Reservas Extrativistas podem ser florestais ou marinhas e são áreas públicas nas quais é permitida a exploração sustentável dos recursos naturais por povos tradicionais.

Glossário

Além do extrativismo, as famílias que vivem nessas reservas podem criar animais de pequeno porte e praticar a agricultura de subsistência. A caça e a exploração mineral são proibidas. Já a exploração de madeira é permitida apenas de modo sustentável e em casos específicos.

Além de auxiliar na conservação da biodiversidade, as reservas extrativistas visam garantir os meios de subsistência das famílias que nelas vivem, bem como valorizar sua cultura e suas tradições.

Nas Reservas Extrativistas Florestais são permitidas atividades como o extrativismo vegetal de partes de plantas, por exemplo, frutos, sementes e folhas.

A Reserva Extrativista Florestal Tapajós-Arapiuns situa-se no bioma floresta Amazônica.

Nessa reserva são desenvolvidos projetos de educação ambiental e extrativismo sustentável de recursos naturais, como castanha, látex e açaí.

Fotografia de um homem, usando camiseta, shorts, boné e óculos, segurando em cada mão um cacho com açaís, fruto pequeno, redondo e escuro; no entorno há vegetação e pessoas.
Morador da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns segurando cachos com frutos do açaizeiro (Euterpe oleracea), no município de Santarém, PA, em 2017.

Nas Reservas Extrativistas Marinhas são permitidas a pesca e a coleta de seres vivos marinhos ou pertencentes às áreas de mangue, como peixes, moluscos e crustáceos.

A Reserva Extrativista Marinha de Cururupu está localizada no Maranhão e é considerada essencial para a manutenção da vida marinha e costeira.

Essa reserva abriga diversas espécies de peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos marinhos e aves, sendo rota migratória de muitas dessas aves.

Fotografia de um pequeno barco navegando, com uma vela içada e uma pessoa conduzindo. Ele está próximo à margem do corpo de água, onde há diversas árvores.
Pescador navegando em canal próximo a manguezal na Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, no município de Apicum-Açu, MA, em 2019.

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Analise o mapa a seguir.

Reservas Extrativistas federais na floresta Amazônica e terras indígenas nesse bioma

Mapa da região Norte e Centro-Oeste do Brasil. Há uma legenda indicando que losangos verdes correspondem à reservas extrativistas e que linhas alaranjadas corresponde aos contornos das terras indígenas. Há reservas extrativistas, distribuídas entre os estados, com uma maior aglomeração no Maranhão, Pará, Amazonas e Acre. Os contornos das terras indígenas estão distribuídos por todo o mapa, próximas e/ou sobrepostas às reservas extrativistas. No canto superior esquerdo está a rosa dos ventos e à direita, a miniatura do mapa do Brasil com destaque para área apresentada. No canto inferior esquerdo há uma escala com as marcações de zero e 380 quilômetros.

Fonte de pesquisa: UNIDADES de Conservação do Brasil. Instituto Socioambiental. Disponível em: https://oeds.link/Ui1SB1. Acesso em: 16 abr. 2022.

Analisando o mapa, note que algumas das Reservas Extrativistas presentes nesse bioma localizam-se em terras indígenas ou próximo a elas. Sobre as terras indígenas leia o trecho da Constituição Federal a seguir.

[…]
Art. 231. […]
§ 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
§ 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
§ 3º O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.
[…]

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 5 out. 1988. Disponível em: https://oeds.link/C1SWga. Acesso em: 5 maio 2022.

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Questão 7. Ícone atividade oral. Com base nas informações apresentadas no trecho da Constituição Federal, por que podemos afirmar que a existência de terras indígenas demarcadas auxilia na conservação da biodiversidade?

Como você pôde perceber, a Constituição Federal defende que apenas os povos tradicionais que ocupam as terras indígenas podem utilizar seus recursos naturais. Além disso, esse uso deve ser sustentável. Assim, garante-se a conservação dos ambientes naturais e de seus componentes e, consequentemente, da cultura do povo.

