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Transcrição do áudio para acessibilidade
[Locutor(a)]
O que é Estatística?
[Cris]
Olá, olá, ouvintes!
Eu sou Cris, e está começando agora o podcast Matemática na vida. Estou aqui com a minha irmã Taciana, que cursa graduação em Matemática e sempre traz temas interessantes para nossas conversas.
[Taciana]
Oi, Cris. Olá, ouvintes!
Olha... já começo dizendo que o assunto de hoje é muito bom. Vamos falar sobre Estatística.
[Cris]
Oba! Então, vamos começar!
Taciana, explica melhor para quem está nos ouvindo o que é Estatística e como ela lida com os números.
[Taciana]
Boa! Vamos lá: Estatística é um ramo da Matemática que faz uso de um conjunto de técnicas e métodos para, de forma sistemática, coletar, organizar, analisar e interpretar dados numéricos.
Você e os ouvintes já devem ter ouvido falar em dados estatísticos. Pois bem, com esses dados, é possível realizar estudos específicos que ajudam a entender cenários, comportamentos, segmentos da sociedade, qualidade de produtos, entre muitas outras coisas e situações.
[Cris]
Entendi! Mas olha... eu tenho uma dúvida: em pesquisas grandes, por exemplo, de intenção de voto para a presidência da República, são muitas pessoas envolvidas... Como é que os pesquisadores fazem para coletar as informações de todos os brasileiros?
[Taciana]
Pois é... Não dá para coletar os dados de toda a população que vota... Quer dizer: dá, mas imagina o tempo que isso iria levar?!
[Taciana]
Por isso, a Estatística trabalha com alguns conceitos. Dois deles são bastante relevantes quando se pensa em uma pesquisa: as definições de população e de amostra.
População é o todo; é o conjunto de elementos da pesquisa a ser realizada. Esses elementos podem ser pessoas, animais, objetos... Na pesquisa sobre a intenção de votos de que você falou, chamamos de população o conjunto de brasileiros que estão aptos a votar.
A amostra é uma pequena parte desse todo. Nessa pesquisa de intenção de votos, ela vai tratar de um grupo de pessoas de cada faixa etária, que vai representar uma parte nos dados gerais da pesquisa.
[Cris]
Vou resumir, vamos ver se entendi: basicamente, os estudos estatísticos utilizam amostras para prever o comportamento de uma população. É isso?
[Taciana]
Isso mesmo!
Mas, olha, é importante saber que a coleta e a análise dos dados são feitas seguindo regras específicas. Algumas vezes, a seleção da amostra define o que se chama de recorte – no exemplo das intenções de voto, pode ser idade, gênero, escolaridade, enquanto em outras situações a escolha é aleatória, por sorteio.
[Cris]
É, precisa ser tudo muito bem pensado. Afinal, uma amostra vai representar todo um grupo!
[Taciana]
Sim e, para isso, ela precisa atender a uma série de critérios que definem a confiabilidade dos dados coletados na pesquisa.
[Cris]
Lá vou eu de novo fazer mais uma pergunta, Taciana: como as pessoas se organizam para coletar as informações nessas pesquisas grandes?
[Taciana]
Em pesquisas de maior porte, é necessário o apoio de uma instituição grande e bastante estruturada, Cris. Aqui no Brasil, o órgão responsável por produzir e organizar os dados estatísticos do país, por exemplo, é o IBGE. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística conta com uma rede nacional de pesquisa e disseminação com mais de 560 agências de coleta de dados, localizadas nos principais municípios do país.
O trabalho desenvolvido pelo IBGE é muito importante, pois ele coleta dados que ajudam na identificação e na análise de informações de todo o território brasileiro, nos aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais.
[Cris]
Hummm... estou olhando aqui na internet, e há vários resultados de pesquisas feitas pelo IBGE. Veja esta, publicada no site Agência de Notícias IBGE, em 2021: “Internet chega a 88,1% dos estudantes, mas 4,1 milhões da rede pública não tinham acesso em 2019”.
[Taciana]
Os dados que você mencionou são da Pnad, que é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Foram levados em conta estudantes com idade entre 10 e 17 anos, das redes pública e privada de ensino.
Agora, eu que te pergunto: o que você entendeu disso?
[Cris]
Que foi uma pesquisa feita com uma amostra da população!
A amostra são os estudantes de 10 a 17 anos. A população são todos os estudantes brasileiros nessa faixa de idade, matriculados em uma escola pública ou privada.
[Taciana]
Isso!
Olha esta informação: “Enquanto 4,1 milhões de estudantes da rede pública de ensino não tinham acesso ao serviço, apenas 174 mil alunos do setor privado não tinham conexão à rede mundial de computadores”.
[Cris]
Nossa! É uma diferença muito grande, não?
[Taciana]
Pois é, Cris! Esses números não estão lá só para constar, não. Com base no que eles representam, é possível elaborar gráficos e tabelas, que dinamizam a visualização das informações, tornando-as mais claras.
Imagina, por exemplo, esses dados da pesquisa organizados em colunas de uma tabela.
[Cris]
Os números podem ser comparados mais facilmente se colocados lado a lado, é isso?
[Taciana]
Boa!
Agora, imagina esses dados fracionados em um gráfico de pizza.
[Cris]
Os estudantes de escolas públicas sem acesso à internet vão constituir um pedaço bem maior que os estudantes na mesma condição das escolas particulares... Na realidade, estes vão ser praticamente um risquinho. Caramba! As diferenças ficam bastante evidentes quando apresentadas assim, em um gráfico.
[Taciana]
Essa é a ideia!
Se você acompanhar com cuidado outras informações apresentadas na pesquisa, vai ver que o principal motivo dessa diferença está ligado à renda familiar dos estudantes.
Ao fazer leituras cuidadosas e estudos aprofundados, que cruzam todas as informações obtidas, os governos podem definir políticas públicas e discutir investimentos nos setores do país, avaliando a necessidade e a urgência de cada um deles.
[Cris]
Taciana, adorei conhecer mais sobre Estatística! Eu não imaginava que ela tivesse uma função tão importante!
[Taciana]
Para coisas maiores e menores, não é, Cris?
Agora que você e os nossos ouvintes têm uma ideia de como a Estatística trabalha, podem selecionar um tema e pensar nas estratégias para realizar uma pesquisa.
[Cris]
Boa ideia! Vou chamar uns amigos e organizar uma pesquisa sobre o que os estudantes gostariam que fosse oferecido de lanche, lá na minha escola.
[Taciana]
Muito bom!
Olha, só não se esqueçam de definir...
[Cris]
Já sei! A população: os estudantes da escola.
A amostra: dez estudantes de cada turma.
Vamos selecionar os participantes de forma aleatória, por sorteio.
[Taciana]
Uau! Isso mesmo! Como você aprende rápido!
[Cris]
Quero muito aplicar meus conhecimentos estatísticos, agora que sei como eles são importantes!
[Taciana e Cris riem juntas]
[Cris]
Pessoal, o podcast Matemática na vida termina por aqui. Esperamos que, assim como eu, vocês também possam usar, no dia a dia, o que aprenderam aqui.
[Taciana]
Até a próxima!
[Locutor(a)]
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