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CAPÍTULO

8 Transformações da matéria

Observe as imagens a seguir.

A. Fotografia. Uma estrutura cilíndrica acoplada a hastes, inclinada, derramando um líquido amarelo brilhante em uma forma retangular.
Ouro ( Au ) sendo colocado em uma forma.
B. Fotografia de barras aproximadamente retangulares empilhadas uma em cima da outra, de coloração dourada.
Lingotes de ouro.

Questão 1. Ícone atividade oral. Qual é a principal diferença entre o ouro mostrado na imagem A e B?

Como estudamos, a matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, apresentando diferentes propriedades. Além disso, a matéria também pode passar por transformações físicas ou químicas.

Por exemplo, como você pode ter notado, na imagem A, o ouro está no estado físico líquido. Isso ocorre após a substância no estado físico sólido ser aquecido, atingindo aproximadamente 1 . 064     ° C . No estado líquido, ele pode ser colocado em uma forma e ser resfriado novamente, tornando-se sólido, como mostrado na imagem B.

As transformações do ouro retratadas nas imagens A e B são físicas, pois, apesar de ele mudar de estado físico, continua tendo a mesma composição química.

Já as transformações químicas envolvem mudanças na composição das substâncias. Nelas, uma ou mais substâncias são transformadas em uma ou mais substâncias quimicamente diferentes das originais.

Por exemplo, quando deixamos um objeto de ferro exposto ao ar atmosférico, sem proteção, o gás oxigênio ( O 2 ) e a água ( H 2 O ) existentes no ar podem reagir com o ferro ( Fe ) . Como resultado, forma-se uma nova substância: o óxido de ferro(III) ( Fe 2 O 3 ) , conhecido como ferrugem.

Fotografia. Base de uma estrutura metálica cinza com porções de coloração marrom e alaranjada, indicada como ferrugem.
Estrutura metálica de edifício enferrujada.

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Estados físicos da matéria

Ícone Objeto digital

Como estudamos, a matéria pode mudar de estado físico sem alterar a sua composição química.

Na imagem a seguir, é possível perceber a água presente no ambiente em diferentes estados físicos. Em todos esses estados físicos, ela mantém suas propriedades químicas, pois permanece sendo a mesma substância. Porém, as propriedades físicas são diferentes, uma vez que elas dependem do estado físico da matéria.

Fotografia. Vista de um local com água e uma grande quantidade de gelo. Ao fundo, há montanhas cobertas de gelo. No céu está o marcador com a letra A. Dentro da água, um pedaço de gelo está marcado com a letra B, e a água está marcada com a letra C.
Lago Jökulsárlón, Islândia, em 2021.

O vapor de água presente no ar (A) representa a água no estado físico gasoso.

O iceberg (B) representa a água no estado físico sólido.

Já o lago (C) representa o estado líquido da substância.

Os diferentes estados físicos estão relacionados à organização, às interações e aos movimentos das partículas que compõem a matéria. Cada uma das mudanças de estado físico da matéria recebe um nome, como indicado na imagem a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema com ilustrações, setas e palavras. À esquerda, há um recipiente com esferas no fundo e a seguinte indicação: sólido. As esferas estão muito próximas umas das outras e há poucas linhas nas laterais delas, representando movimento. À direita, há um recipiente com esferas aglomeradas com alguns espaços entre elas e a seguinte indicação: líquido. As esferas têm mais linhas envolta delas, representando movimento. Elas ocupam um espaço maior do recipiente. À direita, há um recipiente com esferas espalhadas por todo seu volume e a seguinte indicação: gasoso. Elas estão bem separadas umas das outras, e todas elas apresentam linhas envolta, representando movimento. Há uma seta de sólido para líquido com a indicação: fusão. Há uma seta de líquido para gasoso com a indicação: vaporização. Há uma seta de sólido para gasoso com a indicação: sublimação. Há uma seta de gasoso para líquido com a indicação: condensação. Há uma seta de líquido para sólido com a indicação: solidificação. Há uma seta de gasoso para sólido com a indicação: deposição.
Representação das mudanças de estado físico da matéria. Nesse esquema, as esferas representam as partículas que compõem a matéria.

Fonte de pesquisa: TREFIL, James; HAZEN, Robert M. Física viva: uma introdução à física conceitual. Tradução: Ronaldo Sérgio de Biasi. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 1. p. 247.

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A seguir, vamos estudar as propriedades físicas da matéria em cada estado físico.

Estado físico líquido

No estado físico líquido, as partículas da matéria encontram-se próximas entre si, mas apresentam maior liberdade para se deslocar e menor força de atração em relação às partículas que compõem a matéria no estado físico sólido. Além disso, no estado físico líquido, o material tem volume definido e suas partículas se movimentam rapidamente, distribuindo-se de modo menos ordenado. Isso permite que os líquidos assumam o formato do recipiente que os contém.

Observe as imagens a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Fotografia. Um copo transparente com água dentro. Indicada com a letra B, a água dentro do copo.
B. Ilustração. Várias moléculas de água, esferas vermelhas com duas esferas cinzas grudadas. Elas estão dispersas de maneira desordenada, com pequenos espaços entre elas. Além disso, elas estão um pouco embaçadas, indicando movimento.

Copo com água no estado físico líquido (imagem A) e representação das moléculas da água no estado físico líquido (imagem B).

Fonte de pesquisa: BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. Tradução: Eloiza Lopes, Tiago Jonas e Sonia Midori Yamamoto. 13. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. p. 7.

Note que a água no estado físico líquido adquire o formato do copo (imagem A) e que suas moléculas se distribuem de maneira desordenada e realizam movimentos rápidos (imagem B).

Estado físico sólido

No estado físico sólido, em geral, as partículas encontram-se mais próximas entre si (com exceção da água) e dispostas de maneira mais organizada do que quando estão no estado físico líquido. Assim, no estado físico sólido, as partículas não são livres para realizar grandes movimentos, vibrando menos intensamente que as no estado físico líquido.

Nos sólidos, as forças de atração entre partículas são mais intensas do que nos líquidos. Essa forte interação dificulta a troca de posições das partículas, mantendo seu formato e seu volume definidos.

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Confira o exemplo do ferro no estado físico sólido.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Fotografia. Várias barras de metal com manchas alaranjadas e marrons. Indicada com a letra B, a ponta de uma das barras com coloração cinza.
B. Ilustração. Várias esferas de coloração cinza escura organizadas de forma alinhada, lado a lado e acima umas das outras, formando um cubo.

Barras de ferro (imagem A) e representação da organização dos átomos de ferro no estado físico sólido (imagem B).

Fonte de pesquisa: KOTZ, John C. et al. Química geral e reações químicas. Tradução: Noveritis do Brasil. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. v. 1. p. 233.

Como você pôde perceber na imagem B, as partículas de ferro estão bem próximas entre si, resultando em formato e volume bem definidos, o que caracteriza o estado físico sólido. No entanto, há uma exceção significativa dessa regra: a água. Diferentemente do que ocorre em outras substâncias, as partículas que a constituem no estado físico sólido se organizam de modo a gerar espaços vazios, levando a um aumento de volume e, consequentemente, a uma redução de densidade.

Observe a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

C. Fotografia. Vários cubos de gelo. Indicado com a letra D, um cubo de gelo.
D. Ilustração. Várias moléculas de água, esferas vermelhas com duas esferas cinzas grudadas. Elas estão organizadas e próximas umas das outras, com espaços regulares entre os conjuntos de moléculas. Além disso, elas levemente embaçadas, indicando movimento.

Cubos de gelo (imagem C) e representação das moléculas de água no estado físico sólido (imagem D).

Fonte de pesquisa: BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. Tradução: Eloiza Lopes, Tiago Jonas e Sonia Midori Yamamoto. 13. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. p. 7.

Podemos verificar esse comportamento anômalo da água quando colocamos gelo em um copo com água. Nesse caso, o gelo, que corresponde ao estado físico sólido da água, flutua por apresentar menor densidade do que a água no estado líquido.

Glossário

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Outra situação é quando colocamos uma garrafa cheia de água no congelador por algumas horas. A passagem da água do estado líquido para o estado sólido resulta em um aumento de volume. Como resultado, em alguns casos, pode ocorrer o rompimento da garrafa.

Questão 2. Ícone atividade oral. Converse com um colega a respeito do motivo de os icebergs flutuarem nos corpos de água.

Estado físico gasoso

No estado físico gasoso, as partículas da matéria encontram-se mais afastadas entre si do que nos estados físicos sólido e líquido. Por essa razão, elas apresentam menor força de atração e maior liberdade para se deslocar do que aquelas nos outros dois estados físicos da matéria. Esse deslocamento ocorre de modo desordenado, e a interação das partículas se dá, principalmente, por colisões.

Por ter maior liberdade de deslocamento, as partículas da matéria no estado físico gasoso ocupam todo o volume do recipiente que a contém, não apresentando volume e formato definidos.

Observe a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Fotografia. Uma chaleira arredondada, com alça marrom, está sobre a chama de um fogão. Indicado com a letra B, o vapor saindo da chaleira.
B. Ilustração. Várias moléculas de água, esferas vermelhas com duas esferas cinzas grudadas. Elas estão dispersas de maneira desordenada e muito afastadas umas das outras. Além disso, elas estão mais embaçadas, indicando movimento.