Analise a seguir um mapa da terra indígena Paumari do Lago Marahã, no estado do Amazonas, produzido pelos próprios moradores da área.

Terra indígena Paumari do Lago Marahã - Amazonas

Mapa com destaque para a terra indígena no município de Lábrea. Ao lado há uma legenda com as seguintes indicações: o desenho de uma casa: comunidades; o desenho de uma pista com um avião: pista de pouso comunidade Crispim; o desenho de um peixe, uma tartaruga e um javali: áreas de caça; o desenho de uma árvore: áreas florestadas; o desenho de uma placa com escritos: Terra Indígena Paumari Lago Maraha; o desenho de uma linha curva azul: igarapés; cor amarela: rios e lagos; pontilhados brancos: bancos de areia; pontilhados verdes: ilhas fluviais; coloração verde clara: terras indígenas; coloração verde escura: município de Lábrea. As cores e desenhos indicam maior concentração de comunidades na região norte da terra indígena; uma pista de pouso próxima às comunidades; áreas de caça, áreas florestadas e igarapés espalhados por toda terra indígena; placas indicando a terra indígena Paumari Lago Maraha no entorno da terra indígena; rios e lagos, na região noroeste e sudeste, com bancos de areia naqueles que se encontram na região noroeste; quatro ilhas fluviais cercadas por rios e lagos, uma ao norte, uma à leste e duas à oeste; além da terra indígena Paumari do Lago Maraha, à noroeste está a terra indígena Yaminawa, Jamamadí, Kanamarí, e à sudeste a terra indígena Apurinã. Entre as terras indígenas estão porções do município de Lábrea, com alguns rios, lagos e igarapés. Do lado superior direito, o mapa do Brasil, com destaque para região apresentada. No canto superior direito do mapa, a rosa dos ventos; e no canto inferior direito, a escala com as marcações de zero e 3 quilômetros.

Fonte de pesquisa: 13 – MAPA – Terra Indígena Paumari do Lago Marahã – Lábrea (AM). Nova cartografia social da Amazônia, 19 dez. 2018. Disponível em: https://oeds.link/bXUViD. Acesso em: 19 abr. 2023.

Questão 8. Ícone atividade oral. Analisando o mapa, o que é possível perceber a respeito do povo que ocupa a terra indígena representada?

As Reservas de Fauna são áreas onde há predomínio de espécies nativas de animais terrestres e aquáticos, residentes ou migratórios. Por isso, essas reservas são destinadas à conservação da fauna. Nelas, a caça é proibida, mas é possível desenvolver pesquisas e visitação pública.

Nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável é permitida a exploração dos componentes do ecossistema pelos povos tradicionais que vivem na área, desde que realizada de maneira sustentável. Além disso, é permitida a substituição de parte da cobertura vegetal por espécies cultiváveis.

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As Florestas Nacionais são áreas com cobertura florestal e que apresentam diversidade de espécies nativas. Nesse tipo de unidade de conservação é permitida apenas a ocupação por povos tradicionais, que habitavam a região antes da criação da unidade. As pesquisas nessas áreas são incentivadas, e a visitação pública é permitida.

A Floresta Nacional do Tapajós está localizada no estado do Pará. Suas praias de água doce, rios e árvores de grande porte atraem muitos turistas. Essa unidade de conservação é abrigo de comunidades tradicionais, como as indígenas, que têm a extração do látex como uma das principais fontes de renda.

Fotografia aérea de uma comunidade, ao centro construções e no entorno vegetação.
Vista aérea da comunidade Maguari na Floresta Nacional do Tapajós, no município de Belterra, PA, em 2019.

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são áreas privadas destinadas à conservação da biodiversidade. Nessas áreas, são permitidas a pesquisa científica e a visitação turística, recreativa e educacional.

Sugestões complementares

Acesse o site Unidades de Conservação existentes no Brasil e conheça mais sobre as UCs existentes no Brasil e no estado onde você vive.

Unidades de Conservação existentes no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/AiOZ1C. Acesso em: 5 maio 2022.

