Página 283

Glossário

A.

Aminoácido (página 59):
unidade estrutural fundamental para formação da proteína.
Ancestral (página 50):
relativo aos antepassados ou antecessores.
Anômalo (página 193):
diferente do normal; irregular. O comportamento anômalo da água é observado entre 0   ° C e 4   ° C .
Arqueano (página 46):
é um dos quatro principais éons referente ao tempo geológico do planeta Terra. Iniciou-se há cerca de 3,85 bilhões de anos e terminou há 2,5 bilhões de anos.
Arqueia (página 46):
microrganismo unicelular com estrutura semelhante à das bactérias, mas evolutivamente distinta. Muitas características arqueais são mais semelhantes aos eucariotos do que às bactérias.

Astrobiologia (página 62):
é um campo científico interdisciplinar que estuda a origem, a distribuição, a evolução e o futuro da vida no universo em conexão com o ambiente astronômico.
Atração gravitacional (página 32):
força de atração que existe entre os corpos do Universo em razão de suas massas. Quanto maiores as massas dos corpos, maior a força de atração entre eles.
Autofecundação (página 75):
processo em que o gameta masculino fecunda o gameta feminino do mesmo indivíduo que os produz.

B.

Buraco negro (página 39):
é uma região do espaço em que a gravidade é tão forte, em razão de a matéria estar comprimida em um espaço muito pequeno, que nada consegue escapar desse lugar, nem mesmo a luz.

C.

Campo elétrico (página 242):
campo de força gerado no espaço em torno de cada carga elétrica ou de cada sistema de cargas.
Campo magnético (página 242):
região de influência magnética em torno de ímãs, eletroímãs e cargas elétricas em movimento. Os campos magnéticos podem afetar o movimento de partículas eletricamente carregadas.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração de um ímã. Ele tem formato retangular e está na vertical. A metade superior tem a coloração azul, com uma letra N indicando o polo norte, e a metade de baixo é vermelha, com uma letra S indicando o polo sul. Há a representação de linhas curvas partindo da extremidade superior, com setas em direção à extremidade inferior. Há também pedaços de linhas curvas com setas partindo da extremidade superior e pedaços de linhas curvas com setas em sentido à extremidade inferior.
Representação de campo magnético de um ímã. As linhas que unem os polos magnéticos do ímã são conhecidas como linhas de campo magnético e nos ajudam a visualizar a forma do campo magnético. Essas linhas não se cruzam e são orientadas do polo norte para o polo sul do ímã.

Fonte de pesquisa: HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: eletromagnetismo. Tradução: Ronaldo Sérgio de Biasi. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 3. p. 201.

Células somáticas (página 73):
todas as células do organismo, exceto as células germinativas ou gametas.
Composto binário (página 215):
substância formada pela combinação de dois elementos químicos diferentes.

Página 284

Cromossomo autossômico (página 91):
relacionado às características comuns do sexo masculino e do feminino.

D.

Dissociar (página 212):
refere-se ao processo em que ocorre a separação de íons de um composto iônico quando este é dissolvido ou quando ocorre sua fusão.
Divisão mitótica (página 90):
processo de divisão celular por mitose em que uma célula dá origem a duas células idênticas.
Dosímetro (página 247):
aparelho utilizado para medir a exposição de um indivíduo à radiação, a vibrações ou a produtos químicos específicos, por exemplo, por um determinado período de tempo.

E.

Eletrodo (página 163):
condutor, geralmente metálico, por meio do qual se fornece ou se retira corrente elétrica de um sistema.
Enzimas (página 59):
biomoléculas, como a proteína, que catalisam uma reação química específica. Elas aumentam a velocidade da reação química, mas não afetam o equilíbrio da reação catalisada nem sofrem alterações.
Espaço interestelar (página 32):
todo o material entre as estrelas. Ele contém gás, composto principalmente por hidrogênio e poeira, na forma de nuvens individuais e difusas. Essa poeira é formada sobretudo de grafite, de silicatos e de gelo, e os grãos podem ter vários tamanhos, sendo, geralmente, da ordem de um micrômetro ( 1 μm   = 0,0001 cm ) .
Espécies endêmicas (página 129):
aquelas que ocorrem apenas em uma determinada área ou região. As espécies endêmicas são consideradas mais vulneráveis à extinção.
Fotografia de um macaco sobre um galho, com pelos longos e alaranjados, cauda longa e face escura.
Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira.