Chaleira com água em ebulição (imagem A) e representação da organização das moléculas de água no estado físico gasoso (imagem B). Na imagem A, a névoa que sai da chaleira não é o vapor de água em si, pois ele não é visível a olho nu. O que é visível são as gotículas de água que estão sendo carregadas por esse vapor.

Fonte de pesquisa: BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. Tradução: Eloiza Lopes, Tiago Jonas e Sonia Midori Yamamoto. 13. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. p. 7.

Como mostrado na imagem B, as moléculas de água encontram-se bem afastadas umas das outras, caracterizando o estado físico gasoso. Os materiais nesse estado físico, como o vapor de água e vários gases, apresentam alta compressibilidade, ou seja, podem ser comprimidos, reduzindo seu volume. Ao reduzir o volume de um gás, a distância entre suas partículas diminui, o que causa maior interação entre elas.

A matéria pode mudar de um estado físico para outro. A seguir, vamos estudar algumas dessas mudanças.

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Fusão e solidificação

A mudança de estado físico sólido para o estado físico líquido é chamada fusão.

Observe as imagens a seguir.

A. Fotografia. Várias bolinhas de coloração cinza amontoadas, com uma régua entre elas. Cada bolinha tem aproximadamente um centímetro.
Ferro no estado físico sólido.
B. Fotografia. Uma estrutura cilíndrica acoplada a hastes está derramando um líquido amarelo brilhante em uma forma arredondada sobre um chão de areia.
Ferro no estado físico líquido, sendo despejado em uma forma.

Para que a fusão aconteça, a matéria deve receber energia, o que resulta no aumento da temperatura da matéria. Por exemplo, para fundir o ferro, a temperatura deve ser elevada até 1 . 536   ° C . Para ocorrer a fusão, deve-se chegar à chamada temperatura de fusão. Assim como o ferro, cada matéria tem um ponto de fusão específico.

Como estudamos, de modo geral, no estado físico sólido, as partículas da matéria encontram-se mais próximas umas das outras, e as forças de atração entre elas são mais intensas. Quando a matéria recebe energia térmica de uma fonte de calor, suas partículas passam a se movimentar mais intensamente, até que a força de atração existente entre elas não seja suficiente para mantê-las próximas.

Nesse caso, as partículas começam a se distanciar, e a matéria, que estava no estado sólido, torna-se líquida, adquirindo o formato do recipiente que a contém.

Observe a seguir.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

C. Ilustração. Várias esferas de coloração cinza organizadas de forma alinhada, lado a lado e acima umas das outras, formando um cubo retangular.
D. Ilustração. Várias esferas de coloração cinza desorganizadas, com alguns espaços entre elas.

Representação da organização das partículas de ferro no estado físico sólido (C) e no estado físico líquido (D), em temperatura ambiente.

Fonte de pesquisa: KOTZ, John C. et al. Química geral e reações químicas. Tradução: Noveritis do Brasil. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. v. 1. p. 233.

O oposto à fusão também ocorre na matéria. A mudança de estado físico líquido para o estado físico gasoso é chamada solidificação. Assim como na fusão, essa mudança é influenciada pela temperatura.

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Para que ocorra a solidificação, é necessário reduzir a temperatura da matéria. Dessa maneira, à medida que a matéria no estado físico líquido cede energia térmica para o ambiente ou para outro corpo, a movimentação das partículas diminui. Isso possibilita que as forças de atração entre elas unam essas partículas, praticamente fixando-as.

Para que ocorra a solidificação da matéria, deve-se chegar à chamada temperatura de solidificação, que é específica para cada matéria.

Vaporização e condensação

A mudança de estado físico líquido para o estado físico gasoso é chamada vaporização. Ela pode ocorrer de maneiras distintas. Vamos estudar algumas delas a seguir.

Quando uma panela com água é colocada sobre a chama de um fogão, depois de certo tempo, ocorre a formação de bolhas no interior do líquido.

Isso caracteriza a ebulição. Nesse processo, a matéria recebe energia térmica, aumentando a sua temperatura, o que resulta no movimento intenso de suas partículas.

Além disso, a tendência de escape das partículas também aumenta, até que se formem bolhas em todo o líquido, como mostra a imagem B.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

A. Fotografia. Uma panela sobre um fogão com água fervendo. Há bolhas na superfície da água e acima dela há uma névoa branca.
B. Ilustração. Em um recipiente retangular posicionado sobre uma chama, há água preenchendo metade da sua capacidade, com bolhas em seu interior. Na superfície da água há moléculas de água representadas com setas apontando para cima. Também há moléculas de água dispersas acima da superfície, com setas para cima, em sentidos aleatórios.

Panela com água em ebulição sobre a chama de um fogão (imagem A) e representação do processo de ebulição da água (imagem B). Nesse esquema, as estruturas acima da superfície da água líquida do recipiente representam as moléculas de água, enquanto as setas mostram o sentido em que elas se movem, nesse caso, de modo aleatório.

Fonte de pesquisa: TERMODINÂMICA química. Portal Laboratórios Virtuais de Processos Químicos. Disponível em: https://oeds.link/qpuqZ1. Acesso em: 27 abr. 2022.

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A evaporação é o processo mais lento da vaporização e ocorre na superfície dos líquidos, diferentemente da ebulição, que ocorre em todo o volume do líquido.

Podemos identificar a evaporação, por exemplo, quando, após a chuva, a água sobre a calçada ou o asfalto é aquecida pelo calor proveniente do Sol e evapora.

Fotografia. Uma névoa branca saindo de uma estrada com muita vegetação nas laterais e ao fundo.
Água evaporando de uma estrada após a chuva.

A evaporação também ocorre na secagem das roupas que deixamos no varal. As moléculas de água com maior energia se desprendem da parte líquida e se transformam em vapor de água, que se dissipa no ambiente. Como resultado desse processo, elimina-se a água dos tecidos e ocorre a secagem das roupas.

Durante o aquecimento da matéria, caso as partículas perto da superfície do líquido se agitem suficientemente para vencer as forças de atração exercidas pelas partículas vizinhas, elas se desprendem do líquido e se espalham na atmosfera na forma gasosa.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Em um recipiente retangular, há água preenchendo metade da sua capacidade. Da superfície da água, saem setas apontando para cima, e próximo a cada seta está uma molécula de água.
Representação do processo de evaporação da água. Nesse esquema, as estruturas acima da superfície da água líquida do recipiente representam as moléculas de água, enquanto as setas mostram o sentido em que elas se movem.

Fonte de pesquisa: TERMODINÂMICA química. Portal Laboratórios Virtuais de Processos Químicos. Disponível em: https://oeds.link/eyL7TR. Acesso em: 27 abr. 2022.

O oposto à vaporização também ocorre na matéria. A mudança de estado físico gasoso para o estado físico líquido é chamada condensação.

A condensação ocorre quando as partículas da matéria no estado físico gasoso cedem energia para o ambiente ou outros corpos com temperatura menor. Como resultado, essas partículas passam a se movimentar mais lentamente, aproximando-se umas das outras e refazendo as ligações intermoleculares. Isso faz ocorrer a mudança do estado físico gasoso para o estado físico líquido.

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Sublimação e deposição

A matéria pode passar do estado físico sólido diretamente para o estado físico gasoso, sem passar pelo estado físico líquido. Essa mudança de estado é chamada sublimação. O oposto também pode ocorrer, com a matéria passando do estado físico gasoso direto para o estado físico sólido, a chamada deposição.

A liofilização é um processo de desidratação que utiliza a sublimação. Esse processo é empregado para conservar alimentos, princípios ativos de medicamentos e vacinas, entre outras aplicações.

Na liofilização, o produto é congelado e, em seguida, encaminhado a uma câmara de vácuo, na qual sofre variações de temperatura. Como resultado, a água passa diretamente do estado sólido para o gasoso (sublimação). Isso provoca a desidratação do material, mantendo suas propriedades.

Fotografia. Uma tigela transparente com várias rodelas de kiwi desidratado. Elas possuem uma cor verde esbranquiçada.
Kiwis liofilizados.

Em locais de baixas temperaturas, pode ocorrer um fenômeno conhecido como geada. Nele, o vapor de água (estado físico gasoso) presente no ar passa diretamente para o estado físico sólido, ao entrar em contato com uma superfície com baixa temperatura. Assim, a geada é um exemplo de deposição.

Fotografia. Vista de um local com um lago no centro, rodeado por gelo. Ao fundo, há árvores e algumas casas cobertas de gelo. Mais distante, há uma montanha com vegetação.
Área rural coberta por geada ao amanhecer no município de Urubici, SC, em 2021.

Fatores que influenciam nas mudanças de estados físicos

Questão 3. Ícone atividade oral. Quando citamos as temperaturas de fusão e de ebulição da água, consideramos os valores ao nível do mar. Por que é importante a informação "ao nível do mar"?

Como estudamos anteriormente, a diferença entre os estados físicos da matéria está nas suas propriedades. Alguns fatores, como temperatura e pressão, podem fazer essas propriedades serem modificadas, interferindo na mudança de estado físico da matéria.

A seguir, vamos estudar a influência da temperatura e da pressão na mudança de estado físico da matéria.

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Para uma determinada condição de pressão, as mudanças de estado físico da matéria ocorrem em temperaturas específicas. No entanto, uma mudança de pressão pode alterar as temperaturas de fusão e de ebulição dessas substâncias.

