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UNIDADE

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Cálculo algébrico

Fotografia. Um homem de bigode e cabelos brancos na altura do ombro (Albert Einstein), está sentado em uma poltrona, com os braços apoiados sob suas laterais. Ele está pensativo e de perfil na fotografia. Ao fundo, há uma estante de livros.
Físico alemão Albert Einstein (1879-1955), responsável por desenvolver a equação E = m c 2 , uma das mais conhecidas no mundo, retratado em 1950.

Agora vamos estudar...

  • sequências;
  • expressões algébricas;
  • igualdades;
  • fórmulas;
  • equações.

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Expressões algébricas

Uma livraria está com promoção na venda de livros. Verifique como é possível calcular quantos reais seriam gastos na compra de 3 ou 5 livros.

Ilustração de um cartaz de promoção. Texto: 'Grande Promoção: qualquer livro por 12 reais e 90 centavos.'.

3 livros

3 12 , 90 = 38 , 7 0

5 livros

5 12 , 90 = 64 , 5 0

Portanto, seriam gastos R$ 38,70 na compra de 3 livros e R$ 64,50 na compra de 5 livros.

Para obter o preço a ser pago, foi multiplicado o valor unitário de cada livro pela quantidade de livros a ser comprada. Ao indicar por x a quantidade de livros a ser comprada, pode-se escrever a seguinte expressão algébrica para obter o preço total de cada compra.

Esquema. Expressão algébrica. 12 vírgula 90 vezes x ou 12 vírgula 90 x. Está indicado que 12 vírgula 90 é o 'preço de cada livro' e x é a 'quantidade de livros a ser comprada'.

Atenção!

Em uma multiplicação de dois fatores em que ao menos um deles é uma letra, normalmente não se utiliza o sinal de multiplicação ( × ou ).

Assim, para saber quantos reais uma pessoa vai pagar pela compra de 8 livros, por exemplo, basta substituir x por 8 e, então, efetuar o cálculo.

12 , 90 x = 12 , 90 8 = 103 , 2 0

Logo, uma pessoa vai pagar R$ 103,20 na compra de 8 livros.

Nesse caso, foi calculado o valor numérico da expressão 12 , 90 x , quando x = 8 .

As expressões nas quais aparecem letras e números são chamadas expressões algébricas.

Atenção!

O uso de letras para indicar variáveis teve início com o matemático e filósofo francês René Descartes (1596-1650). Ele também foi o responsável pela notação de potências, como a 3 e x 4 .

A seguir, alguns exemplos de expressões algébricas.

  • 4 x
  • 3 a + b
  • 18 n + 1
  • a 3

Nessas expressões, as letras são chamadas variáveis.

Questão 1. Considerando que uma pessoa aproveite a promoção de livros, calcule em seu caderno quantos reais ela vai pagar pela compra de:

a) 7 livros.

Resposta: R$ 90,30.

b) 10 livros.

Resposta: R$ 129,00.

c) 17 livros.

Resposta: R$ 219,30.

Questão 2. Nessa mesma livraria, há uma promoção de jogos de videogame. Sabendo que nessa promoção cada jogo custa R$ 123,90, escreva em seu caderno uma expressão algébrica para obter o preço total a ser pago pela compra de x jogos.

Resposta: 123 , 9 x .

Questão 3. Utilizando a expressão que você escreveu na questão 2, calcule a quantia paga na compra de 5 e na compra de 8 jogos e registre em seu caderno.

Resposta: 5 jogos: R$ 619,50; 8 jogos: R$ 991,20.

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Simplificação de expressões algébricas

A professora Marcela propôs a seguinte atividade aos estudantes.

Ilustração de uma lousa com uma professora ao lado. Na lousa está escrito: 'Simplifique as expressões algébricas' e abaixo estão 8 expressões algébricas em itens: item a) 4a mais 3a; item b) x mais 3x; item c) 2b mais 2b mais b; item d) 3y mais y mais 4y; item e) 5c menos 2c; item f) 7d menos d; item g) 4f mais 3f menos 2f; item h) 5b menos 4b mais 3b. A professora diz: 'Quando uma expressão algébrica é simplificada, obtém-se uma expressão algébrica equivalente, mas de maneira mais simples.'.

A seguir, apresentamos duas maneiras para simplificar a expressão algébrica do item a.

Utilizando figuras

Esquema de uma expressão algébrica: Primeira linha: 4ª mais 3ª. Segunda linha: 4 fichas cada uma com um a dentro mais 3 fichas cada uam com um a dentro. Seta saindo do 4ª apontando para as 4 fichas com um a dentro de cada, seta saindo do 3a apontando para as 3 ficas com uim a dentro de cada. Terceira linha: 7 fichas com um a dentro de cada uma. Seta saindo de todas as fichas da segunda linha apontando para todas as 7 fichas da terceira linha. Seta apontando de todas as fichas da terceira linha para a expressão 7ª.

Utilizando a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição

Esquema. Expressão algébrica. 4 vezes a mais 3 vezes a, é igual, abre parênteses, 4 mais 3, fecha parênteses, vezes a, igual a 7 vezes a. Do número 4 do início da expressão, sai uma seta apontando para o número 4 que está mais a frente, dentro do parênteses, e outra seta sai do número 3 do início da expressão e aponta para o número 3 que está mais à frente também dentro do parênteses.

Portanto, 4 a + 3 a = 7 a .

Questão 4. Em seu caderno, simplifique as demais expressões algébricas propostas pela professora Marcela.

Respostas: b) 4 x ; c) 5 b ; d) 8 y ; e) 3 c ; f) 6 d ; g) 5 f ; h) 4 b .

Questão 5. Calcule em seu caderno o valor numérico da expressão

a) do item c, quando b = 2 .

b) do item d, quando y = 1 , 5 .

c) do item e, quando c = 1 2 .

d) do item g, quando f = 2 , 3 .

Agora, confira como simplificar a expressão 3 x + 4 y 1 x + 1 2 .

3 x + 4 y 1 x + 12 = 3 x 1 x + 4 y + 12 =(31)x+4y+12=2x+4y+12

Respostas: a) 10; b) 12; c) 36; d) 11,5.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

1. Sabendo que n é um número natural, escreva em seu caderno uma expressão algébrica para cada item.

a) 25% desse número.

b) 8 unidades a mais do que esse número.

c) O antecessor desse número.

d) A quarta parte desse número.

e) O sucessor desse número.

f) A décima parte desse número.

g) O quíntuplo desse número.

Respostas: a) 25 100 n ou 25 n 100 ou 0 , 25 n ; b) n + 8 ; c) n 1 ; d) n : 4 ou 1 4 n ou n 4 ou 0 , 25 n ; e) n + 1 ; f) n 10 ; g) 5 n .

2. Os triângulos que formam a sequência a seguir foram representados com palitos. A cada novo triângulo foi acrescentado 1 palito em cada lado do triângulo anterior.

Ilustração de uma sequência de três triângulos feitos de palitos de sorvete. O primeiro tem um palito em cada lado, está escrito 'primeiro', o segundo tem um dois palitos em cada lado, está escrito 'segundo', o terceiro tem 3 palitos em cada lado, está escrito 'terceiro'. Após os três triângulos, há reticências.

a) Com base na imagem, determine a quantidade de palitos utilizados para representar o 4º e o 5º triângulos dessa sequência.

Resposta: 12 e 15 palitos, respectivamente.

b) Escreva uma expressão algébrica que expresse a quantidade de palitos necessários para representar um triângulo em uma posição qualquer da sequência. Para isso, denomine p o número natural que representa a posição do triângulo.

Resposta: 3 p .

c) Efetue os cálculos e descubra quantos palitos são necessários para representar o:

Respostas: 27 palitos; 63 palitos.

  • 9º triângulo.
  • 21º triângulo.

3. Escreva no caderno os três próximos termos de cada sequência.

a) a + 1 , a + 2 , a + 3 , a + 5 , a + 8 , . . .

b) x + 3 , x + 6 , x + 12 , x + 24 , . . .

c) 2 y + 8 , 3 y + 7 , 4 y + 6 , . . .

Respostas nas orientações ao professor.

4. Substitua as letras de cada sequência da atividade anterior por um número natural menor do que 10 e escreva no caderno a sequência numérica formada.

Respostas nas orientações ao professor.

5. Para vender as roupas de sua loja, Judite acrescenta 28% ao preço de custo.

a) Escreva no caderno uma expressão algébrica em que se possa calcular o preço de venda de qualquer peça de roupa da loja.

Resposta nas orientações ao professor.

b) Por quantos reais Judite vai vender uma peça de roupa cujo preço de custo é:

  • R$ 32,00?
  • R$ 25,75?
  • R$ 20,00?
  • R$ 23,50?

