Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.
Transcrição do áudio para acessibilidade
[Locutor(a)]
Ângulos nos veículos
[Professor Tales]
Bom dia, você que é a motorista do aplicativo?
[Márcia]
Bom dia, sou sim, muito prazer. Sou a Márcia!
[Professor Tales, bem-humorado]
Muito prazer, Márcia. Sou o Tales!
[Márcia]
Nosso destino é a Escola Professora Débora, certo?
[Professor Tales]
Isso mesmo!
[Márcia]
O senhor é professor?
[Tales]
Sim! Dou aula de Matemática para a turma do sétimo ano! Hoje nossa aula vai ser sobre ângulos.
[Márcia]
Humm... ângulos... Confesso que não via utilidade na época da escola, só decorava as regras.
[Tales]
Ah, você ia gostar da aula que preparei. Separei exemplos de ângulos em carros.
[Márcia]
Olha, só! O que vai ter de exemplo?
[Tales]
Tem muitos! O banco é um deles. Ele reclina para frente e para trás e também regula o ângulo entre o encosto e a base, correto?
[Márcia]
Verdade! Eu mesma gosto do banco assim, quase reto.
[Tales]
Você usou a palavra certa! Se o encosto e a base do banco estão numa posição perpendicular, eles formam um ângulo reto, que mede 90°.
[Márcia]
Se a regulagem dos bancos tem a ver com ângulos, então a regulagem dos retrovisores também, não é mesmo?
[Tales]
Sim! Regular a posição dos espelhos retrovisores nada mais é do que aumentar ou diminuir os ângulos de incidência e de reflexão.
[Márcia]
Esse assunto dá caldo, hein? E como vai continuar a conversa com os estudantes sobre os ângulos nos automóveis?
[Tales]
Vou continuar dando exemplos de como os ângulos estão presentes nos carros. Por exemplo, um giro completo do volante mede 360°.
[Márcia]
Que interessante! Eu sei que caminhões precisam dar vários giros completos no volante para fazer uma curva mais fechada.
[Tales]
Isso mesmo! Já os carros de corrida são mais sensíveis e conseguem fazer curvas com um ângulo bem menor.
[Márcia]
Nossa! Não imaginava tantos exemplos de ângulos nos automóveis.
[Tales]
E é apenas o começo!
Outros exemplos que quero apresentar são os ângulos de entrada e de saída.
[Márcia]
Esses eu conheço muito bem!
Tem alguns carros que dão uma “raspadinha” por baixo quando vão subir ou descer uma rampa, é isso mesmo?
Tipo aquele carro ali, com o para-choque todo raspado, deve ter problema com esses ângulos.
[Tales]
Certamente!
Os ângulos de entrada e de saída são os ângulos máximos formados entre uma linha horizontal paralela ao chão e uma linha que passa pela base do para-choque e a base da roda. Quanto maior a medida desse ângulo, mais fácil o carro passa pelo obstáculo sem raspar o para-choque.
[Márcia]
Muito bacana! Os jipes que têm esses ângulos maiores para entrar e sair de ladeiras muito inclinadas.
O meu carro não foi feito pra isso... Não quero nenhum raspadinho nele.
[Tales]
Falando nisso, seu carro está andando bem macio, Márcia. Fez a revisão há pouco tempo?
[Márcia]
Você tem sensibilidade, Tales! Esses dias a mecânica fez a manutenção, regulou a geometria da suspensão e fez o alinhamento das rodas e da direção. Olha a matemática aí de novo!
[Tales]
Essa “geometria da suspensão” tem tudo a ver com ângulos, sabia? Ela trata do conjunto de medidas de ângulos padrão especificadas pelos fabricantes.
O alinhamento, por exemplo, altera o ângulo das rodas em relação ao eixo horizontal, para manter as rodas paralelas e direcionadas para frente, pois, caso elas estejam desalinhadas, isto é, mais “fechadas” ou “abertas”, pode dificultar a condução.
[Márcia]
O alinhamento eu entendi, mas e a cambagem e o caster?
[Tales]
A cambagem é o ângulo de inclinação em relação ao eixo vertical, pois, caso elas fiquem “para dentro” ou “para fora”, pode aumentar o consumo de combustível e fazer com que o carro perca a estabilidade.
Já o caster é o ângulo formado entre o pino da roda em relação ao eixo vertical, evitando que o conjunto fique “para frente” ou “para trás”, sendo fundamental também para a estabilidade da direção.
[Márcia]
Professor, me responde uma coisa! Eu tenho um pouco de conhecimento sobre carros e bastante experiência como motorista, mas como você vai fazer para exemplificar esses ângulos para os seus alunos na sala de aula?
[Tales]
Boa pergunta! Estou levando um carrinho de brinquedo e alguns palitos de sorvete para deixar a aula ainda mais dinâmica. Vou usar os palitos como se fossem as retas dos ângulos.
[Márcia]
Eu tenho uma sugestão! Que tal, na hora de explicar a parte da geometria de suspensão dos carros, você ficar na posição de flexão de braço?
Daí você pode posicionar os braços ou as pernas mais para dentro, para fora, para frente ou para trás, para exemplificar o ângulo do alinhamento, do balanceamento e do caster.
[Tales]
Que ótima ideia, Márcia! Obrigado pela sugestão, adorei! Vou tentar usar essa metáfora.
Falando nisso... chegamos na escola, pode me deixar ali em frente ao portão.
[Márcia]
Eu que agradeço, professor! Adorei o papo e a aula sobre ângulos.
[Tales]
Eu é que agradeço! Você me deu novas ideias para a aula de hoje...
[Márcia]
De nada. Bom trabalho com os estudantes!
[Tales]
Obrigado, Márcia. Tenha um ótimo dia!
[Locutor(a)]
Todos os áudios inseridos neste conteúdo são da Freesound.