A água, por exemplo, quando é submetida a um aumento de pressão, funde-se em temperaturas menores que 0   ° C e entra em ebulição em temperaturas maiores que 100   ° C . Uma maneira de observarmos isso é utilizando o chamado diagrama de fases. Trata-se de um gráfico que apresenta os diferentes estados físicos da matéria em função da temperatura e da pressão. Observe a seguir.

Diagrama de fases da água

Gráfico de linhas. No eixo horizontal está a temperatura, em graus Celsius, que vai de uma região de temperaturas negativas até 374. No eixo vertical está a pressão, em atmosferas, que vai de uma região de pressões negativas até 218. Próximo ao centro do gráfico, há um ponto T. Ele está na temperatura de 0 vírgula 0 1 grau Celsius e com uma pressão de 0 vírgula 0 0 6 atmosfera. Há uma curva A azul que parte de uma temperatura menor que 0 grau Celsius e uma pressão menor que 0 vírgula 0 0 6 atmosferas, e chega até o ponto T. Há também uma curva B verde que parte do ponto T e sobe até um ponto um pouco abaixo de 0 grau Celsius e 218 atmosferas. Também há uma curva C vermelha que parte do ponto T e sobe até um ponto em 374 graus Celsius e 218 atmosferas. As curvas coloridas formam aproximadamente a figura de uma letra Y tombada para direita. No ponto 1, à esquerda da curva verde e acima da curva azul, a água está no estado sólido, com a temperatura abaixo de 0 grau Celsius e com uma pressão de 1 atmosfera. No ponto 2, entre as curvas verde e vermelha, a água está no estado líquido, com a temperatura entre 0 e 100 graus Celsius e com uma pressão de 1 atmosfera. No ponto 3, abaixo da curva vermelha, a água está no estado gasoso, com a temperatura acima de 100 graus Celsius e com uma pressão de 1 atmosfera. No ponto 4, abaixo da curva vermelha a água está no estado gasoso, com a temperatura acima de 100 graus Celsius e com uma pressão ligeiramente acima de 1 atmosfera. No ponto 5, entre as curvas verde e vermelha, a água está no estado líquido, com a temperatura ligeiramente acima de 100 graus Celsius e com uma pressão significativamente acima de 1 atmosfera.

Fonte de pesquisa: BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. Tradução: Eloiza Lopes, Tiago Jonas e Sonia Midori Yamamoto. 13. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. p. 489.

As curvas do diagrama de fases mostram as mudanças de estado físico da matéria: a curva B é a curva de fusão, a C é a curva de vaporização, e a A é a curva de sublimação.

No ponto 1 temos água no estado sólido. Mantendo a pressão constante e aumentando a sua temperatura, chegamos ao ponto 2, ou seja, a água passa para o estado líquido. Se continuarmos a aumentar a temperatura e a manter a pressão constante, podemos chegar ao ponto 3, no qual a água se encontra no estado gasoso.

O ponto do diagrama indicado com a letra T é chamado ponto triplo, que é uma combinação de pressão e temperatura na qual os estados físicos sólido, líquido e gasoso coexistem em equilíbrio.

Questão 4. Ícone atividade oral. Partindo do ponto 4 do diagrama, quais são as maneiras de possibilitar que a água passe para o estado físico líquido?

Questão 5. Ícone atividade oral. Quais são as possíveis maneiras de a amostra que está no ponto 5 passar para o estado físico sólido?

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Tomando como base o diagrama de fases, podemos explicar, por exemplo, o uso das panelas de pressão, utensílio doméstico que tem como finalidade diminuir o tempo necessário para cozinhar os alimentos de maneira segura.

Observe a seguir como funciona uma panela de pressão.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Uma panela de pressão arredondada vista por dentro, sobre a chama do fogão. Dentro dela, há água até a metade e na outra metade, há linhas representando vapor de água. Na tampa da panela, há um cabo e uma válvula com base quadrada e uma haste retangular acoplada à tampa.
Representação de uma panela de pressão, em transparência, sobre a chama de um fogão.

A panela de pressão tem a tampa vedada e uma válvula que controla a pressão interna do vapor, por meio da liberação contínua de vapor para o ambiente.

À medida que a panela esquenta, a pressão em seu interior aumenta e maior é a dificuldade para que as moléculas de água se desprendam do líquido e passem para o estado físico gasoso. Isso ocorre porque elas precisam vencer a pressão exercida sobre a superfície do líquido para poder evaporar.

Quanto maior é a pressão no interior da panela, maior é a temperatura que a água pode atingir.

A válvula presente na tampa da panela permite que a pressão interna desse utensílio seja maior que a externa. Dessa maneira, a pressão de vapor aumenta no interior da panela de pressão e a água entra em ebulição em uma temperatura de cerca de 120   ° C . A maior temperatura de ebulição da água faz os alimentos serem cozidos a temperaturas mais altas e, portanto, mais rapidamente.

Outra situação em que podemos perceber a influência da temperatura e da pressão na mudança de estados físicos da matéria está relacionada à altitude.

À medida que a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui, fazendo a água entrar em ebulição em temperaturas abaixo de 100   ° C .

Por exemplo, a cidade de La Paz, na Bolívia, fica a uma altitude de 3 . 700   m , e o ponto de ebulição da água nessa cidade é de 88   ° C , o que afeta o tempo de cozimento dos alimentos.

Fotografia. Vista de um local com muitos prédios e casas. Ao fundo, há uma montanha com gelo no topo.
Vista aérea da cidade de La Paz, Bolívia, em 2021.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Explique a organização das partículas da matéria nos estados físicos líquido, sólido e gasoso.

2. Identifique os estados físicos e as transformações físicas indicados pelas letras A a I.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Esquema com ilustrações, setas e palavras. À esquerda, há um recipiente com esferas no fundo e o marcador letra A. As esferas estão muito próximas umas das outras e há poucas linhas nas laterais delas, representando movimento. À direita, há um recipiente com esferas aglomeradas com alguns espaços entre elas e o marcador letra B. As esferas têm mais linhas envolta delas, representando movimento. Elas ocupam um espaço maior do recipiente. À direita, há um recipiente com esferas espalhadas por todo seu volume e o marcador letra C. Elas estão bem separadas umas das outras, e todas elas apresentam linhas envolta, representando movimento. Há uma seta de A para B com o marcador D. Há uma seta de B para C com o marcador F. Há uma seta de A para C com o marcador H. Há uma seta de C para B com o marcador G. Há uma seta de B para A com o marcador E. Há uma seta de C para A com o marcador I.
Representação das mudanças de estado físico da matéria. Nesse esquema, as esferas representam as partículas que compõem a matéria.

Fonte de pesquisa: TREFIL, James; HAZEN, Robert M. Física viva: uma introdução à física conceitual. Tradução: Ronaldo Sérgio de Biasi. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 1. p. 247.

3. Em dias com baixa umidade relativa do ar, algumas pessoas apresentam certa dificuldade para respirar por conta do tempo seco. Por esse motivo, indica-se colocar recipientes com água nos ambientes em que a pessoa estiver.

a) Explique a possível melhora nas condições do ambiente na presença de recipientes com água.

b) Com base na organização das partículas dos materiais, explique como ocorre o processo que você citou no item a.

4. Identifique a alternativa incorreta e, em seguida, reescreva essa alternativa no caderno, corrigindo-a.

a) A ebulição ocorre de maneira mais rápida que a evaporação. Além disso, somente na ebulição há a formação de bolhas.

b) Na condensação, as partículas da matéria no estado físico gasoso cedem energia para outras matérias ou outros corpos com temperatura menor, passando a se movimentar mais lentamente e permitindo que as forças de atração unam suas partículas.

c) Para que ocorra a fusão, é necessário reduzir a temperatura da matéria e, para a solidificação, é preciso aumentá-la.

d) A passagem da matéria do estado físico sólido diretamente para o estado físico gasoso é chamada sublimação, enquanto seu oposto recebe o nome de deposição.

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5. Leia o trecho de reportagem a seguir e responda às questões propostas.

[...]
A combinação de derretimento do gelo e expansão da água está fazendo com que o nível do mar suba, representando uma ameaça para cidades costeiras, incluindo várias capitais do mundo.
[...]

SMINK, Veronica. Aquecimento global: por que é preocupante que os polos da Terra estejam cada vez menos brancos. BBC News Brasil, 5 nov. 2021. Disponível em: https://oeds.link/8cBtRN. Acesso em: 27 abr. 2022.

a) Qual é a mudança de estado físico relacionada ao derretimento do gelo?

b) Com base na organização das partículas dos materiais, explique como ocorre o processo que você citou no item a.

c) Por que o aumento do nível do mar ameaça as cidades costeiras?

6. Wagner, que mora no município de São Paulo, aproveitou um final de semana para viajar até Santos, um município no litoral do estado de São Paulo. Na manhã de domingo, já em Santos, foi preparar um café e percebeu que a água demorou um pouco mais para ferver do que em sua casa. Visto que Wagner sempre utilizava a mesma quantidade de água para preparar seu café e que a chama do fogão cede calor à água com a mesma intensidade em ambos os locais, responda às questões propostas.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração da altitude dos municípios de São Paulo e de Santos. Na parte inferior, à esquerda, há um navio sobre o mar. Ao lado, encontra-se uma praia com areia, árvores, cadeiras e guarda-sol. Logo ao lado, está a cidade de Santos, com a seguinte indicação: temperatura de ebulição da água: 100 graus Celsius. Uma linha marca o nível do mar, que está situado a zero metro de altitude. Acima, encontra-se a cidade de São Paulo, com a seguinte indicação: temperatura de ebulição da água: 98 graus Celsius. Ela está situada a uma altitude de 750 metros do nível do mar.
Representação esquemática das altitudes dos municípios de São Paulo e de Santos.

a) Wagner estava certo em sua percepção? Justifique sua resposta.

b) Qual é a relação que existe entre a altitude e a pressão atmosférica?

c) Qual é a relação entre pressão e temperatura de ebulição?