Respostas: R$ 40,96; R$ 32,96; R$ 25,60; R$ 30,08.

6. Junte-se a um colega e analisem a quantidade de círculos em cada posição da sequência.

Ilustração de uma sequência de círculos. O primeiro termo dessa sequência tem um círculo está escrito 'primeiro', o segundo tem quatro círculos, dispostos em duas linhas e duas colunas, está escrito 'segundo', o terceiro tem nove círculos, dispostos em três linhas e três colunas, está escrito 'terceiro'. Após, há reticências.

a) Escreva uma expressão algébrica que possibilite determinar a quantidade de círculos em uma posição qualquer dessa sequência.

Sugestão de resposta: n 2 , em que n é o número natural que representa a posição da figura na sequência.

b) Quantos círculos há na 35ª posição dessa sequência? E na 52ª posição?

Sugestão de respostas: 1.225 círculos; 2.704 círculos.

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7. Leia o diálogo de Daniele e Henrique.

Ilustração de duas crianças: Daniele e Henrique, cada uma em sua carteira, eles estão conversando. Daniele diz: 'Pensei em um número, multipliquei por 2 e adicionei 2 unidades. Em seguida, subtraí uma unidade do resultado obtido.'. Henrique diz: 'Multipliquei um número por 4 e subtraí 8 unidades do produto obtido. Depois, dividi o resultado por 4.'.

a) Represente com expressões algébricas as falas de Daniele e Henrique.

Resposta: Indicando por x o número pensado por Daniele, obtemos: ( 2 x + 2 ) 1 . Indicando por a o número pensado por Henrique, obtemos: 4 a 8 4 .

b) Determine os resultados obtidos por Daniele e Henrique, sabendo que ela pensou no número 3 e ele pensou no número 8.

Resposta: Daniele: 7; Henrique: 6.

8. Para descobrir a quantia que Alberto, Carla, Gilberto e Heloisa têm, analise as informações a seguir, sabendo que Lúcio tem d reais.

  • Alberto tem R$ 20,00 a mais do que Lúcio.
  • Carla tem R$ 7,00 a menos do que Alberto.
  • Gilberto tem o dobro da quantia de Carla.
  • Heloísa tem a metade da quantia de Gilberto.

a) Represente no caderno a quantia de cada pessoa utilizando a variável d.

Resposta: Lúcio: d; Alberto: d + 2 0 ; Carla: ( d + 20 ) 7 ou d + 1 3 ; Gilberto: 2 ( d + 13 ) ou 2 d + 2 6 ; Heloísa: 2 ( d + 13 ) 2 ou d + 1 3 .

b) Sabendo que Lúcio tem R$ 21,00, quantos reais têm as demais pessoas?

Resposta: Alberto: R$ 41,00; Carla: R$ 34,00; Gilberto: R$ 68,00; Heloísa: R$ 34,00.

9. Em uma padaria, 1   L de leite custa y reais. Com base no preço de 1   L de leite, podemos escrever uma expressão algébrica para representar os preços de outros produtos dessa padaria.

Meia dúzia de pães custa R$ 1,00 a mais do que 1   L de leite.

y + 1

Uma minipizza custa R$ 0,50 a menos do que 1   L de leite.

y 0 , 5 0

Uma caixinha de suco custa o dobro de meia dúzia de pães.

2 ( y + 1 )

Um pão de queijo custa metade de uma minipizza.

y 0 , 50 2

Agora, escreva no caderno outras expressões algébricas para representar o preço de cada produto a seguir dessa padaria.

Atenção!

Utilize essas expressões algébricas para representar os preços dos demais produtos.

a) Um sonho custa R$ 0,65 a mais do que um pão de queijo.

b) Um pedaço de torta custa R$ 1,85 a menos do que uma caixinha de suco.

c) Uma fatia de bolo custa o dobro de um pedaço de torta.

d) Um biscoito custa a terça parte de uma caixinha de suco.

Sugestões de respostas: a) Um sonho: y 0 , 50 2 + 0 , 6 5 ou y + 0 , 80 2 ; b) Um pedaço de torta: 2 ( y 1 ) 1 , 8 5 ou 2 y + 0 , 1 5 ; c) Uma fatia de bolo: 2 ( 2 y + 0 , 15 ) ou 4 y + 0 , 3 0 ; d) Um biscoito: 2 ( y + 1 ) 3 ou 2 y + 2 3 .

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10. Associe as expressões algébricas aos seus respectivos itens equivalentes, escrevendo a letra e o número correspondentes.

a) 2 x + 4 x

b) 4 x x + 2

c) 5 x 2 2 x

1) 3 x + 2

2) 3 x 2

3) x + 4

Resposta: a-3; b-1; c-2.

11. A seguir estão representados um número natural, seu antecessor e seu sucessor.

  • y + 1

  • y 1

  • y

a) Escreva em seu caderno as representações em ordem crescente.

b) Adicione esses 3 números e, em seguida, simplifique a expressão algébrica obtida.

Respostas: a) y 1 , y, y + 1 ; b) y 1 + y + y + 1 = 3 y .

12. Examine como Jussara obteve e simplificou a expressão algébrica que representa a medida do perímetro do polígono.

Ilustração de um trapézio isósceles. As medidas de comprimento dos lados são: 2 vezes x mais 1, x mais 5, 2 vezes x mais 1, 2 vezes x.
Expressões algébricas escritas em um pedaço de papel com letra cursiva. Primeira linha: 2 vezes abre parênteses, 2 vezes x mais 1, fecha parênteses. Há duas setas saindo de 2 apontando uma para 2 vezes x e outra para 1. Continuação da expressão: mais 2 vezes x mais x mais 5. igual a. Linha debaixo: 4 vezes x mais 2 mais 2 vezes x mais x mais 5. igual a. Linha debaixo: 4 vezes x mais 2 vezes x mais x mais 2 mais 5 igual a. Na linha debaixo: 7x mais 7. Entre as duas últimas linhas há uma traço saindo de 4x mais 2x mais x ligando-o ao 7x e outro traço saindo de 2 mais 5 ligando-o ao 7.

Agora, determine a expressão algébrica que representa a medida do perímetro de cada figura. Em seguida, simplifique a expressão obtida.

A. Ilustração de um retângulo. Base indicada por: 3y mais 2; e altura por: 2y.
B. Ilustração de um pentágono regular cujos lados medem: 3b mais 1.

Respostas: A. 10 y + 4 ; B. 21 b + 7 .

13. Simplifique as expressões algébricas.

a) x + x + x

b) 2 n + 3 n + 2

c) 4 ( 7 x + 3 ) x

d) m + 1 + ( 2 1 ) m

e) 6 a + 9 3

Atenção!

6 a + 9 3 é equivalente a 6 a 3 + 9 3 .

f) 5 + 2 y + 12 2

Respostas: a) 3 x ; b) 5 n + 2 ; c) 27 x + 1 2 ; d) 2 m + 1 ; e) 2 a + 3 ; f) y + 1 1 .

14. Escreva uma expressão algébrica que, ao ser simplificada, seja equivalente a:

a) 5 x

b) 2 x + 1

c) y 2

d) 4 n 3 + 1 0

Sugestão de respostas: a) 3 x + 2 x ; b) ( 4 x + 2 ) ( 2 x + 1 ) ; c) y y 2 ; d) 4 n 3 100 + 11 0 .

15. Leia a seguir o diálogo de Camila e Raí.

Ilustração de duas crianças: Camila e Raí, eles estão conversando. Camila diz: 'Um número x mais seu dobro, menos sua oitava parte, mais 2.'. Raí diz: 'A metade do número y mais 5, tudo multiplicado por 2, mais o triplo de y.'.

Atenção!

Dizemos que x 8 é equivalente a ( 1 8 ) x .

Agora, escreva no seu caderno uma expressão algébrica para representar a fala de Camila e Raí. Em seguida, simplifique as expressões.

Resposta: Camila: x + 2 x x 8 + 2 = 23 8 x + 2 ; Raí: ( y 2 + 5 ) 2 + 3 y = 4 y + 1 0 .

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Fórmulas

Para saber a possível frequência cardíaca máxima de uma pessoa adulta quando se exercita, os fisiologistas utilizam a fórmula a seguir.

B = 220 i

Nessa fórmula, B indica a quantidade de batimentos por minuto (bpm), enquanto i indica a idade em anos.