Mico-leão-dourado: pode atingir aproximadamente 76 cm de comprimento.

Esporos (página 61):
são células produzidas por algumas bactérias, fungos e plantas para reprodução e sobrevivência em condições adversas.
Estrela de nêutrons (página 39):
é formada após a morte de uma estrela de grande massa (maior que o Sol) em um fenômeno conhecido como explosão em Supernova.
Éter (página 260):
meio com propriedades mecânicas pelo qual a luz se propagava.

F.

Fermentação (página 57):
processo de fornecimento de energia que ocorre sem a presença de gás oxigênio.
Fuligem (página 111):
partículas provenientes da combustão incompleta de combustíveis fósseis e da biomassa, ou seja, da matéria orgânica animal e vegetal. A fuligem é considerada o segundo material mais poluente, atrás apenas do dióxido de carbono.
Fotografia de parte de um ambiente com vegetação e árvores em chamas. Acima delas há uma fumaça escura.
Queimada na floresta Amazônica no município de Porto Velho, RO, em 2021.

Página 285

Fusão nuclear (página 38):
reação química na qual núcleos atômicos pequenos são fundidos em núcleos maiores e mais estáveis, em temperaturas extremamente altas, como as observadas no núcleo de estrelas. No Sol, esse tipo de reação envolve a união de dois núcleos de hidrogênio que resulta na formação de um núcleo de hélio, com liberação de energia.

G.

Gêmeo dizigótico (página 84):
é um dos indivíduos formado pela fecundação simultânea de dois óvulos e dois espermatozoides, também chamado gêmeo fraterno.
Fotografia de dois meninos de cabelos curtos, sentados lado a lado, com a mão fechada sob o queixo, olhando para frente, usando blusas de frio iguais. Eles são parecidos, mas um deles tem um rosto mais arredondado que o outro e as sobrancelhas mais compridas.
Gêmeos dizigóticos.
Gêmeo monozigótico (página 84):
é um dos indivíduos formado pela fecundação de um único óvulo e espermatozoide, também chamado gêmeo idêntico.
Fotografia de duas meninas sorrindo e olhando para frente, com cabelos pretos e longos com tranças, usando blusas sem mangas, uma azul e outra branca. Elas têm o formato do rosto, olhos, sobrancelhas, boca, nariz, orelhas e queixo muito parecidos.
Gêmeos monozigóticos.
Grilagem (página 148):
envolve invasão, ocupação e obtenção ilícita de propriedade de terras públicas.

H.

Helicoidal (página 71):
que se assemelha a uma hélice; gira em torno de um eixo. A gavinha de maracujazeiro, por exemplo, tem uma estrutura helicoidal.
Fotografia de uma folha verde com uma gavinha na lateral, um filamento verde enrolado na forma de uma espiral.
Gavinha de maracujazeiro.
Hipótese (página 18):
explicação proposta para justificar dados e informações, mas que ainda não foi confirmada por investigações, como a realização de um experimento.

I.

Inércia (página 21):
tendência natural do corpo permanecer no estado que se encontra, seja em repouso ou em movimento.
Ionizar (página 211):
processo em que o átomo ou a molécula perde ou ganha elétrons, formando íons.

M.

Marcadores radioativos (página 246):
compostos químicos marcados com átomos radioativos. Têm o objetivo de marcar substâncias, permitindo detectá-las e acompanhá-las durante uma sequência de reações. Algumas substâncias que apresentam esses átomos radioativos são reconhecidas pelo organismo, sendo incorporadas e metabolizadas por ele, o que possibilita sua utilização em diagnósticos e tratamentos.

Página 286

N.

Nebulosa (página 27):
nuvem gigante de poeira e gás no espaço. Algumas nebulosas se formam da poeira e do gás que são liberados pela explosão (morte) de uma estrela; já outras são regiões nas quais há a formação de uma estrela.
Fotografia de uma nuvem escura comprida, na vertical, com a porção central estreita. O fundo é azulado na parte superior e avermelhado na metade inferior, com pontos brilhantes espalhados por ele.
Porção da Nebulosa da Águia. Imagem obtida pelo telescópio Hubble.

P.