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Transformações químicas da matéria

Observe as imagens a seguir.

Imagens não proporcionais entre si.

A. Fotografia. Um recipiente arredondado marrom com cristais brancos dentro.
Recipiente contendo grãos de açúcar.
B. Fotografia. A mão de uma pessoa segurando uma colher e mexendo um líquido amarronzado dentro de uma panela redonda sobre o fogão.
Pessoa mexendo açúcar derretido em uma panela sobre a chama de fogão.

Como citado no início deste capítulo, as transformações químicas, também chamadas reações químicas, são aquelas mudanças nas quais ocorre formação de novas substâncias por meio da alteração e/ou combinação das substâncias iniciais.

Ao analisar as imagens A e B, é possível perceber que, ao aquecer o açúcar, ele muda de cor e de textura, transformando-se em uma calda caramelizada. Isso indica que ele passou por uma transformação química, pois se tornou um outro material.

Em uma reação química, as substâncias que reagem e dão origem a novas substâncias são chamadas reagentes. As novas substâncias formadas com base nesses reagentes são chamadas produtos. A formação do produto ocorre por meio do rearranjo dos átomos dos reagentes.

Representação das transformações químicas

Como estudamos, os elementos químicos são representados por símbolos. O carbono, por exemplo, é representado pela letra C maiúscula.

Os compostos químicos, por sua vez, são representados por fórmulas químicas. Observe a seguir a fórmula química do etanol.

C 2 H 6 O

O etanol, utilizado como combustível de veículos, é composto por dois átomos de carbono ( C ) , seis átomos de hidrogênio ( H ) e um átomo de oxigênio ( O ) .

As reações químicas podem ser representadas por meio de equações químicas, que descrevem resumidamente o que está acontecendo na reação. Observe a equação química da fotossíntese, apresentada a seguir.

CO 2 ( g ) + H 2 O ( l ) luz solar C 6 H 1 2 O 6 ( aq ) + O 2 ( g )

A fotossíntese é um exemplo de reação química. Na presença da luz solar, as plantas transformam gás carbônico ( CO 2 ) e água em glicose ( C 6 H 1 2 O 6 ) e gás oxigênio.

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Para descrevermos em detalhes o que deve ser representado em uma equação química, vamos considerar a transformação do fermento químico, que ocorre durante o preparo de um bolo. O fermento químico tem como componente principal o sal hidrogenocarbonato de sódio ( NaHCO 3 ) , comercialmente conhecido como bicarbonato de sódio.

Fotografia. Duas mãos de uma pessoa, uma despejando o pó branco de um recipiente de fermento em uma colher segurada pela outra mão. A colher está sobre um recipiente redondo com massa viscosa amarela.
Pessoa adicionando fermento químico em pó na massa de bolo.

Ao aquecer a massa do bolo, esse reagente sofre uma transformação química, resultando em alguns produtos, como o carbonato de sódio ( Na 2 CO 3 ) , a água e o dióxido de carbono, também chamado gás carbônico.

A transformação química que ocorre com o fermento químico pode ser representada de acordo com a equação química a seguir.

2   NaHCO 3 ( s ) Δ Na 2 CO 3 ( s ) + H 2 O ( g ) + CO 2 ( g )

O número localizado antes das substâncias é conhecido como coeficiente estequiométrico. Ele indica a proporção das substâncias que participam da reação química, tanto nos reagentes quanto nos produtos. Nesse exemplo, o número 2.

O número subscrito representa a quantidade de átomos de cada elemento químico presente na substância. Nesse exemplo, os números 2 e 3 subscritos.

As letras apresentadas entre parênteses indicam o estado físico das substâncias: nesse exemplo, o estado físico sólido ( s ) e o estado físico gasoso ( g ) .

A seta separa os reagentes — posicionados antes da seta — dos produtos — posicionados após a seta — e indica o sentido da reação química.

A letra grega delta ( Δ ) acima da seta indica que foi necessário o aquecimento para que a reação ocorresse.

Questão 6. Ícone atividade oral. Quantos átomos de oxigênio há no reagente da equação química de transformação do fermento?

Muitas vezes, as informações sobre o estado físico dos reagentes e dos produtos são inseridas nas equações químicas e apresentadas ao lado direito da substância por meio das indicações a seguir.

  • ( s ) indica estado sólido.
  • ( l ) indica estado líquido.
  • ( g ) indica estado gasoso.
  • ( aq ) indica estado aquoso, quando a substância está diluída em água.

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Algumas reações necessitam de condições específicas para ocorrer. Por isso, são inseridos símbolos acima ou abaixo da seta para informá-las. Leia-os a seguir.

  • A letra i indica a passagem de corrente elétrica.
  • A letra grega lambda ( λ ) indica a presença de luz.
  • A letra grega delta ( Δ ) indica o aquecimento.

A lei da conservação da massa

O químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier (1743-1794) observou em seus experimentos que, em uma reação química, a massa total dos reagentes e dos produtos se mantinha constante. Com base nisso, ele formulou a lei da conservação da massa, publicada em 1789.

Gravura em preto e branco representando o químico Antoine-Laurent de Lavoisier. Ele está retratado do peito para cima, com cabelos curtos enrolados na ponta. Ele está vestindo uma camisa clara, lenço no pescoço e paletó escuro com botões.
Gravura de Antoine-Laurent de Lavoisier, publicada entre 1905 e 1909.

Ela afirma que, se colocarmos reagentes químicos em um recipiente fechado, a massa, após ocorrer a reação química, é conservada, não havendo perdas ou ganhos de massa no produto final.

Para verificarmos esse fato, considere a reação química que ocorre entre o sódio ( Na ) e a água, formando o hidróxido de sódio ( NaOH ) e o gás hidrogênio ( H 2 ) .

Vamos analisar a massa dos reagentes e dos produtos dessa reação. Para isso, basta somarmos as massas atômicas aproximadas dos átomos que compõem as substâncias envolvidas nela.

Massa atômica de alguns elementos químicos

Elemento químico

Massa atômica

N a

23

H

1

O

16

Duas equações químicas separadas por uma seta apontando para direita, com expressões numéricas abaixo delas. Na primeira linha, do lado esquerdo: 2 N a, abre parênteses s minúsculo, fecha parênteses, mais 2 H com subscrito 2, O, abre parênteses l minúsculo, fecha parênteses. Abaixo há a seguinte expressão: 2 vezes abre parênteses 23 fecha parênteses, mais 2 vezes abre parênteses1 mais 1 mais 16, fecha parênteses. Abaixo, outra expressão: 46 mais 36. E abaixo, depois de um traço: 82 u, abre parênteses, reagente, fecha parênteses. Na primeira linha, do lado direito: 2 N a, O, H, abre parênteses a q, fecha parênteses, mais, H com subscrito 2, abre parênteses g, fecha parênteses. Abaixo há a seguinte expressão: 2 vezes, abre parênteses 23 mais 16 mais 1, fecha parênteses, mais, abre parênteses 1 mais 1, fecha parênteses. Abaixo, outra expressão: 80 mais 2. E abaixo, depois de um traço: 82 u, abre parênteses produto, fecha parênteses.

em que u é a unidade de massa atômica.

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No estudo das reações químicas, do ponto de vista atômico, a lei também é aplicada, ou seja, nenhum átomo é criado ou destruído nas reações químicas. Por isso, quando representamos uma reação química por meio de uma equação química, é necessário que exista a mesma quantidade de átomos nos reagentes e nos produtos. Quando a equação química atende a esse requisito, dizemos que ela está balanceada. Se não atender, devemos realizar seu balanceamento para que ela represente adequadamente a reação química.

A lei das proporções definidas

Nas indústrias, por exemplo, a quantidade dos reagentes utilizada na fabricação de produtos é definida cuidadosamente. Para assegurar que essas proporções de reagentes sejam mantidas durante a fabricação de produtos diversos, é utilizada a lei das proporções definidas, enunciada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826).

Gravura do químico Joseph Louis Proust. Ele está de lado, retratado do peito para cima, com cabelo longo e um rabo de cavalo amarrado. Ele está vestindo uma camisa branca e um paletó escuro com botões.
Gravura de Joseph Louis Proust.

De acordo com ela, a massa de um composto químico e as massas de seus elementos obedecem a uma proporção definida. No caso de uma reação química, o excesso de uma das substâncias não altera a quantidade da substância formada, pois ele não participa da reação.

Verifique a seguir um exemplo.

O óxido de zinco ( ZnO ) é um composto muito utilizado em pomadas contra assaduras. A reação de oxidação do zinco segue a lei de Proust. De acordo com ela, a massa de cada elemento do composto obedece a uma proporção definida.

Óxido de zinco

Reação de oxidação do zinco

Massa aproximada ( u )

Composição aproximada ( % )

2   Zn ( s ) + O 2 2   ZnO ( s )

2 ( 65 , 4 ) + 2 ( 16 ) = 162 , 8

80 , 3 + 19 , 7 = 10 0

Analisando o quadro, podemos observar que qualquer amostra de óxido de zinco tem 80,3% de sua massa formada por zinco ( Zn ) e 19,7%, por oxigênio. Essa proporção é fixa e determina a proporção-limite em que cada uma das substâncias reage para formar o composto.