Fisiologista:
profissional que estuda as diversas funções dos organismos vivos, como a circulação, a nutrição, a respiração e o crescimento.
Fotografia. Um homem fazendo teste cardíaco e exames em um aparelho de atividade física, enquanto é monitorado por uma médica. Ao lado, há um monitor exibindo seus batimentos cardíacos e outros registros de monitoramento médico.
Médica supervisionando a realização dos exercícios do paciente. Entre as informações apresentadas, é possível ver a quantidade de batimentos por minuto do paciente.

Para determinar a frequência cardíaca máxima que uma pessoa pode atingir ao exercitar-se, deve-se substituir a letra i na fórmula pela idade em anos da pessoa. Analise os cálculos realizados para uma pessoa com 18 anos de idade.

B = 220 i = 220 18 = 20 2

Assim, quando uma pessoa com 18 anos se exercita, ela pode ter uma frequência cardíaca máxima de 202   b p m .

As fórmulas são sentenças matemáticas que mostram, de maneira resumida, quais cálculos devem ser realizados para chegar a determinado resultado. Nas fórmulas, as letras, ou seja, as variáveis, representam números.

Atenção!

Na fórmula B = 220 i , estudada nesta página, B e i são as variáveis.

Questão 6. Em seu caderno, determine a frequência cardíaca máxima que uma pessoa pode atingir ao exercitar-se, caso ela tenha:

a) 25 anos.

b) 30 anos.

c) 45 anos.

d) 67 anos.

Respostas: a) 195   b p m ; b) 190   b p m ; c) 175   b p m ; d) 153   b p m .

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Instrumentos e softwares

Fórmulas na planilha eletrônica

As planilhas eletrônicas, como o Calc, são muito úteis e ajudam as pessoas a agilizar cálculos envolvendo fórmulas. Com base na fórmula apresentada na página 125 e no Calc, podemos obter a possível frequência cardíaca máxima de uma pessoa adulta quando ela se exercita da seguinte maneira.

1º. Digite "Idade em anos (i)" em A1 e "Batimentos cardíacos por minuto (B)" em B1. Em seguida, preencha três valores sequenciais na coluna da variável i, considerando que a variável representa a idade de uma pessoa adulta.

Ilustração de células de uma planilha. Há duas colunas: A e B; e 4 linhas. Na célula A1: Idade em anos indicada por i; célula A 2: 20; célula A 3: 21; célula A 4: 22. As células de A2 até A4 estão selecionadas e um traço no canto da seleção indica: 'Alça de preenchimento automático'. Coluna B: 'Batimentos cardíacos por minuto indicado por B.' A coluna abaixo de B está vazia.

2º. Selecione esses valores clicando em A2, e com o botão pressionado arraste até A4. Clique na Alça de preenchimento automático, mantendo o botão pressionado, e arraste-a até a linha desejada, podendo ser até a linha A10. Desse modo, os demais valores da sequência serão inseridos automaticamente.

Ilustração de células de uma planilha. Na célula A1: Idade em anos indicada por i; célula A 2: 20; célula A 3: 21; célula A 4: 22; célula A 5: 23; célula A 6: 24; célula A 7: 25; célula A 8: 26; célula A 9: 27; célula A 10: 28. Coluna B: 'Batimentos cardíacos por minuto indicado por B.'. A coluna abaixo de B está vazia. As células de A2 até A 10 estão selecionadas.

3º. Como B = 220 i , digite a fórmula = 220 A 2 na célula B2 e pressione Enter. A frequência cardíaca máxima de uma pessoa com 20 anos ao exercitar-se será exibida nessa célula.

Ilustração de células de uma planilha. Na célula A1: Idade em anos indicada por i; célula A 2: 20; célula A 3: 21; célula A 4: 22; célula A 5: 23; célula A 6: 24; célula A 7: 25; célula A 8: 26; célula A 9: 27; célula A 10: 28. Coluna B: 'Batimentos cardíacos por minuto indicado por B.'. Célula B2: 200, está selecionada e um traço indica a fórmula: 'igual a 220 menos A2'.

4º. Novamente, clique na Alça de preenchimento automático e arraste-a até a linha B10. Com isso, o valor correspondente da variável B é obtido de maneira automática para cada valor correspondente da variável i.

Ilustração de células de uma planilha. Na célula A1: Idade em anos indicada por i; célula A 2: 20; célula A 3: 21; célula A 4: 22; célula A 5: 23; célula A 6: 24; célula A 7: 25; célula A 8: 26; célula A 9: 27; célula A 10: 28. Coluna B: 'Batimentos cardíacos por minuto indicado por B.'. Célula B 2: 200; célula B 3: 199; célula B 4: 198; célula B 5: 197; célula B 6: 196; célula B 7: 195; célula B 8: 194; célula B 9: 193; célula B 10: 192. As células B2 até B10 estão selecionadas.

Professor, professora: Sugira aos estudantes que alterem algum valor de i para verificarem que o valor correspondente de B é atualizado automaticamente.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

16. Em certa loja, quando os produtos são vendidos em 3 prestações iguais, há um acréscimo de 15% sobre o preço de etiqueta. O valor de cada prestação corresponde ao preço do produto com acréscimo, dividido em três partes iguais.

a) Com base nessas informações, qual das fórmulas a seguir fornece o valor de cada prestação?

Atenção!

Na fórmula correta, p representa o valor de cada prestação e x representa o preço de etiqueta do produto.

A. p = 15 x + 15 3

B. p = 3 x + 15 15

C. p = x + 0 , 15 x 3

D. p = x + 1 , 15 x 3

E. p = 0 , 15 x + 15 3

b) Sabendo que nessa loja o preço de etiqueta de determinado produto é R$ 132,00, calcule o valor de cada prestação quando o produto é vendido em 3 prestações iguais.

Respostas: a) Alternativa C; b) R$ 50,60.

17. O lucro mensal de uma fábrica de calçados é dado pela fórmula y = 35 x 2 , em que y é o lucro em reais, e x é a quantidade de pares de calçados produzidos no mês.

Qual é o lucro mensal dessa fábrica quando ela produz 488 pares de calçados?

Resposta: R$ 8.540,00.

18. Ícone uso de instrumentos A milha terrestre é uma unidade de medida de comprimento utilizada na Inglaterra e nos Estados Unidos. Dada uma medida em milhas, para encontrar a medida equivalente em metros, utiliza-se a fórmula y = 1 . 609 , 344 x , em que x é a medida da distância em milhas terrestres, e y é a medida da distância equivalente em metros. Com o auxílio do Calc, escreva as seguintes medidas em metros.

a) 0 milha.

b) 1 milha.

c) 2 milhas.

d) 1.000 milhas.

Respostas: a) 0   m ; b) 1 . 609 , 344   m ; c) 3 . 218 , 688   m ; d) 1 . 609 . 344   m .

19. Ícone uso de instrumentos Amauri desenvolveu uma fórmula em uma planilha eletrônica que multiplica por 7 o número de entrada e subtrai 6 unidades do resultado dessa multiplicação, obtendo, assim, o número de saída.

Ilustração de uma planilha. Há duas linhas e duas colunas: A e B. Linha 1, coluna A: 'Número de entrada'; Linha 1 coluna B; 'Número de saída'; linha 2 coluna A: 8; linha 2 coluna B; 50.

a) Escreva no caderno a fórmula utilizada por Amauri na planilha eletrônica. Para isso, use a letra N para representar o número de entrada e R para o número de saída.

b) Com base nessa fórmula, calcule com o Calc o valor de R para os seguintes números de entrada.

  • 4

  • 10

  • 5,8

  • 6,2

Respostas: a) R = 7 N 6 ; b) 4: 22; 10: 64; 5,8: 34,6; 6,2: 37,4.

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Sequências

Uma sequência é uma lista ordenada de objetos que podem ser letras, números, palavras, figuras etc. Os objetos que compõem a sequência são chamados termos da sequência.

Confira um exemplo a seguir em que é representada uma sequência listando seus termos separados por vírgula.

4 , 6 , 8 , 10 , 12 , 14 , 16 .

Pode-se também denotar uma sequência escrevendo seus termos entre parênteses e separados por vírgula.

( 4 , 6 , 8 , 10 , 12 , 14 , 16 )

Atenção!

Ao trabalhar com sequências, a ordem dos termos é de suma importância, pois, por exemplo, ( 7 , 3 , 1 ) e ( 1 , 3 , 7 ) representam sequências diferentes.

Na sequência apresentada, 4 é o primeiro termo, 6 é o segundo, 8 é o terceiro, e assim por diante. Os termos das sequências podem ser representados por uma letra e um índice. Por exemplo:

a 1 : primeiro termo.

a 2 : segundo termo.

a 3 : terceiro termo.

a 4 : quarto termo.

...

a n : n-ésimo termo (n é natural maior do que zero).

Verifique outros exemplos de sequências.