Como você pôde perceber ao longo do estudo deste capítulo, as unidades de conservação colaboram para a manutenção da biodiversidade de diferentes maneiras, como por meio da preservação direta dos hábitats, do controle de atividades realizadas nessas áreas e do incentivo à atuação sustentável.

A responsabilidade é uma competência que leva o indivíduo a assumir as consequências de seus atos, os quais podem afetar outras pessoas ao seu redor. Assim, é preciso ter em mente que nossas atitudes diárias em relação à conservação do meio ambiente não refletem apenas em nós, mas também nos demais indivíduos, incluindo as gerações futuras. Cuidar do ambiente é um ato de amor próprio e ao próximo.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Analise as frases a seguir sobre as unidades de conservação.

I. As Estações Ecológicas e as Áreas de Relevante Interesse Ecológico podem ser classificadas como Unidades de Proteção Integral.

II. Os Refúgios de Vida Silvestre são áreas que garantem boas condições para espécies da flora e da fauna, locais ou migratórias, viverem e se reproduzirem. Um exemplo desse tipo de unidade de conservação é o Atol das Rocas, localizado no estado do Rio Grande do Norte.

III. Nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável é permitida a exploração dos componentes do ecossistema pelas comunidades tradicionais que vivem na área, desde que realizada de maneira sustentável.

Agora, identifique a alternativa correta.

a) Todas as frases estão corretas.

b) Apenas as frases I e II estão corretas.

c) Apenas as frases I e III estão corretas.

d) Apenas a frase III está correta.

2. Leia o texto a seguir.

O Monumento Natural das Ilhas Cagarras, no estado do Rio de Janeiro, localiza-se próximo à praia de Ipanema. Por esse motivo, sofreu intensa interferência humana, por meio das atividades turísticas e da pesca predatória.

Essa unidade de conservação apresenta elevada diversidade biológica, inclusive de espécies endêmicas. Além disso, é um importante local de refúgio para as aves migratórias e onde muitas delas se reproduzem, além de representar um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica em ilhas.

Fotografia do mar com ilhas rochosas de diferentes tamanhos e vegetação na superfície delas.
Vista aérea do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, RJ, em 2021.

a) Analisando as informações apresentadas, essa unidade de conservação é do tipo Proteção Integral ou de Uso Sustentável?

b) Quais são as principais características das unidades de conservação do tipo Monumento Natural?

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c) O que é pesca predatória? Se necessário, faça uma pesquisa.

d) Com base em sua resposta ao item c, explique a diferença entre a pesca predatória e aquela realizada nas Resex marinhas, por exemplo.

3. Leia o trecho de reportagem a seguir.

Pouco antes das 5 horas da manhã, Dione Araújo de Medeiros, mãe de quatro filhos, já está de pé ajudando outras mulheres da comunidade Xibauazinho. Elas trabalham na logística da pesca do pirarucu e também na limpeza do peixe [...] recebendo pagamento remunerado pelas tarefas.
[...] O programa visa contribuir com o desenvolvimento sustentável do território, de extrema importância ecológica por sua área contínua de floresta tropical preservada, oferecendo meios de subsistência sustentáveis, bem-estar às populações tradicionais e conservando a biodiversidade.
O território abriga uma área de 1,2 milhão de hectares, com duas Unidades de Conservação – a Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari [...]

CONSTANTINO, Luciana. Fortalecendo a conservação da biodiversidade na Amazônia: Programa Território Médio Juruá inicia nova fase. Parceiros pela Amazônia. Disponível em: https://oeds.link/288MRq. Acesso em: 10 mar. 2022.

a) As duas categorias de unidades de conservação citadas no texto pertencem ao mesmo grupo? Justifique sua resposta.

b) Explique o que são as Resex e as RDS e quais são seus principais objetivos.

c) Qual é a importância das Resex e das RDS para a conservação do meio ambiente e sua biodiversidade?

d) De acordo com o trecho de reportagem, qual é a importância do Programa Território Médio Juruá para o ambiente e as comunidades locais?

e) Converse com um colega sobre a importância do extrativismo sustentável para as populações tradicionais e para o meio ambiente.