Isso significa que se, a quantidade de um dos reagentes ( Zn ou O ) for maior que o limite suportado para a formação do ( ZnO ) , a quantidade excedente não reagirá.

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Balanceamento das equações químicas

De acordo com as leis que você conheceu anteriormente, uma equação química que representa uma reação química deve conter a mesma quantidade de reagentes e de produtos, ou seja, ela deve estar balanceada.

Questão 7. Ícone atividade oral. Qual é a função dos coeficientes em uma equação química?

O balanceamento consiste em determinar os coeficientes das substâncias nos reagentes e nos produtos de tal forma que a quantidade de átomos seja conservada em ambos os lados (reagente e produto) da equação química. O método mais utilizado para identificar os coeficientes é por tentativa e erro.

Para estudarmos esse método, vamos nos basear no exemplo a seguir.

O gás butano ( C 4 H 1 0 ) é um dos componentes do gás liquefeito do petróleo (GLP). Em sua reação de combustão, ele reage com o gás oxigênio, formando o gás carbônico e a água.

Analisando essas informações, podemos identificar que os reagentes são o gás butano e o gás oxigênio, e os produtos são o gás carbônico e a água, todos no estado gasoso.

Fotografia. Um botijão de gás. Ele possui um formato cilíndrico com as extremidades arredondadas. Na parte de baixo ele tem uma base circular e na parte de cima ele tem alças em um apoio circular.
Os botijões domésticos contêm gás liquefeito do petróleo (GLP).

Observe a seguir esses dados transcritos na equação química de combustão do gás butano.

C 4 H 1 0 ( g ) + O 2 ( g ) CO 2 ( g ) + H 2 O ( g )

Note que a quantidade de átomos presentes nos reagentes é diferente da quantidade de átomos formados nos produtos, ou seja, essa equação não está balanceada. Observe o quadro a seguir.

Quantidade de átomos nos reagentes e nos produtos

Reagentes

Produtos

Elemento químico

Quantidade de átomos

Elemento químico

Quantidade de átomos

C

4

C

1

H

10

H

2

O

2

O

3

Agora, vamos balancear essa equação. Para facilitar o processo, vamos realizá-lo por etapas.

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Etapa 1

Inicialmente, vamos balancear o carbono. Como há 4 átomos de carbono nos reagentes e apenas 1 no produto, colocamos um coeficiente 4 no lado direito da equação, em CO 2 .

C 4 H 1 0 ( g ) + O 2 ( g ) 4   CO 2 ( g ) + H 2 O ( g )

Dica!

O balanceamento das substâncias simples pode ser deixado para a última etapa, pois, nesses casos, alteramos a quantidade de apenas um tipo de átomo envolvido. Nesse exemplo, isso ocorre com o gás oxigênio.

Etapa 2

Agora, vamos balancear o hidrogênio. Como há 10 átomos de hidrogênio nos reagentes da equação e apenas 2 nos produtos, colocamos um coeficiente 5 em H 2 O .

C 4 H 1 0 ( g ) + O 2 ( g ) 4   CO 2 ( g ) + 5   H 2 O ( g )

Etapa 3

Nessa etapa, os átomos de oxigênio são os únicos que não estão balanceados, pois há 2 átomos de oxigênio nos reagentes da equação e 13 nos produtos. Para balancear, inserimos um coeficiente fracionário de 13 2 em O 2 .

C 4 H 1 0 ( g ) + 13 2   O 2 ( g ) 4   CO 2 ( g ) + 5   H 2 O ( g )

Etapa 4

Geralmente, não se costuma manter coeficientes fracionários em equações químicas. Dessa forma, para eliminá-los, basta multiplicarmos os demais coeficientes por 2, número que corresponde ao denominador do coeficiente do gás oxigênio.

2   C 4 H 1 0 ( g ) + 13   O 2 ( g ) 8   CO 2 ( g ) + 10   H 2 O ( g )

Agora, a equação química de combustão do butano está balanceada.

Questão 8. Em seu caderno, elabore um quadro apresentando o número de átomos de cada um dos elementos químicos dos reagentes e dos produtos. Em seguida, compare esses dados com os do quadro apresentado no final da página anterior e elabore uma conclusão.

Uma equação química fornece informações sobre a composição das substâncias envolvidas na reação. Já o seu balanceamento indica a proporção de reagentes e de produtos.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Observe a transformação química a seguir.

2   AgC l ( s ) λ 2   Ag ( s ) + C l 2 ( g )

Agora, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiras ou falsas, corrigindo as falsas em seu caderno.

a) Essa transformação ocorre por ação da luz.

b) Um dos produtos da reação química é a prata no estado líquido.

c) A equação apresentada não está balanceada.

d) Nessa transformação química temos a produção de cloro gasoso.

2. O óxido de cálcio ( CaO ) , conhecido como cal virgem, é muito utilizado na construção civil como componente no preparo da argamassa.

A reação química entre o óxido de cálcio e a água é uma etapa conhecida como "queima da cal". Nesse processo, ocorre liberação de grande quantidade de calor. O produto dessa reação é o hidróxido de cálcio [ Ca ( OH ) 2 ] , vendido comercialmente como cal hidratada.

Fotografia. Uma pessoa agachada usando capacete, máscara de proteção cobrindo nariz e boca, e luvas nas mãos. Ela segura um recipiente de plástico, despejando água em um grande recipiente retangular que contém um pó branco. Ao lado, há um balde.
Pessoa misturando água na cal virgem.

a) Escreva, no caderno, a reação química que ocorre durante a produção da cal hidratada.

b) Em seu caderno, calcule a massa do hidróxido de cálcio. Considere as seguintes massas atômicas: Ca = 40   u ; O = 16   u ; H = 1   u .

c) Sabendo que um construtor civil deseja preparar 518   g de hidróxido de cálcio, qual é a massa de óxido de cálcio e de água que ele necessita para essa produção?

3. O dicromato de amônio [ ( NH 4 ) 2 Cr 2 O 7 ] é um sólido laranja que, quando aquecido, decompõe-se produzindo gás nitrogênio ( N 2 ) , vapor de água e óxido de cromo(III) ( Cr 2 O 3 ) , um sólido verde. Copie a equação química dessa reação em seu caderno, realize o balanceamento dela e substitua os símbolos pelo estado físico de cada uma das substâncias.

( NH 4 ) 2 Cr 2 O 7 ( ) N 2 ( ) + H 2 O ( ) + Cr 2 O 3 ( )

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Reversibilidade das transformações químicas

Você já estudou que, em uma transformação química, os reagentes combinam entre si, dando origem a outras substâncias — os produtos.

Existem reações químicas que podem ocorrer nos dois sentidos, ou seja, os reagentes podem formar os produtos e os produtos podem reagir formando os reagentes. Essas reações são chamadas reversíveis. Vamos analisar um exemplo.

CaCO 3 ( s ) + H 2 O ( l ) + CO 2 ( g ) Ca 2 + ( aq ) + 2   HCO 3 ( aq )

Por exemplo, na formação de estalagmites e estalactites em cavernas com solos calcários, quando a água passa por esse solo, ocorre a dissolução de carbonato de cálcio ( CaCO 3 ) , com a presença de dióxido de carbono. Como a transformação pode ocorrer no sentido inverso, à medida que a água se acumula no teto das cavernas, ela vai gotejando e evaporando, e o carbonato de cálcio se deposita, formando as estalactites no teto. No chão da caverna, as gotas que ainda contêm carbonato de cálcio dissolvido formam as estalagmites.

Imagens não proporcionais entre si.

Fotografia. Em uma caverna, no teto, há estruturas semelhantes a cones alongados que se projetam para baixo, indicadas como estalactites. Na parte inferior da caverna, há estruturas semelhantes a cones alongados que se projetam para cima, indicadas como estalagmites. Ambas são esbranquiçadas.
Estalactites e estalagmites em caverna, no município de Jacupiranga, SP, em 2021.

As transformações químicas que ocorrem apenas em um sentido são chamadas irreversíveis, como a queima do carvão mineral.

Fotografia. Vários pedaços de carvão sobre uma brasa alaranjada.
Queima de carvão mineral.

Nessa reação química, o carbono reage com o gás oxigênio e forma o gás carbônico.

C ( s ) + O 2 ( g ) CO 2 ( g )

Algumas funções químicas

Observe a imagem a seguir.

Fotografia de uma pessoa do peito para baixo adicionando sal a uma salada com folhas verdes, amarelas e vermelhas, utilizando um saleiro. A salada está dentro de um recipiente arredondado transparente. À esquerda, há um frasco com azeite e outro com pimenta. À direita, há outro recipiente com folhas verdes, um com sal e um limão cortado ao meio.
Pessoa temperando salada com sal, limão, azeite e pimenta.

Questão 9. Ícone atividade oral. Qual é o principal componente do sal de cozinha e qual é a sua fórmula química?

Questão 10. Ícone atividade oral. Quais dos ingredientes utilizados pela pessoa como tempero na salada são ácidos?

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Antes, durante e após o preparo de uma salada, utilizamos diversos materiais com características diferentes. Por exemplo, para lavar as folhas de alface e os tomates, usamos água; para temperar esses alimentos, podemos utilizar sal de cozinha, azeite, limão ou vinagre; para lavar o recipiente após o consumo da salada, usamos água e sabão.