A. (   amarelo,   azul,   vermelho )

B. ( 1 , 3 , 5 , 7 , 9 , 11 , . . . )

Atenção!

As na sequência B indicam que ela continua infinitamente.

Questão 7. Ícone atividade oral. Qual é o primeiro termo da sequência A? E o sexto termo da sequência B?

Respostas: Amarelo; 11.

Em certos casos, podemos descrever uma sequência por meio de uma lei de formação. Por exemplo, considere a sequência cuja lei de formação é a n = 3 n + 1 , para todo n > 0 . Para obter os seus respectivos termos, deve-se substituir os valores de n na lei de formação. Nesse caso, obtemos a seguinte sequência:

( 4 , 7 , 10 , 13 , 16 , 19 , 22 , . . . )

Questão 8. Represente em seu caderno a sequência cuja lei de formação é a n = n + 9 , para todo n > 0 .

Resposta: ( 10 , 11 , 12 , 13 , 14 , . . . ) .

Ilustração de uma mulher com um balão de pensamento em que está escrito: "Conhecendo a lei de formação de uma sequência, podemos determinar qualquer um de seus termos. Será que o contrário é possível, ou seja, podemos garantir com toda a certeza qual é a lei de formação conhecendo apenas alguns dos termos da sequência?'.

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A resposta é negativa para a pergunta da página anterior. Não há como garantir qual será o próximo termo de uma sequência conhecendo apenas alguns de seus termos.

Por exemplo, considere a sequência ( 3 , 5 , 7 , . . . ) . Podemos supor que essa seja a sequência dos números ímpares maiores do que 2 em ordem crescente e, nesse caso, o próximo termo seria 9. Porém, existem infinitas sequências cujos primeiros termos são 3, 5 e 7, como é o caso da sequência dos números primos ímpares maiores do que 2 em ordem crescente – nesse caso, o próximo termo seria 11.

Sequências definidas por recorrência

Em algumas situações, é possível indicar uma sequência utilizando uma expressão que possibilite calcular um termo da sequência em função dos termos anteriores. Essa expressão é chamada relação de recorrência.

Por exemplo, considere uma sequência em que a 1 = 3 e que satisfaça a relação a n = a n 1 + 2 para todo n > 1 . Nesse caso, temos:

  • a 1 = 3
  • a 2 = a 1 + 2 = 3 + 2 = 5
  • a 3 = a 2 + 2 = 5 + 2 = 7
  • a 4 = a 3 + 2 = 7 + 2 = 9
  • a 5 = a 4 + 2 = 9 + 2 = 1 1
  • a 6 = a 5 + 2 = 11 + 2 = 1 3

Portanto, obtemos a seguinte sequência:

( 3 , 5 , 7 , 9 , 11 , 13 , . . . )

A ideia de recorrência (recursividade) não está presente apenas na Matemática, mas também nas Artes e na Literatura, como no poema "Velocidade", de Ronaldo Azeredo, produzido em 1957 e publicado em 1958. As imagens a seguir foram elaboradas, com base nesse poema, por dois estudantes da professora Adélia. Em uma delas a palavra VELOCIDADE foi trocada por MATEMÁTICA e na outra por INSPIRAÇÃO.

Ilustração de um quadro com as letras da palavra 'Matemática' dispostas em linhas e colunas. Primeira linha do quadro: a letra M aparece 10 vezes. Segunda linha: letra M aparece 9 vezes e uma letra A ao final da linha. Terceira linha: letra M aparece 8 vezes e seguido pela letra A e depois T, ao final da linha. Quarta linha: letra M aparece 7 vezes e uma letra A, uma letra T, uma letra E. Quinta linha: letra M aparece 6 vezes e, em seguida, aparecem as letras A, T, E, M. Sexta linha: letra M aparece 5 vezes e, em seguida, as letras A, T, E, M, Á. Sétima linha: letra M aparece 4 vezes seguido pelas letras A, T, E, M, Á, T. Oitava linha: letra M aparece 3 vezes seguido pelas letras A, T, E, M, Á, T, I. Nona linha: letra M aparece 2 vezes seguido pelas letras A, T, E, M, Á, T, I, C. Por fim, na décima linha, a palavra 'Matemática'.

Marcos

Ilustração de um quadro com as letras da palavra 'Inspiração' dispostas em linhas e colunas. Primeira linha do quadro: a letra I aparece 10 vezes. Segunda linha: letra I aparece 9 vezes e uma letra N ao final da linha. Terceira linha: letra I aparece 8 vezes e seguido pela letra N e depois S, ao final da linha. Quarta linha: letra I aparece 7 vezes e uma letra N, uma letra S, uma letra P. Quinta linha: letra I aparece 6 vezes e, em seguida, aparecem as letras N, S, P, I. Sexta linha: letra I aparece 5 vezes e, em seguida, as letras N, S, P, I, R. Sétima linha: letra I aparece 4 vezes seguido pelas letras N, S, P, I, R, A. Oitava linha: letra I aparece 3 vezes seguido pelas letras N, S, P, I, R, A, Ç. Nona linha: letra I aparece 2 vezes seguido pelas letras N, S, P, I, R, A, Ç, Ã. Por fim, na décima linha, a palavra 'Inspiração'.

Paula

Perceba que, nas imagens elaboradas por Marcos e Paula, de baixo para cima, a partir da segunda linha, a próxima é igual à anterior, porém com a última letra excluída e um M ou I, respectivamente, acrescido à esquerda.

Questão 9. Ícone atividade oral. Junte-se a um colega e pesquisem outros poemas e obras de arte em que seja possível identificar a ideia de recorrência. Depois, apresentem seus resultados aos colegas.

Resposta pessoal.

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

20. Escreva em seu caderno a sequência definida por:

a) a n = 5 n + 2 , para todo n > 0 , em que a 1 = 7 .

Resposta: ( 7 , 12 , 17 , 22 , 27 , ) .

b) a n = n 2 + 1 0 , para todo n > 0 .

Resposta: ( 21 2 , 11 , 23 2 , 12 , ) .

c) a n = 5 a n 1 + 1 , para todo n > 1 , em que a 1 = 2 .

Resposta: ( 2 , 11 , 56 , 281 , ) .

d) a n = 2 n 3 + n , para todo n > 0 .

Resposta: ( 5 3 , 10 3 , 15 3 , 20 3 , ) .

e) a n = a n 1 + 2 n + 5 , para todo n > 1 , em que a 1 = 0 .

Resposta: ( 0 , 9 , 20 , 33 , ) .

f) a n = 5 n , para todo n > 2 , em que a 1 = a 2 = 1 .

Resposta: ( 1 , 1 , 15 , 20 , ) .

Entre as sequências definidas anteriormente, quais foram descritas por meio de uma lei de formação?

Resposta: As sequências dos itens a, b, d e f.

21. Considere a sequência definida por a n = 2 a n 1 3 , para todo n > 1 , em que a 1 = 4 .

a) Escreva os 5 primeiros termos dessa sequência.

Resposta: 4, 5, 7, 11 e 19.

b) A sequência foi definida por recorrência ou por meio de uma lei de formação?

Resposta: Recorrência.

c) Se o primeiro termo fosse 3, qual seria a sequência obtida?

Resposta: ( 3 , 3 , 3 , 3 , ) .

22. A professora de Paulo apresentou aos estudantes a seguinte sequência:

( 8 , 15 , 22 , 29 , 36 , )

Entre as expressões a seguir, quais podem descrever a sequência apresentada pela professora?

a) a n = 8 n , para todo n > 0 .

b) a n = 7 n + 1 , para todo n > 0 .

c) a n = a n + 1 + 8 , para todo n > 1 , em que a 1 = 8 .

d) a n = a n + 1 + 7 , para todo n > 1 , em que a 1 = 8 .

e) a n = a n + 1 + 7 , para todo n > 1 , em que a 1 = 1 .

Resposta: Expressões dos itens b e d.

O que podemos concluir em relação às expressões indicadas por você?

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes respondam que, apesar de duas definições aparentemente diferentes, elas representam a mesma sequência.

23. Determine o 38º termo da sequência definida por:

a) a n = 10 + n , em que n > 0 .

b) a n = 2 n 5 , em que n > 0 .

Respostas: a) a 3 8 = 4 8 ; b) a 3 8 = 71 .

24. Considerando a sequência dos números ímpares em ordem crescente ( 1 , 3 , 5 , . . . ) , responda às questões.

a) A sequência é finita ou infinita?

b) Qual é a lei de formação dessa sequência?

c) Qual é o 100º termo dessa sequência?

Respostas: a) Infinita; b) a n = 2 n 1 , para todo n > 0 ; c) 199.