4. Há diversos efeitos da perda da biodiversidade para a espécie humana, entre eles, prejuízos na disponibilidade de alimentos. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 75% da alimentação humana depende, direta ou indiretamente, de animais polinizadores, principalmente abelhas. No entanto, esses insetos estão sendo eliminados dos ambientes pela ação humana. Faça uma pesquisa sobre as principais causas da extinção das abelhas. Em seguida, com outros dois colegas, elaborem um folheto com as informações da pesquisa e sobre a importância das abelhas para os seres humanos.

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Conservação do ambiente

Leia a situação a seguir.

O professor de Ciências realizou uma atividade com os alunos da turma do 9º ano para analisar o bairro onde se localiza a escola. Inicialmente, ele orientou os alunos a observar o ambiente e a verificar se existem problemas ambientais, fazendo as anotações necessárias.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Ilustração de alunos e um professor de costas, olhando para um terreno murado, com sacos e caixas com lixos, um sofá estragado, entulhos de construção e pneus espalhados.
Representação do professor de Ciências e dos alunos do 9º ano observando um terreno no bairro onde se situa a escola.

Questão 9.Ícone atividade oral. De acordo com a situação apresentada, quais foram os problemas ambientais identificados pelos alunos durante o passeio pelo bairro da escola?

Na sala de aula, os alunos discutiram os problemas ambientais identificados durante o passeio pelo bairro, como o descarte incorreto de resíduos em terrenos baldios e a falta de manutenção em alguns deles. Nessa discussão, os alunos propuseram soluções para os problemas identificados, as quais foram encaminhadas à Prefeitura Municipal para analisar os apontamentos e tomar as providências necessárias.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

B. Ilustração de quatro alunos com uniforme, sentados em cadeiras e carteiras escolares, um ao lado do outro, com papéis e canetas à frente, olhando entre si com feição de pensativos.
Representação dos alunos do 9º ano discutindo possíveis soluções para os problemas ambientais identificados no bairro onde se situa a escola.

Questão 10.Ícone atividade oral. Que medidas você proporia para solucionar os problemas ambientais identificados pelos alunos e evitar que eles se repitam?

Questão 11.Ícone atividade oral. Quais são os prejuízos da situação mostrada na imagem A para o ambiente e para as pessoas que vivem no bairro?

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Como abordado na página anterior, o professor de Ciências e seus alunos identificaram alguns problemas ambientais no bairro onde se localiza a escola, como o descarte inadequado de resíduos e a falta de manutenção de terrenos.

O descarte inadequado de resíduos é um dos causadores da poluição dos solos e das fontes de águas, como rios e oceanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente são produzidos mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos. Ainda de acordo com essa organização, caso medidas não sejam tomadas, a produção de resíduos chegará a 3,4 bilhões de toneladas em 2050.

Ou seja, é essencial reduzir a quantidade de resíduos gerados e realizar o descarte correto desses materiais. Como isso é possível? Por meio de medidas individuais e coletivas. Vamos conhecer algumas delas a seguir.

  • Seja um consumidor consciente. Antes de comprar algum produto, reflita se você realmente precisa dele.
  • Quando possível, recuse o uso de materiais descartáveis, como canudos, sacolas e copos plásticos.
  • Separe e descarte adequadamente os resíduos sólidos gerados em sua residência e nos demais locais que frequenta. Isso possibilita a reciclagem desses materiais, reduzindo a quantidade de resíduos descartados no ambiente e a extração de recursos naturais para a produção de novos objetos.
  • Os gestores públicos devem garantir a coleta dos resíduos e investir em projetos de coleta seletiva.
Fotografia de prateleiras com livros organizados na vertical.
Livros reutilizados. A reutilização desses materiais evita que novos sejam comprados.
Fotografia de um caminhão baú estacionado de ré, em frente à entrada de um galpão, com as portas abertas.
Caminhão de coleta seletiva descarregando material na central de triagem de materiais recicláveis, no município de Caetité, BA, em 2019.