Na situação relatada, podemos perceber a presença de uma variedade de compostos químicos. Os que têm características semelhantes podem ser agrupados nas chamadas funções químicas. A seguir, vamos estudar algumas funções químicas inorgânicas, que se caracterizam por não apresentarem o carbono como principal elemento químico.

Ácidos

Muitas vezes, em nosso cotidiano, ouvimos falar de ácidos. O limão e o vinagre utilizados para temperar uma salada, por exemplo, têm ácidos em sua composição, assim como a laranja, a uva e a maçã.

Confira a seguir alguns exemplos de ácidos e algumas de suas aplicações.

  • O ácido clorídrico ( HC l ) compõe o suco gástrico, que é liberado no estômago humano. Esse ácido auxilia na digestão de alguns alimentos.
  • O ácido sulfúrico ( H 2 SO 4 ) é aplicado em muitos processos industriais e está presente em baterias de automóveis.
  • O ácido carbônico ( H 2 CO 3 ) é um dos constituintes das bebidas gaseificadas.

Os ácidos têm algumas particularidades que, juntas, caracterizam essa função. Conheça algumas delas a seguir.

  • Reagem com diversos metais, produzindo gás hidrogênio.
  • Reagem com rochas calcárias, produzindo gás carbônico.
  • Adquirem coloração avermelhada ao entrar em contato com o papel de tornassol azul.
  • Permitem a passagem de corrente elétrica em solução aquosa.

Glossário

Existem diversas maneiras de definir os ácidos. A definição de ácido elaborada pelo químico sueco Svante August Arrhenius (1859-1927), por volta de 1887, define os ácidos como compostos covalentes que ionizam em meio aquoso, formando cátions hidrogênio ( H + ) . Observe um exemplo a seguir.

HC l ( g ) H 2 O H + ( aq ) + C l ( aq )

Fotografia em preto e branco do químico Svante August Arrhenius, da cintura para cima, olhando para um pedaço de papel em seu laboratório. Ele tem cabelo curto, um bigode e está vestindo uma camisa clara e um paletó escuro. Ao seu lado, há um objeto cilíndrico de vidro alongado preso a uma haste com base quadrada, e abaixo dele, um recipiente cilíndrico transparente com uma boca achatada, ambos posicionados sobre uma mesa.
Svante August Arrhenius em seu laboratório, em 1909.

Página 212

Bases

As bases estão presentes em alguns produtos utilizados no dia a dia. Confira a seguir alguns exemplos de bases e algumas de suas aplicações.

  • O hidróxido de cálcio, conhecido popularmente como cal hidratada, é utilizado no preparo de argamassa e na correção da acidez do solo.
  • O hidróxido de magnésio [ Mg ( OH ) 2 ] , conhecido como leite de magnésia, é um medicamento utilizado para diminuir a acidez do estômago e como laxante.

Arrhenius definiu as bases como compostos iônicos que se dissociam em meio aquoso, formando ânions hidróxido ( OH ) .

Glossário

Um exemplo de base é o hidróxido de sódio, conhecido popularmente como soda cáustica. Essa base é bastante usada na fabricação de alguns tipos de sabão.

NaOH ( s ) H 2 O Na + ( aq ) + OH ( aq )

Fotografia. Uma barra de sabão alaranjada com formato retangular.
Sabão em barra.

As bases constituem um grupo de substâncias que têm algumas propriedades particulares. Conheça algumas delas a seguir.

  • Reagem com ácidos, neutralizando-os.
  • Adquirem coloração azul ao entrar em contato com o papel de tornassol vermelho.

Cuidado!

Embora você já deva ter experimentado o sabor azedo de alguns ácidos, como o do limão e o do vinagre, não devemos tocar nem experimentar substâncias que não conhecemos; muitas delas são corrosivas e tóxicas e causam sérios danos à saúde.

Medindo a concentração de ácidos e bases

Arrhenius também observou que os ácidos podem ser "fracos" ou "fortes" e que essa condição está relacionada com a quantidade de íons H + que eles liberam em solução aquosa. Quanto maior essa concentração, mais "forte" será o ácido.

O ácido acético ( CH 3 COOH ) , em solução aquosa, tem maior tendência a permanecer em sua forma molecular do que se ionizar. Por isso, ele é considerado um ácido fraco.

CH 3 COOH ( l ) H 2 O CH 3 C O O ( a q ) + H + ( aq )

Página 213

Em solução aquosa, a molécula de ácido clorídrico se ioniza, liberando uma grande quantidade de íons H + . Por isso, ele é considerado um ácido forte.

HC l ( g ) H 2 O H + ( aq ) + C l ( aq )

Do mesmo modo, o que determina se uma base é "forte" ou "fraca" é a sua tendência a se dissociar em íons OH . Quanto maior a concentração de íons OH , mais "forte" será a base.

O hidróxido de zinco [ Zn ( OH ) 2 ] , em solução aquosa, tem menor tendência a se dissociar. Por isso, ele é considerado uma base fraca.

Zn ( OH ) 2 ( s ) H 2 O Zn 2 + ( aq ) + 2   OH ( aq )

Em solução aquosa, o hidróxido de sódio se dissocia, liberando uma grande quantidade de íons OH . Por isso, ele é considerado uma base forte.

NaOH ( s ) H 2 O Na + ( aq ) + OH ( aq )

Existem diversas maneiras de determinar a acidez ou a basicidade de uma substância. Uma delas é pelo uso de papel indicador, que muda de cor de acordo com a propriedade ácido-básica da substância. Devido à sua imprecisão, seu uso é aconselhado apenas para a identificação do caráter ácido ou básico da substância. Em laboratórios utilizam-se métodos mais precisos, como a medição da concentração de íons H + por meio de um equipamento chamado peagômetro (pHmetro). Após realizar a leitura, esse equipamento exibe um valor que varia entre 0 e 14 na escala de pH.

A escala de pH

No desenvolvimento de alguns produtos, como xampu, é importante que se determine com precisão sua acidez. Em casos como esse, geralmente se utiliza uma escala numérica que permite relacionar a concentração de íons a valores numéricos, facilitando a determinação da acidez ou da basicidade de uma substância. Essa escala é conhecida como pH.

A maioria das soluções que fazem parte do nosso cotidiano se encontram na faixa de pH entre 0 e 14. À temperatura de 25   °C , uma solução com pH = 7 , 0 0 é considerada neutra, ou seja, ela não é considerada nem ácida nem básica. A água pura é um exemplo de substância neutra.

As substâncias cujo pH tem valores menores que 7 ( pH < 7 , 00 ) são consideradas ácidas. Já as cujo pH tem valor maior que 7 ( pH > 7 , 00 ) são consideradas básicas.

Página 214

Quanto mais próximo de 0, maior a acidez da substância, e quanto mais próximo de 14, maior a sua basicidade.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Uma escala de p H com categorizações de materiais. Na parte de baixo da escala há a seguinte informação: p H menor que 7: ácido (representado com gradientes de laranja), p H igual a 7: neutro (representado em cinza), p H maior que 7: básico (representado com gradientes de azul). Marcado com a letra A, um frasco de H C l com p H 0,1 na escala. Marcada com a letra B, uma bateria automotiva com p H 0,8 na escala. Marcado com a letra C, um limão com p H 2 na escala. Marcado com a letra D, um frasco de azeite com p H 2,4 na escala. Marcado com a letra E, um tomate com p H 4,5 na escala. Marcada com a letra F, uma nuvem e gotas de água em baixo, com p H 5,5 na escala. Marcado com a letra G, uma caixa de leite com p H 6,4 na escala. Marcada com a letra H, gotas de água com p H 7 na escala. Marcado com a letra I, um ovo inteiro ao lado de uma gema com clara em volta, com p H 8,5 na escala. Marcada com a letra J, uma caixa de bicarbonato de sódio com p H 9 na escala. Marcado com a letra K, um frasco de sabão com p H 10 na escala. Marcado com a letra L, um frasco de leite de magnésia com p H 10,5 na escala. Marcado com a letra M, um frasco de amônia com p H 11,6 na escala. Marcado com a N, um frasco de alvejante com p H 12,6 na escala. Marcado com a letra O, um frasco com rótulo vermelho e um X, com p H 13 na escala.
Representação da escala de pH com exemplos de materiais e seus pH aproximados.

Fonte de pesquisa: BROWN, Theodore L. et al. Química: a ciência central. Tradução: Eloiza Lopes, Tiago Jonas e Sonia Midori Yamamoto. 13. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. p. 717.

A. 0,1: ácido clorídrico

B. 0,8: ácido sulfúrico, presente nas baterias de automóveis

C. 2,0: suco de limão

D. 2,4: vinagre

E. 4,5: tomate

F. 5,5: água da chuva

G. 6,4: leite

H. 7,0: água pura

I. 8,5: clara de ovo

J. 9,0: bicarbonato de sódio

K. 10,0: sabonete líquido

L. 10,5: leite de magnésia

M. 11,6: solução de amônia (amoníaco)

N. 12,6: água sanitária

O. 13,0: soda cáustica

Sais

Há substâncias cujas características não nos permitem classificá-las como ácidos nem como bases. É o caso do cloreto de sódio ( NaC l ) , por exemplo. Em solução aquosa, sua ionização não produz cátions H + (principal característica para ser classificado como ácido) nem ânions OH (principal característica para ser classificado como base). Mas, então, a que grupo pertence o cloreto de sódio?

O cloreto de sódio é uma substância classificada como sal.

