A sequência de Fibonacci e o número de ouro

Clique no play e acompanhe a reprodução do Áudio.

Transcrição do áudio para acessibilidade

[Locutor(a)]

A sequência de Fibonacci e o número de ouro

[Tainá]

Olá, pessoal! Eu sou a Tainá...

[Alexandre]

... E eu sou o Alexandre!

[Tainá]

Começa agora o podcast “Curiosidades matemáticas”!

Hoje vamos falar um pouco sobre a sequência de Fibonacci e a proporção áurea, também conhecida como número de ouro ou número Phi.

[Alexandre]

A sequência de Fibonacci foi apresentada pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa. Ele viveu entre cerca de 1175 e 1250.

[Tainá]

Essa sequência está definida de forma recursiva, ou por recorrência, pois a obtenção de um termo depende dos termos anteriores a ele.

Em linhas gerais, os dois primeiros números são iguais a 1 e cada número seguinte é obtido pela adição dos dois anteriores.

[Alexandre]

Como os dois primeiros números são iguais a 1, o próximo número é 1 mais 1, que dá 2.

Então, o número seguinte é 2 mais 1, que dá 3, e assim por diante.

[Tainá]

Seguindo esse mesmo padrão, os próximos números são: 5; 8; 13; 21; 34; 55; 89; 144... E por aí vai...

[Alexandre]

Essa sequência é bastante famosa e esconde em seus termos a proporção áurea ou número de ouro, que surpreende muitas pessoas pela sua suposta presença na natureza e em obras realizadas pelo ser humano.

[Tainá]

Dividindo um número da sequência de Fibonacci pelo anterior, obtemos resultados que se aproximam continuamente do número de ouro.

Ele é um número irracional com infinitos algarismos sem um padrão identificado, mas uma aproximação seria 1,6180.

[Alexandre]

O número Phi é considerado por muitos o símbolo da harmonia. Dizem que podemos encontrar esse número ou os números da sequência de Fibonacci na natureza.

[Tainá]

Estudos no campo da filotaxia indicam a presença desses números na estrutura de algumas plantas.

A filotaxia é uma área da Biologia que estuda o padrão de distribuição das folhas ao longo do caule das plantas.

[Alexandre]

Dizem que também é possível encontrar a sequência de Fibonacci nas sementes e nas pétalas de algumas flores.

Os girassóis, por exemplo, têm suas sementes dispostas em formato de espiral, apresentando quase sempre uma mesma sequência: 34 espirais no sentido horário e 55 no sentido anti-horário. São números consecutivos na sequência de Fibonacci.

[Tainá]

A estrutura da concha de alguns moluscos marinhos, como o Nautilus, também já foi associada ao número de ouro. Porém, hoje em dia, há um modelo matemático que explica a espiral de suas conchas por outra razão matemática, transformando essa informação em mito.

[Alexandre]

Na arte e na arquitetura, a proporção áurea foi usada propositalmente por alguns artistas e arquitetos, como o pintor brasileiro Candido Portinari, que realizou experimentos artísticos com ela.

No entanto, não há comprovação de que o número áureo tenha sido de fato adotado em obras antigas, em geral associadas a ele, como o Parthenon e os quadros de Leonardo da Vinci.

[Tainá]

Embora muitos críticos de arte acreditem que da Vinci utilizou a razão áurea de caso pensado no quadro Gioconda (Monalisa), entre outras obras, não há nenhuma documentação ou comprovação de que o artista tenha de fato feito isso.

[Alexandre]

Por isso, quando tratamos de informação, é importante buscar fontes confiáveis, baseadas em documentações, e pesquisar opiniões distintas, antes de chegar a uma conclusão.

Também é importante manter-se atualizado, conhecer novos estudos que podem desmistificar ou comprovar uma afirmação.

[Tainá]

Espero que nossos ouvintes tenham gostado do que apresentamos. Façam também a sua pesquisa e busquem mais informações sobre esse assunto.

O podcast “Curiosidades matemáticas” fica por aqui. Tchau, pessoal!

[Alexandre]

Tchau! E até a próxima!

[Locutor(a)]

Todos os áudios inseridos neste conteúdo são do YouTube Audio Library.

Retornar ao conteúdo principal