25. Defina cada uma das sequências por meio de uma lei de formação ou por recorrência.

a) ( 16 , 17 , 18 , 19 , . . . )

Sugestões de resposta: a n = n + 1 5 , para todo n > 0 ; a n = a n 1 + 1 , para todo n > 1 , com a 1 = 1 6 .

b) ( 6 , 10 , 14 , 18 , . . . )

Sugestões de resposta: a n = 4 n + 2 , para todo n > 0 ; a n = a n 1 + 4 , para todo n > 1 , com a 1 = 6 .

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26. Analise a sequência de figuras representadas com palitos de fósforo.

Ilustração. Sequência de 4 figuras formadas por palitos de fósforo. Primeira figura: um triângulo formado por 3 palitos; Segunda figura: 5 palitos de sorvete, formando 2 triângulos, lado a lado, os quais têm um lado em comum e possuem posições inversas; Terceira figura: 7 palitos de sorvete, formando 3 triângulos lado a lado. Os dois primeiros têm um lado em comum e os dois últimos, também. O triângulo do meio possui posição invertida dos dois das laterais. Quarta figura: 9 palitos de sorvete, formando 4 triângulos, lado a lado, os quais têm um lado em comum e possuem posições inversas, reticências.

a) Quantos palitos de fósforo são necessários para representar a 2ª figura dessa sequência? E a 4ª figura?

Respostas: 5 palitos para representar a 2ª figura e 9 palitos para a 4ª figura.

b) Escreva no caderno uma expressão que represente a quantidade de palitos necessárias para uma figura em posição qualquer da sequência.

Sugestão de resposta: a n = 2 n + 1 , para todo n > 0 , em que n é o número natural que representa a posição da figura na sequência.

c) Quantos palitos de fósforo são necessários para representar a 9ª figura da sequência? E a 25ª figura?

Sugestão de respostas: 19 palitos para a 9ª figura e 51 palitos para a 25ª figura.

27. Com um programa de computador, Antônio construiu a seguinte sequência de retângulos.

Ilustração da tela de um notebook em que há uma sequência de quatro figuras: primeira figura: um quadrado de lado 2 centímetros; segunda figura: um retângulo com 2 centímetros de largura e 3 centímetros de altura; terceira figura: um retângulo com 2 centímetros de largura e 4 centímetros de altura; quarta figura: um retângulo com 2 centímetros de largura e 5 centímetros de altura; reticências.

a) Com base nessa sequência, qual é a medida da área do 2º retângulo? E do 4º retângulo?

Respostas: 6   cm 2 para o 2º retângulo e 10   cm 2 para o 4º retângulo.

b) Escreva uma expressão que represente a medida da área, em centímetros quadrados, de um retângulo em uma posição qualquer da sequência.

Sugestão de resposta: a n = 2 ( n + 1 ) , para todo n > 0 , em que n é o número natural que representa a posição do retângulo na sequência.

c) Quanto mede a área do 525º retângulo dessa sequência?

Sugestão de resposta: 1 . 052   cm 2 .

28. A professora de Conceição e de Jorge solicitou aos estudantes que escrevessem a lei de formação da sequência dos números pares em ordem crescente. A seguir estão apresentadas as leis de formação por Conceição e Jorge.

  • Conceição: a n = 2 n 2 , para n > 0 .
  • Jorge: a n = 2 ( n 1 ) , para n > 0 .

Ao analisar a resposta deles, quem escreveu a lei de formação corretamente? Justifique sua resposta.

Resposta: Ambos escreveram a lei de formação corretamente, pois as expressões escritas por Conceição e Jorge são equivalentes.

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Igualdades

Tobias e Teobaldo participam de um clube de leitura. Durante o ano de 2023, Tobias leu 2 livros por mês, enquanto Teobaldo leu 6 livros a cada bimestre.

Fotografia. Menino sentado com os joelhos dobrados e um livro apoiado sobre eles. O livro está aberto e o menino está lendo.
Menino lendo um livro.

Questão 10. Ícone atividade oral. Quais cálculos devem ser efetuados para determinar a quantidade de livros lidos por Tobias no ano de 2023? E para determinar a quantidade de livros lidos por Teobaldo?

Resposta pessoal. Espera-se que os estudantes efetuem multiplicações para determinar as quantidades de livros lidos pelas personagens do problema.

Realizando os cálculos necessários, concluímos que, em 2023, Tobias e Teobaldo leram 24 livros cada um. Nesse caso, podemos escrever a seguinte igualdade.

Esquema. Igualdade: 12 vezes 2 igual a 4 vezes 6. 12 vezes 2 corresponde ao primeiro membro, abaixo da igualdade está escrito: igual. 4 vezes 6 corresponde ao segundo membro. Na frente da equação está escrito: Lê-se: 12 vezes 2 é igual a 4 vezes 6.

Só foi possível escrever essa igualdade pelo fato de as operações 12 2 e 4 6 apresentarem resultados iguais. A seguir, apresentamos outros exemplos de igualdades.

  • 5 = 12 7
  • 3 , 5 = 20 23 , 5
  • 12 : 4 = 1 3
  • 25 = 2 5 + 1 5
  • 63 100 = 2 3 5
  • 1 + 2 3 = 6 + 5 4

Atenção!

Em uma igualdade, o valor do 1º membro é igual ao do 2º membro.

Em anos anteriores, foram estudadas as seguintes propriedades de uma igualdade.

Propriedade 1: Ao adicionar ou subtrair um mesmo número em ambos os membros de uma igualdade, a relação de igualdade se mantém.

Propriedade 2: Ao multiplicar ou dividir ambos os membros de uma igualdade por um mesmo número positivo, a relação de igualdade se mantém.

A propriedade 2 pode ser estendida para números negativos, ou seja, ao multiplicar ou dividir ambos os membros de uma igualdade por um mesmo número diferente de zero (positivo ou negativo), a relação de igualdade se mantém. A seguir, apresentamos dois exemplos.

5 10 = 45 + 5

3 ( 5 10 ) = 3 ( 45 + 5 )

150 = 15 0

12 = 10 + 2

12 2 = 10 + 2 2

6 = 6

Questão 11. Escreva em seu caderno duas igualdades. Depois, compartilhe com um colega para verificar se essas igualdades são verdadeiras.

Resposta pessoal.

Página 133

Equações

Marília e Rodrigo estão brincando de desafios matemáticos. O desafio que Marília propôs está indicado a seguir.

Ícone Objeto digital

Ilustração de uma menina e um menino conversando. Balão de fala para a menina, que faz a seguinte pergunta ao menino: 'Pensei em um número, adicionei 5 unidades a ele e obtive 12. Em que número pensei?'. O menino está com a mão no queixo, pensando e há um balão de pensamento com uma interrogação.

Para responder à pergunta de Marília, podemos escrever uma equação.

Equação é uma sentença matemática expressa por uma igualdade em que há pelo menos uma letra, chamada incógnita, a qual representa um número desconhecido.

Em uma equação, cada lado em relação ao sinal de igual é chamado membro.

A seguir, apresentamos um exemplo de equação com a indicação de seus elementos.

Esquema. Equação. 3x mais 4 corresponde ao primeiro membro. igual a 19 que corresponde ao segundo membro. No x está escrito 'incógnita'.

Atenção!

Fique atento! A variável pode assumir diversos valores, enquanto a incógnita tem um valor fixo.

Resolver uma equação é determinar o valor da incógnita, ou seja, obter sua solução.

Agora, vamos denominar x o número que Marília pensou para, então, escrever a seguinte equação.

x + 5 = 1 2

Para resolvê-la, ou seja, para determinar o valor da incógnita x, procedemos da seguinte maneira.

Esquema. Resolução de uma equação. Primeira linha: x mais 5 igual a 12. Segunda linha: x mais 5 menos 5 igual a 12 menos 5. Terceira linha: x é igual a 7. Na segunda linha há uma indicação, onde está escrito: 'subtraímos 5 unidades de ambos os membros'.

Portanto, o número em que Marília pensou é 7.

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Na vez de Rodrigo, ele propôs o seguinte desafio.

Ilustração de uma menina e um menino conversando. Balão de fala para o menino, que faz a seguinte pergunta à menina: 'Pensei em um número e o multipliquei por 2. Do resultado, subtraí 8 e obtive 18. Em que número pensei?'. A menina está com a mão no queixo, pensando e há um balão de pensamento com uma interrogação.

Para responder à pergunta de Rodrigo, podemos também escrever uma equação. Nesse caso, o número desconhecido será indicado por n. Com isso, obtemos a seguinte equação.

2 n 8 = 1 8

Para resolvê-la, procedemos da seguinte maneira.