Os sais são compostos iônicos nos quais o cátion provém de uma base e o ânion provém de um ácido. Os sais são formados pela reação de neutralização, que ocorre quando ácido e base reagem.

O cloreto de sódio, por exemplo, é formado na reação de neutralização entre o hidróxido de sódio e o ácido clorídrico. Leia a seguir.

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NaOH ( aq ) + HC l ( aq ) NaC l ( aq ) + H 2 O ( l )

Quando um sal se dissolve em água, ele se ioniza, ou seja, seus íons se separam. Observe.

NaC l ( aq ) Na + ( aq ) + C l ( aq )

Em um sal, a soma das cargas dos íons é igual a zero, ou seja, o número de cargas positivas é igual ao de cargas negativas.

Além do cloreto de sódio, outros sais estão presentes em diversos produtos. Conheça a seguir alguns deles e algumas de suas aplicações.

  • O cloreto de magnésio ( MgC l 2 ) , um dos muitos compostos dissolvidos na água do mar.
  • O sulfato de sódio ( Na 2 SO 4 ) , usado na produção de detergentes.
  • O carbonato de cálcio, utilizado para corrigir a acidez do solo e o principal componente da casca de ovo.
  • O hipoclorito de sódio ( NaC l O ) , usado na produção de água sanitária, produto utilizado, por exemplo, para desinfecção em geral.
  • O sulfato de cálcio ( CaSO 4 ) , utilizado na produção de giz escolar e de gesso para a ortopedia e construções.
Fotografia. Um frasco plástico cilíndrico de água sanitária com uma alça na lateral.
Embalagem de água sanitária.

Óxidos

Óxido é um composto binário formado pelo oxigênio e outro elemento químico que não seja o flúor ( F ) . Conheça a seguir alguns exemplos de óxidos e algumas de suas aplicações.

Glossário

  • O óxido de cálcio ( CaO ) , conhecido popularmente como cal virgem, é utilizado na construção civil para preparação de argamassas.
  • O monóxido de dihidrogênio ( H 2 O ) , mais conhecido como água, é essencial para os seres vivos e as atividades desenvolvidas pelo ser humano.
  • O dióxido de silício ( SiO 2 ) , principal componente da areia, é utilizado na fabricação do vidro. A pigmentação do vidro é obtida por meio da adição de óxidos metálicos durante o processo de fabricação.
Fotografia. Vários balões coloridos e transparentes pendurados por fios na parte superior.
Balões de vidro, com diferentes cores.

Página 216

O tema é ...

Diversidade cultural

A lenda do Boitatá e o fogo-fátuo

A Química é uma ciência que investiga a natureza por meio das propriedades, composição e transformações da matéria. Os conhecimentos reunidos por essa ciência auxiliam na compreensão de diferentes fenômenos do cotidiano.

As lendas, que são narrativas transmitidas pela tradição oral através dos tempos, também tratam de explicar alguns fenômenos. Elas são oriundas de diversas partes do mundo, refletindo diferentes crenças e tradições. No entanto, misturam fatos reais com fantasiosos e vão sendo recontadas e modificadas de geração em geração.

Um exemplo de lenda brasileira é a do Boitatá, termo em tupi que significa cobra de fogo. Ao longo do tempo, essa lenda sofreu várias modificações. O texto a seguir apresenta um trecho dessa lenda.

Texto 1

Boitatá
Chamado muitas vezes de Boitatá, esta criatura é outro dos personagens obrigatórios de qualquer coletânea fantástico-zoológica do Brasil.
Apesar do nome, o Boitatá nada tem a ver com bois, mas com uma cobra transparente que irradia uma luz ofuscante nas noites tristes das matas brasileiras [...].
O Boitatá, dizem, alimenta-se somente dos olhos das suas vítimas, a ponto de seu corpo translúcido ficar repleto de olhos chamejantes. Para escapar à sua fúria, o corajoso deve munir-se de uma boa dose de sangue-frio: permanecer parado e de olhos fechados é o que basta para fazer a serpente se desinteressar dele. Se não funcionar, sugere-se a tática mais rude de arremessar-lhe um objeto de ferro. [...]

FRANCHINI, Ademilson S. As 100 melhores lendas do folclore brasileiro. Porto Alegre: L&PM, 2011. p. 166.

Representação com elementos não proporcionais entre si. Cores-fantasia.

Ilustração. Um ambiente com terra, grama e várias árvores. De um arbusto, há uma serpente grande em chamas se movendo em direção a um indígena que está sobre uma rocha.
Representação de Boitatá perseguindo indígena.

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Agora, conheça outro texto que aborda o mesmo fenômeno tratado na lenda, publicado em um jornal, mas com base em conhecimentos científicos.

Texto 2

Mistérios explicados pela Ciência
[...]
Os portugueses acreditavam que se tratava de uma cobra de fogo [...], mas já existem explicações científicas para provar que toda essa lenda é apenas uma manifestação química da natureza.
Como você sabe, corpos em decomposição atraem uma série de bactérias que aceleram o processo. Com a decomposição, ocorre o acúmulo dos gases metano e fosfina. Aos poucos, esses gases vão à superfície e, ao entrarem em contato com o ar, entram em combustão.
O verdadeiro nome desse fenômeno é fogo-fátuo e ele não dura mais do que poucos segundos. [...]
[...] como o fogo faz com que as pessoas se assustem, é muito comum que quem está perto das chamas saia correndo. Nessa situação, o deslocamento de ar faz com que o fogo-fátuo siga os pés da pessoa, causando a impressão de que é uma cobra flamejante. [...]

Mistérios explicados pela Ciência. O Jornal, Maceió, 5 dez. 2011, p. 6.

Agora, responda às questões a seguir em seu caderno.

1. Qual é o objetivo dessa lenda?

2. De acordo com o texto 2, qual é a relação entre a Química e a compreensão científica do fogo-fátuo?

3. Na lenda do Boitatá, quais fatos podem ser relacionados a explicações científicas apresentadas no texto 2?

4. Ícone em grupo. Em grupos de até quatro alunos, pesquisem em livros e na internet sobre lendas brasileiras. Depois, cada equipe deverá escolher uma delas para elaborar uma explicação com base em conhecimentos científicos.

Após realizar a pesquisa, elaborem uma forma de apresentá-la. Vocês podem produzir um cartaz, uma história em quadrinhos, um texto, um vídeo ou outro recurso que vocês considerem atraente e interessante. Se possível, converse com o professor para escolher um local da escola em que seja possível compartilhar os trabalhos com a comunidade escolar.

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Hora de investigar

O indicador ácido-base é um composto que muda de cor quando colocado em contato com um ácido ou com uma base. Existem indicadores sintéticos e naturais, como é o caso das antocianinas presentes no repolho roxo.

a) O que acontece com a coloração de uma mistura ácida ou de uma mistura básica quando esta entra em contato com um indicador ácido-base? Registre sua resposta no caderno.

Materiais

  • repolho roxo
  • 50   mL de vinagre
  • 50   mL de leite de magnésia
  • conta-gotas
  • colher de sobremesa
  • recipiente de 300   mL
  • 300   mL de água
  • 2 copos transparentes de 200   mL
  • liquidificador
  • peneira
  • 2 etiquetas autoadesivas
  • caneta

Como proceder

A. Separe cerca de 10 folhas de repolho roxo e pique, com as mãos, pedaços não muito grandes.

B. Coloque o repolho roxo picado no liquidificador e acrescente 300   mL de água.

C. Peça a um adulto que bata essa mistura no liquidificador por cerca de 2 minutos, até que todo o repolho seja triturado.

D. Se necessário, após realizar a etapa C, peça a um adulto que mexa a mistura com uma colher, tampe o liquidificador novamente e bata a mistura por mais 1 minuto.

E. Coe a mistura obtida no liquidificador. Para isso, posicione a peneira sobre o recipiente e despeje, cuidadosamente, o conteúdo do liquidificador.

Dica!

Para coar a mistura de repolho roxo com água, coloque pausadamente parte da mistura na peneira. Aguarde até que o nível na peneira diminua e vá acrescentando o restante da mistura.

Fotografia. Uma peneira redonda com duas hastes pequenas de um lado e um cabo do outro. Dentro dela, há um material roxo picado em vários pedaços. Abaixo da peneira, há um recipiente arredondado com um líquido roxo.
Imagem referente à etapa E.

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F. Separe os copos transparentes de 200   mL e numere-os (1 e 2) utilizando as etiquetas autoadesivas e a caneta.

G. No copo 1, coloque 50   mL de leite de magnésia e acrescente 50   mL de água. No copo 2, coloque 50   mL de vinagre e acrescente 50   mL de água.

H. Na mistura existente no copo 1, acrescente duas colheres de sobremesa da solução extraída do repolho roxo. Mexa e perceba o que acontece.

Fotografia. Dois copos lado a lado. No copo marcado com o número 1, há um líquido branco. No copo marcado com o número 2, há um líquido amarelado. Em cima dos copos há uma mão segurando uma colher com um líquido roxo.
Imagem referente às etapas G e H.

I. Lave a colher com água corrente e, no copo 2, acrescente duas colheres da solução extraída do repolho roxo. Mexa e perceba o que acontece.

J. Utilizando o conta-gotas, pingue algumas gotas da solução do copo 1 na do copo 2. Mexa a mistura com a colher de sobremesa e verifique o que acontece.

Cuidado!

