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UNIDADE
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Sequências
Agora vamos estudar...
- o conceito de sequências;
- termo geral e enésimo termo de uma sequência;
- sequências definidas por meio do termo geral;
- sequências definidas por recorrência.
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Estudando sequências
Estudamos em anos anteriores que uma sequência é uma lista de elementos ordenados, que podem ser números, figuras ou letras, por exemplo. Cada elemento da sequência chama-se termo.
Verifique a seguir, um exemplo de sequência de figuras formadas por pontos.
Podemos indicar a quantidade de pontos em cada figura pela seguinte sequência numérica: . Nela, o primeiro termo é 2, o segundo termo é 4, o terceiro termo é 6, e assim sucessivamente.
Podemos representar os termos de uma sequência por uma letra e um índice. Por exemplo, o primeiro termo pode ser expresso por (lê-se: a índice 1), o segundo termo por , o terceiro, por e assim sucessivamente.
Representamos um termo qualquer da sequência por (n-ésimo termo, lê-se: a índice n), em que n é um número natural não nulo e indica a posição ou a ordem do termo na sequência.
Quando uma sequência tem uma lei de formação, ou seja, a obtenção de cada um de seus termos obedece a determinado padrão ou regra, podemos obter os próximos termos, escrevendo o termo geral dela. Por exemplo, a sequência apresentada pode ser definida por meio do termo geral para , que relaciona a quantidade de pontos em cada imagem com a posição que o termo ocupa.
O termo geral de uma sequência nos permite obter qualquer um de seus termos com base na posição n que ele ocupa. Por exemplo, o décimo segundo termo da sequência é igual a 24, pois .
Note também como podemos obter os termos dessa sequência por meio de um fluxograma.
As sequências podem ser finitas ou infinitas. Dizemos que uma sequência é finita quando é composta por determinada quantidade de termos, ou seja, quando há um último termo. Caso contrário, diz-se que ela é infinita. A sequência apresentada anteriormente é um exemplo de sequência infinita.
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Agora, considere a sequência numérica , em que:
Nela, o primeiro termo é igual a 2, e cada termo, do segundo em diante, é igual ao anterior mais 3. Podemos definir essa sequência da seguinte maneira:
, para
Com isso, podemos calcular o quinto termo dessa sequência da seguinte maneira.
Portanto, .
Quando definimos os termos de uma sequência em função dos termos anteriores a ele, dizemos que a sequência está definida por recorrência.
O fluxograma a seguir possibilita obter os termos da sequência .
Acompanhe outros exemplos de sequências.
a) A sequência , na qual os termos são todos iguais a 6, é um exemplo de sequência constante.
b) A sequência pode ser definida pelo termo geral , com . Essa é a sequência dos números ímpares positivos.
c) Se definirmos e , para , obtemos uma sequência em que os seis primeiros termos são:
Questão 1. Em seu caderno, defina a sequência por recorrência. Essa é a mesma sequência cujo termo geral foi apresentado na página anterior.
Questão 2. É possível definir a sequência constante do exemplo a por recorrência? Em caso afirmativo, apresente essa definição.
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Atividades
Faça as atividades no caderno.
1. Escreva no caderno o termo geral de cada sequência.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
2. Em cada item, é dado o termo geral, em que n é um número natural não nulo. Escreva em seu caderno os cinco primeiros termos das sequências.
a)
b)
c)
d)
3. Analise a sequência de bolinhas.
a) Quantas bolinhas terá a figura 6 dessa sequência?
b) Escreva a sequência que representa a quantidade de bolinhas na posição correspondente.
c) Qual dos itens apresenta o termo geral da sequência que você escreveu no item anterior?
I), com .
II), com .
III), com .
IV), com .
d) Determine a quantidade de bolinhas da figura 12 da sequência.
e) Defina a sequência que você escreveu no item b por recorrência.
4. Quais das sequências a seguir estão definidas por recorrência?
a) , com .
b) , com .
c) , com e .
d) , com e .