Esquema. Resolução de uma equação. Primeira linha: 2n menos 8 é igual a 18. Segunda linha: 2n menos 8 mais 8 é igual a 18 mais 8. Há uma seta com a indicação: 'subtraímos 8 unidades de ambos os membros'. Terceira linha: 2n é igual a 26. Quarta linha: início de fração: numerador: 2n; denominador: 2, fim de fração. igual: início de fração: numerador: 26; denominador: 2, fim de fração. Há uma seta com a indicação: 'ambos os membros são divididos por 2'. Quinta linha: n é igual a 13.

Portanto, o número em que Rodrigo pensou é 13.

Para verificar se a solução obtida está correta, podemos substituir a incógnita da equação pelo valor obtido. Assim, é possível verificar se as equações resolvidas neste tópico estão corretas.

Substituindo x por 7 em x + 5 = 1 2 , obtemos:

Esquema. Igualdade. Primeira linha: 7 mais 5 é igual a 12. Segunda linha: 12 é igual a 12. Na frente há uma seta e está escrito: 'a relação de igualdade se mantém'.

Substituindo n por 13 em 2 n 8 = 1 8 , obtemos:

Esquema. Igualdade. Primeira linha: 2 vezes 13 menos 8 é igual a 18. Segunda linha: 18 é igual a 18. Na frente há uma seta e está escrito: 'a relação de igualdade se mantém'.

Como a relação de igualdade se mantém em ambas as equações, as resoluções estão corretas.

Página 135

Atividades

Faça as atividades no caderno.

29. Entre as sentenças a seguir, quais são equações?

a) x 2 = 3

b) 3 y + 1 7

c) 18 b 36 = 0

d) m 2 3 = 1 2

e) 8 3 = 5

f) 4 x > 1 2

Resposta: Alternativas a, c e d.

30. Resolva as equações em seu caderno.

a) x + 14 = 2 5

b) 3 x + 3 = 9

c) 4 x = 2 4

d) 5 x 7 = 3 8

e) 6 x + 2 = 5 0

f) 7 x 47 = 2

Respostas na seção Respostas e na seção Resoluções.

31. Ao triplicar a quantia que Leonardo tem em reais e subtrair R$ 18,00, ele obterá a quantia de R$ 15,60. Em reais, qual é a quantia que Leonardo tem?

Resposta: R$ 11,20.

32. Podemos resolver mentalmente as equações x + 8 = 1 2 e 2 x = 1 4 da seguinte maneira.

x + 8 = 1 2

Interpretamos essa equação assim:

Qual é o número que adicionado a 8 resulta em 12?

É o número 4, pois 4 + 8 = 1 2 . Portanto, x = 4 .

2 x = 1 4

Interpretamos essa equação assim:

Qual é o número que, ao ser multiplicado por 2, resulta em 14?

É o número 7, pois 2 7 = 1 4 . Portanto, x = 7 .

Com base na informação apresentada, resolva mentalmente as seguintes equações.

a) x + 15 = 2 0

b) x 6 = 1 2

c) x + 11 = 3 1

d) 3 x = 1 5

e) x 8 = 3 4

f) 4 x = 7 2

g) 7 x 10 = 6 0

h) 2 x + 1 = 1 3

Respostas: a) x = 5 ; b) x = 1 8 ; c) x = 2 0 ; d) x = 5 ; e) x = 4 2 ; f) x = 1 8 ; g) x = 1 0 ; h) x = 6 .

33. A figura a seguir representa um terreno retangular. Com base nas indicações, determine a medida do comprimento do terreno em metros.

Ilustração de um retângulo. Indicação da altura: 15 metros; Indicação da base: 'x'. Dentro do retângulo está escrito: 'medida da área: 375 metros quadrados'.

Resposta: x = 2 5 ; Medida do comprimento: 25   m .

34. Analise os elementos a seguir.

  • 5

  • n

  • 3

  • 15

  • 12

  • =

  • +

  • 9

a) Com base nesses elementos, Silas montou a seguinte equação.

  • 3

  • n

  • 12

  • =

  • 15

Qual é o valor de n?

Resposta: n = 1 .

b) Junte-se a um colega e, com os elementos apresentados anteriomente, escrevam uma equação cujo valor de n seja:

  • 7.
  • maior do que 12.
  • menor do que 7.
  • maior do que 7 e menor do que 13.

Sugestão de respostas: 3 n 9 = 1 2 ; n 9 = 5 ; 5 n = 1 5 ; n 3 = 9 .

35. Leia o que Jéssica está dizendo e determine a medida da massa corporal dela.

Ilustração de uma mulher dizendo: 'O triplo da medida da minha massa corporal menos 44 kg é igual a 97 kg.'.

Resposta: 47   kg .

Página 136

36. Antes de resolver as equações 3 x + 4 + 2 x 1 = 1 8 e 1 1 ( y + 2 ) 3 = 2 9 , Marcos fez uma simplificação.

Esquema. Equação escrita em um pedaço de papel com letra cursiva. Na primeira linha: 3x mais 4 mais 2x menos 1 igual a 18. Na segunda linha: dois traços, vindo de 3x e 2x apontam para 5x e, dois traços, vindo de 4 e menos 1, apontam para 3, igual a 18. Abaixo é uma outra equação: 11 vezes abre parênteses, y mais 2, fecha parênteses menos 3 igual 29. Há duas setas saindo de 11 apontando uma para y e outra para 2. . Linha de baixo: 11y mais 22 menos 3 igual a 29. Próxima linha: 11y mais 19 igual a 29.

Termine de resolver as equações no caderno e obtenha os valores de x e y.

Resposta: x = 3 ; y = 10 11 .

37. Simplifique cada equação e obtenha sua solução.

a) 4 y y 2 = 3 4

b) 2 x + 2 + 3 x 4 = 1

c) 5 ( y + 2 y ) + 2 = 1 2

d) 3 ( x 1 ) + 2 ( x + 4 ) = 2 0

Respostas: a) y = 1 2 ; b) x = 3 5 ; c) y = 2 3 ; d) x = 3 .

38. Leia o problema apresentado a seguir.

Márcia tem certa quantia em reais. Nivaldo tem o dobro da quantia de Márcia. Sabendo que juntos eles têm R$ 105,00, quantos reais Márcia tem? E Nivaldo?

a) Entre as equações a seguir, qual permite obter a solução desse problema?

A. x + x = 10 5

B. x 2 x = 10 5

C. x + 2 x = 10 5

D. x + 105 = 2 x

b) Resolva a equação escolhida no item a e determine a resposta do problema.

Respostas: a) Alternativa C; b) x = 3 5 ; Márcia: R$ 35,00; Nivaldo: R$ 70,00.

39. Um número p mais seu sucessor é igual a 79. Represente em seu caderno essa situação usando uma equação para, depois, resolver.

Resposta: p + ( p + 1 ) = 7 9 ; p = 3 9 .

40. Simone, Jaqueline e Mauro são primos. Os números que representam suas idades são consecutivos. Sabendo que a soma das idades dos três é 39, qual é a idade de cada um deles?

Resposta: Jaqueline: 14 anos; Simone: 13 anos; Mauro: 12 anos.

Atenção!

Jaqueline é a mais velha e Mauro é o mais novo.

41. Nos prismas e nas pirâmides, a quantidade de vértices (V) mais a quantidade de faces (F) é igual à quantidade de arestas (A) mais 2. Podemos representar essa relação pela seguinte fórmula.

V + F = A + 2

Em certo prisma, a quantidade de vértices é 4 unidades a mais do que a quantidade de faces. Sabendo que esse prisma tem 18 arestas, responda às questões.

a) Quantas faces tem esse prisma? E quantos vértices?

b) Qual é o nome desse prisma?

Respostas: a) 8 faces; 12 vértices; b) Prisma de base hexagonal.

42. Escreva o enunciado de um problema cuja solução seja dada pela equação a seguir.

6 x 2 = 8 8

Depois, compartilhe o problema escrito com um colega para que resolva e, então, verifique se a resposta obtida está correta.

Resposta pessoal.

Página 137

Estudando mais equações

A balança representada a seguir está em equilíbrio, ou seja, a massa dos objetos que estão em um prato tem medida igual à massa dos objetos que estão no outro.

Ilustração de uma balança de pratos em equilíbrio. No prato da esquerda, há 4 caixas iguais e um peso de 3 quilogramas. No prato da direita, há 2 caixas iguais às do prato da esquerda, 2 pesos de 1 quilograma, um peso de 2 quilogramas e um peso de 5 quilogramas.

Em uma balança desse tipo, podemos acrescentar ou retirar objetos com medidas de massa iguais nos dois pratos sem que ela perca o equilíbrio.