De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2019, a taxa de municípios brasileiros com alguma iniciativa de coleta seletiva foi de 73,1%. No entanto, segundo esse mesmo relatório, o índice médio nacional de reciclagem não chega a 4%.

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Além do descarte inadequado de resíduos sólidos, outras ações humanas provocam a degradação do ambiente, como as atividades industriais e os meios de transporte, que em grande parte envolvem a queima de combustíveis fósseis. Os gases emitidos por essas atividades poluem o ambiente e prejudicam a saúde dos seres vivos.

As queimadas e o desmatamento também prejudicam os ambientes naturais e, consequentemente, a biodiversidade. Embora a agricultura e a pecuária sejam importantes atividades econômicas e fornecedoras de alimento à população humana, a expansão das áreas de agropecuária, em que a cobertura vegetal nativa dá lugar às pastagens e às plantações de alimentos, é um dos principais motivos de queimadas e desmatamento.

Apesar disso, é possível a adoção de algumas medidas visando reduzir os danos ambientais provocados por essas e outras atividades. Leia algumas delas a seguir.

  • A instalação de equipamentos que reduzam a emissão de poluentes no ambiente, como filtros, é uma importante medida para indústrias e usinas termelétricas que emitem poluentes no ambiente.
  • É preciso controlar a criação de áreas para a agropecuária, principalmente em áreas de mata nativa. Além disso, essa atividade deve ser realizada de modo sustentável, ou seja, assegurando a conservação dos recursos naturais. Isso é possível, por exemplo, garantindo a qualidade do solo para melhorar a produção das áreas de cultivo existentes e integrando em uma mesma área lavoura, pecuária e áreas de reflorestamento.
  • Entre as atitudes individuais, as pessoas podem reduzir o uso de veículos. Isso é possível realizando percursos a pé ou de bicicleta e dando preferência ao transporte coletivo, ao sistema de caronas e ao rodízio de carros, por exemplo.
Fotografia aérea de uma área de pasto dividida ao meio por árvores, com gado na área à direita, e no entorno, vegetação.
Área de integração pecuária-floresta, no município de Florestópolis, PR, em 2019.
Fotografia de um ônibus em uma rua, e à frente, uma placa com o seguinte texto escrito: 'Dia par: final 0, 2, 4, 6, 8 liberado'.
Ônibus circulando em dia permitido pelo sistema de rodízio de veículos na cidade de São Paulo, SP, em 2020. Note o painel indicando quais veículos podem circular nesse dia – aqueles cuja placa finaliza em 0, 2, 4, 6 e 8.

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O tema é ...

Diversidade cultural

Etnociência: os saberes populares

Diferentes povos e comunidades têm saberes e práticas específicos, passados de uma geração a outra e que fazem parte de suas tradições. Existe um campo de estudo chamado Etnociência, que considera os saberes e as práticas tradicionais de diversas culturas e povos.

A Etnociência estuda assuntos variados. Entre eles, estão as pesquisas com comunidades quilombolas da Região Nordeste, por exemplo, que demonstram amplo conhecimento das plantas da Caatinga. O conhecimento da fauna e da flora locais ajuda a compreender a importância dos seres vivos para o ser humano e para o ambiente como um todo.

Muitos povos e diversas comunidades têm métodos próprios de classificação dos elementos naturais, que variam de acordo com suas necessidades e seus conhecimentos. Existem povos indígenas, por exemplo, que separam as plantas em espécies tóxicas, medicinais e alimentícias.

Na Etnociência, as classificações dos elementos naturais adotadas por um povo ou comunidade são chamadas etnoclassificações.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração de dois homens. À esquerda, um homem usando cocar na cabeça e um colar, segurando plantas nas mãos, e à direita, um homem usando boné, camiseta, calça jeans e tênis, com uma mochila nas costas e lápis e caderno nas mãos. No entorno há vegetação.
Representação de etnocientista conversando com indígena sobre algumas plantas.

Cuidado!