Não ingira os líquidos utilizados na realização desta atividade, nem coloque as mãos nos olhos ou na boca após manusear os objetos. Após realizar a atividade, lave bem as mãos.

Minhas observações

1. No procedimento H, o que foi observado na mistura do copo 1 ao ser adicionada a solução de repolho roxo?

2. No procedimento I, o que foi observado na mistura do copo 2 ao ser adicionada a solução de repolho roxo?

3. No procedimento J, o que foi observado na mistura do copo 2 ao ser adicionada a mistura do copo 1?

4. Realize uma pesquisa sobre indicadores naturais como o repolho roxo e identifique qual das misturas contém ácido e qual delas contém base.

Elaborando nossas conclusões

1. Compare seus resultados com o de um colega. Os resultados obtidos foram semelhantes? Quais fatores podem interferir nesses resultados?

Vamos ampliar a investigação!

1. Em grupo de quatro integrantes, teste outros alimentos, como sucos de laranja, de caju e de banana, iogurte natural e leite. Faça uma pesquisa na internet sobre as propriedades nutricionais desses alimentos e monte um livreto. Em cada página, insira as informações pesquisadas e escreva um breve comentário sobre o pH identificado durante sua investigação. Apresente o livreto aos demais colegas.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Cite algumas características que diferenciam uma substância ácida de uma substância básica.

2. Um composto bastante utilizado na culinária em massas de bolos e pães é o bicarbonato de sódio. Quando ele é aquecido há liberação de gás carbônico no interior da massa.

A equação para essa transformação está descrita a seguir.

2   NaHCO 3 ( s ) Δ Na 2 CO 3 ( s ) + CO 2 ( g ) + H 2 O ( l )

a) Qual é o objetivo da adição do bicarbonato de sódio na massa?

b) Qual é o tipo de transformação que ocorre com o bicarbonato de sódio?

3. Algumas cidades, como São Paulo, adotaram medidas com o objetivo de diminuir o fluxo de veículos nas vias, evitando congestionamentos e diminuindo a emissão de gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de enxofre ( SO 2 ) , o dióxido de nitrogênio ( NO 2 ) e o dióxido de carbono. Uma dessas medidas é o rodízio de veículos, que restringe a circulação de alguns veículos de acordo com a numeração de sua placa.

Fotografia da parte de trás de um carro, com uma fumaça saindo da ponta do escapamento.
Emissão de gases por um veículo em funcionamento.

Sobre os gases emitidos pelos veículos, responda às questões a seguir.

a) O que esses gases têm em comum na sua composição?

b) A qual função química esses gases pertencem? Justifique.

c) Que outras medidas poderiam ser tomadas para a diminuição da emissão desses gases?

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4. Uma pessoa com dores no estômago consultou um médico, que lhe indicou um antiácido à base de hidróxido de magnésio para diminuir o excesso de acidez provocada pelo ácido clorídrico do estômago.

Fotografia. Um frasco plástico cilíndrico de leite de magnésia com a seguinte marcação: 350 mililitros.
Embalagem de leite de magnésia.

a) Como é chamada a reação química que ocorre entre o antiácido e o HC l no estômago?

b) Descreva o que acontece nesse tipo de reação química.

c) Pesquise e escreva no caderno a reação balanceada entre o hidróxido de magnésio e o ácido clorídrico.

5. No Brasil, o sal de cozinha utilizado para consumo humano deve ser iodado. Para isso, é adicionado a ele o iodato de potássio ( KIO 3 ) . Essa medida foi adotada para diminuir e prevenir doenças causadas pela falta de iodo, como o bócio.

Fotografia. Um pacote de sal de cozinha, com sal despejado ao lado dela. Na embalagem está escrito: Sal. Iodado refinado extra. Para mesa e cozinha. Peso líquido 1 quilograma.
Embalagem de sal de cozinha com sal despejado ao lado dela.

a) Considere um sal de cozinha contendo apenas cloreto de sódio e iodato de potássio. Quais íons são liberados ao misturá-lo à água?

b) Classifique o iodato de potássio quanto à sua função química e justifique sua resposta.

c) Além do sal de cozinha, o cloreto de sódio pode estar presente na composição de outros alimentos. Pesquise rótulos de produtos industrializados em sua residência e cite alimentos que contenham esse sal.

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6. Uma aluna de Química derrubou ácido sulfúrico na bancada do laboratório. Para neutralizá-lo, ela espalhou hidróxido de cálcio sólido sobre ele. Observe a reação química que ocorreu.

Reação química. C a, abre parênteses, O, H, fecha parênteses com subscrito 2. Abre parênteses, s minúsculo, fecha parênteses. Mais H com subscrito 2, S, O com subscrito 4, abre parênteses, a q minúsculo, fecha parênteses. Seta para direita. C a, S, O com subscrito 4, vezes 2 H com subscrito 2, O, abre parênteses, s minúsculo, fecha parênteses. A primeira fórmula: C a, abre parênteses, O, H, fecha parênteses com subscrito 2, abre parênteses, s minúsculo, fecha parênteses, está indicada como hidróxido de cálcio. A segunda fórmula: H com subscrito 2, S, O com subscrito 4, abre parênteses, a q minúsculo, fecha parênteses, está indicada como ácido sulfúrico. A terceira fórmula: C a, S, O com subscrito 4, vezes 2 H com subscrito 2, O, abre parênteses, s minúsculo, fecha parênteses, está indicada como sulfato de cálcio di-hidratado.

a) Quais tipos de funções químicas temos nos reagentes?

b) Como é chamada a reação química que ocorre entre o hidróxido de cálcio e o ácido sulfúrico?

c) Na reação química apresentada, ocorre a formação de qual substância?

d) Que tipo de função química o produto dessa reação representa?

7. Liberado principalmente na combustão incompleta de alguns combustíveis fósseis, o monóxido de carbono ( C O ) é um gás poluente que, quando inalado, pode ser prejudicial à saúde humana.

A hemoglobina é uma molécula presente nas células do sangue chamadas hemácias. Essa molécula é capaz de captar o gás oxigênio e transportá-lo pelo corpo. Observe a reação química a seguir.

Reação química. H b mais O com subscrito 2, seta para direita, H b O com subscrito 2. A primeira fórmula, H b, está indicada como hemoglobina. A segunda fórmula, O com subscrito 2, está indicada como gás oxigênio. A terceira fórmula, H b O com subscrito 2, está indicada como oxihemoglobina.

No entanto, o monóxido de carbono pode se ligar à hemoglobina com maior facilidade que o gás oxigênio. Observe a reação química a seguir.

Reação química. H b mais C, O, seta para direita, H b C O. A primeira fórmula: H b, está indicada como hemoglobina. A segunda fórmula: C O, está indicada como monóxido de carbono. A terceira fórmula: H b C O, está indicada como carboxihemoglobina.

Assim, quando a carboxihemoglobina é formada, o transporte do gás oxigênio pelo corpo pode ser prejudicado.

Fotografia. Várias hemácias aglomeradas sobre um fundo escuro. Elas são vermelhas, redondas e achatadas com as superfícies côncavas.
Hemácias. Imagem obtida por microscópio e ampliada aproximadamente 1.583 vezes. Colorizada em computador.

a) A qual função química pertence o monóxido de carbono?

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Analise sua resposta à questão que apresenta as afirmativas sobre o elefante-africano macho, apresentada no início do tema Massa e peso. Verifique se você precisa, corrigi-la ou complementá-la.

2. Elabore uma linha do tempo com os principais modelos e estudos atômicos. Em seguida, faça um esquema representando cada um desses modelos atômicos e escreva as principais características de cada um deles.

Versão adaptada acessível

2. Faça uma lista com os principais modelos e estudos atômicos em ordem cronológica.

3. Junte-se a um colega e analisem a tabela periódica. Cada um de vocês deverá escolher um elemento químico para juntos construírem um modelo da estrutura do átomo que caracteriza cada um desses elementos. Esse modelo deve ser elaborado com materiais recicláveis e incluir informações sobre número de átomos, de nêutrons, de níveis de energia e de elétrons.

4. Junte-se a um colega de turma. Em seguida, separem 5 pedaços de papel e escrevam em cada um deles o símbolo de um elemento químico da tabela periódica. Troquem com outra dupla os seus pedaços de papel, procurem o símbolo representado em cada um deles na tabela periódica e escrevam: o nome do elemento, o número atômico, a massa atômica, o número do período a que ele pertence e o nome do grupo. Cite também a classificação desses elementos de acordo com as cores da tabela, mencionando as principais características dessas classificações.

5. Em uma folha de papel avulsa, elabore um quadro diferenciando as ligações iônicas, covalentes e metálicas e cite um exemplo para cada uma delas.

6. Explique com suas palavras o que são transformações físicas e transformações químicas.

7. Faça um esquema em uma folha de papel avulsa que represente a organização das partículas de um material nos estados físicos sólido, líquido e gasoso. Em seguida, escreva uma legenda explicativa para esse esquema.

Versão adaptada acessível

7. Explique com suas palavras como é a organização das partículas de um material nos estados físicos sólido, líquido e gasoso, respectivamente.

8. No tempo de um minuto, em um pedaço de papel, explique a frase de Lavoisier "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", com base no que você estudou sobre a lei de conservação das massas.

9. Defina as funções químicas: ácidos, bases, sais e óxidos, de acordo com Arrhenius. Em seguida, cite uma aplicação de cada uma dessas funções.

10. Explique como é possível determinar a acidez e a basicidade de uma substância.