Sabendo que as caixas nessa balança têm a mesma medida de massa, qual é a medida da massa de cada caixa?

Para responder a essa pergunta, vamos indicar a medida da massa de cada caixa por x e escrever uma equação.

4 x + 3 = 2 x + 9

Feito isso, é momento de resolver essa equação.

1º. Inicialmente, é necessário retirar 3   kg de cada prato da balança. Na equação, são subtraídas 3 unidades de cada membro.

4 x + 3 3 = 2 x + 9 3

4 x = 2 x + 6

Ilustração de uma balança de pratos em equilíbrio. No prato da esquerda, há 4 caixas iguais e está indicado 4x. No prato da direita, há 2 caixas iguais às do prato da esquerda, um peso de 1 quilograma e um peso de 5 quilogramas, está indicado: 2x mais 6. Entre as indicações dos dois pratos, está o sinal de igual, ficando 4x é igual a 2x mais 6.
Balança ao final do 1º passo.

2º. Em seguida, deve-se retirar 2 caixas de cada prato da balança. Na equação, são subtraídos 2 x de cada membro.

4 x 2 x = 2 x + 6 2 x

2 x = 6

Ilustração de uma balança de pratos em equilíbrio. No prato da esquerda, há 2 caixas iguais e está indicado 2x. No prato da direita, há um peso de 1 quilograma e um peso de 5 quilogramas, está indicado: 6. Entre as indicações dos dois pratos, está o sinal de igual, ficando 2x é igual a 6.
Balança ao final do 2º passo.

Na balança do 2º passo, 2 caixas juntas correspondem a 6   kg . Assim, para obter a medida da massa de uma caixa, deve-se dividir 6   kg por 2. Na equação, deve-se dividir cada membro por 2.

2 x 2 = 6 2

x = 3

Portanto, a massa de cada caixa mede 3   kg .

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Atividades

Faça as atividades no caderno.

43. Nas balanças em equilíbrio representadas a seguir, caixas de mesma cor têm medidas de massa iguais.

A. Ilustração de uma balança de pratos em equilíbrio. No prato da esquerda, há 2 caixas iguais e um peso de 1 quilograma. No prato da direita há dois pesos de dois quilogramas e um peso de 1 quilograma.
B. Ilustração de uma balança de pratos em equilíbrio. No prato da esquerda, há 4 caixas iguais. No prato da direita há 3 caixas iguais as do outro prato, um peso de 1 quilograma e um peso de dois quilogramas.
C. Ilustração de uma balança de pratos em equilíbrio. No prato da esquerda, há 2 caixas iguais e um peso de 1 quilograma. No prato da direita há uma caixa igual a do prato da esquerda e dois pesos de 1 quilograma.
D. Ilustração de uma balança de pratos em equilíbrio. No prato da esquerda, há 3 caixas iguais, um peso de 1 quilograma e um peso de dois quilogramas. No prato da direita há uma caixa igual a do prato da esquerda e dois pesos de 2 quilogramas.

a) Associe cada balança à respectiva equação representada a seguir. Para isso, escreva o par de letras correspondentes.

E. 4 x = 3 x + 3

F. 2 y + 1 = y + 2

G. 3 a + 3 = a + 4

H. 2 b + 1 = 5

b) Resolva as equações e determine a medida da massa de cada caixa.

Respostas: a) C-F; B-E; D-G; A-H; b) Caixa verde: 2   kg ; caixa amarela: 3   kg ; caixa vermelha: 1   kg ; caixa roxa: 1 2   kg .

44. Analise a representação da balança em equilíbrio. Sabendo que as caixas têm a mesma medida de massa, escreva e resolva no caderno uma equação que permita calcular a medida da massa de cada caixa.

Ilustração de uma balança de pratos em equilíbrio. No prato da esquerda, há 2 caixas iguais e dois pesos de três quilogramas. No prato da direita há uma caixa igual as do prato da esquerda, um peso de 2 quilogramas e um peso de 6 quilogramas.

Resposta: 2 x + 3 + 3 = x + 6 + 2 ; x = 2 ; 2   kg .

45. A balança representada a seguir não está em equilíbrio. Para equilibrá-la, nessa situação, deve-se colocar 5 latas de achocolatado no prato da esquerda e 1 lata no prato da direita.

Ilustração. 5 latas de achocolatado ao lado de uma balança de dois pratos. O prato esquerdo da balança está mais alto do que o da direita. Prato da esquerda contém: um peso de um quilograma; no prato da direita contém: dois pesos de um quilograma e um peso de dois quilogramas.

Sabendo que todas as latas de achocolatado têm massas com mesma medida, qual é a medida da massa de cada lata em quilogramas?

Resposta: 0 , 75   kg .

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46. Resolva no caderno as equações a seguir.

a) 2 x + 4 = 2 8

b) 3 x 7 = 2 x + 1

c) 4 x 1 = x + 1 1

d) 2 + 5 x = 2 x + 1 0

e) 9 x 2 = 7 x + 4

f) 4 x 2 x + 1 = x + 1

46. Respostas: a) x = 1 2 ; b) x = 8 ; c) x = 4 ; d) x = 8 3 ; e) x = 3 ; f) x = 0 .

47. Associe cada problema à equação que permite resolvê-lo escrevendo a letra e o número correspondentes. Depois, escreva em seu caderno e resolva as equações para, então, obter a resposta de cada um deles.

A.Daqui a 9 anos Josiane vai completar 27 anos. Quantos anos Josiane tem hoje?

B. A quantia em reais que tenho mais R$ 2,00 multiplicada por 3 é igual a R$ 144,00. Quantos reais tenho?

C. Ao multiplicar por 2 a diferença entre a quantidade de canetas que Nair tem e 3 unidades, obtêm-se 6 canetas. Quantas canetas Nair tem?

D. O triplo da quantidade de peixes de meu aquário menos 3 peixes é igual a 2 vezes a quantidade de peixes do aquário mais 1 peixe. Quantos peixes tem meu aquário?

1. ( x + 2 ) 3 = 14 4

2. ( x 3 ) 2 = 6

3. x + 9 = 2 7

4. 3 x 3 = 2 ( x + 1 )

Respostas: A-3, B-1, C-2, D-4; A. 18 anos; B. R$ 46,00; C. 6 canetas; D. 5 peixes.

48. Uma prestadora de serviços telefônicos cobra R$ 24,90 pelo plano de ligações locais, com direito a 200 minutos por mês, além de um valor fixo por minuto excedente. Sabendo que em um mês Renato usou 453 minutos e pagou R$ 45,14, quanto ele pagou por minuto excedente?

Resposta: R$ 0,08.

49. Com base na fala de Marisa e Andrei, escreva no caderno uma equação para cada fala e, em seguida, resolva essas equações.

Ilustração de uma mulher (Marisa) dizendo: 'O dobro da medida da minha altura menos 140 cm é igual à medida da minha altura mais 15 cm . Qual é a medida da minha altura?'.
Ilustração de um menino (Andrei) dizendo: 'O quíntuplo das figurinhas que tenho é igual a 124 mais a quantidade de figurinhas que tenho. Quantas figurinhas eu tenho?'.

Resposta: Marisa: 2 x 140 = x + 1 5 ; x = 15 5 ; 155   cm ; Andrei: 5 y = 124 + y ; y = 3 1 ; 31 figurinhas.

50. Escreva no caderno uma equação e determine a medida de cada ângulo interno do triângulo a seguir.

Ilustração de um triângulo ABC que tem seus ângulos destacados e com a indicação: ângulo a: x mais 15 graus; ângulo B: x menos 3 graus; ângulo C: 78 graus.

Atenção!

A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180 ° .

Resposta: 2 x + 90 ° = 180 ° ; med ( B A ˆ C ) = 60 ° ; med ( A B ˆ C ) = 42 ° ; med ( A C ˆ B ) = 78 ° .

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51. Júlia e Isadora estão disputando um jogo de perguntas e respostas. Nesse jogo, para cada resposta certa, ganham-se 4 pontos, e, para cada resposta errada, perdem-se 2 pontos. Em cada rodada são feitas 15 perguntas.

A seguir está indicada a quantidade de respostas certas e erradas de Júlia e Isadora em 2 rodadas.

1ª rodada

Jogadora

Acertou

Errou

Júlia

8

7

Isadora

6

9

2ª rodada

Jogadora

Acertou

Errou

Júlia

5

10

Isadora

7

8

a) Quantos pontos Júlia e Isadora fizeram na 1ª rodada?

b) Quantos pontos Júlia e Isadora fizeram na 2ª rodada?

c) Entre as expressões algébricas a seguir, qual permite obter a quantidade de pontos de um jogador em uma rodada, sabendo que x representa a quantidade de respostas certas?