O uso de plantas medicinais deve ser orientado por especialistas. Não faça uso de plantas para fins terapêuticos sem orientação especializada, pois isso pode ser prejudicial à saúde.

Os indígenas Kaingang do município de Chapecó, no estado de Santa Catarina, por exemplo, apresentam uma etnoclassificação que separa as plantas conforme seu uso.

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A seguir são apresentadas algumas informações obtidas por um pesquisador de Etnociência sobre os conhecimentos dos povos indígenas Kaingang.

Fotografia de flores de arnica com pétalas amarelas e caule com folhas verdes.
Arnica.

Nome científico: Arnica montana.

Nome Kaingang: kofej.

Propriedade: cicatrizante de feridas.

Fotografia de um pedaço de gengibre, um caule subterrâneo, com várias ramificações com as pontas arredondadas, em meio à terra.
Gengibre.

Nome científico: Zingiber officinale.

Nome Kaingang: ty-fèj-kupri.

Propriedade: combate a problemas respiratórios e distúrbios intestinais.

Fotografia de pés de hortelã. Eles têm pequenas folhas verdes com bordas irregulares.
Hortelã.

Nome científico: Mentha piperita.

Nome Kaingang: jãky-kagta.

Propriedade: combate verminoses.

Fotografia das raízes de um pé de mandioca sobre a terra.
Mandioca.

Nome científico: Manihot esculenta.

Nome Kaingang: ka nin ou mãnjóka.

Propriedade: raiz nutritiva, própria para a alimentação.

Os povos tradicionais são conhecedores das espécies nativas de seres vivos e da importância deles para o ambiente em que vivem. Por isso, essas populações demonstram respeito ao meio ambiente, e seus componentes auxiliam em sua conservação. O modo de vida deles permite que retirem da natureza apenas o necessário, de maneira sustentável.

Agora, responda às questões a seguir no caderno.

1. Escreva uma breve explicação sobre o que você aprendeu a respeito da Etnociência e das etnoclassificações.

2. Em sua opinião, a manutenção dos saberes e das práticas populares sobre a natureza é importante? Como podemos preservá-los?

3. Explique como a Etnociência pode contribuir para a preservação dos saberes e das práticas populares.

4. De que forma a Etnociência pode contribuir para a conservação dos ambientes e da biodiversidade?

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Analise as fotos a seguir.

A. Fotografia de uma foca-cinzenta, animal com corpo longo e roliço, membros em formato de nadadeira, com uma rede de pesca presa no pescoço, deitada na areia.
Foca-cinzenta (Halichoerus grypus) com parte de uma rede de pesca presa ao pescoço.

Foca-cinzenta: pode atingir aproximadamente 2,2   m de comprimento.

B. Fotografia de um trecho de praia com lixo espalhado na faixa de areia. À direita está o mar, e ao fundo, vegetação e construções.
Lixo em praia na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 2021.

a) De que forma o ser humano contribui para as situações apresentadas nas imagens A e B?

b) Como as situações apresentadas podem ser evitadas?

2. Leia o trecho de reportagem a seguir e responda às questões.

O tráfico de animais silvestres é uma das principais ameaças à biodiversidade brasileira. [...] Os animais capturados de forma predatória sofrem durante todo o processo, desde a captura, transporte – que é feito em caixas inadequadas – até a venda e muitos acabam morrendo pela falta de conhecimento de manutenção e cuidados.
[...] unidades da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente atendem os animais silvestres que estão em risco, órfãos ou provenientes de apreensões em ações de combate ao tráfico. Os animais [...] passam por avaliação clínica, na qual recebem os primeiros atendimentos e muitos ficam em quarentena para evitar a disseminação de doenças para os outros animais. [...]

ANIMAIS silvestres resgatados do tráfico são tratados no CeMaCAS. Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Cidade de São Paulo, 3 jan. 2022. Disponível em: https://oeds.link/rwQbHB. Acesso em: 14 mar. 2022.

a) De acordo com o texto, quais são as principais consequências do tráfico de animais silvestres?

b) Qual é a importância de instituições que cuidam dos animais provenientes do tráfico?

c) Converse com um colega sobre como o tráfico de animais silvestres pode interferir na biodiversidade e como cada cidadão pode ajudar a evitar o tráfico de animais. Em seguida, compartilhe suas ideias com outras duplas.