5. Milena escreveu uma sequência na qual um termo é obtido adicionando os dois termos imediatamente anteriores. Ela considerou e .
a) Escreva essa sequência até o 7º termo.
b) Essa sequência pode ser definida por um termo geral? Em caso afirmativo, escreva como obtê-la.
c) Essa sequência pode ser definida por recorrência? Em caso afirmativo, escreva como obtê-la.
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6. Junte-se a um colega e analisem a sequência a seguir.
a) Construam um fluxograma por meio do qual seja possível obter um termo qualquer dessa sequência.
b) Usando o fluxograma que vocês construíram, determine os próximos 3 termos dessa sequência.
7. Analise as sequências.
Sequência 1
Sequência 2
Sequência 3
a) Para cada uma das sequências, escreva uma fórmula que possibilite obter a quantidade de bolinhas que há em cada figura em função da posição ocupada na sequência.
b) Construa, para cada sequência, um fluxograma que possibilite determinar a quantidade de bolinhas em cada figura de acordo com sua posição.
8. Considere a sequência definida por , com e .
a) Construa um fluxograma que possibilite obter os termos dessa sequência.
b) Usando o fluxograma feito no item anterior, escreva os seis primeiros termos dessa sequência.
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9. Considere a sequência A, definida por , com , e a sequência B, definida por , com e .
a) Qual das sequências foi definida por recorrência?
b) Associe cada uma das sequências ao fluxograma que permite obter seus termos.
c) Escreva os 8 primeiros termos de cada uma dessas sequências.
10. Analise o que o professor Marcelo está dizendo.
a) Se os estudantes optaram por usar , qual foi a sequência escrita?
b) Elabore um fluxograma para obter os termos dessa sequência.
c) Usando o fluxograma, escreva em seu caderno essa sequência após escolher um número natural maior do que 1 e diferente de 10 para ser o primeiro termo.
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11. Quantos coelhos podem ser gerados de um par de coelhos em um ano, considerando que a cada mês ocorre a produção de um par de coelhos e que um par de coelhos começa a produzir coelhos quando completa dois meses.
Indicando a quantidade de pares de coelhos do mês n por , obtemos:
(um par de coelhos jovem)
(um par de coelhos adulto, no período fértil)
(dois pares de coelhos: um adulto e um jovem)
(três pares de coelhos: dois adultos e um jovem)
(cinco pares de coelhos: três adultos e dois jovens)
Se continuarmos esse processo, obtemos a seguinte sequência:
Essa sequência foi nomeada Sequência de Fibonacci, em homenagem ao matemático Leonardo de Pisa (1175-1250), também conhecido como Leonardo Fibonacci.
Nessa sequência, os dois primeiros termos são iguais a 1 e cada termo seguinte é obtido adicionando os dois termos anteriores.
a) Determine o 13º termo dessa sequência.
b) Junte-se a um colega e analisem como os termos dessa sequência são formados. Em seguida, definam-na por recorrência.
c) Faça uma pesquisa a respeito de Leonardo Fibonacci e as contribuições dele para a Matemática. Em seguida, monte um cartaz com imagens e informações e exponha sua produção para os colegas.
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O que eu estudei?
Faça as atividades em uma folha de papel avulsa.
1. Considere a sequência . Determine:
a) o termo geral da sequência.
b) o termo .
2. Escreva os cinco primeiros termos da sequência definida por , com e .
3. A seguir, em cada item, determine dado o termo geral da sequência.
a) , com .
b) , com .
c) , com .
d) , com .
e) , com .
f) , com .
4. Considerando e , para todo número natural , construa um fluxograma para obter os termos dessa sequência e escreva os cinco primeiros termos.
5. Analise a sequência de imagens e determine o termo geral para obter a quantidade de bolinhas em cada posição.
6. Analise a sequência.
a) Entre as alternativas a seguir, determine o termo geral da sequência.
I), com
II), com
III), com
b) Elabore um fluxograma que permita determinar os termos dessa sequência.
c) Com o fluxograma elaborado no item anterior, determine o décimo termo da sequência.
7. Daniel construiu a sequência de figuras apresentada.
a) Defina recursivamente a sequência que determina a quantidade de bolinhas em cada posição.
b) Determine a quantidade de bolinhas na sexta posição dessa sequência.