I) 4 x + 2 x

II) 4 x 2 ( 15 x )

III) 4 x 2 ( 15 + x )

IV) 4 x 2 15 2 x

d) Em certa rodada, Júlia obteve 24 pontos e Isadora, 36 pontos. Quantos acertos cada uma delas teve nessa rodada?

Respostas: a) Júlia: 18 pontos; Isadora: 6 pontos; b) Júlia: 0 ponto; Isadora: 12 pontos; c) II; d) Júlia: 9 acertos; Isadora: 11 acertos.

52. Na sexta-feira, uma sorveteria vendeu y sorvetes. No sábado, vendeu 15 sorvetes a mais do que havia vendido na sexta-feira e, no domingo, o dobro da quantidade de sorvetes que havia vendido no sábado. Sabendo que essa sorveteria vendeu 273 sorvetes nesses 3 dias, determine a quantidade de sorvetes vendidos em cada dia.

Resposta: Sexta-feira: 57 sorvetes; sábado: 72 sorvetes; domingo: 144 sorvetes.

53. A medida do perímetro do retângulo A é igual ao dobro da medida do perímetro do quadrado B.

A. Ilustração de um retângulo. Indicação da altura: 4 metros; Indicação da base: abre parênteses 3x mais 2, fecha parênteses, metros'.
B. Ilustração de um quadrado. Indicação do lado: abre parênteses 2x, fecha parênteses, metros.

Qual é a medida da área de cada figura em metros quadrados?

Resposta: Retângulo: 22 , 4   m 2 ; quadrado: 5 , 7 6   m 2 .

54. Vanderlei e 4 amigos alugaram um veículo para uma viagem e decidiram dividir igualmente a quantia do aluguel. No dia da viagem, 2 pessoas não puderam ir. Por esse motivo, cada uma das pessoas restantes pagou R$ 75,00 a mais do que o combinado inicialmente.

a) Quantos reais cada pessoa pagaria inicialmente?

b) Por quantos reais o veículo foi alugado?

Atenção!

Ao escrever a equação, considere que x corresponde ao pagamento combinado para cada um inicialmente e x + 7 5 corresponde ao pagamento efetivo de cada um no final da situação.

Respostas: a) R$ 112,50; b) R$ 562,50.

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O que eu estudei?

Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.

1. Usando x como variável, escreva em uma folha de papel avulsa uma expressão algébrica que represente três oitavos de um número mais 180.

Resposta: 3 8 x + 18 0 .

2. Roberto comprou 2 caixinhas de leite e 1 pacote de café e pagou com uma cédula de R$ 50,00. Indicando por p e c o preço da caixinha de leite e do pacote de café, respectivamente, escreva uma expressão algébrica que represente a quantia que Roberto deve receber de troco.

Resposta: 50 2 p c ou 50 ( 2 p + c ) .

3. As expressões algébricas 2 ( n + 1 ) + 1 , 2 n 1 e 2 n + 1 representam números ímpares consecutivos, sendo n um número natural maior do que ou igual a 1.

a) Em uma folha de papel avulsa, escreva esses números em ordem decrescente.

b) Adicione esses números e simplifique a expressão algébrica obtida.

Respostas: a) 2 ( n + 1 ) + 1 ; 2 n + 1 ; 2 n 1 ; b) 2 ( n + 1 ) + 1 + 2 n + 1 + 2 n 1 = 6 n + 3 .

4. Qual é a medida do comprimento do lado de um triângulo equilátero cuja medida do perímetro é igual à medida do perímetro do polígono a seguir?

Ilustração de um polígono de 5 lados com as medidas de comprimento indicadas por: x, 2x mais 3, 1, x mais 2, 2x.

Resposta: 2 x + 2 .

5. Ícone uso de instrumentos Na área da saúde são utilizados alguns índices internacionais para avaliar a obesidade de uma pessoa. Dois índices muito comuns são: o Índice de Massa Corporal (IMC) e o Índice de Adiposidade Corporal (IAC).

Para determinar o IMC (i) de uma pessoa, podemos utilizar a fórmula i = m h 2 , em que m e h indicam, respectivamente, a medida da massa, em quilogramas, e da altura, em metros, de uma pessoa.

Analise as categorias de avaliação consideradas pelo IMC a seguir. Dependendo da categoria em que a pessoa se encontra, outros testes e outros exames podem ser necessários.

Categorias do IMC

Categoria

Valor do IMC

Abaixo do peso

abaixo de 18,5

Peso normal

de 18,5 a 24,9

Sobrepeso

de 25,0 a 29,9

Obesidade de grau I

de 30,0 a 34,9

Obesidade de grau II

de 35,0 a 39,9

Obesidade de grau III

acima de 40,0

Fonte: CALCULADORA de IMC. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). Disponível em: https://oeds.link/2X6Oh1. Acesso em: 16 fev. 2022.

Com uma calculadora e aproximando os resultados a números com uma casa decimal, determine o Índice de Massa Corporal (IMC) com as medidas indicadas a seguir para, depois, classificar os resultados obtidos de acordo com as categorias apresentadas.

a) 72   kg e 1 , 82   m

b) 55   kg e 1 , 74   m

c) 81   kg e 1 , 90   m

d) 79   kg e 1 , 69   m

Respostas: a) 21,7; peso normal; b) 18,2; abaixo do peso; c) 22,4; peso normal; d) 27,7; sobrepeso.

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6. A escala Fahrenheit é a escala de temperatura mais utilizada nos países de língua inglesa. Para converter uma medida de temperatura F em graus Fahrenheit ( ° F ) em uma medida de temperatura C em graus Celsius ( ° C ), utiliza-se a seguinte fórmula:

C = 5 ( F 32 ) 9

Transforme em graus Celsius as seguintes medidas dadas em graus Fahrenheit:

a) 32   ° F

b) 212   ° F

c) 4   ° F

d) 104   ° F

Respostas: a) 0   ° C ; b) 100   ° C ; c) 20   ° C ; d) 40   ° C .

7. Rafael disse a Vânia: "Pense em um número. Triplique o número em que você pensou. Adicione 6 ao resultado e divida o novo resultado por 3. Quanto deu?". Vânia respondeu: "11". E, logo na sequência, Rafael revelou o número em que Vânia tinha pensado. Qual era esse número?

Resposta: 9.

8. Uma mãe tem 33 anos e sua filha, 14 anos. Daqui a quantos anos a mãe terá o dobro da idade da filha?

Resposta: Daqui a 5 anos.

9. Marina foi ao supermercado e comprou 5 pacotes de açúcar, 4 caixinhas de leite e 4 garrafas de óleo, totalizando R$ 88,97. Sabendo que um pacote de açúcar custou R$ 7,49 e uma caixinha de leite custou R$ 3,99 quanto Marina pagou:

a) pelos pacotes de açúcar?

b) pelas caixinhas de leite?

c) pelas garrafas de óleo?

d) em cada garrafa de óleo?

Respostas: a) R$ 37,45; b) R$ 15,96; c) R$ 35,56; d) R$ 8,89.

10. Escreva em uma folha de papel avulsa a sequência definida por a n = 10 n 7 , com n > 0 . Essa sequência foi definida por meio de uma lei de formação ou de uma recorrência?

Respostas: ( 3 , 13 , 23 , 33 , 43 , . . . ) ; lei de formação.

11. Verifique o triângulo.

Ilustração de um triângulo com medidas de comprimentos representadas por: x mais 1, x e x mais 2.

Sabendo que o perímetro desse triângulo mede 201   cm , determine a medida do comprimento de cada um de seus lados.

Resposta: 66   cm , 67   cm e 68   cm .

12. O volume de um tijolo em formato de paralelepípedo reto retângulo mede 1 . 452   cm 3 . Sabendo que duas de suas dimensões medem 11   cm e 6   cm , determine a medida da outra dimensão desse tijolo.

Resposta: 22   cm .

13. Ícone desafio. Cíntia, Débora e Solange colecionam canetas. Solange tem 4 canetas a mais do que Débora, e Cíntia tem 3 canetas a menos do que Solange. Sabendo que juntas elas têm 161 canetas, quantas canetas cada uma delas tem?

Resposta: Solange: 56; Débora: 52; Cíntia: 53.

14. Em uma partida de basquetebol, um time acertou uma quantidade x de arremessos que vale 1 ponto. Valendo 2 pontos, acertou o dobro dessa quantidade mais 2 arremessos. E valendo 3 pontos, acertou 10 arremessos a menos do que o de 2 pontos. Sabendo que ao todo foram 54 arremessos que pontuaram, quantos pontos o time fez nessa partida?

Resposta: 112 pontos.