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3. Leia o trecho da reportagem a seguir.

[...] A temperatura média global em 2020 ficou cerca de 1,2 grau Celsius acima do nível pré-industrial. Este número está "perigosamente perto" do limite de 1,5 grau Celsius defendido por cientistas para evitar os piores impactos das mudanças climáticas. O dado é do novo relatório do Estado do Clima Global da Organização Meteorológica Mundial (OMM), publicado nesta segunda-feira (19).
De acordo com a publicação, os seis anos desde 2015 foram os mais quentes já registrados na história e a década de 2011 a 2020 foi a mais quente de todos os tempos. [...]
[...] o relatório da OMM de 2020 observou que as concentrações dos principais gases de efeito estufa continuaram a aumentar em 2019 e 2020 [...]

NOVO relatório sobre clima mostra mundo "à beira do abismo". Nações Unidas Brasil, 19 abr. 2021. Disponível em: https://oeds.link/TAlaoI. Acesso em: 14 mar. 2022.

Fotografia de um urso polar, animal quadrúpede, com pelagem volumosa e branca, com as patas traseiras sobre um bloco de gelo e as patas dianteiras, entrando na água do mar.
Urso-polar (Ursus maritimus) descendo de plataforma de gelo no oceano Ártico, em 2020.

Urso-polar: pode atingir aproximadamente 2,5   m de comprimento.

a) Qual é o alerta feito por essa reportagem?

b) Como cidadão, que atitudes você pode ter diariamente para ajudar a minimizar os impactos negativos das mudanças climáticas?

c) Explique como o trecho de reportagem pode ser associado à imagem do urso-polar.

d) De acordo com o trecho de reportagem, a concentração dos gases do efeito estufa continua a aumentar na atmosfera. Por que isso está acontecendo?

e) De que forma o aumento da concentração dos gases do efeito estufa na atmosfera pode interferir nas condições climáticas?

4. Nossas atitudes refletem na qualidade de vida de outras espécies e ajudam a promover condições adequadas para as futuras gerações. Podemos começar cuidando da conservação do ambiente em que vivemos. Cultivar alimentos orgânicos, fazer a compostagem de cascas de frutas consumidas na merenda, não desperdiçar alimentos ofertados na escola e separar adequadamente os resíduos sólidos são exemplos de práticas sustentáveis que podem ser adotadas no ambiente escolar. Para divulgar suas atitudes e as de seus colegas, junte-se a três colegas e produzam um podcast sobre sustentabilidade no ambiente escolar. Para isso, realizem as tarefas a seguir, enumeradas de 1 a 6.

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1. Definição da atitude que será explorada no podcast. Vocês podem escolher entre as citadas no enunciado.

2. Escolha da modalidade do podcast: texto informativo, entrevista ou roda de debate.

3. Roteirização: levantamento das principais informações associadas à atitude selecionada. Elaboração dos textos que serão abordados no podcast e previsão do tempo de duração desse recurso.

4. Gravação: organização de um espaço com pouco ruído e sem trânsito de pessoas para a gravação do podcast, com o auxílio de um smartphone ou de um gravador.

5. Edição do áudio gravado por vocês.

6. Divulgação do podcast no ambiente escolar.

5. Leia o trecho de reportagem a seguir e responda às questões.

Desmatamento na Amazônia: as causas e os impactos para o planeta
Um dos maiores problemas da região, que também sofreu com as queimadas em 2020, é a grilagem
[...] A floresta representa 67 % das florestas tropicais do mundo, compreende um terço de todas as florestas do globo e responde por 20 % do total de água doce do planeta. [...]

THOMAS, Jennifer Ann. Desmatamento na Amazônia: as causas e os impactos para o planeta. Um só planeta, 15 jul. 2021. Disponível em: https://oeds.link/vVDvG9. Acesso em: 22 mar. 2022.