Papel tornassol (página 211):
indicador de pH utilizado para determinar se uma substância é ácida ou básica. Ao entrar em contato com determinado material, o papel tornassol muda de cor, tornando-se avermelhado na presença de soluções ácidas, azulado em soluções básicas e esverdeado na presença de soluções neutras. A cor do papel tornassol é então comparada com uma escala de pH, que permite determinar a acidez ou basicidade da amostra.
Fotografia de uma fatia de limão e uma fita de papel amarela com uma extremidade em contato com o limão. Nessa extremidade a fita de papel apresenta uma coloração avermelhada.
Reação de papel de tornassol em amostra ácida.
Fotografia de um sabonete molhado e uma fita de papel amarela com uma extremidade em contato com o sabonete. Nessa extremidade a fita de papel apresenta uma coloração esverdeada.
Reação de papel de tornassol em amostra neutra.
Pintura rupestre (página 132):
representação artística feita em rochas durante a Pré-História.
Pósitrons (página 246):
partículas que apresentam características semelhantes ao elétron, porém com carga positiva. Por isso, os pósitrons também são conhecidos como antipartículas de elétron.
Povo tradicional (página 135):
refere-se a um grupo de pessoas que se reconhece como culturalmente diferente dos demais, com organização social própria. Esse povo ocupa o território e faz uso sustentável dos recursos naturais como forma de re produção cultural, social, religiosa e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas que foram criados e transmitidos ao longo das gerações. Os povos tradicionais estão representados pelos ribeirinhos, caiçaras, seringueiros, castanheiros e quilombolas.
Fotografia de pessoas em um local fechado, à frente, uma mulher sorrindo com o braço direito levantado, de costas para um homem, que está segurando o braço dela e com o outro aberto na lateral do corpo. Ao fundo, pessoas em pé batendo palmas.
Povo quilombola dançando durante apresentação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no município de Nossa Senhora do Livramento, MT, em 2020.

Página 287

Pseudociência (página 52):
consiste em um pensamento ou uma teoria que não é fundamentada em método científico.

Q.

Quimioautotrófica (página 60):
espécies que utilizam compostos inorgânicos como fonte de carbono e energia. A bactéria Acidithiobacillus ferrooxidans, por exemplo, utiliza ferro e enxofre para obter energia.
Fotografia de aglomerado de estruturas cilíndricas com as extremidades arredondadas.
Bactéria Acidithiobacillus ferrooxidans. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 2200 vezes. Colorizada em computador.

R.

Radiação cósmica de fundo (página 23):
radiação eletromagnética proveniente do espaço e que é atribuída ao Big Bang, ou seja, à origem do Universo há, aproximadamente, 13,8 bilhões de anos.
Radioatividade (página 246):
emissão espontânea de radiação por núcleos instáveis de elementos radioativos. Esses elementos tendem a se tornar estáveis. Para isso, sofrem decaimento radioativo, ou seja, ejetam fragmentos do núcleo, muitas vezes acompanhados de grande quantidade de energia.
Raios catódicos (página 163):
feixes de partículas com cargas negativas provenientes dos átomos do eletrodo de carga negativa, emitido quando uma grande tensão elétrica é aplicada entre dois eletrodos em um tubo de vidro sob vácuo.

S.

Supernova (página 39):
corpo celeste brilhante originado da explosão de estrelas cuja massa seja cerca de 10 vezes maior que a do Sol, que pode ocorrer nos estágios finais de sua evolução. A luz emitida pela supernova pode ser milhões de vezes mais intensa do que a luz emitida pela estrela antes de explodir. Durante a explosão, grande parte da matéria que forma a parte externa da estrela é expulsa violentamente para o espaço.
Fotografia de uma estrutura amarronzada com formato arredondado e superfície irregular, com uma região azul no centro. Ela está sobre um fundo escuro.
Supernova Puppis A.
Sítio arqueológico (página 132):
local onde são conservadas evidências de atividades do passado histórico ou recentes.
Fotografia aérea de um local aberto com uma grande construção antiga com duas torres. Em volta dela há uma mureta e algumas pedras no chão. O local é gramado e há árvores em volta.
Sítio arqueológico São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões, RS, em 2021.

T.

Tempo geológico (página 115):
corresponde ao tempo transcorrido desde a origem da Terra até os dias atuais.