Glossário

a) De acordo com o texto, quais são os principais problemas que têm afetado a Amazônia?

b) Em sua opinião, quais ações poderiam ser adotadas para evitar o desmatamento e a devastação da Amazônia?

6. As pessoas de seu convívio têm consciência ambiental e atitudes de consumo consciente e sustentável? Para investigar essas questões, junte-se a quatro colegas e sigam os passos descritos a seguir.

Elaborem um questionário com perguntas que investiguem as atitudes que as pessoas têm no dia a dia relacionadas ao cuidado ambiental, ao consumo consciente e à sustentabilidade. Distribuam os questionários a familiares, vizinhos e amigos.

Analisem as respostas e conversem sobre elas, identificando atitudes que auxiliam na conservação do meio ambiente e aquelas que precisam ser mudadas. Para cada atitude considerada inadequada, proponham ações para corrigi-las.

Organizem um material de divulgação em que sejam abordadas as atitudes diárias que cada cidadão pode adotar para desenvolver consciência ambiental e consumo consciente e sustentável.

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Na abertura desta unidade, você expôs sua opinião a respeito de todas as características dos seres vivos poderem ou não ser transmitidas aos descendentes. Após o estudo desta unidade, como você responderia a essa questão?

2. No início do capítulo Hereditariedade, você respondeu o que determina as características de uma pessoa. Após o estudo desta unidade, como você explicaria para uma pessoa a determinação das características e a transmissão de algumas delas aos descendentes?

3. No início do capítulo Evolução dos seres vivos, você respondeu o que é evolução. Como você explicaria esse conceito após o estudo desta unidade?

4. Explique com suas palavras as diferenças e semelhanças entre as teorias evolucionistas de Lamarck e de Darwin e Wallace.

5. Quando os cientistas mapearam os genomas dos primatas, descobriram que os seres humanos atuais e os chimpanzés apresentam 99% de similaridades. Explique o que isso quer dizer do ponto de vista evolutivo.

6. Elabore em uma folha de papel avulsa um resumo do capítulo Evolução dos seres vivos. Inclua também explicações científicas e evidências para contrapor a ideia errônea de que a evolução é linear e de que os seres humanos descendem de macacos, como os chimpanzés. Por fim, transforme todas essas informações em cartazes, que serão distribuídos em locais comuns da escola, a fim de divulgar as informações científicas.

Versão adaptada acessível

6. Junte-se a um colega e elaborem, em uma folha de papel avulsa, um resumo do capítulo Evolução dos seres vivos. Incluam também explicações científicas e evidências para contrapor a ideia errônea de que a evolução é linear e de que os seres humanos descendem de macacos, como os chimpanzés. Por fim, transformem todas essas informações em cartazes, que serão distribuídos em locais comuns da escola a fim de divulgar as informações científicas.

7. Suponha que você precise realizar uma exposição sobre a importância da biodiversidade para a manutenção da qualidade de vida no planeta Terra. Em uma folha de papel avulsa, faça um cartum sobre o tema. Junto com os colegas, faça uma exposição dos materiais produzidos.

Versão adaptada acessível

7. Faça um podcast sobre a importância da biodiversidade para a manutenção da qualidade de vida no planeta Terra. Em seguida, apresente o podcast aos seus colegas.

8. Suponha que você e um colega estivessem assistindo a um noticiário sobre a criação de uma unidade de conservação no estado onde vivem. Em dado momento, seu colega questiona sobre por que essas áreas precisam ser criadas. Em uma folha de papel avulsa, elabore um texto argumentativo sobre a importância dessas áreas que você leria para seu colega a fim de responder à questão dele.

9. Elabore um esquema, com textos e imagens, relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 3, 4 e 5 desta unidade. Em seguida, exponha seu esquema aos colegas de turma.

Versão adaptada acessível

9. Elabore um resumo relacionando os conteúdos trabalhados nos capítulos 3, 4 e 5 desta unidade. Em seguida, apresente oralmente seu resumo aos colegas da turma.